É que fica meio ridículo as pessoas realmente considerarem que um jogo plataforma, como Astrobot, não devia nem mesmo concorrer, tipo, parece ignorar que a base de tudo, oq fez a indústria hoje basicamente existir foi correr, pular, foi Mario, essa é a base de tudo, e aí hoje em dia as pessoas acharem que isso não devia nem chegar perto de ganhar algo como jogo do ano, é se afastar do próprio conceito do que um jogo, o que é uma mídia de entretenimento interativa, o que é se divertir com um jogo, a função de um jogo
Eu acho que esse argumento não faz mto sentido em uma crítica de jogo atual, já passamos dessa era a muito tempo. Claro, o jogo é ótimo em gráficos, músicas e jogabilidade. Mas é difícil dizer que esse realmente merecia jogo do ano.
Tbm duvido muito, porquê já que eles não iam dá o prêmio pro Black Myth Wukong por ser de um estúdio chinês, tinha que no mínimo ir pro Final Fantasy ou pro Metaphor.
Fiquei bem triste que Metaphor não ganhou. A Atlus foi uma empresa muito menosprezada no passado e que ganhou reconhecimento ao longo dos anos. Merecia pelo menos levar na direção.
o metaphor é uma obra de arte. wukong é um achado. balatro é video game nato. astro bot é divertido. foi um goty dificil mas metaphor merecia demais esse goty
esse ano foi um dos raros casos em que todo mundo era o suco do que é vídeo game, não tinha um como nos outros anos que tava ali só por questões gráficas ou narrativas, mesmo tendo uma gameplay meia boca.
Acho até q seu argumento tem um ponto de verdade. Mas não por causa da dificuldae, mas sim da duração do jogo. Final Fantasy e Metaphor, por exemplo, tem 100 horas de gamplay até zerar. Muita gente nem jogou todos os títulos. Acredito muito nisso.
chamar o ff7 de remake não faz justiça com o jogo, é um reconto completamente diferente do original, é tanto trabalho ou ainda mais do que fazer um final fantasy novo
De qualquer forma não é uma obra original, os personagens são os mesmos etc o prêmio seria entre o jogo da atlus e astrobot mesmo, wukong tem muito problema técnico.
@@Zer0JK eles não "refizeram" o jogo, não é o mesmo jogo e ponto, tá mais perto de uma sequencia do que um remake, joga ai, se não tiver os meios, assiste alguem jogando que jogou o jogo original e forme suas própria opinião, vale muito a pena
@@LadyStrella É um jogo novo mas é quase a mesma história do original com algumas mudanças, eles mudam muita coisa mas mantém muito do que foi importante na história do FF VI original incluindo as mortes.
Leon explica, mas não justifica. Meia dúzia de quarentões com predileções em jogos tipo "Nintendo" fazem com que o GOT despreze aspectos mais abrangentes, inclusive de inovação, para reviver a nostalgia da época de criança dos anos 80. Se são especialistas escolhendo, onde está a coragem para mostrar os critérios de avaliação? Eles existem?
Inovação NUNCA foi parâmetro pra GOTY, e pelo amor, os únicos que inovaram ali foram Balatro e Metaphor, os outros não tinham inovação alguma. Se tu acha que Wukong merecia ganhar GOTY, tu não entende NADA de como a TGA funciona, quiçá de jogos. Não é porque Wukong é popular que é o melhor jogo. Duvido que a maioria jogou Metaphor e Astro Bot, só estão criticando porque Wukong não ganhou, e não ganharia MESMO SE ASTRO BOT não tivesse ganho.
E daí que a pessoa tem 40 anos? Fosse depender de popularidade de jogo e idade de jogador, Fortnite ou Genshin Impact teria ganho jogo do ano kkkkkkkkkk. Ainda bem que o GOTY não é decidido por um bando de criança/adolescente birrento em comentário de RUclips que mal jogou 1 dos jogos indicados, mas acham que sabem mais do que quem jogou e zerou todos eles, gente que assiste gameplay de RUclips e acha que manja de jogo.
Entendi, um jogo plataforma 3D estilo Nintendo não pode ganhar GOTY porque segundo os "entendedores de videogame" mais jovens, é jogo de criança e não conta. Vocês parecem que nem gostam de jogos, para acharem um absurdo desses. Só criança/adolescente acha que jogo plataforma é jogo de criança. Astro Bot não ganhou por causa de "nostalgia", ganhou porque é um jogo plataforma 3D maravilhoso, e quem acha que jogo plataforma não é videogame, não entende nada de jogos.
TGA já perdeu a credibilidade desde 2018 com a vitória do GOW em cima do RDR2, mas os anúncios da transmissão é maneiro, até pq é um evento mais focado no marketing do que tudo
O problema todo é que os jogos filme dominaram a indústria, sendo que eles são os jogos menos jogos da indústria, a partir do momento que seu jogo é um filme interativo com gameplay, ele deixa de ser um jogo e vira apenas um filme que pra avançar na historia você é obrigado a enfrentar inimigos e resolver puzzles, isso acaba reduzindo os verdadeiros jogos a uma uma farsa boba e sem mérito quando na verdade eles são na maioria das vezes melhores.
O único merecedor era Metaphor Astro Bot é um grande jogo, mas ele ganhou por ser essa homenagem ao PS e como é os 30 anos de Playstation esse ano, foi mais um prêmio de celebração do que mérito. E pra quem fala que o merecedor era Black Myth, calma lá né amigo
Mas a questão do Black Mith é mais uma questão de demonstrar q o mercado Chines tbm sabe fazer bons jogos. E assim, n foi um jogo extremamente diferente, mas tem seu charme e é um Souls Like da vida q geral ama
O black myth era tão absurdo que todo mundo achava que era fake, o jogo lançou e calou a boca de todo mundo... Certamente tem problemas, mas pior que astro bot não dá pra considerar
@@Fhelipe_Kenzaki Você jogou os DOIS jogos pra falar que Wukong é melhor? Porque quem jogou Astro e Wukong concorda que Wukong era o MAIS FRACO da lista de candidatos, sem viés ou fanboyismo aqui. O jogo tinha 81 no Metacritic, não ia ganhar de nenhum dos outros candidatos, nem do Balatro (o jogo de cartinha). Sei que é difícil aceitar, mas é a verdade.
O Leon explicou bem porque o Game Awards não deve ser a referência mundial em premiar video-games, um prêmio de credibilidade deve incluir diversos pontos de vista na votação, não faz sentido colocar só um tipo de juri, tem que ser uma banca diversificada com velhos, novos, jornalistas, jogadores, diretores, desenvolvedores. O premio que fizer isso, vai ter total credibilidade, o The Game Awards ja não tinha muita e agora tem menos ainda depois desse prêmio.
7:40 o que a Ciri faz é usar uma magia "de verdade". Como o Geralt não é mago, nos jogos nós não vemos muito sobre magia. Os sinais que ele usa (quen, aard, igni etc) são considerados truques simples demais para serem classificados como magia. Nos livros é explicado que para usar uma magia de verdade, normalmente você precisa absorver energia de algum elemento. A Ciri recebeu um treinamento básico de magia, então ela absorveu energia de uma corrente de água convenientemente próxima dela.
Dito isso, o quando GTA 6 tem enovar pra ganhar o GOT, se popularidade não influência? wukong foi o game mais vendindo do ano e bateu rercords na steam, se isso não conta, e quem ganha é uma game exclusivo que não teve nem 2 milhões de vendas, próximo anos podemos esperar tudo nesse TGA.
É vamos vê se vão mudar o critério quando o GTA VI tiver concorrendo. Por que pra mim um jogo que tem muito mais complexidade de desenvolvimento sempre vai ser favorito pra ganhar.
