Parabéns, sua aula foi muito boa. Como vc falou, o importante é aprofundar nos estudos, mas pra quem está chegando por último e com pouco tempo ela nos ajudou muito.
Por isso mesmo que estou fazendo estes vídeos. Mas precisamos ter na cabeça que o que eu faço aqui é apenas uma introdução ao assunto. Infelizmente, o dia a dia nos dificulta muito de aprofundar, já que equilibramos trabalho e estudos. Mas, mesmo com as dificuldades, tente ir além dos meus vídeos. Abraços
Obrigado pelo retorno. Irei continuar sim, infelizmente as outras tarefas acabam por dificultar uma periodicidade maior e mais constante. Mas certamente teremos muito mais material aqui até o concurso.
Opa André, infelizmente meu equipamento é bastante simples - gravo com a câmera e o microfone do notebook mesmo. Mas vou tentar descobrir se tem algum jeito que eu possa melhorar nesse aspecto. Obrigado pelo retorno.
O pacto federativo implica em direitos e deveres para todas as esferas de governo, inclusive para os governos estaduais. Pensando em tarefas, os governos estaduais são responsáveis pela polícia - no caso da segurança pública - ou pelo ensino médio - no caso da educação. Os governos estaduais ainda tem recursos próprios, recursos recebidos do gov. federal e tem obrigações de transferências obrigatórias e/ou voluntárias aos municípios. Portanto, os exemplos do vídeo foram mais focados na União (porque geralmente a União define políticas nacionais) e nos municípios (que executam muitas tarefas), mas o governo estadual está na mesma situação. Esclareci a dúvida?
Vendo a questão da vacinação da Covid como exemplo, dá pra entender melhor a descentralização das politicas públicas e a autonomia dos poderes locais. Se não fosse isso, teriam morrido muito mais pessoas, caso a ordem/autorização viesse ou estivesse subordinado ao governo federal.
A questão da vacinação exemplifica muito bem porque, neste caso, houve um conflito explícito entre as esferas de governo. Na maioria dos casos, ou há maior concordância ou as divergências ficam camufladas. Mas aqui foi tudo muito claro. E foi essa autonomia dos entes que permitiu que os estados não ficassem a reboque do governo federal e assumissem a sua responsabilidade. Neste caso, foi positivo para toda a sociedade.
Ainda bem que o STF tomou a frente sobre a questão da covid. E o governo federal não teve ação nenhuma neste caso. Então seja para o bem, ou para o mal, o STF é responsável, até para possiveis problemas que pode vir ou não a acontecer.
@@henriquebatista6433 Se é assim que você interpretou isso, então temos a melhor corte suprema do Mundo, que se assemelha à Venezuelana. Realmente o Brasil é um país de terceiro mundo .
Lamento, infelizmente a gravação e edição é feita por mim, que não tenho muitos conhecimentos. Procuro que tudo saia da melhor maneira possível, mas sei que não conto com os melhores equipamentos (e nem com as melhores habilidades. kkkkkk). Espero que os outros vídeos estejam menos prejudicados. Obrigado pelo retorno.
Meu caro, corrigindo o governo não foi contra a vacinação e sim contra a vacinação obrigatória. E sem estudos completos na época de sua eficácia e efeitos colaterais.
Importante responder para que os candidatos ao concurso não cometam erros por conta de propaganda política. Afinal, o fundamental é não errar na prova. Não se trata de “ser contra a vacinação ou contra a vacinação obrigatória”. Pela Constituição Federal, é responsabilidade do governo prover saúde à população, o que inclui a vacinação. Portanto, todo o atraso do governo em comprar a vacina e distribuir às UBS significou negligência e incompetência por parte do Governo. Você pode dizer - e é verdade - que os ricos que tinham dinheiro para ir aos EUA se vacinarem, assim o fizeram e o governo não encrencou com eles. Isso é verdade, mas o dever do governo é fornecer a opção de vacinação a todos os brasileiros e ele se negou a fazer isso. A primeira pessoa vacinada no Brasil foi vacinada pelo estado de São Paulo (e não pelo Governo Federal) por conta dessa negligência. E só depois, quando ficou claro que o estado de São Paulo disponibilizaria as vacinas à população, que o Governo Federal começou a se mexer. Isso é o ponto no nosso debate sobre federalismo. Se não houvesse essa autonomia federativa, talvez a vacinação atrasasse mais e mais pessoas morreriam.
