Professor, se o senhor começou esse rolê com um filósofo da ética tão importante, acho que Spinoza e seus afetos-paixoes e affecções merecem um vídeo! Do jeito que a extrema direita consegue mexer com as categorias que ele fala, fita muito bem pros nossos tempos. Abraço do gelo finlandes!
Dunker, poderia falar um pouco sobre a proliferação dos reducionismos bio-químico-neurológicos nas ciências psi? Como a psicanálise poderia ajudar no combate a eles?
Como é bom te ouvir, Cri cri... kkkk vc confirma tudo o que estudei em uma 'ex-cola' psicanalitica de Ctba, todos os conceitos, sem tirar nem pôr. Muito obrigada! Vou começar a pincelar alguns desses conceitos no meu canal - não como psicanalista, mas como diletante, se é que isso é possível em se tratando de Psicanálise. Que não me atirem pedras! rs... Abraço carinhoso
Boa tarde, Dunker. Parabéns pelos excelentes vídeos. Poderia fazer um vídeo sobre a evolução das influências filosóficas no pensamento de Lacan? Talvez algo no sentido da evolução do pensamento psiquiátrico-fenomenologico para um pensamento clínico-dialético-estrutural. Talvez passando por Kojev/Heidegger/Hegel.
Querido Dunker, você poderia falar sobre Freud e Leibniz? Tudo o que ouvi falar de Leibniz foram comentários loucos sobre sua teoria e as pessoas que gostavam dele admiravam também a loucura. Parece que a teoria de Leibniz é uma uma viagem muito louca e atrativa para quem questiona muito a realidade.
Caríssimo Christian, uma vez , como se diz, levantei a bola de a coisa em si de Kant ter correlação com o Real de Lacan. Fui trucidado. Será que é mesmo insustentável? Um vídeo em sequência seria sensacional. Parabéns! Um dos poucos que descomplica Lacan.
Que vídeo lindo, obrigada. Duas perguntas. 1) Na terceira crítica Kant aproxima o prazer estético da moralidade, e chega a comparar os dois tipos de prazer. O exercício do imperativo categórico não gera prazer dos sentidos mas gera prazer intelectual. Também tem a noção de sentimento moral do período pré-crítico que ele não abandona totalmente no período crítico. Será que de alguma forma não teria um prazer dos sentidos envolvida com a realização do imperativo categórico, neste sentido? 2) na antropologia, quando ele fala da faculdade de apetição na terceira parte, fala longamente da apetição da vingança como paixão, que diz que é uma das mais arraigadas do ser humano. Como paixão, subjuga a nossa razão a realizar coisas que são contrárias à moralidade, mas que satisfazem às nossas inclinações, uma espécie de prazer dos sentidos na transgressão. Não se encaixaria na situação do sentir prazer em prender alguém?
Concordo com o elogio feito pelo colega que perguntou. Adoro suas falas, Dunker. Poderia falar um pouco sobre o "esquecimento" por parte do paciente na clínica psicanalítica.
Parabens e obrigado pelos vídeos, professor!! Continuando na relação com a filosofia, poderia falar sobre a relação de Lacan com Merleau-Ponty e da importância da Fenomenologia da Percepção para a psicanáluse?? Muito obrigado, um abraço!!
Excelente vídeo, professor! Tem um autor brasileiro, Paulo César Sandler, que tem uma série intitulada “A apreensão da realidade psíquica”. Consiste num conjunto de volumes os quais o autor faz essas correlações entre movimentos filosóficos, artísticos e literários com a Psicanálise. Vale a pena conferir!
Dunker, aproveitando a abertura, vc poderia fazer um video relacionando Freud e Schopenhauer, e como a noção de vontade como coisa em si, mudando a relação do sujeito com a sua autonomia racional, influenciou na psicanálise? Abraço
Fala Christian Dunker, gostaria de fazer uma pergunta: como a psicanálise concebe a relação entre a afantasia e a constituição em traço-corpo do sujeito e da construção de sua narrativa histórica, uma vez que não há como se ancorar em memórias visuais?
