Existe um Núcleo de Orientação de Pesquisa Histórica (NOPH-Ecomuseu de Santa Cruz) que fica no Rio de Janeiro, diz a mesma coisa. ""Um povo só preserva aquilo que ama! Um povo só ama aquilo que conhece!"
Eu nem sabia que existia um marco desse aqui no Brasil, como se tem aquele coberto por um vidro em Porto Seguro. E espanta, mais ainda, não haver nada próximo que leve à conclusão de que se trata de um destino turístico, de turismo histórico. É a prova de que não sabemos explorar a riqueza de nossa(s) história(s). O que mais se vê na Europa é uma mínima plaquinha que seja com a descrição de um local com que tenha a mínima importância para a histórica local, venda como de interesse turístico, com uma lojinha, claro, ao lado, cujos dividendos ajudam na sua conservação!
amigão quando tiver a oportunidade de desembarcar na aeroporto santos Dumont visite o Museu histórico Nacional bem em frete!! lá estão os originais devidamente guardados.
Infelizmente muitos dos marcos de nossa história estão abandonados ou sumiram, tire isso pelos nossos casarios coloniais em grandes cidades, totalmente destruídos.
Puta aula Eduardo.... Eu estive em Tordesilhas, a um ano, na capela onde esta Rainha Joana, a louca, filha da Rainha Isabel e na propriedade onde o Rei D. João e Rainha Isabel assinaram o tratado de Tordesilhas. Cidadezinha linda, recomendo p quem estiver passando lá por perto
Meu filho (9) tá estudando sobre esse tratado e me falou que a professora citou Eduardo Bueno, mais precisamente esse canal aqui... é claro que vou mostrar pra ele esse video...
Ouvi-lo falar da nossa história comum (Luso Brasileira) é delicioso. D João II, o Principe Perfeito, foi o nosso maior Estadista, o primeiro (e único?) Português, rei, a ver Portugal como um Estado/País e não um negócio pessoal da casa real... Parabéns Eduardo. P.S. Existem documentos na Torre do Tombo (Portugal) que explicam e esclarecem muitas das suas dúvidas.
Ele devia ter uma cábula quando fala.... e no fim antes de publicar o vídeo verificar se não se enganou. E voltar a fazer caso tivesse-se enganado. É impossível um homem lembrar-se de tudo e falar decor tanta coisa é impossível
@@tarcisiocerqueira4445 Meu caro, não estão, é necessáro um avião de burocracia e autorizações especiais. Só académicos (pessoas formadas e investigadores) conseguem essas autorizações. E mesmo assim são tantos documentos que é difiicil procurar. A Torre do Tombo recebeu muitos documentos, espólio de particulares (antiga nobreza Portuguesa e Conventos através da Igreja Católica) nos últimos 20 anos que ainda nem sequer estão catalogados e passados para micro filme. É necessário catalogar, perservar e arquivar, só depois os académicos terão acesso aos documentos. Estes passos demoram anos infelizmente...
Quem tiver a oportunidade venha visitar o Museu histórico Nacional bem em frete ao aeroporto santos Dumont no centro do Rio!!uma verdadeira viagem na história nacional!!
@@PauloAlmeida15 Tem o museu histórico nacional que fica perto da praça quinze centro do Rio de Janeiro e tem o museu nacional que pegou fogo fica no bairro imperial de São Cristóvão zona norte do Rio de Janeiro.
Este cara é de uma inteligência raríssima, não pelo que nos apresenta, isso chama-se cultura e sim, pela brilhante ideia de esclarecer mais nítidamente e sob uma maneira de ver masi popular, mais realista possível dos fatos históricos que nos ensinaram os heróis professores: Heróis porque, muitas vezes foram obrigados a esconder a verdade; Isso coube a nós, com o passar do tempo e conhecimentos adquiridos através de leituras e fatos contemporâneos, tirarmos nossa conclusão. E este canal do Eduardo, peninha Bueno, está sendo de uma importância ímpar nesse processo, oxalá os jovens possam assistir, raciocinar e adotar uma linha de pensamento da história. Grande abraço Peninha!
