Bem interessante, tenho algumas teorias fundamentadas sobre oq acontece em cada caso. Eu trabalho em uma micro cervejaria fazendo cerveja artesanal, e faço envaze de cerveja (que também é uma bebida gaseificada) todo santo dia. Primeiro acho que a semi aberta funciona bem pois se apertar muito forte, o oring interno da tampinha é estrangulado e perde a vedação, os maquinários que fazem esse fechamento na indústria aplicam uma força precisa pra isso não acontecer. Trocar a garrafa obviamente seria o pior, pois o refrigerante não é um líquido que prende bem o CO2, basta ver como a espuma de uma coca sobe e logo desaparece, então qualquer turbulência no líquido vai extrair o CO2. A garrafa apertada realmente deveria ser um dos melhores, já que o CO2 não tem como escapar do líquido e preencher um espaço vazio (no ramo da cerveja chamamos de headspace), só um porém que se a garrafa ficar amassada firme é melhor, pq aí o gás não tem força pra desamassar a garrafa, então talvez prender com uma liga de cabelo? A do plástico funciona bem por motivos óbvios. A invertida acredito que não funciona bem por 2 motivos: 1 muito headspace e 2 turbulência ao virar a garrafa. Existe um jeito que é o melhor que existe, comprar 2 peças: carbonator para garrafa pet e conector Ball Lock. Aí liga uma bombinha de ar e pressuriza a garrafa. Fica um pouco caro comprar as coisas pra fazer, mas tem mais barato no Aliexpress e dura pra sempre.
ele já fez, tem um video de como fazer água com gás e ele explica como funciona, mas basicamente o gás acaba se disolvendo com o ar que esta dentro da garrafa, por isso a tal tecnica de virar nao dá certo e a de amassar é a que mais deu certo no teste do SOS
*Correção:* Volume vazio é a garrafa amassada pois está criando uma pressão negativa de dentro pra fora onde "puxa" mais fácil o CO2 do refrigerante, já a garrafa normal depois de aberta e usada, aquele espaço "vazio" dentro da garrafa não está vazio, na verdade está preenchido com oxigênio, mas sem pressão. Da mesma forma que os refrigerantes são gaseificados, o ideal para manter o gás no refrigerante por mais tempo é mais pressão interna, onde assim não terá para onde o gás expandir. Uma forma para dar uma pressãozinha na garrafa é colocá-la sem a tampa no congelador por uns 5 minutos destampada. Pois o ar em temperaturas mais baixas se comprime enquanto q o quente se expande. Então passando-se os 5 minutos abra o congelador e feche o mais rápido possível a garrafa preservando o ar gelado dentro dela, ao tirá-la do congelador vc perceberá q ela estará com mais pressão devido a mudança d temperatura. Desta forma o gás levará mais tempo para se expandir, ou em outras palavras... Irá ficar mais tempo com gás. Por isso eu achei este vídeo um erro, pois ao deixar a garrafa semiaberta a tampa não está servindo para manter a pressão interna, sendo assim o gás descomprime mais facilmente e escapa, é o q n deve se fazer na vdd. No vídeo ele n deve ter deixado completamente meio aberto, provavelmente estava fechado sem mt força, mas suficiente para manter a pressão interna. Outra dica para fazer com q o gás n escape é não sacudir mt a garrafa, balance o menos possível para q o gás se preserve mais no líquido já q ele escapa fácil _(exemplo é quando vc deixa cair no chão)._ Outra dica é abrir lentamente a tempinha da garrafa, sem fazer espuma, pois assim vc estará equalizando o ar externo com o da garrafa, n fará uma alta descompressão rápida q é o q faz surgir as bolhas. _(Isso inclusive é usado pelos mergulhadores q ao mergulharem mt fundo sobem aos poucos dando umas pausas para q n haja descompressão q formaria bolhas no sangue)._ Abrindo a garrafa desta forma vc evita d perder gás desnecessariamente, tendo por mais tempo. Essas dicas podem n ser mt práticas, mas são as q verdadeiramente funcionam.
Na visão de um químico, a pressão quando está fechado é boa o suficiente pra manter o gás no líquido (que pode ser sempre melhorada em temperaturas baixas, o que justifica o nome "refrigerante"). Ao abrir, uma parte escapa por conta da redução de pressão. Porém, há muito gás diluído no líquido. Aos poucos, ele vai tentando equilibrar com a pressão de vapor (que é a pressão exercida do gás no líquido na parte que só tem "ar"), e por isso, quando você abre a garrafa, sempre vaza um pouco: o gás que vaza é o resultado do equilíbrio de pressão, ou seja, o gás saiu do líquido e ficou no topo. Sempre que você abre, o equilíbrio é feito entre o ar da garrafa e o ar externo. O que é importante saber: o gás se mantém melhor no líquido QUANDO a temperatura é baixa e a pressão é alta. Além disso, cada abertura depois do gás equilibrar dentro da garrafa, liberará gás para o ar externo. Melhor forma de tomar sempre refrigerante fresquinho: comprar o que for tomar e, apenas se for tomar muita gente, comprar a embalagem maior (que geralmente tem o melhor custo-benefício).
*Corretíssimo!👍🏻* Fiz outro comentário respondendo outra pessoa e foi um pouco parecido com o seu: *Correção:* Volume vazio é a garrafa amassada pois está criando uma pressão negativa de dentro pra fora onde "puxa" mais fácil o CO2 do refrigerante, já a garrafa normal depois de aberta e usada, aquele espaço "vazio" dentro da garrafa não está vazio, na verdade está preenchido com oxigênio, mas sem pressão. Da mesma forma que os refrigerantes são gaseificados, o ideal para manter o gás no refrigerante por mais tempo é mais pressão interna, onde assim não terá para onde o gás expandir. Uma forma para dar uma pressãozinha na garrafa é colocá-la sem a tampa no congelador por uns 5 minutos destampada. Pois o ar em temperaturas mais baixas se comprime enquanto q o quente se expande. Então passando-se os 5 minutos abra o congelador e feche o mais rápido possível a garrafa preservando o ar gelado dentro dela, ao tirá-la do congelador vc perceberá q ela estará com mais pressão devido a mudança d temperatura. Desta forma o gás levará mais tempo para se expandir, ou em outras palavras... Irá ficar mais tempo com gás. Por isso eu achei este vídeo um erro, pois ao deixar a garrafa semiaberta a tampa não está servindo para manter a pressão interna, sendo assim o gás descomprime mais facilmente e escapa, é o q n deve se fazer na vdd. No vídeo ele n deve ter deixado completamente meio aberto, provavelmente estava fechado sem mt força, mas suficiente para manter a pressão interna. Outra dica para fazer com q o gás n escape é não sacudir mt a garrafa, balance o menos possível para q o gás se preserve mais no líquido já q ele escapa fácil _(exemplo é quando vc deixa cair no chão)._ Outra dica é abrir lentamente a tempinha da garrafa, sem fazer espuma, pois assim vc estará equalizando o ar externo com o da garrafa, n fará uma alta descompressão rápida q é o q faz surgir as bolhas. _(Isso inclusive é usado pelos mergulhadores q ao mergulharem mt fundo sobem aos poucos dando umas pausas para q n haja descompressão q formaria bolhas no sangue)._ Abrindo a garrafa desta forma vc evita d perder gás desnecessariamente, tendo por mais tempo. Essas dicas podem n ser mt práticas, mas são as q verdadeiramente funcionam.
