O grande terremoto seguido do incêndio em 1755 destruiu não só a cidade de Lisboa, como vários documentos importantes do período colonial. Por isso que muitos documentos se perderam para sempre e não temos tantos registros do início da chegada dos portugueses.
Muito obrigado. Muito interessante, como abordou a questão de achamento versus descobrimento. Quanto ao Duarte Pacheco Pereira, acho que o seu livro "Esmeraldo de Situ Orbis" é uma excelente prova e por outro lado, não esqueçamos que o Duarte acompanhou Cabral na sua viagem em 1500, provavelmente como comandante da nau "Berrio".
Meu amigo você ganhou um 10 pelo seu comentário, o que se ensina nas escolas nos dias atuais é o todo errado deste tal PAULO FREIRE um ignorante que a esquerda comunista enfia goela abaixo de milhares de alunos em todas as escolas em nosso país.
Na carta de Caminha há uma menção a um mapa muito velho em posse de Abraão Zacuto. Mapa esse que conteria maiores informações se D. Manuel quisesse saber mais.
Na Internet tem em audiolivro a carta de caminha e muito legal de se ler eu fico imaginando como era o brasil na quela época em que não havia cidades caminha descreve com detalhes a fauna a flora e o povo local de tal maneira que você pode meio que criar uma imagem do que ele viu!
Eu gosto de história e gosto muito da história das navegações europeias, desde garoto já me interessava. Eu assisti ao vídeo até o final dele, pensei que talvez o vídeo viesse a mencionar um outro português, o qual teria estado na costa brasileira do nordeste em 1343! SANCHO BRANDÃO! Há um documento que relata a viagem desse português a uma remota terra tropical do lado hemisfério sul e do lado do continente americano. Inclusive, o rei de Portugal, ao saber desse feito, com a volta do Sancho, o rei teria até escrito uma carta ao Papa da época, noticiando o fato. O navegador português trouxe a bordo papagaios, animais, plantas e artesanato dos índios também. ESSA HISTÓRIA É MESMO UM ENIGMA! Acho que os portugueses já sabiam bem antes de Colombo, que existia a América do outro lado, sabiam disso pelo menos desde 1343!
Existem também as teorias: uma que Sancho Brandão teria descoberto o Brasil em 1342; e outra que o rei Davi e o rei Salomão chegaram a explorar o Brasil, segundo a teoria do arqueólogo austríaco Ludwig Schwennhagem.
A teoria da chegada de Pinzón é que chegou ao Brasil 3 meses antes de Cabral ( 1500) Duarte Pacheco Pereira chegou bem antes ( 1498) Duarte Pacheco Pereira disse isto ao Rei Português na época, isto em Português antigo: "Bemauenturado Príncipe, temos sabido e visto como no terceiro anno de vosso Reinado do hanno de nosso senhor de 1498, donde nos vossa alteza mandou descobrir a parte oucidental, passando alem ha grandeza do mar oceano, onde he achada a navegada hûa tão grande terra firme, com muitas e grandes ilhas ajacentes a ella, que se estende a setente graaos de ladeza da linha equinoçial contra ho pollo artico e posto que seja asaz fora, he grandemente pouorada, e do mesmo circulo equinocial torna outra vez e vay alem em vinte e oito graaos e meo de ladeza contra ho pollo antartico, e tanto se dilata sua grandeza e corre com muita longura, que de hûa parte nem da outra foy visto nem sabido ho fim e cabo della; pello qual segundo ha hordem que leua, he certo que vay en cercoyto por toda a Redondeza"
Professor Aurélio o senhor poderia me dizer quau e a origem etimológica da palavra pardo e de onde surgiu e em que momento passou a ser usada para se referir a pessoas??
Isso sem falar de outros povos não europeus em que há possibilidades ( mas sem vestigios ou evidências ) de terem estado na costa brasileira, como fenícios, chineses e africanos do Reino do Congo
Sobre o Cabo de Santo Agostinho eu sabia, mas ouvi uma vez que na primeira expedição, o próprio pai do futuro donatário de Pernambuco montou feitorias no mesmo lugar, Cabo de santo agostinho, e se não me engano ele estava com o Américo Vespúcio também, oque você diz? Saudações de Pernambuco.
