Certa vez, mandei um tal de Fábio, que na época não era estrela de RUclips, mas que foi meu chefe por uma manhã, ir "tom4r no c#(fé)". Isso após receber um treinamento dele por uma manhã inteira e na sequência pedir demissão (só dei trabalho para o RH...). Estava sob pressão em casa, precisando do emprego, mas por algum motivo não senti confiança nele e vice-versa. Desempregado e sem moral, desisti de uma viagem de fim de ano que já estava paga para os EUA e ao invés prestei um concurso público que me inscreveram (passei em segundo lugar). Entrei de vez em depressão. E mais tarde conheci esse Fábio como um empresário bem sucedido e youtuber. Soube que ele se demitiu daquela empresa logo em seguida. E confesso, melhorou muito como palestrante, ainda que até hoje não se movimente bem no palco, mas fala bem. Parabéns, Fábio. E desculpe pelo descontrole emocional.
Pressão em casa? Amigo, o lar deve ser seu porto seguro, o seu abrigo contra os males do mundo. Se sua residência não te dá paz, recomendo repensar alguns valores familiares, antes que tome mais decisões emocionalmente questionáveis e se afunde. Desejo-lhe sorte.
Uma vez num feedback com uma supervisora, eu falei pra ela que me sentia perseguido por ela. Ela simplesmente me disse: - O que eu ganharia em te perseguir? Por qual motivo eu te perseguiria? Parei pra pensar e percebi que realmente era neura minha, num segundo feedback ela disse que mudei da água pro vinho depois do feedback anterior, e passei a me relacionar melhor com ela. Hoje tenho ela na lembrança de ter sido minha melhor supervisora e aprendi que o problema estava em mim, e não nela.
Esse video é basicamente o motivo de eu nem considerar vagas para trabalho remoto. Na minha ultima experiencia nesse modelo de trabalho, o simples fato do meu chefe não colocar um emoji na mensagem de bom dia ja decidia se meu dia seria bom ou péssimo. Por varias vezes eu pedi feedback sobre minha performance e sempre me diziam que eu estava indo muito bem, acima das expectativas e que tinham plena confiança no meu trabalho, mas eu sempre levava esses feedbacks como "estão mentindo por medo de dizer a verdade".
Cara, li seu comentário hoje e gostaria de saber como está em relacao a essa inseguranca mencionada acima hoje em dia. Se adaptou ? Continua trabalhando fisicamente ? Mais por curiosidade mesmo.
Você é personagem principal da sua própria vida. A opinião dos outros importa quando elas fazem sentido pra você. Caso contrário, são apenas palavras. Se você se esforçou e foi elogiado, perceba a corelação que existe (causa e efeito). Como conselho bom não se dá, se vende, aceito pix! 😁
Caraca, esse vídeo foi perfeito pra mim! Recentemente, eu comecei trampar numa empresa, que era um sonho antigo meu de trampar lá. O início foi bem legal, nos primeiros projetos eu até que me sai bem. Entrei num novo projeto, e logo de início, eu já me senti inseguro, eu comecei a ter umas neuras de estar trabalhando com pessoas fodas e que eu não tinha o conhecimento suficiente pra estar ali, comecei a me sabotar, depois eu mesmo pedi pra sair. Eu vejo que poderia apenas ter conversado mais com a galera, talvez teriam me incentivado e eu acabaria ganhando um gás de confiança, ou até mesmo me colocado em um projeto que eu me sentia mais confortável, mas eu fiz o contrário, não expliquei a situação pra ninguém, e fui me sabotando aos poucos. Esse vídeo veio em boa hora, estou em busca de uma nova oportunidade pra trampar, mas tenho certeza que se algo não mudar, vai acabar acontecendo a mesma situação. Um outro problema também, que me afeta muito, é a timidez, aí junta com a insegurança, síndrome do impostor, aí ferra tudo! 😂 Valeu Akita, ótimo vídeo! 👋
insegurança e a famosa "síndrome do impostor" é tão presente em quase todo mundo hoje dia, e auto-sabotagem é perigoso demais. ótimo assunto pra se tratar, e ótima abordagem
"Na verdade pessoas como eu não precisam ser constantemente agradadas, a gente não precisa de cuidados especiais, eu não quebro atoa porque você teve um dia ruim, eu não julgo você porque errou uma vez. Uma única pequena ação ruim não vai ser motivo para eu te mandar embora tão drasticamente. Pelo contrário como você contorna o dia ruim é que aumenta o seu valor."
Cara, eu quase pedi demissão pq senti que não tava rendendo bem e fiquei muito inseguro. Ao invés de melhorar e entregar o que sou pago pra fazer eu tava sempre achando que eu tava próximo de ser demitido. Consegui superar isso, mas a confiança não voltou 100%. Esse vídeo foi massa e me fez refletir bastante.
Aí... Akita... Amigos leais não são tão "legais". Gosto de pessoas assim. Falam o que precisa ser dito na lata. É bom ter pessoas assim por perto e muita gente não entende isso.
Eu não entendo como um conteúdo postado há um ano, aparece para eu assitir, em momento que vivo uma situação que faz muito sentido e não contei para ninguém. Rsrsrsrs RUclips, Google não só ouve "conversas". Passaram a ler pensamentos e corações. :) #Paz
No primeiro estágio que realizei, o patrão era um ser apoteótico e todos o tinham como "o cara". Ele realmente era bom no que fazia, e tinha o seu jeito de ser que, unido a minha insegurança e inexperiência profissional (era meu primeiro estágio, tinha muito o que aprender) me fazia gelar, travar perto dele. Resumo: não consegui realizar uma tarefa e isso gerou a minha demissão. Eu sabia exatamente o que fazer e como fazer, mas me sentia inseguro pois era a primeira fez que faria algo fora da teoria. O medo do julgamento, a necessidade inexplicável de mostrar eficiência e não ser eficiente, tudo isso somaram também para a minha saída. Aprendi muito com isso. Poderia ser diferente se eu abrisse o jogo e falasse que não me sentia confortável. Mas vejo hoje que isso serviu de lição para que eu pudesse olhar para dentro.
Eu literalmente. Sou introvertida, insegura e para ajudar ansiosa do que já sofre por antecipação por algo que nem sei se vai dar certo ou não, e quando a crise de ansiedade bate afeta diretamente minha saúde física , a mental já fica no chão. Com isso já deixei de entregar um projeto que tinha várias ideias para implementar mas na hora do código... BRANCO total, tudo travava. O pior é que isso me acompanha desde a escola, por mais que eu soubesse a matéria eu sempre ficava uma pilha , todas as semanas de prova da minha vida eu estive doente ou sentindo alguma dor. Aquelas frases " você tem que confiar mais em você mesma" , " você tem muito potencial só falta você acreditar nisso" ... É literalmente o que você disse é muito fácil dizer, fazer é complicado, sempre tento um método novo de conseguir controlar isso mas poucos funcionaram comigo. Sigo tentando.
Esse é, provavelmente, o vídeo mais importante que eu poderia ter assistido hoje. Sofro com tudo isso, principalmente no âmbito pessoal. Não irei perder para isso de novo em algum tempo no futuro. Obrigado, Akita.
