Paulo Cesar de Araújo - 28/10/2013
HTML-код
- Опубликовано: 9 фев 2025
- Roda Viva recebe o jornalista e escritor Paulo Cesar de Araújo, para falar a respeito da polêmica envolvendo a publicação de biografias não autorizadas, que colocou em lados opostos artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil, e editoras
Entrevista sensacional!
Cada vez mais fã do PAULO CESAR DE ARAÚJO!
Mestre!
Parabéns Paulo Cesar pela excelente entrevista, valeu a pena assistí-la até o final e assim posso tirar minhas próprias conclusões. Lamentavel é vivenciarmos um estúpido retrocesso do tema em questão em pleno séc. XXI, um verdadeiro desrespeito a nossa Constituição. Espero que na Justiça o bom censo prevaleça .
Exato..
Grande escritor, sou fã desde que comprei o livro Eu Não Sou Cachorro Não e descobri um cara inteligente ao narrar os acontecimentos com datas, Roberto Carlos em Detalhes é um excelente livro que só enaltece o tal "rei"
O livro foi muito bem escrito. Maravilhoso.
que de Rei agora percebo que não tem grande coisa
Hoje ele está fazendo "Roberto Carlos Outra vez" . O primeiro livro proibido serviu de propaganda para o segundo.
Esse é o terceiro livro que ele escreveu sobre o tema.
O cara é totalmente obcecado pelo Roberto Carlos
Vai ser proibido outra vez.
@@Suelenascimentto . Não tem como Suellen. Você verá. Já tem Lei do STF dando espaço livre aos biógrafos. Já tem quase 1 ano da nova biografia "Roberto Carlos - Outra Vez".
Eu posso falar que tive um professor que foi no Roda Viva... Sempre foi diferenciado. Me deu aula no Ensino Médio em Niterói.
Como pode alguém conseguir falar com tanta propriedade de um artista?❤
FABÍOLA PASCHOAL,
Em primeiro lugar, parabéns por sua excelente exposição acerca do livro "Roberto Carlos em detalhes". Com simpatia e desenvoltura, você fez uma explanação geral, mas sucinta, acerca do livro, mostrando o porquê dos títulos de alguns capítulos e o histórico da luta do autor ao longo de 16 anos.
O Supremo Tribunal Federal, atualmente, resolveu o problema: hoje, no Brasil, qualquer pessoa pode escrever a biografia de quem quer que seja, sem a necessidade de autorização alguma por parte do biografado.
Antes mesmo dessa decisão do STF, a Constituição federal já o dizia, apesar de o Código Civil dizer o contrário. Ora, num choque de leis, a Constituição ganha porque é a lei maior. E ganhou mesmo!
O professor de História e escritor Paulo César de Araújo foi vítima da censura jurídica, a pior de todas. A censura praticada pela Justiça é a pior de todas porque veste falsamente a roupa da legalidade. Ou seja, parece que é legal, mas não é.
Com o fim da polêmica, Paulo César de Araújo saiu-se um vencedor. Já Roberto Carlos, um perdedor!
Um abraço!
O professor Elizeu Clementino de Souza me trouxe até aqui ;)
PS. Por mais que o ''rei'' queira usurpar o trabalho do prof. Paulo César você encontrará a obra disponível em versão pdf numa busca simples e objetiva no Ggl.
O réu e o rei, o último livro do Paulo César de Araújo, mostra todo esse trabalho de 15 anos do autor. Quem lê este e o Roberto Carlos em detalhes vê, além de tudo, um trabalho feito por um fã. Um trabalho que enaltece a obra do artista.
O biografado queria somente receber lucro com a venda do livro. Embora sem precisar. Complicado pelo seu transtorno psiquiátrico.
O Roberto Carlos manchou definitivamente sua biografia nesse ataque ao autor, Paulo Cesar de Araújo.