7 месяцев назад
Boa dica. Eu não sabia. Vou pesquisar. Haverá um vídeo especial sobre os Coelho e Albuquerque, sobre a próspera capitania de Pernambuco.
Professor, o senhor conhece o Marco de Touros, na cidade de Touros, no Rio Grande Norte? Há um pesquisador com uma tese provável sobre o que se diz. Agradecido.
7 месяцев назад+4
Eu li a respeito. Há mais teses sobre o Descobrimento, mas eu tinha o objetivo de que o vídeo tivesse até 10 minutos. Então não deu para abordar todas as teses. Pinzón é disputado por vários locais da costa brasileira, entre os quais o Rio Grande do Norte. Cabral, idem. Entre outros, espanhóis e portugueses. Espero poder abordar cada uma dessas teses quando for o caso de vídeos que tratem, por exemplo, da fundação de Natal, marco importante da expansão do povoamento europeu ou tupi-europeu na região.
Agradecido pela resposta. Essa hipótese é sustentada pelo seu defensor, pela localização da cidade de Touros na "esquina" do continente que, indicaria uma navegação de cabotagem até o lugar que quisessem desembarcar e pelo "marco" fincado com às armas portuguesas, a partir de então. Enfim. Sei que o senhor conhece. Citei esses dois fatos para ilustrar sobre o que ponderei. De toda forma, é muito difícil se saber ao certo. Mais uma vez, agradecido.
E quanto aos navegadores árabes? Já li que por volta do séc. XI, já havia um comércio regular entre o califado de Córdoba e nativos do Brasil, inclusive que o califa teria vindo por 2 vezes. Narra-se também que o nome Brasil foi dado em homenagem ao califa.
...as Carmelitas têm bordado no avental a figura de um canguro datada do séc.XVII...o canguru era completamente desconhecido ( segundo o que se sabe hoje, visto que a história é sempre uma icógnica...)
@@ruiascencao4109 Dessa eu não sabia, o que eu sabia era que tinham achado moedas na costa da Austrália que só podiam ter sido trazidas pelos Portugueses
@@heitorfontenele2041 Em 1836 foram descobertos destroços de um navio, o célebre Mahogany Ship datado com mais de 500 anos. Existem 27 relatos/testemunhas diferentes deste navio; Em 1884, um pescador de pérolas encontrou um canhão de bronze com a coroa portuguesa, com cerca de 1 metro, tendo dentro uma bala: Em 1847 foi encontrado um molho de chaves de origem quinhentista; Em 1916 foram descobertos dois canhões, na baía de Napier Broome, Kimberley. Os canhões ostentam as armas de Portugal, anteriores a D. Sebastião (n.1554); Em 2010, foi encontrado na praia Dundde Beach, perto de Darwin, um canhão em bronze português, datado de fins do século XV.: Em 1967 o historiador Kenneth McIntyre, descobriu uma primitiva fortificação, em Bittaganbee Bay.: Em 1963 foi descoberto um pote de barro, em Olaf Mannes, no mar da Tasmânia. Uma análise mostrou que se tratava de um jarro de vinho que o cientista australiano David Prince calculou ser de 1500; Perto de Bittaganbee Bay, foi descoberta cerâmica datável do século XVI, um recipiente de barro para azeitonas, em uso em Portugal naquela época. Mais recentemente em Goa foram descobertos documentos que provam que a expedição do navegador Cristóvão de Mendonça, partiu de Malaca até à Austrália em 1521.
Além dos vikings espanhóis O que são garantidos tem descobrimento da América Existe alguma outra dúvida sobre um outro descobridor
7 месяцев назад+2
Teorias há às dezenas. Alguma delas é provável? Segundo o núcleo duro da historiografia atual portuguesa, não. A historiografia brasileira acadêmica há muito não se ocupa do "Descobrimento". O que há é uma grande tradição memorialista ligada a certas localidades.