Pq quando fechamos a garrafa fortemente, o gás vai sair todinho quando abrir, por isso o barulho alto, já quando tá meio aberta, a gente não tem essa perda de gás brusca
Parabéns pelo teste super rigoroso. Deixou de ser um short, passou a ser um long kkkkkkk.... Mas realmente, estou impressionado com o teste e o resultado.
Eu desconfio que quando a gente aperta muito a tampa, ela acaba dilatando um pouco, como se fosse um parafuso espanado, então na verdade quanto mais apertar mais passagem de ar vai ter, por isso a garrafa muito apertada (intuitivamente a que seria a melhor) perdeu.
Acho que a que ficou semiaberta ganhou porque não perde aquele tanto de gás quando vai abrir todos os dias. Nós pensamos que o barulho de sair o gás ao abrir é a prova de que o refrigerante ainda está bom para beber, mas o que realmente acontece é sair aquela quantidade de gás que ouvimos ao abrir.
Bom meu método de fechar bem(como se fosse fechar pra sempre, inclusive a vezes que faco isso e nem meu tio nem minha mae conseguem abrira garrafa) e colocar sempre na porta não ficar abrindo a geladeira sempre e rápido pra não ficar agintando/chacoalhando a garrafa e na hora de servir não deixar "fazer aquelas bolhas". Já chegou a ficar 7 dias ou mais na geladeira e "praticamente" não perdia o gás. Meu tio é minha testemunha. Inclusive nunca fiz nenhum desses métodos e tinha métodos no vídeo que nunca tinha ouvido falar. Esse método que eu prático aprendi sozinho "testando".
A explicação é que quanto mais vc aperta, mais pressão vai ficar na garrafa, então quando vc abrir, vai gerar uma pressão pra liberar o gás, fazendo isso algumas vezes a bebida perde todo o gas
Sempre a a garrafa amassada vai conservar mais. Há propriedades coligativas que fazem que o gás têm que desamassar a garrafa para depois sair. Isso aprendi em química no ensino médio.
Eu acreditaria na garrafa fechada firmemente. Isso iria manter o gás dentro da garrafa, mesmo que ele fosse liberado pelo líquido, ele aumentaria a pressão interna da garrafa, o que aumentaria a solubilidade do gas no líquido. Porém o observado foi que a garrafa aberta, mesma pressão dentro e fora, ficou mais gaseificada. Considerando também que as perturbações contribuem para a liberação da garrafa, como visto ao trocar as garrafas, meu palpite é que a descompressão rápida ao abrir a garrafa esteja criando perturbações que causem mais liberação de gases. Ficando estão a minha sugestão para mais um método. Fechar bem a garrafa e abrir lentamente, deixando o gas escapar aos poucos. Também vale a dica de sempre deixar a garrafa gelada. Pois a solubilidade do gas diminui com o aumento da temperatura.
Aqui em casa, amasso a garrafa com dois canudos rígidos(podem ser palitos de churrasco), um de cada lado e prendo as pontas dos canudos com liga. assim a garrafa permanece amassada e o gás não tem como escapar e desamassar a garrafa. Mantendo a pressão e o gás misturado ao líquido.
Este é um vídeo incrível e eu gostei de tudo e também estou animado para compartilhar minha experiência de investimento até agora este ano, acredito que vai ajudar muitas pessoas aqui que estão confusas sobre como começar o ano e ser produtivo para o ano.
Do meu ponto de vista, você precisa investir com inteligência se precisar das coisas boas da vida. até agora eu fiz mais de $ 355k em lucros brutos de apenas 4º trimestre do mercado com minha estratégia de portfólio diversificado e acredito que qualquer um pode fazê-lo, você tem a estratégia certa, fundos mútuos leva muito tempo, mas investir com inteligência é a chave para o curto prazo . A maioria de nós tende a prestar mais atenção à posição mais brilhante no mercado do que ao custo da diversificação adequada.
Meu portfólio é muito diversificado, então não é como se eu tivesse um fundo específico em que invisto, além de não fazer isso sozinho. eu sigo os ofícios de Karen Gaye Gray. Ela é uma corretora popular da qual você já deve ter ouvido falar. Posso dizer corretamente que ela vale seu sal como consultora financeira, pois suas habilidades de diversificação são de primeira qualidade, digamos porque vejo isso em seus resultados, pois meu portfólio cresce em média de 10 a 15% mensalmente, ao contrário do que posso dizer para meus IRA que está se arrastando, meu portfólio apenas reflete o que ela negocia e não apenas em algumas indústrias específicas de minha escolha.
Sim exatamente. Meu dinheiro fica direto na minha conta. É tudo programático, além de ser relativamente muito mais fácil configurar e conectar minhas contas do que criar um pan financeiro e elaborar estratégias de investimento por conta própria, minha conta apenas espelha os negócios dela em tempo real.
Quando se trata de investimento, a diversificação é fundamental. Também tenho meu interesse definido em setores-chave com base no desempenho e crescimento projetado, não invista todo o seu dinheiro em um setor específico, diversificar entre diferentes setores é o caminho a seguir.
@@bobschriswell565 Acho que encontrei o nome dela em uma entrevista onde ela falou sobre como o mercado financeiro está sendo afetado pela recente invasão russa, como chegar até ela? eu realmente aprendi muito com seu discurso.
Na china vc deve encontrar uma tampa pata PET que tem uma bomba de ar, para pressurizar o ar dentro da garrafa e a pressão faz com qque seguire o gás dentro do líquido...
A que trocou de garrafa ficou pior porque na hora de colocar na garrafa, balançou muito e saiu muito gás. Se colocar devagar até na boca e fechar, vai manter sim o gás por muito tempo.
Na minha opinião a troca de garrafa foi feita de forma inadequada. Faço e sempre deu certo, coloco pra gelar, quando está “trincando” bebo e o restante coloco numa garrafa menor evitando agitar(formar espuma) e sempre parece que abriu pela primeira vez
O co2 não se perde apenas pela vedação da tampa, mas pelas paredes da garrafa tb. Por tanto não importa a técnica, ele se perderá. Mas, não mexer muito a garrafa ajuda a manter o co2.
Eu lí em algum canto da internet que fechar a garrafa de refrigerante com força cria uma pressão maior dentro dela, fazendo com que o gás queira escapar com mais força, fazendo assim com que o refrigerante perca mais gás a longo prazo.