TGA já vem perdendo credibilidade há um tempo (assim como diversas premiações kkk).... Dependendo dos jogos que tiverem lá, não dúvido que o GTA perca... Em votações populares o Wukong ganhou.
@@mateuscruz1839 Se você for procurar por gameplay desses jogos o que tem mais visualizações é o Black Myth Wukong, então é normal o jogo que foi o mais vendido e que quebrou recordes na Steam ganhar no voto popular, eu tava torcendo por ele tbm só por ele ter ido contra a lacração. Mas assim em questão de jogo do ano e se fosse uma premiação justa, com credibilidade e com critérios, acho que quem devia de fato ganhar era o Final Fantasy ou o Mataphor. Assim como quem devia ganhar em 2016 era o Uncharted 4, e em 2018 o Red Dead Redemption 2
Wukong não tem NADA de inovador, tirou 81 no Metacritic, um jogo com essa nota NUNCA ia ganhar GOTY, vocês parecem que começaram a acompanhar a indústria de jogos ontem. E nem devem ter jogado os outros jogos para entenderem que Wukong era o MAIS FRACO dessa lista.
@@mateuscruz1839 Jogo mais popular não é o melhor jogo, se fosse assim Genshin Impact teria ganho, ou os Gatcha kkkkkkkkkkk. Piada achar que decisão popular reflete qualidade de jogo.
@@targaryen7029 irmão, tu tá certo, eu não ninguém mesmo, só um cara que joga, só que a grande maioria disse que disse que não mereceu foi o que a gente pode chamar de "especialista", a galera que literalmente vive de jogos, e na minha opinião, a galera que concordou com o prêmio, foi pego mais na nostalgia desse jogos mais simples, porém divertidos, e não tão errados, o que falta mesmo é uma regulamentação na premiação para o que É O GAME OF THE YEAR, quais o critérios por exemplo.
Leon: DlC não poder... A diferença da DLC de Elden ring para o astro bot é que a From software assumiu que o game era uma DLC e o Astrobot como malandra de sempre que a Sony é disse: "é um jogo totalmente novo" 🤡 Se a from colocasse o nome de "Elden ring 2 a jornada continua" ae poderia né.
Estranho essa DLC que não precisa do jogo normal pra jogar, na verdade o que eu acabei não faz sentido porque o astro playroom já vem instalando por programação básica no console, mas mesmo assim que já viu uma DLC que tem 8 vezes o tamanho do jogo normal?
Fiquei bem surpreso quando o Astro Bot ganhou, pois na minha visão, o jogo não inovou o suficiente no gênero de plataforma 3D para mim como os outros jogos concorridos ao GOTY desse ano, pelo menos eu prefiro mil vezes ele ganhar do que UMA DLC DE UM JOGO, mas a vitória de Astro Bot ainda assim me deixou esperançoso para os próximos jogos de empresas AAA (principalmente a Sony), focarem mais numa gameplay mais divertida acima da história e isso é algo que está em falta dessas empresas (excluíndo a Nintendo que está assim faz tempo no mercado).
Mas ser inovador é só um plus, nao é um premio para medir o jogo mais inovador. Um jogo inovador por nao ser tao bom quanto um nada inovador mas faz o basico muito bem
é um joguinho bacana e algo positivo vindo de empresas que tavam focando na mesmice, mas ao mesmo tempo ele é basicamente um versão tunada de uma demo de controle usando os mesmos assets, ele ter ganho é realmente só melhor do que darem pra DLC.
@@eduardocruzism é que para mim, a inovação da gameplay é um grande fator para decidir o GOTY, se fossem medir por qualidade, a DLC de Elder Ring iria ganhar pelo simples fato de ter uma qualidade maior em todas as áreas doq Astro Bot, a coisa é que essa DLC ela literal segue a formula da from software de jogos Souls-like então ela não tem tanta inovação assim comparado ao Astro Bot que é o jogo plataforma 3D da Sony mais recente em tempos.
Eu achei muito bom o Astro Bot ser o melhor jogo do ano. Isso mostra pra desenvolvedoras que aquela ideia de FPS, Gráficos, Ultra realismo não é o mais importante num game. Claro, ter um jogo super realista e bonito é muito legal, mas nada se compara a ter um jogo divertido, Nintendo que o diga. Então não adianta gastar milhões com um jogo AAA que não é divertido.
mn como é possível levar a sério a crítica "especializada" quando as pessoas que deram nota pra Mario Wonder se chamam "Pure Nintendo" e "Nintendojo", oq devia contar é a escolha do público, até pq a crítica é totalmente tendenciosa além disso os críticos n podem dar a opinião pessoal deles, por exemplo eu odeio persona pq n curto o estilo de RPG de turno mas eu sei q Balatro nunca é melhor q Metaphor, logo como crítico especializado eu voto em Metaphor pq OBJETIVAMENTE ele é melhor, se os cara votaram em Astro Bot pelo msm motivo q o Leon, nostalgia, eles n são críticos especializados são jogadores fãs de algo dando sua opinião q obviamente é parcial
Eu entendo e concordo perfeitamente com a opinião do Leon, MAAAASSSS não entendo o porquê o Zelda Echoes of Wisdom não concorreu e ganhou, sendo que ele também como o Astro Bot é um jogo mais jogo, mas ele inova muito nas suas mecânicas e são muito únicas, ou seja, é o Astro Bot com mais personalidade, mas acho que ele pode ter ganho por ser uma comemoração dos 30 anos da PS
Astrobot ganhar e nenhum Mario nunca ter ganhando é muito controverso. Astrobot é uma cópia de um jogo do Mario 3d, e embora seja um jogo muito bom ainda é inferior a vários jogos do Mario. Não faz sentido astrobot ganhar e o argumento que astrobot é o "suco de videogame" não se sustenta.
Premiações são uma forma de a industria apontar o caminho a ser seguido, o Oscar também funciona assim. Eu acredito que o recado tenha sido "Foquem em diversão ", já que claramente esses jogos AAA com graficos absurdos que demoram quase 10 anos para serem feitos não são sustentaveis.
Tem uma coisa que pesa muito que é o fato de que parte dos objetivos dos jogos é a socialização. Jogos não são só entretenimento, são uma parte da cultura que une as pessoas. Nesse ponto Astro é o que melhor faz isso ali. A equipe de Wukong com essa postura de " Isso não é jogo pra muié >:( " não ganharia mesmo sendo mto bom no que faz. O contexto social que a gente vive agora anda precisando mto que as pessoas lembrem o prq videogames surgiram e existem, prq ultimamente é um show de excesso de competitividade pra ver quem é o melhor e nessa conta quem paga são os trabalhadores da indústria e a criatividade que vai sumindo dos jogos. Isso sem citar a birra das pessoas pelo visual infantil do jogo né? kkkkkkkkkk
Vários canais da gringa elogiaram o jogo exaustivamente, o problema é a maioria da comunidade gamer br que é ignorante, mesmo e acha que se não for o que ela quer, é injusto. Tudo bem, eu já fiquei irritado com Overwatch GOTY, hoje entendo o que fez o jogo ser GOTY. Concordo? Não realmente, mas aprendi a aceitar.
@@nulliningly questão de aceitar pouco importa, é um prêmio tão fds quanto qualquer outro tipo de premiação, no fim do dia no máximo vai importar pra quem recebeu ela, não pros espectadores. Sim, muita gente elogiou e eu tb acho um baita jogo, mas ele é isso, um baita jogo, não O JOGO DO ANO.
O poder que a Ciri absorve energia da agua e converte em raio é ensinado pelas feiticeiras, provavelmente a Yen, mas ela também foi treinada por um período na torre de Aretusa.
Segundo a lógica do Leon, sempre deveria ganhar então os jogos da Nintendo. Por uma "galera" velha que vota e etc etc etc. Mas, na boa, foi comprado, é fato.
