Meu velho e saudoso pai, foi militar do exército das antigas, e me ensinou muita coisa, uma delas é que se encontrar algum pé de fruta e você não conhece e pode ser veneno, então observe se tem frutos comidos por pássaros ou se afaste e observe se eles comem do fruto, e se positivo, então o risco é quase zero, bastando lavá-los se possível e comê-los!
C.A.L A sigla "C.A.L" é uma referência usada em sobrevivência para ajudar a identificar plantas que podem ser consumidas com segurança. Ela significa: C: Cascas - Verificar se a casca é comestível ou pode ser usada. A: Aromas - Cheirar a planta. Se tiver um cheiro agradável e não irritante, pode ser um indicativo de segurança. L: Látex - Examinar se a planta libera uma seiva ou látex. Plantas com seiva leitosa (branca) geralmente são tóxicas. Essa técnica ajuda a avaliar rapidamente se uma planta tem características que podem indicar toxicidade. Contudo, é importante lembrar que ela não é infalível, e o ideal é ter conhecimento prévio ou ajuda de um guia para identificar com precisão plantas comestíveis na natureza.
Olha! Já me perdi em uma floresta, e não é destas nossas do sul, mas em RO, floresta Amazônica; pior, estava eu acompanhado de um mateiro pois estava eu fazendo levantamento de madeiras de lei em uma área de 400alqueires sendo que a área total seria de 1.200 alqueires. Sem água, o mateiro comia capim, um perigo, eu continuei sem água. Após algum tempo, mata adentro eu sentia que à minha direita havia pastagens na área aberta, porém não tinha certeza. O mateiro insinuou descermos terra abaixo onde eu sabia haver um igarapé porém deveria estar distante devido declive não acentuado. Nas àrvores vislumbrada, haviam marcas de unhas de onças que ali deveriam ter passado dias atrás e não eram pequenas. Como eu levava uma arma de fogo, me tranquilizava. Eis que tive a idéia de disparar uma vez; deu certo, ouvi à direita mugido do gado. Logo disse ao mateiro: - é por ali o caminho que devemos seguir. Caímos em uma derrubada, muitas árvores caídas, trincos altos depois capinzal, colonião com mais de 2m de altura, com sede a cansaço conseguimos atingir a pastagem até uma mina d'água que foi a redenção após mais de 4hs vagando. Havia a possibilidade de descer o declive mas seria oportuno no momento? O tiro nos tirou do pior se é que poderia ocorrer. Isto foi em 1995.
Água, mateiro de região, bebe água de qualquer lugar. Mas vou te dizer, tratamento de água no mato ou selva é simples, mas não te contam... Carregue com você um recipiente, com conta gotas, com alvejante. Basta duas gotas por litro de água, uns trinta minutos de espera e terá uma água desinfetada, basta produzir um filtro físico para limpa lá, que pode ser feito com vários artigos na natureza, ou com um pouco de algodão. Se quer viver na natureza, não fale com um mateiro, fale com um sobrevincialista.
@@stamramadalenaconservadora7577 o correto é exatamente isto, porém marcar sempre do lado direito da trilha pois se tiver que retornar as marcas deverão estar à sua esquerda. Desta forma o retorno seria mais fácil.
Boas dicas. Parabéns por compartilhar 👏 Outra dica para quem gosta de acampar, pescar, fazer trilhas... Dêem preferência em fazer isso durante a luz do dia para que possa ter maior visibilidade do local para montar acampamento, evitando colocar sobre buracos, formigueiros, galhos ponte agudos. A noite é muito perigoso, pois existem predadores com hábitos noturnos e quem anda na mata a noite sabe o quanto ficamos vulneráveis. Forte abraço a todos 🙏
Ola! Chegando hoje, do nada, por aqui, de pronto lembrei de meu avô; o que me levou a assistir, deixar o like e me inscrever. Assim sendo, vou fazer uma homenagem ao meu avô: Andrônico Rodrigues, que inclusive era chamado nas fazendas para benzer e afastar os bichos maus. E a recomendação dele era que nunca se entrasse no mato, sem antes elevar os pensamentos a DEUS, e pedir que te livre dos bichos maus e peçonhentos. 🙌🏻🙏🏻
A técnica da “super audição “ para perceber correnteza de água deve ser feita com certo ponderamento, pois o barulho das folhas de árvores de eucalipto sob muito vento reproduzem exatamente o mesmo som das quedas d’água em arroios e riachos. Salve !
Se alguém conhece bem as técnicas de sobrevivência e de navegação em áreas selvagens, as chances de não se perder são significativamente altas, mas não chegam a 100%, pois sempre há fatores imprevisíveis. Dependendo do nível de preparação e das condições específicas (clima, terreno, experiência prática), estima-se que a taxa de acerto ao evitar se perder pode ser superior a 80% a 90%. Conteúdos valiosíssimos, parabéns meu irmão.🤝
Para não se perder no mato,e você ir marcando por onde passa, isso te deixa no controle da situação eu costumo amarrar folhas grandes com cipó nas árvores ao lado das trilhas e ir quebrando galhos pela trilha
Boa noite tudo bem por ai , muito bom esse video , vai servir para muita gente que gosta de aventuras em meio a matas que é bem fácil ficar desorientado , caso não siga suas orientaçãoes . AVOT , abraço Humberto .
