Quem é fã do canal tem desconto na compra dos livros que inspiraram Saint-Exupéry a escrever "O Pequeno Príncipe". Utilize o cupom BUENASIDEIAS para comprar "O Pequeno Patachu" e "Mais histórias do Pequeno Patachu" no site da Editora Piu www.editorapiu.com.br e ganhe 10% de desconto.
Saint-Exupéry é magnífico. Eu tenho comigo uma tradição de sempre ler o Pequeno Príncipe na primeira semana do ano. Todos os anos. É como uma liturgia, votos de renovação em valores que aprecio e que eu perco ao longo do ano. Mas sem dúvida Terra dos Homens é meu livro favorito dele. Fico a imaginar como era ser aviador aquela época, ter um conhecimento de geografia, geologia, botânica, astronomia tão grandes que você consegue saber em que lugar do mundo está somente olhando para cima e depois para baixo. De aerólitos no deserto a sobrevivência nos Andes, o que mais fascina este fanático por natureza aqui é a humanidade nas pessoas que ele descreve.
Jamais pensei que uma foto minha apareceria nesse canal. Explico: em 2014 eu e a repórter de Zero Hora em Pelotas fizemos a pauta do Saint-Exupéry passando por Pelotas. Depois de um dia bastante corrido no interior da cidade, na colônia francesa da cidade, onde descobrimos algumas coisas - dentre elas o local da pista de pouso - fomos a um bairro periférico procurar o tal lugar. Chegamos lá e fomos recebidos pelo homem que aparece na foto, que ocupou o terreno abandonado e aproveitou a infraestrutura que já havia lá para montar casa. A foto foi feita de cima de árvore, e as condições do lugar eram péssimas. O mais notável é que o morador disse saber que aquilo era uma pista de pouso "e que alguém famoso passou por lá", coisa que os moradores mais antigos do bairro contavam. Episódio sensacional. Me sinto agraciado.
O Pequeno Príncipe é o meu livro preferido, ainda com 20 anos, e as vezes volto a lê-lo porque "o problema não é crescer, mas esquecer". Sabia um pouco da história do Antoine mas não sabia de toda ela e da sua conexão com o Brasil, fiquei extasiado com o vídeo e muito feliz. Amo esse canal e ai surpreendentemente é postado um vídeo sobre meu livro preferido da vida! Esse vídeo e O Pequeno Príncipe são verdadeiras obras de arte. Não tinha conhecimento sobre esse preconceito tolo com o livro, mas para alguém dizer que é um livro só de crianças ou um livro de miss essa pessoal é realmente ignorante e não leu a obra. Abraços e muito obrigado.
Sou muito fã de Eduardo Boeno que está fazendo um trabalho magnífico pelo Brasil estou divulgando aqui em Lages Santa Catarina e com todos meus amigos no Brasil inteiro
Li todos os livros de Saint Exupéry. Numa viagem entre Rio e São Paulo eu estava lendo " Terra dos Homens " e ao meu lado viaja o talentoso Compositor Belquior que autografou o meu livro. O livro Terra dos Homens também me fez viajar para o Marrocos e fiz questão de dormir fora da tenda em pleno deserto do Saara.
Morei no campeche por 10 anos, e.essa história sempre me encantava, pq o aviador ficava uns dias por lá, tomando umas cachaças com os pescadores q claro, nao entendiam o nome dele direito, e por isso até hoje, tem umas pousadas por lá, com o nome de Zé Perry. Rhá, muito gracinha.
Ai q vídeo maravilhoso! Amo le Petit Prince! Coleciono! Tenho em Francês e em uma das vezes q fui a Paris, tive a oportunidade de ir na loja onde vende tudo referente a obra! Pra quem gosta, também tem o parque de diversões, na divisa da Alemanha com a França! Edu, moro aqui em Natal-RN, e o baobá da rua São José, só está lá ainda pq um jurista comprou o terreno, cercou e tombou! Tem uma plaquinha lá escrito: "Baobá do poeta" aberto a visitação e virou uma das atrações da cidade do Natal 😉
Bacana seu depoimento Isa. Também sou de Natal e vez por outra passo pela São José só pra ver o baobá! Nossa capital guarda muitas histórias. Inclusive sobre a lendária viúva Machado ter conhecido o Saint Exupéry.
@@mistersongy2204 aí, que legal! Vou pesquisar hj mesmo! 😊 Quase nunca aparece sobre a visita dele a Natal, né? Acho q em 2009 ou 2010, o seu sobrinho veio a Natal e e fez palestra na aliança Francesa, não pude ir pois estava trabalhando no horário.☹️ Enfim, pena! Abraço e obrigada pela dica 😉
Conheci este Canal ontem com o vídeo sobre a gripe Espanhola. Estou apaixonada, não consigo parar de assistir, cada história mais maravilhosa que a outra!❤
Eduardo, primeiramente queria dizer que sou teu fã e adoro a forma como falas da história do Brasil e da nossa Ilha de Santa Catarina. Agora, quanto a passagem dos aviadores franceses, o João Carlos Mosimann tem um livro muito bom que relata as histórias dos franceses em Florianópolis e tenta desvendar um pouco dos mitos, principalmente no que diz respeito ao "Zé Perri". É interessante porque ele verifica ponto a ponto com documentos históricos a principal obra que retrata a passagem do Saint-Exupéry na ilha(o livro Deca e Zé Perri, de Getúlio Manoel Inácio) e conclui que houve uma certa "história de pescador" e que muito provavelmente o então "Zé Perri" se tratava de um trabalhador da Aeropostale, porém o mito acabou se fundindo com a realidade. Certamente Exupéry passou por Florianópolis, mas o exagero tomou conta por se tratar desse grande personagem da história mundial. Um abraço, comprei seu livro sobre os primeiros viajantes e seu trabalho é fantástico. Parabéns e muito obrigado.