Todo TGA tem polêmica, começou no de 2016, achei merecido Overwatch ter ganhado, a galera esquece o impacto q foi o lançamento daquele jogo, várias empresas tentaram lançar um hero shooter pq OW era foda e lançou uma moda. Uncharted 4 podia ser tecnicamente bom, mas não tinha nada dms, ngm nem lembra hoje em dia. Por mim Doom também merecia ganhar, mas pelo impacto de Overwatch, não teve oq fazer. 2018 eu já discordo, mas pelo menos GOW tbm é um jogo foda. Agora o Astrobot eu não sei oq pensar, não joguei, mas parece uma propaganda da Sony.
Eu não precisaria dizer isso, mas o Leon falando sobre a reação dele ao novo elden ring, já explica o motivo de Astro Bot não ter merecido game do ano. Os tempos mudaram senhores, vídeo games AGORA SÃO ÉPICOS.
não que notas importem, mas black myth tem a pior avaliação de criticos no metacritic e opencritic de todos os jogos que já disputaram pra premio de jogo do ano desde a primeira TGA, e entre as avaliações de usuário também tá baixo em relação aos outros. Ele não tinha chance nenhuma de ganhar porque a banca da TGA é composta destes mesmos críticos.
Qual a história de Black Myth Wukong? tem mapa? e as paredes invisíveis, atualização de correção de bugs, etc. Black Myth consegue ser pior que o Astro Bot no que faz
Como alguém que jogou Black Myth, ele perdeu por falta de estabilidade e game design, o jogo hora bate 200 fps, horas 27, numa rx 7600, e tem tanta parede invisível que me sinto jogando um jogo 2d em algumas áreas, ótimas bossfights e gráficos, além de música e história, mas o game design é tão porco que depois de meses adicionaram um mapa no jogo por que tava impossível, um jogo do ano precisa ser excelente em várias coisas, não pode ter tantos altos e baixos
Mídia de vídeo game hoje em dia é isso, mais fácil pegar na nostalgia/coração do que na razão, simples. A gente baba ovo de DLC, por isso ela está ali.
Não existe ser mais videogame ou menos, jogo é jogo, essa discussão já foi superada há mais de 10 anos. Astro bot merecia, mas não por esse motivo besta, é pq era a melhor opção mesmo. Metaphor era o que mais competia, mas por ser nichado a chance era menor. Remake e dlc nem deviam competir. Black myth é genérico demais, só um triple A bonito. Balatro merecia muito, pra mim até mais, mas por ser muito fora da curva a chance era menor.
@@ismaeldantas2837 Sim, disse que competia por ter precedente, mas não deixa de ser mais nichado que Astro bot e até que o próprio BG 3. Talvez a data de lançamento tenha influenciado também, pq BG 3 foi lançado 2 meses antes, dando mais tempo pra ser jogado e analisado.
É muita sacanagem colocar reimaginações completas que nem FF VII e os RE no mesmo saco que simples remakes visuais tipo todo o resto, e por conta disso falar "remake nem conta"
@@pedroalonso431 pq o nível de exigência pra Astro Bot é infinitamente menor do que todos os outros. O astro bot é muito competente no que faz, mas comparado ao que os outros fazem com a mídia dos videogames, é MUITO mais fácil fazer um astro bot, e ele não oferece 10% do que os outros jogos oferecem em termos de conteúdo e profundidade.
eu acho "Elden Ring" um jogo incrível, mas eu sei que "SoulLike" não é jogo pra mim infelizmente, quem sabe eu jogo esse "Elden Ring Night Reign" já que ele é multiplayer.
Leon... na boa... não da pra comparar o FF com um remake qualquer. O projeto é tão absurdo que esse segundo jogo nem ganhou "remake" no nome. É Rebirth! Ta tudo mudado! O jogo original tem 90 horas de gameplay até zerar FAZENDO TUDO! Só o Rebirth, pra zerar e fazer as atividades do mapa, é + de 100 horas! Eu platinei o jogo e gastei 240 horas para tanto! O nível é alto demais! Sem contar que o jogo, em si, é sensacional! É o GOTY! Joga lá e tire suas próprias conclusões. Essa opinião não é só minha não. BRKSEdu pensa da mesma forma!
Não é questão de qual jogo é mais elaborado, com os melhores gráficos.etc etc.. É uma votação do público e os números valem por si..O Astro bot é um jogo acessível a um número maior de jogadores do que os outros , um RPG por exemplo, não são todos que jogam. E portanto houve mais votos no jogo que mais jogadores jogaram ou simpatizam!
Exato, e o pessoal tratar o fato de Astro ser um jogo acessível como demérito é ridículo. A maioria dos jogadores começa com um jogo plataforma, esse tipo de jogo é a porta de entrada pra muitos nos games! Muitos pais estão relatando terem comprado Astro e seus filhos quiseram jogar também, esse jogo conectou pais e filhos em vários lugares no mundo.
Eu entendo seu ponto leon mas o que mais me deixa indignado n é astro bot ganhar é pq a Nintendo faz todo ano um jogo bom e divertido focado no gameplay mas nunca ganha e zelda echoes nem tava concorrendo 😢pra mim astro ou metaphor devia ganhar e talvez ff7r
acho q astro bot n mereceu. tanto por causa dele ser um jogo de testizinho de controle, tanto por causa do fato que ele esfrega na tua cara todos os ips que a sony tem desperdiçados ali. Por mais que ele seja divertido e talz, ele não inova, tudo o que ele aplica são coisas que ja deram certo (mesmo que sejam criativas) Pra mim, quem deveria ganhar seria balatro (do ponto de perspectiva de inovação na industria) é um jogo simples, criado por um randola, que inova mesmo sendo extremamente básico
Ou seja, o astrobot só ganhou por causa dos velhinhos, por ser um jogo fácil de aprender para eles, mas para garotada aposto que foi o Black myth Kong.(De qualquer jeito astrobot é bom também)
A partir do momento em que uma DLC ou um remake entra na votação, ele TEM que ser tratado como jogo, e me desculpem, mas todos os jogos dessa lista como jogos são melhores que astro bot(Talvez menos o balatro mas é discutível).
Depois do estúdio de Hi-Fi Rush ter sido fechado por literalmente motivo nenhum, eu acho que a vitória do Astro Bot é mais pra enviar uma mensagem pra indústria. Como o próprio diretor da Larian disse no discurso, Astro Bot é um jogo simples feito por amor e não por analise de mercado e isso é o que mais tá faltando na indústria hoje, como um amigo meu sempre diz: "tem jogo que fede a careca de terno" justamente por serem jogos que parece que foi feito numa mesa de executivos e acionistas e não numa sala com dev, designers, artistas etc. Dois anos atrás ninguém acreditaria que um RPG de turno inspirado em D&D e um joguinho de plataforma fossem ganhar Jogo do Ano, mas aqui estamos e a mensagem é clara: nem todo jogo precisa ser um shooter, rpg de ação mundo aberto ou gacha pra fazer sucesso, se o jogo for bom, a galera vai comprar.
