Como é bom ver que pessoas com opiniões distintas podem conversar e refletir sem se agredirem. Isso pra mim, já é o futuro de uma humanidade mais consciente. Parabéns aos convidados. E, meu agradecimento em particular ao Ricardo Laurino por sua abordagem sensível e esclarecedora. Conclui que podemos sim ter prazer respeitando os outros seres.🌱
Que prazer sempre ver Ricardo levando tantas informações sobre o veganismo, sempre coerente, argumentativo, respeitoso e paciente demais. Faz por onde ser Presidente da Associação Vegana. Tenho a maior admiração e respeito.
Ricardo é um dos maiores representantes do veganismo nacional no qual tenho uma admiração enorme. Sua coerência, sensatez, paciência e educação é algo ímpar para um ser humano. Uma verdadeira aula sobre veganismo, respeito e ética animal e ambiental. Parabéns Ricardo pelo belo trabalho.
Amei. Quanta informação boa e profunda. E uma coisa interessante é que, ao me tornar vegana, realmente aumentei meu leque de comidas/preparos e comecei a usar temperos que eu nem conhecia.
E assim Ricardo Laurino deixa reflexões riquíssimas aos que desejam refletir sobre a relação entre animais sencientes no planeta. 😊😊😊 torcendo para que muitas pessoas possam chegar até esse conteúdo!
Verdade, é preciso ter em nosso país uma reforma no qual essa indústria de item X com finalidades para exportações acabe, pois oq já morreu de seres por causa dos plantios de soja, milho, cana de açúcar e criação de gado não é brincadeira, as pessoas precisam hurgente voltar para os campos e produzir o máximo de variáveis possíveis para podermos ter mais saúde na mesa ❤.
Cara, o Ricardo Laurino é bom pra caraca nos números e nos argumentos! Super bem preparado e informado! Graças às suas iniciativas a SVB cresceu muito em importância e influência na nossa sociedade!
Uma vez que não precisamos de _nada_ de origem animal para termos comidas gostosas, nutritivas, baratas e variadas, é crueldade financiar a pesca e pecuária, que são atividades que torturam e matam trilhões (sem exagero) de animais por ano, sem esquecer dos efeitos desastrosos que causam ao meio ambiente.
Meus parabéns pelo debate, ficou muito bom! Não é porque discordamos sobre alimentação que precisamos brigar, podemos explicar nossas diferenças e aprender a conviver melhor juntos! Obrigado Laurino por representar o veganismo tão bem! @Fabricadeveganos
Que aula Ricardo 👏👏 sensacional. Sempre vale ressaltar que antes de se tornar vegetariano ou vegano é importante fazer exames e refazer sempre. Isso porque muitas pessoas já têm problemas de saúde antes mesmo de fazer a transição e acabam "culpando" o veganismo ao descobrir depois, estando vegano
Uma coisa interessante é que o Ricardo traz números, dados, pesquisas, casos e o churrasqueiro (que enfatiza ter sido obrigado a estudar para isso) traz "eu acho" atrás de "eu acho".
Veganismo não tem nada a ver com trazer "dados" é simplesmente tribo, que tem fetiche em mudar a realidade humana. Nós somos Onívoros, toda a história humana prova isso, querer mais dados óbvios que estes é só histerismo moderno.
Obrigada Vilela pela a oportunidade de alguém sábio falar sobre o veganismo. Seria legal também o Fábio chaves um ativista vegano. Que ensina a nos veganos a reconhecer alimentos que já estão no mercado que são produtos veganos que todos comem sem saber.
Que bem? O bem de quem? Se você REALMENTE quer o bem de tudo que existe vire respiracionista. Outra coisa, a próxima vez que você tiver uma infecção, não tome antibióticos, deixe a bactéria se alimentar e se reproduzir na sua corrente sanguínea.
Esse comentário deixa claro o falso puritanismo vegano, quando afirma que são pessoas do "bem", ou seja, uma pessoa "melhor" do que as outras. Sendo que desconsidera que milhares de brasileiros não podem escolher o que comer.
@@gutierryheleno674 E ainda por cima desconsiderar toda a destruição da biodiversidade, ecossistemas, e espécies de animais silvestres ameaçadas envolvida na produção de VÁRIOS produtos veganos, como nozes em geral, leguminosas como amendoins e lentilhas, e todos, TODOS os óleos de origem vegetal, principalmente de oliva e de palma. Tudo para produzir "alimentos do bem".
Gostei muito, o Ricardo foi muito respeitoso. Vou dizer que tem que ter muita paciência por que não é fácil. Eu não teria a metade da paciência dele. Ainda mais com tantos argumentos e perguntas rasas/óbvias. 😅
Caramba, impressionante a quantidade de alimento para alimentar os animais que irão alimentar os humanos! Só não vê quem não quer! Está claríssimo! Parabéns Ricardo por ser tão objetivo e trazer dados tão importantes pra nós nesse encontro.
Ricardo é sensacional. Foi a pessoa que mais me inspirou no veganismo. Que alegria ver ele levando o veganismo com tanta sabedoria e compaixão. Parabéns e obrigada por tanto Ricardo
Assim, várias informações distorcidas! Por exemplo 01:09:00 Não é real essa informação, consegue-se produzir mais de 8 toneladas de carne por hectare ano!!!
@@joardamamerican9701Isso é média de produção, não tem relação com a capacidade de produção! Áreas de pastagem degradadas com pouca capacidade produtiva tbm não seria produzido tanto feijão! Atualmente os bovinos possuem capacidade produtiva bem maiores, podendo sim chegar até mais de 8 toneladas por hectare!
Ricardo sempre esbanjando simpatia, inteligência, bom senso, equilíbrio e disponibilizando informações indispensáveis para nossas decisões!! Também sou "omnívora" e escolho comer alimentos que não provoquem a exploração, tortura e morte de seres que sentem como nós. Digo que nasci vegana, mas fui mal informada. Comia produtos de origem animal, por acreditar que precisava. Mas, quando tive consciência de serem desnecessários e das consequências de nossas decisões do que consumir, meus hábitos se alinharam à minha consciência. Saúde e paz de espírito são o maior bônus por essa decisão. E o que menos falta na minha vida é o prazer à mesa, pois há infinitas receitas muito simples, muito saborosas, coloridas, nutritivas e muito baratas, com produtos vegetais. Sim, complemento B12!!
Os argumentos do Ricardo são excelentes, claramente a grande maioria dos abates são cruéis e desumanos , o ser humano é capaz de qualquer crueldade para benefício próprio , e hipocrisia quem tenta amenizar isso .
Os veganos fazem o mesmo só que fingem que não sabem. Ao se arar um terreno para o plantio se mata tudo que vive lá, sapos, cobras, minhocas e etc, triturados por uma broca ou pá de metal.
@@Dis_is_fine eu não estou negando os fatos, sei que os animais são abatidos para que nós alimentemos deles. Mas dizer que o veganismo luta contra isso é hipócrita, não é pq vc não vê que não acontece, esse é o meu argumento.