Eu sempre fui muito inseguro e sei que a maior parte dos problemas, foi eu mesmo que acabei criando. Entretanto, eu já cheguei a ficar mais traumatizado porque cheguei a trabalhar com pessoas ruins. Demorei muito pra melhorar, fiz muita terapia, mudei de empresa e tudo melhorou. Em um próximo vídeo, tenta falar sobre a competiçào no meio de TI. Poderia me ajudar :). O TechLead daqui do YT, fala muito sobre isso. Sobre a arrogância nas empresas, etc. @Fabio Akita
Recentemente eu deixei um ótimo emprego por que eu julgava que seria despedido à qualquer momento. O patrão cobrando agilidade num processo que tinha acabado de conhecer. Ao invés de conversar com ele mostrando minha incapacidade momentânea fiquei com medo dele me achar incompetente. Alimentei dentro de mim um medo que me levou a pedir demissão que causou surpresa ao meu chefe, que eu julgava estar prestes a me demitir. Esse vídeo me descreveu e eu só posso agradecer ao Fabio Akita.
Eu raramente escrevo comentários, mas cara, obrigado, teus vídeos tem mudado minha forma de pensar e me ajudado bastante, to com 32 anos, desempregado e querendo mudar completamente de carreira, e decidi a programação. Achar teu canal foi um tesouro, você explica de maneira clara e objetiva, e tem muito conteúdo de qualidade. Parabéns, continua esse teu trabalho incrível, ta ajudando muita gente como eu, obrigado Fabio!
Akita, saiba que você é um mentor, nos ensina o que deveria ser ensinado pela grande maioria: "ser independente". Percebo um padrão em seus vídeos, um cara que se dedicou em sua vida, talvez um tanto solitária mas, que forjou seu caráter. Com isso uma certa semelhança, isso me traz força. Não digo isso para endeusar alguém, mas saber que de fato não estou sozinho. Existem pessoas que são dedicas a ponto de serem diferentes e não pertencentes a alguma 'bolha' qualquer. Conteúdo 'diversificado', apenas desejo força, como é nítido que não se importa com fama e etc... Só desejo que continue seu trabalho por aqui, tem me ajudado muito. --- Rodolfo Belo
Sempre existirá alguém melhor ou pior do que você. Simplesmente faça a sua parte da melhor maneira possível! Depois que aprendi e incorporei isso na minha vida, tudo mudou...
Bom saber que o Akita não é um robô kkkkkk vídeos assim me deixam mais calmo comigo mesmo e vejo que, mesmo estando onde estou, não estou sozinho e que há pessoas que só querem ajudar outras. Obrigado mais uma vez, Akita.
Tive várias reflexões sobre meu antigo trabalho que era no modelo híbrido. Eu tinha ótimas relações com os colegas de escritório, os quais eu via toda semana, mas com o líder do projeto que eu trabalhava eu fiquei 2 anos sem conhecer pessoalmente... Às vezes tomar um café com a pessoa e conversar sobre a vida pode resolver problemas de confiança completamente evitáveis.
Cara, como esse vídeo se encaixou na minha situação atual.. eu tô num emprego que sonhei com ele um tempo e tô absurdamente inseguro, a ponto de pedir pra sair por causa desse medo de não conseguir entregar o necessário (mesmo que pareça que todos está satisfeitos). Muito obrigado pela mensagem! Seus vídeos sempre agregam muito !
Muito legal ver seu lado "vulnerável" :) De vez em quando venho ver esse vídeo pra tentar aprender e ser melhor quanto às minhas inseguranças, tanto como dev quanto na minha vida pessoal.
hoje, fui demitido em uma empresa que gostava do serviço prestado, embora assistisse um vídeo ou outro deste canal encontrei este vídeo por acaso. É um verdadeiro alivio ver que outro ser humano passou pela exata mesma dificuldade que eu e desabafou de uma forma humilde e sincera Obrigado pelo vídeo, foi inspirador parabéns Akita !
Passei por essa situação a uma semana,recebi uma nova oportunidade de evolução,no momento que iniciei, travei e depois acabei saindo fora,quando cheguei em casa veio arrependimento.Como você comentou,acabei bloqueando uma nova oportunidade e evolução na profissão e aquele segundo que sabemos me tirou esse foco(e nesse local tinham pessoas que iriam me ajudar, não havia o porque ter inseguranças).Bola para frente!!!
Karaio Japasan , psicologia de alto nível , vou ter pôr no pedestal... Só um adendo, o que se coloca sobre os pedestais são coisas especiais, e você é digno de estar em um pedestal . Mesmo que estivesse na escola pitagórica , em meio a tantos especiais, paradoxalmente o que o torna especial é justamente além de todo o conhecimento e modos, sua humildade. Parabéns japasan
Fábio...que vídeo fantástico. Um tijolinho a menos nos fardos que carrego. Eu sou introvertido e muito inseguro e o pior é que nem sei dizer quando isso começou a crescer dessa forma. Quando eu era criança era bem espontâneo e conforme o tempo foi passando eu fui mudando sem perceber. Ainda hoje, seis anos após a minha formatura, as vezes ainda fico discutindo com um maldito professor da graduação. A nossa mente é fantástica, mas também pode ser bem traiçoeira.
Oi esse vídeo já tem um tempo que foi feito, mas, legal tá valendo. Existe um especialista em comportamento humano que sempre bateu na tecla que você deve perdoar 77 x 7. Esse especialista já está morto mais ou menos 2000 anos, mas, o seu vídeo descreve com perfeição essa máxima. Erramos e também erram com a gente. É preciso perdoar, entender o que houve, não repetir esse erro e seguir em frente. Um belo dia todos estaremos em churrasco rindo de todas essas histórias. Um abraço!
Sou insegura, introvertida e ainda por cima pessimista, não dá pra contar quantas vezes me auto sabotei, já no meu primeiro emprego com 17 anos cometi um erro muito grande. Eu tinha contrato pra 2 anos e pedi demissão com 1 ano e 3 meses, se eu tivesse ficado os 2 anos tinha chance de efetivação, e com menos de um ano comecei a ensinar os outros menores aprendizes, inclusive mudaram um pouco meu horário pra que eu estivesse um pouco no horário da manhã e um pouco no horário da tarde, pra ajudar os outros e exatamente no dia que eu fiz 1 ano de casa, a outra menor aprendiz que eu estava ensinando foi efetivada com 3 meses de casa, e eu fiquei mto triste, pq eu sempre dei o meu máximo, inclusive até comecei a tomar remédios pra ficar mais tempo acordada, pq eu fazia faculdade a noite e estava tirando a carteira depois do serviço de menor aprendiz, eu me senti mal por ver alguém que entrou sem saber de nada e menor de idade foi efetivada e eu que tinha completado 18 anos já estava a mais tempo, já tinha ficado em outras áreas tbm e mesmo assim não me escolheram, senti que estava me esforçando em vão, ai como ela foi efetivada tiveram que contratar outra menor aprendiz e eu tbm ensinei e um dia minha colega me contou que na verdade ela não entrou como menor aprendiz, que estava como auxiliar administrativo, e eu pensei mas como eu como menor aprendiz estou ensinando os outros e os outros estão ganhando muito mais e sendo reconhecidos e eu não. Eu continuei até dar 1 ano e 3 meses e fui conversar com a minha chefe sobre como estava o meu desempenho, e ela disse que eu estava indo muito bem e eu perguntei sobre as chances de efetivação e ela disse que as vagas estavam congeladas que não iriam contratar mais ninguém e eu me senti mto mal pq achei que estava sendo feita de idiota, eu perguntei pq escolheram alguém que tinha acabado de entrar pra vaga e eu com um ano não tive essa possiblidade, ela me disse que foi por causa da minha faculdade, sendo que eu fazia faculdade a noite, tinha o dia todo livre a carteira só faltava fazer o exame do detran e pronto, ai ela disse que eu estava estressada e fazendo muitas coisas ao mesmo tempo e que iria me dar férias. Aquele ânimo pra trabalhar tinha ido embora pq não importa se eu me esforço, se fico a mais, se faço treinamentos, se ajudo em outras áreas, se ajudo outras pessoas, eu não quis mais dar o meu melhor pq não iria ser recompensado e fiquei com isso na cabeça, até que eu pedi demissão, na hora eu não pensei na minha faculdade, pq ia todo o meu salário de menor aprendiz pra pagar a faculdade e meus pais me ajudavam com a passagem extra, tive que trancar a faculdade e não consegui estágio pq ainda era muito cedo. Conclusão, era um bom lugar, tinha excelentes benefícios, e eram ainda melhores se eu tivesse sido efetivada, e eu saí antes dos 2 anos fui orgulhosa e me ferrei muito por isso, enquanto isso o pessoal que eu ensinei já pediram demissão tbm que eu fiquei sabendo, o erro foi meu, mas também deles, valorizaram as pessoas que os deixaram na mão no primeiro momento, e eu que queria crescer na empresa... enfim orgulho é uma desgraça e eu não fui otimista, achei que seria perda de tempo ficar os 2 anos e não ser efetivada, mas quem sabe teria sido diferente, nunca vou saber.
