Especial Comunismo no Século 20: Ascensão e Queda, com Osvaldo Coggiola
HTML-код
- Опубликовано: 28 окт 2024
- Por que o comunismo moderno ainda levanta tantas discussões e está no centro de tantas polêmicas? Neste ano, em que se comemoraram 70 anos da Revolução Comunista na China, 60 Anos da Revolução Cubana e 30 anos da Queda do Muro de Berlim, o Quem Somos Nós? preparou o Especial Comunismo, com o historiador e economista argentino Osvaldo Coggiola. Durante a conversa, Coggiola analisou a gênese da Revolução Comunista na China e trouxe detalhes da Revolução Cubana.
Excelente conversa! Parabéns! Uma das melhores definições de "quem somos nós" de todos os programas! Que maravilha!
Oi, Marcelo. Obrigado, pela companhia e feedback.
Verdade!
MARAVILHA.
Professor excepcional.
que conhecimento,que clareza,que vivencia.
tema muuuito oportuno.
outro mundo é possivel.
merece um outro programa
Oi, Eliane. Ficamos felizes que tenhas gostado. Obrigado, pela companhia e feedback.
Parabéns!
A melhor explicação, contextualizada, que tive até o presente momento, dos temas abordados.
Amei o programa! Chamem esse sapiente professor para falar do leste europeu. Seria interessantíssimo sz
Excelente conversa. Parabéns pelo programa.
Ótimo trabalho Excelente qualidade incrível fantástico extraordinário gostei muito parabéns prima bravo Brigado
Esta entrevista, depois da de Albert Camus, é a segunda melhor que vi aq no Quem Somos Nós? Adoreeeiiii!
Ótima entrevista, mas pelo amor ... entrevistador podia interromper muito menos né ... Gzuuz Crayst
Parabéns Osvaldo, excelente. Por favor deixa ele falar. Obrigado
Homem, deixa o professor falar.
Emocionante entrevista. Um poço de sabedoria! Valeu!
Excelente entrevista ! Divulgação de conhecimento e de nossos professores /autores fundamental !!!
Que pensador!! Conversa madura, respeitosa e democrática de ambas as partes. Parabéns e obrigada
Eu ouvi esse programa pela rádio Eldorado, mas bacana também ver pelo RUclips 👍🏽👍🏽👏🏽👏🏽😊😊
Por enquanto a China tem uma economia capitalista. O professor afirma que é um exemplo de que está funcionando o socialismo/comunismo. Minhas sinceras dúvidas são: em que momento o alto escalão (poder) da china irá "decretar" o comunismo (ausência do estado)? ou precisará que os proletariados chineses "tomem" esse poder? o que seria contraditório. Qual será o modelo econômico vigente depois? já que livre mercado e planejamento centralizado do estado não poderão ser? Assim como não existe propriedade privada, quem ditará os preços dos produtos, uma vez que não haverá mercado? Dá para separar teoria da prática (práxis) e pensar antes como será o estado final?
A China é capitalista, porém o partido chinês promete que até 2050 vai virar a chave para o socialismo** que ainda é um primeiro estágio. Comunismo é inalcançável à curto prazo, e todos concordam. Sugiro os videos do jones manoel sobre: ruclips.net/video/0DJUM4zQt0A/видео.html
Há também uma live com um entisiasta do tema china, João carvalho: ruclips.net/video/vvFXAT27vWE/видео.html
podcast do Revolushow sobre: revolushow.com/32-historia-da-questao-chinesa/
Não. Não há Capitalismo na China. E não existe Socialismo/Comunismo ou é um ou outro. A China tem um Capitalismo de Estado, há Capital, há mercado, mas não uma sociedade de mercado que é o mundo ocidental, onde o mercado manda e desmanda no Estado, na sociedade, permeia os indivíduos e sua própria visão de mundo. Na China vc é dono da empresa (burgues), de parte do meios de produção social, mas não da terra que é do Estado, que é o principal meio de produção social. Portanto há uma mescla de um Capitalismo regrado pelo Estado, o que não nem um pouco incompatível com o Socialismo-Marxista em determinadas ocasiões. Comunismo é outra coisa, e está longe mas para entender isso vc precisa entender a noção de tempo que filosófico dos asiáticos que nada tem de a ver com a dos ocidentais, justamente pq a noção de tempo, a nossa subjetividade e visão de mundo é orientada pelo mercado, técnica etc, para os Chineses Mil anos é um tempo relativo, cem anos é muito pouco; depois que a China foi humilhada pelos Capitalistas ocidentais nos séculos XIX e XX, disseram que voltariam a ser uma enorme civilização e potência global como o fora por 3 mil anos de império; Cem anos depois são novamente uma gigante. Os asiáticos tem outra forma de se enxergarem como civilização no tempo. Portanto o Comunismo para eles irá acontecer, mas não será amanhã é um processo como tudo na longa história da humanidade.
