Entre no meu grupo fechado no zap para ser notificado sempre que houver um novo vídeo, live, artigo ou livro: chat.whatsapp.com/CuT8CXVPC5KIRIItbWtzL2 ⛔ ATENÇÃO PARA AS REGRAS DE COMENTÁRIOS: ✅ Comentários com escárnio, provocações, ofensas e acusações = block automático. Aprenda a ter respeito se quiser ser respondido. ✅ Eu não tenho tempo para assistir e comentar todos os vídeos que me mandam, então evite comentários com links (muitas vezes o próprio youtube suprime automaticamente comentários com links). ✅ Aqui eu respondo todas as dúvidas sinceras sobre qualquer assunto, mas não debato nos comentários, se você quer debater comigo agende um debate formal ao vivo com o Jadison (do canal "Em Defesa da Fé Cristã") que eu debato o tema com você, eu não tenho tempo pra perder com discussões intermináveis na caixa de comentários com gente obstinada e teimosa, na insistência você será bloqueado. ⛔ MINHAS REDES SOCIAIS: ✅ Facebook: facebook.com/lucasbanzoli1 ✅ Instagram: instagram.com/lucasapologetica ✅ Canal no Telegram: t.me/lucasbanzoli ✅ Livros (com pdf gratuito): www.lucasbanzoli.com/2017/04/0.html ✅ Site: www.lucasbanzoli.com ✅ E-mail: lucas_banzoli@yahoo.com.br
@@gabrielsantanna7879 Não é um grupo de debates, é só pra divulgar os novos conteúdos que forem sendo feitos (já que o youtube nem sempre notifica, e às vezes eu posto em outros lugares que não o youtube).
Ter essa interpretação da palavra geração como "tipo de gente" ou "perfil de pessoa" me abriu os olhos e fará com que eu tenha uma leitura muito mais clara da bíblia. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento!
Tem outra possibilidade que Jesus estava falando de duas coisas em paralelo(que era um método de ensino da época) ele estava falando 1 da volta dele e 2 da destruição de Jerusalém.
Introdução (23:1) Prólogo (23:2-39) Ai dos Oráculos - Destruição de Jerusalém Extra-Discursivo (24:1-3) - Duas Perguntas (A e B) A (24:4-8) Destruição de Jerusalém B (24:9-14) Segunda Vinda A' (24:15-20) Destruição de Jerusalém B' (24:21-31) Segunda Vinda A' (24:32-35) Destruição de Jerusalém B' (24:36-39) Segunda Vinda Epílogo (24:40-25:46) Esteja Pronto - Segunda Vinda Conclusão (26:1a)
Não podemos ser fracos. O próprio Cristo alertou que surgiriam falsos profetas com propostas ou prodígios capaz de subverter o pensamento até dos eleitos.
Ateus de verdade, difícil existir. Agora, atoas que se sentem revoltados por terem perdido ou por não terem recebido o que queriam, existem muitos. Esses, passam a apostatar da fé, sem o menor pudor, mesmo falando inúmeras besteiras.
É um dos textos que as igrejas deveriam em peso desmistificar nos cultos. Assim como vivem falando do salmo 91, por exemplo, em vários e vários cultos, deveriam fazer com textos difíceis como esse.
Como diz a Escritura. "Nada podemos contra a verdade". Sabemos da intenção corrupta e egoísta dessa gente quando torcem as Escrituras, querem extirpar Deus de tudo para que livremente cometam seus pecados.
Fala Lucas, beleza? Eu tenho visto seus debates com católicos, desde 2.009 mais ou menos. Você tem me ajudado muito nas minhas dúvidas, pois eu estava bem abalado na fé nessa época. A maioria dos pastores não tinha bagagem pra refutar os apologistas católicos, mas você fasia isso com muita maestrina. Constinue firme, meu irmão.
@@LucasBanzoli Eu via seus debates no Google. Acho que foi um pouco depois de 2009 então. As minhas dúvidas começaram de fato em 2009. Até então eu achava que qualquer evangélico que lesse a bíblia com intuito de aprender conseguia deixar uma católico em maus lençóis. Só que, quando eu pesquisei no Google se Pedro foi realmente papa, tive uma triste surpresa que eu estava totalmente enganado com meus conceitos. Vi que eles não são tão fáceis de serem refutados kkkk. Sei que o vídeo agora em questão não é nenhuma refutação a católicos, e sim desse maluco desse professor aí. Eu só mencionei essa parte dos católicos porque foi quando eu conheci você. Que Deus te encha cada vez mais de sabedoria e humildade. Esteja sempre atento às ciladas do inimigo, pois eles vive a todo tempo tentando nos derrubar. Se ele ainda não tentou fazer isso com você, pode ter certeza que ele vai tentar.
Muito lúcido o entendimento. Eu entendia e pensava se a questão do pronome "ESTA geração" reportasse uma fala futura para ocorrer. Uma vez que o pronome " ESSA" designa coisa no passado , e porque verso usa o termo " ESTA " ele está apropriado ao futuro , eu pensava isso dessa forma. Mas ficou muito lúcida a explicação e melhor de compreender.
Caramba, que vídeo bom! Parabéns. Há uns meses eu passei uns dias flertando com o Preterismo parcial, quis comprar alguns livros, e um deles eu fui falar com o autor do livro. Ele disse que não tinha mais o livro, e que inclusive não era mais preterista kkk Isso me deixou com o pé atrás, mas ainda com curiosidade pelo preterismo. Mas perdi o interesse em querer ler mais. Fora o fato de que tem passagens gritantes que complicam para o preterismo. Um vídeo como esse seu meio que bateu o martelo, já que acho que esse é o texto mais forte em favor do preterismo. Abraço.
Boa noite não sou cristão já me já fiquei muito muito triste com esse tipo de interpretação porque já vi gente intendida como padre e pastores calar-se mais esse cara meu irmãos Lucas e muito sábio com toda humildade Deus abençoe
Tem um vídeo dele dizendo que Paulo não acreditava em ressurreição dos mortos, sendo que no próprio capitulo que ele usa Paulo afirma que Jesus ressuscitar é um fato.
Continue com essa sua sabedoria devendo as coisas do nosso Deus jovem, e colocando esses ateus no seu devido lugar . Que é o lugar da vergonha e humilhação!
@@canaldogordinhonfl3809 Na verdade eu acho o Ehrman bastante ponderado comparado ao Sabino... acho difícil imaginá-lo dizer coisas como "Daniel era gay", "Jesus era filho do diabo", "os evangelhos foram escritos no segundo século", "larguei a fé porque roubaram o meu celular", etc.
Na frase "Esta geração não passará sem que tudo isso aconteça", a expressão "não passará" está no futuro do presente do indicativo, indicando uma ação que ocorrerá no futuro em relação ao momento em que a frase foi dita.
Quando o povo teve acesso a biblia? Pois, se somente a igreja católica tinha acesso aos evangelho s faz todo sentido aumentar muito os feitos de Jesus para transformá-lo em uma divindade para os cristãos e encerrar a história do antigo povo escolhido . Se foi escrito depois, tanto faz, pois o povo não tinha acesso aos livros
Muito boa sua refutação, MAS EU SENPRE FALEI QUE O PROFESSOR FABIO SABINO ELE MESMO SE REFUTA, SE CONTRADIZ,É SÓ OLHA OS VÍDEO DEKE COM CALMA.😂😂😂😂 ESTA DE PARABÉNS A SUA REFUTAÇÃO. 🎉
Muito bom vídeo e estudo Lucas! Lembro que quando comeceu a pesquisar e ler sobre teologia e apologética foi uma questão que me afetou bastante e você explicou de forma simples e eficaz. A explicação mais comum que encontrei é a de que Jesus falava isso se referindo a queda do templo de Jerusalém, mas ele fiz isso depois de falar de sua volta, nos 4 evangelhos, mas vi uma explicação do Rodrigo Silva de que era uma prática profética e religiosa comum profetizar sobre duas coisas ao mesmo tempo, e entendi que talvez pudesse ser isso, ainda que Jesus estivesse falando fora de ordem. A explicação que dá no vídeo só encontrei em um lugar ou outro, mas não ficou tão clara para mim na época, no vídeo você até prova porque é uma tradução mais correta. Que Deus continue a abençoar o seu trabalho!
Lucas . Tem uma dica de quem quer gosta de ler mais é como se nao gostasse . Creio q vc le muito . Aprende lendo na raca ou vc achou algum macete ou algo do tipo . Como ler so com olhos ou falando ou algo do tipo
Esses preteristas não se cansam de serem refutados. Lucas, não se canse de combatê-los também. Meu cérebro sai pelos ouvidos ao ouvir as fábulas deles, ainda bem que ainda existem valorosos como você para despertar alguns. Os preteristas estão à serviço da grande apostasia.
