o professor Bolzani é um dos melhores do departamento de Filosofia, sempre fico encantada com a clareza e a elegância no modo de explicar que ele tem, transmite realmente o fascínio em torno do filósofo.
Celso. ..vc é excelente. ...conduz com muita naturalidade um bate papo. ...que nos acrescenta conhecimento ..."parece que está na nossa casa "que estamos juntos. ..!!!
Muito bom vídeo e excelente entrevistador. Ele sabe do que pergunta e eleva o nível da conversa. Milhões de vezes melhor que muita gente por aí que claramente não estudou o assunto antes de conduzir entrevistas.
@@joaoabreu2498 pois é, concordo! Diference de uma jornalista entrevistadora de um canal chamado univesp TV: ela é chata pra caramba, interrompe o tempo todo, mas pergunta tudo o que a gente quer saber. Aí, a gente releva. É Mônica Teixeira o nome dela.
Mais uma série maravilhosa. Estou com vocês desde o início, vi o projeto crescer e se tornar essa marca tão especial aqui no RUclips. Abração. E contem comigo.
5 лет назад+1
Agradecemos pela companhia, carinho e apoio, Weldher. Pra gente, é muito importante (mesmo!) a opinião do pessoal que nos acompanha. Grande abraço.
convidados sempre interessantes, profundos.Sobre o Apresentador concordo com alguns comentários quando apontam o excesso de interferência na fala, vez outra sem necessidade.
Vendo 11/06/22. É a segunda vez que estou assistindo e acho as interrupções do entrevistador pertinentes, pois ele também sabe do assunto.Tudo que ele fala o professor concorda
Eu sou fã de Aristóteles e Platão. Se eu puder viajar no tempo através dos buracos de minhoca, numa nave do Elon Musk, já tenho meu destino definido. Conhecer esses homens que, mesmo com um abismo de 2.500 anos de história, tenho certeza que pensaram e abstraíram em nome de todos os seres humanos juntos desde que a televisão foi inventada e desenvolvida de forma intencional para imbecializar as pessoas, tornando-as desprovidas do ato de pensar, duvidar e questionar. Concordo com a definição do Pondé, na sua entrevista sobre o Freud: fracassamos como sociedade ao optarmos pelo consumo utilitarista. Oremos por nós. Obrigada ao professor e ao apresentador! Continuem difundindo conhecimento, vcs são top e o que há de melhor no planeta Terra. 😘😘😘
4 года назад+1
Oi, Vanessa. Por aqui também somos pelo conhecimento, pela curiosidade e pelo prazer em conhecer. Ficamos felizes em tê-la conosco. Obrigado pela companhia, grande abraço.
Teoricamente para querer os fins, os meios exige combinações de instrumentos inteligentes. No caso hoje já se sabe que tudo é frequência, níveis de combinações que aumenta o campo definindo a unidade de energia que compõem esse campo, daí se sabe se é verdadeiro pela presença, mau pela ausência. Não se pode saber o certo os resultados, mas estando nessa faixa de escolhas a garantia é certa de resultado favorável. O que mudou foi o campo de possibilidades, quanto mais quilowatt, mais você vai se sentir rico, feliz e etc.
A moralidade da ação voluntária de que o professor falou é absolutamente aplicável hj. Por exemplo, na prática de um crime a conta de de comitê lo é mais grave, portanto mais imoral do que aqueles que se pratica com uma ação culposa. E há situações onde a moral e o valor social é elencado para amainar a pena. Portanto, não cabe a moldura de boas intenções o inferno está cheio, isso seria no mínimo a destruição da moral nas ações, sancionando que se os fins forem bons os meios podem ser maus.
Quer mais exemplos de termos aristotélicos usados até hoje, não só em Filosofia e Ciência, mas mesmo no vocabulário comum e corrente? Se encontram no quinto livro da Metafísica, por exemplo, Princípio, Causa, Elemento, Natureza, Necessário, Uno-Unidade, Ser (o que é), Entidade, O mesmo-Diverso, Semelhante-Dessemelhante, Opostos-Contrários-Diversos quanto à Espécie, Anterior-Posterior, Potência (ou capacidade)-Impotência (ou incapacidade), Quantidade, Qualidade, Relativo, Perfeito-Completo, Limite, Aquilo pelo qual, Disposição, Posse-Hábito-Estado, Ter, Afecção, Privação, De algo-A partir de algo, Parte, Um todo-Algo inteiro, Mutilado, Gênero, Falso, Acidente.
