Em 1992 e 1993 a F1 teve os carros mais tecnológicos da categoria até hoje, as Williams com controle de tração e freios ABS que não são utilizados mais até hoje. Não era só talento no anos 90, mas o carros tinha recursos tecnológicos sim. Hoje os carros tem outras tecnologias embarcadas que facilitam a pilotagem, e associado a isso temos a evolução dos materias e a maior eficiência dos processos de fabricação.
Controle de tração e ABS não era nada frente a suspensão ativa dessa Willians. Eles mapeavam toda a pista e depois programavam a suspensão para reagir no ângulo correto para cada parte do circuito. Foi tão assustador o domínio que foi proibido na temporada de 94.
Só lembrando que em 1993 a McLaren MP4/8 tinha uma tecnologia melhor do que a da Williams. O carro do Senna tinha até acelerador eletrônico, iguais aos que tinham em aviões caça. O que pegava era o motor Ford de segunda linha com 80 cavalos a menos do que o Renault do carro do Prost.
Concordo. Tenho um enorme respeito por esse moço isso porque ele não envelhece. A humildade dele é gigante. Percebo que ele é uma pessoa educada amável doce incapaz de ofender ou humilhar alguém. Simples e carismático. Ele é e não de hoje o profissional que mais conhece de automobilismo. Desejo vida longa ao Reginaldo Leme e que ainda nos dê o prazer de assisti-lo por muitos anos ainda. Obrigado por tudo até hoje que você fez pelo público que te assiste.
@@raulzitoo999Mclaren tem o melhor carro da atualidade, isso se mostra pela competitividade do título dos pilotos, Max realmente é diferente e muito bom.
O carro sempre foi o mais importante. A F1 é uma disputa tecnológica para vender carros e peças. E hoje é muito mais difícil pilotar um F1 pela sua força G e complexidade do que os carros antigos.
A Fórmula 1 hoje pode nos decepcionar na questão dos motores V6 Hibridos e pelo fato dos carros serem muito grandes, mas hoje em dia a Fórmula 1 conseguiu fazer os carros ficarem com um Nivel de Segurança muito Alto, uma maravilha para não acontecer o que acontecia nos anos 70 e 80 de sempre morrer um piloto.
@@fernandomiguel1549 vc deve ter começado a ver F1 em 24. Perez não é um gênio mas é de regular pra bom. E em defesa do cara, cabe dizer que a nenhum segundo piloto sobreviveu à RBR nos últimos anos.
@@vgfredytambém eles querem ter 2 pilotos número 1 aí fica difícil achar alguém! Detalhe: eles só pegaram o Perez pq eles não tinha ninguém bom na base Red Bull para entrar no segundo carro!
Se transportasse Max Verstappen, Hamilton, Vettel e Alonso para os anos 80 e 90, eles fariam frente a Mansell, Prost, Senna e Schumacher. Se levassem as lendas de antigamente para guiar os carros novos também brigariam por títulos. Bons pilotos se adaptam aos novos carros e regulamentos!
o q é melhor, um cambio automatico de monza 87 ou um de mercedes 2024? O carro tinha tecnologia mas era fraco comparado ao atual. Acho que 'apenas' a suspensão seria usada hj em dia
@regisduarte8507 F1 tinha muito mais ajudas eletrônicas naquela época do que atualmente. Controle de tração, controle de largada, freios ABS, acelerador drive by wire. O câmbio era semi automático assim como o atual, mas nas reduzidas, o Ayrton apenas apertava um botão no volante e as reduzidas eram feitas de forma automática. A Williams testou o carro dela com câmbio CVT, o mesmo que é usado hoje nos Toyotas e Hondas da vida. É a mesma tecnologia. Todas essas ajudas foram banidas. Talvez hoje essa tecnologia seja defasada, mas na época era o suprassumo da tecnologia e são coisas que hoje, proporcionalmente, os carros não tem.
Mas temos que lembrar que só foi utilizado por dois anos. Óbvio, o câmbio semiautomático continua até hoje e o controle de tração foi usado de 96 até 2008, mas ainda sim, a maioria das ajudas só foi utilizada por dois anos.
