Eu achava que congelar leveduras era um bicho de sete cabeças e com esse vídeo descobri que com uma sanitização e esterilização corretas a coisa é simples. Vou pesquisar mais sobre o assunto e tentar congelar leveduras, esse vídeo realmente me empolgou. Muito obrigado Jamal.
Muy bien.... amigo Jamal.... Com certeza com muita criatividade e competência, você e muitos outros mostram que fazer cerveja além de arte é ciência pura com um pouco de malte....kkkkkk. Vareu é nozes !!!
Parabéns Jamal, aguardando o próximo vídeo já..... Esse de congelamento com certeza vou tentar fazer devido a dificuldade de conseguir leveduras na minha região.
+Felipe Carlos Schwambar obrigado!!! Fico muito feliz quando o vídeo é útil para alguém. Eu uso o congelamento para ter um banco vasto de leveduras! Atualmente estou pensando em comprar um freezer microbiológico (-86ºC) mas o custo é muito alto.
Jamal, parabens pelos vídeos cara, sempre sigo o canal. Uma pergunta, como vc fez esse "bico de bunsen" com o fogão? Existe no mercado algum adaptador desses pra venda? Grande abraço.
Jamal, Excelente! Dúvida... É possível congelar as leveduras que já foram utilizadas em uma leva? São 3 camadas e a do meio (ainda um líquido ralo) é o que nos interessa. Existe algo diferente que devo fazer com esse material intermediário para que ele fique pastoso como ficou o desse vídeo?
cada tubo de ensaio desse, é capaz de fermentar quantos litros de cerveja? fazendo logico um starter antes do uso... essa dosagem é compatível com aqueles saquinhos de 11g de fermento seco?
Bom dia Júlio, tudo bem? O bom do starter é que ele é relativamente pouco dependente da concentração inicial. Nesse frasco, dependendo de muitos fatores pode ter a entre mesma coisa que um pote de levedura líquida ou menos de 10% dessa concentração. Porém, mesmo nesses dois extremos de concentração, a propagação vai dar uma quantidade final de células quase igual.
Jamais, primeiramente obrigado pela iniciativa e parabéns pela clareza. A única dúvida que ficou é em relação as dosagens. Quantos gramas de ácido ascórbico deve ser adicionado para 100 ml de solução conservante é qual o percentual da solução final, com a levedura, que é composta pela solução conservante? Abraço. Rodrigo Caldas.
Opa Rodrigo!! A concentração sugerida pelo artigo é de 1g de ácido ascórbico por litros de produto final. Entao para 100ml é apenas 0.1g. A proporção sugerida no yeast é de 1:1 da mistura de células e da solução protetora. Eu estou com um aluno trabalhando com isso, ele está analisando mês a mês a viabilidade das levduras armazenadas com essa técnicas e está tendo resultados muito bons! Pode usar sem medo Abraços!
Oh jamal, e olha só, tu acha que tem que usar aquelas concentrações de 50% de glicerol pra evitar que a solução congele, como sugerem alguns artigos? ou tudo bem usar concentrações menores e a solução congelar. valeu, abraços.
Coloquei esta lá na sessão de discussão, porém acho aqui mais apropriado. Faz tempo, mas talvez alguém se interesse. Fiz algumas correções. Olá Jamal. Desculpe a brincadeira. Passei aqui somente para relatar que reproduzi o experimento de congelamento de leveduras. Utilizei leveduras liofilizadas de segunda geração W 34-70 safale e a líquida London Ale WLP013. A única diferença é que eu utilizei o glicerol a 30%. Congelei a -13°C durante pouco menos de 3 meses numa geladeira comum (frost free) . A primeira deu certíssimo. Muita formação de CO2 logo na primeira hora depois do degelo, odor característico da fermentação e gosto azedado. Parecia que era de primeira geração e rendeu em quantidade para mais de uma brassagem de 30l. Porém, na segunda não foi observada nenhuma atividade de CO2 em 48hs. O mosto permanecia adocicado sem cheiro característico. Como não tenho outros meios que não os organolépticos para verificar atividade, acabei descartando a caríssima levedura. (Aqui eu poderia ter anotado a OG do mosto formado e observar uma possível atenuação com o tempo, mas na hora eu não lembrei) todas as amostras foram dispostas juntas num mesmo recipiente sob as mesmas condições contendo o isopropanol e que não foi removido até a inoculação. Foi observada uma substância transparente e esponjosa sem cheiro no meio alcoólico, parece uma solidificação da solução álcool/ H2O. Acredito que as condições da levedura líquida eram menos favoráveis a uma replicação, pois vieram dos EUA trazidas pelos nossos correios. Então é isso. Se tiver alguma ideia a acrescentar ficarei grato!!
