Rapaz, vc é muito inteligente, muito bem informado e expõe muito bem. Esse seu vídeo é um tesouro para quem quer ser bem informado. Obrigado por compartilhar isso publicamente. E parabéns por sua extraordinária cultura.
@@mariocleve1780 segundo o Apóstolo Saulo tb chamado PAULO(At 13.9), o evangelho é pra todos os povo, 'ide e pregai o evangelho a toda criatura(Mc 16.15) Judeus e Gentios(At 22.21) Rm 11:11-24 a salvação é Gentios e Judeus. Os Judeus terão que aceitar, se converterem ao Messias para entrar pela porta da salvação. O Novo Testamento foi escrito em Grego, Iesus. Yeshua em Hebraico, JESUS em Latim. Efésios 2:14 Porque ele é a nossa PAZ, o qual de ambos os povos fez um; Derribando a parede de separação que estava no meio. 📖 JESUS Cristo é o Senhor, não faz acepção de pessoas (At 10.34-44).
Nossa gostei mt ,top explicação, abriu minha mente ,na minha opinião os cultos deveriam ser explicações para que venhamos entender o mundo cristão não aquela gritaria e pura emoção
Me escrevi no canal hoje em 11/05/2024. Pelo vídeos postados os mais recentes foram em 11 meses atrás. Espero que @CanalDavar não tenha acabado. Gostei muito desse estudo 🙏🏽
É na verdade um estudo bíblico diferente do culto de Adoração,ou festivo,por isso se deve frequentar As escolas bíblica,e curso teológico porquê, tem muita gente pregando assuntos extra bíblico que ajuda,mas também destoa a hermenêutica bíblica.
Se você procurar uma igreja "reformada" como a presbiteriana ou a batista por exemplo, é o que irá encontrar. Gritarias sem análise bíblica é comum às neopentecostais!
Grande Rolnei Tavares, PARABÉNS pelo seu FANTÁSTICO trabalho! Eu PRESBITERIANO desde o nascimetno - 1955 -, e mesmo tendo ouvido grandes oradores ao longo de minha vida cristã, jamais ouvi uma AULA tão profunda, tão esclarecedora, sobre o assunto "Josefo e os Evangelhos e o contexto religioso nos dias de JESUS CRISTO". O orador mais impressionante que conheci foi o Reverendo SEBASTIÃO GOMES MOREIRA, da minha Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. E ele amava declamar textos inteiros de JOSEFO nos seus sermões, principalmente um que fala detalhadamente da figura humana de JESUS, e do imenso impacto emocional que ele produzia nos discípulos e nas multidões. Eu fiquei muito impressionado com uma trecho do Livro "Memórias de Adriano" - Margarite Yourcenar quando ele relata, na primeira pessoa do singular, que recebeu a visita do BISPO DE ROMA, Quadrado, eles conversaram sobre "um jovem revolucionário JUDEU que foi injustamente morto pelas autoridades do judaísmo.....". Ele também relata que esteve em Jerusalém para negociar assuntos do Império com os líderes judeus. Augusto nasceu em 76 DC. Abraço. Cordiais Saudações em Cristo Jesus.
O desígnio de Jesus era diferente de nós, por isto sentava com pecadores, adúlteras, prostitutas... porquê Ele veio para os doentes espiritualmente e não os quê estavam sãos !
Todos. Humanos. .são pecadores , todos pecaram. e foram destituídos . da graça. de. Deus. ,. ,Aquele que. não tiver. pecados. que atire. há. Primeira. ..pedra.
@@dr.wagneradrianonavesvilel280 na verdade todos estavam doentes,os que não tinha doenças física,tinha espiritual,ele fala doentes,para ver se,os escribas se tocaria também.
Estou aqui perplexo (semelhante ao apóstolo Paulo um ex fariseu) amei essa explicação detalhada sobre os judeus...Sou Brasileiro,mas amo os judeus em extremo,mas que minha nação. ..Mas eu reconheço Jesus Cristo como o Messias e Filho de Deus.
Meu querido, meus votos de gratidão pelo cabedal compartilhado, é de bom grado e crescimento aos sábios! Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento. (Provérbios 9.9)
Vendo outros vídeos aqui no RUclips, encontrei esse e achei interessante e assisti. Excelente! Aprendi coisas q jamais havia estudado na Faculdade de Teologia. Obgdo, Professor! Parabéns! 👍🏼🙏🏽💒👏🏽👏🏽👏🏽🤗
Excelente! Vídeos que têm me auxiliado a pensar sobre o que leio na bíblia, sem a bagagem religiosa que em geral carregamos. Tem me ajudado a fundamentar minha fé cristã.
Ótimo vídeo! A diversidade dentro do judaísmo da época e as interações de Jesus com as diferentes seitas nos ajudam a entender ainda mais a profundidade de seus ensinamentos. Conhecer esse pano de fundo histórico e religioso só enriquece nossa compreensão do cristianismo!
Muito bom essa explanação pois cada vez que ouço a respeito informações sobre o Judaísmo,vou tentando dentro do meu conhecimento afirir algo a mais.bravo!
Glória a Deus pela Fé através da Natureza (Ar que respiramos, Água.......), das Artes, das Ciências, das Criaturas (você e equipe)! Gratidão profunda e eterna por cada preciosa abordagem! Deus abençoe vocês a todo instante! Que a Paz de Jesus Cristo habite sempre nossos corações! 👏🙏👏
Conheci hoje seus conhecimentos.amo tudo que fala sobre Jesus Cristo....fui para Jerusalém , he maravilhoso...mim sinto que faço parte daquele lugar...amo Jerusalém...
Que Deus abençoe a todos nós e que Deus tenha misericórdia de todos nós... Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo.. Para sempre seja louvado... Abraço irmão
Nos dias de hoje está acontecendo muitos pastores dando as doutrina mas não fazem o que é desfazer isso é muito triste para quem começa a entender o verdadeiro evangelho
Muito bom Eu acho o começo do cristianismo fascinante e acho ótimo escutar alguém que sabe sobre o assunto. Um prazer ouvir, obrigada ! Além da neutralidade e objetividade. Muito bom!
Excelente! Parabéns! Só pediria para que você colocasse legenda das palavras que você coloca em evidência e as traduz, para conhecermos sua grafia e pronúncia. Paz e bem!
Muito boa explicação desse conteúdo. Li bastante sobre o assunto, em especial sobre a “alta crítica bíblica” onde se menciona o historiador Flávio Josepho e sobre essas 4 seitas (castas) entre os judeus dessa época. Obrigado por mais esse ensinamento!