@@viniciuscandido7133nos anos 90 sim mas o controle de tração por exemplo só foi chegar em 87 no auge do turbo, se eu não me engano, e msm assim não era essa maravilha toda precisou ser melhorada uns 2 anos. Carros da época não tem comparação com os de hj cara, are pq a aerodinâmica evoluiu, carro antigamente era mais no braço q hj
@@viniciuscandido7133 o controle de tração era mecanico e não digital como hoje, o CVT era diferente e o cambio SEMI automatico era feito de outra forma bem menos eficaz. Insisto na opinião que a MP4 é mais dificil de tocar do que um w12
Sempre foi o carro o mais importante, mas o piloto e a equipe constroem o carro e o melhoram. Uma equipe saiba fazer a letira de como melhorar o carro faz um carro vencedor....😊
@vgfredy meu jovem carro da Williams de 1992 tinha controle de tração, suspensão ativa e era semi automático. Acho que antes de querer descer aos comentários buscar entender as referências feitas faria mais sentido
@ChillierOWL sim. Eu lembro. Eu vi tbm. Assim como vc. E a gente vai ficar aqui falando de outras inovações. Anteriores a essa, inclusive. Afinal, a F1 é uma categoria de vanguarda e não começou em 92. Mas se vc tiver visto o vídeo e entendido o conteúdo do mesmo, vai ver q a referência dada por ele é o momento atual da F1. Não é a história de uma equipe q, como eu disse acima, é tão comum a várias outras. Pra resumir, se comunique melhor. Uma mensagem não é nada se for possível entender o seu conteúdo. Afinal, tal como meu comentário anterior, a Willians tá aí pra provar exatamente o q Regi disse: o piloto é refém do carro. Seja do carro bom - o de 92 q vc citou - seja o 23, andando sempre no fim do pelotão. Espero ter te ajudado. Um abraço e boas festas.
Aí não seria fórmula 1, fórmula 1 é um campeonato de construtores, não de pilotos, é a equipe que fizer o melhor carro com um mesmo regulamento, com uma mesma fórmula
Indycar, F2, F3, Nascar, Stock Car você vai ver esse tipo de competição onde o piloto que vai decidir mas mesmo assim tem diferenças os carros. Na F1 é diferente, é um campeonato de construtores (equipes), quem fizer o melhor carro dentro do regulamento é o que importa!
@@Vlad-et8tu Experiência não é tudo, Schumacher perdeu pro Alonso sendo bem mais experiente, Hamilton perdeu pro Verstappen sendo bem mais experiente. Precisa ter consistência também e hoje, ninguém na categoria é mais consistente que o Verstappen. Max fez 169 pontos nas 8 primeiras corridas, 134 nas 8 do meio e 134 nas 8 finais. Ele foi dominante não só quando teve o melhor carro, mas sim a temporada inteira.
Vcs não sabem o q falam e acham q a tecnologia em 92 é mais avançada q a de hj, assim como a tecnologia nos motores e por aí vai Reginaldo Leme é um ícone no automobilismo como jornalista e sabe mais q eu e vc juntos. O q ele fala é praticamente lei
@@tudojuntoemistureba Lei???? kkkkkkkkkk quando que eu falei que 92 era mais tecnologico que hoje????? so disse no meu comentario que sim em 92 nao era tao raiz como o reginaldo fala nao, 92 tinha muita mordomia para os pilotos... so isso nao falei hora nenhuma que 92 era melhor que hoje em questao de tecnologia
Reginaldo Leme entende de fato desse esporte, vocês podem até ter uma opinião diferente, mas no fundo a razão é dele, e mais no fundo ainda, vocês sabem disso também!
Acho que ele quis dizer: Atualmente a corrida é mais uma corrida de carro do que uma corrida de carros e pilotos como antigamente. Mas vale lembrar, são pouquíssimos os pilotos que foram campeões com 2°, 3° ou 4° melhor carro do grid... Senna mesmo só foi campeão na McLata
Não é assim paizão, os carros de hoje em dia exigem muito mais do físico do piloto e são muito mais sensíveis, o Senna tinha um estilo de pilotagem muito agressivo nos pedais e isso poderia acarretar em problemas no sistema eletrônico nos carros de hoje, ele teria que se adaptar a um estilo de pilotagem mais suave. Além disso, apesar do Senna ser sem dúvidas o piloto mais rápido em ritmo bruto, ele não era o melhor em quesito ritmo de corrida e administração geral do carro, não atoa teve problemas com desgaste dos pneus, falta de combustível e quebras do carro, algo que vejo um Hamilton, por exemplo, melhor que o Senna apesar de achar o Senna melhor que ele.