Sim, e se você olha a indicação de Balatro também foi um recado...acho que só não levou, pois o criador ficou enviando e-mail para todos os editoriais votaram nele. Como isso vazou deve ter dado uma queimada no game
2:23 acho argumento meio merda porque ser divertido é muito relativo tenho certeza que teve muita gente que se divertiu do inicio ao fim jogando ff7,Wukong eMetaphor fora que o conceito do que é videogame é muito amplo vai desde tetris até the last of us é injusto dizer que um é mais que o outro nesse sentido
Acho que o FF rebirth nem deve ser considerado rebirth, o original tinha 40h de gameplay o jogo inteiro e o rebirth que é só um fragmento do "Remake de FF7" já tem +50h de gameplay isso se pular os conteúdos adicionais
Pra mim, merecídissimo! Inclusive, votei nele. Não vi o que a galera viu nesse tal de Black Myth Wukong, pra mim é só mais um triple A de ação com g´rafico ultra realista, ele não é realmente diferenciado como Balatro ou Astrobot (ou até Metaphor). Como o Leon disse, é o VIDEOGAME mais VIDEOGAME da lista, é divertido e tudo mais que o Leon falou. Eu amei genuinamente esse jogo e torcia que ganhasse mesmo, pra mim é a salvação da industria de games. Acho que só entende esse sentimento quem não está mais na fase de "jogos de ação ultra realistas" e só quer um videogame que seja realmente um videogame, não um uma obra cinematografica interativa etc. Mas, lógico, entendo quem gosta de Black Myth, mas não entendo pq ganharia
Não concordo com a opinião sobre o Final Fantasy. Esse remake muda completamente o estilo de gameplay do original E expande absurdamente a história. É um remake com muito valor, diferente, por exemplo, de um The Last of Us Part I e Demons Souls.
Como dizia o BrksEdu: Leon eterno jogador casual 😂 (é brincadeira)
(não é brincadeira)
piada verdadeira
(é verdade)
(não mentiu)
Mas isso é elogio kkk
Se tem uma parada degradante é ser gamer hardcore haha
O astro bot é o meu jogo do ano, porque eu quando jogo um jogo eu quero me divertir, e foi isso que o astro bot fez, eu sorri do início ao fim!
Ent recomendo jogar Mario odyssey tbm, é MT bom
É que fica meio ridículo as pessoas realmente considerarem que um jogo plataforma, como Astrobot, não devia nem mesmo concorrer, tipo, parece ignorar que a base de tudo, oq fez a indústria hoje basicamente existir foi correr, pular, foi Mario, essa é a base de tudo, e aí hoje em dia as pessoas acharem que isso não devia nem chegar perto de ganhar algo como jogo do ano, é se afastar do próprio conceito do que um jogo, o que é uma mídia de entretenimento interativa, o que é se divertir com um jogo, a função de um jogo
ngm ta falando q n deveria concorrer, so n deveria ganhar (considerando os outros jogos q estavam concorrendo tb
Sinceramente, eu realmente não sou um fã de jogos que tentam se botar como filmes, mega gráfico realistas e cutscenes.
Eu acho que esse argumento não faz mto sentido em uma crítica de jogo atual, já passamos dessa era a muito tempo. Claro, o jogo é ótimo em gráficos, músicas e jogabilidade. Mas é difícil dizer que esse realmente merecia jogo do ano.
Duvido que os jornalistas zeraram o Metaphor e o FF7
teve 1 que idsse que só zerou o astrobot, duvido q teve varios q zerraram
Tbm duvido muito, porquê já que eles não iam dá o prêmio pro Black Myth Wukong por ser de um estúdio chinês, tinha que no mínimo ir pro Final Fantasy ou pro Metaphor.
@@Theuzzx7 O Wukong não merecia jogo do ano mesmo, mas o Astrobot tbm n
também duvido os caras jogam no max 2 horinhas e as vezes nem isso kk vão ver gameplay no youtube
Eles não possuem capacidade intracromossomial intrinceca para compreender os meandros de um jogo da Atlus como Metaphor!
Fiquei bem triste que Metaphor não ganhou. A Atlus foi uma empresa muito menosprezada no passado e que ganhou reconhecimento ao longo dos anos. Merecia pelo menos levar na direção.
Também fiquei triste, mas eu fiquei feliz com Astro ganhar. Na minha humilde opinião, era ele ou o Metaphor, apesar de FFVII também ser jogaço.
o metaphor é uma obra de arte.
wukong é um achado.
balatro é video game nato.
astro bot é divertido.
foi um goty dificil mas metaphor merecia demais esse goty
esse ano foi um dos raros casos em que todo mundo era o suco do que é vídeo game, não tinha um como nos outros anos que tava ali só por questões gráficas ou narrativas, mesmo tendo uma gameplay meia boca.
Black myth merecia mais
Quem entende de jogos e jogou TODOS os candidatos ao GOTY sabe que estava entre Metaphor e Astro.
@targaryen7029 nunca que estava com astro. Estava claramente entre metaphor e ff7r
@@DreamFmsmerecia não, Metaphor foi o melhor
Rumores dizem que astrobot so levou pq foi o único que os jurados conseguiram zerar no Wukong ficaram presos nos primeiros bosses
KKKKKKKKKKKKKK pqp
Kkkkk
elden ring ganhou em 2022...
@@jilherme vc tem um grande ponto
Acho até q seu argumento tem um ponto de verdade. Mas não por causa da dificuldae, mas sim da duração do jogo.
Final Fantasy e Metaphor, por exemplo, tem 100 horas de gamplay até zerar. Muita gente nem jogou todos os títulos. Acredito muito nisso.
Leon só esqueceu de falar que Fãs em peso estão chorando porque não agradou os égos. haha
chamar o ff7 de remake não faz justiça com o jogo, é um reconto completamente diferente do original, é tanto trabalho ou ainda mais do que fazer um final fantasy novo
De qualquer forma não é uma obra original, os personagens são os mesmos etc o prêmio seria entre o jogo da atlus e astrobot mesmo, wukong tem muito problema técnico.
@@LadyStrella entao nao pode chamar o ff7 de remake pq eles refizeram o jogo? Tipo um remake...?
@@Zer0JK eles não "refizeram" o jogo, não é o mesmo jogo e ponto, tá mais perto de uma sequencia do que um remake, joga ai, se não tiver os meios, assiste alguem jogando que jogou o jogo original e forme suas própria opinião, vale muito a pena
@@mortalcassimiromesmo assim é um jogo, e melhor que astro bot, aceita
@@LadyStrella É um jogo novo mas é quase a mesma história do original com algumas mudanças, eles mudam muita coisa mas mantém muito do que foi importante na história do FF VI original incluindo as mortes.
Leon explica, mas não justifica. Meia dúzia de quarentões com predileções em jogos tipo "Nintendo" fazem com que o GOT despreze aspectos mais abrangentes, inclusive de inovação, para reviver a nostalgia da época de criança dos anos 80. Se são especialistas escolhendo, onde está a coragem para mostrar os critérios de avaliação? Eles existem?
Astro Bot é o puro videogame.... Acho tão bom quantos os da Nintendo
@@NeymarCarecassoent pq a Nintendo só ganhou uma vez?
Inovação NUNCA foi parâmetro pra GOTY, e pelo amor, os únicos que inovaram ali foram Balatro e Metaphor, os outros não tinham inovação alguma. Se tu acha que Wukong merecia ganhar GOTY, tu não entende NADA de como a TGA funciona, quiçá de jogos. Não é porque Wukong é popular que é o melhor jogo. Duvido que a maioria jogou Metaphor e Astro Bot, só estão criticando porque Wukong não ganhou, e não ganharia MESMO SE ASTRO BOT não tivesse ganho.
E daí que a pessoa tem 40 anos? Fosse depender de popularidade de jogo e idade de jogador, Fortnite ou Genshin Impact teria ganho jogo do ano kkkkkkkkkk. Ainda bem que o GOTY não é decidido por um bando de criança/adolescente birrento em comentário de RUclips que mal jogou 1 dos jogos indicados, mas acham que sabem mais do que quem jogou e zerou todos eles, gente que assiste gameplay de RUclips e acha que manja de jogo.
