Que incrível esse teste !! Paula, que rico você contextualizando a gente, siiiim, mostre seu lado historiadora e principalmente conta um pouco da região da Andaluzia. Não tem como não admirar seu trabalho e a sua pessoa, amei essa miscigenação toda. Que vídeo rico! Amei muito
Joiceleme a Mulher desse video, Ela Nao e Nada Miscigenada, e bem común para Europeus terem a mesma a mesma porcentagen de Dna compartilhado que ela!!!! Ela 75% Ibérica, 7.5%Leste Europeu incluido Russia, 10.2% Norte Africana ou seja 10.2% de Arabia/Mediterranea, Extremamente Típico de Europeus Espanhois e Portugueses, Ja os os 6% Africana do Oeste nao e tao Difícil de encontrar en Europeus e os 1.2% America Larina-e Central sao ainda mais comuns.
Interessante esse estudo do DNA. Também muitos judeus sefarditas fugiram da inquisição portuguesa para o Brasil e foram inicialmente para o nordeste e depois para Minas Gerais.Fazendo sua árvore genealógica no Family Search você vai obter muito mais informação. Obrigado por compartilhar sua história.
11:11% è porque não tem amostras o suficiente dos indígenas do brasil, aí o algoritmo desloca-se para os países que fazem mais testes, no caso os estadunidenses onde a comunidade mexicana é grande.
Portugal e Espagne tivemos mais de 800 anos sobre dominio de Arabes Syrianos e Mouros, sobretudo Berbères do Marrocos e se chamava Al - Andaluza/zia ,de onde sâo uma parte de meus ancestrais, e Medio Oriente ,Felicidades para si
Bibi Durante muitos anos, a Península Ibérica foi habitada por muitos muitos povos, os Iberos deram origem ao Povo Portugues e Espanhol que depois se misturou com os que viram depois, a parte portuguesa além de todos, prodominava mais os Lusitanos, por isso se diz que os Portugueses são Lusos. IBERO + Visigodos, Celtas, Celtiberos, Lusitanos, Fenícios, Gregos, Cartagineses, Romanos, Bárbaros Muçulmanos, etc
Na época árabe, não haviam portugueses. Portugal como país só surgiu muito mais tarde. O que haviam era os antepassados dos atuais portugueses, os lusitanos, povo de mistura ibérica (indígena da Península Ibérica) e mistura celta. A esmagadora maioria da população permaneceu cristã, mesmo sob domínio muçulmano. Os muçulmanos era um elite minoritária e com poder (por isso Portugal e Espanha não falam árabe hoje em dia nem são muçulmanos).
Não podemos esquecer que no norte da África existe os beberes, e eles estavam juntos com os árabes em Portugal, e depois alguns retornaram para o norte da África após a reconquista. Na Argelia,até hoje os povos beberes lutam para manter sua história, língua e cultura viva.
Eu sempre tive curiosidade sobre esses testes, principalmente que não sei muito sobre minha família paterna e a materna são todos de Pernambuco. Eu fiz o meu teste faz um tempo, quando vi o resultado fiquei muito surpreso, pois só faltou Oceania. Europa 57,9% Ibérico 32%, italiano, irlandês, escocês e galês, judeu, finlandês e leste da Europa, depois 19% América Central e do sul, agora do sul pega a parte Peru, Chile, Bolívia, Argentina, África 14,5% sendo norte da África, desde Marrocos até o Egito e um pouco de Nigéria, 3.9% Ásia Central, 3% sul da Ásia e 1,7% Turquia, Iraque e Irã.
Ahlan eu aconselho você colocar seus dados brutos no myheritage, o Meu DNA ele da um resumão, porém você pode descobrir mais no Myheritage. Se precisar de ajuda será um prazer auxiliar.
a menina tem pràticamente o mesmo DNA q eu,q nasci em Portugal e tenho 25% deJudeu,àrabe,Celta,Leste europeu e sei là q mais kkk issò prova q somos o mesmo povo separados pelo océano.Salam Maleikum
Adoreiii✨✨✨ "Vou fazer esse teste 📊 Minha avó, mãe do meu pai ( os 2 já falecidos).. Me contou que o pai dela foi filho de escravos, e ele nasceu livre com nova lei da época;; ele se casou com uma índia que era mãe da minha avó paterna!!" Enfim quero saber qual etnias eu tenho no meu DNA, e também da 🌳 biológica da minha família!!!🙆
Também me assustei com meu teste! Quem é Cigano geralmente sabe que é, pois está na nossa herança. Maior parte da minha genealogia é Cigana também. Esperava ter uma grande porcentagem indígena sulamericana, mas olha que engraçado, minha Ancestralidade indígena é Andina do povo Aymará (o que mais expressa no meu RNA, depois da ancestralidade européia cigana). Tinha até porcentagem egípcia, também da Península Bálcã e Europa Ocidental (o que, conversando com historiadores e ciganos, consegui identificar uma nação específica chamada Sinti rromá, que migraram do oriente para França, Alemanha e Países Baixos. Isso me levou acreditar que meus ancestrais chegaram aqui fugindo do holocausto cigano). Do árabe até o andino. Foi um susto danado, mas tudo se encaixou perfeitamente com a minha tradição religiosa. Tudo está conectado em pachamama.
Há cerca de 2 anos escolhi o teste de ancestralidade Meu DNA e fiquei surpresa por dois motivos: quase que ficaram empatados as proporções África, Europa, Asia; a proporção América (indígena) foi baixa, o que pelo conhecimento do meu antepassado me fez acreditar que os marcadores destes bancos de dados de DNAs são incipientes no que se refere à estes povos nativos. Mas a surpresa mesmo foi ter vindo explícito no teste que tenho 27% de Palestina. Levei um susto pela coincidência, pois o primeiro país estrangeiro que quis e fui conhecer foi Israel, tb indo conhecer a parte Palestina. É bom frisar que este teste para nós mulheres só fica ns linhagem mitocondrial, isto é, a materna das mulheres, pois somos XX. Estes testes para os homens acabam sendo mais completos pois tb pega a linhagem paterna.
Olá professora,gostaria de uma orientação. Fiz o meu teste pela Genera,e meu resultado deu...35% África,até ai blz! 10% América central e Amazônia. Achei que desse um pouco mais! Agora,ai vem minha supresa. 55% Europa,sendo que 38% Europa oriental,9% iberia,4% sardenha,3% balcans ,2% Italia,2% basco. Minha surpresa reside no fato de que,até onde eu sei minha família materna é oriunda da Bahia. Que na lógica a Iberia seria predominante. Porém no meu caso não foi tanto assim. Como posso decifrar historicamente está migração?
acredito que possa ser relacionado com os ciganos do leste europeu que ela falou no vídeo, já que aqui na Bahia há muitos ciganos (embora a maioria sejam do grupo Calon, alguns podem ter DNA de outros lugares devido as migrações). Além disso, no século passado, alguns poucos poloneses se estabeleceram em locais do interior do estado e alguns eslavos vieram para Salvador (tive um vizinho que era um judeu russo) um bom exemplo disso é Aleixo Belov.
