Meu pai morreu quando eu havia 10 anos de idade, Eu gostaria de saber se ficou algum bem dele,Mas no meu caso e difícil pq não restou dele um documento sequer, o que fazer? se a algo a fazer nesse caso🤔😔😭
Doutora, Boa noite. Nesse extrato conseguimos ver para quem o falecido fazia transferências ou só os cores em conta ? As transferências se manteem em sigilo?
Olá, td bem? E no caso de filho único herdeiro (meu pai faleceu sem deixar outros herdeiros, somente eu), tem como saber se meu pai deixou dinheiro em conta bancária sem necessariamente ingressar com o inventário? Ao menos saber a quantia?
Doutora boa noite meu irmão mais velho faleceu porém não deixou herdeiros e nem fez inventário. É possível um dos irmãos resgatar saldo esquecido? Ele pagava ações Desde agradeço
Eu sou filho único e não sei se meu pai tinha conta em algum banco. Se eu for. No cartório com o CPF e a certidão de óbito eu consigo saber se ele tinha alguma conta e em quais bancos?
Essa consulta do SISBAJUD pode ser feita em qualquer cartório ou tem que ser onde o ente querido falecido morava...? Desde já,gratidão pelo excelente vídeo,conteúdo de altíssimo.
Bom dia Paulo! A consulta SISBAJUD abrange todo o território nacional, pois é realizada junto ao Banco Central pelo CPF do falecido. Sendo assim, se existir saldo bancário vinculado ao CPF da pessoa falecida, independente de qual seja o banco ou cidade, irá aparecer nessa consulta e os valores poderão ser transmitidos aos herdeiros.
@@concienciadariqueza2415 se gostou do nosso conteúdo, se inscreva no canal e compartilhe com quem precisa das informações… isso nos motiva a continuar produzindo conteúdo para facilitar a compreensão do direito 😉
Meu pai morreu em 94, daí meu irmão foi até o banco e voltou dizendo que não havia nada de dinheiro. Hoje tenho um sentimento de que ele sacou o dinheiro e nós roubou. Pois na época eu tinha apenas 19 anos acreditei nele. Queria muito saber o histórico de tudo. Mas não sei por onde começar
Lamento saber o que está passando. Mas infelizmente seu direito de tentar recuperar qualquer bem ou valores já prescreveu. A Lei concede 10 anos a partir do falecimento para que os herdeiros busquem essa prestação de contas em eventual petição de herança.
Dra. Eu quero pedir um extrato detalhado das contas e cartões do meu pai já falecido. O representante que movimentava os bens do meu estava usado indevidamente esses bens. Como posso pedir?
Meu pai faleceu a um ano, foi feito o inventário; a companheira dele foi a inventariante, até então eu confiava nela. Depois do inventário pronto que fiquei sabendo que um dia depois do enterro ela passou todo o valor de uma conta do meu pai par a conta dela, só devolveu esse dinheiro porque meu irmão sabia dessa conta, eu e meus irmãos fomos passados para trás em várias coisas no inventário; foi ela que contratou o advogado,e esse viu que somos leigos. Nada me tira da cabeça que tinha mais contas bancária ; e ela não apresentou. Existe algum jeito de investigar?
Gente, me digam se isso procede, minha mãe faleceu em 2016 e não foi feito inventário porque não tinha nada pra inventariar. Porém ela tinha contas bancárias e dinheiro guardado em poupança. Fui no sistema do BC para pesquisar valores a receber do falecido e não constava lá o banco com qual ela guardava o dinheiro na poupança. Sendo que eu tenho os cartões da conta dela e todos os meus familiares dizem que ela guardava dinheiro lá, oque pode ter acontecido?
Boa tarde! Para sanar essa dúvida, é possível fazer a abertura do inventário e pedir para o juiz oficiar o banco onde ela mantinha conta, para apresentar os extratos bancários do último ano anterior ao óbito.