no seu caso fez bem em sair era só questão te tempo até isso acontecer no seu novo cargo, empresa q tem essa postura pode faze com qlq um não há justiça, sinta-se feliz por ter saído, existem outras empresas, muitas outras, parabéns pela coragem de ter saído a tempo antes de ter sido explorada ainda mais
Algumas coisas que dá pra extrair disso: 1 - Não se compare com os outros. Pode ser injusto alguém menos performático e mais novo que você na empresa ganhar melhor? Pode. E porque isso acontece? - Esta pessoa pode ter alguma hard skill ou soft skill diferencial ao seu, agregando mais valor a empresa; - Esta pessoa pode ter indicações de alguém que trabalha na mesma empresa e tem credo o bastante para sua indicação ser válida (varia desde um colega já trabalhou com a mesma e gostou de trabalhar em conjunto até o ilustre "sobrinho do gerente" KKKK); - Esta pessoa pode ter sorte da vaga desalocada ser do time ou próximo do time que esta trabalhava, e a mesma tinha capacidade (mesmo não sendo a melhor naquele caso) para executar as atividades necessárias. Os fatores são inúmeros, pois são muitos vetores para analisar, mas tem vezes que nem a própria pessoa que foi promovida sabe o porque isso aconteceu KKKKK. Mas em uma empresa boa, a chance vem pra todos que se destacam. Basta seguir cada um nos seus corre e fazer o certo pelo certo. 2 - Se for pra sair de uma empresa, no mínimo que seja com uma vaga engatilhada. Primeiro porque é uma redundância, um plano B caso tudo dê errado na empresa atual, segundo por questão de jogo de cintura, terceiro pra não ficar estagnado no mercado. Em um cenário feliz (no caso, quando a empresa vê que você tem um valor considerável a aquele negócio, e que sua atuação vai fazer falta), diversos empregadodores só cobrem o valor, te põe mais responsa e te deixa no mesmo esquema de sempre. Mas quando, além disso, o seu contexto de trabalho também não for bom, a empresa vai passar a ouvir suas insatisfações e fazer o possível para melhorar o contexto durante sua atuação na empresa. 3 - Pode parecer que nada desse esforço valeu a pena, mas na verdade vale. A curto prazo no início, pode ter sido uma perda de tempo, mas em algum ponto do futuro alguém vai te reconhecer e vai lhe agradecer pelo que fez. É o que tô passando agora inclusive: 8 meses atrás eu tava no estágio ensinando uma rapa de gente sobre conceitos de desenvolvimento, pois ninguém tinha aprendido direito na faculdade, nem nos cursos dado pela própria empresa. Por mais esforço empregado e destaque adquirido durante o trajeto, diversas pessoas muito menos capacitadas que eu foram promovidas para desenvolvedor antes. Apesar disso, fui tocando meu pião e logo depois tinha sido promovido. Infelizmente ainda não sou desenvolvedor, mas é melhor do que ficar no estágio KK. A questão é que agora tem um parsa meu do estágio que foi pra uma empresa muito maior, já virou dev pleno e agora tá indicando pra entrar lá também. Fiz a entrevista, e espero que dê certo pra mim.
Entendo que essa realidade não é muito aplicável a vagas sem especialização e com oferta/demanda equilibrado ou pendendo mais a ofertas (como o caso do menor aprendiz) pelo seguintes fatores: - Alta rotatividade; - Profissionais inexperientes; - Contrata só pra cumprir uma exigência legislativa extraordinária; - Baixa retenção de talentos; - Entre outros fatores... Espero ter ajudado.
@@ianrossi esse foi o meu primeiro emprego com 17, hoje estou com 23 anos, acabei de passar da experiência e nesse novo emprego vejo que é a mesma coisa, a única diferença é que eu não ligo mais, se estão me usando, faço o mesmo e estarei nisso enquanto for benéfico para mim, não vou esperar ser reconhecida pois, isso não ocorre de forma justa, logo, o esforço vai para o nada, se eu tivesse pensado assim na época, teria dado os parabéns pras duas que eu ensinei, focado na minha faculdade e se me efetivassem, ótimo, se não, adeus e vou pra outro emprego, não adianta ficar pensando que as coisas ocorrem da forma correta e justa, pois quase nunca isso acontece eu apenas foco no que eu quero e vou me adaptando as merdas que acontecem no caminho, mas pedir demissão não deveria ter sido a minha escolha pois me ferrei, sou obrigada a ser resiliente para conquistar o que eu quero, se vou subir ou não, é consequência, agora os outros, que se lasquem, subam o quanto quiserem, o meu salário estando em mãos foda-se como é a empresa, qualquer coisa pulo fora, nos tratam como substituíveis pois para mim as empresas são também, cada um com sua vida e pronto, jamais deveria ter me importado com a opinião dos outros, são só comedores de arroz e feijão assim como eu kkkk
Tive um caso semelhante, mas com um relacionamento amoroso. A minha insegurança e/ou falta de autoconfiança fez com que eu criasse neuroses e paranóias em volta do relacionamento, achando que não existia amor de verdade ou que estava só sendo enganado na relação. Me sabotei e minei o lance que tive com a pessoa, cegado pelo cíume eu falei coisas horríveis pra pessoa que gostava, mesmo sabendo que não existia motivos concretos, a parte de achar "justificativas" triviais para as neuroses como você disse aconteceram quase o tempo todo durante o curso da relação. Apesar do termino e da dor posterior, foi muito importante pra mim perceber que eu precisava trabalhar na minha autoestima e insegurança, que na verdade antes de poder confiar no outro precisamos confiar primeiro em nós mesmos, pode soar uma frase clichê, mas é algo que realmente faz sentido pra mim hoje. Seu vídeo foi muito legal e me fez esclarecer melhor as coisas sobre esses problemas internos, até mesmo no meu estágio da faculdade eu tinha essa insegurça e autosabotagem, medo de ser demetido por achar que não era bom o suficiente. Muito obrigado por compartilhar suas experiências tanto profissionais quanto pessoais, deve ajudar muita gente assim como eu a ser alguém melhor. Parabéns Fábio, sucesso sempre.
