Gostou? Ouça mais de 100 episódios do BBC Lê nessa playlist: ruclips.net/p/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/articles/c9x6wg87llko
Meu marido trabalha home office desde o ano 2020, ele trabalha o dobro que trabalharia se estivesse na empresa, mas ele não reclama porque ( trabalhando de casa ) ele não precisa passar pelo estresse de pegar 4 ônibus de ida e volta todo dia pra ir e voltar do trabalho
É curioso que essa situação também se está a verificar, aqui, em Portugal!!As pessoas que estão a trabalhar a partir de casa, regra geral, trabalham mais das que estão presencialmente!! Enfim, os superiores hierárquicos dizem a isso, que, como não têm de aturar o stress do trafego da ida e vinda, sobrecarregam-nos de trabalho, o que também NÃO está correcto!!!
Trabalha o dobro ou é mais produtivo? Eu trabalho em home office desde de 2020 e digo que sou mais produtiva, trabalho em horário comercial das 8h às 16:30 , todos os dias. Não é só porque estou em casa que não trabalho ou devo ultrapassar a quantidade de horas trabalhadas pela quais sou paga. Se surgir horas extras pagas aí sim.
É por isso que a rotatividade está tão grande. As pessoas não ficam mais que seis meses em lugar nenhum, e não digo só das gerações recentes, esse é um comportamento que eu vejo de modo geral. Nem salário está segurando ninguém. A internet fez as pessoas perceberem que dinheiro não quer dizer nada sem qualidade de vida.
exatamente... isso somado ao fato deste capitalismo agressivo não ter evoluído... temos um presidente do Banco Central mostrando de que lado está quando diz que gente empregada demais é ruim porque as empresas serão forçadas a aumentarem os salários... os dados recentes da oxfam sobre renda já dizem muito por si só
@@99Gara99 e os esquerdistas defendendo mais impostos, mais contribuição sindical, será que é pra melhorar a qualidade de vida do trabalhador ou garantir a lagosta e o vinho da oligarquia socialista?
A pandemia mostrou que muitos diretores e supervisores são totalmente dispensáveis. Na cabeça de chefias, somente o retorno ao trabalho presencial pode garantir seus cargos.
Essa é a lógica do socialismo. Tire os trabalhadores da empresa, a empresa fecha. Tire os chefes/dono, ngm nem percebe. Nós (classe trabalhadora) é que geramos a riqueza. Eles são completamente dispensáveis. E eles SABEM disso.
Exatamente... o tanto de reunião que tinha que só atrapalhava a produtividade, tudo pq os chefes queriam ter ciência e se sentirem participando do processo..
Ja troquei de empresa pq ficaram de palhaçada exigindo que a gente fosse a cada 15 dias. Obs eu moro a 500km da empresa. Não desistam do home office! É uma conquista muito importante para nossa qualidade de vida!
Nas universidades insistem em marcar reuniões presenciais. Enfrentar um trânsito terrível, gasto com locomoção, etc., enquanto a reunião poderia ser feita por uma plataforma onde todos estariam presentes com sua câmera aberta. 🤷♂️
@@gustavovinicius2064se pagam bem melhor pq vc ainda não está trabalhando pra empresa estrangeira? Prefere as brasileiras mesmo pagando mesmo? Por caridade?
Esses executivos que são contra o home office são aqueles executivos que sempre enganavam ou enganam as empresas inventando mil reuniões para ir para motéis, clubes, bares, etc... e ai acham que a peãozada também usa o home office para ficar vagabundeando!!!
É simples, no escritorio, os diretores, VPs, etc, se sentem como Rockstars, as estrelas do universo sendo paparicados, salinhas silenciosas no ar condicionado, secretárias, almoço em restaurante... quando fica em casa, são só os João ninguém de fone de ouvido, mandando o filho não fazer barulho e tomando bronca da mulher pq deixou toalha molhada em cima da cama não foi levar o lixo... tão simples quanto isso
Infelizmente pra muitos é assim mesmo pois na maioria das empresas são promovidos os operários que se destacam porém ao subirem de cargo sua incompetência para o novo cargo fica escancarada. Você perde um bom empregado e ganha um péssimo gerente.
Cara mas isso eh real pra todos nós.. vc gosta de ficar em casa, maior caos, precisar se preocupar com a comida.. eu não sou diretor nem vp nem nada, sou um escravo de baixo escalão mas ainda assim, estar no escritório é bom por conta desses motivos q vc trouxe
Quase 3 anos trabalhando remotamente e já recusei propostas até vantajosas porém que não era FULL REMOTE, eu não troco meu emprego assim, com filho pequeno em casa vou sempre priorizar o remoto, qualidade de vida em primeiro lugar, graças ao trabalho remoto consigo acompanhar o crescimento do meu filho de perto.
Parabéns é assim que funciona na Europa, primeiro qualidade de vida, Aqui no Brasil querem seguir regras americanas, aí da nisso, eles querem que a pessoa fique no escritório, saia tarde e final de semana vá com eles pra happy hours.
Tu acho que é o contrario, os funcionários não tem vida para que eles possam ter. Afinal amante e bastardos não precisam estar na mesma casa que a esposa troféu.
Exatamente. Geralmente esses chefes são gente infeliz na sua vida pessoal Eles vivem pra trabalhar então quem é feliz fora da empresa eles não toleram. Conheço essa gente.
Existem empresários que não suportam a ideia de que alguém trabalhando em casa, de bermuda e chinelo pode ser mais produtivo do que quando está no escritório da empresa. Já trabalhei em uma empresa grande na qual o diretor tinha verdadeiro pavor de que alguém tivesse 1min livre. Falei sobre ócio criativo e ele achou um absurdo, achava q todos devem ter seu tempo 100% ocupado para valer cada centavo do salário. Em 2001 trabalhei num provedor no qual o diretor estimulava o ócio criativo e oferecia a estrutura da empresa para isso. O resultado é que nessa empresa mais flexível, desenvolvi (dentro da empresa e com ajuda do chefe) uma série de ferramentas que foram úteis e implementadas, como sistemas de atendimento e distribuição de links. Já na empresa q não me sobrava tempo, meu único intuito era adquirir conhecimento e estudar os sistemas para no futuro ter ideias e criar ferramentas para os concorrentes. Não por vingança, mas por oportunidade de mercado.
Exato, esses gestores de mente engessada não querem pensar na falsa idéia de que alguém está ganhando seu salário de forma "leve". Eles querem que o esforço seja o mais duro possível para que sintam que a merreca que estão pagando é justa. Muitos gestores de hoje não pensam assim, mas tem uns com essa mentalidade por aí até hoje...
''se eu voltei você também vai'' ... me paguem salário de CEO que eu trabalho presencialmente em qualquer lugar... fácil cobrar quando você ganha milhões, tem motorista, diarista, nutricionista, secretária, auxiliares, para fazerem tua vida andar...
Esqueceu o helicóptero para chegar a qualquer lugar em 5 minutos na hora do rush. Imagina, carro de luxo com motorista não pode andar na faixa de ônibus, tem que ter helicóptero.
Especulação imobiliária é o principal motivo. São donos ou participantes majoritários de fundos imobiliários. Além de cortina de fumaça para os acionistas.
Exatamente. Eu ainda acho que o lobby imobiliário se estende além dos fundos. Um modelo de trabalho presencial impulsiona a valorização de imóveis principalmente em regiões metropolitanas. É o famoso studio perto do metrô que vale uma fortuna, mas é "bom" pq vai te salvar horas e horas no trânsito. Um trabalho remoto dispensa isso, eu posso pagar metade do valor em um imóvel melhor mas no interior.
Com certeza. Imagina uma Av. Paulista cheia de escritórios,restaurantes shoppings,vazia por conta de home office... esse povo quer arrastar a gente pra ir consumir e manter a valorização dos imóveis e os negócios abertos
Na atual situação que vivemos de emergência climática, o trabalho remoto diminui deslocamentos, reduzindo trânsito, consumo de combustível e consequentemente redução de emissão de CO2. Outro fator que deve ser levado em consideração é a melhora na qualidade de vida dos colaboradores e que resulta em uma maior produtividade, portanto é benéfico para os dois lados em todos os sentidos.
@@evandrodiniz9897Mais da metade das emissões de uma cidade grande estão relacionadas a deslocamentos de carros, trucks, etc....olha pra SP e veja se daqui a 5 anos, se continuar desse jeito, como a cidade vai estar? vai travar de vez....sem dúvida isso tem q entrar na conta, a tendência é que aumente o tempo de deslocamento....como vc acha que vai ser o desempenho, a produtividade do pessoal?
Eu trabalho em casa 4 dias na semana, 1 dia na empresa. É a melhor experiência que eu já tive na minha vida. Estou extremamente satisfeito com essa forma de trabalho. Espero que minha empresa não altere essa forma de trabalho.
Eu tenho uma empresinha minúscula e quando eu preciso contrato freelancers, cara, o pessoal entrega tudo certinho no prazo, nunca tive problemas, esse ano quero contratar uma pessoa (CLT) e ela provavelmente trabalhará de casa, e talvez nunca veja minha cara ao vivo assim como os dois freelancers que prestam o serviço para a minha minúscula empresa.
Você é um empreendedor que está antenado ao futuro. Parabéns por não deixa o ego e a mesquinhez tomar conta do seu modo de trabalho, igual muito pequenos empresários (e grandes) fazem.
