Informações e opiniões não são perigosas, o perigo está em recebe-las sem refletir. As pessoas aceitam certas idéias como dogmas, principalmente quando confirmam o próprio ponto de vista. Mesmo assim devemos deixar os idiotas ser idiotas, toda ideia errada acaba sucumbindo diante da verdade, mesmo que demore.
1 - O apanhador no campo de centeio. 2 - O amante de Lady Chatterley. 3 - Os sofrimentos do jovem Werther. 4 - O príncipe. 5 - O martelo das feiticeiras.
Ótimo vídeo Isa. O apanhador no campo de centeio é magistral por causa que conta a vida de um adolescente que tem várias dúvidas sobre o seu futuro. O escritor escreveu essa obra única de um realismo que choca quando você lê. Outro livro que colocaria nessa lista é Ligações Perigosas de Chordelos de Laclos. A inveja humana colocada de uma forma bastante chocante. O terceiro livro perigoso é Lolita de Vladimir Nabokov, quem lê pensa em que está cometendo pedofilia ( nada a ver ). O quarto é um livro onde a crueldade do ser humano não tem limites, a obra A lista de Schindler de Thomas Kenealy. O último dessa lista cito 1984 de George Orwell, mostra a ditadura do Estado sobre a sociedade, que aqueles que não concordam o destino é prisão ou morte. Esses são os livros bastante perigosos para aqueles que desfrutam em ler essas obras. Valeu!!
O príncipe, na verdade, é um perigo à políticos, pois caso a massa tivesse interesse em lê-lo, saberia bem que o mundo é um teatro e a política, o palco!
@@AElen1990 , infelizmente não há diferença considerável entre o mundo atual e o da época da renascença, época do autor, em relação ao tratamento do povo pelos governantes! O importante, no meu modo de ver, é a pessoa se livrar dessas amarras, um trabalho realmente individual.
A verdade é que faltou vários e a maioria dos citados passam longe do top 5. Mas talvez seja porque não foram só os ℕaŽistas que queimaram livros. "Dialogos No Inferno - Entre Maquiavel E Montesquieu" e seus "derivados". Ainda tem aquele do Lutero que nem vou citar o nome.
@@ruados - Bíblia, Torá e Alcorão - A culpa é do Abraão. - Os grimórios de São Cipriano - Esse quem tinha em casa apanhava dos pais - The Anarchist Cookbook (William Powell) - Existe um documentário sobre o arrependido William Powell que vale muito a pena ver: American Anarchist (2016). - Minimanual do Guerrilheiro Urbano (Carlos Marighella) - Na linha do "The Anarchist Cookbook". Proibido para jovens rebeldes com a mente desocupada. - A Desobediência Civil (Henry David Thoreau) - Perdi minha versão de bolso antes de ler e assim tenho feito meu IRPF certinho. - Sobre os J... e Suas Mentiras (Martinho Lutero) - Livro anti55emita que foi usado pela defesa dos condenados no tribunal de Nuremberg. - Os protocolos dos Sábios de Sião - Seria um plágio anti55emita do "Dialogos No Inferno", traduzido por Gustavo Barroso - Cadernos do cárcere (Antonio Gramsci) - A origem daquilo que é chamado de "marxismo cultural" - Memórias de uma Guerra Suja (Cláudio Guerra) - O depoimento de um ex-delegado do DOPS e ex-maçom (18° grau) arrependido e hoje pastor. O porão do Brasil. - Transcritos dos depoimentos de Emílio Alves Odebrecht para a lava-jato - A caixa-preta do Brasil dos últimos 50 anos.
Gostei muito desse vídeo! Na minha opinião um livro perigoso, ou melhor, uma obra perigosa seria Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust. E a razão para esta classificação foi o impacto que a obra teve na vida da escritora Virginia Woolf, que depois de lê-la, entrou em uma severa depressão e cogitou, seriamente, a possibilidade de não mais escrever, porque segundo palavras da própria escritora:”Depois de Proust não há mais nada para ser escrito.”
Que video necessário, Isa. Confesso que não sabia sobre essa questão do Apanhador no Campo de Centeio, mas todos são livros que quero ler. Só me instigou mais a leitura, e principalmente: a fazê-la com mais cuidado e atenção.
Eu tenho uma edição de "O Príncipe" comentada por Napoleão, em notas de rodapé. Aparentemente, são as anotações que ele fez em seu próprio exemplar durante várias épocas de sua vida. Chegam a ser tão interessantes quanto o texto de Maquiavel
Achei interessante seu comentário, pois anteriormente tinha lido alguém reclamando que as anotações de Napoleão seriam meio tediosas e não acrescentavam muita coisa ao livro. Agora fiquei curioso pra ler e ver com qual das opiniões eu concordo.
The Greatest Books of All Time 1 . Don Quixote by Miguel de Cervantes 2 . Hamlet by William Shakespeare 3 . Gulliver's Travels by Jonathan Swift 4 . One Hundred Years of Solitude by Gabriel Garcia Marquez 5 . War and Peace by Leo Tolstoy 6 . The Divine Comedy by Dante Alighieri 7 . Wuthering Heights by Emily Brontë 8. Nineteen Eighty Four by George Orwell ...
Só deixando claro. Maquiavel nunca disse "Os fins justificam os meios". Quem o disse foi Ovídio! A frase é atribuída ao poeta romano Ovídio, na obra Heroides, onde ele escreveu “exitus acta probat”, que pode ser traduzido como "o sucesso valida o ato"
Um outro livro "perigoso e polêmico" é "Uma vida pequena" de Hanya Yanagihara. Fala sobre abusos físicos, sexuais e psicológicos, dor e sofrimento. Com certeza é um tipo de livro que eu não recomendaria para pessoas depressivas e ansiosas.
Realmente, fiquei tão mal que não consegui terminar, fui procurar ler livros de romance alto astral pra tentar parar os pensamentos ruins que esse livro me trazia.
Esse livro é um desserviço, a autora juntou todos os gatilhos possíveis e imagináveis e colocou nesse texto sem nenhuma preocupação ou motivo! Não recomendo pra ninguém
Acho que o perigo visto pelos censores em Lady Chatterley foi ter apresentado a possibilidade de ter como amante o jardineiro, o motorista ou qualquer outro empregado de sua casa, coisa que para os homens sempre foi comum.
Oi, Isa! Muito legais as reflexões que apresentas e fomentas em nós com teu top 5! Pro meu canal, eu fiz um vídeo chamado 9 verdades literárias e 1 mentira em que eu mostro o trecho de O apanhador no campo de centeio em que é possível perceber uma espécie de gatilho para quem está inclinado a fazer uma maldade contra gente famosa. Uma forma de contribuir para o debate. Amo o teu trabalho e o teu canal, desde sempre. Abraços.