Oi tudo bem um tempo atrás recebeu uma carta do banco dizendo que o meu marido falecido tenho uma conta corrente, conta qe eu nunca soube, eu gostaria de saber se eu posso ir no banco obter essa informação com gerente se ele tem dinheiro e valo
Boa tarde! Como expliquei no vídeo, acredito ser muito pouco provável que você consiga a informação de saldo de valores indo falar diretamente com o gerente, sem ter aberto o inventário para ser nomeada inventariante, ou seja: representante do espólio. Para não perder tempo com atendimentos bancários frustrados, te oriento a procurar um advogado da sua confiança para que ele análise as peculiaridades do seu caso e te conduza pelo melhor caminho 😉
Meu pai faleceu e ele era amaziado há 15 anos ele tem com a amasiada dele uma conta conjunta e ele tinha em outro banco uma conta somente em seu nome!. Gostaria de saber quais são os direitos dos filhos??
Bom dia Cleide, Os filhos (herdeiros necessários) tem direito a herança deixada pelo pai. Por herança entende-se todos os bens e direitos (incluindo saldo em conta bancária individual ou conjunta) que estiverem registrados em nome dele.
Boa noite , dei entrada na defensoria pedindo inventário no meu nome depois que meu faleceu ,dei entrada na pensão por morte devido ao meu problema de hérnia de disco e espondiloartrose lombar . Tenho direito ao PIS e o FGTS dele?
Sou casada no civil e sempre ajudei meu marido lavando as persianas dos cliente e ele vende faz reforma. Ele nao fala nada sobre as contas bancarias dele . Se ele morrer antes de mim eu vou ter problemas p/ receber esse dinheiro ?Ele diz p/ mim que tem que fazer procuração em vida se nao fizer isso vai ser muito dificil eu conseguir tet acesso a essas contas eu sou leiga e isso me deixa preocupada ,se ele partir antes e eu ter dinheiro nas contas e nao ter direito a ter .Como eu devo fazer sem ter prejuízo ,eu fiz tanta parceria com ele em vida e passar por doficuldades.
A procuração não é uma providência necessaria! Se o seu marido falecer, você terá que providenciar a abertura do inventário e pedir ao juiz que faça buscas (INFOJUD, SISBAJUD e RENAJUD) no CPF dele. Tudo que tiver registrado em nome dele irá aparecer nessas buscas e você terá seus direitos garantidos. Se souber previamente o número das contas bancárias facilita bastante também.
Boa tarde, eu consultei agora a pouco que o meu falecido pai tem valores esquecidos em contas bancárias porém a família não fez nenhum inventário. Como proceder nesse caso?
Hamilton, no próprio site do BC eles te informam os documentos que devem ser encaminhados pelo herdeiro, para poder realizar o saque desse valor esquecido
Boa tarde! Se não existirem outros bens e for somente valor vinculado em conta bancária é possível entrar com ação de Alvará para levantamento. É um procedimento simples que pode ser realizado a qualquer tempo pelos herdeiros. Tem um outro vídeo no canal onde eu explico bem certinho essa questão de receber valores sem precisar de inventário. Vou deixar o link abaixo para facilitar 😉
Minha mãe faleceu, mas tiraram o dinheiro do banco um tal de PV eu e minha família já não pegou por conta da justiça, estava esperando o juiz fazer uma varredura e a gente não mexeu mais quando a gente foi ver alguém sacou o dinheiro e tá escrito que foi o PV o q eh isso?
Olá... Gostaria de saber como rastrear contas desconhecidas, inicialmente... Pois hj, durante uma pequena arrumação anual e nostálgica na casa para o natal, eu e minha irmã encontramos alguns docs que nos levam a suspeitar que o nosso avô manteve contas que desconhecemos. Falecido á exatos 20 anos, na tal papelada havia comprovantes de diversas ações em investimentos, até o momento apenas da Bradespar somaram R$315 mil...
Olá doutora infelizmente o meu pai faleceu e deixou na conta poupança dele um dinheirinho, eu estou desempregado precisando, eu e meus outros irmãos fizemos o inventário já tem ums 3 meses mais a advogada não disse mais nada pra agente, agente fala com ela ela diz que o juiz não deu nenhuma notícia que ela está tentado marcar uma audiência com ele mais ele não está se manifestando, isso é normal? E tem alguma coisa que eu possa fazer?
