Paulo Tadeu!!! Puxa vida! Assim que vi você pensei: eu conheço esse cara. E quando você começou a falar eu disse "é ele!". Caramba! Que prazer imenso reencontrar você. Lembrei dos tantos bate-papos nossos na FFLCH, a Iniciação Científica com o Pablo, que fizemos juntos... Que alegria aqueles dias! Bateu uma saudade imensa! Nem sei se você vai ler essa mensagem, mas se for o caso, um abraço enorme!
Apesar da proposta não ser aula, o QUEM SOMOS NÓS de hoje, com o Professor Dr. Paulo Tadeu, é uma verdadeira exposição clara sobre a vida, a obra e grande contribuição de Descartes. O Professor Paulo Tadeu, com simplicidade, elegância intelectual e com profundidade de conhecimento nos brinda com essa exposição riquíssima. Parabéns Professor. Já vou adquirir, a fim de aprofundar o conhecimento sobre Descartes e sua contribuição, a obra "Discurso do método & Ensaios".
Falta publicarem "Princípios de Filosofia", que o professor citou inúmeras vezes no vídeo, ou já lançaram no Brasil? Outra obra fundamental do autor, além das mais famosas, é "Regras para a direção do espírito".
Me identifico totalmente com o apresentador. Sou leiga em filosofia. Faria as mesmas perguntas. Gosto da condução e dos argumentos colocados pelo apresentador, esclarece pontos "técnicos" que p mim ficariam obscuros. Obrigada 😃
Já pensei que o apresentador interrompe de forma desnecessária. Mas hoje entendo assim que nem tu falou, pois ele da uma simplificada que também faz bem. É mais uma conversa, profunda, e que tem essa proposta de ser um bate papo. Do contrário iria parecer uma exposição meio "academica demais".
É muito impactante estar assistindo a essa entrevista em julho/2020... as considerações ao final da entrevista se mostram mais evidentes ainda no dia de hoje...
Cara, que vídeo, que aula, que programa fantástico. O professor Paulo Tadeu foi de uma didática, clareza e honestidade intelectual tremenda. Uma verdadeira aula! Onde chegará a humanidade desse jeito utilitarista, de domínio desrespeitoso com o Outro?
A filosofia é mágica. Realmente, só a pretensão filosófica pode alçar voos tão altos, como provar de forma bastante consistente que Deus, nosso pai e senhor, existe e vai mandar todos que não o aceitam para o inferno, a fogueira santa pós morte.
Gostaria de sugerir que, sempre (e antes de mais nada), se fale mais da biografia do filósofo em questão - assim como no vídeo de Nietzsche, com a professora Marton. De qualquer forma, obrigado! Excelente.
Conheci o canal agora, com esta entrevista. Gostei muito da condução, perguntas de quem conhece o tema, perguntas de leigos e perguntas que instigam o debate. Parabéns!!! Em relação ao entrevistado aprendi muito com ele, falou de temas poucos falados quando se apresenta Descartes. Parabéns!!!
Concordo com o Celso sobre essa questão de deixar em aberto a relação entre o corpo e a alma, não havia neurociência como conhecemos, se fosse hoje ele teria aprofundado o método de pensar até o nível quântico do processamento de informações do cérebro. Se por um acaso o método continuasse fazendo sentido, talvez chegaria a conclusão que a informação continua sendo energia como conhecemos, mas em uma escala de dimensão sub atômica.
"Quem é você? - Sou Tadeu, professor de Filosofia da USP. - OK. Mas isso é o que você faz. Quem é você? - Não entendi." Este diálogo inicial já é o prenúncio de que estamos falando com um cartesiano! 😂😂😂
Talvez se você prestasse um pouco mais atenção no NOME do programa, você se absteria de ter feito uma crítica tão pobre quanto a suposta pergunta a qual você julga.@@diogodelacruz
QUEM SOMOS NÓS? Somos uma OBRA DE ARTE. Arte é a MAIS NOBRE manifestação do ESPÍRITO. Espírito é a INTUIÇÃO que nos leva à sanidade mental. Loucura é o DESAFETO, causa de TODOS os problemas, guerras, afastamentos, preconceitos e falta de SOLUÇÕES ( inteligentes).