Adoro seus vídeos! Você é ótima e tem sugestões certeiras. Eu li o Wherther: é belíssimo (mesmo com seu final dramático), lindas declarações de amor, um momento de inspiração especial na produção de um escritor de alto nível como era Goethe. Imprescindível pra quem quiser saber do Romantismo. Por outro lado, na sua lista faltou "As Relações Perigosas", de Choderlos de Laclos.
O Amante de Lady Charterley, foi m livro preferido aos 14 anos. Lia escondido d minha mãe, embaixo da minha cama. Depois repassei p amigas e ele correu o mundo.
Hahahahah. Amei o seu relato. Lembrei de mim tbm aos 14 anos de idade, assistindo instinto selvagem pela primeira vez, escondida de meus pais. Que aventura! Fui dormir com o coração batendo forte na maior adrenalina pq consegui cometer essa façanha!😂😂😂
@@mjfilho33. Esse filme foi muito forte nos anos 90. Me arrisco a dizer que foi um dos mais hypados da década. E eu lembro que em 95 a Rede Globo passou no tela quente. Minha família estava na casa de praia e esperando pra assistir. Aí qdo tava chegando a hora meus pais e meu tios mandaram as crianças irem dormir pq o filme n era pra gente. Eu fiquei com aquilo na cabeça e 3 anos depois foi que eu consegui assistir qdo passou no canal telecine da Sky. Mas eu n conhecia a história, n sabia nada sobre o filme. Só era louca pra ver por essa hype mesmo. Rssrsrs.
@@polly9429E falando em Instinto Selvagem, chegou a assistir o 2? Nunca vi e nunca encontrei alguém elogiando o filme pra me convencer a assistí-lo kkk.
Peguei o martelo das feiticeiras ( e também o livro 1 dele) por causa de um vídeo seu e desde então tomo coragem pra começar a leitura. 😂 Confesso que havia esquecido completamente, mas vou recolocá-lo na meta de leitura. Os sofrimentos do jovem Wether li há muito tempo. Preciso reler.
“Eu Fui Médico de Hitler”, de Kurt Krueger, também pode ser considerado um dos mais tristes e perturbadores livros já escritos por alguém; desde o advento histórico das letras e dos símbolos, dos sinais e dos números.
@@MrAlanmaranhao, boa tarde. Li esse livro ainda bem jovem. Encontrei-o casualmente num canto da biblioteca de meu pai. Impressionou vivamente minha imaginação devido aos relatos e análises pessoais do autor sobre os diversos aspectos físicos e mentais, históricos, psicológicos e psíquicos de seu principal paciente. Principalmente, suas descrições sobre as formas torturantes e monstruosas com que eram tratados os prisioneiros, dentro dos campos de concentração e extermínio nazistas; durante a segunda guerra mundial. Nossa mãe, tendo se inteirado de algumas passagens desse livro, e percebendo o quão inadequado era a sua leitura para nossa idade, tirou-o de nosso alcance. Acredito que, posteriormente, ela tenha queimado aquele único volume. Um forte abraço.
Ando vendo alguns videos desse canal, e sempre que assisto, tenho vontade de ler tudo que aparece, porém trabalho muito, e quase não tenho tempo, mas vendo esses videos voltei a ler, mesmo que um livro por mês, pois é o que meu tempo permite. Estou amando isso, e acho esse canal da hora, obrigado ❤️💕
Existem muitos livros que assassinos carrega nos bolsos e/ou nas mochilas, mas o principal que carregam são 3: A Biblia, o Corrão e o livro de Mao Tse Tung.
A biblia é perigosa pq te confronta, aponta seus erros, condena suas más ações, e quando a pessoa acha q é o tal descobre q não é nada, tem um Deus Soberano que faz oque quer a hora que quer e isso mata o ego do ser humano que acha q tudo tem q girar ao seu redor
Tem um livro que mexeu demais comigo quando li: Netochka Nezvanova. Não sei até que ponto ele é perigoso, mas acho uma história linda e é uma tragédia Dostoievski não ter continuado a história. Quando li não sabia ser uma obra inacabada e nem que se tratava de um projeto, até certo ponto, megalomaníaco do meu caro Dodô. Mas talvez seja perigoso já que mostra a descoberta do erotismo de uma pré-adolescente, mas sempre de forma super delicada e ingênua até. Sobre "O príncipe" há uma observação: há muitas correntes filosóficas que veem o livro não como um manual de como governar, mas um manual para o povo saber identificar como ele é dominado.
Livros que pode matar 1 Bíblia cristã 2 Tanakh judaismo 3 Al corão islâmico 4 Mein Kampf nazismo 5 A doutrina do fascismo 6 O capital de Karl Marx 7 A riqueza das nações de Adam Smith
Eu advinhei o último livro. Você já fez um vídeo falando dele e eu já esperava por isso. Confesso que não tenho a mínima vontade de ler. Ótima semana. Grande abraço!
Bom dia. Você já leu algum livro do Marquês de Sade? Aqui alguns: Os 120 Dias de Sodoma, Filosofia na Alcova, Justine e os Infortúnios da Virtude ou o mais pesado do autor na minha opinião (não, não é os 120 Dias) A História de Juliette. Lendo, você vai saber realmente o que são livros perigosos mesmo. Lembro de um vídeo seu falando sobre Lolita, e vc dizendo que a leitura em questão as vezes era insuportável...pois bem, leia algum do Sade, talvez Os 120 Dias. Fico muito curioso com sua opinião.
Não existe maior incentivo para o ser humano fazer algo, do que dizer para ele NÃO FAZER algo. Quando vc diz para as pessoas não lerem, o efeito geralmente é o oposto.. rsrs
Li O Sofrimento do Jovem Werther na juventude numa fase em que estava obsecado pela 2 geração romantica da literatura então eram madrugadas regado a muito vinho Alvares de Azevedo, uma paixão avassaladora a famosa "virgem etérea dos sonhos" Assim como li O Apanhador (esse não houve uma conexão imediata) infelizmente, ainda querendo ler a biblia tanto a do bem quanto a do mal (apesar de ser insento de qualquer crença) assim como o Martelo das Bruxas que acho indispensável pra quem se interessa pelo tema
O maior problema de O Apanhador no Campo de Centeios nao é ele ser perigoso, mas ele ser chato (minha opiniãozinha :) . Não li como adolescente ou adulto jovem, talvez tenha sido esse o problema. O livro não me disse nada, ele me parece um tanto supererestimado - mas como a maioria nos comentários pareceu tê-lo achado muito bom, então o errado deve ter sido eu mesmo.
Acabei de conhecer seu canal assistindo sua participação no Inteligência Ltda. Já me inscrevi, semprenamei ler, mas confesso que me acostumei com muito livro "fraco". Quero ver se consigo me acostumar reduzir isso e pelo menos incluir alguns Clássicos em minhas leituras.
O Martelo das Bruxas, mesmo não tendo lido e diferentemente do que a Isa recomendou, acho de muita relevância a leitura desse livro, óbvio que não é para motivar as barbaridades dele, e sim o contrário. Também não achem que é um tipo de coisa exclusiva de uma determinada religião ou credo, já que existe o caso das Bruxas de Salem.