Eu sempre aperto bem a tampa da garrafa (até pego pano de prato pra ajudar na hora de apertar) depois emborgo a garrafa sem amassar. Dura de 15 a 20 dias, ou mais. Mas é necessário que quando for abrir a garrafa pela primeira vez não pode deixar o gás sair, é abrir a garrafa, tirar o necessário e fechar rápido. Moro sozinha e quantas vezes esqueço a garrafa na geladeira por semanas e qd vou usar ainda está cheia de gás.
A forma como foi relocado o refrigerante, nas garrafas menores, a meu ver, interferiu no resultado. A transferência deveria ser feita com cuidado, com ambas as garrafas inclinadas evitando perda de gás durante o processo, que ficou evidente pela espuma gerada.
Acho que se a troca de garrafa for feita com mais cuidado sem fazer espuma, poderia ficar melhor. Outra coisa, poderia usar aquelas bombas de pulverização para garrafa pet só para pressurizar o ar, mas não sei se ia manter a pressão por muito tempo.
Sempre que sobra refrigerante eu troco por uma garrafa menor e no outro dia o refrigerante esta do mesmo jeito. Ja fiz isso com varios diferentes e o resultado foi sempre o mesmo. A garrafa que vc usou pode ter interferido de alguma forma. Comigo sempre dá certo. Melhor tecnica que eu encontrei e que nao altera em nada o gás.
Teste super elaborado e tal mas q achei perdido pela falta de cuidado ao manusear o refri nas interações para evitar perder mais gás principalmente no caso da troca de garrafa, teria q ser feita bem devagar aos poucos visando perder o mínimo de gás possível no processo pra assim sim ser justo as comparações, a meio aberta foi justamente a que você menos manipulou/mexeu digamos assim, logo a vencedora acho q o segredo está nisso
"ah mas no dia a dia a gente põe rápido msm" não, se for pra fazer rápido eu só fecho a garrafa e coloco na geladeira, esse é um teste visando uma conclusão sobre o que perde menos gás, então os processos tem q ser feitos com cuidado e atenção sim
A meio aberta faz sentido por que se iguala a pressão de fora com a de dentro da garrafa saindo menos gás geralmente refrigerante é pensado pra se tomar em algumas horas e aguenta alguns abre e fecha durante esse tempo no geral perde muito gás por que quando se fecha após abrir com o movimento da garrafa as bolhas de gás vão se soltando mais e ao fechar se cria mais pressão e abrindo solta o gás e fica nesse ciclo até sair todo o gás
Eu costumo balançar bastante a garrafa antes de guardar, com isso parece que a pressão intensa aumenta fazendo a tampa ficar mais apertada, e com isso parece que veda melhor, já ficou 2 semanas e parecia que era nova.
A técnica de amassar a garrafa é a mais correta, pois o CO2 que evolui do líquido logo satura a atmosfera interna, desde que o espaço que seja deixado seja mínimo. Ao saturar a atmosfera ocorre o equilíbrio entre o gás dissolvido no líquido e o gás liberado (evoluído). A melhor técnica seria: gelar bem a garrafa antes de abrir e sempre retirar totalmente o gás da garrafa antes de guardar. Lembrando que o gás se dissolve melhor no líquido a baixas temperaturas.
O pior é que o que eu tinha certeza que iria ganhar ficou em último. Já amassei, coloquei de cabeça pra baixo, amassei e coloquei de cabeça pra baixo e por último, tentei trocar por uma garrafa menor. Ao contrário do que acontece neste vídeo, a coca cola fica perfeita, pelo menos depois da primeira troca. E já fiz dezenas de vezes, pq eu almoço com um copo de refri e coloco o restante em duas de 600 ml pra levar para o trabalho. Nunca falhou. A minha teoria é que, na primeira troca, ele colocou em uma garrafa em que a tampa não "segura" bem o gás. Se alguém ler este livro, pode experimentar que dá certo. Mas retorna depois aqui pra dizer que funcionou.👍🏼
Não sei vocês perceberam, mas com o passar dos anos, os refrigerantes vem perdendo gás com muito mais facilidade. Não sei se a intenção é de aumentar um consumo, mas andei me questionando sobre essa observação.🤔🤔🤔
Garrafas menores funciona, mas você tem que evitar turbulência. Tem que fazer com muito cuidado, sem funil. Vale lembrar que uma garrafa de 3L não consegue armazenar a mesma pressão que uma garrafinha de 250ml, então não adianta sair virando, vai perder o gás, que já é pouco, na hora que vira. Inclusive, se você gosta de refrigerante, vale a pena comprar em fardos de embalagens menores, ou garrafas de vidro. Pode gerar mais lixo ou ser mais caro, mas a qualidade do produto é superior.
Gostei, O pior é que eu estava caçando uma forma de como tirar o gás do refrigerante sem alterar ou modificar, e não tem no RUclips todos que eu encontrei preciso alterar modificar. muito bom o video.
Eu tenho 2 outras teorias que não foram testadas (não muito práticas) 1) Criar pressão dentro da garrafa (pode ser amarrando forte depois de fechar a garrafa). A teoria é que com mais pressão dentro da garrafa, o gás não precisa sair do líquido pra criar pressão) 2) Amassar a garrafa aberta E amarrar. Tendo menos oxigênio dentro, o CO2 não tem outro gás para se diluir e com ela amarrada, não precisa criar pressão
Sempre uso a da garrafa amassada até a ponta e aperto bem para não entrar oxigênio externo e inflar a garrafa novamente, porque e nesse espaço da garrafa que o CO2 se solta do líquido e preenche o espaço vazio da garrafa
Acho que uma forma interessante seria amassar ela depois de fechada com um peso ou alguma coisa amarrada bem apertada. Em teoria aumentando a pressão dentro da garrafa faz o gás ter dificuldade em ser liberado
Sempre uso a tática de amassar a garrafa, mas naquelas retornáveis, o plástico é mais duro e não tem como, aí sempre fica sem gás. Vou testar a do plástico e semiaberta...
Acho que o método ideal seria amassar a garrafa, por o plástico e deixar meio aberta, dessa forma diminui o espaço para o gás sair do líquido e aumenta a vedação da boca.