Uau to passado, to estudando Kant ha varios meses e não sei o que dizer de forma analitica ou sintetica, seja "a priori" seja "a posteriori" ...um super muito obrigado
Chris, poderia falar um pouco das diferenças iniciais entre Freud e Jung? No que tange as distintas concepções de líbido e energia psíquica, ocasionados pelos entendimentos diferentes sobre a chamada "demência precoce " ?
Professor Dunker, seus conteúdos para o "iu-tchube" são excelentes e necessários. O senhor poderia fazer uma análise da série "Round 6" (Squid Game) da Netflix. Forte abraço!
Boa noite, professor Christian. Gosto muito do seu trabalho, tanto áudio-visual quanto escrito. Depois você poderia fazer um vídeo explicando o contraste entre a questão moral presente no empirismo de David Hume e a questão moral em Freud. Pois Hume dizia que a moral não possui sua gênese na razão, mas que esta era de outra ordem. Seria isso um insight acerca do ICS? Abraços!
Olá professor dunker, parabéns pelo trabalho! Gostaria de saber quais as relações (ou críticas) entre a psicanálise (sobretudo lacan) e a obra de rene Girard, desejo mimético etc. Obrigado!
Olá, professor. Poderia falar sobre a crítica que Byunf-Chul Han faz à psicanálise à luz do que ele concebe como sociedade do desempenho orientada pela excessiva positividade? Abraço. A propósito, excelente aula!
Professor! Sou super fan do seu trabalho. (disculpe o portugues, moro for do brasil a 30 anos) Mas gostaria de fazer uma pergunta, como seria o futuro BioAnalisis que seria o horizonte ao que o Freud aspirava. Seria o mundo Monista Materialista (Spinoza) uma potencial realidade que podemos alcanzar? (referente a notícia recente do implante para curar a depressão) Adicionalmente, adoraria disponibilizar minhas plataformas para dar mais visibilidade ao seu trabalho. Me coloco a sua disposicao. Abz e toda minha admiracao.
Nobre professor Dunker, poderia tecer considerações entre o conceito psicanalitco, portanto em Freud e o inconsciente ótico, em Walter Benjamin? Um forte abraço!
Dunker, observei, em meio aos meus primeiros contatos com a psicanalise, uma similaridade entre o Hermetismo e a Psicanalise. Existe de fato, na sua leitura claro, uma uma ligação entre o Hermetismo e a Psicanalise? Seria o Hermetismo uma pré-psicanalise assim como foi com a filosofia e a ciência? Anseio pela sua resposta, parabéns pelo trabalho.
Querido Dunker, ouvi falar muito em Kant na minha faculdade principalmente nas disciplinas de filosofia, mas nunca consegui ler um livro do Kant porque era muito difícil de entender.
Olá, professor. Vamos ver se não complico muito sua vida. Gostaria de ver um comentário seu a respeito dos trabalhos histórico biográficos de Elizabeth Roudinesco (HPF e JL) . Aproveitando, caso possível, também gostaria de ver um comentário seu a respeito do trabalho de Wilfred Bion e da influência que Lacan recebeu desse psicanalista. Muito obrigado.
não há considerações sobre "Pathos" nesse sentido. Kant fala apenas que o arbítrio humano pode ser "patologicamente" afetado, i.e. afetado pela sensibilidade (no sentido de que nosso arbítrio não é determinado apenas pela razão). Isso aparece na Solução da 3a Antinomia (na Crítica da Razão Pura), e em algumas passagens da Crítica da Razão Prática.
À produção: esse cara da imagem de thumbnail não é Kant. Não se preocupem, todo mundo já cometeu esse equívoco alguma vez. (P.S. ainda vou assistir ao vídeo!)
@@chrisdunker Essa entrada da Wikipedia tem mesmo uma imagem representando o Kant, mas não é a imagem usada no thumbnail de capa do vídeo. A imagem usada é do Jacobi, um dos primeiros críticos ao Kant. Parabéns pelo maravilhoso trabalho!!