Trabalhei uma vez em um lugar, que todos falavam que a chefe era chata e exigente não sei o que, quando entrei tive esse pensamento tambem por todos falarem isso, e ela era realmente exigente, meia dura, com o tempo conversando com ela e entendendo ela, vi que ela queria ensinar da melhor forma, era o jeito dela, nao obtive problemas igual os outros eu aprendi ainda mais com ela. Sofro com problemas de falta de confiança, aliada a baixa autoestima e autossabotagem, onde estou fazendo um bom serviço, mas na minha cabeça não sou bom suficiente em nada, me tira muitas oportunidades, esse video com certeza vai me ajudar aparti de hoje, Obrigado Akita por nos passar conhecimento.
No início do canal, achei que seria bem técnico, mas como você já tinha dito logo no começo, muita gente já fala disso. O legal mesmo, é a expansão da mente, em casos que estavam no subconsciente e que você trás a tona, tocando na ferida e da alternativas para uma reflexão. Parabéns e obrigado. Conteúdo ímpar. Por mais conteúdos assim 👏👏👏
Um exemplo disso sou eu, sou insegura e tenho a impressão que meu chefe não vai com a minha cara, me atura porque é "obrigado", além que sou tímida, e me atrapalho sempre, tenho receio de perguntar as coisas e acabo me fechando quando devia se soltar mais, por isso acho que ele não me da mais chance e que os outros funcionários não gostam de mim, qualquer comentário fica revirando na minha cabeça. Torço para o projeto acabar e eu sair disso, ao mesmo tempo que queria ser escalada para um novo serviço pois é boa oportunidade.
Estou vivendo um começo de relacionamento com uma pessoa incrível e essas neuras das quais você falou no vídeo realmente estavam me consumindo. Eu estive procurando motivos para justificar e já estava pensando em terminar antes de começar, esse vídeo caiu aqui para mim como um aviso e na hora certa. Mesmo sabendo que vc pode nem ler esse comentário eu te agradeço. Obrigado pelas palavras, era realmente oq eu estava precisando escutar hoje.
Já passei por isso no trabalho, tinha acabado de entrar na empresa e existia um senior puxando meu tapete com cobranças que seriam impossíveis de serem cumpridas, em consequência eu piorei demais as coisas me auto-sabotando com o medo de perder o emprego, tentei pular fora do projeto e ser realocado, mas não tinha as fontes necessárias pra isso, era junior e ninguem ligava muito na época, o resumo é que o kara puxou meu tapete. Triste é que era um lugar que eu queria continuar trabalhando, foi minha primeira oportunidade na programação, era uma empresa grande, tenho certeza que iria me acrescentar muito, depois tive outras experiencias, mas até hoje fico pensando no que poderia ter feito diferente para ter dado certo.
Passei por isso mês passado. Mas tenho que ter ciência também que acontece as puxadas ser tapete. Só não me perdoei ainda. A pessoa estava me sabotando. Pedi conselhos e as pessoas diziam que era aquilo mesmo.
Aqule tipo de vídeo em que aprendemos que somos todos iguais, com potencial guardado no fundo da alma, aguardando para ser explorado. Mas também com todo tipo de sentimentos de insegurança que podem surgir dependendo da pressão externa que às vezes naquele momento não estamos ainda preparados para aguentar. Fábio saiba que você é inspiração para muitos, e inclusive gostamos muito de você como ser humano falho que também é. Nunca se martirize, mas evolua sempre. ❤
Tenho assistido a muitos dos seus vídeos, e em todos fico impressionado com a clareza com a qual você constrói seu raciocínio. Bom, a partir deles eu tenho escrito alguns textos para que eu sempre me lembre de tudo isso, é muita coisa para organizar na mente. Obrigado mais uma vez por vídeos como este.
Parabéns pelo vídeo Akita, excelente como sempre! Tema super relevante para a nossa área onde a grande maioria dos problemas não são causados por limitações físicos, mas sim por limitações mentais (problemas psicológicos) e/ou por falta de comunicação. (Eu vivo repetindo para os Devs que trabalham no meu time: Over-communication raramente vai ser um problema. Em 15 anos trabalhando com desenvolvimento de software, ainda não ví nenhum projeto falhar porque o time de desenvolvimento estava over-communicating...) Deixando de lado os problemas de comunicação e voltando ao assunto principal do vídeo, não sou nem de longe um especialista no assunto, mas psicologia foi uma área que sempre me fascinou. Em 2018, finalmente dediquei um bom tempo para me aprofundar no assunto. Uma, senão a maior das lições que aprendi, foi a ideia das duas mentes. A mente pensante vs. A mente observadora. A mente pensante (ou EU pensante) é o seu piloto automático - todos os “pensamentos ou crenças" que você cria sem ter fatos concretos para comprovar. A analogia que eu gosto de fazer seria com um game onde você está jogando em primeira pessoa e a sua visão é altamente limitada (como a de um cavalo com antolhos) pela visão daquele personagem. A sua mente preenche a falta de dados concretos com hipóteses - assumptions - muitas vezes baseadas em experiências passadas que vão sendo reforçadas ou aniquiladas por mais que as mesmas sejam completamente falsau. E é exatamente isso que fazemos no dia a dia, principalmente quando não nos comunicamos. Deixamos essas crenças - assumptions - guiar as nossas decisões. A mente observadora, por outro lado, é como se fosse quando você consegue distanciar do seu piloto automático e ver você de fora, como se fosse operando em um game em terceira pessoa onde você tem a visão do mapa, dos números e de tudo que está acontecendo ao seu redor. Nessa visão de mundo você consegue validar muitas das assumptions (ou eliminá-las completamente) tendo dados concretos do que está realmente acontecendo. A lição nisso tudo é a seguinte pergunta: -- Como eu posso ativar minha mente observadora em situações de insegurança e guiar minhas decisões com dados concretos (o que realmente aconteceu ou, o que realmente está acontecendo) ao invés de guiar minhas decisões com *assumptions*? (Muitas sessões de terapia vão fazer exatamente isso com você. Buscar ativar o seu EU observador e te fazer reviver situações de conflito/stress analisando o seu comportamento ou o comportamento dos outros em sua volta do ponto de vista de "dados concretas" - o que foi dito, o que realmente aconteceu vs. O filme que foi criado na sua cabeça...) Deixo a seguinte pergunta pra você Akita: O que você pode fazer para consertar esse relacionamento que você acabou de forma precoce que você mencionou no vídeo? O que uma pessoa que você considera realmente sábia faria no seu lugar agora?
Impressionante como dá pra ver você além do seu determinismo, e ação. Gosto demais do seu canal. Mesmo entendendo que é algo auto explicativo. Mas com a genialidade de quem tem um poder de criatividade incrível. E uma força de trabalho muito particular. Não concordando com alguns pontos, afinal somos diferentes e são as diferenças que enriquece e nos fazem continuar nesse jogo excitante da vida. Akita não perca mais possibilidades no seu desabafo e segundo caso. Tudo precisa de equilíbrio. E eu tenciono que você já está bem perto disso. Gratidão 🙏🏽
Muito obrigado por esse vídeo, passei por uma situação parecida e me auto sabotei, fico muito feliz por ter a capacidade de saber desse meu problema. Tomei a decisão errada e perdi a oportunidade, mas bola pra frente que o mundo é grande!