O Pequeno Príncipe foi o primeiro livro que li na minha infância, com 8 anos de idade, e me marcou muito (reli depois de grande e me emocionou até mais do que quando criança). Talvez por isso sempre senti um carinho muito grande pelo autor (que aparece no livro na pele do aviador, obviamente) e eu não sabia da história da morte dele até agora. Me cortou o coração saber como aconteceu e doeu como se fosse alguém da minha família ou amigo de infância. Com certeza lerei os outros livros dele, e vou ler o Pequeno Príncipe mais uma vez na tradução que vc recomendou! Obrigada por esse vídeo lindo!
"Tu julgarás a ti mesmo - respondeu o rei. - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio." O pequeno príncipe
No Rio de Janeiro, bem próximo ao aeroporto de Jacarepaguá, existia um areal bem comprido conhecido como “pista da Air France”. Diziam que ali havia pousado Saint Exupery. Infelizmente essa “pista” já foi ocupada por condomínios. Na década de 70 fui paraquedista e o terror dos novatos era errar o alvo e cair na pista da Air France pois a caminhada de volta à avenida das Américas era muito difícil, por meio de vegetação espinhosa e áreas alagadas.
Parabéns canal Buenas Ideias por lembrar do grande autor. Atualmente moro em Natal e quase sempre passo em frente ao Baobá citado. E a foto da turma da minha formatura de graduação foi no lindo Baobá.
Eu sou de SP e fui passar o réveillon de 2017-2018 em Florianópolis e me hospedei na casa de uma amiga que mora bairro do Campeche!!! Agora, graças a Eduardo Bueno, eu sei pq lá existe a avenida Pequeno Príncipe! Parabéns pela pesquisa!
Ele ficava no "Hotel del Lago" na beira do lago Ypacaraí, do meu tatatataravô em San Bernardino, Paraguay. Tinha até uma amante lá, uma aviadora sul-africana chamada "La Tigresa". Do hotel dá pra ver uma serra que os nativos falavam que era uma cobra quem engoliu um boi. Em frente do hotel tinha uma feira de artesanato em frente ao hotel, e enquanto as mães guaranis vendiam seus trabalhos as crianças brincavam. Com eles brincava um alemãozinho que era meu tio avô, dizem que foi nele que o Saint-Exupéry se inspirou. Vendo as fotos dá mesmo pra imaginar isso. Esse hotel ainda existe, é o mais antigo em atividade no hemisfério sul.
Olha, eu estava assistindo o vídeo, tive que fazer uma pausa para comentar esta pérola: "Pensei em ti em Rabat". SÓ UM GEMINIANO é capaz deste trocadalho. As reverências, mestre.
Maravilha de episódio de uma História pouco contada, sobre a relação de Saint-Exupéry com o Brasil. Sempre falo que o pequeno príncipe é meu livro favorito. Já o li umas 15 vezes, e estou longe de ser miss. Talvez misunderstood....
Andre Luis Maschio Moreira, há um estigma de que o pequeno príncipe seria o livro mais lido pelas candidatas ao miss universo. Claro que é um clichê meio pré-conceituoso. Tão somente isso. Abraços
É meu favorito também...e acho um absurdo e ultrajante que nenhum dos meus professores durante estudante, comentou ou nos recomendou o livro O Pequeno Príncipe.
Tive a oportunidade de ver os manuscritos, as ilustrações originais, numa exposição no Museé de L'Air, em Paris... No fundo da sala, o trem de pouso recuperado do mar. Chorei.
No RN há 3 antigos boabás, uma das "lendas urbanas" é que as sementes teriam sido trazidas por Saint-Exupery. Um está em Natal, outro no município de Nísia Floresta e o terceiro no litoral norte. Quando criança, meu pai me levou para conhecer o 3 baobás.
Li todos os livros dele e me emocionei em todos, cada detalhe, tudo, escrevia com tanta poesia, tanto amor pelo que fazia e pela vida, nossa... sem palavras, só lendo mesmo. São livros que mantenho em lugar especial para poder ler mais e mais. A cada leitura, novas descobertas, novas emoções, novas lágrimas.
No bairro do Cachambi, na cidade do Rio de Janeiro, tem uma escola pública com o nome de Jean Mermoz, que era uma homenagem ao valoroso piloto francês e companheiro de voos de Saint-Exupéry. Estudei nessa escola em 1962 aos 9 anos de idade; sabia da façanha de Jean Mermoz porém não conhecia sua relação com o Zé Perri.
Esse foi um dos meus episódios favoritos!! O Pequeno Príncipe significa muito na minha vida por vários motivos...obrigada por trazer essa história fantástica!! Tenho muito orgulho de poder apoiar esse canal.
Herdei o livro em espanhol do meu pai quando eu tinha 10 anos. A dedicatória esta assinada pelo meu tio que presenteou o meu velho com aquela preciosidade quando ele estava prestes a completar os seus 10 tambem! Ah... como sou apegada aquele livro. 💕
A história que eu conhecia era a de que o Saint Exupéry pousava em Nísia Floresta, um município próximo a Natal. Nísia Floresta, pelo que ouvi, era o nome de uma moradora do lugar, amiga de Saint Exupéry. Lá, também há um baobá que, segundo a lenda, o inspirou a incluir no Pequeno Príncipe.
Esse vídeo me remeteu aos tempos em que morava em Florianópolis e lá conheci o saudoso Getúlio Manoel Inácio, morador do bairro do Campeche, pescador, músico, escritor e autor do livro "Deca e Zé Perri (e ainda falava francês!). Vídeo maravilhoso e comovente. "Like" com mil louvores.
Acho fantástica a sua narrativa, morro de rir, adoro quando voce faz chacota com os paulistas e olha que eu sou paulista, mas adoro os meus irmãos gaúchos como tu chê. Gostei quando voce falou que o gaucho é feito metade de homem e metade de cavalo, dou risada sozinho quando penso nisso, porque você é um gênio prá fazer a gente rir, quando conta história real num tom de gozação e brincadeira. Fantastico, Eduardo, sei que teu canal é neutro mas aqui vai um pensamento sem pretensão nenhuma, apenas pegando carona no tema. Se o Saint-Exupéry fosse vivo ia morrer de enfarte quando soubesse que os franceses estavam dando titulo de cidadão honorário prá Lula ainda bem que o grande escritor, desse mal não morreu. Abração Eduardo, sou teu fã.