Realmente, quando se lê os livros do Paulo Cesar se vê nitidamente o respeito,admiração e carinho do autor pelo artista Roberto Carlos. Discordo quando diz que o Roberto só queria lucro,porque ele não precisa mais disso. Mas amo os livros de Paulo César e amo Roberto. Mas claro,sua postura nesse caso foi decepcionante.
Exato, e além do mais O PONTO MAIS IMPORTANTE: quem compra uma biografia NÃO AUTOROZADA corre o risco de não estar comprando a história verdadeira, pode inclusive exiatorem pontos de ficção.
A melhor resposta de Roberto seria ter lançado uma biografia AUTORIZADA contando tudo. Dinheoro definitivamente não é a questão para Rrrroberrto.
Que saudade de gente como Alberto Dines!
Momento hilário 1:10:19 com a intervenção de Alberto Dines, eheh. Excelente escritor e excelente entrevista. A única coisa que não dá pra entender é porque ele perder tanto tempo com R.Carlos que é um artista de importância menor.
Hoje é o Rafael Spaca que está sendo ameaçado de processo por causa do documentário dos Trapalhões
Estou inscrito nesse maravilhoso Canal.
E a segunda parte do Outra vez? Quando será lançado?
Artistas fazem muita coisa errada e nao querem que toque no assunto depois....
Paulo Cesar de Araújo é fera!!!
Paulo Cesar de Araújo tá no mesmo nível que o biógrafo Walter Isaacson que escreveu as biografias de "Leonardo da Vince", "Albert Einstein", "Steve Jobs", "Benjamin Franklin".
Concordo com o entrevistado.
Tb! Felizmente o desfecho desta história foi positivo...o tempo me permite afirmar isso!
Essa entrevista é do tempo em que Augusto Nunes era um jornalista respeitado, e Bolsonaro apenas um político folclórico com ideias esdrúxulas, levado a sério por quase ninguém (Alberto Dines tinha toda a razão quando o citou). Como as coisas mudaram pra pior, infelizmente...
Essa jornalista loirinha aí é uma tapada
Roberto Carlos está certíssimo que aparecer a pessoa mesmo sendo pública não e obrigada deixar falar sobre sua vida.
Alberto Dines sempre preciso. Cantou a bola do bolsonarismo na entrevista. Um homem brilhante e que sempre teve coragem perante a tudo e todos. Em vida se foi, mas sua obra permanece até hoje! Grande Dines!
Esse assunto é antigo, más foi lamentável a atuação do Roberto Carlos, entrando na justiça, ameaçando e barrando as vendas e recolhendo os livros... Por isso já não sou mais fã do Rei...
Ainda não li nenhum livro do Paulo Cesar.
Contudo, ouvi dizer que "Eu Não Sou Cachorro Não" é um livro muito bom.
Não quero desmerecer a obra do Roberto Carlos.
Mas, penso que ele fez muito sucesso, principalmente, por causa da mídia!
"Eu Não Sou Cachorro, Não - Música Popular Cafona e Ditadura Militar" e "O Réu e o Rei - Minha História com Roberto Carlos, em detalhes", são duas obras primas! "Roberto Carlos, em Detalhes", é linda também! Lei-as você não se arrependerá! Ainda não li a recente biografia "Roberto Carlos, Outra Vez".
Eu tenho o livro ta no meu celular eu não sou carrocho nao história da música popular brasileira brega músicas cafonas da época da ditadura militar
Cultura engatinhando eita Brasil tem uma democracia de araque kkkkk
Melhor parte da entrevista 19:45 até 28:00 confiram.
Obrigada!
O título rei do rock é exclusivo de Elvis Presley isso é lei nos estados unidos. Ele.junca fez questão disso e não gostava desse rotulo .
Roberto Carlos ama essa idolatria de rei .
Egoísta baixo , ele suprema suas perdas na vida processando as pessoas , isso ocorreu com um rapaz que tinha uma imobiliária com o mesmo nome , só lembrando o nome do rapaz tbm era Roberto Carlos.