Ah, Isabela. Vou discordar de vc. Li o martelo das feiticeiras e acho importante sempre lembrarmos dessas atrocidades.....Definitivamente não é para todo mundo. Mas é uma leitura que achei arrebatadora.
Só faltou a Torá e incluiria: - "Os protocolos..." (uma "edição revisada" do "Dialogos No Inferno - Entre Maquiavel E Montesquieu) - "Cadernos do Cárcere" (esse "recriou" o Marxismo e é o pai do chamado "marxismo cultural" e bisavô da "cultura woke" )
O perigo que tive ao ler o Sofrimento do Jovem Wether foi eu ter me suicidado de tão ruim que achei...difícil acreditar na minha consteangedora irrelevancia que alguém goste dessa leitura.
O crime, a maldade está na pessoa e não nos livros. Temos a tendência de jogar a responsabilidade dos nossos erros para um terceiro. Um livro, uma música, uma fala de uma pessoa famosa, etc....
O livro mais perigoso de todos já escrito e que supera EM MUITO o número de mortes provocadas por todos os livros deste vídeo SOMADAS se chama BÍBLIA SAGRADA. Change my mind.
Uma obra prima não reconhecida de Agatha Christie... Aqueles que a acusam de repetitiva e previsível DEVEM ler esse livro e ver como Agatha pode ser genial... O livro nos deixa com a boca aberta nos capítulos finais e com um gosto amargo dada nossa predileção criada por um certo personagem que se mostra "pouco ortodoxo", digamos assim... Recomendo demais...
Interessante esse caso do livro do Apanhador no Campo de Centeio é que, semelhante a ele, hoje os games são vilanizados quando ocorrem crimes. Concordo que a culpa é a pessoa não a obra.
"Apanhador" me parece um livro necessário apenas para pessoas inconsequente e irremediavelmente felizes. É basicamente o relato depŕessivo e profundamente baixo astral de um adolescente egoísta e chato pra caramba. Gostaria de desler esse livro.
Eu também achei ele muito chato a primeira vez que li, não sei qual edição você leu mas, essa nova edição da todavia tá bem melhor eu reli nela e gostei bem mais.
@@RenataSantos-qw4pz Com tanta literatura interessante eu nunca mais quero chegar perto desse tipo de leitura. "O Príncipe" é outro que tenho completa aversão. Eles são tão falivelmente humanos que dói. rss
Eu li pela edição Editora do Autor (N sei nem se ela ainda publica livros até porq esse é o único livro deles q eu tenho) o li em 2014 aos 26 anos e reli em 2017 aos 29 e ainda pretendo reler depois dos 35 pois não sei não me houve nenhuma conexão a primeira lida, e muito menos na seg lida, como muitos tbm achei Holden chato dono da verdade (Mais q jovem não é¿) Eu mesmo n era e apesar de introspectivo até que era bem receptivo as oportunidades tanto vindo da vida como das pessoas
Год назад+1
Você sabia que depois que o autor de O Apanhador no Campo de Centeio enriqueceu com a venda do livro, ele comprou um terreno e isolou-se da sociedade? E, depois disso ele não produziu nada de muito relevando. Alguns rascunhos e algumas novelas somente. Parabéns pelo canal.
Nao é bem assim. Salinger sempre foi um contista e tem inúmeros contos publicados. O autor participou da invasão da Normandia atuando na área de inteligência do exército e ficou 1 ano a mais de serviço na Alemanha após o término ida guerra acompanhando os julgamentos dos oficiais nazistas. O Apanhador foi escrito no front da 2 guerra e após o retorno do autor para os Estados Unidos e foi se tornando cada vez mais recluso até sair totalmente do circuito literário. Há bons escritos pós Apanhador que valem muito a leitura. Meu preferido é Frank & Zoe
Год назад
@@genofre Muito obrigado. Irei procurar este ensaio.
Lembro da minha professora de literatura da escola falando desse livro do Jovem Werther. Na época eu tava deprimidíssima por causa de um amor e não quis nem sonhar em ler esse livro! O trauma foi tão grande que até hoje eu não posso nem ouvir o nome do livro. Com certeza pra mim, na época, teria sido mega perigoso. Por enquanto, não tenho vontade alguma de lê-lo. P.S.: adorei a curiosidade do Maquiável = maquiavélico
Me interessei pelo último. Entender como se "oficializava" o feminicídio no passado pode ajudar na compreessão do mesmo fenômeno nos dias atuais, que acontece com alta frequencia, informalmente.
"Fúria" do Stephen King (usando o pseudônimo Richard Bachman) conta a história de um rapaz que faz um atentado em sua escola. Vários atentados reais na década de 90 estavam relacionados com o livro. O próprio King proibiu o livro e atualmente ele só está disponível em português na raríssima coletânea "Os Livros de Bachman"
Li o Martelo das Feiticeiras durante a minha graduação em letras. Realmente é um livro nocivo, no entanto existem outros que considero iguais ou piores. Minha Luta do Hitler por exemplo.
Gostei muito da sua abordagem e das suas recomendações. E tem razão, o livro 'O Apanhador No Campo de Centeio' de J. D. Salinger não tem absolutamente nada de perigoso. Foi o primeiro livro escrito em inglês não editado para iniciantes no aprendizado desta língua que li. Tenho uma sugestão de livro muito perigoso, por ser uma farça desmascarada por Humberto Ecco e Will Eisner em seu trabalho 'O Complô'. Trata-se dos 'Protocolos dos Sábios do Sião'. Um plágio grosseiro com a intenção de divulgar mentiras e o ódio a um povo.
Podemos comparar o Mini Manual de Guerrilha Urbana com o Martelo das Feiticeiras? Ambos não são obras literárias, ambos seriam manuais de instrução e ambos provocaram mortes, sendo o primeiro o que mais mortes provocou. Mas como alguém publicou nos comentários "livros são livros, o problema são as pessoas que põe as ideias em prática ".
Não sei se é comprovado, mas li que em O PRINCIPE, no original italiano, a frase correta seria: // OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS???, era uma pergunta, não uma afirmação, o erro foi quando traduziram para o Francês e a pergunta foi traduzida como uma afirmação.
O livro mais perigoso é o Livro de São Cipriano. Segundo as lendas, detona a vida, a casa, tudo de quem o lê. E se alguém além do dono tocar, a pessoa é amaldiçoada. O bicho é brabo.
Já li esse livro 22 anos atrás e não recomendo a sua leitura para ninguém, ele era de um amigo e me trouxe problemas na época, não é qualquer um que vai saber lidar com sua energia .
Até hoje o livro mais perigoso que já li foi a Bíblia Sagrada, pois é o único que defende claramente o genocídio, a escravidão, o infanticídio, fala de estupro seguido de esquartejamento da vítima e até o canibalismo entre as famílias desobedientes a Deus, e mesmo assim é tratada como um livro sagrado pela maioria das pessoas.