Excelente bate-papo de alto nível, com muito respeito e bom-humor. Parabéns a todos! Papos esclarecedores sem forçação de barra, e sem disputas de egos
34:02 *MEL, etc... Declaração OFICIAL ! ! ! Cientificamente COMPROVADO: Neurocientista Canadense Philip Low & o britânico Stephen Hawking, físico e cosmólogo : Insetos SOFREM... 2012: "NÃO é mais possível dizer que NÃO sabíamos". TODOS OS ANIMAIS SENTEM DOR, SOFREM ( senciência - são sencientes - as mesmas estruturas cerebrais que produzem a existência de consciência em animais humanos TAMBÉM existem em outros animais, criaturas ). Conferência - DECLARAÇÃO de CAMBRIDGE ( a comunidade CIENTÍFICA RECONHECE que os animais * não * humanos são seres que SENTEM - e - que o animal humano NÃO é o único com estrutura neurológica a sentir medo e dor. Os outros animais também se paralisam diante da morte, sentem depressão, sentem terror, ficam aterrorizados, sentem pânico e entram em estado de choque diante da violência. SOMOS TODOS ANIMAIS* !
🐝 *MEL, etc. Declaração OFICIAL ! Cientificamente COMPROVADO: Neurocientista Canadense Philip Low & o britânico Stephen Hawking, físico e cosmólogo : Insetos SOFREM... 2012: "NÃO é mais possível dizer que NÃO sabíamos". TODOS OS ANIMAIS SENTEM DOR, SOFREM ( senciência - são sencientes - as mesmas estruturas cerebrais que produzem a existência de consciência em animais humanos TAMBÉM existem em outros animais, criaturas ). Conferência - DECLARAÇÃO de CAMBRIDGE ( a comunidade CIENTÍFICA RECONHECE que os animais * não * humanos são seres que SENTEM - e - que o animal humano NÃO é o único com estrutura neurológica a sentir med_ e d_r. Os outros animais também se paralisam diante da m_rte, sentem depressão, sentem terr_r, ficam aterr_rizados, sentem pânic_ e entram em estado de ch_que diante da vi_lência. SOMOS TODOS ANIMAIS* !
Como carne mas o Ricardo tocou em pontos muito pertinentes, o respeito da conversa me conquistou demais. Caso eu tivesse algum nível de influência ou alcance provavelmente eu tentaria a transição, mas como meu consumo literalmente não mudaria nada nesse cenário eu me sinto mais confortável com minha hipocrisia isolada. Mas sigo acreditando fortemente que em um futuro não muito distante o vegetarianismo é inevitável. Nossos bisnetos vão olhar pra trás abismados ao saberem de civilizações que se alimentavam de cadáveres.
Que isso meu bom vc é significativo nesse mundo. Sua decisão, sua ação impacta o mundo literalmente diretamente. Dá esse salto de fé, vai aos poucos, retira ao menos a carne uma refeição por semana, ai vc vai aumentando: Um dia inteiro como vegetariano, depois tenta 2 dias... E ai vai sentindo, mas não se diminua dessa forma não, e sua ação faz importancia pro mundo sim.
Pensar que nossas ações não impactam o mundo é um equívoco. Podem.parecer pequenas, mas nós sempre impactamos de alguma forma outras pessos com quem convivemos e que nos observam em.nossas atitudes. E assim, o que era um pedaço de carne a menos vira dois, que vira quatro... é assim boas ações se multiplicam e impactam o mundo.😊
É que como professor de estatística eu acabo trazendo muito disso pra todos os aspectos da minha vida. Apesar do discurso ser bacana, infelizmente, estatisticamente, minha alimentação de nada mudaria o cenário. Só o que vai de descarte no processo de perda natural já é ordens de grandeza o meu consumo familiar. Então infelizmente o estoicismo me faz mais sentido nessa situação.@@bichotambemegente8876
Existem coisas erradas que todo mundo faz e, realmente, um deixando de fazer, pouco será feito efetivamente. Mas a questão é a seguinte, EU não estou participando daquilo e minha consciência está limpa. No caso, isso vale para QUALQUER coisa na vida. Ética é exatamente viver de acordo com aquilo que você considera certo ou errado, não importando o que os outros fazem. Se você fizer a sua parte, eu faço a minha e cada um faz a sua, aí as mudanças virão. Além do mais, existe o educar pelo exemplo. Podemos influenciar os outros, este é um poder que temos, mas muitos de nós ignora.
@@renato7999 Mas minha consciência não pesa. É uma cultura tão enraizada que não me toca nesse lugar. Minha análise foi completamente fria, tenho plena consciência de que seria o ideal mas não tira o meu sono principalmente porque não tenho o menor poder de influência.
A parte ruim do podcast é que acaba... poderia ter mais uma horinha aí. Mas de qualquer maneira, parabéns Vilela por dar voz a esse representante do movimento vegano, coisa que não aconteceu em outro programa em que o Ricardo esteve recentemente, onde mal o deixavam falar. Parabéns ao churrasqueiro também pelo respeito durante toda a conversa. Só achei que ele tem um posicionamento bem incoerente em relação aos animais, mas fazer o quê? Pelo menos foi respeitoso com o oponente.
@@keynielima1318 não estou cagando regra, tanto que estou cagando para oque vc come.. Eu não fui em seu comentário te encher... Vc que veio no meu.... Cada um 🤣🤣🤣🤣
Estamos evoluindo para um planeta mais sustentável e respeitoso aos animais (espero que isso ocorra logo). Tenho certeza que será assim a cada nova geração. Tem pessoas que não se sensibilizam para o sofrimento dos animais vs o seu bel prazer.
Não vejo dessa forma não, acredito assim como o Ricardo falou que o veganismo está crescendo, o consumo de carne "infelizmente "tbm. Isso é acreditar que só o seu modelo de visão é o unico correto, A questão de se as pessoas que escolhem não comer carne são mais evoluídas moralmente do que aquelas que consomem carne é uma questão subjetiva e depende das crenças e valores individuais de cada pessoa. Creio que é importante reconhecer que nem todas as pessoas que consomem carne estão desconsiderando o sofrimento animal ou são insensíveis a essa questão. Muitas pessoas estão cientes das preocupações relacionadas ao bem-estar animal, mas podem ter diferentes perspectivas, crenças e prioridades em relação à alimentação. É possível que algumas pessoas considerem outros fatores, como necessidades nutricionais, tradições culturais e disponibilidade de alimentos ao tomar suas decisões alimentares.
um dia vou migrar pro veganismo.. mas é difícil encontrar um alimento tão completo como o ovo e o leite... mas um dia essa necessidade vai bater na porta.. pois os animais são explorados igualmente para termos ovos e leite.
@@JulianCIem relação ao leite, temos usado o leite de aveia, que é mais caro mas em relação a sabor e consistência não deixa nada a dever pro leite normal. O melhor é o NAVEIA barista. Sobre o ovo, acho que comprar de granjas que criam os animais soltos já é um grande avanço!
@@JulianCIPior q eu nem era chegado no leite quando eu tomava, me fazia meio mal, mas depois que eu descobri uma bendita receita de leite de amendoim, passei a amar. Eu fiz as contas e da mais ou menos 1 real o LITRO, e um pouco mais caso vc queira ele cremoso. Tem quem diga que não é bom pq tem bastante gosto do amendoim, mas convenhamos, ninguém toma leite de vaca pq tem gosto bom, todo mundo junta com alguma coisa, e o importante é que com café e com chocolate, fica igualzinho o do leite normal Já na questão do nutriente, o leite não é a única fonte de calcio, basta um google pra achar algum alimento q tenha o sulficiente no lugar, já o ovo realmente é um cheat da vida sksk, mas nada que uma consulta com um nutricionista sério não resolva para que vc supra essa necessidade, se vc tem essa vontade, o caminho existe rs
3 anos e meio vegano aqui. A gente acaba se acostumando com a dissonância cognitiva dos outros, no começo é bizarro, mas infelizmente a gente se acostuma. Vilela rindo de protesto com flores no mercado, mas a favor de protesto contra o cachorro morto no Carrefour. "Ah, mas ele foi criado pra comer", e que que isso muda PRO ANIMAL??? O outro compara frango com alface porque mata em 38-41 dias, mas ficaria horrorizado se alguém chutasse uma pombinha bebe (ou qq outra ave)... É muita dissonância
Concordo. É um sarro o povo se achar moralmente superior mas destruir o meio ambiente, estraçalhar pequenos roedores e répteis no processo de silagem, acabar com a biodiversidade e poluir a água com pesticidas e outros venenos só para poder comer tofu, azeite de oliva e oleaginosas todos os dias.