O governo federal da época atrasou a compra de vacina da Pfizer, deixando de responder dezenas de emails da farmacêutica. Além disso, o excelentíssimo Jair se posicionou de forma contrária a todas as formas de prevenção e medidas fitossanitárias para covid, como distanciamento e uso de máscaras. Sim, o governo federal da época foi CONTRA a vacinação e o combate ao coronavírus, tendo como resultado um país que ficou em terceiro lugar no número de mortos por Covid no mundo.
@@prof_rodrigocoelho_UFAL da próxima vez seja mais competente e procure um exemplo mais didático, sem ideologia política. E, ainda por cima pra explica Federalismo. O Governo Federal comprou vacinas após a autorização emergencial da Anvisa, diferente do Governo Paulista que antes da autorização já tinha fechado compra milionária com a China, e minutos após a Anvisa autorizar fez propaganda política, vacinando uma servidora. E não é por causa disso, que você pode afirmar que o Governo era contra vacinação, até porque havia outro contrato em estudo com a Astrazenca.
Governo não foi contra a vacinação? estudos completos? Oi ? Foi por pessoas pensando como vc que se ASSASSINOU muito mais pessoas. É SUA respnsabilidade também!!!! Ou seria negacionista? Ah, já sei, vai dizer q o professor é comunista? É duro saber a verdade, não é mesmo? 😉
@@prof_rodrigocoelho_UFAL Resposta perfeita! Pessoal acha que nós não temos memória. E ainda bem que há o nível de descentralização suficiente para que os Estados e Municípios pudessem agir a tempo de evitar ainda mais mortes. O Governo central agiu tardiamente, mas ainda assim manteve a propaganda negativa sobre a vacinação, seus efeitos e criando conspirações que levaram muitas pessoas a não se vacinarem.
O exemplo da vacinação tornou a compreensão muito mais fácil. Ótima aula, muito obrigada.
Que ótimo que você gostou. Abraços e bons estudos
Eu só disse: vixe e toma!!!😂😂😂❤❤❤❤ Muito boa a aula. Obrigada, professor.
Ola professor, muito obrigada pelo seu conteudo! Pra quem ta estudando sem muitos recursos financeiros está ajudando muito. Continue assim!
Obrigado. Bons estudos
Parabéns, sua aula foi muito boa. Como vc falou, o importante é aprofundar nos estudos, mas pra quem está chegando por último e com pouco tempo ela nos ajudou muito.
Por isso mesmo que estou fazendo estes vídeos. Mas precisamos ter na cabeça que o que eu faço aqui é apenas uma introdução ao assunto. Infelizmente, o dia a dia nos dificulta muito de aprofundar, já que equilibramos trabalho e estudos. Mas, mesmo com as dificuldades, tente ir além dos meus vídeos. Abraços
Muito obrigado pela aula
Muito boa a aula. Objetiva e com ótimo conteúdo. E com citação e indicação de bibliografia basica. Parabéns.
Grato pela aula, muito esclarecedora e didática, principalmente com o exemplo da vacinação da Covid!
Eu que agradeço pelos elogios
Gratidão !
Excelente aula, Professor!
Obrigado 😃
Parabéns e muito obrigado, professsor.
Obrigada por compartilhar seus conhecimentos!
Disponha
Muito esclarecedor! Obrigada pela aula.
De nada
Aula incrível! Objetiva, suscinta e esclarecedora.
Obrigado pelo elogio
Muito obrigada pela aula!
Disponha
Sensacional essa aula. Clara e objetiva. Muito obrigada!
Obrigado pelo feedback
Que vídeo ótimo!
Parabéns pela didática!
Com simplicidade ficou um assunto acessível e leve
Que bom que atendeu ao objetivo
Aula incrível! Muito obrigada!
Eu que agradeço o elogio
Obrigada pela aula, professor! Está ajudando bastante! Continue por favor rs
Obrigado pelo retorno. Irei continuar sim, infelizmente as outras tarefas acabam por dificultar uma periodicidade maior e mais constante. Mas certamente teremos muito mais material aqui até o concurso.
ótima aula, muito bem explicado.
