foi o melhor debate q eu assisti , sou calvinista mais esse pastor Ildo ganhou meu carinho d uma forma muito grande, porq nao sabemos tudo , nem calvinista nem arminiano.
Sou Calvinista, mas quero aqui parabenizar o pastor arminiano. O debate foi de alto nível, ambos com muita humildade e respeito... É assim que um debate deve ser! Parabéns!!!
Esses pastores deram exemplo de como se debate um tema teológico. Educados e respeitosos o tempo todo. Sou Arminiano e gostei muito das respostas do Rev David. O mais importante é que nas bodas do cordeiros vamos sentar à mesa com Calvino, Agostinho, Armínio e Wesley o/
Eu não canso de repetir de assistir, esse debate. Eu era Arminiano, mais mesmo assim todas as vezes que assistir, ao ver o Rev. Davi, eu me maravilho ao ver como ele fala de Deus, e, as falas dele era as respostas que eu precisava e sentia também a respeito de mim, eu desde minha conversão eu sabia das minha depravação e me perguntava porquê eu ? Se não houvesse uma regeneração na minha vida, eu jamais teria aceitado a oferta do Evangelho, eu fui visgado com laços de Amor eterno. Obrigado Rev. Que Deus abençoe sempre sua vida e sua família. Assim como eu desejo também ao Bispo.Gosto muito de ver também a humildade do Bispo. Que Deus abençoe sempre sua vida e sua família 🙏
Que humildade do Bispo parabéns, essa pergunta é umas das mais difíceis de responder, sou arminiano, mas gostei muito do dr davi , é com humildade que apredemos cada vez mais!
SOU CALVINISTA, MAIS QUERO PARABENIZAR O BP ILDO PELA HUMILDADE E RESPEITO. NO FINAL DAS CONTAS, NÃO QUEREMOS SER OS MELHORES, JAMAIS!! SÓ QUEREMOS SER COERENTES COM A PALAVRA DE DEUS.
Concordo que foi um debate respeitoso, ético e repleto de recíproca cortesia; no entanto, convenhamos, apelando para uma sã consciência, que o arminiano levou uma "surra".
Nós pegamos o trem da vida com destino já traçado, mas Deus, na sua soberania, deu ao homem o livre arbítrio para que, ao final da viagem, ele preste conta de todos os atos que praticou durante o percurso. Não somente de seus atos, mas também de suas palavras e intenções.
Que humildade desse pastor. falar que não sabe tudo e que tem muito a aprender isso num programa grande assim. não conheço esse pastor mas achei lindo a atitude. se todos os homens de Deus fossem assim, como seria bom.
Lucas 7.30 - "Mas os fariseus e os peritos na lei rejeitaram o propósito de Deus para eles, não sendo batizados por João." Este bom propósito de Deus que é a nossa salvação não nos é imposto, mas graciosamente oferecido. Portanto, não rejeite o propósito de Deus para sua vida! Jesus "veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus" (João 1:11-12).
14E, caindo todos nós por terra, ouvi uma voz que me falava em aramaico: ‘Saul, Saul, por que razão me persegues? Porquanto resistires ao aguilhão só te causará sofrimento!’ 15Foi quando indaguei: ‘Quem és tu, Senhor?’ Ao que replicou o Senhor: ‘Sou Jesus, a quem tu estás perseguindo! 16Agora, pois, levanta-te e apruma-te em pé. Foi para isso que te apareci: para te converter em servo e testemunha, tanto das maravilhas que viste de minha parte como daquelas que te manifestarei. 17Irei livrar-te deste povo e dos gentios para os quais te envio, 18para lhes abrir os olhos e os converteres das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’. Atos 26 Foi O Senhor Jesus que converteu Paulo e o usou para converter a outros. Ninguém a si mesmo. João 6:44 e Romanos 3:10-12 são bem explicativos em relação ao Monergismo. Pois Aquele que iniciou a Boa Obra É Fiel para terminá-la. Filipenses 2:13 e 1:6 também explicam isso perfeitamente.
pastor Parabéns, defendeu o teu ponto de vista brilhantemente, sou pastor de uma igreja batista arminiana e fico feliz de ver homens bem preparados defendendo este ponto de vista.
PARABÉNS IIDO OS CALVINISTA VIERAM PARA CRIAR POLEMICA ,PENSE PQ. PREGAR SE JÁ SÃO SALVOS OU CONDENADOS E O JULGAMENTO OU JUÍZO FINAL, SABENDO QUE ELES JÁ FORAM JULGADO ANTES DE VIR A EXISTÊNCIA, COMO VC REAGIRIA AO SABER QUE VC TEM 30 ANOS VAI SER PRESO PRISÃO PERPETUA POR UM CRIME COMETIDO ANTES DE TER NASCIDO. ISSO E COISA DE CALVINISTA PISCO PATAS. ESSES HOMENS SÃO DOENTES ESPIRITUAIS.
Não quero fazer comentários do conteúdo debatido, mas faço questão de poder dar ênfase ao que aconteceu em 48min e 30seg, o Bispo José Ildo Swartele de Mello acabou com o debate no momento da sua fala, demonstrou tamanha grandeza confessando sua pequenez, de fato algo para poucos, principalmente por ter acontecido em um programa de TV, deu vontade de chorar... Que Deus te abençoe Pastor!
Diz a Palavra de Deus que todo aquele que crê tem a vida eterna e todo o que invocar o nome do Senhor será salvo como então excluir um tão grande número de pessoas do direito de pleitear a salvação se nem a nossa eleição não exclui nenhum pecador do direito se do direito de crer em Cristo!
Seria Deus covarde e sádico criar o homem só para estar incluso no pacote dos reprobos se tais almas não tem direito de pleitear a salvação resta dizer que tais almas não vale um botão de camisa!.Amo os Irmãos reformadas mas odeio essa aberração teológica. Creio na eleição corporativa da igreja como ensinava John Wesley e os Irmãos de Plymouth que não são calvinistas mas crêem na eterna segurança do crente. ELIAMAR VIDAL
Querido Pastor eu sou calvinista e quero lhe dar meus parabens ! sempre acompanho esses debates! e o senhor foi o mais humilde possivel em todo o debate! não só quando não sabia responder mas até em suas perguntas e afirmações cerio eu que nós calvinistas e arminianos estaremos juntos um dia na eternidade e sei que pessoas com sua humildade estarão lá! grande abraço e meus parabens!
Pr. Ildo cheguei a chorar diante de sua humildade ao admitir não ter respostas. Eu chorei também quando o senhor falou em perguntar resposta aos apóstolos. Amei esse debate demais.
Como é maravilhosa esta Graça de Deus que foi revelada em Cristo Jesus o nosso Senhor, e como é bom poder olhar as escrituras com diversos pontos de vista espirituais, isso nos edifica e enriquece nosso conteúdo. Parabéns aos convidados e ao Programa. Pr Jesimilson
Já assisti esse debate várias vezes.... e é maravilhoso ouvir dois homens de Deus que bem parece q estão debatendo, parece que estão somente conversando sobre a palavra de Deus. Sou presbiteriana, mas admiro demais alguns pastores arminianos e pentecostais, e o BP Ildo é um deles... é um.homem de Deus, cheio do Espírito Santo e de humildade... Sem contar tb o pastor Davi, um homem muito sábio e humilde tb. Sem dúvidas é o melhor debate que já assisti.
Debati lindo show de bola. Parabéns pois não ouve briga e sim uma conversa bíblica com pontos e visões diferentes e no final todos glorificaram a DEUS JUNTOS!!!!!
Nossa que debate entre dois grandes homens de Deus que reconhecem seus limites cordiais um coom outro muito respeitoso um com outro. Sou calvinista presbiteriano mais o bispo Ildo me sutpreendeu com sua serenidade simplicidade nas suas respostas de verdade Deus os abencoe...
Realmente esse debate é bem antigo, já passam agora 9 anos, mas verdade seja dita, ele continua sendo bem atuante, Deus abençoe esses servos do Rei, e que continue iluminando o Rev. Dr. David Charles Gomes, fez perguntas muito profundas e reflexivas, que nos fazem continuar na dependência do Criador pelo seu ppder e no seu amor completamente soberano! Soli Deo Gloria!
O bispo Ildo Mello e o reverendo David parecem muito educados e sinceros .parabéns a ambos e também ao eber. As diferenças são manifestas.tenho dificuldades em entender que Deus não da oportunidade a todos mesmo podendo fazer.
Clara explicação, Pr Ildo. Na realidade Igrejas arminianas é majoritária em nosso país. E pelo visto muito bem disciplinadas, mas é pouco dita sobre a teologia arminiana. Nosso país se tornou um celeiro de arminianos. Ildo Mello
Uma benção os dois falando da Graça, do amor e da oferta de nosso Deus em favor de toda a humanidade, a saber Cristo Jesus. Deus abençoe estas vidas. É claro que as diferenças dos sistemas soteriológicos podem parecer grandes e, infelizmente, muitas vezes separam mais do qua ajuntam. Contudo, os pontos de convergência são maravilhosos e, de fato, os que mais importam, visto que baseiam-se no seguinte: a salvação é pela graça, mediante a fé e isto não vem de nós, é dom de Deus. Amém!
Dois Homens piedosos e sinceros, ainda que divergentes em alguns pontos teológicos , percebi muita humildade e sinceridade por parte de ambos. Aprendi muito com esse debate . Sou Calvinista e pude ver um Arminiano e Um Calvinista de grande nível, mostrando o amor de Deus, que está acima da compreensão humana. Deus abençoe a ambos!
Os expositores bíblicos dos Irmãos Unidos sempre creram na eterna segurança do crente mas nunca negaram a verdade que o livre arbítrio está presente em toda a Bíblia.A salvação é oferecida a todos os homens mas ninguém é obrigado a atender a chamada para a salvação.So se perde quem quer porque Cristo aceita o pecador pois convida com amor a todos, indistintamente.Eliamar Vidal
Algumas igrejas arminianas: Metodista, Metodista Livre, Metodista Wesleyana, Metodista Renovada, Metodista Ortodoxa, Igreja do Nazareno, Holiness, Exército de Salvação, Comunidade da Graça, Assembléia de Deus, O Brasil para Cristo, Evangelho Quadrangular, Batistas gerais, Igreja de Deus, Avivamento Bíblico...
Ildo Mello Bispo fiquei muito alegre com a sua humildade, a forma que você se posicionou quando não se sentiu tão bem em responder algum assunto, ao invés de responder com dúvida o senhor preferiu não continuar, sou inscrito no seu canal e tenho acompanhado suas mensagens, minha admiração cresceu ainda mais, que o Senhor continue alimentado o seu ministério com a graça. Sou da igreja Assembléia de Deus, todavia o meu respeito aos metodistas é imenso. Fica na paz.
Eu concordo esse foi o melhor debate, não canso também de assistir. Esse Rev. Davi Charles deveria voltar novamente no programa vejam só pra nos presentear com mais uma aula.
Eu achei que faltou aquela pitada de lógica entre as conclusões arminianas. Enfim, mas e esse debate do século tu já viu? ruclips.net/video/qXmI6ssQXTU/видео.html Ocasionalismo? Por que nunca me falaram disso. Agora tudo faz sentido.
Adorei esses dois verdadeiros Cristão. Tiraram as suas patentes em humildade ensinando na plena consciência da palavra de Deus. Parabéns para o Arminiano e o Calvinista. Referente alguns arrogantes, soberbos e se humildade não dá para assistir.
Pra mim foi o melhor debate que assisti no vejam só, devido o respeito e educação dos dois participantes. Os dois mostraram o que é ser Cristão na divergência de opiniões!