Ahhh que vídeo TUDIBÃO! Deixa eu compartilhar meus achismos aqui! - Meus bisavós são imigrantes: Portugal, Espanha e Itália. Minha avó paterna dizia que a bisavó dela era escrava (das últimas leis antes da Aurea) e que também tinha ancestrais indígenas. Da parte da minha mãe, até onde sei eram massivamente europeus. - Minhas conclusões: certeza de eu ter sangue europeu e já puxando pros africanos pelos mesmos motivos que o seu e o de tantos brasileiros 😂 - Acho que tem até francês na minha linhagem, afinal, sou de São Vicente, primeira cidade do Brasil, onde tem histórias de vários degenerados europeus antes da expedição de 1532 de Martim Afonso de Sousa. - Se eu não tiver sangue indígena, mordo meu dedão do pé porque boa parte dos meus ancestrais (paternos) é caiçara: sangue do Cacique Tibiriçá tem poder 😂😂😂😂 - A comunidade libanesa da baixada santista sempre dizia que eu tinha cara de síria (de uma região que esqueci o nome). Já quero fazer o teste hahaha!
Eles são estimativas, eles usam marcadores genéticos, para alguns povos europeus é mais preciso, mas para povos indígenas, africanos, eles não têm tantos dados genéticos. Se você fizer um teste por uma empresa e depois outra, dá uma certa diferença nas porcentagens.
Olá, cara Paula. Este caso da América Central pode ser um erro no *algoritmo,* já que além de serem mto parecidas (vc deve saber com ctz) essas populações, o algoritmo dessas empresas comerciais de DNA ainda precisa de mto refinamento e maiores amostras e de mais populações do mundo. Um grande abraço. (Mta gente e etnia ficou de fora dessas amostras, mesmo as de empresas de maior qualidade como o 23&me e Ancestry) (Sugiro vc baixar os dados brutos e subi-los em outras plataformas para *comparação* )
Olá! Descendentes de mulçumanos ainda são mulçumanos?? Até porque também a minha irmã mais velha fez um exame de saliva que deu 45% oriente médio e o resto do DNA 5povos europeus em proporção diferente um do outro e um asiático que é indi no nosso caso, e os europeus são os, ibérico, italiano, francês, belga, indígena, africano, indi, nesta mesma ordem de maior para o menor. Também omos filhos do mesmo pai e mesma mãe!
Muçulmano é qualquer pessoa que siga a religião islâmica. Não precisa ser árabe pra ser muçulmano, nem precisa ser muçulmano pra ser árabe. Mesmo sendo 45% do Oriente Médio, ela pode ser descendente de árabes cristãos por exemplo. Mas, se um dia ela estudar sobre o Islam e decidir ser muçulmana, pode facilmente se converter e se tornar muçulmana (como eu mesma fiz há muitos anos)
Mais porém, muito provavelmente você pode ter sangue de Judeu. Por ter ancestralidade Ibérica, aonde maior número de Judeus sofreram a inquisição católica.( Espanha e Portugal), somos conhecidos como Judeus Anussim e Sefarditas, e/ou Sefaridi.
Sim, mas a inquisição teve o foco a feitiçaria, homossexualidade e o protestantismo, não vocês Judeus, aliás vocês sempre ficaram na de vocês, com todo o respeito. Realmente teve Judeus que foram prejudicados, mas a quantidade foi relativamente baixa, não é a toa que quase nem há comunidades judaicas pela Europa e os sefarditas mantiveram em pé durante esses tempos.
...👳🧔🤔☝🏻📚🎓✨ Eu gostaria de dispor o elogio a curiosidade das suas origens,mas receio que seria interessante trazer a apreciação como poderia ser bem percebida a origem Genealógica do ser humano, inclusive à luz da religião. ... No Alcorão,pelo pouco que conheço,sendo um novo Muçulmano, e ainda,tendo pouco ambiente para confabular sobre muitos aspectos percebidos, existem muitos possíveis rudimentos que estejam contidos, nas regras naturais que são regidos estes termos de ancestralidades. ... Há uma confusão entre Genealogia e Eugenia,e a etnia dos povos ,por vezes, cria um choque cultural,que estabelecem comparativos,e colocam em dúvidas a qualidade dos segmentos, especialmente quando é percebido o engajamento tecnológico ofertado particularmente de cada um,e, por associação,é possível que isso seja projetado em um molde de aparência. Algumas pessoas usam isso para subestimar modelos,e ,os fiéis de uma religião como o Islã,e também o Cristianismo,já que Jesus é reconhecido pelo Profeta Muhammad,devem combater qualquer preconceito subentendido a um raciocínio que se conduza dessa forma. O que é importante entender,é que o cuidado pelo mapeamento desse aspecto Genealógico,que sirva de referência em uma relação espiritual da manifestação divina no corpo,e nas aptidões,que são possíveis de serem elencadas em um desenvolvimento percebido em sua adjetivação. Portanto,para o religioso,e sua percepção ,a Genealogia é um resgate de sua divindade pessoal,no entendimento da referência de sua ancestralidade servir de norteio a uma possibilidade própria percebida,ou uma projeção desses resquícios que possam ser remanescentes,na maneira que possa se compreender em sua espiritualidade. ruclips.net/video/GClXEu0Nvs0/видео.htmlsi=AxKJg-rMWsudhc4O Salam! 😃😉👳🧔☝🏻👍🏻🙏🏻📖🕋🕌📿✨ ruclips.net/video/eBIZFcHdpuU/видео.htmlsi=xUpHJZP164InEoZk
me supreendi também, eu fiz o da genera, eu não tenho NADA de indigena do Brasil e nem árabe (o que as pessoas sempre acham, pois eu AMO culinária árabe e a música e sempre associam isso com eu sendo árabe), ali da America Central tenho uns 3% igual a vc! de repente temos um parente em comum láaa trás, já que meu pai nasceu em MG😂😂😂 orgulho de ter um pouquinho de mineirice (?? isso existe) no meu sangue! adoro mineiros, um dia quero conhecer esse estado tão incrível!
Norte da Africa e Berberes nao e Arab, gente tem povo que esta guardando lengua origem e tem povo que perdendo e esta falando sotaque Darija e uma mestora de lenguas. 10 porcento Berberes DNA
Uái! Então tú é mineira tumem sô 😅 Se me ver conversando nos Hellotalks da vida vai dizer! 👉🏻 Mineiro 😂 pior que num sô! Sou só descente kkk mas gosto muito da Mineirada! E, legal saber que tú se converteu a Deus, através do Islam... É uma experiência bem interessante... Imagino...
Não é surpresa aparecer DNA marroquino entre os brasileiros geralmente entrelaçados com portuguêses, principalmente se você for da família Pinto eu tenho esse DNA. Surpreso fiquei mesmo foi ter DNA húngaro mais de 15% incluindo a Sérvia,DNA de bisavô,depois eu descobri, inclusive meu avô era muito alto e louro, mais de 1,80cm e sou nordestino
Infelizmente n acredito mais nesses testes, fiz na genera e my harinumsei oq, os resultados foram bem diferentes, fui ver hj o da genera e tiraram 3 ancestralidades minha e dividiram mais, antes as minhas maiores ancestralidades eram 15% britânico e 15% ibérico, aí eu vi q a tribo celta tbm foi pro lado do reino Unido e joguei tudo pro lado ibérico, agora vem eles e me falam q sou 38% Europa ocidental e 9% ibérico, AAAAAAAA PELO AMOR DE DEUS!