Tão magnífica essas informações e forma de como é passada que vou assistir esse vídeo umas 5 vezes, para garantir que eu não perca nenhuma informação deste.
Assistindo a esses episódios do In Loko, dá vontade de sair viajando por aí, para conhecer esses lugares e marcos magníficos... Quem dera tivesse um pouco mais de dinheiro pra isso, mas chego lá! 😁
Oi Peninha tudo bem? Estou comentando aqui e espero que vc veja ... Me chamo Karina , e meu esposo Robert é professor de história e geografia aqui na cidade de Várzea Paulista. E ele gosta muito do seu trabalho, acompanhamos os seus vídeos. Ele passa como complemento da grade curricular seus vídeos para os alunos dele e sempre pede para que eles se escrevam no seu canal ,achamos que essa geração pode ter salvação kkk . Parabéns pelo seu trabalho . Nunca pare por favor , precisamos de pessoas como vc !
Obrigado Peninha! Estive lá, visitando o Marco. Fica na ilha do Cardoso: peguei um barco de passeio no cais de Cananéia até a ilha. Aí são 6 Km pela praia. A ilha é uma reserva, tá tudo preservado. A mata, os mangues...Então, quando se chega ao Marco, pode-se imaginar tudo, e é mágico: as caravelas fundeadas junto à ilha do Bom Abrigo, logo ali adiante. As pedras, enormes, são de difícil transposição: impossível arrastar o pesado marco de pedra diretamente até o ponto mais alto onde seria colocado; os batéis com a equipe de instalação desembarcando na pequena e calma praia, a uns 100 metros; dali, abriu-se uma picada até a parte de trás das pedras, no meio do mato baixo, por onde puderam alçar o Marco ao Ponto mais alto nas pedras, longe das ondas nos dias de ressaca, mas avistável do mar ou da terra.
Fui à Laguna na segunda feira (dois dias atrás). Amei. Minha filha de 9 anos encantada pelo marco do tratado de Tordesilhas. Ela sabe que participo do canal e me questionou se Eduardo Bueno havia estado naquele local. Muito bom poder visitar os locais que ouvimos falar tantas vezes. Obrigada Eduardo pelos ensinamentos.
Vivo. Sim ano e meio na Espanha. Sou descendente de espanhóis e descubro agora, que existe aqui, uma cidade chamada Tordesilhas, que seria preâmbulo de nossa querida terra. Agora tenho que ir lá
já estive algumas vezes em Cananéia, sabia um pouquinho da sua história, mas não imaginava que ali fica este marco tão emblemático historicamente. Voltarei pra conferir!
Hehehe muto bom, excelente conhecimento e explicações, la por meados de 1999 fui numa expediçao a ilha do Cardoso, maravilhoso lugar e bem preservado, fizemos a caminhada do morro da praia de Ipanema ate o fim sul, de frente para o Superagui, me recordo do sr. Muniz que vivia num ranchinho na ilha do Cardoso na face para o mar de fora, ja deve ser falecido, tinha 10 filhos pescadores em Cananéia, Bertioga, Iguape, os quais volta e meia iam abastece lo de mantimentos, boas historias e lendas da região, foi nesa praia que o Padre Anchietea e Manoel da Nobrega escreveram os poemas, quantas saudades surgindo nova oportunidade irei novamente, cheguei a durmir nessa pedra que tem o marco de Tordesilha .
Não sabia que ainda havia no Brasil, o marco delimitador de Tordesinhas. E que o original, está no museu, no Rio de Janeiro. Muitos Portugueses, nem imaginam isso. Esses locais, quero visitar na minha próxima viagem que quero fazer ao Brasil. Obrigado Bueno, admito que tenho aprendido bastante de uma história de Portugal, que muito aprendi na escola, mas que não pára de me surpreender, porque é muito vasta !!!
