Roda Viva Internacional | Theodore Dalrymple | 29/12/2016
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- O Roda Viva Internacional exibe a entrevista inédita com o psiquiatra e escritor britânico Theodore Dalrymple, autor do livro 'Não com um estrondo, mas com um gemido - A política e a cultura do declínio', que retrata a decadência que ele defende existir na sociedade da Grã-Bretanha.
Com a experiência de quem trabalhou como médico em prisões, periferias de grandes cidades e também em países da África, do Leste Europeu e da América Latina, Dalrymple fala nesta entrevista sobre os ressentimentos e a vitimização resultantes da desigualdade social, os limites da neurociência e a saída do Reino Unido da União Europeia, entre outros assuntos.
Entrevistado 7 X 1 Entrevistadores
Chamaram uma "jornalista" da VIP pra entrevistar Theodore Dalrymple. Inacreditável.
Fiquei estupefato quando vi também. O bom senso desses *jornalixos* foi para o espaço faz tempo. E pensar que esses mentecaptos escrevem para os principais meios de comunicação tupiniquim. Deplorável.
Calma pessoal... É só cortar as perguntas bestas dos entrevistadores e apenas acompanhar as falas do Theodore. É como ele tivesse escrevendo um livro... Sensacional! Gênio!!!
Um pensador genial (o meu favorito da atualidade) e a TV Cultura não é capaz de selecionar entrevistadores à altura.
Prefiro o Chomsky, mas os entrevistadores estavam, de fato, mal preparados.
Yara P. N. de Sa Muito bom. Mas o maior pensador da atualidade, ao meu ver, é o Roger Scruton.
Totalmente de acordo, fraquíssimo o nível dos entrevistadores . Ele deve ter saído com uma péssima impressão sobre a capacidade dos " intelectuais" brasileiros.
Nao existem pensadores no brasil capazes de entrevista lo.
@@eloisagaletto6538 imagina se fossem os jornalistas de hj? TV Cultura acabou.
Pela qualidade das perguntas, percebemos a qualidade de nossos "intelectuais".
Excelente programa. Dalrymple é um grande e bem humorado pensador contemporâneo. Vale muito à pena assisti-lo apesar de alguns dos entrevistadores não terem sequer lido um livro dele - uma destas disse "tentei ver seu vídeo mas não vi inteiro..." Sério? Precisava ter dito isso? Nem um vídeo ela viu?
Fora a imbecilidade de tomar tempo do programa pra perguntar por que o socialismo não funciona, valeu apenas pela resposta ser um tiro de 12 na cara da "filósofa".
Concordo com você, Pedro. Foi de uma grosseria gigantesca.
Ronaldo Alves, pois é , ela poderia ao menos não ter contado isso a ele em rede nacional, não? Fica para a história...
Entrevistadora assiste vídeo do entrevistado minutos antes da entrevista!!! Valeu Carol Teixeira !! Filosofia puuuuura.
É encantador ver um intelectual responder a perguntas tão idiotas com tanta sabedoria. Filosoficamente falando, as repostas do Dalrymple só demonstraram a ignorância dos entrevistadores. Ver um pensador tradicional refletindo sobre questões cruciais da vida me enche de alegria.
Excelente entrevistado! Sou leitor recente do Dalrymple! Deu pra sentir que alguns entrevistadores marxistas estavam inseguros diante de um grande pensador contemporâneo!
Marxistas como o pai de Dalrymple ?
E quais entrevistadores são marxistas ?
M BG , quem defende aborto é marxista!
Feminismo é Marxista. E ñ adianta falar de outras culturas fora do contexto. O NOSSO contexto é marxista.
Ñ tem jeito, vc é PÉSSIMA! Aposto q é a tal da Carol!
Fraca DEMAIS! Como colocam alguém como essa Carol para entrevistar alguém como Dalrymple???? É filha de alguém do canal?
TV Cultura quebrou msm...
N CFB Em quais de seus encaixes Marx defende o aborto ?
CULTURA MARXISTA ñ está apenas para Marx, mas Marcuse, Gramsci... conhece Escola de Frankfurt? Então, ñ venha com "Onde Marx... blá blá blá?"
