Que bacana, Agner! Alguns laboratórios possuem espatuladores elétricos, mas acho que essas dicas podem ajudar, sim. Pergunte a eles como eles gostam de trabalhar com o gesso para ver se é parecido com esse processo que eu fiz. Boa sorte!!!🍀
Dr vc me salvou eu sou tecnica em saùde Bucal eu ja estava ficando frustada pq sempre dava bolha quando eu achei esse video eu começei a vazar igualzinho do jeito q vc ensinou agora nao tem mais modelo com bolhas muito obrigada pela dicaaaa bj
Dra. Karen, apenas reforçando um pequeno detalhe, que já foi aliás, comentado aqui: 1 - primeiro uma pequeníssima porção de água na cubeta, depois o gesso em pó, água de novo se for necessário. Isso para que não ocorram grumos ou pelotas secas, que vão comprometer o trabalho protético. 2 - Também ajuda muito (ao protético) se após esse processo ensinado por você, a moldeira e o modelo obtido for virado sobre a pia, de modo que a base do gesso fique reta. Isso é importante, sobretudo nos caso em que os modelos serão levados para o articulador. 3 - Nessa posição invertida e após um leve endurecimento do gesso, é possível dar acabamento nas bordas da moldeira com uma espátula ou com o dedo indicador levemente umedecido. Os protéticos agradecem! Estou encaminhando seu vídeo para algumas pessoas. Parabéns pela aula e sucesso!
Matheus Gomes obrigada pela dica. Já fiz muito assim também,mas percebi que,da forma como faço no vídeo, é mais rápido e obtemos os mesmos resultados 😊. Abraço!!
Exato..., existe um abismo enorme entre consultório e o laboratório, entre o q o dentista passa ao paciente, e q se faz dentro do laboratório para a execução das peças..., já fiz trabalho com tempo mínimo de execução, pelo simples fato de o cirurgião desconhecer de como se executa cada peça..., dai tal profissional sem saber e tbm não ter a noção de como se faz, mais com a cobrança do paciente q tbm é normal no dia a dia de hj..., mais tbm a somatória de querermos o ganho financeiro, nossa isso acaba acarretando a um grande erro nessa profissão tanto no consultório como tbm no laboratório, q é a pressa..., e a pressa é a inimiga da perfeição, e tanto dentro do consultório qto dentro do lobaratorio, estamos tratando de arte, de trabalhos manuais puramente artesanal, a grande maioria dos procedimentos são confeccionados por nossas mãos..., como um pintor de telas..., e pra isso, precisamos de muita calma, paciência e dedicação..., aí sim saíram ótimas esculturas, ótimas restaurações etc
Infelizmente isso acontece mesmo. Se o paciente chega querendo algo pra ontem, eu sempre explico que o trabalho de qualidade exige tempo. Cabe a ele decidir se quer dar continuidade ou não. Quem sabe num futuro próximo a gente muda isso, não é mesmo? Desejo sucesso a ti. Abraço.
oi!! faça da mesma forma, iniciando pelo dente mais posterior, acrescentando sempre no mesmo lugar, porém batendo a moldeira numa superfície rígida. demora um pouco mais, mas dá certo também. abraço
Para vazamento de moldes é bom que estejam com água pelo menos nas incisais e pontas de cúspides para que dessa forma ao derramar o gesso não haja o risco de aprisionamento de bolhas de ar. Conforme o gesso vai entrando o mesmo vai expulsando a água que fica sempre na superfície , pois é bem menos densa que o gesso. Por isso essa técnica não enfraquece o gesso. Outra coisa muito importante é espatulador a vácuo. Os únicos gessos que podem ser espatulados sem vácuo são o de preenchimento de mufla para prensagem e o de articulação . Isso faz bastante diferença principalmente em relação às bolhas internas que diminuem a resistência dos modelos e troquéis. E se puder misturar o alginato mecanicamente e não manualmente também ajuda. No meu canal há um vídeo que fiz mostrando a espatulação mecânica de alginato , caso queira ver.
Reinaldo Milheiro que ótimas dicas!!!! Muito obrigada por compartilhar. Infelizmente nas universidades e consultórios isso não é uma realidade. Quem sabe no futuro, próximo, não é mesmo? Sucesso pra ti!!