Me encantei principalmente com a humildade dos dois debatentes, e também pelo respeito mútuo, e por fim, em declararem o ponto em comum que é a salvação em Cristo. Parabéns
LUCAS ORNELAS Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens” (Tito 2.11) Um dos recursos bíblicos mais utilizados contra o calvinismo é Tito 2:11. É tido como inexplicável à luz da soteriologia calvinista. Por isso é citado contra a doutrina da eleição incondicional, da graça irresistível e da expiação limitada. Mas será que é isso mesmo ou existe alguma explicação que harmonize esse versículo com as doutrinas da graça como entendidas pelos reformados? Comecemos considerando as palavras e expressões isoladas, depois as implicações da declaração como um todo e, finalmente, a interpretação à luz do contexto. “Graça de Deus” refere a tudo aquilo que o Senhor faz para redimir o homem do pecado e leva-lo para o céu. Ela é livre - não devida a ninguém, e incondicional - não havendo nenhuma condição prévia e nenhum pagamento posterior. Essa graça se manifestou (apareceu, brilhou) na vinda de Jesus, pois se diz que “a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (Jo 1:17). Sem dúvida, essa graça é salvífica, pois é qualificada como salvadora, no sentido de meio ou instrumento que produz a salvação. Nas outras quatro ocorrência do termo é traduzida simplesmente como salvação. “Todos os homens” é uma expressão comum na Bíblia, ora significando todos os homens sem exceção, ora todos os tipos ou classes de homens. Em cada caso, o sentido deve ser buscado no contexto. A relação entre “a graça de Deus se manifestou salvadora” e “todos os homens” apresenta dificuldades, exceto que se advogue o universalismo. Em geral, tanto calvinistas como não calvinistas negam o universalismo, e para harmonizar “graça que salva” com “todos os homens” precisam ponderar os lados da equação. Os não calvinistas atacam a graça, seja tornando-a insuficiente e requerendo uma ação do homem para completa-la, seja diminuindo a sua eficácia, tornando-a apenas potencialmente salvadora, podendo ser resistida e frustrada pela vontade do homem. Os calvinistas, por sua vez, interpretam “todos os homens” à luz do contexto e chegam à conclusão que se refere a toda classe de homens, e não a todos os homens sem exceção. Notemos, primeiramente, que o versículo começa com a palavra “porquanto”, que é uma conjunção exploratória lógica, ou seja, indica que o que segue é uma justificativa do que precede. Em Tt 2:11-14 Paulo está justificando os imperativos éticos dos primeiros versículos. Sendo assim, “porquanto” indica que devemos ler o que vem antes, no caso, Tito 2:1-10. Ao ler esses versos, notamos algumas coisas. Primeiro, que Paulo está se referindo a pessoas crentes, pois proclama uma ética que deriva da sã doutrina. Segundo, que se trata de pessoas de diversas classes (homens, mulheres, idosos, jovens, escravos). Terceiro, que são gentios, em sua maioria, pelo menos. Se fossem judeus, estariam familiarizados com uma ética derivada da doutrina e não precisariam da justificativa de Paulo. Portanto, “todos os homens” é uma referência à toda classe de homens salvos pela graça, ou seja, independente de etnia, sexo, idade, classe social, todos os que são salvos pela graça devem adornar à sã doutrina com um modo de vida digno. Mas não são apenas os versos anteriores a Tt 2:11 que limitam a referência paulina aos crentes de diversas classes. O verso 12 continua dizendo que a graça se manifestou “educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente” (Tt 2.12). A graça não se manifesta passivamente, potencialmente salvadora apenas. Tampouco vem, nos salva e vai embora. Mas permanece conosco e efetivamente nos educa quanto à maneira de viver neste mundo. A referência aqui, é óbviamente às classes de crentes referida na parte inicial do capítulo, como os pronomes indicam. O verso 13, “aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus” (Tt 2.13), também limita a referência de Paulo aos crentes, únicos para os quais a volta de Cristo se constitui numa “bendita esperança”. E, finalmente, o verso 14 declara “o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras” (Tt 2.14). O pronome “nos” e a expressão “um povo exclusivamente seu” deixam claro que Paulo tem em mente os crentes, tão somente. Como vimos, advogar que “todos os homens” refere-se a todos os homens que viveram em todos os tempos e lugares implica numa graça “salvadora que não salva” todos aqueles a quem é manifestada. Por outro lado, o capítulo inteiro está falando de crentes, primeiro prescrevendo um comportamento ético como resultado da sã doutrina, depois justificando esse comportamento frente à manifestação da graça salvadora e finalmente apontando para os resultados presentes e futuros de se viver de acordo com esses mandamentos. Tomar “todos os homens” no sentido da humanidade inteira, sem excluir nenhuma pessoa, é tirar a frase do contexto em que está inserida e dar-lhe um sentido baseado em nossos pressupostos. Resta-nos observar o que diz o verso 15: “Dize estas coisas; exorta e repreende também com toda a autoridade. Ninguém te despreze.” (Tt 2.15)
O drama dos arminianos é o fato de não conseguirem contextualizar os textos bíblicos que utilizam em para sustentar sua soterologia falha. O texto acima fala de tipos de pessoas, como homens, mulheres, jovens, escravos e senhores. Leia: Ensine os HOMENS mais velhos a serem moderados, dignos de respeito, sensatos e sadios na fé, no amor e na perseverança. Semelhantemente, ensine as MULHERES mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. Da mesma maneira, encoraje os JOVENS a serem prudentes. Ensine os ESCRAVOS a se submeterem em tudo a seus SENHORES, a procurarem agradá-los, a não serem respondões e Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Tito 2:2-3, 6, 9, 11 NVI Ao analisar o contexto, fica mais do qie óbvio que a expressão "todos os homens" ou, numa tradução melhor "todos os seres humanos" refere-se a gênero (homem e mulher) e a classes sociais (senhores e escravos). E não cada ser humano que já nasceu e ainda irá nascer ...
Minha dúvida é essa um morto ele consegue escolhe alguma coisa.ou Deus tem que atrai o homem até ele para é se regenerado santificado. Ou o homem pelo seu livre arbítrio ele consegue. Chega a Deus um morto.
Fato: O Desejo de Deus é de que todos se salvem e ponto. O Amor de Deus, nos contempla a todos. Mas Muitos, não se interessam no Amor ou no Bem ou na Verdade Absoluta que Somente tem Deus. Toda verdade e amor e bondade, estão concentradas no Deus Vivo. A Jesus toda honra e toda Glória!!!!😃
Sei que o vídeo é antigo, mas gostaria de comentar. Em primeiro lugar, é incrível ver a calma, a gentileza e o clima amistoso entre os debatedores, uma postura realmente exemplar. Sobre a questão de argumentação, acredito que o Rev. David chegou mais preparado, sabendo explicar melhor as motivações da sua doutrina e fazendo excelentes perguntas que, de certa forma, "derrubaram" o Bispo Ildo (Nesse momento acho que vale dizer que eu sou arminiano e, portanto teria uma tendência maior a "defender" o Bispo, mas acredito que seria desonesto intelectualmente fazer isso). Não quero desmerecer o Bispo Ildo (até porque é bem mais fácil pensar em respostas quando não se está sob a pressão de aparecer em um programa, ainda mais com um "oponente" tão capacitado como é o Rev. David), mas creio que há boas respostas para as perguntas que ele não soube responder (mas reitero que é muito mais fácil pensar nessas respostas enquanto assisto e que provavelmente eu não teria pensado nelas se estivesse na mesma situação). Não quero aqui convencer ninguém, mas simplesmente expor algumas respostas que eu pensei e ver um feedback (de forma educada, claro) das minhas próprias respostas. Então vamos aos pontos: 1 - Há um momento em que o Rev. David comenta que cumprir a Lei foi uma ordem dada por Deus e que Ele sabia que as pessoas não poderiam cumprir e usa isso como argumento para defender que a chamada ao evangelho tbm pode se comparar a isso. Eu concordo em parte. A Lei foi, de fato, uma ordenança que as pessoas não poderiam cumprir, mas, como o próprio Rev citou um pouco depois, a Lei veio para que as pessoas reconhecessem a sua própria incapacidade de cumpri-la e entendessem que são totalmente dependentes de Deus para serem salvas. Portanto, por mais que o povo não pudesse cumprir a Lei, o propósito final dela era mostrar a necessidade da fé no Senhor para operar a salvação e que nenhum homem comum seria capaz de ser salvo por cumprir obrigações religiosas, ou seja, a Lei tinha um fim educativo (e devo acrescentar que esse fim educativo era importante para que houvesse o verdadeiro entendimento e, consequentemente, salvação do povo). Eu acredito que, com suas devidas ressalvas, o exemplo do Bispo sobre o filho e a geladeira se aplica melhor explicando essa relação com a Lei, mas com alguns acréscimos de fatos. O filho está se achando autossuficiente e capaz de fazer qualquer coisa por conta própria. Ele manda o filho carregar a geladeira, mas com o propósito de ensinar que o filho (que nesse caso estaria com uma tendência à desobediência) é dependente dele e que ele não vai conseguir mover a geladeira. Mas se o menino continuar obstinado e não reconhecer que não consegue, o pai pode repreendê-lo por persistir na sua rebeldia. (Espero que tenha explicado bem o exemplo) 2 - O Rev. David fez uma excelente pergunta sobre se é uma atitude justa e/ou amorosa deixar um ser incapaz de fazer a escolha certa tomar uma decisão que vá condená-lo, inclusive ele citou um exemplo com um suicida e tal. Dei uma pausa no vídeo nesse momento para poder pensar um pouco (coisa que o Bispo não podia fazer e assumiu, com uma humildade invejável, que não sabia responder) e cheguei a uma resposta. A primeira questão é que o ser humano (Adão e Eva) antes da queda foi criado bom e perfeitamente capaz de tomar decisões boas ou ruins e, portanto Deus não estaria deixando essa escolha nas mãos de um incapaz. Após a queda essa capacidade de tomar boas decisões foi TOTALMENTE PERDIDA (coloquei em caixa alta para não me chamarem de pelagiano ou semipelagiano), ou seja, se Deus colocasse essa escolha nas mãos do homem, ele simplesmente iria escolher o caminho da própria condenação. Porém nós arminianos acreditamos que a graça preveniente RESTAURA (mais uma vez caixa alta para não me acusarem que eu estou dizendo que o homem já tem isso dentro de si) essa capacidade de tomar uma boa decisão com relação à condenação (porque a gente não escolhe se salvar, como o próprio Bispo disse, a gente só aceita ou rejeita a salvação que já está sendo oferecida para nós), portanto Deus não está deixando a escolha nas mãos de um incapaz, mas Ele nos torna capazes e aí nós que escolhemos rejeitar a sua oferta. Quanto à questão do amor (principalmente no que trata ao exemplo do suicídio), realmente não seria um ato de amor deixar uma pessoa tirar a própria vida, mas o exemplo não leva em consideração o pano de fundo que o Catecismo de Westminster (que o Rev, por ser presbiteriano, subscreve) de que Deus "dirige, dispõe e governa todas as suas criaturas, todas as ações e todas as coisas, desde a maior até a menor", portanto o suicida só está nesta condição porque Deus assim ordenou (é como um caso de indução ao suicídio, mas de uma maneira irresistível tendo em vista que no contexto humano normal, a pessoa pode não se sujeitar à indução, mas como os decretos de Deus são infalíveis, nesse caso a pessoa não teria nem como lutar contra). Então seria como eu induzir uma pessoa ao suicídio e quando ela estivesse prestes a cometer o ato, eu a impedisse mesmo contra a vontade dela. 3 - Gostei muito da visão do Rev. David sobre os seus conceitos limites. Sou um arminiano que está sempre repensando a própria fé e acredito que, de uma forma geral, a própria caixa que ele fechou sobre os conceitos limites dele (a saber: Deus é soberano e nada acontece fora da vontade dEle; Deus não é mentiroso e se Ele diz que eu faço escolhas que possam me responsabilizar, Ele está falando a verdade; Deus é bom; e Deus é justo) pode ser aplicada ao verdadeiro arminianismo (claro que sem as restrições mais específicas que o próprio Rev faz em cada conceito). Por fim, gostaria de parabenizar ao Bp. Ildo, ao Rev. David e ao Pr. Eber pelo excelente programa e, principalmente aos debatedores, pela extrema humildade, sinceridade e tranquilidade com que realizaram esse debate. O que eu achei mais legal foi ver o brilho nos olhos dos dois logo no início do programa quando estavam fazendo suas considerações iniciais ao falarem sobre a total miséria do ser humano caído e de quão maravilhosa é essa graça de Deus que nos alcança sem a gente poder oferecer nada para merecê-la ou retribuí-la. Espero um dia ser tão conhecedor das Escrituras (e por que não da teologia de uma forma geral também) e humildes como vocês se mostraram ser nesse debate. Que Deus os abençoe! #SolaGratia
Parabéns ao Pr. Ildo e o Rev. Davi que foram sóbrios e extremamente zelosos para com a escritura e um p/ com o outro. Isso que é evangelho. Amor a Deus e entre irmãos! Ambos conquistaram meu respeito!
Que debate incrível! Parabéns aos dois professores pela humildade e respeito entre ambos. Tenho certeza que esse debate e conhecimento nos ajudou a refletir e procurar entender mais! Muito bom mesmo
A humildade de ambos me emociona muito ao abordar essa filigrana teológica debatida há tantos séculos.Nossa eleição foi feita em amor segundo o seu beneplácito de acordo com sua perfeita Justiça. Eliamar Vidal
Rejeição da Graça E digo-vos que mais tolerância haverá naquele dia para Sodoma do que para aquela cidade. Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muito, assentadas em saco e cinza, se teriam arrependido. Portanto, para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no juízo, do que para vós. E tu, Cafarnaum, que te levantaste até ao céu, até ao inferno serás abatida. Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou. Lucas 10:12-16
Se Deus quer salvar à todos, pq não fez os milagres necessários para que cressem? Ser humano, caído, morto em seus pecados, escravo do pecado, dizer que consegue escolher a Deus sozinho é muita audácia. Mais audácia ainda será chegar no céu e dizer: "Estou aqui pq eu escolhi estar".
O evangelho é o instrumento de justiça e juizo (Ap 14: 6-7) criado pelo Eterno dando oportunidade ao homem de rever sua condição pecaminosa e mudar sua história. Assim ninguém pode atribuir ao Eterno falta de amor ou injustiça, pois a oportunidade é dada. Eis porque ele se preocupa tanto com a pregação do evangelho.
