Eu AMO José de Alencar. Ele é meu terceiro autor favorito HAHA Sobre Til, que eu amei-amei-amei, devo dizer que, além de ter chorado no final, por conta daquela "relação paterna", não o achei maçante em momento algum. O jeito como ele é escrito, de forma não linear, e com tantas aventuras no meio, me conquistou desde o começo. O livro brinca muito com você: você começa odiando alguém e torcendo para que o fazendeiro não seja assassinado, e depois está desejando o contrário. Além disso, João Fera é um excelente anti-herói. Nós sabemos que ele é um assassino, mas acabamos gostando dele por tudo o que ele representa na história. Reconheço que o vocabulário dificulta muito! Há parágrafos e falar que você não consegue entender uma palavra sequer - e daí a necessidade do glossário. Nem só pela época, mas por carregar tanto de regionalismo, gírias, etc. Talvez por isso não o recomende para todos, mas, para quem encarar o desafio, fica a dica de uma história MUITO bem construída. Uma das coisas que você se pega pensando, enquanto lê o livro, é como a história foi bem pensada.
Amo José de Alencar! Principalmente O Guarani! Mas realmente é um autor de narrativa arrastada, detalhista. Mas eu me envolvo muito como ele, vale a pena.
Amei sua descrição sobre as personagens e sobre a história em geral. Até me empolguei mais para ler esta obra para prestar o vestibular este ano. Com certeza eu teria apreciado mais os outros livros da lista obrigatória que já li se tivesse visto vídeos como este antes. Parabéns!
Meu primeiro tempo contato com José de Alencar foi Iracema, um dos livros mais difíceis que já li. Em seguida, eu li Til e adorei a história e o plot de vingança. Estou ansiosa para ver o vídeo sobre Capitães da Areia, um dos meus livros nacionais favoritos.
Algo que eu não entendo é por que a escola foca tanto na fase indianista e meio que esnoba a fase urbana do José de Alencar. Certo que a fase indianista foi mais importante para a literatura no Brasil, mas é tão enfadonha... O Guarani foi um calvário para ser lido, mas hoje, quando eu lembro dele, só penso na história linda que tem por trás. Só que a leitura foi tão chata... Já Senhora é um dos meus livros favoritos e foi tão bom de ser lido que acho que já vou reler mais uma vez!
Pois é, não sei porque kkk! Eu estou no primeiro ano, e acabei de ler Iracema. Acho que por eu estar no primeiro ano, e tudo, achei a leitura muito difícil e monótona
Realmente tem livros que é enfadante, não consigo ler quincas Borba, mas tem livros que acalenta te levando a entrar na história, como éramos seis , viajo nessa leitura
Tatiana,também nunca tinha lido os livros de José de Alencar. Terminei minha leitura agora é vim ver sei comentário. Eu concordo! Começo detalhista demais,mas eu não consegui larga o livro ficava cada vez mais curiosa com as histórias. Livro sensacional 😉
Terminei de ler essa maravilha hoje e sinceramente eu amei! Realmente o começo é bem descritivo e até maçante, porém quando se chega no volume II (cap. III), a coisa muda de figura, o mistério começa a ser revelado sobre a orfandade de Berta, a relação do Luiz Galvão com ela, a obediência do Jão fera para com ela etc... Obra maravilha, principalmente os capítulos XX e XVIII do segundo volume, uma boa descrição dos aspectos culturais dos negros, cativos na época. Amei a obra!
Tati obrigada pela resenha, comprei Til hoje e estou ansiosa pra começar a leitura. Eu gosto muito de Jose de Alencar, então vou amar ler mais esse. Bjus linda e obrigada mais uma vez pelos seus ótimos vídeos e dicas. Boa semana e ótimas leituras de Junho.
Adoro José de Alencar. Gostei de Lucíola, que li pra escola aos 15 anos, e esse mês li Senhora. Fiquei apaixonada pelo livro, mesmo já sabendo a história. Diva é meu próximo livro dele na lista de leitura. Acrescentarei Til agora. :)
Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah meu Deus, tava esperando muuito sua opinião sobre Til Tati !!! Verei o vídeo agora, é um dos meus livros preferidos do vestibular
Tatiana, sou completamente fã seu, e por causa desse seu novo estilo de vídeos, que falam sobre livros nacionais,eu vou começar a lê-los, obrigado por simplesmente... existir! Beijos
Acho que José de Alencar na verdade queria com essas descrições todas salvar um pouco das paisagens que ele via e que sabia que estavam mudando (sumindo) muito rapidamente, como um pintor que quer gravar o máximo de detalhes daquela luz de fim de tarde. É por isso que gosto tanto das obras dele, ele faz com que se sinta como se tivesse entrando num sonho, quase que vivendo o ambiente quando se ler os livros dele. 🙂
Já eu sempre gostei muito de ler José de Alencar, li a primeira vez com 15 anos e sempre achei os livros ótimos, Senhora, Luciola são meus favoritos...fiquei feliz porque minha mãe encontrou um exemplar do livro Til que não sabia que tínhamos. É um livro beeem antigo naquela versão de capinha preta que você tem alguns!
