CONTRAPONTO: CULTO INFANTIL (Episódio 02) - Paulo Brasil

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 дек 2024

Комментарии • 167

  • @pedrolyra7804
    @pedrolyra7804 8 лет назад +64

    Rapaz, falando sobre a maneira das pessoas se comportarem. Quando fui na IPA, a igreja onde Paulo Brasil prega, estávamos no momento de oração. De repente aquele som de folhas sendo dobradas, logo pensei: deve ser uma criança acabando com uma bíblia, rs.
    Depois do momento de oração, a primeira coisa que fiz foi olhar para a criança - esperando uma Bíblia toda lascada -, acabei encontrando uma menininha lendo a Bíblia. Isso me impressionou bastante, até hoje ainda a figura está na minha mente, rs.
    Espero que meu testemunho sirva para os irmãos, rs.

  •  4 года назад +17

    Pr. Paulo Brasil. Belíssima palavra.

  • @geysianeliras.batista9825
    @geysianeliras.batista9825 8 лет назад +41

    As crianças devem aprender a cultuar o Senhor desde casa, com o culto doméstico. cabe aos pais inculcar em suas mentes o verdadeiro evangelho e a importância do culto à Deus. belíssimas palavras, pastor Paulo Brasil!

  • @priscilagomes5021
    @priscilagomes5021 8 лет назад +46

    Concordo!! Culto de domingo é culto de família, é ali que a criança aprende a ter reverência no culto. Cresci toda a minha infância em uma igreja que não tinha culto infantil, me acostumei com a rotina dos cultos de domingo desde criança e hoje aos 20 anos sei manter meu comportamento correto e reverência. E da mesma forma ensinarei meus filhos!!

    • @animeatronic7947
      @animeatronic7947 8 лет назад +1

      Concordo. O culto infantil é EXTREMAMENTE INFANTIL e não ensina muito bem. Eu sempre gostei de assistir culto com a família, e não no meio de crianças de 2 anos

    • @alomartins6135
      @alomartins6135 8 лет назад +2

      Não faz sentido!! que conversa e essa? Uma criança não tem discernimento de entender! argumentação que não faz sentindo.

    • @priscilagomes5021
      @priscilagomes5021 8 лет назад +2

      +Hadley Martins essa parte é responsabilidade do pastor em não dificultar a linguagem. Além do fato que a criança não precisa só entender mas se acostumar com o ambiente do culto. O ensino especialmente voltado à criança fica para as aulas de EBD ou tardes de brincadeiras, mas o culto do domingo é culto de toda a família assistir junta!

    • @alomartins6135
      @alomartins6135 8 лет назад +1

      +Priscila Gomes Ebd na vdd, é a parte de doutrina pra todos.. de forma apropriada aos diferentes tipos de idade! veja, uma criança de 10 anos.. se colocada em um culto , a única coisa que ela vai fazer e viajar .. porque aquilo não vai lhe interessar! raciocine um pouco e lemvre de vc quando criança, e imprescindível um culto pra crianças, c músicas de criança com brincadeiras e com histórias.. isso faz parte de uma evolução ! quer dizer q uma criança deve passar a noite em um culto .. por causa de uma interpretação de tal pacto? São coisas que colocam na cbc de vocês e vcs não buscam em nenhum momento analisar.

    • @alomartins6135
      @alomartins6135 8 лет назад

      +Priscila Gomes e se faz parte da obrigação de um pastor.. Então que seja feito um culto apropriado para crianças. isso sim, de fato, faz sentido.

  • @PastorOlivarAlvesPereira
    @PastorOlivarAlvesPereira 8 лет назад +23

    Excelente a fundamentação bíblico-teológica do Rev. Paulo Brasil. Reforça ainda mais minhas convicções sobre deixarmos o tal culto infantil.

  • @luanamartinsitalia2327
    @luanamartinsitalia2327 8 лет назад +24

    Os dois pastores concordaram em uma coisa: é preciso educar as crianças ao culto com a igreja. O pastor anterior com o culto infantil também conseguiu fazer com que as crianças se acostumassem a se comportar pra cultuar a Deus. Cada um com o seu método, mas com o mesmo objetivo: direcionar as crianças na Palavra educando-as à reverência no culto. Aprendi muito com os dois. Mas esse pastor fez com que eu sentisse uma cobrança maior para ajudar os pais da minha igreja e trabalhar para que as crianças aprendam a cultuar a Deus de verdade. O culto no lar também é um ótimo desafio pra mim. Me sinto desafiada a fazer mais e melhor o serviço com as crianças. Agradeço por essa iniciativa.

    • @marcusferreira8418
      @marcusferreira8418 10 месяцев назад

      As crianças tem que está no salão de culto elas fazem parte da aliança Abraanica do meio de graça e o pastor é o ministro do evangelho

  • @emilysiqueira3101
    @emilysiqueira3101 8 лет назад +10

    Nossa que demais, fui chamada a ajudar na Igreja com esse ministério, mas Deus tem me mostrado vários materiais que mostram a necessidade de ensinar nossas crianças a cultuar conosco... Esse video e um deles...Muito obrigada...Vi o outro tbm, o 1°...Mas prefiro e vejo mais palavra de Deus nesse...Abraços...

  • @HuguenoteD
    @HuguenoteD 8 лет назад +13

    Esse tal de Paulo Brasil é um MONSTRO!!!

  • @tilaramguimaraes
    @tilaramguimaraes 8 лет назад +13

    Concordo muito! A convocação do Senhor ao culto público é pra toda a família, porque negaríamos aos nossas crianças o privilégio de prestar culto a Deus juntamente com o povo da aliança!? " Tocai a trombeta em Sião, promulgai um santo jejum, proclamai uma assembleia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, reuni os filhinhos e os que mamam;saia o noivo da sua recâmara e a noiva do seu aposento. Joel 2:15, 16.Deus chama todo mundo!

  • @duanemota278
    @duanemota278 8 лет назад +10

    cara, bom demais
    tô c esse pastor

  •  19 дней назад

    PERFEITO! Que Deus dê força às Igrejas Reformadas.