+Antonio Faria Inoculei cerca de 70 litros de mosto a fim de formar uma Vienna Lager. Teve boa atenuação durante todo o processo. Terminei ontem a fermentação primária, o fermentado está com sabor e cheiro característicos do estilo. Vamos aguardar a maturação agora. Boa sorte!!!
Antônio, muito obrigado pelo feedback!! Que bom que uma delas deu certo cara. você propagou a levedura líquida antes de congelar? Pro congelamento saudável ela precisa estar como as reservas de glicogênio boas e com reservas de trealose!! Você chegou a fazer cerveja com ela antes de congelar? Existe uma outra técnica pra armazenar por períodos prolongados, que é o cultivo em meio sólido, eu logo vou fazer um vídeo sobre isso, espero que vc possa testar novamente!!!
+Beer School Olá jamal. Sim, eu propaguei ambas sendo que a safale W34-70 era de segunda geração. A WLP 013 (a líquida) é de primeira geração e eu propaguei duas vezes até obter um bom volume. Então lavei e utilizei a metade para fazer uma stout a outra foi com intenção de congelar. O engraçado é que a stout ficou boa.Valeu. Estou ansioso pelo cultiivo em meio sólido. Obrigado!!!
Kra, show de bola suas iniciativas! É mto bom poder aprender a fundo a teoria e os detalhes de nosso hobby tão precioso, de forma tão didática como vc apresenta. Se possível me ajudar com uma dúvida, fiz um starter de 1,5L com uma levedura da white labs chique! Acontece que não vai rolar brassar por pelo menos uma semana, o que fazer? Rola deixar na geladeira por esse período? Vlw e parabéns mais uma vez!
+luispgtech Opa!!! cara, descupe demorar pra responder e ainda vou ter que responder de forma muito breve kkkkk. pode deixar ela na geladeira, ela vai perdendo atividade dia a dia, no fim, quado vc for usar de novo, pega um pedaço desse starter velho e usa pra fazer um novo! ai vc mantém o velhor ainda pra usar mais vezes Mas uma vez, descupe a demora e por ser tão breve na resposta, ta mega corrido aqui hj!
Jamal, Nesse caso do Luis é possível deixar a levedura repousando na geladeira por quanto tempo até se tornar inviável mesmo com starter com stir plat?
Olá Jamal, Para usar estas leveduras "congeladas ou resfriadas a -18 C", há algum procedimento especial? O glicerol ou glicerina e o ácido ascórbico não interfere no mosto?
+Gerson Roma as quantidades são muito pequenas, não haverá influência. Para usar, além de descongelar, é muito indicado fazer um starter para reavivar elas. Obrigado por acompanhar o canal Gerson!
+Jorge Rogoni Jr General eu paguei meio caro por ter comprado em farmácia de manipulação. mas na internet da pra comprar por bem menos. Ácido ascórbico da pra achar por menos de 1 real o grama na interenet (mas vai ter que comprar pelo menos 100g) só que isso da pra vida toda, da pra dividir com 4 amigos, ficar com 25 gramas e não precisar comprar por anos. Glicerina (ou glicerol) da pra achar por até 15 reais o litro, mas em fonte meio duvidosa. O Alcool isopropílico é opcional. Da pra trocar por aqueles saches de gel pra manter a temperatura, que são baratos. Espero ter ajudado. Talvez eu faça outro vídeo mostrando os preços!!! Abraços amigo!
Parabéns pelo vídeo e pelo canal, muitos temas interessantes. Fiz esse mesmo procedimento semana passada, seguindo as recomendações do livro Yeast. Porém, houve um equívoco, e coloquei glicerina pura nos frascos, 10ml para 1ml de lava, além de 1g/l do ácido ascórbico. Quais as consequências que podem surgir? Vc acha que ainda há alguma viabilidade?