A sujeita é dita como filosofa e escreve para a revista VIP; logo, pensei: vai passar vergonha. Não deu outra... Colocar pessoas de nível cultural e intelectual tão pequeno diante desse homem chega a ser um desrespeito, tanto com o entrevistado quanto com o telespectador. Acaba que a gente deixa de aprender como gostaria devido a questionamentos tolos.
N há gente capacitada nesses programas pra fazer entrevista decente atualmente.
Hoje em dia e de acordo com a "filosofia" seguida por certo grupo de falsos intelectuais, a verdade, a moral e o livre-arbítrio não existem. Daí, qualquer um poder se afirmar como qualquer coisa. A cidadã demonstra, por suas próprias palavras, seu nível de despreparo, tanto filosófico quanto intelectual. Augusto Nunes não poderia ficar muito tempo nessa bancada de maioria formada por fracos pensadores.
Um escritor fantástico, necessário e fundamental aos dias atuais.
Esse cara é um GÊNIO. O pessoal do programa roda viva, imerso em esquerdismo há tantos anos, tem muito o que aprender com ele. O mesmo vale pro povo brasileiro, que ainda é em maioria conservador, mas corre riscos diante do crescimento da esquerda (embora este esteja sendo finalmente freado)
Você viu a fala dele sobre te política ?
Entao, Marx dizia que a política é algo maior que a religião. E as pessoas estão trocando a religião pela política.
Quando você chama todos que não concordam com você de marxista ou comunista(comportamento - também - religioso), você também está recriando o que Marx propôs.
M BG , eu vi, e ele falou q acha isso RUIM.
E ninguém chama quem "pensa diferente" de marxista/comunista, mas apenas quem segue os padrões marxistas/comunistas. O problema é q essas pessoas (marxistas) sequer sabem o q é marxismo (seus reais propósitos).
M BG eu não chamo todos que não concordam comigo de marxista/comunista. Só chamo os marxistas e comunistas assim, porra.
N CFB O que é o 'marxismo quem nem os marxistas conhecem' ?
Enrico Menconi Entendi. Mais do mesmo. Ou seja, quem não é conservador - como eu - é esquerdistas. Hahahhahaha
Até porque são apenas os esquerdistas quem implicam com os conservadores(vice versa).
Um homem tão inteligente, gentleman, com entrevistadores xumbregas, so o Nunes se salva.
Concordo!
Que homem simpático e sorridente!
Excelente entrevista. Parabéns ao Roda Viva por trazer um cara como o Theodore pro Brasil. Senti uma falta de dinamismo por parte dos entrevistadores, e o tempo foi muito curto, mas valeu a pena assistir. Espero a próxima entrevista, e eu, assim como imagino um monte de gente gostaria de ver o Pondé entre os entrevistadores.
A entrevista foi sofrível. Pareceu que a maioria dos entrevistadores não conhecia as obras do entrevistado. Mal abordaram o livro que ele estava lançando, mas perguntaram sobre delação premiada! Uma pena! Anthony Daniels é perspicaz, extremamente culto e possui uma visão de mundo bastante inusual no Brasil.
Assistindo novamente a entrevista, mais um comentário é pertinente : Carol Teixeira ser alfabetizada e ao mesmo tempo tão alienada é algo que deveria ser estudado. Um verdadeiro milagre, porque é uma contradição intransponível. Chamar essa mulher pra entrevistar um homem desse porte é palhaçada, pra se valer de um eufemismo
adoro os livros do cara, mas ver entrevistadores que não tiveram o trabalho de ler o trabalho do escritor e apenas assistiram parte de um vídeo no RUclips para estar alí me aterroriza
Essa entrevista teria ficado mais interessante se tivessem convidado o Pondé como entrevistador. Alguns entrevistadores não souberam aproveitar o potencial do entrevistado.
Jas Sousa também pensei no Pondé!
Bastante interessante a entrevista.
Theodore é um típico Inglês.
Bastante sério, mas não é mal educado, e nem mal humorado.
Obrigado TV Cultura pela oportunidade que nos dá com esse excelente programa - Roda Viva.
Melhor entrevistado dos últimos anos.
Só faltou o Tiririca, para completar o quadro de entrevistadores.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tiririca ao menos tem talento.