Adoro Alencar e o Til. É um novelão mexicano, é verdade, mas eu gostei muito quando li para o vestibular. A cena da luta com os porcos selvagens é uma "cousa" hahahaha. Mas sem dúvidas vale a leitura. A história da mãe de Berta é triste mesmo. Não vou comentar muito pra não dar spoiler haha Outro momento que eu lembro bem, e que achei fofinho demais, foi quando Berta visualiza Linda e Miguel na festa. Bate aquela melancolia. Na época me levou a refletir sobre como muitas vezes teorizamos sobre um fato, ou uma coisa, nos dizemos bem-resolvidos e esclarecidos, afirmamos sem hesitar nossos sentimentos, mas quando você vê a imagem do acontecimento em si, bem diante de seus olhos, emoções completamente loucas te pegam, muitas vezes opostas a tudo aquilo que você afirmava tão categoricamente.
Na adolescência eu li "Cinco Minutos" e "Senhora" e adorei, praticamente devorei os dois. Mas "Iracema" foi um saco, demorei uns cinco meses pra terminar.
Senhora de José de Alencar é um dos meus romances nacionais favoritos, e a melhor dentre a coleção "perfil de mulher" que foi feita. Seria mesmo muito legal a houvesse vídeo sobre a análise desse livro de sua parte.
tatianagfeltrin Siiim, Tati, releia O tronco do ipê, é muito, muito legal! hahaha Também gosto do Til. Além da trama, esses livros permitem refletir sobre aspectos interessantíssimos da sociedade do século XIX. Um problemão na trama do Til, por exemplo, é a dificuldade de Jão Fera (personagem super complexa) em lidar com o trabalho braçal, estigmatizado pela escravidão. Alencar estava pensando nisso quando escreveu. CURIOSIDADE: A primeira edição de Til foi em folhetim, no jornal A República, a partir de novembro de 1871. Aqui o link p/ o jornal, para quem quiser ver: É só clicar no ano de 1871, Edição 00189 memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=138916&pasta=ano%20187&pesq= E o que será que Alencar tinha em mente quando permitiu que o romance dele fosse publicado nesse jornal tão crítico à política da época??...mmmmmmmmm :D O estilo descritivo do Alencar é realmente cansativo para os leitores de hoje, mas existe exagero quando se diz que "alencar é chato". Nada disso! :D
tatianagfeltrin ....Releia sim O tronco do ipê,eu adorei o livro..E um dos pontos positivos de ler Alencar,é que você conhece bem como era a sociedade na época,ele é bem descritivo,claro as vezes cansa tantos detalhes mas ainda sim é prazerosa a leitura...Um dos livros que amo dele,é Senhora,eu amava asse livro na adolescência,quando voltei a reler anos depois,já não teve o mesmo efeito,penso que li na época certa,com você pode acontecer o contrário..kkk ..Adorei o vídeo.
patriciamouso , tatianagfeltrin que interessante, na adolescencia tive que ler Senhora e detestei....rs. Agora com 29 anos peguei pra ler de novo e gostei demais. Com certeza vou querer ler Til tambem.... beijos
Adorei o vídeo Tati muito legal achei o livro muito interessante acho que vou ler parece ser muito legal nunca li nada de José de Alencar e parece ser um ótimo livro pra começar acho que se eu ler vai ser um dos meus livros preferidos da vida por que parece ser espetacular adorei o vídeo um beijo um abraço e tchau Tati.
Estou no segundo ano do ensino médio e li esse ano recentemente e adorei! O legal é que eu moro na região que se passa a história, então isso facilitou para imaginar o cenário. As primeiras 100 páginas são realmente um pouco cansativas, chega uma hora que você não aguenta mais ouvir falar de Rio Piracicaba hahaha. Mas depois disso vale muito a pena !
Quebrando minha resistência sobre o período romântico, Tati. Ansiosa pelo próximo vídeo também porque amo Capitães de Areia. Bjs e parabéns pela iniciativa.
Comecei a acompanhar seu canal a pouco tempo e estou gostando muito do jeito que vc procura passar as informações, estilo professora mesmo, muito legal, irei assistir outros videos mais antigos do canal...
Acho que o mais difícil é a grande quantidade de palavras diferentes usadas numa mesma frase pra descrever algo. Isso deixa você meio perdida e cansado, pois tem que ficar indo no vocabulário. Mas isso torna o livro tbm mais rico!
