Bom dia tudo bem? Bela explicação gostei muito . A minha dúvida é em relação de qual bobina escolher a tradicional do corsa 4 pinos mpfi e na imã que apareceu no vídeo a bobina do gol ea111. Na verdade qual no seu ver é a mais indicada melhor custo e benefício a do gol ea111 ou a do corsa 4 pinos para comando da fueltech sem o spark pro? Obrigado
Tenho um ft350, vou usar bobinas individuais, roda fônica e carburadior, sem distribuidor.Gostaria de fazer um mapa de ignição também.Não deu p deixar a taxa ideal p o comando q tenho c gasolina.Queria compensar na ignição nas bx e médias rpm.! Esse tipo de mapa , faz direto no módulo da ft , no meu caso, ou teria de ter um notbook? Como é o procedimento?
Ishi cara, conheço pouco da FT, mas acho que vc consegue sim fazer pela tela dela. Só não entendi bem a questão do carburador, vc não vai utilizar a ft pra controlar a injeção de combustível?
Boa tarde amigo estou instalando uma pandoo no motor ap e utilizando essa bobina poderia me ajudar ? Qual a sequência dos cabos e Como faço a configuração e calibração da roda fônica ? Tenho q deixar motor em PMs aí contar os dentes vai dar no 15 aí eu informo para pandoo e qual tipo de sensor. Hall, indutivo, hall subida, ou indutivo descida ?
Cara, pra teclar tudo aqui complica um pouco, RS mas algumas dicas. Pra informar o sensor, vc precisa saber qual comprou. Os indutivos têm um pequeno imã na ponta q fica visível. Subida/descida vc vai perceber quando olhar a posição do sensor em relação ao 15o dente, se estiver no início dele subida, no fim, descida. A sequência de fogo do AP é a mesma dos outros 4cc comuns, 1342. Na bobina tem a indicação da posição de cada cabo. ABS!
Boa noite tudo bem. Eu sempre faço teste no primário e secundario do corsa meriva e celta que usam essa bobina e o tempo médio é de carregamento é de 3.5 ms
Não sei se você já resolveu seu problema de energia elétrica no carro, mas seria bom checar a tensão no conector de alta corrente do alternador, pode ser que tenha queda do alternador para a bateria, uma falha do cabo que vai do alternador até a bateria. essa queda de tensão tem que ser muito pequena, porque 2,5V x 45A = 112,5W de perda transformada em aquecimento (pode até pegar fogo). Essa baixa tensão pode ser muito perigosa para o sistema elétrico. E pode vir acompanhada de ruído por causa do mau contato. Com eletricidade tem que brincar direito, é o calcanhar de Aquiles da injeção.
Pablo Guillermo de Oliveira Muro meu primeiro problema foi alternador fraco. Depois que troquei, o problema q tenho é só com a polia grande d+. Com isso ele gira pouco e abaixo de 1000 rpms fica em 12.8. Acima disso, 13.7/13.8.
Dica , configure o dwell de 0rpm a 0 dwell , pois ao deixa ligado o pós chave em algumas injeções programável está alimentando a bobina com o carro desligado.
Peterson, essa informação no caso da Pandoo não é procedente. O sinal de ignição só vai para a bobina se houver sinal de rotação. Não temos esse risco. Como não sou especialista nas programáveis não vou afirmar pelas outras, mas não acredito que Protune, Injepro, Fueltech e Megasquirt, as mais conhecidas por aqui, sejam diferentes. Abs!
ricardo, com o mapa padrao, 4 bobinas sem driver, e tanto driver da pandoo quanto driver da audi está estourando a primeira bobina sempre, estou usando o dwell do mapa criado, de 30ms/25/20ms depois caindo pra 3.6ms nos demais. Tem alguma idéia do porque? já perdi 2 bobinas de alfa 156 e 3 de marea e nao descobri, do nada a bobina superaquece e estoura, queimando o driver também.
Hermes H Junior PUUUTZZZZZ! Cara, difícil saber, estranho é q no curso da Injepro q fiz o carro era um brava hot turbo com bobinas de Marea e o instrutor utilizava 3.6. Eu tendo a crer q é algo além disso, pq está queimando sempre a mesma posição. Já conferiu ligações, fiação, essas coisas? Uma outra coisa q eu faria é bater um papo com o Rafael da Pandoo. Me ajudou com várias dúvidas! Abs!!