Eu como fã cada vez mais deixo minha admiração por esse ser egoísta que passou sua vida plagiando grandes artistas dos anos 50 60 em geral .
Hj em dia nada fica em oculto.
É complicado essa questão de biografias, não se referindo a esta biografia do Paulo Cesar, mas imaginem que duas pessoas amigas durante tanto tempo se tornassem inimigas e uma das partes se sentindo ofendidas resolvesse se vingar fazendo uma biografia caluniosa e mentirosa a respeito de uma pessoa? Não podemos generalizar as coisas e nem tomar como censura algo que pode se tornar de direito de uma pessoa de não querer ser exposto publicamente.
Aí já não seria biografia. Seria um libelo difamatório e calunioso contra o outro, que careceria de provas sob pena de imputação criminal. E outra, ninguém faz biografia de desconhecido, o erro já começa por aí. Seu argumento é fraco.
@@Delcimar_Bezerra boa!!!
Que mania desse povo "passar pano" pra tudo, só por ser famoso.
Desde que não for calúnia não tem problema
@@Delcimar_Bezerra Tudo bem então, que não seja calúnia e nem mentira , é do direito de qualquer um não querer uma biografia não autorizada.
@@amarelinhokeyboards Não precisa ser famoso não meu amigo, se você tivesse um amigo e confessasse para ele um segredo ou seja que é gay mas que ainda está no armário e vocês se tornassem inimigos e ele falasse isso para seus pais ou mulher se fosse casado, você gostaria? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sou contra a proibição do livro mas se esse Paulo Cesar fosse realmente fã de Roberto Carlos reagiria de alguma forma quando Dines chamou Roberto Carlos de IDIOTA E PSICOPATA. Nunca foi fã de Roberto Carlos. Vendo essa entrevista tenho convicção absoluta que esse cidadão NUNCA FOI FÃ DE ROBERTO CARLOS. É só um cara revoltado porque não está faturando com o livro que escreveu, e deveria faturar. É justo. Mas fã nunca foi. O Dines falou também indiretamente que quem sofre de TOC é PSICOPATA. Indiretamente, mas falou. Cacá Rosset, Jô Soares e outros então também seriam PSICOPATAS? Mas deixa o Dines pra lá, já morreu, se existir alguma coisa depois dessa vida que esteja bem. Roberto Carlos não é perfeito como ninguém é, mas se fosse idiota não teria alcançado o status de cantor mais popular do Brasil. É fato! E há décadas. Não é perfeito como ninguém é, mas é o artista mais popular do Brasil e um dos maiores da América Latina. Fatos são fatos, agora perfeição não conheço ninguém perfeito e o livro deveria ser liberado.
Paulo césar Araújo merecia ser preso realmente, mas não por escrever hagiografia, e sim por dedicar dezesseis anos a um personagem tão sórdido. Ainda sou a favor de sua prisão.
Esse historiador é um gigante. E o Roberto é um micróbio que não tem o menor senso de ciência
Roberto Carlos é um dos artistas mais egocêntricos do Brasil, se não o mais egocêntrico.
E um dos compositores mais medíocres que a grande mídia já presenteou com a fama.
Chamar Roberto de medíocre só mostra o quanto você não conhece sua obra.
Bom dia Yara Silva,
Conheço sim, TODA sua obra. Inclusive o seu primeiro LP que ele insiste em não reeditar. Suas gravações em italiano, em espanhol (para tentar competir com Julio Iglesias)... Eu cresci ouvindo Roberto Carlos. Minha mãe é fã dele e tem todos os LPs e CDs dele. Ela também tem revistas contando suas histórias (desde a época da jovem guarda) e muito mais.