A frase do Eduardo de que Povo que não sabe de onde veio não sabe para onde está indo, é em si, um "tratado" de cultura eu diria até que ela encerra toda uma verdade maravilhosa da historia de cada País. É uma maravilha ouvir o Eduardo. Obrigado
A história é fantástica, in loco é melhor ainda. Deixo como ideia um livro de história que oriente o leitor em viagens, pra incentivar que se conheçam esses lugares tão importantes da nossa história e que muitas vezes passam despercebidos
Recentemente passei pela estrada pela cidade de Tordesilhas na Espanha mas infelizmente não pude parar. Espero poder voltar em breve, com motivação adicional agora após ter assistido esse belo vídeo!
Há um artigo acadêmico recente de 2013, que o autor recalculou com tecnologia e pesquisa histórica o meridiano do tratado de tordesilhas. Segundo o autor desta pesquisa o meridiano passa na coordenada 48º35' e tudo que se falava do marco em Cananeia, deve ser repensado. O valor da coordenada da longitude faz repensar onde atualmente passa o meridiano. Referência bibliográfica: Cintra, Jorge Pimentel, et al. 2012. “O Mapa das Cortes e as fronteiras do Brasil”. Boletim de Ciências Geodésicas 18 (3): 421-445. Cintra, Jorge Pimentel. 2013. “Reconstruindo o mapa das capitanias hereditárias”. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 21 (2): 11-45.
Incrível, lindo demais o lugar! E emocionante! Isso me lembra a série Isabel, que também mostra perfeitamente como a história é cheíssima de ação e aventura
Só tenho palavras a expressar nesse mundo virtual chamado RUclips ,somente o meu muito obrigado sempre. A minha imensa gratidão e consideração em poderem produzir , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a intenção, e visando a nossa formação intelectual, social, psicológica , moral e humana. Muito sucesso hoje e sempre ao canal .
Muito bom o seu Canal, super parabéns!!! Só uma uma colocação, o Marco de Touro se encontra no Museu Antropológico Câmara Cascudo em Natal/RN. É que realmente, quando se trata de bens móveis, muitas vezes eles mudam de local.
Sensacionais esses vídeos IN LOKO. Até o Peninha, nosso poetinha, fica mais relax. Show de vídeos IN LOKO. Adoro História do Brasil.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Adoramos in Loko! Algum dia tenho que ir a Cananéia! Para um Paranaense que viveu indo à Guaratuba, Ilha do Mel, Paranaguá... Fica sempre a dúvida se estes primeiros navegadores estiveram nestas ilhas e baías, já preparando para possíveis portos e fortes. Tantos segredos da história. Sul daí era Espanhol, mas com tantos possíveis "Portos Seguros", no PR, SC...
Gratidão por ter estado in loco e ilustrar com mais realismo a história. Estive em Ilha Comprida em 1983, visitei Iguape, mas não tinha conhecimento desses detalhes que o Buenas Ideias passou aqui. Muito bom conhecer mais. Ótimo trabalho.
Há um marco na cidade de Arraial do Cabo (mais precisamente na praia dos anjos), no litoral do Rio de Janeiro, dando registro da expedição de Américo Vespucio por aquele litoral
Que episódio fantástico! O canal Buenas Idéias é fascinante, viciante, não passo um dia sequer sem assitir aos incríveis vídeos do nosso Grande Eduardo Bueno.
Conheço bem a região e a maioria dos habitantes nunca ouviu falar de nada disso. Não imaginam que praticamente pisam todo santo dia nos mesmo locais onde o famoso Bacharel viveu, onde centenas de marujos passaram para conquistar novas terras ao sul. Chega a ser trágico quando comento esse tipo de assunto com algumas pessoas e sou tratado como um ser de outro planeta, encarado com deboche por simplesmente saber mais daquele lugar fantástico, que nem é minha terra, mas tem muito a nos contar...para quem quiser escutar.
Em 1500 os navegantes mediam a distância de um continente ao outro. Em 2020 tem que explicar que a terra não é plana!!!