Os programas são muito interessantes, mas o apresentador interfere demais, cortando sistematicamente o pensamento e as elaborações do convidado. Isso é ruim, desanimador para quem está assistindo.
Escutando, assistindo a palestra fiquei impressionada com a similaridade dos pensamentos aristotélicos e dos pensamentos de Maquiavel. Isso faz sentido? Obrigada
Eu tenho assistido vários vídeos com o intermediador Loduca e ao contrário da crítica da "colega" Adriana Penna acho que as intervenções dele com seus entrevistados são sempre procedentes os força até aprofundar a narrativa dos mesmos inclusive os auxiliando até a melhorar a reflexão dos temas... Parabéns Celso Loduca!
A MORALIDADE ENVOLVE A AQUISIÇÃO DE HÁBITOS. O QUE DISTINGUE OS INDIVÍDUOS É ELE TER ADQUIRIDO UMA DISPOSIÇÃO VIRTUOSA OU VICIOSA, DETERMINANDO A SUA CONDUTA.
A forma como o apresentador conduz a conversa é incoveniente e em certos momentos chega a ser rude. Os convidados são sempre muito bons, ótimas e interessantes escolhas, deixando sempre a nós o dilema de ouvir e apreciar um excelente conteúdo e por outro lado, ter que se acostumar ao tom desconfortável do apresentador.
Estudei na UFPB, mas como todas as universidades públicas são parecidas. O professor Heleno Cezarino da UFPB, é muito parecido com este professor da USP.
Quem somos nos? Ha varias respostas. Que satisfazem alguns e nao satisfazem a outros. No curso de Filosofia que frequentei os Simposios eram de Filosofia Moderna e Contemporanea. Antiga e Medieval, ou esta esquecida, desprezada; ou nao tinham docentes qualificados para darem continuidade ou estimulo a pesquisa. Acredito que ha uma uniao entre esses dois fatores.
5 лет назад
Olá, Tércio. A filosofia moderna será contemplada, sim, nessa série. Há muitos Pensadores por virem ainda. Grande abraço.
Boa tarde maravilhosa serie e gostaria de sugerir que falasse sobre Kant e especialmente sobre a crítica da razão pura se fosse possível obrigado e se possível com Clóvis Barros Filho obrigado novamente!
5 лет назад
Oi, Péricles . Obrigado pela companhia. Teremos Kant, sim, nessa série. Não será pela leitura de Clóvis Barros Filho, mas esperamos que você goste do resultado. Não deixe de comentar aqui pra gente ;) Grande abraço,
Professor Bolzani, foi um prazer imenso conhecê-lo! Sobre o apresentador, novamente, muitas interrupções desnecessárias e percebo que ele se equivoca bastante nas suas interpretações filosóficas, atrapalhando o raciocínio do entrevistado, e querendo trazer a sua perspectiva para a pauta. Muito desagradável isso, atrapalha a fluidez da explicação...
Os eruditos arabes Avicena, Averrois ja tinham feito uma sintese entre Aristoteles e a teologia arabe. Os cristaos tambem se esforçaram para fazer sua sintese.