*Correção:* Volume vazio é a garrafa amassada pois está criando uma pressão negativa de dentro pra fora onde "puxa" mais fácil o CO2 do refrigerante, já a garrafa normal depois de aberta e usada, aquele espaço "vazio" dentro da garrafa não está vazio, na verdade está preenchido com oxigênio, mas sem pressão. Da mesma forma que os refrigerantes são gaseificados, o ideal para manter o gás no refrigerante por mais tempo é mais pressão interna, onde assim não terá para onde o gás expandir. Uma forma para dar uma pressãozinha na garrafa é colocá-la sem a tampa no congelador por uns 5 minutos destampada. Pois o ar em temperaturas mais baixas se comprime enquanto q o quente se expande. Então passando-se os 5 minutos abra o congelador e feche o mais rápido possível a garrafa preservando o ar gelado dentro dela, ao tirá-la do congelador vc perceberá q ela estará com mais pressão devido a mudança d temperatura. Desta forma o gás levará mais tempo para se expandir, ou em outras palavras... Irá ficar mais tempo com gás. Por isso eu achei este vídeo um erro, pois ao deixar a garrafa semiaberta a tampa não está servindo para manter a pressão interna, sendo assim o gás descomprime mais facilmente e escapa, é o q n deve se fazer na vdd. No vídeo ele n deve ter deixado completamente meio aberto, provavelmente estava fechado sem mt força, mas suficiente para manter a pressão interna. Outra dica para fazer com q o gás n escape é não sacudir mt a garrafa, balance o menos possível para q o gás se preserve mais no líquido já q ele escapa fácil _(exemplo é quando vc deixa cair no chão)._ Outra dica é abrir lentamente a tempinha da garrafa, sem fazer espuma, pois assim vc estará equalizando o ar externo com o da garrafa, n fará uma alta descompressão rápida q é o q faz surgir as bolhas. _(Isso inclusive é usado pelos mergulhadores q ao mergulharem mt fundo sobem aos poucos dando umas pausas para q n haja descompressão q formaria bolhas no sangue)._ Abrindo a garrafa desta forma vc evita d perder gás desnecessariamente, tendo por mais tempo. Essas dicas podem n ser mt práticas, mas são as q verdadeiramente funcionam.
Surpresa demais! Há muito que quero falar que acho vc ótimo para "tocar" os experimentos, o humor é muito importante e vc tem um timming muito bom, mas tenho uma curiosidade, se me permite, qual é o seu nome? Se não quiser dizer, ok. Um abraço!
sabe o que que é o duro do teste ainda por cima? hahahaha é o lote, validade, e como o produto chegou até o estabelecimento (por exemplo, garrafa que chegou a cair) No vídeo não fala, mas o ideal é pegar 1 fardo FECHADO de 6 guaranás com a galera do estoque de um mercado ou de uma distribuidora. Na geladeira, manter igualmente na mesma distância da saída dos ventos internos da geladeira hahhaha (Eu tentaria fazer com tudo igual, inclusive data de validade, mesmo fardo, etc. hahaha) Ah, e o copo também, sempre deixar na geladeira para não haver choque térmico no início dos testes e ficar enviesado pela temperatura da bebida.
Coloca a garrafa de boca para baixo, assim o gás vai para o fundo, e como o líquido fica na parte de baixo, impede que ele saia. Quando compro refri sempre faço assim, por isto dura muito mais tempo.
Eu suponho que quando o gás vai saindo do líquido ele vai criando pressão e força o gás que ainda está no liquido á sair mais rapido, por isso o teste da meio-aberta foi o vencedor, e tudo se agrava mais ainda quando o líquido é agitado.
Muito bom! Mas faltou a técnica de antigamente que era colocar uma colher pequena com o cabo pra dentro da garrafa..hahahaha. Isso fazíamos nas garrafas de vidro de guaraná tabajara de 600ml. Bons tempos.
Eu uso a técnica de trocar de garrafa com sucesso. Mas de forma diferente. Eu abro o refrigerante e coloco em várias garrafas de 600ml. Sem usar funil(bico a bico) deitada. Conchinha muito bem.
Bem interessante, tenho algumas teorias fundamentadas sobre oq acontece em cada caso. Eu trabalho em uma micro cervejaria fazendo cerveja artesanal, e faço envaze de cerveja (que também é uma bebida gaseificada) todo santo dia. Primeiro acho que a semi aberta funciona bem pois se apertar muito forte, o oring interno da tampinha é estrangulado e perde a vedação, os maquinários que fazem esse fechamento na indústria aplicam uma força precisa pra isso não acontecer. Trocar a garrafa obviamente seria o pior, pois o refrigerante não é um líquido que prende bem o CO2, basta ver como a espuma de uma coca sobe e logo desaparece, então qualquer turbulência no líquido vai extrair o CO2. A garrafa apertada realmente deveria ser um dos melhores, já que o CO2 não tem como escapar do líquido e preencher um espaço vazio (no ramo da cerveja chamamos de headspace), só um porém que se a garrafa ficar amassada firme é melhor, pq aí o gás não tem força pra desamassar a garrafa, então talvez prender com uma liga de cabelo? A do plástico funciona bem por motivos óbvios. A invertida acredito que não funciona bem por 2 motivos: 1 muito headspace e 2 turbulência ao virar a garrafa. Existe um jeito que é o melhor que existe, comprar 2 peças: carbonator para garrafa pet e conector Ball Lock. Aí liga uma bombinha de ar e pressuriza a garrafa. Fica um pouco caro comprar as coisas pra fazer, mas tem mais barato no Aliexpress e dura pra sempre.
Adorei a explicação. Obrigada ☺
Oloco, maluco pode dar um MBA de bebida gaseficada. hands down
Nem todo herói usa capa
Pensei: mto longo, vo ler só um pouco.
Li tudo e ainda fui explicar pra minha esposa kkkk
Para 100% de perfeição, faltou o link desses negócios no aliexpress kkk
pra não ter erro, vc pode amassar, colocar o plástico e deixar virada ao mesmo tempo 😂👍
Gênio
Gênio
Isso que eu ia falar...mesclar os jeitos....kkkk
Ou melhor, nem abrir kk
Ele é gay mano?
Cara, vc apareceu tanto nos shorts recomendados, e com conteúdo dinâmico e bem feito que me tornei inscrito!! kkkk
Parabéns pelo trabalho!
Excelente vídeo. Além de dar a dica do refrigerante, ainda mostrou de forma básica como funciona o método de observação científica
Agora o Iberê do Manual do Mundo precisa fazer um vídeo pra explicar a lógica por trás disso haha
ele já fez, tem um video de como fazer água com gás e ele explica como funciona, mas basicamente o gás acaba se disolvendo com o ar que esta dentro da garrafa, por isso a tal tecnica de virar nao dá certo e a de amassar é a que mais deu certo no teste do SOS
😮que palhaçada
*Correção:* Volume vazio é a garrafa amassada pois está criando uma pressão negativa de dentro pra fora onde "puxa" mais fácil o CO2 do refrigerante, já a garrafa normal depois de aberta e usada, aquele espaço "vazio" dentro da garrafa não está vazio, na verdade está preenchido com oxigênio, mas sem pressão.
Da mesma forma que os refrigerantes são gaseificados, o ideal para manter o gás no refrigerante por mais tempo é mais pressão interna, onde assim não terá para onde o gás expandir.
Uma forma para dar uma pressãozinha na garrafa é colocá-la sem a tampa no congelador por uns 5 minutos destampada. Pois o ar em temperaturas mais baixas se comprime enquanto q o quente se expande.
Então passando-se os 5 minutos abra o congelador e feche o mais rápido possível a garrafa preservando o ar gelado dentro dela, ao tirá-la do congelador vc perceberá q ela estará com mais pressão devido a mudança d temperatura.
