Tou aqui à 1h30 de tanto que já pausei pra refletir sobre um monte de coisa kkkkkkkkk o Mundo Cópia segue sendo um dos canais mais importantes sobre cultura pop e cosmovisão cristã que eu já conheci. Parabéns aos envolvidos!
kkkkkkkkkkk É muita esquizofrenia mesmo fazer a afirmação absurda de que Duna é sobre Jesus. PQP! Eu vivi para ver isso. É quase que o mesmo que tentar ligar Harry Potter ao protestantismo.
Melhor resumo e explicação sobre o espirito e a essência humana em Duna. De nada adianta nos aprimorarmos em diferentes técnicas se ainda somos capazes de coisas terríveis. Parabéns.
O ser humano tem dentro de si, o bem e o mal, como uma dualidade , dependendo do olhar, o que é bom, pra você, pode ser um mal pra outro e vice e versa; dessa forma o bem e o mal sempre será uma perspectiva do ponto de vista do olhar individual de cada ser humano.
Nada a ver , Duna é sobre Kennedy, pois pra Frank Herbert qualquer político popular e carismático é mais perigoso, não estou falando que Thimothe Chalament passa a ideia de um Paul carismatico, o ator tem cara de bunda mal humorada ou de psicopata quando tenta sorrir.
Olhando por esta perspectiva,agora sim não estou achando mais tão parecido com a saga Star Wars. Ainda bem! Porque para mim,nada jamais superará Star Wars e nem o querido e brilhante gênio criador; George Lucas !!!!!!
@@UiliamLima-jv9yu tuuuudo a ver... existe a realidade do ser humano que PODE transcender a si mesmo e , a miséria do "poder pelo poder"... é a moral de DUNA !!! Ou nos tornamos a mera conquista de poder em detrimento do SER... Ou revolucionamos verdadeiramente tudo a nossa volta como homens bons, acabando também em um bom político tanto que, assassinar alguém mesmo sendo um político popular é um ato de desagravo contra os bons e , seus companheiros de nação... Herbert pegou sim o raciocínio de retidão da Bíblia igual a muitos outros escritores famosos e de apurada escrita que , se valeram da história de o melhor de todos os seres humanos de todos os tempos...pensa uma moral correta e que, inspirou os maiores clássicos da literatura....
@@paulobaigorra929 Finalmente um comentário sensato. O óbvio ainda precisa ser dito.. Pessoal incomodado demais, quer em impor sua interpretação e esquecem da subjetividade da obra, da arte. Cada um pode enxergar um mesmo quadro de forma diferente. Tem muita gente é cheia de ódio ao cristianismo vindo encher o saco. Tem até relativização da moral aqui! “Não existe bem ou mal, o que é bom para um não é pro outro”… É nessa que o buraco é mais em baixo. Se não há padrão de moral, vai saber como o que de fato é bom ou o que é ruim? O homem não tem parâmetros para isso, capacidade de desenvolver esse tipo de raciocínio. É alto demais para nós.. Toda a Constituição brasileira, carta de direitos humanos da ONU, pontuações da revolução francesa, absolutamente TUDO teve como base o cristianismo. Melhor dizendo: os ensinamentos de Jesus.. Será possível que esse povo pulou as aulas de história, ou acha que surgiu do nada? Jesus foi a primeira criatura que ensinou que as mulheres devem ser tratadas com respeito, amor e delicadeza. Como parte mais frágil, merecem mais cuidado e zelo! Nem isso esse povo aprendeu! 🤌🏻🤦🏼♀️
Engraçado como toda história que tem algo bom, é no fundo apenas um reflexo da maior história de todas... assim como o Sacrifício ensinado em o Senhor dos Anéis ou o Leão de Nárnia... a inspiração é sempre o Verdadeiro Cristo!
Que Deus, em sua infinita bondade, lhe dê tudo de bom que você merece. Que você tenha muita alegria, paz, saúde e felicidade.Parabéns ao excelente trabalho. Antônio Inácio de Caruaru Pernambuco !!
DUNA é simplesmente o melhor livro que eu já li que Tolkien me perdoe, mas o trabalho a imersão as nuances, eu realmente não tenho palavras para elogiar essa obra
Assisti o filme de 1984 e pareceu uma parabola de Cristo...a jornada do heroi purinha. Daí comecei o livro hoje... Então Só posso opinar depois. Kkkk mas são quantos livros?
Duna não é sobre Jesus. o messias de duna é uma crítica do herbert a todos os "messias" políticos que usam a religião como forma de manipulação para ganhar poder. por isso ressalto a importância de ler os livros antes e chegar a uma opinião mais embasada e, a partir daí, fazer uma análise condizente com o que está escrito.
Tem quem defenda que a msg do autor n importa em comparação com o que vc tirou dalí. Mas é isso né, vc vir com uma leitura debaixo do braço pra avaliar todo objeto na sua frente vai transformar qualquer objeto no que vc já tinha lido
Na verdade caro Allenylson, Duna não é sobre Jesus, é sobre o exato oposto disso. Se interpretaram como sobre Jesus, infelizmente então Frank Herbert falhou em seu subtexto. Enfim...
Eu vi o filme e, pelo menos pra mim, ficou claro que o "messias" era apenas um símbolo político ou algo do tipo. Mas vai saber, pode ser que eu interpretei errado alguma coisa.
@@thiagofernando1657 Sim, o próprio Paul reconhece isso quando ele decide ficar ali, usar essa profecia a favor dele. Como o diretor é fã do livro, deram total liberdade pra ele, não acredito que ele vá mudar a mensagem final na parte 2 também. A dúvida fica se eles vão adaptar aqueles apêndices que são essenciais no livro e que reforçam ainda mais o pq a msg é essa
Análise interessante sobre a obra. Entretanto senti falta de menção a alguns pontos importantes levantados no livro ( que confesso, não ficaram claros nessa primeira parte da adaptação). Um dos pontos levantados pelo Frank Herbert é sobre o uso político da religião, sobre a forma como muitas vezes a religião é "fabricada" de modo a levar um povo a um determinado projeto. Um exemplo disso na obra é como as professias sobre a vinda de um salvador foram plantadas pelas Bene Gesserit entre o povo de Arrakis, e como esse messias profetizado na verdade vem sendo fabricado pela ordem através dos séculos. É interessante também ver como Paul sofre ao ter vislumbres da futura guerra santa que será travada para espalhar o nome dele pelo universo e sofre ao ver que ele está envolvido em uma trama maior que ele, da qual ele não consegue voltar atrás. O vídeo parece dar a entender que esse messias profetizado será uma coisa positiva para os fremen, quando na verdade os livros tentam justamente alertar sobre líderes religiosos carismáticos. Importante ler Duna completo pra entender melhor e eu diria que a leitura só é completa após O Messias de Duna, que funciona quase como um epílogo. É o livro que mostra as consequências da aculturação do povo fremen e do plano de levar uma cosmovisão única a diversas populações, quase sempre com o uso da força.
seu comentário me deixou feliz. estava incomodado com a análise do canal por não tocar nesses pontos, que são importantíssimos na obra. o vídeo acaba sendo superficial por querer achar significado cristão onde não há.
Por um segundo eu achei que tava ficando doido quando ele começou a colocar a endeusar o Paul, a a Casa Atreides e a guerra santa como algo positivo. Ainda bem que mais gente viu essa distorção, o filme e os livros mostram uma desconfiança fortíssima com figuras messiânicas em geral.
Bom, seu comentário. Já li a saga até O Imperador Deus de Duna. E o que percebo é uma crítica, até àcida, à religião. Paul é um messias fraco, fajuto e até tirânico. Está muito longe de ser um tipo de Jesus.
Sem palavras para descrever a narrativa que nos ofertou em analisar Duna dessa forma. Pra quem conhece Duna desde o primeiro volume, estou mais que maravilhado com a perspectiva apresentada. De fato, devo concordar com outro inscrito do canal, quando afirma que "o Mundo Cópia segue sendo um dos canais mais importantes sobre cultura pop e cosmovisão cristã que eu já conheci" . Parabéns e obrigado, são palavras muito pequenas pra agradecer ao Mundo Cópia!
kkkkk pelo aamor d deus se você realmente leu os livros e acha que é sobre cristianismo acho melhor focar em ler livros infantis e mais fáceis pra sua compreensão limitada🤦🏽
@@jonawtasJá ouviu falar em subjetividade da arte, meu amigo? Putz! Você é incomodado demais. Transparece uma raiva enrustida do cristianismo. Pode bater o pé, arte é para isso: diversas formas de interpretação e conexões. Para quem é “leitor”, você é muito mal educado no tratar com o outro, e pelo visto não lida nada bem com opiniões que divergem da sua. Isso sim, é coisa infantil! Sugiro sair do mundo da fantasia e ir para os clássicos, aprender algo sobre moral, ética, e que o mundo não gira ao redor do umbigo da opinião de uma só criatura. Se quiser lacrar, tenta outra área. Arte é subjetividade!
@@Laizy..7 subjetividade dentro das premissas da obra. Já ouviu falar em parei olha? Projetar significados e calcular padrões onde não existe, tipo ver formas na lua? No seu caso reconhecer o plot cristão na figura messiânica do Lisan Al-Gaib, ignorando A PREMISSA ÓBVIA DA SAGA DUNA que é a religião CONSTRUÍDA pela Missionária Protectiva para CONTROLAR POPULAÇÕES. Duna nao é a história de um messias em Arrakis, Lisan Al Gaib é uma FERRAMENTA governamental. Se não entendeu isso e prefere chamar sua interpretação de "subjetividade" fica à vontade🤷🏽♂️ inteligência e pensamento crítico infelizmente não é senso comum, fazer oq
Eu nunca vi um vídeo ruim nesse canal, é impressionante a destreza na narração e a sensibilidade em buscar entendimento e ensinamentos sobre uma perspectiva cristã em obras da cultura pop, e do mundo secular em geral.
Olá! Assisti ao seu video inúmeras vezes. Que bela análise vc realizou! Foi tão excepcional qto à obra de de Denis Villeneuve! Tive a oportunidade de compará-lo com o longa de 1984, o qual assisti no no mesmo ano nas telonas! Incomparável!! Saí extasiado do cinema! Fotografia, Figurino, trilha sonora, elenco, td impecável!! Que obra!!
Muito show!!! A jornada do herói! A analogia messiânica! Que top das galáxias!!! Deus abençoe!!!