Ótimo vídeo , sou mateiro e por " extinto " acabamos usando essas técnicas, mas com seu vídeo dá pra evoluir mais ... Ano passado descendo a trilha da Funicular ( Paranapiacaba - Cubatão) com meu grupo em determinado trecho a mata fechou e ficamos desorientados por uns 20 minutos... porém depois de ir " sentindo " a natureza nos reriontamos e terminas nossa travessia ... Valeu pelo vídeo...
@@robsonzaffani3713 show Robson é isso que precisamos sempre, melhorar e aprender, em situações como essa e que vemos como realmente é fácil se perder na mata. Abração Guerreiro!
Já fiz muitas caminhadas em matas. A últimas que fui caminhar tinha muitas cobras e aranhas. Tudo tranquilo. A melhor técnica que eu uso é de se locomover mais lentamente para fazer corpo com a mata, sentindo e vivenciando tudo. Na mata, a pressa pode causar mais cansaço.
Vídeo maravilhoso, instrutivo e muito bem elaborado! Esse é o motivo de eu gostar tanto desse canal. Além disso, adoraria ver mais vídeos de arco e flecha, mostrando o uso do equipamento, customizações, como montar um bom kit com o arco sendo o equipamento central... Esse tipo de coisa, pós acho que seus vídeos são de longe os mais informativos e bem feitos
@@wagnercorreia3710 valeu Wagner, comentários como o seu motivação nos criadoras de conteúdo a gravar mais e trazer conhecimento. Valeu guerreiro, vou seguir suas sugestões de temas. Abração!
Nunca assisti um mateiro dar esses conselhos, que são MUITO importantes no deslocamento no mato. Parabéns!. Levou-me a fazer a inscrição na sua plataforma.
Muito legal. Obrigado por compartilhar. Realmente não vemos abordagens sobre o deslocamento. Quem sabe no futuro novos vídeos sobre isso. Onde pisar, como se orientar, demarcar trilhas para volta, abrir trilhas, evitar tocas de animais, etc. Talvez também mapas prontos e como improvisar mapas na mata. Sucesso
Valeu Luiz, com certeza tem muita dica e técnicas para serem exploradas. Vamos compartilhando e divulgando as dicas desse mundo mateiro. Abração guerreiro!
Eu quando ia pra mata perto da minha casa, aprendi primeiro OUVIR A MATA e NUNCA ANDAR SEM NADA NA MÃO PEDAÇO DE PAU OU UM FACÃO COM BAINHA ,NA MATA PODEMOS SER ATACADOS REPENTINAMENTE POR ANIMAIS TER UM PORRETE OU UM FACÃO MUDA TUDO,NÃO SABEMOS QUANDO PODE ACONTECER.
Gostei muito do video, subscrevi. Minha contribuicao: Olhar onde pisa. Fui acampar e sai um pouco do clarao para pegar uns gravetos. Pisei numa casa de marimbondos. Corri, cai, machuquei o joelho. Ainda bem que tinha levado pasta de acafrao. Uma colher cheia e a dor passou em 30 minutos. O inchaco sumiu em 22 horas. Tb cortei o dedo e fechei com fita adesiva. Fui a noite numa praia la perto e com moluscos peguei uma anchova de 30 polegadas (entre outros que devolvi). Assei na pedra da fogueira com sal e limao que levei. Comi demais e tinha muito oleo. Passei mal no dia seguinte.
@@witness2018 valeu amigo, seja bem vindo ao canal. Muito boa sua experiência e é assim que se aprende errando, acertando e fazendo. Abração guerreiro.
Se há risco de se perder, eu recomendo 2 coisas: andar criando marcadores ( quebrar galhos, empilhar pedras etc) e a cada meio minutos, olhar para trás e tentar memorizar os marcos.
Valeu d+, eu já faço uso dessa técnica mesmo antes de conhecer as siglas, sempre procuro observar o ambiente antes de entrar na mata sigo o avot com muita cautela.
Aqui na Suíça a floresta não é muito estensa então conseguimos sempre caminhar e logo encontramos cabana para agente encontrar abrigo caso seja tempo de neve, por exemplo
Uma sugestão: colocar os vídeos citados nos cards do vídeo principal pois eu mesmo por exemplo vou ter que procurar na lista de vídeos postados para achar os vídeos ditos. Abraço!
68.000 visualizações e APENAS, APENAS 5.000 LIKES, CURTIDAS???? Certamente esqueci-me de CURTIR, dar LIKES. DEMONSTRE sempre sua GRATIDÃO ao canal por tantas informações úteis. GRATIDÃO sempre!!!
Rubens, parabéns pelo trabalho, o seu canal é muito bom com fontente de ensino sobre as técnicas de sobrevivencia, vou indicar para amigos que assim como eu ama o bushcraft, forte abraço!!
@@danielbezerra9604 muito grato Daniel, vamos aos poucos ensinando pra todos como é bom estar na natureza. Abração irmão e grato de mais pelo comentário!
Aprendi no Exército. Já caminhadas na mata aplicando as técnicas de sobrevincia na Mata ou Selva. É fácil de se perder ou de sucumbir se o conhecimento for Zero.
Caiu quase que sem queret a notificação deste video pra mim e deste canal,maravilhoso,muito produtivo,muito bem explicado pelo apresentador,canal top,Eu como admirador e amante fauna e da flora e natureza selvagem, fiquei maravilhado me inscrevi ativei as notificações e com certeza vou maratonar a play list do Canal Parabéns amigo. Um abraço do CANAL NATUREZA ANIMAL, FLORA E FAUNA, Henrique Neto, Barbacena,Minas Gerais.