Impressionante a desenvoltura do Ricardo Laurino. Engoliu o carnista, com humildade, conhecimento da verdade e inteligência "ilimitada". Mais uma discussão sobre veganismo que vai trazer muita gente para a causa vegana.
Ricardo mostrando que proteína vegetal é melhor pra crescer músculos no cérebro. Bruno mostrando que proteína animal entope as artérias, as veias e o raciocínio.
Oque entope as veias são óleos , margarina , quando a indústria dos óleos de algodão e outras sementes surgiu em meados dos anos 20 , o número de infartos disparou , pesquisem sobre isso ,
Vc não tem pena das plantas, vcs veganos deveria ser condenados a prisão perpétua! Porquê vc não se alimentar de luz, assim não machuca nem as plantas nem animais?!
@@esperienciasinsanas olá! então, o que eu me refiro é a criação em massa de bilhões de animais, que vivem a vida inteira em lugares fechados e apertados, sofrendo maus tratos, pra no final se encaminharem pra uma morte dolorosa.
A dificuldade das pessoas em entender que nós veganos e vegetarianos fazemos comidas com nome e forma de carne para não ter mudança brusca na transição da alimentação das pessoas que estão começando e até querem espalhar ao mundo que é possível manter tradição com uma opção mais saudável.
Deixei de comer carne porque não aceito mais que alguém morra pelo meu prazer. Mas eu comeria sem problemas um bife "clonado". Sei que muitos se tornaram veganos ainda gostando de carne, mas incomodados com a situação dos animais.
O ser humano não é herbívoro. É onívoro. A nossa natureza necessita de carne. Quem não come carne, tem que repor B12. Se não houvesse a necessidade da carne, não precisaria desse suplemento. Não há como negar isso. Em segundo lugar, sou cristã e Jesus comia carne. Ninguém é melhor que Jesus Cristo. Ele mostrou o que é certo e o que é errado. Se ele comia carne, eu sigo o exemplo do meu Senhor. Deus abençoe a todos. Não voltarei mais para discutir esse assunto.
@@Pazuzu-Não tem como você afirmar que o Paraíso não existe só porque você ainda não o conheceu. Pode ser que quando você morrer, você perceberá que sua alma é eterna e que existe Paraíso e inferno. Ou talvez, você estava certo e não exista nada. Mas você NUNCA pode ter certeza disso. A certeza virá depois da morte. Não sejam soberbos. A opinião de vocês não prova nada. É apenas uma opinião. Os ateus e os veganos são muito radicais.
Você disse bem... No Paraíso seremos veganos. Mas por enquanto estamos na Terra e aqui precisamos comer carne. Até Jesus comia carne. Não somos melhores do que Cristo. Se você crê na Bíblia, já percebeu que lá, Deus nos diz que devemos comer carne. Fique com Deus.
Caramba! Estava tão educado o debate que quase que eu achei que fosse combinado, mas quando o churrasqueiro falou do "foie gras" fiquei de queixo caído.
Não vejo dessa forma não, acredito assim como o Ricardo falou que o veganismo está crescendo, o consumo de carne "infelizmente "tbm. Isso é acreditar que só o seu modelo de visão é o unico correto, A questão de se as pessoas que escolhem não comer carne são mais evoluídas moralmente do que aquelas que consomem carne é uma questão subjetiva e depende das crenças e valores individuais de cada pessoa. Creio que é importante reconhecer que nem todas as pessoas que consomem carne estão desconsiderando o sofrimento animal ou são insensíveis a essa questão. Muitas pessoas estão cientes das preocupações relacionadas ao bem-estar animal, mas podem ter diferentes perspectivas, crenças e prioridades em relação à alimentação. É possível que algumas pessoas considerem outros fatores, como necessidades nutricionais, tradições culturais e disponibilidade de alimentos ao tomar suas decisões alimentares
@@OtavioLuizGamaFilho, não se trata de acreditar, mas de ver os números. Gasta-se, em média, 10 vezes mais terra, 10 x mais água e 10 x mais energia para produzir produtos de origem animal do que para produzir vegetais. De acordo com o Prof.Luís Marques ("O decênio Decisivo"), 79% das terras agricultáveis são usadas para a pecuária (pastagens e ração animal), e os cultivos agrícolas para humanos usam 21% dessas terras. Enquanto isso, 750 milhões de pessoas no mundo passam fome. Não é uma questão individual!! Uma alimentação 100% vegetal, como explicou com tanta didática e elegância o Ricardo, fornece TODOS os nutrientes que precisamos. Não fosse assim, eu estaria tecnicamente morta, pois sou vegetariana desde os 20 anos e não como nada de origem animal há 9 anos. Aos 64 anos, não tenho nenhuma doença e nenhuma deficiência. Complemento a B12 e tenho uma alimentação natural e colorida. O que vejo, entre familiares e amigos, que "comem de tudo", é o contrário! Infelizmente, pois muitos poderiam estar vivos ou muito mais saudáveis, se tivessem informações sobre o que é necessário para termos saúde.
Ricardo Laurino sempre nos dando orgulho! Obrigada por levarem um cara tão inteligente e sábio! Ele é sempre muito atencioso com todos e de uma simplicidade admirável 💚
Eu como carne, mas é inegável que a aparência e a disposição do vegetariano geralmente parece mais saudável, pode ser porque quem tem esse estilo de vida da geralmente tem dinheiro pra sustentar a alimentação e a aparência, mas que eles aparentam ser mais saudáveis isso é verdade.
Conclusão do papo: O único sentido no consumo da carne atualmente é simplesmente pelo prazer gastrônomico, pq de resto não faz mais sentido. Muito interessante o papo!
Como faz para ter clones de Ricardo Laurino espalhados pelo mundo? Responder ponderado a comentários do gênero do prazer sobre comer fois gras, pra citar um dos piores, que crueldade é um conceito relativo, olha... Admiro demais. Uma aula magna sobre veganismo, sobre a escolha de ser gentil com o outro e com os animais, sobre o ser humano poder evoluir, poder melhorar. Bravo, Ricardo!
Uma conversa construtiva cada defendendo seu ponto sem desrespeitar a posição do outro quem dera se todos os "debates" fossem assim parabéns aos convidados!!!!
"Se a morte tem um gosto é de melancia grelhada".. o mano literalmente faz churrasco da morte e adora, como ele ta tentando usar a morte como referência pra um gosto ruim, se ele é viciado no gosto da morte?
Essa questão cultural é forte. Minhas filhas muitas vezes não querem comer carne. E eu sempre fiquei preocupada de a falta de carne, afetar a saúde delas. Falta conhecimento, de neste caso, o que oferecer para manter uma qualidade nutricional. Quem nunca viu os pais brigarem com os filhos por quererem só comer o arroz e feijão. 🫠
O livro Alimentação Sem Carne do Dr. Eric Slywich é uma excelente referência... recomendo procurar um nutricionista apto a planejar uma alimentação vegetariana pra te ajudar..