Год назад+7
Meu querido seu texto descritivo é realmente muito bom! Todas as especulações, analises e até mesmo o paralelo com as história real da qual Frank Herbert se baseou para escrever Duna é perfeito e eu já reassisti Duna pelo menos 3 vezes para apreciar esses conceitos. Mas o fato de Denis Villeneuve ter conseguido estabelecer o contato visual dessa história esta nos detalhes, na fotografia e imagens que remetem a grandes obras de arte que já estão fixadas no imaginário do humano. Me refiro a cena que Leto Atreides está nu perante seus rivais e se sacrifica em nome do que ele acredita e tudo que ele é. Esta cena sem dúvidas é a mais importante para confirmar o título do deste vídeo.
Já tinha sacado que Duna se tratava disso e por isso me conquistou. Fora os outros aspectos político, filosóficos e científicos. Mas a forma como você colocou aqui no video, devo dizer, ficou sensacional! Parabéns.
Nada a ver , Paul é inspirado em J.F Kennedy, pois pra Frank Herbert qualquer político popular e carismático é mais perigoso, não estou falando que Thimothe Chalament passa a ideia de um Paul carismatico, o ator tem cara de bunda mal humorada ou de psicopata quando tenta sorrir.
@@UiliamLima-jv9yu Finalmente encontrei alguém descrevendo esse ator de modo que eu não conseguia me expressar. Eu literalmente deixei de assistir Wonka por causa dessa cara e voz de celíaco aidético dele.
Shoowww...Nos meus 65 anos de aprendizado sobre Sermos Seres Humanos Melhores...Tanto na busca de conhecimentos em Livros ...Filmes sobre as mais diversas Religiões e Doutrinas...percebo Que o AMOR que Jesus; O Cristo...Que Também veio nos Ensinar através de Khrisna e Buda como a FORMA (CAMINHO) mais pleno de Sermos Melhores Seres Humanos ...!!! Muiiitaaa Gratidão a Todos os MESTRES da LUZ e também a esta Saga ( História) para Enriquecer meu ...nossos Caminhos...!!!🙏🏽🕊❤️
@@rebecacruz2144 Verdade mano! Naquele episódio da menina que fica órfã e a mãe escreve cartas para ela de aniversários; mano meu olho por dentro tava com lágrimas! 😟😟😟
Só uma sugestão: explique-nos por gentileza o que seria uma "releitura numa cosmovisão cristã"? kkkkkkk Uma tentativa psicótica de ver cristianismo até mesmo onde não existe? Falta o que agora? Dizer que Harry Potter é templário só por que Hogwarts é um castelo gótico? kkkkkkkkk
É incrível e profético como tudo junta a uma restruturação, a um novo governo, a um líder geral... Política e sistema ruins e corrompido, com uma solução para um "Mundo Melhor" planejado por humanos que erram e continuam a errar. As pessoas vão está tanto acostumadas a ouvir essas coisas e a acreditarem que, quando acontecer um governo mundial, nem vão se incomodar. Eu ainda não tenho um pensamento fixo ou opinião própria sobre Duna, mas só foram pontos que quis destacar. Vídeo ótimo, como sempre, eu estou pegando todas as frases de efeito desses vídeos kkk
Duna é sobre politica, não religião necesseriamente, se lesse o livro saberia.. O Melange é uma comparação com petróleo, no mundo de Duna até existe uma religião derivada do Crisitanismo da terra, chamado Navacrisitianismo. É sobre líderes políticos muito amados peo povo, algo que Frak Herbet avisava como perigososo. O messianismo de Paul tem haver com poder poílitco não conexão com o divino nesse sentido.
@@uilustra6364 Não li o livro e também não tenho condições de comprar um livro desses, porém eu admiro, pelo que ouvir, como esse livro foi bem feito, até dá vontade de estudar esse livro... Não fala necessariamente sobre religião, nem iria supor isso, só achei interessante vê como as coisas se encaixam [talvez sem querer]. Só foi uma comparação, não queria fazer um resumo de um filme que não assistir, mas obrigado por me contar mais sobre 🙂
Política são relações humanas, impossível separar tua cosmovisão espiritual da tua ação social. Logo, quando um cristão abserva os paralelos, não necessariamene ele tá errado não. Além desses, tem outro detalhe interessante na obra: essa religião que aparece lá é uma mescla das principais religiões do mundo. E quem estuda escatologia tá ligado aos empenhos de ocultistas como Blavatsky e afins. Essa vontade de juntar cristianismo, islamismo, budismo etc existente no nosso mundo é apresentada como já consolida em Duna na figura da Orange Catholic Bible. Então talvez, só talvez não seja só "política". Quem sabe. Eu tô lendo e tô gostando muito do livro. Mas qualquer cristão que lê-lo obviamente não irá ficar apático, paralisado em analises puramente mundanas. Se quiserem entender mais sobre o porquê essa história de junção de religiões é negativa invés de positiva como parece ser, o livro Falsa Aurora vai tirar o véu de seus olhos caso haja algum. Ou só ler o Apocalypse, tá tudo lá. Acham que os cristãos, escatologicamente falando, serão caçados por quê? Pq serão eles aqueles que se colocarão contra as maravilhas do pacifismo, da política de ambientalismo, da igualdade, da "fraternidade universal", das políticas de "boa vizinhança" etc do novo mundo e de seu novo "messias". Mas apesar dessa "união das religiões unidas", a mensagem em Duna sobre as autoridades mundanas e também o lance da guerra contra as máquinas e inteligência artificial é bem bacana numa perspectiva cristã. "Não farás uma máquina semelhante à mente humana" A mão das teoria de conspiração chega a tremer.
@UCKmOVa3-U3klWppiugQ0SZg Entendi seu lado. Bom, sendo eu não conhecedor de nada de Duna, não posso falar de coisas que não sei. Sendo ficção acho que a obra tem grande chance de ser boa em muitos sentidos, até virou uma das minhas inspirações para fazer uma história que Deus me inspira a fazer, sendo a Bíblia, Duna, Marvel e as Crônicas de Gelo e Fogo uma inspiração para fazer-lo, porque considero muito boa em vários sentidos Obrigado por compartilhar sua opinião, até da perseguição que tenho quase o mesmo pensamento que você e também entendo dessa forma, e vai ser real sem dúvida esse motivo; Mesmo com um novo "falso" governador do mundo, eu serei um ótimo cidadão e não ficarei quebrando todas as regras para dizer que não concordo, porém, entretanto, todavia, se chegar a me impedir de servir ao mesmo Deus e a quebrar os dez mandamentos, então eu serei perseguido pelo motivo certo. Não queria deixar essa conversa tão pela fé como imagino que não era sua intenção 🙂
@@uilustra6364 Duna é sobre muitas coisas. Se tivesse lido o livro em essência, saberia. Não é sobre religião de forma escancarada, mas todo o arco de crescimento e características dos personagens (sem falar dos "poderes sobrenaturais") são, CLARAMENTE, referências religiosas. Seria quase como dizer que Nárnia também não é sobre religião, apenas sobre aventura e fantasia.
Eu já acho que está mais para Anticristo do que o próprio Yausha, já que os próprios Fremen o chamam de Mahdi (O messias islamico, o 12º califado depois de Maomé), que nós cristãos acreditamos ser aquele que liderará o mundo contra Deus no fim dos tempos. Esse filme tem mais esse aspecto místico árabe e judeu cabalístico do que Cristão em todo o enredo.
@@ssamya sim o messias deles se chama Imam Al Mahdi. As descrições sobre ele batem em cima do que nós cristão acreditamos ser o anticristo de apocalipse.
@@rafaeldelogoPerfeito a sua interpretação!!! Exatamente isso!!! Parabéns!! 👏🏻👏🏻👏🏻 Esse é o grande engano que tá sendo preparando pra humanidade. Por isso Jesus advertiu acautelai-vos pra q ninguém vos engane. Mat 24 E se possível enganaria até os escolhidos. Portanto a humanidade vai aclama-lo. E ele fará prodígios e milagres com ajuda da tecnologia mas Daniel nos diz quem tem entendimento calcule pois é número de homem o número 6 é referência do sexto dia da criação do homem. E o verdadeiro Cristo que vem nos buscar já veio como homem agora é Deus vem em glória. Será o mesmo engano de genesis quando a serpente convenceu Eva de q certamente não morreria que seria como Deus. Irá enganar os judeus por q eles na parábola das dez virgens são as tolas q não tem azeite ( espírito santo) e só se darão conta qdo ele começar a exigir adoração. Que possamos alertar o máximo de pessoas pois Paulo disse ainda que um anjo descesse do céu e anunciasse outro evangelho seria anátema. Maomé e esse q viu um pseudo anjo de luz q satanás se transfigurou. O reino dividido xiitas e sunitas. E o pior é travestido de religião monoteísta mas é paganismo a adoração a pedra Kaaba em Meca a pedra negra e que representa o órgão sexual feminino. Outra coisa as cruzadas e o império turco otamano onde Saladino fechou os portões por onde Cristo voltará a passar a mesquita de Al aqsa o domo da rocha é parte da guerra do Armageddon uma guerra territorial por Jerusalém onde Israel receberá a nova Jerusalém que descerá dos céus. Os Khalifas querem o tão sonhado khalifado. Esperemos o verdadeiro Messias Cristo Jesus pois a nossa redenção está próxima.
Vi esse filme ontem e, sinceramente, genial o filme e genial esse vídeo de vocês. Vi o filme e depois fiquei pensando nos paralelos que ele traça. 👏👏👏👏👏
Duna não é sobre Jesus! É sobre seguir cegamente líderes sem questionar. É sobre como crenças podem manipular povos, instaurar governos e iniciar guerras. Uma boa análise, mas só analisou metade da obra.
@@Carolalvarenga Não posso falar muito sobre o Paul, pois é spoiler mas ele quebra todos os Parâmetros sobre a "jornada do Herói" ou o "Escolhido" caso queria saber de spoiler vou pular algumas linhas... *SPOILER* *SPOILER* *SPOILER* *SPOILER* *SPOILER* *SPOILER* *SPOILER* *SPOILER* *SPOILER* *SPOILER* *SPOILER* *SPOILER* *SPOILER* *SPOILER* *SPOILER* *SPOILER* *SPOILER* *SPOILER* *SPOILER* *SPOILER* *SPOILER* *SPOILER* *SPOILER* *SPOILER* *SPOILER* *SPOILER* Até porque a própria profecia é um mito, feito pelas bene gesserit, para seu próprio poder politico o paul só se encaixou e se aproveito de tudo que já estava preparado para ele, e e o mesmo ainda conseguiu se sobressair, e o manto de escolhido só trará mais desgraça que qualquer um podia imaginar(como foi visto na visão do Paul na caverna com sua mãe) um jihad uma guerra santa vai se espalhar e bilhões e bilhões vão morrer por causa dele, muitos que ele ama e não ama vão morrer, os fremem vão se tornar iguais aqueles que os dominavam(os oprimidos viram os opressores) e a culpa disso tudo é do Paul, e o único jeito de escapar disso é pelo "Golden path" que seria o paul abandonando sua humanidade para virar um Deus completo(se fundindo com os vermes de areia) e sabe oque ele fez? se recusou e deixou o fardo para seu filho leto ii, o Deus imperador de Duna. isso foi um resumo do resumo, já que não tenho como resumir 6 livros incríveis em uma só explicação, bom dia, tarde e noite.
