A história do bairro da Pitanga | Ph056

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 26 янв 2025

Комментарии • 43

  • @rozimerelima
    @rozimerelima 2 года назад +5

    Muito obrigada, Marcelo, pelo vídeo sobre meu bairro. Aparece até a minha casa, na esquina da subida para a Central, em verde claro. Muito bom conhecer a história, com as imagens, a gente volta no tempo. Que bela contribuição e que magnífico canal. Parabéns!

    • @pesqueirahistorica
      @pesqueirahistorica  2 года назад +2

      Rose, obrigado por seu depoimento, muito bom receber um comentário de alguém do bairro. A Pitanga é fascinante, daria um vídeo ainda maior, mas tento sempre resumir pra fica mais fácil das pessoas assistirem. Que bom que apareceu sua casa! O bairro é muito bonito e, falando em casa, acho muito bonitas aquelas de calçada alta, que são padronizadas, têm a fachada bem parecidas umas das outras, sou bem curioso sobre a história delas. Viu como tem assunto pra se falar da Pitanga? Cada trechinho do bairro é uma curiosidade a se descobrir. Mais uma vez obrigado por seu comentário,

  • @deboramarcelino9794
    @deboramarcelino9794 Год назад +2

    Nossa... emocionada! Não conhecia seu canal e agora estou maratonando.
    Gratidão por criar um conteúdo tão bom sobre a nossa cidade.
    Cresci na pitanga, na frente da antiga fazenda Peixe e da fazenda de seu Benone.
    Tantas lembranças boas da minha infância...
    Esse vídeo realmente me tocou, porque trouxe à tona memórias de uma época tão boa e de pessoas tão queridas que já não estão entre nós.
    Parabéns pelo canal e pelo excelente conteúdo.

    • @pesqueirahistorica
      @pesqueirahistorica  Год назад +1

      Fico muito feliz por seu comentário tão gentil e emotivo. O canal é uma forma da gente compartilhar histórias e abrir o debate sobre o passado de Pesqueira. Eu percebo que quando falamos sobre um lugar mais específico, um distrito, um povoado ou um bairro, as informações chegam de forma muito intensa e geram bastante emoção. Eu fico sempre muito satisfeito com esse resultado. Mais uma vez obrigado.

  • @eunicebarbosa6671
    @eunicebarbosa6671 2 года назад +4

    Parabéns!

  • @Arywander1
    @Arywander1 2 года назад +4

    Bom dia! Ainda não assisti o vídeo mais já deixo meu like para este canal maravilhoso e ainda mais falando do bairro que nasci e vivi 25 anos de minha vida. A noite quando chegar do trabalho vou assistir este vídeo.

    • @pesqueirahistorica
      @pesqueirahistorica  2 года назад +1

      Ary, muito obrigado pela confiança, isso mostra que estamos no caminho certo na produção dos programas. Quando assistir diga o que achou. Valeu, meu amigo!

  • @lenildopires2720
    @lenildopires2720 2 года назад +7

    Marcelo te agradeço muito por ter me atendido pesqueira e rica em cultura e agora tenho a oportunidade de saber mas da história desta cidade quando puder fale sobre os museus e a história de cada um gentileza mas uma vez te agradeço um abraço do seu amigo e fã deste trabalho de resgate da história da pesqueira

    • @pesqueirahistorica
      @pesqueirahistorica  2 года назад +1

      Lenildo, eu que preciso agradecer por sua participação e pela ótima sugestão pra fazer esse programa. Sua nova sugestão já está anota. Agradeço demais, meu amigo!

  • @everardomaciel7395
    @everardomaciel7395 2 года назад +4

    Reitero meus cumprimentos por sua admirável dedicação à história de Pesqueira, dando curso ao que fez Vovô Cazuzinha, meu tio Gilvan, meu primo Padre Frederico Maciel, Dr. Luiz Wilson e outros.