Sempre quis me aventurar em José de Alencar, mas livros como Iracema não me despertaram interesse. Já Til tem uma premissa bem interessante para o meu gosto. Ótimo vídeo, Tati
Li essa edição dO Tronco do Ipê! Nunca esqueci a descrição dos brinquedos da Alice! Rsrsrsrsrsrsr Quanto a Til, tb li na mesma época e concordo com tudo que você disse! Início tedioso, estória interessantíssima! Confesso q chorei! Rsrsrsrsrsrsr Mas eu tinha nove anos! Rsrsrsrsrsrsr Deu vontade de relerrrrrr,
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk exatamente, eu ja sabia o espaço da história , queria logo a ação kkkkk Mas é sem dúvida um dos grandes livros da nossa literatura, grande Alencar !
Til não estava na listra de quando eu passei na FUVEST, então acabei não lendo! Mas com esse vídeo fiquei bem curiosa para ler Til! ^^- Obrigado Tatiana! E estou ansiosa por Capitães da Areia! Foi o único livro que eu li obrigada pela escola que realmente gostei!
O Guarani e Senhora são partes indeléveis da minha adolescência e O tronco do Ipê foi o mote para que minha mãe e eu plantássemos uma dessas arvores em casa. Amo, e talvez não fosse quem sou se não os tivesse lido. Alencar certamente não é meu favorito, mas acho imprescindível a todo brasileiro. E o que dizer do romantismo?
A trilogia de José de Alencar : senhora , Lucíola e diva são obras interessantes que tratam diferentes personalidades femininas, poderia fazer videos sobre elas ? Não sei se você já as leu.
Gosto muito de Alencar e não entendo porque ele não é muito bem quisto. Não sei quando vou ler Til porque ainda vou ganhar o Machado da semana passada. Obrigada, sempre Tati. Bom domingo e beijos do Recife.
Sempre que ouvi falar de Til, ouvi falar de linguagem difícil. Isso me assustou no início. Pensei que a leitura seria muito chata e tediosa, mas no final da leitura, mudei completamente minha opinião e está entre os meus livros favoritos. Foi um livro que me prendeu MUITO.. na minha última leitura, li 40 pgs de uma vez. É impressionante. Eu poderia falar deste livro por horas, mas minhas impressões não cabem neste comentário.
tatianagfeltrin Em que passagem do livro o Brás diz que o Til é sobre a sombrancelha da Berta? Pois em uma resenha feita pela minha professora, ela disse que é uma artimanha da Berta para conseguir lecionar para o Brás, pois ela notou que a reação dele ao ver o acento ortográfico era sempre inusitada, então ela se auto denominou Til para ele poder aprender.
Eu tive as mesmas impressões que você. O início foi confuso e tedioso mesmo, mas na segunda parte ficou bem interessante. Principalmente na parte mais reveladora do livro. Eu lembro que tava no ônibus e não pude conter a cara de espanto kkk
Há pouco tempo li "Inocência", de Visconde de Taunay. Uma delícia de livro! É dos tais livros que você não dá nada, começa a ler, e, na medida em que vai lendo, não quer que o livro acabe nunca. Que nota eu daria para o livro "Inocência"? Nota Mil!
Li Til na época do colégio e nao lembro de muita coisa, mas José de Alencar era o meu autor nacional preferido, foi ele que me fez Gostar de ler, li todas as "mulheres" dele em sequência...até estranho quando as pessoas me dizem q nao gostam dos livros dele
No colégio eu só tive que ler Iracema, do José de Alencar, e achei muito chato, arrastadíssimo, pensei que nunca fosse ler mais alguma coisa dele. Acabei pegando Senhora alguns anos depois e adorei, emendei com Lucíola, Diva e Cinco minutos e gostei de todos esses. Acho que era mais a fase que me atrapalhava ou realmente não estava interessada em Iracema. Gostei da trama de Til, vou procurar para ler.
Til, de todos os livros cobrados, foi o único que larguei e não consegui ler ... Justamente por estar já em 45 páginas do livro e aquela descrição sem fim e os rodeios massivos e blá blá blá ! Kkkkk acho que não tenho maturidade/interesse suficiente para seguir adiante ! Mas adorei o vídeo e as dicas ! Parabéns !!
Tati, esses videos vieram na hora certa (aliás,obrigada)... E eu tava tentando ler o Til e acabei pulando pro Cortiço porque tava sendo um SACRIFÍCIO e agora com seu vídeo o livro pareceu interessante, que milagre é esse? Vou tentar olhar com outros olhos esses livros porque tô sofrendo demais :'((
Eu me propus a ler livros nacionais clássicos como Iracema, Helena etc Comprei o Til e comecei a ler, mas essa é a palavra inicial: tedioso! Kkkk Vou persistir na leitura mas tá bem sofrido kkkkk
Eu queria que os vestibulares daqui também tivessem livros obrigatórios. O único que tinha era a ufc, mas não tem mais por causa do enem. Quando eu fui fazer já era tarde. :(
Senhora e Til.. tive que ler os dois pra escola. Leitura maçante mesmo! Narrativa lerda por causa das descrições, não consegui acabar nenhum dos dois :(
tati , ( nem sei se vc vai me responder mas ok ) estou no 2° ano e tenho que ler esse livro pra escola , mas nn to entendendo NADA ! aí vim procurar sua resenha , mas eai ? alguma dica pra entender melhor a história ?
nunca consegui terminar de ler til e achei a peça de teatro que vi extremamente confusa que até bate uma preguiça enorme quando penso em reler, mas agora com esse livro e minha mente mudada quem sabe ne!? Hahah
Acho que eu nunca li esse livro. O livro do Jose de Alencar que eu mais gostei disparado é ''O Guarani'', que pra mim o melhor personagem é a Isabel, prima da Ceci. Mas até que eu gosto muito do José de Alencar.