@@Carolalvarenga a própria jornada do herói não se baseia em jesus, e muito menos a ideia de messias. A ideia de salvadores existem em diversas culturas e crenças distintas. Resumir tudo ao cristianismo é prepotência!
Eu tava surtando pq na minha cabeça parecia muito inspirado na história de Jesus Cristo enquanto eu lia o livro me lembrava muito da Bíblia que eu tbm já li.
Duna é uma série de livros absolutamente sensacional , os filmes e séries são bons também , mas Duna de Frank Herbert e Fundação de Asimov são obras primas da ficção.
@@rwietter lendo as obras , observamos que a crítica é sobre o humano usando o divino , não o contrário , é próprio do ser humano tentar obter controle de algo , Messias , Mechiach- em Hebraico ou Maadi em Árabe , é um algo que não tem controle , que vem para mudar todo um contexto , A palavra vem da azeite, como se faz azeite , espremendo a azeitona , ou seja esse ser é alguém que nasceu em uma panela de pressão social , econômica , cultural e ao invés de sucumbir para essas forças opressoras simbolizadas na obra Duna por Harkonen e o Império , toma um outro caminho uma experiência mística religiosa de fato mais próxima a realidade do povo e condizente com suas profecias profeta em hebraico se fala Nabi Aquele que escuta e vê o quê não pode ser ouvido e visto, vemos isso na disciplina ascetica das Beni Geressat . Os Sábios nos ensinam que o Messias é a Face curta de Deus , uma imagem de nós mesmos projetada para redimir , reconduzir o caminho que leva até a Face Longa de Deus , o Deus transpessoal , sem imagem , sem forma ,, enquanto a crença meramente religiosa ou Religião Instituída é Esquecimento , é apenas cultura , seguir o dogma automaticamente. e desta forma como bom gado , ser manipulável . Duna me faz refletir uma passagem do Evangelho de Felipe encontrado em Quran diz o apóstolo " Nada amedronta e desagrada tanto os poderes do mundo , as potestades de regência do quê O Cristo , sua presença abala os fundamentos dos Impérios , do sinédrio, do Templo ( a religião instituída da época ) , sua palavra é como uma espada flamejante , sua pureza de propósito ofende cada querer humano, esse é o verdadeiro seguidor de Cristo " Jesus disse no Evangelho de Lucas , quem quiser me seguir que venda suas capas e alforges e compre uma espada . Pedro responde , Senhor já compramos 2 . Jesus diz isso basta . A saber , dos 12 apóstolos 4 eram ex zelotes ( guerreiros ) 4 eram sicários ( aqueles que usavam adagas nos romanos ) 6 já andavam armados ( pois tinham de cruzar estradas cheias de salteadores , ass4sdun0s etc ) o sobrinho de Jesus Eleazer comandou a revolta de Massada . Então aspectos Messianicos tem muito a ver com revoluções , víde Maomé com o Islã , também foi um aspecto revolucionário em sua época contra as tribos mandatários de Meca . Vide o Budismo na Índia Japão Coreia e China que de pacífico só teve Buda , as Ordens Budistas preparam guerreiros sagrados ( Shaolin , Sohei ,Wrang , Tolung ) para fazer a guerra de libertação. O profeta Isaías nos dá a definição de Messias " Ele vem para libertar os cativos , curar os enfermos e instituir O Reino Celestial na Terra . Na China no período Taipei Reino Celestial Terreno ( Século XIX ) um simples homem de nome Hong Xiuqan leu a tradução do Evangelho de João em chinês , isso bastou para ele entender que era o filho de Deus na China , conclusão levantou um exército de 150 mil homens e derrotou a Dinastia Qing quase levando-a a capitulação. as guerras Taiping como foram chamadas levaram a diversos desdobramentos como a Invasão e anexação da Manchúria pelo Japão, a ascensão de Mao TSE Tung ( que estudou muito os métodos de combate dos Tauping ) , a Guerra da Coreia e do Laos.
Parabéns pela ótimo discernimento do filme e por trás sua visão e visão como crítico do que compreendeu , realmente fez e faz e esta fazendo e continuará fazendo sentido para quem já tem uma boa e ótima compreensão sobre o alto reconhecimento!!!! Parabens🎉❤
Assim... Eu vi a primeira versão desse filme, e diante de todo o contexto, está falando de "outro messias", não do que nós cristãos cremos, ainda não assisti essa nova versão, mas pelo que percebo é o mesmo contexto do primeiro.
Muito bom, parabéns pelo video e pelo canal, excelente narração, percepção, que análise bacana, primeiro video de Duna que consegue ser compreensível, explicando o universo de forma resumida e ao mesmo tempo profunda.
Na real, Duna é sobre questionar líderes e que não devemos confiar 100% neles, seja político, religioso e etc. Até porque, todos os lideres cometem erros, pq os mesmo são humanos. E humanos são falhos.
Este vídeo não é só um resumo de Duna, mas uma interpretação fantástica, muito bem construídas, especialmente, com a aplicação da analogia com as profecias bíblicas.
Muito bom, mas acho que eles queriam falar sobre o anticristo e não Jesus Cristo. Jesus veio como homem e não usou seus poderes de Deus, pois precisava assumir a condição de homem para morrer na cruz, seus milagres não veio dele mesmo, (mesmo tendo poderes para isso), mas veio de uma dependência profunda do Espírito Santo, já que os.mesmos milagres só vieram depois que o ES pousou sobre Ele e o próprio Jesus fala em Lucas 4 que o ES o ungiu. Mas em contra partida o anticristo terá poder em si, dado pelos demônios, e a princípio será um Messias, inclusive aceito pelo judaísmo, mas depois mostrará sua verdadeira face. Pra mim, duna prepara o mundo pra necessidade de um Messias terrestre, que sabemos quem será.
Cara, desculpa, mas DUNA é uma apologia a história de Maomé e não de JESUS. E eu me amarro na franquia! E sou presbiteriano!. Já tive essa impressão, quando li o livro e assisti a versão de 1984. Mas estudando a história do islamismo, DUNA é uma reescritura do líder que reuniu as tribos do deserto e as unificou formando um povo com uma visão de Jiraad de domínio do universo.
Não concordo, Duna é sobre a história da humanidade como um todo misturando referências do cristianismo, islamismo, budismo etc. O messianismo existe em todas as culturas.
Vish eu entendo os pontos e realmente convence falando que representa Jesus. Porém na minha visão de quem leu até o 6° livro as herdeiras de duna. Não fala sobre o divino, fala sobre a essência humana de continuar a frente, independente de qualquer circunstâncias. É complexo demais duna, eles falam na necessidade de criar Messias para controlar as massas. É complexo demais em gente hahahahaha não recomendo verem duna imaginando que é Jesus. Até porque o próprio personagem fala que ele não é isso
Abner você conseguiu traduzir com muita maestria o espírito do que é a obra de Duna, suas conexões com o nosso mundo em uma perfeita explanação, a melhor do RUclips na minha opinião, valeu meu like e inscrição no canal, parabéns e muito sucesso.
Por mais que eu goste de ver o nome de Jesus sendo exaltado, eu li toda a série Duna e a biografia do Frank Herbert. Ele não era um homem particularmente religioso. Ele não atacava religiões, embora alguns de seus insights pudessem ser provocadores, e em outros momentos até as abraçava como parte do universo. Isto ele também fazia com política, tecnologia e demais temas. Há centenas de citações provocadoras bem interessantes que podem ser extraídas ao longo de sua saga. Mas sim, a mensagem de superação e excelência, extensivamente presente na saga, é algo que podemos trazer para nossas vidas, compatível com o paradigma cristão.
Frank parecia ser agnóstico, como seu pai, ou até ateu. Não sei ao certo. O que já li a respeito não me possibilitou uma conclusão sólida. Eu li a saga principal até O Imperador Deus de Duna. E do prequel, eu li The Butlerian Jihad apenas. Vê-se que Duna é inspirado nas 3 grandes religiões monoteístas do mundo, a saber, cristianismo, judaísmo e islamismo, mas esta última é a mais retratada e explorada. O que já percebi na saga é que ela não exalta a religião ou a fé. Acho-a, em muitos momentos, até desdenhosa desses temas. Acho que Herbert aproveita para fazer críticas às religiões e que a obra reflete a visão dele sobre o assunto. Apesar da religião dos Fremen e das Bene Gesserit mostrar-se verdadeira, já que Paul chega a apresentar e usar poderes miraculosos, vejo a religião/fé ser apresentada como ferramenta de dominação e exploração. Paul, ao longo da história, mostra-se um tirano. Em O Messias de Duna, é relatado que bilhões de pessoas são mortas pelos seguidores de Paul em muitos planetas já colonizados pela espécie humana, simplesmente porque não aceitaram, não se renderam, à glória de Muadib. Também seu filho, Leto II, o Imperador Deus é um tirano que mantém todo o universo colonizado sob o plano de seu Caminho Dourado. Enfim, a mim, cristão, Paul não demonstra ser um tipo de Jesus. É apenas um messias fajuto. Apesar de tudo isso, gosto do conjunto da obra - como uma ficção que responderia uma pergunta tipo "Como seria, num futuro distante, se o homem esquecesse Deus e tentasse ele mesmo se fazer uma divindade?". A obra é mais cabeça que Star Wars e Jornada nas Estrelas, e isso a torna atrativa.
E concordo que a obra tem várias citações interessantes nas introduções de todos os seus capítulos. Até postei uma do personagem Tio Holtzman, de The Butlerian Jihad, no meu Instagram. Mas para mim muitas dessas citações, principalmente as mais longas, parecem ser um tipo de paródia de citações de ensinamentos religiosos, pois vi-as se assemelharem a raciocínios complexos "para encher linguiça", raciocínios que parecem dizer muito e, ao mesmo tempo, não dizer nada útil, raciocínios com objetivo de serem inalcançáveis.