Entendi, um jogo plataforma 3D estilo Nintendo não pode ganhar GOTY porque segundo os "entendedores de videogame" mais jovens, é jogo de criança e não conta. Vocês parecem que nem gostam de jogos, para acharem um absurdo desses. Só criança/adolescente acha que jogo plataforma é jogo de criança. Astro Bot não ganhou por causa de "nostalgia", ganhou porque é um jogo plataforma 3D maravilhoso, e quem acha que jogo plataforma não é videogame, não entende nada de jogos.
Pobre Leon, já está delirando, kkk. Cuida Nilce, cuida 😁
Pô, desmerecer o fimal fantasy por ser um remake é ridículo, é totalmente outro jogo, é outra parada.
Também não concordo em desmerecer FFVII por ser remake, mas acho que o fato de ser remake deve ter "tirado uns pontos" do mesmo na hora da decisão.
a comunidade gamer simplesmente ignora a existência do jogador casual e o quanto astro bot é bem feito
Assisti a goty pelo Jogandofoddaci, eles fizeram uma live hilária kkkkkkkkk
eu tava la, e o jean explodindo na hr do goty me representa kkkkkkkkkkkkk
Pô, Leon. Esqueceu Onimusha!! Lembrou desse jogo mequetrefe do GoT e esqueceu um revive de um clássico da Capcom kkk. Abç, tmj
Nintendo faz jogos iguais a esse todos os anos e não ganha, ai a Sony faz um clone copiando até as animações do personagem e leva o premio.
PRA TU VER COMO ESSA PREMIAÇÃO È UMA PIADA KKKK😢
Se for chorar manda áudio! 🤣🤣🤣
Poisé, esse game não é tão bom quanto nenhum dos últimos Mários lançados, só o suspense que dá uma sensação melhor
@@pinocchiolombrigão ele ta certo
@@CanalLanryalpol Sim, errado é quem fala que ele está certo. 🤣🤣🤣
Surreal... TGA perdeu a credibilidade que nem tinha.
Se a Nintendo tivesse feito esse jogo, ele não ganharia.
TGA já perdeu a credibilidade desde 2018 com a vitória do GOW em cima do RDR2, mas os anúncios da transmissão é maneiro, até pq é um evento mais focado no marketing do que tudo
Mas a Nintendo merece n vencer o game awards tbh
ela só lucra da nostalgia
@@scamlibur pô mas o astrobot tbm faz exatamente isso.
2016 kkkkkkk @@jacktles28
@@scamliburo astro bot fez pior o jogo inteiro focado em personagens antigos e novos
O problema todo é que os jogos filme dominaram a indústria, sendo que eles são os jogos menos jogos da indústria, a partir do momento que seu jogo é um filme interativo com gameplay, ele deixa de ser um jogo e vira apenas um filme que pra avançar na historia você é obrigado a enfrentar inimigos e resolver puzzles, isso acaba reduzindo os verdadeiros jogos a uma uma farsa boba e sem mérito quando na verdade eles são na maioria das vezes melhores.
O único merecedor era Metaphor
Astro Bot é um grande jogo, mas ele ganhou por ser essa homenagem ao PS e como é os 30 anos de Playstation esse ano, foi mais um prêmio de celebração do que mérito.
E pra quem fala que o merecedor era Black Myth, calma lá né amigo
Mas a questão do Black Mith é mais uma questão de demonstrar q o mercado Chines tbm sabe fazer bons jogos. E assim, n foi um jogo extremamente diferente, mas tem seu charme e é um Souls Like da vida q geral ama
O black myth era tão absurdo que todo mundo achava que era fake, o jogo lançou e calou a boca de todo mundo... Certamente tem problemas, mas pior que astro bot não dá pra considerar
@@ehojopa6452 E é justamente por ser um jogo chinês que ele nunca ia ganhar, era mais fácil Balatro ganhar do que Wukong.
@@Vinicius-rd7el Sim sim, puro suco da Sinofobia
@@Fhelipe_Kenzaki Você jogou os DOIS jogos pra falar que Wukong é melhor? Porque quem jogou Astro e Wukong concorda que Wukong era o MAIS FRACO da lista de candidatos, sem viés ou fanboyismo aqui. O jogo tinha 81 no Metacritic, não ia ganhar de nenhum dos outros candidatos, nem do Balatro (o jogo de cartinha). Sei que é difícil aceitar, mas é a verdade.
Tem gente que diz que astrobot é mais videogame e ff 7 rebirth com varios jogos em um so
Rapaz só os "mini-games" do FF 7 Rebirth são mais divertidos e completos do que muitos jogos inteiros desse ano kkkkk
Se fosse sempre esse o critério Mario Galaxy tinha ganhado do Bioshock em 2007, e Mario Galaxy 2 tinha ganhado do Red Dead Redemption em 2010
O Leon explicou bem porque o Game Awards não deve ser a referência mundial em premiar video-games, um prêmio de credibilidade deve incluir diversos pontos de vista na votação, não faz sentido colocar só um tipo de juri, tem que ser uma banca diversificada com velhos, novos, jornalistas, jogadores, diretores, desenvolvedores. O premio que fizer isso, vai ter total credibilidade, o The Game Awards ja não tinha muita e agora tem menos ainda depois desse prêmio.
9:05
"Mas, porém" Não esperava isso do melhor nerd que conheço
Só em Zelda não ser nem indicado desclassifica totalmente o premio
Exatamente
Lúcido
7:40 o que a Ciri faz é usar uma magia "de verdade". Como o Geralt não é mago, nos jogos nós não vemos muito sobre magia. Os sinais que ele usa (quen, aard, igni etc) são considerados truques simples demais para serem classificados como magia. Nos livros é explicado que para usar uma magia de verdade, normalmente você precisa absorver energia de algum elemento.
A Ciri recebeu um treinamento básico de magia, então ela absorveu energia de uma corrente de água convenientemente próxima dela.
Dito isso, o quando GTA 6 tem enovar pra ganhar o GOT, se popularidade não influência? wukong foi o game mais vendindo do ano e bateu rercords na steam, se isso não conta, e quem ganha é uma game exclusivo que não teve nem 2 milhões de vendas, próximo anos podemos esperar tudo nesse TGA.
É vamos vê se vão mudar o critério quando o GTA VI tiver concorrendo. Por que pra mim um jogo que tem muito mais complexidade de desenvolvimento sempre vai ser favorito pra ganhar.
TGA já vem perdendo credibilidade há um tempo (assim como diversas premiações kkk).... Dependendo dos jogos que tiverem lá, não dúvido que o GTA perca... Em votações populares o Wukong ganhou.
@@mateuscruz1839 Se você for procurar por gameplay desses jogos o que tem mais visualizações é o Black Myth Wukong, então é normal o jogo que foi o mais vendido e que quebrou recordes na Steam ganhar no voto popular, eu tava torcendo por ele tbm só por ele ter ido contra a lacração. Mas assim em questão de jogo do ano e se fosse uma premiação justa, com credibilidade e com critérios, acho que quem devia de fato ganhar era o Final Fantasy ou o Mataphor. Assim como quem devia ganhar em 2016 era o Uncharted 4, e em 2018 o Red Dead Redemption 2
Wukong não tem NADA de inovador, tirou 81 no Metacritic, um jogo com essa nota NUNCA ia ganhar GOTY, vocês parecem que começaram a acompanhar a indústria de jogos ontem. E nem devem ter jogado os outros jogos para entenderem que Wukong era o MAIS FRACO dessa lista.
@@mateuscruz1839 Jogo mais popular não é o melhor jogo, se fosse assim Genshin Impact teria ganho, ou os Gatcha kkkkkkkkkkk. Piada achar que decisão popular reflete qualidade de jogo.
qual dos indicados vc jogou leon???
Pelo que ele falou ele só não jogou balatro e metaphor
Te garanto que mais do que a maioria de quem está criticando o GOTY 2024 e comentando aqui.