Reflexão - Aprendendo com o Pai Criador - YHWH 42 Penso, logo sou. Existo, logo sei - o grande engano! Quando os velhos sábios acreditaram no que lhes disseram, que podendo o homem saber o que Ele sabe, logo o homem seria como Ele. E a velha afirmação "penso, logo existo" se fez superada a inferioridade do homem. Refletimos. Ao mastigar o fruto do conhecimento pela mente egoísta da razão, a primeira decisão foi arbitrar (pra não dizer, livrar-se) a parte doce do fruto, exilando-a para o coração como forma de distanciar da discussão. (o coração não "pensa", "sente"! - o segundo engano). A "sabedoria" estava no berço. A alforria se vangloriava. Livre, o homem era como Ele, exatamente como disse o encantador de cobras. Ao saber o que Ele pensa e sabe, o nó estava desfeito, e a sabedoria virou ciência e o homem pensante voou. Academicamente, isso tudo aconteceu, alguns poucos anos antes da Palavra ser noticiada como algo a ser criticada. Mas, não foi o que aconteceu! E a senhora "sabedoria" ignorou a crítica, ganhou pernas e velocidade, e, em conluio com os outros "sábios" anciãos intereseiros, acharam por bem esconder, adulterar a parte doce do fruto, substituindo-a pela miséria da ignorância lá para o coração. Para justificar a grande tacada de mestre, a novíssima "sabedoria", perfumou-se e embelezou-se com seus adornos e seduziu homens e muitos homens, tornando todos eles, "sábios intelectuais". Ignorantes pensantes envenenados pela expertise do enganador. Ao coração, coitado, de bombeador de sangue elevaram para salvador de almas, criando "re-ligares" de regras, numa miséria de mentiras para mantê-los longe da verdade. Não se iludam, pois ninguém sabe de onde vem e pra onde vai o vento. Apenas Ele é o sábio que conhece o balanço. Não "pensem" com o coração. Pensem com a razão. O fruto do conhecimento do bem e do mal foi digerido apenas num lugar: a sua mente. Você nunca saberá o que Ele pensa, muito menos existir sem Ele. Não se deixem enganar por religiões dos homens. O caminho da Verdade não tem bifurcações, curvas ou atalhos. É um caminho claro e simples de se chegar. Acredite, Ele, o Pai Altíssimo YHWH é a verdadeira Sabedoria. Reflitam.
Materia e forma; ato e potencia; entelequia; metodologia; enciclopedismo ou universalismo da especulaçao filosofica; o estudo do ser; substancia e acidente; qualitativo e quantitativo; deontologico e teleologico; conceitos centrais abordados. Aristoteles nao se tornou especialista em Platao, rompeu com o mestre, tendo ideias e teses proprias.
Este e' um otimo canal, e' uma pena que o entrevistador seja fraco, nao e' o mais indicado para uma entrevista deste nivel. Quando o conceito de Etica entrou na entrevista ele se perdeu...
cara, os comentarios são muito fraquinhos...o cara tá muito aquém dos convidados chega atrapalhar o fluir das ideias do professor e as vezes até "emburrece" o debate, isso fica muito destacado a partir dos 55 minutos, comentários muito primários como juizos de valor acerca das atitudes de Alexandre, que isso...faltou antropologia básica
É uma mistura de burrice com arrogância: além de não entenderem a proposta do programa, sentem a necessidade de agredir, ofender, as pessoas que realizam este lindo trabalho e disponibilizam o conteúdo gratuitamente! É revoltante!
Rapaz, é muto entediante quando o entrevistador interrimpe a todo momento; prevendo a fala do entrevistado. Isso "dá nos nervos", mas ele esta melhorando.
Um dos melhores professores que o departamento de filosofia da USP possui.
É incrível a clareza, precisão e elegancia do Bolzani.
0
Dos mais de 40 professores que tive na USP, Bolzani foi o melhor.
o professor Bolzani é um dos melhores do departamento de Filosofia, sempre fico encantada com a clareza e a elegância no modo de explicar que ele tem, transmite realmente o fascínio em torno do filósofo.
Celso. ..vc é excelente. ...conduz com muita naturalidade um bate papo. ...que nos acrescenta conhecimento ..."parece que está na nossa casa "que estamos juntos. ..!!!
Muito boa a entrevista! Trazer Aristóteles para a internet, neste mundo estranho de hoje, é revolucionário. Meus parabéns!
Galera dá muita atenção para "interrupções" do apresentador e se esquece do Ótimo conteúdo do canal!! Parabéns pelo canal!!!
Muito bom vídeo e excelente entrevistador. Ele sabe do que pergunta e eleva o nível da conversa. Milhões de vezes melhor que muita gente por aí que claramente não estudou o assunto antes de conduzir entrevistas.
Meu Professor na USP!!! Ao lado de mais alguns (poucos) inesquecivel!! Excelente Professor!! OBRIGADO!!
BOLZANI É EXCELENTE!
Gosto muito da maneira como o apresentador conduz com naturalidade as entrevistas.