@@luisdavivirgino2996 Falou tudo, Senna era monstro em pole position e pilotagem na chuva. Em ritmo de corrida já começava a ficar para trás de outros pilotos que conservavam melhor os pneus, não forçava o motor ao limite e tentavam sempre pontuar nas corridas!
Eu vi uma entrevista em que perguntavam pro Hamilton qual porcentagem era o carro e ele qual o piloto, ele disse que na opiniao dele 80% é o carro e 20% o piloto
nesse caso, então sempre foi assim. se nos anos 60 um piloto bom tivesse um carro ruim, ele não conseguiria acompanhar quem tinha um carro bom. da mesma forma nos anos 70, 80, até hoje. formula 1 exige talento do piloto. mas sem um carro competitivo ninguém ganha nada
Seria bom comparar o tempo dos antigos pilotos com os atuais nesses carros antigos Coloca logo os V12. Seria uma brincadeira legal. Daria para dar uma ideia de pilotagem.
Não se concordo plenamente, mas vamos lá em 93 as Williams era anos luz dos outros o Senna ganhou 5 corridas daquele ano ficando em vice, qual piloto hoje com carro inferior ganharia uma corrida hoje com carro inferior?
O saudosismo é algo tão ignorante...F1 sempre teve as melhores tecnologias disponíveis. SEMPRE foi sobre o carro. Tanto que pouquíssimos pilotos conseguiram vencer sem ter o melhor carro. Desde Piquet, só Hamilton e Verstappen também conseguiram o feito.
O lance é q sempre o melhor carro encontra o melhor piloto e vice versa, por isso temos um disparate tao grande dos campeoes. Bottas n chegou nem perto do Hamilton o mesma coisa o Checo cm Verstappen.
Ele tá meio que errado, o carro sempre dependeu, só ver as willians de 92,93 ou até a mclaren de 89 e 90, eram carros melhores com pilotos bons, o piloto pode ser o melhor do mundo, em um carro ruim não vai ganhar títulos, simples
Pergunta para os caras sobre o campeonato de 1991 de F1, como foi a participação do Prost com a Ferrari, Prost era o mesmo mas a Ferrari era ruim, a participação deles no campeonato foi horrível.
@iraldogomes9272 exatamente, pilotos excelentes em carros ruins não ganham títulos, é pq tem muita gente que diz que nós tempos antigo não era o carro e sim o piloto, sendo que sempre foram os 2
Claro, quero ver você aguentar uma média 3g em cada curva e 5g nas freiadas, sem contar o calor intenso no cockpit, é mais difícil pilotar hoje em dia do que antigamente.
Ele deixou o carro morrer quando tava deixando os boxes e na primeira freada que ele deu no s do senna ele quase perdeu o carro, isso pq tava praticamente desfilando, imagina em ritmo de classificaçao/corrida
Discordo .....o piloto e o carro deveriam ser um conjunto .....o Hamilton se adaptou rápido ao carro antigo ....ok .....peguem o Piquet e coloquem ele no carro do Verstapen queria ver ?
Em 1992 e 1993 a F1 teve os carros mais tecnológicos da categoria até hoje, as Williams com controle de tração e freios ABS que não são utilizados mais até hoje. Não era só talento no anos 90, mas o carros tinha recursos tecnológicos sim. Hoje os carros tem outras tecnologias embarcadas que facilitam a pilotagem, e associado a isso temos a evolução dos materias e a maior eficiência dos processos de fabricação.
Controle de tração e ABS não era nada frente a suspensão ativa dessa Willians. Eles mapeavam toda a pista e depois programavam a suspensão para reagir no ângulo correto para cada parte do circuito. Foi tão assustador o domínio que foi proibido na temporada de 94.