Os Planilsons citados pelo excelente canal do Lito, o Aviões e Músicas
É phoda.
Cara! Neste vídeo o tom ficou a cara do filme de 82 do Herzog com Klaus Kinski o Fitzcarraldo!
Que retrocesso!
E plana pq chama planeta, se fosse redonda, se chamaria redondeta huehue huehue
"Povo que não sabe de onde veio não sabe para onde está indo ."Genial .Esse canal deveria ter um milhão. Rumo à 1 milhão
Existe um Núcleo de Orientação de Pesquisa Histórica (NOPH-Ecomuseu de Santa Cruz) que fica no Rio de Janeiro, diz a mesma coisa.
""Um povo só preserva aquilo que ama! Um povo só ama aquilo que conhece!"
@@FabinhOlliveira Uma ótima filosofia.
Essa frase é impactante!!
@@aridoturbante77 maravilhoso poder conhecer a nossa história
(: Ja vai a caminho de 2 Milhoes ... ☺
Eu nem sabia que existia um marco desse aqui no Brasil, como se tem aquele coberto por um vidro em Porto Seguro. E espanta, mais ainda, não haver nada próximo que leve à conclusão de que se trata de um destino turístico, de turismo histórico. É a prova de que não sabemos explorar a riqueza de nossa(s) história(s). O que mais se vê na Europa é uma mínima plaquinha que seja com a descrição de um local com que tenha a mínima importância para a histórica local, venda como de interesse turístico, com uma lojinha, claro, ao lado, cujos dividendos ajudam na sua conservação!
Tem mais, aqui em Laguna SC tbm tem um marco.
amigão quando tiver a oportunidade de desembarcar na aeroporto santos Dumont visite o Museu histórico Nacional bem em frete!! lá estão os originais devidamente guardados.
@@carlosleomouraduque sim. Irei com certeza. Mas me chamou a atenção que lá, in loko, não tem nada!
Infelizmente muitos dos marcos de nossa história estão abandonados ou sumiram, tire isso pelos nossos casarios coloniais em grandes cidades, totalmente destruídos.
@@carlosleomouraduque Sim , também ... Mas ver no local é outra história !...
Algum dia irei pessoalmente conhecer esses locais históricos... por enquanto, é ótimo vê-los pelas lentes e pela narrativa de Eduardo Bueno.
usa o google maps
@@nove3799 melhor pessoalmente hahaha
👏👏👏
IN LOXO nao sei qual o canal 🎧🎵🎵🎶🎶
Me orgulho em já ter visto pessoalmente um dia o marco de Cananéia . Parabéns por valorizarem a nossa história, mesmo nos momentos de injustiça.
Esses episódios tinham q ter no mínimo 3 horas de duração!
Puta aula Eduardo....
Eu estive em Tordesilhas, a um ano, na capela onde esta Rainha Joana, a louca, filha da Rainha Isabel e na propriedade onde o Rei D. João e Rainha Isabel assinaram o tratado de Tordesilhas.
Cidadezinha linda, recomendo p quem estiver passando lá por perto
* há um ano ....
Meu filho (9) tá estudando sobre esse tratado e me falou que a professora citou Eduardo Bueno, mais precisamente esse canal aqui... é claro que vou mostrar pra ele esse video...
Um dia, vou lá ver, IN LOKO!
Ouvi-lo falar da nossa história comum (Luso Brasileira) é delicioso.
D João II, o Principe Perfeito, foi o nosso maior Estadista, o primeiro (e único?) Português, rei, a ver Portugal como um Estado/País e não um negócio pessoal da casa real...
Parabéns Eduardo.
P.S. Existem documentos na Torre do Tombo (Portugal) que explicam e esclarecem muitas das suas dúvidas.
Ele devia ter uma cábula quando fala.... e no fim antes de publicar o vídeo verificar se não se enganou.