A maioria das cenas do Salvador que você usou para compor seu vídeo foram filmadas pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias como parte do material que são usados em estudos dominicais, mídias, e materiais distribuídos àqueles que querem entrar no caminho do discipulado. Tais cenas fizeram eu me conectar com o seu vídeo de uma forma surpreendente. Como se toda a sua narração fosse apenas uma bela lembrança das aulas e aprendizados que tive enquanto estudava sobre Jesus Cristo. Muito obrigado por esse vídeo, se você não é um membro dessa Igreja, saiba que você facilmente poderia se passar por um. O entusiasmo e a paixão em falar de Jesus são típicas dos membros dessa Igreja. Voltarei para assistir mais vídeos seus, até logo!
A princípio, o escritor diz que Duna é sobre o triunfo do espírito humano. Isso é bem mais antropocêntrico do que cristocêntrico. Duna parece mais uma tentativa do homem para a autosalvação por meio de uma religião esperançosa e manipuladora, do que propriamente sobre Jesus. Apesar do paralelismo, Duna não tem nada a ver com Jesus.
Exatamente! Incrível como muitos críticos, uns que eu até gosto muito, não mencionaram nas suas análises que a história é sobre Jesus embora seja MUITÍSSIMO ÓBVIO, honestamente. Esse canal foi o primeiro. Para mim, esses que não mencionaram isso, não entenderam nada do filme e estão perdendo muito.
Na verdade, quem não entendeu muito do filme foi o próprio Mundo Cópia. Não os culpo, já que analisaram apenas a primeira parte dessa história ( que vai ser finalizada apenas no terceiro filme ). Ao contrário de ser um Messias como Jesus, Paul Atreides é um tirano e genocida. A obra de Duna serve como um alerta para o fanatismo religioso e para a ascenção de figuras carismáticas ao poder. O vídeo continua sendo muito bem feito e eles tem um ótimo texto para essa análise, mas ela é bem equivocada e espero que eles façam uma retratação ano que vem, já que sairá a segunda parte.
@@victorlucas6063 concordo. Duna está longe de ser algo sobre Jesus. O povo força demais. A análise toda torta, com certeza não leram os 6 livros, análise fraca demais.
@@caliandra7130 Esses crentes não lêem nem a própria bíblia que carregam abaixo do suvaco suado deles, quem dirá os 6 livros de Duna ou qualquer outra grande obra.
Duna - parte II é um filme fantástico que trata de temas atuais, como intrigas políticas, a guerra, o poder da religião e suas nuances que darão origem a essa “fé”. Como um líder usa a religião como ferramenta para a conquista. Fixa no olhar de decepção uma personagem no final. É um filme emocionante, principalmente se correlacionar com os conflitos presentes. "O medo é o assassino da mente." - DUNA Duna - parte I é essencial para dar fundamento a parte II, sem contar que o filme de 2021 mostra todo o egocêntrico humano, na sua maioria quando chega ao poder, subjugando "os mais fracos". Pode passar o tempo que for, a humanidade sempre terá a tendência de autodestruição. O homem é arquiteto da sua própria destruição...
Apesar de apreciar este canal, tenho que discordar de sua interpretação de DUNA, sobre esta obra ser sobre "Jesus". Frank Herbert não escreveu Duma como um livro, mas uma obra em vários tomos (livros). Ao todo são sete (Duna, O Messias de Duna, Os Filhos de Duna, O Imperador Deus de Duna, As Herdeiras de Duna, As Hereges de Duna). Tendo falecido antes de concluir sua obra, Duna foi finalizada pelo filho Brian Herbert, que escreveu livros pré-Duna (A Casa Atreides, A Casa Harkonnen, A Casa Corrino, O Jihad Butleriano, A Cruzada das Máquinas, A Batalha de Corrin), e os livros pós-Duna (A Estrada para Duna, Os Caçadores de Duna, Os Vermes de Areia de Duna), baseado em anotações do próprio Frank Herbert. O primeiro livro (DUNA) leva a maioria dos leitores a acreditar que se trata de um livro sobre uma mística religiosa, como a vinda de um messias, do tipo Jesus Cristo... Na época, Frank Herbert foi perguntado se estaria fundando uma nova "religião". Na verdade, a obra Duna é tão intrincada, que a maioria dos leitores cai na armadilha dos dois primeiros livros, ao crer que se trata de uma obra sobre mito de cunho religioso. Tanto é que, ao evoluir a obra, entende-se que Paul Atreides não é o verdadeiro Kwisatz Haderach, e nem seu filho (Leto Atreides II), pois ambos possuem um falha que os impede de atingir a capacidade máxima: medo de olhar mais profundamente no "caminho" passado e no "caminho" futuro, e se perderem nele (ou serem possuídos por um antepassado - A Outra Memória). O verdadeiro Kwisatz Haderach somente será revelado no último livro (Os Vermes de Areia de Duna), em uma guerra pela sobrevivência da espécie humana devido ao retorno o mais terrível inimigo da espécie humana: Omnius (a inteligência artificial suprema) e as máquinas pensantes. Então se entenderá o porque das Bene Gesseriti orquestrarem tudo para chegar ao Kwisatz Haderach, bem como as ações do Tirano (Leto II) em seu programa de Dispersão. Frank Herbert foi um crítico ferrenho da humanidade em sua obra, dissertando sobre as diversas estruturas de poder, corrupção e estagnação da humanidade, e a religião é uma delas, juntamente com comércio (lícito e ilícito), castas sociais, poder militar, poder científico, etc. A obra Duna no final trata da sobrevivência da espécie humana. Isso ficará mais claro a partir dos quarto e quinto volumes (O Imperador Deus de Duna, As Herdeiras de Duna), onde as Bene Gesserit começarão a ter um papel mais claro, mostrando-se não como vilãs, mas como as únicas com a visão e missão de proteger a espécie humana. O primeiro volume realmente trai os leitores desatentos. Ao ler qualquer livro de Duna, sempre preste atenção às frases chaves de cada capítulo e, principalmente às Bene Gesserit.
Tou aqui à 1h30 de tanto que já pausei pra refletir sobre um monte de coisa kkkkkkkkk o Mundo Cópia segue sendo um dos canais mais importantes sobre cultura pop e cosmovisão cristã que eu já conheci. Parabéns aos envolvidos!
Verdade!
Estou aqui as 02:32
kkkkkkkkkkk É muita esquizofrenia mesmo fazer a afirmação absurda de que Duna é sobre Jesus. PQP! Eu vivi para ver isso. É quase que o mesmo que tentar ligar Harry Potter ao protestantismo.
@@barbarov1148 pensei o mesmo...
@@barbarov1148 cara pra mim ele não afirmou nada, só fez uma analise contextualizando com figura do messias Cristão pra mim fico show top
Melhor resumo e explicação sobre o espirito e a essência humana em Duna. De nada adianta nos aprimorarmos em diferentes técnicas se ainda somos capazes de coisas terríveis. Parabéns.
O ser humano tem dentro de si, o bem e o mal, como uma dualidade , dependendo do olhar, o que é bom, pra você, pode ser um mal pra outro e vice e versa; dessa forma o bem e o mal sempre será uma perspectiva do ponto de vista do olhar individual de cada ser humano.
Nada a ver , Duna é sobre Kennedy, pois pra Frank Herbert qualquer político popular e carismático é mais perigoso, não estou falando que Thimothe Chalament passa a ideia de um Paul carismatico, o ator tem cara de bunda mal humorada ou de psicopata quando tenta sorrir.
Olhando por esta perspectiva,agora sim não estou achando mais tão parecido com a saga Star Wars. Ainda bem! Porque para mim,nada jamais superará Star Wars e nem o querido e brilhante gênio criador; George Lucas !!!!!!
@@UiliamLima-jv9yu tuuuudo a ver... existe a realidade do ser humano que PODE transcender a si mesmo e , a miséria do "poder pelo poder"... é a moral de DUNA !!! Ou nos tornamos a mera conquista de poder em detrimento do SER... Ou revolucionamos verdadeiramente tudo a nossa volta como homens bons, acabando também em um bom político tanto que, assassinar alguém mesmo sendo um político popular é um ato de desagravo contra os bons e , seus companheiros de nação... Herbert pegou sim o raciocínio de retidão da Bíblia igual a muitos outros escritores famosos e de apurada escrita que , se valeram da história de o melhor de todos os seres humanos de todos os tempos...pensa uma moral correta e que, inspirou os maiores clássicos da literatura....
@@paulobaigorra929 Finalmente um comentário sensato. O óbvio ainda precisa ser dito..
Pessoal incomodado demais, quer em impor sua interpretação e esquecem da subjetividade da obra, da arte. Cada um pode enxergar um mesmo quadro de forma diferente.
Tem muita gente é cheia de ódio ao cristianismo vindo encher o saco. Tem até relativização da moral aqui!
“Não existe bem ou mal, o que é bom para um não é pro outro”… É nessa que o buraco é mais em baixo. Se não há padrão de moral, vai saber como o que de fato é bom ou o que é ruim? O homem não tem parâmetros para isso, capacidade de desenvolver esse tipo de raciocínio. É alto demais para nós.. Toda a Constituição brasileira, carta de direitos humanos da ONU, pontuações da revolução francesa, absolutamente TUDO teve como base o cristianismo. Melhor dizendo: os ensinamentos de Jesus.. Será possível que esse povo pulou as aulas de história, ou acha que surgiu do nada? Jesus foi a primeira criatura que ensinou que as mulheres devem ser tratadas com respeito, amor e delicadeza. Como parte mais frágil, merecem mais cuidado e zelo! Nem isso esse povo aprendeu! 🤌🏻🤦🏼♀️
Caraca, jovem vc fez um baita vídeo sobre DUNA. Roteiro e narração primorosas. Parabéns! Nota 10.
Vc não entendeu nada...
Como assim nota 10???
Engraçado como toda história que tem algo bom, é no fundo apenas um reflexo da maior história de todas... assim como o Sacrifício ensinado em o Senhor dos Anéis ou o Leão de Nárnia... a inspiração é sempre o Verdadeiro Cristo!
@@edionsilva1 O autor era ateu…
@@ana-ur3dt Nem adianta explicar.
Que Deus, em sua infinita bondade, lhe dê tudo de bom que você merece. Que você tenha muita alegria, paz, saúde e felicidade.Parabéns ao excelente trabalho. Antônio Inácio de Caruaru Pernambuco !!
DUNA é simplesmente o melhor livro que eu já li que Tolkien me perdoe, mas o trabalho a imersão as nuances, eu realmente não tenho palavras para elogiar essa obra
Terminei ontem e tenho a mesma opinião
Assisti o filme de 1984 e pareceu uma parabola de Cristo...a jornada do heroi purinha. Daí comecei o livro hoje... Então Só posso opinar depois. Kkkk mas são quantos livros?
@@user-velhodolivro duna é um livro só, e tem as continuaçoes
Eu estava esperando esse dia!!