Obrigado, Ana Paula. Bacana que você curte o formato diferenciado do programa. Abraço,
Ótimo! O apresentador interferiu menos que em outros momentos. Que continue assim. A estrela é a filosofia 🤗
O apresentador interfere muito e sem nem uma finalidade prática. Foda
oba!
Amém! Porém aprendi a tolerá-lo, e, de certa forma, inclusive achar graça desse defeitinho! Hehehe
@@joaoabreu2498 pois é, concordo! Diference de uma jornalista entrevistadora de um canal chamado univesp TV: ela é chata pra caramba, interrompe o tempo todo, mas pergunta tudo o que a gente quer saber. Aí, a gente releva. É Mônica Teixeira o nome dela.
Eu fico até nervosa com as intervenções do entrevistador. É uma indelicadeza com o convidado.
façam mais e mais e mais entrevistas com o BOLZANI! GRANDE INTELECTUAL DO MOMENTO!
Sempre bom ouvir Bolzani, grande mestre!
O APRESENTADOR É ÓTIMO ...E NAO RIDICULARIZA O ENTREVISTADO ...EDUCAÇAO E INTELIGENCIA.. PERFEITO
Ha controversas kkkkk
Estelionato cultural!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Muito bom poder contar com vídeos do professor Bolzani.
88888⁸⁸8⁸88⁸⁸88⁹⁹⁸99⁹9⁹⁸⁸8⁸8⁸8888888⁸8⁸88⁸88j⁸⁸8888⁸8888
8888⁸8⁸88⁸888888⁸⁸⁸⁸j88
8889i8
Mais uma série maravilhosa. Estou com vocês desde o início, vi o projeto crescer e se tornar essa marca tão especial aqui no RUclips. Abração. E contem comigo.
Agradecemos pela companhia, carinho e apoio, Weldher. Pra gente, é muito importante (mesmo!) a opinião do pessoal que nos acompanha. Grande abraço.
convidados sempre interessantes, profundos.Sobre o Apresentador concordo com alguns comentários quando apontam o excesso de interferência na fala, vez outra sem necessidade.
P
Vez outra ?!....
Vendo 11/06/22. É a segunda vez que estou assistindo e acho as interrupções do entrevistador pertinentes, pois ele também sabe do assunto.Tudo que ele fala o professor concorda
mestre bolzani!! ja estudei hume com esse monstro
Muito obrigado! Sensacional! Muito grato pelo conteúdo disponibilizado. Faz toda diferença!
Gênio do Brasil 🇧🇷
Excelente!! E o entrevistador é muito bom!!
Por isso mesmo a ética filosófica como dimensão de auto-ajuda é um dos melhores aspectos do conhecimento filosófico. Abs.
En lugar de “auto-ajuda” digamos ALTA- ajuda
@@mariacristinasoares1377 ou uma auto ajuda em alto nível, portanto muito eficaz, mas não acessível para todos, infelizmente. Abs.
Professor brilhante....
Entrevista/aula excelente.
Convide o Bolzani para falar sobre pre_socraticos!
Sempre, sempre e sempre: EXCELENTE!
Gosto muito desses episódios! Tenho acompanhado todos!
Muito bacana saber disso, Ana. A gente curte demais quando o pessoal deixa comentários aqui:) Grande abraço.
Celso eu te amooo!
a filosofia brilhando ✨✨✨✨
Adorei a conversa com o Prof Roberto, muito elucidativa e me motivou a conhecer mais sobre filosofia.
Amado professor, que delícia reve_lo aqui. Nosso admirável e excepcional professor!
OBRIGADO
Parabéns. Grande trabalho. Abraço Celso.
Celso seu programa faz falta
Eu sou fã de Aristóteles e Platão. Se eu puder viajar no tempo através dos buracos de minhoca, numa nave do Elon Musk, já tenho meu destino definido. Conhecer esses homens que, mesmo com um abismo de 2.500 anos de história, tenho certeza que pensaram e abstraíram em nome de todos os seres humanos juntos desde que a televisão foi inventada e desenvolvida de forma intencional para imbecializar as pessoas, tornando-as desprovidas do ato de pensar, duvidar e questionar. Concordo com a definição do Pondé, na sua entrevista sobre o Freud: fracassamos como sociedade ao optarmos pelo consumo utilitarista. Oremos por nós. Obrigada ao professor e ao apresentador! Continuem difundindo conhecimento, vcs são top e o que há de melhor no planeta Terra. 😘😘😘
Oi, Vanessa. Por aqui também somos pelo conhecimento, pela curiosidade e pelo prazer em conhecer. Ficamos felizes em tê-la conosco. Obrigado pela companhia, grande abraço.