Kkkkkkkkkkk
Espetacular entrevista com esse homem brilhante e bem humorado 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Foi duro assistir esta entrevista até o final. Entrevistadores deixaram o entrevistado completamente perdido com perguntas que não tem a ver com ele e com o assunto dos seus livros. Essa entrevista com Theodore Dalrymple teria sido melhor se soubessem simplesmente o quer perguntar a ele. Um desperdício.
Alguns temas tem ligação com seus livros como a manutenção da sociedade inglesa ou sua visão sobre vitimologia.
O despreparo dos entrevistadores é gritante, sofrível. Isso nos mostra o quão estamos distante de um nível razoável de conhecimento. Precisamos melhorar a nossa intelectualidade. Chega de perguntas rasas. O entrevistado tem muito mais a oferecer.
Os entrevistadores não conhecem o entrevistado, não conhecem sua obra, não conhecem o tema abordado por ele e a profundidade de suas comparações, e ainda rebaixam seu pensamento a perguntas de interesse próprio e provinciano, como a insistência no tema das delações premiadas. Lamentável. Mas quando a Carol Teixeira pediu que ele falasse de uma palestra que ela não assistiu, pqp!, senti vergonha. Roda Viva, rest in peace.
Cesar Pedroso pqp! Senti vergonha! 2
hahahahhah
o narcisismo desses jornalistas é monstruoso. Querem ser o destaque do programa.
Bons tempos em que esse programa ainda prestava.
Tem um erro de tradução no minuto 40:00 que inverte o sentido do que ele falou. O que ele disse é que a maioria dos criminoso cometeram de 5 a 20 vezes mais crimes do que eles foram acusados. Na tradução ficou como se eles tivessem ficado na cadeia de 5 a 20 vezes mais tempo do que seria o adequado. O tradutor confundiu a palavra "times" (vezes) com a palavra "time" (tempo).
It seems he understands the language of the questioners. Insightful and enlightening from him.
A moça dizendo que desde que o fenômeno da vida aconteça nela, é ela quem decide se essa vida tem o direito de ser continuada ou não. É triste a pobreza de espírito e o umbiguismo que nortea as pessoas hoje em dia :D
Kant sorri :)
A moça está errada ?
Sim. Do meu ponto de vista sim. :)
Lucas Pereira , hahahahah Boa! Ñ é assim pra eles??? Ñ são eles q dizem q ñ há verdade absoluta??? hahahah
É a tal da Carol q está comentado como M BG... repara nos outros comentários 😂😂😂😂😂
É exatamente a tese que darymple dá a luz: fala que a falta de sentido está totalmente relacionado ao declínio humano, viver pelo materialismo e não pelo espírito, e a moça está bem no meio deste espiral.
Que homem brilhante !
Que perguntinha mais fora de hora e lugar hein Carol Teixeira? Delação premiada pra um psiquiatra inglês ??
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O Theodore ficou: "??????????"
Otimo programa e entrevista, boas reflexoes.
Agora eh concordar ou nao, e ir para frente.
Que vergonha desses entrevistadores. Foi constrangedor.
Theodore Dalrymple. Muito bom
Saudades do Augusto na frente desse programa!
Meu Deus! Quanta diferença do Roda Viva dessa época com o atual. Mudamos de Theodor Dailrymple para Felipe Neto.
Grande gênio do nosso século! 👏🏿👏🏿
Até que enfim.... mais de 1 mês esperando isso
Eu parei de ver na pergunta "delação premiada". Inacreditável o nível.
Impressão minha ou os entrevistadores estavam com receio de perguntar algo relevante?
Olha só os tipinhos que foram escalados pra entrevistar um cara dessa envergadura...
Tirando Augusto Nunes, a miséria moral entrevistando...
Rapaz! o Augusto Nunes teve de "traduzir", refazer a pergunta dessa Carol, ridículo.
Mr. Dalrymple, sensacional. Simples assim.