E foi melhor do que eu imaginava...
Q dia?
@@gustavoalcantara7662 é uma citação amigo
@@brunoberti7459 qual?
Duna não é sobre Jesus. o messias de duna é uma crítica do herbert a todos os "messias" políticos que usam a religião como forma de manipulação para ganhar poder.
por isso ressalto a importância de ler os livros antes e chegar a uma opinião mais embasada e, a partir daí, fazer uma análise condizente com o que está escrito.
Tem quem defenda que a msg do autor n importa em comparação com o que vc tirou dalí. Mas é isso né, vc vir com uma leitura debaixo do braço pra avaliar todo objeto na sua frente vai transformar qualquer objeto no que vc já tinha lido
Na verdade caro Allenylson, Duna não é sobre Jesus, é sobre o exato oposto disso. Se interpretaram como sobre Jesus, infelizmente então Frank Herbert falhou em seu subtexto. Enfim...
Eu vi o filme e, pelo menos pra mim, ficou claro que o "messias" era apenas um símbolo político ou algo do tipo. Mas vai saber, pode ser que eu interpretei errado alguma coisa.
@@thiagofernando1657 Sim, o próprio Paul reconhece isso quando ele decide ficar ali, usar essa profecia a favor dele. Como o diretor é fã do livro, deram total liberdade pra ele, não acredito que ele vá mudar a mensagem final na parte 2 também. A dúvida fica se eles vão adaptar aqueles apêndices que são essenciais no livro e que reforçam ainda mais o pq a msg é essa
De qualquer forma, o Paul se parece mais com o Anticristo bíblico do que com Jesus, isso para mim ficou claro.
Análise interessante sobre a obra. Entretanto senti falta de menção a alguns pontos importantes levantados no livro ( que confesso, não ficaram claros nessa primeira parte da adaptação). Um dos pontos levantados pelo Frank Herbert é sobre o uso político da religião, sobre a forma como muitas vezes a religião é "fabricada" de modo a levar um povo a um determinado projeto. Um exemplo disso na obra é como as professias sobre a vinda de um salvador foram plantadas pelas Bene Gesserit entre o povo de Arrakis, e como esse messias profetizado na verdade vem sendo fabricado pela ordem através dos séculos. É interessante também ver como Paul sofre ao ter vislumbres da futura guerra santa que será travada para espalhar o nome dele pelo universo e sofre ao ver que ele está envolvido em uma trama maior que ele, da qual ele não consegue voltar atrás. O vídeo parece dar a entender que esse messias profetizado será uma coisa positiva para os fremen, quando na verdade os livros tentam justamente alertar sobre líderes religiosos carismáticos. Importante ler Duna completo pra entender melhor e eu diria que a leitura só é completa após O Messias de Duna, que funciona quase como um epílogo. É o livro que mostra as consequências da aculturação do povo fremen e do plano de levar uma cosmovisão única a diversas populações, quase sempre com o uso da força.
Sim. Esse vídeo é mais uma instrução de como não ler duna.
Ou se preferir, o que entenderia da estória aquela pessoa q é na verdade parte do problema.
seu comentário me deixou feliz. estava incomodado com a análise do canal por não tocar nesses pontos, que são importantíssimos na obra. o vídeo acaba sendo superficial por querer achar significado cristão onde não há.
Por um segundo eu achei que tava ficando doido quando ele começou a colocar a endeusar o Paul, a a Casa Atreides e a guerra santa como algo positivo. Ainda bem que mais gente viu essa distorção, o filme e os livros mostram uma desconfiança fortíssima com figuras messiânicas em geral.
Bom, seu comentário.
Já li a saga até O Imperador Deus de Duna. E o que percebo é uma crítica, até àcida, à religião. Paul é um messias fraco, fajuto e até tirânico. Está muito longe de ser um tipo de Jesus.
Sem palavras para descrever a narrativa que nos ofertou em analisar Duna dessa forma. Pra quem conhece Duna desde o primeiro volume, estou mais que maravilhado com a perspectiva apresentada. De fato, devo concordar com outro inscrito do canal, quando afirma que "o Mundo Cópia segue sendo um dos canais mais importantes sobre cultura pop e cosmovisão cristã que eu já conheci" . Parabéns e obrigado, são palavras muito pequenas pra agradecer ao Mundo Cópia!
kkkkk pelo aamor d deus se você realmente leu os livros e acha que é sobre cristianismo acho melhor focar em ler livros infantis e mais fáceis pra sua compreensão limitada🤦🏽
@@jonawtasJá ouviu falar em subjetividade da arte, meu amigo?
Putz! Você é incomodado demais. Transparece uma raiva enrustida do cristianismo.
Pode bater o pé, arte é para isso: diversas formas de interpretação e conexões.
Para quem é “leitor”, você é muito mal educado no tratar com o outro, e pelo visto não lida nada bem com opiniões que divergem da sua. Isso sim, é coisa infantil! Sugiro sair do mundo da fantasia e ir para os clássicos, aprender algo sobre moral, ética, e que o mundo não gira ao redor do umbigo da opinião de uma só criatura.
Se quiser lacrar, tenta outra área. Arte é subjetividade!
@@Laizy..7 subjetividade dentro das premissas da obra. Já ouviu falar em parei olha? Projetar significados e calcular padrões onde não existe, tipo ver formas na lua? No seu caso reconhecer o plot cristão na figura messiânica do Lisan Al-Gaib, ignorando A PREMISSA ÓBVIA DA SAGA DUNA que é a religião CONSTRUÍDA pela Missionária Protectiva para CONTROLAR POPULAÇÕES. Duna nao é a história de um messias em Arrakis, Lisan Al Gaib é uma FERRAMENTA governamental. Se não entendeu isso e prefere chamar sua interpretação de "subjetividade" fica à vontade🤷🏽♂️ inteligência e pensamento crítico infelizmente não é senso comum, fazer oq
@@Laizy..7 pov desmontei seu argumento dai vc deletou meu comentário 😂 q piada
Amei sua explicação, esse escritor merecia o prémio disse tudo e é sem dúvida um visionário, estou ansiosa para ver o resto de Dune
Precisava de mais esse vídeo pra completar mais o entendimento da Parte 1 da obra.
Texto impecável, impecável impecável.
Nenhum elogio fará jus ao seu trabalho Abner. Parabéns, parabéns parabéns.
Ainda nem vi o filme mas já tô aqui haha, bom dia a todos! (boa tarde, boa noite) a todos que estão vendo em outros horários. S2
Meu deus, é o Pirulla
Boa KKK na paz do Senhor
KKKKKKKKKKKKKK ACABEI DE ASSISTIR ESSE FILME AGORA POUCO E ME VEM NO MUNDO COPIA
@@richardreidosgames414 kkkkkj paz do Senhor irmão ^^
Assiti Duna hoje e então vim procurar resenhas, estou impactado com seu vídeo, o filme é perfeito e essa explicação faz juz ao filme. Parabéns
Eu nunca vi um vídeo ruim nesse canal, é impressionante a destreza na narração e a sensibilidade em buscar entendimento e ensinamentos sobre uma perspectiva cristã em obras da cultura pop, e do mundo secular em geral.
Nossa!!!!!
Parabéns! !!
Roteiro e narração dignas de um oscar!
Acho que merecemos um mundo cópia de Westworld.
Olá!
Assisti ao seu video inúmeras vezes. Que bela análise vc realizou! Foi tão excepcional qto à obra de de Denis Villeneuve!
Tive a oportunidade de compará-lo com o longa de 1984, o qual assisti no no mesmo ano nas telonas! Incomparável!!
Saí extasiado do cinema! Fotografia, Figurino, trilha sonora, elenco, td impecável!! Que obra!!
Que lindo!!! Arrepiante!!!!! Uau uau!!! Que análise incrível!! Deus realmente está em tudo!! TUDO É ESPIRITUAL!!! Glória a Deus!
É mesmo? A mãe de Cristo, Maria, então era uma bruxa? Pois a mãe do protagonista da saga Duna, é uma, da sociedade secreta das bruxas Bene Gesserit.
Na verdade ele apenas fez um contraste dos elementos abordados no filme com a Religião Cristã, pois a própria obra faz um contraponto a religiões.
@@gilbentrufhel8954 Decorre que tal contraste não faz sentido algum.
Muito show!!! A jornada do herói! A analogia messiânica! Que top das galáxias!!! Deus abençoe!!!
Meu querido seu texto descritivo é realmente muito bom! Todas as especulações, analises e até mesmo o paralelo com as história real da qual Frank Herbert se baseou para escrever Duna é perfeito e eu já reassisti Duna pelo menos 3 vezes para apreciar esses conceitos. Mas o fato de Denis Villeneuve ter conseguido estabelecer o contato visual dessa história esta nos detalhes, na fotografia e imagens que remetem a grandes obras de arte que já estão fixadas no imaginário do humano. Me refiro a cena que Leto Atreides está nu perante seus rivais e se sacrifica em nome do que ele acredita e tudo que ele é. Esta cena sem dúvidas é a mais importante para confirmar o título do deste vídeo.
Cara, simplesmente SENSACIONAL a sua explanação sobre o filme, com início,meio e fim . Parabéns top 10.
Já tinha sacado que Duna se tratava disso e por isso me conquistou. Fora os outros aspectos político, filosóficos e científicos. Mas a forma como você colocou aqui no video, devo dizer, ficou sensacional! Parabéns.
Nada a ver , Paul é inspirado em J.F Kennedy, pois pra Frank Herbert qualquer político popular e carismático é mais perigoso, não estou falando que Thimothe Chalament passa a ideia de um Paul carismatico, o ator tem cara de bunda mal humorada ou de psicopata quando tenta sorrir.
@@UiliamLima-jv9yu Finalmente encontrei alguém descrevendo esse ator de modo que eu não conseguia me expressar. Eu literalmente deixei de assistir Wonka por causa dessa cara e voz de celíaco aidético dele.
Shoowww...Nos meus 65 anos de aprendizado sobre Sermos Seres Humanos Melhores...Tanto na busca de conhecimentos em Livros ...Filmes sobre as mais diversas Religiões e Doutrinas...percebo Que o AMOR que Jesus; O Cristo...Que Também veio nos Ensinar através de Khrisna e Buda como a FORMA (CAMINHO) mais pleno de Sermos Melhores Seres Humanos ...!!! Muiiitaaa Gratidão a Todos os MESTRES da LUZ e também a esta Saga ( História) para Enriquecer meu ...nossos Caminhos...!!!🙏🏽🕊❤️
Que vídeo top! Sem dúvida um roteiro e uma narração digna de prêmio! Parabéns!