@flaviogouvea4775 lemos ainda que Duarte P Pereira foi um dos representantes que em 1494, toma parte, como delegado de Portugal, na conferência de onde resultou o célebre Tratado de Tordesilhas Então outros autores definem que ele terá estado no futuro Brasil em 1493, daí que conhecia a localização do território/continente, tendo a sua participação sido muito útil nos cálculos dessa imensa estratégia que era definir a divisão do mundo entre dois paises Portugal e Espanha com dois meridianos de polo a polo, um na zona do Atlantico e outro (tratado de Saragoça) umas décadas mais tarde, situado de polo a polo na zona da Austrália Em 1479 já tinha sido assinado o Tratado de Alcáçovas, que com o meridiano das Canárias fazia a divisão das descobertas entre Portugal e Espanha Portugal a sul do meridiano e Espanha a norte Daí que as terras descobertas por Cristóvão Colombo em 1492 estavão na zona atribuida a Portugal pelo tratado de Alcáçovas (assinado nessa vila do Alentejo), essa verificação deu origem a uma reclamação do rei português D. João II
É altamente suspeito o constante esforço português em traçar a Linha de Tordesilhas, e a dos tratados anteriores, cada vez mais para oeste. Se não tivesse nenhuma informação, essa obssessão não teria muita razão de existir, e o território alocado as lusitanos teria sido muito menor.
A gostaria de perguntar se é verdade aquilo que os vikings teriam chegado a onde hoje fica os Estados Unidos e Canadá ou você acha que não é verdadeiro???
7 месяцев назад
Eles colonizaram a Groenlândia e estiveram na Terra Nova (Canadá). É o que eu soube que está provado.
Fácil, quem descobriu o Brasil foi quem o fundou, expandiu o território e construiu o País que hoje conhecemos como Brasil. Antes dos antepassados Portugueses dos Brasileiros não existia Brasil então essa conversa sem sentido só mostra o vira-latismo de alguns que foram ensinados a terem vergonha da sua cultura, da sua história e no fundo de serem Brasileiros.
7 месяцев назад+1
Concordo. Falaremos mais sobre isso nos próximos vídeos.
Está na hora de reescrever os livros de história brasileiros e substituir Cabral por Pinzón! Quanto ao debate sobre "Achamento" e "Descobrimento" a preferência depende da intenção da viagem. No caso de Colombo foi "Descobrimento", pois ele apenas procurava outro caminho para as Índias e até a sua morte acreditava nisto. Mas se Cabral zarpou em busca de novas terras, respectivamente de um novo continente se trata de "Achamento".
7 месяцев назад+1
Exatamente. Sobre Cabral, seguem as dúvidas. Talvez seja um meio-termo: a expedição era para a Índia e convinha fazer aguada se avistasse terra. Duas circunstâncias que se mostraram muito favoráveis e convergentes.
Quem sou eu, cuja língua materna é o alemão, especular sobre as sutilezas do português? Nem por isto me atrevo a imaginar que na época talvez foi escolhido deliberadamente a denominação "Descobrimento" pelo feito, porque descobrir seja mais proativo e uma coisa "descoberta" ao contrário da "achada" não tem dono (ainda?). Sendo assim mais fácil de apoderar-se dela. Meras especulações e devaneios dum gringo apaixonado por idiomas, história e geografia.😂
@@guwhlNão há necessidade de complicar com palavras novas. Os vários marinheiros portugueses que foram explorando o caminho marítimo ao longo da costa africana já desconfiavam da existência de terras a oeste através das correntes marítimas. Foi isto que a minha professora de História nos ensinou.
Oque eu sei é que durante um tempo, Portugal expulsou judeus de seu pais, ou eles saíram de lá devido a inquisição, muitos foram para a holanda, e quando a holanda invadiu o nordeste então os judeus também veio pra cá, eles já falavam português.