O jornalismo brasileiro é de um nível muito baixo. Trazem um cara com informações riquíssimas para ser entrevistado por uma bancada de gente que ainda está mentalmente no Ensino Médio. Não é uma crítica de brasileiro com síndrome de vira-lata, mas de alguém que consegue observar isso facilmente. Os caras ficam de frente à uma autoridade em determinado assunto e perguntam coisas "nada-a-ver". É como convidar Albert Einstein e fazer perguntas de culinária baiana. É triste. Esses entrevistados (não estou dizendo que é o caso de Dalrymple) devem ficar pensando todo tipo de coisa negativa sobe o povo brasileiro. Finalmente, escrevo na semana de descoberta importante sobre o Planeta Marte (é só ler para saber). Enquanto cientistas de diversas partes do mundo procuram "vida inteligente" no universo, nós brasileiros precisam encontrar vida inteligente no Brasil.
Que horror! Ver uma participante da bancada de uma entrevista dizer que o contato que tentou ter com o pensamento do entrevistado foi um vídeo (que, entretanto, não conseguiu ver) é uma das coisas mais deprimentes dos últimos anos na TV brasileira. Não tem tempo para ler. Deve passar boa parte do tempo maquiando o rosto e descansando cérebro.
Parabéns Roda Viva, entrevista maravilhosa!
Nessa época ainda conseguia assistir!
Hoje nem sei mais que horas o programa é transmitido!
Mas sei que vocês estão andando para a opinião pública né! São sustentados pelo governo!!!
A tradução aos 40' está bizarramente incorreta: ele não diz que presos na Inglaterra ficam entre 5 a 20 vezes mais tempo presos do que deveriam, mas sim que os presos relatam ter cometido de 5 a 20 mais crimes pelos quais foram efetivamente condenados.....
Lamentável a composição da mesa com um grupo de entrevistadores de uma mediocridade ímpar....
Não tiveram a capacidade de síntese para fazer ao menos indagações sobre o livro que foi lançado recentemente no BRASIL e as obras do entrevistado sequer foi destrinchadas conceitualmente. então é esta a tal intelectualidade brasileira...?
Expor um grande aos pífios é uma boa tentativa para autopromoção aos seus pares , mas nunca para a grandeza do conteúdo... se perderam com meras impressões e demandas pessoais .... sujeitos sem concatenações de ideias e tampouco eloquências para fazer indagações em seu próprio idioma tiveram dificuldades que beira a uma pessoa que esteve no poder recentemente ... enfim ... ser pobre não significa não ter qualidade, algo que no Brasil cai no senso comum... pois qualidade é o motivo de nossa pobreza.
Psyco Analysis Philosophicas Cai na gargalhada com o seu comentário. Não conseguiram se expressar no próprio idioma. 😅
Esse desenhista vou te contar, fica fazendo desenhos de coisas que o cara sequer citou.
Época q o Roda Viva era bom
4:00 A "filósofa" querendo desmoralizar a deleção premiada, acaba sendo desmoralizada!
Acaba sendo invertida!
Kpakpakpa
O problema de sempre: Um grande entrevistado cercado de entrevistadores pífios.
Finalmente.
Mestre !!!
Porra essa dificuldade para formular uma questão, triste.
O entrevistado é excelente... Mas os entrevistadores, nossa, deveriam marcar uma consulta com o Doutor Theodore....
fantástico!
Nunca vi um grupo de entrevistadores tão ruim é despreparado quanto o presente neste Roda Viva. As perguntas feitas são pobres, infantis e as vezes ininteligíveis, algo constrangendor. O que é uma pena, pois o entrevistado é um escritor fascinante.
Voltaram com a abertura do The Cure!!! :D
Tédio e irritação definem esse Roda Biba. Não por causa do Dalrymple, cujos livros eu gosto. Por causa dos entrevistadores. Aquela Carol, até onde vi, é a pior, tanto por ser feminista quanto por a chamarem filósofa, sem ela ter filosofia alguma de sua autoria. Isso, combinado com a fala lenta do psiquiatra, não dá não. Parei em 37mins.
Carol seria melhor sendo machista ?
Coisa que nem Theodore afirma ser.
E você conhece as obras dá Carol ?
M BG, Então se não for feminista é machista? Mais: para criticar uma entrevista, cujo o foco é no entrevistado e não no entrevistador, tem que conhecer todos os entrevistadores? Você está brincando ou é imbecil mesmo?