@@PorDentrodoMato Obrigado amigo,estarei sempre na audiência do seu canal e vou indicar sempre o seu canal,para os amantes da flora e da fauna amantes da natureza.
Hoje em dia com celular carregado, um bom power bank também carregado, além de mapas salvos da região para situações offline ficou mais fácil de sair de enrascadas. Mas todo cuidado é pouco nas matas.
me perdi na mata diversas vezes e foi de esfriar até a alma; numa das vezes me encontrei pq ouvi uma buzina,outra ouvi som ao longe de trabalhadores na fazenda; hoje eu marcaria com galhos por onde passaria,ou marcaria arvores
Sobre as frutas no mato é observar se ta comido por aves ou animais,tbm uma das observações no mato, parabéns amigo pelo vídeo, Wanderley Ninja pescador, Pinheiros ES
o que a gente fazia quando criança no sitio , tinha matas e rios , pra gente era natural . hoje essa gente da cidade tem que fazer faculdade pra aprender .
@@gabrielguimaraes8877 Justamente Gabriel, coisas simples como essa passam batido para muitos. Devemos resgatar os costumes de estar entre as matas. Abração!
Eu ando com alimento em uma mochila, garrafa, etc, mas uma coisa boa a se fazer é ficar em silêncio, ouvir bem o entorno. Usar também a visão para perceber se há pegadas pelo caminho ou se há pessoas se aproximando e, por fim, usar a mata para te proteger de alguma situação de risco, ou seja, usar cores escuras que se camuflem na mata, porém, é bom ter um pano de cor forte na mochila, porque com ele você pode amarrar no braço caso se perca e assim se tornar mais fácil de ver ou amarrar em um ponto de caminho para servir como marca e assim registrar por onde você passou. Uma bússola Tb é interessante.
Esse coquinho é de Palmeira Jerivá. A Polpa eé bem doce quando maduro e o como também é comestível, apesar de pequeno. Também pode se extrair o óleo dele, mas é preciso muitos frutos para isso.
@@PorDentrodoMato e mano aqui e top demais vc entra 100 metro dentro da mata bruta vc não escuta mais nada além de canto de pássaro tem que andar com atenção redobrada mais e bom dimais não tem coisa melhor
Aconteceu comigo. A visão periférica me fez evitar uma pisada na cascavel que estava no caminho. Percebi, ainda não sei como, a mudança de posição da cabeça da cobra. Este leve movimento me fez travar a pisada, já tinha levantado a perna. E esta cobra tinha quase 2 metros.
Fotografo aves livres e uma vez andando em uma mata preservada, resolvi sair da trilha principal e ir atrás de um canto que ouvi. Por está concentrado no som não percebi que já tinha andando muito, quando fui voltar já não sabia por onde era, era muito mato e mata fechada, fiquei nervoso pq estava sozinho, corri pra ver se chegava na trilha e nada, isso á era umas 16h e mata fechava fica escuro rapidinho. Tentei subir em uma arvore pra ver se conseguia acha o caminho e nada tbm (já estava quase chorando), quando olhei o celular está com um ponto de sinal e consegui me situar no mapa, estava há uns 2km da trilha principal, fiz a rota e segui reto até chegar na trilha.
A maioria das pessoas que "vai pro mato" o faz em áreas conhecidas, onde ha muitas pessoas. Não se arriscam. Vão onde já há trilhas estabelecidas e sinalizadas, etc, mas gostei das tuas dicas.
Até é uma dica que eu dou Rodrigo, começar e lugares que conhece e depois ir aprofundando no "desconhecido" para não se colocar em uma situação grave. Abração Guerreiro!
aqui vai uma dica de caçador para não se perder no mato.primeiro: ande sempre prestando atenção nas árvores.nunca entre em mato muito fechado,procuri sempre está perto de lugares que indicam,clarões.pari e sempre, ouça o som da mata.
Se você quiser saber se um fruto é comestivel e que não conhece é só observar se tem mosquitinhos pretos sobre ele se estiver apodrecendo, se tiver pode comer.
Quando vou para a trilha, nunca deixo de levar facão, uma faca na cintura, um isqueiro/maçarico no bolso e muitos outros apetrechos na mochila. Rádio e o mais importante: Um bastão ou cajado um pouco maior que sua altura. Outra coisa de tempos em tempos eu olho para trás e memorizo a paisagem, além das técnicas de marcação na vegetação
@@josephseed8183 Se caso acontecer de tropeçar ou cair o risco do bastao acertar o rosto é grande, ele sendo grande a chance de isso acontecer é bem menor.
Meu velho e saudoso pai, foi militar do exército das antigas, e me ensinou muita coisa, uma delas é que se encontrar algum pé de fruta e você não conhece e pode ser veneno, então observe se tem frutos comidos por pássaros ou se afaste e observe se eles comem do fruto, e se positivo, então o risco é quase zero, bastando lavá-los se possível e comê-los!
Excelente dica Gilson, show de bola...Abração!
C.A.L
A sigla "C.A.L" é uma referência usada em sobrevivência para ajudar a identificar plantas que podem ser consumidas com segurança. Ela significa:
C: Cascas - Verificar se a casca é comestível ou pode ser usada.