Peninha, como historiador fico feliz em ver que trouxe a luz do presente um tema tão interessante para os brasileiros contemporâneos, existem relatos que Saint-Exupéry passou pelo sul da Bahia, mas precisamente em Maraú, onde tem a aprazível Barra Grande, e por lá teve uma aproximação com uma nativa, Dona Onília, seria uma belíssimo episódio para ti, estarei produzindo um documentário sobre essa temática.
Leio o Petit Prince em todas as línguas que estudo! Amo muito! Mas meu livro favorito do Saint-Exupéry, o que mais me impressionou, é " Vol de Nuit", impressionante como ele parece ter previsto seu fim nesta obra
Muito bom o programa assim como todos os outros! A história de Zé Perri se mantém viva em Floripa mesmo, recomendo a música do último álbum da banda Dazaranha (talvez maior bando local de Floripa) intitulada Zé Perri.
qdo morei na península de maraú, BA, os nativos contavam q por lá passava um francês tal de Perry. Inclusive conheci uma senhora bem idosa q diziam ter flertado com ele. Cada vez q perguntava ela ficava vermelha de vergonha e dizia q os namoros naquela época eram diferentes, eram bilhetes, olhares e horas juntos sem falar uma palavra. Tem dizia q ele era muito namorador...
Ele passou pela minha cidade também, pois aqui era posto de abastecimento. A pista de pouso ainda existia ate uns 20 anos, quando o prefeito com interesses (ele é construtor) pediu o desligamento para o DAC (hoje ANAC). A aeronáutica tomou posse so terreno e o permutou com outra construtora em troca da reforma do resrauro e reforma do quartel de Pirassununga. Ainda não tem nenhuma construção lá, mas dá uma vaita tristeza.....
Professor Eduardo Bueno. Você é sensacional. Prometo que assinarei seu maravilhoso canal se abordar a questão da Guerra dos Bárbaros, relacionado a resistência indígena ante a colonização portuguesa no nordeste brasileiro. Sim, sou chantagista. Mas é por uma causa nobre.
Meu ilustre professor de história Eduardo Bueno, faltou nesse episódio o ilustre mestre comentar que Antoine Saint- Exupéry nas suas andanças pelo Rio de Janeiro alugava uma casa em Itaipava, Petrópolis-RJ onde hoje se encontra um museu aberto a visitação...
Nunca imaginei que esse escritor tivesse passado pelo RS , Porto Alegre ainda. 🤔. Essa de Porto Alegre ter o céu mais bonito por ser azul é DEMAIS. Beijo. Peninha.
Prezado Eduardo: não havia "estação de radar" em Fernando de Noronha, no tempo dos voos da Aéropostale, pois não havia radares em uso na época (foram introduzidos em serviço em fins de 1938 na Grã-Bretanha e em 1939 na Alemanha) - o que havia era uma estação de rádio, construída em 1934 pelo Departamento de Aeronáutica Civil (então parte do Ministério de Viação e Obras Públicas), quando a pista de pouso foi pavimentada. Além disso, a capital do Vietnã continua sendo Hanói (a cidade de Ho Chi Minh, antiga Saigon, é a cidade mais populosa do Vietnã).
Olá Peninha, como vai? Quanto ao local correto, onde os aviões da "Aeropostale" pousavam, junto à capital gaúcha: ficava mais precisamente na área da atual Base Aérea de Canoas (hoje ALA 3), possuindo uma pista bem cuidada e um hangar, com mais algumas instalacões, todo o conjunto sendo chamado de "Batimant", e situados na área da atual cabeceira 30 da pista, mas no lado sul da mesma. Hoje, ali ainda se encontram os pisos acimentados abandonados, embora estejam completamente cobertos pela relva. Em 1950, a base passou para o lado norte da pista, sendo que o hangar original da "Aeropostale" foi desmontado, suas ferragens transferidas para a nova área e reconstruído, recebendo nova alvenaria. Este hangar, nos dias atuais, é utilizado como depósito técnico. Até meados da década de 50 do século passado, a Base aérea era chamada de "Campo da Air France" ou Base aérea de Gravataí, cidade vizinha, da qual Canoas emancipou-se. Até 1954, esta base com pista pavimentada também recebia os voos das aeronaves maiores, que não podiam pousar no antigo Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, até aquele ano provido de pistas de terra. Por este motivo, no salão nobre da base aérea há uma grande e bonita mesa de madeira, com suas cadeiras, com o símbolo da Panair do Brasil, que ali possuía uma estação de passageiros. Todos estes móveis com formas de belas asas, no mais puro estilo de "Art Déco". André Caldas. Canoas-RS.
15:39 Uma correção: A capital do Vietnã é Hanói. Saigon (Hoje Ho Chin Min) era a capital do antigo Vietnã do Sul e a "capital" da colônia francesa da Indochina. Hoje ela é a maior cidade do Vietnã
Lenda. Saint. Exupery era diretor da aeropostale em Buenos Aires. Não era piloto de linha. Fazia reconhecimento das escalas subordinadas a Buenos Aires. Ele pode ter aterrissado nas escalas brasileiras da Linha do Correio Aéreo algumas vezes mas por tempo mínimo. A memória dele é maravilhosa, infelizmente, é lenda.
Poxa! Quanta história o Zé Perri tem, hemmm! Estou iniciando a leitura desse livro com meus alunos. Que legal saber que ele amava nossa terra! Espero que alguém faça logo um belo filme sobre sua biografia. Seria interessantíssimo!
Episodio Fantastico !!!!! Fale sobre a viagem épica do hidroavião Sampaio Correa, que foi o primeiro hidroavião a cruzar o continente americano (1922/1923), saindo dos EUA com destino ao Brasil.
Um dos vídeos mais emocionantes, quem anda pelo Campeche faz contato constante com o gênio criador do Pequeno Príncipe, mas faltou falar da Lagoa do Peri, que também o homenageia, né? Fazia tempo que queria ver a história dele pelos céus do Brasil de maneira assim ilustrada, obrigado!
Há 2 anos atrás, o Lito (canal Aviões e Músicas) também fez um vídeo sobre Saint-Exupéry. É muito bacana escutar essa história com outras abordagens. Muito bom o vídeo.