Bela e profícua explanação
Aplica , ensina , tranquilo e elegante !
Excelente trabalho, parabéns!
Excelente vídeo. Parabéns equipe do Quem somos nós? !
Agradecemos, Vanderson. Grande abraço.
Muito bom! As interrupções foram mais pontuais, o que torna a entrevista mais fluída, menos truncada, enfim, mais agradável de se ouvir.
Menos
Mais um video esclarecedor. Parabens.
A gente é que agradece por termos você aqui com a gente, Tércio. Grande abraço.
Muito bom.
Teoricamente para querer os fins, os meios exige combinações de instrumentos inteligentes. No caso hoje já se sabe que tudo é frequência, níveis de combinações que aumenta o campo definindo a unidade de energia que compõem esse campo, daí se sabe se é verdadeiro pela presença, mau pela ausência. Não se pode saber o certo os resultados, mas estando nessa faixa de escolhas a garantia é certa de resultado favorável. O que mudou foi o campo de possibilidades, quanto mais quilowatt, mais você vai se sentir rico, feliz e etc.
A moralidade da ação voluntária de que o professor falou é absolutamente aplicável hj. Por exemplo, na prática de um crime a conta de de comitê lo é mais grave, portanto mais imoral do que aqueles que se pratica com uma ação culposa. E há situações onde a moral e o valor social é elencado para amainar a pena. Portanto, não cabe a moldura de boas intenções o inferno está cheio, isso seria no mínimo a destruição da moral nas ações, sancionando que se os fins forem bons os meios podem ser maus.
Aguardemos a parte 2.
Amo esse canal!!!
muito bom!!!!!!!!!!! 01.05.2024
Muito bom, me parece que Aristóteles era o mais completo dessa trinca filosófica...
Parece haver uma ligaçao entre ontologia, logica, etica. Um sistema que abrange o Ser.
Muito bom ouvir pessoas lúcidas.
Parabéns Loduca, como sempre muito bem conduzida a entrevista, e o grande prazer de ouvir e conhecer o professor Bolzani .
Amo filosofia! + 1 inscrito!
A gente se descolou disso diz Celso, é a falta das virtudes humanas é logico. Pensar falar e agir tem q ser coerente, se nao for é falha de carater.
Eu vejo muito Bolzani fans kkkkk parabéns pelo episódio!!
AULAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Excelente explanação do professor Bolzani. Poderia ser ainda melhor se pudesse concluir seus raciocínios.
não conheço o mestre, mas gostei muito: não enrola
Criar conceitos que tem uma rede de significados no pensamento e escritos e tipico dos filosofos, gerando uma certa cosmovisao.
fodaaaa!
Excelente entrevista. ''É pra isso que eu pago a internet.''
Quer mais exemplos de termos aristotélicos usados até hoje, não só em Filosofia e Ciência, mas mesmo no vocabulário comum e corrente? Se encontram no quinto livro da Metafísica, por exemplo, Princípio, Causa, Elemento, Natureza, Necessário, Uno-Unidade, Ser (o que é), Entidade, O mesmo-Diverso, Semelhante-Dessemelhante, Opostos-Contrários-Diversos quanto à Espécie, Anterior-Posterior, Potência (ou capacidade)-Impotência (ou incapacidade), Quantidade, Qualidade, Relativo, Perfeito-Completo, Limite, Aquilo pelo qual, Disposição, Posse-Hábito-Estado, Ter, Afecção, Privação, De algo-A partir de algo, Parte, Um todo-Algo inteiro, Mutilado, Gênero, Falso, Acidente.
Galera, disponibilizem os áudios no deezer e sound cloud.