Desta forma o gás levará mais tempo para se expandir, ou em outras palavras...
Irá ficar mais tempo com gás.
Por isso eu achei este vídeo um erro, pois ao deixar a garrafa semiaberta a tampa não está servindo para manter a pressão interna, sendo assim o gás descomprime mais facilmente e escapa, é o q n deve se fazer na vdd.
No vídeo ele n deve ter deixado completamente meio aberto, provavelmente estava fechado sem mt força, mas suficiente para manter a pressão interna.
Outra dica para fazer com q o gás n escape é não sacudir mt a garrafa, balance o menos possível para q o gás se preserve mais no líquido já q ele escapa fácil _(exemplo é quando vc deixa cair no chão)._
Outra dica é abrir lentamente a tempinha da garrafa, sem fazer espuma, pois assim vc estará equalizando o ar externo com o da garrafa, n fará uma alta descompressão rápida q é o q faz surgir as bolhas. _(Isso inclusive é usado pelos mergulhadores q ao mergulharem mt fundo sobem aos poucos dando umas pausas para q n haja descompressão q formaria bolhas no sangue)._
Abrindo a garrafa desta forma vc evita d perder gás desnecessariamente, tendo por mais tempo.
Essas dicas podem n ser mt práticas, mas são as q verdadeiramente funcionam.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
O difícil é o refrigerante, aqui em casa ,durar 4 dias na geladeira rsss acaba bem antes.
Muito obrigada! Eu tinha essa dúvida, NUNCA imaginei que alguém faria isso! Esse vídeo é de utilidade pública :)
Você colaborou muito para o progresso da humanidade.
Na visão de um químico, a pressão quando está fechado é boa o suficiente pra manter o gás no líquido (que pode ser sempre melhorada em temperaturas baixas, o que justifica o nome "refrigerante"). Ao abrir, uma parte escapa por conta da redução de pressão. Porém, há muito gás diluído no líquido. Aos poucos, ele vai tentando equilibrar com a pressão de vapor (que é a pressão exercida do gás no líquido na parte que só tem "ar"), e por isso, quando você abre a garrafa, sempre vaza um pouco: o gás que vaza é o resultado do equilíbrio de pressão, ou seja, o gás saiu do líquido e ficou no topo. Sempre que você abre, o equilíbrio é feito entre o ar da garrafa e o ar externo.
O que é importante saber: o gás se mantém melhor no líquido QUANDO a temperatura é baixa e a pressão é alta. Além disso, cada abertura depois do gás equilibrar dentro da garrafa, liberará gás para o ar externo.
Melhor forma de tomar sempre refrigerante fresquinho: comprar o que for tomar e, apenas se for tomar muita gente, comprar a embalagem maior (que geralmente tem o melhor custo-benefício).
Gases de solubilizam melhor em líquido em temperaturas baixas e sólidos (sal e pó) em temperaturas altas.
*Corretíssimo!👍🏻*
Fiz outro comentário respondendo outra pessoa e foi um pouco parecido com o seu:
*Correção:* Volume vazio é a garrafa amassada pois está criando uma pressão negativa de dentro pra fora onde "puxa" mais fácil o CO2 do refrigerante, já a garrafa normal depois de aberta e usada, aquele espaço "vazio" dentro da garrafa não está vazio, na verdade está preenchido com oxigênio, mas sem pressão.
Da mesma forma que os refrigerantes são gaseificados, o ideal para manter o gás no refrigerante por mais tempo é mais pressão interna, onde assim não terá para onde o gás expandir.
Uma forma para dar uma pressãozinha na garrafa é colocá-la sem a tampa no congelador por uns 5 minutos destampada. Pois o ar em temperaturas mais baixas se comprime enquanto q o quente se expande.
Então passando-se os 5 minutos abra o congelador e feche o mais rápido possível a garrafa preservando o ar gelado dentro dela, ao tirá-la do congelador vc perceberá q ela estará com mais pressão devido a mudança d temperatura.
Desta forma o gás levará mais tempo para se expandir, ou em outras palavras...
Irá ficar mais tempo com gás.
Por isso eu achei este vídeo um erro, pois ao deixar a garrafa semiaberta a tampa não está servindo para manter a pressão interna, sendo assim o gás descomprime mais facilmente e escapa, é o q n deve se fazer na vdd.
No vídeo ele n deve ter deixado completamente meio aberto, provavelmente estava fechado sem mt força, mas suficiente para manter a pressão interna.
Outra dica para fazer com q o gás n escape é não sacudir mt a garrafa, balance o menos possível para q o gás se preserve mais no líquido já q ele escapa fácil _(exemplo é quando vc deixa cair no chão)._
Outra dica é abrir lentamente a tempinha da garrafa, sem fazer espuma, pois assim vc estará equalizando o ar externo com o da garrafa, n fará uma alta descompressão rápida q é o q faz surgir as bolhas. _(Isso inclusive é usado pelos mergulhadores q ao mergulharem mt fundo sobem aos poucos dando umas pausas para q n haja descompressão q formaria bolhas no sangue)._
Abrindo a garrafa desta forma vc evita d perder gás desnecessariamente, tendo por mais tempo.
Essas dicas podem n ser mt práticas, mas são as q verdadeiramente funcionam.
Tem que chamar o Ibere pra explicar pq a 6 venceu kkkk
Pq quando fechamos a garrafa fortemente, o gás vai sair todinho quando abrir, por isso o barulho alto, já quando tá meio aberta, a gente não tem essa perda de gás brusca
Mas então, e o gás não fica saindo de pouquinho em pouquinho com ela meio aberta? É contra intuitivo isso
Porque quando aperta muito forte acaba rompendo a vedação da tampinha, e quando fecha sem apertar mantém essa vedação por mais tempo.
Eu imagino que aplique menos pressão dentro da garrafa e aí aplique menos força para separar o gás do líquido.
@@tonyplay_original provavelmente n faz muita diferença deixar ela fechada normal e semi aberta
Pra ficar show mesmo, põem o plástico, aperta e deixa um pouquinho aberta! Eu fiz aqui e tô no 5 dia com o mesmo refri com gás!
Fiz tbm e tem dois anos que tomo o mesmo refri e tem gás suficiente para a Europa toda passa o inverno
Amassar a garrafa, colocar o plástico e deixar meio aberto kkkkkkk
tbm fiz na minha infância, continuo adulto e ainda continuo bebendo o mesmo refri, incrível!
@@eduardodacostamoreira7600 Se tu fizer com Dolly, vai ter gás suficiente pra abastecer um Opala 4.0 modificado pra GNV
@@eduardodacostamoreira7600 esse aqui foi longe. Pra ele existe um gás só no mundo. O cara respira gás de petróleo.
Gostei dos experimentos! Obrigada pelas dicas. Saudades do Vini!
Parabéns pelo teste super rigoroso. Deixou de ser um short, passou a ser um long kkkkkkk.... Mas realmente, estou impressionado com o teste e o resultado.