Pois é! Já pensei muito sobre isso e percebi que a diferença de uma pessoa se tornar socialista ou se tornar um liberal ou libertário, está na forma que a pessoa se sente em relação as coisas da vida. A forma como ela interpreta os fatos. Há uma interpretação que segue a lógica. Mas ambas de qualquer maneira dependem de suas próprias visões de mundo e interpretação das coisas para valorizar algo ou não, e a partir disso, de certas valorizações morais, seguir com um estilo de vida que compactue com essa visão de mundo e como a mesma se sente em relação a ela. Percebi que a auto-confiança, ou melhor, essa coisa de se considerar inferior a outra parte, e pior ainda, de culpar o outro e não assumir a culpa para si mesmo, também passa por uma valorização pessoal. Pois uma pessoa pode até ter baixa auto-confiança. Mas se ela se recusa a culpar os outros, pois tem isso como um valor próprio, pode ser que ela não tenda para defender regimes políticos que tem essa tendência a atrair pessoas que se sentem inferiores a outro grupo que consideram "elitistas" e de certa forma que os próprios parecem acreditar que são "superiores" a eles e que na cabeça dos mesmos os inferioriza e os humilha. Mas só é humilhado quem não é humilde. Só se deixa ser ferido se meu arcabouço de ideias e concepções do mundo, interpreta as coisas do exterior dessa maneira. Por isso a expressão é "SE ofender" com algo. Pois dependendo desse arcabouço de ideias e pontos de vista internos, a interpretação de um ato ou fala podem ser totalmente diferentes um para outro em uma situação semelhante. Vejo que essa mesma lógica se aplica a visão de mundo dos indivíduos humanos para seguir e defender certos ideiais também...
Estava vendo o vídeo, mas sempre fazendo um paralelo à relações pessoais, pois hoje passo por algo parecido em um relacionamento que acabou. Relações profissionais são muito parecidas com as pessoais, afinal são humanos interagindo com humanos e você descreveu perfeitamente quanto a como as relações profissionais em teoria devem ser mais fáceis, já que o objetivo e expectativas são, na maioria das vezes, mais claros. Eis que no fim o plot twist se revela e é justamente algo semelhante ao que passei. Você descreveu muito bem a sensação: que podia ter tido mais comunicação mas a insegurança barrou; o potencial que foi desperdiçado; a sensação de estar de mãos atadas quando a pessoa só vem se comunicar quando já está sufocada, dizendo todas as justificativas que voce citou e vai embora... Difícil assimilar, juntar os cacos e recomeçar. Obrigado por compartilhar
Akita você é muito verdadeiro no que diz; Deus te abençoe; você deve por palavras de exemplos bíblicos em seus vídeos também; eu sou uma pessoa que te entende muito bem, mais não tão bem melhor como Deus te entende; acrescente palavras bíblicas e suas palavras seram para sempre. É nóis. ✌️
Akita, a tua versão pessoal do diário de Henry Jones lembrou-me bastante do diário pessoal do imperador Marco Aurélio. Ele escrevia para si sobre lições morais, planos, reflexões, etc (uma forma de relembrar suas convicções quando precisasse). É uma leitura muitíssimo interessante, pois o mesmo não escreveu pensando em mostrar para alguém, mas isso não o impediu de publicarem o escrito após a sua morte.
Como assim esse vídeo é de 3 anos atrás e eu só vi hoje? Cara, sensacional o tema e é exatamente desse jeito, pelo menos era comigo, essa maneira de pensar foi o que me veio "de fábrica" e o caminho pra ir modificando isso não é fácil e mesmo sabendo como tudo funciona, de todo mecanismo de auto sabotagem, não é fácil não cair nisso, vc tem que tipo superar todas as sinapses que aconteceram no seu cérebro do pensamento errado com o certo, superar uma vida toda de um vício psíquico, mas tudo tem jeito, curti essa tua interpretação comercial que deu uma visão de um ângulo menos emocional e mais fácil de compreender de forma racional, baita vídeo foda, muito sensacional mesmo, muito obrigado por esse diamante
Esse video só pode ser compreendido após muita reflexão no assunto. Eu passei por isso quando mais jovem. É um efeito dominó que começa no pensamento e vai para o mundo físico de forma espontânea. Projetamos em nossa mente, agora mesmo, nosso comportamento no futuro em relação as pessoas e nós mesmos. Valeu pela indicação do Sapiens! Ótimo livro.
Cara você é muito inteligente , não por que diz sobre assuntos difíceis de compreender ou sobre coisas complicadas más sim por que você passa isso de uma forma simples , e essa camisa maneira do Rick and Morty aí ?
Putz, me identifiquei... sobre a questão da insegurança e autossabotagem. Relacionamentos interpessoais em empresas podem mesmo ser complicados. E confiar nas pessoas erradas dentro do ambiente de trabalho, pode mesmo desencadear situações de desgaste perante o superior direto, responsável por delegar tarefas. Cansei de errar nesse mesmo ponto, mas acho que hoje, após anos, finalmente aprendi a lidar com este tipo de situação. Uma vez mais, parabenizo o canal pelo conteúdo compartilhado, e abordagem do tema 👏🏼👏🏼
Já fiz muita burrada por isso. É bem desgastante pois entramos num loop onde a única saída é tomar uma atitude que geralmente é fugir. Dormir sobre o problema ajuda muito e reconhecer quando estamos nessa situação é essencial.
Parabens, admito que realmente tenho serias dificuldades em relações interpessoais, me acusam de ser extremamente frio e sem coração! Mas não é bem assim, eu vim de uma familia de manipuladores, aprendi a usar "atenção seletiva" como estrategia para esconder as emoções e assim me defender... O estoicismo é pura consequencia, eu cheguei a conclusão que relacões interpessoais necessitam de um conteudo equalizador, ou seja "Valores em comum", se as diferenças superam 20%, a relação não sera saudavel, sejam quais forem as diferenças, religiao, futebol, dinheiro, etica, cultura, vivencia....
Você acabou descrevendo um grande relacionamento que perdi por insegurança. Só percebemos as merdas que fizemos e o que perdemos, quando o tempo passa e olhamos para trás. Obrigado por provocar essa reflexão, Fábio. Você é um grande ser humano.
também sou insegura e introvertida e o que você diz sobre o assunto me descreve. Mas como tenho tomado cada vez mais consciência de mim e me assumido, já é possível barrar muito da auto sabotagem.
Akita, eu gostaria de parabenizá-lo pelo vídeo. Abordar situações e experiências como essas pessoais, até por conta de seu jeito introvertido de ser, são bem difíceis e incômodas, mas vc soube "passar a mensagem" de maneira bem objetiva e, melhor, passou uma mensagem a todos nós que, de uma forma ou de outra, somos inseguros em alguns campos da vida, seja pessoal, profissional, acadêmico,. Eu mesmo, por conta da insegurança, perdi várias oportunidade em minha vida, mas como vc bem diz: "Tudo é aprendizado", desde que vc perceba que vale a pena aprender com os erros. Valeu cara!!!!