Um espatulador a vácuo não é tão inacessível assim e é extremamente durável. Tenho um da protecni que é muito bom. Vale a pena o investimento. Sucesso para você também.
É por isso que após o vazamento o molde deve ser deixado com as incisais para baixo. Assim não ficam gotas de água nas incisais. Vide o resultado que se obtém na prática.
Michelle Garcia Olá, Michelle. A técnica seria a mesma, porém com menor quantidade de gesso. O segredo é acrescentar aos pouquinhos a água. Uma dica que dou para não ficar tanta sujeira nessas pequenas é colocar uma fita crepe na volta da moldagem. Assim tu limita o gesso na hora de vazar. 😊
Odontologia Compartilhada obrigada pela dica. Mas eu e tenho certeza que outras pessoas também, gostaríamos muito que tivesse um vídeo sobre esse... Muito mesmo!
Oi, Daiane. Tudo bem? Tu precisa molhar o modelo deixando ele imerso por 4/5 minutos. Fazer canaletas com uma fresa antes de colocar o gesso em cima também ajuda.
Sim claro..., mas deixei a dica aí..., e garanto q cada qual profissional q tiver a humildade de passar apenas algumas hrs dentro de algum laboratório de prótese..., olhando e conhecendo o dia a dia de um, e observando cada etapa e fases de uma confecção das próteses..., garanto q não apenas iriam acabar com os problemas de bolhas em gesso..., mas a respeito de tudo sobre QLQER prótese e suas fases q todas são de maior importância, DESDA moldagem até os ajustes após a entrega..., certeza q chegaríamos a 90% das soluções de problemas sobre erros absurdos em próteses dentárias, outros 10% ficariam apenas a questão psicológicas de cada paciente. Q tbm há de fazer um trabalho de paciência ensinando cada paciente a nova reabilitação oral..., q não é fácil, trabalhar a mente de cada pessoa, haja psicologia nisso..., no mais, uma pequena dica..., uma semana dentro de um laboratório de próteses, legal ainda são aqueles q realizam quase todas as áreas de próteses..., dai seria SHOWW
Neste ponto, concordo totalmente contigo. A vivência do laboratório deveria ser uma experiência a ser pensada nas faculdades. Visitas em pequenos grupos ou então um profissional que possa ir nas instituições dar dicas dos passos importantes para que vocês possam trabalhar melhor. Existem profissionais que se dedicam, capricham nos trabalhos enviados e outros não. Posso imaginar quanto "pepino" você recebe. A moldagem é o principal, as fotos do caso para que o protético tinha em mente a harmonia, cor da pele, formato do rosto e etc. Se não houver uma sintonia entre os dois profissionais, o trabalho nem sempre dará certo, né. Acho fundamental tua sugestão.
os técnicos em próteses mais experiente (+ de 40 anos) desenvolvem no próprio laboratório, com o passar dos anos , muitas experiencias com os + variados tipos d materiais ,resinas, metais, gessos etc. e embora o fabricante recomende colocar a água primeiro,eu fiz ao longo dos anos ao inverso e percebi q era mais fácil colocar o gesso na cuba e ir na torneira e adicionar a água sem precisar ter q estar medindo poupando assim tempo ,mas alguns modelos (poucos) ficaram meio q esfarelando na superfície do modelo....aí pensei...como q a maioria ficou bom e alguns ficaram desse jeito ,,, mas a forma q encontrei foi ....colocar um pouco mais de água ,espatular bem ,e acrescentar um pouco mais de gesso e terminar de espatular ,mais rápido e seguro .não tive + problemas e fiz um teste simples utilizando a prensa hidráulica onde existe aquele relógio da pressão...apertei os modelos na prensa e marquei no relógio a resistencia do modelo qual foi o esperado ...nunca mais tive problema......abs.....
Jailson. Muito obrigada pelo seu comentário no meu vídeo. Nós, na graduação, também aprendemos diferentes formas de vazar o gesso, afinal, os professores vem de diferentes faculdades. Mas é isso...existe o padrão descrito em livros e artigos, porém não há pq condenar outras formas. Ainda mais quando se está com pressa...dia a dia de consultório e tal. Claro que a excelência deve ser o nosso foco sempre, mas as vezes podemos lançar mão de alternativas.