Esse vídeo é de utilidade pública parabéns!
que plot twist! eu não tava esperando que a semiaberta fosse ser a melhor. 😨
Parabéns pelo trabalho. Amooooo
Parabéns pela metodologia.
Eu desconfio que quando a gente aperta muito a tampa, ela acaba dilatando um pouco, como se fosse um parafuso espanado, então na verdade quanto mais apertar mais passagem de ar vai ter, por isso a garrafa muito apertada (intuitivamente a que seria a melhor) perdeu.
Faz sentido
Não deixar na porta da geladeira é o melhor jeito de conservar o gás, cada vez que abre e fecha chacoalha e quando abre o gás sai mais ...
De nada
Fisica : Pressão aplicada X Pressão exercida.
Esse sim foi um vídeo de utilidade pública. Parabéns
Acho que a que ficou semiaberta ganhou porque não perde aquele tanto de gás quando vai abrir todos os dias. Nós pensamos que o barulho de sair o gás ao abrir é a prova de que o refrigerante ainda está bom para beber, mas o que realmente acontece é sair aquela quantidade de gás que ouvimos ao abrir.
Bom meu método de fechar bem(como se fosse fechar pra sempre, inclusive a vezes que faco isso e nem meu tio nem minha mae conseguem abrira garrafa) e colocar sempre na porta não ficar abrindo a geladeira sempre e rápido pra não ficar agintando/chacoalhando a garrafa e na hora de servir não deixar "fazer aquelas bolhas". Já chegou a ficar 7 dias ou mais na geladeira e "praticamente" não perdia o gás. Meu tio é minha testemunha. Inclusive nunca fiz nenhum desses métodos e tinha métodos no vídeo que nunca tinha ouvido falar. Esse método que eu prático aprendi sozinho "testando".
A explicação é que quanto mais vc aperta, mais pressão vai ficar na garrafa, então quando vc abrir, vai gerar uma pressão pra liberar o gás, fazendo isso algumas vezes a bebida perde todo o gas
Sempre a a garrafa amassada vai conservar mais. Há propriedades coligativas que fazem que o gás têm que desamassar a garrafa para depois sair. Isso aprendi em química no ensino médio.
Eu acreditaria na garrafa fechada firmemente. Isso iria manter o gás dentro da garrafa, mesmo que ele fosse liberado pelo líquido, ele aumentaria a pressão interna da garrafa, o que aumentaria a solubilidade do gas no líquido. Porém o observado foi que a garrafa aberta, mesma pressão dentro e fora, ficou mais gaseificada.
Considerando também que as perturbações contribuem para a liberação da garrafa, como visto ao trocar as garrafas, meu palpite é que a descompressão rápida ao abrir a garrafa esteja criando perturbações que causem mais liberação de gases.
Ficando estão a minha sugestão para mais um método. Fechar bem a garrafa e abrir lentamente, deixando o gas escapar aos poucos.
Também vale a dica de sempre deixar a garrafa gelada. Pois a solubilidade do gas diminui com o aumento da temperatura.
Pra trocar de garrafa o líquido tem que estar super gelado e fazer a troca com pouco movimento para o líquido não espumar.
Nem eu esperava kkk. Novamente bravooo!! Isso é muito válido pra genteeeee!!❤❤❤❤
Aqui em casa, amasso a garrafa com dois canudos rígidos(podem ser palitos de churrasco), um de cada lado e prendo as pontas dos canudos com liga. assim a garrafa permanece amassada e o gás não tem como escapar e desamassar a garrafa. Mantendo a pressão e o gás misturado ao líquido.
4:53 "Bebível😳" KSKJSKAKA
Este é um vídeo incrível e eu gostei de tudo e também estou animado para compartilhar minha experiência de investimento até agora este ano, acredito que vai ajudar muitas pessoas aqui que estão confusas sobre como começar o ano e ser produtivo para o ano.
Do meu ponto de vista, você precisa investir com inteligência se precisar das coisas boas da vida. até agora eu fiz mais de $ 355k em lucros brutos de apenas 4º trimestre do mercado com minha estratégia de portfólio diversificado e acredito que qualquer um pode fazê-lo, você tem a estratégia certa, fundos mútuos leva muito tempo, mas investir com inteligência é a chave para o curto prazo . A maioria de nós tende a prestar mais atenção à posição mais brilhante no mercado do que ao custo da diversificação adequada.
Meu portfólio é muito diversificado, então não é como se eu tivesse um fundo específico em que invisto, além de não fazer isso sozinho. eu sigo os ofícios de Karen Gaye Gray. Ela é uma corretora popular da qual você já deve ter ouvido falar. Posso dizer corretamente que ela vale seu sal como consultora financeira, pois suas habilidades de diversificação são de primeira qualidade, digamos porque vejo isso em seus resultados, pois meu portfólio cresce em média de 10 a 15% mensalmente, ao contrário do que posso dizer para meus IRA que está se arrastando, meu portfólio apenas reflete o que ela negocia e não apenas em algumas indústrias específicas de minha escolha.
Sim exatamente. Meu dinheiro fica direto na minha conta. É tudo programático, além de ser relativamente muito mais fácil configurar e conectar minhas contas do que criar um pan financeiro e elaborar estratégias de investimento por conta própria, minha conta apenas espelha os negócios dela em tempo real.
Quando se trata de investimento, a diversificação é fundamental. Também tenho meu interesse definido em setores-chave com base no desempenho e crescimento projetado, não invista todo o seu dinheiro em um setor específico, diversificar entre diferentes setores é o caminho a seguir.
@@bobschriswell565 Acho que encontrei o nome dela em uma entrevista onde ela falou sobre como o mercado financeiro está sendo afetado pela recente invasão russa, como chegar até ela? eu realmente aprendi muito com seu discurso.
Nunca mostrou tanto o Vini, que felicidadeeee!!! Ele é lindoooo... 😳😳😳😳
Na china vc deve encontrar uma tampa pata PET que tem uma bomba de ar, para pressurizar o ar dentro da garrafa e a pressão faz com qque seguire o gás dentro do líquido...
Quanto mais manuseia a garrafa, mais gás ela perde
. Provavelmente, por isso,o refrigerante que foi trocado de garrafa perdeu mais gás.
Que surpreendente a técnica vencedora, jamais esperaria que deixar a tampa meio aberta funciona!
👏👏👏 já ganhou minha atenção pelo esforço científico kkkk amei
03:28 isso aqui é xarope kkkk me pegou de mais
A que trocou de garrafa ficou pior porque na hora de colocar na garrafa, balançou muito e saiu muito gás. Se colocar devagar até na boca e fechar, vai manter sim o gás por muito tempo.
Na minha opinião a troca de garrafa foi feita de forma inadequada. Faço e sempre deu certo, coloco pra gelar, quando está “trincando” bebo e o restante coloco numa garrafa menor evitando agitar(formar espuma) e sempre parece que abriu pela primeira vez
Amei esse vídeo!!