7 месяцев назад
Chegaremos lá quando falarmos da Inquisição. Está próximo.
Cara era feita uma pergunta você quer ser queimado vivo ou ir para o Brasil matara m milhare queimados a Isabel era muito FDP e o papa era aquele que comia a filha Alexandre Vl
Show
O grande terremoto seguido do incêndio em 1755 destruiu não só a cidade de Lisboa, como vários documentos importantes do período colonial. Por isso que muitos documentos se perderam para sempre e não temos tantos registros do início da chegada dos portugueses.
Muito obrigado. Muito interessante, como abordou a questão de achamento versus descobrimento. Quanto ao Duarte Pacheco Pereira, acho que o seu livro "Esmeraldo de Situ Orbis" é uma excelente prova e por outro lado, não esqueçamos que o Duarte acompanhou Cabral na sua viagem em 1500, provavelmente como comandante da nau "Berrio".
Parabéns professor se as escolas tivessem professores como o Mestre o Brasil não teria ignorância Paulo Freire
Meu amigo você ganhou um 10 pelo seu comentário, o que se ensina nas escolas nos dias atuais é o todo errado deste tal PAULO FREIRE um ignorante que a esquerda comunista enfia goela abaixo de milhares de alunos em todas as escolas em nosso país.
O que Paulo Freire tem a ver com isso?
Uma história que os livros não contam. Nossos momentos históricos são mal contados, mal explorados,mal pesquisados. Obrigada !
Obrigado a você pela audiência.
Nota mil Márcia raras exceções são pseudos prof de Histórias alunos Paulo Fraude
Nota mil prof melhor aula que vi em 70 anos muito sussesso continue prof tem muitos burros tomando o lugar de gente culta PROF de VERDADE
Obrigado.
Na carta de Caminha há uma menção a um mapa muito velho em posse de Abraão Zacuto. Mapa esse que conteria maiores informações se D. Manuel quisesse saber mais.
Gratidão 🙏😊 desde Lisboa Portugal Europa
Obrigado.
Muito Grata,Bem haja
Na Internet tem em audiolivro a carta de caminha e muito legal de se ler eu fico imaginando como era o brasil na quela época em que não havia cidades caminha descreve com detalhes a fauna a flora e o povo local de tal maneira que você pode meio que criar uma imagem do que ele viu!
Eu gosto de história e gosto muito da história das navegações europeias, desde garoto já me interessava.
Eu assisti ao vídeo até o final dele, pensei que talvez o vídeo viesse a mencionar um outro português, o qual teria estado na costa brasileira do nordeste em 1343! SANCHO BRANDÃO!
Há um documento que relata a viagem desse português a uma remota terra tropical do lado hemisfério sul e do lado do continente americano.
Inclusive, o rei de Portugal, ao saber desse feito, com a volta do Sancho, o rei teria até escrito uma carta ao Papa da época, noticiando o fato.
O navegador português trouxe a bordo papagaios, animais, plantas e artesanato dos índios também. ESSA HISTÓRIA É MESMO UM ENIGMA!
Acho que os portugueses já sabiam bem antes de Colombo, que existia a América do outro lado, sabiam disso pelo menos desde 1343!
Vamos pesquisar.
Eu já conheci alguns desses, mas nunca houvi todos esses detalhes em.42 anos. Nunca aprendi isso tudo na escola.
EXCELENTE!
Obrigado.
Muitíssimo obrigado pela qualidade de seus vídeos. Inspirame, como aspirante a historiador.
muito bom ! Obrigado
Obrigado a você pela audiência.
Existe 1 mapa português de Andrea bianco do nordeste brasileiro de 1448
@@pedrofilipe6 senssacional
Very good
Obrigado.
Existem também as teorias: uma que Sancho Brandão teria descoberto o Brasil em 1342; e outra que o rei Davi e o rei Salomão chegaram a explorar o Brasil, segundo a teoria do arqueólogo austríaco Ludwig Schwennhagem.