Só lembrando que em 1993 a McLaren MP4/8 tinha uma tecnologia melhor do que a da Williams. O carro do Senna tinha até acelerador eletrônico, iguais aos que tinham em aviões caça. O que pegava era o motor Ford de segunda linha com 80 cavalos a menos do que o Renault do carro do Prost.
@@diegosilva3816isso não é verdade, a williams tinham as melhores eletrônicas!
A Benneton o melhor chassi com o conceito bico de tubarão!
@@mateussantiagof1639 Ninguem falou isso, pelo contrario, os carros mais bonitos foram de 93 pra traz.
Concordo
Reginaldo Leme é o maior do seu segmento. Monstro imortal
Concordo. Tenho um enorme respeito por esse moço isso porque ele não envelhece. A humildade dele é gigante. Percebo que ele é uma pessoa educada amável doce incapaz de ofender ou humilhar alguém. Simples e carismático. Ele é e não de hoje o profissional que mais conhece de automobilismo. Desejo vida longa ao Reginaldo Leme e que ainda nos dê o prazer de assisti-lo por muitos anos ainda. Obrigado por tudo até hoje que você fez pelo público que te assiste.
Para mim é o Claudio Carsughi e o Reginaldo Leme.
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
N perde a oportunidade de desmerecer o vestapen e babar o Amilton 😂
Falou que o carro não era td, mas no final desvalorizou o Max, que só foi campeão com o 3° melhor carro
O que ele falou tá correto, o Max msm talentoso, se não tivesse um carro excelente, dificilmente seria campeão
@@raulzitoo999Mclaren tem o melhor carro da atualidade, isso se mostra pela competitividade do título dos pilotos, Max realmente é diferente e muito bom.
@@raulzitoo999 Max não tinha o melhor carro e ganhou em 21 e 24. Antigamente a diferença entre os carros era muito maior que hoje.
So sei de uma coisq, Hamilton nao seria 7 vezes campeao sem o w10
O carro sempre foi o mais importante. A F1 é uma disputa tecnológica para vender carros e peças. E hoje é muito mais difícil pilotar um F1 pela sua força G e complexidade do que os carros antigos.
ele mesmo se contradiz: o verstapenn não seria o verstappen sem o carro que a equipe deu pra ele... kkkk
E hamilton entao. Depois que nao teve mais o melgor carro, nunca mais ganhou@@mateusaraujo9688
😂😂😂 meu deus!
Será?
Concordo, a gravidade de hoje é pelo menos 2 vezes mais intensa que na decada de 90! É cada bobagem que a gnt lê nisso aqui!
Vc entendi que o piloto é a peça chave quando compara Max com Perez, Alonso vs Stroll, Hamilton vs Rosberg e etc...
A Fórmula 1 hoje pode nos decepcionar na questão dos motores V6 Hibridos e pelo fato dos carros serem muito grandes, mas hoje em dia a Fórmula 1 conseguiu fazer os carros ficarem com um Nivel de Segurança muito Alto, uma maravilha para não acontecer o que acontecia nos anos 70 e 80 de sempre morrer um piloto.
Talento é tudo, veja o caso do Perez!
E o Alonso?
@@fernandomiguel1549 vc deve ter começado a ver F1 em 24. Perez não é um gênio mas é de regular pra bom. E em defesa do cara, cabe dizer que a nenhum segundo piloto sobreviveu à RBR nos últimos anos.
Lembrando do Sérgio Peres com o mesmo carro que Verstappen, baita de um bagre kkkk
@@vgfredytambém eles querem ter 2 pilotos número 1 aí fica difícil achar alguém! Detalhe: eles só pegaram o Perez pq eles não tinha ninguém bom na base Red Bull para entrar no segundo carro!
Se transportasse Max Verstappen, Hamilton, Vettel e Alonso para os anos 80 e 90, eles fariam frente a Mansell, Prost, Senna e Schumacher. Se levassem as lendas de antigamente para guiar os carros novos também brigariam por títulos. Bons pilotos se adaptam aos novos carros e regulamentos!
Na minha opinião, naquela época, a máquina fazia diferença, mas o piloto é fundamental
McLaren de 1993 tinha até câmbio automático.