Não assisti o vídeo ainda, mas imagino que você também siga a visão do Rodrigo Silva, na qual, Jesus estava falando que aquela geração não passaria antes da queda de Jerusalém, visto que Jesus fez algo que os rabinos faziam na época e os próprios profetas também, que era combinar dois eventos numa só explicação, para facilitar a memorização, e Jesus deixa isso claro, quando fala que: "referente a aquele dia, ninguém sabe, a não ser o Pai"(acho que tá mais ou menos assim). Jesus falou sobre a queda de Jerusalém e também da sua volta numa só explicação, e deixou claro qual evento aconteceria antes daquela geração passar.
Lucas, uma pergunta: Se Jesus ressussitou em corpo físico, por que não se apresentou a todos, inclusive àqueles que o crucificaram?.... Por qual razão somente alguns puderam testemunhar a ressurreição?
Boa Noite irmão, permita responder: Então pelo mesmo motivo que os fariseus quiserem o arrebatar para o proclmarem rei, após a multiplicação dos pães, é que o senhor não apareceu a todos na sua ressurreição, pois assim os maus comeriam da árvore da vida, que é Cristo,e acreditaria nele mas não por espírito voluntários. O que Deus disse no princípio: Para que o homem não estenda a sua mão e tome também da árvore da vida e coma e viva eternamente , lançou o homem fora. Nota que essa condição de reprovação do homem não o permite se deixar ser guiado por Deus, por isso é que Deus não se mostra ao homem carnal, pois é a última esperança para restaura lo é levando ao seu estado inicial, pó. Afim de que a alma anseie pela redenção , a qual já estava de graça antes da queda e queira ser restaurado ainda, por espírito de adoção.
Já verei o vídeo, ótimo tema Lucas! Para mim, uma das questões apologéticas e de interpretação mais complexas, analisarei e como sempre, que Deus abençoe seu trabalho.
Eu decidi criar um grupo de zap para discussões teológicas, conversas amistosas e trocas de conhecimento entre amigos, mas pra não virar bagunça estou convidando apenas inscritos em quem eu confio que costumam comentar aqui com mais frequência, caso tenha interesse em participar me manda uma mensagem no zap (meu número é: 41 99235-8366) se identificando pra eu saber que é você e solicitando a entrada no grupo que eu te coloco lá :)
Também pode ser: 1 - Não passaria daquela geração que ele descreveu no texto, a dos últimos tempos, do contexto apresentado antes de complementar dizendo que não passaria desta geração (a geração descrita)... 2 - Genea também pode ser tradudizo para nação, a nação de Israel, ou a nação/geração relacionada aos acontecimentos do contexto apresentado.
Paz meu irmão Lucas! Aproveitando da sua apresentação sobre o significado de 'geração', eu queria sugerir que fizesse um estudo aprofundado do significado da palavra 'eleito', porque as pessoas acham que eleito e salvo são sinônimos, e isso causou e causa muita discussão. Se 'eleito' significa 'salvo', temos vários adoradores de Baal no céu, pois Israel era o povo eleito e sabemos que muitos, talvez a maioria, não foram salvos. 'Eleito' se refere a quem foi dada a revelação, e não é só porque foi revelado foi salvo, Paulo entendia isso, dê uma pesquisada. Eu sou protestante, mas admito que pode chacoalhar bastante as ideias reformadas. Um abraço!
Os acontecimentos relacionados a questão "esta geração", referia Jesus acerca da destruição do templo, dispersão do judeus e a expansão do evangelho aos gentios. Pois Ele dizia que quanto aquele dia (a Sua volta), ninguém sabe, nem os anjos nem o filho se não o pai... A sabedoria divina foi esclarecida aos simples e não a loucos gurús que querem distorcer a santa e singela palavra de Deus a seu bel prazer
Amigo, mas no corte da aula que vc mostrou ele não fala nada de segundo século, ele fala apenas que não foi antes do ano 70, mas ele fala que foi no PRIMEIRO século, e sim, ainda mantém as pessoas daquela geração nessa época. Abraço
Uma vez eu li em seu site um compêndio de contradições dessa doutrina que foi feita pelo Alon, simplesmente um ótimo trabalho, digasse de passagem. Acho que se o Sabino lêsse aquele trabalho, ele largaria o preterismo na hora.
Na verdade ele não é exatamente um preterista, os preteristas afirmam que Jesus voltou "espiritualmente" em 70 d.C, o Sabino diz que isso não ocorreu nem espiritualmente, que foi uma mentira mesmo. Mas de fato, quando ele interpreta o Apocalipse joga tudo pro passado, igual os preteristas fazem (com a diferença de que os preteristas pensam que João escreveu antes de 70 e profetizou sobre 70, e ele acredita que escreveu depois e falou do passado como se fosse futuro porque era mais um charlatão igual os evangelistas...).
@@LucasBanzoli Tenho sempre repassado teus vídeos para minhas filhas. Isto as fortalece, para estarem sempre preparadas para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em nós. Teu trabalho é precioso aos meus olhos
Ei Lucas, seu vídeo foi ótimo e esclareu muita coisa (por mais que eu tenha uma interpretação alternativa sobre essa tal geração, mas que dá quase no mesmo), seu canal realmente é uma benção e ajuda os cristãos não eruditos a terem maior firmeza teológica sobre a fé. Só vim falar que tem esse cara que tentou te refutar no vídeo dele: ruclips.net/video/kW-S3TUtz4g/видео.html (e parece que ele viu umas bolas fora que você deu, como esquecendo uma certa menção no Strong que dizia que era o sentido cronológico sim em Mateus 24:34, etc.), eu discordei e até apontei vários erros teológicos que ele cometeu na sua explicação (versículos fora de contexto e falácias), mas não consegui argumentar na parte histórica e sobre o tal "deslize" que você supostamente deu no Strong Por sinal, o canal é pequeno, então recomendo que não cite o nome, borre o rosto, etc. Apenas foque nos argumentos para evitar engajamento. Fique com Deus e mantenha uma postura humilde ao responder esse povo, precisamos lutar contras as heresias, mas também dar a outra face e fazer o bem aos que nos fazem mal, então evite chamar o cara de burro ou qualquer outro termo ofensivo, e se de fato tiver errado na questão do Strong, admita isso e forneça uma explicação alternativa (como na minha visão, que a tal geração seria cronológica, porém uma futura, ao qual essas coisas ainda aconteceriam, como ele dizendo que não vai passar a geração que ocorrerá a volta de Cristo sem que ocorram essas coisas ali profetizadas por ele. Ou simplesmente mostrar como o próprio Strong está errado nessa interpretação)
Perfeito, procurei está resposta nos quatro cantos da internet, entre adventistas, pentecostais, JWs etc, ninguém foi tão preciso e convincente qto vc... Este caso em específico foi um estudo próprio ou foi embasado no ensinamento de alguém (oq obviamente não tira nenhum pouco seu mérito)?
Foi um estudo próprio, acho que já tinha visto alguém teorizar essa possibilidade entre muitas outras, aí fui comparando texto por texto em que "genea" aparece no NT (e especialmente nos discursos de Jesus) e eu achei simplesmente inacreditável como tem gente que não percebe isso, pois se encaixa perfeitamente dentro de literalmente cada menção de Jesus. Antes disso eu pensava que Jesus estivesse falando da nação (seguindo o que a maioria pensa sobre isso), mas essa interpretação se encaixa muito melhor no uso teológico que Jesus faz do termo e no contexto geral.
O cara se diz professor e interpretando a bíblia toda errada, e quem for atrás da interpretação dele vai parar no inferno juntamente com ele, pois a bíblia não tem erro é palavra de Deus. .
Parabéns por mais um vídeo brilhante Lucas. Pelos vídeos que vi vc fazer sobre o Sabino, vc nem precisa se dar ao trabalho de refutá-lo, pq ele se auto refuta 😂😂😂 .
quando o Senhor diz, "esta" geração, Ele está dizendo a geração que ver todas as coisas começarem a ocorrer. Versículo 33, "quando virem todas essas coisas", "não passará esta geração".
É dificil para um cristão que crer na volta de jesus ,defender o preterismo ,porque se ele defende isso, ele não acredita mais que jesus ira voltar , e outra coisa as profecias de daniel deixa claro o objetivo das 70 semanas , cessar as transgressões ,dar fim aos pecados ,expiar e iniquidade ,trazer a justiça eterna e etc . Nenhuma dessas coisas se cumpriram , isso ira se cumprir quando jesus voltar glorificar e arrebatar a igreja , ali ja vai estar expiando a iniquidade e dara fim aos pecados , e no reino milenar ele traz a justiça eterna , reinando sobre as nações da terra juntamente com a igreja ,um reino de paz e justiça . Se as profecias estivessem se cumprido la no primeiro seculo , ja deveriamos estar vendo um reino de paz e justiça nos dias de hoje e jesus no governo do mundo , mas oque eu vejo é que o mundo ainda esta nas mãos do maligno , o pecado continua , a injustiça permanece . Então para mim ou vc acredita que jesus ainda vira cumprir as profecias ou vc não acredita em Deus e nem e jesus .
Fábio Sabino é um cara inteligente, mas faz cada interpretação bizarra da Bíblia que nem mesmo teólogos liberais aceitam. Ele é uma mistura de erudição, sensacionalismo e bizarrice.