Esse video é sobre relações humanas, que também serve pro ambiente de trabalho. As vezes sabotamos relacionamentos de todos os tipos por julgamentos errados.
Sempre que estou mal com esse problema, vejo esse vídeo pra tentar pensar de forma racional ao invés de ficar com achismos e coisas inventadas por nós mesmos, muito obrigado pelo vídeo!
Que ironia o RUclips ter recomendado esse vídeo para mim sincronicidade existe , ontem foi um dia que realmente duvidei de mim na área da programação, me considero ainda um iniciante, fazendo exercícios de algoritmo errando e acertando e sempre tentando entender por mim mesmo os conceitos,para ser realmente um programador decente , ao travar em alguns por conta da mente acelerada e muita auto cobrança, depois de ter tentado e tentado passar por um problema , vim assistir alguns vídeos do Akita, tomei alguns tapas, mas como não estava num dia bom mentalmente, me veio milhares de pensamentos dizendo " se você não consegue resolver nem alguns problemas de algoritmos, como será um programador decente? " " Um cara como o Akita iria te considerar um lixo para a profissão " " O Akita que realmente é um programador foda sabe de quase tudo na programação, sabe quando você será tão bom quanto ele? Pois é.... nunca " E entrei em uma mental shit storm,e percebi que estava focando muito fora, quando a chave de tudo era focar em mim na minha jornada, pegar o melhor que o Akita passa e seguir em frente, e o que eu ainda não entender ou não considerar válido, deixar numa caixa de ferramentas chamada um dia posso usar isso, uma das coisas que mais vejo para quem é inseguro e também introspectivo ou se cobra demais, é ter uma mente muito acelerada, o que me ajudou e ajuda demais é focar no presente, o passado já passou, o futuro uma mera projeção... O presente é um presente por ser o momento onde tudo pode acontecer, estar focado nele e somente nele te fará uma pessoa melhor, mais consciente e sábia Gratidão Akita por esse vídeo me ajudou bastante, no final das contas o tempo passa para todos, levando impérios,reis e rainhas, celebridades mas por trás de tudo isso o que sempre ficará é o valor de estar bem consigo mesmo, estar consciente de quem é, sem se ver acima e nem abaixo de ninguém Carpe diem
Video genial, auto sabotagem profissional ou em relacionamento é algo que todo mundo já deve ter feito, depois de feito não tem volta, mas vejo de forma positiva. Depois que você percebe você se corrige e tende a não fazer de novo
Sempre que vejo seus vídeos eu fico pensando, "Oque eu poderia fazer pra ser amigo do akita?", Ai tu vem é diz essa, A confia já lhe foi dada, Só cabe a você construir em cima ou gasta-lá, Porra Akita, Tu não é meu pai, Mais teus ensinamentos valem por 10 dos mesmos!❤
Cara que vídeo heim, passei por essa situação e me identifiquei muito, só não imaginei que vc tivesse esse tipo de fraqueza, comecei a assistir seus vídeos ontem e como vc mesmo disse sua fala assertiva e o seu curriculo nos fazem te colocar realmente em um pedestal, mas hj te coloco como uma referencia de ser humano que quero me tornar. Parabéns pelo canal!
Esse vídeo é impressionante, colocou palavras em um sentimento que muitos de nós temos. Muitas vezes me pego com raiva e frustração por não conseguir fazer alguma tarefa no tempo que eu imaginei e demoro para parar e refletir que isso é perfeitamente natural quando você está lidando com um projeto que ainda não tem facilidade. Nestes casos, como você mesmo disse, o correto é fazer no tempo que for necessário, aprendendo com as tentativas. Lembrando sempre de manter a comunicação com as pessoas envolvidas. No lado da execução, nos sabotamos em não pedir ajuda com medo de decepcionar ou de parecer incapaz, mas estando no lado da cobrança, o que mais se espera é pedido de ajuda, pois assim temos mais segurança que as coisas estão indo na direção correta.
Video simples e direto, mas com uma profundidade ímpar, e mostrar nosso lado humano só potencializa o aprendizado!!! Ganhou meu respeito por esse vídeo!!!
Primeiro vídeo que vejo o Akita triste (13:36 daqui para frente, vi sinais de tristeza e medo). Além disso, quero deixar o nome de um livro que fala muito bem sobre como nossas emoções mudam completamente a forma como enxergamos as coisas: Inteligência Emocional, Daniel Goleman (no livro ele também afirma que homem é o sexo frágil. pois sempre se fecha quando não gosta de algo e a mulher fica brava porque sempre pergunta, mas o cara nunca fala e fica com cara de "cu").
É desse tipo de conteúdo que o youtube precisa. Independente do assunto, conteúdo de qualidade. Por isso que gosto do vídeos do Akita, são sempre relevantes independente do tempo. Eu também já me autossabotei, não uma, mas várias vezes. E realmente é difícil. Só depois que erramos é que usamos o cérebro e pensamos que poderia ser diferente. Mas ele disse, é seguir em frente e tentar não cometer o mesmo erro. Saber perdoar a nós mesmos também é importante, afinal, todos somos humanos.
Inseguro e introspectivo? Você tá falando de mim? Eu sempre fui assim, mas algumas situações me ajudaram a me expressar melhor. Vou resumir: como faço parte da área de música em uma igreja, isso me "forçou" a ter confiança que estou tocando meu instrumento de forma correta e buscar melhorar. Em 2005 fiz um curso técnico onde era necessário apresentar trabalhos para a classe. Trabalhei em uma loja de assistência técnica de computadores onde eu recepcionava os clientes que chegavam com seus equipamentos. Isso me ajudou a me posicionar diante das pessoas com mais confiança para me expressar melhor. Isso me ajudou. Ou seja, por mais que eu ainda seja um pouco introspectivo, já não tenho a "vergonha" de me expressar publicamente quando necessário, mesmo que a insegurança ainda me cerque.
5:29 tipo quando tu manda uma mensagem no insta do Akita, ai ele responde, minha reação foi tipo *mano, olha os deuses*. Eu tinha quase certeza que ele não iria responder. No fundo todo mundo sabe que somos iguais (em essência, espírito, ou seja lá o que for), mas é realmente difícil reconhecer isso no dia a dia.
Cara, muito obrigado pelo vídeo, vc me salvou e garanto que está salvando muita gente, seus sentimentos intensos transmitiram a mensagem da melhor forma possível, sucesso!
Cara, lhe conheci recentemente, e não tenho isso de ídolos ou coisa do tipo, mais suas palavras estão servindo para enxergar o que via e eu mesmo bloqueva! Valeu Cara!!!
Vídeo excelente. Tenho 24 anos e já tomei algumas decisões erradas por ser inseguro. Sua análise e os comentários provam que é algo que acontece com muitas pessoas. Valeu pela primazia do conteúdo, abraço.
O conhecimento são micro-fragmentos, partículas de saber que conquistamos ou jogamos fora dia-a-dia. Sigamos com índole boa, e façamos o que for construtivo. Logo, quem está no nível 0 pode chegar ao dez. Ótimo pensamento Akita.
Pesado! Obrigado pelas palavras. Já passei por esses episódios algumas vezes até eu começar a me entender com essa clareza. E sim.. é uma bosta essa insegurança "interna". Vai virando uma bola de neve e quando a gente vê... já era. É melhor prevenir do que remediar. Ficar atento aos sintomas/sinais pra ir trabalhando eles. E SIM é possível contorná-los!!! Notícia boa né.