O co2 não se perde apenas pela vedação da tampa, mas pelas paredes da garrafa tb. Por tanto não importa a técnica, ele se perderá. Mas, não mexer muito a garrafa ajuda a manter o co2.
Eu lí em algum canto da internet que fechar a garrafa de refrigerante com força cria uma pressão maior dentro dela, fazendo com que o gás queira escapar com mais força, fazendo assim com que o refrigerante perca mais gás a longo prazo.
😯 eu pensaria exatamente o contrário, e q a de trocar a garrafa seria melhor...
A mais prática e que eu garanto que funciona é a de amassar a garrafa..não precisa de plástico nem virar ao contrário, basta amassar..
Kkk aprendi essa técnica, de deixar meio aberta, com a esposa do meu pai, faz mais de 20 anos. Uso até hj e dá muito certo. Adoroooo
Eu sempre aperto bem a tampa da garrafa (até pego pano de prato pra ajudar na hora de apertar) depois emborgo a garrafa sem amassar. Dura de 15 a 20 dias, ou mais. Mas é necessário que quando for abrir a garrafa pela primeira vez não pode deixar o gás sair, é abrir a garrafa, tirar o necessário e fechar rápido. Moro sozinha e quantas vezes esqueço a garrafa na geladeira por semanas e qd vou usar ainda está cheia de gás.
Os melhoressss!!👏👏
Teste mais completo já visto sobre o tema 😅
_Legal o video! E que é melhor com o meu refrigerante favorito, meu!❤❤_
A forma como foi relocado o refrigerante, nas garrafas menores, a meu ver, interferiu no resultado.
A transferência deveria ser feita com cuidado, com ambas as garrafas inclinadas evitando perda de gás durante o processo, que ficou evidente pela espuma gerada.
Acho que se a troca de garrafa for feita com mais cuidado sem fazer espuma, poderia ficar melhor. Outra coisa, poderia usar aquelas bombas de pulverização para garrafa pet só para pressurizar o ar, mas não sei se ia manter a pressão por muito tempo.
Sempre que sobra refrigerante eu troco por uma garrafa menor e no outro dia o refrigerante esta do mesmo jeito. Ja fiz isso com varios diferentes e o resultado foi sempre o mesmo. A garrafa que vc usou pode ter interferido de alguma forma. Comigo sempre dá certo. Melhor tecnica que eu encontrei e que nao altera em nada o gás.
Teste super elaborado e tal mas q achei perdido pela falta de cuidado ao manusear o refri nas interações para evitar perder mais gás principalmente no caso da troca de garrafa, teria q ser feita bem devagar aos poucos visando perder o mínimo de gás possível no processo pra assim sim ser justo as comparações, a meio aberta foi justamente a que você menos manipulou/mexeu digamos assim, logo a vencedora acho q o segredo está nisso
"ah mas no dia a dia a gente põe rápido msm" não, se for pra fazer rápido eu só fecho a garrafa e coloco na geladeira, esse é um teste visando uma conclusão sobre o que perde menos gás, então os processos tem q ser feitos com cuidado e atenção sim
Isso me surpreendeu MUITO!
A meio aberta faz sentido por que se iguala a pressão de fora com a de dentro da garrafa saindo menos gás geralmente refrigerante é pensado pra se tomar em algumas horas e aguenta alguns abre e fecha durante esse tempo no geral perde muito gás por que quando se fecha após abrir com o movimento da garrafa as bolhas de gás vão se soltando mais e ao fechar se cria mais pressão e abrindo solta o gás e fica nesse ciclo até sair todo o gás
Eu costumo balançar bastante a garrafa antes de guardar, com isso parece que a pressão intensa aumenta fazendo a tampa ficar mais apertada, e com isso parece que veda melhor, já ficou 2 semanas e parecia que era nova.
A técnica de amassar a garrafa é a mais correta, pois o CO2 que evolui do líquido logo satura a atmosfera interna, desde que o espaço que seja deixado seja mínimo. Ao saturar a atmosfera ocorre o equilíbrio entre o gás dissolvido no líquido e o gás liberado (evoluído). A melhor técnica seria: gelar bem a garrafa antes de abrir e sempre retirar totalmente o gás da garrafa antes de guardar. Lembrando que o gás se dissolve melhor no líquido a baixas temperaturas.
sempre amassei e o gás dura até acabar, o importante é não deixar nenhum ar na parte de dentro da garrafa.
O pior é que o que eu tinha certeza que iria ganhar ficou em último.
Já amassei, coloquei de cabeça pra baixo, amassei e coloquei de cabeça pra baixo e por último, tentei trocar por uma garrafa menor.
Ao contrário do que acontece neste vídeo, a coca cola fica perfeita, pelo menos depois da primeira troca.
E já fiz dezenas de vezes, pq eu almoço com um copo de refri e coloco o restante em duas de 600 ml pra levar para o trabalho. Nunca falhou.
A minha teoria é que, na primeira troca, ele colocou em uma garrafa em que a tampa não "segura" bem o gás.
Se alguém ler este livro, pode experimentar que dá certo. Mas retorna depois aqui pra dizer que funcionou.👍🏼
Não sei vocês perceberam, mas com o passar dos anos, os refrigerantes vem perdendo gás com muito mais facilidade. Não sei se a intenção é de aumentar um consumo, mas andei me questionando sobre essa observação.🤔🤔🤔
Garrafas menores funciona, mas você tem que evitar turbulência. Tem que fazer com muito cuidado, sem funil. Vale lembrar que uma garrafa de 3L não consegue armazenar a mesma pressão que uma garrafinha de 250ml, então não adianta sair virando, vai perder o gás, que já é pouco, na hora que vira. Inclusive, se você gosta de refrigerante, vale a pena comprar em fardos de embalagens menores, ou garrafas de vidro. Pode gerar mais lixo ou ser mais caro, mas a qualidade do produto é superior.
Muito bom mesmo. Gostei da dica.
obrigado por todo esforço ❤️
uso a técnica de amassar a garra e vou continuar
Sensacional 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Faz mt sentido pq quando vc troca de garrafa, agita mais o líquido, faz o gás se separar do líquido mais rápido.
Gostei, O pior é que eu estava caçando uma forma de como tirar o gás do refrigerante sem alterar ou modificar, e não tem no RUclips todos que eu encontrei preciso alterar modificar. muito bom o video.
Eu tenho 2 outras teorias que não foram testadas (não muito práticas)
1) Criar pressão dentro da garrafa (pode ser amarrando forte depois de fechar a garrafa). A teoria é que com mais pressão dentro da garrafa, o gás não precisa sair do líquido pra criar pressão)
2) Amassar a garrafa aberta E amarrar. Tendo menos oxigênio dentro, o CO2 não tem outro gás para se diluir e com ela amarrada, não precisa criar pressão
O Almanaque SOS é um dos poucos RUclipsrs que posso dizer que trabalham
Parabéns pelo teste, eu também não esperava que uma garrafa semi aberta, conservasse o gás.