@@MarcelinhoTheRock, bem isso!! Usado pelo pai da mentira,o Diabo!! Eu questionei ele em um vídeo sobre o Apóstolo Paulo e pedir respostas , até hoje ele não me respondeu,e nem nenhum do Fã Clube dele.
Eu sempre ouvi Fabio Sabino Dizer que não existe originais e que são tudo cópias, e que ele não acredita nestes escritos pois foi tudo inventado pelo homem, realmente não faz nenhum sentido, o homem enganou o próprio homem dizendo em que Deus acreditar.
Boa noite Professor Lucas! O prof. Fábio Sabino acaba de desafiá-lo a refutá-lo durante suas lives, principalmente nas que ele realiza em dia de Sexta-feira. Seria bom que o senhor participasse, iria trazer muita visibilidade ao seu canal.
Essas lives dele não são debates, são circo, baixaria, tudo de baixíssimo nível. Eu já vi várias delas e ele simplesmente grita com quem entra lá pra confrontar ele, não deixa o cara falar, xinga dos piores palavrões possíveis e depois expulsa do estúdio, eu não sei por que ele abre as lives se ele não tem emocional para se permitir ser confrontado, obviamente nenhum acadêmico de alto nível aceitaria debater com ele nessas condições. Eu teria o prazer de debater com ele em um debate sério, em um canal imparcial, com moderador sério e regras para impedir essa baixaria, mas ele já disse que só debate com quem pagar 2 mil no pix pra ele (e disse isso justamente no mesmo vídeo em que cita a mim e a outras pessoas e nos chama de "lixo" por possuir poucos inscritos), ou seja, debate de verdade ele não quer debater, mas essas baixarias que ele chama de "debate" no canal dele mesmo onde é ele quem manda e desmanda aí ele se sente à vontade pra debater, isso é no mínimo covardia.
@@LucasBanzoli Uma vez o próprio prof. Sabino chegou a dizer "Há três coisas que derrubam um homem: orgulho, dinheiro e mulher". O problema é que ele mesmo cai nesse dito popular, pois demonstra extremo orgulho sobre suas perspectivas. E isso tudo é uma pena porque ele conhece muito o idioma hebraico, exegese... Até agora o único debate em que ele se manteve calmo foi com o prof. Matheus Rangel, se n me engano os dois são amigos de longa data.
No versículo de Mateus 24:34 em grego, a expressão "não passará" é traduzida como "ου μη παρέλθῃ" (ou mē parelthē). Isso denota uma negação dupla para enfatizar que algo definitivamente não acontecerá. O verbo "παρέρχομαι" (parechomai) significa "passar", e o prefixo "παρά" (para) reforça o sentido de "passar". Então, a frase indica fortemente que a geração não passará antes que tudo aconteça.
Jesus estava falando da geracao da grande tribulação. Pois os discípulos fizeram uma pergunta que vale por três respostas, e uma das respostas de Jesus é essa.
Lucas, o que acha da interpretação do Rodrigo Silva sobre esse tema? Ele tem um vídeo sobre, e lá ele fala alguns problemas com sua interpretação se não me engano, era bom olhar.
@@LucasBanzolientendi sua argumentação, e concordo com ela, a sua interpretação e a do Rodrigo não são exatamente excludentes, visto que pessoas da geração dos apóstolos viveram até o ano 70. Ótimo vídeo.
Não qualquer tipo de perverso, mas especificamente do tipo incrédulo, de coração endurecido, que nega Jesus e que está disposto a assassinar os santos se preciso for - ou seja, um tipo que os fariseus se encaixavam bem, e que muitos outros se encaixam ainda hoje.
@@RafaelRodrigues-cz7if Uma coisa não exclui a outra, até porque uma busca pela veracidade histórica fortalece a fé, não a destrói. A não ser que você parta de falsas pressuposições, como a do naturalismo e a do minimalismo.
@@RafaelRodrigues-cz7if O "milagre de Fátima" não pertence à fé cristã, mas à fé católica em particular, então a não ser que você seja católico, você não é obrigado a acreditar nisso.
sim tanto a igreja primitiva não entendia que 70 seria o cumprimento de todas as profecias como ao longo da igreja surgiram varias correntes milenaristas. Isso acontece porque havia expectativa da volta de Jesus ou seja, a destruição de 70 de Jerusalem não era vista como cumprimento de todas as profecias
Lucas, o que você acha de fazer um vídeo quanto ao aborto (que está em alta devido ao recente PL)? E até sua opinião sobre esse projeto de lei... No mais, mais um vídeo bem coerente, tu é fera demais, ta maluco!!
Fala Thiago, eu evito questões políticas porque já tem um bilhão de pessoas comentando a respeito, e toda vez que eu falava de política no passado o youtube "punia" o meu canal porque o algoritimo entende como sendo um canal de teologia e por isso quando falo sobre outros assuntos ele suprime o alcance do vídeo (e até do canal).
@@thiagogabriel7 Eu tenho esse artigo aqui sobre o aborto em geral, creio que se aplica também ao PL atual: ateismorefutado.blogspot.com/2015/02/por-que-sou-contra-o-aborto_14.html
Sua análise faz sentido, porém como encaixar a passagem que diz: Muitos dos que aqui estão não provarão da morte. Mateus 16:28. Não provar da morte seria um arrebatamento? Não considere esse questionamento uma afronta, na verdade é um entre vários que tenho.
O texto não diz "muitos", diz "alguns", e existem muitos casos no NT onde o mesmo termo é empregado para uma única pessoa em meio a um conjunto maior (como "os que" transpassaram Jesus, que na verdade foi um só, "os" discípulos que se indignaram com Jesus, que era apenas Judas, e "alguns" que duvidaram, que era apenas Tomé). Neste caso, o que estava ali e não veria a morte antes que visse Jesus voltar é João, que viu a volta de Jesus nas visões que recebeu do Apocalipse, em Patmos. Se você quiser eu posso te passar por email ou pelo zap os slides que fiz sobre isso.
Lucas eu sempre tive uma interpretacao diferente, agora nao sei o que persar. Sempre achei que cristo de fato rstaba se referendo ao contexto de pessoas de uma mesma faixa de tempo. Cristo aparece fazendo uma descricao temporal de eventos, e termina dizendo que aquela geracao veria a finalizacai de todo aquele discruso, e eu sempre achei que fosse a feracao de final dos tempos. Agora voce mostrou que Jesus nao usava a palavra feracao para estes fins, nao sei o que oensar, mr ajuda ai.
@@juniorquilles8763 É o que eu já expliquei, Jesus não estava preocupado com "faixa de tempo", mesmo porque a esmagadora maioria dos seus ouvintes nem continuaram vivos até 70, mesmo que se considere uma geração como um período de 40 anos (como geralmente se considera teologicamente) daria mais do que isso contando a partir do discurso de Jesus até o ano 70 (levando em consideração que Jesus não nasceu no ano 1, mas alguns anos antes de Cristo, entre os anos 4 e 7 a.C para ser mais preciso), então nem assim englobaria o período de uma geração. E em todo o tempo ele diz "vocês", dirigindo-se aos discípulos, sendo que já estavam quase todos mortos em 70 d.C, quando a gente entende que ele não se referia àquelas pessoas literalmente fica fácil de compreender o texto, já que os discípulos representavam o povo cristão que vivenciaria os eventos, mas é bastante problemático se entendermos que Jesus falava deles pessoalmente mesmo, isso cria muito mais problemas do que resolve e fortalece o discurso picareta de gente como o Sabino.
Uma pergunta um pouco fora do contexto do vídeo: Se esses caras que não creem em Jesus nem em Deus, mas de alguma forma seguem a lei que Deus escreveu no coração de todos nós (se o que eu disse não for contraditório), tentando ser retos moralmente (será que reconhecer e amar a Deus também está na lei que Deus pôs no coração?), eles serão salvos? Só o arrependimento dos pecados e mudança de vida é o suficiente para salvar as pessoas independente da fé pessoal em Jesus?
"Será que reconhecer e amar a Deus também está na lei que Deus pôs no coração?". Sim, precisamente isso. É o que Paulo diz em Romanos 1:20 e o salmista no Salmo 53:1. A fé pessoal em Jesus é diferente porque a pessoa precisa primeiro conhecer Jesus, se ela não conhece não tem como saber, é por isso que os missionários precisam pregar sobre Jesus aos povos não-alcançados mas não sobre Deus (que eles já conhecem pela lei de consciência). Então o que você disse pode se aplicar no caso de alguém que nunca ouviu falar de Jesus mas acredita em Deus e obedece a lei de consciência, mas não àqueles que rejeitam Jesus ou que descreem em Deus.