@@gutocst obrigado pelas suas palavras, eu acho que tem que ser um jogo de ganha, ganha. E se é possível facilitar a vida de quem me ajuda, não vejo o motivo em fazer o contrário. Boa semana
@@rodrigodepaula4198 parabéns! Sim, aqui é a mesma coisa geralmente quando eles atrasam eu sou o culpado 🤦🏻🫠 O CLT que eu quero contratar é um atendente, então como eu preciso da pessoa 8 horas /dia, 5x por semana é necessário ser registrado. Abs Boa semana
nops! é pq os olhos do dono engordam os bois...se não fosse assim, seria ótimo para a empresa nem ter sede, imagina a economia de gastos para um imovel para 1000 funcionarios...só de eliminar vale transporte o lucro da empresa dobra...
@@Lucas-gx8sj e pq o sr. e os outros incomodados não procuram morar proximo ao trabalho? é o meu sonho de mão de obra, depois que inventaram o vale transporte.
Bem disse o pesquisador no fim do vídeo: "A arrogância é algo poderoso". São movidos por ela. Não querem abrir mão do controle sobre pessoas, de um "prazer" quase doentio do mando e comando.
Gestor que quer presencial é porque tem amante na empresa. É o único motivo existente. Porque não é lógico. Não é produtivo. Atrapalha a retenção de talentos. Custa caro e exige que vc tenha mais gastos e dor de cabeça com escritórios.
Com certeza o trabalhador vai ficar muito feliz e produzir mais pegando 2h de transito pra fazer um trabalho presencial que dava pra ter sido feito em casa
Pra mim são 4h ida e volta para o centro se SP. E é óbvio que se produz mais em casa no silêncio, no presencial é muita distração, muita gente pra conversar.
Sofra no trânsito 4h/dia, trabalhe 8h na empresa e leve pra casa + 4h de home office não remunerado devido aos problemas no próprio ambiente presencial do trabalho!
penso igual a voce. Eu ganharia mais trabalhando presencial e fazendo viagens comerciais. Mas prefiro trabalhar 100% remoto e em paz ganhando menos. tudo pela minha saude mental!
Nossa é tão legal ver essas visões. Eu também trabalho home office por conta própria ganho 4 mil, mas eu poderia ganhar muito mais empregada CLT, sem ter paz. Por muito tempo me sentia mal por não conseguir fazer parte desse universo corporativo louco
Trabalho remoto existe já não é de hoje, ele apenas se consolidou durante a pandemia se provando ser eficiente em muitos setores.Essa teoria de que os executivos precisam ter alguém por perto para botar a culpa pelo fracasso de sua gestão aprece fazer muito sentido, porém ao forçarem a barra para voltar atrás será um tremendo tiro no pé, pois o efeito pode ser reverso. Não tem mais como colocar o gênio de volta na garrafa.
Eu ainda acho q o motivo real são os aluguéis. Prédio ocioso significa redução de aluguel. Dai complica o dono do escritório e surge o lobby pra voltar pro escritório. As empresas hj tbm tem muitas ações do setor imobiliário.
Pressão dos grandes investidores em Fundos Imobiliários de lajes corporativas. O percentual de vacância está alto, vários investidores estão deixando de comprar mais cotas e esses FII's (Fundos Imobiliários) estão despencando na B3 (Bolsa de Valores Brasileira).
Pra quem não sabe o verdadeiro motivo dos executivos odiar tanto o trabalho remoto é pq ele leva a falência vários tipos de negócios que muitos deles são investidores como restaurantes cafés etc uma vez que como o funcionário está em casa o volume de pessoas nesses outros negócios reduz drasticamente
Percebo na empresa onde trabalho acontecer uma debandada de profissionais competentes ja que a empresa está tentando aumentar a presencialidade. Nós que permanecemos estamos insatisfeitos e a pressão pelo fim da presencialidade só aumenta. Nao faz sentido ir à empresa para ficar horas na frente do computador só pra agradar o ego de gestores incompetentes e que estão morrendo de medo de se tornarem irrelevantes.
E se voce parar para pensar, trabalho remoto é mais vantajoso para a empresa, pois há menos custos: não precisa pagar aluguel de sala comercial, não precisa gastar com o deslocamento do funcionário ( no Rio de Janeiro metrópole a passagem é bem cara...) Enfim, trabalho remoto é vantajoso para ambos, empregador e empregado
Quando eu comecei meu negócio profissional foi terrível. Tinha que pagar uma sala comercial, alugar uma linha telefônica que custava mais que o aluguel do imóvel, uma secretária para atender o telefone, um Fusca para atender o cliente. Ainda ia e voltava de ônibus. Quase 3 horas dentro, ônibus todos os dias. Agora trabalho remoto. Imagina o custo disso. Mais ou menos o aluguel de uma sala é 1000,00.
Sim, eles subiram na escala de trabalho e não sao como os operários convencionais, funções diferentes , prós e contras amigo, merito dele se chegou a esse cargo , porque NINGUEM nasce CEO . Brasileiro zuado.
Claro. O CEO estudou o suficiente para nao ter que se submeter a esse tipo de rotina. Loucura é voce achar Que deve ganhar o mesmo salario de um CEO ou achar que ele deva ganhar o que voce ganha, tendo estudado o que estudou. Nao é mérito pegar 2 hrs de busao diarias; justamente por saber que essa rotina é pesada, estressante e difícil, a Pessoa estuda. Mentalidade limitada a sua.
@@correo0814 1° a maioria dos CEO são herdeiros, tem mais herança do que qualquer outra coisa investida nisso aí 2° Estudar não garante que você não tenha que se submeter 3° O dinheiro acaba com a necessidade de qualquer submissão que uma pessoa se coloca por dinheiro 4° O que mais tem são pessoas estudadas no home office, porém o CEO inconformado quer a volta do presencial por controle.
@@viniciusoliveira9812 ta serto, Vinicius. Voce é um jenio. Se a familia trabalhou para deixar alguma herança aos filhos, nao necessita ficar com rancor e frustrado porque o outro saiu na frente. Sempre haverá pessoas com mais facilidades que outras. Eu Sei que voce também gostaria de ter essas vantagens; mas como voce nao consegue entender que o motivo da sua frustraçao e indignaçao é a razāo pela qual voce quer melhorar de vida, voce se rebela.
Excelente reportagem, que mostra como , muitas vezes, as direções das empresas são compostas de psicopatas sociais , que colocam seus próprios desejos acima dos interesses da empresa, disfarçados sob o manto do discurso técnico. O diretor quer plateia, quer ser adulado, quer fazer aquelas reuniões ridículas e aterrorizar os funcionários.Esse é o tóxico mundo do trabalho
Pura verdade. A exigência do trabalho presencial é puro medo e vaidade. Cada empresa tem seus motivos. Mas o motivo real é o controle e a autoridade presente.
Só nos USA que isto esta acontecendo, pois o problema de lá na verdade é que devido ao custo de vida altissimo, muitos estão se mandando para outros paises, mais baratos como, México, Canada e até Brasil e o dinheiro esta saindo muito de lá. Então o governo está pressionando as empresas para que elas voltem dos trabalhos remotos para deixar as pessoas nas devidas regiões sem fulga de capital.
É isso mesmo, MAS vai depender do trabalhador, se ele se der vamos virar a América , onde funcionários saem tarde, nao vi da, na sexta vai pro happy hour pra recompensar, eu fico no HOME office, nao pego o trânsito de casa, temos que nos unir.
@@renatoalceuamaranti4067 Renato, não colabore com o nome América para os USA, isto dá enfoque que são donos de nós e que somos meros escravos a servi-los. America é continente e tem vários países. Chame-os apenas de USA. SEM ofença. É só um posicionamento em que defendo, peço que dissemine isso também, para garantir ou conquistar liberdade. No mais, fique na PAZ, vc está certo, também faço isto.
Sou do Híbrido e é muito bom. 100% remoto eu canso. Então vem a outra semana de presencial, onde vejo os amigos, jogo um pouco de conversa fora e experimento um "novo" ambiente.
Acho interessante híbrido para quem deseja ir ao escritório, só não precisa obrigar a todos. Assim quem gosta ou precisa tem oportunidade, assim como quem trabalha bem e prefere home office tem sua opção atendida.
Deixaram de fora um aspecto muito importante…. O que essas empresas gigantescas vão fazer com prédios próprios muitos em lugares caríssimas como NY e que estão / estavam as traças?! Não da pra vender pq ninguém esta comprando… então precisam justificar o uso deles
Estudos mostram que modelos flexíveis não só aumentam a produtividade, como também melhoram o bem-estar dos funcionários! O home office permite um equilíbrio mais saudável entre vida pessoal e profissional, reduzindo estresse e custos de deslocamento. É fundamental que as empresas reconheçam e adaptem-se a essas mudanças positivas no ambiente de trabalho contemporâneo.
exato, dentro de casa ele é um simples provedor, os filhos tão nem aí pra ele porque o indivíduo não tem graça como pessoa. O único lugar onde ele se sente "empoderado" é na empresa servindo de capitão do mato.
Trabalho remoto é uma coisa boa. Já trabalhei nos 2 regimes, e afirmo uma coisa com toda certeza, quem é improdutivo, é improdutivo em qualquer ambiente. Gente boa de serviço é produtivo em qualquer ambiente também. Cabe a empresa acompanhar e mandar em bora quem não produz é simples.
Eu gastava 4h por dia, em transporte público lotado, para ir e voltar do trabalho. Quem diz que rende mais ser 100% presencial, nunca precisou pegar uma condução lotada e ainda chegar cansada pra trabalhar.