Árabe é basicamente quem fala a língua árabe, não é uma raça ou um grupo homogeneo geneticamente. Por isso, o mais adequado ao se referir ao norte da África é pelo nome Magrebe (você tem um percentual magrebino). Mas o que é mais importante você saber é que esses dados apresentados representam parentesco com pessoas dessas regiões, e o que te pode surpreender é que estas localidades estão completamente relacionadas com a diáspora dos judeus sefarditas. Sefarad é o termo hebraico para a Península Ibérica, mas por extensão ele agrupa todos os judeus que tem raízes nas regiões de domínio islâmico, desde o Oriente Médio até Alandaluz. Essa comunidade foi forçada a se converter ao catolicismo em 1492, na Espanha, sob pena de exílio. Aqueles que obtiveram mais condições financeiras (e os que eram mais jovens) acabaram fugindo e se fixando em regiões como a Holanda, Balcãs, Magrebe e Império Turco, além das Américas. E o seu DNA mantém relações com todas as regiões de andanças tradicionais de judeus sefarditas. E sim, você tem muitos traços "árabes", na verdade são traços que antigamente chamavam de "armenoides", de acordo com a antiga classificação racial da humanidade no século XIX. Esses traços são compartilhados por onde quer que tenham se estabelecidos pessoas cuja ancestralidade remonte ao Levante, como é o caso dos Judeus e dos árabes "sírio-libaneses", assim como do Magrebe (pois a região foi ocupada inicialmente pelos Cartaginenses, populações vindas originalmente do Levante). Assim, sírios-libaneses (arameus), judeus e samaritanos, iraquianos(caldeus) e magrebinos apresentam todos os mesmos fenótipos que alguns identificam como "árabe". A população árabe de fato (isto é, que tem origem na península arábica) apresentam semelhantes fenótipos armenoides, porém mesclados com elementos negroides, uma vez que historicamente eles controlaram o tráfico negreiro a partir da Etiópia e que se expandiu pelo resto da África subsaariana durante milênios.
A Búlgaria é o país que mais tem ciganos.... E os ciganos têm no mundo inteiro... No meu teste deu Bálcas regiao da Grecia, Bulgaria, Macedonia, etc, pensei nos ciganos...
pesquise...pelo menos têm 5 ou 6 vezes mais ciganos que na Bulgária...devido a terem sido escravizados na Roménia enquanto que outros se foram movimentando de lugar para lugar...ontem fiz meu teste de DNA pelo MYHeritage chegou em 4 dias aqui em Portugal o kit...hoje já enviei para o endereço que me deram que é na Alemanha...vamos ver...curiosa! Fiz a minha árvore genealógica ao longo de 3 anos da parte paterna e cheguei a 1680...pelo que percebi no site MYHeritage quando é pedido feminino é a parte materna que conta...
Minas, especialmente a Zona da Mata, recebeu muitos imigrantes romani (ciganos) dos Bálcãs (Sérvia em especial) no fim do século XIX. Tenho 12% de DNA da Bulgária nesse mesmo teste e desconfio que possa corresponder a esse contingente romani.
Eu receio que se fizesse o teste não encontrariam minha origem. O Reino ao qual pertenço não é deste mundo. Sou um peregrino, e busco por uma cidade. Tal cidade cujo artifice e construtor é Deus. A qual cidade também buscava Abraão. Onde há justica e equidade. Onde o Amor reina e a Justiça folga.
Sou português e partilho com a Paula os genes Ibéricos cerca de 80% ... norte África berber 10% e cerca de 5 % de Itália e 4% Inglaterra....vai que somos primos kkkkkk
Não seria problema nenhum pra mim, nenhum mesmo. De forma semelhante, nasci e fui criada em uma família cristã. Quando cresci e busquei mais conhecimento, vi que o islamismo era a religião que mais fazia sentido para mim e me converti. Seria a mesma coisa se eu tivesse nascido judia ou em qualquer outra religião.
Confusão completa: os povos do norte de África não são todos "árabes"... Na verdade, a maioria é berbere/Amazigh... E não, os povos que viviam subjugados pelos muçulmanos, não viviam em paz... No primeiro ano de conquista, os mouros terão raptado e levado para o norte de África, cerca de 60.000 mulheres Contra a sua vontade! E os cristão e os judeus eram dhirmis, condenados a pagar um imposto que os muçulmanos não pagavam... Se se converteu, não sabe metade da história da sua religião...
Concordo plenamente que há grande diversidade étnica no norte da África, e nunca disse que todos eram árabes. No entanto, é importante frisar que a identidade árabe foi amplamente difundida durante a expansão islâmica no norte da África, e também vale lembrar que ser amazigh ou árabe não é mutualmente exclusivo, já que muitas pessoas se identificam com ambas heranças. Em segundo lugar, Al-Andalus é sim citada pela maioria dos historiadores como um momento dourado de convivência interreligiosa, com momentos isolados de guerra de motivação não religiosa, mas sim territorial. E sim, cristãos e judeus pagavam um imposto que além de ser super baixo (equivalente ao zakat que muçulmanos tem que pagar obrigatoriamente, que é 2,5% de renda líquida anual - dessa forma, todos pagavam, tantos muçulmanos quanto não muçulmanos), bem equivalente à impostos que pagamos hoje em dia, o custo de se manter um império. Além disso, em contrapartida eles ganhavam proteção (não precisavam se alisar ao exército como os muçulmanos), tinham liberdade de culto e autonomia em várias questões comunitárias, como tendo cortes de julgamento próprias (não passavam por julgamentos islâmicos). Era uma prática extremamente avançada em termos de igualdade pra época - em outros contextos históricos, como na Europa medieval, a perseguição, expulsão e extermínio de judeus e muçulmanos eram práticas extremamente comuns - aliás, até mesmo de outras minorias cristãs que foram dizimadas ao longo da história, como os cataros (albigenses), valdenses, hussitas,lollardos, bogomilos, ortodoxos na Europa Ocidental e tantos outros que me fogem a memória imediata.
Não entendi sua colocação , eu sou seguidor do Judaísmo e estou feliz assim , minha fé está mais completa inclusive no livro de Isaias e Daniel está escrito sobre o filho e não abro mão dessa verdade.
Jesus Cristo disse,: eu sou o caminho a verdade e a vida ninguém pode ir a Deus se não aceitar jesus Cristo em sua vida está escrito em João 3:16. E lá no céu é só adoração não tem casamento no céu procure ler a bíblia e serás salva.
@@hatakewinchester711 o único livro reconhecido no mundo como sagrado que eu saiba só tem a bíblia exame ela e verá que ela fala de um único e verdadeiro Deus que Deus se revelou pra o homem. Leia ! Já leu a bíblia ? Tenho certeza que não.