Rapaz tudo o que vc citou ... exatamente o que acontece com os lideres e irmandade da igreja evangélica que frequentei por 25 anos...nos últimos 05 anos comecei a perceber que a doutrina imposta pelos lideres, é mais importante que praticar o que ensina as escrituras...exatamente assim.
Pelo seu comentário acho que vc foi da seita ccb! Fui de lá ,estudando as escrituras não tem como ficar lá em seita! E tudo que esse vídeo relatou é exatamente isso que vivi nesta seita sair fora a exatamente 4 anos .
Muito bom! Parabéns pela vídeo-aula, ficou excelente! Gostei muito das explicações referentes ao judaísmo no período do Segundo Templo, na época de Jesus de Nazaré - junto aos comentários sobre o Flávio Josefo, também sobre a tradição talmúdica, o Pirkê avot, dentre várias outras riquezas em detalhes. De fato, ficou muito bom! Creio que eu poderia, apenas, fazer um pequeno adendo sobre o Novo Testamento, que comentaste que fora escrito por judeus - o que está correto! Todavia, como Lucas não é relacionado aos “homens da circuncisão” entre os companheiros de Paulo (em sua carta aos Colossenses) podemos inferir que Lucas parece ter sido um gentio, natural de Antioquia, levando em conta também Eusébio de Cesaréia. Com efeito, é possível que ele seja o único autor não judeu do Novo Testamento. Fiquei feliz também por mencionar David Flusser! Tenho um apresso especial pelas obras dele em português (Jesus, 1998 / O Judaísmo e as Origens do Cristianismo, 1988), que foi onde tive meu primeiro contato com um exame histórico-crítico sobre as tradições cristãs primitivas. Ah, e a propósito... Gostei também de seu Sidur (Seguindo ritual Ashkenazi, da editora Sêfer), que é a mesma versão que eu tenho! rs... E semelhante versão também de meu Machzor. Em breve espero também conseguir o novo Sidur de tradição Sefardita - que possui maior vinculo com tradições culturais da família de minha mãe. rs... Excelente vídeo! Grande abraço!
Que bacana Jonathan. Obrigado! Pertinente sua observação sobre Lucas. Mas mesmo no evangelho de Lucas as referências ao pensamento judaico da época são absurdamente frequentes. Eu diria que Lucas é o evangelho que retrata melhor o dia a dia judaico de Jesus (por ex. Jesus indo "aos sábados na sinagoga, segundo seu costume", que só aparece em Lucas), talvez justamente pelo olhar de estranhamento de um gentio falando sobre um judeu. Também gosto muito do Flusser. E de um aluno dele que também escreveu algumas coisas interessantes, Brad H. Young. Minha mãe também talvez tenha uma ascendência sefaradita... a essa altura impossível de saber com certeza. Não conheço esse sidur, deve ser bem legal. Abraços!
Muito bom! Sim! De fato, Lucas reflete muito bem a tradição judaica do século I. Acredito que seja correto enquadrar o Novo Testamento como parte da literatura judaica dos anos finais, e posteriores, do Segundo Templo. Legal, sobre Brad H. Young eu ainda não conhecia! É possível encontrar livros dele também em português? Além de David Flusser, eu gostei muito também das obras de Geza Vermes e John Dominic Crossan - apesar de algumas ideias não consensuais deste último, como a demasiada datação antiga do Evangelho de Tomé (que existem várias dúvidas quanto a isto). Sobre o Sidur Sefaradita, é uma nova versão que a Sêfer lançou! rs... Segue o link: www.sefer.com.br/sidur-completo-sefaradi/1/ Grande abraço!
Olha... Se Jonathan Matthies e o amado do Canal Davar, mais o Rodrigo Silva do programa Evidências e o professor físico Adauto Lourenço, se juntassem para fazer uma conversa amistosa, creio q um ateu voltaria a crer em um Criador de todas as coisas... Só homens de grandes conhecimentos. Todos vcs estão de parabéns... enriquecendo o conheicmento e tmbm a fé, tanto dos q creem no Messias, quanto aos q não creem... Parabens a todos vcs.
Li um livro incrível, que dizia que Jesus é João Batista foram criados com os Essênios, e vejo realmente muita semelhança. Porém, também observo que para todas as seitas judaicas, haviam coisas positivas e negativas, tal como em Apocalipse existe uma mensagem para as 7 igrejas, todas também haviam coisas positivas e negativas.
Josef ben Mattatias, mais conhecido como Flávio Josefo ou Flavius Josefus (Soldado e historiador judeu ) 37 - 96 Soldado e historiador judeu nascido em Jerusalém, em cuja obra destaca-se a contradição entre sua simpatia pela cultura romana e a defesa intransigente da superioridade moral das tradições hebraicas. Mesmo tendo sofrido acréscimos apócrifos, ela constitui a única fonte sobre longo período da história da Palestina que relatou as obras de Herodes, por exemplo, os sistemas de esgotamento construídos na Cesaréia. Hábil negociador foi enviado a Roma a fim de negociar a libertação de sacerdotes judeus, presos no levante judeu contra Roma (64). Cumpriu com êxito a missão junto à imperatriz Pompéia e, ao retornar à Palestina dois anos mais tarde, encontrou Jerusalém em rebelião contra os romanos. O sinédrio, transformado em conselho de guerra, encarregou-o de defender a Galiléia. Acuado pelas legiões romanas comandadas por Vespasiano, concentrou-se na defesa da fortaleza de Jotapata. Convencido da derrota iminente, refugiou-se numa cisterna com quarenta companheiros. Partidário da rendição, acatou no entanto a decisão dos companheiros de matarem-se uns aos outros. O último sobrevivente, ele próprio, deveria suicidar-se, mas preferiu entregar-se aos romanos. Conduzido a Vespasiano, predisse-lhe o futuro como imperador. Dois anos depois, cumprida a profecia, foi libertado e adotou o nome de Flavius Josephus. Ganhou favores romanos e acompanhou Vespasiano a Alexandria e depois seguiu as legiões de Tito, no assédio a Jerusalém (70). Protegido por Vespasiano e por Domiciano, permaneceu morando em Roma e dedicou-se à historiografia. Produziu muitos escritos sobre a história e a religião do povo judeu, incluindo História da Guerra Judia (75-79), onde acusou os fariseus radicais de conduzirem o povo judeu à catástrofe, e Antigüidade dos Judeus (93-94), onde fez apologia das instituições hebraicas. Acusado de traição por historiadores hebraicos e Justo de Tibérias, defendeu-se das acusações em Autobiografia ( 93), em que se apresentou como adepto do realismo contra o extremismo na guerra judaico-romana e declarando ter previsto a derrota de Jerusalém e morreu em Roma. Biografias Relacionadas - Tito Flávio Vespasiano, Titus O Filho [ou Titvs Flavivs Vespasianvs] biografias.netsaber.com.br/biografia-2067/biografia-de-josef-ben-mattatias--mais-conhecido-como-flavio-josefo-ou-flavius-josefus
Simpatia ele tinha era pelo militarismo romano, ele viu com os próprios olhos um exército profissional para um guerrilha esfarrapada que atacavam por emboscadas em geral( zelotes/sicários)😉
Caro senhor. Não o conheço mas gostava!! Os meus sinceros parabéns pelo seu vídeo. Vou procurar outros. A sua clareza e simplicidade são tocantes. Obrigado sincero.