Trabalhei 12 anos fazendo um trabalho onde eu não precisaria enfrentar 4 horas de viagem (2h de ida e 2h de volta) para fazer um trabalho que era 100% online e não era uma função que eu precisaria ter um gerente pra acompanhar meu trabalhou tomada de decisões. Então, se o trabalho é algo que precisa de vez enquanto da presença para resolver alguma coisa, então o trabalho deveria ser híbrido.
bobagem, isso é meramente especulativo, pois na pratica quem não mora nas capitais e metrópoles se venderem seus imóveis não tem condições de comprar um nesses centros urbanos. não tinham antes do trabalho remoto e continuam sem ter essa condição. é ao contrário do que vc disse, eles querem q o trabalho remoto volte por vaidade( ego deles) para terem o orgulho de manter o endereço comercial numa área urbana que sempre foi mais cara e conveniente a eles comercialmente( próximo uma infra estrutura comercial melhor, q só os centros oferecem, conveniências cotidianas tipo assistências técnicas, melhores hospitais e clinicas e etc). e também pq facilita muitos praticarem assédio contra funcionários. e esses são os mesmos q reclamam de altos impostos, mas querem manter endereços de suas empresas bem mais caras e também instalações de mais alto custo ao invés do trabalho remoto. a realidade é essa!
Eu trabalhei 9 anos em home office no Brasil e 2 anos aqui onde eu vivo. Voltar ao escritório é um sacrifício, mesmo no híbrido. Agora todo lugar é coworking, sem lugar fixo, não consigo me concentrar com muita gente à volta. Cada dia no escritório é um milagre de sobrevivência para mim. O melhor é não dizer nada, pois parece que quanto mais se diz que não gosta e não se sente bem, mais vem gente cutucar. Fingir de morto pra sobreviver. E o trabalho em si, é o que eu queria, além de eu não estar nem um pouco a fim de trocar de emprego.
Eu sinto o mesmo, é muita bagunça, é muito difícil se concentrar e produzir, muita gente pra conversar, empresas juntas. Home office o trabalhador produz MUITO MAIS.
Dependendo do seu chefe/gestor, essa tática de "fingir de morto" e não falar com ninguém, vivendo apenas na sua bola, também não adianta, porque você ainda é acusado de ser anti social e não estar identificado com a cultura da empresa.. falo por experiencia própria pois fui demitido do meu ultimo trabalho, apesar de entregar TUDO que me era pedido com absoluta rapidez e eficiência..
Cadê as pessoas que defendem que empresas tomam decisões racionais, que são sempre decisões baseadas em dados para fazer vídeos sobre isso?! Que interessante que tenham se calado sobre.... 🤔🤔🤔
Os escritórios são as novas fábricas da revolução industrial. Mas o trabalho remoto mostrou como muito dos meios de produção não estão nas mãos dos grandes empresários e gestores. Isso desafia a hierarquia que controla as relações de trabalho e permite a exploração. Por isso é tão importante para essa empresas voltar a prender seus funcionários nos escritórios e manter a farsa de que só há trabalho passando por eles.
Principalmente quando as mulheres estão trabalhando, somos extremamente eficientes no que fazemos e, produzimos muito mais em casa, junto da nossa família!
Simples. Se os funcionários são autosificientes e organizados no trabalho remoto, a necessidade de um chefe fazendo microgerenciamento desaparece. O empoderamento dos funcionários do chão de fábrica ameaça diretamente o emprego desses chefes, por isso eles querem a volta do trabalho presencial.
Não aceito mais trabalho presencial. No máximo 1x por semana para reuniões. Trabalho MUITO MELHOR de casa desde 2020. O tempo que eu gastava me locomovendo para o trabalho é precioso demais para minha qualidade de vida.
A grande verdade é: É inconcebível pra um dono de empresa ficar preso no escritório enquanto seu funcionário trabalha da praia. Já que eles não podem fazer, não querem que ninguém faça. Então tudo se resume a inveja...
Como certeza, no escritório é uma barulheira, todo mundo falando e ainda te chamando pra "café". Não tem como trabalhar, dezenas de reuniões presenciais oficiais e extra oficiais. Se o trabalho requer foco absurdo como desenvolvimento de sistemas é inviável.
Trabalho remoto há um ano e não troco. Sim, tem seus prós e contras como tudo, mas o problema que essas empresas que forçam o trabalho presencial é o fato de não conseguir medir performance. Pena que o fato de estar o dia inteiro atrás de uma mesa, sendo supervisionado não garante produtividade. A última empresa que trabalhei presencial tem ainda dificuldade em contrarar porque eles querem que a pessoa mude para o estado onde o corporativo está e o salário não alinha com o mercado. Que vantagem tem? Enfim, para aqueles que relutam, uma pena, porque temos que pagar conta sim, mas qualidade de vida e saúde mental dinheiro não compra. Prova meu marido que adquiriu problemas de saúde relacionados ao estresse, e agora só cuidamos pra não piorar 😢 Ótimo dia para todos 🙏
" empresas que forçam o trabalho presencial é o fato de não conseguir medir performance" EXATAMENTE. E digo mais, se a empresa não consegue medir produtividade, não consegue medir no presencial também. Daí acontecem aberrações que eu já vi aos montes onde um indivíduo totalmente incompetente e improdutivo passa o dia todo no escritório, das 8 as 17, não rende nada mas o chefe tem uma baita consideração pelo mané porque ele tá se esforçando pra ficar na empresa mesmo sem conseguir resolver NADA e sempre precisar da ajuda de outros. Trabalhei numa multinacional automotiva e vi isso aos montes.
Notaram que sempre que algo ruim acontece com uma empresa tem muita relação com os investidores? Normalmente não sabem quase de nada sobre administração na prática e acabam sempre punindo se as empresas migrarem para padrões humanitários de trabalho.
Apoio 100% o trabalho presencial. Investigacoes apontam que 22 % dos trabalhadores pediram demissao por nao conseguir estabelecer horarios e a propria disciplina em sua proprio casa. O brasileiro necessita disciplina e horas exaustivas de trabalho para poder se desenvolver como profissional.
Líderes que resistem ao home office revelam uma natureza egoísta e centralizadora, enraizada na baixa estima pessoal. Ignoram o tempo perdido no trânsito e o estresse associado, priorizando sua própria necessidade de validação. Tais figuras muitas vezes residem próximos ao local de trabalho, enquanto seus funcionários enfrentam deslocamentos longos. A presença física é vista como essencial para inflar seus egos, relegando o bem-estar e a eficiência da equipe a segundo plano.
esses líderes não são nada fora da empresa. É só na empresa que ele se sente empoderado. Em casa, ele é um mero provedor, mas não faz falta nenhuma pra família, por isso mesmo o cara passa tanto tempo na empresa, muitas vezes sem fazer nada, só pra dizer que a empresa está em primeiro lugar na vida dele.
Hoje trabalho híbrido na minha empresa 2x em casa 3x no escritório muito melhor que 100% presencial e acho que trabalho mais em casa antes mesmo do horário meu computador já está ligado e já estou trabalhando, até mesmo depois do horário, só de não pegar transito já é excelente
A conquista da possibilidade de trabalhar remotamente precisa ser valorizada e preservada ao máximo por nós trabalhadores. Eu me recuso a voltar para o presencial, mas tenho a sorte de poder recusar
Trabalho remoto, quando possível, é sempre bom para o servidor que prefere ficar em casa. Trabalho remoto é vida e mantém a produtividade do presencial.
Certo dia fui a uma reunião na sala da empresa em um prédio de co-workers. Havia um café da manhã servido pelo condomínio e dentre tantas pessoas estava um outro funcionário da onde trabalho. Eu não o conhecia e ficamos conversando. Ao nos despedir perguntei qual era o nome dele... Cara, era um dos sócios fundadores da empresa e eu não fazia a mínima ideia kkkkkkk Não sei se ele achou ruim, mas o home office acaba com a babação de ovo e o foco fica no trabalho.
E porque executivos não cumprem horário normal, tem jornadas flexíveis, não precisam ficar negociando saídas para ir ao medico por exemplo, não batem ponto... coloquem eles para cumprir a jornada dos trabalhadores da base se não mudam de ideia
Só com nossa união vamos conseguir manter nossos direitos! Já basta de CEOs descartando a vida dos trabalharadores para agradar meia duzia de acionistas!
Eu como senhor do engenho, nao aceito meus escravos qrendo trabalhar dentro da senzala. Pode apostar que a força está nas mãos de quem tem o dinheiro e o poder.
Muitas empresas usam os escritórios como fonte de especulação imobiliária, é por isso. Mas para empresas que não participam desse jogo, é bem melhor não ter que se preocupar de nenhuma forma com adm escritório físico. Fora a questão irracional, da arrogância. Excelente matéria
Existem trabalhos que dá perfeitamente pra serem executados de forma remota e com muita eficiência. Mas existem funções que precisam ser executadas num ambiente em conjunto. Esses fatores tem que ser levando em conta pelos gestores.
Basicamente isso! Você perde sua qualidade de vida para um sadico ter seus desejos primitivos saciados. O que os acionistas da JP Morgan iriam fazer se todos se recusassem a voltar ao escritório? Ia fechar a empresa? Jamais! Eles precisam de nosso conhecimento! Se você estiver empregado e receber vaga presencial: recuse e diga à recrutadora que não quer, pois não aceita mais trabalho presencial. Se preparem financeiramente para que vocês possam se virar em uma emergência e aceitem apenas trabalhos que lhes proporcionem qualidade de vida. Lembre- se o que ganhamos para eles são rios de dinheiro e eles nos dão apenas uma fração e ainda querem a gente pegando trânsito de 2hs ou espremido em transporte público? Não! Presencial não!