Claro vai se basear apenas nas histórias do Antigo Testamento, em uma época onde a moralidade era bem diferente da atual, leia os evangelhos, ou os livros sapienciais, e vai ver quantas virtudes são ensinadas. O que as pessoas faziam nessa época que você tá se referindo é algo presente também em outras culturas, como a grega, a romana, a assíria... Atrocidades sempre existiram
ué, mas não importa se é o antigo testamento, Deus não deveria estar além do tempo e época humana? E também tem coisa errada no novo testamento@@matheusclementino4499
@@rogeriogoncalves4991 Nem me fale, do jeito que essa galera aclama as leis do Antigo Testamento parece que pra eles tava de boa apedrejar mulheres ou depredar imagens que considerassem idolátricas. Isso ia dar tanta briga. Tem que saber separar, o que tem no Pentateuco são outros tempos. E mais, se querem tanto se prender as leis de Moisés, deveriam logo se converter ao judaísmo então
O Apanhador do Campo de Centeio era o livro de cabeceira de Lennon, daí o fato de Mark Chapman, seu fã, o ter como referência. Somente isso, um fã que adquire os mesmos gostos de seu ídolo. Quanto à tentativa de assassinato de Reagan, o sujeito queria provar o seu amor por Jodie Foster matando o energúmeno do Reagan. Se ele lia o Apanhador co Campo de Centeio era somente coincidência.
Se você reparar melhor, Isabela, esse primeiro livro "desinverte a realidade" em vários pontos a favor de um personagem deslocado na vida e que vem a ser protagonista, quando na vida real seria nada na vida. Isso inspirou assassinos e outros tipos de personalidades desenquadradas da/na realidade. Pense bem e reanalise, por favor, o conteúdo distópico-próximo desse livro e o quanto personagens assim se apresentam na vida real. Como no terraplanismo, por exemplo: a frase-chave de algumas pessoas foi "na escola, eu me sentia a mosca do cavalo do bandido" - referência à ficção, obviamente... e tristemente.
Adorei as definições de "perigoso"! Perigoso é pensar sobre o que a sociedade não quer que vc pense... 😂😂😂
Informações e opiniões não são perigosas, o perigo está em recebe-las sem refletir. As pessoas aceitam certas idéias como dogmas, principalmente quando confirmam o próprio ponto de vista. Mesmo assim devemos deixar os idiotas ser idiotas, toda ideia errada acaba sucumbindo diante da verdade, mesmo que demore.
@@alexdemelosilva4793É verdade.
Menina vc está de parabéns quase 700 mil falando de literatura é um feito e tanto.
1 - O apanhador no campo de centeio.
2 - O amante de Lady Chatterley.
3 - Os sofrimentos do jovem Werther.
4 - O príncipe.
5 - O martelo das feiticeiras.
guarda caça é o que cuidava de propriedade rural em relação à caça e ainda orientava os nobres durante a caça
Comentários incoerentes e superficiais sobre o primeiro livro - daí não tive paciência para ver todo o vídeo.
Ótimo vídeo Isa. O apanhador no campo de centeio é magistral por causa que conta a vida de um adolescente que tem várias dúvidas sobre o seu futuro. O escritor escreveu essa obra única de um realismo que choca quando você lê. Outro livro que colocaria nessa lista é Ligações Perigosas de Chordelos de Laclos. A inveja humana colocada de uma forma bastante chocante. O terceiro livro perigoso é Lolita de Vladimir Nabokov, quem lê pensa em que está cometendo pedofilia ( nada a ver ). O quarto é um livro onde a crueldade do ser humano não tem limites, a obra A lista de Schindler de Thomas Kenealy. O último dessa lista cito 1984 de George Orwell, mostra a ditadura do Estado sobre a sociedade, que aqueles que não concordam o destino é prisão ou morte. Esses são os livros bastante perigosos para aqueles que desfrutam em ler essas obras. Valeu!!
todos na minha listaaaa
Eu li aos 20 e gostei muito. Reli aos 40 e achei uma M.✌️
Pior, descobriram o pivô da separação da Sandy e o marido: A Morte de Ivan Ilitch - Tolstoi. Muito cuidado, leitores.
?????
Dizem que Lucas Limas leu e refletiu muito sobre sua vida e suas escolhas... o livro em questão nós leva a isso...
@@reinaldorodriguesguerra5239Ah, tá! Não peguei a piada kkk.
Já estava na minha lista, depois dessa polêmica vai ser priorizado.
Já fiz o meu pedido. Estou aguardando.
1° Apanhador no Campo de Centeio/ 2° O amante de lady Charteler/ 3° Sofrimento do Jovem Werther 4° O Príncipe/ 5° O Martelo das Feiticeiras.
O príncipe, na verdade, é um perigo à políticos, pois caso a massa tivesse interesse em lê-lo, saberia bem que o mundo é um teatro e a política, o palco!
Perfeito ❤
@@AElen1990 , infelizmente não há diferença considerável entre o mundo atual e o da época da renascença, época do autor, em relação ao tratamento do povo pelos governantes!
O importante, no meu modo de ver, é a pessoa se livrar dessas amarras, um trabalho realmente individual.
A verdade é que faltou vários e a maioria dos citados passam longe do top 5. Mas talvez seja porque não foram só os ℕaŽistas que queimaram livros.
"Dialogos No Inferno - Entre Maquiavel E Montesquieu" e seus "derivados". Ainda tem aquele do Lutero que nem vou citar o nome.
@@fatosdaconspiracao , além do livro que citou acima, envie a relação dos que, na sua opinião, são importantes para elucidar.
@@ruados
- Bíblia, Torá e Alcorão - A culpa é do Abraão.
- Os grimórios de São Cipriano - Esse quem tinha em casa apanhava dos pais
- The Anarchist Cookbook (William Powell) - Existe um documentário sobre o arrependido William Powell que vale muito a pena ver: American Anarchist (2016).
- Minimanual do Guerrilheiro Urbano (Carlos Marighella) - Na linha do "The Anarchist Cookbook". Proibido para jovens rebeldes com a mente desocupada.
- A Desobediência Civil (Henry David Thoreau) - Perdi minha versão de bolso antes de ler e assim tenho feito meu IRPF certinho.
- Sobre os J... e Suas Mentiras (Martinho Lutero) - Livro anti55emita que foi usado pela defesa dos condenados no tribunal de Nuremberg.
- Os protocolos dos Sábios de Sião - Seria um plágio anti55emita do "Dialogos No Inferno", traduzido por Gustavo Barroso
- Cadernos do cárcere (Antonio Gramsci) - A origem daquilo que é chamado de "marxismo cultural"
- Memórias de uma Guerra Suja (Cláudio Guerra) - O depoimento de um ex-delegado do DOPS e ex-maçom (18° grau) arrependido e hoje pastor. O porão do Brasil.