Xuuupaaa Peninha! É desse jeito! O seu lado iconoclasta deve ficar latejando com a máxima do "O Pequeno Príncipe": Tu te tornas responsável por tudo aquilo que cativas. Tem nada não, os seus leitores, dentre os quais me incluo, são estradeiros e resilientes. Para o alto e avante!
“ Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós. ” “ A perfeição não é alcançada quando não há mais nada a ser incluído, mas sim quando não há mais nada a ser retirado. ” “ Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos. Antoine de Saint-Exupéry ”
Descobri uma história de "porta de botequim" que falava à respeito de SaintExupery aqui em Petrópolis na localidade de Itaipava, que me parecia muito estranha, mas que se confirma com o depoimento de pessoas que estiveram com ele aqui na serra. Depois disso, foi criado na casa que ele ficava aqui, um espaço com as particularidades que ele usava na época como a máquina de escrever, a escrivaninha e a cama no quarto é a original.
Pensei que o Eduardo iria falar da passagem de Saint-exupéry por Petrópolis, aqui os pilotos da Aeropostale, tiveram um sítio para passar os verões. Muitas cartas e relatos de Exupéry por aqui, tem até um museu do Pequeno Príncipe no local, fica no distrito de Itaipava. Tem o episódio da "cobra que engoliu um elefante"... daqui dá para ver a Pedra do Elefante, é muito parecida com a ilustração do livro.
*ahhh Edu amei!!👏👏👏*remexeu com minhas recordações😦O Pequeno Príncipe é um dos livros q mais amo. li qd tava no ginásio e juntamente com A Ilha Perdida(q li na quarta série)foram os primeiros a fazerem parte da minha vida. e já amava a França, naquele tempo, sem nem saber porque. depois tive um love(q era gaúcho e morava num edifício chamado Antoine de Saint-Exupéry kakaka)q tbm amava o livro e o autor e vivia me falando td sobre. *tenho um exemplar em espanhol, de uma editora cubana (El Principito) *bom q qualquer pessoa leia O Pequeno Príncipe, né? melhor ainda se souber interpreta-lo valeuuuuu💐
No município de Praia Grande havia um aeródromo onde funcionou o "Aeroclube de Santos". Esse campo de pouso pertencia à AIR FRANCE. Em 1967, na porta de um hangar, dava para ler o nome dessa empresa aérea. Em "Voo Noturno" (Vol de Nuit) Saint-Exupéry cita Santos como uma escala. Creio que ele deve ter pousado lá alguma vez.
Pois é Eduardo Bueno, eu sou fascinado pela história deste escritor aviador. Então, obrigado por falar dele. Alias, saint exupery esteve em Florianópolis... Várias vezes.
Moro no Campeche e é verdade o que o Peninha falou sobre tudo aqui cultuar a história do Zé Perri. Até na escola municipal perto do antigo Aeropostale, eles ensinam francês como segundo idioma.
4 года назад
Apois aqui em Recife se diz que o Baobá que o inspirou foi o daqui, na Praça da República no bairro de Santo Antônio.
Quem é fã do canal tem desconto na compra dos livros que inspiraram Saint-Exupéry a escrever "O Pequeno Príncipe". Utilize o cupom BUENASIDEIAS para comprar "O Pequeno Patachu" e "Mais histórias do Pequeno Patachu" no site da Editora Piu www.editorapiu.com.br e ganhe 10% de desconto.
👍🤙
Estou curioso para saber o que a foto do Roberto Carlos nos créditos finais tem a ver com O Pequeno Patachu kkkk
Sugestão: um vídeo pelo 125 anos do único e verdadeiro Barão que o Brasil já teve. Barão de Itararé. Seu conterrâneo e colega de profissão.
Marcos Tadeu Gabriel no início ele brinca que os artistas queriam ser militares e não conseguiram.
O Caue Moura devia te convidar para o poucas !!!!
Saint-Exupéry é magnífico. Eu tenho comigo uma tradição de sempre ler o Pequeno Príncipe na primeira semana do ano. Todos os anos. É como uma liturgia, votos de renovação em valores que aprecio e que eu perco ao longo do ano.
Mas sem dúvida Terra dos Homens é meu livro favorito dele. Fico a imaginar como era ser aviador aquela época, ter um conhecimento de geografia, geologia, botânica, astronomia tão grandes que você consegue saber em que lugar do mundo está somente olhando para cima e depois para baixo. De aerólitos no deserto a sobrevivência nos Andes, o que mais fascina este fanático por natureza aqui é a humanidade nas pessoas que ele descreve.
Jamais pensei que uma foto minha apareceria nesse canal. Explico: em 2014 eu e a repórter de Zero Hora em Pelotas fizemos a pauta do Saint-Exupéry passando por Pelotas. Depois de um dia bastante corrido no interior da cidade, na colônia francesa da cidade, onde descobrimos algumas coisas - dentre elas o local da pista de pouso - fomos a um bairro periférico procurar o tal lugar. Chegamos lá e fomos recebidos pelo homem que aparece na foto, que ocupou o terreno abandonado e aproveitou a infraestrutura que já havia lá para montar casa.
A foto foi feita de cima de árvore, e as condições do lugar eram péssimas.
O mais notável é que o morador disse saber que aquilo era uma pista de pouso "e que alguém famoso passou por lá", coisa que os moradores mais antigos do bairro contavam.
Episódio sensacional. Me sinto agraciado.
Parabéns!!!
O Pequeno Príncipe é o meu livro preferido, ainda com 20 anos, e as vezes volto a lê-lo porque "o problema não é crescer, mas esquecer". Sabia um pouco da história do Antoine mas não sabia de toda ela e da sua conexão com o Brasil, fiquei extasiado com o vídeo e muito feliz. Amo esse canal e ai surpreendentemente é postado um vídeo sobre meu livro preferido da vida! Esse vídeo e O Pequeno Príncipe são verdadeiras obras de arte. Não tinha conhecimento sobre esse preconceito tolo com o livro, mas para alguém dizer que é um livro só de crianças ou um livro de miss essa pessoal é realmente ignorante e não leu a obra. Abraços e muito obrigado.