@@LucasBanzoli Olá, espero que você esteja bem, mudei de opinião e julgo que esse modo de pensar está equivocado; não há como ser salvo sem a fé pessoal em Jesus Cristo, no seu sacrifício pelo pagamento completo dos pecados, fé que só é possível através da Palavra de Deus. Alguém que nunca ouviu falar do Evangelho mas segue a lei de consciência não será salvo "Porque ninguém será justificado diante de Deus por obras da lei, pois pela lei vem o pleno conhecimento do pecado." Rm 3:20. "Pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado." Rm 3:9b "Porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" Rm 3:22c-23 A salvação é recebida pela confiança na obra redentora de Cristo a nosso favor, que na cruz Ele pagou pelos pecados completamente, a ressurreição é a prova de que Jesus fez o pagamento completo por todos os pecados do mundo, e que Deus aceitou o pagamento; se os que nunca ouviram isso fossem salvos só porque seguem a lei de consciência e creem em Deus, logo deixariam de ser salvos caso alguém lhes falasse do Evangelho e eles rejeitassem, mesmo se continuassem seguindo a lei de consciência. Isso não tem consistência, na realidade, eles já estavam perdidos antes porque não tinham o Evangelho. Pois é ao saber e crer no Evangelho que somos salvos. "Irmãos, venho lembrar-lhes o evangelho que anunciei a vocês, o qual vocês receberam e no qual continuam firmes. Por meio dele vocês também são salvos, se retiverem a palavra assim tal como a preguei a vocês, a menos que tenham crido em vão. Antes de tudo, entreguei a vocês o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras." 1Cor 15:1-4 "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." Jo 14:6 Eles precisam ouvir o Evangelho, entender e crer, se não crerem não serão salvos: "E disse-lhes: - Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado." Mc 16:15-16 Todos estão perdidos, e sem chance de salvação, a menos que ouçam e creiam no Evangelho depois de compreende-lo, mas não tem como crer se não ouviram: "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? " Rm 10:9-15a "Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." Rm 10:16:17
Interessante essa questão do uso da palavra "geração". Nunca havia parado para pensar na maneira com que Jesus a usava. Tampouco sabia eu que ela também era utilizada dessa forma no Antigo Testamento. Muito interessante mesmo. Pena que é um argumento que não funciona muito com os neatas, já que pra eles, se o texto não diz algo ao pé da letra (com as exatas palavras) e você tem que pensar e fazer conexões pra entender o texto, você é um cristão fanático dogmático, que está "forçando" o texto. 😅😅😅 Mas para quem tem juízo (diferente deles) é uma questão bem interessante de se meditar.
O que estava ali e não veria a morte antes que visse Jesus voltar é João, que viu a volta de Jesus nas visões que recebeu do Apocalipse, em Patmos. Se você quiser eu posso te passar por email ou pelo zap os slides que fiz sobre isso.
Eles se acham tão geniais que já presumem que as tradições e intepretações ortodoxas relacionadas ao texto bíblico estão todas erradas (não importa o quanto as evidências apontem pra elas). Só eles (teólogos liberais), os "magos supremos do conhecimento", conseguem descobrir a realidade mascarada pelos "cristãos malvadões dogmáticos" da Igreja Primitiva. 😅😅😅
Lucas, um dos argumentos que católicos usam para a doutrina da real presença na eucaristia é a história de "São Tarcísio". estou tendo dificuldade para estudar registros históricos independentes sobre ele porque aparentemente a história diz que ele sacrificou a sua vida para entregar hóstias consagradas aos cristãos que estavam presos em Roma. Sendo veridica isso provaria que os cristãos tinham em muito alta estima esse ponto de doutrina. Você como historiador poderia me indicar um caminho para fazer uma investigação independente sobre esse santo se isso for possível?
A história original é bem mais concisa e com poucos detalhes, mas mesmo que seja verdade que ele acabou morrendo por entregar a eucaristia isso não faz da transubstanciação uma doutrina verdadeira, só significa que ele tinha em "muito alta estima esse ponto de doutrina", como você disse, mas isso todos os cristãos tem que ter mesmo, porque com ou sem transubstanciação a eucaristia é santa, por isso a chamamos de "Santa Ceia". Inclusive a visão de muitos protestantes reformados é a da presença espiritual de Cristo na ceia, onde Jesus está no pão, mas não fisicamente como os católicos dizem, e sim espiritualmente (conferindo graça do mesmo jeito).
Entre no meu grupo fechado no zap para ser notificado sempre que houver um novo vídeo, live, artigo ou livro: chat.whatsapp.com/CuT8CXVPC5KIRIItbWtzL2
⛔ ATENÇÃO PARA AS REGRAS DE COMENTÁRIOS:
✅ Comentários com escárnio, provocações, ofensas e acusações = block automático. Aprenda a ter respeito se quiser ser respondido.
✅ Eu não tenho tempo para assistir e comentar todos os vídeos que me mandam, então evite comentários com links (muitas vezes o próprio youtube suprime automaticamente comentários com links).
✅ Aqui eu respondo todas as dúvidas sinceras sobre qualquer assunto, mas não debato nos comentários, se você quer debater comigo agende um debate formal ao vivo com o Jadison (do canal "Em Defesa da Fé Cristã") que eu debato o tema com você, eu não tenho tempo pra perder com discussões intermináveis na caixa de comentários com gente obstinada e teimosa, na insistência você será bloqueado.
⛔ MINHAS REDES SOCIAIS:
✅ Facebook: facebook.com/lucasbanzoli1
✅ Instagram: instagram.com/lucasapologetica
✅ Canal no Telegram: t.me/lucasbanzoli
✅ Livros (com pdf gratuito): www.lucasbanzoli.com/2017/04/0.html
✅ Site: www.lucasbanzoli.com
✅ E-mail: lucas_banzoli@yahoo.com.br
mas Lucas .. o grupo é fechado apenas para administradores
@@gabrielsantanna7879 Não é um grupo de debates, é só pra divulgar os novos conteúdos que forem sendo feitos (já que o youtube nem sempre notifica, e às vezes eu posto em outros lugares que não o youtube).
Ter essa interpretação da palavra geração como "tipo de gente" ou "perfil de pessoa" me abriu os olhos e fará com que eu tenha uma leitura muito mais clara da bíblia. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento!
Tem outra possibilidade que Jesus estava falando de duas coisas em paralelo(que era um método de ensino da época) ele estava falando 1 da volta dele e 2 da destruição de Jerusalém.
Introdução (23:1)
Prólogo (23:2-39) Ai dos Oráculos - Destruição de Jerusalém
Extra-Discursivo (24:1-3) - Duas Perguntas (A e B)
A (24:4-8) Destruição de Jerusalém
B (24:9-14) Segunda Vinda
A' (24:15-20) Destruição de Jerusalém
B' (24:21-31) Segunda Vinda
A' (24:32-35) Destruição de Jerusalém
B' (24:36-39) Segunda Vinda
Epílogo (24:40-25:46) Esteja Pronto - Segunda Vinda
Conclusão (26:1a)
Vlw, Jonatas!
@@hazielcedrimpinheirodecarv1409sim, tbm acho que seja isso
O homem é tão brabo que refuta até a ele mesmo
Comecei a assistir vídeos do Fábio Sabino e quase virei ateu, mas graças a Deus conheci ao mesmo tempo o canal do Lucas e me salvou.
Deus seja louvado 🙏
Toma cuidado irmão com esses caras são ateus disfarçados eles distorcem as escrituras
Tbm parei ouvir ele, quando ele desafiou o Espírito Santo em desses cortes.
Não podemos ser fracos. O próprio Cristo alertou que surgiriam falsos profetas com propostas ou prodígios capaz de subverter o pensamento até dos eleitos.
Ateus de verdade, difícil existir. Agora, atoas que se sentem revoltados por terem perdido ou por não terem recebido o que queriam, existem muitos. Esses, passam a apostatar da fé, sem o menor pudor, mesmo falando inúmeras besteiras.
Muito bom, Lucas! Você é fera, escolhido do Senhor para este tempo
Obrigado seus vídeos são muito bom, essa passagem chegou a me afastar da igreja pq de fato pensei que era um erro, e você esclareceu, obrigado 🎉
Fico feliz em ter ajudado!
É um dos textos que as igrejas deveriam em peso desmistificar nos cultos. Assim como vivem falando do salmo 91, por exemplo, em vários e vários cultos, deveriam fazer com textos difíceis como esse.
Como diz a Escritura. "Nada podemos contra a verdade". Sabemos da intenção corrupta e egoísta dessa gente quando torcem as Escrituras, querem extirpar Deus de tudo para que livremente cometam seus pecados.
Cristianismo é um construção humana, com qualquer outra religião.
Então pq ele vai contra todos os desejos humanos?
Fala Lucas, beleza? Eu tenho visto seus debates com católicos, desde 2.009 mais ou menos. Você tem me ajudado muito nas minhas dúvidas, pois eu estava bem abalado na fé nessa época. A maioria dos pastores não tinha bagagem pra refutar os apologistas católicos, mas você fasia isso com muita maestrina. Constinue firme, meu irmão.