Aí ele fala que os carros antigos não tinham recursos. Pelo amor de Deus.
o q é melhor, um cambio automatico de monza 87 ou um de mercedes 2024? O carro tinha tecnologia mas era fraco comparado ao atual. Acho que 'apenas' a suspensão seria usada hj em dia
@regisduarte8507 F1 tinha muito mais ajudas eletrônicas naquela época do que atualmente. Controle de tração, controle de largada, freios ABS, acelerador drive by wire.
O câmbio era semi automático assim como o atual, mas nas reduzidas, o Ayrton apenas apertava um botão no volante e as reduzidas eram feitas de forma automática.
A Williams testou o carro dela com câmbio CVT, o mesmo que é usado hoje nos Toyotas e Hondas da vida. É a mesma tecnologia.
Todas essas ajudas foram banidas.
Talvez hoje essa tecnologia seja defasada, mas na época era o suprassumo da tecnologia e são coisas que hoje, proporcionalmente, os carros não tem.
Mas temos que lembrar que só foi utilizado por dois anos. Óbvio, o câmbio semiautomático continua até hoje e o controle de tração foi usado de 96 até 2008, mas ainda sim, a maioria das ajudas só foi utilizada por dois anos.
@@viniciuscandido7133nos anos 90 sim mas o controle de tração por exemplo só foi chegar em 87 no auge do turbo, se eu não me engano, e msm assim não era essa maravilha toda precisou ser melhorada uns 2 anos. Carros da época não tem comparação com os de hj cara, are pq a aerodinâmica evoluiu, carro antigamente era mais no braço q hj
@@viniciuscandido7133 o controle de tração era mecanico e não digital como hoje, o CVT era diferente e o cambio SEMI automatico era feito de outra forma bem menos eficaz. Insisto na opinião que a MP4 é mais dificil de tocar do que um w12
Sempre foi o carro o mais importante, mas o piloto e a equipe constroem o carro e o melhoram. Uma equipe saiba fazer a letira de como melhorar o carro faz um carro vencedor....😊
so que tem um livro de regulamento que impede muitas coisas que faria o carro melhor
@@italodantas2779 Eles que achem alguma solução dentro do regulamento pra melhorar o carro.
Gosto desse tipo de Pessoa que valoriza o passado mais não saudosista a ponto de desvalorizar o novo
Os carros de 92 e 93: Simplesmente não existo. 😂
Carros da Williams ouvindo isso
@@ChillierOWL aí é sobre usar a cabeça, né? O carro faz a diferença tanto pro bem quanto pro mal. Por isso o talento tem ficado sem segundo plano.
@vgfredy meu jovem carro da Williams de 1992 tinha controle de tração, suspensão ativa e era semi automático. Acho que antes de querer descer aos comentários buscar entender as referências feitas faria mais sentido
@ChillierOWL sim. Eu lembro. Eu vi tbm. Assim como vc. E a gente vai ficar aqui falando de outras inovações. Anteriores a essa, inclusive. Afinal, a F1 é uma categoria de vanguarda e não começou em 92. Mas se vc tiver visto o vídeo e entendido o conteúdo do mesmo, vai ver q a referência dada por ele é o momento atual da F1. Não é a história de uma equipe q, como eu disse acima, é tão comum a várias outras. Pra resumir, se comunique melhor. Uma mensagem não é nada se for possível entender o seu conteúdo. Afinal, tal como meu comentário anterior, a Willians tá aí pra provar exatamente o q Regi disse: o piloto é refém do carro. Seja do carro bom - o de 92 q vc citou - seja o 23, andando sempre no fim do pelotão. Espero ter te ajudado. Um abraço e boas festas.
O carro atual da F1 sempre vai ser o mais tecnológico possível. Nos anos 1990 os carros eram os mais tecnológicos até ali. Mesma coisa em 1980, 1970…
Na minha opinião todos os carros deveriam ter o mesmo motor e as mesmas condições, assim com a igualdade somente seria no talento dos pilotos.