Eu desde criança aprendi sobre o Pinzon 😊 porém Cabral será sempre o mais famoso.
A teoria da chegada de Pinzón é que chegou ao Brasil 3 meses antes de Cabral ( 1500)
Duarte Pacheco Pereira chegou bem antes ( 1498)
Duarte Pacheco Pereira disse isto ao Rei Português na época, isto em Português antigo:
"Bemauenturado Príncipe, temos sabido e visto como no terceiro anno de vosso Reinado do hanno de nosso senhor de 1498, donde nos vossa alteza mandou descobrir a parte oucidental, passando alem ha grandeza do mar oceano, onde he achada a navegada hûa tão grande terra firme, com muitas e grandes ilhas ajacentes a ella, que se estende a setente graaos de ladeza da linha equinoçial contra ho pollo artico e posto que seja asaz fora, he grandemente pouorada, e do mesmo circulo equinocial torna outra vez e vay alem em vinte e oito graaos e meo de ladeza contra ho pollo antartico, e tanto se dilata sua grandeza e corre com muita longura, que de hûa parte nem da outra foy visto nem sabido ho fim e cabo della; pello qual segundo ha hordem que leua, he certo que vay en cercoyto por toda a Redondeza"
@@karolinedomonte2597 e o Arandola
Professor Aurélio o senhor poderia me dizer quau e a origem etimológica da palavra pardo e de onde surgiu e em que momento passou a ser usada para se referir a pessoas??
Não sei. Tenho de pesquisar.
Eu só perguntei porque um senhor aqui que é de portugal disse que fomos nós que inventamos esse termo😠
Isso sem falar de outros povos não europeus em que há possibilidades ( mas sem vestigios ou evidências ) de terem estado na costa brasileira, como fenícios, chineses e africanos do Reino do Congo
Bem observado.
Pizon passou na jeriquaquara antiga Fica aqui na minha frente
Esses acidentes geograficos dos mapas antigos são em volta da minha região estou limpando as veredas Sou Adeodato Fontenelle cidade granja ceará
Sobre o Cabo de Santo Agostinho eu sabia, mas ouvi uma vez que na primeira expedição, o próprio pai do futuro donatário de Pernambuco montou feitorias no mesmo lugar, Cabo de santo agostinho, e se não me engano ele estava com o Américo Vespúcio também, oque você diz?
Saudações de Pernambuco.
Boa dica. Eu não sabia. Vou pesquisar. Haverá um vídeo especial sobre os Coelho e Albuquerque, sobre a próspera capitania de Pernambuco.
Professor, o senhor conhece o Marco de Touros, na cidade de Touros, no Rio Grande Norte? Há um pesquisador com uma tese provável sobre o que se diz. Agradecido.
Eu li a respeito. Há mais teses sobre o Descobrimento, mas eu tinha o objetivo de que o vídeo tivesse até 10 minutos. Então não deu para abordar todas as teses. Pinzón é disputado por vários locais da costa brasileira, entre os quais o Rio Grande do Norte. Cabral, idem. Entre outros, espanhóis e portugueses. Espero poder abordar cada uma dessas teses quando for o caso de vídeos que tratem, por exemplo, da fundação de Natal, marco importante da expansão do povoamento europeu ou tupi-europeu na região.
Agradecido pela resposta. Essa hipótese é sustentada pelo seu defensor, pela localização da cidade de Touros na "esquina" do continente que, indicaria uma navegação de cabotagem até o lugar que quisessem desembarcar e pelo "marco" fincado com às armas portuguesas, a partir de então. Enfim. Sei que o senhor conhece. Citei esses dois fatos para ilustrar sobre o que ponderei. De toda forma, é muito difícil se saber ao certo. Mais uma vez, agradecido.
E quanto aos navegadores árabes? Já li que por volta do séc. XI, já havia um comércio regular entre o califado de Córdoba e nativos do Brasil, inclusive que o califa teria vindo por 2 vezes. Narra-se também que o nome Brasil foi dado em homenagem ao califa.