Obrigado 😃
Que aula maravilhosa!
Obrigado pelo elogio
Boa noite! aeaxcelente conteúdos professor
Obrigado pelo elogio
Parabéns pela ótima aula e muito obrigado.
Eu que agradeço pelo retorno. Abraços
Que aula boa! Muito obrigada!
Eu que agradeço pelo retorno. Abraços
Excelente! Obrigada
De nada
Obrigada, Prof. Tornou bastante acessível o conteúdo 👏🏾👏🏾😀
Obrigado pelo retorno. Bons estudos
Ajudou demais suas explicações, obrigado.
Eu agradeço pelo retorno. Abraços
Ótima aula!
Obrigado
Excelente aula, professor! Obrigada!
Obrigado pelo retorno
Muito bom seu vídeo. Obrigado.
Eu que agradeço. Bons estudos
Muito boa a aula professor. Obg.
Obrigado pelo retorno
Obrigada pelo conteúdo, ajudou bastante.
E eu agradeço o retorno. Bons estudos.
aula nota 10
Obrigado pelo retorno
Aula impecável. 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado 😃
Muito bom, parabéns!
Muito obrigado 😁 Agradeço o retorno. Abraços
Excelente explanação.
Obrigado 😃
Muito agradecida, professor! 😊
Disponha! Bons estudos
sua didatica e otima
Obrigado pelo feedback
Top a aula
Grata 📒📚📙📘📝
Obrigado pelo retorno.
Adorei !!
Que bom, Obrigado pelo retorno.
Muuuuuuito bommmm!!!!!!!
Obrigado pelo retorno. Bons estudos
Excelente!
Obrigado 😃
Aula bacana!!!
Que bom que gostou. Bons estudos
Obrigada
Disponha!
Aula muito top!!!
Obrigado 😃Valeu pelo retorno. Abraços
muito bom !
Obrigado pelo retorno, Yuri. Abraços
perfeito
Obrigado
Grata🎉
Bons estudos
gente, que vídeo bom. poderia ouvi-lo falar por horas!
kkkkkk Obrigado, mas não faça isso. Saúde mental será fundamental na hora da prova. kkkkkkkkk
Boa noite. Apreciei muito a aula, mas, mesmo no volume máximo, o áudio está muito baixo.
Opa André, infelizmente meu equipamento é bastante simples - gravo com a câmera e o microfone do notebook mesmo. Mas vou tentar descobrir se tem algum jeito que eu possa melhorar nesse aspecto.
Obrigado pelo retorno.
E os governos estaduais?
O pacto federativo implica em direitos e deveres para todas as esferas de governo, inclusive para os governos estaduais.
Pensando em tarefas, os governos estaduais são responsáveis pela polícia - no caso da segurança pública - ou pelo ensino médio - no caso da educação.
Os governos estaduais ainda tem recursos próprios, recursos recebidos do gov. federal e tem obrigações de transferências obrigatórias e/ou voluntárias aos municípios.
Portanto, os exemplos do vídeo foram mais focados na União (porque geralmente a União define políticas nacionais) e nos municípios (que executam muitas tarefas), mas o governo estadual está na mesma situação.
Esclareci a dúvida?
@@prof_rodrigocoelho_UFAL sim, obrigado.
Bom dia.
Vendo a questão da vacinação da Covid como exemplo, dá pra entender melhor a descentralização das politicas públicas e a autonomia dos poderes locais. Se não fosse isso, teriam morrido muito mais pessoas, caso a ordem/autorização viesse ou estivesse subordinado ao governo federal.
A questão da vacinação exemplifica muito bem porque, neste caso, houve um conflito explícito entre as esferas de governo. Na maioria dos casos, ou há maior concordância ou as divergências ficam camufladas. Mas aqui foi tudo muito claro.
E foi essa autonomia dos entes que permitiu que os estados não ficassem a reboque do governo federal e assumissem a sua responsabilidade. Neste caso, foi positivo para toda a sociedade.
❤
Existe sistemas previdenciários municipais, sim.
Ainda bem que o STF tomou a frente sobre a questão da covid. E o governo federal não teve ação nenhuma neste caso. Então seja para o bem, ou para o mal, o STF é responsável, até para possiveis problemas que pode vir ou não a acontecer.
