COMO A HISTÓRIA DA CARAVELA PODE TE AJUDAR A VELEJAR MELHOR?
HTML-код
- Опубликовано: 29 ноя 2024
- A caravela portuguesa representou um salto tecnológico na época da expansão marítima lusitana. Entenda como essa história pode te ajudar a velejar melhor.
🔸Todas as informações sobre os nossos cursos estão em nosso site:
velejador.com.br
🔸Link para o apóia-se:
➡ apoia.se/marce...
🔸Certificação OFFSHORE SKIPPER E MASTER OF YACHT em Itajaí:
issabrazil.com.br
🔸 Quer entrar para a comunidade BORA VELEJAR no telegram?
Clique no link abaixo:
➡ t.me/joinchat/...
🔸 Siga-nos nas redes:
/ marcelovelejador
Está aula deveria ser vista por todos os estudantes do ensino fundamental e secundário. A melhor compreensão da história da expansão do império português dá-se a partir do domínio dessa nova tecnologia. Infelizmente resultou também no comércio dos escravizados africanos. Parabéns Capitão Marcelo.
Muito obrigado! Verdade, houveram capítulo tristes desta história...mas tudo fez parte do que somos hoje e só conhecendo o passado que podemos forjar um futuro melhor! Forte abraço!⛵️⛵️⛵️⛵️
Você fala como um professor de história e ao mesmo tempo de história náutica. Vê-se que o cara, se prepara muito bem antes de
falar do assunto... Sou seu fan absoluto e vou continuar a ver o seu canal. Parabéns!
Boa noite, boa Marcelo obrigado pela aula.
Cenas do maravilhoso filme de Ridley Scott. 1492: a descoberta do paraíso 😊
Isso sim é uma aula! Parabéns!❤
Obrigado Yuri!! Esse é um dos meus filmes favoritos! Forte abraço!⛵️⛵️⛵️
Fala marcelo td bem Capitão que show de história da vela em amigo parabéns assisti todo conteúdo em 75 polegadas no sítio parabéns um forte abraço bons ventos sempre SUCESSO veleiro CATARINA Cabo frio RJ .obs. sou de Algarve ok.
A explicação da aerodinâmica das velas está perfeita.
pedagógico e de um rigor cientifico tanto focado na tecnologia atual usada na vela como fez muito bem a ponte em termos da história e evolução da vela e da náutica
Muito bom se aprofundar nessas histórias incríveis de nossos antepassados,
obrigado por compartilhar! 🙌⛵️
Obrigado João Carlos! Forte abraço!⛵️⛵️⛵️⛵️⛵️
Marcelo. Uma aula espetacular sobre a história da vela ligada às grandes navegações. Em poucos minutos você nos fez viajar no tempo com essa riquesa de detalhes e seu poder de síntase. Parabéns.
Valeu Alexandre!! Que legal nós podermos ter conversado sobre isso aqui em Lagos! Forte abraço ⛵️⛵️⛵️
Em Vila do Conde tem uma réplica das Naus , e um museu com tecnicas de construção das naus!
👏👏👏
Vc é muito foda.
Show Comandante Marcelo. Uma perfeita mistura de história com as técnicas de velejar. Parabéns pelo vídeo, muito instrutivo e esclarecedor. Bons ventos.
Muito obrigado Mr. Wansilva!! Bons ventos ⛵️⛵️⛵️
Excelente aula de vela e história. Valeu! Que tenhas sempre bons ventos.
Muito obrigado Henri! Bons ventos!!⛵️⛵️⛵️
Boa aula.
Que vídeo legal! Nos conecta com nossa ancestralidade e com a evolução tecnológica que nos trouxe até aqui. Mas além de história, trata também de física! Vídeo necessário para se compreender a conexão entre disciplinas escolares. Parabéns!
Obrigado Renato! A vela nos faz esse convite a interdisciplinalidade! O que também nos remete às nossas origens porque as disciplinas tratadas separadamente só acontecem depois da revolução industrial, ou seja: muito recente do ponto de vista histórico. Forte abraço!
Que aula Marcelo!! Ouvi esta historia da tal Escola de Sagres pelo amigo Everson que conhecestes ontem qdo almoçamos ai em Lagos contigo. Mas agregastes muito conhecimento alem do que eu aprendi. Excelente video onde podemos agregar conhecimentos históricos e ampliar a visao e sabermos nossos passados relativo as embarcacoes. Gratos a estes herois q com poucos instrumentos desbravaram mares e continentes. Agradecemos a eles pelo feito o que possibilitou chegarmos onde chegamos com os nossos barcos. Parabéns!!