O que esperar de um evento que nasceu com a ajuda da Sony 😅😂😂😂
Choro de gente que não entende nada de jogos e como a TGA funciona, achando que Wukong era GOTY KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
Sim, a Sony passou o PIX, foi por isso que ela ganhou TODAS as vezes que um jogo exclusivo dela foi indicado para GOTY!
É isso galera, foi igual com o Red dead 2 vamos aceitar e chorar juntos
Manda áudio 😂😂😂
Foi justo esse ai
Gow tem bem mais mérito de ter ganhado do que astropix
Acho que seria mais parecido se fosse o Helldivers 2 quem tivesse sido indicado e vencido kkkkkkkkkk
Cê fala como se o concorrente do red dead fosse ruim 😂
ctz absoluta que metade dos jornalistas não zeraram ff7, metaphor e wukong, absoluta certeza kkk
O jogo “Intergalatic” tem um pézinho em Cowboy BOP
Tem uma perna inteira
E em Akira
É o Rodri dos games: é bom, mas não o melhor
ASTRO GOTY
Mas na bola de ouro se tem parâmetros para analisar.
Parâmetros esses, que não foram usados na premiação. @@Henry_k841
"Não é o melhor" - disse fulano que nem jogou o jogo e só viu gameplay no RUclips.
@@targaryen7029 irmão, tu tá certo, eu não ninguém mesmo, só um cara que joga, só que a grande maioria disse que disse que não mereceu foi o que a gente pode chamar de "especialista", a galera que literalmente vive de jogos, e na minha opinião, a galera que concordou com o prêmio, foi pego mais na nostalgia desse jogos mais simples, porém divertidos, e não tão errados, o que falta mesmo é uma regulamentação na premiação para o que É O GAME OF THE YEAR, quais o critérios por exemplo.
Leon: DlC não poder...
A diferença da DLC de Elden ring para o astro bot é que a From software assumiu que o game era uma DLC e o Astrobot como malandra de sempre que a Sony é disse: "é um jogo totalmente novo" 🤡
Se a from colocasse o nome de "Elden ring 2 a jornada continua" ae poderia né.
Estranho essa DLC que não precisa do jogo normal pra jogar, na verdade o que eu acabei não faz sentido porque o astro playroom já vem instalando por programação básica no console, mas mesmo assim que já viu uma DLC que tem 8 vezes o tamanho do jogo normal?
Pela sua lógica Fallout NV é uma dlc do Fallout 3
Fiquei bem surpreso quando o Astro Bot ganhou, pois na minha visão, o jogo não inovou o suficiente no gênero de plataforma 3D para mim como os outros jogos concorridos ao GOTY desse ano, pelo menos eu prefiro mil vezes ele ganhar do que UMA DLC DE UM JOGO, mas a vitória de Astro Bot ainda assim me deixou esperançoso para os próximos jogos de empresas AAA (principalmente a Sony), focarem mais numa gameplay mais divertida acima da história e isso é algo que está em falta dessas empresas (excluíndo a Nintendo que está assim faz tempo no mercado).
Mas ser inovador é só um plus, nao é um premio para medir o jogo mais inovador.
Um jogo inovador por nao ser tao bom quanto um nada inovador mas faz o basico muito bem
Qual foi o último bom jogo plataforma 3D da nintendo? O jogo do Kirby?
não é jogo mais inovador, é jogo do ano, jogo mais legal
é um joguinho bacana e algo positivo vindo de empresas que tavam focando na mesmice, mas ao mesmo tempo ele é basicamente um versão tunada de uma demo de controle usando os mesmos assets, ele ter ganho é realmente só melhor do que darem pra DLC.
@@eduardocruzism é que para mim, a inovação da gameplay é um grande fator para decidir o GOTY, se fossem medir por qualidade, a DLC de Elder Ring iria ganhar pelo simples fato de ter uma qualidade maior em todas as áreas doq Astro Bot, a coisa é que essa DLC ela literal segue a formula da from software de jogos Souls-like então ela não tem tanta inovação assim comparado ao Astro Bot que é o jogo plataforma 3D da Sony mais recente em tempos.
Eu achei muito bom o Astro Bot ser o melhor jogo do ano. Isso mostra pra desenvolvedoras que aquela ideia de FPS, Gráficos, Ultra realismo não é o mais importante num game. Claro, ter um jogo super realista e bonito é muito legal, mas nada se compara a ter um jogo divertido, Nintendo que o diga. Então não adianta gastar milhões com um jogo AAA que não é divertido.
Leon: FF7 perde pontos por falta de originalidade
Mesmo leon: copia de super mario galaxy com nostalgia (vulgo astro goty) merece ganhar 😂😂😂😂
É pq o FF7 é um remake, pela sua lógica o Palworld é pokemon
Dlc n pode?? Astrobot é exatamente uma dlc do jogo que veio no ps5 kkkkk
E detalhe: DLC com preço cheio de um jogo que já vem instalado no PS5.
ah sim, astro bot é uma dlc que dura 4-5 vezes mais que o "jogo" base
Esse foi o pior comentário disparado. Sabendo absolutamente 0 do jogo.
@@Polengue menor que a dlc de elden
@@Polengue sim e que nao poderia ter sido indicado
Mano, Astro Bot é o puro suco do entretenimento com videogames. Esse jogo é maravilhoso, é diversão 100% do tempo ❤
mn como é possível levar a sério a crítica "especializada" quando as pessoas que deram nota pra Mario Wonder se chamam "Pure Nintendo" e "Nintendojo", oq devia contar é a escolha do público, até pq a crítica é totalmente tendenciosa além disso os críticos n podem dar a opinião pessoal deles, por exemplo eu odeio persona pq n curto o estilo de RPG de turno mas eu sei q Balatro nunca é melhor q Metaphor, logo como crítico especializado eu voto em Metaphor pq OBJETIVAMENTE ele é melhor, se os cara votaram em Astro Bot pelo msm motivo q o Leon, nostalgia, eles n são críticos especializados são jogadores fãs de algo dando sua opinião q obviamente é parcial
Eu devia ter largado o Leon a muito tempo e ter escolhido acompanhar o Edu
Eu entendo e concordo perfeitamente com a opinião do Leon, MAAAASSSS não entendo o porquê o Zelda Echoes of Wisdom não concorreu e ganhou, sendo que ele também como o Astro Bot é um jogo mais jogo, mas ele inova muito nas suas mecânicas e são muito únicas, ou seja, é o Astro Bot com mais personalidade, mas acho que ele pode ter ganho por ser uma comemoração dos 30 anos da PS
Concordo plenamente
Astrobot ganhar e nenhum Mario nunca ter ganhando é muito controverso. Astrobot é uma cópia de um jogo do Mario 3d, e embora seja um jogo muito bom ainda é inferior a vários jogos do Mario. Não faz sentido astrobot ganhar e o argumento que astrobot é o "suco de videogame" não se sustenta.
Premiações são uma forma de a industria apontar o caminho a ser seguido, o Oscar também funciona assim. Eu acredito que o recado tenha sido "Foquem em diversão ", já que claramente esses jogos AAA com graficos absurdos que demoram quase 10 anos para serem feitos não são sustentaveis.
Ent se a Nintendo lançar algum Mario ano que vem ela ganha
Talvez
Literalmente qualquer outro jogo da lista é mais GOTY que o Astro Bot, todo mundo sabe que a TGA é muito baba ovo da Sony (2018 é mais uma prova 🤓🤓)
Astro Bot parece muito com Mario Galaxy.E Isso é um elogio, Mario Galaxy é irado demais.