Deve ser meu seguidor mais antigo então, 2009 foi quando eu comecei haha. Fico feliz em ter sido útil para alguma coisa, fica na paz! :)
@@LucasBanzoli Eu via seus debates no Google. Acho que foi um pouco depois de 2009 então. As minhas dúvidas começaram de fato em 2009. Até então eu achava que qualquer evangélico que lesse a bíblia com intuito de aprender conseguia deixar uma católico em maus lençóis. Só que, quando eu pesquisei no Google se Pedro foi realmente papa, tive uma triste surpresa que eu estava totalmente enganado com meus conceitos. Vi que eles não são tão fáceis de serem refutados kkkk.
Sei que o vídeo agora em questão não é nenhuma refutação a católicos, e sim desse maluco desse professor aí. Eu só mencionei essa parte dos católicos porque foi quando eu conheci você.
Que Deus te encha cada vez mais de sabedoria e humildade. Esteja sempre atento às ciladas do inimigo, pois eles vive a todo tempo tentando nos derrubar. Se ele ainda não tentou fazer isso com você, pode ter certeza que ele vai tentar.
Oro para que milhões aprendam com você!
Deus o abençoe sempre!❤
JESUS CRISTO A LUZ DO MUNDO.
Os comentários parecem a igreja católica, tem vários dizendo que foram os primeiros ksksks
Kkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkk essa foi boa
😂😂😂😂
Kkkkkkkkk😂😂😂😂
Muito lúcido o entendimento. Eu entendia e pensava se a questão do pronome "ESTA geração" reportasse uma fala futura para ocorrer. Uma vez que o pronome " ESSA" designa coisa no passado , e porque verso usa o termo " ESTA " ele está apropriado ao futuro , eu pensava isso dessa forma.
Mas ficou muito lúcida a explicação e melhor de compreender.
Caramba, que vídeo bom! Parabéns. Há uns meses eu passei uns dias flertando com o Preterismo parcial, quis comprar alguns livros, e um deles eu fui falar com o autor do livro. Ele disse que não tinha mais o livro, e que inclusive não era mais preterista kkk Isso me deixou com o pé atrás, mas ainda com curiosidade pelo preterismo. Mas perdi o interesse em querer ler mais. Fora o fato de que tem passagens gritantes que complicam para o preterismo. Um vídeo como esse seu meio que bateu o martelo, já que acho que esse é o texto mais forte em favor do preterismo. Abraço.
Realmente temos que garimpar muito. pq tem muita gente ai afirmando que Jesus ja veio. Percebi que a maioria é o que teve algum problema na igreja
Parabens, Lucas, que Deus continue lhe concedendo muita sabedoria
Obrigado, Deus lhe abençoe igualmente!
Boa noite não sou cristão já me já fiquei muito muito triste com esse tipo de interpretação porque já vi gente intendida como padre e pastores calar-se mais esse cara meu irmãos Lucas e muito sábio com toda humildade Deus abençoe
O homem que refuta a si mesmo, esse é o cara, Sabino! 💪
Acho que de tanto os "sabinomínions" o idolatrarem, ele realmente achou que ninguém dava pega pra ele e decidiu se autorrefutar 😅😅😅
Tem um vídeo dele dizendo que Paulo não acreditava em ressurreição dos mortos, sendo que no próprio capitulo que ele usa Paulo afirma que Jesus ressuscitar é um fato.
@@Canal10Animado kkkk que piada... gostaria de ver esse vídeo, seria massa um react dele, você se lembra do título?
@@LucasBanzoli kkkkkkkk eu n acreditei quando eu vi, o titulo é "A RESSUREIÇÃO DE CRISTO EXISTIU? - PROF. FÁBIO SABINO - CORTES"
@@Canal10Animado Vlw, vou ver!!
Continue com essa sua sabedoria devendo as coisas do nosso Deus jovem, e colocando esses ateus no seu devido lugar . Que é o lugar da vergonha e humilhação!
Gostei da explicação da palavra “geração “. Bem legal
Obrigada pelo vídeo!
Que refutação clara e precisa. Orando muito para você ter mais alcance, Lucas. O teu trabalho é essencial.
2:50 Teólogo liberal querendo chamar alguém de "achólogo", irônico, não? Logo eles que só dizem fatos e "nunca" especulam
😅😅😅
Mas eles estão no "lugar de fala", já que são pós-doc em Achologia e sabem tudo do assunto...
@@LucasBanzoli Fabio Sabino é tão bom em achologia que acho que só perde pro Römer e pro Bart Herman 😅😅😅
@@canaldogordinhonfl3809 Na verdade eu acho o Ehrman bastante ponderado comparado ao Sabino... acho difícil imaginá-lo dizer coisas como "Daniel era gay", "Jesus era filho do diabo", "os evangelhos foram escritos no segundo século", "larguei a fé porque roubaram o meu celular", etc.
Estava esperando falar desse cara ele fala muita bobagem e orgulhoso ainda
E esse indivíduo se diz "professor".
Professor é o Lucas.
SHALOM LUCAS !!! ISSO AÍ ! PRA CIMA !
Que bom que vc faz esse vídeo. 🎉🎉🎉🎉🎉
Esse texto é realmente muito interessante, pelo menos chama a atenção para as datas de escrita do novo testamento.
Parabéns meu irmão. É importante ter pessoas que vão de encontro à essas pessoas que agitam a igreja.
Na frase "Esta geração não passará sem que tudo isso aconteça", a expressão "não passará" está no futuro do presente do indicativo, indicando uma ação que ocorrerá no futuro em relação ao momento em que a frase foi dita.
Parabéns! Foi a melhor e mais completa explicação deste texto.
Quando o povo teve acesso a biblia?
Pois, se somente a igreja católica tinha acesso aos evangelho s faz todo sentido aumentar muito os feitos de Jesus para transformá-lo em uma divindade para os cristãos e encerrar a história do antigo povo escolhido . Se foi escrito depois, tanto faz, pois o povo não tinha acesso aos livros
Como sempre uma obra prima suas análises e explicações
Vlw, Clark! :)
Essa foi a melhor explicação que já ouvir desse texto. Ganhou mais um inscrito!
Vlw, Rogerio!
Muito boa sua refutação, MAS EU SENPRE FALEI QUE O PROFESSOR FABIO SABINO ELE MESMO SE REFUTA, SE CONTRADIZ,É SÓ OLHA OS VÍDEO DEKE COM CALMA.😂😂😂😂
ESTA DE PARABÉNS A SUA REFUTAÇÃO. 🎉
Eu pensei nisso também mas o Sabino fala "não senhor foi isso que ensinaram né "
Muito bom vídeo e estudo Lucas! Lembro que quando comeceu a pesquisar e ler sobre teologia e apologética foi uma questão que me afetou bastante e você explicou de forma simples e eficaz. A explicação mais comum que encontrei é a de que Jesus falava isso se referindo a queda do templo de Jerusalém, mas ele fiz isso depois de falar de sua volta, nos 4 evangelhos, mas vi uma explicação do Rodrigo Silva de que era uma prática profética e religiosa comum profetizar sobre duas coisas ao mesmo tempo, e entendi que talvez pudesse ser isso, ainda que Jesus estivesse falando fora de ordem. A explicação que dá no vídeo só encontrei em um lugar ou outro, mas não ficou tão clara para mim na época, no vídeo você até prova porque é uma tradução mais correta. Que Deus continue a abençoar o seu trabalho!
@LucasBanzoli e a interpretação que Jesus estava falando da destruição do templo de Jerusalém? Os discipulos fizeram duas perguntas...
Parabéns. Excelente explicação
Obg!
Parabens irmao!!!! Muito perspicaz. Boa interpretação.
Lucas . Tem uma dica de quem quer gosta de ler mais é como se nao gostasse . Creio q vc le muito . Aprende lendo na raca ou vc achou algum macete ou algo do tipo . Como ler so com olhos ou falando ou algo do tipo
Excelente refutação Lucas !
Vlw, Tiago :)
Esses preteristas não se cansam de serem refutados. Lucas, não se canse de combatê-los também. Meu cérebro sai pelos ouvidos ao ouvir as fábulas deles, ainda bem que ainda existem valorosos como você para despertar alguns. Os preteristas estão à serviço da grande apostasia.
Pode deixar que eu não vou me cansar :)
Não assisti o vídeo ainda, mas imagino que você também siga a visão do Rodrigo Silva, na qual, Jesus estava falando que aquela geração não passaria antes da queda de Jerusalém, visto que Jesus fez algo que os rabinos faziam na época e os próprios profetas também, que era combinar dois eventos numa só explicação, para facilitar a memorização, e Jesus deixa isso claro, quando fala que: "referente a aquele dia, ninguém sabe, a não ser o Pai"(acho que tá mais ou menos assim).
Jesus falou sobre a queda de Jerusalém e também da sua volta numa só explicação, e deixou claro qual evento aconteceria antes daquela geração passar.
Lucas, uma pergunta: Se Jesus ressussitou em corpo físico, por que não se apresentou a todos, inclusive àqueles que o crucificaram?.... Por qual razão somente alguns puderam testemunhar a ressurreição?
