10 ERROS NO PROJETO DE ARQUITETURA QUE PODEM SER EVITADOS

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 26 май 2024
  • Cada detalhe importa!
    Afinal de contas, projeto é o principal documento que orienta todo o planejamento da obra!
    A partir dele que a gente orienta a construção de uma casa, de uma empresa, de um hospital, reformas, e muito mais, através dos desenhos e informações contidas no projeto é que parte o resto! Por isso, nesse vídeo vamos falar sobre os 10 erros no projeto de arquitetura que podem ser evitados:
    Primeiro erro - Chamar só a planta baixa de projeto!
    Uma planta baixa, é uma parte do projeto, que também precisa ter cortes, vistas, memorial descritivo, detalhamentos, como, por exemplo, o de marmoraria, marcenaria e muitos outros!
    Segundo erro - Separar arquitetura de interiores: não há que se falar em arquitetura se não falarmos dos interiores.
    Terceiro erro - Não especificar e detalhar as bases dos armários: fazer um recuo na base do armário da bancada e especificar um material que proteja o móvel e que possibilite limpeza e uma boa ergonomia para quem está usando as bancadas. Aqui no nosso escritório costumamos já prever as bases em alvenaria, afastadas de 10 a 15 cm da face dos armários e com altura de 10 a 15 cm do chão para soltar os armários também.
    Quarto erro - Não especificar os rodapés! Hoje existem vários modelos de rodapés no mercado. Tem aquele rodapé que é feito no próprio porcelanato, rodapés de poliestireno, rodapés metálicos, rodapés embutidos, rodapés de madeira, rodapés de EVA, rodapés autocolantes… tem muito projeto que é entregue sem essa informação!
    O quinto erro - Esquecer de mostrar as tomadas e interruptores nas vistas do projeto arquitetônico. Aqui no BORA fazemos o nosso projeto no BIM e um dos motivos é ter a representação de como vai ficar a obra antes mesmo dela ser construída. Compatibilizar as escolhas do projeto de arquitetura é muito importante e não dá para descobrir na obra, né? Então lembrem de fazer um duplo check nessa parte e, se você não usa um sistema BIM ainda, como o Revit ou Archicad por exemplo, cuidado! Essas informações são mais fáceis de serem esquecidas quando você está projetando no 2D, no autocad, sabe?
    O sexto erro - Não gerar tabelas com quantitativos. Os quantitativos de luminárias, mobiliário solto, áreas de piso, paredes, forro, bancadas, vidros e espelhos, louças, metais, marcenaria e vários outros ajudam muito na hora do planejamento da obra, em especial para não esquecer nenhum item. Além de ajudar os fornecedores a orçarem melhor, com todas as informações certinhas, ajuda na etapa de EVF, nas compras e também economiza tempo lá na frente.
    Essas tabelas podem ser feitas em um documento do word, planilhas por exemplo, mas o ideal mesmo é que já sejam concebidas junto com o projeto. Se você fizer em um programa BIM, como o revit por exemplo, essas tabelas já vem automáticas, você precisa checar e alimentar da forma correta, mas se for no autocad, vai ser um processo bem mais manual!
    Com esses quantitativos, você conseguirá elaborar o memorial descritivo do projeto de forma completa, registrando também as especificações que você e seu cliente definiram durante o projeto.
    O sétimo erro - Colocar as especificações do projeto “a definir”.
    Você precisa já pensar desde o estudo preliminar qual modelo de rodapé você vai usar, qual a cor, qual a altura e fazer todas as simulações desde o 3D, combinado? Aprove com seu cliente e leve essa informação pro seu projeto executivo para que essa dúvida não surja lá na obra, porque se surgir, adivinha? Quem vai decidir muito provavelmente não vai ser você!
    O oitavo erro - Não detalhar a marcenaria. Tem muita gente que faz a “caixa” da marcenaria no projeto e deixa pro cliente decidir na hora de comprar na loja.
    Isso é um erro grave também, definir como cada móvel vai ser internamente faz parte quando colocamos móveis planejados no projeto.
    O nono erro - Como você representa seus projetos. Você precisa prestar uma atenção especial às cotas, para que elas não fiquem sobrepostas ou faltando no projeto. São informações cruciais e que vale fazer um duplo check para que não se perca nenhuma informação.
    Ninguém anda com escalímetro e na obra muitas vezes não dá tempo de checar ou perguntar a medida, então presta atenção para não esquecer, beleza?
    E o décimo erro - Espessuras de linhas mal escolhidas. Desenho técnico tem uma hierarquia de planos, representados pela espessura de linhas no desenho.
    Links citados:
    metodobora.com.br/
    Vídeos relacionados:
    • É POSSÍVEL CONSTRUIR E...
    • 7 ESCOLHAS DE CASAS CH...
    • COMO ERA O PROJETO DA ...
    • Impermeabilização - Os...
    • 5 ERROS GRAVES DE OBRA...
    • QUAL A DIFERENÇA ENTR...
    • CURIOSIDADES SOBRE MAR...
    • COMO FAZER LEVANTAMENT...
    • AR CONDICIONADO | ONDE...
    Se inscreva no nosso canal, ative as notificações no sininho e deixe seu like :)
    #projeto #obra #construção

Комментарии • 1

  • @hiurirarquiteto
    @hiurirarquiteto Месяц назад +2

    Quando o óbvio precisa ser dito! Obrigado Rafa! :)
    Uma dica legal também é colocar nas observações das pranchas, principalmente, nas de paginação de pisos e revestimentos: "Seguir especificações técnicas do fabricante (juntas, espaçadores, etc.)."