Abcos
as escolas filosóficas da Grécia helenística, então, guardavam alguma analogia com os ashrams da Índia
Os programas são muito interessantes, mas o apresentador interfere demais, cortando sistematicamente o pensamento e as elaborações do convidado. Isso é ruim, desanimador para quem está assistindo.
Escutando, assistindo a palestra fiquei impressionada com a similaridade dos pensamentos aristotélicos e dos pensamentos de Maquiavel. Isso faz sentido?
Obrigada
Eu tenho assistido vários vídeos com o intermediador Loduca e ao contrário da crítica da "colega" Adriana Penna acho que as intervenções dele com seus entrevistados são sempre procedentes os força até aprofundar a narrativa dos mesmos inclusive os auxiliando até a melhorar a reflexão dos temas... Parabéns Celso Loduca!
isso ai.....menos é mais.... entrevistador. Parabens.
Bom. Vi.
A MORALIDADE ENVOLVE A AQUISIÇÃO DE HÁBITOS. O QUE DISTINGUE OS INDIVÍDUOS É ELE TER ADQUIRIDO UMA DISPOSIÇÃO VIRTUOSA OU VICIOSA, DETERMINANDO A SUA CONDUTA.
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Adorei que o Loducca não tenha falado "Slow talking" rs
A finalidade de falar de Aristóteles, e para isto convidar o Bolzani, é boa e bela; um tanto sofrível é o entrevistador.
A forma como o apresentador conduz a conversa é incoveniente e em certos momentos chega a ser rude. Os convidados são sempre muito bons, ótimas e interessantes escolhas, deixando sempre a nós o dilema de ouvir e apreciar um excelente conteúdo e por outro lado, ter que se acostumar ao tom desconfortável do apresentador.
Estudei na UFPB, mas como todas as universidades públicas são parecidas. O professor Heleno Cezarino da UFPB, é muito parecido com este professor da USP.
Quem somos nos? Ha varias respostas. Que satisfazem alguns e nao satisfazem a outros. No curso de Filosofia que frequentei os Simposios eram de Filosofia Moderna e Contemporanea. Antiga e Medieval, ou esta esquecida, desprezada; ou nao tinham docentes qualificados para darem continuidade ou estimulo a pesquisa. Acredito que ha uma uniao entre esses dois fatores.
Olá, Tércio. A filosofia moderna será contemplada, sim, nessa série. Há muitos Pensadores por virem ainda. Grande abraço.
E um prazer conhecer mais um docente tao qualificado. Pena que o tempo e pouco para tanto conteudo.
O entrevistador Interrompe o convidado o tempo todo. Lamentável.
Esse apresentador é puro senso comum
18:00 O nome para isso é "polímata".
bom
O entrevistador corta muito as falas do entrevistado
Entrevistador, deixa o professor falaaaar
Esse entrevistador sempre foi péssimo!
Boa tarde maravilhosa serie e gostaria de sugerir que falasse sobre Kant e especialmente sobre a crítica da razão pura se fosse possível obrigado e se possível com Clóvis Barros Filho obrigado novamente!
Oi, Péricles . Obrigado pela companhia. Teremos Kant, sim, nessa série. Não será pela leitura de Clóvis Barros Filho, mas esperamos que você goste do resultado. Não deixe de comentar aqui pra gente ;) Grande abraço,
Professor Bolzani, foi um prazer imenso conhecê-lo! Sobre o apresentador, novamente, muitas interrupções desnecessárias e percebo que ele se equivoca bastante nas suas interpretações filosóficas, atrapalhando o raciocínio do entrevistado, e querendo trazer a sua perspectiva para a pauta. Muito desagradável isso, atrapalha a fluidez da explicação...
a Visão ontológica de Aristóteles seria conceitualista?
Os eruditos arabes Avicena, Averrois ja tinham feito uma sintese entre Aristoteles e a teologia arabe. Os cristaos tambem se esforçaram para fazer sua sintese.
Muito bom o professor, mas na minha opinião o entrevistador é muito raso, acaba atrapalhando o convidado.
Reflexão - Aprendendo com o Pai Criador - YHWH 42
Penso, logo sou. Existo, logo sei - o grande engano!
Quando os velhos sábios acreditaram no que lhes disseram, que podendo o homem saber o que Ele sabe, logo o homem seria como Ele.