Bom dia Lucas! Você precisa confiar no serviço que a sua advogada está prestando para vocês. Sem confiança seria melhor buscar a atuação de outro advogado. Tente ir pessoalmente no escritório dela para conversar e entender direito a situação. Muitas vezes o processo demora para se resolver, mesmo que a advogada já tenha feito tudo que era necessário.
tenho uma dúvida,meu avô faleceu,e encerraram a empresa dele,e o cartório fez a minuta da enpresa,falando que nois só vai poder receber o dinheiro quando a caixa liberar depois de 45 dias,perguntei se tem como saber o valor e a mulher do cartório não informou quanto tem,falou que não tem como saber,e que o valor vai cair tudo na conta da minha tia,que é inventariante,no caso ela vai fazer a divisão dos valores..como vou saber se vão estar falando a verdade pra mim e minhas irmãs...esse dinheiro da eransa só estámos recebendo pq meu pai já é falecido,se não era pra ele tar recebendo a eransa do meu avô?
É possível exigir uma prestação de contas da inventariante e checar se foram respeitados os quinhões hereditários de vocês no momento de fazer os repasses de valores.
Chegou uma carta da caixa econômica na casa da minha avó, no nome do meu pai (falecido a 4 anos), dizendo q a conta do falecido seria bloqueada em 90 dias, e pedindo q conferissemos a conta, como fazemos?
Boa noite! Seria interessante ir na agência para verificar se tem saldo disponível para partilha entre os herdeiros! Leve consigo a certidão de óbito do seu pai. Lembrando que se não houver saldo positivo, os herdeiros não são responsáveis por pagar qualquer dúvida em nome do pai falecido junto ao banco 😉
Boa tarde! Sim, você tem direito de receber esses valores. Dependendo das circunstâncias (como a inexistencia de outros bens, por exemplo) não é preciso fazer o inventário. Basta requerer a liberação por alvará judicial.
Minha cunhada sacou indevidamente o saldo bancário do meu irmão falecido. Ela se nega a informar as contas e fornecer outros documentos para a ação de inventário. Inclusive se nega a realizar o procedimento. Consigo, por meio judicial , solicitar tal informação, bem como os extratos desde o dia da morte? Esses saques foram feitos de várias vezes até zerar o saldo. Pela informação no vídeo, o valor apresentado é o do dia da consulta? Ou é apresentado o extrato completo , comprovando os saques efetuados após o falecimento?
Bom dia! Sim, é possível fazer um pedido judicial para que seja oficiado o banco que o falecido mantinha conta a fim de informar os extratos bancários dos últimos 5 anos. Se for comprovado que houve saque de valores depois do falecimento, a pessoa que realizou as transações deverá restituir o saldo.
@@rabelloadvocacia *Minha mãe tinha uma conta Bancária, porém eu não sei se ela tinha depositado em outros bancos. Dai com esse "DINHEIRO ESQUECIDO" que o Banco do Brasil está oferecendo agora, será que teria como eu recuperar esse dinheiro já que sou sua herdeira única sem precisar ter um Inventário?*
Meu pai morreu quando eu havia 10 anos de idade, Eu gostaria de saber se ficou algum bem dele,Mas no meu caso e difícil pq não restou dele um documento sequer, o que fazer? se a algo a fazer nesse caso🤔😔😭
Doutora, Boa noite. Nesse extrato conseguimos ver para quem o falecido fazia transferências ou só os cores em conta ?
As transferências se manteem em sigilo?
Olá, td bem? E no caso de filho único herdeiro (meu pai faleceu sem deixar outros herdeiros, somente eu), tem como saber se meu pai deixou dinheiro em conta bancária sem necessariamente ingressar com o inventário? Ao menos saber a quantia?
Boa tarde!
Oficialmente, não!
Somente por meio do inventário (quando você seria nomeado inventariante) é que seria possível obter essas informações 😉
Doutora boa noite meu irmão mais velho faleceu porém não deixou herdeiros e nem fez inventário. É possível um dos irmãos resgatar saldo esquecido? Ele pagava ações
Desde agradeço
Também é possível rastrear com SISBAJUD açôes e investimentos (criptos por exemplo) em bancos digitais?