@@PatriciaSantos-re8ts cada religião tem seu livro sagrado os judeus o torah deles os mulçumanos o alcorão vocês cristão a bíblia e isto é a verdade de cada UM religião é cultura você não pode querer fazer os outros acreditar no teu livro pois os judeus e mulçumano acredita no deles assim como VOCE ACREDITA NO SEU
@@hatakewinchester711 a torah que eu saiba é o antigo testamento da Bablia, o alcorão é uma mistura que Maomé fez do resumo do que ele entendeu da Bíblia então é sim a bíblia a única em todo mundo e principalmente pra os cristãos ela é completa vai do antigo ao novo testamento.
@@hatakewinchester711 não pode colocar na conta de Deus a responsabilidade é de todos observar a bíblia. Jesus disse conheceres a verdade e a verdade vos libertará. No outro ele disse eu sou o caminho a verdade e a vida e ninguém vai a Deus se não crê em mim ( Jesus) João 14:6. A mas o livro mas adulterado é o de vcs. Porque o guia de vcs fez o resumo do que bem quiser do que entendeu do torah que é dos judeus.
@@PatriciaSantos-re8ts Mas nem mesmo os muçulmanos se opõem a isso. crermos em Jesus e em sua mensagem de monoteísmo e arrependimento (João 17:3 e Lucas 5:32),
Muito interessante! Mas como historiadora, você sabe que não podemos olhar com visão moderna para o passado. Quando você fala sobre os escravizados, que é apenas um eufemismo para escravo. Apenas uma forma bonita e politicamente correta para se referir às pessoas que foram capturadas e obrigadas a trabalhar forçadamente. Para eles mesmo não faria qualquer diferença entre escravizados ou escravos, o sofrimento era o mesmo. Mas todos sabem que a escravidão é comum e era comum na África e no mundo todo. Ou seja, os seres humanos sempre se escravizaram. Não estou dizendo que é correta a escravidão. Mas o árabes foram os primeiros a fazerem o tráfico negreiro para os portugueses e outros povos. Os próprios negros africanos também o faziam. Basta lembra da rainha Nzinga Mbandi e Afonso I, rei do Congo, que venderam muitas pessoas . Você ressaltou que todo mundo sabe inconscientemente que somos a junção muitas raças. Não gosto de falar em raças, pois quem tem raça é cachorro. Vamos dizer etnia.Valeu !!!!
Ainda hoje existe o tráfico de seres humanos e tem de ser combatido. Ainda hoje há a exploração de mão de obra... Os tempos são outros, mas há mentalidades (infelizmente) que não mudam.
@@rogersilva3465 ela é historiadora.. enquanto vc deve ser aquelas pessoa que preferem agir como se diferentes raças (sociais) não existissem, além de achar que usar os termos mais respeitosos possíveis são exagero
@@sassyslayqueenperiodtbitch Primeiro, raça é para cães. Os seres humanos são uma espécie, não importa se tenham cor de olhos ou tez diferentes. A sua resposta já mostra a falta de cultura e conhecimento mínimos aos seres humanos. Ninguém tratou com desrespeito. Somente em mentes pequenas que mal compreendem o próprio vernáculo qualquer palavra se torna ofensiva ou desrespeitosa. Ser formada em história não significa nada, primeiro, pois para ser historiador não precisa nem fazer faculdade. Os maiores historiadores do Brasil e do mundo nem se formaram nesta área. Veja Hélio Silva, José Murilo de Carvalho, Sérgio Buarque de Holanda, Laurentino Gomes e Paulo Rezzutti, dentre outros. A profissão de historiador não tem regulamentação.
Que incrível esse teste !! Paula, que rico você contextualizando a gente, siiiim, mostre seu lado historiadora e principalmente conta um pouco da região da Andaluzia. Não tem como não admirar seu trabalho e a sua pessoa, amei essa miscigenação toda. Que vídeo rico! Amei muito
❤️❤️❤️ obrigada!
Joiceleme a Mulher desse video, Ela Nao e Nada Miscigenada, e bem común para Europeus terem a mesma a mesma porcentagen de Dna compartilhado que ela!!!! Ela 75% Ibérica, 7.5%Leste Europeu incluido Russia, 10.2% Norte Africana ou seja 10.2% de Arabia/Mediterranea, Extremamente Típico de Europeus Espanhois e Portugueses, Ja os os 6% Africana do Oeste nao e tao Difícil de encontrar en Europeus e os 1.2% America Larina-e Central sao ainda mais comuns.
Muitos Europeos tem ate 10% de Genes Asiaticos do Leste-Chian/Japao/Koreas out seja e común ter genes em pequenas porcentagens adversas.
Interessante esse estudo do DNA. Também muitos judeus sefarditas fugiram da inquisição portuguesa para o Brasil e foram inicialmente para o nordeste e depois para Minas Gerais.Fazendo sua árvore genealógica no Family Search você vai obter muito mais informação. Obrigado por compartilhar sua história.
11:11% è porque não tem amostras o suficiente dos indígenas do brasil, aí o algoritmo desloca-se para os países que fazem mais testes, no caso os estadunidenses onde a comunidade mexicana é grande.
Portugal e Espagne tivemos mais de 800 anos sobre dominio de Arabes Syrianos e Mouros, sobretudo Berbères do Marrocos e se chamava Al - Andaluza/zia ,de onde sâo uma parte de meus ancestrais, e Medio Oriente ,Felicidades para si
A península ibérica tem um quê de África muçulmana, já que foi tomada pelos mouriscos antes da Reconquista.
O império romano também se estendeu ao norte de África (e não devemos misturar religião com etnia).
Lindona qual valor do teste??
Fiquei curiosa em saber minha ancestralidade tbm❤️➕️❣️
Vc deveria contar sobre como era Portugal e Espanha na época que os árabes dominavam. Os portugueses eram muçulmanos?
Oficialmente sim, mas com grandes comunidades cristãs e judias também, todas vivendo em paz ❤️
Bibi
Durante muitos anos, a Península Ibérica foi habitada por muitos muitos povos, os Iberos deram origem ao Povo Portugues e Espanhol que depois se misturou com os que viram depois, a parte portuguesa além de todos, prodominava mais os Lusitanos, por isso se diz que os Portugueses são Lusos.
IBERO + Visigodos, Celtas, Celtiberos, Lusitanos, Fenícios, Gregos, Cartagineses, Romanos, Bárbaros Muçulmanos, etc
Na época árabe, não haviam portugueses. Portugal como país só surgiu muito mais tarde. O que haviam era os antepassados dos atuais portugueses, os lusitanos, povo de mistura ibérica (indígena da Península Ibérica) e mistura celta. A esmagadora maioria da população permaneceu cristã, mesmo sob domínio muçulmano. Os muçulmanos era um elite minoritária e com poder (por isso Portugal e Espanha não falam árabe hoje em dia nem são muçulmanos).
@@brasilnews5984 500 no que é Portugal, 700 no total da peninsula ibérica.
@@pauladjanine não muito em paz…
Não podemos esquecer que no norte da África existe os beberes, e eles estavam juntos com os árabes em Portugal, e depois alguns retornaram para o norte da África após a reconquista. Na Argelia,até hoje os povos beberes lutam para manter sua história, língua e cultura viva.