Olá +Rodolfo Lopes, tudo bem? Desculpe demorar tanto para responder, as coisas andam bem corridas por aqui! O glicerol a partir de certa concentração se torna tóxico pra levedura (assim como acontece com o álcool etílico) e apesar te não ter tido esse tipo de experiência ainda, em artigos sobre a toxicidade, dizem que 15% já apresenta toxicidade, e se eu entendi bem, sua concentração foi em torno de 90% (tá certo isso???). Nesse caso, acho que realmente vai ter poucas células viáveis. Porém talvez com algumas propagações em série ainda dê para recuperar. Se esse for o caso, acho que você deveria lavar o glicerol da levedura antes de iniciar a primeira propagação!!! Espero que dê tudo certo. Obrigado por acompanhar o canal. Abraços
Jamal, ocorreu um problema de comunicão no momento da compra do fermento e acabei comprando muito mais do que uso para cada Brassagem. Se eu alicotar o fermento seco em tubos falcons e congelar a -80 graus, posso reutiliza-lo?..Obrigado!. Gostei muito do video.
Vc tem acesso à uma geladeira de -80? kkkkkk Cara, pode fazer o congelamento sim, mas tem protocolos a serem seguidos. Segue um aqui openwetware.org/wiki/McClean:_Glycerol_stocks_(yeast)
ahh não, eu num li direito a parte dos secos. Cara, liofilizada, acho que o melhor esquema é separar de forma bem asséptica e armazenar em geladeira mesmo, vai durar mt tempo. No congelamento grande parte morre, e vc quase sempre vai ter que fazer um starter
Na farmácia só encontrei um produto chamado "Glicerol - Glicerina Pura". Mas ao chegar em casa percebi que estava escrito embaixo "USO EXTERNO". Na composição tem "Glycerin, Alcohol"(po, não era puro?!). Foi baratinho então nem importa muito ter que comprar outro, mas da pra usar esse? To imaginando que não, mas pra garantir...
kkkkk Cara, nem sei o que dizer exatamente.. essas empresas que colocam a composição meio obscura assim.. a glicerina em sí é um álcool, as vezes eles tem um químico responsável que não manja e colocou os dois mais é só um kkkkk, mas não tenho certeza.
Muuuuuuuito legal. Amigo daria para fazer um vídeo sobre escolhas de leveduras? Fazer um apanhado das principais que tem no mercado informando qual o resultado final na cerveja?
Custódio, esse seu comentário me deu ideia de fazer uma nova série de vídeos, fazendo reviews de leveduras. A partir de agora, vamos ter 2 vídeos semanais. Alem do usual, vou tentar postar toda terça um vídeo falando sobre alguma levedura. Desculpa a demora em responder, acabei tendo que ficar afastado do vlog por um tempo. Obrigado por acompanhar o vlog!!!
Olá, depois de ver seus videos criei coragem e estou reaproveitando a lama das minhas brassagens com muito sucesso ! Só não criei coragem ainda de congelar as leveduras... Por outro lado, estes dias vi este artigo eurekabrewing.wordpress.com/2012/09/05/yeast-banking-3-isotonic-sodium-chloride/ e me pareceu mais simples o processo de criação de um banco de leveduras desta forma. Vc acha que realmente é uma boa ?!!
Eu achava que congelar leveduras era um bicho de sete cabeças e com esse vídeo descobri que com uma sanitização e esterilização corretas a coisa é simples. Vou pesquisar mais sobre o assunto e tentar congelar leveduras, esse vídeo realmente me empolgou. Muito obrigado Jamal.
Muy bien.... amigo Jamal.... Com certeza com muita criatividade e competência, você e muitos outros mostram que fazer cerveja além de arte é ciência pura com um pouco de malte....kkkkkk. Vareu é nozes !!!
super recomendado o video! parabens jamal!
Valeu +hampelch !!!!
Parabéns Jamal, sua didática é excelente, continue com seu bom trabalho...=)
+Filipe Celestino Girão Nobre Muito obrigado!!!!!
Parabéns Jamal, aguardando o próximo vídeo já.....
Esse de congelamento com certeza vou tentar fazer devido a dificuldade de conseguir leveduras na minha região.
+Felipe Carlos Schwambar obrigado!!!
Fico muito feliz quando o vídeo é útil para alguém. Eu uso o congelamento para ter um banco vasto de leveduras! Atualmente estou pensando em comprar um freezer microbiológico (-86ºC) mas o custo é muito alto.