É admirável a generosidade, senão tolerância, dos entrevistados, p com as intervenções inadequadas do entrevistador - pla demostração de total falta de compreensão doq o filósofo tenta de forma, mesmo q tão singela, explicitar. A reduzida cognição do entrevistador o torna indelicado, atravessando o desenvolvimento do raciocínio do entrevistado; são tão desconcertantes q dá a impressão q este vai sair correndo...: " Meu, o cara N entende nada doq eu tô falando; N te deixa concluir o raciocínio; N tenta ouvir e procurar entender o q tá ouvindo p depois fazer uma pergunta q se encaixe na linha do discorrido... Chega dar uma trava mental na gente. Ficamos envergonhados plo cara; pla burrice dele- pq isso N é só ignorância. Ele é tão burro q chega ao nível de ser pretensioso..."
Eu estava esperando já um tempo o vídeo de Descartes, aí quando começo assistir me deparo com perguntas massantes do Entrevistador do qual não parecia nada ligado ao assunto. Sei lá não sei pq eu sou uma amante de humanas principalmente por Filosofia Moderna, mas me pareceu desgastante demais. Senti falta de mais informações de biografia da vida até suas obras. Descartes dedicou sua existência inteira para nós presentear com tamanho conhecimento e senti um vazio total por ambas as partes. Mas sou grata pela tentativa inexperiente com relação ao tema.
Por motivo de uma epifania efeito das minhas buscas, recebi a revelação de que alma não é pensamento e inteligência. Pensamento e inteligência são coisas do espírito humano em desenvolvimento, derivado do Espírito Santo de Deus. A alma é provalmente a própria energia de Deus (A Criação), emprestada ao corpo do homem como a bateria que anima! Ela pode ser a própria energia que vemos nas pupilas mais ou menos expandidas, dos olhos de todas as criaturas. Filosofia é busca; e provalmente será ainda por muito tempo, ou por todo o tempo...
A INTUIÇÃO (chame como quiser) é a presença REAL de Deus e a "hóstia" que nos UNE. O consenso é a COMUNHÃO dos que possuem esta SANIDADE mental (são SANTOS).
"Penso logo existo", daí podemos questionar: 1) Por que penso??? 2) Como o pensamento se desenvolveu ao longo do tempo??? 3) Por que o homem, e somente o homem é racional??? 4) Qual é o papel e a lógica do animal irracional??? 5) Por que o pensamento é acoplado ao homem??? E vai por aí afora, como diria o caipira: "É papo pra mais de metro"... Abç
Ha uma mudança no sentido de que o fundacionalismo cartesiano e antropocentrico e nao teocentrico. Partindo do sujeito para outras verdades. As autoridades do passado sao "deixadas": a Biblia, Deus, os filosofos; e a autonomia do pensamento e afirmada. A questao do metodo em Descartes sofre uma inovaçao, mas continua dedutiva, como em Aristoteles. Francis Bacon parece pertencer a corrente empirista com seu Novum Organon, que da prioridade a induçao como metodo.
Todos foram mentes brilhantes cada com sua forma de pensar. Descartes é interessante. Porém, todos são meros homens diante daquele que veio a esse mundo e disse: "Vós tendes me visto e perguntais mostra-nos o Pai?" "Eu e o Pai somos um". "Eu sou o caminho a VERDADE e a vinda, nínguém VEM (fala dele mesmo) ao Pai senão por mim". A saber, Jesus Cristo.
@@alexantunes8473 , vc faz alguma ideia do que seja Filosofia, ou está imaginando que Hegel seja algum político popular, ou talvez um jogador de futebol?
@@alexantunes8473 , como você chegou a esta conclusão tão rápido? O senhor já leu Hegel? Já leu outros filósofos? Sabe o que significa a expressão "verdade absoluta"? Qual o motivo de você estar tão convencido de que a provocação que fiz é mesmo tão absurda?