E voltar a fazer caso tivesse-se enganado. É impossível um homem lembrar-se de tudo e falar decor tanta coisa é impossível
Muito obrigado pela informação! Esses documentos, assim como outros históricos, estão abertos à pesquisa geral?
@@tarcisiocerqueira4445 Meu caro, não estão, é necessáro um avião de burocracia e autorizações especiais. Só académicos (pessoas formadas e investigadores) conseguem essas autorizações. E mesmo assim são tantos documentos que é difiicil procurar.
A Torre do Tombo recebeu muitos documentos, espólio de particulares (antiga nobreza Portuguesa e Conventos através da Igreja Católica) nos últimos 20 anos que ainda nem sequer estão catalogados e passados para micro filme.
É necessário catalogar, perservar e arquivar, só depois os académicos terão acesso aos documentos. Estes passos demoram anos infelizmente...
Quem tiver a oportunidade venha visitar o Museu histórico Nacional bem em frete ao aeroporto santos Dumont no centro do Rio!!uma verdadeira viagem na história nacional!!
Eu fui em 2010. E depois fiquei bem triste pensando que tinha incendiado, kkkkk
Tem viagem virtual ?
@@aluiziof200 dependendo do entorpecente o cidadão vai a qualquer lugar do mundo virtual!! Kkkkk
@@PauloAlmeida15 Tem o museu histórico nacional que fica perto da praça quinze centro do Rio de Janeiro e tem o museu nacional que pegou fogo fica no bairro imperial de São Cristóvão zona norte do Rio de Janeiro.
Este cara é de uma inteligência raríssima, não pelo que nos apresenta, isso chama-se cultura e sim, pela brilhante ideia de esclarecer mais nítidamente e sob uma maneira de ver masi popular, mais realista possível dos fatos históricos que nos ensinaram os heróis professores: Heróis porque, muitas vezes foram obrigados a esconder a verdade; Isso coube a nós, com o passar do tempo e conhecimentos adquiridos através de leituras e fatos contemporâneos, tirarmos nossa conclusão. E este canal do Eduardo, peninha Bueno, está sendo de uma importância ímpar nesse processo, oxalá os jovens possam assistir, raciocinar e adotar uma linha de pensamento da história. Grande abraço Peninha!
"Povo que não sabe de onde veio, não pode saber para onde está indo."
In Loko!!!!
Parabéns mais uma vez ao canal Buenas Idéias!
Sou novo no canal. Mas os episódios in Loko são de fato, excelentes. Se puder, faça mais.
Assim que pudermos voltar a viajar, faremos! Obrigado pelo carinho. Atenciosamente, equipe Buenas Ideias.
Tão magnífica essas informações e forma de como é passada que vou assistir esse vídeo umas 5 vezes, para garantir que eu não perca nenhuma informação deste.
Assistindo a esses episódios do In Loko, dá vontade de sair viajando por aí, para conhecer esses lugares e marcos magníficos... Quem dera tivesse um pouco mais de dinheiro pra isso, mas chego lá! 😁
Além de toda magia do episódio, há que se destacar a trilha sonora. Parabéns!!
Que orgulho eu sinto por este povo tão NOBRE que é o povo português !!!
Oi Peninha tudo bem?
Estou comentando aqui e espero que vc veja ... Me chamo Karina , e meu esposo Robert é professor de história e geografia aqui na cidade de Várzea Paulista. E ele gosta muito do seu trabalho, acompanhamos os seus vídeos.
Ele passa como complemento da grade curricular seus vídeos para os alunos dele e sempre pede para que eles se escrevam no seu canal ,achamos que essa geração pode ter salvação kkk .
Parabéns pelo seu trabalho .
Nunca pare por favor , precisamos de pessoas como vc !
Nunca soube da existência deste marco no Brasil. Isso vai enriquecer muito minhas aulas.