E ele n ganhou goty mesmo sendo bom divertido e com foco no gameplay
Tem uma coisa que pesa muito que é o fato de que parte dos objetivos dos jogos é a socialização. Jogos não são só entretenimento, são uma parte da cultura que une as pessoas. Nesse ponto Astro é o que melhor faz isso ali. A equipe de Wukong com essa postura de " Isso não é jogo pra muié >:( " não ganharia mesmo sendo mto bom no que faz.
O contexto social que a gente vive agora anda precisando mto que as pessoas lembrem o prq videogames surgiram e existem, prq ultimamente é um show de excesso de competitividade pra ver quem é o melhor e nessa conta quem paga são os trabalhadores da indústria e a criatividade que vai sumindo dos jogos.
Isso sem citar a birra das pessoas pelo visual infantil do jogo né? kkkkkkkkkk
simplesmente Leon sendo o único ser humano achando que Astro Bot era quem mais merecia.
Astrobot mereceu mano...
Acho que o Alanzoka também votou no Astro Bot, mas não seu se foi sério ou só de zueira/remorso pelo goty de 2018.
Vários canais da gringa elogiaram o jogo exaustivamente, o problema é a maioria da comunidade gamer br que é ignorante, mesmo e acha que se não for o que ela quer, é injusto. Tudo bem, eu já fiquei irritado com Overwatch GOTY, hoje entendo o que fez o jogo ser GOTY. Concordo? Não realmente, mas aprendi a aceitar.
@@thiagoloiola6122ele votou no Wukong
@@nulliningly questão de aceitar pouco importa, é um prêmio tão fds quanto qualquer outro tipo de premiação, no fim do dia no máximo vai importar pra quem recebeu ela, não pros espectadores.
Sim, muita gente elogiou e eu tb acho um baita jogo, mas ele é isso, um baita jogo, não O JOGO DO ANO.
Achei que fosse sobre O melhor jogo de 2024, nao sobre a nostalgia dos jornalistas velhos
Comprado demais esse premio, quem merecia esse premio era o Metaphor
Discordo do comprado, mas o Metaphor merecia
Amei Astro Bot e eu amo Astro Bot ❤
Esse intergalatic parece que se passa no universo blade runner, mas com espaço
Desculpe Leon. Astro Bot é bom mas não é o Melhor Do Ano. Acho que Silent Hill Remake mereceu mais
Escolha sensata, ainda acho que remake não vale, mas o SH2 foi do caralho de bom
Todos sabemos que o verdadeiro GOTY desse ano é o Yakuza: Infinite Wealth
Um jogo roguelike que é bom de jogar e é acessível é Dead Cells, vale a pena testar pra ver se é legal
O poder que a Ciri absorve energia da agua e converte em raio é ensinado pelas feiticeiras, provavelmente a Yen, mas ela também foi treinada por um período na torre de Aretusa.
Segundo a lógica do Leon, sempre deveria ganhar então os jogos da Nintendo. Por uma "galera" velha que vota e etc etc etc. Mas, na boa, foi comprado, é fato.
Pelo menos uma pessoa (tirando eu e o Guilhermeoss eu acho) que ta faltando pq astrobot e bom e mereceu ganhar.
Logo o guilhermeoss que é mais casual game do mundo kkkkkkk
@constsan5262 kkk
Alanzoka tbm acha que mereceu
@@Valenteox Real
Todo TGA tem polêmica, começou no de 2016, achei merecido Overwatch ter ganhado, a galera esquece o impacto q foi o lançamento daquele jogo, várias empresas tentaram lançar um hero shooter pq OW era foda e lançou uma moda. Uncharted 4 podia ser tecnicamente bom, mas não tinha nada dms, ngm nem lembra hoje em dia. Por mim Doom também merecia ganhar, mas pelo impacto de Overwatch, não teve oq fazer.
2018 eu já discordo, mas pelo menos GOW tbm é um jogo foda.
Agora o Astrobot eu não sei oq pensar, não joguei, mas parece uma propaganda da Sony.
Eu não precisaria dizer isso, mas o Leon falando sobre a reação dele ao novo elden ring, já explica o motivo de Astro Bot não ter merecido game do ano. Os tempos mudaram senhores, vídeo games AGORA SÃO ÉPICOS.
Black Myth é beeem video game também, comparado a jogos de narrativa, mesmo assim perdeu. Muito provavelmente por ser um jogo chinês.
O vencedor comemora e o perdedor justifica.
não que notas importem, mas black myth tem a pior avaliação de criticos no metacritic e opencritic de todos os jogos que já disputaram pra premio de jogo do ano desde a primeira TGA, e entre as avaliações de usuário também tá baixo em relação aos outros. Ele não tinha chance nenhuma de ganhar porque a banca da TGA é composta destes mesmos críticos.
Qual a história de Black Myth Wukong? tem mapa? e as paredes invisíveis, atualização de correção de bugs, etc.
Black Myth consegue ser pior que o Astro Bot no que faz
Pagam mt pau pro Wukong, é um bom jogo mas tb n é pra tanto assim nn
Como alguém que jogou Black Myth, ele perdeu por falta de estabilidade e game design, o jogo hora bate 200 fps, horas 27, numa rx 7600, e tem tanta parede invisível que me sinto jogando um jogo 2d em algumas áreas, ótimas bossfights e gráficos, além de música e história, mas o game design é tão porco que depois de meses adicionaram um mapa no jogo por que tava impossível, um jogo do ano precisa ser excelente em várias coisas, não pode ter tantos altos e baixos
Pix da Sony caiu? Nome no telão subiu
Mídia de vídeo game hoje em dia é isso, mais fácil pegar na nostalgia/coração do que na razão, simples.
A gente baba ovo de DLC, por isso ela está ali.
como assim vc não mencionou onimusha???
Não existe ser mais videogame ou menos, jogo é jogo, essa discussão já foi superada há mais de 10 anos. Astro bot merecia, mas não por esse motivo besta, é pq era a melhor opção mesmo.
Metaphor era o que mais competia, mas por ser nichado a chance era menor.
Remake e dlc nem deviam competir.
Black myth é genérico demais, só um triple A bonito.
Balatro merecia muito, pra mim até mais, mas por ser muito fora da curva a chance era menor.
Não existe esse argumento de muito nichado. Caso fosse verdade, Baldur's Gate não teria ganhado no ano passado.
so argumento ruim misericordia vc joga alguma coisa cara?
@@ismaeldantas2837 Sim, disse que competia por ter precedente, mas não deixa de ser mais nichado que Astro bot e até que o próprio BG 3. Talvez a data de lançamento tenha influenciado também, pq BG 3 foi lançado 2 meses antes, dando mais tempo pra ser jogado e analisado.
É muita sacanagem colocar reimaginações completas que nem FF VII e os RE no mesmo saco que simples remakes visuais tipo todo o resto, e por conta disso falar "remake nem conta"
@marioaugustoribeiro619 É, realmente tem remakes e remakes, mas pensando em Goty, ainda sim não é um jogo novo.
Galera onde o melhor RPG, melhor DLC, melhor remake e melhor jogo de ação deste ano vai ser melhor que o astro pix, não tem como não🙅🔥
Por que nenhum deles tem uma nota maior de crítica OU comunidade no metacritic então?
@@pedroalonso431como faz pra receber o pix da ps?
@@pedroalonso431 Como se a "crítica especializada" fosse parâmetro para alguma coisa, a mesma coisa em relação ao metacritic.
@@pedroalonso431 porque a capa deles não é azul
@@pedroalonso431 pq o nível de exigência pra Astro Bot é infinitamente menor do que todos os outros. O astro bot é muito competente no que faz, mas comparado ao que os outros fazem com a mídia dos videogames, é MUITO mais fácil fazer um astro bot, e ele não oferece 10% do que os outros jogos oferecem em termos de conteúdo e profundidade.
Leon n da uma dentro. Ama errar
AstroBot não merecia, tem que coloca a fanboylisse de lado.