O entrevistador e o entrevistado são muito bons. Mas percebo uma tendência no entrevistador que é bem comum em relação à descartes: Achar que ele foi o causador dos males da modernidade. Já ouvi muito isso em salas de aula, palestras e livros. O professor se saiu muito desmistificando esse tipo de visão. A outra é que o pessoal sempre supõe que os filósofos do passado na verdade eram materialistas ou ateus ou anti-religiosos de alguma forma e quando falavam em Deus era só um tipo de álibe para escapar de críticas ou perseguições. Claro que essas atitudes sempre foram necessárias, assim como ainda hoje, inclusive no meio acadêmico. Você precisa fazer muitas ressalvas para não ser perseguido pelos Pelos adeptos do pensamento predominante (Não necessariamente religioso).
Acordar cedo faz morrer cedo, ensinou Descartes! E ele provou isto com a própria vida, minha gente! Vigiai - vos!😂 Descartes não conseguiu explicar tudo, por óbvio, a lógica é só uma fração daquilo que pode explicar tudo o que move o mundo. Descartes, honey, tu és necessário, mas não suficiente! 😉
Bom dia, estou gostando muito do canal.. mas , ainda não entendi qual vídeo aqui te real vídeo ou só áudio. Para mim é importante já que tenho momentos q quero um ou outro.. coloquem algum sinal .. obrigado!
Na teologia se defende a noçao de atributos comunicaveis e incomunicaveis entre Deus e o homem. Ideias comunicaveis, como o infinito nao sei se e algo novo para a teologia.
Tem um vies em certos filosofos que e o apologetico de algo. Parece que Socrates, Platao, Aristoteles...foram alem de originais, defensores de certa "verdade" ou certos fundamentos contra os sofistas. Com o advento do cristianismo surge uma linhagem de apologistas que inclui na modernidade Descartes, Leibniz, Locke, Berkeley...
É muito provável que Descartes não fosse cristão (embora fingisse que era) mas fosse autenticamente teísta. Sua obra deixa claro que fez grande esforço para provar a existência de Deus. Leibniz também foi acusado (por Bertrand Russell) de se fingir de teísta por conveniência. Mas um especialista em Leibniz, Benson Mates, afirma que Leibniz não era cristão, embora evitasse deixar que isso fosse percebido, pois na época isso era perigoso, mas certamente seus esforços para provar a existência de Deus eram autênticos. É comum ateus dizerem que teístas eram, na realidade, ateus enrustidos. Disseram isso também de Kurt Gödel, mas sua viúva declarou que o marido pensava que Deus existe e seu argumento a favor da existência de Deus foi formulado de modo autêntico (ver, sobre Gödel, "Arguments in favor and against the existence of God", de Jordan Sobel, da Univ. de Toronto.)
A Filosofia e a Ciência,não trazem como quer o entrevistado,inclusive,Celso, essa melhoria Social e Ambiental se não houver uma Política de governo orientada para esses fins.
Um tema interessante, um entrevistado com muito a dizer mas o entrevistador não ajuda. Falta-lhe sutileza. Mais preocupado em contrapor suas próprias concepções.
O GRANDE PROBLEMA DESTE ENTREVISTADOR É QUE ELE NÃO ESTUDA O ASSUNTO. O DISCURSO DO MÉDOTO É TÃO GENIAL QUE PODE SER EMPREGADO ATÉ NA VIDA DE QUALQUER UM. FOI ANDANDO PELA EUROPA AQUELA EPOCA ATRAS DA VERDADE É QUE ELE ESCREVEU O MEDOTO.HOJE EMPREGADO NAS GRANDES EMPRESAS DO MUNDO DEPOIS DE QUASE 500 ANOS. NÃO FICO ADMIRADO DE COMUNISTA NÃO MENCIONAR DESCARTES.METODO ESTUDO DA VERDADE.
Deixo a deseja na explicação, enrolou de mais .... Lá quase no final do vídeo que começa a ficar até que mais o menos interessante, mais deixo a deseja ao meu ver.