- Transcritos dos depoimentos de Emílio Alves Odebrecht para a lava-jato - A caixa-preta do Brasil dos últimos 50 anos.
Faltou citar Crime e Castigo, existiu um serial killer famoso que carregava esse livro na mochila. (Excelente livro inclusive)
O Chico Picadinho disse que cometeu os assassinatos inspirado no livro Crime e Castigo.
Gostei muito desse vídeo!
Na minha opinião um livro perigoso, ou melhor, uma obra perigosa seria Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust. E a razão para esta classificação foi o impacto que a obra teve na vida da escritora Virginia Woolf, que depois de lê-la, entrou em uma severa depressão e cogitou, seriamente, a possibilidade de não mais escrever, porque segundo palavras da própria escritora:”Depois de Proust não há mais nada para ser escrito.”
Tenho os 5 e já li 4 deles. Assim que terminar o excelente O Leopardo, irei ler O Amante de Lady Chatterley. Obrigado pela dica.
Que video necessário, Isa.
Confesso que não sabia sobre essa questão do Apanhador no Campo de Centeio, mas todos são livros que quero ler. Só me instigou mais a leitura, e principalmente: a fazê-la com mais cuidado e atenção.
Poderia ser a próxima LC do canal 👀
Adorei o vídeo! Eu pensei que o último seria o livro do tio Adolfo. Uma sugestão: faz uma versão dos livros brasileiros.
Simkkkk, jurei tb
Se não torci o pescoço de meia-dúzia até hoje, não será a leitura de um livro que alterará isto.
Fato !
Depende. Acho Nietzsche perigosíssimo
@@acadafj impressão, apenas.
Eu tenho uma edição de "O Príncipe" comentada por Napoleão, em notas de rodapé. Aparentemente, são as anotações que ele fez em seu próprio exemplar durante várias épocas de sua vida. Chegam a ser tão interessantes quanto o texto de Maquiavel
Achei interessante seu comentário, pois anteriormente tinha lido alguém reclamando que as anotações de Napoleão seriam meio tediosas e não acrescentavam muita coisa ao livro. Agora fiquei curioso pra ler e ver com qual das opiniões eu concordo.
The Greatest Books of All Time
1 . Don Quixote by Miguel de Cervantes
2 . Hamlet by William Shakespeare
3 . Gulliver's Travels by Jonathan Swift
4 . One Hundred Years of Solitude by Gabriel Garcia Marquez
5 . War and Peace by Leo Tolstoy
6 . The Divine Comedy by Dante Alighieri
7 . Wuthering Heights by Emily Brontë
8. Nineteen Eighty Four by George Orwell
...
Só deixando claro. Maquiavel nunca disse "Os fins justificam os meios". Quem o disse foi Ovídio! A frase é atribuída ao poeta romano Ovídio, na obra Heroides, onde ele escreveu “exitus acta probat”, que pode ser traduzido como "o sucesso valida o ato"
Nunca disse, mas nas entrelinhas do livro esta citação está presumida
Não foi o Saint-Exupéry em O Pequeno Príncipe?
@@thiagooliveira-lg3zqkkk a rapaziada jamais esquece!
Um outro livro "perigoso e polêmico" é "Uma vida pequena" de Hanya Yanagihara. Fala sobre abusos físicos, sexuais e psicológicos, dor e sofrimento. Com certeza é um tipo de livro que eu não recomendaria para pessoas depressivas e ansiosas.
Nossa depois desse acredito que hoje nada mais me abala! que livro Triste! eu chorei com ele.
Realmente, fiquei tão mal que não consegui terminar, fui procurar ler livros de romance alto astral pra tentar parar os pensamentos ruins que esse livro me trazia.
Esse livro é um desserviço, a autora juntou todos os gatilhos possíveis e imagináveis e colocou nesse texto sem nenhuma preocupação ou motivo! Não recomendo pra ninguém
Estou Lendo um outro livro tambem bem peasdo OS PROFETAS, Um romance entre dois escravos no Missipi em 1800@@RaposaVermelhaOff
@@JoyceAlvarengaFora que a autora tem umas opiniões bem pr0blemáticas tbm.
O único livro que ela não recomenda é o que está cheio de marcadores kkkk. Parabéns pelo ótimo vídeo!
Seiscentos e sessenta e seis mil inscritos, número maravilhoso, parabéns!
Acho que o perigo visto pelos censores em Lady Chatterley foi ter apresentado a possibilidade de ter como amante o jardineiro, o motorista ou qualquer outro empregado de sua casa, coisa que para os homens sempre foi comum.
Oi Isa, vídeo maravilhoso, gosto muito das suas resenhas e dicas literárias, sucesso sempre!! 📚
666 mil inscritos. Parabéns 🎊 Isa!!! Rumo ao um milhão. 🥰 🥰 Já passou da hora!
Oi, Isa! Muito legais as reflexões que apresentas e fomentas em nós com teu top 5! Pro meu canal, eu fiz um vídeo chamado 9 verdades literárias e 1 mentira em que eu mostro o trecho de O apanhador no campo de centeio em que é possível perceber uma espécie de gatilho para quem está inclinado a fazer uma maldade contra gente famosa. Uma forma de contribuir para o debate. Amo o teu trabalho e o teu canal, desde sempre. Abraços.
Adoro seus vídeos! Você é ótima e tem sugestões certeiras. Eu li o Wherther: é belíssimo (mesmo com seu final dramático), lindas declarações de amor, um momento de inspiração especial na produção de um escritor de alto nível como era Goethe. Imprescindível pra quem quiser saber do Romantismo. Por outro lado, na sua lista faltou "As Relações Perigosas", de Choderlos de Laclos.
O Amante de Lady Charterley, foi m livro preferido aos 14 anos. Lia escondido d minha mãe, embaixo da minha cama. Depois repassei p amigas e ele correu o mundo.
Hahahahah. Amei o seu relato. Lembrei de mim tbm aos 14 anos de idade, assistindo instinto selvagem pela primeira vez, escondida de meus pais. Que aventura! Fui dormir com o coração batendo forte na maior adrenalina pq consegui cometer essa façanha!😂😂😂
@@polly9429Então não eram só os meninos que viam sacanagem escondida 🤔
@@mjfilho33. Esse filme foi muito forte nos anos 90. Me arrisco a dizer que foi um dos mais hypados da década. E eu lembro que em 95 a Rede Globo passou no tela quente. Minha família estava na casa de praia e esperando pra assistir. Aí qdo tava chegando a hora meus pais e meu tios mandaram as crianças irem dormir pq o filme n era pra gente. Eu fiquei com aquilo na cabeça e 3 anos depois foi que eu consegui assistir qdo passou no canal telecine da Sky. Mas eu n conhecia a história, n sabia nada sobre o filme. Só era louca pra ver por essa hype mesmo. Rssrsrs.
@@polly9429O final em aberto era proposital? Beleza, ela poupou o cara da morte, mas e depois?