Me gusto mucho la humildad del Pastor Arminiano, y de verdad aqui solo puedo apoyar a la incapacidad de enteder todos los misterios que conciernen al amor de Dios hacia nosotros, no me gustaria decir quien es ganador o perdedor, sino cuan caidos somos para aceptar que no sabemos con certeza si somos salvos.
O melhor arminiano que vai neste debate é o Vaillate. Bispo Ildo parece ser um pastor piedoso...e muito educado. Mais para debater com o Rev. Davi que é o grande teólogo...Não da para o Bispo Ildo. Faz este tema de novo entre o Rev. Davi e pastor Vaillate ou entre Rev. Leandro Lima e pastor Vaillate. Rev. Davi tbm muito educado e percebeu que teologicamente sabe mais de teologia do que o Bispo Ildo.
O problema está no arminianismo não no Bispo Ildo. Ele foi humilde a cosmovisão dele não pode responder a pergunta do Rev. David ruclips.net/video/qXmI6ssQXTU/видео.html
Certamente, o melhor debate que ja vi no Vejam só, pois ambos expõem tanto o Calvinismo, como o Arminianismo muito bem, O Reverendo David Charles, mostrou com maestria a beleza do evangelho, É isso que o evangelho faz, o homem conhecer que é pecador, e conhecer Deus como Soberano, Santo, Deus fiel.
O fato de um mendigo bater em minha casa e pedir um prato e eu lhe der e ele aceitar não o torna menos mendigo, nem dá a ele poder sobre sua condição ou situação! Deus é quem pôs a condição da relação e isso é Soberania de Deus.Se o mendigo não aceitar o prato e ir embora eu continuarei na minha condição e ele na dele! Isso é misericórdia de Deus. Condição humana e condição divina. Deus não deixou de ser "Deus e Soberano" somente porque o homem rejeita a condição que ele propõe, e porque ele escolheu "respeitar", "não intervir"!
Glória a Deus! Glória a Deus!!! Esse deve ser o terceiro ou quarto debate sobre esse tema que eu assisto, com certeza foi o melhor. Pessoas de Deus que não foram com o propósito apenas de "sair vencedor" como é o caso do Pastor Graconato e outros que precisa-se de muita paciência pra assistir. Neste bate pode-se perceber claramente a educação, o respeito e principalmente a graça do Senhor presente neles. Que Deus os abençoe grandemente, isso sim foi uma aula e um debate exemplar.
Tremendo! isso nada mais é, do que uma bela demonstração de como o Espírito Santo se expressa através de dois homens diferentes, mas, santos e inspirados. O Calvinismo e o Arminianismo não nos separa, o Espirito Santo através do Rev. Davi Charles e do Rev. Ildo Mello nos confirmou isso, neste lindo e respeitável debate. Amemos uns aos outros!
De longe o mais respeitoso e interessante debate sobre o assunto que já ouvi! Tenho minha fé voltada para o Calvinismo que em meu perceber é a exegese mais coerente as escrituras, porém sempre busco informações sóbrias e de peso como estas que acabei de ouvir, respeitar o outro por apenas divergir na interpretação de poucos versículos é muito importante e evidencia a vida de Cristo em nós, e o Reino que vivemos, fora do império das trevas, no qual ele mesmo nos tirou !!!
Para mim, simplesmente o melhor debate de todos. Parabenizo a ambos. Sou calvinista e fico com as colocações do Dr. Davi, mas admiro muito o bispo Ildo que com certeza é um homem de Deus e muito simpático, daqueles que da vontade de sentar e conversar por dias nao somente horas kkkk Deus abençoe
"Só um Deus muito soberano,para correr o risco que ele correu,de criar seres a sua imagem e semelhança e conceder lhes espaço para o exercício de sua liberdade" Uma das maiores frase que já ouvi até hoje,e é por está liberdade que amo a meu DEUS acima de todas as coisas,valeu irmão Ildo Melo.
+Airton Silva Sim. O deus obrigado pelo livre arbítrio pelo qual EU posso te escolher... Ja pensou se EU não o escolho, e cristo derrama o seu sangue em vão; uff... é muito ariscado mesmo. NÃO! Não irmão temos que ser gratos pela graça, .nos não merecemos o perdão, não o escolhemos, éramos como filhos da ira pelas muitas ofensas , irreconciliáveis para com Deus; somente pela Graça! pois sem ela não seriamos vivificados por Deus, é por ela que mesmo estando mortos em delitos e pecados fomos reconciliados com Deus, Graças! Porque eu não sou merecedor do seu amor, do seu sangue derramado. Graças Deus!
Prezados, Calvinistas e Arminianos são cristãos, os tolos que não entendem isso e não sabem debater, apelando para agressões. Entre os pais da igreja, haviam divergências teológicas também. Que o Senhor tenha misericórdia de nós, que Ele cresça e seja exaltado entre todos os povos. Soli Deo Gloria.
todos quem? os nativos do outro lado do mundo, os quais estupro, violência e etc sao coisas normais? la onde nunca ninguem ouviu falar de Jesus? nao sei oq é q se passa na cabeça desses proletários q acham q deus é aquele ser afeminado q a religiao explica: q ama todos e de tanto que ele te ama ele vai e abencoa o casamento o salario e etc, mas nao cita aqueles que tem depressao e que se mata sem nem mesmo conhecer a palavra. arminianismo é um esconderijo sem paredes q o homem habita para fugir ira de deus
Cara quando eu digo todos, falo que todos tem a oportunidade de se arrependerem e se entregarem a Jesus nao so uma massa como diz o reverendo. O apelo que ele fez nao procede de maneira alguma. Falando isso ele esta restringindo o evangelho como se a pessoa tivesse que sentir alguma coisa pra se entregar a Jesus. A pessoa se olha e reconhece que é pecadora e entao DECIDE se entregar a Jesus. Nao por coerção. O Calvinismo acredita que uns sao destinados ao ceu e outros ao inferno. Nao cabe a calvinistas julgar, mas sim a soberania de Deus. Fico com a biblia. "todo aquele que nEle cre" nao so uma parte.
"como todo aquele que nele crê". VC citou isso. o calvinismo nao anula a fé. apenas defende a ideia de que deus tomou a iniciativa, e nao o homem. Jesus morreu por todos, mas nao somente por "seus escolhidos" certo? mas todos quem cara? todos incluindo os 2 personagens citados nao biblia que nao lembro, mas q o texto dizia: "e deus nao permitiu que eles se arrependesem porque queria mata los". tipo a mulher que olhou pra traz e virou uma "estatua"? (no caso daa cidades do pecado) tipo o anti Cristo? Jesus morreu pelo anto Cristo? o anti Cristo podera usar seu livre arbítrio (ja q Jesus morreu por ele), e mostrar q a visao que deus deu a Joao estava errada? todos quem cara? VC imagina oq se passa na cabeca de alguem depressivo que vai se matar? pra VC achar q ele teve uma oportunidade de nao fazer aquilo? deus tem sua ira, e usa contra quem ele quer. Jesus veio salvar seus escolhidos. deus é onisciente
irmão IIdo Mello vc poderia me mandar algum material sobre o livre arbitrio gostei de suas explicações me ajudou bastante, agradeço desde já que o Senhor continue te abençoando.
Ildo Mello Virei Amilenista por suas explicações rs Abraços Bispo Sou da Assembleia de Deus ministério do Belém Amo as suas explicações sobre as teses Amilenistas
Ildo Mello Veja os 37 minutos Bispo Ildo Mello. O amor e a justiça num mesmo texto rs O Calvinismo se agiganta nesta passagem. Não sou Arminiano e nem Calvinista rs Por enquanto apenas examinando as milhares de ambas as teses. Como está escrito: "AMEI Jacó, mas rejeitei Esaú". E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma! Pois ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão". Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus. Pois a Escritura diz ao faraó: "Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra". Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer. Mas algum de vocês me dirá: "Então, por que Deus ainda nos culpa? Pois, quem resiste à sua vontade? " Mas quem é você, ó homem, para QUESTIONAR a Deus? "Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim? ’ " O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso desonroso? E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para destruição? Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória, ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios? Como ele diz em Oséias: "Chamarei ‘meu povo’ a quem não é meu povo; e chamarei ‘minha amada’ a quem não é minha amada", e: "Acontecerá que, no mesmo lugar em que se lhes declarou: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’. " Isaías exclama com relação a Israel: "Embora o número dos israelitas seja como a areia do mar, apenas o remanescente será salvo. Pois o Senhor executará na terra a sua sentença, rápida e definitivamente". Como anteriormente disse Isaías: "Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendentes, já estaríamos como Sodoma, e semelhantes a Gomorra". Que diremos, então? Os gentios, que não buscavam justiça, a obtiveram, uma justiça que vem da fé; mas Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou. Por que não? Porque não a buscava pela fé, mas como se fosse por obras. Eles tropeçaram na "pedra de tropeço". Como está escrito: "Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha que faz cair; e aquele que nela confia jamais será envergonhado". Romanos 9:13-33
Fábio Victtor Fico feliz em Saber! Em meu blog, você encontrará dezenas de estudos a respeito do assunto: www.escatologiacrista.blogspot.com Grande abraço!
Outra coisinha que o reverendo esqueceu de perguntar: se Jesus veio salvar a todos por que em MC 4:10-12 ele AFIRMA: "estas coisas se dizem por parábolas, Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados."? Em outras palavras eu falo parábolas para que algumas pessoas vejam e não entendam e com isso n se convertam!! Quem puder responda. O Ildo Melo fala de Caim, que ele poderia dominar o pecado que jaz a porta mostrando assim a existencia do livre arbitrio, a questão é: ele dominou? NÃO. Por que? Por que dps da queda o homem se tornou ESCRAVO do pecado(Jo 8:34). Deus mostra com a historia de Caim que o homem n tem a mínima chance de obdce-lo sem que Deus opere em seu coração(EZ 11:19-20)! Que livre arbitrio é esse que levou todos a condenação(Rm 3:23)! Se livre arbitrio existisse ele seria inutil, pois levou todos a condenação, á escravidão do pecado. Nascemos ESCRAVOS do pecado, como podemos dizer que somos livres? Só um cego espiritual pra afirmar tal coisa... espero a resposta de vcs.... fiquem na paz.
Caro Deivie, O texto paralelo de Mateus 13 é esclarecedor a respeito de sua questão: "Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’". (Mateus 13:15). Jesus veio para o seu povo escolhido, mas este povo, no geral, não o recebeu, pois se tornaram insensíveis e receberam a Cristo e o Evangelho de má vontade. "Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração". Quanto a Caim, não fui em quem disse, mas o próprio Deus foi que disse a Caim que a ele competia dominar o seu instinto assassino. Creio que ser escavo do pecado significa não conseguir viver uma vida de impecabilidade e não que estamos incapazes de fazer qualquer coisa boa ou de evitar as coisas más. Estamos mortos em nossos pecados também no sentido de não sermos capazes de cumprir toda a vontade de Deus. Carecemos da misericórdia de Deus para a nossa salvação. Somente pela obra do Calvário é que temos acesso pela fé ao perdão e a salvação.
Cristo falava por parábolas a MULTIDÃO no mar da Galiléia essa MULTIDÃO eram de SAMARITANOS Jesus não revelou o mistério do reino pra eles naquele momento pois tinha um propósito se eles se convertessem naquele momento iriam anunciar sobre Cristo causando uma rebelião. Em outras palavras, ainda não era o tempo certo deles aprenderem sobre o reino de Deus porém mais afrente o evangelho é anunciado na Galiléia e a salvação de Cristo chegou-se a todos que creram. Tudo é no tempo certo de Deus.
Vc está totalmente equivocado ao pensar que na Galiléia e em Samaria Jesus foi rejeitado, pelo contrário, os judeus que o rejeitaram quando Cristo ia pra Galiléia a multidão abraçava Jesus muito mais do que na Judéia.
Deus colocou diante do homem 2 caminhos e sim , deu sim o livre arbítrio para escolher , porém o homem escolhe se quer Jesus morando em si ou o mundo e o pecado reinando na sua vida. Caim era mal de obras porém Abel era obediente ao Senhor. Ambos receberam a mesma educação dos pais e aprenderam o certo e o errado. A luz veio ao mundo porém os homens amaram mais as trevas.
melhor debate que ja assisti nesse programa , não só por causa das perguntas e respostas mais sim pela humildade de ambos , e louvo a Deus pela vidas desses servos de Deus!!!
Seria injusto Deus deixar o homem suicidar-se? Claro que não, desde o Éden Ele sempre deu o conhecimento do que era necessário para se viver, quando deixou a ordem de que não comesse do fruto do Conhecimento do Bem e do Mal. Neste caso a instrução foi dada a Adão. Nos dias de hoje, como a bíblia é a nossa máxima, esta mesma diz que nada é tão difícil que não possamos suportar, portanto tentações ao suicídio é sim uma falha nossa que Deus jamais permitiria sem nos dar as condições(conhecimento) de rejeitá-lo. Assim vale pra todas as coisas. Nossa vida é guiada por nossas decisões baseada no conhecimento que Deus nos deu.