Eu li tanto José de Alencar na universidade, por conta da matéria de estilística (eu sempre desistia na metade), este "Til" foi o que eu mais odiei, mesmo não gostando de quase nada que ele escreveu. "O tronco do ipê" é um trauma em minha vida. Acho que eu gostei de "A pata da gazela" e "Cinco minutos", de leve.
Oi Tati sou seu fã acompanho o canal e gosto muito vc sabe conta muito bem uma resenha do livro que da vontade de ler o livro queria ser bom em inglês para ler nos originais alguns livros,sobre o José de Alencar como temos a mesma faixa etária li Iracema,Senhora,Guarani e Cinco minutos e a viuvinha bem ele é o maior autor do romantismo brasileiro é muito descritivo em sua narração e também tanto os heróis quanto as heroinas são chatinhos parece novela mexicana por isso parece brega. Faz tempo que não releio nada dele vou voltar a reler pra ver se mudou minha percepção da sua obra.
Galera, não posso negar pra vcs , mas para mim os livros do José de Alencar são muito chatos , nossa... vou recomeçar com O guarani, fase regionalista, costumo gostar disso.... Abração
Eu AMO José de Alencar. Ele é meu terceiro autor favorito HAHA
Sobre Til, que eu amei-amei-amei, devo dizer que, além de ter chorado no final, por conta daquela "relação paterna", não o achei maçante em momento algum. O jeito como ele é escrito, de forma não linear, e com tantas aventuras no meio, me conquistou desde o começo. O livro brinca muito com você: você começa odiando alguém e torcendo para que o fazendeiro não seja assassinado, e depois está desejando o contrário. Além disso, João Fera é um excelente anti-herói. Nós sabemos que ele é um assassino, mas acabamos gostando dele por tudo o que ele representa na história.
Reconheço que o vocabulário dificulta muito! Há parágrafos e falar que você não consegue entender uma palavra sequer - e daí a necessidade do glossário. Nem só pela época, mas por carregar tanto de regionalismo, gírias, etc. Talvez por isso não o recomende para todos, mas, para quem encarar o desafio, fica a dica de uma história MUITO bem construída. Uma das coisas que você se pega pensando, enquanto lê o livro, é como a história foi bem pensada.
Amo José de Alencar! Principalmente O Guarani! Mas realmente é um autor de narrativa arrastada, detalhista. Mas eu me envolvo muito como ele, vale a pena.
Amei sua descrição sobre as personagens e sobre a história em geral. Até me empolguei mais para ler esta obra para prestar o vestibular este ano. Com certeza eu teria apreciado mais os outros livros da lista obrigatória que já li se tivesse visto vídeos como este antes. Parabéns!
Luciula do José de Alencar é excelente! Ótimo livro pra começar a ler o autor!
Melhor livro da lista! José de Alencar ♡
Meu primeiro tempo contato com José de Alencar foi Iracema, um dos livros mais difíceis que já li. Em seguida, eu li Til e adorei a história e o plot de vingança.
Estou ansiosa para ver o vídeo sobre Capitães da Areia, um dos meus livros nacionais favoritos.
Algo que eu não entendo é por que a escola foca tanto na fase indianista e meio que esnoba a fase urbana do José de Alencar. Certo que a fase indianista foi mais importante para a literatura no Brasil, mas é tão enfadonha... O Guarani foi um calvário para ser lido, mas hoje, quando eu lembro dele, só penso na história linda que tem por trás. Só que a leitura foi tão chata... Já Senhora é um dos meus livros favoritos e foi tão bom de ser lido que acho que já vou reler mais uma vez!
Pois é, não sei porque kkk! Eu estou no primeiro ano, e acabei de ler Iracema. Acho que por eu estar no primeiro ano, e tudo, achei a leitura muito difícil e monótona
Realmente tem livros que é enfadante, não consigo ler quincas Borba, mas tem livros que acalenta te levando a entrar na história, como éramos seis , viajo nessa leitura
Muito boa a resenha! Alencar é o autor que mais amo no mundo... Meu objeto de pesquisa há 10 anos!