Eu gosto muito de levantar, trocar de roupa, ir pro escritório e encontrar as pessoas. Para minha cabeça, isso é saudável. Mas a minha rotina não implica em grandes deslocamentos. Então acho que exigir que as pessoas passrm parte significativamente alta da vida fechadas no transporte coletivo e mesmo em um carro é desumano. Nao se deu atenção à questão urbana de forma devida nas últimas décadas e o resultado foi esse. E não foi por falta de aviso de quem trabalha/ pesquisa as cidades.
Se voltar presencial tem que ter ponto e hora extra. As empresas se aproveitaram do homeoffice e agora querem reaproveitar no retorno presencial. Trabalhamos MUITO mais em casa. Há muito mais eficiência, menos gastos e maior satisfação.
Sou desenvolvedor e trabalho remotamnete desde a pandemia. Nunca me senti tao feliz! Hj tenho muito mais tempo para mim e minha família, e também habitos mais saudáveis.
Sim, dinheiro não quer dizer nada se não trás qualidade de vida. Apenas trabalhamos e nos sujeitamos a condições que estão impostas, porque precisamos de renda para SObreviver. Felizmente, ocorre agora um despertar dos trabalhadores, e não toleramos mais jornadas extensivas, não toleramos mais abrir mão de nossa vida pessoal, das conquistas e momentos significativos que perdemos por emprego. Fim da escala 6x1 pessoal. Acompanhem esse movimento tão importante
Esses executivos que exigem o retorno presencial tambem são responsáveis pelo caos climático que estamos vivendo. Eles poderiam manter as equipes em casa para diminuir os índices de CO2 e poluição, mas preferem agir de acordo com os próprios interesses.
O motivo mais óbvio e claro para o retorno não foi citado, o mercado de imóveis comerciais e seus donos, os fundos que também são os maiores acionistas das empresas.
Esqueceram o principal fato pra quererem que os funcionários voltem: a manutenção dos lucros dos fundos imobiliários que precisam que a galera alugue escritório comercial
O mundo pós-pandemia nunca será como antes. Quem tentar ignorar o home office vai ser dar mal. Já estou desde 2020 no sistema híbrido e garanto que é qualidade de vida e desempenho no serviço.
Com a extrema concentração de renda, está mais do que na hora dos trabalhadores se revoltarem. Esses executivos ganham salários absurdos e ainda querem que as pessoas se matem trabalhando para eles ganharem mais. Não! Basta!
Eu pego um ônibus para andar 30 km para trabalhar no notebook da empresa que eu levo para a casa todos os dias, nem parece lógico, no meu setor só tem eu, nem chefe eu tenho
Claro que eles reclamam e são contra...pra eles e tranquilo vão de carro, com ou sem motorista,de helicóptero, tem vaga na garagem, não pagam estacionamento...queria ver se tivessem q pegar 2,3 busões cheios, nesse calor e ainda pegar metrô, pra ver se eles não seriam a favor do home office....
Trabalhei em marketing presencial em empresas grandes da minha cidade, e devo dizer, é muita gente fazendo home office só ligando o pc em outro lugar, pessoal geralmente fica em uma região afastada e não se envolve com nenhum dos outros setores, muito menos com o chão da loja, e não sabe absolutamente nada do negócio. E no presencial já sofri até bullying dentro de escritório, coisa que não passo em casa. Pude ver de perto que presencial não garante que seu funcionário esteja lá de corpo e alma.
E tem outra coisa envolvida.... Especulaçao imobiliaria.... O q fazer com os escritorios???? Transforma los em residenciais???? E qual a vantagem de morar no centro se os escrirorios estao fechados?????
Concordo e isso mesmo, donos de Restaurantes tbem estão reclamando, se eles quiserem fazer isso uma lei, nunca mais frequentaram restaurante próximo do trabalho, isso é junção de tudo prefe i tu rã, resta u ran te, E imobi li a rias.
8:33 "...profissionais perderam parte do seu poder com a recessão do mercado de trabalho" Por isso burgueses tem reclamado da taxa de desemprego que está baixa aqui no Brasil. Se baixar mais será um problema, mas não pra nós, pra eles...
Logo logo essa pressão vai acabar, home office é novo mas veio para ficar, a cada dia que passa os argumentos para o retorno ficam menos sustentaveis, a maioria das pessoas que estão em funções que podem ser desempenhadas remotas estão inclinadas a exigir o trabalho remoto em suas escolhas profissionais. Portanto, é questão de tempo para que essa pressão irracional acabe.
É o "fetiche da presença" como diz Domenico De Masi. Vc vai contra todas as estatísticas e números de lucro. Pois "trabalho" pra ser trabalho "tem que ser" sofrido, tem que tirar suas horas de liberdade pois horas livres é mal visto até. "O trabalho dignifica o homem", etc.
Gostou? Ouça mais de 100 episódios do BBC Lê nessa playlist: ruclips.net/p/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/articles/c9x6wg87llko
É a velha necessidade de controle.
E de querer que os outros façam o mesmo sacrifício que vc está fazendo, pra vc não se sentir mal.
por que se nao tiver esse controle as pessoas começam a enxergar que a vida não é so trabalho e acabam saindo no futuro
em casa a chefia é controlada pelo cônjuge e quer se vingar
@@osvaldocavalcanti4587 só ser solteiro 👍
Em suma: "Síndrome de capataz".
Meu marido trabalha home office desde o ano 2020, ele trabalha o dobro que trabalharia se estivesse na empresa, mas ele não reclama porque ( trabalhando de casa ) ele não precisa passar pelo estresse de pegar 4 ônibus de ida e volta todo dia pra ir e voltar do trabalho
É curioso que essa situação também se está a verificar, aqui, em Portugal!!As pessoas que estão a trabalhar a partir de casa, regra geral, trabalham mais das que estão presencialmente!! Enfim, os superiores hierárquicos dizem a isso, que, como não têm de aturar o stress do trafego da ida e vinda, sobrecarregam-nos de trabalho, o que também NÃO está correcto!!!
Trabalha o dobro ou é mais produtivo? Eu trabalho em home office desde de 2020 e digo que sou mais produtiva, trabalho em horário comercial das 8h às 16:30 , todos os dias. Não é só porque estou em casa que não trabalho ou devo ultrapassar a quantidade de horas trabalhadas pela quais sou paga. Se surgir horas extras pagas aí sim.
É a nova cara da escravidão
Essa é minha realidade também
Trabalho o dobro? Ele tá enriquecendo alguém 😅
É por isso que a rotatividade está tão grande. As pessoas não ficam mais que seis meses em lugar nenhum, e não digo só das gerações recentes, esse é um comportamento que eu vejo de modo geral. Nem salário está segurando ninguém. A internet fez as pessoas perceberem que dinheiro não quer dizer nada sem qualidade de vida.
exatamente... isso somado ao fato deste capitalismo agressivo não ter evoluído... temos um presidente do Banco Central mostrando de que lado está quando diz que gente empregada demais é ruim porque as empresas serão forçadas a aumentarem os salários... os dados recentes da oxfam sobre renda já dizem muito por si só
@@ricardoaugustodecastroarau4938 os pobres de direita escutam esse discurso e concordam.
Verdade
@@99Gara99 e os esquerdistas defendendo mais impostos, mais contribuição sindical, será que é pra melhorar a qualidade de vida do trabalhador ou garantir a lagosta e o vinho da oligarquia socialista?
Comecem a negociar trabalho horista e aprendem a negociar o preço do seu tempo.
A pandemia mostrou que muitos diretores e supervisores são totalmente dispensáveis. Na cabeça de chefias, somente o retorno ao trabalho presencial pode garantir seus cargos.
Essa é a lógica do socialismo. Tire os trabalhadores da empresa, a empresa fecha. Tire os chefes/dono, ngm nem percebe.
Nós (classe trabalhadora) é que geramos a riqueza. Eles são completamente dispensáveis. E eles SABEM disso.
É isso aí.... Com uma equipe madura... Nao precisa de ninguém em cima....
Meus superiores diretos estão em Pânico. Haha.
Exatamente
Exatamente... o tanto de reunião que tinha que só atrapalhava a produtividade, tudo pq os chefes queriam ter ciência e se sentirem participando do processo..
Ja troquei de empresa pq ficaram de palhaçada exigindo que a gente fosse a cada 15 dias. Obs eu moro a 500km da empresa. Não desistam do home office! É uma conquista muito importante para nossa qualidade de vida!
Sim, queria voltar mas não consigo agora! Em breve mudo isso!
Jamais, eu trabalho só home office, se as empresas pararem de oferecer vagas home office vou trabalhar pra empresa estrangeira e elas pagam bem melhor
Nas universidades insistem em marcar reuniões presenciais. Enfrentar um trânsito terrível, gasto com locomoção, etc., enquanto a reunião poderia ser feita por uma plataforma onde todos estariam presentes com sua câmera aberta. 🤷♂️
@@gustavovinicius2064se pagam bem melhor pq vc ainda não está trabalhando pra empresa estrangeira? Prefere as brasileiras mesmo pagando mesmo? Por caridade?