E a velha afirmação "penso, logo existo" se fez superada a inferioridade do homem. Refletimos.
Ao mastigar o fruto do conhecimento pela mente egoísta da razão, a primeira decisão foi arbitrar (pra não dizer, livrar-se) a parte doce do fruto, exilando-a para o coração como forma de distanciar da discussão. (o coração não "pensa", "sente"! - o segundo engano).
A "sabedoria" estava no berço. A alforria se vangloriava. Livre, o homem era como Ele, exatamente como disse o encantador de cobras.
Ao saber o que Ele pensa e sabe, o nó estava desfeito, e a sabedoria virou ciência e o homem pensante voou.
Academicamente, isso tudo aconteceu, alguns poucos anos antes da Palavra ser noticiada como algo a ser criticada.
Mas, não foi o que aconteceu! E a senhora "sabedoria" ignorou a crítica, ganhou pernas e velocidade, e, em conluio com os outros "sábios" anciãos intereseiros, acharam por bem esconder, adulterar a parte doce do fruto, substituindo-a pela miséria da ignorância lá para o coração.
Para justificar a grande tacada de mestre, a novíssima "sabedoria", perfumou-se e embelezou-se com seus adornos e seduziu homens e muitos homens, tornando todos eles, "sábios intelectuais".
Ignorantes pensantes envenenados pela expertise do enganador.
Ao coração, coitado, de bombeador de sangue elevaram para salvador de almas, criando "re-ligares" de regras, numa miséria de mentiras para mantê-los longe da verdade.
Não se iludam, pois ninguém sabe de onde vem e pra onde vai o vento. Apenas Ele é o sábio que conhece o balanço. Não "pensem" com o coração. Pensem com a razão. O fruto do conhecimento do bem e do mal foi digerido apenas num lugar: a sua mente.
Você nunca saberá o que Ele pensa, muito menos existir sem Ele. Não se deixem enganar por religiões dos homens. O caminho da Verdade não tem bifurcações, curvas ou atalhos. É um caminho claro e simples de se chegar. Acredite, Ele, o Pai Altíssimo YHWH é a verdadeira Sabedoria.
Reflitam.
Materia e forma; ato e potencia; entelequia; metodologia; enciclopedismo ou universalismo da especulaçao filosofica; o estudo do ser; substancia e acidente; qualitativo e quantitativo; deontologico e teleologico; conceitos centrais abordados. Aristoteles nao se tornou especialista em Platao, rompeu com o mestre, tendo ideias e teses proprias.
Pena que nao tocou nas categorias, deduçao, primeiros principios, causalidade, leis do pensamento...
Este e' um otimo canal, e' uma pena que o entrevistador seja fraco, nao e' o mais indicado para uma entrevista deste nivel. Quando o conceito de Etica entrou na entrevista ele se perdeu...
Interrupção? Temos!
42:25
cara, os comentarios são muito fraquinhos...o cara tá muito aquém dos convidados chega atrapalhar o fluir das ideias do professor e as vezes até "emburrece" o debate, isso fica muito destacado a partir dos 55 minutos, comentários muito primários como juizos de valor acerca das atitudes de Alexandre, que isso...faltou antropologia básica
Tirando as interrupções do entrevistador, o convidado é um ponto fora da curva.
Como ele quer saber porque sabios eram sabios?
O pessoal nunca entendeu a proposta do programa 😴
O pessoal quer uma palestra, quando o próprio apresentador diz no início de todos os episódios que se trata de um bate papo.
Exatamente brother
É uma mistura de burrice com arrogância: além de não entenderem a proposta do programa, sentem a necessidade de agredir, ofender, as pessoas que realizam este lindo trabalho e disponibilizam o conteúdo gratuitamente! É revoltante!
Verdade: )
Rapaz, é muto entediante quando o entrevistador interrimpe a todo momento; prevendo a fala do entrevistado. Isso "dá nos nervos", mas ele esta melhorando.
Que diferença para o Aristóteles do Olavo...
Olavo, só manja de astrologia l
Muita diferença! Gritante, na verdade...
É um charlatão o Olavo.
Um é filósofo e "imortal" o outro um cara que jamais conheceu qualquer conteúdo de filosofia.
Esse cara nem merece ser comentado pqp