Olá prof. Rolnei excelente oralidade aprendi e complementei os meus conhecimentos com sua contribuição exegética, comprei um livro de Flávio Josefo depois de assistir sua live a três anos estou assistindo novamente, se fosse avaliar sua live como aula seria nota 10. Ensina ao sábio para que ele se torne mais sábio, gostaria de ter muitas pessoas do seu calibre como meus amigos.
Parabéns professor até que enfim veio alguei ensinar não atacar as outras denominação somos todos justicado se obedecemos o mestre e amar nosso próximo.
Atos c2 Pedro explica que os dons era comprimento da profecia de Joel 2. Qua si cumpriu nos últimos dias do sistema judaico, 1CORINTIOS 13:8 Diz que os dons sessariam e permaneceria o amor. Atos 8:1_19 Diz que os dons era dado pelas mãos dos apostolos. No livro História da igreja Cristan, diz que no llsec não havia mas manifestações dos dons na igreja. A igreja Católica não, tinha, nem as protestantes tinham. Foi só em 1905 que na rua Azuza, Los Angeles , apareceu um movimento afirmando falar em linguas, assim nasceu o movimento pentecistal nos tempos modernos. Porem si o sr. Ler os textos mencionados vai ver uma diferença muito grande, com os dons do lsec, e o que afirmam agora. Tres diferenças: Falavam linguas de outros paises, para pregar a pessoas de outras nações, curavam de fato e não ACEITAVAM DINHEIRO .
SHALOM ADONAI❗ Estou chegando ao canal, em 15/01/2018 e, fiquei bem satisfeito c/ o mesmo. 1° vídeo assistido e muito esclarecedor, tirei algumas dúvidas e, mesmo sendo leigo, foi elucidativo... Parabéns pelo canal ❗
Davar, boa noite. Voce poderia fazer um trabalho sobre os pais da igreja primitiva, o que eles criam e pregavam, pois nao tenho encontrado algumas respostas para certas perguntas, ok? Tipo, o Irineu de Lion, sei que ele foi discipulo de Policarpo de Esmirna, que por sua vez foi discipulo de Joao! Seria muito interessante saber o que eles pensavam! Vou aguardar seu retorno! Davar - Palavra
Gostei muito de toda sua explanação! Porém , tem um detalhe que ficou de fora: Lucas, era Grego e não judeu. Era médico, acompanhou Paulo na maioria de suas viagens e era conhecido como o “ médico amado”! Ok? É muita coisa para explicar então me perdoe a intromissão! Mas o evangelho de Lucas foi escrito em grego por ele ser grego..
@@CanalDavar Errados São cópias. Toda escritura foi escrito em hebraico os escritos nazarenos em aramaico também. Não existe novo ou velho Testamento nunca houve um Testamento são título dado pelos copistas e tradutores das cópias dos manuscritos. Que separaram organizaram dividiram oque temos hj a reunião conjunto destes escritos na Bíblia. Mas não existe Testamento algum. Isto ninguém diz. É aliança escrituras tora salmos e profetas navim e aliança renovada brit hadash. Mesma aliança renovada. Nao ha uma nova aliança é a mesma. Refeita. Pois havia sido quebrada... Foi restaurada Forte abç Bom vídeo.
cara vidio com estes tipo de ensino sao muito importante para esclarecer muitas coisas que traz cada vez mais conhecimentos e desemvolvimento para nossa vida gostei obrigado
Publicano,cobrador de Impostos,convertido a Jesus Cristo,foi Apóstolo de Jesus Cristo e cumpriu a missão dada por Deus de Escrever o Evangelho ERA JUDEU - MATEUS. E pelo que está nas escrituras,os Apóstolos de Jesus Cristo eram JUDEUS e não estavam "ligados" as denominações que representavam ao judaísmo à época.Eram comuns,pescadores,publicano... Para seus Apóstolos,digo eu,Jesus Cristo precisava de pessoas que não estivessem nas denominações do judaísmo. Excelente vídeo , Parabéns.
Não foi exatamente mudado, mas romanizado. Isso de traduzir nomes ainda se usa em vários países, como França. E Tiago é Ya'akov. Yossef é José. Matithiahu é Matias ou Mateus. Flavius Josefus é Yossef ben Matithiahu. Hoje em dia é comum entre os judeus ter um nome civil e outro religioso.
Correto. E "ter cidadania" na época era sinônimo de converter-se. Portanto, era um judeu em provável apostasia. Flavius, se não me engano, herdou o nome de seu senhor, pois ele adquiriu a cidadania por motivos de escravidão e levado à servidão. Como era alfabetizado, era um escravo gourmet hehehe.