Haha, que obras? Como ser uma mulher poderosa em 10 passos? Textinhos de 15 linhas na super ''conceituada'' revista que ela escreve? Faz-me rir.
Por curiosidade, digitei o nome dela no Google, ela escreve numa página em que faz análises de vibradores testados por ela mesma, dá dicas de pornô para mulheres, faz listagens de "bitches" e "boys", entre outras bobagens rasteiras. O nível é muito baixo. Depois de ver o tipo de entrevistadora que chamaram para falar com Dalrymple, senti mais vergonha ainda.
Mas qual seria o problema em um filósofo testar vibradores ? Ou dar dicas sobre isso ?
Uma bancada muito pobre para o nível de Theodore ......os livros dele são sensacionais .........
Tá difícil...de um lado um renomado escritor conservador inglês, cujo tema preferido é a miséria moral de nosso tempo, e de outro, entre outros, uma bacharela em filosofia e colunista da revista VIP,!!! não deu pra colocar nem o Rodrigo Constantino que prefaciou a versão brasileira de um dos livros deste autor, Ponde, Felipe Mora Brasil, Flavio Morgenstern...
Colocar esse gigante chamado Dalrymple diante de tantos idiotas ( o único que se salva é o Augusto) é um crime... Theodore é grande demais para estar aí..
Acho que chamaram esses péssimos entrevistadores por causa da data. Acho que nenhum entrevistador sério estava disponível no dia 29/12. Todo mundo viajando...
Se um dos entrevistadores leu algum livro do Anthony Daniels, foi o Maurício Righi (seu tradutor).
É impressão minha ou os entrevistadores estavam com medo de perguntar!?!?
Os entrevistadores são pessoas com nível intelectual muito baixo. Senti vergonha alheia. Theodore deve ter ficado com pena dos brasileiros em geral, dado o nível desta gente. Qual credibilidade intelectual alguém daria para aquela moça cheia de tatuagens que não sabe formular uma linha de raciocínio ? Isso demonstra que a educação no Brasil acabou....
Exato, o problema pode ser de narrativa porque o conteúdo dá entrevista é excelente.
M BG , o conteúdo do ENTREVISTADO! EXCLUSIVAMENTE!
Sem dúvida, Pericles Audhi, essa é a PIOR. Até agora ñ entendi como um canal q leva o título CULTURA faz uma coisa dessas...
Onde conseguem este nível de entrevistadores?
Alguém pode dizer aonde está o trecho que ele fala sobre cadeias e recuperação de cidadãos? Obrigado!
A impressão que me deu durante a entrevista é que alguns dos entrevistados montavam a pergunta do jeito errado. Eles iniciavam com uma visão de mundo ou opinião e terminavam com "O que você acha disso?". E é terrível, por que, pelo jeito que está sendo feito, parece que esperavam uma validação da visão deles e não uma opinião honesta do convidado.
Um grande entevistado e uma bancada fraca !!
Meu pensamento não é nem de longe conservador, mas se tem uma coisa que o Augusto Nunes não sabia fazer era escolher uma bancada de entrevistadores.
Impressionante a lucidez desse sábio pensador inglês.
Esse foi o Roda Viva mais lento que eu já vi
A nossa educação está realmente muito ruim, não temos intelectuais... que vergonha!
Carol, você cansa com o mesmismo das perguntas, sua incrível carência, e necessidade de reconhecimento. Quer uma recomendação? Leia outras coisas além do seu feminismo cansativo! Te amo! Beijos de luz!
Fiquei com vergonha por algumas perguntas! Os jornalistas deveriam estudar mais sobre o autor!
Os entrevistadores foram muito fracos pro calibre do entrevistado... Deu pra ver que ele ficava meio sem saco de responder...
apesar de a maioria dos comentários criticar a qualidade dos entrevistadores, deixo aqui também a minha insatisfação. O único que salva é o historiador, de resto tem que trocar todos: o senhor incapaz de articular uma frase, a mulher desinteressante e a garota descolada que se informa por vídeos incompletos mas cita o "mundo pós-kantiano". Trazer o sr. Dalrymple até aqui para isso? Que desperdício!
Os entrevistadores não estavam a altura do entrevistado. Alguns estavam até nervosos. Shame!
