Ferrovias brasileiras

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 25 окт 2024

Комментарии • 24

  • @visorpme2372
    @visorpme2372 3 года назад +9

    Tenho um sonho de ver o Brasil com pelo menos duas linhas ferroviárias. Uma sentido Norte-Sul e a outra Leste-Oeste. Ambas se encontrando na parte central do Brasil, no estado de Goiás.

  • @RicardoGomesRodrigues
    @RicardoGomesRodrigues Год назад +4

    A questão das ferrovias sempre foi uma preocupação do Estado Brasileiro. A partir da construção de Brasília, houve vários estudos para “reorganizar” a malha viária ferroviária brasileira para se adequar a existência da nova capital. A ideia principal era que o “impacto” econômico de Brasília sobre a economia Brasileira ativaria a famosa “interiorização” do desenvolvimento nacional, já que a capital no planalto central “redesenharia”, por suposto, os “fluxos” econômicos do Brasil. Baseado nessas premissas, houve uma necessidade de definir-se novos ramais ferroviários que convergissem para Brasília, compondo desse modo, o plano viário nacional nessa região com a Belém-Brasília. Houve a necessidade de criar um desvio em Catalão para que os trens assim chegassem a Brasília, criando o famoso trem “Bandeirantes”, partindo da Estação da Luz em São Paulo, seguindo por Ribeirão Preto através do Ramal Mogiana-Catalão, e chegando até Brasília. Outro plano era conectar Brasília por ferrovia através de conexões com Montes Claros no ramal que ligava e ainda liga o sudeste (São Paulo (SP) com Salvador (BA) ). Negociações foram feitas para que a Ferrovia Paulista construísse um ramal até Colômbia para conectar-se a Goiânia e o ramal catalão-Brasília. Esse plano hoje faz parte de uma expansão da ferrovia Norte-Sul ainda em construção. Hoje a Estação Ferroviária de Brasília está desativada pois que não existe tráfego Ferroviário nessa direção. O mesmo acontece com Goiânia onde sua antiga Estação Ferroviária é uma peça de museu. O que aconteceu, então? O desenvolvimento econômico do Brasil não adensou nessa direção. Paralelo ao Ramal Ribeirão Preto-Catalão da Mogiana existia também o ramal Franca-Catalão que por ser deficitário foi desativado. A partir de então, para se chegar a Franca era preciso partir da estação Ferroviária de Ribeirão Preto, assim que, Franca não se desenvolvia por causa dessa dependência de rotas logísticas a partir de Ribeirão Preto. Com a expansão das rodovias, a cidade de Franca foi “integrada” economicamente ao “mercado” Paulista em todas as direções, assim que, a Estação Ferroviária de Ribeirão Preto foi desativada, pois que os fluxos Ferroviários em direção ao Ramal catalão-Brasília ou Goiânia não se realizaram. Hoje Franca é um importante polo calçadista de São Paulo. O desenvolvimento econômico do Brasil desde então adensou-se em torno da Macrometrópole de São Paulo, envolvendo a Baixada Santista, São José dos Campos, Campinas, Jundiaí e Sorocaba, expandindo-se em direção a Ribeirão Preto, Franca, Piracicaba, Limeira, Rio Claro, São Carlos e Araraquara. Por quê isso aconteceu? Por que as rodovias passaram a oferecer muito mais flexibilidade de alternativas de rotas logísticas de transporte do que as ferrovias, pois que não estavam presas ou fixadas em uma “bitola”, oferecendo muito maior flexibilidade operacional.

  • @canalnaturezalocaloficial
    @canalnaturezalocaloficial 2 года назад +2

    top registro amigão

  • @SebastianaMariaAlvesTiana
    @SebastianaMariaAlvesTiana Год назад +1

    Se grandes empresas como Petrobras e Vale investissem no ramo ferroviário o setor teria grande progresso

  • @ChemistryAtomistic
    @ChemistryAtomistic 5 лет назад +8

    Salvem as ferrovias paulistas!!

    • @dirtyx5770
      @dirtyx5770 3 года назад +2

      salvem as ferrovias de todo o país

  • @EduardoSantos-iw4py
    @EduardoSantos-iw4py 3 года назад +2

    Eu Dudu Shema diretamente de Jequié BA curti esse vídeo.

  • @celsofernando347
    @celsofernando347 3 года назад +6

    Falar em ferrovias sem falar da Polícia Ferroviária Federal que esta na Constituição art.144 e vem desde o Decreto Imperial 641 é desconhecer a história da primeira Polícia especializada do país e ainda depois de 32 anos ainda depende da regulamentação de um órgão Permanente Federal responsável por zelar do patrimônio da Uniao e de pessoas. Caso queiram mais informações sobre o assunto
    ANAPFF e ASPOFFEBRASIL.

  • @caioazevedo5815
    @caioazevedo5815 5 лет назад +5

    Muito interessante a matéria, mas qual a relação com a competência constitucional do Tribunal de Contas da União? Acho que o fortalecimento institucional tem que se ater a área de competência não?

    • @fabioalexandreantonioferre9361
      @fabioalexandreantonioferre9361 Год назад +1

      Opa!! Tudo bem campeão? Interessante seu comentário. Concordo tbm q devemos fortalecer nossas instituições. Só não consegui compreender como TCU fiscalizar obras de engenharia fica fora do campo de atuação dele. Poderia explicar? Ótimas celebrações d fim d ano

  • @rogeriopassarinho1816
    @rogeriopassarinho1816 Год назад +1

    Eu.espero.que.crie.condicoes.materiais.de.logistica.ferroviaria.cargueira-para.o.multiregionalismo.ferro viário. (.estradas.de.ferro.que.venham.do."Norte".Para. O. "Sul",;e.do."Oeste".Para. o."leste").!

  • @eduardosocialista5633
    @eduardosocialista5633 2 года назад +4

    SE NÃO QUER CUIDAR DO RESTO DO BRASIL ( EMANCIPAÇÃO É LIBERDADE UM PRINCÍPIO DA DEMOCRACIA)

  • @antoniobeltraobeltrao6375
    @antoniobeltraobeltrao6375 3 года назад +2

    Parabens

  • @FelipedeMelloTrens
    @FelipedeMelloTrens 3 года назад +2

    a Rumo Logistica devolveu a Malha Oeste

  • @aaaaawuwu2uwhwh
    @aaaaawuwu2uwhwh 4 года назад +3

    ;-;
    A eu tô sendo obrigada pela prof:c

  • @VivienneChan-r3d
    @VivienneChan-r3d 2 месяца назад

    Hi