E também que que você acha das pessoas que falam que a Austrália foi descoberta pelos portugueses
Não pesquisei a fundo. Até onde sei, não foi.
🦊👍🏻
...as Carmelitas têm bordado no avental a figura de um canguro datada do séc.XVII...o canguru era completamente desconhecido ( segundo o que se sabe hoje, visto que a história é sempre uma icógnica...)
@@ruiascencao4109 Dessa eu não sabia, o que eu sabia era que tinham achado moedas na costa da Austrália que só podiam ter sido trazidas pelos Portugueses
@@heitorfontenele2041 Em 1836 foram descobertos destroços de um navio, o célebre Mahogany Ship datado com mais de 500 anos. Existem 27 relatos/testemunhas diferentes deste navio;
Em 1884, um pescador de pérolas encontrou um canhão de bronze com a coroa portuguesa, com cerca de 1 metro, tendo dentro uma bala:
Em 1847 foi encontrado um molho de chaves de origem quinhentista;
Em 1916 foram descobertos dois canhões, na baía de Napier Broome, Kimberley. Os canhões ostentam as armas de Portugal, anteriores a D. Sebastião (n.1554);
Em 2010, foi encontrado na praia Dundde Beach, perto de Darwin, um canhão em bronze português, datado de fins do século XV.:
Em 1967 o historiador Kenneth McIntyre, descobriu uma primitiva fortificação, em Bittaganbee Bay.:
Em 1963 foi descoberto um pote de barro, em Olaf Mannes, no mar da Tasmânia. Uma análise mostrou que se tratava de um jarro de vinho que o cientista australiano David Prince calculou ser de 1500;
Perto de Bittaganbee Bay, foi descoberta cerâmica datável do século XVI, um recipiente de barro para azeitonas, em uso em Portugal naquela época. Mais recentemente em Goa foram descobertos documentos que provam que a expedição do navegador Cristóvão de Mendonça, partiu de Malaca até à Austrália em 1521.
Além dos vikings espanhóis O que são garantidos tem descobrimento da América Existe alguma outra dúvida sobre um outro descobridor
Teorias há às dezenas. Alguma delas é provável? Segundo o núcleo duro da historiografia atual portuguesa, não. A historiografia brasileira acadêmica há muito não se ocupa do "Descobrimento". O que há é uma grande tradição memorialista ligada a certas localidades.
E o fato registrado que Duarte Pacheco Pereira ter estado junto na frota de Cabral??
@flaviogouvea4775
lemos ainda que
Duarte P Pereira foi um dos representantes que
em 1494, toma parte, como delegado de Portugal, na conferência de onde resultou o célebre Tratado de Tordesilhas
Então outros autores definem que ele terá estado no futuro Brasil em 1493, daí que conhecia a localização do território/continente, tendo a sua participação sido muito útil nos cálculos dessa imensa estratégia que era definir a divisão do mundo entre dois paises Portugal e Espanha com dois meridianos de polo a polo, um na zona do Atlantico e outro (tratado de Saragoça) umas décadas mais tarde, situado de polo a polo na zona da Austrália
Em 1479 já tinha sido assinado o
Tratado de Alcáçovas, que com o meridiano das Canárias fazia a divisão das descobertas entre Portugal e Espanha
Portugal a sul do meridiano e Espanha a norte
Daí que as terras descobertas por Cristóvão Colombo em 1492 estavão na zona atribuida a Portugal pelo tratado de Alcáçovas (assinado nessa vila do Alentejo), essa verificação deu origem a uma reclamação do rei português D. João II
O Arandola esteve em Roraima em 1285
Antes do Jean o príncipe de Rodolandus Arandola esteve na Paraíba em 1368
É altamente suspeito o constante esforço português em traçar a Linha de Tordesilhas, e a dos tratados anteriores, cada vez mais para oeste. Se não tivesse nenhuma informação, essa obssessão não teria muita razão de existir, e o território alocado as lusitanos teria sido muito menor.