A melhor resenha de todas!!!! Sensacional!!!
Estou me tornando "fanático" pelas análises desse canal
Fanatismo é idolatria, cuidado!!! A idolatria é o principal mau q assola a humanidade causando a cegueira e morte espiritual muitas das vezes.
@@NunnOrnelas por isso que eu deixei entre "" mas vejo que só vc não entendeu!!
@@reginaldomota7942 Dado o fato de que o dono dele é um cristãlóide, é bem apropriado usar o termo "fanático".
Só uma sugestão, faz uma releitura numa cosmovisão cristã de Violet Evergarden o anime! Iria ser daora eu acho!
Sim, seria incrível! O anime é muito lindo
@@rebecacruz2144 Verdade mano! Naquele episódio da menina que fica órfã e a mãe escreve cartas para ela de aniversários; mano meu olho por dentro tava com lágrimas! 😟😟😟
Mas é algo meio que estético (os nomes tbm pq são conhecidos, logo, "bonitos"), não tem nada de cristão, o próprio autor falou isso.
Só uma sugestão: explique-nos por gentileza o que seria uma "releitura numa cosmovisão cristã"? kkkkkkk Uma tentativa psicótica de ver cristianismo até mesmo onde não existe? Falta o que agora? Dizer que Harry Potter é templário só por que Hogwarts é um castelo gótico? kkkkkkkkk
@@barbarov1148 Ué, o que tu faz num canal como esse?
Glórias ao Nome de Jesuuuuussss!!! e que Deus o abençoe em tudo o que fizer Irmão!
É incrível e profético como tudo junta a uma restruturação, a um novo governo, a um líder geral... Política e sistema ruins e corrompido, com uma solução para um "Mundo Melhor" planejado por humanos que erram e continuam a errar. As pessoas vão está tanto acostumadas a ouvir essas coisas e a acreditarem que, quando acontecer um governo mundial, nem vão se incomodar.
Eu ainda não tenho um pensamento fixo ou opinião própria sobre Duna, mas só foram pontos que quis destacar. Vídeo ótimo, como sempre, eu estou pegando todas as frases de efeito desses vídeos kkk
Duna é sobre politica, não religião necesseriamente, se lesse o livro saberia.. O Melange é uma comparação com petróleo, no mundo de Duna até existe uma religião derivada do Crisitanismo da terra, chamado Navacrisitianismo. É sobre líderes políticos muito amados peo povo, algo que Frak Herbet avisava como perigososo. O messianismo de Paul tem haver com poder poílitco não conexão com o divino nesse sentido.
@@uilustra6364 Não li o livro e também não tenho condições de comprar um livro desses, porém eu admiro, pelo que ouvir, como esse livro foi bem feito, até dá vontade de estudar esse livro...
Não fala necessariamente sobre religião, nem iria supor isso, só achei interessante vê como as coisas se encaixam [talvez sem querer]. Só foi uma comparação, não queria fazer um resumo de um filme que não assistir, mas obrigado por me contar mais sobre 🙂
Política são relações humanas, impossível separar tua cosmovisão espiritual da tua ação social. Logo, quando um cristão abserva os paralelos, não necessariamene ele tá errado não.
Além desses, tem outro detalhe interessante na obra: essa religião que aparece lá é uma mescla das principais religiões do mundo. E quem estuda escatologia tá ligado aos empenhos de ocultistas como Blavatsky e afins. Essa vontade de juntar cristianismo, islamismo, budismo etc existente no nosso mundo é apresentada como já consolida em Duna na figura da Orange Catholic Bible. Então talvez, só talvez não seja só "política". Quem sabe.
Eu tô lendo e tô gostando muito do livro. Mas qualquer cristão que lê-lo obviamente não irá ficar apático, paralisado em analises puramente mundanas.
Se quiserem entender mais sobre o porquê essa história de junção de religiões é negativa invés de positiva como parece ser, o livro Falsa Aurora vai tirar o véu de seus olhos caso haja algum. Ou só ler o Apocalypse, tá tudo lá. Acham que os cristãos, escatologicamente falando, serão caçados por quê? Pq serão eles aqueles que se colocarão contra as maravilhas do pacifismo, da política de ambientalismo, da igualdade, da "fraternidade universal", das políticas de "boa vizinhança" etc do novo mundo e de seu novo "messias".
Mas apesar dessa "união das religiões unidas", a mensagem em Duna sobre as autoridades mundanas e também o lance da guerra contra as máquinas e inteligência artificial é bem bacana numa perspectiva cristã.
"Não farás uma máquina semelhante à mente humana" A mão das teoria de conspiração chega a tremer.
@UCKmOVa3-U3klWppiugQ0SZg Entendi seu lado. Bom, sendo eu não conhecedor de nada de Duna, não posso falar de coisas que não sei. Sendo ficção acho que a obra tem grande chance de ser boa em muitos sentidos, até virou uma das minhas inspirações para fazer uma história que Deus me inspira a fazer, sendo a Bíblia, Duna, Marvel e as Crônicas de Gelo e Fogo uma inspiração para fazer-lo, porque considero muito boa em vários sentidos
Obrigado por compartilhar sua opinião, até da perseguição que tenho quase o mesmo pensamento que você e também entendo dessa forma, e vai ser real sem dúvida esse motivo; Mesmo com um novo "falso" governador do mundo, eu serei um ótimo cidadão e não ficarei quebrando todas as regras para dizer que não concordo, porém, entretanto, todavia, se chegar a me impedir de servir ao mesmo Deus e a quebrar os dez mandamentos, então eu serei perseguido pelo motivo certo.
Não queria deixar essa conversa tão pela fé como imagino que não era sua intenção 🙂
@@uilustra6364 Duna é sobre muitas coisas. Se tivesse lido o livro em essência, saberia. Não é sobre religião de forma escancarada, mas todo o arco de crescimento e características dos personagens (sem falar dos "poderes sobrenaturais") são, CLARAMENTE, referências religiosas. Seria quase como dizer que Nárnia também não é sobre religião, apenas sobre aventura e fantasia.
Que roteiro... que edição... esse vídeo está muito completo, parabéns!
Eu já acho que está mais para Anticristo do que o próprio Yausha, já que os próprios Fremen o chamam de Mahdi (O messias islamico, o 12º califado depois de Maomé), que nós cristãos acreditamos ser aquele que liderará o mundo contra Deus no fim dos tempos. Esse filme tem mais esse aspecto místico árabe e judeu cabalístico do que Cristão em todo o enredo.
Quem é o Messias para os islâmicos ? Eles tbm acreditam assim como os judeus que o Messias ainda virá?
@@ssamya sim o messias deles se chama Imam Al Mahdi. As descrições sobre ele batem em cima do que nós cristão acreditamos ser o anticristo de apocalipse.
@@ssamya o mahdi do islã de acordo com as descrições de mulçumanos é o anticristo que a biblia nos descreve.
@@rafaeldelogoPerfeito a sua interpretação!!! Exatamente isso!!! Parabéns!! 👏🏻👏🏻👏🏻
Esse é o grande engano que tá sendo preparando pra humanidade. Por isso Jesus advertiu acautelai-vos pra q ninguém vos engane. Mat 24
E se possível enganaria até os escolhidos. Portanto a humanidade vai aclama-lo. E ele fará prodígios e milagres com ajuda da tecnologia mas Daniel nos diz quem tem entendimento calcule pois é número de homem o número 6 é referência do sexto dia da criação do homem. E o verdadeiro Cristo que vem nos buscar já veio como homem agora é Deus vem em glória. Será o mesmo engano de genesis quando a serpente convenceu Eva de q certamente não morreria que seria como Deus. Irá enganar os judeus por q eles na parábola das dez virgens são as tolas q não tem azeite ( espírito santo) e só se darão conta qdo ele começar a exigir adoração. Que possamos alertar o máximo de pessoas pois Paulo disse ainda que um anjo descesse do céu e anunciasse outro evangelho seria anátema. Maomé e esse q viu um pseudo anjo de luz q satanás se transfigurou. O reino dividido xiitas e sunitas. E o pior é travestido de religião monoteísta mas é paganismo a adoração a pedra Kaaba em Meca a pedra negra e que representa o órgão sexual feminino. Outra coisa as cruzadas e o império turco otamano onde Saladino fechou os portões por onde Cristo voltará a passar a mesquita de Al aqsa o domo da rocha é parte da guerra do Armageddon uma guerra territorial por Jerusalém onde Israel receberá a nova Jerusalém que descerá dos céus. Os Khalifas querem o tão sonhado khalifado. Esperemos o verdadeiro Messias Cristo Jesus pois a nossa redenção está próxima.
Eu também interpretei como o messias islâmico, na verdade isso ficou bem claro no filme!
Vi esse filme ontem e, sinceramente, genial o filme e genial esse vídeo de vocês. Vi o filme e depois fiquei pensando nos paralelos que ele traça. 👏👏👏👏👏
Duna?! Danou-se! Depois desta excepcional narrativa, vou ter que assistir esse filme. Parabéns pela apresentação.
eu simplesmente achei esse canal perfeito !! ganharam uma inscrita!
Duna não é sobre Jesus! É sobre seguir cegamente líderes sem questionar. É sobre como crenças podem manipular povos, instaurar governos e iniciar guerras. Uma boa análise, mas só analisou metade da obra.
Escolhido sempre é sobre Jesus. Além da jornada do herói
@@Carolalvarenga Não posso falar muito sobre o Paul, pois é spoiler mas ele quebra todos os Parâmetros sobre a "jornada do Herói" ou o "Escolhido" caso queria saber de spoiler vou pular algumas linhas...
*SPOILER*
*SPOILER*
*SPOILER*
*SPOILER*
*SPOILER*
*SPOILER*
*SPOILER*
*SPOILER*
*SPOILER*
*SPOILER*
*SPOILER*
*SPOILER*
*SPOILER*
*SPOILER*
*SPOILER*
*SPOILER*
*SPOILER*
*SPOILER*
*SPOILER*
*SPOILER*
*SPOILER*
*SPOILER*
*SPOILER*
*SPOILER*
*SPOILER*
*SPOILER*
Até porque a própria profecia é um mito, feito pelas bene gesserit, para seu próprio poder politico o paul só se encaixou e se aproveito de tudo que já estava preparado para ele, e e o mesmo ainda conseguiu se sobressair, e o manto de escolhido só trará mais desgraça que qualquer um podia imaginar(como foi visto na visão do Paul na caverna com sua mãe) um jihad uma guerra santa vai se espalhar e bilhões e bilhões vão morrer por causa dele, muitos que ele ama e não ama vão morrer, os fremem vão se tornar iguais aqueles que os dominavam(os oprimidos viram os opressores) e a culpa disso tudo é do Paul, e o único jeito de escapar disso é pelo "Golden path" que seria o paul abandonando sua humanidade para virar um Deus completo(se fundindo com os vermes de areia) e sabe oque ele fez? se recusou e deixou o fardo para seu filho leto ii, o Deus imperador de Duna.
isso foi um resumo do resumo, já que não tenho como resumir 6 livros incríveis em uma só explicação, bom dia, tarde e noite.