Eu não como nenhum legume/verdura/fruta, e não me vejo sem comer carne, mas esse Ricardo Vegano aí foi foda nos argumentos e da vontade até de ser amigo dele.
Ricardo deu aula! Os outros dois estavam ali só pra zoar e falar besteira... O churrasqueiro mostra bem a limitação e a incongruência de pensamentos de uma sociedade doente.
Além de ter que ter argumentos sólidos, com base em muito estudo, o vegano precisa ter inteligência emocional. Qualquer debate com carnistas, ou eles vem debochando, ou vem agredindo. Não existe debate argumentativo, no verdadeiro sentido da palavra.
Nunca vi um argumento capaz de invalidar o veganismo. Explorar animais em 2023 é totalmente desnecessário e arcaico. É mito dizer que o ser humano precisa de carne.
Queria muito ter a oratória desse Ricardo, fala muito bem e é inteligente para caramba, votaria nele
Como é bom ver que pessoas com opiniões distintas podem conversar e refletir sem se agredirem. Isso pra mim, já é o futuro de uma humanidade mais consciente.
Parabéns aos convidados. E, meu agradecimento em particular ao Ricardo Laurino por sua abordagem sensível e esclarecedora. Conclui que podemos sim ter prazer respeitando os outros seres.🌱
Muito bom o debate: houve respeito e todos puderam falar sem interrupções incessantes. Parabéns! ❤
Ouvir o Ricardo é sempre uma terapia e uma aula!!! Excelente 👏🏻👏🏻👏🏻
Que prazer sempre ver Ricardo levando tantas informações sobre o veganismo, sempre coerente, argumentativo, respeitoso e paciente demais. Faz por onde ser Presidente da Associação Vegana. Tenho a maior admiração e respeito.
Deu uma baita aula!
Já participei deste evento do qual o Laurino falou, o VegFest: aprovado! Obtive muito conhecimento e livros robustos com este evento.
Ricardo é um dos maiores representantes do veganismo nacional no qual tenho uma admiração enorme. Sua coerência, sensatez, paciência e educação é algo ímpar para um ser humano.
Uma verdadeira aula sobre veganismo, respeito e ética animal e ambiental.
Parabéns Ricardo pelo belo trabalho.
Amei. Quanta informação boa e profunda. E uma coisa interessante é que, ao me tornar vegana, realmente aumentei meu leque de comidas/preparos e comecei a usar temperos que eu nem conhecia.
Valeu, Vilela, por ter trazido o Ricardo Laurino.
Eu pedia a participação dele no canal faz tempo.
Legal, nunca mais tu apareceu no chat ateuVegano
Muito bom o debate: houve respeito e todos puderam falar sem interrupções incessantes. Parabéns! ❤
E assim Ricardo Laurino deixa reflexões riquíssimas aos que desejam refletir sobre a relação entre animais sencientes no planeta. 😊😊😊 torcendo para que muitas pessoas possam chegar até esse conteúdo!
Ricardo Laurindo deu uma aula de ética e humanismo. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Quem tem compaixão e empatia não consegue deixar de refletir sobre a exploração dos animais. 😔
Ricardo Laurino pontuou muito bem, parabéns!
Verdade, é preciso ter em nosso país uma reforma no qual essa indústria de item X com finalidades para exportações acabe, pois oq já morreu de seres por causa dos plantios de soja, milho, cana de açúcar e criação de gado não é brincadeira, as pessoas precisam hurgente voltar para os campos e produzir o máximo de variáveis possíveis para podermos ter mais saúde na mesa ❤.
Pra mim que sejam explorados, eles não têm ética mesmo.
Como é engrandecedor ouvir o Ricardo! Falas com embasamento técnico, e não meros achismos superficiais. Parabéns, Ricardo!
Cara, o Ricardo Laurino é bom pra caraca nos números e nos argumentos! Super bem preparado e informado! Graças às suas iniciativas a SVB cresceu muito em importância e influência na nossa sociedade!
Ricardo Laurino sempre trazendo lucidez e embasamento em suas falas... Grata por trazer este debate!
Uma vez que não precisamos de _nada_ de origem animal para termos comidas gostosas, nutritivas, baratas e variadas, é crueldade financiar a pesca e pecuária, que são atividades que torturam e matam trilhões (sem exagero) de animais por ano, sem esquecer dos efeitos desastrosos que causam ao meio ambiente.
O próximo tinha que ser Richard Rasmussen x Fábio Chaves
Esse ia ser brabo kkkk
Puxa vida!!! Esse eu quero ver!
Mano do céu, eu não sabia que eu precisava disso até ler!
O Richard não vai ter coragem.
Debater com bolsonarista é impossível
O Richard jamais aceitaria. Kkkkkk
Meus parabéns pelo debate, ficou muito bom!
Não é porque discordamos sobre alimentação que precisamos brigar, podemos explicar nossas diferenças e aprender a conviver melhor juntos!
Obrigado Laurino por representar o veganismo tão bem!
@Fabricadeveganos
Ricardo sempre muito coerente! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Parabéns!!!!
Que aula Ricardo 👏👏 sensacional. Sempre vale ressaltar que antes de se tornar vegetariano ou vegano é importante fazer exames e refazer sempre. Isso porque muitas pessoas já têm problemas de saúde antes mesmo de fazer a transição e acabam "culpando" o veganismo ao descobrir depois, estando vegano
Uma coisa interessante é que o Ricardo traz números, dados, pesquisas, casos e o churrasqueiro (que enfatiza ter sido obrigado a estudar para isso) traz "eu acho" atrás de "eu acho".
Talvez justamente pq o ideia de um seja “mudar os outros” ai precisa de “argumentos” e o outro fazer o que ele gosta e é bom pra ele…
@@Gastronomundi como seu comentário é baseado no "talvez" nem posso dizer nada. Só escrevi sobre o que vi. Abraços.
@@Sililucas você pode mais… fique bem
Veganismo não tem nada a ver com trazer "dados" é simplesmente tribo, que tem fetiche em mudar a realidade humana. Nós somos Onívoros, toda a história humana prova isso, querer mais dados óbvios que estes é só histerismo moderno.
@@SililucasO Sigma frio e calculista chegou...kakakakakaakakaka
Obrigada Vilela pela a oportunidade de alguém sábio falar sobre o veganismo. Seria legal também o Fábio chaves um ativista vegano. Que ensina a nos veganos a reconhecer alimentos que já estão no mercado que são produtos veganos que todos comem sem saber.
Esse eu também queria ver!
Não conhecia Ricardo Laurino. Ele é um cara muito inteligente.
Curti antes de assitir porque o Ricardo Laurino sempre arrasa.
Não foi um debate! Foi uma conversa muito produtiva e respeitosa.
Ent ♥️
Foi uma aula
Eu sou vegana (e ateia). Não assisti com medo de me estressar... mas agora, por causa do seu comentário, vou ver. :)
@@MarianaK , meu canal tem bastante recortes interessantes sobre veganismo e ateísmo.
@@ateuvegano me inscrevi! :)
N precisaria ninguém convencer ninguém, não querer a crueldade animal deveria ser natural das pessoas que querem o bem
Que bem? O bem de quem? Se você REALMENTE quer o bem de tudo que existe vire respiracionista. Outra coisa, a próxima vez que você tiver uma infecção, não tome antibióticos, deixe a bactéria se alimentar e se reproduzir na sua corrente sanguínea.