Me identifico em alguns pontos, da mesma forma que tenho algumas coisas opostas. Estou longe de ser introvertido, mas tenho as vezes neuras, não de que tem algo errado ou que existe uma conspiração, mas do que eu preciso fazer para "ganhar mais moedas". Sou uma pessoa que cobro de mim mesno demasiado as vezes. O que já me levou a perder moedas, não por que eu achava que tinha algo ruim, mas sim pq eu achava que tinha algo sempre a melhorar. Excelente tema e abordagem.
BOM DIA... ainda bem que você pensa assim e que usa sua rede social para falar do que importa! Eu estou em processo de me perdoar, estou ainda muito machucada tanto no profissional qto no pessoal. 😐
Só tenho a agradecer a você mestre Akira! Comecei a acompanhar seus vídeos recentemente e tive a coragem de dar o primeiro passo na transição da minha carreira para a área de programação, de quebra estou matriculado na facul de matemática, valeu grande mestre!
As vezes eu penso, se outra pessoa consegue, eu também consigo. Talvez como meu trabalho anterior era de baixo nível intelectual, meu exemplo não valha muito, mas esse mindset já me ajudou bastante.
Processo de difícil controle (a autossabotagem) mesmo aos sabotadores de livre consciência... A amígdala cerebral é a culpada de tudo. Akita, você verá que mesmo sabendo como funciona o 'código do bagulho' numa situação similar, tendemos a agir similarmente. Claro que contigo (nem comigo) não foi a primeira e nem será a última.; apenas aprendemos por tentativa e erro a minimizar os efeitos da tragédia. Nosso cérebro é tão foda e tão vulnerável simultaneamente que somos facilmente iludidos por jogadas baratas de marketing. Até o vermelho do extrato de tomate nos estimula à fome. Pessoas mais inteligentes, sensíveis e perfeccionistas é que sofrem mais com estas brechas no escudo de defesa. Obrigado por mais uma aula - e pela confiança. Uma delícia te ouvir sobre qualquer assunto
Muito obrigado. Esse vídeo veio em boa hora. Aliás, praticamente todos seus vídeos estão me ajudando clarificar meus pensamentos. Deus abençoe grandemente sua vida, Fabio.
Certa vez, mandei um tal de Fábio, que na época não era estrela de RUclips, mas que foi meu chefe por uma manhã, ir "tom4r no c#(fé)". Isso após receber um treinamento dele por uma manhã inteira e na sequência pedir demissão (só dei trabalho para o RH...).
Estava sob pressão em casa, precisando do emprego, mas por algum motivo não senti confiança nele e vice-versa. Desempregado e sem moral, desisti de uma viagem de fim de ano que já estava paga para os EUA e ao invés prestei um concurso público que me inscreveram (passei em segundo lugar). Entrei de vez em depressão.
E mais tarde conheci esse Fábio como um empresário bem sucedido e youtuber. Soube que ele se demitiu daquela empresa logo em seguida. E confesso, melhorou muito como palestrante, ainda que até hoje não se movimente bem no palco, mas fala bem.
Parabéns, Fábio.
E desculpe pelo descontrole emocional.
Pressão em casa?
Amigo, o lar deve ser seu porto seguro, o seu abrigo contra os males do mundo. Se sua residência não te dá paz, recomendo repensar alguns valores familiares, antes que tome mais decisões emocionalmente questionáveis e se afunde.
Desejo-lhe sorte.
Faz tempo isso? Eu chuto mais de 10 anos
Hater ou fã? Kkkk não entendi
@@beatrizgt8446humano, a vida é bem mais cinza.
Carai! Que reviravolta
Fiquei esperando ele rasgar as notas de 100 igual ele fez com os certificados kkkkkk
Nota de 100 tem valor né kk
@@Kiwi-yz4pz KKKKKKMKKKKKK
eu tb
100 conto você dá uma utilidade, certificado...
@@user-gp7zx4ou9w pras pessoas normais sim, já pro Akita tudo é possível :v
Uma vez num feedback com uma supervisora, eu falei pra ela que me sentia perseguido por ela.
Ela simplesmente me disse:
- O que eu ganharia em te perseguir? Por qual motivo eu te perseguiria?
Parei pra pensar e percebi que realmente era neura minha, num segundo feedback ela disse que mudei da água pro vinho depois do feedback anterior, e passei a me relacionar melhor com ela. Hoje tenho ela na lembrança de ter sido minha melhor supervisora e aprendi que o problema estava em mim, e não nela.
Esse video é basicamente o motivo de eu nem considerar vagas para trabalho remoto.
Na minha ultima experiencia nesse modelo de trabalho, o simples fato do meu chefe não colocar um emoji na mensagem de bom dia ja decidia se meu dia seria bom ou péssimo. Por varias vezes eu pedi feedback sobre minha performance e sempre me diziam que eu estava indo muito bem, acima das expectativas e que tinham plena confiança no meu trabalho, mas eu sempre levava esses feedbacks como "estão mentindo por medo de dizer a verdade".
Cara, li seu comentário hoje e gostaria de saber como está em relacao a essa inseguranca mencionada acima hoje em dia. Se adaptou ? Continua trabalhando fisicamente ? Mais por curiosidade mesmo.
Você é personagem principal da sua própria vida. A opinião dos outros importa quando elas fazem sentido pra você. Caso contrário, são apenas palavras. Se você se esforçou e foi elogiado, perceba a corelação que existe (causa e efeito). Como conselho bom não se dá, se vende, aceito pix! 😁
Desculpa ser direto dms, pelo que eu li, pela forma que você se cobra é difícil performar mal
“não colocar um emoji na msg de bom dia já decidia se meu dia seria bom ou péssimo”
aaa me poupa né
@@agustinhoyt KKK o pessoal eh foda
Caraca, esse vídeo foi perfeito pra mim!
Recentemente, eu comecei trampar numa empresa, que era um sonho antigo meu de trampar lá.
O início foi bem legal, nos primeiros projetos eu até que me sai bem.
Entrei num novo projeto, e logo de início, eu já me senti inseguro, eu comecei a ter umas neuras de estar trabalhando com pessoas fodas e que eu não tinha o conhecimento suficiente pra estar ali, comecei a me sabotar, depois eu mesmo pedi pra sair.
Eu vejo que poderia apenas ter conversado mais com a galera, talvez teriam me incentivado e eu acabaria ganhando um gás de confiança, ou até mesmo me colocado em um projeto que eu me sentia mais confortável, mas eu fiz o contrário, não expliquei a situação pra ninguém, e fui me sabotando aos poucos.
Esse vídeo veio em boa hora, estou em busca de uma nova oportunidade pra trampar, mas tenho certeza que se algo não mudar, vai acabar acontecendo a mesma situação.
Um outro problema também, que me afeta muito, é a timidez, aí junta com a insegurança, síndrome do impostor, aí ferra tudo! 😂
Valeu Akita, ótimo vídeo! 👋
fuck... me senti escrevendo isso
Você é fera marcão :)
As vezes o gerente sabe que voce precisa de um UpGrade e lhe coloca junto a pessoas com mais conhecimento para que você evolua....