Como racionalista, Descartes parte do pensamento para a realidade: penso, logo existo. No caso de Tomas de Aquino, parece que a realidade precede o pensamento: existo, logo penso.
Eu acredito que num escrito de Sartre, o que e o existencialismo?, ele nega a essencia, afirmando so a existencia. Para Tomas de Aquino, em Deus essencia e existencia coincidem.
Cara, o filósofo aí parece que não queria falar da filosofia do Descartes, mas só contar a história dele. Celso se matando o cara desenvolver o pensanto cartesiano e nada.
Paulo Tadeu!!! Puxa vida! Assim que vi você pensei: eu conheço esse cara. E quando você começou a falar eu disse "é ele!". Caramba! Que prazer imenso reencontrar você. Lembrei dos tantos bate-papos nossos na FFLCH, a Iniciação Científica com o Pablo, que fizemos juntos... Que alegria aqueles dias! Bateu uma saudade imensa! Nem sei se você vai ler essa mensagem, mas se for o caso, um abraço enorme!
Apesar da proposta não ser aula, o QUEM SOMOS NÓS de hoje, com o Professor Dr. Paulo Tadeu, é uma verdadeira exposição clara sobre a vida, a obra e grande contribuição de Descartes. O Professor Paulo Tadeu, com simplicidade, elegância intelectual e com profundidade de conhecimento nos brinda com essa exposição riquíssima. Parabéns Professor. Já vou adquirir, a fim de aprofundar o conhecimento sobre Descartes e sua contribuição, a obra "Discurso do método & Ensaios".
Falta publicarem "Princípios de Filosofia", que o professor citou inúmeras vezes no vídeo, ou já lançaram no Brasil? Outra obra fundamental do autor, além das mais famosas, é "Regras para a direção do espírito".
Me identifico totalmente com o apresentador. Sou leiga em filosofia. Faria as mesmas perguntas. Gosto da condução e dos argumentos colocados pelo apresentador, esclarece pontos "técnicos" que p mim ficariam obscuros.
Obrigada 😃
Já pensei que o apresentador interrompe de forma desnecessária. Mas hoje entendo assim que nem tu falou, pois ele da uma simplificada que também faz bem. É mais uma conversa, profunda, e que tem essa proposta de ser um bate papo. Do contrário iria parecer uma exposição meio "academica demais".
Estão de parabéns! 👏👏👏👏
Nada disso, o loduca é um saco entrevistando mesmo
assistir esse ep, sobretudo, o final, é absurdamente atual.
Paulo Tadeu grata, parabéns pela lógica de encarar as questões.
Celso mais uma vez, muito obrigada por compartilhar esse bate papo tão descontraído!! Valeu mesmo!
É muito impactante estar assistindo a essa entrevista em julho/2020... as considerações ao final da entrevista se mostram mais evidentes ainda no dia de hoje...
Aconteceu comigo!
DEIXA O CONVIDADO FALAR!!!!!!!!×××🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Após a leitura do livro, realimente estas explicações foram fundamentais. Obrigada.
Excelente! Muito obrigado por compartilhar...
Não é a terra da felicidade . Não é tudo divino nem maravilhoso. Viva o cantor Belchoir acertou em cheio.
Nossa o Celao está deixando o enteevistado falar. Que legal!!!! Está melhorando. Parabens!!!
Cara, que vídeo, que aula, que programa fantástico. O professor Paulo Tadeu foi de uma didática, clareza e honestidade intelectual tremenda. Uma verdadeira aula! Onde chegará a humanidade desse jeito utilitarista, de domínio desrespeitoso com o Outro?
A filosofia é mágica. Realmente, só a pretensão filosófica pode alçar voos tão altos, como provar de forma bastante consistente que Deus, nosso pai e senhor, existe e vai mandar todos que não o aceitam para o inferno, a fogueira santa pós morte.
O espiritismo explica esta questão da união do corpo e alma que o perrispirito
Manter a ideia destes debates mudando o apresentador/entrevistador seria perfeito
Com toda certeza um dos melhores vídeos sobre os pensadores.