Esses executivos que são contra o home office são aqueles executivos que sempre enganavam ou enganam as empresas inventando mil reuniões para ir para motéis, clubes, bares, etc... e ai acham que a peãozada também usa o home office para ficar vagabundeando!!!
É simples, no escritorio, os diretores, VPs, etc, se sentem como Rockstars, as estrelas do universo sendo paparicados, salinhas silenciosas no ar condicionado, secretárias, almoço em restaurante... quando fica em casa, são só os João ninguém de fone de ouvido, mandando o filho não fazer barulho e tomando bronca da mulher pq deixou toalha molhada em cima da cama não foi levar o lixo... tão simples quanto isso
Infelizmente pra muitos é assim mesmo pois na maioria das empresas são promovidos os operários que se destacam porém ao subirem de cargo sua incompetência para o novo cargo fica escancarada. Você perde um bom empregado e ganha um péssimo gerente.
A verdade que ninguém quer ouvir kkkk
Oq vc preferiria se tivesse no lugar deles.. conforme descreveu?
é exatamente isso, cara
Cara mas isso eh real pra todos nós.. vc gosta de ficar em casa, maior caos, precisar se preocupar com a comida.. eu não sou diretor nem vp nem nada, sou um escravo de baixo escalão mas ainda assim, estar no escritório é bom por conta desses motivos q vc trouxe
Quase 3 anos trabalhando remotamente e já recusei propostas até vantajosas porém que não era FULL REMOTE, eu não troco meu emprego assim, com filho pequeno em casa vou sempre priorizar o remoto, qualidade de vida em primeiro lugar, graças ao trabalho remoto consigo acompanhar o crescimento do meu filho de perto.
Mesma situação. 2 filhos. Também neguei promoções que envolviam retorno ao presencial. Nunca mais.
Msm situação, só aceito vaga 100% remota. Estou home há anaos
Qual área vcs trabalham ?
Parabéns é assim que funciona na Europa, primeiro qualidade de vida, Aqui no Brasil querem seguir regras americanas, aí da nisso, eles querem que a pessoa fique no escritório, saia tarde e final de semana vá com eles pra happy hours.
Tem vários que são híbridos e virão 100% presencial, aconteceu isso na minha empresa
Pq é difícil assediar remotamente.. é isso.. fim!
Bem isso mesmo
Se o faz, é mais fácil de ter provas: conversas de WhatsApp, áudios etc
RESUMO: ELES QUEREM GRITAR COM OS FUNCIONÁRIOS E FICAR LONGE DE ESPOSA E FILHOS. SE ELES NÃO TÊM VIDA FUNCIONÁRIO TB NÃO PODE TER
Tu acho que é o contrario, os funcionários não tem vida para que eles possam ter. Afinal amante e bastardos não precisam estar na mesma casa que a esposa troféu.
É exatamente isso.
Exatamente. Geralmente esses chefes são gente infeliz na sua vida pessoal
Eles vivem pra trabalhar então quem é feliz fora da empresa eles não toleram. Conheço essa gente.
Abre uma empresa!
@@oswaldlemman7874 Não confunda um pequeno empresário com um magnata.
Existem empresários que não suportam a ideia de que alguém trabalhando em casa, de bermuda e chinelo pode ser mais produtivo do que quando está no escritório da empresa. Já trabalhei em uma empresa grande na qual o diretor tinha verdadeiro pavor de que alguém tivesse 1min livre. Falei sobre ócio criativo e ele achou um absurdo, achava q todos devem ter seu tempo 100% ocupado para valer cada centavo do salário. Em 2001 trabalhei num provedor no qual o diretor estimulava o ócio criativo e oferecia a estrutura da empresa para isso. O resultado é que nessa empresa mais flexível, desenvolvi (dentro da empresa e com ajuda do chefe) uma série de ferramentas que foram úteis e implementadas, como sistemas de atendimento e distribuição de links. Já na empresa q não me sobrava tempo, meu único intuito era adquirir conhecimento e estudar os sistemas para no futuro ter ideias e criar ferramentas para os concorrentes. Não por vingança, mas por oportunidade de mercado.
Exato, esses gestores de mente engessada não querem pensar na falsa idéia de que alguém está ganhando seu salário de forma "leve". Eles querem que o esforço seja o mais duro possível para que sintam que a merreca que estão pagando é justa. Muitos gestores de hoje não pensam assim, mas tem uns com essa mentalidade por aí até hoje...
Pois se fosse eu seria por vingança mesmo. 😂
@@narloth 2.. Esses PNC devem pagar caro pelo assédio que fazem contra funcionários.
''se eu voltei você também vai'' ... me paguem salário de CEO que eu trabalho presencialmente em qualquer lugar... fácil cobrar quando você ganha milhões, tem motorista, diarista, nutricionista, secretária, auxiliares, para fazerem tua vida andar...
Esqueceu o helicóptero para chegar a qualquer lugar em 5 minutos na hora do rush. Imagina, carro de luxo com motorista não pode andar na faixa de ônibus, tem que ter helicóptero.
Eu não acredito que seja apenas isso. deve haver um esquema com a indústria petroleira pra que as pessoas continuem utilizando combustíveis.
pensei a mesma coisa qdo ouvi esse trecho
Perfeito!
E ainda tem o fato de que vc nunca vê o CEO 😅
Onde ele tá?
Especulação imobiliária é o principal motivo. São donos ou participantes majoritários de fundos imobiliários. Além de cortina de fumaça para os acionistas.
Engraçado que pouca gente enxerga isso. Hoje as empresas não investem em produção, investem em fundos/ações. Para a produção sobra pouco ou nada.
Exatamente. Eu ainda acho que o lobby imobiliário se estende além dos fundos. Um modelo de trabalho presencial impulsiona a valorização de imóveis principalmente em regiões metropolitanas. É o famoso studio perto do metrô que vale uma fortuna, mas é "bom" pq vai te salvar horas e horas no trânsito. Um trabalho remoto dispensa isso, eu posso pagar metade do valor em um imóvel melhor mas no interior.
Com certeza. Imagina uma Av. Paulista cheia de escritórios,restaurantes shoppings,vazia por conta de home office... esse povo quer arrastar a gente pra ir consumir e manter a valorização dos imóveis e os negócios abertos
Exatamente esse o ponto
Na atual situação que vivemos de emergência climática, o trabalho remoto diminui deslocamentos, reduzindo trânsito, consumo de combustível e consequentemente redução de emissão de CO2.
Outro fator que deve ser levado em consideração é a melhora na qualidade de vida dos colaboradores e que resulta em uma maior produtividade, portanto é benéfico para os dois lados em todos os sentidos.
Cara, a ultima coisa que alguem vai levar em consideração pra debater o tema é condição climatica kkk
@@evandrodiniz9897O Rio Grande do Sul que o diga, né?
@@evandrodiniz9897Pode até ser, mas é inegável a relação entre uma coisa e outra! Ignorância e falta de uma visão mais abrangente...
@@brunodidonato3264 Inegável é sim, porém insignificante no contexto.
@@evandrodiniz9897Mais da metade das emissões de uma cidade grande estão relacionadas a deslocamentos de carros, trucks, etc....olha pra SP e veja se daqui a 5 anos, se continuar desse jeito, como a cidade vai estar? vai travar de vez....sem dúvida isso tem q entrar na conta, a tendência é que aumente o tempo de deslocamento....como vc acha que vai ser o desempenho, a produtividade do pessoal?
Eu trabalho em casa 4 dias na semana, 1 dia na empresa. É a melhor experiência que eu já tive na minha vida. Estou extremamente satisfeito com essa forma de trabalho. Espero que minha empresa não altere essa forma de trabalho.
Eu tenho uma empresinha minúscula e quando eu preciso contrato freelancers, cara, o pessoal entrega tudo certinho no prazo, nunca tive problemas, esse ano quero contratar uma pessoa (CLT) e ela provavelmente trabalhará de casa, e talvez nunca veja minha cara ao vivo assim como os dois freelancers que prestam o serviço para a minha minúscula empresa.
Você é um empreendedor que está antenado ao futuro. Parabéns por não deixa o ego e a mesquinhez tomar conta do seu modo de trabalho, igual muito pequenos empresários (e grandes) fazem.
Cara, eu trabalho como freelancer e só atraso quando o próprio cliente atrasa. Fora isso é tudo no prazo ou antes.
@@gutocst obrigado pelas suas palavras, eu acho que tem que ser um jogo de ganha, ganha. E se é possível facilitar a vida de quem me ajuda, não vejo o motivo em fazer o contrário.
Boa semana
@@rodrigodepaula4198 parabéns! Sim, aqui é a mesma coisa geralmente quando eles atrasam eu sou o culpado 🤦🏻🫠
O CLT que eu quero contratar é um atendente, então como eu preciso da pessoa 8 horas /dia, 5x por semana é necessário ser registrado.
Abs
Boa semana
A minha fazia um mega encontro com geral 1x por ano, pagava hotel, passagem. Tá mais do que ótimo.
Isso é palhaçada. Isso é para alimentar o ego do Patrão q gosta de ver e mostrar a empresa cheia de funcionarios ali tudo sentadinho e bunitinho.
E dizer para os outros patrões: "eles são meus...".
nops! é pq os olhos do dono engordam os bois...se não fosse assim, seria ótimo para a empresa nem ter sede, imagina a economia de gastos para um imovel para 1000 funcionarios...só de eliminar vale transporte o lucro da empresa dobra...