Eduardo Bueno; esse cara é um espetáculo de inteligência. Parabéns!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Sou muito fã de Eduardo Boeno que está fazendo um trabalho magnífico pelo Brasil estou divulgando aqui em Lages Santa Catarina e com todos meus amigos no Brasil inteiro
Li todos os livros de Saint Exupéry. Numa viagem entre Rio e São Paulo eu estava lendo " Terra dos Homens " e ao meu lado viaja o talentoso Compositor Belquior que autografou o meu livro. O livro Terra dos Homens também me fez viajar para o Marrocos e fiz questão de dormir fora da tenda em pleno deserto do Saara.
Morei no campeche por 10 anos, e.essa história sempre me encantava, pq o aviador ficava uns dias por lá, tomando umas cachaças com os pescadores q claro, nao entendiam o nome dele direito, e por isso até hoje, tem umas pousadas por lá, com o nome de Zé Perry. Rhá, muito gracinha.
Ai q vídeo maravilhoso! Amo le Petit Prince! Coleciono! Tenho em Francês e em uma das vezes q fui a Paris, tive a oportunidade de ir na loja onde vende tudo referente a obra! Pra quem gosta, também tem o parque de diversões, na divisa da Alemanha com a França! Edu, moro aqui em Natal-RN, e o baobá da rua São José, só está lá ainda pq um jurista comprou o terreno, cercou e tombou! Tem uma plaquinha lá escrito: "Baobá do poeta" aberto a visitação e virou uma das atrações da cidade do Natal 😉
Bacana seu depoimento Isa. Também sou de Natal e vez por outra passo pela São José só pra ver o baobá! Nossa capital guarda muitas histórias. Inclusive sobre a lendária viúva Machado ter conhecido o Saint Exupéry.
@@mistersongy2204 aí, que legal! Vou pesquisar hj mesmo! 😊 Quase nunca aparece sobre a visita dele a Natal, né? Acho q em 2009 ou 2010, o seu sobrinho veio a Natal e e fez palestra na aliança Francesa, não pude ir pois estava trabalhando no horário.☹️ Enfim, pena! Abraço e obrigada pela dica 😉
@@isabebel3867 Eu que agradeço pela atenção! O importante é valorizar nossa história local! Bonne chance dans votre recherche! ; )
Caramba, me empolguei. Vocês de Natal sabem se essa árvore dá sementes?
Eu plantaria.
Eu amo PEQUENO PRINCIPE ja li este maravilhoso livro varias e varias vezes que esse livro e muito lindo
Conheci este Canal ontem com o vídeo sobre a gripe Espanhola. Estou apaixonada, não consigo parar de assistir, cada história mais maravilhosa que a outra!❤
Eduardo, primeiramente queria dizer que sou teu fã e adoro a forma como falas da história do Brasil e da nossa Ilha de Santa Catarina. Agora, quanto a passagem dos aviadores franceses, o João Carlos Mosimann tem um livro muito bom que relata as histórias dos franceses em Florianópolis e tenta desvendar um pouco dos mitos, principalmente no que diz respeito ao "Zé Perri". É interessante porque ele verifica ponto a ponto com documentos históricos a principal obra que retrata a passagem do Saint-Exupéry na ilha(o livro Deca e Zé Perri, de Getúlio Manoel Inácio) e conclui que houve uma certa "história de pescador" e que muito provavelmente o então "Zé Perri" se tratava de um trabalhador da Aeropostale, porém o mito acabou se fundindo com a realidade. Certamente Exupéry passou por Florianópolis, mas o exagero tomou conta por se tratar desse grande personagem da história mundial.
Um abraço, comprei seu livro sobre os primeiros viajantes e seu trabalho é fantástico. Parabéns e muito obrigado.
O Pequeno Príncipe foi o primeiro livro que li na minha infância, com 8 anos de idade, e me marcou muito (reli depois de grande e me emocionou até mais do que quando criança). Talvez por isso sempre senti um carinho muito grande pelo autor (que aparece no livro na pele do aviador, obviamente) e eu não sabia da história da morte dele até agora. Me cortou o coração saber como aconteceu e doeu como se fosse alguém da minha família ou amigo de infância. Com certeza lerei os outros livros dele, e vou ler o Pequeno Príncipe mais uma vez na tradução que vc recomendou! Obrigada por esse vídeo lindo!
"Tu julgarás a ti mesmo - respondeu o rei. - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
O pequeno príncipe
Isso vai virar tatuagem em mim.
No Rio de Janeiro, bem próximo ao aeroporto de Jacarepaguá, existia um areal bem comprido conhecido como “pista da Air France”. Diziam que ali havia pousado Saint Exupery.
Infelizmente essa “pista” já foi ocupada por condomínios. Na década de 70 fui paraquedista e o terror dos novatos era errar o alvo e cair na pista da Air France pois a caminhada de volta à avenida das Américas era muito difícil, por meio de vegetação espinhosa e áreas alagadas.
Amei. Amo o pequeno principe
Parabéns canal Buenas Ideias por lembrar do grande autor.
Atualmente moro em Natal e quase sempre passo em frente ao Baobá citado. E a foto da turma da minha formatura de graduação foi no lindo Baobá.
Moro em Natal e é a primeira vez que ouvir falar dessa história da Árvore. Quando passa na rua São José vou presta atenção.
Eu sou de SP e fui passar o réveillon de 2017-2018 em Florianópolis e me hospedei na casa de uma amiga que mora bairro do Campeche!!! Agora, graças a Eduardo Bueno, eu sei pq lá existe a avenida Pequeno Príncipe! Parabéns pela pesquisa!
Ele ficava no "Hotel del Lago" na beira do lago Ypacaraí, do meu tatatataravô em San Bernardino, Paraguay. Tinha até uma amante lá, uma aviadora sul-africana chamada "La Tigresa". Do hotel dá pra ver uma serra que os nativos falavam que era uma cobra quem engoliu um boi. Em frente do hotel tinha uma feira de artesanato em frente ao hotel, e enquanto as mães guaranis vendiam seus trabalhos as crianças brincavam. Com eles brincava um alemãozinho que era meu tio avô, dizem que foi nele que o Saint-Exupéry se inspirou. Vendo as fotos dá mesmo pra imaginar isso. Esse hotel ainda existe, é o mais antigo em atividade no hemisfério sul.