Aí não seria fórmula 1, fórmula 1 é um campeonato de construtores, não de pilotos, é a equipe que fizer o melhor carro com um mesmo regulamento, com uma mesma fórmula
Indycar, F2, F3, Nascar, Stock Car você vai ver esse tipo de competição onde o piloto que vai decidir mas mesmo assim tem diferenças os carros. Na F1 é diferente, é um campeonato de construtores (equipes), quem fizer o melhor carro dentro do regulamento é o que importa!
Acorda, é guerra tecnológica entre fabricantes
Aí só o Verstappen ganharia
o nome dessa categoria é Formula 2
Se o carro fosse tudo, Norris tinha ganho o campeonato desse ano...Mclaren tinha o melhor carro..
Do meio para o fim da temporada sim, mas o Masi Vespa é mais experiente.
@@Vlad-et8tu
Experiência não é tudo, Schumacher perdeu pro Alonso sendo bem mais experiente, Hamilton perdeu pro Verstappen sendo bem mais experiente.
Precisa ter consistência também e hoje, ninguém na categoria é mais consistente que o Verstappen.
Max fez 169 pontos nas 8 primeiras corridas, 134 nas 8 do meio e 134 nas 8 finais.
Ele foi dominante não só quando teve o melhor carro, mas sim a temporada inteira.
@@Vlad-et8tu Do final do início até o fim, a McLaren tinha o melhor carro em 65% do campeonato.
Reginaldo e um baba ovo do Hamilton.
Suspensão ativa, controle de tudo que é coisa em 92 vendo isso...
Vcs não sabem o q falam e acham q a tecnologia em 92 é mais avançada q a de hj, assim como a tecnologia nos motores e por aí vai
Reginaldo Leme é um ícone no automobilismo como jornalista e sabe mais q eu e vc juntos. O q ele fala é praticamente lei
Tempo de pista hoje varia de 2 a 20 segundos dependendo da pista, tecnologia dos anos 90 comparada com hoje é um recém nascido.
Nao precisavam se preocupar com emissoes de carbono, motores sem limtaçao geravam mais potencia@@tudojuntoemistureba
@@tudojuntoemistureba Lei???? kkkkkkkkkk quando que eu falei que 92 era mais tecnologico que hoje????? so disse no meu comentario que sim em 92 nao era tao raiz como o reginaldo fala nao, 92 tinha muita mordomia para os pilotos... so isso nao falei hora nenhuma que 92 era melhor que hoje em questao de tecnologia
@@tudojuntoemistureba Lei pra vc que não sabe pensar
Vdd viu, influencia bastante
Reginaldo Leme entende de fato desse esporte, vocês podem até ter uma opinião diferente, mas no fundo a razão é dele, e mais no fundo ainda, vocês sabem disso também!
Acho que ele quis dizer: Atualmente a corrida é mais uma corrida de carro do que uma corrida de carros e pilotos como antigamente. Mas vale lembrar, são pouquíssimos os pilotos que foram campeões com 2°, 3° ou 4° melhor carro do grid... Senna mesmo só foi campeão na McLata
também acho
S Sim tambem concordo@@yshi344
Se vc tá falando que o Vestapem não era tudo isso, imagino vetel,Hamilton que ganharam vários campeonatos por conta do carro
Mesmo pq a Fórmula 1 é um campeonato de construtores, diferente do que muita gente pensa.
Por isso que hoje se chama competição de equipes de engenharia.
Imagina um Senna da vida pilotando um carro desses hj. Os outros iam brigar pelo segundo lugar.
Viúva
@@rodrigolopes284?
Não é assim paizão, os carros de hoje em dia exigem muito mais do físico do piloto e são muito mais sensíveis, o Senna tinha um estilo de pilotagem muito agressivo nos pedais e isso poderia acarretar em problemas no sistema eletrônico nos carros de hoje, ele teria que se adaptar a um estilo de pilotagem mais suave. Além disso, apesar do Senna ser sem dúvidas o piloto mais rápido em ritmo bruto, ele não era o melhor em quesito ritmo de corrida e administração geral do carro, não atoa teve problemas com desgaste dos pneus, falta de combustível e quebras do carro, algo que vejo um Hamilton, por exemplo, melhor que o Senna apesar de achar o Senna melhor que ele.