Boa Noite irmão, permita responder:
Então pelo mesmo motivo que os fariseus quiserem o arrebatar para o proclmarem rei, após a multiplicação dos pães, é que o senhor não apareceu a todos na sua ressurreição, pois assim os maus comeriam da árvore da vida, que é Cristo,e acreditaria nele mas não por espírito voluntários.
O que Deus disse no princípio:
Para que o homem não estenda a sua mão e tome também da árvore da vida e coma e viva eternamente , lançou o homem fora.
Nota que essa condição de reprovação do homem não o permite se deixar ser guiado por Deus, por isso é que Deus não se mostra ao homem carnal, pois é a última esperança para restaura lo é levando ao seu estado inicial, pó.
Afim de que a alma anseie pela redenção , a qual já estava de graça antes da queda e queira ser restaurado ainda, por espírito de adoção.
Sim. Quando os fariseus pediram a Jesus um sinal ele negou e disse que não daria a não ser o sinal de Jonas ( 3 dias) @@JeanFreitasGarcia
Bom dia lucas, vc é cirúrgico,perfeito👏🏾👏🏾
Obg!
Houve a geração que se foi no tempo de Noé e essa geração se irá quando da vinda de Cristo.
Vídeo excelente!!!
A paz do Senhor LucasBanzoli!
O irmão é pré ou pós tribulacionista?
Já verei o vídeo, ótimo tema Lucas! Para mim, uma das questões apologéticas e de interpretação mais complexas, analisarei e como sempre, que Deus abençoe seu trabalho.
Mas o que dizer quando na seguencia ele fala e alguns dos que aqui estão não passarão pela morte até que esse dia chegue?
Exatamente....Eu percebo que somente com análises lógicas se consegue refutar muitas teorias liberais.
Eu decidi criar um grupo de zap para discussões teológicas, conversas amistosas e trocas de conhecimento entre amigos, mas pra não virar bagunça estou convidando apenas inscritos em quem eu confio que costumam comentar aqui com mais frequência, caso tenha interesse em participar me manda uma mensagem no zap (meu número é: 41 99235-8366) se identificando pra eu saber que é você e solicitando a entrada no grupo que eu te coloco lá :)
@@LucasBanzoli perfeitamente.
Parabéns, o irmão é um excelente exegeta, Lucas Banzoli 🖋👋👋
Obrigado, Jailton!
Também pode ser:
1 - Não passaria daquela geração que ele descreveu no texto, a dos últimos tempos, do contexto apresentado antes de complementar dizendo que não passaria desta geração (a geração descrita)...
2 - Genea também pode ser tradudizo para nação, a nação de Israel, ou a nação/geração relacionada aos acontecimentos do contexto apresentado.
Excelente explanação! Deus abençoe!
Vlw, Walmir!
Paz meu irmão Lucas! Aproveitando da sua apresentação sobre o significado de 'geração', eu queria sugerir que fizesse um estudo aprofundado do significado da palavra 'eleito', porque as pessoas acham que eleito e salvo são sinônimos, e isso causou e causa muita discussão. Se 'eleito' significa 'salvo', temos vários adoradores de Baal no céu, pois Israel era o povo eleito e sabemos que muitos, talvez a maioria, não foram salvos.
'Eleito' se refere a quem foi dada a revelação, e não é só porque foi revelado foi salvo, Paulo entendia isso, dê uma pesquisada. Eu sou protestante, mas admito que pode chacoalhar bastante as ideias reformadas. Um abraço!
Sensacional 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Os acontecimentos relacionados a questão "esta geração", referia Jesus acerca da destruição do templo, dispersão do judeus e a expansão do evangelho aos gentios.
Pois Ele dizia que quanto aquele dia (a Sua volta), ninguém sabe, nem os anjos nem o filho se não o pai...
A sabedoria divina foi esclarecida aos simples e não a loucos gurús que querem distorcer a santa e singela palavra de Deus a seu bel prazer
Amigo, mas no corte da aula que vc mostrou ele não fala nada de segundo século, ele fala apenas que não foi antes do ano 70, mas ele fala que foi no PRIMEIRO século, e sim, ainda mantém as pessoas daquela geração nessa época. Abraço
brabo demais 👏
Essa lógica se aplica também no texto sobre; até os que o transpassaram? Que o verão na sua vinda?
Sim, bem lembrado.
@@LucasBanzoli vc é top! Me libertei da doutrina do inferno, lendo seus materiais!
@@danielservodejesuscristo8181 Obg, fico feliz em saber :)
@@danielservodejesuscristo8181 Inferno eterno e dupla predestinação calvinista são heresias absurdas!
Uma vez eu li em seu site um compêndio de contradições dessa doutrina que foi feita pelo Alon, simplesmente um ótimo trabalho, digasse de passagem. Acho que se o Sabino lêsse aquele trabalho, ele largaria o preterismo na hora.
Na verdade ele não é exatamente um preterista, os preteristas afirmam que Jesus voltou "espiritualmente" em 70 d.C, o Sabino diz que isso não ocorreu nem espiritualmente, que foi uma mentira mesmo. Mas de fato, quando ele interpreta o Apocalipse joga tudo pro passado, igual os preteristas fazem (com a diferença de que os preteristas pensam que João escreveu antes de 70 e profetizou sobre 70, e ele acredita que escreveu depois e falou do passado como se fosse futuro porque era mais um charlatão igual os evangelistas...).
@@LucasBanzoli Vish, então ele é de um espectro ainda mais radical dessa linha de pensamento?
@@vinni_the_kid Bem mais. É a "heresia da heresia"...
@@LucasBanzoli vish
Análise perfeita!
Obg!
@@LucasBanzoli Tenho sempre repassado teus vídeos para minhas filhas. Isto as fortalece, para estarem sempre preparadas para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em nós. Teu trabalho é precioso aos meus olhos
@@ricardofolive Vlw, Ricardo, obrigado pelo apoio e pela divulgação :)
Ei Lucas, seu vídeo foi ótimo e esclareu muita coisa (por mais que eu tenha uma interpretação alternativa sobre essa tal geração, mas que dá quase no mesmo), seu canal realmente é uma benção e ajuda os cristãos não eruditos a terem maior firmeza teológica sobre a fé. Só vim falar que tem esse cara que tentou te refutar no vídeo dele: ruclips.net/video/kW-S3TUtz4g/видео.html (e parece que ele viu umas bolas fora que você deu, como esquecendo uma certa menção no Strong que dizia que era o sentido cronológico sim em Mateus 24:34, etc.), eu discordei e até apontei vários erros teológicos que ele cometeu na sua explicação (versículos fora de contexto e falácias), mas não consegui argumentar na parte histórica e sobre o tal "deslize" que você supostamente deu no Strong
Por sinal, o canal é pequeno, então recomendo que não cite o nome, borre o rosto, etc. Apenas foque nos argumentos para evitar engajamento. Fique com Deus e mantenha uma postura humilde ao responder esse povo, precisamos lutar contras as heresias, mas também dar a outra face e fazer o bem aos que nos fazem mal, então evite chamar o cara de burro ou qualquer outro termo ofensivo, e se de fato tiver errado na questão do Strong, admita isso e forneça uma explicação alternativa (como na minha visão, que a tal geração seria cronológica, porém uma futura, ao qual essas coisas ainda aconteceriam, como ele dizendo que não vai passar a geração que ocorrerá a volta de Cristo sem que ocorram essas coisas ali profetizadas por ele. Ou simplesmente mostrar como o próprio Strong está errado nessa interpretação)
Lucas, parabéns imenso por seu trabalho!
Muito grato!
Perfeito, procurei está resposta nos quatro cantos da internet, entre adventistas, pentecostais, JWs etc, ninguém foi tão preciso e convincente qto vc... Este caso em específico foi um estudo próprio ou foi embasado no ensinamento de alguém (oq obviamente não tira nenhum pouco seu mérito)?
Foi um estudo próprio, acho que já tinha visto alguém teorizar essa possibilidade entre muitas outras, aí fui comparando texto por texto em que "genea" aparece no NT (e especialmente nos discursos de Jesus) e eu achei simplesmente inacreditável como tem gente que não percebe isso, pois se encaixa perfeitamente dentro de literalmente cada menção de Jesus. Antes disso eu pensava que Jesus estivesse falando da nação (seguindo o que a maioria pensa sobre isso), mas essa interpretação se encaixa muito melhor no uso teológico que Jesus faz do termo e no contexto geral.
Grande Lucas, salve meu caro!
Salve, Danilo!
O ponto principal é que todos os tipos de povos (geração), passarão do mesmo modo é a ordem natural das coisas.
Os preteristas interpretam tudo como simbólico, então por que exatamente essas partes eles pensam que são literais?
Comprei um vale compra pra ajudar o canal, excelente aula.
Muito grato! 🙏
Eu queria ter um filho assim, eita rapaz bom de apologética
Meu nome é Moises entro Errado que não sou cristão sou cristão muito bom esse irmão
O cara se diz professor e interpretando a bíblia toda errada, e quem for atrás da interpretação dele vai parar no inferno juntamente com ele, pois a bíblia não tem erro é palavra de Deus. .