Mais que a passagem pelo Brasil, muito legal conhecer a história de Saint-Exupery. Super livro, pra todas as idades.
Adoro Pequeno Príncipe, maravilhoso saber, de forma humorada e profunda, mais do livro e do escritor.
Olha, eu estava assistindo o vídeo, tive que fazer uma pausa para comentar esta pérola: "Pensei em ti em Rabat". SÓ UM GEMINIANO é capaz deste trocadalho. As reverências, mestre.
Eu nasci e vivi toda minha vida em Natal no RN, aqui na cidade tem uma rua que homenageia nosso querido escritor.
Maravilha de episódio de uma História pouco contada, sobre a relação de Saint-Exupéry com o Brasil. Sempre falo que o pequeno príncipe é meu livro favorito. Já o li umas 15 vezes, e estou longe de ser miss. Talvez misunderstood....
me desculpe a pergunta mas o que significa esse miss?
Andre Luis Maschio Moreira, há um estigma de que o pequeno príncipe seria o livro mais lido pelas candidatas ao miss universo. Claro que é um clichê meio pré-conceituoso. Tão somente isso. Abraços
O canal aviões e músicas também tem um episódio sobre o Zé Perdi...Vale a pena assistir
É meu favorito também...e acho um absurdo e ultrajante que nenhum dos meus professores durante estudante, comentou ou nos recomendou o livro O Pequeno Príncipe.
Tive a oportunidade de ver os manuscritos, as ilustrações originais, numa exposição no Museé de L'Air, em Paris... No fundo da sala, o trem de pouso recuperado do mar. Chorei.
No RN há 3 antigos boabás, uma das "lendas urbanas" é que as sementes teriam sido trazidas por Saint-Exupery. Um está em Natal, outro no município de Nísia Floresta e o terceiro no litoral norte. Quando criança, meu pai me levou para conhecer o 3 baobás.
Com essa bela canção do Belchior de fundo ficou lindo demais !!!
Nossa. Amei esse cara. Primeiro vídeo que assisti e me identifiquei. Meu livro favorito 😍.
Li todos os livros dele e me emocionei em todos, cada detalhe, tudo, escrevia com tanta poesia, tanto amor pelo que fazia e pela vida, nossa... sem palavras, só lendo mesmo. São livros que mantenho em lugar especial para poder ler mais e mais. A cada leitura, novas descobertas, novas emoções, novas lágrimas.
Obrigada!!! Eu amo esse livro e acho que ele é um livro adulto tb.
No bairro do Cachambi, na cidade do Rio de Janeiro, tem uma escola pública com o nome de Jean Mermoz, que era uma homenagem ao valoroso piloto francês e companheiro de voos de Saint-Exupéry. Estudei nessa escola em 1962 aos 9 anos de idade; sabia da façanha de Jean Mermoz porém não conhecia sua relação com o Zé Perri.
Esse foi um dos meus episódios favoritos!! O Pequeno Príncipe significa muito na minha vida por vários motivos...obrigada por trazer essa história fantástica!! Tenho muito orgulho de poder apoiar esse canal.
Na minha vida também. Li esse livro aos 12, o Professor que solicitou a leitura disse: Voces vão ler esse livro agora, mas o lembrarão para sempre.
Herdei o livro em espanhol do meu pai quando eu tinha 10 anos. A dedicatória esta assinada pelo meu tio que presenteou o meu velho com aquela preciosidade quando ele estava prestes a completar os seus 10 tambem! Ah... como sou apegada aquele livro. 💕
Também sou fã, leio em todas as línguas que estudo! Vc já leu Vol de Nuit?
@@welingtonjorge3000 bom professor vc teve!
Me too.
A história que eu conhecia era a de que o Saint Exupéry pousava em Nísia Floresta, um município próximo a Natal. Nísia Floresta, pelo que ouvi, era o nome de uma moradora do lugar, amiga de Saint Exupéry.
Lá, também há um baobá que, segundo a lenda, o inspirou a incluir no Pequeno Príncipe.
Esse vídeo me remeteu aos tempos em que morava em Florianópolis e lá conheci o saudoso Getúlio Manoel Inácio, morador do bairro do Campeche, pescador, músico, escritor e autor do livro "Deca e Zé Perri (e ainda falava francês!). Vídeo maravilhoso e comovente. "Like" com mil louvores.
não sinto conforto em redes ....mas vc transforma fatos históricos em um grande roteiro
And the winner is Edurdo Bueno
q
Acho fantástica a sua narrativa, morro de rir, adoro quando voce faz chacota com os paulistas e olha que eu sou paulista, mas adoro os meus irmãos gaúchos como tu chê. Gostei quando voce falou que o gaucho é feito metade de homem e metade de cavalo, dou risada sozinho quando penso nisso, porque você é um gênio prá fazer a gente rir, quando conta história real num tom de gozação e brincadeira. Fantastico, Eduardo, sei que teu canal é neutro mas aqui vai um pensamento sem pretensão nenhuma, apenas pegando carona no tema. Se o Saint-Exupéry fosse vivo ia morrer de enfarte quando soubesse que os franceses estavam dando titulo de cidadão honorário prá Lula ainda bem que o grande escritor, desse mal não morreu. Abração Eduardo, sou teu fã.
Peninha, como historiador fico feliz em ver que trouxe a luz do presente um tema tão interessante para os brasileiros contemporâneos, existem relatos que Saint-Exupéry passou pelo sul da Bahia, mas precisamente em Maraú, onde tem a aprazível Barra Grande, e por lá teve uma aproximação com uma nativa, Dona Onília, seria uma belíssimo episódio para ti, estarei produzindo um documentário sobre essa temática.
Que episódio lindo! Parabéns!