Adão podia dizer sim e não ao pecador mas nós sobe podemos dizer não ao pecado com o auxílio do Espírito Santo pois depois do pecado de Adão o homen morreu espiritualmente ao ponto de Deus exterminar toda Raça humana com exceção de Noé e sua família
Cara o melhor debate sem dúvidas, com educação, parece realmente uma conversa de dois crentes civilizados, sou calvinista e parabenizo os 2, que debate na moral, sem briga ou discussão nenhuma.👏👏👏
Eis aí o verdadeiro debate. Cada um respeitou a posicão do outro. É bonito de ver isso. Parabéns aos dois homens de Deus, tão sábios. Acho legal também que, ambos os debatedores falam bem trânquilos, assim conseguimos seguir todo o raciocínio e aprender bastante.
Gustavo Bezerra Lucas 19:10 "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido". Vamos perguntar, "Quem é perdido? É a humanidade inteira, em sua totalidade, ou só os eleitos?" Todos os homens estão perdidos. A mais natural interpretação é que Jesus veio buscar e salvar todos os perdidos. Não diz que todos serão salvos. Se Jesus veio só para os eleitos, então os outros no mundo não são perdidos! Logo se os não escolhidos não são perdidos, então não há necessidade da sua salvação.
+Mike Oliveira Jesus falou no singular se referindo a zaqueu e não a todos que estavam com eles. "Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido". O mais provavel é que o texto esteja ensinando que Jesus veio buscar e salvar eficazmente o perdido, ou seja, aqueles a quem Deus convenceu de seu estado pecaminoso e que estão ansiando por salvação e não toda a humanidade que não reconhece sua miseria diante de Deus, pois vemos outro texto Jesus falando que não veio chamar aqueles que se acham justo mas só pecadores ao arrependimento Jesus lhes respondeu: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento". Lucas 5:31,32 É certo nos falarmos as pessoas que Jesus veio buscar e salva-las desde que elas estejam reconhecendo sua condição de perdidas diante de Deus, mas para aqueles que não reconhecem, que estão satisfeitos consigo mesmo, Jesus diz que não veio chama-los, a não ser que eles mudem e reconheçam sua pecaminosidade Mike essa interpretação de um texto isolado que não é claro sobre sua extensão, não pode querer destruir uma série de outros textos que falam CLARAMENTE sobre eleição divina Os escolhidos são perdidos , porém Deus ja propos em seu coração salvar no determinado tempo, assim como fez com saulo de tarso
Um debate elegante, ninguém querendo ser maior que outro. A humildade e a mansidão reinou. Um debate entre irmãos que pensam diferentes aonde o Espírito Santo estava no controle
Quem é Calvino quem é Arminius .¶ Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 1 Coríntios 3:5-7
Entt vc não conhece a bíblia, estuds mais um pouco amigo, calvinismo é a maior contradição Biblica da história, heresia mesmo, leia as institutas de calvino, são escritos de um Deus que na verdade é pouco diatinguivel de satanás. Calvinismo é Satanás puro.
@@Danilo_Dalavega Seu ego demonstra que você está longe da humildade e de ser um Cristão. Basta olhar seu perfil no RUclips e vê que você só curte filmes e series mundanas que Deus odeia, e ouve falso profeta que faz piada do Evangelho como Jacinto. Então fique tranquilo que não vamos seguir teu conselho maldoso.
Não se pode negar que na biblia existe os predestinados, os eleitos, podemos citar exemplos de pessoas como Paulo, por exemplo que nem passava pela a cabeça em se converter a não ser por intermédio de uma força superior. Um dos atributos exclusivos de Deus é a soberania, dizer que Deus não pode decidir intervir sobre uma pessoa e salvá-la, ou melhor dizendo, transformar o seu coração, seria a mesma coisa que retirar este atributo dele. Sobre a palavra "uma vez salvo, salvo para sempre", na verdade é um modo de dizer que Deus escolhe a pessoa, esta pessoa é transformada, se arrepende e passa a gerar obrar de justiça mediante a habitação do ES na vida dela, e por causa disso, esta pessoa, uma vez alcançada pela a graça de Deus, não pode resistir a esta graça pois estamos falando de Deus que é soberano. No entanto, vejo que a biblia tb dá margem ao arminianismo, acredito que os extremos é que são errados, pois são apenas dois modos de tentar compreender a Deus, nenhum dos dois tem 100% de exatidão, pois, se tivesse exatidão, automaticamente ele deixaria de ser Deus, pois foi totalmente compreendido e limitado. Eu procuro ter bastante cuidaado em dizer: Deus é assim e assado, e deixo de lado o outro penamento da outra escola, pois, a biblia dá margem para as duas teorias, sendo, qualquer forma de extremismo, errado...OTIMO DEBATE
***** Jamais disse que "Deus não pode intervir sobre uma pessoa e salvá-la". O arminianismo não nega o poder de Deus e nem a sua soberania. Apenas considera que Deus é soberano sobre sua própria soberania. E que Ele decidiu conceder aos homens livre-arbítrio e espaço para o exercício de suas escolhas. É certo que Deus interviu para a salvação de Paulo, mas o texto bíblico não diz que Paulo foi obrigado a aceitar a Cristo e nem muito menos que ele não tinha liberdade para abandonar a fé. Paulo se esforçava para perseverar na fé a fim de não ser reprovado. Neste contexto, ele fala claramente sobre o perigo da apostasia, veja: "Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado". (1 Coríntios 9:27); e "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia." (1 Coríntios 10:12). "Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim". (Hebreus3:14).
+Ildo Mello Esta usted equivocado amigo, a Pablo se le presentó JESÚS, no importa la decisón que posteriormente Pablo vaya a tomar, es el Poder de Dios que toca al hombre, y la transforma SOBRENATURALMENTE, porque si hablamos de obligaciones, estamos hablando de razonamiento previo a la manifestación de Jesús, y razonar así es absurdo, porque es Dios quien endurece o ablanda el corazón, no son nuestras fuerzas de voluntad, porque recordemos que estamos caídos hasta el fondo de nuestros pecados, la unica forma de que Dios nos rescate es contra nuestra voluntad. Es Dios quien busca al hombre, no el hombre a Dios, ¿¿Debe Dios pedir permiso al hombre para ser encontrado??? por favor amigo.
+Ildo Mello Irmão o Ildo, sua exegese de 1Co 9:27 é uma piada, com todo respeito!! O 1Co 10:12 idem! O primeiro texto se refere ao ministério; Já o segundo refere-se a nossa confiança em Cristo, pois somos selados e guardados como em Efésios 1:13-14:"Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória".
+LUIZ MATTOS meu irmão, vc é exegeta de primeira categoria, tipo os mais fortes em deturpar os textos,nisso vc é profundamente exegeta. Paulo da o exemplo de um atleta que corre em busca de conquistar uma coroa corruptível, e que ele corria em busca de uma coroa incorruptível, hora vc vem dizer que é sobre ministério.a coroa que Paulo se refere é a vida eterna sem sombra de dúvidas.meu querido quando ele diz aquele que está de pé cuide para que não caia, ele estava fazendo contra ponto com os israelitas que recebem um aliança com Deus e quebraram, com práticas de idolatria, imoralidade sexual, e incredulidade e que os irmão de corinto vigiassem valorizassem a graça, para que não a perde-se. Talvez sua compreensão do que seja uma exegese que é uma piada.
Sobre este tema, escrevi o seguinte artigo que espero possa ajudá-lo a compreender melhor o que a Bíblia diz a respeito: escatologiacrista.blogspot.com.br/2014/12/o-risco-da-apostasia.html
Isso é um debate entre grandes homens de Deus, se respeitando e não debochando um do outro, coisa linda!
Marcelo Victor se liga cara se enxerga
Marcelo Victor e ele falaria o mesmo pra você.
Você também vai gostar desse
ruclips.net/video/qXmI6ssQXTU/видео.html
foi o melhor debate q eu assisti , sou calvinista mais esse pastor Ildo ganhou meu carinho d uma forma muito grande, porq nao sabemos tudo , nem calvinista nem arminiano.
Obrigado, Nelson! Estamos muito longe mesmo de sabermos tudo! Forte abraço!
Ildo Mello parabéns pela sua humildade. isso mostra como és homem sábio.
Eu também sou Calvinista, mas amei sua participação no debate, pastor! Parabéns pela humildade e educação Deus abençoe seu ministério!
Eu acho que você iria gostar de ver esse debate aqui;
ruclips.net/video/qXmI6ssQXTU/видео.html
Todos os debates deveriam ser assim, de forma educada e humilde, não tem porque irmãos brigarem uns com os outros.
Sou Calvinista, mas quero aqui parabenizar o pastor arminiano. O debate foi de alto nível, ambos com muita humildade e respeito... É assim que um debate deve ser! Parabéns!!!
Veja esses dois calvinistas disputando
ruclips.net/video/qXmI6ssQXTU/видео.html
Onde vou crê em um Deus cria alguém pra lançar inferno sem ter escolhas. se DEUS MANDA EU E VC AMAR OS INIMIGOS 😮
Esses pastores deram exemplo de como se debate um tema teológico. Educados e respeitosos o tempo todo. Sou Arminiano e gostei muito das respostas do Rev David. O mais importante é que nas bodas do cordeiros vamos sentar à mesa com Calvino, Agostinho, Armínio e Wesley o/
Amén
Amém
Amém meu irmão.
Amém!
Veja que legal esse aqui
ruclips.net/video/qXmI6ssQXTU/видео.html
Eu não canso de repetir de assistir, esse debate.
Eu era Arminiano, mais mesmo assim todas as vezes que assistir, ao ver o Rev. Davi, eu me maravilho ao ver como ele fala de Deus, e, as falas dele era as respostas que eu precisava e sentia também a respeito de mim, eu desde minha conversão eu sabia das minha depravação e me perguntava porquê eu ?
Se não houvesse uma regeneração na minha vida, eu jamais teria aceitado a oferta do Evangelho, eu fui visgado com laços de Amor eterno.
Obrigado Rev. Que Deus abençoe sempre sua vida e sua família. Assim como eu desejo também ao Bispo.Gosto muito de ver também a humildade do Bispo. Que Deus abençoe sempre sua vida e sua família 🙏
Que humildade do Bispo parabéns, essa pergunta é umas das mais difíceis de responder, sou arminiano, mas gostei muito do dr davi , é com humildade que apredemos cada vez mais!
Bonito debate ,dois homens educados com entendimentos diferentes ,mas respeitosos!!
É excelente quando as pessoas se respeitam, veja esse debate
ruclips.net/video/qXmI6ssQXTU/видео.html
SOU CALVINISTA, MAIS QUERO PARABENIZAR O BP ILDO PELA HUMILDADE E RESPEITO.
NO FINAL DAS CONTAS, NÃO QUEREMOS SER OS MELHORES, JAMAIS!! SÓ QUEREMOS SER COERENTES COM A PALAVRA DE DEUS.
Alguem na querentena, aproveitando e estudando as escrituras !
Eu aqui. Acabei de ver o debate do século aqui nesse link
ruclips.net/video/qXmI6ssQXTU/видео.html
Estamos juntos estudando, irmão!
Deus o abençoe grandemente.
Concordo que foi um debate respeitoso, ético e repleto de recíproca cortesia; no entanto, convenhamos, apelando para uma sã consciência, que o arminiano levou uma "surra".
Coisa bouaaaaaa!!
Nós pegamos o trem da vida com destino já traçado, mas Deus, na sua soberania, deu ao homem o livre arbítrio para que, ao final da viagem, ele preste conta de todos os atos que praticou durante o percurso. Não somente de seus atos, mas também de suas palavras e intenções.
Que humildade desse pastor. falar que não sabe tudo e que tem muito a aprender isso num programa grande assim. não conheço esse pastor mas achei lindo a atitude. se todos os homens de Deus fossem assim, como seria bom.
Lucas 7.30 - "Mas os fariseus e os peritos na lei rejeitaram o propósito de Deus para eles, não sendo batizados por João."
Este bom propósito de Deus que é a nossa salvação não nos é imposto, mas graciosamente oferecido. Portanto, não rejeite o propósito de Deus para sua vida! Jesus "veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus" (João 1:11-12).
Aconselho a leitura de Atos 26 no testemunho de Paulo.