Olá professor!! Adoro te ler e acompanhar neste e demais canais. No entanto, devo sofrer de alguma desfuncionalidade porque me irrito demais com seu vício de linguagem composto pelos inúmeros "ãhnnnn" ao final de algumas palavras ou no intervalo de frases (acredito que seja a trilha sonora pro lapso de tempo usado para que construa o pensamento). Para mim é MUITO INSUPORTÁVEL E CANSATIVO. Já tentei me convencer a ignorar essa característica, mas você repete tanto esses "ãhn" que nem tenho mais conseguido ver os vídeos, para além de poucos minutinhos. Sei que saio perdendo,pois sua inteligência é fascinante. Seus "ãhns" me derrotaram, mesmo eu me esforçando muito para me concentrar no conteúdo 😔😔😭
Já que estamos falando dos filósofos clássicos, poderia fazer um vídeo sobre a relação de Spinoza e a Psicanálise? Obrigado professor!
Spinoza é totalmente o oposto da psicanalise, pelo menos em relação ao desejo.
Obrigado, Dunker por essa aula. É a segunda vez que vejo. Ajudou muito na compreensão de Kant para um trabalho de final de semestre.
Todo um horizonte de conceito mesmo...um horizonte infinito!
🌱
Professor, se o senhor começou esse rolê com um filósofo da ética tão importante, acho que Spinoza e seus afetos-paixoes e affecções merecem um vídeo! Do jeito que a extrema direita consegue mexer com as categorias que ele fala, fita muito bem pros nossos tempos. Abraço do gelo finlandes!
Gosto muito dos vídeos. Esclarece, instiga, questiona, provoca...
Que belíssimo vídeo! Ve-lo citar leopoldo Fulgêncio, nos faz perceber o quanto a área de humanas está bem representada na academia!!!
Obrigado
Dunker, poderia falar um pouco sobre a proliferação dos reducionismos bio-químico-neurológicos nas ciências psi? Como a psicanálise poderia ajudar no combate a eles?
Como é bom te ouvir, Cri cri... kkkk
vc confirma tudo o que estudei em uma 'ex-cola' psicanalitica de Ctba, todos os conceitos, sem tirar nem pôr. Muito obrigada! Vou começar a pincelar alguns desses conceitos no meu canal - não como psicanalista, mas como diletante, se é que isso é possível em se tratando de Psicanálise. Que não me atirem pedras! rs... Abraço carinhoso
Boa tarde, Dunker. Parabéns pelos excelentes vídeos. Poderia fazer um vídeo sobre a evolução das influências filosóficas no pensamento de Lacan? Talvez algo no sentido da evolução do pensamento psiquiátrico-fenomenologico para um pensamento clínico-dialético-estrutural. Talvez passando por Kojev/Heidegger/Hegel.
Dunker pronunciou o meu nome. Estou canonizado! Obrigado professor!
Querido Dunker, você poderia falar sobre Freud e Leibniz? Tudo o que ouvi falar de Leibniz foram comentários loucos sobre sua teoria e as pessoas que gostavam dele admiravam também a loucura. Parece que a teoria de Leibniz é uma uma viagem muito louca e atrativa para quem questiona muito a realidade.
faz um sobre freud e schopenhauer ?
Caríssimo Christian, uma vez , como se diz, levantei a bola de a coisa em si de Kant ter correlação com o Real de Lacan. Fui trucidado. Será que é mesmo insustentável? Um vídeo em sequência seria sensacional. Parabéns! Um dos poucos que descomplica Lacan.
DUNKERRRRRRRRRRRRRR, fala sobre "experiências produtivas de indeterminação" para crianças.