Obrigado por tudo😂
eu acho "Elden Ring" um jogo incrível, mas eu sei que "SoulLike" não é jogo pra mim infelizmente, quem sabe eu jogo esse "Elden Ring Night Reign" já que ele é multiplayer.
Eu tambem acho que o Astro Goty mereceu.
Apenas... Choremos
Eu queria tanto que Metaphor ganhasse. Esse jogo é maravilhoso .... Enfim 😅
Leon... na boa... não da pra comparar o FF com um remake qualquer. O projeto é tão absurdo que esse segundo jogo nem ganhou "remake" no nome. É Rebirth!
Ta tudo mudado!
O jogo original tem 90 horas de gameplay até zerar FAZENDO TUDO!
Só o Rebirth, pra zerar e fazer as atividades do mapa, é + de 100 horas!
Eu platinei o jogo e gastei 240 horas para tanto!
O nível é alto demais!
Sem contar que o jogo, em si, é sensacional!
É o GOTY! Joga lá e tire suas próprias conclusões.
Essa opinião não é só minha não. BRKSEdu pensa da mesma forma!
Não é questão de qual jogo é mais elaborado, com os melhores gráficos.etc etc.. É uma votação do público e os números valem por si..O Astro bot é um jogo acessível a um número maior de jogadores do que os outros , um RPG por exemplo, não são todos que jogam. E portanto houve mais votos no jogo que mais jogadores jogaram ou simpatizam!
Exato, e o pessoal tratar o fato de Astro ser um jogo acessível como demérito é ridículo. A maioria dos jogadores começa com um jogo plataforma, esse tipo de jogo é a porta de entrada pra muitos nos games! Muitos pais estão relatando terem comprado Astro e seus filhos quiseram jogar também, esse jogo conectou pais e filhos em vários lugares no mundo.
Incrível que os únicos que não votam no Metaphor são aqueles que não jogaram, só assim pra vc dar pra um jogo casual ao invés daquela obra prima
Eu entendo seu ponto leon mas o que mais me deixa indignado n é astro bot ganhar é pq a Nintendo faz todo ano um jogo bom e divertido focado no gameplay mas nunca ganha e zelda echoes nem tava concorrendo 😢pra mim astro ou metaphor devia ganhar e talvez ff7r
video fraco, opnião fraca. Infelizmente astrobot não se compara com ff7 ou metaphor
acho q astro bot n mereceu. tanto por causa dele ser um jogo de testizinho de controle, tanto por causa do fato que ele esfrega na tua cara todos os ips que a sony tem desperdiçados ali.
Por mais que ele seja divertido e talz, ele não inova, tudo o que ele aplica são coisas que ja deram certo (mesmo que sejam criativas)
Pra mim, quem deveria ganhar seria balatro (do ponto de perspectiva de inovação na industria)
é um jogo simples, criado por um randola, que inova mesmo sendo extremamente básico
eu joguei astrobot no ps5 do meu primo e cara q joguinho divertido
"eles fizeram um jogo igual a nintendo"
e a nintendo não ganhando nem indicação pro TGA... bizarro
Ou seja, o astrobot só ganhou por causa dos velhinhos, por ser um jogo fácil de aprender para eles, mas para garotada aposto que foi o Black myth Kong.(De qualquer jeito astrobot é bom também)
A nilce ta tao desligada que nem sabe qual foi o vencedor do ultimo game do ano na game awards ksksksksksks
A partir do momento em que uma DLC ou um remake entra na votação, ele TEM que ser tratado como jogo, e me desculpem, mas todos os jogos dessa lista como jogos são melhores que astro bot(Talvez menos o balatro mas é discutível).
Astro bot é bom, mas só isso, com certeza não zeraram metaphor
Só não entendi o Leon não mencionar o jogo da Hazelight
Poxa, eles fazem jogos tão bons 😢
Bom video por sinal
Tu viu em 3m?, vc é foda em
Depois do estúdio de Hi-Fi Rush ter sido fechado por literalmente motivo nenhum, eu acho que a vitória do Astro Bot é mais pra enviar uma mensagem pra indústria. Como o próprio diretor da Larian disse no discurso, Astro Bot é um jogo simples feito por amor e não por analise de mercado e isso é o que mais tá faltando na indústria hoje, como um amigo meu sempre diz: "tem jogo que fede a careca de terno" justamente por serem jogos que parece que foi feito numa mesa de executivos e acionistas e não numa sala com dev, designers, artistas etc.
Dois anos atrás ninguém acreditaria que um RPG de turno inspirado em D&D e um joguinho de plataforma fossem ganhar Jogo do Ano, mas aqui estamos e a mensagem é clara: nem todo jogo precisa ser um shooter, rpg de ação mundo aberto ou gacha pra fazer sucesso, se o jogo for bom, a galera vai comprar.
Sim, e se você olha a indicação de Balatro também foi um recado...acho que só não levou, pois o criador ficou enviando e-mail para todos os editoriais votaram nele. Como isso vazou deve ter dado uma queimada no game
Se n me engano alguma outra empresa meio que "salvou' o estúdio de hi fi rush
Único recado que esse evento passou que essa premiação é uma verdadeira piada
2:23 acho argumento meio merda porque ser divertido é muito relativo tenho certeza que teve muita gente que se divertiu do inicio ao fim jogando ff7,Wukong eMetaphor fora que o conceito do que é videogame é muito amplo vai desde tetris até the last of us é injusto dizer que um é mais que o outro nesse sentido
Se o metracritic falou q AstroGOTY é o melhor do ano antes, EU ACREDITO...!! kkk
Crl, esse cabelo branco da Nilce tá mt daora
Leon por favor defenda ultrakill como jogo do ano qnd for a vez dele
Acho que o FF rebirth nem deve ser considerado rebirth, o original tinha 40h de gameplay o jogo inteiro e o rebirth que é só um fragmento do "Remake de FF7" já tem +50h de gameplay isso se pular os conteúdos adicionais
Pra mim, merecídissimo! Inclusive, votei nele. Não vi o que a galera viu nesse tal de Black Myth Wukong, pra mim é só mais um triple A de ação com g´rafico ultra realista, ele não é realmente diferenciado como Balatro ou Astrobot (ou até Metaphor). Como o Leon disse, é o VIDEOGAME mais VIDEOGAME da lista, é divertido e tudo mais que o Leon falou. Eu amei genuinamente esse jogo e torcia que ganhasse mesmo, pra mim é a salvação da industria de games. Acho que só entende esse sentimento quem não está mais na fase de "jogos de ação ultra realistas" e só quer um videogame que seja realmente um videogame, não um uma obra cinematografica interativa etc. Mas, lógico, entendo quem gosta de Black Myth, mas não entendo pq ganharia
15:05 o novo elden vai ser um rogue like sksksksksksk
Final Fantasy VII é o melhor jogo da vidaaaaa, não tem como comparar com Astrobot
O cabelo da Nilce ta tão lindo, q isso.
Faltou muito falar sobre o novo jogo da empresa de it takes two, split fiction se n me engano o nome
Não concordo com a opinião sobre o Final Fantasy. Esse remake muda completamente o estilo de gameplay do original E expande absurdamente a história. É um remake com muito valor, diferente, por exemplo, de um The Last of Us Part I e Demons Souls.
DLC não deveria ser indicado, mas a partir do momento que é indicado tá valendo! dito isso, Shadow of the Erdtree teve seu GOTY ROUBADO!!!!!!!!!!
Astrobot mereceu o prêmio, só digo isso
Gente, mas o jogo é realmente algo único. A maneira que usam o controle é gostoso demais de jogar
O jogo é bom mas o controle é mais inovação do console não?
Mas nenhum outro jogo usou direito