Esse comentário deixa claro o falso puritanismo vegano, quando afirma que são pessoas do "bem", ou seja, uma pessoa "melhor" do que as outras. Sendo que desconsidera que milhares de brasileiros não podem escolher o que comer.
@@gutierryheleno674 E ainda por cima desconsiderar toda a destruição da biodiversidade, ecossistemas, e espécies de animais silvestres ameaçadas envolvida na produção de VÁRIOS produtos veganos, como nozes em geral, leguminosas como amendoins e lentilhas, e todos, TODOS os óleos de origem vegetal, principalmente de oliva e de palma. Tudo para produzir "alimentos do bem".
para mim eh obvio: se vc mata e causa crueldade vc nao faz o bem, simples.@@gutierryheleno674
tudo isso eh desculpas para continuar causando o sofrimento animal@@Pazuzu-
Gostei muito, o Ricardo foi muito respeitoso. Vou dizer que tem que ter muita paciência por que não é fácil. Eu não teria a metade da paciência dele. Ainda mais com tantos argumentos e perguntas rasas/óbvias. 😅
Você é vegana?
Não, sou vegetariana
Vegana há 5 anos e foi a melhor decisão da minha vida!
Que bom, e eu comendo aquele churrasquinho enquanto assisto
Caramba, impressionante a quantidade de alimento para alimentar os animais que irão alimentar os humanos! Só não vê quem não quer! Está claríssimo! Parabéns Ricardo por ser tão objetivo e trazer dados tão importantes pra nós nesse encontro.
Queria ter um bate papo com o Laurino , porque iria aprender mto com ele.
Acho o trabalho dele sensacional e muito construtivo ❤
Ricardo como sempre dando aula de conhecimento, informação e educação para quem não tem isso!
Ricardo é sensacional. Foi a pessoa que mais me inspirou no veganismo. Que alegria ver ele levando o veganismo com tanta sabedoria e compaixão. Parabéns e obrigada por tanto Ricardo
Uma aula do Ricardo Laurino.
Vai ter react no seu canal?
Falta vc no podcast
Sim, foi excelente! Pena como sempre ter gente com a mentalidade de um feto nos comentários fazendo as mesmas piadinhas e comentários id10t4s!
Ricardo sempre dá um banho de conhecimento e bons argumentos, inclusive com questões científicas! 👏🏻👏🏻👏🏻
Ricardo Laurino foi maravilhoso, não foi um debate, foi uma aula!!
Aula de quê? De achismo e senso comum?
Assim, várias informações distorcidas! Por exemplo 01:09:00
Não é real essa informação, consegue-se produzir mais de 8 toneladas de carne por hectare ano!!!
@@Hugo_OStas viajando só pode , da uma pesquisadinha ai
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística , o brasil produz de 3 a 4 arrobas/hectare/ano
4 arrobas é 60 kilos
@@joardamamerican9701Isso é média de produção, não tem relação com a capacidade de produção! Áreas de pastagem degradadas com pouca capacidade produtiva tbm não seria produzido tanto feijão! Atualmente os bovinos possuem capacidade produtiva bem maiores, podendo sim chegar até mais de 8 toneladas por hectare!
O Ricardo é demais!!!! Parabéns!!! 🌱🌱🌱🌱💚💚💚
Ricardo sempre esbanjando simpatia, inteligência, bom senso, equilíbrio e disponibilizando informações indispensáveis para nossas decisões!! Também sou "omnívora" e escolho comer alimentos que não provoquem a exploração, tortura e morte de seres que sentem como nós. Digo que nasci vegana, mas fui mal informada. Comia produtos de origem animal, por acreditar que precisava. Mas, quando tive consciência de serem desnecessários e das consequências de nossas decisões do que consumir, meus hábitos se alinharam à minha consciência. Saúde e paz de espírito são o maior bônus por essa decisão. E o que menos falta na minha vida é o prazer à mesa, pois há infinitas receitas muito simples, muito saborosas, coloridas, nutritivas e muito baratas, com produtos vegetais. Sim, complemento B12!!
Os argumentos do Ricardo são excelentes, claramente a grande maioria dos abates são cruéis e desumanos , o ser humano é capaz de qualquer crueldade para benefício próprio , e hipocrisia quem tenta amenizar isso .
Os veganos fazem o mesmo só que fingem que não sabem. Ao se arar um terreno para o plantio se mata tudo que vive lá, sapos, cobras, minhocas e etc, triturados por uma broca ou pá de metal.
Meu avô cria gado e eu não consigo mais comer carne depois de ver o que eles passam.
@@Dis_is_fine eu não estou negando os fatos, sei que os animais são abatidos para que nós alimentemos deles. Mas dizer que o veganismo luta contra isso é hipócrita, não é pq vc não vê que não acontece, esse é o meu argumento.
@@diogomarangonArgumento furado
@@alexternes9460 é mentiroso?
Ótimo debate, pessoas educadas! Parabéns, Ricardo!
Verdade ♥️
muito bom ver isso, parece q somos humanos kkkk
Valeu!! Abs. Ricardo!!
Admiro sua maneira de se colocar, Ricardo. Acho você muito sensato, com uma oratória exemplar.
Parabéns mais uma vez.
Excelente bate-papo de alto nível, com muito respeito e bom-humor. Parabéns a todos! Papos esclarecedores sem forçação de barra, e sem disputas de egos
Debate de alto nível, Ricardo Laurino deu uma aula 👏👏👏
Ricardo arrasou! 👏🏽👏🏽
Argumentos lógicos, coerentes e sensatos.
Ricardo deu uma palestra! Sensacional como sempre!
Ricardo Laurino, sempre impecável!👏🏻👏🏻👏🏻💚🌱👊🏻
Ricardo magnífico! Se todos os humanos fossem iguais a ele, teríamos um planeta perfeito!!! Muito respeito por todos os veganos!!
Corrija aí a última palavra.
34:02 *MEL, etc... Declaração OFICIAL ! ! ! Cientificamente COMPROVADO: Neurocientista Canadense Philip Low & o britânico Stephen Hawking, físico e cosmólogo : Insetos SOFREM... 2012: "NÃO é mais possível dizer que NÃO sabíamos". TODOS OS ANIMAIS SENTEM DOR, SOFREM ( senciência - são sencientes - as mesmas estruturas cerebrais que produzem a existência de consciência em animais humanos TAMBÉM existem em outros animais, criaturas ). Conferência - DECLARAÇÃO de CAMBRIDGE ( a comunidade CIENTÍFICA RECONHECE que os animais * não * humanos são seres que SENTEM - e - que o animal humano NÃO é o único com estrutura neurológica a sentir medo e dor. Os outros animais também se paralisam diante da morte, sentem depressão, sentem terror, ficam aterrorizados, sentem pânico e entram em estado de choque diante da violência. SOMOS TODOS ANIMAIS* !
🐝 *MEL, etc. Declaração OFICIAL ! Cientificamente COMPROVADO: Neurocientista Canadense Philip Low & o britânico Stephen Hawking, físico e cosmólogo : Insetos SOFREM... 2012: "NÃO é mais possível dizer que NÃO sabíamos". TODOS OS ANIMAIS SENTEM DOR, SOFREM ( senciência - são sencientes - as mesmas estruturas cerebrais que produzem a existência de consciência em animais humanos TAMBÉM existem em outros animais, criaturas ). Conferência - DECLARAÇÃO de CAMBRIDGE ( a comunidade CIENTÍFICA RECONHECE que os animais * não * humanos são seres que SENTEM - e - que o animal humano NÃO é o único com estrutura neurológica a sentir med_ e d_r. Os outros animais também se paralisam diante da m_rte, sentem depressão, sentem terr_r, ficam aterr_rizados, sentem pânic_ e entram em estado de ch_que diante da vi_lência. SOMOS TODOS ANIMAIS* !