@@Carolalvarenga a própria jornada do herói não se baseia em jesus, e muito menos a ideia de messias. A ideia de salvadores existem em diversas culturas e crenças distintas. Resumir tudo ao cristianismo é prepotência!
Aí que lindo meu Deus!!! Vou assistir esse fim de semana 🥰🙇🏻♀️🙇🏻♀️🙇🏻♀️🦅🦅🦅
Amo essa obra demais 😍❤️
A mãe do protagonista era uma bruxa. Maria era uma bruxa? kkkkk Esses cristãolóides...
@@barbarov1148 não não, “bruxa” foi um apelido maldoso que a casa inimiga dos artreides deu para a Lady Jessica.
@@barbarov1148 mas é desse jeito 🤣🤣🤣🤣
Vi o filme ontem e que filmaço!!! Sensacional e ansioso para o que virá!
Realmente maravilhoso
Eu tava surtando pq na minha cabeça parecia muito inspirado na história de Jesus Cristo enquanto eu lia o livro me lembrava muito da Bíblia que eu tbm já li.
Duna é uma série de livros absolutamente sensacional , os filmes e séries são bons também , mas Duna de Frank Herbert e Fundação de Asimov são obras primas da ficção.
Sim, só que são são uma crítica ao uso da religião como ferramenta política para manipulação das massas.
@@rwietter lendo as obras , observamos que a crítica é sobre o humano usando o divino , não o contrário , é próprio do ser humano tentar obter controle de algo , Messias , Mechiach- em Hebraico ou Maadi em Árabe , é um algo que não tem controle , que vem para mudar todo um contexto , A palavra vem da azeite, como se faz azeite , espremendo a azeitona , ou seja esse ser é alguém que nasceu em uma panela de pressão social , econômica , cultural e ao invés de sucumbir para essas forças opressoras simbolizadas na obra Duna por Harkonen e o Império , toma um outro caminho uma experiência mística religiosa de fato mais próxima a realidade do povo e condizente com suas profecias profeta em hebraico se fala Nabi Aquele que escuta e vê o quê não pode ser ouvido e visto, vemos isso na disciplina ascetica das Beni Geressat . Os Sábios nos ensinam que o Messias é a Face curta de Deus , uma imagem de nós mesmos projetada para redimir , reconduzir o caminho que leva até a Face Longa de Deus , o Deus transpessoal , sem imagem , sem forma ,, enquanto a crença meramente religiosa ou Religião Instituída é Esquecimento , é apenas cultura , seguir o dogma automaticamente. e desta forma como bom gado , ser manipulável .
Duna me faz refletir uma passagem do Evangelho de Felipe encontrado em Quran diz o apóstolo " Nada amedronta e desagrada tanto os poderes do mundo , as potestades de regência do quê O Cristo , sua presença abala os fundamentos dos Impérios , do sinédrio, do Templo ( a religião instituída da época ) , sua palavra é como uma espada flamejante , sua pureza de propósito ofende cada querer humano, esse é o verdadeiro seguidor de Cristo "
Jesus disse no Evangelho de Lucas , quem quiser me seguir que venda suas capas e alforges e compre uma espada .
Pedro responde , Senhor já compramos 2 .
Jesus diz isso basta .
A saber , dos 12 apóstolos 4 eram ex zelotes ( guerreiros ) 4 eram sicários ( aqueles que usavam adagas nos romanos ) 6 já andavam armados ( pois tinham de cruzar estradas cheias de salteadores , ass4sdun0s etc )
o sobrinho de Jesus Eleazer comandou a revolta de Massada .
Então aspectos Messianicos tem muito a ver com revoluções , víde Maomé com o Islã , também foi um aspecto revolucionário em sua época contra as tribos mandatários de Meca .
Vide o Budismo na Índia Japão Coreia e China que de pacífico só teve Buda , as Ordens Budistas preparam guerreiros sagrados ( Shaolin , Sohei ,Wrang , Tolung ) para fazer a guerra de libertação.
O profeta Isaías nos dá a definição de Messias " Ele vem para libertar os cativos , curar os enfermos e instituir O Reino Celestial na Terra .
Na China no período Taipei Reino Celestial Terreno ( Século XIX ) um simples homem de nome Hong Xiuqan leu a tradução do Evangelho de João em chinês , isso bastou para ele entender que era o filho de Deus na China , conclusão levantou um exército de 150 mil homens e derrotou a Dinastia Qing quase levando-a a capitulação. as guerras Taiping como foram chamadas levaram a diversos desdobramentos como a Invasão e anexação da Manchúria pelo Japão, a ascensão de Mao TSE Tung ( que estudou muito os métodos de combate dos Tauping ) , a Guerra da Coreia e do Laos.
Parabéns pela ótimo discernimento do filme e por trás sua visão e visão como crítico do que compreendeu , realmente fez e faz e esta fazendo e continuará fazendo sentido para quem já tem uma boa e ótima compreensão sobre o alto reconhecimento!!!! Parabens🎉❤
Assim... Eu vi a primeira versão desse filme, e diante de todo o contexto, está falando de "outro messias", não do que nós cristãos cremos, ainda não assisti essa nova versão, mas pelo que percebo é o mesmo contexto do primeiro.
Muito bom, parabéns pelo video e pelo canal, excelente narração, percepção, que análise bacana, primeiro video de Duna que consegue ser compreensível, explicando o universo de forma resumida e ao mesmo tempo profunda.
Na real, Duna é sobre questionar líderes e que não devemos confiar 100% neles, seja político, religioso e etc. Até porque, todos os lideres cometem erros, pq os mesmo são humanos. E humanos são falhos.
Este vídeo não é só um resumo de Duna, mas uma interpretação fantástica, muito bem construídas, especialmente, com a aplicação da analogia com as profecias bíblicas.
Muito bom, mas acho que eles queriam falar sobre o anticristo e não Jesus Cristo.
Jesus veio como homem e não usou seus poderes de Deus, pois precisava assumir a condição de homem para morrer na cruz, seus milagres não veio dele mesmo, (mesmo tendo poderes para isso), mas veio de uma dependência profunda do Espírito Santo, já que os.mesmos milagres só vieram depois que o ES pousou sobre Ele e o próprio Jesus fala em Lucas 4 que o ES o ungiu. Mas em contra partida o anticristo terá poder em si, dado pelos demônios, e a princípio será um Messias, inclusive aceito pelo judaísmo, mas depois mostrará sua verdadeira face.
Pra mim, duna prepara o mundo pra necessidade de um Messias terrestre, que sabemos quem será.
Ótimo comentário, faço da sua reflexão a minha.
Muito bom comentário, realmente é isso mesmo o que você falou, o que o filme fala é sobre o messias islâmico, chamado de mahdi.
Se tivesse um vídeo sobre Duna, para chamar de perfeito, seria esse.
Meus parabéns ! Excelente vídeo ! Vídeo Perfeito.
Uma obra tão majestosa quanto o filme. Perfeito!
Seguindo seu raciocínio, não só Paul, também Clark, Neo, Thor, etc....
Cara, desculpa, mas DUNA é uma apologia a história de Maomé e não de JESUS. E eu me amarro na franquia! E sou presbiteriano!. Já tive essa impressão, quando li o livro e assisti a versão de 1984. Mas estudando a história do islamismo, DUNA é uma reescritura do líder que reuniu as tribos do deserto e as unificou formando um povo com uma visão de Jiraad de domínio do universo.
Não concordo, Duna é sobre a história da humanidade como um todo misturando referências do cristianismo, islamismo, budismo etc. O messianismo existe em todas as culturas.
Pois concordo. É o Messias islâmico,ou seja, o anticristo
Assiti o filme na segunda _ feira e já estava esperando a análise do mundo cópia que foi muito bem feita .
tem na netflix?
@@dausterbarbosa7945 não. Tem no cinema.
CARACA, que análise INCRÍVEL, faz a gente pensar muito!! Obrigada por isso.
Vídeo incrível!!!! Amo essa história...
Vish eu entendo os pontos e realmente convence falando que representa Jesus. Porém na minha visão de quem leu até o 6° livro as herdeiras de duna. Não fala sobre o divino, fala sobre a essência humana de continuar a frente, independente de qualquer circunstâncias. É complexo demais duna, eles falam na necessidade de criar Messias para controlar as massas. É complexo demais em gente hahahahaha não recomendo verem duna imaginando que é Jesus. Até porque o próprio personagem fala que ele não é isso
Melhor vídeo análise de toda internet! Parabéns
Cara, esse texto é seu?? Pqp. Um dos melhores conteúdos que vi ultimamente na internet, ratificando, o melhor, de longe!
Abner você conseguiu traduzir com muita maestria o espírito do que é a obra de Duna, suas conexões com o nosso mundo em uma perfeita explanação, a melhor do RUclips na minha opinião, valeu meu like e inscrição no canal, parabéns e muito sucesso.
Incrível como vc descreveu duna de uma forma tão significativa, vídeo incrível
Esse vídeo merece uma parte 2.
Tão genial quanto o próprio filme!
Simplesmente Espetacular! 👏👏👏💖💖💖.🙌🙌🙌🙌
Extraordinário, fantástico. Verdadeiramente incrível!!!!
Excelente a sua interpretação de Duna! 👏👏👏👏👍
Amo esse canal. Penso sempre assim.
Uau! Que aula de roteiro nesse vídeo. Parabéns !!!!!
Por mais que eu goste de ver o nome de Jesus sendo exaltado, eu li toda a série Duna e a biografia do Frank Herbert. Ele não era um homem particularmente religioso. Ele não atacava religiões, embora alguns de seus insights pudessem ser provocadores, e em outros momentos até as abraçava como parte do universo. Isto ele também fazia com política, tecnologia e demais temas. Há centenas de citações provocadoras bem interessantes que podem ser extraídas ao longo de sua saga. Mas sim, a mensagem de superação e excelência, extensivamente presente na saga, é algo que podemos trazer para nossas vidas, compatível com o paradigma cristão.
Frank parecia ser agnóstico, como seu pai, ou até ateu. Não sei ao certo. O que já li a respeito não me possibilitou uma conclusão sólida.
Eu li a saga principal até O Imperador Deus de Duna. E do prequel, eu li The Butlerian Jihad apenas.