A: Aromas - Cheirar a planta. Se tiver um cheiro agradável e não irritante, pode ser um indicativo de segurança.
L: Látex - Examinar se a planta libera uma seiva ou látex. Plantas com seiva leitosa (branca) geralmente são tóxicas.
Essa técnica ajuda a avaliar rapidamente se uma planta tem características que podem indicar toxicidade. Contudo, é importante lembrar que ela não é infalível, e o ideal é ter conhecimento prévio ou ajuda de um guia para identificar com precisão plantas comestíveis na natureza.
@@bragaojuara2822 Excelente dica, e isso agrega ainda mais acertividade no método repassado pelo meu Pai! Valeu!
A técnica empregada com sabedoria por seu pai pode salvar muita gente. Obrigado por compartilhá-la.😊
@bragaojuara2822 isso aí Guerreiro!
Olha!
Já me perdi em uma floresta, e não é destas nossas do sul, mas em RO, floresta Amazônica; pior, estava eu acompanhado de um mateiro pois estava eu fazendo levantamento de madeiras de lei em uma área de 400alqueires sendo que a área total seria de 1.200 alqueires.
Sem água, o mateiro comia capim, um perigo, eu continuei sem água. Após algum tempo, mata adentro eu sentia que à minha direita havia pastagens na área aberta, porém não tinha certeza. O mateiro insinuou descermos terra abaixo onde eu sabia haver um igarapé porém deveria estar distante devido declive não acentuado. Nas àrvores vislumbrada, haviam marcas de unhas de onças que ali deveriam ter passado dias atrás e não eram pequenas. Como eu levava uma arma de fogo, me tranquilizava. Eis que tive a idéia de disparar uma vez; deu certo, ouvi à direita mugido do gado. Logo disse ao mateiro: - é por ali o caminho que devemos seguir. Caímos em uma derrubada, muitas árvores caídas, trincos altos depois capinzal, colonião com mais de 2m de altura, com sede a cansaço conseguimos atingir a pastagem até uma mina d'água que foi a redenção após mais de 4hs vagando.
Havia a possibilidade de descer o declive mas seria oportuno no momento?
O tiro nos tirou do pior se é que poderia ocorrer.
Isto foi em 1995.
@@jorgedetudoumpouco.2609 eita Jorge que história boa pra contar ein....mas na hora passa um aperto na gente kkkkk. Abração amigo!
Água, mateiro de região, bebe água de qualquer lugar. Mas vou te dizer, tratamento de água no mato ou selva é simples, mas não te contam... Carregue com você um recipiente, com conta gotas, com alvejante. Basta duas gotas por litro de água, uns trinta minutos de espera e terá uma água desinfetada, basta produzir um filtro físico para limpa lá, que pode ser feito com vários artigos na natureza, ou com um pouco de algodão. Se quer viver na natureza, não fale com um mateiro, fale com um sobrevincialista.
Marco com facão, sempre do lado direito, dez em dez MTS aproximadamente
@@stamramadalenaconservadora7577 Excelente dica guerreiro, muito bom!
@@stamramadalenaconservadora7577 o correto é exatamente isto, porém marcar sempre do lado direito da trilha pois se tiver que retornar as marcas deverão estar à sua esquerda. Desta forma o retorno seria mais fácil.
Boas dicas. Parabéns por compartilhar 👏
Outra dica para quem gosta de acampar, pescar, fazer trilhas... Dêem preferência em fazer isso durante a luz do dia para que possa ter maior visibilidade do local para montar acampamento, evitando colocar sobre buracos, formigueiros, galhos ponte agudos. A noite é muito perigoso, pois existem predadores com hábitos noturnos e quem anda na mata a noite sabe o quanto ficamos vulneráveis. Forte abraço a todos 🙏
Ecelente Marlon, a noite na mata é melhor ficar na base ou parado...andar vai se perder mais e o risco de machucar é grande. Abração!
Ola! Chegando hoje, do nada, por aqui, de pronto lembrei de meu avô; o que me levou a assistir, deixar o like e me inscrever. Assim sendo, vou fazer uma homenagem ao meu avô: Andrônico Rodrigues, que inclusive era chamado nas fazendas para benzer e afastar os bichos maus. E a recomendação dele era que nunca se entrasse no mato, sem antes elevar os pensamentos a DEUS, e pedir que te livre dos bichos maus e peçonhentos. 🙌🏻🙏🏻
Concordo ABSOLUTAMENTE. É O PRIMEIRO PASSO PARA UMA INTERAÇÃO NÃO TRAUMÁTICA.
Perfeito isso, gratidão por esse ensinamento
@@ruterodrigues2691 até devemos ser parentes, rsrs, você também é Rodrigues. de 💓 *Gratidão*
Avot. Vamos colocar em prática.
Bora praticar, essa é a melhor forma de aprender. Abração!
A técnica da “super audição “ para perceber correnteza de água deve ser feita com certo ponderamento, pois o barulho das folhas de árvores de eucalipto sob muito vento reproduzem exatamente o mesmo som das quedas d’água em arroios e riachos. Salve !
Boa guerreiro, realmente tem ficar atento a esse detalhe e não se distanciar ainda mais da água. Abração!!!
Cara, vejo muitos video relacionados ao buchcraft, e nunca tinha visto um tão básico e tão instrutivo. Parabéns.