Como carne mas o Ricardo tocou em pontos muito pertinentes, o respeito da conversa me conquistou demais.
Caso eu tivesse algum nível de influência ou alcance provavelmente eu tentaria a transição, mas como meu consumo literalmente não mudaria nada nesse cenário eu me sinto mais confortável com minha hipocrisia isolada.
Mas sigo acreditando fortemente que em um futuro não muito distante o vegetarianismo é inevitável. Nossos bisnetos vão olhar pra trás abismados ao saberem de civilizações que se alimentavam de cadáveres.
Que isso meu bom vc é significativo nesse mundo. Sua decisão, sua ação impacta o mundo literalmente diretamente. Dá esse salto de fé, vai aos poucos, retira ao menos a carne uma refeição por semana, ai vc vai aumentando: Um dia inteiro como vegetariano, depois tenta 2 dias... E ai vai sentindo, mas não se diminua dessa forma não, e sua ação faz importancia pro mundo sim.
Pensar que nossas ações não impactam o mundo é um equívoco. Podem.parecer pequenas, mas nós sempre impactamos de alguma forma outras pessos com quem convivemos e que nos observam em.nossas atitudes. E assim, o que era um pedaço de carne a menos vira dois, que vira quatro... é assim boas ações se multiplicam e impactam o mundo.😊
É que como professor de estatística eu acabo trazendo muito disso pra todos os aspectos da minha vida. Apesar do discurso ser bacana, infelizmente, estatisticamente, minha alimentação de nada mudaria o cenário. Só o que vai de descarte no processo de perda natural já é ordens de grandeza o meu consumo familiar. Então infelizmente o estoicismo me faz mais sentido nessa situação.@@bichotambemegente8876
Existem coisas erradas que todo mundo faz e, realmente, um deixando de fazer, pouco será feito efetivamente. Mas a questão é a seguinte, EU não estou participando daquilo e minha consciência está limpa.
No caso, isso vale para QUALQUER coisa na vida. Ética é exatamente viver de acordo com aquilo que você considera certo ou errado, não importando o que os outros fazem. Se você fizer a sua parte, eu faço a minha e cada um faz a sua, aí as mudanças virão. Além do mais, existe o educar pelo exemplo. Podemos influenciar os outros, este é um poder que temos, mas muitos de nós ignora.
@@renato7999 Mas minha consciência não pesa. É uma cultura tão enraizada que não me toca nesse lugar. Minha análise foi completamente fria, tenho plena consciência de que seria o ideal mas não tira o meu sono principalmente porque não tenho o menor poder de influência.
Muito bom o debate....pelos comentarios vejo que o veganismo é um futuro inevitável.
Ricardo é sensacional! É sempre um prazer ouví-lo. Deu uma palestra e foi com classe!
Parabéns. Debate de alto nível. Respeito aos animais sempre.
A parte ruim do podcast é que acaba... poderia ter mais uma horinha aí. Mas de qualquer maneira, parabéns Vilela por dar voz a esse representante do movimento vegano, coisa que não aconteceu em outro programa em que o Ricardo esteve recentemente, onde mal o deixavam falar. Parabéns ao churrasqueiro também pelo respeito durante toda a conversa. Só achei que ele tem um posicionamento bem incoerente em relação aos animais, mas fazer o quê? Pelo menos foi respeitoso com o oponente.
Uma aula do Ricardo, enquanto os argumentos do carnistas só defendiam seu prazer, mostrando que quem come carne é realmente egoista.
os caras é fiscal de comida🤣🤣 se vc acha errado comer carne e é ser egoísta é so NÃO COMER,.e vice versa tb
@@keynielima1318 não é ser fiscal da comida, é ter empatia com outros seres que deveriam estar vivo. To cagando para oque vc come.
@@RFrancieli resumindo esta sendo fiscal, carne é comida e acabou, se vc nao come problema é seu tbm, so nao ver cagar regra q é errado, so oq faltava
@@keynielima1318 não estou cagando regra, tanto que estou cagando para oque vc come.. Eu não fui em seu comentário te encher... Vc que veio no meu.... Cada um 🤣🤣🤣🤣
@@keynielima1318 hahhahha pela sua foto deve ser de menor, e eu aqui falando com criança, vai brincar vai...
Estamos evoluindo para um planeta mais sustentável e respeitoso aos animais (espero que isso ocorra logo). Tenho certeza que será assim a cada nova geração. Tem pessoas que não se sensibilizam para o sofrimento dos animais vs o seu bel prazer.
Não vejo dessa forma não, acredito assim como o Ricardo falou que o veganismo está crescendo, o consumo de carne "infelizmente "tbm. Isso é acreditar que só o seu modelo de visão é o unico correto, A questão de se as pessoas que escolhem não comer carne são mais evoluídas moralmente do que aquelas que consomem carne é uma questão subjetiva e depende das crenças e valores individuais de cada pessoa.
Creio que é importante reconhecer que nem todas as pessoas que consomem carne estão desconsiderando o sofrimento animal ou são insensíveis a essa questão. Muitas pessoas estão cientes das preocupações relacionadas ao bem-estar animal, mas podem ter diferentes perspectivas, crenças e prioridades em relação à alimentação. É possível que algumas pessoas considerem outros fatores, como necessidades nutricionais, tradições culturais e disponibilidade de alimentos ao tomar suas decisões alimentares.
Vc não tá evoluindo m3rd@ nenhuma, e o mundo está prestes a se tornar um inferno novamente, tal como foram as décadas de 30 e 40 do século passado.
Coincidentemente , ontem fez 4 anos que não como carne, agradeço muito 💚💚💚💚💚💚💗💗💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚
Fabio Chaves só indica coisa boa, impressionante. Excelente episódio, meninos, obrigada pelo espaço dado ao Ricardo, ele aproveitou cada segundo 💚
Há 9 anos não como carne e há 6 anos vegana. Eu foi a melhor decisão da minha vida.
um dia vou migrar pro veganismo.. mas é difícil encontrar um alimento tão completo como o ovo e o leite... mas um dia essa necessidade vai bater na porta.. pois os animais são explorados igualmente para termos ovos e leite.
@@JulianCIem relação ao leite, temos usado o leite de aveia, que é mais caro mas em relação a sabor e consistência não deixa nada a dever pro leite normal. O melhor é o NAVEIA barista.
Sobre o ovo, acho que comprar de granjas que criam os animais soltos já é um grande avanço!
@@castrolima21 ele ta falando sobre nutriente animal
@@JulianCIPior q eu nem era chegado no leite quando eu tomava, me fazia meio mal, mas depois que eu descobri uma bendita receita de leite de amendoim, passei a amar. Eu fiz as contas e da mais ou menos 1 real o LITRO, e um pouco mais caso vc queira ele cremoso. Tem quem diga que não é bom pq tem bastante gosto do amendoim, mas convenhamos, ninguém toma leite de vaca pq tem gosto bom, todo mundo junta com alguma coisa, e o importante é que com café e com chocolate, fica igualzinho o do leite normal
Já na questão do nutriente, o leite não é a única fonte de calcio, basta um google pra achar algum alimento q tenha o sulficiente no lugar, já o ovo realmente é um cheat da vida sksk, mas nada que uma consulta com um nutricionista sério não resolva para que vc supra essa necessidade, se vc tem essa vontade, o caminho existe rs
Parabéns pelo debate, alto nível, respeito, educação, inteligência sem limites, isso foi também uma aula empatia 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
3 anos e meio vegano aqui.