Tatiana,também nunca tinha lido os livros de José de Alencar. Terminei minha leitura agora é vim ver sei comentário. Eu concordo! Começo detalhista demais,mas eu não consegui larga o livro ficava cada vez mais curiosa com as histórias. Livro sensacional 😉
Eu era uma das poucas (pra não dizer a única) que gostava do José de Alencar quando tava na escola
Terminei de ler essa maravilha hoje e sinceramente eu amei! Realmente o começo é bem descritivo e até maçante, porém quando se chega no volume II (cap. III), a coisa muda de figura, o mistério começa a ser revelado sobre a orfandade de Berta, a relação do Luiz Galvão com ela, a obediência do Jão fera para com ela etc... Obra maravilha, principalmente os capítulos XX e XVIII do segundo volume, uma boa descrição dos aspectos culturais dos negros, cativos na época. Amei a obra!
Eu li Senhora do José de Alencar e nossa pensei que iria detestar quando me vi lendo o livro por horas sem me cansar. Recomendo, Tati.
Meu autor brasileiro favorito. O tronco do ipê que me tornou leitora.
Ninguém lembra do Encarnação do José de Alencar...
GENTE ENCARNAÇÃO É MUITO AMOR
Evelee Leal Sim! Encarnação, Senhora e Cinco Minutos. Gostei muito.
Livro fascinante! Uma trama perfeita! Recomendo demais
Tati obrigada pela resenha, comprei Til hoje e estou ansiosa pra começar a leitura. Eu gosto muito de Jose de Alencar, então vou amar ler mais esse. Bjus linda e obrigada mais uma vez pelos seus ótimos vídeos e dicas. Boa semana e ótimas leituras de Junho.
Tati dê uma oportunidade ao Senhora, li ano passado e pra mim entrou fácil pra lista dos melhores!!!
Til, lembra-me um pouco de ''A Moreninha'', livro arrastado no início, mas depois se torna um livro bem movimentado. Nem parece o mesmo que começou.
O melhor dos vídeos dela é o fato de que a descrição é tão bem feita que dá até vontade de ler esses livros hahahah
Adoro José de Alencar. Gostei de Lucíola, que li pra escola aos 15 anos, e esse mês li Senhora. Fiquei apaixonada pelo livro, mesmo já sabendo a história. Diva é meu próximo livro dele na lista de leitura. Acrescentarei Til agora. :)
Eu adoro o José de Alencar, e Til já está na minha lista de desejados.
Obrigada pela resenha!
Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah meu Deus, tava esperando muuito sua opinião sobre Til Tati !!! Verei o vídeo agora, é um dos meus livros preferidos do vestibular
Tatiana, sou completamente fã seu, e por causa desse seu novo estilo de vídeos, que falam sobre livros nacionais,eu vou começar a lê-los, obrigado por simplesmente... existir! Beijos
Ansiosa pra trocar impressões sobre Jorge Amado!
Acho que José de Alencar na verdade queria com essas descrições todas salvar um pouco das paisagens que ele via e que sabia que estavam mudando (sumindo) muito rapidamente, como um pintor que quer gravar o máximo de detalhes daquela luz de fim de tarde.
É por isso que gosto tanto das obras dele, ele faz com que se sinta como se tivesse entrando num sonho, quase que vivendo o ambiente quando se ler os livros dele. 🙂
Já eu sempre gostei muito de ler José de Alencar, li a primeira vez com 15 anos e sempre achei os livros ótimos, Senhora, Luciola são meus favoritos...fiquei feliz porque minha mãe encontrou um exemplar do livro Til que não sabia que tínhamos. É um livro beeem antigo naquela versão de capinha preta que você tem alguns!
Adoro Alencar e o Til. É um novelão mexicano, é verdade, mas eu gostei muito quando li para o vestibular. A cena da luta com os porcos selvagens é uma "cousa" hahahaha. Mas sem dúvidas vale a leitura. A história da mãe de Berta é triste mesmo. Não vou comentar muito pra não dar spoiler haha Outro momento que eu lembro bem, e que achei fofinho demais, foi quando Berta visualiza Linda e Miguel na festa. Bate aquela melancolia. Na época me levou a refletir sobre como muitas vezes teorizamos sobre um fato, ou uma coisa, nos dizemos bem-resolvidos e esclarecidos, afirmamos sem hesitar nossos sentimentos, mas quando você vê a imagem do acontecimento em si, bem diante de seus olhos, emoções completamente loucas te pegam, muitas vezes opostas a tudo aquilo que você afirmava tão categoricamente.
Na adolescência eu li "Cinco Minutos" e "Senhora" e adorei, praticamente devorei os dois. Mas "Iracema" foi um saco, demorei uns cinco meses pra terminar.
Senhora de José de Alencar é um dos meus romances nacionais favoritos, e a melhor dentre a coleção "perfil de mulher" que foi feita. Seria mesmo muito legal a houvesse vídeo sobre a análise desse livro de sua parte.