Cara, faça você um video aula usando um tubete desses que você congelou. faça uma brassagem e diga como ficou, com starter e tudo.
+Germano Neukamp eu até tive planos de fazer um vídeo completo de brassagem.. mas tem uma centena no youtube, será que vale a pena?
somente para avaliar o resultado da sua técnica de multiplicação das leveduras.
Parabéns Jamal!!!!!
Jamal, que bico de bulsen este que vc colocou no fogão .... muito bom isso heim... vou testar congekar leveduras tb. valeu
cara, isso ai é o tubo de um post mix kkkk
improvisação máxima!
Hahahaha que jóia, boa ideia, eu uso a chama do eu fogão mesmo para manipular minhas leveduras.
Muito Bom Jamal!!
Quando é adicionado a trealose? Como consigo no Brasil? Qual a quantidade?
Jamal, parabens pelos vídeos cara, sempre sigo o canal. Uma pergunta, como vc fez esse "bico de bunsen" com o fogão? Existe no mercado algum adaptador desses pra venda? Grande abraço.
Qual a coloração que poso utilizar e a diluição para fazer a contagem da levedura em uma câmera de neubouer?
Jamal,
Excelente!
Dúvida...
É possível congelar as leveduras que já foram utilizadas em uma leva?
São 3 camadas e a do meio (ainda um líquido ralo) é o que nos interessa. Existe algo diferente que devo fazer com esse material intermediário para que ele fique pastoso como ficou o desse vídeo?
cada tubo de ensaio desse, é capaz de fermentar quantos litros de cerveja? fazendo logico um starter antes do uso... essa dosagem é compatível com aqueles saquinhos de 11g de fermento seco?
Bom dia Júlio, tudo bem? O bom do starter é que ele é relativamente pouco dependente da concentração inicial. Nesse frasco, dependendo de muitos fatores pode ter a entre mesma coisa que um pote de levedura líquida ou menos de 10% dessa concentração. Porém, mesmo nesses dois extremos de concentração, a propagação vai dar uma quantidade final de células quase igual.
Jamais, primeiramente obrigado pela iniciativa e parabéns pela clareza. A única dúvida que ficou é em relação as dosagens. Quantos gramas de ácido ascórbico deve ser adicionado para 100 ml de solução conservante é qual o percentual da solução final, com a levedura, que é composta pela solução conservante? Abraço. Rodrigo Caldas.
Opa Rodrigo!!
A concentração sugerida pelo artigo é de 1g de ácido ascórbico por litros de produto final. Entao para 100ml é apenas 0.1g.
A proporção sugerida no yeast é de 1:1 da mistura de células e da solução protetora.
Eu estou com um aluno trabalhando com isso, ele está analisando mês a mês a viabilidade das levduras armazenadas com essa técnicas e está tendo resultados muito bons! Pode usar sem medo
Abraços!
Oh jamal, e olha só, tu acha que tem que usar aquelas concentrações de 50% de glicerol pra evitar que a solução congele, como sugerem alguns artigos? ou tudo bem usar concentrações menores e a solução congelar. valeu, abraços.
Coloquei esta lá na sessão de discussão, porém acho aqui mais apropriado. Faz tempo, mas talvez alguém se interesse. Fiz algumas correções.
Olá Jamal.
Desculpe a brincadeira. Passei aqui somente para relatar que reproduzi o experimento de congelamento de leveduras. Utilizei leveduras liofilizadas de segunda geração W 34-70 safale e a líquida London Ale WLP013. A única diferença é que eu utilizei o glicerol a 30%. Congelei a -13°C durante pouco menos de 3 meses numa geladeira comum (frost free) . A primeira deu certíssimo. Muita formação de CO2 logo na primeira hora depois do degelo, odor característico da fermentação e gosto azedado. Parecia que era de primeira geração e rendeu em quantidade para mais de uma brassagem de 30l. Porém, na segunda não foi observada nenhuma atividade de CO2 em 48hs. O mosto permanecia adocicado sem cheiro característico. Como não tenho outros meios que não os organolépticos para verificar atividade, acabei descartando a caríssima levedura. (Aqui eu poderia ter anotado a OG do mosto formado e observar uma possível atenuação com o tempo, mas na hora eu não lembrei) todas as amostras foram dispostas juntas num mesmo recipiente sob as mesmas condições contendo o isopropanol e que não foi removido até a inoculação. Foi observada uma substância transparente e esponjosa sem cheiro no meio alcoólico, parece uma solidificação da solução álcool/ H2O. Acredito que as condições da levedura líquida eram menos favoráveis a uma replicação, pois vieram dos EUA trazidas pelos nossos correios. Então é isso. Se tiver alguma ideia a acrescentar ficarei grato!!