Eu sempre tive curiosidade sobre esses testes, principalmente que não sei muito sobre minha família paterna e a materna são todos de Pernambuco. Eu fiz o meu teste faz um tempo, quando vi o resultado fiquei muito surpreso, pois só faltou Oceania. Europa 57,9% Ibérico 32%, italiano, irlandês, escocês e galês, judeu, finlandês e leste da Europa, depois 19% América Central e do sul, agora do sul pega a parte Peru, Chile, Bolívia, Argentina, África 14,5% sendo norte da África, desde Marrocos até o Egito e um pouco de Nigéria, 3.9% Ásia Central, 3% sul da Ásia e 1,7% Turquia, Iraque e Irã.
qual o teste que fez ?
@@JPeixotoCardoso eu fiz no myheritage, pois fiz em 2018, na época tinha poucas empresas no Brasil que faziam esse serviço
Totalmente cidadão do mundo ... rsrs
Muito legal !!!
Vc e um baita vira lata SRD kkkk
@@HAXREBORNWR kkkkkkkkkkkkkkk vdd! Amei o DNA dele , mais SRD do que ele impossível kkkk
Ahlan eu aconselho você colocar seus dados brutos no myheritage, o Meu DNA ele da um resumão, porém você pode descobrir mais no Myheritage. Se precisar de ajuda será um prazer auxiliar.
a menina tem pràticamente o mesmo DNA q eu,q nasci em Portugal e tenho 25% deJudeu,àrabe,Celta,Leste europeu e sei là q mais kkk issò prova q somos o mesmo povo separados pelo océano.Salam Maleikum
Me emocionei no final quando você disse que hoje faz rituais de adoração da mesma forma do que seus antepassados! ❤
😍😍
Adoreiii✨✨✨
"Vou fazer esse teste 📊
Minha avó, mãe do meu pai ( os 2 já falecidos)..
Me contou que o pai dela foi filho de escravos, e ele nasceu livre com nova lei da época;; ele se casou com uma índia que era mãe da minha avó paterna!!"
Enfim quero saber qual etnias eu tenho no meu DNA, e também da 🌳 biológica da minha família!!!🙆
DEUS.... VC É LINDA!!! PARECE UMA PINTURA. COM TODO RESPEITO, PARABÉNS!!
Maquiada até a alma até eu pareço uma pintura de tão linda
Brasileira da gema com acento estrangeiro!
Que legal, bela oportunidade
Parabéns pelo seu teste de DNA👏👏👏👏👏👏👏
Queria aprender a falar e ler em árabe, vc indica qual curso?
São louváveis os seus dotes de estoriadora! Gostei muito das suas estórias😁!!!
Dizes bem pá!!!! 🤭
Também me assustei com meu teste! Quem é Cigano geralmente sabe que é, pois está na nossa herança. Maior parte da minha genealogia é Cigana também. Esperava ter uma grande porcentagem indígena sulamericana, mas olha que engraçado, minha Ancestralidade indígena é Andina do povo Aymará (o que mais expressa no meu RNA, depois da ancestralidade européia cigana). Tinha até porcentagem egípcia, também da Península Bálcã e Europa Ocidental (o que, conversando com historiadores e ciganos, consegui identificar uma nação específica chamada Sinti rromá, que migraram do oriente para França, Alemanha e Países Baixos. Isso me levou acreditar que meus ancestrais chegaram aqui fugindo do holocausto cigano). Do árabe até o andino. Foi um susto danado, mas tudo se encaixou perfeitamente com a minha tradição religiosa.
Tudo está conectado em pachamama.
como vc descobriu?
ciganos são da India
Com todo o respeito e consideração, você é tão linda que nem parece ser real! Linda a cor do seu lenço!
Lá vem o gad0 😂🐂
PAULA--- és Portuguesa. Sê bem vinda !
Eu amo Portugal! Já estive aí, me apaixonei pela beleza do país. Fui para Lisboa e Faro ❤️
Há cerca de 2 anos escolhi o teste de ancestralidade Meu DNA e fiquei surpresa por dois motivos: quase que ficaram empatados as proporções África, Europa, Asia; a proporção América (indígena) foi baixa, o que pelo conhecimento do meu antepassado me fez acreditar que os marcadores destes bancos de dados de DNAs são incipientes no que se refere à estes povos nativos. Mas a surpresa mesmo foi ter vindo explícito no teste que tenho 27% de Palestina. Levei um susto pela coincidência, pois o primeiro país estrangeiro que quis e fui conhecer foi Israel, tb indo conhecer a parte Palestina. É bom frisar que este teste para nós mulheres só fica ns linhagem mitocondrial, isto é, a materna das mulheres, pois somos XX. Estes testes para os homens acabam sendo mais completos pois tb pega a linhagem paterna.
Os homens tbm carregam o Dna mitocondrial materno.
Lindo seu teste❤
Olá professora,gostaria de uma orientação.
Fiz o meu teste pela Genera,e meu resultado deu...35% África,até ai blz!
10% América central e Amazônia.
Achei que desse um pouco mais!
Agora,ai vem minha supresa.
55% Europa,sendo que 38% Europa oriental,9% iberia,4% sardenha,3% balcans ,2% Italia,2% basco.
Minha surpresa reside no fato de que,até onde eu sei minha família materna é oriunda da Bahia.
Que na lógica a Iberia seria predominante.
Porém no meu caso não foi tanto assim.
Como posso decifrar historicamente está migração?
acredito que possa ser relacionado com os ciganos do leste europeu que ela falou no vídeo, já que aqui na Bahia há muitos ciganos (embora a maioria sejam do grupo Calon, alguns podem ter DNA de outros lugares devido as migrações). Além disso, no século passado, alguns poucos poloneses se estabeleceram em locais do interior do estado e alguns eslavos vieram para Salvador (tive um vizinho que era um judeu russo) um bom exemplo disso é Aleixo Belov.
Na questão de origens, este teste é extremamente controverso e impreciso , mas na questão de problemas genéticos é muito útil
Controvérsio porque ?
O teste não informa qual desses apontamentos é o mais próximo ou mais remoto?
Infelizmente não é possível… :(
@pauladjanine mesmo assim eu vou fazer o teste.
Obrigado por compartilhar sua experiência.
Ahhh que vídeo TUDIBÃO! Deixa eu compartilhar meus achismos aqui!
- Meus bisavós são imigrantes: Portugal, Espanha e Itália. Minha avó paterna dizia que a bisavó dela era escrava (das últimas leis antes da Aurea) e que também tinha ancestrais indígenas. Da parte da minha mãe, até onde sei eram massivamente europeus.
- Minhas conclusões: certeza de eu ter sangue europeu e já puxando pros africanos pelos mesmos motivos que o seu e o de tantos brasileiros 😂
- Acho que tem até francês na minha linhagem, afinal, sou de São Vicente, primeira cidade do Brasil, onde tem histórias de vários degenerados europeus antes da expedição de 1532 de Martim Afonso de Sousa.
- Se eu não tiver sangue indígena, mordo meu dedão do pé porque boa parte dos meus ancestrais (paternos) é caiçara: sangue do Cacique Tibiriçá tem poder 😂😂😂😂
- A comunidade libanesa da baixada santista sempre dizia que eu tinha cara de síria (de uma região que esqueci o nome).
Já quero fazer o teste hahaha!