14E, caindo todos nós por terra, ouvi uma voz que me falava em aramaico: ‘Saul, Saul, por que razão me persegues? Porquanto resistires ao aguilhão só te causará sofrimento!’ 15Foi quando indaguei: ‘Quem és tu, Senhor?’ Ao que replicou o Senhor: ‘Sou Jesus, a quem tu estás perseguindo! 16Agora, pois, levanta-te e apruma-te em pé. Foi para isso que te apareci: para te converter em servo e testemunha, tanto das maravilhas que viste de minha parte como daquelas que te manifestarei. 17Irei livrar-te deste povo e dos gentios para os quais te envio, 18para lhes abrir os olhos e os converteres das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’. Atos 26
Foi O Senhor Jesus que converteu Paulo e o usou para converter a outros. Ninguém a si mesmo. João 6:44 e Romanos 3:10-12 são bem explicativos em relação ao Monergismo. Pois Aquele que iniciou a Boa Obra É Fiel para terminá-la. Filipenses 2:13 e 1:6 também explicam isso perfeitamente.
pastor Parabéns, defendeu o teu ponto de vista brilhantemente, sou pastor de uma igreja batista arminiana e fico feliz de ver homens bem preparados defendendo este ponto de vista.
Fica na Paz de Cristo, e que O Senhor Deus te conceda perseverança e sabedoria para alimentar bem as ovelhas de Cristo.
PARABÉNS IIDO OS CALVINISTA VIERAM PARA CRIAR POLEMICA ,PENSE PQ. PREGAR SE JÁ SÃO SALVOS OU CONDENADOS E O JULGAMENTO OU JUÍZO FINAL, SABENDO QUE ELES JÁ FORAM JULGADO ANTES DE VIR A EXISTÊNCIA, COMO VC REAGIRIA AO SABER QUE VC TEM 30 ANOS VAI SER PRESO PRISÃO PERPETUA POR UM CRIME COMETIDO ANTES DE TER NASCIDO. ISSO E COISA DE CALVINISTA PISCO PATAS. ESSES HOMENS SÃO DOENTES ESPIRITUAIS.
Caro Alex,
Não entendi seu comentário. Você chegou a assistir o programa? Este debate foi em alto nível, sem agressões. Confira!
Parabéns Ildo Mello. A sua humildade conquista muitas pessoas.
Dois mestres de alto nível. Onde a palavra foi o foco, e não pessoas.
Parabéns pelo aprendizado 👏👏👏
Um dos melhores debates que já assisti. Muito raro encontrar um Calvinista com essa mansidão e humildade. Pr Ildo parabéns! Sou seu seguidor!
Não quero fazer comentários do conteúdo debatido, mas faço questão de poder dar ênfase ao que aconteceu em 48min e 30seg, o Bispo José Ildo Swartele de Mello acabou com o debate no momento da sua fala, demonstrou tamanha grandeza confessando sua pequenez, de fato algo para poucos, principalmente por ter acontecido em um programa de TV, deu vontade de chorar... Que Deus te abençoe Pastor!
Realmente, o Bispo Ildo Mello foi grande, confessando-se menor, sem, no entanto, sê-lo. Eis aí a sua grandeza! Que Deus o abençoe!
Verdade. É que Deus me dê um coração humilde como esse.
Rapaz. Ou seja, ele se tornou calvinista aí ganhou o debate kkk
Fora isso acho interessante esse aqui
ruclips.net/video/qXmI6ssQXTU/видео.html
Diz a Palavra de Deus que todo aquele que crê tem a vida eterna e todo o que invocar o nome do Senhor será salvo como então excluir um tão grande número de pessoas do direito de pleitear a salvação se nem a nossa eleição não exclui nenhum pecador do direito se do direito de crer em Cristo!
Seria Deus covarde e sádico criar o homem só para estar incluso no pacote dos reprobos se tais almas não tem direito de pleitear a salvação resta dizer que tais almas não vale um botão de camisa!.Amo os Irmãos reformadas mas odeio essa aberração teológica. Creio na eleição corporativa da igreja como ensinava John Wesley e os Irmãos de Plymouth que não são calvinistas mas crêem na eterna segurança do crente. ELIAMAR VIDAL
Querido Pastor eu sou calvinista e quero lhe dar meus parabens ! sempre acompanho esses debates! e o senhor foi o mais humilde possivel em todo o debate! não só quando não sabia responder mas até em suas perguntas e afirmações cerio eu que nós calvinistas e arminianos estaremos juntos um dia na eternidade e sei que pessoas com sua humildade estarão lá! grande abraço e meus parabens!
Debate de altíssimo nível. Ambos estão de parabéns.
Pr IIdo Mello parabéns pelas ótimas colocações, Deus continue abençoando a sua vida !
ruclips.net/video/qXmI6ssQXTU/видео.html
Louvo a Deus pela humildade de ambos os servos do Senhor que estão debatendo neste vídeo. Muitas bênçãos.
Pr. Ildo cheguei a chorar diante de sua humildade ao admitir não ter respostas. Eu chorei também quando o senhor falou em perguntar resposta aos apóstolos. Amei esse debate demais.
Como é maravilhosa esta Graça de Deus que foi revelada em Cristo Jesus o nosso Senhor, e como é bom poder olhar as escrituras com diversos pontos de vista espirituais, isso nos edifica e enriquece nosso conteúdo. Parabéns aos convidados e ao Programa.
Pr Jesimilson
Nossa quanta humildade de ambas as partes💕 eu sou Calvinista mas o irmão arminiano é uma pérola na mão de Deus. Mas uma escrita
Já assisti esse debate várias vezes.... e é maravilhoso ouvir dois homens de Deus que bem parece q estão debatendo, parece que estão somente conversando sobre a palavra de Deus.
Sou presbiteriana, mas admiro demais alguns pastores arminianos e pentecostais, e o BP Ildo é um deles... é um.homem de Deus, cheio do Espírito Santo e de humildade...
Sem contar tb o pastor Davi, um homem muito sábio e humilde tb.
Sem dúvidas é o melhor debate que já assisti.
Gostei do debate, parabéns. Minha convicção é calvinista, mas parabéns por nos acrescentar tamanho conhecimento. Paz!
Debati lindo show de bola.
Parabéns pois não ouve briga e sim uma conversa bíblica com pontos e visões diferentes e no final todos glorificaram a DEUS JUNTOS!!!!!
obrigado pelo programa, que Deus dos arminianos e calvinistas continue abençoando tremendamente aos que fazem este.
Nossa que debate entre dois grandes homens de Deus que reconhecem seus limites cordiais um coom outro muito respeitoso um com outro. Sou calvinista presbiteriano mais o bispo Ildo me sutpreendeu com sua serenidade simplicidade nas suas respostas de verdade Deus os abencoe...
Muito bom, dois pastores sabios e humildes, que DEUS vos abençoe
Veja o vídeo abaixo
ruclips.net/video/qXmI6ssQXTU/видео.html
justiça propia convérsa sem base biblica só o q pensa op acha dois prof de alguma coisa não creio q seja da biblia, deve ser politicos.
Realmente esse debate é bem antigo, já passam agora 9 anos, mas verdade seja dita, ele continua sendo bem atuante, Deus abençoe esses servos do Rei, e que continue iluminando o Rev. Dr. David Charles Gomes, fez perguntas muito profundas e reflexivas, que nos fazem continuar na dependência do Criador pelo seu ppder e no seu amor completamente soberano!
Soli Deo Gloria!
O bispo Ildo Mello e o reverendo David parecem muito educados e sinceros .parabéns a ambos e também ao eber. As diferenças são manifestas.tenho dificuldades em entender que Deus não da oportunidade a todos mesmo podendo fazer.
Assiste aqui
ruclips.net/video/qXmI6ssQXTU/видео.html
"De joelhos , o calvinista e o arminiano não tem diferença "Augustus Nicodemus
Melhor debate do programa. Nível altíssimo de bíblia e humanidade! 👏
Lindo debate muito proveitoso, louvo ao meu Deus pelos servos que procuraram esclarecer dúvidas a respeito das coisas de Deus. Soli Deo Gloria.
Parabéns pela lucidez e coerência Bispo. Que Deus continue abençoando e guiando o seu ministério! Grande abraço!
Só a maneira, o jeito desses pastores falar, já é uma lição. Que ética, que educação.
Clara explicação, Pr Ildo. Na realidade Igrejas arminianas é majoritária em nosso país. E pelo visto muito bem disciplinadas, mas é pouco dita sobre a teologia arminiana. Nosso país se tornou um celeiro de arminianos. Ildo Mello
Uma benção os dois falando da Graça, do amor e da oferta de nosso Deus em favor de toda a humanidade, a saber Cristo Jesus. Deus abençoe estas vidas. É claro que as diferenças dos sistemas soteriológicos podem parecer grandes e, infelizmente, muitas vezes separam mais do qua ajuntam. Contudo, os pontos de convergência são maravilhosos e, de fato, os que mais importam, visto que baseiam-se no seguinte: a salvação é pela graça, mediante a fé e isto não vem de nós, é dom de Deus. Amém!
Dois Homens piedosos e sinceros, ainda que divergentes em alguns pontos teológicos , percebi muita humildade e sinceridade por parte de ambos. Aprendi muito com esse debate . Sou Calvinista e pude ver um Arminiano e Um Calvinista de grande nível, mostrando o amor de Deus, que está acima da compreensão humana. Deus abençoe a ambos!
Os expositores bíblicos dos Irmãos Unidos sempre creram na eterna segurança do crente mas nunca negaram a verdade que o livre arbítrio está presente em toda a Bíblia.A salvação é oferecida a todos os homens mas ninguém é obrigado a atender a chamada para a salvação.So se perde quem quer porque Cristo aceita o pecador pois convida com amor a todos, indistintamente.Eliamar Vidal
Vídeo do Programa Vejam Só que debateu o tema: "Deus controla tudo o que acontece?" ruclips.net/video/-JeYBeCWQQE/видео.html
-Muito bom...pessoas humildes com pontos de vista teológicos diferentes, mas com o mesmo Amor no nosso Senhor Jesus!!! -Parabéns!!!
Algumas igrejas arminianas: Metodista, Metodista Livre, Metodista Wesleyana, Metodista Renovada, Metodista Ortodoxa, Igreja do Nazareno, Holiness, Exército de Salvação, Comunidade da Graça, Assembléia de Deus, O Brasil para Cristo, Evangelho Quadrangular, Batistas gerais, Igreja de Deus, Avivamento Bíblico...
Ildo Mello Bispo fiquei muito alegre com a sua humildade, a forma que você se posicionou quando não se sentiu tão bem em responder algum assunto, ao invés de responder com dúvida o senhor preferiu não continuar, sou inscrito no seu canal e tenho acompanhado suas mensagens, minha admiração cresceu ainda mais, que o Senhor continue alimentado o seu ministério com a graça. Sou da igreja Assembléia de Deus, todavia o meu respeito aos metodistas é imenso. Fica na paz.
Que bom, Fabrício! Fico muito feliz em saber! Deus o abençoe mais e mais! Forte abraço!
Amém.
Qual é o Facebook do senhor?
As mensagens que Deus lhe proporciona são excelentes, ainda bem que as posso escutar.
Eu concordo esse foi o melhor debate, não canso também de assistir. Esse Rev. Davi Charles deveria voltar novamente no programa vejam só pra nos presentear com mais uma aula.
Muito bom o debate. Os dois foram muito educados e incisivos em suas convicções.
Eu achei que faltou aquela pitada de lógica entre as conclusões arminianas. Enfim, mas e esse debate do século tu já viu?
ruclips.net/video/qXmI6ssQXTU/видео.html
Ocasionalismo? Por que nunca me falaram disso. Agora tudo faz sentido.
Que simplicidades desses homens. Eu fiquei maravilhado!
Adorei esses dois verdadeiros Cristão. Tiraram as suas patentes em humildade ensinando na plena consciência da palavra de Deus. Parabéns para o Arminiano e o Calvinista.
Referente alguns arrogantes, soberbos e se humildade não dá para assistir.
Pra mim foi o melhor debate que assisti no vejam só, devido o respeito e educação dos dois participantes.
Os dois mostraram o que é ser Cristão na divergência de opiniões!
Os dois tão certo .mais isso vai muito além do nosso conhecimento.
Isso é impossível irmã . Assista ao vídeo
ruclips.net/video/qXmI6ssQXTU/видео.html
Me encantei principalmente com a humildade dos dois debatentes, e também pelo respeito mútuo, e por fim, em declararem o ponto em comum que é a salvação em Cristo. Parabéns
Tito: 2. 11. Porquanto, a graça de Deus se manifestou salvadora para todas as pessoas. - Bíblia JFA Offline
LUCAS ORNELAS Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens” (Tito 2.11)
Um dos recursos bíblicos mais utilizados contra o calvinismo é Tito 2:11. É tido como inexplicável à luz da soteriologia calvinista. Por isso é citado contra a doutrina da eleição incondicional, da graça irresistível e da expiação limitada. Mas será que é isso mesmo ou existe alguma explicação que harmonize esse versículo com as doutrinas da graça como entendidas pelos reformados? Comecemos considerando as palavras e expressões isoladas, depois as implicações da declaração como um todo e, finalmente, a interpretação à luz do contexto.