@@claytonluizhildebrando valeu Clayton, é aquela coisa né...o básico que salva! Abração
eu sou rastreador gosto de aprender sempre mais obrigado irmão
@@antoniomachado7040 valeu guerreiro, aprendizado sempre é bom!
Muito bom. Parabéns. A noite também usamos a visão periférica em torno do objeto a ser observado. Também serve para identificar constelações.
@@reservaagrofloresta boa dica ein, não sabia....e faz todo sentido. Abração e obrigado por assistir!
Se alguém conhece bem as técnicas de sobrevivência e de navegação em áreas selvagens, as chances de não se perder são significativamente altas, mas não chegam a 100%, pois sempre há fatores imprevisíveis. Dependendo do nível de preparação e das condições específicas (clima, terreno, experiência prática), estima-se que a taxa de acerto ao evitar se perder pode ser superior a 80% a 90%.
Conteúdos valiosíssimos, parabéns meu irmão.🤝
Isso ai guerreiro, sabendo o básico você ja quebra muito o elo da corrente para se perder. Por isso devemos sempre estar em aprendizado...abração!!!
@@PorDentrodoMato Aprendo muito assistindo teus vídeos. Abraços meu irmão.🤝😊
@@Sobrevivencialista01 Tmj irmão 😄
Obrigado amigo pelas informações que são muito relevantes.
@@genilsonbarbosa5762 tamo junto Genilson. Abração!
@@PorDentrodoMato feliz Natal e próspero ano novo meu amigo pra vc e sua família.
@@genilsonbarbosa5762 Igualmente Genilson, abração e Feliz Natal!!!
Para não se perder no mato,e você ir marcando por onde passa, isso te deixa no controle da situação eu costumo amarrar folhas grandes com cipó nas árvores ao lado das trilhas e ir quebrando galhos pela trilha
@@levilopesdesouza1230 excelente dica Levi...abração!
Muito bom, essa técnica é realmente útil! É novidade pra mim!
Boa noite tudo bem por ai , muito bom esse video , vai servir para muita gente que gosta de aventuras em meio a matas que é bem fácil ficar desorientado , caso não siga suas orientaçãoes . AVOT , abraço Humberto .
Ótimo vídeo , sou mateiro e por " extinto " acabamos usando essas técnicas, mas com seu vídeo dá pra evoluir mais ...
Ano passado descendo a trilha da Funicular ( Paranapiacaba - Cubatão) com meu grupo em determinado trecho a mata fechou e ficamos desorientados por uns 20 minutos... porém depois de ir " sentindo " a natureza nos reriontamos e terminas nossa travessia ...
Valeu pelo vídeo...
@@robsonzaffani3713 show Robson é isso que precisamos sempre, melhorar e aprender, em situações como essa e que vemos como realmente é fácil se perder na mata. Abração Guerreiro!
Já fiz muitas caminhadas em matas. A últimas que fui caminhar tinha muitas cobras e aranhas. Tudo tranquilo. A melhor técnica que eu uso é de se locomover mais lentamente para fazer corpo com a mata, sentindo e vivenciando tudo. Na mata, a pressa pode causar mais cansaço.
Muito boa sua colocação amigo, realmente pressa não combina com natureza. Abração!!!
Muito bom . Instrutivo. Lugares de mata, capim alto, bambus, bananeira, nascentes, brejos, riachos, rios médios, grandes, mares, represas...
Muito esse vídeo eu morei numa fazenda então eu conheço bem os cuidados que devemos tomar ao entrar na mata
Valeu Sebastiao, abração!
Vídeo maravilhoso, instrutivo e muito bem elaborado! Esse é o motivo de eu gostar tanto desse canal. Além disso, adoraria ver mais vídeos de arco e flecha, mostrando o uso do equipamento, customizações, como montar um bom kit com o arco sendo o equipamento central... Esse tipo de coisa, pós acho que seus vídeos são de longe os mais informativos e bem feitos
@@wagnercorreia3710 valeu Wagner, comentários como o seu motivação nos criadoras de conteúdo a gravar mais e trazer conhecimento. Valeu guerreiro, vou seguir suas sugestões de temas. Abração!
Bem diferente de outras dicas de sobrevivência ,gostei .
Nunca assisti um mateiro dar esses conselhos, que são MUITO importantes no deslocamento no mato. Parabéns!. Levou-me a fazer a inscrição na sua plataforma.
Valeu amigo, bem vindo ao canal...Abração!
Muito legal. Obrigado por compartilhar. Realmente não vemos abordagens sobre o deslocamento. Quem sabe no futuro novos vídeos sobre isso. Onde pisar, como se orientar, demarcar trilhas para volta, abrir trilhas, evitar tocas de animais, etc. Talvez também mapas prontos e como improvisar mapas na mata.
Sucesso
Valeu Luiz, com certeza tem muita dica e técnicas para serem exploradas. Vamos compartilhando e divulgando as dicas desse mundo mateiro. Abração guerreiro!
Eu quando ia pra mata perto da minha casa, aprendi primeiro OUVIR A MATA e NUNCA ANDAR SEM NADA NA MÃO PEDAÇO DE PAU OU UM FACÃO COM BAINHA ,NA MATA PODEMOS SER ATACADOS REPENTINAMENTE POR ANIMAIS TER UM PORRETE OU UM FACÃO MUDA TUDO,NÃO SABEMOS QUANDO PODE ACONTECER.