    • @pesqueirahistorica
      @pesqueirahistorica  2 года назад +2

      Prof. Everardo Maciel, que honra receber um comentário seu e que felicidade por esse importante reconhecimento! O senhor, sem dúvida, é uma pessoa de grande peso e importância pro País, um grande nome que, por seu trabalho, já está gravado na história nacional. Fico sem palavras diante da sua humildade em tirar um pouco do seu tempo pra dar atenção ao meu pequeno canal. Todos os nomes que o senhor citou são referências pra mim, inclusive o primeiro livro de história municipal que li foi o Ruas de Pesqueira, de seu Cazuzinha, organizado pelo saudoso Gilvan Maciel, que pra mim é outro mestre. Enfim, a obra desses homens não canso de consultar até hoje, são obrigatórias. Dos quatro citados, três são da família Maciel, que, sem dúvida, foi uma das que muito ajudaram a construir Pesqueira, tanto com seus empreendimentos quanto com seus intelectos, realmente algo grandioso e admirável.
      Agradeço demais por seu comentário e lhe deixo o meu abraço.

  • @clebersiqueiravital9262
    @clebersiqueiravital9262 2 года назад +4

    Adorei assistir a aula sobre a história do bairro onde cresci! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

    • @pesqueirahistorica
      @pesqueirahistorica  2 года назад +1

      Obrigado, meu amigo Cleber. A Pitanga é um bairro importante e com bastante história, renderia um programa maior ainda, mas sempre tento resumir pra não ficar cansativo pra quem assiste. Certamente, quando possível, teremos uma parte 2 falando de outros aspectos da história do bairro.

  • @clebersiqueiravital9262
    @clebersiqueiravital9262 2 года назад +4

    Obrigado, Grande Marcelo!!!

    • @pesqueirahistorica
      @pesqueirahistorica  2 года назад

      Grande Cleber, eu que agradeço pela parceria de sempre e pelo constante incentivo.

  • @ricardohda
    @ricardohda 2 года назад +4

    Discreta mas nunca ausente. Espera sempre nossa visita, essa é a Pitanga. Obrigado, Marcelo, por ajudar a construir nossa identidade com mais esse apanhado histórico.

    • @pesqueirahistorica
      @pesqueirahistorica  2 года назад +1

      Ricardo, sua frase resume de forma magnífica o aspecto da Pitanga. Obrigado pela excelente colaboração!

  • @orionalm4225
    @orionalm4225 Год назад +2

    que legal marcelo! pra mim é muito importante saber sobre as origens dos territorios. meu bisavo morava no bairro da pitanga, frente a linha de trem. ele era indigena e só me contaram que somos uma familia indigena em contexto de cidade ha 3 anos. dps disso busco entender melhor sobre minhas raizes e honra-las. daí gostaria de saber se encontrou estudos de migrações indigenas no bairro pitanguinha. ou como posso acessar mais informações sobre esse territorio especifico.

    • @pesqueirahistorica
      @pesqueirahistorica  Год назад +1

      Infelizmente não conheço nenhum estudo nesse sentido. Aliás, a história territorial de Pesqueira é bastante pobre de estudo. Sobre o povo indígena há bom número de material acadêmico, mas creio que poucos citam essa movimentação dentro do município, tema que realmente é necessário e muito interessante. É provável que essa migração indígena esteja ligada, também, à necessidade do trabalho nas fábricas.

  • @kalinkasantos6190
    @kalinkasantos6190 2 года назад +2

    Oi Marcelo! Mais uma ótima história. Muito obrigada!

  • @anacristinaguimaraes8968
    @anacristinaguimaraes8968 2 года назад +2

    Minha pitanga querida, como brinquei na rua com meus amigos, quanta saudade!! Nasci em Pesqueira e vivi aí até meus 13 anos. Hoje moro em Guarulhos! Abraços a todos de Pesqueira!🙏

    • @pesqueirahistorica
      @pesqueirahistorica  2 года назад

      Ana Cristina, que bom ler seu comentário! Fico muito feliz por despertar boas lembranças. A história tem disso também, além da parte técnica e "fria", tem a parte emocional que faz a gente relembrar o passado e, de certa forma, revivê-lo.

  • @joseniltonrodriguesdeolive7570
    @joseniltonrodriguesdeolive7570 2 года назад +4

    Grande Marcelo. Estive ausente por um tempo resolvendo pendências profissionais. Olha, não tem como não fazermos uma viagem no tempo com a sua narração. Realmente, assim como outros bairros tradicionais de nossa querida pesqueira, a Pitanga reserva um passado histórico e importante, digno de registro. Lembro-me muito bem da antiga Cilpe, da antiga Peixinha e outros empreendimentos que ali se instalaram. Forte abraço meu amigo.