Parabéns por mais um vídeo brilhante Lucas.
Pelos vídeos que vi vc fazer sobre o Sabino, vc nem precisa se dar ao trabalho de refutá-lo, pq ele se auto refuta 😂😂😂 .
Ele facilita o meu trabalho, facilitou de novo dessa vez kkkk
Ótima explicação!
Obg!!
Precisamos continuar com Lucas Banzoli e com Andre Sanches para não nos desviarmos da Bíblia
quando o Senhor diz, "esta" geração, Ele está dizendo a geração que ver todas as coisas começarem a ocorrer. Versículo 33, "quando virem todas essas coisas", "não passará esta geração".
É a mesma geração mesmo, já que ele não estava falando de uma geração cronológica.
É dificil para um cristão que crer na volta de jesus ,defender o preterismo ,porque se ele defende isso, ele não acredita mais que jesus ira voltar , e outra coisa as profecias de daniel deixa claro o objetivo das 70 semanas , cessar as transgressões ,dar fim aos pecados ,expiar e iniquidade ,trazer a justiça eterna e etc . Nenhuma dessas coisas se cumpriram , isso ira se cumprir quando jesus voltar glorificar e arrebatar a igreja , ali ja vai estar expiando a iniquidade e dara fim aos pecados , e no reino milenar ele traz a justiça eterna , reinando sobre as nações da terra juntamente com a igreja ,um reino de paz e justiça . Se as profecias estivessem se cumprido la no primeiro seculo , ja deveriamos estar vendo um reino de paz e justiça nos dias de hoje e jesus no governo do mundo , mas oque eu vejo é que o mundo ainda esta nas mãos do maligno , o pecado continua , a injustiça permanece . Então para mim ou vc acredita que jesus ainda vira cumprir as profecias ou vc não acredita em Deus e nem e jesus .
Fábio Sabino é um cara inteligente, mas faz cada interpretação bizarra da Bíblia que nem mesmo teólogos liberais aceitam. Ele é uma mistura de erudição, sensacionalismo e bizarrice.
inteligente?
Sim, ele tem uma inteligência ímpar para promover a desinformação.
@@MarcelinhoTheRock, bem isso!!
Usado pelo pai da mentira,o Diabo!!
Eu questionei ele em um vídeo sobre o Apóstolo Paulo e pedir respostas , até hoje ele não me respondeu,e nem nenhum do Fã Clube dele.
@@MarcelinhoTheRock 🤣🤣
Se ele fosse inteligente, não faria interpretações bizarras
Boa explicação, e o tal do Sabino se diz expert no grego.
Jesus está descrevendo algo que aconteceria no futuro, e aquela geração que visse esses sinais não passaria
simples assim
exato
Eu sempre ouvi Fabio Sabino Dizer que não existe originais e que são tudo cópias, e que ele não acredita nestes escritos pois foi tudo inventado pelo homem, realmente não faz nenhum sentido, o homem enganou o próprio homem dizendo em que Deus acreditar.
Eu fiz ontem um shorts sobre isso: ruclips.net/user/shortsgkIgrgxcYyI
Boa noite Professor Lucas!
O prof. Fábio Sabino acaba de desafiá-lo a refutá-lo durante suas lives, principalmente nas que ele realiza em dia de Sexta-feira.
Seria bom que o senhor participasse, iria trazer muita visibilidade ao seu canal.
Sabino enlouqueceu, ele é so odio no coração, perdeu a razão e arrasta uma turma que tem o mesmo sentimento
Essas lives dele não são debates, são circo, baixaria, tudo de baixíssimo nível. Eu já vi várias delas e ele simplesmente grita com quem entra lá pra confrontar ele, não deixa o cara falar, xinga dos piores palavrões possíveis e depois expulsa do estúdio, eu não sei por que ele abre as lives se ele não tem emocional para se permitir ser confrontado, obviamente nenhum acadêmico de alto nível aceitaria debater com ele nessas condições. Eu teria o prazer de debater com ele em um debate sério, em um canal imparcial, com moderador sério e regras para impedir essa baixaria, mas ele já disse que só debate com quem pagar 2 mil no pix pra ele (e disse isso justamente no mesmo vídeo em que cita a mim e a outras pessoas e nos chama de "lixo" por possuir poucos inscritos), ou seja, debate de verdade ele não quer debater, mas essas baixarias que ele chama de "debate" no canal dele mesmo onde é ele quem manda e desmanda aí ele se sente à vontade pra debater, isso é no mínimo covardia.
@@LucasBanzoli Uma vez o próprio prof. Sabino chegou a dizer "Há três coisas que derrubam um homem: orgulho, dinheiro e mulher". O problema é que ele mesmo cai nesse dito popular, pois demonstra extremo orgulho sobre suas perspectivas.
E isso tudo é uma pena porque ele conhece muito o idioma hebraico, exegese...
Até agora o único debate em que ele se manteve calmo foi com o prof. Matheus Rangel, se n me engano os dois são amigos de longa data.
No versículo de Mateus 24:34 em grego, a expressão "não passará" é traduzida como "ου μη παρέλθῃ" (ou mē parelthē). Isso denota uma negação dupla para enfatizar que algo definitivamente não acontecerá. O verbo "παρέρχομαι" (parechomai) significa "passar", e o prefixo "παρά" (para) reforça o sentido de "passar". Então, a frase indica fortemente que a geração não passará antes que tudo aconteça.
Sim, porque "geração" ali não tem nada a ver com uma geração cronológica.
@@LucasBanzolipoderia me explicar melhor? Uns dizem que Jesus já voltou
Jesus estava falando da geracao da grande tribulação. Pois os discípulos fizeram uma pergunta que vale por três respostas, e uma das respostas de Jesus é essa.
Lucas, o que acha da interpretação do Rodrigo Silva sobre esse tema? Ele tem um vídeo sobre, e lá ele fala alguns problemas com sua interpretação se não me engano, era bom olhar.
Eu discordo, já expliquei as razões no vídeo.
@@LucasBanzolientendi sua argumentação, e concordo com ela, a sua interpretação e a do Rodrigo não são exatamente excludentes, visto que pessoas da geração dos apóstolos viveram até o ano 70. Ótimo vídeo.
"Não passarão os perversos sem que tudo isso se cumpra"? Essa seria a exegese?
Não qualquer tipo de perverso, mas especificamente do tipo incrédulo, de coração endurecido, que nega Jesus e que está disposto a assassinar os santos se preciso for - ou seja, um tipo que os fariseus se encaixavam bem, e que muitos outros se encaixam ainda hoje.
@@LucasBanzoli E como não ser um incrédulo mas ao mesmo tempo buscar a veracidade histórica das origens da fé cristã e de Cristo?
@@RafaelRodrigues-cz7if Uma coisa não exclui a outra, até porque uma busca pela veracidade histórica fortalece a fé, não a destrói. A não ser que você parta de falsas pressuposições, como a do naturalismo e a do minimalismo.
Que seria formular explicações naturais aos fenômenos ditos sobrenaturais como o Milagre do Sol em Fátima?
@@RafaelRodrigues-cz7if O "milagre de Fátima" não pertence à fé cristã, mas à fé católica em particular, então a não ser que você seja católico, você não é obrigado a acreditar nisso.
sim tanto a igreja primitiva não entendia que 70 seria o cumprimento de todas as profecias como ao longo da igreja surgiram varias correntes milenaristas. Isso acontece porque havia expectativa da volta de Jesus ou seja, a destruição de 70 de Jerusalem não era vista como cumprimento de todas as profecias
Lucas, o que você acha de fazer um vídeo quanto ao aborto (que está em alta devido ao recente PL)? E até sua opinião sobre esse projeto de lei... No mais, mais um vídeo bem coerente, tu é fera demais, ta maluco!!
Fala Thiago, eu evito questões políticas porque já tem um bilhão de pessoas comentando a respeito, e toda vez que eu falava de política no passado o youtube "punia" o meu canal porque o algoritimo entende como sendo um canal de teologia e por isso quando falo sobre outros assuntos ele suprime o alcance do vídeo (e até do canal).
@@LucasBanzoli entendo, Lucas. Deus abençoe!
@@LucasBanzoli mas publicar num blog seria viável, creio eu. Enfim, tmj.
@@thiagogabriel7 Eu tenho esse artigo aqui sobre o aborto em geral, creio que se aplica também ao PL atual: ateismorefutado.blogspot.com/2015/02/por-que-sou-contra-o-aborto_14.html
@@LucasBanzoli topp. Valeuuu
Sua análise faz sentido, porém como encaixar a passagem que diz: Muitos dos que aqui estão não provarão da morte. Mateus 16:28. Não provar da morte seria um arrebatamento? Não considere esse questionamento uma afronta, na verdade é um entre vários que tenho.