  • @lucasfortes2213
    @lucasfortes2213 8 лет назад +7

    Concordo plenamente com o pastor. Desde criança assisto o culto com toda a congregação e isso me fez a perceber a importância da comunhão. Crianças são inteligentíssimas!

  • @diogenesricardo
    @diogenesricardo 8 лет назад +10

    Dos melhores vídeos

  • @marianabellei
    @marianabellei Год назад

    Ah como eu amo esse pastor! Quanta sabedoria da Palavra de Deus em cada palavra que ele disse nesse vídeo. Amém! Que as igrejas cada vez mais tenham esse entendimento, pois esse é o modo que Deus ordenou, claramente na Bíblia!

  • @ricardoramos1468
    @ricardoramos1468 6 месяцев назад

    Gosto muito do Pastor Paulo Brasil ! meu pregador expositivo favorito !

  • @gracadepaulo1973
    @gracadepaulo1973 8 лет назад +3

    Pastor Paulo foi meu pastor,muito amado por todos irmãos. Igreja Presbiteriana Memorial Piedade _ Recife.

  • @daniel_hvc
    @daniel_hvc 8 лет назад +5

    Depois do espetacular vídeo anterior, achei que esse teria que suar muito para chegar perto e não é que conseguiu? Apesar de partir de um pressuposto que não concordo (teologia do pacto), o pastor conduz muito bem seus argumentos e eles tem todo sentido e partem de uma lógica imbatível.

  • @lucianodantas9487
    @lucianodantas9487 8 лет назад +2

    Estou adorando esse novo programa do canal. Faz nossa mente trabalhar, se questionar e buscar uma posição bíblica.

  • @rosebatista9617
    @rosebatista9617 8 лет назад +1

    Eu aceitei JESUS! com as mãos levantadas e entendendo o q a coordenadora das irmãs estava pregando
    Q foi a morte de JESUS, por nossa salvação
    Eu com sete anos de idade, detalhe culto de círculo de ORAÇÃO na época. ....Qd minha mãe percebeu o q estava acontecendo, ela começou a fazer cultos em casa comigo e meus dois irmãos....
    É digo sem medo de errar! Foi a MELHOR coisa do mundo q minha mãe fez a nós 👏👏👏👏

  • @stevenperlas7619
    @stevenperlas7619 8 лет назад +1

    Parabéns Dois dedos de teologia!! Esse quadro Contraponto tem sido o melhor !!!!!!

  • @DiguiiNumber1
    @DiguiiNumber1 8 лет назад +9

    Façam um vídeo sobre o projeto ESCOLA SEM PARTIDO. Precisamos salvar a educação do nosso país.

    • @alomartins6135
      @alomartins6135 8 лет назад +1

      o que a teologia tem a ver com o PL ? vai votar cara .. ta em votação no site do senado!

    • @DiegoDAS001
      @DiegoDAS001 2 года назад

      Tem um podcast deles sobre o assunto se ainda tiver interesse

  • @mreueujj1
    @mreueujj1 8 лет назад +3

    Série sensacional. Muito bom.

  • @GrazielaAndrade
    @GrazielaAndrade 8 лет назад +4

    Como que faz quando a gente concorda com os dois pontos de vista ??? kkkkkkkkkk Fiquei confusa e ao mesmo tempo grata a Deus por ter cruzado com esse canal que contém um material tão rico !!! Tenho aprendido muito com vcs, que Deus abençoe sempre e que vcs continuem levando a Palavra de Deus dessa forma maravilhosa e esclarecedora. A-M-A-N-D-O !!!

  • @luanacarolinakreinski1859
    @luanacarolinakreinski1859 5 лет назад +1

    Que grande bênção!!💓

  • @luanamartinsitalia2327
    @luanamartinsitalia2327 8 лет назад +4

    Muito interessante. Apesar de não concordar com algumas coisas, me fez refletir sobre alguns aspectos e princípios. Bom, as crianças no culto dá certo sim, mas depende também do pastor e a maneira com que expõe a mensagem. Eu trabalho com as crianças na igreja e fazemos a escola dominical só na hora da mensagem. as crianças ficam no culto na hora do louvor e também estão presentes na hora da ceia, justamente como ele disse que elas devem se acostumar ao culto e a ter reverência. Mas a Palavra pra elas é separado pra ser mais mirado.

    • @juremasouza1145
      @juremasouza1145 8 лет назад +3

      Me respondam uma coisa, porque as crianças ficam sentadas dentro do templo o culto todo, e justamente na hora da pregação, onde DEUS vai falar com o seu povo através do pregador, retiram as crianças para o cultinho infantil...Porque??

    • @RafaelAlves-yn6ov
      @RafaelAlves-yn6ov 8 лет назад

      +Jurema Souza nao discordo totalmente do que você disse, mas Deus só pode falar por meio do Pastor? Somente? As crianças não podem ser ensinadas por outras pessoas?

    • @luanamartinsitalia2327
      @luanamartinsitalia2327 8 лет назад

      Eu prego para as crianças na linguagem delas é com visuais. O meu pastor é bem longo na pregação e as crianças não aguentam. Por isso eu falei que ele estava certo em falar do modo do pastor pregar. Depende de cada um.

    • @luanamartinsitalia2327
      @luanamartinsitalia2327 8 лет назад

      +Paulo Henrique Brasil e Sousa Eu acredito muito na importância do ministério com as crianças. Não podemos ver o culto infantil como um modo de tirar as crianças do meio dos adultos pra não incomodarem e botar eles pra brincar e desenhar. As crianças são muito inteligentes e lembrarão de tudo o que aprendem. Mesmo a responsabilidade do ensino da Palavra sendo dos pais, a igreja tem um papel importante nisso. Eu cresci indo à EBD com minha tia à igreja presbiteriana quando meus pais não eram convertidos, e isso teve uma importância muito grande na minha vida pois através de mim os meus pais vieram à Cristo. O ensino às crianças é tão importante quanto a pregação para os adultos. E eu procuro dar a Palavra à elas com a mesma seriedade e profundidade

    • @luanamartinsitalia2327
      @luanamartinsitalia2327 8 лет назад

      +Paulo Henrique Brasil e Sousa
      Concordo com vc. Mas não devemos por isso desvalorizar todo o trabalho específico com as crianças. Eles participam do culto algumas vezes mas também tem os momentos de ensino pra eles. Eu moro na Itália e aqui é bem diferente do Brasil com relação a isso. Não fazemos escola dominical de manhã e culto à noite. Aqui não tem igreja em cada esquina como no Brasil. As igrejas normalmente são pouco acessíveis muitos membros moram longe. Por isso, no culto adaptamos a escola dominical e em outros dias da semana, estudos bíblicos. Não é tão simples. Quero fazer o meu melhor para as crianças nessa realidade

  • @LalinhaLobo
    @LalinhaLobo 8 лет назад +2

    muito bom!!! excelente!!