@@polly9429E falando em Instinto Selvagem, chegou a assistir o 2? Nunca vi e nunca encontrei alguém elogiando o filme pra me convencer a assistí-lo kkk.
Peguei o martelo das feiticeiras ( e também o livro 1 dele) por causa de um vídeo seu e desde então tomo coragem pra começar a leitura. 😂 Confesso que havia esquecido completamente, mas vou recolocá-lo na meta de leitura.
Os sofrimentos do jovem Wether li há muito tempo. Preciso reler.
“Eu Fui Médico de Hitler”, de Kurt Krueger, também pode ser considerado um dos mais tristes e perturbadores livros já escritos por alguém; desde o advento histórico das letras e dos símbolos, dos sinais e dos números.
Por quê? Você poderia falar um pouco sobre o livro?
@@MrAlanmaranhao, boa tarde.
Li esse livro ainda bem jovem. Encontrei-o casualmente num canto da biblioteca de meu pai.
Impressionou vivamente minha imaginação devido aos relatos e análises pessoais do autor sobre os diversos aspectos físicos e mentais, históricos, psicológicos e psíquicos de seu principal paciente. Principalmente, suas descrições sobre as formas torturantes e monstruosas com que eram tratados os prisioneiros, dentro dos campos de concentração e extermínio nazistas; durante a segunda guerra mundial.
Nossa mãe, tendo se inteirado de algumas passagens desse livro, e percebendo o quão inadequado era a sua leitura para nossa idade, tirou-o de nosso alcance. Acredito que, posteriormente, ela tenha queimado aquele único volume.
Um forte abraço.
Nossa!
Ando vendo alguns videos desse canal, e sempre que assisto, tenho vontade de ler tudo que aparece, porém trabalho muito, e quase não tenho tempo, mas vendo esses videos voltei a ler, mesmo que um livro por mês, pois é o que meu tempo permite. Estou amando isso, e acho esse canal da hora, obrigado ❤️💕
Mais um excelente vídeo com as dicas de leitura top da galáxia da Isa nesse canal que eu tanto amo. 🥰 🥰 💜
Daqui a pouco classificam como perigoso "A Morte de Ivan Ilich". Perigoso para os casamentos... 😂😂😂
Na minha infância proibia-se também Dom Casmurro. Foi um efeito Streisand inevitável.
Ótimas pontuações. Faltou na lista Laranja Mecânica.
Existem muitos livros que assassinos carrega nos bolsos e/ou nas mochilas, mas o principal que carregam são 3: A Biblia, o Corrão e o livro de Mao Tse Tung.
Mein kampf de Aldof Hitler, A doutrina do fascismo de Benito Mussolini.
Adoro o canal. Assisto na tv e por lá não sei comentar. Volta e meia estarei por aqui saciando minha vontade de interagir. Abraços, Isabella Lubrano!
Eu jurava que "Lolita" estaria nessa lista.
Esse último livro seu, é o livro que quero ler! Adoro leituras proibidas! Falou que não pode , é aí que eu quero! Bruxinho Jomar! Kkkkkkkkkkk
"os fins justificam os meios", como já diria a bela obra clássica O Pequeno Príncipe...
Kkkkk
Muito perigoso, principalmente para advogados despreparados e que querem lacrar. Kkkk
O livro mais perigoso de todos os tempos é simplesmente a Bíblia isolada, não tem nenhum que se compare com ela.
A biblia é perigosa pq te confronta, aponta seus erros, condena suas más ações, e quando a pessoa acha q é o tal descobre q não é nada, tem um Deus Soberano que faz oque quer a hora que quer e isso mata o ego do ser humano que acha q tudo tem q girar ao seu redor
Super vídeo! Parabéns!😊
Tem um livro que mexeu demais comigo quando li: Netochka Nezvanova. Não sei até que ponto ele é perigoso, mas acho uma história linda e é uma tragédia Dostoievski não ter continuado a história. Quando li não sabia ser uma obra inacabada e nem que se tratava de um projeto, até certo ponto, megalomaníaco do meu caro Dodô. Mas talvez seja perigoso já que mostra a descoberta do erotismo de uma pré-adolescente, mas sempre de forma super delicada e ingênua até.
Sobre "O príncipe" há uma observação: há muitas correntes filosóficas que veem o livro não como um manual de como governar, mas um manual para o povo saber identificar como ele é dominado.
Não li nenhum desses livros perigosíssimos ainda, mas logo logo, pretendo me arriscar!
Livros que pode matar
1 Bíblia cristã
2 Tanakh judaismo
3 Al corão islâmico
4 Mein Kampf nazismo
5 A doutrina do fascismo
6 O capital de Karl Marx
7 A riqueza das nações de Adam Smith
Eu advinhei o último livro. Você já fez um vídeo falando dele e eu já esperava por isso. Confesso que não tenho a mínima vontade de ler. Ótima semana. Grande abraço!
Bom dia. Você já leu algum livro do Marquês de Sade? Aqui alguns: Os 120 Dias de Sodoma, Filosofia na Alcova, Justine e os Infortúnios da Virtude ou o mais pesado do autor na minha opinião (não, não é os 120 Dias) A História de Juliette. Lendo, você vai saber realmente o que são livros perigosos mesmo. Lembro de um vídeo seu falando sobre Lolita, e vc dizendo que a leitura em questão as vezes era insuportável...pois bem, leia algum do Sade, talvez Os 120 Dias. Fico muito curioso com sua opinião.
Ouvi falar muito sobre o Psicopata Americano.
Não existe maior incentivo para o ser humano fazer algo, do que dizer para ele NÃO FAZER algo.
Quando vc diz para as pessoas não lerem, o efeito geralmente é o oposto.. rsrs
Exatamente.
Tenho aqui em minhas mãos "OS PROTOCOLOS DOS SÁBIOS DE SIÃO". Recomendo. Explica muita coisa.
Explica como um bando de antissemita gosta de jogar a culpa dos seus problemas nos judeus.
Ufa! Ficou de fora o Marquês de Sade.
Li O Sofrimento do Jovem Werther na juventude numa fase em que estava obsecado pela 2 geração romantica da literatura então eram madrugadas regado a muito vinho Alvares de Azevedo, uma paixão avassaladora a famosa "virgem etérea dos sonhos" Assim como li O Apanhador (esse não houve uma conexão imediata) infelizmente, ainda querendo ler a biblia tanto a do bem quanto a do mal (apesar de ser insento de qualquer crença) assim como o Martelo das Bruxas que acho indispensável pra quem se interessa pelo tema
Que maravilha 🙌
Parabéns 🎈 pelo canal 👏🏿👏🏿👏🏿
"Nossa, li muito do Marquês de Sade! Cadê minha linha e agulha??"
O maior problema de O Apanhador no Campo de Centeios nao é ele ser perigoso, mas ele ser chato (minha opiniãozinha :) . Não li como adolescente ou adulto jovem, talvez tenha sido esse o problema. O livro não me disse nada, ele me parece um tanto supererestimado - mas como a maioria nos comentários pareceu tê-lo achado muito bom, então o errado deve ter sido eu mesmo.