Obrigado Peninha! Estive lá, visitando o Marco. Fica na ilha do Cardoso: peguei um barco de passeio no cais de Cananéia até a ilha. Aí são 6 Km pela praia. A ilha é uma reserva, tá tudo preservado. A mata, os mangues...Então, quando se chega ao Marco, pode-se imaginar tudo, e é mágico: as caravelas fundeadas junto à ilha do Bom Abrigo, logo ali adiante. As pedras, enormes, são de difícil transposição: impossível arrastar o pesado marco de pedra diretamente até o ponto mais alto onde seria colocado; os batéis com a equipe de instalação desembarcando na pequena e calma praia, a uns 100 metros; dali, abriu-se uma picada até a parte de trás das pedras, no meio do mato baixo, por onde puderam alçar o Marco ao Ponto mais alto nas pedras, longe das ondas nos dias de ressaca, mas avistável do mar ou da terra.
A nossa história respira com vc, Bueno! Muito mais in loco nas trilhas épicas da sabedoria!! Viva o Buenas Ideias!!!
Cara, isso sim é um canal que merece um milhão!
Cara, este é um dos episódios mais lindos do canal ! Narrativa, imagens, música de fundo, tudo perfeito, Parabéns Peninha tu é SensacionaL 👏👏👏👏👏👏👏
Fui à Laguna na segunda feira (dois dias atrás). Amei. Minha filha de 9 anos encantada pelo marco do tratado de Tordesilhas. Ela sabe que participo do canal e me questionou se Eduardo Bueno havia estado naquele local. Muito bom poder visitar os locais que ouvimos falar tantas vezes. Obrigada Eduardo pelos ensinamentos.
Ah , este episódio está muito bem conseguido !... Parabéns ! Excelente trabalho !...
Tem um marco desses aqui em Belém-Pa, na frente do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.
Ótimo, como sempre!!! Gostaria de sugerir como tema a criminalização da capoeira no código penal de 1890 até
o
reconhecimento como esporte nacional
Rumo à 1 milhão
A pedido do nosso magnífico da sabedoria Peninha,revendo mais uma vez!!!
Aprendi na escola que o limite sul de Tordesilhas era Laguna em SC. Mais muito legal ver e aprender essa história sobre Cananéia.
Não canso nunca de saber e aprender😇🌹🌷amo história, e CONTADA de jeito então....
Vivo. Sim ano e meio na Espanha. Sou descendente de espanhóis e descubro agora, que existe aqui, uma cidade chamada Tordesilhas, que seria preâmbulo de nossa querida terra. Agora tenho que ir lá
Melhor canal não há
já estive algumas vezes em Cananéia, sabia um pouquinho da sua história, mas não imaginava que ali fica este marco tão emblemático historicamente. Voltarei pra conferir!
Hehehe muto bom, excelente conhecimento e explicações, la por meados de 1999 fui numa expediçao a ilha do Cardoso, maravilhoso lugar e bem preservado, fizemos a caminhada do morro da praia de Ipanema ate o fim sul, de frente para o Superagui, me recordo do sr. Muniz que vivia num ranchinho na ilha do Cardoso na face para o mar de fora, ja deve ser falecido, tinha 10 filhos pescadores em Cananéia, Bertioga, Iguape, os quais volta e meia iam abastece lo de mantimentos, boas historias e lendas da região, foi nesa praia que o Padre Anchietea e Manoel da Nobrega escreveram os poemas, quantas saudades surgindo nova oportunidade irei novamente, cheguei a durmir nessa pedra que tem o marco de Tordesilha .
Muito bom episódio , aptemdo a cada dia comtigo Mestre Peninha
simplesmente da vontade de virar a noite ouvindo voce contar a historia do brasil. PA R AB E N S SSSSSS
Já fui diversas vezes a Cananéia, relativamente perto de Sorocaba onde resido. Não sabia do Marco! Vou visitar na próxima vez.
Bora para mais uma super aula
Não sabia que ainda havia no Brasil, o marco delimitador de Tordesinhas. E que o original, está no museu, no Rio de Janeiro. Muitos Portugueses, nem imaginam isso. Esses locais, quero visitar na minha próxima viagem que quero fazer ao Brasil. Obrigado Bueno, admito que tenho aprendido bastante de uma história de Portugal, que muito aprendi na escola, mas que não pára de me surpreender, porque é muito vasta !!!