  •  4 года назад +1

    Chorei! Pastores do meu Brasil que pensam e conduzem suas comunidades assim como o Pr Paulo Brasil, falem sobre isso, divulguem essa prática, incentivem outros pastores a fazerem o mesmo. A Igreja precisa disso!

  • @kaioigor9280
    @kaioigor9280 8 лет назад +13

    Vejo nos comentários muitos adeptos da pedagogia anti-biblica de Paulo freire tentando aplicá-la ao culto pactual.

    • @GiP.J
      @GiP.J 8 лет назад +1

      Tô reparando também.

  • @BrunoPaivaKerygma
    @BrunoPaivaKerygma 8 лет назад +1

    Meu professor de teologia já me indicaram você, parabéns realmente um canal com bastante conteúdo parabéns

  • @leciaassis9142
    @leciaassis9142 8 лет назад +1

    nasci no evangelho, e qdo eu era criança participava da EBD, mas nos outros cultos não nos retiravam do culto, eu sei cantar quase todos os hinos do cantor cristão decorados kkkkkkk aprendi na infância, mas hj minha filha vai p o culto infantil ela ama, e eu acho bom, só saem na hora da pregação

  • @elietersousa
    @elietersousa 8 лет назад +2

    Muito bom ! Concordo com esse Pastor! A igreja não pode se responsabilizar pela doutrinação da criança, isso é papel da família.

  • @valdeziasaiasjeans9545
    @valdeziasaiasjeans9545 7 лет назад +1

    Na historia da igreja Deus foi altamente didático e pedagógico o santuário e suas praticas é uma prova viva disso, as parábolas historias simples e de fácil entendimento..

  • @priscilajuliak1707
    @priscilajuliak1707 8 лет назад +1

    Interessante, essa sala de apoio!

  • @xxevandrooliveiraxx
    @xxevandrooliveiraxx 8 лет назад +1

    Gostei do canal, apresentou opiniões diferentes mantendo o respeito

  • @ocaminhodedamasco
    @ocaminhodedamasco 3 года назад

    Muito Bom

  • @saradeaquino4330
    @saradeaquino4330 8 лет назад +2

    Eu cresci na Assembleia de Deus e não tinha culto infantil. Eu e meus irmãos ficávamos com nossos pais e não dávamos um "Pio'' se não rolava um beliscão rs. Hoje sou da igreja Congregacional e lá há culto infantil... percebo que as crianças e adolescentes são muito abestalhados... não sabem os hinos sacros, não tem conhecimento bíblico profundo e quando não há culto infantil é muito difícil segura-los no templo... fazem muito barulho, levam brinquedos e até lancham durante o culto. Na minha antiga igreja, meus pais não permitiam comer um biscoito, muito menos dormir. Acho positivo a maneira que fui educada, pois por mais que não entendesse a pregação eu era obrigada a ficar em silêncio e "prestando atenção'' , hoje consigo ter foco total do início ao fim da mensagem.

    • @milenacordeiro7779
      @milenacordeiro7779 8 лет назад

      eu desde pequena ficava na hora do culto, e essa geração respeita a hora do culto. E a geração que é colocada na salinha cresce desrespeitando os mais velhos e na hora da pregação mexe no celular. Os pastores que pregam para adultos, também devem pregar para crianças.

    • @kellymorais3979
      @kellymorais3979 8 лет назад

      Esses problemas que vocês trouxeram não são resultados da existência da salinha, são resultados da falta de educação generalizada em nosso meio, que reflete em nossas crianças o tempo todo. É tanto que os tempos são outros na escola, independente do credo (mas esse ponto dá uma outra discussão).
      Eu pude participar dos dois métodos de aprendizado, quando não tinha salinha eu apenas ficava lá, não entendia nada e não absorvia nada além da reverência no templo. Quando havia salinha, eu aprendia de maneira que era pra mim completamente compreensível, mas respeitava o local da mesma maneira (minhas professoras ensinavam que ali era local de respeito ao ensino da palavra de Deus). As crianças do meu tempo eram ensinadas por pessoas bem preparadas, eram cobradas, e eram vistas como conhecedoras natas da bíblia. Hoje eu participo de uma igreja em que as crianças passam todo o tempo de louvor e oração no templo junto com seus pais, se retiram pouco antes da pregação para que o tema seja explicado de maneira compreensível a todas elas. O que mais falta e mais atrapalha é a falta de educação doméstica e reverência ensinada por seus pais nos cultos domésticos (cujo enfatizou bem esse pastor no vídeo). As crianças comem no templo por que os próprios pais sem sabedoria dão comida a eles lá dentro, não sabem controlar suas crianças, não sabem dizer não quando elas querem levar uma boneca ou um carrinho a tira colo (a meu ver esses objetos só devem ser permitidos em berçários). E se um professor tentar educar o filho de alguém hoje, é ele quem vai levar a bronca.

  • @filipefreitas1972
    @filipefreitas1972 8 лет назад +1

    Fala do partor: "Se não aprendem a cultuar em casa, não saberão cultuar na igreja."
    Isso só vale para famílias super estruturadas... Trabalhei com crianças e adolescentes sem família cristã, como aprenderão a cultuar, então...? É imprensidivel a educação especifica pras crianças!
    No vídeo 01 o pastor deixou bem claro que as crianças participam dos cultos de maneira adequada, participam do culto de Santa Ceia e tudo mais!!! Muito mais coerente o primeiro pastor!!! 😍

  • @jotagomes4005
    @jotagomes4005 8 лет назад +2

    muito bom!