Ameiiiii! Tenho certeza que ainda teria algum elemento surpresa pra te surpreender hahahah
Sou seu fã Paula te amo
Eu sou Mineiro meu sonho é fazer um teste de ancestralidade, tenho muita curiosidade pois não sei nada sobre a História da minha família
Esses exames são realmente precisos? Essa é minha dúvida.
Eles são estimativas, eles usam marcadores genéticos, para alguns povos europeus é mais preciso, mas para povos indígenas, africanos, eles não têm tantos dados genéticos. Se você fizer um teste por uma empresa e depois outra, dá uma certa diferença nas porcentagens.
Paula o MeuDNA não é tão bom, pega o dados brutos e coloca no MyHeritage(gratuitamente), o Banco de Dados do MyH é maior do que o do MeuDNA.
Então a resultado pode até vir mais detalhado.
COMO FAZ ISSO?
Olá, cara Paula. Este caso da América Central pode ser um erro no *algoritmo,* já que além de serem mto parecidas (vc deve saber com ctz) essas populações, o algoritmo dessas empresas comerciais de DNA ainda precisa de mto refinamento e maiores amostras e de mais populações do mundo. Um grande abraço. (Mta gente e etnia ficou de fora dessas amostras, mesmo as de empresas de maior qualidade como o 23&me e Ancestry)
(Sugiro vc baixar os dados brutos e subi-los em outras plataformas para *comparação* )
Fala sobre andalusia pleaseee🙏
Nossa amei muito interessante
Vc tem características judia
Olá! Descendentes de mulçumanos ainda são mulçumanos??
Até porque também a minha irmã mais velha fez um exame de saliva que deu 45% oriente médio e o resto do DNA 5povos europeus em proporção diferente um do outro e um asiático que é indi no nosso caso, e os europeus são os, ibérico, italiano, francês, belga, indígena, africano, indi, nesta mesma ordem de maior para o menor. Também omos filhos do mesmo pai e mesma mãe!
Muçulmano é qualquer pessoa que siga a religião islâmica. Não precisa ser árabe pra ser muçulmano, nem precisa ser muçulmano pra ser árabe. Mesmo sendo 45% do Oriente Médio, ela pode ser descendente de árabes cristãos por exemplo. Mas, se um dia ela estudar sobre o Islam e decidir ser muçulmana, pode facilmente se converter e se tornar muçulmana (como eu mesma fiz há muitos anos)
Mais porém, muito provavelmente você pode ter sangue de Judeu. Por ter ancestralidade Ibérica, aonde maior número de Judeus sofreram a inquisição católica.( Espanha e Portugal), somos conhecidos como Judeus Anussim e Sefarditas, e/ou Sefaridi.
Sim, mas a inquisição teve o foco a feitiçaria, homossexualidade e o protestantismo, não vocês Judeus, aliás vocês sempre ficaram na de vocês, com todo o respeito.
Realmente teve Judeus que foram prejudicados, mas a quantidade foi relativamente baixa, não é a toa que quase nem há comunidades judaicas pela Europa e os sefarditas mantiveram em pé durante esses tempos.
...👳🧔🤔☝🏻📚🎓✨
Eu gostaria de dispor o elogio a curiosidade das suas origens,mas receio que seria interessante trazer a apreciação como poderia ser bem percebida a origem Genealógica do ser humano, inclusive à luz da religião.
...
No Alcorão,pelo pouco que conheço,sendo um novo Muçulmano, e ainda,tendo pouco ambiente para confabular sobre muitos aspectos percebidos, existem muitos possíveis rudimentos que estejam contidos, nas regras naturais que são regidos estes termos de ancestralidades.
...
Há uma confusão entre Genealogia e Eugenia,e a etnia dos povos ,por vezes, cria um choque cultural,que estabelecem comparativos,e colocam em dúvidas a qualidade dos segmentos, especialmente quando é percebido o engajamento tecnológico ofertado particularmente de cada um,e, por associação,é possível que isso seja projetado em um molde de aparência.
Algumas pessoas usam isso para subestimar modelos,e ,os fiéis de uma religião como o Islã,e também o Cristianismo,já que Jesus é reconhecido pelo Profeta Muhammad,devem combater qualquer preconceito subentendido a um raciocínio que se conduza dessa forma.
O que é importante entender,é que o cuidado pelo mapeamento desse aspecto Genealógico,que sirva de referência em uma relação espiritual da manifestação divina no corpo,e nas aptidões,que são possíveis de serem elencadas em um desenvolvimento percebido em sua adjetivação.
Portanto,para o religioso,e sua percepção ,a Genealogia é um resgate de sua divindade pessoal,no entendimento da referência de sua ancestralidade servir de norteio a uma possibilidade própria percebida,ou uma projeção desses resquícios que possam ser remanescentes,na maneira que possa se compreender em sua espiritualidade.
ruclips.net/video/GClXEu0Nvs0/видео.htmlsi=AxKJg-rMWsudhc4O
Salam!
😃😉👳🧔☝🏻👍🏻🙏🏻📖🕋🕌📿✨
ruclips.net/video/eBIZFcHdpuU/видео.htmlsi=xUpHJZP164InEoZk
os Bulgaros clássicos eram de fala turquicas, só que o DNA deles são de origens indo europeia
Você mora em qual estado do Brasil querida?
Assalam aleikum irmã ...
me supreendi também, eu fiz o da genera, eu não tenho NADA de indigena do Brasil e nem árabe (o que as pessoas sempre acham, pois eu AMO culinária árabe e a música e sempre associam isso com eu sendo árabe), ali da America Central tenho uns 3% igual a vc! de repente temos um parente em comum láaa trás, já que meu pai nasceu em MG😂😂😂 orgulho de ter um pouquinho de mineirice (?? isso existe) no meu sangue! adoro mineiros, um dia quero conhecer esse estado tão incrível!
É um mito vocês acharem que descendem de indigenas. 1-10% é o resultado normal de parte de DNA indigena, na maioria dos casos mais perto de 1%
no meu não deu nada de américas/indígenas, todos que vejo têm
Acho que o DNA de muitas pessoas do Brasil deve ser tipo o seu, 75% península ibérica, por causa dos imigrantes Portugueses ❤️🥺
Sim! Ainda assim, achei que seria menos hahahah
Qual sobrenome ?
De onde são os seus avós?
Vc fez o teste tbm de saúde para vê as doenças
Não fiz! Mas quero fazer também!
Também já fiz, sou descendente de portugueses e imazighen 😊
Que legal!
agora vão pedir também o OURO todos os BRASILEIROS descendentes de Portugueses, lol lol
@@luzcaiola3649 Vai pedir o ouro pra quase todos os brasileiros
@@luzcaiola3649 não vamos pedir ouro pra qm roubou msm ou seja vcs
Maravilhosa 😍😍
Obrigada 😍😘
Norte da Africa e Berberes nao e Arab, gente tem povo que esta guardando lengua origem e tem povo que perdendo e esta falando sotaque Darija e uma mestora de lenguas.
10 porcento Berberes DNA
Vim do Instagram ♡
😍😍😍
Ameiiiiiiii!!!!!!!