Gostei muito da nova estética dos vídeo. Muito legal esses efeitos de edição!!! ;)
Vídeo de domingo! \o/
tatianagfeltrin Siiim, Tati, releia O tronco do ipê, é muito, muito legal! hahaha Também gosto do Til. Além da trama, esses livros permitem refletir sobre aspectos interessantíssimos da sociedade do século XIX. Um problemão na trama do Til, por exemplo, é a dificuldade de Jão Fera (personagem super complexa) em lidar com o trabalho braçal, estigmatizado pela escravidão. Alencar estava pensando nisso quando escreveu.
CURIOSIDADE: A primeira edição de Til foi em folhetim, no jornal A República, a partir de novembro de 1871.
Aqui o link p/ o jornal, para quem quiser ver:
É só clicar no ano de 1871, Edição 00189
memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=138916&pasta=ano%20187&pesq=
E o que será que Alencar tinha em mente quando permitiu que o romance dele fosse publicado nesse jornal tão crítico à política da época??...mmmmmmmmm :D
O estilo descritivo do Alencar é realmente cansativo para os leitores de hoje, mas existe exagero quando se diz que "alencar é chato". Nada disso! :D
tatianagfeltrin ....Releia sim O tronco do ipê,eu adorei o livro..E um dos pontos positivos de ler Alencar,é que você conhece bem como era a sociedade na época,ele é bem descritivo,claro as vezes cansa tantos detalhes mas ainda sim é prazerosa a leitura...Um dos livros que amo dele,é Senhora,eu amava asse livro na adolescência,quando voltei a reler anos depois,já não teve o mesmo efeito,penso que li na época certa,com você pode acontecer o contrário..kkk ..Adorei o vídeo.
patriciamouso , tatianagfeltrin que interessante, na adolescencia tive que ler Senhora e detestei....rs. Agora com 29 anos peguei pra ler de novo e gostei demais. Com certeza vou querer ler Til tambem.... beijos
+patriciamouso eu também li o tronco do ipê e eu digo que não é custoso para leitura
+Dayana Façanha Obrigada pela dica e pelo link!
Adorei o vídeo Tati muito legal achei o livro muito interessante acho que vou ler parece ser muito legal nunca li nada de José de Alencar e parece ser um ótimo livro pra começar acho que se eu ler vai ser um dos meus livros preferidos da vida por que parece ser espetacular adorei o vídeo um beijo um abraço e tchau Tati.
Estou no segundo ano do ensino médio e li esse ano recentemente e adorei! O legal é que eu moro na região que se passa a história, então isso facilitou para imaginar o cenário. As primeiras 100 páginas são realmente um pouco cansativas, chega uma hora que você não aguenta mais ouvir falar de Rio Piracicaba hahaha. Mas depois disso vale muito a pena !
Quebrando minha resistência sobre o período romântico, Tati. Ansiosa pelo próximo vídeo também porque amo Capitães de Areia.
Bjs e parabéns pela iniciativa.
Comecei a acompanhar seu canal a pouco tempo e estou gostando muito do jeito que vc procura passar as informações, estilo professora mesmo, muito legal, irei assistir outros videos mais antigos do canal...
Acho que o mais difícil é a grande quantidade de palavras diferentes usadas numa mesma frase pra descrever algo. Isso deixa você meio perdida e cansado, pois tem que ficar indo no vocabulário. Mas isso torna o livro tbm mais rico!
Adoro "Til", um dos meus favoritos
Sempre quis me aventurar em José de Alencar, mas livros como Iracema não me despertaram interesse. Já Til tem uma premissa bem interessante para o meu gosto. Ótimo vídeo, Tati
Li essa edição dO Tronco do Ipê! Nunca esqueci a descrição dos brinquedos da Alice! Rsrsrsrsrsrsr Quanto a Til, tb li na mesma época e concordo com tudo que você disse! Início tedioso, estória interessantíssima! Confesso q chorei! Rsrsrsrsrsrsr Mas eu tinha nove anos! Rsrsrsrsrsrsr Deu vontade de relerrrrrr,
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk exatamente, eu ja sabia o espaço da história , queria logo a ação kkkkk Mas é sem dúvida um dos grandes livros da nossa literatura, grande Alencar !
Fiquei com vontade de ler.... na época da escola eu gostava bastante de José de Alencar, mas ainda não li Til... Senhora ainda é meu favorito
Til não estava na listra de quando eu passei na FUVEST, então acabei não lendo!
Mas com esse vídeo fiquei bem curiosa para ler Til! ^^-
Obrigado Tatiana!
E estou ansiosa por Capitães da Areia! Foi o único livro que eu li obrigada pela escola que realmente gostei!
Omg, semana que vem é o meu livro favorito de literatura nacional ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
O Guarani e Senhora são partes indeléveis da minha adolescência e O tronco do Ipê foi o mote para que minha mãe e eu plantássemos uma dessas arvores em casa. Amo, e talvez não fosse quem sou se não os tivesse lido. Alencar certamente não é meu favorito, mas acho imprescindível a todo brasileiro. E o que dizer do romantismo?