Foi o livro mais chato que li na minha vida! Não consigo entender como esse livro é tão hipado!
@@marlenecarvalho8870 Finalmente apareceu alguém que pensa como eu sobre esse livro. Achei monótono, sem graça.
Não é um livro ruim, mas pra mim tá muito aquém do que falam dele. Não sei, não me tocou. Não achei nada demais.
Você é ótima em todas as acepções. Sou fã
Gostei muito de O Pequeno Príncipe do Maquiavel, eita livro bom!
O Pequeno Príncipe é uma obra literária do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. Nada haver com Maquiavel
@@pablosebastian1288
Poxa, irmão... é uma piada kkkkkkkkk
Pesquisa "advogado pequeno Príncipe Maquiavel", você vai entender.
Kkkkkkk
A zoeira never ends!😂😂😂😂
@@pablosebastian1288. Em que planeta vc vive, meu jovem!? Sério que n entendeu o deboche!?
Acabei de conhecer seu canal assistindo sua participação no Inteligência Ltda. Já me inscrevi, semprenamei ler, mas confesso que me acostumei com muito livro "fraco". Quero ver se consigo me acostumar reduzir isso e pelo menos incluir alguns Clássicos em minhas leituras.
O Martelo das Bruxas, mesmo não tendo lido e diferentemente do que a Isa recomendou, acho de muita relevância a leitura desse livro, óbvio que não é para motivar as barbaridades dele, e sim o contrário. Também não achem que é um tipo de coisa exclusiva de uma determinada religião ou credo, já que existe o caso das Bruxas de Salem.
Senti falta de Os 120 Dias De Sodoma nessa lista.
Amei suas indicações. Muito bem explicadas.
Ah, Isabela. Vou discordar de vc. Li o martelo das feiticeiras e acho importante sempre lembrarmos dessas atrocidades.....Definitivamente não é para todo mundo. Mas é uma leitura que achei arrebatadora.
Minha lista de livros perigosos:
- Mein Kamxxx (o livro do Adolfo)
- Das Kapital (o livro do Marques)
- Alcorão
- Bíblia
Só faltou a Torá e incluiria:
- "Os protocolos..." (uma "edição revisada" do "Dialogos No Inferno - Entre Maquiavel E Montesquieu)
- "Cadernos do Cárcere" (esse "recriou" o Marxismo e é o pai do chamado "marxismo cultural" e bisavô da "cultura woke" )
"O Colecionador" faltou aí
Gostaria de sugerir o livro Desobediência Civil de Henry David Thoreau. Lido por Mohandaa Karamchan Gandhi e Martin Luther King.
Eu tinha uma versão de bolso e perdi antes de ler. Talvez tenha sido melhor assim...
Olá sou novo no canal, gostei bastante ❤
A fábrica de vespas é um livro maravilhoso e perigoso. Outro maravilho que está na estante dela Flores para Algernon
O perigo que tive ao ler o Sofrimento do Jovem Wether foi eu ter me suicidado de tão ruim que achei...difícil acreditar na minha consteangedora irrelevancia que alguém goste dessa leitura.
Concordo com você! Que livro ruim!
Os sofrimentos do jovem Werther me destruiu em todos os ambientes possíveis. Pra quem está em um momento psicológico ruim, não leia este livro.
Nossa, que gente fraca. Ja li a maioria, entao proibam futebol as pessoas se matam por ele tb
O crime, a maldade está na pessoa e não nos livros. Temos a tendência de jogar a responsabilidade dos nossos erros para um terceiro. Um livro, uma música, uma fala de uma pessoa famosa, etc....
Abração, minha nobre. Você, além de linda, é crânio!
O livro mais perigoso de todos já escrito e que supera EM MUITO o número de mortes provocadas por todos os livros deste vídeo SOMADAS se chama BÍBLIA SAGRADA. Change my mind.
Sim, a Bíblia Sangrenta! O livro mais horroroso e mentiroso que existe. Quem lê, sabe disso!
Haben Sie jemals das Buch „Kapital“ gelesen?
@@lgks1897 Hast du jemals? Im Allgemeinen haben diejenigen, die diese Frage stellen, noch nie gelesen
Mein Kumpft? Do Hitler...
@@marialuciaguimaraes8975olha o respeito
3:50 Pois é... Eu colocaria a Bíblia e o Corão nas duas primeiras posições de os mais perigosos... 12:30 Ok... Talvez entre as três primeiras...
Todos os livros podem influenciar para o bem ou para o mal, depende da cabeça da pessoa, e do conceito de cada um, o que é certo ou errado.
Um livro que me deixou bastante perplexo e inconformado com o final foi "Noite sem fim" de Agatha Christie 😢
Uma obra prima não reconhecida de Agatha Christie... Aqueles que a acusam de repetitiva e previsível DEVEM ler esse livro e ver como Agatha pode ser genial... O livro nos deixa com a boca aberta nos capítulos finais e com um gosto amargo dada nossa predileção criada por um certo personagem que se mostra "pouco ortodoxo", digamos assim... Recomendo demais...
Renato Russo gostava do livro o apanhador no campo de centeio na qual vi que valia pena ler.E valeu muito.
Interessante esse caso do livro do Apanhador no Campo de Centeio é que, semelhante a ele, hoje os games são vilanizados quando ocorrem crimes. Concordo que a culpa é a pessoa não a obra.
Curti muito ,👍👍👍👍,posta em Full hd por favor 😅
O apanhador no campo de centeio é um dos meus livros favoritos da vida!
"Apanhador" me parece um livro necessário apenas para pessoas inconsequente e irremediavelmente felizes. É basicamente o relato depŕessivo e profundamente baixo astral de um adolescente egoísta e chato pra caramba. Gostaria de desler esse livro.
Eu também achei ele muito chato a primeira vez que li, não sei qual edição você leu mas, essa nova edição da todavia tá bem melhor eu reli nela e gostei bem mais.
@@RenataSantos-qw4pz Com tanta literatura interessante eu nunca mais quero chegar perto desse tipo de leitura. "O Príncipe" é outro que tenho completa aversão. Eles são tão falivelmente humanos que dói. rss
Eu li pela edição Editora do Autor (N sei nem se ela ainda publica livros até porq esse é o único livro deles q eu tenho) o li em 2014 aos 26 anos e reli em 2017 aos 29 e ainda pretendo reler depois dos 35 pois não sei não me houve nenhuma conexão a primeira lida, e muito menos na seg lida, como muitos tbm achei Holden chato dono da verdade (Mais q jovem não é¿) Eu mesmo n era e apesar de introspectivo até que era bem receptivo as oportunidades tanto vindo da vida como das pessoas
Você sabia que depois que o autor de O Apanhador no Campo de Centeio enriqueceu com a venda do livro, ele comprou um terreno e isolou-se da sociedade? E, depois disso ele não produziu nada de muito relevando. Alguns rascunhos e algumas novelas somente.