Fantástico, muito interessante
ta louco, agora eu fiquei fã desse cara, puxou tainha no campeche pra mim já é parente
Fiquei com vontade de conhecer o Zé Perri... Achei ele muito achegado as pessoas comuns...
hahahahaha
É verdade! Adorei o comentário. Saudades da tainha do Campeche
Em Joinville tem uma rua em homenagem a ele..rua do príncipe no centro da cidade
Leio o Petit Prince em todas as línguas que estudo! Amo muito! Mas meu livro favorito do Saint-Exupéry, o que mais me impressionou, é " Vol de Nuit", impressionante como ele parece ter previsto seu fim nesta obra
Muito bom o programa assim como todos os outros! A história de Zé Perri se mantém viva em Floripa mesmo, recomendo a música do último álbum da banda Dazaranha (talvez maior bando local de Floripa) intitulada Zé Perri.
Correio Sul... Terra de homens... Cidadela.... estes sim são fantasticas obras deste fenomenal piloto!
Esse baobá me fez ficar tão maravilhado que há três anos comecei a plantar " barrigudas " aqui no cerrado de Brasília.
qdo morei na península de maraú, BA, os nativos contavam q por lá passava um francês tal de Perry. Inclusive conheci uma senhora bem idosa q diziam ter flertado com ele. Cada vez q perguntava ela ficava vermelha de vergonha e dizia q os namoros naquela época eram diferentes, eram bilhetes, olhares e horas juntos sem falar uma palavra. Tem dizia q ele era muito namorador...
ele pousava numa região chamada campinho, próximo a barra grande
Você deveria ter documentado isso 🤭A esposa do Saint-exupéry escreveu um livro e ela conta a respeito desse lado Dom Juan dele.
Ele passou pela minha cidade também, pois aqui era posto de abastecimento. A pista de pouso ainda existia ate uns 20 anos, quando o prefeito com interesses (ele é construtor) pediu o desligamento para o DAC (hoje ANAC). A aeronáutica tomou posse so terreno e o permutou com outra construtora em troca da reforma do resrauro e reforma do quartel de Pirassununga. Ainda não tem nenhuma construção lá, mas dá uma vaita tristeza.....
Essa história foi ótima! Só não sei quem a contaria melhor: o Eduardo Bueno ou o Lito (Aviões e Músicas).
Terra dos Homens é uma obra sobre o AMOR. Um livro maravilhoso. Todos deveriam ler.
Professor Eduardo Bueno. Você é sensacional. Prometo que assinarei seu maravilhoso canal se abordar a questão da Guerra dos Bárbaros, relacionado a resistência indígena ante a colonização portuguesa no nordeste brasileiro. Sim, sou chantagista. Mas é por uma causa nobre.
Meu ilustre professor de história Eduardo Bueno, faltou nesse episódio o ilustre mestre comentar que Antoine Saint- Exupéry nas suas andanças pelo Rio de Janeiro alugava uma casa em Itaipava, Petrópolis-RJ onde hoje se encontra um museu aberto a visitação...
Vixe Mãe , como não se viciar com esse canal , que maneira gantástica de contar suas histórias , parabéns Mestre Eduardo
Amei Eduardo e até chorei. Mas espero que eu não chore quando fizer sobre o marquês de Pombal que tu tá devendo!!!
Nunca imaginei que esse escritor tivesse passado pelo RS , Porto Alegre ainda. 🤔. Essa de Porto Alegre ter o céu mais bonito por ser azul é DEMAIS. Beijo. Peninha.
Grande trabalho, linda história. Eduardo sempre assisto seu canal, até no Marrocos.
Feliz por você falar desse escritor extraordinário.
Espetacular! Grato!
Adorei. Adorei. Amo o baobá, amo o pequeno Príncipe, vou amar o pequeno patachu e amei Ze Perri. Obrigada, peninha.
Amo o livro O pequeno príncipe.
Esse é meu livro preferido. Chega me emocionei.
Belchior, que lindo
Maravilhoso!
Melhor coisa é maratonar os videos desse maluco!
É cativante
Prezado Eduardo: não havia "estação de radar" em Fernando de Noronha, no tempo dos voos da Aéropostale, pois não havia radares em uso na época (foram introduzidos em serviço em fins de 1938 na Grã-Bretanha e em 1939 na Alemanha) - o que havia era uma estação de rádio, construída em 1934 pelo Departamento de Aeronáutica Civil (então parte do Ministério de Viação e Obras Públicas), quando a pista de pouso foi pavimentada. Além disso, a capital do Vietnã continua sendo Hanói (a cidade de Ho Chi Minh, antiga Saigon, é a cidade mais populosa do Vietnã).
CARAAAACA RDC está no RUclips!!! Rapaz, sou muito fã do seu trabalho de História da aviação no Brasil! Tanto os textos como as ilustrações!
@@SrAtoz obrigado!
Olá Peninha, como vai? Quanto ao local correto, onde os aviões da "Aeropostale" pousavam, junto à capital gaúcha: ficava mais precisamente na área da atual Base Aérea de Canoas (hoje ALA 3), possuindo uma pista bem cuidada e um hangar, com mais algumas instalacões, todo o conjunto sendo chamado de "Batimant", e situados na área da atual cabeceira 30 da pista, mas no lado sul da mesma. Hoje, ali ainda se encontram os pisos acimentados abandonados, embora estejam completamente cobertos pela relva. Em 1950, a base passou para o lado norte da pista, sendo que o hangar original da "Aeropostale" foi desmontado, suas ferragens transferidas para a nova área e reconstruído, recebendo nova alvenaria. Este hangar, nos dias atuais, é utilizado como depósito técnico. Até meados da década de 50 do século passado, a Base aérea era chamada de "Campo da Air France" ou Base aérea de Gravataí, cidade vizinha, da qual Canoas emancipou-se. Até 1954, esta base com pista pavimentada também recebia os voos das aeronaves maiores, que não podiam pousar no antigo Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, até aquele ano provido de pistas de terra. Por este motivo, no salão nobre da base aérea há uma grande e bonita mesa de madeira, com suas cadeiras, com o símbolo da Panair do Brasil, que ali possuía uma estação de passageiros. Todos estes móveis com formas de belas asas, no mais puro estilo de "Art Déco". André Caldas. Canoas-RS.