Cristiane Prates ..kkkkk,Também queria a arvore no quintal de casa,mas meu pai estranhou,achou que era modinha de adolescente...kkk.
Cristiane Prates Senhora não é maravilhoso? É meu livro favorito dele.
É o livro que me despertou pra literatura brasileira
Muito bom, não conhecia ainda.
Passei em um sebo hoje de manhã e comprei o Til por causa desse vídeo, Tati! ;)
Voce é tão fofa e tão explicativa
Essa abertura com "Reckoner" sempre me apetece! Ahueuheueuheuhehue
Adoro seu canal, lembro-me que comecei a ter interesse pela leitura quando assisti um vídeo seu, depois disso foi paixão a primeira vista kk
A trilogia de José de Alencar : senhora , Lucíola e diva são obras interessantes que tratam diferentes personalidades femininas, poderia fazer videos sobre elas ? Não sei se você já as leu.
Parabéns, Tati! O vídeo ficou ótimo. A edição também ficou muito boa!
Esperando ansiosamente por Capitães da Areia
Gosto muito de Alencar e não entendo porque ele não é muito bem quisto. Não sei quando vou ler Til porque ainda vou ganhar o Machado da semana passada. Obrigada, sempre Tati. Bom domingo e beijos do Recife.
Sempre que ouvi falar de Til, ouvi falar de linguagem difícil. Isso me assustou no início. Pensei que a leitura seria muito chata e tediosa, mas no final da leitura, mudei completamente minha opinião e está entre os meus livros favoritos.
Foi um livro que me prendeu MUITO.. na minha última leitura, li 40 pgs de uma vez. É impressionante.
Eu poderia falar deste livro por horas, mas minhas impressões não cabem neste comentário.
Romance mais água com açúcar não há! Muito bom!
Você é muito inspiradora.
Oi Tati, adoro seus vídeos. O único livro que lí de Jose de Alencar foi "Lucíola" e gostei muito, agora fiquei com vontade de ler Til
Me lembro do meu professor de literatura, que falava que o Stan Lee tinha se inspirado na criação do Wolverine através do Jão Fera, será?
Único livro que li do José de Alencar foi Cinco Minutos e eu amei esse livro, quer dizer, amo
Tati, tá aí um livro que preciso ler. Fiquei muito curiosa para saber a respeito do mistério contido na trama.
Beijão!
Tati, na época do vestibular (não lembro para qual universidade) tive que ler Senhora. É bem interessante também!
tatianagfeltrin Em que passagem do livro o Brás diz que o Til é sobre a sombrancelha da Berta? Pois em uma resenha feita pela minha professora, ela disse que é uma artimanha da Berta para conseguir lecionar para o Brás, pois ela notou que a reação dele ao ver o acento ortográfico era sempre inusitada, então ela se auto denominou Til para ele poder aprender.
Eu tive as mesmas impressões que você. O início foi confuso e tedioso mesmo, mas na segunda parte ficou bem interessante. Principalmente na parte mais reveladora do livro. Eu lembro que tava no ônibus e não pude conter a cara de espanto kkk
Til é muito bom.. Mas realmente me arrastei pra terminar..
Ainda bem que valeu a pena rsrsrs
Bjoo
Há pouco tempo li "Inocência", de Visconde de Taunay. Uma delícia de livro! É dos tais livros que você não dá nada, começa a ler, e, na medida em que vai lendo, não quer que o livro acabe nunca. Que nota eu daria para o livro "Inocência"? Nota Mil!
Adorei seu óculos novo Tati!
Tati, Piracicaba e Campinas é aqui do lado \o/ aeeeeeeee
Li Til na época do colégio e nao lembro de muita coisa, mas José de Alencar era o meu autor nacional preferido, foi ele que me fez Gostar de ler, li todas as "mulheres" dele em sequência...até estranho quando as pessoas me dizem q nao gostam dos livros dele
surpreendente livro e comentários.
btw, essa armação ficou ótima em você, tati =)
Esse óculos ta ótimo mesmo :)
O José de Alencar que tive que ler foi 5 Minutos, que apesar de curto foi maçante. E Senhora então, aquele capítulo do vestido é total Moda Moldes!!
No colégio eu só tive que ler Iracema, do José de Alencar, e achei muito chato, arrastadíssimo, pensei que nunca fosse ler mais alguma coisa dele. Acabei pegando Senhora alguns anos depois e adorei, emendei com Lucíola, Diva e Cinco minutos e gostei de todos esses. Acho que era mais a fase que me atrapalhava ou realmente não estava interessada em Iracema. Gostei da trama de Til, vou procurar para ler.
Comecei ler esse livro pro vestibular da Unicamp, porém desisti por volta da página 80. É muito maçante!
Eu amoooo o Tronco do Ipê! Mas acho que foi o único livro do José de Alencar que eu li, rsrs...