Parabéns pelo canal.
Nao é bem assim. Salinger sempre foi um contista e tem inúmeros contos publicados. O autor participou da invasão da Normandia atuando na área de inteligência do exército e ficou 1 ano a mais de serviço na Alemanha após o término ida guerra acompanhando os julgamentos dos oficiais nazistas. O Apanhador foi escrito no front da 2 guerra e após o retorno do autor para os Estados Unidos e foi se tornando cada vez mais recluso até sair totalmente do circuito literário. Há bons escritos pós Apanhador que valem muito a leitura. Meu preferido é Frank & Zoe
@@genofre Muito obrigado. Irei procurar este ensaio.
Adorei o vídeo, parabéns pelo seu trabalho.
O Apanhador no Campo de Centeio e Os Sofrimentos do Jovem Werther são livros favoritos pra mim!
Lembro da minha professora de literatura da escola falando desse livro do Jovem Werther. Na época eu tava deprimidíssima por causa de um amor e não quis nem sonhar em ler esse livro! O trauma foi tão grande que até hoje eu não posso nem ouvir o nome do livro. Com certeza pra mim, na época, teria sido mega perigoso. Por enquanto, não tenho vontade alguma de lê-lo.
P.S.: adorei a curiosidade do Maquiável = maquiavélico
Me interessei pelo último. Entender como se "oficializava" o feminicídio no passado pode ajudar na compreessão do mesmo fenômeno nos dias atuais, que acontece com alta frequencia, informalmente.
"Fúria" do Stephen King (usando o pseudônimo Richard Bachman) conta a história de um rapaz que faz um atentado em sua escola. Vários atentados reais na década de 90 estavam relacionados com o livro. O próprio King proibiu o livro e atualmente ele só está disponível em português na raríssima coletânea "Os Livros de Bachman"
Li o Martelo das Feiticeiras durante a minha graduação em letras. Realmente é um livro nocivo, no entanto existem outros que considero iguais ou piores. Minha Luta do Hitler por exemplo.
Gostei muito da sua abordagem e das suas recomendações. E tem razão, o livro 'O Apanhador No Campo de Centeio' de J. D. Salinger não tem absolutamente nada de perigoso. Foi o primeiro livro escrito em inglês não editado para iniciantes no aprendizado desta língua que li. Tenho uma sugestão de livro muito perigoso, por ser uma farça desmascarada por Humberto Ecco e Will Eisner em seu trabalho 'O Complô'. Trata-se dos 'Protocolos dos Sábios do Sião'. Um plágio grosseiro com a intenção de divulgar mentiras e o ódio a um povo.
Podemos comparar o Mini Manual de Guerrilha Urbana com o Martelo das Feiticeiras?
Ambos não são obras literárias, ambos seriam manuais de instrução e ambos provocaram mortes, sendo o primeiro o que mais mortes provocou.
Mas como alguém publicou nos comentários "livros são livros, o problema são as pessoas que põe as ideias em prática ".
Realmente ideias, pensamentos, reflexões sao muito perigosos.
Fiquei surpreso que o 5º não fosse _Minha luta_ daquele notório austríaco do inferno...
ótimo vídeo, Isa!
Não sei se é comprovado,
mas li que em O PRINCIPE, no original italiano, a frase correta seria:
// OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS???,
era uma pergunta, não uma afirmação, o erro foi quando traduziram para o Francês e a pergunta foi traduzida como uma afirmação.
O livro mais perigoso é o Livro de São Cipriano. Segundo as lendas, detona a vida, a casa, tudo de quem o lê. E se alguém além do dono tocar, a pessoa é amaldiçoada. O bicho é brabo.
É um lixo.
Já li esse livro 22 anos atrás e não recomendo a sua leitura para ninguém, ele era de um amigo e me trouxe problemas na época, não é qualquer um que vai saber lidar com sua energia .
Até hoje o livro mais perigoso que já li foi a Bíblia Sagrada, pois é o único que defende claramente o genocídio, a escravidão, o infanticídio, fala de estupro seguido de esquartejamento da vítima e até o canibalismo entre as famílias desobedientes a Deus, e mesmo assim é tratada como um livro sagrado pela maioria das pessoas.
Verdade
Claro vai se basear apenas nas histórias do Antigo Testamento, em uma época onde a moralidade era bem diferente da atual, leia os evangelhos, ou os livros sapienciais, e vai ver quantas virtudes são ensinadas. O que as pessoas faziam nessa época que você tá se referindo é algo presente também em outras culturas, como a grega, a romana, a assíria... Atrocidades sempre existiram
ué, mas não importa se é o antigo testamento, Deus não deveria estar além do tempo e época humana? E também tem coisa errada no novo testamento@@matheusclementino4499
@@matheusclementino4499 Tem que falar isso para essas religiões evangélicas/neopentecostais, que se agarram firmemente no Velho Testamento
@@rogeriogoncalves4991 Nem me fale, do jeito que essa galera aclama as leis do Antigo Testamento parece que pra eles tava de boa apedrejar mulheres ou depredar imagens que considerassem idolátricas. Isso ia dar tanta briga. Tem que saber separar, o que tem no Pentateuco são outros tempos. E mais, se querem tanto se prender as leis de Moisés, deveriam logo se converter ao judaísmo então
Agora estou com vontade de ler esse livro. Vou ver o que faço depois...
Adorei o vídeo, parabéns!
Ótimo portal!!!!
Falando de "coisas perigosas", parabéns pelos 666 mil inscritos. 😈😂
O Apanhador do Campo de Centeio era o livro de cabeceira de Lennon, daí o fato de Mark Chapman, seu fã, o ter como referência. Somente isso, um fã que adquire os mesmos gostos de seu ídolo. Quanto à tentativa de assassinato de Reagan, o sujeito queria provar o seu amor por Jodie Foster matando o energúmeno do Reagan. Se ele lia o Apanhador co Campo de Centeio era somente coincidência.
Obrigada sempre!
Por que não comprar o Martelo,das Feiticeiras? Explique.
Esqueceu de Abadia dos beneditinos de Rochester, bem como Paçlavras cínicas da Albino Forjaz Sampaio
Se você reparar melhor, Isabela, esse primeiro livro "desinverte a realidade" em vários pontos a favor de um personagem deslocado na vida e que vem a ser protagonista, quando na vida real seria nada na vida. Isso inspirou assassinos e outros tipos de personalidades desenquadradas da/na realidade. Pense bem e reanalise, por favor, o conteúdo distópico-próximo desse livro e o quanto personagens assim se apresentam na vida real. Como no terraplanismo, por exemplo: a frase-chave de algumas pessoas foi "na escola, eu me sentia a mosca do cavalo do bandido" - referência à ficção, obviamente... e tristemente.
Uma interessante observação e interpretação da realidade.