Dúvida nenhuma Dr gostei muito uma pergunta o fazer pros herdeiros cailordas não receber dinheiro nenhum
Eu sou filho único e não sei se meu pai tinha conta em algum banco. Se eu for. No cartório com o CPF e a certidão de óbito eu consigo saber se ele tinha alguma conta e em quais bancos?
valoresareceber.bcb.gov.br/publico entra nesse site q mostra se tem ou nao.
Obrigada
Como vou saber em que bancos o falecido tem dinheiro
Essa consulta do SISBAJUD pode ser feita em qualquer cartório ou tem que ser onde o ente querido falecido morava...?
Desde já,gratidão pelo excelente vídeo,conteúdo de altíssimo.
Bom dia Paulo!
A consulta SISBAJUD abrange todo o território nacional, pois é realizada junto ao Banco Central pelo CPF do falecido.
Sendo assim, se existir saldo bancário vinculado ao CPF da pessoa falecida, independente de qual seja o banco ou cidade, irá aparecer nessa consulta e os valores poderão ser transmitidos aos herdeiros.
@@rabelloadvocacia Muito obrigado pelo esclarecimento e pelo rico trabalho oferecido de forma gratuita aqui no RUclips.
Gratidão.
@@concienciadariqueza2415 se gostou do nosso conteúdo, se inscreva no canal e compartilhe com quem precisa das informações… isso nos motiva a continuar produzindo conteúdo para facilitar a compreensão do direito 😉
Meu pai morreu em 94, daí meu irmão foi até o banco e voltou dizendo que não havia nada de dinheiro. Hoje tenho um sentimento de que ele sacou o dinheiro e nós roubou. Pois na época eu tinha apenas 19 anos acreditei nele. Queria muito saber o histórico de tudo. Mas não sei por onde começar
Lamento saber o que está passando. Mas infelizmente seu direito de tentar recuperar qualquer bem ou valores já prescreveu. A Lei concede 10 anos a partir do falecimento para que os herdeiros busquem essa prestação de contas em eventual petição de herança.
Dra. Eu quero pedir um extrato detalhado das contas e cartões do meu pai já falecido. O representante que movimentava os bens do meu estava usado indevidamente esses bens. Como posso pedir?
Boa tarde!
Esse pedido deve ser judicial por meio de uma ação de prestação de contas ou dentro do próprio inventário do seu falecido pai.
Meu pai faleceu a um ano, foi feito o inventário; a companheira dele foi a inventariante, até então eu confiava nela. Depois do inventário pronto que fiquei sabendo que um dia depois do enterro ela passou todo o valor de uma conta do meu pai par a conta dela, só devolveu esse dinheiro porque meu irmão sabia dessa conta, eu e meus irmãos fomos passados para trás em várias coisas no inventário; foi ela que contratou o advogado,e esse viu que somos leigos. Nada me tira da cabeça que tinha mais contas bancária ; e ela não apresentou. Existe algum jeito de investigar?
Sim! Por meio de uma ação de prestação de contas.
Se for constatado a existencia de outros bens ou valores, é possível pedir a sobrepartilha.
Gente, me digam se isso procede, minha mãe faleceu em 2016 e não foi feito inventário porque não tinha nada pra inventariar. Porém ela tinha contas bancárias e dinheiro guardado em poupança. Fui no sistema do BC para pesquisar valores a receber do falecido e não constava lá o banco com qual ela guardava o dinheiro na poupança. Sendo que eu tenho os cartões da conta dela e todos os meus familiares dizem que ela guardava dinheiro lá, oque pode ter acontecido?
Boa tarde!
Para sanar essa dúvida, é possível fazer a abertura do inventário e pedir para o juiz oficiar o banco onde ela mantinha conta, para apresentar os extratos bancários do último ano anterior ao óbito.
Oi tudo bem um tempo atrás recebeu uma carta do banco dizendo que o meu marido falecido tenho uma conta corrente, conta qe eu nunca soube, eu gostaria de saber se eu posso ir no banco obter essa informação com gerente se ele tem dinheiro e valo
Boa tarde!
Como expliquei no vídeo, acredito ser muito pouco provável que você consiga a informação de saldo de valores indo falar diretamente com o gerente, sem ter aberto o inventário para ser nomeada inventariante, ou seja: representante do espólio.