@@ocacadordealmas7733 boa guerreiro, excelentes dicas....tudo pode acontecer e devemos estar preparados! Abração Guerreiro
Excelente dica amigo . Não conhecia essa técnica. Muito bom 👍🏼
Show guerreiro, sempre tem coisa boa pra gente aprender ne. Abração e tmj!
Dicas que valem uma vida!
Muito obrigado!
Um abraço!
Obrigado por assistir Luiz, o básico ajuda muito né. Abração!
PARABENS !!! ADOREI A SUAS PROPOSTAS NATURAIS !!!
Valeu Antônio, abração guerreiro!
Gostei muito do video, subscrevi. Minha contribuicao: Olhar onde pisa. Fui acampar e sai um pouco do clarao para pegar uns gravetos. Pisei numa casa de marimbondos. Corri, cai, machuquei o joelho. Ainda bem que tinha levado pasta de acafrao. Uma colher cheia e a dor passou em 30 minutos. O inchaco sumiu em 22 horas. Tb cortei o dedo e fechei com fita adesiva. Fui a noite numa praia la perto e com moluscos peguei uma anchova de 30 polegadas (entre outros que devolvi). Assei na pedra da fogueira com sal e limao que levei. Comi demais e tinha muito oleo. Passei mal no dia seguinte.
@@witness2018 valeu amigo, seja bem vindo ao canal. Muito boa sua experiência e é assim que se aprende errando, acertando e fazendo. Abração guerreiro.
Andar sempre com um guia experiente
Se há risco de se perder, eu recomendo 2 coisas: andar criando marcadores ( quebrar galhos, empilhar pedras etc) e a cada meio minutos, olhar para trás e tentar memorizar os marcos.
@@IreneTozetti-v5n excelentes dicas, show!
Eu sempre marco os galhos com um facão, muito bom marcar a rota da trilha, inclusive para um retorno posterior.
@FabianoMendes muito bom Fabiano, excelente técnica!
Valeu d+, eu já faço uso dessa técnica mesmo antes de conhecer as siglas, sempre procuro observar o ambiente antes de entrar na mata sigo o avot com muita cautela.
@@valdirpereira3965 boa Valdir, conhecimento é poder. abração!
Aqui na Suíça a floresta não é muito estensa então conseguimos sempre caminhar e logo encontramos cabana para agente encontrar abrigo caso seja tempo de neve, por exemplo
Ajuda bastante,observar a posição do sol, quando entrar na mata.
@@josepauloalvesdasilva8123 isso José, referências pelo ambiente. Abração!
Uma sugestão: colocar os vídeos citados nos cards do vídeo principal pois eu mesmo por exemplo vou ter que procurar na lista de vídeos postados para achar os vídeos ditos. Abraço!
@@NerdSharkYT valeu a dica guerreiro, será providenciado! Abração
Parabéns pelo conteúdo achei muito interessante e já me escrevi..
@@wilsonboranga9190 valeu Wilson, seja bem vindo ao canal. Abração Guerreiro!
68.000 visualizações e APENAS, APENAS 5.000 LIKES, CURTIDAS????
Certamente esqueci-me de CURTIR, dar LIKES.
DEMONSTRE sempre sua GRATIDÃO ao canal por tantas informações úteis. GRATIDÃO sempre!!!
@@bertilogasparschmidt7743 muito grato amigo, esses pequenos atos ajudam muito. Abração!
Rubens, parabéns pelo trabalho, o seu canal é muito bom com fontente de ensino sobre as técnicas de sobrevivencia, vou indicar para amigos que assim como eu ama o bushcraft, forte abraço!!
@@danielbezerra9604 muito grato Daniel, vamos aos poucos ensinando pra todos como é bom estar na natureza. Abração irmão e grato de mais pelo comentário!
Aprendi no Exército. Já caminhadas na mata aplicando as técnicas de sobrevincia na Mata ou Selva. É fácil de se perder ou de sucumbir se o conhecimento for Zero.
Isso ai Leandro, muito fácil perder a trilha e ficar "a deriva" no mato. Abração guerreiro!
Caiu quase que sem queret a notificação deste video pra mim e deste canal,maravilhoso,muito produtivo,muito bem explicado pelo apresentador,canal top,Eu como admirador e amante fauna e da flora e natureza selvagem, fiquei maravilhado me inscrevi ativei as notificações e com certeza vou maratonar a play list do Canal Parabéns amigo. Um abraço do CANAL NATUREZA ANIMAL, FLORA E FAUNA, Henrique Neto, Barbacena,Minas Gerais.
@@naturezaanimalfloraefauna muito grato por assistir amigo Henrique, natureza é incrível. Abração aí Guerreiro!
@@PorDentrodoMato Obrigado amigo,estarei sempre na audiência do seu canal e vou indicar sempre o seu canal,para os amantes da flora e da fauna amantes da natureza.
@naturezaanimalfloraefauna tmj!
Excelente Vídeo Rubens! Ganhou mais um seguidor do canal!!
@@luispaulosartori9392 valeu Luis, seja bem vindo ao canal....saudações mateiras!
Ganhou mais um inscrito. Adoro mato e acampamento ⛺❤
@@wagnermiranda2153 valeu Wagner seja bem vindo. Abração guerreiro!
Aprendi bastante... parabéns
Fico muito feliz Jordao que tenha ajudado, abração!