Só acho que faltou o teste base, onde fecha a garrafa normal
Sempre briguei aqui em casa com quem deixava a garrafa semiaberta 😂😂😂
Surpreendente o resultado final!
Sempre uso a da garrafa amassada até a ponta e aperto bem para não entrar oxigênio externo e inflar a garrafa novamente, porque e nesse espaço da garrafa que o CO2 se solta do líquido e preenche o espaço vazio da garrafa
Interessante.... melhor comprar conforme qtd pessoas. Temos vários tamanhos. Eu sempre gostei do vasilhame 230 ml de vidro que tem mto gás.
Acho que uma forma interessante seria amassar ela depois de fechada com um peso ou alguma coisa amarrada bem apertada. Em teoria aumentando a pressão dentro da garrafa faz o gás ter dificuldade em ser liberado
utilidade publica, parabens. Tbm sou chato com gás
Sempre uso a tática de amassar a garrafa, mas naquelas retornáveis, o plástico é mais duro e não tem como, aí sempre fica sem gás. Vou testar a do plástico e semiaberta...
Que vídeo completooo, alguém faz tcc sobre essa experiência
Acho que o método ideal seria amassar a garrafa, por o plástico e deixar meio aberta, dessa forma diminui o espaço para o gás sair do líquido e aumenta a vedação da boca.
O Vini 3:10 Kkkkkkkkkk da pra sentir o quão ruim tava
Eu já vi gente colocando veda rosca na rosca da garrafa e fechando. Dizem que funciona!
Merece um colab com o Manual do Mundo pra explicar isso aí!👏👏👏👏
*Correção:* Volume vazio é a garrafa amassada pois está criando uma pressão negativa de dentro pra fora onde "puxa" mais fácil o CO2 do refrigerante, já a garrafa normal depois de aberta e usada, aquele espaço "vazio" dentro da garrafa não está vazio, na verdade está preenchido com oxigênio, mas sem pressão.
Da mesma forma que os refrigerantes são gaseificados, o ideal para manter o gás no refrigerante por mais tempo é mais pressão interna, onde assim não terá para onde o gás expandir.
Uma forma para dar uma pressãozinha na garrafa é colocá-la sem a tampa no congelador por uns 5 minutos destampada. Pois o ar em temperaturas mais baixas se comprime enquanto q o quente se expande.
Então passando-se os 5 minutos abra o congelador e feche o mais rápido possível a garrafa preservando o ar gelado dentro dela, ao tirá-la do congelador vc perceberá q ela estará com mais pressão devido a mudança d temperatura.
Desta forma o gás levará mais tempo para se expandir, ou em outras palavras...
Irá ficar mais tempo com gás.
Por isso eu achei este vídeo um erro, pois ao deixar a garrafa semiaberta a tampa não está servindo para manter a pressão interna, sendo assim o gás descomprime mais facilmente e escapa, é o q n deve se fazer na vdd.
No vídeo ele n deve ter deixado completamente meio aberto, provavelmente estava fechado sem mt força, mas suficiente para manter a pressão interna.
Outra dica para fazer com q o gás n escape é não sacudir mt a garrafa, balance o menos possível para q o gás se preserve mais no líquido já q ele escapa fácil _(exemplo é quando vc deixa cair no chão)._
Outra dica é abrir lentamente a tempinha da garrafa, sem fazer espuma, pois assim vc estará equalizando o ar externo com o da garrafa, n fará uma alta descompressão rápida q é o q faz surgir as bolhas. _(Isso inclusive é usado pelos mergulhadores q ao mergulharem mt fundo sobem aos poucos dando umas pausas para q n haja descompressão q formaria bolhas no sangue)._
Abrindo a garrafa desta forma vc evita d perder gás desnecessariamente, tendo por mais tempo.
Essas dicas podem n ser mt práticas, mas são as q verdadeiramente funcionam.
coloca uma bexiga dentro da garrafa e enche pra diminuir a pressao do ar em contato com refrigerante
Ahh faltou a de deixar a colherinha de cha em cima. Na de vidro funcionava qdo crianca. Nostalgiaaa
Daora valeu pela dica.
Amo o seu canal!!!
Almanaque SOS
Surpresa demais! Há muito que quero falar que acho vc ótimo para "tocar" os experimentos, o humor é muito importante e vc tem um timming muito bom, mas tenho uma curiosidade, se me permite, qual é o seu nome? Se não quiser dizer, ok. Um abraço!
Valeu ❤️❤️ meu nome é Dario :)
Quem fica com refri aberto 3 dias em casa hahahahahahahahahhhahah
Tirando esse detalhe, ÓTIMO teste, gostei de mais.
Esse vídeo é de utilidade pública
No Aliexpress vende umas tampinhas que mantém o gás, são baratas e funcionam. Comprei duas, refri 2litros dura uns 5/6 dias com bastante gás
link por favor?
Saudades do Vini! 🥰💖
Essa ideia da amassada meu professor me ensinou no EM e até hj fazemos assim aqui.
Amei esse experimento e vou tentar aqui em casa ❤️
O resultado final foi surpreendente!
O problema é colocar o refrigerante na porta, pois cada vez que você a abre o refri é chacoalhado e assim vai perdendo o gás.
sabe o que que é o duro do teste ainda por cima? hahahaha é o lote, validade, e como o produto chegou até o estabelecimento (por exemplo, garrafa que chegou a cair)
No vídeo não fala, mas o ideal é pegar 1 fardo FECHADO de 6 guaranás com a galera do estoque de um mercado ou de uma distribuidora.
Na geladeira, manter igualmente na mesma distância da saída dos ventos internos da geladeira hahhaha
(Eu tentaria fazer com tudo igual, inclusive data de validade, mesmo fardo, etc. hahaha)
Ah, e o copo também, sempre deixar na geladeira para não haver choque térmico no início dos testes e ficar enviesado pela temperatura da bebida.
Dica, se vc colocar o dedo em cima do copo a espuma do refri não vaza, o dedo não deixa a espuma subir até vazar
Coloca a garrafa de boca para baixo, assim o gás vai para o fundo, e como o líquido fica na parte de baixo, impede que ele saia. Quando compro refri sempre faço assim, por isto dura muito mais tempo.
Eu suponho que quando o gás vai saindo do líquido ele vai criando pressão e força o gás que ainda está no liquido á sair mais rapido, por isso o teste da meio-aberta foi o vencedor, e tudo se agrava mais ainda quando o líquido é agitado.
Muito bom!
Mas faltou a técnica de antigamente que era colocar uma colher pequena com o cabo pra dentro da garrafa..hahahaha. Isso fazíamos nas garrafas de vidro de guaraná tabajara de 600ml. Bons tempos.
Eu uso a técnica de trocar de garrafa com sucesso.
Mas de forma diferente. Eu abro o refrigerante e coloco em várias garrafas de 600ml. Sem usar funil(bico a bico) deitada.
Conchinha muito bem.
Funciona muito bem