Muito boa a aula e as ponderações... Parabéns pelo trabalho e obrigado pela disponibilidade oportuna de conhecer mais um pouco sobre René Descartes
Gostaria de sugerir que, sempre (e antes de mais nada), se fale mais da biografia do filósofo em questão - assim como no vídeo de Nietzsche, com a professora Marton. De qualquer forma, obrigado! Excelente.
Excelente bate papo. Só podemos agradecer.
Lendo os comentários, percebi que a minha percepção do entrevistador, não é exclusividade minha.
Conheci o canal agora, com esta entrevista. Gostei muito da condução, perguntas de quem conhece o tema, perguntas de leigos e perguntas que instigam o debate. Parabéns!!! Em relação ao entrevistado aprendi muito com ele, falou de temas poucos falados quando se apresenta Descartes. Parabéns!!!
Concordo com o Celso sobre essa questão de deixar em aberto a relação entre o corpo e a alma, não havia neurociência como conhecemos, se fosse hoje ele teria aprofundado o método de pensar até o nível quântico do processamento de informações do cérebro. Se por um acaso o método continuasse fazendo sentido, talvez chegaria a conclusão que a informação continua sendo energia como conhecemos, mas em uma escala de dimensão sub atômica.
Eu gosto desse programa onde entrevistam o homem de óculos.
Gostei muito da apresentação contextualizada de Descartes
Já não via a hora de chegar Descartes
Parabéns pelo programa. Muito bom mesmo.
Amei! Eu desejava entender um pouco melhor o pensamento de Descartes. Foi bastante esclarecedor!
"Quem é você?
- Sou Tadeu, professor de Filosofia da USP.
- OK. Mas isso é o que você faz. Quem é você?
- Não entendi."
Este diálogo inicial já é o prenúncio de que estamos falando com um cartesiano! 😂😂😂
Pensei a mesma coisa!!
É exatamente a caricatura do cartesianismo que o professor se esforçou para se contrapor, parece que inutilmente pelos comentários.
na moral, essa pergunta é ridícula, apenas o cara querendo ser um Abujamra da vida. não é
a pessoa é o que faz, sem um 'fazer', não vai existir um 'é'
Talvez se você prestasse um pouco mais atenção no NOME do programa, você se absteria de ter feito uma crítica tão pobre quanto a suposta pergunta a qual você julga.@@diogodelacruz
Parabéns, apesar de ser a filosofia mais difícil pra mim , o método Descartes é dificílimo
A ação é a relação entre a alma e o corpo dá-se como resistência. Como uma força negativa.
Bravo!
QUEM SOMOS NÓS? Somos uma OBRA DE ARTE. Arte é a MAIS NOBRE manifestação do ESPÍRITO. Espírito é a INTUIÇÃO que nos leva à sanidade mental. Loucura é o DESAFETO, causa de TODOS os problemas, guerras, afastamentos, preconceitos e falta de SOLUÇÕES ( inteligentes).
A sabedoria (intuição) é mais que o saber (conhecimento humano). (Epicteto, por volta do ano 55)
É admirável a generosidade, senão tolerância, dos entrevistados, p com as intervenções inadequadas do entrevistador - pla demostração de total falta de compreensão doq o filósofo tenta de forma, mesmo q tão singela, explicitar. A reduzida cognição do entrevistador o torna indelicado, atravessando o desenvolvimento do raciocínio do entrevistado; são tão desconcertantes q dá a impressão q este vai sair correndo...:
" Meu, o cara N entende nada doq eu tô falando; N te deixa concluir o raciocínio; N tenta ouvir e procurar entender o q tá ouvindo p depois fazer uma pergunta q se encaixe na linha do discorrido... Chega dar uma trava mental na gente. Ficamos envergonhados plo cara; pla burrice dele- pq isso N é só ignorância. Ele é tão burro q chega ao nível de ser pretensioso..."
Que tal Hans-Georg Gadamer, Emmanuel Levinas, Jacques Derrida e Jürgen Habermas?
Os nomes das obras são bem elegantes.