O texto não diz "muitos", diz "alguns", e existem muitos casos no NT onde o mesmo termo é empregado para uma única pessoa em meio a um conjunto maior (como "os que" transpassaram Jesus, que na verdade foi um só, "os" discípulos que se indignaram com Jesus, que era apenas Judas, e "alguns" que duvidaram, que era apenas Tomé). Neste caso, o que estava ali e não veria a morte antes que visse Jesus voltar é João, que viu a volta de Jesus nas visões que recebeu do Apocalipse, em Patmos. Se você quiser eu posso te passar por email ou pelo zap os slides que fiz sobre isso.
Lucas eu sempre tive uma interpretacao diferente, agora nao sei o que persar.
Sempre achei que cristo de fato rstaba se referendo ao contexto de pessoas de uma mesma faixa de tempo.
Cristo aparece fazendo uma descricao temporal de eventos, e termina dizendo que aquela geracao veria a finalizacai de todo aquele discruso, e eu sempre achei que fosse a feracao de final dos tempos. Agora voce mostrou que Jesus nao usava a palavra feracao para estes fins, nao sei o que oensar, mr ajuda ai.
Desculpe os erros de gramatica, meu celular e bem ruim
@@juniorquilles8763 É o que eu já expliquei, Jesus não estava preocupado com "faixa de tempo", mesmo porque a esmagadora maioria dos seus ouvintes nem continuaram vivos até 70, mesmo que se considere uma geração como um período de 40 anos (como geralmente se considera teologicamente) daria mais do que isso contando a partir do discurso de Jesus até o ano 70 (levando em consideração que Jesus não nasceu no ano 1, mas alguns anos antes de Cristo, entre os anos 4 e 7 a.C para ser mais preciso), então nem assim englobaria o período de uma geração. E em todo o tempo ele diz "vocês", dirigindo-se aos discípulos, sendo que já estavam quase todos mortos em 70 d.C, quando a gente entende que ele não se referia àquelas pessoas literalmente fica fácil de compreender o texto, já que os discípulos representavam o povo cristão que vivenciaria os eventos, mas é bastante problemático se entendermos que Jesus falava deles pessoalmente mesmo, isso cria muito mais problemas do que resolve e fortalece o discurso picareta de gente como o Sabino.
@@LucasBanzoli sim, nunca achei q fosse para as pessoas daquela época, mas sim as pessoas do final dos tempos, no final da grande tribulação
@@LucasBanzoli sim, nunca achei q fosse as pessoas daqueles tempos, mas do final dos tempos, a geração do fim da grande tribulação
Uma pergunta um pouco fora do contexto do vídeo: Se esses caras que não creem em Jesus nem em Deus, mas de alguma forma seguem a lei que Deus escreveu no coração de todos nós (se o que eu disse não for contraditório), tentando ser retos moralmente (será que reconhecer e amar a Deus também está na lei que Deus pôs no coração?), eles serão salvos? Só o arrependimento dos pecados e mudança de vida é o suficiente para salvar as pessoas independente da fé pessoal em Jesus?
"Será que reconhecer e amar a Deus também está na lei que Deus pôs no coração?". Sim, precisamente isso. É o que Paulo diz em Romanos 1:20 e o salmista no Salmo 53:1. A fé pessoal em Jesus é diferente porque a pessoa precisa primeiro conhecer Jesus, se ela não conhece não tem como saber, é por isso que os missionários precisam pregar sobre Jesus aos povos não-alcançados mas não sobre Deus (que eles já conhecem pela lei de consciência). Então o que você disse pode se aplicar no caso de alguém que nunca ouviu falar de Jesus mas acredita em Deus e obedece a lei de consciência, mas não àqueles que rejeitam Jesus ou que descreem em Deus.
@@LucasBanzoli Faz sentido, obrigado.
@@LucasBanzoli Olá, espero que você esteja bem, mudei de opinião e julgo que esse modo de pensar está equivocado; não há como ser salvo sem a fé pessoal em Jesus Cristo, no seu sacrifício pelo pagamento completo dos pecados, fé que só é possível através da Palavra de Deus.
Alguém que nunca ouviu falar do Evangelho mas segue a lei de consciência não será salvo "Porque ninguém será justificado diante de Deus por obras da lei, pois pela lei vem o pleno conhecimento do pecado." Rm 3:20.
"Pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado." Rm 3:9b
"Porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus"
Rm 3:22c-23
A salvação é recebida pela confiança na obra redentora de Cristo a nosso favor, que na cruz Ele pagou pelos pecados completamente, a ressurreição é a prova de que Jesus fez o pagamento completo por todos os pecados do mundo, e que Deus aceitou o pagamento; se os que nunca ouviram isso fossem salvos só porque seguem a lei de consciência e creem em Deus, logo deixariam de ser salvos caso alguém lhes falasse do Evangelho e eles rejeitassem, mesmo se continuassem seguindo a lei de consciência.
Isso não tem consistência, na realidade, eles já estavam perdidos antes porque não tinham o Evangelho. Pois é ao saber e crer no Evangelho que somos salvos.
"Irmãos, venho lembrar-lhes o evangelho que anunciei a vocês, o qual vocês receberam e no qual continuam firmes.
Por meio dele vocês também são salvos, se retiverem a palavra assim tal como a preguei a vocês, a menos que tenham crido em vão.
Antes de tudo, entreguei a vocês o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras."
1Cor 15:1-4
"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."
Jo 14:6
Eles precisam ouvir o Evangelho, entender e crer, se não crerem não serão salvos:
"E disse-lhes: - Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado." Mc 16:15-16
Todos estão perdidos, e sem chance de salvação, a menos que ouçam e creiam no Evangelho depois de compreende-lo, mas não tem como crer se não ouviram:
"A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram?
e como crerão naquele de quem não ouviram?
e como ouvirão, se não há quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados? "
Rm 10:9-15a
"Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus."
Rm 10:16:17
Interessante essa questão do uso da palavra "geração". Nunca havia parado para pensar na maneira com que Jesus a usava. Tampouco sabia eu que ela também era utilizada dessa forma no Antigo Testamento. Muito interessante mesmo.
Pena que é um argumento que não funciona muito com os neatas, já que pra eles, se o texto não diz algo ao pé da letra (com as exatas palavras) e você tem que pensar e fazer conexões pra entender o texto, você é um cristão fanático dogmático, que está "forçando" o texto. 😅😅😅
Mas para quem tem juízo (diferente deles) é uma questão bem interessante de se meditar.
Pois é, tem gente que se não desenhar, não funciona (e mesmo desenhando às vezes não dá certo 🤣)
boa, ficou bem claro
por favor explica Mateus 16: 27,28 pq isso buga a minha cabeça
O que estava ali e não veria a morte antes que visse Jesus voltar é João, que viu a volta de Jesus nas visões que recebeu do Apocalipse, em Patmos. Se você quiser eu posso te passar por email ou pelo zap os slides que fiz sobre isso.
Eu quero os slides @@LucasBanzoli
@@diemesmotabrito5532 Me manda um email (lucas_banzoli@yahoo.com.br) que eu te envio em anexo.
Fábio SABIDO. Cria polêmicas para vender cursos. Levar a pessoa ao ateísmo, mas ele(SABIDO) que é, fica bem financeiramente com esse nicho de mercado.
O mal dos críticos é se acharem a última cocada do pote da academia! São falaciosos!
Eles se acham tão geniais que já presumem que as tradições e intepretações ortodoxas relacionadas ao texto bíblico estão todas erradas (não importa o quanto as evidências apontem pra elas).
Só eles (teólogos liberais), os "magos supremos do conhecimento", conseguem descobrir a realidade mascarada pelos "cristãos malvadões dogmáticos" da Igreja Primitiva. 😅😅😅
Concord, desse jeito eles são iguais aos defensores de religiões dogmáticas que tanto criticam.
Lucas, um dos argumentos que católicos usam para a doutrina da real presença na eucaristia é a história de "São Tarcísio". estou tendo dificuldade para estudar registros históricos independentes sobre ele porque aparentemente a história diz que ele sacrificou a sua vida para entregar hóstias consagradas aos cristãos que estavam presos em Roma. Sendo veridica isso provaria que os cristãos tinham em muito alta estima esse ponto de doutrina. Você como historiador poderia me indicar um caminho para fazer uma investigação independente sobre esse santo se isso for possível?
A história original é bem mais concisa e com poucos detalhes, mas mesmo que seja verdade que ele acabou morrendo por entregar a eucaristia isso não faz da transubstanciação uma doutrina verdadeira, só significa que ele tinha em "muito alta estima esse ponto de doutrina", como você disse, mas isso todos os cristãos tem que ter mesmo, porque com ou sem transubstanciação a eucaristia é santa, por isso a chamamos de "Santa Ceia". Inclusive a visão de muitos protestantes reformados é a da presença espiritual de Cristo na ceia, onde Jesus está no pão, mas não fisicamente como os católicos dizem, e sim espiritualmente (conferindo graça do mesmo jeito).
O fabio sabino faz analise da bíblia porém ele deixa claro que não acredita na existência do Jesus biblic
Lucas, o canal "monoteísmo racionalista" tentou refutar esse vídeo!
Jesus Cristo não mentiu, aconteceu exatamente como ele falou. Quem distorcem a palavra d Deus são irmãos entre nós hoje