Que vídeo lindo, obrigada. Duas perguntas. 1) Na terceira crítica Kant aproxima o prazer estético da moralidade, e chega a comparar os dois tipos de prazer. O exercício do imperativo categórico não gera prazer dos sentidos mas gera prazer intelectual. Também tem a noção de sentimento moral do período pré-crítico que ele não abandona totalmente no período crítico. Será que de alguma forma não teria um prazer dos sentidos envolvida com a realização do imperativo categórico, neste sentido? 2) na antropologia, quando ele fala da faculdade de apetição na terceira parte, fala longamente da apetição da vingança como paixão, que diz que é uma das mais arraigadas do ser humano. Como paixão, subjuga a nossa razão a realizar coisas que são contrárias à moralidade, mas que satisfazem às nossas inclinações, uma espécie de prazer dos sentidos na transgressão. Não se encaixaria na situação do sentir prazer em prender alguém?
Concordo com o elogio feito pelo colega que perguntou. Adoro suas falas, Dunker. Poderia falar um pouco sobre o "esquecimento" por parte do paciente na clínica psicanalítica.
Parabens e obrigado pelos vídeos, professor!! Continuando na relação com a filosofia, poderia falar sobre a relação de Lacan com Merleau-Ponty e da importância da Fenomenologia da Percepção para a psicanáluse?? Muito obrigado, um abraço!!
Não sou da área e entendi pouca coisa kkkk, mas estava pesquisando seu trabalho e já tinha interesse em saber mais sobre Freud.
Bem vindo. Fica uns cinco anos ou dez , casualmente, bebendo da psicanalise. N se sinta intimidado. Exposição é a chave!
Excelente vídeo, professor!
Tem um autor brasileiro, Paulo César Sandler, que tem uma série intitulada “A apreensão da realidade psíquica”. Consiste num conjunto de volumes os quais o autor faz essas correlações entre movimentos filosóficos, artísticos e literários com a Psicanálise. Vale a pena conferir!
O imperativo categórico sendo considerado transcendental, grande um ar místico. Como uma conduta inata e determinada
Dunker, passou por minha cabeça uma conversa sua com Baco Exu do Blues
Obrigadoooo! por mais vídeos entre áreas supostamente diferentes assim.
opa...este tema pede também uma análise de Hegel e Freud...ou quem sabe Hegel e Lacan :-)
tio Chris, faz um vídeo sobre Perfect Blue, pfvr.
Perfeito professor! Obrigado pela fala.
Dunker, aproveitando a abertura, vc poderia fazer um video relacionando Freud e Schopenhauer, e como a noção de vontade como coisa em si, mudando a relação do sujeito com a sua autonomia racional, influenciou na psicanálise?
Abraço
Professor Dunker faz um podcast no Spotify!! Adoro seu canal no RUclips e acompanho sempre . Sensacional 👏👏👏😍😍
Já tem, chama “Falando Nisso Mesmo”
Maravilhoso vídeo professor! Muito rico. Obrigado pelo trabalho incrível
Christian aproveitando o tema em filosofia: como você vê a relação Freud e Binswanger ? como você vê a troca entre os dois ?
Olá professor, gostaria que o sr. falasse um pouco sobre a Psicanalise e a transexualidade...
Fala Christian Dunker, gostaria de fazer uma pergunta: como a psicanálise concebe a relação entre a afantasia e a constituição em traço-corpo do sujeito e da construção de sua narrativa histórica, uma vez que não há como se ancorar em memórias visuais?
Professor Dunker, boa noite!! Admiro bastante o seu trabalho e a sua forma de explicar as coisas.
Obrigado, Dunker.
Kant , Hegel, Freud, e a subjetividade.
Uau to passado, to estudando Kant ha varios meses e não sei o que dizer de forma analitica ou sintetica, seja "a priori" seja "a posteriori" ...um super muito obrigado
Chris, poderia falar um pouco das diferenças iniciais entre Freud e Jung? No que tange as distintas concepções de líbido e energia psíquica, ocasionados pelos entendimentos diferentes sobre a chamada "demência precoce " ?
Professor Dunker, seus conteúdos para o "iu-tchube" são excelentes e necessários. O senhor poderia fazer uma análise da série "Round 6" (Squid Game) da Netflix. Forte abraço!
Seu pedido foi atendido...
ruclips.net/video/DKVeV0GSDTg/видео.html
O que dizer ... ?!? Excelente e sempre querido Prof 😁 Muito grata !