A verdadeira história Nesse tempo de espera, Jesus esforçou-se para ensinar aos seus discípulos qual deveria ser a atitude deles em relação aos vários grupos religiosos e aos partidos políticos da Palestina. As palavras de Jesus eram sempre: “Estamos procurando conquistar todos eles, mas não pertencemos a nenhum deles”. Os escribas e os rabinos, juntos, eram chamados fariseus. Eles referiam-se a si próprios como os “parceiros”. Sob muitos pontos de vista eles eram um grupo progressista, entre os judeus, tendo adotado muitos ensinamentos não claramente encontrados nas escrituras dos hebreus, tais como acreditar na ressurreição dos mortos, uma doutrina apenas mencionada por Daniel, um dos últimos profetas. Os saduceus eram compostos pelo sacerdócio e por certos judeus ricos. Eles não eram tão cheios de rigor pelos detalhes da aplicação da lei. Os fariseus e os saduceus, na realidade, eram mais partidos religiosos, do que seitas. Os essênios eram uma seita verdadeiramente religiosa, originada durante a revolta dos macabeus, cujos princípios eram, sob alguns aspectos, mais exigentes do que aqueles dos fariseus. Eles haviam adotado muitas crenças e práticas persas; viviam como uma irmandade, em monastérios, abstinham-se do casamento e possuíam todas as coisas comunitariamente. E especializaram-se em ensinamentos sobre os anjos. Os zelotes eram um grupo de ardentes patriotas judeus. Eles advogavam que todo e qualquer dos métodos se justificaria na luta para escapar da escravidão do jugo romano. Os herodianos eram um partido puramente político, que advogava a emancipação do governo romano direto, pela restauração da dinastia de Herodes. Bem no meio da Palestina viviam os samaritanos, com quem “os judeus não faziam nenhum negócio”, não obstante tivessem eles muitos pontos de vista semelhantes aos ensinamentos dos judeus. Todos esses partidos e seitas, incluindo a pequena irmandade nazarita, acreditavam na vinda, em algum tempo, do Messias. Eles todos buscavam um libertador nacional. Entretanto, Jesus foi muito positivo, ao deixar claro que ele e os seus discípulos não se tornariam aliados de nenhuma dessas escolas de pensamento ou de práticas. O Filho do Homem não seria nem um nazarita nem um essênio. Se bem que mais tarde Jesus houvesse ordenado que os apóstolos devessem partir, como o fez João, e pregar os ensinamentos de Deus e instruir os crentes, ele colocou ênfase na proclamação das “boas-novas do Reino do céu”. Ele repetia infalivelmente, para os seus colaboradores, que eles deveriam “demonstrar amor, compaixão e compreensão”. Muito cedo Jesus ensinou aos seus seguidores que o Reino do céu era uma experiência espiritual que tinha a ver com a entronização de Deus nos corações dos homens. Enquanto aguardavam, assim, antes de embarcarem para as suas pregações públicas ativas, Jesus e os sete apóstolos passavam duas noites, todas as semanas, na sinagoga, estudando as escrituras dos hebreus. Nos anos posteriores, após muito tempo de pregação pública, os apóstolos relembrar-se-iam desses quatro meses como os mais preciosos e proveitosos de toda a sua ligação com o Mestre. Jesus ensinou a esses homens tudo o que poderiam assimilar. Ele não cometeu o erro de instruí-los em excesso. E fez por não deixar a confusão cair sobre eles, não apresentando uma verdade muito adiante da sua capacidade de compreensão.
Excelente explanação!.
Sucesso!
Estamos como ovelhas sem pastor...ñ podemos confiar em nenhum lider religioso ...sempre digo Deus acima de td religiao sempre ....
Rapaz, vc é muito inteligente, muito bem informado e expõe muito bem. Esse seu vídeo é um tesouro para quem quer ser bem informado. Obrigado por compartilhar isso publicamente. E parabéns por sua extraordinária cultura.
Muito importante essa aula, esclarecedora, pedagógica,
fortemente edificante! Valeu Prof.
Ah, o cristianismo paganizado sempre tenta derrotar a fé Judaica dos Apóstolos e de Yeshua. Bendito seja o Deus de Israel.
Bendito seja o DEUS de Israel, seu Filho enviado por DEUS e o Espírito Santo do SENHOR e Salvador Jesus Cristo. Amém.
@@mariocleve1780 segundo o Apóstolo Saulo tb chamado PAULO(At 13.9), o evangelho é pra todos os povo, 'ide e pregai o evangelho a toda criatura(Mc 16.15) Judeus e Gentios(At 22.21) Rm 11:11-24 a salvação é Gentios e Judeus. Os Judeus terão que aceitar, se converterem ao Messias para entrar pela porta da salvação. O Novo Testamento foi escrito em Grego, Iesus. Yeshua em Hebraico, JESUS em Latim. Efésios 2:14 Porque ele é a nossa PAZ, o qual de ambos os povos fez um; Derribando a parede de separação que estava no meio. 📖 JESUS Cristo é o Senhor, não faz acepção de pessoas (At 10.34-44).
Nossa gostei mt ,top explicação, abriu minha mente ,na minha opinião os cultos deveriam ser explicações para que venhamos entender o mundo cristão não aquela gritaria e pura emoção
Eu concordo..!
Excelente
Me escrevi no canal hoje em 11/05/2024. Pelo vídeos postados os mais recentes foram em 11 meses atrás. Espero que @CanalDavar não tenha acabado. Gostei muito desse estudo 🙏🏽
É na verdade um estudo bíblico
diferente do culto de Adoração,ou
festivo,por isso se deve frequentar
As escolas bíblica,e curso teológico
porquê, tem muita gente pregando
assuntos extra bíblico que ajuda,mas
também destoa a hermenêutica bíblica.
Se você procurar uma igreja "reformada" como a presbiteriana ou a batista por exemplo, é o que irá encontrar. Gritarias sem análise bíblica é comum às neopentecostais!
Maravilhosa explicação, vinda de quem estuda e conhece. Parabéns.
Joia boa menssage gostei di ❤
- Muito bom.
_Rio de Janeiro, agosto 2021._
Que vídeo rico, parabéns!
Grande Rolnei Tavares, PARABÉNS pelo seu FANTÁSTICO trabalho! Eu PRESBITERIANO desde o nascimetno - 1955 -, e mesmo tendo ouvido grandes oradores ao longo de minha vida cristã, jamais ouvi uma AULA tão profunda, tão esclarecedora, sobre o assunto "Josefo e os Evangelhos e o contexto religioso nos dias de JESUS CRISTO". O orador mais impressionante que conheci foi o Reverendo SEBASTIÃO GOMES MOREIRA, da minha Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. E ele amava declamar textos inteiros de JOSEFO nos seus sermões, principalmente um que fala detalhadamente da figura humana de JESUS, e do imenso impacto emocional que ele produzia nos discípulos e nas multidões. Eu fiquei muito impressionado com uma trecho do Livro "Memórias de Adriano" - Margarite Yourcenar quando ele relata, na primeira pessoa do singular, que recebeu a visita do BISPO DE ROMA, Quadrado, eles conversaram sobre "um jovem revolucionário JUDEU que foi injustamente morto pelas autoridades do judaísmo.....". Ele também relata que esteve em Jerusalém para negociar assuntos do Império com os líderes judeus. Augusto nasceu em 76 DC. Abraço. Cordiais Saudações em Cristo Jesus.
O desígnio de Jesus era diferente de nós, por isto sentava com pecadores, adúlteras, prostitutas... porquê Ele veio para os doentes espiritualmente e não os quê estavam sãos !
Onde está escrito q Cristo sentava com prostitutas?
Todos. Humanos. .são pecadores , todos pecaram. e foram destituídos . da graça. de. Deus. ,. ,Aquele que. não tiver. pecados. que atire. há. Primeira. ..pedra.
Exatamente.