É o meu preferido também!
Til, de todos os livros cobrados, foi o único que larguei e não consegui ler ... Justamente por estar já em 45 páginas do livro e aquela descrição sem fim e os rodeios massivos e blá blá blá ! Kkkkk acho que não tenho maturidade/interesse suficiente para seguir adiante ! Mas adorei o vídeo e as dicas ! Parabéns !!
Tati, esses videos vieram na hora certa (aliás,obrigada)... E eu tava tentando ler o Til e acabei pulando pro Cortiço porque tava sendo um SACRIFÍCIO e agora com seu vídeo o livro pareceu interessante, que milagre é esse? Vou tentar olhar com outros olhos esses livros porque tô sofrendo demais :'((
Eu me propus a ler livros nacionais clássicos como Iracema, Helena etc
Comprei o Til e comecei a ler, mas essa é a palavra inicial: tedioso! Kkkk
Vou persistir na leitura mas tá bem sofrido kkkkk
Luciola e Senhora são ótimas obras do José de Alencar
Adoro seus vídeos... me ajudam muito ^-^
Oi Tati, tudo bem?
VC tem me incentivado muito a começar à ler, VC é uma pessoa incrível, manda um abraço pra mim, tchau se cuida!!!
Eu queria que os vestibulares daqui também tivessem livros obrigatórios. O único que tinha era a ufc, mas não tem mais por causa do enem. Quando eu fui fazer já era tarde. :(
Senhora e Til.. tive que ler os dois pra escola. Leitura maçante mesmo! Narrativa lerda por causa das descrições, não consegui acabar nenhum dos dois :(
tati , ( nem sei se vc vai me responder mas ok ) estou no 2° ano e tenho que ler esse livro pra escola , mas nn to entendendo NADA ! aí vim procurar sua resenha , mas eai ? alguma dica pra entender melhor a história ?
Tati, você leu Senhora? Se não, recomendo. Acho que deve ser uma das melhores obras de José de Alencar.
Nós leitores, nao podemos deixar de ler TIL.
Eu achei o Guarani chato quando eu estava no colégio, mas quando eu li na faculdade, sem levar a sério, sem pressão foi divertido!! =)
nunca consegui terminar de ler til e achei a peça de teatro que vi extremamente confusa que até bate uma preguiça enorme quando penso em reler, mas agora com esse livro e minha mente mudada quem sabe ne!? Hahah
Tati, te adoro! Amei o projeto :D
Acho que eu nunca li esse livro. O livro do Jose de Alencar que eu mais gostei disparado é ''O Guarani'', que pra mim o melhor personagem é a Isabel, prima da Ceci. Mas até que eu gosto muito do José de Alencar.
Itu minha cidade \o/
Eu li tanto José de Alencar na universidade, por conta da matéria de estilística (eu sempre desistia na metade), este "Til" foi o que eu mais odiei, mesmo não gostando de quase nada que ele escreveu. "O tronco do ipê" é um trauma em minha vida. Acho que eu gostei de "A pata da gazela" e "Cinco minutos", de leve.
o que vc fez na faculdade ? ai, til é tão zzzz
Nathalia Vergara Eu estudei Letras Port/Ing
Acho que você trocou o óculos, não? Esse modelo novo está muito bonito! Tati dando uma aula de como ser bonita, estilosa e inteligente!
Me salvoooou
Infelizmente no ano de 2015 os livros da FUVEST e COMVEST não serão mais unificados.
Oi Tati sou seu fã acompanho o canal e gosto muito vc sabe conta muito bem uma resenha do livro que da vontade de ler o livro queria ser bom em inglês para ler nos originais alguns livros,sobre o José de Alencar como temos a mesma faixa etária li Iracema,Senhora,Guarani e Cinco minutos e a viuvinha bem ele é o maior autor do romantismo brasileiro é muito descritivo em sua narração e também tanto os heróis quanto as heroinas são chatinhos parece novela mexicana por isso parece brega. Faz tempo que não releio nada dele vou voltar a reler pra ver se mudou minha percepção da sua obra.
Só a Tatiana Feltrin mesmo pra me fazer ler José de Alencar ^^
Poxa, mas José de Alencar é bom!!
Concordo com vc Renata Silva, temos que valorizá-lo por abrir o caminho aos que vieram depois... O difícil é começar!!
Galera, não posso negar pra vcs , mas para mim os livros do José de Alencar são muito chatos , nossa... vou recomeçar com O guarani, fase regionalista, costumo gostar disso.... Abração
Gente, o que a Tatiana faz DA vida?
Achei Memórias póstumas ótimo mas sofri pra ler Iracema e Macunaíma.
Eu senti muitaaa dificuldade para ler esse livro )':
Personagens muuuuito doces ,depois de um certo ponto do livro, eu geralmente entro em um estado de ''Sua CHAAAAATA(O)...morre,morre,morre...''