Boa noite, professor Christian. Gosto muito do seu trabalho, tanto áudio-visual quanto escrito. Depois você poderia fazer um vídeo explicando o contraste entre a questão moral presente no empirismo de David Hume e a questão moral em Freud. Pois Hume dizia que a moral não possui sua gênese na razão, mas que esta era de outra ordem. Seria isso um insight acerca do ICS? Abraços!
Excelente vídeo, professor!
Um dia tentei ler Kant e Hegel. Quanta pretensão minha!
Imensamente agradecida pela aula! Ajudou demais a coompreeder a relação e diferença entre os dois autores.
Impresionante a explicação
Maravilhoso ❤
Professor dá uma hora de Ferenczi pra gente. Faz uma séria com um ep pra Winnicot, Klein, Ferenczi, entre outros grandes nomes, incluindo mais Lacan!
Oi Dunker, parabéns pelo seu trabalho. Se possível, poderia falar sobre a psicanalise aplicada no contexto de saude publica?
Ebaa 🙏🧠😁
Parabéns pelo excelente trabalho, e você me inspira a ser um grande profissional como você meu grande mestre @christiandunker
So queria que as pessoas parassem de usar o retrato de Friedrich Heinrich Jacobi como se fosse Kant.
Que aula!
Que excelente aula.
Professor, poderia falar sobre o diagnóstico de autismos "leves" atualmente?
Professor, faz um sobre Freud e Schopenhauer!!!
Fala sobre vontade e desejo em Freud e Kant. Por favor.
Olá professor dunker, parabéns pelo trabalho! Gostaria de saber quais as relações (ou críticas) entre a psicanálise (sobretudo lacan) e a obra de rene Girard, desejo mimético etc. Obrigado!
Olá, professor. Poderia falar sobre a crítica que Byunf-Chul Han faz à psicanálise à luz do que ele concebe como sociedade do desempenho orientada pela excessiva positividade? Abraço.
A propósito, excelente aula!
Ele já fez algo sucinto sobre isso em algum vídeo, mas talvez num não mais disponível, da Casa do Saber.
@@Veronicamtavares Poxa...
Se você por acaso encontrar esse vídeo, por gentileza, compartilhe o link.
Obrigado.
Professor, faz falta um vídeo sobre o transtorno bipolar...
Professor! Sou super fan do seu trabalho. (disculpe o portugues, moro for do brasil a 30 anos) Mas gostaria de fazer uma pergunta, como seria o futuro BioAnalisis que seria o horizonte ao que o Freud aspirava. Seria o mundo Monista Materialista (Spinoza) uma potencial realidade que podemos alcanzar? (referente a notícia recente do implante para curar a depressão) Adicionalmente, adoraria disponibilizar minhas plataformas para dar mais visibilidade ao seu trabalho. Me coloco a sua disposicao. Abz e toda minha admiracao.
Oi? Kkkkk
Nobre professor Dunker, poderia tecer considerações entre o conceito psicanalitco, portanto em Freud e o inconsciente ótico, em Walter Benjamin? Um forte abraço!
Dunker, fala mais sobre reconhecimento?
Qual a importância de Kierkegaard para a psicologia?
Ouvindo o que foi dito em 4:15 ... daí, pergunto: existe algo que não esteja no espaço-tempo???
Oi Christian!
Aguardando pela sua análise à série do Netflix do momento: Squid Game!
:)
Dunker, poderia falar sobre a relação entre Kant e Sade, de acordo com Lacan?
Dunker, observei, em meio aos meus primeiros contatos com a psicanalise, uma similaridade entre o Hermetismo e a Psicanalise. Existe de fato, na sua leitura claro, uma uma ligação entre o Hermetismo e a Psicanalise? Seria o Hermetismo uma pré-psicanalise assim como foi com a filosofia e a ciência? Anseio pela sua resposta, parabéns pelo trabalho.
Tio Chris, nós não temos um vídeo sobre inibição ainda no canal
Querido Dunker, ouvi falar muito em Kant na minha faculdade principalmente nas disciplinas de filosofia, mas nunca consegui ler um livro do Kant porque era muito difícil de entender.