❤ linda menssage gostei muito
@@dr.wagneradrianonavesvilel280 na verdade todos estavam doentes,os que não tinha doenças física,tinha espiritual,ele fala doentes,para ver se,os escribas se tocaria também.
Excelente trabalho bíblico
Parabéns pela aula professor.
Estou aqui perplexo (semelhante ao apóstolo Paulo um ex fariseu) amei essa explicação detalhada sobre os judeus...Sou Brasileiro,mas amo os judeus em extremo,mas que minha nação. ..Mas eu reconheço Jesus Cristo como o Messias e Filho de Deus.
Também entendo assim sou cristão
Conteúdo excelente, obrigado por sua dedicação pra nos passar esse trabalho maravilhoso, que o Eterno te abençoe.
Meu querido, meus votos de gratidão pelo cabedal compartilhado, é de bom grado e crescimento aos sábios!
Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.
(Provérbios 9.9)
muito boa explicaçao parabens amigo DEUS ABENÇOE
Apenas a minha gratidão ,obrigado por compartilhar.
Deus lhe abençoe.
Excelente ministração.
Senata, atual, constrastante , confrontante , e libertadora.
Boa Didática Parabéns, estou pedindo a Deus conhecimento e Ciência e me aparece você, DT 6:5-9, Parabéns oração atendida João 5:39.!
Vendo outros vídeos aqui no RUclips, encontrei esse e achei interessante e assisti. Excelente! Aprendi coisas q jamais havia estudado na Faculdade de Teologia. Obgdo, Professor! Parabéns! 👍🏼🙏🏽💒👏🏽👏🏽👏🏽🤗
Excelente!
Vídeos que têm me auxiliado a pensar sobre o que leio na bíblia, sem a bagagem religiosa que em geral carregamos.
Tem me ajudado a fundamentar minha fé cristã.
É muito bom a gente saber o que está falando.
Ótimo vídeo! A diversidade dentro do judaísmo da época e as interações de Jesus com as diferentes seitas nos ajudam a entender ainda mais a profundidade de seus ensinamentos. Conhecer esse pano de fundo histórico e religioso só enriquece nossa compreensão do cristianismo!
Muito bom essa explanação pois cada vez que ouço a respeito informações sobre o Judaísmo,vou tentando dentro do meu conhecimento afirir algo a mais.bravo!
Fariseus, deus Zeus, Mateus, judeus, elezeu, teo ,nomes gregos
Muito obrigada meu querido...por essas informações...muita gratidão.
Muito bom! Amo Matheus 23. Jesus é demais, que nos cristãos possamos imita-lo em toda sua essência.
Muito bom
Glória a Deus pela Fé através da Natureza (Ar que respiramos, Água.......), das Artes, das Ciências, das Criaturas (você e equipe)!
Gratidão profunda e eterna por cada preciosa abordagem!
Deus abençoe vocês a todo instante!
Que a Paz de Jesus Cristo habite sempre nossos corações!
👏🙏👏
Se esse vídeo tivesse 10 horas eu assistiria até o final, isso não é apenas um vídeo e sim um curso.
Achei que o vídeo ia ser uma porcaria mas me surpreendi, é muito bom de conteúdo.
PARABÉNS, PARABÉNS! DEUS ABENÇOE A SUA VIDA. CONHECIMENTO É PODER! É DISSO QUE O POVO EVANGÉLICO PRECISA.
Conheci hoje seus conhecimentos.amo tudo que fala sobre Jesus Cristo....fui para Jerusalém , he maravilhoso...mim sinto que faço parte daquele lugar...amo Jerusalém...
Seus videos são bastante instrutivo e nos contaminam a buscar cada vezes mais, o saber.
Nunca mas saio deste canal!!!!!!!
Direto, simples, claro, substancioso.
Assistindo em29/06/2020.
Muito bom esse ensino.
Estudo excelente
Que Deus abençoe a todos nós e que Deus tenha misericórdia de todos nós...
Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo..
Para sempre seja louvado...
Abraço irmão
Faltou comentar sobre os sicários! Excelente vídeo. Parabéns
Olá Gerson. Me baseei nos evangelhos e nos escritos de Flávio Josefo, que mencionam os grupos que citei no vídeo. Abs.
Obrigado pelos ensinamentos! Muito bom mesmo pra quem deseja aprofundar no conhecimento de Jesus!
Gostei da narrativa sobre as seitas judaicas religiosas daquela época, isso me ajuda muito a compreender melhor o Novo Testamento. Valeu!
Olá Rounei, parabéns , excelente trabalho,
DEUS te abençoe grandemente.
Que nível aprofundado no contexto histórico israelita!! Fez um excelente trabalho camarada, obrigado por compartilhar o assunto!
Maravilhosa exposição!
Que bom ter encontrado suas palestras,
Nos dias de hoje está acontecendo muitos pastores dando as doutrina mas não fazem o que é desfazer isso é muito triste para quem começa a entender o verdadeiro evangelho
Messias Rei 👑 de ysrael volta PAE JEHOVAH Eterno YHWH
Deus não tem religião. Religião foi feita para apaziguar os homens e fazê-los submissos aos Reis.
Muito boa a aula, queria que falasse sobre Mateus vinte e três, vinte e três.
Voces devem da o dízimo de tudo e não omitir as outras.?
Muito bom
Eu acho o começo do cristianismo fascinante e acho ótimo escutar alguém que sabe sobre o assunto. Um prazer ouvir, obrigada ! Além da neutralidade e objetividade. Muito bom!
mano, quanto conhecimento! parabéns pelo vídeo! vc fala bem, tem domínio de conhecimento!
Que seu canal cresça... bençãos ao vc!
Obrigado Daniel
Maravilha, D-us sempre o abençoe!
Conheci teu canal hoje, 25/11/2018. Parabéns, muito esclarecedor este vídeo, já me inscrevi no canal.
Só não aprende quem não quiser. Show de explanação e explicação.👏🏼👏🏼
Excelente! Parabéns! Só pediria para que você colocasse legenda das palavras que você coloca em evidência e as traduz, para conhecermos sua grafia e pronúncia. Paz e bem!
Muito boa explicação desse conteúdo. Li bastante sobre o assunto, em especial sobre a “alta crítica bíblica” onde se menciona o historiador Flávio Josepho e sobre essas 4 seitas (castas) entre os judeus dessa época.
Obrigado por mais esse ensinamento!
Rapaz tudo o que vc citou ... exatamente o que acontece com os lideres e irmandade da igreja evangélica que frequentei por 25 anos...nos últimos 05 anos comecei a perceber que a doutrina imposta pelos lideres, é mais importante que praticar o que ensina as escrituras...exatamente assim.
