AFINAL, QUEM ACOMPANHA AS FAMÍLIAS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ACOLHIMENTO?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 22 авг 2024
  • Cursos online site: anapincolini.c...
    A nossa base pra esse vídeo são dois documentos que eu vou deixar aqui pra você baixar. O primeiro e mais antigo, mas ainda válido e fundamental, é o Protocolo de Gestão de serviços, benefícios e transferências de renda no SUAS.
    O segundo é o livrinho amarelinho, “meu livrinho amarelinho, cabe aqui na minha mão”, rsrs, eu não me aguento, rsrs, mas enfim, só pra descontrair a conversa, as orientações técnicas do serviço de acolhimento para crianças e adolescentes.
    Nós vamos destrinchar juntos esses dois documentos pra ver o que eles dizem sobre a competência do acompanhamento das famílias das crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. É do CREAS ou é do abrigo barra casa lar?
    Instagram: / anapincolini
    Linktree: linktr.ee/anap...
    Livro: www.amazon.com...

Комментарии • 16

  • @SalmosDeCuraDivina
    @SalmosDeCuraDivina 11 месяцев назад +2

    As orientações técnicas do SUAS são bem claras.
    Mas tem gente que quer criar um SUAS, particular pra atendimento e acompanhamento familiar.
    Não se deve inventar Roda.
    E sim seguir as orientações previstos nos protocolos,.

    • @glauciaschlepka6615
      @glauciaschlepka6615 8 месяцев назад +2

      se fosse "bem claras" nao haveria um canal no youtube só pra explicar isso. São problemas e contradições que vejo acontecer no Brasil inteiro. Nossos documentos dão margem para múltiplas interpretações. Penso que deveria ser revistos e reescritos com mais praticidade. É só olhar o fluxo de atendimento da saúde: atenção básica - média - alta complexidade, fluem com naturalidade. A gente do SUAS fica andando em círculo.

  • @morceguinha-.-
    @morceguinha-.- Год назад +4

    Meus parabéns! Primeiro vídeo que vejo, e a linguagem é muito clara. Importante frisar mesmo a questão da equipe técnica com vieses em alguns casos. Além de também levar questões do dia a dia para a equipe técnica da VIJ que acompanha o caso para se aproximar da realidade que vemos. Claro, com articulação também do CREAS, onde nenhum serviço se sobrepõe, e sim agrega pensando em possibilidades para fortalecer aquela criança/adolescente/família. Muito obrigada por compartilhar o conteúdo. 🙏🏼

  • @inaya.w
    @inaya.w Год назад +1

    E em relação ao acompanhamento das crianças em relação à violência sofrida? 1) no caso em que as crianças já eram acompanhadas pelo creas, elas permanecem? 2) no caso em que elas não eram acompanhadas pelo creas, elas deveriam ser inseridas? Eu sei que comentou isso no vídeo mas gostaria de entender melhor

  • @Alazzaretti
    @Alazzaretti Год назад +1

    Um grande abraço Ana! 🙏❤️

  • @user-jc2cc2qn3c
    @user-jc2cc2qn3c 7 месяцев назад

    Ana! E no nosso caso, que existe alta complexidade por meio do acolhimento com Equipe Técnica especifica, mas não tem CREAS/nem PSE, só CRAS

  • @tiffany8756
    @tiffany8756 10 месяцев назад

    A realidade de muitos municípios pequenos é que o CREAS acompanha a família e acaba sendo uma extensão da SAI, pois em sua maioria os funcionários das Casa de Passagem não são técnicos de nível superior, então eles acabam vendo o CREAS como uma extensão da equipe do SAI que precisa de fazer o trabalho de cuidador.

  • @gracietepessoa3464
    @gracietepessoa3464 7 месяцев назад

    Boa noite! Estou chegando agora e preciso muito de ajuda ou seja orientação profissional de um coordenador do Creas

  • @glauciaschlepka6615
    @glauciaschlepka6615 8 месяцев назад

    Ana, em outro vídeo sobre acolhimento, vc disse que a contrarreferencia da alta deve ser para o CREAS. Já neste vídeo, vc menciona que deve ser ao CRAS. Pode me ajudar a entender melhor por favor?

  • @marciareginaguimaraes5309
    @marciareginaguimaraes5309 Год назад

    Excelente exposição 👏🏻

  • @humanizados3067
    @humanizados3067 9 месяцев назад

    Oi ana , me tira uma duvida , avó da criança acolhida é uma idosa que sofre violações de direitos pois é vitima de violência da propriia filha , quem deve acompanhar está avó no que tange a violação ? a equipe da casa abrigo ou a Equipe do CREAS?

  • @marlucyqueiros8766
    @marlucyqueiros8766 10 месяцев назад

    Oi Ana, para os serviços de acolhimento que atendem aos demais públicos (idosos, adultos etc) também seguem essas mesmas orientações de acompanhamento articulado ou em parceria?

  • @ivana55gmailbertoldi29
    @ivana55gmailbertoldi29 8 месяцев назад

    Em Governador Valadares aconteçe duplicidade e a mesma equipe q sugere o acolhimento e solicitada constatememte acequipe do creas é obrigada pela Gerencia da PSE , a atuar nas casas de acolhimento.
    É temos equipe completa nas casa de acolhimento😢😢