Que mulher maravilhosa
um colega meu me perguntou se eu era egípcio, e o pior que quando eu to de barba eu pareço um árabe kkkkk
Uái! Então tú é mineira tumem sô 😅
Se me ver conversando nos Hellotalks da vida vai dizer! 👉🏻 Mineiro 😂 pior que num sô! Sou só descente kkk mas gosto muito da Mineirada!
E, legal saber que tú se converteu a Deus, através do Islam...
É uma experiência bem interessante... Imagino...
Achei interessante aparecer o Marrocos ! 😍
Eu também 😍
É super normal, quase todos os portugueses têm parte do norte de África.
@@ForbiddenDreams007 por causa dos Mouros
Não é surpresa aparecer DNA marroquino entre os brasileiros geralmente entrelaçados com portuguêses, principalmente se você for da família Pinto eu tenho esse DNA. Surpreso fiquei mesmo foi ter DNA húngaro mais de 15% incluindo a Sérvia,DNA de bisavô,depois eu descobri, inclusive meu avô era muito alto e louro, mais de 1,80cm e sou nordestino
Infelizmente n acredito mais nesses testes, fiz na genera e my harinumsei oq, os resultados foram bem diferentes, fui ver hj o da genera e tiraram 3 ancestralidades minha e dividiram mais, antes as minhas maiores ancestralidades eram 15% britânico e 15% ibérico, aí eu vi q a tribo celta tbm foi pro lado do reino Unido e joguei tudo pro lado ibérico, agora vem eles e me falam q sou 38% Europa ocidental e 9% ibérico, AAAAAAAA PELO AMOR DE DEUS!
Tbm não acredito muito não....
quém quer ter certeza de onde vem,tem q fazer a àrvore genealogica,isso vai dizer de onde vem com certeza
Quando eu vejo um(a) muçulmano(a), eu penso logo que deve ser de família libanesa ou síria, pois são comunidades grandes no Brasil.
De fato eles são maioria dos muçulmanos no Brasil, embora não sejam maioria no mundo (a maior comunidade muçulmana do mundo é na Indonésia) 😅
Árabe é basicamente quem fala a língua árabe, não é uma raça ou um grupo homogeneo geneticamente. Por isso, o mais adequado ao se referir ao norte da África é pelo nome Magrebe (você tem um percentual magrebino).
Mas o que é mais importante você saber é que esses dados apresentados representam parentesco com pessoas dessas regiões, e o que te pode surpreender é que estas localidades estão completamente relacionadas com a diáspora dos judeus sefarditas.
Sefarad é o termo hebraico para a Península Ibérica, mas por extensão ele agrupa todos os judeus que tem raízes nas regiões de domínio islâmico, desde o Oriente Médio até Alandaluz. Essa comunidade foi forçada a se converter ao catolicismo em 1492, na Espanha, sob pena de exílio. Aqueles que obtiveram mais condições financeiras (e os que eram mais jovens) acabaram fugindo e se fixando em regiões como a Holanda, Balcãs, Magrebe e Império Turco, além das Américas.
E o seu DNA mantém relações com todas as regiões de andanças tradicionais de judeus sefarditas. E sim, você tem muitos traços "árabes", na verdade são traços que antigamente chamavam de "armenoides", de acordo com a antiga classificação racial da humanidade no século XIX.
Esses traços são compartilhados por onde quer que tenham se estabelecidos pessoas cuja ancestralidade remonte ao Levante, como é o caso dos Judeus e dos árabes "sírio-libaneses", assim como do Magrebe (pois a região foi ocupada inicialmente pelos Cartaginenses, populações vindas originalmente do Levante). Assim, sírios-libaneses (arameus), judeus e samaritanos, iraquianos(caldeus) e magrebinos apresentam todos os mesmos fenótipos que alguns identificam como "árabe".
A população árabe de fato (isto é, que tem origem na península arábica) apresentam semelhantes fenótipos armenoides, porém mesclados com elementos negroides, uma vez que historicamente eles controlaram o tráfico negreiro a partir da Etiópia e que se expandiu pelo resto da África subsaariana durante milênios.
A Búlgaria é o país que mais tem ciganos.... E os ciganos têm no mundo inteiro... No meu teste deu Bálcas regiao da Grecia, Bulgaria, Macedonia, etc, pensei nos ciganos...
Roménia é o país dos romenos e estes são ciganos.
@@ameliamhenriques3259 tem certeza? Não sabia... Vou pesquisar sempre achei que era a Bulgária...
pesquise...pelo menos têm 5 ou 6 vezes mais ciganos que na Bulgária...devido a terem sido escravizados na Roménia enquanto que outros se foram movimentando de lugar para lugar...ontem fiz meu teste de DNA pelo MYHeritage chegou em 4 dias aqui em Portugal o kit...hoje já enviei para o endereço que me deram que é na Alemanha...vamos ver...curiosa! Fiz a minha árvore genealógica ao longo de 3 anos da parte paterna e cheguei a 1680...pelo que percebi no site MYHeritage quando é pedido feminino é a parte materna que conta...
Resultado: 100% Brasileira kkkkkk
Já sabemos que somos a mistura do mundo, isso só comprova mais !!!! Ameiiiii
Sim 😂 eu amei tb conhecer um pouco mais! Achava que eu era só mineira mesmo 🤣
@@pauladjanine achei q vc fosse arabe
O mundo todo é uma mistura. Os testes de DNA até com europeus já mostra uma mistura de população.
O sangue indígena está mais presente nos brasileiros do norte, e nordeste.
Eu sou de SP e tenho 7% de sangue indígena.
A Bulgária alí no meio foi super aleatório kkkkkkkkkkkk
Sim 😂
Minas, especialmente a Zona da Mata, recebeu muitos imigrantes romani (ciganos) dos Bálcãs (Sérvia em especial) no fim do século XIX.
Tenho 12% de DNA da Bulgária nesse mesmo teste e desconfio que possa corresponder a esse contingente romani.
10 porcento árabe andaluz parabéns
Eu receio que se fizesse o teste não encontrariam minha origem. O Reino ao qual pertenço não é deste mundo. Sou um peregrino, e busco por uma cidade. Tal cidade cujo artifice e construtor é Deus. A qual cidade também buscava Abraão. Onde há justica e equidade. Onde o Amor reina e a Justiça folga.
enquanto houver homem nunca vai encontrar esse lugar,infelizmente!
Sou português e partilho com a Paula os genes Ibéricos cerca de 80% ... norte África berber 10% e cerca de 5 % de Itália e 4% Inglaterra....vai que somos primos kkkkkk
Eu chuteiii certooo aaah falei Portugal e norte da AFRICAA
Eu também tirei Bulgária!!!!
Já posso te chamar de prima? 🌝😂
@@pauladjanine por favor? Seria uma honra
Esses testes são contraditórios, moça. Os resultados não são do jeito que as pessoas pensam.
paulinhaaaa!!!
Alandaluz e não Andaluzia
Seria perfeiito se desse 30% judia 😂😂😂😂😂😂😂
Não seria problema nenhum pra mim, nenhum mesmo. De forma semelhante, nasci e fui criada em uma família cristã. Quando cresci e busquei mais conhecimento, vi que o islamismo era a religião que mais fazia sentido para mim e me converti. Seria a mesma coisa se eu tivesse nascido judia ou em qualquer outra religião.