A gostaria de perguntar se é verdade aquilo que os vikings teriam chegado a onde hoje fica os Estados Unidos e Canadá ou você acha que não é verdadeiro???
Eles colonizaram a Groenlândia e estiveram na Terra Nova (Canadá). É o que eu soube que está provado.
O Brasil não foi achado ou descoberto. Foi criado pela colonização portuguesa.
Bom ponto de vista.
Seu Aurélio o senhor acha que essa palavra (pardo) foi mesmo uma invenção dos brasileiros??
O Brasil não foi descoberto, sempre teve indio aqui.
🦊👍🏻
Quem descobriu o Brasil; foi o meu bisabisabisabisabisavo em 1500.
@@abiliomachado-ok9bi antes o Arandola em 1285
Fácil, quem descobriu o Brasil foi quem o fundou, expandiu o território e construiu o País que hoje conhecemos como Brasil.
Antes dos antepassados Portugueses dos Brasileiros não existia Brasil então essa conversa sem sentido só mostra o vira-latismo de alguns que foram ensinados a terem vergonha da sua cultura, da sua história e no fundo de serem Brasileiros.
Concordo. Falaremos mais sobre isso nos próximos vídeos.
Está na hora de reescrever os livros de história brasileiros e substituir Cabral por Pinzón!
Quanto ao debate sobre "Achamento" e "Descobrimento" a preferência depende da intenção da viagem.
No caso de Colombo foi "Descobrimento", pois ele apenas procurava outro caminho para as Índias e até a sua morte acreditava nisto.
Mas se Cabral zarpou em busca de novas terras, respectivamente de um novo continente se trata de "Achamento".
Exatamente. Sobre Cabral, seguem as dúvidas. Talvez seja um meio-termo: a expedição era para a Índia e convinha fazer aguada se avistasse terra. Duas circunstâncias que se mostraram muito favoráveis e convergentes.
Quem sou eu, cuja língua materna é o alemão, especular sobre as sutilezas do português? Nem por isto me atrevo a imaginar que na época talvez foi escolhido deliberadamente a denominação "Descobrimento" pelo feito, porque descobrir seja mais proativo e uma coisa "descoberta" ao contrário da "achada" não tem dono (ainda?). Sendo assim mais fácil de apoderar-se dela. Meras especulações e devaneios dum gringo apaixonado por idiomas, história e geografia.😂
@@guwhlNão há necessidade de complicar com palavras novas. Os vários marinheiros portugueses que foram explorando o caminho marítimo ao longo da costa africana já desconfiavam da existência de terras a oeste através das correntes marítimas. Foi isto que a minha professora de História nos ensinou.
Gostaria de saber também se é verdade que judeus e ciganos foram degredados para o brasil e para as colônias ou foram de livre e espontânea vontade???
Oque eu sei é que durante um tempo, Portugal expulsou judeus de seu pais, ou eles saíram de lá devido a inquisição, muitos foram para a holanda, e quando a holanda invadiu o nordeste então os judeus também veio pra cá, eles já falavam português.
Chegaremos lá quando falarmos da Inquisição. Está próximo.
Cara era feita uma pergunta você quer ser queimado vivo ou ir para o Brasil matara m milhare queimados a Isabel era muito FDP e o papa era aquele que comia a filha Alexandre Vl
Jean?o e nao se le,
Eo Haddad onde entra como maior jegue
Foi os Jesuítas.
quem descobriu o brasil foram os dinossauros
E você é descendente deles😂😂😂😂😂😂😂
E os Chineses, os Fenícios, os Vikings que teriam passado pelo Brasil e pela América e feito a circunavegação da Terra desde os Séculos XI e XII !?
Se isso estivesse tão bem documentado quanto os citados então estariam aqui, mas não é o caso acredito.
Tanta asneira
E os Chineses, os Fenícios, os Vikings que teriam passado pelo Brasil e pela América e feito a circunavegação da Terra desde os Séculos XI e XII !?