    • @pesqueirahistorica
      @pesqueirahistorica  2 года назад +1

      Grande, Nilton! Obrigado pela atenção que você dá ao nosso conteúdo, você sempre consegue enxergar cada detalhe. Realmente a Pitanga é um bairro bem importante, mas muitos de nós acabamos por não perceber isso. Eu adoro a Pitanga, gosto de pedalar por lá. O pessoal do bairro inclusive é muito simpático. Uma coisa que gosto bastante de lá também é o aspecto bucólico, a vegetação que tem por perto e proximidade com a zona rural, tudo ali na Pitanga é bom!

  • @doralira1032
    @doralira1032 2 года назад +4

    Nasci no Bairro da Pitanga e vivi lá, durante 14 anos. Amei saber sobre a história do bairro. Parabéns a todos os envolvidos na realização desse vídeo.

    • @pesqueirahistorica
      @pesqueirahistorica  2 года назад

      Dora, muito obrigado por seu comentário. Bom demais receber um depoimento de alguém que viveu no lugar do qual falamos a história. A Pitanga é um lugar muito agradável, creio que seja um dos lugares mais aconchegantes de Pesqueira. Quando era criança passava por lá com meu avô quando alguém da família precisava comprar tojolos na olaria, eu sempre achava bonito o bairro e tinha vontade de morar lá!

  • @armandofrancisco2098
    @armandofrancisco2098 2 года назад +2

    boa historia, parabéns.

  • @danifrazao6312
    @danifrazao6312 21 день назад

    Gostaria que você fizesse um vídeo sobre a história do bairro centenário.
    Gosto muito do seu canal.

    • @pesqueirahistorica
      @pesqueirahistorica  20 дней назад

      Obrigado, Dani. Não lembro se foi você que sugeriu de outra vez, mas anotei essa sugestão há algum tempo e comecei a pesquisar. Creio que os dados que levantei dá para fazer um roteiro. Tentarei fazer assim que possível.

  • @RuanAntunes-p4l
    @RuanAntunes-p4l Месяц назад

    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @ranierymotovlog
    @ranierymotovlog 2 года назад +3

    Ótimo vídeo! Ir a pitanga é uma viagem ao tempo, mas não sabia que a pitanga começava ali da praça da estação. Conta um pouco sobre a fábrica renascença

    • @pesqueirahistorica
      @pesqueirahistorica  2 года назад +2

      Grande Raniery! Atualmente não sei se a área próxima a estação ainda faz parte da Pitanga, mas nos primórdios fazia, o bairro começa logo após o antigo SESI, hoje não sei se essa divisão ainda é assim. Sei que a parte de baixo, a partir da avenida Joaquim Nabuco ainda é área da Pitanga. Parece-se que o hotel Estação Cruzeiro atualmente é área do Centro, mas não tenho certeza. Antes da urbanização, tudo isso era considerado Pitanga.

  • @LuizOliveira-pb2tj
    @LuizOliveira-pb2tj 2 года назад +2

    Eu não imaginava que ali na famosa peixinha seria destinada a produção de derivados do tomate .

    • @pesqueirahistorica
      @pesqueirahistorica  2 года назад +1

      Luiz, antes de pesquisar eu também não sabia, sabia que era da Peixe, mas não sabia exatamente do que se tratava.

  • @arestidesbezerra8611
    @arestidesbezerra8611 2 года назад +1

    Eu amo a pitanga e dela tenho muita saudade.a casa que eu nasci , foi la.constrida pela minha tia avó no ano de 1864.a histórica tem sempre alguns detalhes kkk

    • @pesqueirahistorica
      @pesqueirahistorica  2 года назад +1

      Que informação interessante! Essa casa ainda existe??

    • @arestidesbezerra8611
      @arestidesbezerra8611 Год назад +1

      Eu acho que sim, fica ai lado da estação de trem, mas faz mai de 40 anos que sai dai, logo que morreu meu irmao acyr(o do clube comecial)

  • @lucassouzasantos6778
    @lucassouzasantos6778 2 года назад +2

    Parabéns pelo conteúdo! Uma sugestão de tema: a Fábrica Peixe.

    • @pesqueirahistorica
      @pesqueirahistorica  2 года назад +1

      Lucas, sugestão anotada! Já temos um que fala do começo da indústria do doce em Pesqueira, mas faremos assim que possível um programa específico sobre a Peixe. Obrigado pela sugestão!