Muito bom! Daria pra ficar 5 horas aprendendo sobre essa ideologia com esse professor. Essa ideologia fez parte da história e influencia nosso presente. Então todos precisam conhecer. O ser humano é ávido por poder e tem sentimentos mais deletérios do que salutar. Isso vai nos levar novamente à destruição para uma nova reconstrução repetindo o passado. Pouco aprendemos ao longo dos milênios. Estamos repetindo e repetindo...
Útil importante relevante excelência
Excelente entrevista!!!
Adorei essa análise.
Talvez o maior problema do entrevistador é que ele não deixa o entrevistado concluir o raciocínio.
Brilhante!
Parabéns pelas entrevistas e o programa ! Gostaria de saber se há algum programa/entrevista sobre o pensamento de Gilles Deleuze. Grato !!
Oi, Dionisio. Obrigado,pela companhia e feedback. Conversamos com Franklin Leopoldo e Silva sobre Gilles Deleuze, confira no link bit.ly/2ZxPJxE.
Ótimo diálogo!
Podia falar sobre mariguelha
Excelente tema !
Coggiola, excelente! O apresentador, com todo respeito, é um repetidor de truísmos ideologizantes... Ao menos é simpático.
Esse apresentador é tão chatinho, parece o Jô Soares querendo saber mais que o entrevistado, todo o momento interrompendo com impertinência, chato mesmo
Podia fazer uma sobre George Sorel enh!!
Chama o Rui Costa Pimenta pra falar de Trótski. Não tem nenhum episódio sobre Trórski...
Sensacional. 👏👏👏👏👏👏
Fantástico!!!!!!!!
Ouvindo em 2023 . Se não fosse um cientista diria ser um profeta.
Excelente!
Esse vídeo é um tesouro
Legal. Seria interessante na ótica da alteridade e na divulgação das informações ao público. A realização de um vídeo discutindo o efeito da Publicidade e do Marketing. Sua liberdade e responsabilidade nos efeitos de concentração de renda e aquecimento global em nossos tempos contemporâneo. Seriam os sacerdotes do Erotismo? Considerando que os adeptos do capitalismo, nazismo e comunismo utilizaram os serviços dessa igreja!
Otimo! adicionado ao bonde!
Tremendo!
Loducca deveria assistir o Loducca entrevistando. Ficaria puto percebendo o tanto que o Loducca corta, interfere e mesmo conclui pelo entrevistado. Escolhe bons entrevistados, bons assuntos, mas nao respeita, atravessando a resposta, fazendo conclusões óbvias, desviando para assuntos laterais e sem importância. Agora, passou a fazer e repetir em seguida, a mesma pergunta, sempre com uma conclusão genérica. As vezes toma um puxão de orelha, mas não se corrige. Só não caiu a ficha para ele, o interferidor geral da república.