  • @MeuvVlogMinhaVida
    @MeuvVlogMinhaVida 8 лет назад +1

    senti falta do review que é o que eu mais gosto do canal.

  • @GiP.J
    @GiP.J 8 лет назад +1

    Reunião Publica é Publica..pra toda a familia......

  • @saradeaquino4330
    @saradeaquino4330 8 лет назад +2

    O que percebo mesmo, é que muitos pais apoiam o culto infantil porque querem se "livrar'' dos pequenos por alguns instantes...

  • @beatrizdaria
    @beatrizdaria 8 лет назад +1

    Olá, teria como vocês falarem um pouco sobre o Grupo Coexiste? Muitas pessoas já me perguntaram sobre ele e não sei bem como responder, até pq não entendi bem a proposta do grupo. Obrigada e Deus abençoe

  • @JohnnyDaSilvaCarvalho
    @JohnnyDaSilvaCarvalho 8 лет назад +3

    Interessante!

  • @priscilajuliak1707
    @priscilajuliak1707 8 лет назад +7

    Eu ficava lá sentada, calada e tentando entender. mas, ficava boiando na maior parte da pregação.

    • @p.ricardofranca1772
      @p.ricardofranca1772 5 месяцев назад

      Seus pais durante a semana te ensinavam em casa? Havia culto doméstico no seu lar?

  • @ismeniadossantossoares6587
    @ismeniadossantossoares6587 8 лет назад

    Eu vivi as duas realidades quando era criança e sinceramente o culto infantil não me atrapalhou nem na disciplina e reverência durante o culto solene, e nem no meu crescimento como linguagem e entendimento da Palavra. Muito pelo contrario eu aprendi muito mais no culto infantil e no culto doméstico que aos domingos com o pastor pregando ( até mesmo por que nem todos os pastores, pregam com uma linguagem que uma criança pode compreender, na maioria das vezes usam termos teológicos e palavras complexas que até um adulto que não tem um grande conhecimento não entende o real significado do que está sendo falado) pra mim o segredo está no equilíbrio das coisas como o pastor anterior disse, que existem ocasiões onde as crianças participam do culto solene, mas pra mim é igualmente importante que elas tenham um culto planejado para que elas entendam com clareza e profundidade a Palavra.

  • @sergiocoutinho9364
    @sergiocoutinho9364 7 лет назад +1

    Pastor, tem alguma congregação como essa no Rio de Janeiro - capital.

    • @eudeyvidvilela
      @eudeyvidvilela 7 лет назад

      Igreja Presbiteriana de Ponta D'Areia, Igreja Puritana Reformada na Freguesia - RJ.

  • @levymaiasoares4011
    @levymaiasoares4011 8 лет назад +1

    Boa série!! Esse assunto ainda continua??

  • @wilsonplaza5239
    @wilsonplaza5239 8 лет назад

    Gostei muito da explicação do pastor e concordo com ele, embora não vejo que os pais que permitem as crianças a irem para "cultinho" esteja pecando.

  • @M.H.R.S
    @M.H.R.S 8 лет назад +1

    Yago, cade o Review dessa semana?😭

  • @priscilajuliak1707
    @priscilajuliak1707 8 лет назад

    Mas teve um dia que foi um desenhista/artista fazer a pregação e nossa! Até hoje eu ainda lembro da msg daquele dia e das imagens.

  • @AbelSeparovich
    @AbelSeparovich 8 лет назад +1

    Vai ter parte 3, 4 ou mais?

  • @valdircrisostomo7786
    @valdircrisostomo7786 8 лет назад

    ola rapazes primeiro lugar gostaria de disser que gosto muito de ver os videos de voces. sem duvida voces tem o dom da palavra. sou estudante da biblia ,eu estudo com as testemunhas de jeova e gostaria de ver voces fazerem um video falando a respeito da forma diferente de interpretar a biblia dos tj.leva em consideracao que eles nao participa do mundo politico na creem na trindade na existencia do inferno etc.

  • @DanielMeloDavid
    @DanielMeloDavid 8 лет назад

    Editor... Pode me passar a fonte da vinheta usada? A música, melodia... kkk

  • @isaacvitor
    @isaacvitor 8 лет назад +1

    Mais preciosismo do que qualquer coisa...

  • @tatiane9905
    @tatiane9905 5 лет назад +1

    Sob essa ótica: NÃO poderia fazer a divisão na Escola Dominical; deveria ter todos os outros costumes da época

  • @bpriscila20
    @bpriscila20 8 лет назад +1

    Nem terminei de assisti todo mais me veio uma pergunta....
    Quando trabalhamos com crianças que os pais não estão na igreja,( as vezes até crianças de rua)...
    De acordo com a doutrina do pacto, essas q não tem os seus pais para cuidar delicadamente de sua vida espiritual, não precisam de um cuidado especial?

    • @AthosLimaS
      @AthosLimaS 8 лет назад +1

      Se você assistir o vídeo até o final terá essa resposta, o pastor Paulo abordou esse ponto.

    • @kadmozb
      @kadmozb 8 лет назад

      Quem trabalha com essas crianças? acho que essas mesmas pessoas devem acompanhá-las, não?

    • @bpriscila20
      @bpriscila20 8 лет назад

      entendi.

    • @bpriscila20
      @bpriscila20 8 лет назад +1

      é só por causa da situação... pra quantidade de crianças não teríamos pessoas suficientes preparadas pra dar esse apoio. É como se pra cada uma pessoa tem 7 crianças. Pois não são muitos que realmente são aptos pra conduzir crianças.

    • @kadmozb
      @kadmozb 8 лет назад

      eu penso que caso especiais merecem medidas especiais... O pastor deve orientar de acordo com a realidade..... eu só penso que deve-se valorizar a comunhão na hora do culto dominical.... todos lá....