Muito bom uma aula de história sem politicagem!!!
Esse canal é sensacional e essa série In Loko, melhor ainda! Amei!!!!
Parabéns Peninha que bom viajar pela nossa história nesses tempos de pandemia é necessário distanciamento social.
Qdo ele falou que o marco original tinha ido para o Museu Nacional, até gelei😔😔😔😔 In Loko é aula de História sem blá blá blá
Por isso que amo conhecer locais históricos... Sou mto apegada mesmo... Amo História e histórias...
Lindo episódio, bem ilustrado, linda trilha sonora e muito bem explanado! É um prazer ser sócio deste canal!
A frase do Eduardo de que Povo que não sabe de onde veio não sabe para onde está indo, é em si, um "tratado" de cultura eu diria até que ela encerra toda uma verdade maravilhosa da historia de cada País. É uma maravilha ouvir o Eduardo. Obrigado
A história é fantástica, in loco é melhor ainda. Deixo como ideia um livro de história que oriente o leitor em viagens, pra incentivar que se conheçam esses lugares tão importantes da nossa história e que muitas vezes passam despercebidos
O marco de Touros original, no Rio Grande do Norte, hoje está na Fortaleza dos Reis Magos, em Natal😊
Acabei de observar o mesmo. So nao tinha certeza se ainda estaria lá pois o forte está fechado.
Que episódio lindo do começo ao fim!! Parabéns, Peninha! Qualidade primorosa, que gosto ver um episódio bom como esse! Por mais temporadas do In Loco!
Recentemente passei pela estrada pela cidade de Tordesilhas na Espanha mas infelizmente não pude parar. Espero poder voltar em breve, com motivação adicional agora após ter assistido esse belo vídeo!
Há um artigo acadêmico recente de 2013, que o autor recalculou com tecnologia e pesquisa histórica o meridiano do tratado de tordesilhas. Segundo o autor desta pesquisa o meridiano passa na coordenada 48º35' e tudo que se falava do marco em Cananeia, deve ser repensado. O valor da coordenada da longitude faz repensar onde atualmente passa o meridiano.
Referência bibliográfica:
Cintra, Jorge Pimentel, et al. 2012. “O Mapa das Cortes e as fronteiras do Brasil”.
Boletim de Ciências Geodésicas 18 (3): 421-445.
Cintra, Jorge Pimentel. 2013. “Reconstruindo o mapa das capitanias hereditárias”.
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 21 (2): 11-45.
Parabéns Eduardo
Brilhante, emocionante !
Aprendi a amar a História por ter uma professora que me encantou com as narrativas dinâmicas em sala de aula.
Estudar História é encanto puro. 💖
Então assiste à serie Brasil Paralelo
Incrível, lindo demais o lugar! E emocionante! Isso me lembra a série Isabel, que também mostra perfeitamente como a história é cheíssima de ação e aventura
Excelente episódio!!! Digno do canal👏🏻👏🏻👏🏻
Percebemos a tua emoção em estar neste lugar. Sugiro um vídeo sobre Nísia Floresta.
Só tenho palavras a expressar nesse mundo virtual chamado RUclips ,somente o meu muito obrigado sempre.
A minha imensa gratidão e consideração em poderem produzir , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a intenção, e visando a nossa formação intelectual, social, psicológica , moral e humana. Muito sucesso hoje e sempre ao canal .
Muito bom o seu Canal, super parabéns!!! Só uma uma colocação, o Marco de Touro se encontra no Museu Antropológico Câmara Cascudo em Natal/RN. É que realmente, quando se trata de bens móveis, muitas vezes eles mudam de local.
Parabéns por nos proporcionar o verdadeiro conhecimento !!! In Loko, um louco !!!
Cara, você é foda... parece que quanto mais velho fica, mais impressionante se torna.