Tem vídeo sobre Freud e Rume? Se não, eis a sugestão de vídeo. Excelente vídeo!
Hume. *
Olá, professor. Vamos ver se não complico muito sua vida. Gostaria de ver um comentário seu a respeito dos trabalhos histórico biográficos de Elizabeth Roudinesco (HPF e JL) . Aproveitando, caso possível, também gostaria de ver um comentário seu a respeito do trabalho de Wilfred Bion e da influência que Lacan recebeu desse psicanalista. Muito obrigado.
Interessante, CS Lewis fala de uma lei moral universal...Kant?
Professor, na chamada do vídeo, usou um retrato do Rosseau como se fosse o Kant??
É possível pensar numa relação entre Lacan e Austin (linguagem pragmática)? Seria um ótimo vídeo! Abraços
Dunker, e a catarse?
Estava certo Heidegger ao dizer que só se pode filosofar em grego e alemão?
Em qual texto de Kant nós podemos encontrar suas considerações a respeito do Pathos? Alguém para iluminar ?
não há considerações sobre "Pathos" nesse sentido. Kant fala apenas que o arbítrio humano pode ser "patologicamente" afetado, i.e. afetado pela sensibilidade (no sentido de que nosso arbítrio não é determinado apenas pela razão). Isso aparece na Solução da 3a Antinomia (na Crítica da Razão Pura), e em algumas passagens da Crítica da Razão Prática.
Na discussão toda só não ficou claro um ponto: cadê a intro de piano? 😂
E quanto ao Romantismo alemão, há alguma relação com o Freud?
👏👏🤔❤
Que máximo não entendi nada
À produção: esse cara da imagem de thumbnail não é Kant. Não se preocupem, todo mundo já cometeu esse equívoco alguma vez.
(P.S. ainda vou assistir ao vídeo!)
Parece o Russeau, mas é o Kant, confere aqui
pt.m.wikipedia.org/wiki/Immanuel_Kant
@@chrisdunker Essa entrada da Wikipedia tem mesmo uma imagem representando o Kant, mas não é a imagem usada no thumbnail de capa do vídeo. A imagem usada é do Jacobi, um dos primeiros críticos ao Kant.
Parabéns pelo maravilhoso trabalho!!
@@rodrigogbahia Realmente! acabei de pesquisar e é isso mesmo
Acho cômico, pra não dizer assustador, a idolatria à um homem que dissecava cérebros.
Inconscientes passageiros.
Vc devia ter chamado um especialista em Kant pra fazer uma conversa, tem muita coisa aí fora do lugar
Como diria Freud, cada um com sua fissura,
O debate ocorrido não faz sentido nenhum pela perspectiva Kantiana pois a psicologia para ele não poderia ser ciência natural.
Freud é mais legal pq ele usava drogas
Caro Dunker, mas será que com os avanços lacanianos na Psicanálise, ultrapassamos esse delírio de uma ética universal kantiana?
Olá professor!! Adoro te ler e acompanhar neste e demais canais. No entanto, devo sofrer de alguma desfuncionalidade porque me irrito demais com seu vício de linguagem composto pelos inúmeros "ãhnnnn" ao final de algumas palavras ou no intervalo de frases (acredito que seja a trilha sonora pro lapso de tempo usado para que construa o pensamento).
Para mim é MUITO INSUPORTÁVEL E CANSATIVO. Já tentei me convencer a ignorar essa característica, mas você repete tanto esses "ãhn" que nem tenho mais conseguido ver os vídeos, para além de poucos minutinhos.
Sei que saio perdendo,pois sua inteligência é fascinante. Seus "ãhns" me derrotaram, mesmo eu me esforçando muito para me concentrar no conteúdo 😔😔😭
os assuntos dos vídeos são interessantes, mas sua voz é muito chata, enjoada. fazer análise ouvindo uma voz dessa deve ser horrível, cruz-credo.
Psicanalista fala tão pouco em análise. Nem te incomodaria 😅