Exato, mas encarar o mesmo ônibus lotado que os funcionários, às 08:00 da manhã, em um calor escaldante de quase 35 graus, não querem.
@@Lucas-gx8sj e pq o sr. e os outros incomodados não procuram morar proximo ao trabalho? é o meu sonho de mão de obra, depois que inventaram o vale transporte.
@@orthojacvocê vai custear o imóvel?
Bem disse o pesquisador no fim do vídeo: "A arrogância é algo poderoso". São movidos por ela. Não querem abrir mão do controle sobre pessoas, de um "prazer" quase doentio do mando e comando.
Em suma: "Síndrome de capataz".
Quem vai vencer esse cabo de guerra?
Gestor que quer presencial é porque tem amante na empresa.
É o único motivo existente.
Porque não é lógico. Não é produtivo. Atrapalha a retenção de talentos. Custa caro e exige que vc tenha mais gastos e dor de cabeça com escritórios.
Exato. Num fila de Macdonalds você vê isso. Ai do cozinheiro q sem querer deixar cebola no hambúrguer da pessoa que pediu sem. Capaz de levar um soco
Com certeza o trabalhador vai ficar muito feliz e produzir mais pegando 2h de transito pra fazer um trabalho presencial que dava pra ter sido feito em casa
Pra mim são 4h ida e volta para o centro se SP. E é óbvio que se produz mais em casa no silêncio, no presencial é muita distração, muita gente pra conversar.
Sofra no trânsito 4h/dia, trabalhe 8h na empresa e leve pra casa + 4h de home office não remunerado devido aos problemas no próprio ambiente presencial do trabalho!
Só em não perder 3h de trânsito todo dia já é algo absurdo, não troco o Home Office ganhando 4k por um presencial ganhando 8k ...
penso igual a voce. Eu ganharia mais trabalhando presencial e fazendo viagens comerciais. Mas prefiro trabalhar 100% remoto e em paz ganhando menos. tudo pela minha saude mental!
Nossa é tão legal ver essas visões. Eu também trabalho home office por conta própria ganho 4 mil, mas eu poderia ganhar muito mais empregada CLT, sem ter paz. Por muito tempo me sentia mal por não conseguir fazer parte desse universo corporativo louco
Trabalho remoto existe já não é de hoje, ele apenas se consolidou durante a pandemia se provando ser eficiente em muitos setores.Essa teoria de que os executivos precisam ter alguém por perto para botar a culpa pelo fracasso de sua gestão aprece fazer muito sentido, porém ao forçarem a barra para voltar atrás será um tremendo tiro no pé, pois o efeito pode ser reverso. Não tem mais como colocar o gênio de volta na garrafa.
Eu ainda acho q o motivo real são os aluguéis. Prédio ocioso significa redução de aluguel. Dai complica o dono do escritório e surge o lobby pra voltar pro escritório. As empresas hj tbm tem muitas ações do setor imobiliário.
hã? para a empresa gastar mais? kkkkkkk
Pressão dos grandes investidores em Fundos Imobiliários de lajes corporativas. O percentual de vacância está alto, vários investidores estão deixando de comprar mais cotas e esses FII's (Fundos Imobiliários) estão despencando na B3 (Bolsa de Valores Brasileira).
Muitos prédios comerciais do Centro do Rio estão sendo adotados para moradia.
Pra quem não sabe o verdadeiro motivo dos executivos odiar tanto o trabalho remoto é pq ele leva a falência vários tipos de negócios que muitos deles são investidores como restaurantes cafés etc uma vez que como o funcionário está em casa o volume de pessoas nesses outros negócios reduz drasticamente
Percebo na empresa onde trabalho acontecer uma debandada de profissionais competentes ja que a empresa está tentando aumentar a presencialidade. Nós que permanecemos estamos insatisfeitos e a pressão pelo fim da presencialidade só aumenta. Nao faz sentido ir à empresa para ficar horas na frente do computador só pra agradar o ego de gestores incompetentes e que estão morrendo de medo de se tornarem irrelevantes.
Lindo
Trabalho remoto é uma modalidade e tem muitas empresas só trabalham assim. E isto não tem volta. Assim como o trabalho pela internet e automação.
E se voce parar para pensar, trabalho remoto é mais vantajoso para a empresa, pois há menos custos: não precisa pagar aluguel de sala comercial, não precisa gastar com o deslocamento do funcionário ( no Rio de Janeiro metrópole a passagem é bem cara...) Enfim, trabalho remoto é vantajoso para ambos, empregador e empregado
Quando eu comecei meu negócio profissional foi terrível.
Tinha que pagar uma sala comercial, alugar uma linha telefônica que custava mais que o aluguel do imóvel, uma secretária para atender o telefone, um Fusca para atender o cliente.
Ainda ia e voltava de ônibus.
Quase 3 horas dentro, ônibus todos os dias.
Agora trabalho remoto.
Imagina o custo disso.
Mais ou menos o aluguel de uma sala é 1000,00.
Se muitos funcionários fazem suas tarefas perfeitamente em casa, muitos gerentes tem medo de não servirem para nada
Faltou a especulação imobiliária, principal motivo das instituições financeiras
E os amantes no trabalho né?
Dia da secretária é o mais frequentado nos motéis!
99% dos CEO's não aguentam sequer um mês pegando 2h de onibus pra ir e voltar do trabalho todo dia.
Sim, eles subiram na escala de trabalho e não sao como os operários convencionais, funções diferentes , prós e contras amigo, merito dele se chegou a esse cargo , porque NINGUEM nasce CEO . Brasileiro zuado.
@@tavaresdds1na verdade eles querem CONTROLE, e tem inveja dos que não vivem para o trabalho
Claro. O CEO estudou o suficiente para nao ter que se submeter a esse tipo de rotina. Loucura é voce achar Que deve ganhar o mesmo salario de um CEO ou achar que ele deva ganhar o que voce ganha, tendo estudado o que estudou. Nao é mérito pegar 2 hrs de busao diarias; justamente por saber que essa rotina é pesada, estressante e difícil, a Pessoa estuda. Mentalidade limitada a sua.
@@correo0814 1° a maioria dos CEO são herdeiros, tem mais herança do que qualquer outra coisa investida nisso aí
2° Estudar não garante que você não tenha que se submeter
3° O dinheiro acaba com a necessidade de qualquer submissão que uma pessoa se coloca por dinheiro
4° O que mais tem são pessoas estudadas no home office, porém o CEO inconformado quer a volta do presencial por controle.
@@viniciusoliveira9812 ta serto, Vinicius. Voce é um jenio. Se a familia trabalhou para deixar alguma herança aos filhos, nao necessita ficar com rancor e frustrado porque o outro saiu na frente. Sempre haverá pessoas com mais facilidades que outras. Eu Sei que voce também gostaria de ter essas vantagens; mas como voce nao consegue entender que o motivo da sua frustraçao e indignaçao é a razāo pela qual voce quer melhorar de vida, voce se rebela.
Pode falar o que quiser... não tem argumento que ganhe do tempo de transporte que o presencial exige.
Trabalho remoto é o futuro!
Excelente reportagem, que mostra como , muitas vezes, as direções das empresas são compostas de psicopatas sociais , que colocam seus próprios desejos acima dos interesses da empresa, disfarçados sob o manto do discurso técnico. O diretor quer plateia, quer ser adulado, quer fazer aquelas reuniões ridículas e aterrorizar os funcionários.Esse é o tóxico mundo do trabalho
Pura verdade. A exigência do trabalho presencial é puro medo e vaidade. Cada empresa tem seus motivos. Mas o motivo real é o controle e a autoridade presente.
Só nos USA que isto esta acontecendo, pois o problema de lá na verdade é que devido ao custo de vida altissimo, muitos estão se mandando para outros paises, mais baratos como, México, Canada e até Brasil e o dinheiro esta saindo muito de lá. Então o governo está pressionando as empresas para que elas voltem dos trabalhos remotos para deixar as pessoas nas devidas regiões sem fulga de capital.
Tem isso também.
É isso mesmo, MAS vai depender do trabalhador, se ele se der vamos virar a América , onde funcionários saem tarde, nao vi da, na sexta vai pro happy hour pra recompensar, eu fico no HOME office, nao pego o trânsito de casa, temos que nos unir.
@@renatoalceuamaranti4067 Renato, não colabore com o nome América para os USA, isto dá enfoque que são donos de nós e que somos meros escravos a servi-los. America é continente e tem vários países. Chame-os apenas de USA. SEM ofença. É só um posicionamento em que defendo, peço que dissemine isso também, para garantir ou conquistar liberdade. No mais, fique na PAZ, vc está certo, também faço isto.
Sou do Híbrido e é muito bom. 100% remoto eu canso. Então vem a outra semana de presencial, onde vejo os amigos, jogo um pouco de conversa fora e experimento um "novo" ambiente.
Acho interessante híbrido para quem deseja ir ao escritório, só não precisa obrigar a todos.
Assim quem gosta ou precisa tem oportunidade, assim como quem trabalha bem e prefere home office tem sua opção atendida.
Interessante que no presencial vc não trabalha, rs
@@gabrielp.262hoje em dia no presencial acredito que as pessoas acabam tendo uma menor performance. Acaba se tendo muito social.
Trabalho em home-office.
Se tiver que trabalhar presencialmente, peço demissão.
qual a sua profissão?
Sou analista de sistemas e, no momento, estou trabalhando como QA.