“Graça de Deus” refere a tudo aquilo que o Senhor faz para redimir o homem do pecado e leva-lo para o céu. Ela é livre - não devida a ninguém, e incondicional - não havendo nenhuma condição prévia e nenhum pagamento posterior. Essa graça se manifestou (apareceu, brilhou) na vinda de Jesus, pois se diz que “a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (Jo 1:17). Sem dúvida, essa graça é salvífica, pois é qualificada como salvadora, no sentido de meio ou instrumento que produz a salvação. Nas outras quatro ocorrência do termo é traduzida simplesmente como salvação. “Todos os homens” é uma expressão comum na Bíblia, ora significando todos os homens sem exceção, ora todos os tipos ou classes de homens. Em cada caso, o sentido deve ser buscado no contexto.
A relação entre “a graça de Deus se manifestou salvadora” e “todos os homens” apresenta dificuldades, exceto que se advogue o universalismo. Em geral, tanto calvinistas como não calvinistas negam o universalismo, e para harmonizar “graça que salva” com “todos os homens” precisam ponderar os lados da equação. Os não calvinistas atacam a graça, seja tornando-a insuficiente e requerendo uma ação do homem para completa-la, seja diminuindo a sua eficácia, tornando-a apenas potencialmente salvadora, podendo ser resistida e frustrada pela vontade do homem. Os calvinistas, por sua vez, interpretam “todos os homens” à luz do contexto e chegam à conclusão que se refere a toda classe de homens, e não a todos os homens sem exceção.
Notemos, primeiramente, que o versículo começa com a palavra “porquanto”, que é uma conjunção exploratória lógica, ou seja, indica que o que segue é uma justificativa do que precede. Em Tt 2:11-14 Paulo está justificando os imperativos éticos dos primeiros versículos. Sendo assim, “porquanto” indica que devemos ler o que vem antes, no caso, Tito 2:1-10. Ao ler esses versos, notamos algumas coisas. Primeiro, que Paulo está se referindo a pessoas crentes, pois proclama uma ética que deriva da sã doutrina. Segundo, que se trata de pessoas de diversas classes (homens, mulheres, idosos, jovens, escravos). Terceiro, que são gentios, em sua maioria, pelo menos. Se fossem judeus, estariam familiarizados com uma ética derivada da doutrina e não precisariam da justificativa de Paulo. Portanto, “todos os homens” é uma referência à toda classe de homens salvos pela graça, ou seja, independente de etnia, sexo, idade, classe social, todos os que são salvos pela graça devem adornar à sã doutrina com um modo de vida digno.
Mas não são apenas os versos anteriores a Tt 2:11 que limitam a referência paulina aos crentes de diversas classes. O verso 12 continua dizendo que a graça se manifestou “educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente” (Tt 2.12). A graça não se manifesta passivamente, potencialmente salvadora apenas. Tampouco vem, nos salva e vai embora. Mas permanece conosco e efetivamente nos educa quanto à maneira de viver neste mundo. A referência aqui, é óbviamente às classes de crentes referida na parte inicial do capítulo, como os pronomes indicam. O verso 13, “aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus” (Tt 2.13), também limita a referência de Paulo aos crentes, únicos para os quais a volta de Cristo se constitui numa “bendita esperança”. E, finalmente, o verso 14 declara “o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras” (Tt 2.14). O pronome “nos” e a expressão “um povo exclusivamente seu” deixam claro que Paulo tem em mente os crentes, tão somente.
Como vimos, advogar que “todos os homens” refere-se a todos os homens que viveram em todos os tempos e lugares implica numa graça “salvadora que não salva” todos aqueles a quem é manifestada. Por outro lado, o capítulo inteiro está falando de crentes, primeiro prescrevendo um comportamento ético como resultado da sã doutrina, depois justificando esse comportamento frente à manifestação da graça salvadora e finalmente apontando para os resultados presentes e futuros de se viver de acordo com esses mandamentos. Tomar “todos os homens” no sentido da humanidade inteira, sem excluir nenhuma pessoa, é tirar a frase do contexto em que está inserida e dar-lhe um sentido baseado em nossos pressupostos.
Resta-nos observar o que diz o verso 15: “Dize estas coisas; exorta e repreende também com toda a autoridade. Ninguém te despreze.” (Tt 2.15)
O drama dos arminianos é o fato de não conseguirem contextualizar os textos bíblicos que utilizam em para sustentar sua soterologia falha. O texto acima fala de tipos de pessoas, como homens, mulheres, jovens, escravos e senhores. Leia:
Ensine os HOMENS mais velhos a serem moderados, dignos de respeito, sensatos e sadios na fé, no amor e na perseverança. Semelhantemente, ensine as MULHERES mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. Da mesma maneira, encoraje os JOVENS a serem prudentes. Ensine os ESCRAVOS a se submeterem em tudo a seus SENHORES, a procurarem agradá-los, a não serem respondões e Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.
Tito 2:2-3, 6, 9, 11 NVI
Ao analisar o contexto, fica mais do qie óbvio que a expressão "todos os homens" ou, numa tradução melhor "todos os seres humanos" refere-se a gênero (homem e mulher) e a classes sociais (senhores e escravos). E não cada ser humano que já nasceu e ainda irá nascer ...
Aconselho ver o contexto e também esse diálogo aqui do link
ruclips.net/video/qXmI6ssQXTU/видео.html
Minha dúvida é essa um morto ele consegue escolhe alguma coisa.ou Deus tem que atrai o homem até ele para é se regenerado santificado. Ou o homem pelo seu livre arbítrio ele consegue. Chega a Deus um morto.
Fato: O Desejo de Deus é de que todos se salvem e ponto.
O Amor de Deus, nos contempla a todos.
Mas Muitos, não se interessam no Amor ou no Bem ou na Verdade Absoluta que Somente tem Deus.
Toda verdade e amor e bondade, estão concentradas no Deus Vivo.
A Jesus toda honra e toda Glória!!!!😃
Sei que o vídeo é antigo, mas gostaria de comentar. Em primeiro lugar, é incrível ver a calma, a gentileza e o clima amistoso entre os debatedores, uma postura realmente exemplar.
Sobre a questão de argumentação, acredito que o Rev. David chegou mais preparado, sabendo explicar melhor as motivações da sua doutrina e fazendo excelentes perguntas que, de certa forma, "derrubaram" o Bispo Ildo (Nesse momento acho que vale dizer que eu sou arminiano e, portanto teria uma tendência maior a "defender" o Bispo, mas acredito que seria desonesto intelectualmente fazer isso). Não quero desmerecer o Bispo Ildo (até porque é bem mais fácil pensar em respostas quando não se está sob a pressão de aparecer em um programa, ainda mais com um "oponente" tão capacitado como é o Rev. David), mas creio que há boas respostas para as perguntas que ele não soube responder (mas reitero que é muito mais fácil pensar nessas respostas enquanto assisto e que provavelmente eu não teria pensado nelas se estivesse na mesma situação). Não quero aqui convencer ninguém, mas simplesmente expor algumas respostas que eu pensei e ver um feedback (de forma educada, claro) das minhas próprias respostas. Então vamos aos pontos:
1 - Há um momento em que o Rev. David comenta que cumprir a Lei foi uma ordem dada por Deus e que Ele sabia que as pessoas não poderiam cumprir e usa isso como argumento para defender que a chamada ao evangelho tbm pode se comparar a isso. Eu concordo em parte. A Lei foi, de fato, uma ordenança que as pessoas não poderiam cumprir, mas, como o próprio Rev citou um pouco depois, a Lei veio para que as pessoas reconhecessem a sua própria incapacidade de cumpri-la e entendessem que são totalmente dependentes de Deus para serem salvas. Portanto, por mais que o povo não pudesse cumprir a Lei, o propósito final dela era mostrar a necessidade da fé no Senhor para operar a salvação e que nenhum homem comum seria capaz de ser salvo por cumprir obrigações religiosas, ou seja, a Lei tinha um fim educativo (e devo acrescentar que esse fim educativo era importante para que houvesse o verdadeiro entendimento e, consequentemente, salvação do povo). Eu acredito que, com suas devidas ressalvas, o exemplo do Bispo sobre o filho e a geladeira se aplica melhor explicando essa relação com a Lei, mas com alguns acréscimos de fatos. O filho está se achando autossuficiente e capaz de fazer qualquer coisa por conta própria. Ele manda o filho carregar a geladeira, mas com o propósito de ensinar que o filho (que nesse caso estaria com uma tendência à desobediência) é dependente dele e que ele não vai conseguir mover a geladeira. Mas se o menino continuar obstinado e não reconhecer que não consegue, o pai pode repreendê-lo por persistir na sua rebeldia. (Espero que tenha explicado bem o exemplo)
2 - O Rev. David fez uma excelente pergunta sobre se é uma atitude justa e/ou amorosa deixar um ser incapaz de fazer a escolha certa tomar uma decisão que vá condená-lo, inclusive ele citou um exemplo com um suicida e tal. Dei uma pausa no vídeo nesse momento para poder pensar um pouco (coisa que o Bispo não podia fazer e assumiu, com uma humildade invejável, que não sabia responder) e cheguei a uma resposta. A primeira questão é que o ser humano (Adão e Eva) antes da queda foi criado bom e perfeitamente capaz de tomar decisões boas ou ruins e, portanto Deus não estaria deixando essa escolha nas mãos de um incapaz. Após a queda essa capacidade de tomar boas decisões foi TOTALMENTE PERDIDA (coloquei em caixa alta para não me chamarem de pelagiano ou semipelagiano), ou seja, se Deus colocasse essa escolha nas mãos do homem, ele simplesmente iria escolher o caminho da própria condenação. Porém nós arminianos acreditamos que a graça preveniente RESTAURA (mais uma vez caixa alta para não me acusarem que eu estou dizendo que o homem já tem isso dentro de si) essa capacidade de tomar uma boa decisão com relação à condenação (porque a gente não escolhe se salvar, como o próprio Bispo disse, a gente só aceita ou rejeita a salvação que já está sendo oferecida para nós), portanto Deus não está deixando a escolha nas mãos de um incapaz, mas Ele nos torna capazes e aí nós que escolhemos rejeitar a sua oferta. Quanto à questão do amor (principalmente no que trata ao exemplo do suicídio), realmente não seria um ato de amor deixar uma pessoa tirar a própria vida, mas o exemplo não leva em consideração o pano de fundo que o Catecismo de Westminster (que o Rev, por ser presbiteriano, subscreve) de que Deus "dirige, dispõe e governa todas as suas criaturas, todas as ações e todas as coisas, desde a maior até a menor", portanto o suicida só está nesta condição porque Deus assim ordenou (é como um caso de indução ao suicídio, mas de uma maneira irresistível tendo em vista que no contexto humano normal, a pessoa pode não se sujeitar à indução, mas como os decretos de Deus são infalíveis, nesse caso a pessoa não teria nem como lutar contra). Então seria como eu induzir uma pessoa ao suicídio e quando ela estivesse prestes a cometer o ato, eu a impedisse mesmo contra a vontade dela.
3 - Gostei muito da visão do Rev. David sobre os seus conceitos limites. Sou um arminiano que está sempre repensando a própria fé e acredito que, de uma forma geral, a própria caixa que ele fechou sobre os conceitos limites dele (a saber: Deus é soberano e nada acontece fora da vontade dEle; Deus não é mentiroso e se Ele diz que eu faço escolhas que possam me responsabilizar, Ele está falando a verdade; Deus é bom; e Deus é justo) pode ser aplicada ao verdadeiro arminianismo (claro que sem as restrições mais específicas que o próprio Rev faz em cada conceito).
Por fim, gostaria de parabenizar ao Bp. Ildo, ao Rev. David e ao Pr. Eber pelo excelente programa e, principalmente aos debatedores, pela extrema humildade, sinceridade e tranquilidade com que realizaram esse debate. O que eu achei mais legal foi ver o brilho nos olhos dos dois logo no início do programa quando estavam fazendo suas considerações iniciais ao falarem sobre a total miséria do ser humano caído e de quão maravilhosa é essa graça de Deus que nos alcança sem a gente poder oferecer nada para merecê-la ou retribuí-la. Espero um dia ser tão conhecedor das Escrituras (e por que não da teologia de uma forma geral também) e humildes como vocês se mostraram ser nesse debate. Que Deus os abençoe!
#SolaGratia
Já viu esse debate aqui?
ruclips.net/video/qXmI6ssQXTU/видео.html
" ilogicamente é acreditar que a graça nos restaura para aceitar ou rejeitar. Ora Deus me dá uma graça para eu rejeitar! Um pouco ilógico.
Que belo debate! De uma forma tranquila houve o desenrolar do assunto sem desrespeito, estresse, desaforos... Gostei muito! Grata. 👏🙏❤
Quanto mais vejo estes debates, mais calvinista me torno. Os argumentos arminianos são muito rasos do ponto de vista filosófico, teológico e lógico.
Parabéns ao Pr. Ildo e o Rev. Davi que foram sóbrios e extremamente zelosos para com a escritura e um p/ com o outro. Isso que é evangelho. Amor a Deus e entre irmãos! Ambos conquistaram meu respeito!
q debate lindo se vê q se tratam como irmãos!!!