Eu estava esperando já um tempo o vídeo de Descartes, aí quando começo assistir me deparo com perguntas massantes do Entrevistador do qual não parecia nada ligado ao assunto. Sei lá não sei pq eu sou uma amante de humanas principalmente por Filosofia Moderna, mas me pareceu desgastante demais. Senti falta de mais informações de biografia da vida até suas obras. Descartes dedicou sua existência inteira para nós presentear com tamanho conhecimento e senti um vazio total por ambas as partes. Mas sou grata pela tentativa inexperiente com relação ao tema.
Senti a mesma frustração!
Fala sobre michael Foucalt por favor!!! Estou adorando o canal!
Esperando o programa sobre Schopenhauer
deveria Francis Bacon, Santo Agostinho, Sócrates, Foucault e Durkhain
O cara vai entrevistar e quer ser o centro da conversa.faustão deixou muitos seguidores..kkk
Na espera do programa sobre Rousseau.
Na espera do programa sobre Hoppe
Quando for o Rousseau vão encher a caixa de comentários de merda
Obrigado, obrigadooo!
Por motivo de uma epifania efeito das minhas buscas, recebi a revelação de que alma não é pensamento e inteligência. Pensamento e inteligência são coisas do espírito humano em desenvolvimento, derivado do Espírito Santo de Deus. A alma é provalmente a própria energia de Deus (A Criação), emprestada ao corpo do homem como a bateria que anima! Ela pode ser a própria energia que vemos nas pupilas mais ou menos expandidas, dos olhos de todas as criaturas. Filosofia é busca; e provalmente será ainda por muito tempo, ou por todo o tempo...
Muito bom!!
👏👏👏👏👏👏
Muito bom 👏👏👏👏👏👏👏👏
Ótima aula queria uma sobre Galileu
Nem vou ver agora, mas já deixei o like!😂😂
A IGNORÂNCIA da Igreja dificulta e até IMPEDE o avanço da FILOSOFIA.
1:09:30 Meu falecido pai uma vez perguntou se eu queria mudar o mundo, ao ficar incomodado comigo.
A INTUIÇÃO (chame como quiser) é a presença REAL de Deus e a "hóstia" que nos UNE. O consenso é a COMUNHÃO dos que possuem esta SANIDADE mental (são SANTOS).
O interessante é que ele tem razão; até hoje se fala dele e nele ,mas sem o corpo e sim a alma 😂
O Todo é mente. O universo mental.
Hermes Trismegisto
Vi. Bom.
Parabéns entrevistador. Em todos os vídeos q assisti vc conduziu MT bem a conversa!!
Dificil,Alguém dizer isso sobre ele,tenho visto muita critica sobre ele ao decorrer da entrevista
"Penso logo existo", daí podemos questionar:
1) Por que penso???
2) Como o pensamento se desenvolveu ao longo do tempo???
3) Por que o homem, e somente o homem é racional???
4) Qual é o papel e a lógica do animal irracional???
5) Por que o pensamento é acoplado ao homem???
E vai por aí afora, como diria o caipira: "É papo pra mais de metro"... Abç
42:00 Celso foi de uma perspicácia ótima! Adorei!
Ha uma mudança no sentido de que o fundacionalismo cartesiano e antropocentrico e nao teocentrico. Partindo do sujeito para outras verdades. As autoridades do passado sao "deixadas": a Biblia, Deus, os filosofos; e a autonomia do pensamento e afirmada. A questao do metodo em Descartes sofre uma inovaçao, mas continua dedutiva, como em Aristoteles. Francis Bacon parece pertencer a corrente empirista com seu Novum Organon, que da prioridade a induçao como metodo.
Todos foram mentes brilhantes cada com sua forma de pensar. Descartes é interessante. Porém, todos são meros homens diante daquele que veio a esse mundo e disse: "Vós tendes me visto e perguntais mostra-nos o Pai?" "Eu e o Pai somos um". "Eu sou o caminho a VERDADE e a vinda, nínguém VEM (fala dele mesmo) ao Pai senão por mim". A saber, Jesus Cristo.