Todo gesso laboratorial tem sua proporção pó e líquido, compre uma balança de precisão e um medidor de farmácia assim vc vai obter resultados uniformes 😉 aprendi com o professor de gesso Darlos Soares.
Marcos Vinicus oi. Sim. Essa técnica é para EMERGÊNCIAS, não recomendo que façam sem balança e medidores corretos. Muitas pessoa ainda fazem assim, não acredito que interfira muito no resultado final. Porém o capricho e a utilização correta dos matérias é primordial. Obrigada.
Ok. Obrigado pela atenção, Todo gesso sofre um processo chamado "expansão" exceto o gesso( zero Stone )que é 100% de precisão e 0,00% de expansão. Quando se faz um vazamento de moldagem às "pressas" sem proporção de pó e líquido não podemos pensar que o resultado final será o mesmo , do que um feito na técnica. Não adianta eu fazer uma bela moldagen e não fazer o mesmo com gesso.
Marcos Vinicus tens toda a razão. Como expliquei para um colega aqui abaixo que fez esse questionamento, um novo video será produzido a fim de esclarecer esses pontos que são bem importantes. Essa é a maravilha do compartilhamento de conhecimento..obrigada mesmo!
Raquel Silva é. A marca comercial interfere bastante nessa presa. Nesse caso eu usei o Herodet. Gosto muito. Tens que cuidar para que ele não fique tão duro tb. Beijão
Kkkk nossa q absurdo estudam 5 anos faculdade e não sabem manusear gesso, para preencher uma moldagem..., kkkkk simples só fazerem algumas aulas com protéticos nesse BRASIL afora..., kkkkk garanto q nem vibrador irão precisar..., kkkkk Daniel protético...,
Olá, Daniel. Sua critica poderia ter um outro ˜tom˜...porque ao invés de questionar a forma como fiz você não nos diz como costuma fazer? a ideia não é diminuir o outro e sim compartilhar conhecimento. Talvez eu chegue nos mesmos resultados que os seus, mas fazendo de outro jeito. O ensino varia de estado para estado, de escola para escola. Essa é UMA possibilidade, mas não a única.
Já vou mostrar pras minhas funcionárias aqui da clínica de radiologia 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Boa edição, sou novo na área das próteses, ajudou bastante, continue fazendo mais vídeos.. Aliás "ce" é muito linda, haha.. Up.. Like! ..
Adorei, hoje tenho uma entrevista em um lab e estou olhando algumas coisas...
Muito obrigado 😃😃
Que bacana, Agner! Alguns laboratórios possuem espatuladores elétricos, mas acho que essas dicas podem ajudar, sim. Pergunte a eles como eles gostam de trabalhar com o gesso para ver se é parecido com esse processo que eu fiz. Boa sorte!!!🍀
Dr vc me salvou eu sou tecnica em saùde Bucal eu ja estava ficando frustada pq sempre dava bolha quando eu achei esse video eu começei a vazar igualzinho do jeito q vc ensinou agora nao tem mais modelo com bolhas muito obrigada pela dicaaaa bj
Evelyn Ferreira que depoimento bacana o seu!!!! Fico muito feliz por ter lhe ajudado. Um super beijo e sucesso pra ti na carreira.
Evelyn eu tb viu por isso q vim pesquisa no yuotube
Olá, gostei muito da técnica utilizada. Vou tentar convencer a compra de um vibrador, pois aqui não temos. Tem que ser no tato mesmo.
Dra. Karen, apenas reforçando um pequeno detalhe, que já foi aliás, comentado aqui:
1 - primeiro uma pequeníssima porção de água na cubeta, depois o gesso em pó, água de novo se for necessário.
Isso para que não ocorram grumos ou pelotas secas, que vão comprometer o trabalho protético.
2 - Também ajuda muito (ao protético) se após esse processo ensinado por você, a moldeira e o modelo obtido for virado sobre a pia, de modo que a base do gesso fique reta. Isso é importante, sobretudo nos caso em que os modelos serão levados para o articulador.