Simmm. Assiste esse aqui
ruclips.net/video/qXmI6ssQXTU/видео.html
Que debate incrível! Parabéns aos dois professores pela humildade e respeito entre ambos. Tenho certeza que esse debate e conhecimento nos ajudou a refletir e procurar entender mais! Muito bom mesmo
isso sim é um debate de gnt grande perfeito.. ameii
A humildade de ambos me emociona muito ao abordar essa filigrana teológica debatida há tantos séculos.Nossa eleição foi feita em amor segundo o seu beneplácito de acordo com sua perfeita Justiça. Eliamar Vidal
Rejeição da Graça
E digo-vos que mais tolerância haverá naquele dia para Sodoma do que para aquela cidade.
Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muito, assentadas em saco e cinza, se teriam arrependido.
Portanto, para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no juízo, do que para vós.
E tu, Cafarnaum, que te levantaste até ao céu, até ao inferno serás abatida.
Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
Lucas 10:12-16
Ildo Mello parabéns
Ildo Mello Acho o contrário. Se Deus quissesse salvar todos, teria mostrado prodígios a essas cidades
Se Deus quer salvar à todos, pq não fez os milagres necessários para que cressem? Ser humano, caído, morto em seus pecados, escravo do pecado, dizer que consegue escolher a Deus sozinho é muita audácia. Mais audácia ainda será chegar no céu e dizer: "Estou aqui pq eu escolhi estar".
Não passou desapercebido o respeito nesse debate. Glória a Deus!!!!!
O evangelho é o instrumento de justiça e juizo (Ap 14: 6-7) criado pelo Eterno dando oportunidade ao homem de rever sua condição pecaminosa e mudar sua história. Assim ninguém pode atribuir ao Eterno falta de amor ou injustiça, pois a oportunidade é dada. Eis porque ele se preocupa tanto com a pregação do evangelho.
Excelente debate, finalmente um Arminiano humilde.
Existem muitos
Veja esse debate entre dois calvinistas excelente
ruclips.net/video/qXmI6ssQXTU/видео.html
Me gusto mucho la humildad del Pastor Arminiano, y de verdad aqui solo puedo apoyar a la incapacidad de enteder todos los misterios que conciernen al amor de Dios hacia nosotros, no me gustaria decir quien es ganador o perdedor, sino cuan caidos somos para aceptar que no sabemos con certeza si somos salvos.
O melhor arminiano que vai neste debate é o Vaillate.
Bispo Ildo parece ser um pastor piedoso...e muito educado. Mais para debater com o Rev. Davi que é o grande teólogo...Não da para o Bispo Ildo.
Faz este tema de novo entre o Rev. Davi e pastor Vaillate ou entre Rev. Leandro Lima e pastor Vaillate.
Rev. Davi tbm muito educado e percebeu que teologicamente sabe mais de teologia do que o Bispo Ildo.
Não vi dessa forma não, achei o bispo muito inteligente e foi um dos melhores debates que vi sobre o tema. Um abraço e paz
O problema está no arminianismo não no Bispo Ildo. Ele foi humilde a cosmovisão dele não pode responder a pergunta do Rev. David
ruclips.net/video/qXmI6ssQXTU/видео.html
Certamente, o melhor debate que ja vi no Vejam só, pois ambos expõem tanto o Calvinismo, como o Arminianismo muito bem, O Reverendo David Charles, mostrou com maestria a beleza do evangelho, É isso que o evangelho faz, o homem conhecer que é pecador, e conhecer Deus como Soberano, Santo, Deus fiel.
O fato de um mendigo bater em minha casa e pedir um prato e eu lhe der e ele aceitar não o torna menos mendigo, nem dá a ele poder sobre sua condição ou situação! Deus é quem pôs a condição da relação e isso é Soberania de Deus.Se o mendigo não aceitar o prato e ir embora eu continuarei na minha condição e ele na dele! Isso é misericórdia de Deus. Condição humana e condição divina. Deus não deixou de ser "Deus e Soberano" somente porque o homem rejeita a condição que ele propõe, e porque ele escolheu "respeitar", "não intervir"!
Concordo plenamente!
Obrigado Pastor! rsss
Glória a Deus! Glória a Deus!!!
Esse deve ser o terceiro ou quarto debate sobre esse tema que eu assisto, com certeza foi o melhor. Pessoas de Deus que não foram com o propósito apenas de "sair vencedor" como é o caso do Pastor Graconato e outros que precisa-se de muita paciência pra assistir. Neste bate pode-se perceber claramente a educação, o respeito e principalmente a graça do Senhor presente neles.
Que Deus os abençoe grandemente, isso sim foi uma aula e um debate exemplar.
Sem sombra de duvida a visão arminiana é muita mais aceitável.
Tentar dar um pouco mais de "razão" para algo não racional... Sem dúvida é uma posição mais cômoda!
aceitável sim! mas longe de ser mais bíblico.
Luana Bueno longe de ser biblico? Kkkkk é prs rir? Vai ler a bíblia mrm, calvinismo é anátema.
Diferente do Debate no vídeo, aqui não há respeito apesar das divergências.
@@luanabueno9238 qualquer um leigo que ler a biblia, sem institutas, vera q a visao arminiana é mais bíblica. De gn a ap.
Tremendo! isso nada mais é, do que uma bela demonstração de como o Espírito Santo se expressa através de dois homens diferentes, mas, santos e inspirados. O Calvinismo e o Arminianismo não nos separa, o Espirito Santo através do Rev. Davi Charles e do Rev. Ildo Mello nos confirmou isso, neste lindo e respeitável debate.
Amemos uns aos outros!
De longe o mais respeitoso e interessante debate sobre o assunto que já ouvi!
Tenho minha fé voltada para o Calvinismo que em meu perceber é a exegese mais coerente as escrituras, porém sempre busco informações sóbrias e de peso como estas que acabei de ouvir, respeitar o outro por apenas divergir na interpretação de poucos versículos é muito importante e evidencia a vida de Cristo em nós, e o Reino que vivemos, fora do império das trevas, no qual ele mesmo nos tirou !!!
Para mim, simplesmente o melhor debate de todos.
Parabenizo a ambos. Sou calvinista e fico com as colocações do Dr. Davi, mas admiro muito o bispo Ildo que com certeza é um homem de Deus e muito simpático, daqueles que da vontade de sentar e conversar por dias nao somente horas kkkk
Deus abençoe
Palestra recente sobre eleição em Romanos 9. Confira: ruclips.net/video/93yvqcIKZdk/видео.html
"Só um Deus muito soberano,para correr o risco que ele correu,de criar seres a sua imagem e semelhança e conceder lhes espaço para o exercício de sua liberdade" Uma das maiores frase que já ouvi até hoje,e é por está liberdade que amo a meu DEUS acima de todas as coisas,valeu irmão
Ildo Melo.
+Airton Silva Sim. O deus obrigado pelo livre arbítrio pelo qual EU posso te escolher... Ja pensou se EU não o escolho, e cristo derrama o seu sangue em vão; uff... é muito ariscado mesmo. NÃO! Não irmão temos que ser gratos pela graça, .nos não merecemos o perdão, não o escolhemos, éramos como filhos da ira pelas muitas ofensas , irreconciliáveis para com Deus; somente pela Graça! pois sem ela não seriamos vivificados por Deus, é por ela que mesmo estando mortos em delitos e pecados fomos reconciliados com Deus, Graças! Porque eu não sou merecedor do seu amor, do seu sangue derramado. Graças Deus!
Prezados, Calvinistas e Arminianos são cristãos, os tolos que não entendem isso e não sabem debater, apelando para agressões. Entre os pais da igreja, haviam divergências teológicas também. Que o Senhor tenha misericórdia de nós, que Ele cresça e seja exaltado entre todos os povos.
Soli Deo Gloria.
Gosto da humildade do Bispo Ildo, que DEUS abençoe
O rev Davi também émuito sábio, debate de alto nível
Muito bom o Debate...
Senti muita humildade de ambas as partes...
grandes Homens de Deus, debate mais lindo que já vi, a humildade é notória em ambos!
Gostei muito do Pastor Calvinista, soube bem explicar!
Amo estes debates ... a salvação é Graça abundante, independentemente das correntes teológicas Jesus é tudo em todos ...
Eu nao acredito em Calvinismo...o evangelho é para todos nao apenas pra uma parte das pessoas!!! Muito boas considerações!!!
todos quem? os nativos do outro lado do mundo, os quais estupro, violência e etc sao coisas normais? la onde nunca ninguem ouviu falar de Jesus? nao sei oq é q se passa na cabeça desses proletários q acham q deus é aquele ser afeminado q a religiao explica: q ama todos e de tanto que ele te ama ele vai e abencoa o casamento o salario e etc, mas nao cita aqueles que tem depressao e que se mata sem nem mesmo conhecer a palavra. arminianismo é um esconderijo sem paredes q o homem habita para fugir ira de deus
Cara quando eu digo todos, falo que todos tem a oportunidade de se arrependerem e se entregarem a Jesus nao so uma massa como diz o reverendo. O apelo que ele fez nao procede de maneira alguma. Falando isso ele esta restringindo o evangelho como se a pessoa tivesse que sentir alguma coisa pra se entregar a Jesus. A pessoa se olha e reconhece que é pecadora e entao DECIDE se entregar a Jesus. Nao por coerção.
O Calvinismo acredita que uns sao destinados ao ceu e outros ao inferno. Nao cabe a calvinistas julgar, mas sim a soberania de Deus. Fico com a biblia. "todo aquele que nEle cre" nao so uma parte.
"como todo aquele que nele crê". VC citou isso. o calvinismo nao anula a fé. apenas defende a ideia de que deus tomou a iniciativa, e nao o homem.
Jesus morreu por todos, mas nao somente por "seus escolhidos" certo? mas todos quem cara? todos incluindo os 2 personagens citados nao biblia que nao lembro, mas q o texto dizia: "e deus nao permitiu que eles se arrependesem porque queria mata los".
tipo a mulher que olhou pra traz e virou uma "estatua"? (no caso daa cidades do pecado)
tipo o anti Cristo? Jesus morreu pelo anto Cristo? o anti Cristo podera usar seu livre arbítrio (ja q Jesus morreu por ele), e mostrar q a visao que deus deu a Joao estava errada?
todos quem cara? VC imagina oq se passa na cabeca de alguem depressivo que vai se matar? pra VC achar q ele teve uma oportunidade de nao fazer aquilo? deus tem sua ira, e usa contra quem ele quer. Jesus veio salvar seus escolhidos. deus é onisciente
Eu acredito que Deus vai salva só os eleitos pelo pai antes da fundação do mundo.
Um dos debates mais respeitosos que já vi, obrigado aos pastores pelo serviço!
irmão IIdo Mello vc poderia me mandar algum material sobre o livre arbitrio
gostei de suas explicações me ajudou bastante, agradeço desde já que o Senhor continue te abençoando.
Olá Katiana! Segue link para um estudo que escrevi: estudos.gospelprime.com.br/eleicao-corporativa/
E também recomendo o site www.arminianismo.com
Ildo Mello Virei Amilenista por suas explicações rs
Abraços Bispo
Sou da Assembleia de Deus ministério do Belém
Amo as suas explicações sobre as teses Amilenistas
Ildo Mello Veja os 37 minutos Bispo Ildo Mello.
O amor e a justiça num mesmo texto rs
O Calvinismo se agiganta nesta passagem.
Não sou Arminiano e nem Calvinista rs
Por enquanto apenas examinando as milhares de ambas as teses.
Como está escrito: "AMEI Jacó, mas rejeitei Esaú".
E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma!
Pois ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão".
Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.
Pois a Escritura diz ao faraó: "Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra".
Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer.
Mas algum de vocês me dirá: "Então, por que Deus ainda nos culpa? Pois, quem resiste à sua vontade? "
Mas quem é você, ó homem, para QUESTIONAR a Deus? "Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim? ’ "
O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso desonroso?
E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para destruição?
Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória,
ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
Como ele diz em Oséias: "Chamarei ‘meu povo’ a quem não é meu povo; e chamarei ‘minha amada’ a quem não é minha amada",
e: "Acontecerá que, no mesmo lugar em que se lhes declarou: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’. "
Isaías exclama com relação a Israel: "Embora o número dos israelitas seja como a areia do mar, apenas o remanescente será salvo.
Pois o Senhor executará na terra a sua sentença, rápida e definitivamente".
Como anteriormente disse Isaías: "Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendentes, já estaríamos como Sodoma, e semelhantes a Gomorra".
Que diremos, então? Os gentios, que não buscavam justiça, a obtiveram, uma justiça que vem da fé;
mas Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou.
Por que não? Porque não a buscava pela fé, mas como se fosse por obras. Eles tropeçaram na "pedra de tropeço".
Como está escrito: "Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha que faz cair; e aquele que nela confia jamais será envergonhado".
Romanos 9:13-33
Ildo Mello Isto é Chocante rs
Romanos 9:13-33
Fábio Victtor Fico feliz em Saber! Em meu blog, você encontrará dezenas de estudos a respeito do assunto: www.escatologiacrista.blogspot.com Grande abraço!
Humildade e conhecimento foi o que se provou aqui com esse tema tão complexo.