A gente acaba se acostumando com a dissonância cognitiva dos outros, no começo é bizarro, mas infelizmente a gente se acostuma.
Vilela rindo de protesto com flores no mercado, mas a favor de protesto contra o cachorro morto no Carrefour. "Ah, mas ele foi criado pra comer", e que que isso muda PRO ANIMAL???
O outro compara frango com alface porque mata em 38-41 dias, mas ficaria horrorizado se alguém chutasse uma pombinha bebe (ou qq outra ave)...
É muita dissonância
Cara, eu sou veg há 11 anos e não consigo me acostumar com essa hipocrisia. Me finjo de surda. 😢
Concordo. É um sarro o povo se achar moralmente superior mas destruir o meio ambiente, estraçalhar pequenos roedores e répteis no processo de silagem, acabar com a biodiversidade e poluir a água com pesticidas e outros venenos só para poder comer tofu, azeite de oliva e oleaginosas todos os dias.
Dissonância cognitiva pega forte mesmo... e eu era um desses! As vezes me questiono que outras coisas a gente faz de mal e nem percebe
Ricardo: calmo, sensato e inteligente né. Uma aula. 🌱💚
Impressionante a desenvoltura do Ricardo Laurino. Engoliu o carnista, com humildade, conhecimento da verdade e inteligência "ilimitada". Mais uma discussão sobre veganismo que vai trazer muita gente para a causa vegana.
Ricardo mostrando que proteína vegetal é melhor pra crescer músculos no cérebro. Bruno mostrando que proteína animal entope as artérias, as veias e o raciocínio.
Proteína vegetal não é melhor em nenhuma situação.
@@diogomarangon ponto de vista de um carnívoro.
Bem observado, Alysson!
Oque entope as veias são óleos , margarina , quando a indústria dos óleos de algodão e outras sementes surgiu em meados dos anos 20 , o número de infartos disparou , pesquisem sobre isso ,
sério porque os japoneses vivem muito mesmo não sendo vegano 🤔
Caraca o Ricardo mandou muito bem! Muitos bom os argumentos
Vilela, por favor traga mais veganos no podcast!
Vc não tem pena das plantas, vcs veganos deveria ser condenados a prisão perpétua!
Porquê vc não se alimentar de luz, assim não machuca nem as plantas nem animais?!
Trazer pra quer? Pra fica defecando pela boca falando abóboras? Me poupe . Ser humanos veganos São tão fracos e inúteis
@@esperienciasinsanas você já viu planta gritando e tremendo de medo? Porque os animais ao serem abatidos mostram claramente que estão sofrendo.
@@henriqueneves_93 já sim, meus pais tinha granja de frango, eu mesmo passei a minha adolescência matando frango, acho que pra comer não tem problema!
@@esperienciasinsanas olá! então, o que eu me refiro é a criação em massa de bilhões de animais, que vivem a vida inteira em lugares fechados e apertados, sofrendo maus tratos, pra no final se encaminharem pra uma morte dolorosa.
Gente esse vegano arrasou, o outro apenss usava argumentos egoistas e crueis, gostei muito do debate
A dificuldade das pessoas em entender que nós veganos e vegetarianos fazemos comidas com nome e forma de carne para não ter mudança brusca na transição da alimentação das pessoas que estão começando e até querem espalhar ao mundo que é possível manter tradição com uma opção mais saudável.
Deixei de comer carne porque não aceito mais que alguém morra pelo meu prazer. Mas eu comeria sem problemas um bife "clonado". Sei que muitos se tornaram veganos ainda gostando de carne, mas incomodados com a situação dos animais.
@@renato7999 Perfeitamente, eu comeria sem problema.
Parabéns, Ricardo! Brilhante como sempre!! 👏👏👏
Muito bom ❤
46:48 "NADA JUSTIFICA A VIOLÊNCIA" ............NADA MESMO? Quando abate o animal ,isso não seria violência?
O cara e vegano e nem sabe.😂😂😂😂😂
E os animais que são mortos qdo se ara o terreno para o plantio?
Valeuuuuu!!!!
Maravilhoso! Ricardo laurino como sempre muito coerente.
Parabéns Ricardo Laurino ! Você brilhou ,deu uma aula maravilha!
Ricardo, vc é inspiração. Exemplo de ser humano. Argumentacão e educação impecável. Gostei da educação do Panhoça, debate maduro 💚🌱
Ricardo Laurino maravilhoso como sempre ❤🌱
Laurino tá de parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼
Valeu.. tmj!!
A comida vegana é tão gostosa e saudável 😊 e não existe sofrimento. No paraíso todos seremos veganos❤
Você é TJ?
Realmente no paraíso seremos todos veganos
Sinto informar, mas existe MUITO sofrimento. E paraíso não existe, só na cabeça de alguns deslumbrados.
O ser humano não é herbívoro. É onívoro. A nossa natureza necessita de carne. Quem não come carne, tem que repor B12. Se não houvesse a necessidade da carne, não precisaria desse suplemento. Não há como negar isso. Em segundo lugar, sou cristã e Jesus comia carne. Ninguém é melhor que Jesus Cristo. Ele mostrou o que é certo e o que é errado. Se ele comia carne, eu sigo o exemplo do meu Senhor.
Deus abençoe a todos. Não voltarei mais para discutir esse assunto.
@@Pazuzu-Não tem como você afirmar que o Paraíso não existe só porque você ainda não o conheceu. Pode ser que quando você morrer, você perceberá que sua alma é eterna e que existe Paraíso e inferno. Ou talvez, você estava certo e não exista nada. Mas você NUNCA pode ter certeza disso. A certeza virá depois da morte. Não sejam soberbos. A opinião de vocês não prova nada. É apenas uma opinião. Os ateus e os veganos são muito radicais.
Você disse bem... No Paraíso seremos veganos. Mas por enquanto estamos na Terra e aqui precisamos comer carne. Até Jesus comia carne. Não somos melhores do que Cristo. Se você crê na Bíblia, já percebeu que lá, Deus nos diz que devemos comer carne. Fique com Deus.
Ricardo sempre incrível, não arreda o pé nunca
Ricardo MARAVILHOSO! educado, bem informado, uma aula. Parabéns
Mano ate arrepia vendo esse vegano falar. Que aula boa
q papo estranho brother kkk
Pelo visto curtir um enroladinho vegana né
Caramba! Estava tão educado o debate que quase que eu achei que fosse combinado, mas quando o churrasqueiro falou do "foie gras"
fiquei de queixo caído.
Muito bom esse debate!
O próximo tem que ser FABIO CHAVES VS RICHARD RASMUSSEN
Hahahahahahahah
seria épico dms
O carnista descreve a crueldade que se faz com os frangos de um jeito como se nao fosse nada de mais.
Não vejo dessa forma não, acredito assim como o Ricardo falou que o veganismo está crescendo, o consumo de carne "infelizmente "tbm. Isso é acreditar que só o seu modelo de visão é o unico correto, A questão de se as pessoas que escolhem não comer carne são mais evoluídas moralmente do que aquelas que consomem carne é uma questão subjetiva e depende das crenças e valores individuais de cada pessoa.