15:39 Uma correção: A capital do Vietnã é Hanói.
Saigon (Hoje Ho Chin Min) era a capital do antigo Vietnã do Sul e a "capital" da colônia francesa da Indochina. Hoje ela é a maior cidade do Vietnã
Eu imagino como deveria ser os pescadores de Floripa conversando om Zé Perri com sotaque manezinho.
Muito bom! Parabéns por ajudar a retirar esse preconceito quanto a essa obra esplêndida: o pequeno príncipe!
O melhor canal de história! 🤩
Emocionante!
Lenda. Saint. Exupery era diretor da aeropostale em Buenos Aires. Não era piloto de linha. Fazia reconhecimento das escalas subordinadas a Buenos Aires. Ele pode ter aterrissado nas escalas brasileiras da Linha do Correio Aéreo algumas vezes mas por tempo mínimo. A memória dele é maravilhosa, infelizmente, é lenda.
Uma pena vc ter publicado isso.
Uma verdadeira aula.
Instiga à buscar o conhecimento.
Poxa! Quanta história o Zé Perri tem, hemmm! Estou iniciando a leitura desse livro com meus alunos. Que legal saber que ele amava nossa terra! Espero que alguém faça logo um belo filme sobre sua biografia. Seria interessantíssimo!
Episodio Fantastico !!!!! Fale sobre a viagem épica do hidroavião Sampaio Correa, que foi o primeiro hidroavião a cruzar o continente americano (1922/1923), saindo dos EUA com destino ao Brasil.
Um dos vídeos mais emocionantes, quem anda pelo Campeche faz contato constante com o gênio criador do Pequeno Príncipe, mas faltou falar da Lagoa do Peri, que também o homenageia, né? Fazia tempo que queria ver a história dele pelos céus do Brasil de maneira assim ilustrada, obrigado!
Há 2 anos atrás, o Lito (canal Aviões e Músicas) também fez um vídeo sobre Saint-Exupéry. É muito bacana escutar essa história com outras abordagens. Muito bom o vídeo.
Sou de Floripa:
- Essa versão da origem da palavra campeche é muito forte, aqui.
- Temos duas grandes lagoas, uma delas chama-se "Do Peri".
👏👏👏👏👏👏👏 Muito obrigado .
Xuuupaaa Peninha! É desse jeito! O seu lado iconoclasta deve ficar latejando com a máxima do "O Pequeno Príncipe": Tu te tornas responsável por tudo aquilo que cativas. Tem nada não, os seus leitores, dentre os quais me incluo, são estradeiros e resilientes. Para o alto e avante!
Brilhante episódio.
Que episódio sensacional!!!
Muuuuiiiito bom. Amei.
“ Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós. ”
“ A perfeição não é alcançada quando não há mais nada a ser incluído, mas sim quando não há mais nada a ser retirado. ”
“ Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.
Antoine de Saint-Exupéry
”
Mais um vídeo pra enriquecer nosso conhecimento, parabéns professor. 👏👏
Descobri uma história de "porta de botequim" que falava à respeito de SaintExupery aqui em Petrópolis na localidade de Itaipava, que me parecia muito estranha, mas que se confirma com o depoimento de pessoas que estiveram com ele aqui na serra. Depois disso, foi criado na casa que ele ficava aqui, um espaço com as particularidades que ele usava na época como a máquina de escrever, a escrivaninha e a cama no quarto é a original.
Nada menos que fantastico!
SENSACIONAL esse episódio!!!
Muito obrigado!!!
Poutzzz sensacional esse capítulo! Obrigado!
Pensei que o Eduardo iria falar da passagem de Saint-exupéry por Petrópolis, aqui os pilotos da Aeropostale, tiveram um sítio para passar os verões. Muitas cartas e relatos de Exupéry por aqui, tem até um museu do Pequeno Príncipe no local, fica no distrito de Itaipava. Tem o episódio da "cobra que engoliu um elefante"... daqui dá para ver a Pedra do Elefante, é muito parecida com a ilustração do livro.
Cara que sensacional fantástica história ,ainda mas a vendo embaixo de um baobá é claro aqui em casa!
O bairro é Lagoa seca!
Uma árvore linda! Assim como a história!
*ahhh Edu amei!!👏👏👏*remexeu com minhas recordações😦O Pequeno Príncipe é um dos livros q mais amo. li qd tava no ginásio e juntamente com A Ilha Perdida(q li na quarta série)foram os primeiros a fazerem parte da minha vida. e já amava a França, naquele tempo, sem nem saber porque. depois tive um love(q era gaúcho e morava num edifício chamado Antoine de Saint-Exupéry kakaka)q tbm amava o livro e o autor e vivia me falando td sobre.
*tenho um exemplar em espanhol, de uma editora cubana (El Principito)
*bom q qualquer pessoa leia O Pequeno Príncipe, né? melhor ainda se souber interpreta-lo
valeuuuuu💐
No município de Praia Grande havia um aeródromo onde funcionou o "Aeroclube de Santos". Esse campo de pouso pertencia à AIR FRANCE. Em 1967, na porta de um hangar, dava para ler o nome dessa empresa aérea. Em "Voo Noturno" (Vol de Nuit) Saint-Exupéry cita Santos como uma escala. Creio que ele deve ter pousado lá alguma vez.
Ou melhor: HAVIA pertencido àquela empresa aérea.
Pequeno Principe, foi meu primeiro livro e um presente. E adoro o livrinho.
Pois é Eduardo Bueno, eu sou fascinado pela história deste escritor aviador. Então, obrigado por falar dele.
Alias, saint exupery esteve em Florianópolis... Várias vezes.
Um abraço da França ao pequeno príncipe brasileiro. Até mais
Campeche é lindo e tranquilo, no sul da ilha próximo a praia da Joaquina e Lagoa da Conceição ❤️
Moro no Campeche e é verdade o que o Peninha falou sobre tudo aqui cultuar a história do Zé Perri. Até na escola municipal perto do antigo Aeropostale, eles ensinam francês como segundo idioma.
Apois aqui em Recife se diz que o Baobá que o inspirou foi o daqui, na Praça da República no bairro de Santo Antônio.