A Constituição Federal tomou a frente. O STF apenas ratificou o federalismo já existente quando foi provocado em processo judicial.
@@henriquebatista6433 Se é assim que você interpretou isso, então temos a melhor corte suprema do Mundo, que se assemelha à Venezuelana.
Realmente o Brasil é um país de terceiro mundo .
Socorrrro, que áudio baixoooo
Lamento, infelizmente a gravação e edição é feita por mim, que não tenho muitos conhecimentos. Procuro que tudo saia da melhor maneira possível, mas sei que não conto com os melhores equipamentos (e nem com as melhores habilidades. kkkkkk). Espero que os outros vídeos estejam menos prejudicados.
Obrigado pelo retorno.
Meu caro, corrigindo o governo não foi contra a vacinação e sim contra a vacinação obrigatória. E sem estudos completos na época de sua eficácia e efeitos colaterais.
Importante responder para que os candidatos ao concurso não cometam erros por conta de propaganda política. Afinal, o fundamental é não errar na prova.
Não se trata de “ser contra a vacinação ou contra a vacinação obrigatória”. Pela Constituição Federal, é responsabilidade do governo prover saúde à população, o que inclui a vacinação. Portanto, todo o atraso do governo em comprar a vacina e distribuir às UBS significou negligência e incompetência por parte do Governo.
Você pode dizer - e é verdade - que os ricos que tinham dinheiro para ir aos EUA se vacinarem, assim o fizeram e o governo não encrencou com eles. Isso é verdade, mas o dever do governo é fornecer a opção de vacinação a todos os brasileiros e ele se negou a fazer isso.
A primeira pessoa vacinada no Brasil foi vacinada pelo estado de São Paulo (e não pelo Governo Federal) por conta dessa negligência. E só depois, quando ficou claro que o estado de São Paulo disponibilizaria as vacinas à população, que o Governo Federal começou a se mexer.
Isso é o ponto no nosso debate sobre federalismo. Se não houvesse essa autonomia federativa, talvez a vacinação atrasasse mais e mais pessoas morreriam.
O governo federal da época atrasou a compra de vacina da Pfizer, deixando de responder dezenas de emails da farmacêutica. Além disso, o excelentíssimo Jair se posicionou de forma contrária a todas as formas de prevenção e medidas fitossanitárias para covid, como distanciamento e uso de máscaras. Sim, o governo federal da época foi CONTRA a vacinação e o combate ao coronavírus, tendo como resultado um país que ficou em terceiro lugar no número de mortos por Covid no mundo.
@@prof_rodrigocoelho_UFAL da próxima vez seja mais competente e procure um exemplo mais didático, sem ideologia política. E, ainda por cima pra explica Federalismo. O Governo Federal comprou vacinas após a autorização emergencial da Anvisa, diferente do Governo Paulista que antes da autorização já tinha fechado compra milionária com a China, e minutos após a Anvisa autorizar fez propaganda política, vacinando uma servidora. E não é por causa disso, que você pode afirmar que o Governo era contra vacinação, até porque havia outro contrato em estudo com a Astrazenca.
Governo não foi contra a vacinação? estudos completos? Oi ? Foi por pessoas pensando como vc que se ASSASSINOU muito mais pessoas. É SUA respnsabilidade também!!!! Ou seria negacionista? Ah, já sei, vai dizer q o professor é comunista? É duro saber a verdade, não é mesmo? 😉
@@prof_rodrigocoelho_UFAL Resposta perfeita! Pessoal acha que nós não temos memória. E ainda bem que há o nível de descentralização suficiente para que os Estados e Municípios pudessem agir a tempo de evitar ainda mais mortes. O Governo central agiu tardiamente, mas ainda assim manteve a propaganda negativa sobre a vacinação, seus efeitos e criando conspirações que levaram muitas pessoas a não se vacinarem.
Lembrei do Cazuza: tuas ideias não correspondem aos fatos.....
Maravilhosa abordagem 🙌🏼🙌🏼👏🏼👏🏼👏🏼muito obrigada 🙏🏼 🌷🌷
Eu que agradeço pelo elogio
Excelente aula!
Obrigado pelo retorno
Que aula top!!!!
Obrigado pelo retorno
Excelente!
Obrigado 😃
Ótima aula, professor, obrigado!