PARABÉNS 👏👏👏 aos 2 eruditos.
Assistindo em 06-2020 Açores
Outra coisinha que o reverendo esqueceu de perguntar: se Jesus veio salvar a todos por que em MC 4:10-12 ele AFIRMA: "estas coisas se dizem por parábolas,
Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados."? Em outras palavras eu falo parábolas para que algumas pessoas vejam e não entendam e com isso n se convertam!! Quem puder responda. O Ildo Melo fala de Caim, que ele poderia dominar o pecado que jaz a porta mostrando assim a existencia do livre arbitrio, a questão é: ele dominou? NÃO. Por que? Por que dps da queda o homem se tornou ESCRAVO do pecado(Jo 8:34). Deus mostra com a historia de Caim que o homem n tem a mínima chance de obdce-lo sem que Deus opere em seu coração(EZ 11:19-20)! Que livre arbitrio é esse que levou todos a condenação(Rm 3:23)! Se livre arbitrio existisse ele seria inutil, pois levou todos a condenação, á escravidão do pecado. Nascemos ESCRAVOS do pecado, como podemos dizer que somos livres? Só um cego espiritual pra afirmar tal coisa... espero a resposta de vcs.... fiquem na paz.
Caro Deivie, O texto paralelo de Mateus 13 é esclarecedor a respeito de sua questão: "Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’". (Mateus 13:15). Jesus veio para o seu povo escolhido, mas este povo, no geral, não o recebeu, pois se tornaram insensíveis e receberam a Cristo e o Evangelho de má vontade. "Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração". Quanto a Caim, não fui em quem disse, mas o próprio Deus foi que disse a Caim que a ele competia dominar o seu instinto assassino. Creio que ser escavo do pecado significa não conseguir viver uma vida de impecabilidade e não que estamos incapazes de fazer qualquer coisa boa ou de evitar as coisas más. Estamos mortos em nossos pecados também no sentido de não sermos capazes de cumprir toda a vontade de Deus. Carecemos da misericórdia de Deus para a nossa salvação. Somente pela obra do Calvário é que temos acesso pela fé ao perdão e a salvação.
Meu querido amigo leia Gálatas 3 em Cristo Jesus somos livres do pecado. Paulo afirma isso ele é louco por acaso?
Cristo falava por parábolas a MULTIDÃO no mar da Galiléia essa MULTIDÃO eram de SAMARITANOS Jesus não revelou o mistério do reino pra eles naquele momento pois tinha um propósito se eles se convertessem naquele momento iriam anunciar sobre Cristo causando uma rebelião.
Em outras palavras, ainda não era o tempo certo deles aprenderem sobre o reino de Deus porém mais afrente o evangelho é anunciado na Galiléia e a salvação de Cristo chegou-se a todos que creram. Tudo é no tempo certo de Deus.
Vc está totalmente equivocado ao pensar que na Galiléia e em Samaria Jesus foi rejeitado, pelo contrário, os judeus que o rejeitaram quando Cristo ia pra Galiléia a multidão abraçava Jesus muito mais do que na Judéia.
Deus colocou diante do homem 2 caminhos e sim , deu sim o livre arbítrio para escolher , porém o homem escolhe se quer Jesus morando em si ou o mundo e o pecado reinando na sua vida.
Caim era mal de obras porém Abel era obediente ao Senhor.
Ambos receberam a mesma educação dos pais e aprenderam o certo e o errado.
A luz veio ao mundo porém os homens amaram mais as trevas.
Isso nao é um debate é uma aula para todos nos
Deus abençoe grandemente agregando valores !
Sou arminiano mas a humildade desse Rev. Charles me ensinou muito.
Charles é Pressuposicionalista
Como o YURI
ruclips.net/video/qXmI6ssQXTU/видео.html
melhor debate que ja assisti nesse programa , não só por causa das perguntas e respostas mais sim pela humildade de ambos , e louvo a Deus pela vidas desses servos de Deus!!!
Seria injusto Deus deixar o homem suicidar-se? Claro que não, desde o Éden Ele sempre deu o conhecimento do que era necessário para se viver, quando deixou a ordem de que não comesse do fruto do Conhecimento do Bem e do Mal. Neste caso a instrução foi dada a Adão. Nos dias de hoje, como a bíblia é a nossa máxima, esta mesma diz que nada é tão difícil que não possamos suportar, portanto tentações ao suicídio é sim uma falha nossa que Deus jamais permitiria sem nos dar as condições(conhecimento) de rejeitá-lo. Assim vale pra todas as coisas. Nossa vida é guiada por nossas decisões baseada no conhecimento que Deus nos deu.
Adão podia dizer sim e não ao pecador mas nós sobe podemos dizer não ao pecado com o auxílio do Espírito Santo pois depois do pecado de Adão o homen morreu espiritualmente ao ponto de Deus exterminar toda Raça humana com exceção de Noé e sua família
Veja o real conceito de justiça ao assistir esse debate aqui
ruclips.net/video/qXmI6ssQXTU/видео.html
Cara o melhor debate sem dúvidas, com educação, parece realmente uma conversa de dois crentes civilizados, sou calvinista e parabenizo os 2, que debate na moral, sem briga ou discussão nenhuma.👏👏👏
Mto loko. Riquíssimo!
Achei bem elegante esse debate. E assisti esse aqui também
ruclips.net/video/qXmI6ssQXTU/видео.html
Eis aí o verdadeiro debate. Cada um respeitou a posicão do outro. É bonito de ver isso. Parabéns aos dois homens de Deus, tão sábios.
Acho legal também que, ambos os debatedores falam bem trânquilos, assim conseguimos seguir todo o raciocínio e aprender bastante.
A salvação é baseada no livre arbítrio, o livre arbítrio de um Deus soberano!
Gustavo Bezerra Lucas 19:10 "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido". Vamos perguntar, "Quem é perdido? É a humanidade inteira, em sua totalidade, ou só os eleitos?" Todos os homens estão perdidos. A mais natural interpretação é que Jesus veio buscar e salvar todos os perdidos. Não diz que todos serão salvos. Se Jesus veio só para os eleitos, então os outros no mundo não são perdidos! Logo se os não escolhidos não são perdidos, então não há necessidade da sua salvação.
+Mike Oliveira O verso diz que ele veio buscar o perdido, não diz que veio buscar TODOS os perdidos.
+Mike Oliveira Jesus falou no singular se referindo a zaqueu e não a todos que estavam com eles. "Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido".
O mais provavel é que o texto esteja ensinando que Jesus veio buscar e salvar eficazmente o perdido, ou seja, aqueles a quem Deus convenceu de seu estado pecaminoso e que estão ansiando por salvação e não toda a humanidade que não reconhece sua miseria diante de Deus, pois vemos outro texto Jesus falando que não veio chamar aqueles que se acham justo mas só pecadores ao arrependimento
Jesus lhes respondeu: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.
Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento".
Lucas 5:31,32
É certo nos falarmos as pessoas que Jesus veio buscar e salva-las desde que elas estejam reconhecendo sua condição de perdidas diante de Deus, mas para aqueles que não reconhecem, que estão satisfeitos consigo mesmo, Jesus diz que não veio chama-los, a não ser que eles mudem e reconheçam sua pecaminosidade
Mike essa interpretação de um texto isolado que não é claro sobre sua extensão, não pode querer destruir uma série de outros textos que falam CLARAMENTE sobre eleição divina
Os escolhidos são perdidos , porém Deus ja propos em seu coração salvar no determinado tempo, assim como fez com saulo de tarso
Um debate elegante, ninguém querendo ser maior que outro. A humildade e a mansidão reinou. Um debate entre irmãos que pensam diferentes aonde o Espírito Santo estava no controle
Quem é Calvino quem é Arminius .¶ Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?
Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
1 Coríntios 3:5-7
Muito bom debate, dois homens muito sábios, mas o que me chamou mais a atenção foi a humildade e simpatia de ambos.
Este debate resultou na minha certeza de que o Calvinismo é a doutrina mais bíblica!Mas respeito vários Arminianos como homens de Deus!
Marco Túlio Pires Carneiro tamojunto!!!!! Graça e paz
Entt vc não conhece a bíblia, estuds mais um pouco amigo, calvinismo é a maior contradição Biblica da história, heresia mesmo, leia as institutas de calvino, são escritos de um Deus que na verdade é pouco diatinguivel de satanás. Calvinismo é Satanás puro.
O ego vai bem Danilo?
E o ego vai bem ? 2
@@Danilo_Dalavega Seu ego demonstra que você está longe da humildade e de ser um Cristão. Basta olhar seu perfil no RUclips e vê que você só curte filmes e series mundanas que Deus odeia, e ouve falso profeta que faz piada do Evangelho como Jacinto.
Então fique tranquilo que não vamos seguir teu conselho maldoso.
Foi sem sombra de dúvidas o melhor debate do vejam só.
Não se pode negar que na biblia existe os predestinados, os eleitos, podemos citar exemplos de pessoas como Paulo, por exemplo que nem passava pela a cabeça em se converter a não ser por intermédio de uma força superior. Um dos atributos exclusivos de Deus é a soberania, dizer que Deus não pode decidir intervir sobre uma pessoa e salvá-la, ou melhor dizendo, transformar o seu coração, seria a mesma coisa que retirar este atributo dele. Sobre a palavra "uma vez salvo, salvo para sempre", na verdade é um modo de dizer que Deus escolhe a pessoa, esta pessoa é transformada, se arrepende e passa a gerar obrar de justiça mediante a habitação do ES na vida dela, e por causa disso, esta pessoa, uma vez alcançada pela a graça de Deus, não pode resistir a esta graça pois estamos falando de Deus que é soberano. No entanto, vejo que a biblia tb dá margem ao arminianismo, acredito que os extremos é que são errados, pois são apenas dois modos de tentar compreender a Deus, nenhum dos dois tem 100% de exatidão, pois, se tivesse exatidão, automaticamente ele deixaria de ser Deus, pois foi totalmente compreendido e limitado. Eu procuro ter bastante cuidaado em dizer: Deus é assim e assado, e deixo de lado o outro penamento da outra escola, pois, a biblia dá margem para as duas teorias, sendo, qualquer forma de extremismo, errado...OTIMO DEBATE
***** Jamais disse que "Deus não pode intervir sobre uma pessoa e salvá-la". O arminianismo não nega o poder de Deus e nem a sua soberania. Apenas considera que Deus é soberano sobre sua própria soberania. E que Ele decidiu conceder aos homens livre-arbítrio e espaço para o exercício de suas escolhas. É certo que Deus interviu para a salvação de Paulo, mas o texto bíblico não diz que Paulo foi obrigado a aceitar a Cristo e nem muito menos que ele não tinha liberdade para abandonar a fé. Paulo se esforçava para perseverar na fé a fim de não ser reprovado. Neste contexto, ele fala claramente sobre o perigo da apostasia, veja: "Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado". (1 Coríntios 9:27); e "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia."
(1 Coríntios 10:12). "Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim". (Hebreus3:14).
+Ildo Mello Esta usted equivocado amigo, a Pablo se le presentó JESÚS, no importa la decisón que posteriormente Pablo vaya a tomar, es el Poder de Dios que toca al hombre, y la transforma SOBRENATURALMENTE, porque si hablamos de obligaciones, estamos hablando de razonamiento previo a la manifestación de Jesús, y razonar así es absurdo, porque es Dios quien endurece o ablanda el corazón, no son nuestras fuerzas de voluntad, porque recordemos que estamos caídos hasta el fondo de nuestros pecados, la unica forma de que Dios nos rescate es contra nuestra voluntad. Es Dios quien busca al hombre, no el hombre a Dios, ¿¿Debe Dios pedir permiso al hombre para ser encontrado??? por favor amigo.
+Ildo Mello Irmão o Ildo, sua exegese de 1Co 9:27 é uma piada, com todo respeito!! O 1Co 10:12 idem! O primeiro texto se refere ao ministério; Já o segundo refere-se a nossa confiança em Cristo, pois somos selados e guardados como em Efésios 1:13-14:"Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória".
+LUIZ MATTOS meu irmão, vc é exegeta de primeira categoria, tipo os mais fortes em deturpar os textos,nisso vc é profundamente exegeta. Paulo da o exemplo de um atleta que corre em busca de conquistar uma coroa corruptível, e que ele corria em busca de uma coroa incorruptível, hora vc vem dizer que é sobre ministério.a coroa que Paulo se refere é a vida eterna sem sombra de dúvidas.meu querido quando ele diz aquele que está de pé cuide para que não caia, ele estava fazendo contra ponto com os israelitas que recebem um aliança com Deus e quebraram, com práticas de idolatria, imoralidade sexual, e incredulidade e que os irmão de corinto vigiassem valorizassem a graça, para que não a perde-se. Talvez sua compreensão do que seja uma exegese que é uma piada.
Sobre este tema, escrevi o seguinte artigo que espero possa ajudá-lo a compreender melhor o que a Bíblia diz a respeito:
escatologiacrista.blogspot.com.br/2014/12/o-risco-da-apostasia.html