3 - Nessa posição invertida e após um leve endurecimento do gesso, é possível dar acabamento nas bordas da moldeira com uma espátula ou com o dedo indicador levemente umedecido. Os protéticos agradecem! Estou encaminhando seu vídeo para algumas pessoas. Parabéns pela aula e sucesso!
Ortopróteses Aparelhos Dentários essa é a maravilha de tudo...poder aprender sempre e trocar experiências. Obrigada pela dica!!
A "simbiose" entre esse dois profissionais, quando harmônica, só traz vantagens! Abraços - Carlos
Bastante útil, meus modelos sempre saem com bolhas
valeu pela dica to aprendendo agora
Gostei muito !! Obrigado Dra.
Kkkkk muito boa a dica e a edição
Camila Rech obrigada!!
espero que tenha sido útil pra ti. beijão!
Aaaaaa mas como que não sabia daquiiiiiiii!!!!! Adorei !!!!!
Use um gotejador para copiar os dentes, depois preencha usando a maior espátula.
Ótimo video
Matheus Gomes obrigada pela dica. Já fiz muito assim também,mas percebi que,da forma como faço no vídeo, é mais rápido e obtemos os mesmos resultados 😊. Abraço!!
BASTANTE ÚTIL OBRIGADO :D
Exato..., existe um abismo enorme entre consultório e o laboratório, entre o q o dentista passa ao paciente, e q se faz dentro do laboratório para a execução das peças..., já fiz trabalho com tempo mínimo de execução, pelo simples fato de o cirurgião desconhecer de como se executa cada peça..., dai tal profissional sem saber e tbm não ter a noção de como se faz, mais com a cobrança do paciente q tbm é normal no dia a dia de hj..., mais tbm a somatória de querermos o ganho financeiro, nossa isso acaba acarretando a um grande erro nessa profissão tanto no consultório como tbm no laboratório, q é a pressa..., e a pressa é a inimiga da perfeição, e tanto dentro do consultório qto dentro do lobaratorio, estamos tratando de arte, de trabalhos manuais puramente artesanal, a grande maioria dos procedimentos são confeccionados por nossas mãos..., como um pintor de telas..., e pra isso, precisamos de muita calma, paciência e dedicação..., aí sim saíram ótimas esculturas, ótimas restaurações etc
Infelizmente isso acontece mesmo. Se o paciente chega querendo algo pra ontem, eu sempre explico que o trabalho de qualidade exige tempo. Cabe a ele decidir se quer dar continuidade ou não. Quem sabe num futuro próximo a gente muda isso, não é mesmo? Desejo sucesso a ti. Abraço.
Amei a dica. Faz um manual agora❤
boa coloque primeiro a agua depois pó ;melhora a incorporação do gesso
tjioe kok khing Tjioe oi! sabe que nunca testei/aprendi assim?! vou tentar!! obrigada!!! 😁
muito bom
Boa dica.
Vc não sabe o tanto q fico estressado com dentistas q não sabem vazar molde.
vibrador e bom, e qndo na clinica que vc trabalha nao tem ?
oi!! faça da mesma forma, iniciando pelo dente mais posterior, acrescentando sempre no mesmo lugar, porém batendo a moldeira numa superfície rígida. demora um pouco mais, mas dá certo também. abraço
vim procurar sobre estátuas de gesso e já aprendi sobre odontologia kkk
🤣🤣🤣🤣eu também
Top...
Para vazamento de moldes é bom que estejam com água pelo menos nas incisais e pontas de cúspides para que dessa forma ao derramar o gesso não haja o risco de aprisionamento de bolhas de ar. Conforme o gesso vai entrando o mesmo vai expulsando a água que fica sempre na superfície , pois é bem menos densa que o gesso. Por isso essa técnica não enfraquece o gesso.
Outra coisa muito importante é espatulador a vácuo. Os únicos gessos que podem ser espatulados sem vácuo são o de preenchimento de mufla para prensagem e o de articulação . Isso faz bastante diferença principalmente em relação às bolhas internas que diminuem a resistência dos modelos e troquéis.
E se puder misturar o alginato mecanicamente e não manualmente também ajuda. No meu canal há um vídeo que fiz mostrando a espatulação mecânica de alginato , caso queira ver.
Reinaldo Milheiro que ótimas dicas!!!! Muito obrigada por compartilhar. Infelizmente nas universidades e consultórios isso não é uma realidade. Quem sabe no futuro, próximo, não é mesmo? Sucesso pra ti!!