Sinceramente, essas bobinas duplas ao que me parecem, são MUITO similares. Vectra, Corsa, Gol, Celta. Bobina Dupla centelha perdida, tudo igual... rsrs. Não posso afirmar isso é claro, mas não vejo porque seriam tão diferentes. Pra saber qual é melhor/pior, só com osciloscópio mesmo. Abs!
Vinicius Carvalho vc esta corretíssimo! Mass tenho certeza q mantendo esse valor dentro dos parâmetros de fabrica, não há risco. Na minha opinião, esse risco somente ocorreria se estivéssemos utilizando um valor acima do especificado em rotacoes mais baixas, não acha?
A ideia é tipo ter um carro de 100 cv e andar 100% do tempo com 99cv ... você está abaixo da potência máxima possível, mas isso também significa que vai diminuir a vida útil do motor. Pensa que com o DWELL da bobina é a mesma coisa, isso porque a vida útil dela está com base no aquecimento. Usando um DWELL mais alto em altas rotações o tempo de descanso/resfriamento é menor, logo ela vai aquecer um pouco mais. Nada que vai destruir a bobina instantaneamente, mas a longo prazo diminui a vida útil. Qual seria o ganho de potência usando um DWELL maior? Nenhum. Qual seria o prejuízo? Menor tempo de vida útil da bobina.
Cara, mais uma vez concordo contigo. A maior questão que eu quis trazer no vídeo é que temos que estudar pra fazer. Vejo muita gente colocando 3,6 pq alguém falou que é, ou coloca 3,2 pq outro alguém falou que deveria ser. Pra mim, o mais importante é saber o motivo pelo qual se fez aquela opção. Por exemplo, sua argumentação é SUPER válida, pra que vou utilizar o dwell de 3,6 se 3,2 me atende e não terei perda. A grande questão é que vc tomou esta decisão baseada em conhecimento e não pq alguém falou que deveria ser. Pra mim, o X da questão é esse! Cara, MUITO OBRIGADO por participar. Seu conhecimento é top e compartilhar com a galera é o objetivo do canal!!
Vamo que vamo. Acho que descobri um osciloscópio caseiro que vai ser muito bacana para medirmos esses números sobre os quais temos conversado. Se der certo eu aviso. Abs.
Amigo montei uma injeção no meu Chevette, a minha e a megasquirt, tô vendo vc fala aí dá bobina Tô sofrendo com a minha aqui KKK E do Corsa tbm 4 pinos, oq acontece com ela, ela tá assim funcionando fora do tempo certo Cilindro gêmeos q e 1 e 4 primeiro cilindro, 43 graus cilindro 4 23 graus E assim acontece com o 2 e 3 Mais não defeito na bobina já coloquei a terceira pra tira de cabeça nem a parte de alimentação Consegue me dá uma dica do que seria isso?
Parabéns pelo Vídeo, muito didático e muito bem explicado!! Gostaria de te pedir um favor se possível, disponibilizar o arquivo ou o link de onde vc encontrou o material da Delphi que fala sobre as características da bobina! Desde já agradeço e muito boa sorte com seu projeto que está ficando top, tudo muito bem pensado!!! Parabéns
Boa noite, Ricardo!!! Excelente conteúdo! Se possível gostaria de sanar algumas dúvidas referente aos dados da fórmula para apurar o tempo entre as ignições. O que seria o 120, 240 e 480?
Ola, uso aquela bobina 2 fios da Magneti Marelli pros gols mi, voce ja encontrou algum documento DataSheet dessas bobinas ? procurei encontrei o codigo de fabrica dela (que por sinal é : 060717001012) porem, nao encontro nada a seu respeito. Parabens acabei de encontrar seus videos, muito legais.
Cara, tentei dar uma procurada, não encontrei tb. Sabe uma coisa que você pode fazer, dá uma ligada na assistência ao cliente da Bosch. Pode ser que eles te direcionem para algum link deles que tenha. Abs.
amigo tenho como ligar as bobinas canetas no omega 4.1 ???