Vê-se que Duna é inspirado nas 3 grandes religiões monoteístas do mundo, a saber, cristianismo, judaísmo e islamismo, mas esta última é a mais retratada e explorada.
O que já percebi na saga é que ela não exalta a religião ou a fé. Acho-a, em muitos momentos, até desdenhosa desses temas. Acho que Herbert aproveita para fazer críticas às religiões e que a obra reflete a visão dele sobre o assunto. Apesar da religião dos Fremen e das Bene Gesserit mostrar-se verdadeira, já que Paul chega a apresentar e usar poderes miraculosos, vejo a religião/fé ser apresentada como ferramenta de dominação e exploração. Paul, ao longo da história, mostra-se um tirano. Em O Messias de Duna, é relatado que bilhões de pessoas são mortas pelos seguidores de Paul em muitos planetas já colonizados pela espécie humana, simplesmente porque não aceitaram, não se renderam, à glória de Muadib. Também seu filho, Leto II, o Imperador Deus é um tirano que mantém todo o universo colonizado sob o plano de seu Caminho Dourado.
Enfim, a mim, cristão, Paul não demonstra ser um tipo de Jesus. É apenas um messias fajuto. Apesar de tudo isso, gosto do conjunto da obra - como uma ficção que responderia uma pergunta tipo "Como seria, num futuro distante, se o homem esquecesse Deus e tentasse ele mesmo se fazer uma divindade?". A obra é mais cabeça que Star Wars e Jornada nas Estrelas, e isso a torna atrativa.
E concordo que a obra tem várias citações interessantes nas introduções de todos os seus capítulos. Até postei uma do personagem Tio Holtzman, de The Butlerian Jihad, no meu Instagram.
Mas para mim muitas dessas citações, principalmente as mais longas, parecem ser um tipo de paródia de citações de ensinamentos religiosos, pois vi-as se assemelharem a raciocínios complexos "para encher linguiça", raciocínios que parecem dizer muito e, ao mesmo tempo, não dizer nada útil, raciocínios com objetivo de serem inalcançáveis.
@@Ollemhebb lúcido.👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Que roteiro bem escrito. Obrigada pelo seu trabalho
Mano NAMORALLLLLLLL, que análise top, caraa tu ta de parabéns, trabalho incrível!
A melhor análise do Mundo Cópia até hoje. Arrepiante
Sem palavras pra esse vídeo. O texto, comparação e qualidade....muito obrigado!
A maioria das cenas do Salvador que você usou para compor seu vídeo foram filmadas pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias como parte do material que são usados em estudos dominicais, mídias, e materiais distribuídos àqueles que querem entrar no caminho do discipulado. Tais cenas fizeram eu me conectar com o seu vídeo de uma forma surpreendente. Como se toda a sua narração fosse apenas uma bela lembrança das aulas e aprendizados que tive enquanto estudava sobre Jesus Cristo. Muito obrigado por esse vídeo, se você não é um membro dessa Igreja, saiba que você facilmente poderia se passar por um. O entusiasmo e a paixão em falar de Jesus são típicas dos membros dessa Igreja. Voltarei para assistir mais vídeos seus, até logo!
Ptimeiro vídeo que assisti no canal, e fiquei fã! Parabéns pela visão Cristã e cultura pop, presente nesse vídeo.
Simplesmente maravilhoso!!
Gratidão!!
A princípio, o escritor diz que Duna é sobre o triunfo do espírito humano. Isso é bem mais antropocêntrico do que cristocêntrico. Duna parece mais uma tentativa do homem para a autosalvação por meio de uma religião esperançosa e manipuladora, do que propriamente sobre Jesus. Apesar do paralelismo, Duna não tem nada a ver com Jesus.
Assiste a primeira versão,HÁ 20 ANOS ATRÁS,IMPRESSIONANTE,LI O LIVRO TAMBÉM.ÓTIMO
Inscrita…Ganhou meu coração!💓
Assisti ontem esse filme ☺️
Nunca comento normalmente. Mas esse roteiro está incrível!!
Exatamente! Incrível como muitos críticos, uns que eu até gosto muito, não mencionaram nas suas análises que a história é sobre Jesus embora seja MUITÍSSIMO ÓBVIO, honestamente. Esse canal foi o primeiro. Para mim, esses que não mencionaram isso, não entenderam nada do filme e estão perdendo muito.
Na verdade, quem não entendeu muito do filme foi o próprio Mundo Cópia. Não os culpo, já que analisaram apenas a primeira parte dessa história ( que vai ser finalizada apenas no terceiro filme ).
Ao contrário de ser um Messias como Jesus, Paul Atreides é um tirano e genocida. A obra de Duna serve como um alerta para o fanatismo religioso e para a ascenção de figuras carismáticas ao poder.
O vídeo continua sendo muito bem feito e eles tem um ótimo texto para essa análise, mas ela é bem equivocada e espero que eles façam uma retratação ano que vem, já que sairá a segunda parte.
@@victorlucas6063 concordo. Duna está longe de ser algo sobre Jesus. O povo força demais. A análise toda torta, com certeza não leram os 6 livros, análise fraca demais.
@@caliandra7130 Esses crentes não lêem nem a própria bíblia que carregam abaixo do suvaco suado deles, quem dirá os 6 livros de Duna ou qualquer outra grande obra.
@@caliandra7130 Voltarei aqui ano que vem quando sair o segundo filme só para rir ainda mais desses debilóides fanáticos.
Parabéns Melhor resumo sobre Duna!!! Obrigada
A Melhor análise do filme. Essa vai me levar a assistí-lo
Eu amo a análise de vocês.
Excelente resumo! Excelente produção! Parabéns!
Caraca q perfeitooo, há muito q eu ânseava por um canal assim, muito perfeito.👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Excelente exposição das idéias sobre o filme, e também da história universal.
Pessoal fala que o livro é top, o filme tmb deve ser.
Daqui pra ano que vem vou ler kkkk
Ótima sinopse!!! Parabéns
Excelente.
Duna - parte II é um filme fantástico que trata de temas atuais, como intrigas políticas, a guerra, o poder da religião e suas nuances que darão origem a essa “fé”. Como um líder usa a religião como ferramenta para a conquista.
Fixa no olhar de decepção uma personagem no final.
É um filme emocionante, principalmente se correlacionar com os conflitos presentes.
"O medo é o assassino da mente." - DUNA
Duna - parte I é essencial para dar fundamento a parte II, sem contar que o filme de 2021 mostra todo o egocêntrico humano, na sua maioria quando chega ao poder, subjugando "os mais fracos". Pode passar o tempo que for, a humanidade sempre terá a tendência de autodestruição.
O homem é arquiteto da sua própria destruição...
Ninguém se lembra do Duna de 1984? Também foi muito bom.
O melhor filme de 1984 !!!
Belíssimo roteiro. Parabéns
Ótima análise, o filme é incrível!
Vídeo primoroso 👏👏👏 belo trabalho agora estou animado pra ver esse filme.
Apesar de apreciar este canal, tenho que discordar de sua interpretação de DUNA, sobre esta obra ser sobre "Jesus".
Frank Herbert não escreveu Duma como um livro, mas uma obra em vários tomos (livros). Ao todo são sete (Duna, O Messias de Duna, Os Filhos de Duna, O Imperador Deus de Duna, As Herdeiras de Duna, As Hereges de Duna). Tendo falecido antes de concluir sua obra, Duna foi finalizada pelo filho Brian Herbert, que escreveu livros pré-Duna (A Casa Atreides, A Casa Harkonnen, A Casa Corrino, O Jihad Butleriano, A Cruzada das Máquinas, A Batalha de Corrin), e os livros pós-Duna (A Estrada para Duna, Os Caçadores de Duna, Os Vermes de Areia de Duna), baseado em anotações do próprio Frank Herbert.
O primeiro livro (DUNA) leva a maioria dos leitores a acreditar que se trata de um livro sobre uma mística religiosa, como a vinda de um messias, do tipo Jesus Cristo... Na época, Frank Herbert foi perguntado se estaria fundando uma nova "religião".
Na verdade, a obra Duna é tão intrincada, que a maioria dos leitores cai na armadilha dos dois primeiros livros, ao crer que se trata de uma obra sobre mito de cunho religioso. Tanto é que, ao evoluir a obra, entende-se que Paul Atreides não é o verdadeiro Kwisatz Haderach, e nem seu filho (Leto Atreides II), pois ambos possuem um falha que os impede de atingir a capacidade máxima: medo de olhar mais profundamente no "caminho" passado e no "caminho" futuro, e se perderem nele (ou serem possuídos por um antepassado - A Outra Memória).
O verdadeiro Kwisatz Haderach somente será revelado no último livro (Os Vermes de Areia de Duna), em uma guerra pela sobrevivência da espécie humana devido ao retorno o mais terrível inimigo da espécie humana: Omnius (a inteligência artificial suprema) e as máquinas pensantes. Então se entenderá o porque das Bene Gesseriti orquestrarem tudo para chegar ao Kwisatz Haderach, bem como as ações do Tirano (Leto II) em seu programa de Dispersão.
Frank Herbert foi um crítico ferrenho da humanidade em sua obra, dissertando sobre as diversas estruturas de poder, corrupção e estagnação da humanidade, e a religião é uma delas, juntamente com comércio (lícito e ilícito), castas sociais, poder militar, poder científico, etc.
A obra Duna no final trata da sobrevivência da espécie humana. Isso ficará mais claro a partir dos quarto e quinto volumes (O Imperador Deus de Duna, As Herdeiras de Duna), onde as Bene Gesserit começarão a ter um papel mais claro, mostrando-se não como vilãs, mas como as únicas com a visão e missão de proteger a espécie humana.
O primeiro volume realmente trai os leitores desatentos. Ao ler qualquer livro de Duna, sempre preste atenção às frases chaves de cada capítulo e, principalmente às Bene Gesserit.
Que complemento…De tirar o chapéu…👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Uauuuu @Cesar Pereira! Fiquei com vontade de saber mais sobre Duna por causa de seu comentário. Obrigada!
Emocionada!
Seguindo!
Na verdade, Duna não é sobre Jesus, mas sobre o uso da religião para manipulação e controle, o que pode ser observado na segunda parte do filme.
Tem que fazer um novo vídeo com as informações de Duna 2!!!
Aaaaaaaaaaaaaaah meu Deus, Duna aqui! Meus olhinhos brilharam.
Análise Super Perfeita! Espetacular 👏🏾👏🏼👏🏽👏🏻👏🏼👏🏾👏🏻
Simplesmente Demais!
Você poderia analisar a série de Tv O Segredo Além do Jardim, por favor?