Excelente aula. Merece mais visualizações.
@@soucoachdamontanha valeu guerreiro, obrigado por assistir e espero ter ajudado de alguma forma!
Desde mt jovem gostode ir para o moto. mt bom esse vídeo, grande abraço
Primeiro vídeo que assisto do canal e já me inscrevi... Curti a parada.
@@estevansilvestri6891 Seja bem vindo guerrilha, muito grato por sua presença. Abração!
Primeiro vídeo que assisti no cansl e já me inscrevi.
@@neipereira964 Seja bem vindo amigo, muito grato por sua presença!
Hoje em dia com celular carregado, um bom power bank também carregado, além de mapas salvos da região para situações offline ficou mais fácil de sair de enrascadas. Mas todo cuidado é pouco nas matas.
me perdi na mata diversas vezes e foi de esfriar até a alma; numa das vezes me encontrei pq ouvi uma buzina,outra ouvi som ao longe de trabalhadores na fazenda; hoje eu marcaria com galhos por onde passaria,ou marcaria arvores
Excelente Patricia, temos que parar, acalmar e observar tudo ao redor....se não o risco de se perder mais ainda é grande. Abração!
Sobre as frutas no mato é observar se ta comido por aves ou animais,tbm uma das observações no mato, parabéns amigo pelo vídeo, Wanderley Ninja pescador, Pinheiros ES
Boa amigo isso ai, valeu Wanderley Abração!
Boas dicas! 👍🏻
Excelente vídeo! 🤝🏻
Valeu irmão, obrigado por assistir!
Valeu Rubens. Ótimas dicas
@@cesarluiz7030 Valeu Cesar, obrigado por assistir, tmj guerreiro!
Muito bom 👏👏👏👏👏👏👍
@@jadsonaraujo2267 valeu Jadson, abração!
@@PorDentrodoMato
👊
Ola meu amigo chegando pra fica me chamo Antonio moro em São Lourenço minas gerais aqui em minas tem bastante turismo no mato tmjs 😊😊😊😊meu amigão
Bem vindo Antonio, São Lourenço fica um pouco próximo daqui da minha cidade....abração guerreiro!
Tem que ter muito cuidado
@@ClaudioS40 com toda certeza Cláudio!
Eu amo videos de selva. Parabéns voce e muito corajoso!
Muito obrigado por assistir, abração!
Conteúdo maravilhoso, muito obrigado!
Valeu Silas, espero ter ajudado de alguma forma....Abração Guerreiro!
Muito bom 👏🏼
@@SergiodosSantos-ov8iz valeu Sérgio, abração!
Vídeo muito útil, obrigado.
@@ribamarpontocom Obrigado Ribamar, abração!
Show amigo estamos juntos valeu
@@ClubedoSobrevivencialismoxx valeu amigão, grato por assistir!
Muito bom conteúdo cara
Valeu guerreiro...abração!
Uma coisa tbm muito importante é saber a direção do sol e o rumo que vc vai, se caso se perder na mata, marque um rumo baseado no sol.
@@EliezeSousadosreis muito importante Elieza, abração!
mais um grande video
@@lomart324 muito grato guerreiro...abração!
o que a gente fazia quando criança no sitio , tinha matas e rios , pra gente era natural . hoje essa gente da cidade tem que fazer faculdade pra aprender .
@@gabrielguimaraes8877 Justamente Gabriel, coisas simples como essa passam batido para muitos. Devemos resgatar os costumes de estar entre as matas. Abração!
Mato...😳 morro de medo...🫣
Assisti; pois é bom ter informações.
Agora,... só Deus pra nos livrar dos perigos em todos os lugares...😇
Eu ando com alimento em uma mochila, garrafa, etc, mas uma coisa boa a se fazer é ficar em silêncio, ouvir bem o entorno. Usar também a visão para perceber se há pegadas pelo caminho ou se há pessoas se aproximando e, por fim, usar a mata para te proteger de alguma situação de risco, ou seja, usar cores escuras que se camuflem na mata, porém, é bom ter um pano de cor forte na mochila, porque com ele você pode amarrar no braço caso se perca e assim se tornar mais fácil de ver ou amarrar em um ponto de caminho para servir como marca e assim registrar por onde você passou. Uma bússola Tb é interessante.
Muito bom vídeo 👏👏👏👏👏👏
Valeu guerreiro, abração!
Ótimo vídeo, me inscrevi no canal.
Bravo Zulu pra você, Companheiro!!!
@@josepaiva7215 obrigado por assistir amigo, abração!
Excelente!
@@Egbert4299 valeu Egbert, abração!
Legal cara. Obrigado.
Valeu Luiz, eu que agradeço a presença!!!!
Super validas as instruções. GRATA
Eu que agradeço a presença!!!!
Esse coquinho é de Palmeira Jerivá. A Polpa eé bem doce quando maduro e o como também é comestível, apesar de pequeno. Também pode se extrair o óleo dele, mas é preciso muitos frutos para isso.
Adorei o vídeo.
Obrigado meu amigo pelo pelo conteúdo ótimas dicas
Valeu Junior, abração guerreiro!
Vem aqui na Amazônia exercitar suas técnicas
Isso ai Fabricio, Amazônia é mais intensa ne. Abração!!!