Nada como vivenciar isso de perto, não é mesmo Rogério? Forte abraço e muitas Sagres!!!😉
@@MarceloVelejador enriquecedor ainda mais com uma “Jola” Sagres. Rsrsrs
18:15 gratidão teu conteúdo sempre ajuda a entender cada dia mais a vela ⛵️ recreativa abraço yudo de bom mestre ☝️🙏🎯⛵️⛵️🛶#revelaexperience
Parabéns! Vídeo espetacular.
Curtindo antes de assistir! Obrigado por todos seus conteúdos..
Tu não é historiador mas narrou bem os acontecimentos históricos parabéns, vai esticar pra croacia ou França pra ver os preços de veleiro?
Show!!
Ótimo episódio!!
Parabéns!!
👋👋Que show, filho! Parabéns! Arrasou! 😀Vídeo super interessante e instrutivo! 😍😘
💙
Que legal Marcelo!!! Mais um grande vídeo que nos traz aprendizado, cultura e história!!!!
Valeu Felipe!!! Forte abraço meu amigo!!
Parabéns pelo vídeo! Velejador é cultura.
Valeu Norba!! Forte abraço meu amigo!
Olá Marcelo , maravilha de aula, parabéns muito bacana conhecer um pouco mais
Valeu Paulo, obrigado! Abraço!
Excelente vídeo parabéns, aproveita para conhecer o comandante Gravata mestre dessa caravela boa pessoa e cheio de histórias para contar abraço
Que aula! Obrigado por compartilhar ⛵
Parabéns pelo vídeo Marcelo, excelentes imagens e edição, acompanho o canal a alguns anos e realmente a evolução é evidente, bons ventos
Muito obrigado pelo feedback! Me incentiva a continuar melhorando! Forte abraço!!⛵️⛵️⛵️
Muito bom
Gostei demais, Marcelo. Excelente conteúdo. Parabéns!
Muito obrigado Waldomiro!!⛵️⛵️⛵️⛵️
Parabéns Marcelo. Muito boa essa explicação pratica e historica. Abç
Muito legal, Marcelo! Um pouco de história é sempre muito bom.
Amanhã instalarei as fitinhas na vela mestra
Excelente vídeo Marcelo.
Sou um admirador do seu canal e dos seus conhecimentos.
Parabéns!!!
Queria fazer uma pergunta sobre o veleiro Cal 9.2. é um bom barco?
Muito legal, tem que achar um livro que conta isso também.
Parabéns muito sucesso.
Que aula!!! Excelente conteúdo! Grande abraço e bons ventos
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
Fernando Pessoa 1959
Marcelo, aula com excelência. Parabéns.
Vale lembrar que Portugal conseguiu juntar um conjunto de conhecimentos de navegação dos Otomanos (navegação terrestre), dos Nórdicos (navegação no mar do Norte e Atlântico Norte) e ao dar abrigo à nobreza europeia e britânica que pertencia às cruzadas (que foram excomungadas pelos papas) e o interesse do rei português no comércio de especiarias asiáticas, usou essa convergência de saberes e recursos para criar o conhecimento de navegação marítima, instrumentos de navegação, regime dos ventos, regime das correntes dos mares e oceanos, cartografia, geografia e astronomia, regime das marés e tecnologia de construção de embarcações.
Durante milênios as embarcações eram movida a remos ou à vela com propulsão com ventos de popa e o conhecimento bêbado em mitos de monstros marinhos e deuses cruéis dos mares.
Os portugueses criaram o canhão de carregamento pela culatra, e o Galeão que tinha centenas de canhões na bordas, e tornou-se a primeira potência militar dos mares e manteve-se única durante quase um século.
A navegação marítima é, para a civilização humana, o ponto de virada das tecnologias que permitiram o avanço científico equiparável ao avanço da tecnologia Espacial e todo o conhecimento científico agregado.
Excelente Dante! Muito obrigado pela contribuição!!
Vídeo incrível. Mostra que a engenhosidade portuguesa foi unir tecnologias existentes (vela latina - parece que é de 200 A.C e a modelagem náutica dos Países Baixos) para enfrentar um problema novo (nova rota comercial para as Índias). Ou seja, não basta inventar algo novo, tem que saber ou ter as condições propícias para usar.
Muito obrigado! Exatamente! Os portugueses souberam adaptar as diferentes tecnologias para resolver um problema novo e mudaram a história para sempre! Forte abraço!
Uma bela aula mestre. Obrigado.
Que aula!! Obrigado!!
Episódio lindo, parabéns !
Parabéns pela excelente aula Marcelo, mais uma vez acrescentou muito conhecimento para o mundo náutico. É bem provável que vc já esteve em Palos de La Frontera na Espanha bem pertinho de Lagos, para quem não conhece vale uma visita as réplicas das caravelas de Cristóvão Colombo. Grande abraço e bons ventos!!