Portanto quanto falo que ele é um cantor medíocre, falo por conhecer TODA sua obra. E afirmo que ele só se tornou famoso como é hoje em dia porque foi adotado pela rede globo após fazer sucesso em programas da TV Tupi. Se não fosse o marketing da Globo ele não passaria de mais um cantorzinho medíocre com sucesso relâmpago e sua carreira teria morrido com o incêndio nos estúdios da TV Tupi.
A globo é excelente quando se trata de lavagem cerebral.
Me parece que você conhece bem mesmo a obra de Roberto. Mas discordo totalmente de sua avaliação.Ele está longe de ser medíocre,além de ser sim um bom compositor. A Globo pode ter todo o poder mas nao consegue enfiar goela abaixo algo muito ruim e por tanto tempo. Dizer isso é menosprezar a capacidade das pessoas de fazer escolhas.
Bom dia Yara Silva,
Sugiro que procure no RUclips um vídeo chamado "
Conformidade Social - O Experimento em uma sala de espera"
E depois procure o vídeo "
O PROBLEMA DA SOCIEDADE! | Canal do Slow 34" no "canal do Slow".
Ambos são vídeos de ciência sobre comportamento humano.Com estes vídeos você terá uma noção de até onde somos capazes de ir para fazermos parte de um grupo.
No caso que estamos falando... Uma TV (praticamente a única na época de Roberto e uma novidade para todos os brasileiros) dizendo a todo instante (com shows e filmes) que Roberto Carlos era o "rei" da "jovem guarda", o "rei" do "iê iê iê", etc.Inconscientemente fomos induzidos a acreditar nesta mentira para nos sentirmos parte deste grupo de fãs "inventado" pela TV Globo.
Lembro-me que fizeram o mesmo com Mariza Monte (neste caso, uma excelente cantora) e que, na época, seu primeiro LP (ao vivo) parecia que era o auge de sua carreira. Fizeram parecer que ela já era MUITO famosa em todo o Brasil e que aquele seu LP era a coroação de toda uma carreira fonográfica de mais de uma década (ela podia até ser muito conhecida de seus conterrâneos mas não de todo o Brasil).E eu realmente me senti como se a conhecesse de longas datas. Ainda mais por ela cantar músicas antigas como as de Cartola.
Mas por favor dê uma lida e assistida em TODOS os links na referência do vídeo do Slow. Vale a penas.
Roberto Carlos, única pauta a unir esquerda e direita. Vai acabar virando presidente...
A historia é da pessoa, a vida é dela, e quem quiser escrever a vida do outro ,deve pagar sim .Pois ninguém chuta cachorro morto
So no brasil mesmo.
Não.
Figura pública
Pessoa pública, não. Na verdade, toda história é coletiva, é social.
va procurar emprego no tv fama e deixa o Rei em paz, eu sou um grande admirador do Rei mas vida pessoal dele não me interessa.
ENTÃO NÃO LEIA O LIVRO, CENSURAR É COISA DE NAZISTA E O ROBERTO CARLOS É O REI DOS NAZISTAS!
Sergio Martorelli esse pessoal querem ganhar dinheiro falando da vida alheia
Sergio Martorelli vc nao consegue aceitar opinião contrária?
As músicas que vc idólatra dele e tudo plágio meu caro . Notasse que vc não manja nada . Só ouve as músicas dele em rádio e olhe lá .
Não basta do ouvir vá estudar a vida do seu ídolo .
Esse autor, adora o Roberto ou está desesperado para lucrar cm a vida do Roberto, porque continua escrevendo sobre ele
conheço o autor pessoalmente e posso te falar com certeza que ele é fã do Roberto desde criança, e que lucro financeiro é o último dos objetivos dele.
O livro contém 15 anos de pesquisa
Não faz sentido se o objetivo for Lucro
Você assistiu a entrevista? Fica claro que ele não quer lucrar
Que lucro? Se o ''rei'' lhe impôs um desgaste psicológico, midiático e financeiro... Reveja a entrevista.
Amada, ele é historiador, pesquisador, biógrafo.