Deixaram de fora um aspecto muito importante…. O que essas empresas gigantescas vão fazer com prédios próprios muitos em lugares caríssimas como NY e que estão / estavam as traças?! Não da pra vender pq ninguém esta comprando… então precisam justificar o uso deles
Estudos mostram que modelos flexíveis não só aumentam a produtividade, como também melhoram o bem-estar dos funcionários!
O home office permite um equilíbrio mais saudável entre vida pessoal e profissional, reduzindo estresse e custos de deslocamento. É fundamental que as empresas reconheçam e adaptem-se a essas mudanças positivas no ambiente de trabalho contemporâneo.
Não se pode esquecer que muitos chefes têm uma vida vazia e sem sentido. A única coisa boa na vida deles é mandar e desmandar na vida dos outros.
exato, dentro de casa ele é um simples provedor, os filhos tão nem aí pra ele porque o indivíduo não tem graça como pessoa. O único lugar onde ele se sente "empoderado" é na empresa servindo de capitão do mato.
Trabalho remoto é uma coisa boa. Já trabalhei nos 2 regimes, e afirmo uma coisa com toda certeza, quem é improdutivo, é improdutivo em qualquer ambiente. Gente boa de serviço é produtivo em qualquer ambiente também. Cabe a empresa acompanhar e mandar em bora quem não produz é simples.
Eu gastava 4h por dia, em transporte público lotado, para ir e voltar do trabalho. Quem diz que rende mais ser 100% presencial, nunca precisou pegar uma condução lotada e ainda chegar cansada pra trabalhar.
Ninguém precisa sair de casa para sentar em frente a tela do computador.
Trabalhei 12 anos fazendo um trabalho onde eu não precisaria enfrentar 4 horas de viagem (2h de ida e 2h de volta) para fazer um trabalho que era 100% online e não era uma função que eu precisaria ter um gerente pra acompanhar meu trabalhou tomada de decisões. Então, se o trabalho é algo que precisa de vez enquanto da presença para resolver alguma coisa, então o trabalho deveria ser híbrido.
Mas existem trabalho sem gerência, que não tem nenhuma necessidade de ser presencial.
Acredito que muitos CEO também tem imóveis em zonas empresariais que desvalorizaram com o trabalho remoto, e querem que o valor volte.
O que anda desvalorizando é a FALTA DE SEGIRANCA QUE ESTA EM SP.
bobagem, isso é meramente especulativo, pois na pratica quem não mora nas capitais e metrópoles se venderem seus imóveis não tem condições de comprar um nesses centros urbanos. não tinham antes do trabalho remoto e continuam sem ter essa condição.
é ao contrário do que vc disse, eles querem q o trabalho remoto volte por vaidade( ego deles) para terem o orgulho de manter o endereço comercial numa área urbana que sempre foi mais cara e conveniente a eles comercialmente( próximo uma infra estrutura comercial melhor, q só os centros oferecem, conveniências cotidianas tipo assistências técnicas, melhores hospitais e clinicas e etc). e também pq facilita muitos praticarem assédio contra funcionários. e esses são os mesmos q reclamam de altos impostos, mas querem manter endereços de suas empresas bem mais caras e também instalações de mais alto custo ao invés do trabalho remoto. a realidade é essa!
Eu trabalhei 9 anos em home office no Brasil e 2 anos aqui onde eu vivo. Voltar ao escritório é um sacrifício, mesmo no híbrido. Agora todo lugar é coworking, sem lugar fixo, não consigo me concentrar com muita gente à volta. Cada dia no escritório é um milagre de sobrevivência para mim. O melhor é não dizer nada, pois parece que quanto mais se diz que não gosta e não se sente bem, mais vem gente cutucar. Fingir de morto pra sobreviver. E o trabalho em si, é o que eu queria, além de eu não estar nem um pouco a fim de trocar de emprego.
Eu sinto o mesmo, é muita bagunça, é muito difícil se concentrar e produzir, muita gente pra conversar, empresas juntas. Home office o trabalhador produz MUITO MAIS.
Dependendo do seu chefe/gestor, essa tática de "fingir de morto" e não falar com ninguém, vivendo apenas na sua bola, também não adianta, porque você ainda é acusado de ser anti social e não estar identificado com a cultura da empresa.. falo por experiencia própria pois fui demitido do meu ultimo trabalho, apesar de entregar TUDO que me era pedido com absoluta rapidez e eficiência..
Pra assediar funcionário e trair a esposa.
Comportamento de Boomers
Os caras tão em pânico, acabou as visitas aos puteiros e encontros com amantes durante o expediente kkkkk
Kkkkkkkkkkk
Cadê as pessoas que defendem que empresas tomam decisões racionais, que são sempre decisões baseadas em dados para fazer vídeos sobre isso?! Que interessante que tenham se calado sobre.... 🤔🤔🤔
Incrívelmente existem pessoas que ainda pensam ter tudo sobre o seu controle por todo o tempo
Que comentário aleatório
Pois tudo uma hora a casa cai, e ninguém tem que estar se m44tando por Empresa de ninguém.
Os escritórios são as novas fábricas da revolução industrial. Mas o trabalho remoto mostrou como muito dos meios de produção não estão nas mãos dos grandes empresários e gestores. Isso desafia a hierarquia que controla as relações de trabalho e permite a exploração. Por isso é tão importante para essa empresas voltar a prender seus funcionários nos escritórios e manter a farsa de que só há trabalho passando por eles.
Se beneficia o funcionário, o chefe é contra. Impressionante
Principalmente quando as mulheres estão trabalhando, somos extremamente eficientes no que fazemos e, produzimos muito mais em casa, junto da nossa família!
Simples. Se os funcionários são autosificientes e organizados no trabalho remoto, a necessidade de um chefe fazendo microgerenciamento desaparece. O empoderamento dos funcionários do chão de fábrica ameaça diretamente o emprego desses chefes, por isso eles querem a volta do trabalho presencial.
Não aceito mais trabalho presencial. No máximo 1x por semana para reuniões. Trabalho MUITO MELHOR de casa desde 2020. O tempo que eu gastava me locomovendo para o trabalho é precioso demais para minha qualidade de vida.
Porque eles precisam explorar o trabalhador e presencialmente fica mais fácil.
O pior pesadelo do burgues, é que o trabalhador saiba que pode ter uma vida que n seja destinada a dar lucro a ele.
Cadê os processos Ágeis!? Eu não volto e pronto !
gente ruim demais, querem extrair todo o possível do trabalhador e deixar só a casca.
A grande verdade é:
É inconcebível pra um dono de empresa ficar preso no escritório enquanto seu funcionário trabalha da praia.
Já que eles não podem fazer, não querem que ninguém faça. Então tudo se resume a inveja...
Eu sou mais produtiva em casa pq tenho menos distrações.
Como certeza, no escritório é uma barulheira, todo mundo falando e ainda te chamando pra "café". Não tem como trabalhar, dezenas de reuniões presenciais oficiais e extra oficiais. Se o trabalho requer foco absurdo como desenvolvimento de sistemas é inviável.
Eu não tenho que ser mais produtivo, só fazer em casa o que faço na empresa
É muito difícil se concentrar no presencial, muitas distrações, muita gente pra conversar. Home office a pessoa produz MUITO MAIS.
Trabalho remoto há um ano e não troco. Sim, tem seus prós e contras como tudo, mas o problema que essas empresas que forçam o trabalho presencial é o fato de não conseguir medir performance. Pena que o fato de estar o dia inteiro atrás de uma mesa, sendo supervisionado não garante produtividade. A última empresa que trabalhei presencial tem ainda dificuldade em contrarar porque eles querem que a pessoa mude para o estado onde o corporativo está e o salário não alinha com o mercado. Que vantagem tem?
Enfim, para aqueles que relutam, uma pena, porque temos que pagar conta sim, mas qualidade de vida e saúde mental dinheiro não compra. Prova meu marido que adquiriu problemas de saúde relacionados ao estresse, e agora só cuidamos pra não piorar 😢
Ótimo dia para todos 🙏
" empresas que forçam o trabalho presencial é o fato de não conseguir medir performance" EXATAMENTE. E digo mais, se a empresa não consegue medir produtividade, não consegue medir no presencial também. Daí acontecem aberrações que eu já vi aos montes onde um indivíduo totalmente incompetente e improdutivo passa o dia todo no escritório, das 8 as 17, não rende nada mas o chefe tem uma baita consideração pelo mané porque ele tá se esforçando pra ficar na empresa mesmo sem conseguir resolver NADA e sempre precisar da ajuda de outros. Trabalhei numa multinacional automotiva e vi isso aos montes.
Notaram que sempre que algo ruim acontece com uma empresa tem muita relação com os investidores? Normalmente não sabem quase de nada sobre administração na prática e acabam sempre punindo se as empresas migrarem para padrões humanitários de trabalho.
Apoio 100% o trabalho presencial. Investigacoes apontam que 22 % dos trabalhadores pediram demissao por nao conseguir estabelecer horarios e a propria disciplina em sua proprio casa. O brasileiro necessita disciplina e horas exaustivas de trabalho para poder se desenvolver como profissional.
Líderes que resistem ao home office revelam uma natureza egoísta e centralizadora, enraizada na baixa estima pessoal. Ignoram o tempo perdido no trânsito e o estresse associado, priorizando sua própria necessidade de validação. Tais figuras muitas vezes residem próximos ao local de trabalho, enquanto seus funcionários enfrentam deslocamentos longos. A presença física é vista como essencial para inflar seus egos, relegando o bem-estar e a eficiência da equipe a segundo plano.
esses líderes não são nada fora da empresa. É só na empresa que ele se sente empoderado. Em casa, ele é um mero provedor, mas não faz falta nenhuma pra família, por isso mesmo o cara passa tanto tempo na empresa, muitas vezes sem fazer nada, só pra dizer que a empresa está em primeiro lugar na vida dele.