Muito obrigado Pedro! Ainda não conheço mas já agradeço pela dica! Forte abraço e bons ventos ⛵️ ⛵️ ⛵️ ⛵️
Excelente!
Olá Marcelo. Excelente vídeo..
Observo apenas uma possível correção.... o ponto mais ocidental da Europa seria o Cabo da roca....salvo engano...
Obrigado! É que eu falei ponto mais a sudoeste da Europa!
excelente vídeo! Teria como o sr me tirar uma duvida? qual a razão dos veleiros hoje em dia não terem essa cabine alta na popa do barco, com o castelo e tal? ganharíamos tanto espaço útil a mais se mantivéssemos essa cabine nos projetos atuais!
Esse castelo de popa só era possível graças ao grande volume e peso que esses barcos tinham. Nos barcos novos isso elevaria muito o Centro de Gravidade,.diminuindo a estabilidade. Abraço!
Olá Marcelo. Conheci seu canal de RUclips a pouco. Caso possa orientar sobre veleiros de pequeno porte (velejo de final de semana) para mar aberto (até 5 milhas nauticas). Sou de Natal/ RN. E ainda, kkkk, se puder orientar alguém que da aula aqui , desde já agradeço
Olá, não sou velejador mas gosto muito do assunto e este vídeo foi bem especial sobre a navegação antiga e a moderna. Entretanto eu gostaria que se possível tu explicasse a navegação das mais com belas Redonda que usavam velas triangulares entre os mastro. Para que servem aquelas velas
Uma ótima pergunta Santos! Muitas Naus tinham uma vela Latina na popa, geralmente pequena. Não sabemos exatamente mas acredito que essa vela servia para dar equilíbrio no leme nos ventos de través. ( com as velas redondas era possível velejar até o través). As naus não andavam contra o vento mas era desejável que tivessem um pouco de versatilidade. Forte abraço!!
Marcelo, velas podem ser feitas com tecido Oxford 100% Poliester? Seria o mesmo tipo de tecido que o Dacron da Dupont? Estou querendo uma solução mais barata e local para as velas tradicionais (e caras) de hoje em dia. Perguntei a um jangadeiro de qual material era sua vela, ele diz que é feita por ele mesmo com algodão, saberia qual o algodão? Vlw
Uma coisa interessante também Marcelo,é a junção da leis da Física que você faz menção, com a Geografia também. Me refiro ao efeito Coriolis que mostra que os ventos e corrente marinha ,no hemisfério sul, giram no sentido anti-horario,ao contrário do hemisferio norte .Na costa da África, o vento é em direção para o Norte, e no Brasil para o Sul.Alguns historiadores ,dizem que o Brasil foi descoberto por isto, porque alguns estudiosos da época diziam que era preciso " dar a volta no mar pra se alcançar as Índias" ,como Cabral queria,e daí deram com os costados por aqui.
As Vela redondas deviam ser melhor para se chegar ao Brasil e é interessante que mesmo modernamente, nas regatas de Volta ao Mundo ,como a anterior Volvo Ocean Race ,havia uma perna , que passava por Fernão de Noronha antes de ir pra África.
Verdade Marcos, o efeito coriolis é o responsável pelos ventos alisios, que trouxeram os navegadores portugueses para a nossa costa. Essas rotas milenares continuam sendo a base para qualquer travessia, mesmo com veleiros modernos. Forte abraço!
Parabéns! A título de contribuição, gostaria de informar que temos uma réplica da caravela das grandes navegaçõesaqui na Capitania dos Portos do RJ também. Só não sei como funciona a visitação.
Obrigado Milton! Essa réplica no Rio é de uma Nau da esquadra do Cabral. Ela tem uma vela Latina na popa, além das velas redondas. Essa visita com certeza é um ótimo programa! Abraço!
😀
Essa caravela eu já visitei. Eu morava em portlimão 🇵🇹 quando ela foi construída. Muito interessante. E eu acabei de chegar em casa de um curso em um veleiro de 36 pés. Amanhã tem mais. Noruega aqui 🇧🇻e obrigada pelos seus vídeos. ❤
Obrigado Vânia!!
Essa é aquela confusão que as pessoas fazem quando usam uma interpretação literal. A “Escola de Sagres” acredito ter sido uma “escola” ideológica. É como, no futebol, afirmar que determinado treinador é da “Escola gaúcha”, ou seja, é adepto a um estilo mais defensivo muito observado no sul do Brasil.
A replica da caravela brasileira era movida a motor e incendiou... está inoperante. Goi só problema...