Hola Ricardo, da uma conferida no min. 3:26 ..sao 4 sinais cada 720º ...uma cada 180º
Saludos
Bom dia, você sabe me dizer qual a tensão de acionamento do drive da bobina do Corsa 4 pinos?
Bom dia tudo bem? Bela explicação gostei muito . A minha dúvida é em relação de qual bobina escolher a tradicional do corsa 4 pinos mpfi e na imã que apareceu no vídeo a bobina do gol ea111. Na verdade qual no seu ver é a mais indicada melhor custo e benefício a do gol ea111 ou a do corsa 4 pinos para comando da fueltech sem o spark pro? Obrigado
Cara, eu iria na do corsa. mais barata. 3 pinos mesmo.
E que a de corsa 3 pinos não pode ser usada sem módulos de ignição externa. E já a 4 pinos ela possui módulo integrado
Tenho um ft350, vou usar bobinas individuais, roda fônica e carburadior, sem distribuidor.Gostaria de fazer um mapa de ignição também.Não deu p deixar a taxa ideal p o comando q tenho c gasolina.Queria compensar na ignição nas bx e médias rpm.!
Esse tipo de mapa , faz direto no módulo da ft , no meu caso, ou teria de ter um notbook? Como é o procedimento?
Ishi cara, conheço pouco da FT, mas acho que vc consegue sim fazer pela tela dela. Só não entendi bem a questão do carburador, vc não vai utilizar a ft pra controlar a injeção de combustível?
@@GarageShopbr Vou não.Meu carburador é quadrijet e é meio caro p desperdiçar.
Vídeo muito bom
Cara muito legal o seu vídeo! +1 inscrito
Boa tarde amigo estou instalando uma pandoo no motor ap e utilizando essa bobina poderia me ajudar ?
Qual a sequência dos cabos e
Como faço a configuração e calibração da roda fônica ?
Tenho q deixar motor em PMs aí contar os dentes vai dar no 15 aí eu informo para pandoo e qual tipo de sensor. Hall, indutivo, hall subida, ou indutivo descida ?
Cara, pra teclar tudo aqui complica um pouco, RS mas algumas dicas. Pra informar o sensor, vc precisa saber qual comprou. Os indutivos têm um pequeno imã na ponta q fica visível. Subida/descida vc vai perceber quando olhar a posição do sensor em relação ao 15o dente, se estiver no início dele subida, no fim, descida. A sequência de fogo do AP é a mesma dos outros 4cc comuns, 1342. Na bobina tem a indicação da posição de cada cabo. ABS!
Obrigado amigão pela atenção e ajuda me ajudou muito
Boa tarde. Fiocu bom com essas Cargas?
excelente vídeo!!!
A melhor é única explicação sobre dwell, show mesmo seu video
Muito show a explicação ! Parabéns !!
Muito bom vídeo parabéns
Boa noite tudo bem.
Eu sempre faço teste no primário e secundario do corsa meriva e celta que usam essa bobina e o tempo médio é de carregamento é de 3.5 ms
Não sei se você já resolveu seu problema de energia elétrica no carro, mas seria bom checar a tensão no conector de alta corrente do alternador, pode ser que tenha queda do alternador para a bateria, uma falha do cabo que vai do alternador até a bateria. essa queda de tensão tem que ser muito pequena, porque 2,5V x 45A = 112,5W de perda transformada em aquecimento (pode até pegar fogo). Essa baixa tensão pode ser muito perigosa para o sistema elétrico. E pode vir acompanhada de ruído por causa do mau contato. Com eletricidade tem que brincar direito, é o calcanhar de Aquiles da injeção.
Pablo Guillermo de Oliveira Muro meu primeiro problema foi alternador fraco. Depois que troquei, o problema q tenho é só com a polia grande d+. Com isso ele gira pouco e abaixo de 1000 rpms fica em 12.8. Acima disso, 13.7/13.8.
Dica , configure o dwell de 0rpm a 0 dwell , pois ao deixa ligado o pós chave em algumas injeções programável está alimentando a bobina com o carro desligado.
Peterson, essa informação no caso da Pandoo não é procedente. O sinal de ignição só vai para a bobina se houver sinal de rotação. Não temos esse risco.