Pelo seu comentário acho que vc foi da seita ccb! Fui de lá ,estudando as escrituras não tem como ficar lá em seita! E tudo que esse vídeo relatou é exatamente isso que vivi nesta seita sair fora a exatamente 4 anos .
Idem! Ninguém tem coragem de contestar nada. Submissão completa a um homem, "só homem", que segundo eles, escolhido a dedo de Deus. Eu eim.
PARABÉNS PELA EXCELENTE PALESTRA.
Excelente e esclarecedor vídeo. Obrigado.
Foi uma aula de extrema importância e bem claro para mim.
Obrigado.
Muito bom! Parabéns pela vídeo-aula, ficou excelente!
Gostei muito das explicações referentes ao judaísmo no período do Segundo Templo, na época de Jesus de Nazaré - junto aos comentários sobre o Flávio Josefo, também sobre a tradição talmúdica, o Pirkê avot, dentre várias outras riquezas em detalhes. De fato, ficou muito bom!
Creio que eu poderia, apenas, fazer um pequeno adendo sobre o Novo Testamento, que comentaste que fora escrito por judeus - o que está correto! Todavia, como Lucas não é relacionado aos “homens da circuncisão” entre os companheiros de Paulo (em sua carta aos Colossenses) podemos inferir que Lucas parece ter sido um gentio, natural de Antioquia, levando em conta também Eusébio de Cesaréia. Com efeito, é possível que ele seja o único autor não judeu do Novo Testamento.
Fiquei feliz também por mencionar David Flusser! Tenho um apresso especial pelas obras dele em português (Jesus, 1998 / O Judaísmo e as Origens do Cristianismo, 1988), que foi onde tive meu primeiro contato com um exame histórico-crítico sobre as tradições cristãs primitivas.
Ah, e a propósito... Gostei também de seu Sidur (Seguindo ritual Ashkenazi, da editora Sêfer), que é a mesma versão que eu tenho! rs... E semelhante versão também de meu Machzor. Em breve espero também conseguir o novo Sidur de tradição Sefardita - que possui maior vinculo com tradições culturais da família de minha mãe. rs...
Excelente vídeo!
Grande abraço!
Que bacana Jonathan. Obrigado!
Pertinente sua observação sobre Lucas. Mas mesmo no evangelho de Lucas as referências ao pensamento judaico da época são absurdamente frequentes. Eu diria que Lucas é o evangelho que retrata melhor o dia a dia judaico de Jesus (por ex. Jesus indo "aos sábados na sinagoga, segundo seu costume", que só aparece em Lucas), talvez justamente pelo olhar de estranhamento de um gentio falando sobre um judeu.
Também gosto muito do Flusser. E de um aluno dele que também escreveu algumas coisas interessantes, Brad H. Young.
Minha mãe também talvez tenha uma ascendência sefaradita... a essa altura impossível de saber com certeza. Não conheço esse sidur, deve ser bem legal.
Abraços!
Muito bom!
Sim! De fato, Lucas reflete muito bem a tradição judaica do século I. Acredito que seja correto enquadrar o Novo Testamento como parte da literatura judaica dos anos finais, e posteriores, do Segundo Templo.
Legal, sobre Brad H. Young eu ainda não conhecia! É possível encontrar livros dele também em português? Além de David Flusser, eu gostei muito também das obras de Geza Vermes e John Dominic Crossan - apesar de algumas ideias não consensuais deste último, como a demasiada datação antiga do Evangelho de Tomé (que existem várias dúvidas quanto a isto).
Sobre o Sidur Sefaradita, é uma nova versão que a Sêfer lançou! rs...
Segue o link:
www.sefer.com.br/sidur-completo-sefaradi/1/
Grande abraço!
Jonathan Matthies
Olha... Se Jonathan Matthies e o amado do Canal Davar, mais o Rodrigo Silva do programa Evidências e o professor físico Adauto Lourenço, se juntassem para fazer uma conversa amistosa, creio q um ateu voltaria a crer em um Criador de todas as coisas... Só homens de grandes conhecimentos. Todos vcs estão de parabéns... enriquecendo o conheicmento e tmbm a fé, tanto dos q creem no Messias, quanto aos q não creem... Parabens a todos vcs.
T
Obrigado, sua explicação me ajudou muito, proporcionou bastante e ricos exclarecimentos. ❤
Ótima explicação, bem fundamentada!
Parabéns sua replicação foi resumida é perfeita
Li um livro incrível, que dizia que Jesus é João Batista foram criados com os Essênios, e vejo realmente muita semelhança. Porém, também observo que para todas as seitas judaicas, haviam coisas positivas e negativas, tal como em Apocalipse existe uma mensagem para as 7 igrejas, todas também haviam coisas positivas e negativas.
Jesus foi educado formalmente pelos Fariseus, mas sabia quem eram. Até hoje pouco estudados, muito pouco
Muito bom este comentário; principalmente a comparação dos líderes religiosos da época de Jesus; com os líderes religiosos de hoje.
Muito bom. Simples e bem explicado!
Bom dia Rolnei!
Cheguei agora ao canal. Já tinha assistido alguns dos teus vídeos, são muito bons. Que o ETERNO te abençoe e te guarde!
Josef ben Mattatias, mais conhecido como Flávio Josefo ou Flavius Josefus
(Soldado e historiador judeu )
37 - 96
Soldado e historiador judeu nascido em Jerusalém, em cuja obra destaca-se a contradição entre sua simpatia pela cultura romana e a defesa intransigente da superioridade moral das tradições hebraicas. Mesmo tendo sofrido acréscimos apócrifos, ela constitui a única fonte sobre longo período da história da Palestina que relatou as obras de Herodes, por exemplo, os sistemas de esgotamento construídos na Cesaréia. Hábil negociador foi enviado a Roma a fim de negociar a libertação de sacerdotes judeus, presos no levante judeu contra Roma (64). Cumpriu com êxito a missão junto à imperatriz Pompéia e, ao retornar à Palestina dois anos mais tarde, encontrou Jerusalém em rebelião contra os romanos. O sinédrio, transformado em conselho de guerra, encarregou-o de defender a Galiléia. Acuado pelas legiões romanas comandadas por Vespasiano, concentrou-se na defesa da fortaleza de Jotapata. Convencido da derrota iminente, refugiou-se numa cisterna com quarenta companheiros. Partidário da rendição, acatou no entanto a decisão dos companheiros de matarem-se uns aos outros. O último sobrevivente, ele próprio, deveria suicidar-se, mas preferiu entregar-se aos romanos. Conduzido a Vespasiano, predisse-lhe o futuro como imperador. Dois anos depois, cumprida a profecia, foi libertado e adotou o nome de Flavius Josephus. Ganhou favores romanos e acompanhou Vespasiano a Alexandria e depois seguiu as legiões de Tito, no assédio a Jerusalém (70). Protegido por Vespasiano e por Domiciano, permaneceu morando em Roma e dedicou-se à historiografia. Produziu muitos escritos sobre a história e a religião do povo judeu, incluindo História da Guerra Judia (75-79), onde acusou os fariseus radicais de conduzirem o povo judeu à catástrofe, e Antigüidade dos Judeus (93-94), onde fez apologia das instituições hebraicas. Acusado de traição por historiadores hebraicos e Justo de Tibérias, defendeu-se das acusações em Autobiografia ( 93), em que se apresentou como adepto do realismo contra o extremismo na guerra judaico-romana e declarando ter previsto a derrota de Jerusalém e morreu em Roma.