Para não perder tempo com atendimentos bancários frustrados, te oriento a procurar um advogado da sua confiança para que ele análise as peculiaridades do seu caso e te conduza pelo melhor caminho 😉
Meu pai faleceu e ele era amaziado há 15 anos ele tem com a amasiada dele uma conta conjunta e ele tinha em outro banco uma conta somente em seu nome!. Gostaria de saber quais são os direitos dos filhos??
Bom dia Cleide,
Os filhos (herdeiros necessários) tem direito a herança deixada pelo pai. Por herança entende-se todos os bens e direitos (incluindo saldo em conta bancária individual ou conjunta) que estiverem registrados em nome dele.
Boa noite , dei entrada na defensoria pedindo inventário no meu nome depois que meu faleceu ,dei entrada na pensão por morte devido ao meu problema de hérnia de disco e espondiloartrose lombar .
Tenho direito ao PIS e o FGTS dele?
Sou casada no civil e sempre ajudei meu marido lavando as persianas dos cliente e ele vende faz reforma. Ele nao fala nada sobre as contas bancarias dele . Se ele morrer antes de mim eu vou ter problemas p/ receber esse dinheiro ?Ele diz p/ mim que tem que fazer procuração em vida se nao fizer isso vai ser muito dificil eu conseguir tet acesso a essas contas eu sou leiga e isso me deixa preocupada ,se ele partir antes e eu ter dinheiro nas contas e nao ter direito a ter .Como eu devo fazer sem ter prejuízo ,eu fiz tanta parceria com ele em vida e passar por doficuldades.
A procuração não é uma providência necessaria!
Se o seu marido falecer, você terá que providenciar a abertura do inventário e pedir ao juiz que faça buscas (INFOJUD, SISBAJUD e RENAJUD) no CPF dele. Tudo que tiver registrado em nome dele irá aparecer nessas buscas e você terá seus direitos garantidos.
Se souber previamente o número das contas bancárias facilita bastante também.
Boa tarde, eu consultei agora a pouco que o meu falecido pai tem valores esquecidos em contas bancárias porém a família não fez nenhum inventário. Como proceder nesse caso?
Tenho exatamente essa mesma dúvida
Faz alvará de graça no serviço público
Hamilton, no próprio site do BC eles te informam os documentos que devem ser encaminhados pelo herdeiro, para poder realizar o saque desse valor esquecido
Boa tarde!
Se não existirem outros bens e for somente valor vinculado em conta bancária é possível entrar com ação de Alvará para levantamento.
É um procedimento simples que pode ser realizado a qualquer tempo pelos herdeiros. Tem um outro vídeo no canal onde eu explico bem certinho essa questão de receber valores sem precisar de inventário.
Vou deixar o link abaixo para facilitar 😉
ruclips.net/video/nmcKcjwI_cM/видео.html
Minha mãe faleceu, mas tiraram o dinheiro do banco um tal de PV eu e minha família já não pegou por conta da justiça, estava esperando o juiz fazer uma varredura e a gente não mexeu mais quando a gente foi ver alguém sacou o dinheiro e tá escrito que foi o PV o q eh isso?
Desculpe, mas só pela sigla não consigo te ajudar!
Vá na agência e peça para o gerente explicar o que significa a sigla do resgate 😉
Bom dia
Olá... Gostaria de saber como rastrear contas desconhecidas, inicialmente... Pois hj, durante uma pequena arrumação anual e nostálgica na casa para o natal, eu e minha irmã encontramos alguns docs que nos levam a suspeitar que o nosso avô manteve contas que desconhecemos. Falecido á exatos 20 anos, na tal papelada havia comprovantes de diversas ações em investimentos, até o momento apenas da Bradespar somaram R$315 mil...
Mas apartir de 15 anos após o falecimento, o dinheiro é que o falecido deixou é passando para o banco
Olá doutora infelizmente o meu pai faleceu e deixou na conta poupança dele um dinheirinho, eu estou desempregado precisando, eu e meus outros irmãos fizemos o inventário já tem ums 3 meses mais a advogada não disse mais nada pra agente, agente fala com ela ela diz que o juiz não deu nenhuma notícia que ela está tentado marcar uma audiência com ele mais ele não está se manifestando, isso é normal? E tem alguma coisa que eu possa fazer?