@@luisdavivirgino2996 Falou tudo, Senna era monstro em pole position e pilotagem na chuva. Em ritmo de corrida já começava a ficar para trás de outros pilotos que conservavam melhor os pneus, não forçava o motor ao limite e tentavam sempre pontuar nas corridas!
Reginaldo claramente falou sobre a tecnologia dos carros de antigamente com os hoje. Calma gente.
Eu vi uma entrevista em que perguntavam pro Hamilton qual porcentagem era o carro e ele qual o piloto, ele disse que na opiniao dele 80% é o carro e 20% o piloto
nesse caso, então sempre foi assim.
se nos anos 60 um piloto bom tivesse um carro ruim, ele não conseguiria acompanhar quem tinha um carro bom. da mesma forma nos anos 70, 80, até hoje.
formula 1 exige talento do piloto. mas sem um carro competitivo ninguém ganha nada
Podia no final ter usado o exemplo do Hamilton que teve 6 títulos muito por conta do carro e da malandragem da Mercedes, especialmente em 2014!
Seria bom comparar o tempo dos antigos pilotos com os atuais nesses carros antigos
Coloca logo os V12.
Seria uma brincadeira legal.
Daria para dar uma ideia de pilotagem.
Verstapen ? E o que dizer de Hamilton, Shummy, Damin Hill, e outros. O carro não é tudo, mas😮 é muito, quase tudo como nesses e em alguns outros casos
O carro faz mais diferença que o piloto sim
Quero ver ele falar que Hamilton não seria o Hamilton sem o carro dele
Hoje eu entendo o porque Galvão Bueno não deixava esse cara falar por muito tempo....
F1 é um campeonato de construtores.
Pra mim, é 70 (carro) x 30 (piloto)
Tem uns caras que esticam um pouco a corda pra si e deixam a relação num 60 (carro) x 40 (piloto).
Nada a ver
Reginaldo não perde 1 oportunidade de puxar o saco do Hamilton e tentar tirar uma casquinha do Verstappen…
"O carro não é tudo" hahahahah. Põe o Vestappen na Sauber e me conta
Perez já derruba seu argumento
Vai ficar em último igualmente
poe um senna em uma andrea e me conta se ele sequer pontuaria 👍
macha nas mãos cara, para pilotar a McLaren do senna o cara tem que ter talento
Não se concordo plenamente, mas vamos lá em 93 as Williams era anos luz dos outros o Senna ganhou 5 corridas daquele ano ficando em vice, qual piloto hoje com carro inferior ganharia uma corrida hoje com carro inferior?
O saudosismo é algo tão ignorante...F1 sempre teve as melhores tecnologias disponíveis. SEMPRE foi sobre o carro. Tanto que pouquíssimos pilotos conseguiram vencer sem ter o melhor carro. Desde Piquet, só Hamilton e Verstappen também conseguiram o feito.
Reginaldo é lenda...
O carro Antes era 50% hoje é 90%
o Perez deve ser o segundo melhor piloto da historia ent
Sena usava o instituto superior na corrida 🏎️
No tempo de Senna, Fangio, Vileneve Mansel, Prost, Fitipaud, Pique, Vestapen e sua galera não serviriam nem para troca pneu.
F1 ta meio em baixa no brasil ha sla quanto tempo, e ainda assim tem vários especialistas no youtube
Depende de quem ele gosta ou não.
Nao existe piloto caoeao sem o comjunto arro equipe piloto
Quem é esse aí? Kkkkk. Trocou a cara?
Quais os pilotos brasileiro que ganhou Mônaco!
O lance é q sempre o melhor carro encontra o melhor piloto e vice versa, por isso temos um disparate tao grande dos campeoes. Bottas n chegou nem perto do Hamilton o mesma coisa o Checo cm Verstappen.
Correto
Por isso nao curto muito F1, quer ver quem é o melhor piloto?
Da o mesmo carro para todos, aí sim vai vencer o melhor
Coloquem o Guardiola p treinar o Olaria....piloto bom sem carro bom, não vence.
Eu já não assisto a anos F1.
O vestapen corre faz uma cara.