@@PorDentrodoMato e mano aqui e top demais vc entra 100 metro dentro da mata bruta vc não escuta mais nada além de canto de pássaro tem que andar com atenção redobrada mais e bom dimais não tem coisa melhor
Boa noite mestre
Boa noite Guerreiro!
Eu sou da roça. Lgc, o ambiente natural é fascinante! Porém, é bruto. Tem certa % de desafios, perigos.
Valeu mesmo muito bom
Valeu Guerreiro, abração!
Bom vídeo
Bom vídeo !
Obrigado Antonio, abração!
dependendo da vegetaçao é bom uso de boné de aba dura para proteger os olhos e se tiver muito espinho uso de luvas.
Boa Sergio, dica muito bem vinda, tem mata que é puro espinho! Abração!
Muito bom
Valeu guerreiro!
Aconteceu comigo. A visão periférica me fez evitar uma pisada na cascavel que estava no caminho. Percebi, ainda não sei como, a mudança de posição da cabeça da cobra. Este leve movimento me fez travar a pisada, já tinha levantado a perna. E esta cobra tinha quase 2 metros.
Isso ai Robert, ajuda muito...leves movimentos são percebidos com essa técnica. Abração!
Essa de não tocar nas coisas é muito boa, eu já me ferrei pegando em tudo, levei uma picada de uma formiga cabo verde enorme
Ficou tanto tempo no mato que esqueceu o Português. A "gente vamos" foi ótima.
@@CORDEIROMAT fazer o que "irmão a gente" erra kkkkkkk
Use sempre luvas de proteção e botas cano alto
Uma bússola também é importante...
Muito importante Antonio, principal meio de orientação no mato. Abração!
Fotografo aves livres e uma vez andando em uma mata preservada, resolvi sair da trilha principal e ir atrás de um canto que ouvi. Por está concentrado no som não percebi que já tinha andando muito, quando fui voltar já não sabia por onde era, era muito mato e mata fechada, fiquei nervoso pq estava sozinho, corri pra ver se chegava na trilha e nada, isso á era umas 16h e mata fechava fica escuro rapidinho. Tentei subir em uma arvore pra ver se conseguia acha o caminho e nada tbm (já estava quase chorando), quando olhei o celular está com um ponto de sinal e consegui me situar no mapa, estava há uns 2km da trilha principal, fiz a rota e segui reto até chegar na trilha.
Rapaz que desespero ein
Nova inscrita
@@rubiaf.m.c9898 bem vinda Rubia, obrigado por se inscrever!
Eu costumo fazer marcações indicativa, para não me confundir na volta, pois lugares costumam ser parecidos entre eles.
@@AntonioVieira-kx2dd Excelente Antônio, ajuda muito fazer marcações! Abração!
Eu tenho um sítio em São Luis Maranhão, de 3 hectares, fundo para o mangue. Aviso. Nunca entre no mato só. Facão e uma faca pequena na cintura.
@@joaorosaneto3590 isso aí amigo, por mais perto que for pode acontecer muita coisa. Abração guerreiro!
Muito cuidado! Predadores por todos cantos!
A maioria das pessoas que "vai pro mato" o faz em áreas conhecidas, onde ha muitas pessoas. Não se arriscam. Vão onde já há trilhas estabelecidas e sinalizadas, etc, mas gostei das tuas dicas.
Até é uma dica que eu dou Rodrigo, começar e lugares que conhece e depois ir aprofundando no "desconhecido" para não se colocar em uma situação grave. Abração Guerreiro!
Valeu!
@@josimarfamaral valeu guerreiro!
Valeu
Tamo Junto Joilson. Abração!
Não se esqueça de sempre informar alguém da família onde vai , qual lugar e previsão de volta, pois se sumir já sabem o de procurar o corpo.
Sempre informar onde vai, regra obrigatória. Abração guerreiro!
AVOT: audição, visão, olfato e tato.
CAL: cabeludo, amargo e leitoso.
aqui vai uma dica de caçador para não se perder no mato.primeiro: ande sempre prestando atenção nas árvores.nunca entre em mato muito fechado,procuri sempre está perto de lugares que indicam,clarões.pari e sempre, ouça o som da mata.
Se você quiser saber se um fruto é comestivel e que não conhece é só observar se tem mosquitinhos pretos sobre ele se estiver apodrecendo, se tiver pode comer.
@@paranormal4785 Boa dica amigo, abração!
Proteja a canela com garrafa pet porque as cobras estão loucas pra te pegar. Video educativo.
@@fernandos.7241 valeu Fernando, boa dica....uso uma boa bota cano alto. Abração!
Quando vou para a trilha, nunca deixo de levar facão, uma faca na cintura, um isqueiro/maçarico no bolso e muitos outros apetrechos na mochila. Rádio e o mais importante: Um bastão ou cajado um pouco maior que sua altura.
Outra coisa de tempos em tempos eu olho para trás e memorizo a paisagem, além das técnicas de marcação na vegetação
Isso ai, lâminas são muito uteis nesse tipo de bioma, ajuda muito. Abração!!!
Por que o bastão especificamente maior que si?
@@josephseed8183 Se caso acontecer de tropeçar ou cair o risco do bastao acertar o rosto é grande, ele sendo grande a chance de isso acontecer é bem menor.
@@PorDentrodoMato entendi, obrigado pela explicação amigo
Esse coco bom pra por na cachaça 👍
Eita Edmundo não sabia kkk, temos que testar. Abração!