Já me convenceu faz tempo. Contada por você é fantástico. Detalhes que no curso de História nem se cogita contar. Eu que o diga.
Incrível. Simplesmente incrível
Ansioso por mais episódios do In Loko
Sensacionais esses vídeos IN LOKO. Até o Peninha, nosso poetinha, fica mais relax. Show de vídeos IN LOKO. Adoro História do Brasil.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Melhor canal de história do RUclips.
Mais como dar deslike para um excelente trabalho como esse? Vai entender não? Parabéns professor!
Maravilhoso!!!! Adoro o In Loko!
Adoramos in Loko! Algum dia tenho que ir a Cananéia! Para um Paranaense que viveu indo à Guaratuba, Ilha do Mel, Paranaguá... Fica sempre a dúvida se estes primeiros navegadores estiveram nestas ilhas e baías, já preparando para possíveis portos e fortes. Tantos segredos da história. Sul daí era Espanhol, mas com tantos possíveis "Portos Seguros", no PR, SC...
Peninha é o cara que faz todos gostarem de história! Parabéns!!
Estava agora a pouco pesquisado sobre o El Duardo Bueno. Que coincidência!
A historia é apaixonante.
Como não se apaixonar por esse canal?
E eu por você 💖😍 .
A história do reencontro desse marco também é muito interessante
Esses episódios são sensacionais!!
Que (mini) saga maravilhosa, xará! Adorei!
Gratidão por ter estado in loco e ilustrar com mais realismo a história. Estive em Ilha Comprida em 1983, visitei Iguape, mas não tinha conhecimento desses detalhes que o Buenas Ideias passou aqui. Muito bom conhecer mais. Ótimo trabalho.
Apaixonante
Gostei muito do episódio. É um prazer aprender história aqui. De verdade. Fica na cabeça.
Liiiinnndooooooo! Obrigada. Abraço.
Há um marco na cidade de Arraial do Cabo (mais precisamente na praia dos anjos), no litoral do Rio de Janeiro, dando registro da expedição de Américo Vespucio por aquele litoral
Linda trilha sonora
Muito Bem !...
Só faltou assinalar no mapa onde fica ... ( para quem é de longe )
Muito bom, sempre uma aula, um aprendizado novo. Obrigado por compartilhar conosco. Estou terminando de ler seu livro Brasil, uma História.
Que episódio fantástico! O canal Buenas Idéias é fascinante, viciante, não passo um dia sequer sem assitir aos incríveis vídeos do nosso Grande Eduardo Bueno.
Parabéns Peninha pelo novo formato de vídeo... fora de casa!
A história é cheia de aventuras e deve ser contada assim, nos locais que aconteceram.
Como Sempre muito Bom !!!
Parabéns !!
Muito lindo mesmo!
Conheço bem a região e a maioria dos habitantes nunca ouviu falar de nada disso. Não imaginam que praticamente pisam todo santo dia nos mesmo locais onde o famoso Bacharel viveu, onde centenas de marujos passaram para conquistar novas terras ao sul.
Chega a ser trágico quando comento esse tipo de assunto com algumas pessoas e sou tratado como um ser de outro planeta, encarado com deboche por simplesmente saber mais daquele lugar fantástico, que nem é minha terra, mas tem muito a nos contar...para quem quiser escutar.
Outra vez! Sensacional. Obrigado!
MARAVILHOSO!!!!
Uma maravilha ouvir História contada pelo Sr Bueno.
Fato muito importante para época.
Muito bom, Peninha! Além de histórico o lugar é lindo tb! Vale a visita a Cananeia!
Que aula maravilhosa!
Abordagem irretocável, parabéns!
Sensacional!!! Amo ouvir
Bom demais!
Que maravilha!
Que episódio esplêndido. Gostei desse estilo inLoko dessa aula rs
Que episódio lindo. Acho que esse Papa filho da mãe era brasiliense. AMO ESSE CANAL 😍
Acho que era inglês