  • @gestabsb
    @gestabsb 8 лет назад +1

    Meninos, que maravilha! Fragmentar o culto em jovens, mulheres, idosos traz um grande prejuízo. Cria igrejas dentro da Igreja. Sobre crianças eu acho válido ter o culto infantil, lembrando que culto infantil não é recreação para que os adultos fiquem em "paz" no templo. Manter criança no culto com tablet e celular é o recurso que muitos pais usam. De um modo geral, a criança criada dentro do templo também aprende, mas é mais difícil para ela.

  •  8 лет назад +17

    Eu me identifiquei mais com o pastor anterior.

  • @alandiego7602
    @alandiego7602 8 лет назад +3

    para ser bem claro, os dois pastores tem muitas coisas boas, mas o segundo vem ser mas coerente com a palavra

  • @nagilasousa2149
    @nagilasousa2149 4 года назад

    Os dois tem bons argumentos.
    Concordei com o pastor anterior, mas os argumentos desse são muito bons.
    Talvez o vocabulário diferente seja até um incentivo para que as crianças interroguem seus pais e aprendam novas palavras e consequentemente o seu significado dentro do contexto biblico.

  • @abiamf
    @abiamf 4 года назад

    🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @Danielsantos-cd4ww
    @Danielsantos-cd4ww 2 года назад

    O argumento de que a criança não vai entender e por isso deve ser tirada do culto é ilógico, se assim for muitos adultos deverão ser tirado também.

  • @joaovitoraraujo7
    @joaovitoraraujo7 8 лет назад +1

    O meu ponto de vista é semelhante.

  • @mateusandre2853
    @mateusandre2853 8 лет назад +11

    Rapaz, então a editora cultura cristã, editora da IPB, tá precisando entender e aplicar melhor a doutrina do pacto, porque ela produz material para culto infantil...

    • @LalinhaLobo
      @LalinhaLobo 8 лет назад +2

      qual? que eu saiba existe material para sala de ebd.

    • @mateusandre2853
      @mateusandre2853 8 лет назад +1

      +Laryssa Lobo www.editoraculturacrista.com.br/loja/livro/criancas-adoram-a-deus-n-01-1980. E eu mesmo fui a um curso da CC para professores em que um dos assuntos era o culto infantil, e material para ele.

    • @juremasouza1145
      @juremasouza1145 8 лет назад +1

      Irmão, é verdade! Infelizmente essa cultura não bíblica está dentro do contexto presbiteriano, não todas, mas na maioria. Foge a sua teologia.

    • @mateusandre2853
      @mateusandre2853 8 лет назад +3

      Jurema Souza, eu conversei com alguns editores da CC justamente pra perguntar sobre isso, se eles não viam como algo ruim ao sistema aliancista o culto infantil, e eles tem boas respostas. Conversei com alguns pastores também aliancistas convictos que não vêem problemas no culto infantil, desde que, seja culto (com todos os elementos do principio regulador, inclusive que quem pregasse às crianças fossem presbíteros), que a criança não saísse todo domingo (inclusive o material da CC enfatiza isso, são 36 aulas pra que nas outras 18 as crianças estejam no culto, dando prioridade ao culto de ceia) e que quando ela viesse ao culto, ela pudesse participar da liturgia, um coral infantil, ou na litania bíblica que uma criança pudesse fazer a leitura e outros exemplos. E por fim a enfase de que as crianças não participavam de forma efetiva em todas as festas e refeições sacrificais de israel, e nem por isso consideramos as crianças fora da aliança por não participar de todos os elementos do culto. Inclusive esse é um dos fortes argumentos pra se opor a pedocomunhão.
      Como falei, não acho que seja simples a discussão do culto infantil, e eu mesmo tendo a achar que o ideal seria que as crianças participassem do culto com toda a família. Mas, dizer que é porque as pessoas não levam à ultima instancia o argumento aliancista é meio complicado, até porque como isso é recente, nossos credos e confissões não tratam do tema em específico, por isso deveríamos ser cuidadosos nas afirmações. Por fim, a pergunta que sempre me faço é a seguinte: Os seminários presbiterianos estão preparando pastores pra que eles pastoreiem as crianças??? Porque se de um lado temos cultos infantis ridículos, que a criança vai pra pintar, brincar e lanchar, temos também um "esquecimento" dos pequenos na eclesiologia. Crianças e adolescentes são sempre deixados com tias e tios legais, e os conselhos das igrejas esquecem de se preocupar com o ensino dos infantes!

    • @LizandroAlmeida
      @LizandroAlmeida 8 лет назад

      Mateus André, é um prazer. De onde você é?
      Achei interessante o seu cuidado. Acabo de ver o vídeo e também senti que precisa melhorar os argumentos, sobretudo provando em toda a Bíblia de forma correta que é pecado ou não.
      Estou concluindo meu curso de teologia aqui em São Paulo, no Seminário Presbiteriano JMC, tb fiz 2 anos no MINTS e sei de professores que observam da forma como vc colocou aqui...
      Entendo que o tempo que o Pr Paulo Brasil teve no vídeo é curto, mas será interessante ele fazer uma exposição do assunto em toda a Bíblia a partir do estudo que ele certamente deve ter feito.
      Pelo que aprendi nos Seminários, a exposição correta funciona assim: deve ser feita a exegese de cada texto sem impor uma teologia à exegese, mas se aproximando do texto sem nenhum pressuposto, para se submeter à verdade do texto apresentada pela correta exegese. Isso precisa de muito esforço, pois somos pessoas cheias de pressupostos...
      Então, deve-se aplicar corretamente a teologia do texto à sua época e a todas as épocas, para, finalmente, provar que aquela verdade é a daquele texto, de todos os textos sobre o assunto, e em toda a Bíblia, portanto normativo, e portanto, um pecado para quem descumpre... Se o Pr Paulo Brasil apresentar dessa forma será muito proveitoso... Ninguém poderá se opor, e todos que estão em pecado terão que se corrigir... Tomara que ele produza esse vídeo...
      No mais, abç...

  • @elissamarcondes4079
    @elissamarcondes4079 8 лет назад +4

    Prefiro uma criança no "cultinho" aprendendo, do que uma criança nos bancos de um templo perdida em seus pensamentos.