Biografias Relacionadas
- Tito Flávio Vespasiano, Titus O Filho [ou Titvs Flavivs Vespasianvs]
biografias.netsaber.com.br/biografia-2067/biografia-de-josef-ben-mattatias--mais-conhecido-como-flavio-josefo-ou-flavius-josefus
Simpatia ele tinha era pelo militarismo romano, ele viu com os próprios olhos um exército profissional para um guerrilha esfarrapada que atacavam por emboscadas em geral( zelotes/sicários)😉
Interessante.
Josefo é a mais conhecida fonte histórica mas não é a única, existem outras fontes que relata a história dos judeus .
Nunca existiu palestina no tempo de Roma
Maior que josefu e Platão e outros filósofos se chama ; Jesus o Cristo.
Caro senhor.
Não o conheço mas gostava!!
Os meus sinceros parabéns pelo seu vídeo. Vou procurar outros.
A sua clareza e simplicidade são tocantes.
Obrigado sincero.
PARABÉNS E OBRIGADO, APRENDI MUITO.
Bom dia , parabéns por sua pesquisa adcionei conhecimento importante !
Você foi mais profundo que muito livro que comenta os saduceus, fariseus, zelotes e essenios.
que explicação excepcional Deus abençoe sua vida !
Muito bom! Simples e muito esclarecedor. Acabo de me inscrever no seu canal!
O conhecemos da seitas do passado e muito importante e vai contribuir muito para a moral da humanidade.
Sou Historiador e a assuntos específicos que não nos aprofundamos e você me abriu este caminho...
Poucos citam o verdadeiro nome de Flávio Josefo...
Muito bem explicado! Aprendi muito. Obrigada!
Parabéns!!! 👏👏👏 muito obrigado.
Olá prof. Rolnei excelente oralidade aprendi e complementei os meus conhecimentos com sua contribuição exegética, comprei um livro de Flávio Josefo depois de assistir sua live a três anos estou assistindo novamente, se fosse avaliar sua live como aula seria nota 10. Ensina ao sábio para que ele se torne mais sábio, gostaria de ter muitas pessoas do seu calibre como meus amigos.
Puxa, muito bom. Você é muito tranquilo👏
Parabéns professor até que enfim veio alguei ensinar não atacar as outras denominação somos todos justicado se obedecemos o mestre e amar nosso próximo.
Era o canal que eu procurava. obrigada
Como aprender falar hebraico?
Nem terminei de ver o video e já estou achando esse vídeo rico em conhecimento..
Bom dia! Gostaria de ver um estudo sobre as manifestações dos Dons Espirituais no primeiro século da era cristã dentro do judaísmo.
Procure sobre Montano... movimento montanista.
Atos c2 Pedro explica que os dons era comprimento da profecia de Joel 2. Qua si cumpriu nos últimos dias do sistema judaico, 1CORINTIOS 13:8 Diz que os dons sessariam e permaneceria o amor.
Atos 8:1_19 Diz que os dons era dado pelas mãos dos apostolos.
No livro História da igreja Cristan, diz que no llsec não havia mas manifestações dos dons na igreja.
A igreja Católica não, tinha, nem as protestantes tinham. Foi só em 1905 que na rua Azuza, Los Angeles , apareceu um movimento afirmando falar em linguas, assim nasceu o movimento pentecistal nos tempos modernos.
Porem si o sr. Ler os textos mencionados vai ver uma diferença muito grande, com os dons do lsec, e o que afirmam agora.
Tres diferenças: Falavam linguas de outros paises, para pregar a pessoas de outras nações, curavam de fato e não ACEITAVAM DINHEIRO .
Muito bem!Sou padre, ótima palestra!
os vídeos desse canal são sensacionais!
parabéns por esse vídeo, ótimo Deus abençôe
SHALOM ADONAI❗
Estou chegando ao canal, em 15/01/2018 e, fiquei bem satisfeito c/ o mesmo. 1° vídeo assistido e muito esclarecedor, tirei algumas dúvidas e, mesmo sendo leigo, foi elucidativo...
Parabéns pelo canal ❗
Este é um vídeo muito esclarecedor. Parabéns!
É muito bom a gente escutar os historiador porque se baseia em muitas coisas e nós ficamos mais atentos a religiões
Quantos ensinamentos aprendi, você é sensacional, didático e muito inteligente. Obrigada por dividir seus conhecimentos 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👊🏽👊🏽😃😃
Excelente aula!!! Parabéns.
Te conhecendo agora 03/03/20 02:25 insônia bendita 🙌🤗
Já somos duas também vim aqui parar de Portugal 🇵🇹 um forte abraço
Ótimo sua explicação muito obrigado parabéns
Meu nome foi homenagem ao Flávio Josefo.
Ótimo estudo Deus te abençoe
Ótimo estudo deus te abençoe
@@jonathanlima6569 quem é esse?
Que o Senhor Jesus continue abençoando a todos
Davar, boa noite. Voce poderia fazer um trabalho sobre os pais da igreja primitiva, o que eles criam e pregavam, pois nao tenho encontrado algumas respostas para certas perguntas, ok? Tipo, o Irineu de Lion, sei que ele foi discipulo de Policarpo de Esmirna, que por sua vez foi discipulo de Joao! Seria muito interessante saber o que eles pensavam! Vou aguardar seu retorno! Davar - Palavra
Conheci seu canal hoje 22/08/20. Parabéns!!!!!👏👏👏👏
Gostei muito de toda sua explanação! Porém , tem um detalhe que ficou de fora: Lucas, era Grego e não judeu. Era médico, acompanhou Paulo na maioria de suas viagens e era conhecido como o “ médico amado”! Ok? É muita coisa para explicar então me perdoe a intromissão! Mas o evangelho de Lucas foi escrito em grego por ele ser grego..