Um espatulador a vácuo não é tão inacessível assim e é extremamente durável. Tenho um da protecni que é muito bom. Vale a pena o investimento. Sucesso para você também.
As gotas de água nas incisais dos dentes no modelo, causam expansão higroscópica (vide aula de materiais dentários)
É por isso que após o vazamento o molde deve ser deixado com as incisais para baixo. Assim não ficam gotas de água nas incisais. Vide o resultado que se obtém na prática.
Sim , no que se refere à bolhas, acho perfeito. Mas a expansão com o gotejamento acorre inevitavelmente...oras, a proporção água/pó fica despresada..
Qual a marca do vibrador de gesso usado nesse vídeo?
Dinamarys Santos olá! Esse é da marca Essence Dental Vh, na minha opinião o melhor!
Ótima dica. Quanto tempo depois de vazado você desenformou?
oi!! obrigada pelo comentário. removi 1h30 depois. antes de 1 hora acho arriscado, mas depende de cada fabricante. abração
Gostaria de um vídeo de como vazar um modelo com gesso especial e moldeira parcial.
Aquelas pequenas
Queria saber a medida certa de água e do gesso
Michelle Garcia Olá, Michelle. A técnica seria a mesma, porém com menor quantidade de gesso. O segredo é acrescentar aos pouquinhos a água. Uma dica que dou para não ficar tanta sujeira nessas pequenas é colocar uma fita crepe na volta da moldagem. Assim tu limita o gesso na hora de vazar. 😊
Odontologia Compartilhada obrigada pela dica.
Mas eu e tenho certeza que outras pessoas também, gostaríamos muito que tivesse um vídeo sobre esse...
Muito mesmo!
Quando vou colocar meu modelo no localizador ele racha bem na emenda o que faço para que isso não aconteça?
Oi, Daiane. Tudo bem? Tu precisa molhar o modelo deixando ele imerso por 4/5 minutos. Fazer canaletas com uma fresa antes de colocar o gesso em cima também ajuda.
faço a primeira camada mais mole de gesso e depois a segunda camada mais dura
Tb faço assim e não fica com bolha
Quanto tempo em média que pode tirar o gesso do molde sem perigo de quebrar?
O gesso aquece e depois esfria novamente, eu considero seguro somente após esfriar. Uma hora ou uma e meia é um bom tempo.
não faço pela medida que está na embalagem porque é por isso que da bolha
Sim claro..., mas deixei a dica aí..., e garanto q cada qual profissional q tiver a humildade de passar apenas algumas hrs dentro de algum laboratório de prótese..., olhando e conhecendo o dia a dia de um, e observando cada etapa e fases de uma confecção das próteses..., garanto q não apenas iriam acabar com os problemas de bolhas em gesso..., mas a respeito de tudo sobre QLQER prótese e suas fases q todas são de maior importância, DESDA moldagem até os ajustes após a entrega..., certeza q chegaríamos a 90% das soluções de problemas sobre erros absurdos em próteses dentárias, outros 10% ficariam apenas a questão psicológicas de cada paciente. Q tbm há de fazer um trabalho de paciência ensinando cada paciente a nova reabilitação oral..., q não é fácil, trabalhar a mente de cada pessoa, haja psicologia nisso..., no mais, uma pequena dica..., uma semana dentro de um laboratório de próteses, legal ainda são aqueles q realizam quase todas as áreas de próteses..., dai seria SHOWW
Neste ponto, concordo totalmente contigo. A vivência do laboratório deveria ser uma experiência a ser pensada nas faculdades. Visitas em pequenos grupos ou então um profissional que possa ir nas instituições dar dicas dos passos importantes para que vocês possam trabalhar melhor. Existem profissionais que se dedicam, capricham nos trabalhos enviados e outros não. Posso imaginar quanto "pepino" você recebe. A moldagem é o principal, as fotos do caso para que o protético tinha em mente a harmonia, cor da pele, formato do rosto e etc. Se não houver uma sintonia entre os dois profissionais, o trabalho nem sempre dará certo, né. Acho fundamental tua sugestão.