O que ele ganhou antes de pegar um carro bom? 😂😂
Loucura é a voz gostosa do Reginaldo, nem parece tanto que tem quase 80 anos
🧐🏳️🌈??
xii
Ih rapaz deixa a gaviões saber que tem uma galinha pintadinha no meio KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
o carro sempre manda mais que o piloto
É mesmo? Queria entender então pq o Perez não ganhava tanta corrida quanto o Verstapen tendo basicamente o mesmo carro. Curioso, né?
De onde? O campeonato é de construtores e nao de pilotos. O pessoal viaja demais...
Hoje o vigarista paga um alto preço… a lei do retorno pode ate tardar mas não falha…
Envelheceu mal. A RBR não teve o melhor carro e o Verstappen ganhou no braço...
Pode até ser vdd oq ele falou do max e do carro, mas digo o mesmo de Hamilton tbm.
São todos man
Esse cara nunca pilotou nada. Melhor explicação sobre pilotos , carros e épocas foi do Emerson e ponto final.
Então hj em dia é mais carro q piloto..... Antigamente era meio a meio
Ele tá meio que errado, o carro sempre dependeu, só ver as willians de 92,93 ou até a mclaren de 89 e 90, eram carros melhores com pilotos bons, o piloto pode ser o melhor do mundo, em um carro ruim não vai ganhar títulos, simples
Pergunta para os caras sobre o campeonato de 1991 de F1, como foi a participação do Prost com a Ferrari, Prost era o mesmo mas a Ferrari era ruim, a participação deles no campeonato foi horrível.
@iraldogomes9272 exatamente, pilotos excelentes em carros ruins não ganham títulos, é pq tem muita gente que diz que nós tempos antigo não era o carro e sim o piloto, sendo que sempre foram os 2
Olá sena nasceu prá o esporte não tem como não vê
o Hamilton nao serio Hamilton se a Mercedes nao desse o carro a ele hahaha Para de falar do homi
Verstappen não seria campeão, assim como o Hamilton não seria campeão sem o melhor carro… inclusive ele perdeu 2 campeonatos tendo o melhor carro.
Hoje um bebê dirige . Por isso nem vejo mais
Qualquer um pode dirigir um f1, agora, andar no limite, é pra poucos
Claro, quero ver você aguentar uma média 3g em cada curva e 5g nas freiadas, sem contar o calor intenso no cockpit, é mais difícil pilotar hoje em dia do que antigamente.
Reginaldo tá definhando, triste
Cara!! não reconheci
Se adaptou rápido.... Hamham! Kkkk
Escreva de um jeito que dê pra entender
Kkkkkk ele forçou demais nessa
Ele deixou o carro morrer quando tava deixando os boxes e na primeira freada que ele deu no s do senna ele quase perdeu o carro, isso pq tava praticamente desfilando, imagina em ritmo de classificaçao/corrida
Quem ser adaptou memo foi Vettel e imola com carro do senna
O sergio perez é mesmo muito mau
😂😂😂
Só é o carro hj isso é hipocrisia
Não tinha recursos? KKKKKKKKKKKK
sim nao tinha
@fabiosantos4714 Suspensão ativa, controle de tração, E câmbio automático. se isso não é recurso, imagina se tivesse
Tá esnobando o Max ou elogiando ele? Coisa de sogro...
Carro não e tudo so ver perez e verstappen
Kkkkkkk 😂😂😂😂😂 esse é um dos maiores babacas que existem não é a toa que Nelson Piquet já falava isso a 30 anos atrás
Na F1, carro é tudo.
Chega de baboseira hipócrita.
Ele sempre tem que menosprezar o Verstappen 🤌🏻, não consegue elogiar, nem que seja em 1 palavra, o cara é fanático pelo Hamilton baba ovo
Esse baba um ovo do Funcionario... pqp
Falou e falou e disse nada. So me vêm o genio piquet na cabeça. Sabem de nada.
Chupeta de Hamilton
Falou falou e não disse nada kkkkkk Corte mal feito.
Falou falou e não falou nada
Baba ovo 😂😂
Tá gaga
Discordo .....o piloto e o carro deveriam ser um conjunto .....o Hamilton se adaptou rápido ao carro antigo ....ok .....peguem o Piquet e coloquem ele no carro do Verstapen queria ver ?