    • @lauromedeirosnetomedeiros4762
      @lauromedeirosnetomedeiros4762 2 года назад

      O problema é esse, não existe "cultinho". Só existe o culto solene que o próprio Deus estabeleceu. Tirar a criança desse ambiente é impedí-la de cultuar a Deus por vários anos da sua vida. O culto não é só intelectual, é espiritual acima de tudo.

  • @fernandomartins1917
    @fernandomartins1917 8 лет назад

    Prejuízo é o que ele mesmo deixou bem claro, as crianças não entende, infantilizar a pregação é o outro prejuízo.

  • @pbteologil
    @pbteologil 8 лет назад +5

    Assunto complexo, mas com cunho de piedade com qualidade, em favor da criança. Respeito a opinião do pastor Paulo Brasil.

  • @carlossduddss5974
    @carlossduddss5974 8 лет назад +2

    12 anos?? eu já vi com 9...

  • @Hadassah-Ester
    @Hadassah-Ester 7 лет назад

    Não concordo com a ideia de igualar a linguagem teológica/espiritual a todas as idades. Vejo isso como auto tradicionalismo. Oq eu acredito é q as crianças devem ter um culto p elas sim, mas com professores capacitados p adaptarem a aula smp enfatizando q eles estão ali apenas ate q tenham uma idade adequada p entender uma linguagem mais complicada p eles sobre assuntos q n implicam a certas idades saberem, ainda. Mas respeito sua opinião, pastor. Embora sejam detalhes importantes, oq mais importa é q o evangelho está sendo pregado.

  • @franciscobertoldo976
    @franciscobertoldo976 8 лет назад

    Vamos imaginar os Judeus com salinhas para seus filhos que aos 12 anos ja conhece o todo pentateuco,com figurinhas e musiquinhas e outras ''inhas''.Não da certo! criem sempre minhas filhas comigo durante o culto,quaisquer duvida que elas tinham eu explicava depois e digo a todos aqui que elas com 10 anos ja estavam lendo nossos simbolos de fé, não porque obrigei mas pela sede da palavras que elas ficaram, e os amiguinhos delas ainda estavam nas historinhas, com 12 anos minhas filhas tinham lido e relido nossos sibolos de fé.A maturidade doutrinaria veio muito mais cedo.SOLI DEO GLORIA.

  • @priscilajuliak1707
    @priscilajuliak1707 8 лет назад

    Educar não é fácil. Eu concordo com o culto infantil quando o Pastor não segue esse princípio de pregação com linguagem simples para a criança. É necessário todo um conjunto para que dê certo. Separar as crianças é uma solução mais fácil de imediato. Eu fiquei na salinha até 7 anos. Depois disso eu era obrigada a ficar no culto e eu não gostava, pq não entendia nada. 😐 E minha mãe me perguntava coisas depois do culto. 😡

  • @100jairojr
    @100jairojr 8 лет назад +1

    Educar as crianças, com a linguagem que entendem e pronto, sou a favor sim, culto separado sim, melhor que tudo junto sem entender nada. hummm hammm

  • @fernandalaurindodepaiva3235
    @fernandalaurindodepaiva3235 8 лет назад

    não concordo elas apredem muito mais na salinha do que dentro da igreja os matérias as formas da pregação tem que ser dirigido,para o melhor ensino delas

    • @juremasouza1145
      @juremasouza1145 8 лет назад +3

      Vcs estão misturando as coisas! Tudo isso que você está dizendo, as crianças aprendem no dia a dia através dos seus pais. Chamamos isso de devocional!! Mas culto público é culto público, é para todos!!! Salinha de escola dominical etc.... é uma coisa, culto solene é convocação para todos..A criança não pode ser privada de maneira alguma.

    • @daniellesousa5040
      @daniellesousa5040 8 лет назад

      Também não concordo, gostei mais do 1° pastor. como isso é "Contra" ponto é válido. Opiniões.. Cresci em uma salinha, e até hoje me encontro no evangelho. Sem falar que a pais que não são evangélicos, é essencial ter alguém com tato pra trabalhar com crianças e nem sempre, o pastor da conta.

  • @julianacristinavasconcelos1087
    @julianacristinavasconcelos1087 5 лет назад

    Hoje sou adepta ao Culto Infantil... onde as crianças de uma determinada idade irão aprender de maneira mais clara as verdade de Deus... acho que é uma fase onde nós como igreja podemos aproveitar bastante... assim elas estarão muito mais preparadas para cultuar a Deus com seus pais quando atingirem uma idade onde já entendem mais.

  • @gfrancag
    @gfrancag 8 лет назад

    Ainda bem que não nasci presbiteriana!

  • @carloshenriquedasilva8370
    @carloshenriquedasilva8370 4 года назад

    Minha opnião:
    *1º Ponto:* Perbi um certo nível de utopia (leia tudo antes de falar bobagem! pfv).
    O Pr. Paulo Brasil (do vídeo) já leva do pressuposto que as crianças já foram ou são ensinadas em suas casas. E isso não está de acordo com a realidade.
    Concordo plenamente que as crianças devem ser ensinadas por seus pais em casa, não fazer isso é negligenciar, e até mesmo pecar contra Deus - Provérbios 22:6: "Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele."
    Além de limitar por estar pensando apenas em um grupo de cristãos maduros, que conhecem a Palavra, que entenderam que se deve ensinar os seus filhos, assim se esqueçe do recém convertido, que não conhece a Palavra na forma de feijão, mas de leite.
    *2º Ponto:* Existem assuntos inadequados para as crianças, além de palavras difíceis, termos teológicos que não poderam ser usados. Assim o Pr. se ausentando disso afeta o corpo da igreja inteiro (adultos).
    *3º Ponto:* Não se pode dar alimento sólido para aquele que ainda não criou dentes para diregi-los. Hebreus 5.13-14: "Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal." Ou mesmo 1ª Coríntios 3.2: "Eu lhes dei leite para beber; não pude alimentá-los com comida sólida, porque vocês ainda não podiam suportar..."