Bons tempos do Roda Viva com o Augusto Nunes!!!!
Excelente Entrevista!
Péssimos entrevistadores. Uma das piores entrevistas que já vi. É uma pena, uma vez que o entrevistado é um escritor brilhante.
Desculpem se vou soar um tanto elitilista...mas colocaram uma funkeira formada em filosofia a distância pra falar com uma das maiores mentes do Conservadorismo Inglês...VERGONHA...estamos pembados!!!
que filosofa é essa que não tem nem 40 anos ? o que ela sabe da vida ?
Erro crasso de tradução: o convidado afirma que os presos, falando francamente com ele, revelam ter cometido de 5 a 20 vezes mais crimes do que pelo que foram acusados; o que, segundo o convidado, justificaria o aumento das penas. A questão é: por que tamanho erro de tradução, por parte de um órgão de imprensa, supostamente preparado???? Patético!
Até hoje não entendi a função do Paulo Caruso, seus rabiscos não fazem o menor sentido. Ele sempre entende tudo errado e desenha baseado na própria opinião sobre o tópico.
Que entrevista sofrível. Coitado do Dalrymple, poderia estar descansando ou escrevendo, mas teve que responder a essas perguntas idiotas, vindas de pessoas que nunca leram uma linha sequer do que ele escreveu.
O entrevistado deve ter pensado: Feminista e abortista detected!
O aborto é mais antigo que Socrates, o feminismo também.
Theodore sabe disso.
M BG , quem está respondendo com esse perfil? A tal da Carol??? Ñ é preciso ser feminista para lutar por IGUALDADE!
Matar o próprio filho pq "ñ quer q atrapalhe as férias" (como Dalpymple esculachou) NÃO É lutar por direitos iguais!
Ñ interessa de q era é a PERVERSÃO! Erro é erro seja em q período da humanidade for cometido.
N CFB Aqui é o Macunaíma.
Qual a diferença se fosse ou não a Carol ?
O feminismo fala sobre igualdade em direitos e deveres sem distinção de gênero.
Theodore fala sobre a relativização do ato de abortar, mas ele não é contra o aborto que(novamente) é tão é mais antigo que nossos antepassados.
Do mesmo modo que o Estado é laico, deveria deixar as questões culturais e 'sexistas' para a sociedade.
Perante a lei homem e mulher são iguais.
O problema é se juízes forem machistas ou feministas. Criariam desigualdade. O juiz estaria sendo ilegal e portanto punível.
Meu Deus essa Carol ... é só aparência foi pena ter esquecido os dois únicos neurónios em casa. E esse formato de entrevista é absurdo. Que desperdício com o maravilhoso Theodore e os entrevistadores certos tinham aproveitado melhor o tempo, foi pena
Péssimos entrevistadores.
Pelo amor de Deus os entrevistadores gaguejam parece não saber nem o que vão perguntar ... Lamentável, ainda bem que o Augusto saiu disso
apareceu até o Wagner Carelli
Nem vou assistir ao programa na íntegra... quão mal preparados são esses entrevistadores! Um convidado de nível espetacular, sendo questionado sobre o que não faz parte de seu estudo, de seus livros é sofrível!
É de corar o rosto de vergonha desses "jornalistas".
Certos entrevistadores apresentaram uma inépcia abismal.
Absurdo a escolha dos entrevistadores, para um entrevistado da envergadura do Dalrymple.
Deu like no vídeo pelo entrevistado , não pelos entrevistadores . Estes são patéticos .
Com a exceção do Augusto Nunes, todos os entrevistadores são muito ruins, alguns incapazes de formular uma pergunta.
Carol Teixeira filósofa? Respeitem nossa inteligência!
Muito boa a entrevista, infelizmente, se pode verificar que o que ocorre na Europa possui uma assustadora semelhança com o que acontece no Brasil. Um tempo em que nunca se tem tanta fartura gera decadência, falta de patriotismo, perspectiva, educação. Se investe muito e o resultado é pior do que quando havia pouco investimento. E em lugares muito mais pobres como a Africa, apesar de pessoas terem muito menos conhecimento, são mais educadas, amigáveis. Possuímos hoje uma geração vazia, grosseira, cheia de problemas.