Leitura - Contra o Sionismo, de Breno Altman - 02 - O QUE É SIONISMO?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 окт 2024

Комментарии • 6

  • @robsonlopes4625
    @robsonlopes4625 3 месяца назад +1

    Bom dia professor Alberto

  • @abraaofelipe3424
    @abraaofelipe3424 3 месяца назад +3

    Moré,faço parte da vertente Judaísmo Humanista e,até então,ainda me posicionava como sionista,porém seu primeiro vídeo dessa série me fez repensar muita coisa. Já adquiri o livro do Breno Altman e logo,logo estarei iniciando a leitura enquanto acompanho seus vídeos.
    Todá rabá e parabéns pelo excelente trabalho!

    • @BeitMidrashOrHaSehel
      @BeitMidrashOrHaSehel  3 месяца назад +2

      Humanismo é isto, colocar a vida humana acima das ideologias, crenças e opiniões. Sempre é possível aprender e se posicionar de acordo com a Consciência.

    • @abraaofelipe3424
      @abraaofelipe3424 3 месяца назад +1

      ​@@BeitMidrashOrHaSehelCom certeza,moré.

  • @Guigamoshe
    @Guigamoshe 3 месяца назад +2

    No campo pragmático é possível dois estados ainda? Como podemos pensar e interagir com Israel em meio a todo esse caos? destituir o estado israelense e pensar numa nova proposta de estado que abarque todos os povos que já estão ali?

    • @BeitMidrashOrHaSehel
      @BeitMidrashOrHaSehel  3 месяца назад +2

      Boa pergunta. Na minha visão a questão é a seguinte: A visão colonialista de Estado DEVE cessar. ANTES mesmo de qualquer tipo de proposta e/ou negociação séria pela paz. ANTES de propor qualquer coisa, será preciso - primeiro - Reconhecer o problema. E o problema é: O Estado Sionista é um projeto político Colonial e Racista. A partir deste fato, então - um estado que não fosse colonial e racista - não será, um Estado Sionista de fato. Não será o Israel que agora é. Seria outra coisa que não existe ainda. É disso que precisamos. De outra coisa que não está lá agora. E precisa ser assim, pois os povos reais que vivem ali - Israelenses, Palestinos, Libaneses, Drusos, Eritréios e tantos outros grupos - precisam de uma solução de fato. E o Estado Colonial não tem solução em vista que não envolva, limpeza étnica e extermínio dos resistentes. A paz NÃO É possível no estado colonial. Então, a ideologia colonialista e racista, DEVE deixar de existir.