Hoje trabalho híbrido na minha empresa 2x em casa 3x no escritório muito melhor que 100% presencial e acho que trabalho mais em casa antes mesmo do horário meu computador já está ligado e já estou trabalhando, até mesmo depois do horário, só de não pegar transito já é excelente
A conquista da possibilidade de trabalhar remotamente precisa ser valorizada e preservada ao máximo por nós trabalhadores. Eu me recuso a voltar para o presencial, mas tenho a sorte de poder recusar
Tem muita gente que lucra com o trabalho presencial. Transporte , veículos,combustíveis, alimentação, vestuário e etc. A pressão é grande.
Trabalho remoto, quando possível, é sempre bom para o servidor que prefere ficar em casa.
Trabalho remoto é vida e mantém a produtividade do presencial.
Certo dia fui a uma reunião na sala da empresa em um prédio de co-workers.
Havia um café da manhã servido pelo condomínio e dentre tantas pessoas estava um outro funcionário da onde trabalho.
Eu não o conhecia e ficamos conversando. Ao nos despedir perguntei qual era o nome dele...
Cara, era um dos sócios fundadores da empresa e eu não fazia a mínima ideia kkkkkkk
Não sei se ele achou ruim, mas o home office acaba com a babação de ovo e o foco fica no trabalho.
E porque executivos não cumprem horário normal, tem jornadas flexíveis, não precisam ficar negociando saídas para ir ao medico por exemplo, não batem ponto... coloquem eles para cumprir a jornada dos trabalhadores da base se não mudam de ideia
A realidade e que muitos donos de Restaurantes ficaram incomodados com o Home Office, mas elez nao pegam transporte lotado, e as horas no transito.
Só com nossa união vamos conseguir manter nossos direitos!
Já basta de CEOs descartando a vida dos trabalharadores para agradar meia duzia de acionistas!
"A arrogância é algo poderoso".
E a arrogância precede a queda... podem esperar, pois nós vamos lutar.
Eu como senhor do engenho, nao aceito meus escravos qrendo trabalhar dentro da senzala. Pode apostar que a força está nas mãos de quem tem o dinheiro e o poder.
Muitas empresas usam os escritórios como fonte de especulação imobiliária, é por isso.
Mas para empresas que não participam desse jogo, é bem melhor não ter que se preocupar de nenhuma forma com adm escritório físico.
Fora a questão irracional, da arrogância.
Excelente matéria
Basicamente querem o fim do trabalho remoto porque eles odeiam seus trabalhadores e querem mostrar isso para eles ao vivo diariamente.
Existem trabalhos que dá perfeitamente pra serem executados de forma remota e com muita eficiência.
Mas existem funções que precisam ser executadas num ambiente em conjunto.
Esses fatores tem que ser levando em conta pelos gestores.
Basicamente isso! Você perde sua qualidade de vida para um sadico ter seus desejos primitivos saciados. O que os acionistas da JP Morgan iriam fazer se todos se recusassem a voltar ao escritório? Ia fechar a empresa? Jamais! Eles precisam de nosso conhecimento! Se você estiver empregado e receber vaga presencial: recuse e diga à recrutadora que não quer, pois não aceita mais trabalho presencial. Se preparem financeiramente para que vocês possam se virar em uma emergência e aceitem apenas trabalhos que lhes proporcionem qualidade de vida. Lembre- se o que ganhamos para eles são rios de dinheiro e eles nos dão apenas uma fração e ainda querem a gente pegando trânsito de 2hs ou espremido em transporte público? Não! Presencial não!
Eu gosto muito de levantar, trocar de roupa, ir pro escritório e encontrar as pessoas. Para minha cabeça, isso é saudável. Mas a minha rotina não implica em grandes deslocamentos. Então acho que exigir que as pessoas passrm parte significativamente alta da vida fechadas no transporte coletivo e mesmo em um carro é desumano. Nao se deu atenção à questão urbana de forma devida nas últimas décadas e o resultado foi esse. E não foi por falta de aviso de quem trabalha/ pesquisa as cidades.
Se voltar presencial tem que ter ponto e hora
extra. As empresas se aproveitaram do homeoffice e agora querem reaproveitar no retorno presencial. Trabalhamos MUITO mais em casa. Há muito mais eficiência, menos gastos e maior satisfação.
Sou desenvolvedor e trabalho remotamnete desde a pandemia. Nunca me senti tao feliz! Hj tenho muito mais tempo para mim e minha família, e também habitos mais saudáveis.
Sim, dinheiro não quer dizer nada se não trás qualidade de vida. Apenas trabalhamos e nos sujeitamos a condições que estão impostas, porque precisamos de renda para SObreviver. Felizmente, ocorre agora um despertar dos trabalhadores, e não toleramos mais jornadas extensivas, não toleramos mais abrir mão de nossa vida pessoal, das conquistas e momentos significativos que perdemos por emprego. Fim da escala 6x1 pessoal. Acompanhem esse movimento tão importante
Esses executivos que exigem o retorno presencial tambem são responsáveis pelo caos climático que estamos vivendo. Eles poderiam manter as equipes em casa para diminuir os índices de CO2 e poluição, mas preferem agir de acordo com os próprios interesses.
Não basta ter o poder, é preciso demonstrá-lo a todo instante...
O motivo mais óbvio e claro para o retorno não foi citado, o mercado de imóveis comerciais e seus donos, os fundos que também são os maiores acionistas das empresas.
E sobre especulação imobiliária? Muitos desses grandes edifícios são alugados. Alguém estaria perdendo muito dinheiro, inclusive quem investe nisso.
Esqueceram o principal fato pra quererem que os funcionários voltem: a manutenção dos lucros dos fundos imobiliários que precisam que a galera alugue escritório comercial
Trabalho 4x1. Se forçarem 100% presencial saio por qualquer salário que permita híbrido, sem titubear.
Porque muitas equipes são alto gerenciáveis,e muitos gestores não conseguem ter controle logo um emprego deles não será necessário
O mundo pós-pandemia nunca será como antes. Quem tentar ignorar o home office vai ser dar mal. Já estou desde 2020 no sistema híbrido e garanto que é qualidade de vida e desempenho no serviço.
Eu aceito receber menos do que ter que trabalhar presencial, o remoto mudou minha vida
Com a extrema concentração de renda, está mais do que na hora dos trabalhadores se revoltarem. Esses executivos ganham salários absurdos e ainda querem que as pessoas se matem trabalhando para eles ganharem mais. Não! Basta!
Eu pego um ônibus para andar 30 km para trabalhar no notebook da empresa que eu levo para a casa todos os dias, nem parece lógico, no meu setor só tem eu, nem chefe eu tenho
pq em casa fica mais dificil mitigar a saude psiclogica do funcionario
Claro que eles reclamam e são contra...pra eles e tranquilo vão de carro, com ou sem motorista,de helicóptero, tem vaga na garagem, não pagam estacionamento...queria ver se tivessem q pegar 2,3 busões cheios, nesse calor e ainda pegar metrô, pra ver se eles não seriam a favor do home office....
home office atualmente eh meu sonho kkkkkk
Trabalhei em marketing presencial em empresas grandes da minha cidade, e devo dizer, é muita gente fazendo home office só ligando o pc em outro lugar, pessoal geralmente fica em uma região afastada e não se envolve com nenhum dos outros setores, muito menos com o chão da loja, e não sabe absolutamente nada do negócio. E no presencial já sofri até bullying dentro de escritório, coisa que não passo em casa. Pude ver de perto que presencial não garante que seu funcionário esteja lá de corpo e alma.
E tem outra coisa envolvida.... Especulaçao imobiliaria.... O q fazer com os escritorios???? Transforma los em residenciais???? E qual a vantagem de morar no centro se os escrirorios estao fechados?????
Concordo e isso mesmo, donos de Restaurantes tbem estão reclamando, se eles quiserem fazer isso uma lei, nunca mais frequentaram restaurante próximo do trabalho, isso é junção de tudo prefe i tu rã, resta u ran te, E imobi li a rias.
8:33 "...profissionais perderam parte do seu poder com a recessão do mercado de trabalho"
Por isso burgueses tem reclamado da taxa de desemprego que está baixa aqui no Brasil. Se baixar mais será um problema, mas não pra nós, pra eles...
Logo logo essa pressão vai acabar, home office é novo mas veio para ficar, a cada dia que passa os argumentos para o retorno ficam menos sustentaveis, a maioria das pessoas que estão em funções que podem ser desempenhadas remotas estão inclinadas a exigir o trabalho remoto em suas escolhas profissionais. Portanto, é questão de tempo para que essa pressão irracional acabe.
Sem dúvida, sou programador a 7 anos, moro a 2h do centro de SP, onde ficam as empresas grandes. Só aceito home office.
Trabalhando em casa eu tranalho até 24h se quiser, mas nada substitui o conforto de estar em casa.
É o "fetiche da presença" como diz Domenico De Masi. Vc vai contra todas as estatísticas e números de lucro. Pois "trabalho" pra ser trabalho "tem que ser" sofrido, tem que tirar suas horas de liberdade pois horas livres é mal visto até. "O trabalho dignifica o homem", etc.