Salaam amiga! Eu fiz o meu tbm eu sou bem mais misturada q vc hahahaha
Hahahahah me conta o seuuuu
@@pauladjanine eu sou 40,7% ibérica
11.9% İrlandesa
6.9% judia asquenazita
5.9% Finlandesa
13.8% indigena mesoamericana e andina
9.3% norte-africana
4.6% Nigeriana
4.2% oeste-africana
E 2.7% sul-asiática(índia e Paquistão)
Do leste de Júpiter...
Confusão completa: os povos do norte de África não são todos "árabes"... Na verdade, a maioria é berbere/Amazigh... E não, os povos que viviam subjugados pelos muçulmanos, não viviam em paz... No primeiro ano de conquista, os mouros terão raptado e levado para o norte de África, cerca de 60.000 mulheres Contra a sua vontade! E os cristão e os judeus eram dhirmis, condenados a pagar um imposto que os muçulmanos não pagavam... Se se converteu, não sabe metade da história da sua religião...
Concordo plenamente que há grande diversidade étnica no norte da África, e nunca disse que todos eram árabes. No entanto, é importante frisar que a identidade árabe foi amplamente difundida durante a expansão islâmica no norte da África, e também vale lembrar que ser amazigh ou árabe não é mutualmente exclusivo, já que muitas pessoas se identificam com ambas heranças. Em segundo lugar, Al-Andalus é sim citada pela maioria dos historiadores como um momento dourado de convivência interreligiosa, com momentos isolados de guerra de motivação não religiosa, mas sim territorial. E sim, cristãos e judeus pagavam um imposto que além de ser super baixo (equivalente ao zakat que muçulmanos tem que pagar obrigatoriamente, que é 2,5% de renda líquida anual - dessa forma, todos pagavam, tantos muçulmanos quanto não muçulmanos), bem equivalente à impostos que pagamos hoje em dia, o custo de se manter um império. Além disso, em contrapartida eles ganhavam proteção (não precisavam se alisar ao exército como os muçulmanos), tinham liberdade de culto e autonomia em várias questões comunitárias, como tendo cortes de julgamento próprias (não passavam por julgamentos islâmicos). Era uma prática extremamente avançada em termos de igualdade pra época - em outros contextos históricos, como na Europa medieval, a perseguição, expulsão e extermínio de judeus e muçulmanos eram práticas extremamente comuns - aliás, até mesmo de outras minorias cristãs que foram dizimadas ao longo da história, como os cataros (albigenses), valdenses, hussitas,lollardos, bogomilos, ortodoxos na Europa Ocidental e tantos outros que me fogem a memória imediata.
ما شاء الله 🌹
portugal e espanha tambem tinha judeus, sorte sua nao ter aparecido no seu DNA.....
Não entendi sua colocação , eu sou seguidor do Judaísmo e estou feliz assim , minha fé está mais completa inclusive no livro de Isaias e Daniel está escrito sobre o filho e não abro mão dessa verdade.
A salvação vem dos judeus
Bacana
בכל יהודי
Jesus Cristo disse,: eu sou o caminho a verdade e a vida ninguém pode ir a Deus se não aceitar jesus Cristo em sua vida está escrito em João 3:16. E lá no céu é só adoração não tem casamento no céu procure ler a bíblia e serás salva.
@@hatakewinchester711 o único livro reconhecido no mundo como sagrado que eu saiba só tem a bíblia exame ela e verá que ela fala de um único e verdadeiro Deus que Deus se revelou pra o homem. Leia ! Já leu a bíblia ? Tenho certeza que não.
@@PatriciaSantos-re8ts cada religião tem seu livro sagrado os judeus o torah deles os mulçumanos o alcorão vocês cristão a bíblia e isto é a verdade de cada UM religião é cultura você não pode querer fazer os outros acreditar no teu livro pois os judeus e mulçumano acredita no deles assim como VOCE ACREDITA NO SEU
@@hatakewinchester711 a torah que eu saiba é o antigo testamento da Bablia, o alcorão é uma mistura que Maomé fez do resumo do que ele entendeu da Bíblia então é sim a bíblia a única em todo mundo e principalmente pra os cristãos ela é completa vai do antigo ao novo testamento.
@@hatakewinchester711 não pode colocar na conta de Deus a responsabilidade é de todos observar a bíblia. Jesus disse conheceres a verdade e a verdade vos libertará. No outro ele disse eu sou o caminho a verdade e a vida e ninguém vai a Deus se não crê em mim ( Jesus) João 14:6. A mas o livro mas adulterado é o de vcs. Porque o guia de vcs fez o resumo do que bem quiser do que entendeu do torah que é dos judeus.
@@PatriciaSantos-re8ts Mas nem mesmo os muçulmanos se opõem a isso. crermos em Jesus e em sua mensagem de monoteísmo e arrependimento (João 17:3 e Lucas 5:32),
1
Muito interessante! Mas como historiadora, você sabe que não podemos olhar com visão moderna para o passado. Quando você fala sobre os escravizados, que é apenas um eufemismo para escravo. Apenas uma forma bonita e politicamente correta para se referir às pessoas que foram capturadas e obrigadas a trabalhar forçadamente. Para eles mesmo não faria qualquer diferença entre escravizados ou escravos, o sofrimento era o mesmo. Mas todos sabem que a escravidão é comum e era comum na África e no mundo todo. Ou seja, os seres humanos sempre se escravizaram. Não estou dizendo que é correta a escravidão. Mas o árabes foram os primeiros a fazerem o tráfico negreiro para os portugueses e outros povos. Os próprios negros africanos também o faziam. Basta lembra da rainha Nzinga Mbandi e Afonso I, rei do Congo, que venderam muitas pessoas . Você ressaltou que todo mundo sabe inconscientemente que somos a junção muitas raças. Não gosto de falar em raças, pois quem tem raça é cachorro. Vamos dizer etnia.Valeu !!!!
Ainda hoje existe o tráfico de seres humanos e tem de ser combatido. Ainda hoje há a exploração de mão de obra...
Os tempos são outros, mas há mentalidades (infelizmente) que não mudam.
@@g-ps Concordo em gênero, número e grau. Afinal o homem é o lobo do próprio homem.
@@rogersilva3465 ela é historiadora.. enquanto vc deve ser aquelas pessoa que preferem agir como se diferentes raças (sociais) não existissem, além de achar que usar os termos mais respeitosos possíveis são exagero
@@sassyslayqueenperiodtbitch Primeiro, raça é para cães. Os seres humanos são uma espécie, não importa se tenham cor de olhos ou tez diferentes. A sua resposta já mostra a falta de cultura e conhecimento mínimos aos seres humanos. Ninguém tratou com desrespeito. Somente em mentes pequenas que mal compreendem o próprio vernáculo qualquer palavra se torna ofensiva ou desrespeitosa. Ser formada em história não significa nada, primeiro, pois para ser historiador não precisa nem fazer faculdade. Os maiores historiadores do Brasil e do mundo nem se formaram nesta área. Veja Hélio Silva, José Murilo de Carvalho, Sérgio Buarque de Holanda, Laurentino Gomes e Paulo Rezzutti, dentre outros. A profissão de historiador não tem regulamentação.