Nossa como vc é linda
Eu procurando solução pras bolhas dos meus modelos encontro vc kkkk
Use detergente na forma
Pra que utilizar o detergente?
@@priscilabraga2123 se preferir passe óleo de cozinha
os técnicos em próteses mais experiente (+ de 40 anos) desenvolvem no próprio laboratório, com o passar dos anos , muitas experiencias com os + variados tipos d materiais ,resinas, metais, gessos etc. e embora o fabricante recomende colocar a água primeiro,eu fiz ao longo dos anos ao inverso e percebi q era mais fácil colocar o gesso na cuba e ir na torneira e adicionar a água sem precisar ter q estar medindo poupando assim tempo ,mas alguns modelos (poucos) ficaram meio q esfarelando na superfície do modelo....aí pensei...como q a maioria ficou bom e alguns ficaram desse jeito ,,, mas a forma q encontrei foi ....colocar um pouco mais de água ,espatular bem ,e acrescentar um pouco mais de gesso e terminar de espatular ,mais rápido e seguro .não tive + problemas e fiz um teste simples utilizando a prensa hidráulica onde existe aquele relógio da pressão...apertei os modelos na prensa e marquei no relógio a resistencia do modelo qual foi o esperado ...nunca mais tive problema......abs.....
Jailson. Muito obrigada pelo seu comentário no meu vídeo. Nós, na graduação, também aprendemos diferentes formas de vazar o gesso, afinal, os professores vem de diferentes faculdades. Mas é isso...existe o padrão descrito em livros e artigos, porém não há pq condenar outras formas. Ainda mais quando se está com pressa...dia a dia de consultório e tal. Claro que a excelência deve ser o nosso foco sempre, mas as vezes podemos lançar mão de alternativas.
Explique bem, e olha, muito bonita heim!
Todo gesso laboratorial tem sua proporção pó e líquido, compre uma balança de precisão e um medidor de farmácia assim vc vai obter resultados uniformes 😉 aprendi com o professor de gesso Darlos Soares.
Marcos Vinicus oi. Sim. Essa técnica é para EMERGÊNCIAS, não recomendo que façam sem balança e medidores corretos. Muitas pessoa ainda fazem assim, não acredito que interfira muito no resultado final. Porém o capricho e a utilização correta dos matérias é primordial. Obrigada.
Ok. Obrigado pela atenção, Todo gesso sofre um processo chamado "expansão" exceto o gesso( zero Stone )que é 100% de precisão e 0,00% de expansão. Quando se faz um vazamento de moldagem às "pressas" sem proporção de pó e líquido não podemos pensar que o resultado final será o mesmo , do que um feito na técnica. Não adianta eu fazer uma bela moldagen e não fazer o mesmo com gesso.
Marcos Vinicus tens toda a razão. Como expliquei para um colega aqui abaixo que fez esse questionamento, um novo video será produzido a fim de esclarecer esses pontos que são bem importantes. Essa é a maravilha do compartilhamento de conhecimento..obrigada mesmo!
Odontologia Compartilhada eu que agradeço a atenção mas uma vez, quem bom então ! Em breve novidades 🤗 parabéns pelo seu canal 😉 🤙 sucesso .
Acho complicado...pois a medida em que vou pondo na moldeira..ele vai secando no grau... fico doida... dá até depressão 😣
Raquel Silva é. A marca comercial interfere bastante nessa presa. Nesse caso eu usei o Herodet. Gosto muito. Tens que cuidar para que ele não fique tão duro tb. Beijão
Odontologia Compartilhada obg! 😘😘
Kkkk nossa q absurdo estudam 5 anos faculdade e não sabem manusear gesso, para preencher uma moldagem..., kkkkk simples só fazerem algumas aulas com protéticos nesse BRASIL afora..., kkkkk garanto q nem vibrador irão precisar..., kkkkk Daniel protético...,
Olá, Daniel. Sua critica poderia ter um outro ˜tom˜...porque ao invés de questionar a forma como fiz você não nos diz como costuma fazer? a ideia não é diminuir o outro e sim compartilhar conhecimento. Talvez eu chegue nos mesmos resultados que os seus, mas fazendo de outro jeito. O ensino varia de estado para estado, de escola para escola. Essa é UMA possibilidade, mas não a única.