  • @RafaelAlves-yn6ov
    @RafaelAlves-yn6ov 8 лет назад +1

    Parece meio estranho o posicionamento desse pastor. Ele força a barra tem hora. O primeiro pastor parece ter mais argumento.

    • @juremasouza1145
      @juremasouza1145 8 лет назад

      Forçar a barra como amigo? resposta sólida, coerente, bíblica.... E muito simples de se entender. Na realidade sua realidade e cultura de culto infantil é que faz você estranhar. Concordo que reeducar não é fácil.. Mas, o que é bíblico é bíblico.

    • @RafaelAlves-yn6ov
      @RafaelAlves-yn6ov 8 лет назад

      Jurema, não estou falando que ela está errado, creio que tenho que estudar mais sobre este assunto, porém a maneira que ele expôs os argumentos para mim não ficou totalmente claro. O que é bíblico é bíblico concordo plenamente, mas acho que seria pertinente ter mais esclarecimento sobre estes argumentos bíblicos.

    • @RafaelAlves-yn6ov
      @RafaelAlves-yn6ov 8 лет назад +1

      Vou ler sim. Agradeço a atenção em responder os comentários.

  • @Juniorhavai
    @Juniorhavai 8 лет назад +3

    Então na escola Dominical podemos nos aproveitar da ciência no campo da pedagogia, mas no culto não? Acho q rola certo desconhecimento de que as bases da Pedagogia moderna foram lançadas por cristãos que se importaram com as crianças e seu desenvolvimento. Comenius e Froebel são dois ótimos exemplos disso. As palavras do pastor soaram como se Pedagogia fosse uma coisa "do mundo" que estaria "infectando" a forma certa de cultuar a Deus.

    • @gersonriva3712
      @gersonriva3712 8 лет назад +5

      As bases da pedagogia moderna, que está sendo usada em nosso país, são Paulo Freire. Quer perigo maior que este?!

    • @phbrasiles
      @phbrasiles 8 лет назад

      Perfeito!!

    • @Juniorhavai
      @Juniorhavai 8 лет назад +1

      +Gerson Riva Magalhães Araújo Mano, pra começar vc parece não saber nada de Paulo Freire a não ser opiniões de Olavo de Carvalho e cartazes de manifestação amarela e verde. Segundo, vc sabia q o Paulo Freire era cristão e além disso q sua pedagogia é, não somente conhecida, mas também pesquisada como referência em diversos países da Europa, inclusive na Inglaterra? Depois, parece q tu não sabe q o trabalho e a construção da pedagogia dele não foi feita pra criança e sim para o público da EJA, pra alfabetizar gente que precisava trabalhar e, por isso, não podia estudar no horário q criança estuda. O foco dele era, como disse o pastor aí, tornar a educação acessível: seja do evangelho, seja da ciência.

    • @gersonriva3712
      @gersonriva3712 8 лет назад

      +Jaime Sepulcro , bacana teu prejulgamento, achando que eu sou um coxinha ou reaça. Vai por aí mesmo.
      Olavo de carvalho e tals...
      Outra coisa, não discordo da parte que você falou sobre tornar a educação mais acessível e o que o Freire fez nessa parte, sobre o EJA.

    • @gersonriva3712
      @gersonriva3712 8 лет назад

      +Jaime Sepulcro mais uma coisa, cê sabe a diferença de estudar e assistir aula?
      Pelo seu texto eu acho que não

  • @Missionarioadlas
    @Missionarioadlas 8 лет назад

    Acho relativo.

  • @carlosvasconcelos5310
    @carlosvasconcelos5310 Месяц назад

    Deus chama a família para adorá-lo, sem dúvida, mas torcer, bem torcida a Bíblia, para formar uma doutrina e então batizar as crianças? Ideia romancista!

  • @danielamaria2602
    @danielamaria2602 2 года назад

    Então uma das exigências do Pastor será Graduaçao em Pedagogia.
    Porque didática são poucos que tem.
    Infantilizar a pregação isso sim traz prejuízos.
    Muitos pais nem conseguem assistir ao culto porque tem um filho hiperativo ou com necessidades especiais ou por falta de orientação mesmo.
    Eu não concordo!!!
    É preciso respeitar a faixa etária e usar uma linguagem de acordo com a faixa etária.
    Deu certo com a igreja desse pastor.
    Não significa que vai dar certo em outras igrejas.
    E outra,esse video foi de 6 anos atrás(não houve pandemia) agora en 2022 temos inúmeros casos de crianças com déficit de atenção e outros transtornos.
    Filhos de pais não-cristãos que nunca ouviu falar em Adão e Eva(colocar essa criança junto com adultos,isso sim traz prejuízos.
    A criança pode até estar lá mas a mente e o coração só Deus vai saber onde está

  • @leonardoveras9093
    @leonardoveras9093 8 лет назад +2

    Fala serio. Nao vejo como erro ou pecado o culto infantil. ate entendo quem nao goste do culto infantil. Mas o pastor praticamente disse isso ao comparar Moisés na rocha pra obter água e se refereindo a quem cresceu assistindo o culto infantil (que nao deve ser chamado de cultinho, como o outro pastor se referiu, assim como nao deve-se falar vou contar uma historia ou historinha. professores digam: vamos estudar uma LIÇÃO BÍBLICA!)

  • @ramonportoesquecinao3531
    @ramonportoesquecinao3531 6 лет назад +1

    Essa é a solução para evitar tanto cristão viciado em entretenimento. Geração "danonininho"

  • @stephaniecarmona8516
    @stephaniecarmona8516 8 лет назад +2

    Não concordo com isso, acredito que a igreja tem que se adaptar as necessidades tanto das crianças como dos adultos. Não digo que é certo e nem errado as crianças ficarem nos cultos com os pais ou não, mas já presenciei muitas famílias irem embora no meio da ministração porque a criança não deixa os pais prestarem atenção na palavra, e no restante dos pais que ficavam no culto as crianças não estavam nem ai para o que estava sendo falado pelo pastor, por muito tempo fui líder do ministério infantil e posso falar que as pessoas que servem nessa área da igreja se empenham totalmente em fazer com que as crianças entendam a mensagem da cruz. Sou contra sim fazer um espaço para as crianças não interferir na ministração, ou tirar a atenção da igreja. Mas a igreja que se preocupa com o que as crianças estão aprendendo, e na forma em que elas aprendem, Vale muito também, se na igreja desse pastor da certo, que bom, mas em outra pode não dar...