Excelente
É curioso como especialistas se põe a discorrer sobre como sistemas econômicos, culturas, eventos históricos e políticos moldaram países para logo em seguida passar a determinar a economia como o ponto virtuoso de uma nação. A China, que colheu milhões de mortos e se estabeleceu como um país de liberdade assistida não merece nenhuma apreciação quanto ao seu sucesso econômico, mesmo porque suas bases estão longe de serem firmes uma vez que só foram estabelecidas nos ultimos 20 anos.
Fantástico 👏👏👏
Muito bom
Muito inteligente esse professor, porém, mistura conhecimento com paixões ideológicas, mostra que ainda tá preso nas paixões revolucionárias do passado. O apresentador também muito inteligente mais deixa explícito seu deslumbre pelo comunismo.
Boa tarde Everton. Vc acredita que existe algum pensamento livre de paixões e ideologias, sejam lá quais forem? Eu não acredito. Isso é uma cilada que acaba nos levando ao viés de conveniência.
@@renatorizoventura3861 acredito sim, porém prefiro o pensamento clássico e filosófico que tem uma objetividade que concluí que 2+2= 4 e não corrente teleológica que sustenta e até afirma que 2+2= talvez ou poderá ser 4.
@@evertonnascimento1881 2 Mais 2. "o apresentador muito inteligente MAS deixa..."
"prifiro" "concluí"
Viver e ser
As intervenções do repórter, na maioria descabidas.
Ano que vem vou tentar ler O Capital para poder dizer que sou marxista sz
Fala como se fosse tão fácil quanto ler "O mundo de sofia" ksksksk
@@damiaogomes2171 Quem dera fosse fácil as coisas da vida rs
Cara, tenho algumas boas dicas pra te preparar: canal orientação marxista que ta fazendo vídeos especialmente pra começar a ler o capital. ruclips.net/channel/UCRLEkZpNRoZQBG8kUTBD8vQ
Canal Tese onze, principalmente esse vídeo aqui de sugestoes de como estudar: ruclips.net/video/E2N-0nfW27o/видео.html
Aqui uma série de vídeos para começar a entender conceitos gerais do pensamento Marxista: ruclips.net/p/PLR89ckW0vxvCC_IMM5apJ6xncKq6FagYH
Primeira parte da palestra do José Paulo Netto sobre método em marx: ruclips.net/video/2WndNoqRiq8/видео.html
@@BrunoLima-vh1eu Aooo mt obg. Vou dar uma olhada :D
e aí, leu?
interessante
Loducca, Loducca! Para de cortar. Para de interferir com assuntos laterais e sem importância. Não vê que e’ ofensivo concluir um assunto, com obviedades e superficialmente, diante de um doutor, Prf emérito, com 70 livros publicados?
O apresentador é péssimo e nutre uma falta de educação incontrolável, explicada em partes por um anti-comunismo explicito, uma ideia difusa do que é democracia, uma condenação com pouco senso critico das experiências socialistas e uma vontade de falar mais que o entrevistado. Veja bem, não é preciso ser um comunista de carteirinha para fazer um balanço, no mínimo historicamente coerente sobre as experiências socialistas do século XX. Esse senhor tenta a todo momento minimizar, demonizar e inviabilizar tais experiências, com nada mais que opiniões pouco fundadas e completo desconhecimento. Assistir o programa inteiro foi um verdadeiro sacrilégio, valha-me.
Aconselho a este senhor a retornar ao seu país de origem e lá colocar o seu marxismo em prática.
Discordo. Os marxistas já fizeram estragos demais na Argentina. Deixe o Milei trabalhar em paz, sem os marxistas atrapalhando.
"Take care"
Esse professor parece o Olavo de Carvalho com sinal inverso.
Jones manoel, Tese Onze, Revolushow, saia da matrix... estudem socialismo, critiquem e aprendam
Obrigada por todas as indicações de canal! Já me inscrevi em todos.
O que será que esse maluco andou fumando?...
Se o entrevistador começar a falar demais, desligo.
Esse entrevistador é bolsonarista.
O comentador é “petista”? Esse raciocínio binário baseado em populismo é que torna generalizado o desvalor do brasileiro. Por favor, estude mais.