Bom dia Lucas!
Você precisa confiar no serviço que a sua advogada está prestando para vocês. Sem confiança seria melhor buscar a atuação de outro advogado.
Tente ir pessoalmente no escritório dela para conversar e entender direito a situação. Muitas vezes o processo demora para se resolver, mesmo que a advogada já tenha feito tudo que era necessário.
Eu na mesma situação, no meu caso já faz mais de um ano....
Estou aguardando também...
@@ricardodonascimento4468 é uma coisa muita injusta, uma coisa que é herança que pertence a sua família ficar presas nas mãos de juízes
tenho uma dúvida,meu avô faleceu,e encerraram a empresa dele,e o cartório fez a minuta da enpresa,falando que nois só vai poder receber o dinheiro quando a caixa liberar depois de 45 dias,perguntei se tem como saber o valor e a mulher do cartório não informou quanto tem,falou que não tem como saber,e que o valor vai cair tudo na conta da minha tia,que é inventariante,no caso ela vai fazer a divisão dos valores..como vou saber se vão estar falando a verdade pra mim e minhas irmãs...esse dinheiro da eransa só estámos recebendo pq meu pai já é falecido,se não era pra ele tar recebendo a eransa do meu avô?
É possível exigir uma prestação de contas da inventariante e checar se foram respeitados os quinhões hereditários de vocês no momento de fazer os repasses de valores.
Chegou uma carta da caixa econômica na casa da minha avó, no nome do meu pai (falecido a 4 anos), dizendo q a conta do falecido seria bloqueada em 90 dias, e pedindo q conferissemos a conta, como fazemos?
Boa noite!
Seria interessante ir na agência para verificar se tem saldo disponível para partilha entre os herdeiros! Leve consigo a certidão de óbito do seu pai.
Lembrando que se não houver saldo positivo, os herdeiros não são responsáveis por pagar qualquer dúvida em nome do pai falecido junto ao banco 😉
Gostaria de tirar uma dúvida
Eu tenho dinheiro do meu pai falecido que deixou no banco mais não estudo eu tenho direito de receber ?
Claro que sim.
Boa tarde!
Sim, você tem direito de receber esses valores. Dependendo das circunstâncias (como a inexistencia de outros bens, por exemplo) não é preciso fazer o inventário. Basta requerer a liberação por alvará judicial.
Minha cunhada sacou indevidamente o saldo bancário do meu irmão falecido. Ela se nega a informar as contas e fornecer outros documentos para a ação de inventário. Inclusive se nega a realizar o procedimento. Consigo, por meio judicial , solicitar tal informação, bem como os extratos desde o dia da morte? Esses saques foram feitos de várias vezes até zerar o saldo. Pela informação no vídeo, o valor apresentado é o do dia da consulta? Ou é apresentado o extrato completo , comprovando os saques efetuados após o falecimento?
Bom dia!
Sim, é possível fazer um pedido judicial para que seja oficiado o banco que o falecido mantinha conta a fim de informar os extratos bancários dos últimos 5 anos.
Se for comprovado que houve saque de valores depois do falecimento, a pessoa que realizou as transações deverá restituir o saldo.
Eu só tenho a identidade serve ?
Lamento Bruno, mas a pesquisa é vinculada ao CPF do falecido.
@@rabelloadvocacia mas o CPF fica na identidade..
@@karran4444 tendo o número do CPF do falecido é suficiente para solicitar a busca 😉
Tem filhos que abandonam o pai, só aparecem quando o pai falece, pra querer tirar proventos, e brigar com a madrasta, verdadeiros chupins 🤔
O falecido foi meu pai
Tenho uma dúvida posso te chama no Whatsapp?
estamos sempre a disposição!
@@rabelloadvocacia *Minha mãe tinha uma conta Bancária, porém eu não sei se ela tinha depositado em outros bancos. Dai com esse "DINHEIRO ESQUECIDO" que o Banco do Brasil está oferecendo agora, será que teria como eu recuperar esse dinheiro já que sou sua herdeira única sem precisar ter um Inventário?*
@@Starpinklittle é sim possível levantar os valores sem inventário! 😉