    • @fernandalaurindodepaiva3235
      @fernandalaurindodepaiva3235 8 лет назад

      concordo com vc eu sou líder do ministério de crianças, e é tudo muito bem organizado materiais e tudo mais e elas aprendem muito mais do que dentro da igreja

    • @stephaniecarmona8516
      @stephaniecarmona8516 8 лет назад

      É engraçado como pessoas que nunca entraram numa salinha da igreja para saber como é, ver como é a dinâmica usada com as crianças e muito menos se interessa com a necessidade delas na prática, não só na teoria, querem falar com autoridade sobre o assunto.

    • @LalinhaLobo
      @LalinhaLobo 8 лет назад

      +Stephanie Carmona sabe pq? pq esses pais não fazem culto no lar durante a semana, então na igreja a criança não tem reverência pelo culto.

    • @LalinhaLobo
      @LalinhaLobo 8 лет назад

      +Stephanie Carmona ele é pastor kkkkk ele sabe bem como é isso. infelizmente esse modelo de cultinho infantil moldado nas fases da criança não é bíblico e nem funciona na prática. o que se vê são salinhas com vídeos, música e pouca palavra.

    • @fernandalaurindodepaiva3235
      @fernandalaurindodepaiva3235 8 лет назад

      +Laryssa Lobo só se for na sua igreja pq na minha pelo menos sob minha responsabilidade elas aprendem sim tem até pais que parabeniza o nosso trabalho e nenhum momento ele disse que não era bíblico

  • @thayscustodiodomingues3215
    @thayscustodiodomingues3215 8 лет назад

    Freqüentei berçário, culto infantil e quando chegou a idade de maior intendimento, passei a participar dos cultos com meus pais. A base usada que isso interfere, que separa e dividi as crianças não tem fundamento. Isso é algo totalmente didático, ou no meio secular, não teria o porquê as crianças irem para a escola.
    O culto infantil, tem sido deturpado em muitas igrejas, o culto o nome já diz, ele tem que ser como uma cópia do culto que temos no templo e não uma classe pra brincadeira. Nesse culto tem que ter a ceia, tem que ter o momento de dízimo das crianças e a mensagem. Não existe nada na bíblia onde condene que tal procedimento, ao contrário. Não é porque Paulo leu a carta para a igreja, que se tire conclusões, além do que usando o raciocínio lógico, realmente não havia divisão de classes e nem EBD, isso foi apenas uma evolução durante os anos.
    Acredito que ele poderia firmar a fala dele, pela doutrina de sua denominação, não pela bíblia. E muito menos condenar o lindo trabalho que é feito em muitas igrejas, onde são ensinados desde pequenos e não excluídos.
    O que ele fala é que somente o pastor pode pregar, o que é totalmente errôneo. Existem mensageiros, missionários em todos os cantos do mundo, que pregam e levam a mensagem e não são pastores. Acho muita prepotência um pastor falar isso. Soa pra mim como eu fui escolhido por Deus e vcs são um bando de Zé ninguém que tem que ouvir o q eu falo e seguir meus passos. Todos fomos chamados por Deus, todos temos que cumprir o ide e levar a msg, todos temos dons diversos.
    Por conta desse pensamento, muitas pessoas idolatram pastores como se fossem deuses na terra. Param de pensar e buscar a Deus, pq somente a palavra do pastor que importa.
    Infelizmente muitos pastores se exaltam demais e pior, usam a bíblia não como um todo, mas alguns versículos pra respaldar suas falas. A igreja tem que abrir os olhos e se firmar num relacionamento com Deus e não se guiar somente pela palavra do pastor.

  • @davidpretoblack
    @davidpretoblack 8 лет назад

    Contraponto :
    Calvinista x Armenianos

    • @acsaalbuquerque3557
      @acsaalbuquerque3557 8 лет назад

      Arminianos* , irmão.

    • @davidpretoblack
      @davidpretoblack 8 лет назад

      Acsa Albuquerque hushuhe verdade!

    • @Juniorhavai
      @Juniorhavai 8 лет назад

      Armeniano é o Cristão da Armênia, irmã... kkkkk

    • @acsaalbuquerque3557
      @acsaalbuquerque3557 8 лет назад +1

      Sim haha.. mas , no contexto, é lógico que o irmão não quis fazer referência a eles kk

    • @Juniorhavai
      @Juniorhavai 8 лет назад

      Kkkkkkk claro!

  • @daniellesousa5040
    @daniellesousa5040 8 лет назад +1

    1° Pastor foi mais lúcido. Não que não concorde com este, porém gostei mais do 1°.

    • @RafaelAlves-yn6ov
      @RafaelAlves-yn6ov 8 лет назад

      Exatamente, o outro pastor soube expor de melhor forma as ideias dele.

  • @maylaandrade81
    @maylaandrade81 7 лет назад

    Ah, agora entendo porque a IPB batiza criança, elas não tem que entender mesmo né? A igreja não tem compromisso com isso, quem tem são os pais né!?

  • @100jairojr
    @100jairojr 8 лет назад

    nasci na presbiteriana, gosto muito mas, não concordo.

  • @fazersaberfazer
    @fazersaberfazer 8 лет назад

    tal de presbiteriano. uum!! povo estranho. de linguas estranhas. kkkkk

  • @henryckgoncalves89fernande33
    @henryckgoncalves89fernande33 8 лет назад

    fraquinho demais as respostas dele rsrsrs, aonde que filhos obedeça seus pais está se referindo a obediência dos filhos no culto? 🤔

    • @fernandamelocosta
      @fernandamelocosta 7 лет назад

      Henryckgoncalves89 Fernandes acredito que o que ele quis dizer é: as cartas eram lidas no culto. Na carta, Paulo fala aos filhos, às crianças. Daí se deduz que as crianças participavam do culto público.