Como não sou especialista nas programáveis não vou afirmar pelas outras, mas não acredito que Protune, Injepro, Fueltech e Megasquirt, as mais conhecidas por aqui, sejam diferentes.
Abs!
Isso sim que é informação técnica
Boa tarde ricardo , uso a mesma bobina também na pro inject com voltagem de 13,8 em media, qual seria o melhor dwell ? 3 ms ?
Project Astra cara, eu tentaria com os 3. Vc esta utilizando quanto? Ela fa esquentando muito?
Estava configurada como 3.6 , coloquei a 3ms e o funcionamento esta normal, poderia trazer mais informaçoes sobre o mapa do carro e dicas de acerto ?
Opa, teria como disponibilizar as tabelas apresentadas no vídeo?
Opa, problema nenhum! Vou ver uma forma de deixar o link na descrição! abs!
ricardo, com o mapa padrao, 4 bobinas sem driver, e tanto driver da pandoo quanto driver da audi está estourando a primeira bobina sempre, estou usando o dwell do mapa criado, de 30ms/25/20ms depois caindo pra 3.6ms nos demais. Tem alguma idéia do porque? já perdi 2 bobinas de alfa 156 e 3 de marea e nao descobri, do nada a bobina superaquece e estoura, queimando o driver também.
Hermes H Junior PUUUTZZZZZ! Cara, difícil saber, estranho é q no curso da Injepro q fiz o carro era um brava hot turbo com bobinas de Marea e o instrutor utilizava 3.6. Eu tendo a crer q é algo além disso, pq está queimando sempre a mesma posição. Já conferiu ligações, fiação, essas coisas? Uma outra coisa q eu faria é bater um papo com o Rafael da Pandoo. Me ajudou com várias dúvidas! Abs!!
Show de bola!! Verdadeira aula!!
Ricardo, como sempre, show de bola seus videos! Sigo acompanhando aqui. Grande abraço!
puta explicação... parabéns!!! entendi super bem.
Show !!! Parabéns pela didática !!!
Abração .
com essa bobina vc teve um bom resultado com 3 ou 3.2?
com o alternador bom ja kkkk
@@murilodasneves kkkk Pode colocar 3.0 que não terá problema!
mano vou por roda fonica agora sabe se essa bobina vw que vc mostrou vai bem ?
Sinceramente, essas bobinas duplas ao que me parecem, são MUITO similares. Vectra, Corsa, Gol, Celta. Bobina Dupla centelha perdida, tudo igual... rsrs. Não posso afirmar isso é claro, mas não vejo porque seriam tão diferentes. Pra saber qual é melhor/pior, só com osciloscópio mesmo. Abs!
GarageShop tranquilo as individuaos batem no coletor e colocar 4 do mi 3 fios sem condição
Aquelas duas entradas que você fez no coletor
show de bola sua explicação, Ricardo. Estava ansioso pra ver como tinha ficado o projeto. Grande abraço e segue firme com o canal q tá só melhorando
Amigo boa tarde! Está bobina q vc está usando e de quantos fios?
A minha é de 4, mas se fosse hoje, eu compraria a de 3. Mais simples e fácil de encontrar.
Vale
Muito bom o vídeo, parabéns.
Teria como disponibilizar o link dessa tabela excel que você demonstrou no vídeo?
Obrigado desde já
Opa, coloquei o link na descrição do vídeo. Veja se consegue baixar. Abs.
@@GarageShopbr Consegui, muito obrigado
parabens continue asim
Muito bom
A redução do DWELL com base na rotação é para evitar o superaquecimento da bobina em altas rotações.
Vinicius Carvalho vc esta corretíssimo! Mass tenho certeza q mantendo esse valor dentro dos parâmetros de fabrica, não há risco. Na minha opinião, esse risco somente ocorreria se estivéssemos utilizando um valor acima do especificado em rotacoes mais baixas, não acha?