E X C E L E N T E. Esse cabra é bom demais.
Quem está vendo em 2023?
Olá, você tem vídeos sobre questões de filosofia para concursos públicos para professores?
Fiquei esperando um medievalista. Tomara que apareça um. Afinal, a Idade Media nao e so comentarios sobre os filosofos antigos.
Hegel está na pauta? O filósofo que mais perto da verdade chegou!
Perto nada, a Verdade Absoluta está aí, consumada, mas ninguém deu a notícia à equipe deste programa, convicta do relativismo mais barato.
Hegel dá é cu
@@alexantunes8473 , vc faz alguma ideia do que seja Filosofia, ou está imaginando que Hegel seja algum político popular, ou talvez um jogador de futebol?
@@bbc7095 foi a resposta mais sensata que encontrei para "a verdade absoluta está aí", você é esclarecido demais diante do meu insignificante ser
@@alexantunes8473 , como você chegou a esta conclusão tão rápido? O senhor já leu Hegel? Já leu outros filósofos? Sabe o que significa a expressão "verdade absoluta"? Qual o motivo de você estar tão convencido de que a provocação que fiz é mesmo tão absurda?
Vlw celsooo
Normal essa mistura entre vida e profissao. O autor que se estuda, geralmente e por termos afinidades, afetos, concordancias teoricas.
Relação entre corpo e alma é "como" a analogia da LIMONADA = água + limão + açúcar a gosto.
O entrevistador e o entrevistado são muito bons. Mas percebo uma tendência no entrevistador que é bem comum em relação à descartes: Achar que ele foi o causador dos males da modernidade. Já ouvi muito isso em salas de aula, palestras e livros. O professor se saiu muito desmistificando esse tipo de visão. A outra é que o pessoal sempre supõe que os filósofos do passado na verdade eram materialistas ou ateus ou anti-religiosos de alguma forma e quando falavam em Deus era só um tipo de álibe para escapar de críticas ou perseguições. Claro que essas atitudes sempre foram necessárias, assim como ainda hoje, inclusive no meio acadêmico. Você precisa fazer muitas ressalvas para não ser perseguido pelos Pelos adeptos do pensamento predominante (Não necessariamente religioso).
Acordar cedo faz morrer cedo, ensinou Descartes! E ele provou isto com a própria vida, minha gente! Vigiai - vos!😂
Descartes não conseguiu explicar tudo, por óbvio, a lógica é só uma fração daquilo que pode explicar tudo o que move o mundo. Descartes, honey, tu és necessário, mas não suficiente! 😉
O professor lembra o professor Renato Janine em todo gestual
PENSO LOGO EXISTO OU EXISTO LOGO PENSO !?
Chamem a Chauí pra falar sobre Espinosa ou Merleau -Ponty. Ela é brilhante.
Bom dia, estou gostando muito do canal.. mas , ainda não entendi qual vídeo aqui te real vídeo ou só áudio. Para mim é importante já que tenho momentos q quero um ou outro.. coloquem algum sinal .. obrigado!
Na teologia se defende a noçao de atributos comunicaveis e incomunicaveis entre Deus e o homem. Ideias comunicaveis, como o infinito nao sei se e algo novo para a teologia.
Tem um vies em certos filosofos que e o apologetico de algo. Parece que Socrates, Platao, Aristoteles...foram alem de originais, defensores de certa "verdade" ou certos fundamentos contra os sofistas. Com o advento do cristianismo surge uma linhagem de apologistas que inclui na modernidade Descartes, Leibniz, Locke, Berkeley...
Orgulho, egoísmo.