+Antonio Faria Inoculei cerca de 70 litros de mosto a fim de formar uma Vienna Lager. Teve boa atenuação durante todo o processo. Terminei ontem a fermentação primária, o fermentado está com sabor e cheiro característicos do estilo. Vamos aguardar a maturação agora. Boa sorte!!!
Antônio, muito obrigado pelo feedback!! Que bom que uma delas deu certo cara. você propagou a levedura líquida antes de congelar? Pro congelamento saudável ela precisa estar como as reservas de glicogênio boas e com reservas de trealose!!
Você chegou a fazer cerveja com ela antes de congelar?
Existe uma outra técnica pra armazenar por períodos prolongados, que é o cultivo em meio sólido, eu logo vou fazer um vídeo sobre isso, espero que vc possa testar novamente!!!
+Beer School Olá jamal.
Sim, eu propaguei ambas sendo que a safale W34-70 era de segunda geração. A WLP 013 (a líquida) é de primeira geração e eu propaguei duas vezes até obter um bom volume. Então lavei e utilizei a metade para fazer uma stout a outra foi com intenção de congelar. O engraçado é que a stout ficou boa.Valeu. Estou ansioso pelo cultiivo em meio sólido. Obrigado!!!
Kra, show de bola suas iniciativas! É mto bom poder aprender a fundo a teoria e os detalhes de nosso hobby tão precioso, de forma tão didática como vc apresenta. Se possível me ajudar com uma dúvida, fiz um starter de 1,5L com uma levedura da white labs chique! Acontece que não vai rolar brassar por pelo menos uma semana, o que fazer? Rola deixar na geladeira por esse período? Vlw e parabéns mais uma vez!
+luispgtech Opa!!! cara, descupe demorar pra responder e ainda vou ter que responder de forma muito breve kkkkk. pode deixar ela na geladeira, ela vai perdendo atividade dia a dia, no fim, quado vc for usar de novo, pega um pedaço desse starter velho e usa pra fazer um novo! ai vc mantém o velhor ainda pra usar mais vezes
Mas uma vez, descupe a demora e por ser tão breve na resposta, ta mega corrido aqui hj!
+Beer School blz, vlw!
Jamal,
Nesse caso do Luis é possível deixar a levedura repousando na geladeira por quanto tempo até se tornar inviável mesmo com starter com stir plat?
Olá Jamal,
Para usar estas leveduras "congeladas ou resfriadas a -18 C", há algum procedimento especial?
O glicerol ou glicerina e o ácido ascórbico não interfere no mosto?
+Gerson Roma as quantidades são muito pequenas, não haverá influência. Para usar, além de descongelar, é muito indicado fazer um starter para reavivar elas.
Obrigado por acompanhar o canal Gerson!
Jamal, seu eu congelar a -20 também da certo?
muito bom isso aew, vou testar isso quando puder. Custa caro esses produtos? Alcool izopropilico, glicerol, etc...
+Jorge Rogoni Jr General eu paguei meio caro por ter comprado em farmácia de manipulação. mas na internet da pra comprar por bem menos. Ácido ascórbico da pra achar por menos de 1 real o grama na interenet (mas vai ter que comprar pelo menos 100g) só que isso da pra vida toda, da pra dividir com 4 amigos, ficar com 25 gramas e não precisar comprar por anos. Glicerina (ou glicerol) da pra achar por até 15 reais o litro, mas em fonte meio duvidosa. O Alcool isopropílico é opcional. Da pra trocar por aqueles saches de gel pra manter a temperatura, que são baratos.
Espero ter ajudado. Talvez eu faça outro vídeo mostrando os preços!!!
Abraços amigo!
blz, valeu.
Jamal, não jamais. É o corretor aprontando.
jamais jamal. kkkk.
Boa noite, me tira uma duvida,
tenho vitamina C 1g com Zinco 10mg posso usar pra congelar ou tem que ser apenas vitamina C pura?