A ideia é tipo ter um carro de 100 cv e andar 100% do tempo com 99cv ... você está abaixo da potência máxima possível, mas isso também significa que vai diminuir a vida útil do motor. Pensa que com o DWELL da bobina é a mesma coisa, isso porque a vida útil dela está com base no aquecimento. Usando um DWELL mais alto em altas rotações o tempo de descanso/resfriamento é menor, logo ela vai aquecer um pouco mais. Nada que vai destruir a bobina instantaneamente, mas a longo prazo diminui a vida útil. Qual seria o ganho de potência usando um DWELL maior? Nenhum. Qual seria o prejuízo? Menor tempo de vida útil da bobina.
Cara, mais uma vez concordo contigo. A maior questão que eu quis trazer no vídeo é que temos que estudar pra fazer. Vejo muita gente colocando 3,6 pq alguém falou que é, ou coloca 3,2 pq outro alguém falou que deveria ser. Pra mim, o mais importante é saber o motivo pelo qual se fez aquela opção. Por exemplo, sua argumentação é SUPER válida, pra que vou utilizar o dwell de 3,6 se 3,2 me atende e não terei perda. A grande questão é que vc tomou esta decisão baseada em conhecimento e não pq alguém falou que deveria ser. Pra mim, o X da questão é esse! Cara, MUITO OBRIGADO por participar. Seu conhecimento é top e compartilhar com a galera é o objetivo do canal!!
GarageShop muito bom. Continue fazendo. Estou acompanhando! #AquiéPandoo
Vamo que vamo. Acho que descobri um osciloscópio caseiro que vai ser muito bacana para medirmos esses números sobre os quais temos conversado. Se der certo eu aviso. Abs.
Amigo montei uma injeção no meu Chevette, a minha e a megasquirt, tô vendo vc fala aí dá bobina
Tô sofrendo com a minha aqui KKK
E do Corsa tbm 4 pinos, oq acontece com ela, ela tá assim funcionando fora do tempo certo
Cilindro gêmeos q e 1 e 4 primeiro cilindro, 43 graus cilindro 4 23 graus
E assim acontece com o 2 e 3
Mais não defeito na bobina já coloquei a terceira pra tira de cabeça nem a parte de alimentação
Consegue me dá uma dica do que seria isso?
Vc podia anunciar o instagram da garage shop nos vídeos. Isso poderá trazer uma maior visualização para o canal. Abs!
Opa vou fazer isso sim! Eu só coloco junto do meu nome! Vlw!! Abs!
Parabéns pelo Vídeo, muito didático e muito bem explicado!!
Gostaria de te pedir um favor se possível, disponibilizar o arquivo ou o link de onde vc encontrou o material da Delphi que fala sobre as características da bobina!
Desde já agradeço e muito boa sorte com seu projeto que está ficando top, tudo muito bem pensado!!! Parabéns
Opa, é um prazer, link na descrição do vídeo!
GarageShop muito obrigado!!
Explicação top, se puder por gentileza disponibilizar esse documendo do excel, vi que esta no drive então e somente habilitar o download.
Obg
Vc vai continuar com a ventoinha mecânica do chevette ou vai por uma elétrica??
Certamente vou colocar a elétrica. O chicote ja esta no lugar inclusive. Só q ta longe de ser prioridade.
Depois faz um vídeo de consumo do Chevette com a injeção eletrônica instalada.
Boa noite, Ricardo!!! Excelente conteúdo! Se possível gostaria de sanar algumas dúvidas referente aos dados da fórmula para apurar o tempo entre as ignições. O que seria o 120, 240 e 480?
aí da gosto de assistir
😊! Obrigado!
Ficou top o chevette.....parabéns.
Ficou economico ?
Ola, uso aquela bobina 2 fios da Magneti Marelli pros gols mi, voce ja encontrou algum documento DataSheet dessas bobinas ? procurei encontrei o codigo de fabrica dela (que por sinal é : 060717001012) porem, nao encontro nada a seu respeito.
Parabens acabei de encontrar seus videos, muito legais.
Cara, tentei dar uma procurada, não encontrei tb. Sabe uma coisa que você pode fazer, dá uma ligada na assistência ao cliente da Bosch. Pode ser que eles te direcionem para algum link deles que tenha.
Abs.
Parabéns pelos videos,sou seu fã Ricardo,teria como mandar o esquema de ligação e o das mangueiras do coletor? claudiosesp@gmail.com
Opa, Cláudio, vc diz a mangueira de água?!