É muito provável que Descartes não fosse cristão (embora fingisse que era) mas fosse autenticamente teísta. Sua obra deixa claro que fez grande esforço para provar a existência de Deus. Leibniz também foi acusado (por Bertrand Russell) de se fingir de teísta por conveniência. Mas um especialista em Leibniz, Benson Mates, afirma que Leibniz não era cristão, embora evitasse deixar que isso fosse percebido, pois na época isso era perigoso, mas certamente seus esforços para provar a existência de Deus eram autênticos. É comum ateus dizerem que teístas eram, na realidade, ateus enrustidos. Disseram isso também de Kurt Gödel, mas sua viúva declarou que o marido pensava que Deus existe e seu argumento a favor da existência de Deus foi formulado de modo autêntico (ver, sobre Gödel, "Arguments in favor and against the existence of God", de Jordan Sobel, da Univ. de Toronto.)
NÃO somos "donos" da verdade e a VERDADE não está "preocupada" se EU acredito nela, ou NÃO! Problema MEU!
A Filosofia e a Ciência,não trazem como quer o entrevistado,inclusive,Celso, essa melhoria Social e Ambiental se não houver uma Política de governo orientada para esses fins.
Descartes deu uma "cochambrada"!!!
Enstein tbem tinha suposicoes so provadas mto tempo depois
as faculdades hoje nao fazem filosofos fazem filosofistas trancaficados em torres de marfim
o celso interrompe demais, dá mt rata
Um tema interessante, um entrevistado com muito a dizer mas o entrevistador não ajuda. Falta-lhe sutileza. Mais preocupado em contrapor suas próprias concepções.
Quebra o vídeo, n suportei nem assistir tudo
A doutrina de Jesus É uma; a da Igreja PODE ser outra BEM DIFERENTE!
Os caras estudam pra cacete e o Celso derruba com um ponto de vista.
"COGITO ERGO SUM" Se alguma coisa existe foi porque Deus pensou".
O GRANDE PROBLEMA DESTE ENTREVISTADOR É QUE ELE NÃO ESTUDA O ASSUNTO. O DISCURSO DO MÉDOTO É TÃO
GENIAL QUE PODE SER EMPREGADO ATÉ NA VIDA DE QUALQUER UM. FOI ANDANDO PELA EUROPA AQUELA EPOCA
ATRAS DA VERDADE É QUE ELE ESCREVEU O MEDOTO.HOJE EMPREGADO NAS GRANDES EMPRESAS DO MUNDO DEPOIS DE QUASE 500 ANOS. NÃO FICO ADMIRADO DE COMUNISTA NÃO MENCIONAR DESCARTES.METODO ESTUDO DA VERDADE.
esse apresentador do programa é bastante inconveniente em sua abordagem
Ele é descrente.
Enrolo de mais .
Deixo a deseja na explicação, enrolou de mais .... Lá quase no final do vídeo que começa a ficar até que mais o menos interessante, mais deixo a deseja ao meu ver.
54:51 Isaac Newton que era terrível nestas questões.
É verdadeiro que Descartes foi um Rosacruz?
Acho que entrevistado não entendeu a pergunta de quem é vc.
Essa questão do solipsismo.
EM AE TRATANDO DE NORDESTE É BEM PIOR ESTA NUDANCA . A DESGRAÇA DA FÉ MARCA CADA UMA PESSOA NAS ILUSÕES DOS CÉUS.
ENTREVISTADO E ENTREVISTADOR QUANDO FALAM DE CORPO E ALMA, EVITAM FALAR QUE KARDEC TEM A RESPOSTA, É UMA PENA!
Como racionalista, Descartes parte do pensamento para a realidade: penso, logo existo. No caso de Tomas de Aquino, parece que a realidade precede o pensamento: existo, logo penso.
Para os existencialistas, como Sartre, a existência precede a essência.
Eu acredito que num escrito de Sartre, o que e o existencialismo?, ele nega a essencia, afirmando so a existencia. Para Tomas de Aquino, em Deus essencia e existencia coincidem.
Vendo 11/06/22. Não gostei da aula. Sinceramente faltou informações . Só enrolação. Péssima
Cara, o filósofo aí parece que não queria falar da filosofia do Descartes, mas só contar a história dele. Celso se matando o cara desenvolver o pensanto cartesiano e nada.
Celso, leia Wolfgang Smith! Eu sei que você é inteligente e vai se interessar pelo que esse autor tem a dizer.