+Alan Digiorge Praseres Na verdade zinco é o mineral que mais faz falta pra levedura no mosto cervejeiro. A adição é benéfica!
Parabéns pelo vídeo e pelo canal, muitos temas interessantes. Fiz esse mesmo procedimento semana passada, seguindo as recomendações do livro Yeast. Porém, houve um equívoco, e coloquei glicerina pura nos frascos, 10ml para 1ml de lava, além de 1g/l do ácido ascórbico. Quais as consequências que podem surgir? Vc acha que ainda há alguma viabilidade?
Olá +Rodolfo Lopes, tudo bem? Desculpe demorar tanto para responder, as coisas andam bem corridas por aqui! O glicerol a partir de certa concentração se torna tóxico pra levedura (assim como acontece com o álcool etílico) e apesar te não ter tido esse tipo de experiência ainda, em artigos sobre a toxicidade, dizem que 15% já apresenta toxicidade, e se eu entendi bem, sua concentração foi em torno de 90% (tá certo isso???). Nesse caso, acho que realmente vai ter poucas células viáveis. Porém talvez com algumas propagações em série ainda dê para recuperar. Se esse for o caso, acho que você deveria lavar o glicerol da levedura antes de iniciar a primeira propagação!!!
Espero que dê tudo certo. Obrigado por acompanhar o canal.
Abraços
Jamal, ocorreu um problema de comunicão no momento da compra do fermento e acabei comprando muito mais do que uso para cada Brassagem. Se eu alicotar o fermento seco em tubos falcons e congelar a -80 graus, posso reutiliza-lo?..Obrigado!. Gostei muito do video.
Vc tem acesso à uma geladeira de -80? kkkkkk
Cara, pode fazer o congelamento sim, mas tem protocolos a serem seguidos.
Segue um aqui openwetware.org/wiki/McClean:_Glycerol_stocks_(yeast)
eu até tenho acesso mais não poderei usa-lo. mesmo para leveduras liofilisadas tem que fazer estes procedimentos?
ahh não, eu num li direito a parte dos secos. Cara, liofilizada, acho que o melhor esquema é separar de forma bem asséptica e armazenar em geladeira mesmo, vai durar mt tempo. No congelamento grande parte morre, e vc quase sempre vai ter que fazer um starter
blz. vou alicotar em tubos falcons sanitizados. e guarda na geladeira.. muito obrigado!
Na farmácia só encontrei um produto chamado "Glicerol - Glicerina Pura". Mas ao chegar em casa percebi que estava escrito embaixo "USO EXTERNO". Na composição tem "Glycerin, Alcohol"(po, não era puro?!).
Foi baratinho então nem importa muito ter que comprar outro, mas da pra usar esse? To imaginando que não, mas pra garantir...
kkkkk
Cara, nem sei o que dizer exatamente.. essas empresas que colocam a composição meio obscura assim.. a glicerina em sí é um álcool, as vezes eles tem um químico responsável que não manja e colocou os dois mais é só um kkkkk, mas não tenho certeza.
Muuuuuuuito legal. Amigo daria para fazer um vídeo sobre escolhas de leveduras? Fazer um apanhado das principais que tem no mercado informando qual o resultado final na cerveja?
Custódio, esse seu comentário me deu ideia de fazer uma nova série de vídeos, fazendo reviews de leveduras. A partir de agora, vamos ter 2 vídeos semanais. Alem do usual, vou tentar postar toda terça um vídeo falando sobre alguma levedura.
Desculpa a demora em responder, acabei tendo que ficar afastado do vlog por um tempo.
Obrigado por acompanhar o vlog!!!
Nota pelo vídeo => 11
Álcool isopropílico pode ser facilmente encontrado em eletrônicas / lojas de componentes eletrônicos
+Nyccolas Emanuel é mesmo. É o melhor álcool pra limpar eletrônicos porque ele é pouco volátil. Na farmácia aqui da minha esquina também vende.
Olá, depois de ver seus videos criei coragem e estou reaproveitando a lama das minhas brassagens com muito sucesso ! Só não criei coragem ainda de congelar as leveduras...
Por outro lado, estes dias vi este artigo eurekabrewing.wordpress.com/2012/09/05/yeast-banking-3-isotonic-sodium-chloride/ e me pareceu mais simples o processo de criação de um banco de leveduras desta forma. Vc acha que realmente é uma boa ?!!