Creio que é importante reconhecer que nem todas as pessoas que consomem carne estão desconsiderando o sofrimento animal ou são insensíveis a essa questão. Muitas pessoas estão cientes das preocupações relacionadas ao bem-estar animal, mas podem ter diferentes perspectivas, crenças e prioridades em relação à alimentação. É possível que algumas pessoas considerem outros fatores, como necessidades nutricionais, tradições culturais e disponibilidade de alimentos ao tomar suas decisões alimentares
Exatamente! Justamente quando falamos em necessidades nutricionais e disponibilidade de alimentos, nada mais lógico do que adotar o veganismo.
@@SoniaMaria-ww5gr nem vc acredita nisso, quem come carne pode comer tudo que o vegano come além de alimentos que veem de origem animal.
@@OtavioLuizGamaFilho, não se trata de acreditar, mas de ver os números. Gasta-se, em média, 10 vezes mais terra, 10 x mais água e 10 x mais energia para produzir produtos de origem animal do que para produzir vegetais. De acordo com o Prof.Luís Marques ("O decênio Decisivo"), 79% das terras agricultáveis são usadas para a pecuária (pastagens e ração animal), e os cultivos agrícolas para humanos usam 21% dessas terras. Enquanto isso, 750 milhões de pessoas no mundo passam fome. Não é uma questão individual!! Uma alimentação 100% vegetal, como explicou com tanta didática e elegância o Ricardo, fornece TODOS os nutrientes que precisamos. Não fosse assim, eu estaria tecnicamente morta, pois sou vegetariana desde os 20 anos e não como nada de origem animal há 9 anos. Aos 64 anos, não tenho nenhuma doença e nenhuma deficiência. Complemento a B12 e tenho uma alimentação natural e colorida. O que vejo, entre familiares e amigos, que "comem de tudo", é o contrário! Infelizmente, pois muitos poderiam estar vivos ou muito mais saudáveis, se tivessem informações sobre o que é necessário para termos saúde.
Isso acontece pois nós acreditamos que o animal está para nos servir.
Ricardo Laurino sempre nos dando orgulho! Obrigada por levarem um cara tão inteligente e sábio! Ele é sempre muito atencioso com todos e de uma simplicidade admirável 💚
Eu como carne, mas é inegável que a aparência e a disposição do vegetariano geralmente parece mais saudável, pode ser porque quem tem esse estilo de vida da geralmente tem dinheiro pra sustentar a alimentação e a aparência, mas que eles aparentam ser mais saudáveis isso é verdade.
Mandou bem como sempre, Ricardo Laurino. Parabéns 💚
Conclusão do papo:
O único sentido no consumo da carne atualmente é simplesmente pelo prazer gastrônomico, pq de resto não faz mais sentido.
Muito interessante o papo!
Não faz sentido pq?
Porque não precisamos de nada de origem animal para termos comidas gostosas, nutritivas, baratas e variadas.
@@diogomarangon ela é totalmente dispensável na dieta, serve apenas pelo prazer gastronômico
@@PiRiPoPe não é o que diz a ciência.
e eu vegano teria desprazer gastronômico...
Como faz para ter clones de Ricardo Laurino espalhados pelo mundo? Responder ponderado a comentários do gênero do prazer sobre comer fois gras, pra citar um dos piores, que crueldade é um conceito relativo, olha... Admiro demais. Uma aula magna sobre veganismo, sobre a escolha de ser gentil com o outro e com os animais, sobre o ser humano poder evoluir, poder melhorar. Bravo, Ricardo!
Uma conversa construtiva cada defendendo seu ponto sem desrespeitar a posição do outro quem dera se todos os "debates" fossem assim parabéns aos convidados!!!!
Que bate papo interessante, ninguém encheu saco de ninguém e os dois defenderem seus estilos de vida.
Opa! Ricardo Laurino é muito gente boa. Quero ver esse podcast.
Esse vegano é gente boa. Parabéns pelo debate.
Opaa. Valeu! - Ricardo.
Opaa. Valeu! - Ricardo.
Ricardo como sempre muito coerente e educado. Você é um orgulho para o movimento vegano brasileiro ❤️🌱
Que debate ótimo. Pela primeira vez escuto um debate até o final. Achei bem edificante!
"Se a morte tem um gosto é de melancia grelhada".. o mano literalmente faz churrasco da morte e adora, como ele ta tentando usar a morte como referência pra um gosto ruim, se ele é viciado no gosto da morte?
Essa questão cultural é forte. Minhas filhas muitas vezes não querem comer carne. E eu sempre fiquei preocupada de a falta de carne, afetar a saúde delas. Falta conhecimento, de neste caso, o que oferecer para manter uma qualidade nutricional.
Quem nunca viu os pais brigarem com os filhos por quererem só comer o arroz e feijão. 🫠
O livro Alimentação Sem Carne do Dr. Eric Slywich é uma excelente referência... recomendo procurar um nutricionista apto a planejar uma alimentação vegetariana pra te ajudar..
Eu não como nenhum legume/verdura/fruta, e não me vejo sem comer carne, mas esse Ricardo Vegano aí foi foda nos argumentos e da vontade até de ser amigo dele.
Escorbuto manda lembranças kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
46:48 "NADA JUSTIFICA A VIOLÊNCIA" ............NADA MESMO? Quando abate o animal ,isso não seria violência?
O cara e vegano e nem sabe.😂😂😂😂😂
Nssa, saúde ta em dia em amigo
Deve estar com problemas de saúde então.
@@nicolasgarcia2690 tô bem demais. Ainda jogo futebol 3x por semana, basquete 1x...
Parabéns por trazer o Ricardo da SBV para ter esse papo muito instrutivo, educado ... Adorei!!!
Parabéns Ricardo! 👏🏻🌱
Namoral... o cara que comer aquele prato com o coitado do ganso... é um monstro apenas
Sou vegetariana e detesto isso até nunca
Como todo tipo de carne, mas esse aqui eu não como pelo crueldade
Ricardo deu aula! Os outros dois estavam ali só pra zoar e falar besteira... O churrasqueiro mostra bem a limitação e a incongruência de pensamentos de uma sociedade doente.
Ahhhhh laaaa o vegano top. Sempre com a “superioridade”.
Tá bom anêmico, vai lá
@@iagorodrigo6134 tu nem me conhece hahahaha internet cheio de generalistas como sempre hahahaha
@@Gastronomundi ainda bem que você sabe hahahaaha brincadeira! fica em paz ;)
Além de ter que ter argumentos sólidos, com base em muito estudo, o vegano precisa ter inteligência emocional. Qualquer debate com carnistas, ou eles vem debochando, ou vem agredindo. Não existe debate argumentativo, no verdadeiro sentido da palavra.
50 anos c essa aparência já mostra os benefícios do veganismo!
sim o que o diga a Rita Lee
@@heitorsaldanha3125 Ela nem bebia e nem usava drogas, né...
Come carne escondido, igual aos "veganos" do RUclips!
Tem uma mulher Koreana famosa que tem 60 anos e parece ter 30, ela come carne 🍖 até carne de cachorro 🐕 😂😂😂😂 só dá um Google que vcs acham 😊
Pronto
Laurino palestrando com muita inteligência, respeito e clsse
Ricardo, parabéns pela lucidez 👏 e olha que não sou vegana
QUE AULA MARAVILHOSA!!! MUITO OBRIGADO!!! 💚🙏🙇🏻♂
Nunca vi um argumento capaz de invalidar o veganismo. Explorar animais em 2023 é totalmente desnecessário e arcaico. É mito dizer que o ser humano precisa de carne.