Isso mesmo Magda. Obrigado. Lembrando que não só Lucas, mas todo o novo testamento foi escrito em grego.
Abraços...
Pois é! Todo novo Testamento! Obrigada por me lembrar disto também! Abraços!!
Justamente, eu iria falar que o novo testamento foi escrito em grego. Parabéns para vocês dois.
Existen manuscritos em hebraico anteriores a dos livros gregos Flávio Josefo fala de isso
@@CanalDavar
Errados
São cópias.
Toda escritura foi escrito em hebraico os escritos nazarenos em aramaico também.
Não existe novo ou velho Testamento nunca houve um Testamento são título dado pelos copistas e tradutores das cópias dos manuscritos. Que separaram organizaram dividiram oque temos hj a reunião conjunto destes escritos na Bíblia.
Mas não existe Testamento algum. Isto ninguém diz.
É aliança escrituras tora salmos e profetas navim e aliança renovada brit hadash.
Mesma aliança renovada.
Nao ha uma nova aliança é a mesma. Refeita. Pois havia sido quebrada... Foi restaurada
Forte abç
Bom vídeo.
cara vidio com estes tipo de ensino sao muito importante para esclarecer muitas coisas que traz cada vez mais conhecimentos e desemvolvimento para nossa vida gostei obrigado
Publicano,cobrador de Impostos,convertido a Jesus Cristo,foi Apóstolo de Jesus Cristo e cumpriu a missão dada por Deus de Escrever o Evangelho ERA JUDEU - MATEUS.
E pelo que está nas escrituras,os Apóstolos de Jesus Cristo eram JUDEUS e não estavam "ligados" as denominações que representavam ao judaísmo à época.Eram comuns,pescadores,publicano...
Para seus Apóstolos,digo eu,Jesus Cristo precisava de pessoas que não estivessem nas denominações do judaísmo.
Excelente vídeo , Parabéns.
gostei, bem simples e bem explicado sem fanatismo
Ah,foi a primeira pessoa ki eu vi ensinando ki o nome de Flávio Josefo era outro e foi mudado.Valeu.
Tiago de Lima Vitorio . Com certeza Tiago ele era um judeu e jamais teria este nome, seu nome é Yosef ben matetiahu ou seja José filho de Mateus
Não foi exatamente mudado, mas romanizado. Isso de traduzir nomes ainda se usa em vários países, como França. E Tiago é Ya'akov. Yossef é José. Matithiahu é Matias ou Mateus. Flavius Josefus é Yossef ben Matithiahu. Hoje em dia é comum entre os judeus ter um nome civil e outro religioso.
Ele tinha cidadania Romana , por isso o nome
Correto. E "ter cidadania" na época era sinônimo de converter-se. Portanto, era um judeu em provável apostasia. Flavius, se não me engano, herdou o nome de seu senhor, pois ele adquiriu a cidadania por motivos de escravidão e levado à servidão. Como era alfabetizado, era um escravo gourmet hehehe.
Cezar Balbino "Com certeza" não, com um nome romano muitos acham que ele era romano...
Obrigada pelo estudo, que vc seja abençoado sempre
A verdadeira história
Nesse tempo de espera, Jesus esforçou-se para ensinar aos seus discípulos qual deveria ser a atitude deles em relação aos vários grupos religiosos e aos partidos políticos da Palestina. As palavras de Jesus eram sempre: “Estamos procurando conquistar todos eles, mas não pertencemos a nenhum deles”.
Os escribas e os rabinos, juntos, eram chamados fariseus. Eles referiam-se a si próprios como os “parceiros”. Sob muitos pontos de vista eles eram um grupo progressista, entre os judeus, tendo adotado muitos ensinamentos não claramente encontrados nas escrituras dos hebreus, tais como acreditar na ressurreição dos mortos, uma doutrina apenas mencionada por Daniel, um dos últimos profetas.
Os saduceus eram compostos pelo sacerdócio e por certos judeus ricos. Eles não eram tão cheios de rigor pelos detalhes da aplicação da lei. Os fariseus e os saduceus, na realidade, eram mais partidos religiosos, do que seitas.
Os essênios eram uma seita verdadeiramente religiosa, originada durante a revolta dos macabeus, cujos princípios eram, sob alguns aspectos, mais exigentes do que aqueles dos fariseus. Eles haviam adotado muitas crenças e práticas persas; viviam como uma irmandade, em monastérios, abstinham-se do casamento e possuíam todas as coisas comunitariamente. E especializaram-se em ensinamentos sobre os anjos.
Os zelotes eram um grupo de ardentes patriotas judeus. Eles advogavam que todo e qualquer dos métodos se justificaria na luta para escapar da escravidão do jugo romano.
Os herodianos eram um partido puramente político, que advogava a emancipação do governo romano direto, pela restauração da dinastia de Herodes.
Bem no meio da Palestina viviam os samaritanos, com quem “os judeus não faziam nenhum negócio”, não obstante tivessem eles muitos pontos de vista semelhantes aos ensinamentos dos judeus.
Todos esses partidos e seitas, incluindo a pequena irmandade nazarita, acreditavam na vinda, em algum tempo, do Messias. Eles todos buscavam um libertador nacional. Entretanto, Jesus foi muito positivo, ao deixar claro que ele e os seus discípulos não se tornariam aliados de nenhuma dessas escolas de pensamento ou de práticas. O Filho do Homem não seria nem um nazarita nem um essênio.
Se bem que mais tarde Jesus houvesse ordenado que os apóstolos devessem partir, como o fez João, e pregar os ensinamentos de Deus e instruir os crentes, ele colocou ênfase na proclamação das “boas-novas do Reino do céu”. Ele repetia infalivelmente, para os seus colaboradores, que eles deveriam “demonstrar amor, compaixão e compreensão”. Muito cedo Jesus ensinou aos seus seguidores que o Reino do céu era uma experiência espiritual que tinha a ver com a entronização de Deus nos corações dos homens.
Enquanto aguardavam, assim, antes de embarcarem para as suas pregações públicas ativas, Jesus e os sete apóstolos passavam duas noites, todas as semanas, na sinagoga, estudando as escrituras dos hebreus. Nos anos posteriores, após muito tempo de pregação pública, os apóstolos relembrar-se-iam desses quatro meses como os mais preciosos e proveitosos de toda a sua ligação com o Mestre. Jesus ensinou a esses homens tudo o que poderiam assimilar. Ele não cometeu o erro de instruí-los em excesso. E fez por não deixar a confusão cair sobre eles, não apresentando uma verdade muito adiante da sua capacidade de compreensão.