Procure ajuda de um psicólogo e se abra com ele.. o ganho para você mesmo é incalculável! :)
Me descreveu legal aí kkk
meu deus, esse vídeo foi um viés de confirmação para as minhas neuroses, vários gatilhos o poder da sugestão é um merd4 mds
insegurança e a famosa "síndrome do impostor" é tão presente em quase todo mundo hoje dia, e auto-sabotagem é perigoso demais. ótimo assunto pra se tratar, e ótima abordagem
"Na verdade pessoas como eu não precisam ser constantemente agradadas, a gente não precisa de cuidados especiais, eu não quebro atoa porque você teve um dia ruim, eu não julgo você porque errou uma vez. Uma única pequena ação ruim não vai ser motivo para eu te mandar embora tão drasticamente. Pelo contrário como você contorna o dia ruim é que aumenta o seu valor."
Cara, eu quase pedi demissão pq senti que não tava rendendo bem e fiquei muito inseguro. Ao invés de melhorar e entregar o que sou pago pra fazer eu tava sempre achando que eu tava próximo de ser demitido. Consegui superar isso, mas a confiança não voltou 100%. Esse vídeo foi massa e me fez refletir bastante.
Isso se chama sindrome do impostor.
Estou assim, cara.
Aí... Akita... Amigos leais não são tão "legais". Gosto de pessoas assim. Falam o que precisa ser dito na lata. É bom ter pessoas assim por perto e muita gente não entende isso.
Eu não entendo como um conteúdo postado há um ano, aparece para eu assitir, em momento que vivo uma situação que faz muito sentido e não contei para ninguém. Rsrsrsrs
RUclips, Google não só ouve "conversas". Passaram a ler pensamentos e corações. :)
#Paz
Hahaha
Google sabe tudo sobre todos! 😂😂😂
Eu me assustei tb! Rs
sincronicidade Carl Gustav Jung
o poder dos algoritmos
Na hora que você começou a falar da moeda, eu imediatamente associei ao livro, recomendo muito também.
Que livro ?
@@eduardocarvalhodovalle8443 imagino que seja o "Sapiens"
@@Jumping015 obrigado
Homo Deus é sensacional, igual ao Sapiens. A diferença é que o livro sonda possíveis caminhos e agendas do futuro da inteligência artificial.
No primeiro estágio que realizei, o patrão era um ser apoteótico e todos o tinham como "o cara". Ele realmente era bom no que fazia, e tinha o seu jeito de ser que, unido a minha insegurança e inexperiência profissional (era meu primeiro estágio, tinha muito o que aprender) me fazia gelar, travar perto dele.
Resumo: não consegui realizar uma tarefa e isso gerou a minha demissão. Eu sabia exatamente o que fazer e como fazer, mas me sentia inseguro pois era a primeira fez que faria algo fora da teoria. O medo do julgamento, a necessidade inexplicável de mostrar eficiência e não ser eficiente, tudo isso somaram também para a minha saída.
Aprendi muito com isso. Poderia ser diferente se eu abrisse o jogo e falasse que não me sentia confortável. Mas vejo hoje que isso serviu de lição para que eu pudesse olhar para dentro.
Eu literalmente. Sou introvertida, insegura e para ajudar ansiosa do que já sofre por antecipação por algo que nem sei se vai dar certo ou não, e quando a crise de ansiedade bate afeta diretamente minha saúde física , a mental já fica no chão. Com isso já deixei de entregar um projeto que tinha várias ideias para implementar mas na hora do código... BRANCO total, tudo travava. O pior é que isso me acompanha desde a escola, por mais que eu soubesse a matéria eu sempre ficava uma pilha , todas as semanas de prova da minha vida eu estive doente ou sentindo alguma dor. Aquelas frases " você tem que confiar mais em você mesma" , " você tem muito potencial só falta você acreditar nisso" ... É literalmente o que você disse é muito fácil dizer, fazer é complicado, sempre tento um método novo de conseguir controlar isso mas poucos funcionaram comigo. Sigo tentando.
Você tem TDAH. De nada.
Esse é, provavelmente, o vídeo mais importante que eu poderia ter assistido hoje. Sofro com tudo isso, principalmente no âmbito pessoal. Não irei perder para isso de novo em algum tempo no futuro.
Obrigado, Akita.
Vou resumir com uma frase muito usada por cronistas esportivos que criticam treinadores:
O medo de perder tira a vontade de ganhar
Eu sempre fui muito inseguro e sei que a maior parte dos problemas, foi eu mesmo que acabei criando. Entretanto, eu já cheguei a ficar mais traumatizado porque cheguei a trabalhar com pessoas ruins. Demorei muito pra melhorar, fiz muita terapia, mudei de empresa e tudo melhorou.
Em um próximo vídeo, tenta falar sobre a competiçào no meio de TI. Poderia me ajudar :). O TechLead daqui do YT, fala muito sobre isso. Sobre a arrogância nas empresas, etc. @Fabio Akita
Recentemente eu deixei um ótimo emprego por que eu julgava que seria despedido à qualquer momento. O patrão cobrando agilidade num processo que tinha acabado de conhecer. Ao invés de conversar com ele mostrando minha incapacidade momentânea fiquei com medo dele me achar incompetente. Alimentei dentro de mim um medo que me levou a pedir demissão que causou surpresa ao meu chefe, que eu julgava estar prestes a me demitir.
Esse vídeo me descreveu e eu só posso agradecer ao Fabio Akita.
Vi este vídeo na hora certa, eu me encaixei exatamente no que você falou, felizmente deu tempo pra apagar a mensagem que iria me arrepender muito 😅
Eu raramente escrevo comentários, mas cara, obrigado, teus vídeos tem mudado minha forma de pensar e me ajudado bastante, to com 32 anos, desempregado e querendo mudar completamente de carreira, e decidi a programação. Achar teu canal foi um tesouro, você explica de maneira clara e objetiva, e tem muito conteúdo de qualidade. Parabéns, continua esse teu trabalho incrível, ta ajudando muita gente como eu, obrigado Fabio!
E aí, como tá hj?
Eu só posso dizer parabéns por ter a coragem de descer do pedestal em que é colocado e de acrescentar isso na vida das pessoas.
Akita, saiba que você é um mentor, nos ensina o que deveria ser ensinado pela grande maioria: "ser independente".
Percebo um padrão em seus vídeos, um cara que se dedicou em sua vida, talvez um tanto solitária mas, que forjou seu caráter.
Com isso uma certa semelhança, isso me traz força. Não digo isso para endeusar alguém, mas saber que de fato não estou sozinho. Existem pessoas que são dedicas a ponto de serem diferentes e não pertencentes a alguma 'bolha' qualquer.
Conteúdo 'diversificado', apenas desejo força, como é nítido que não se importa com fama e etc... Só desejo que continue seu trabalho por aqui, tem me ajudado muito.
---
Rodolfo Belo
Sempre existirá alguém melhor ou pior do que você. Simplesmente faça a sua parte da melhor maneira possível! Depois que aprendi e incorporei isso na minha vida, tudo mudou...
Tem muito psicólogo de carreira que não seria tão assertivo. Como sempre muito objetivo e articulado
Bom saber que o Akita não é um robô kkkkkk vídeos assim me deixam mais calmo comigo mesmo e vejo que, mesmo estando onde estou, não estou sozinho e que há pessoas que só querem ajudar outras. Obrigado mais uma vez, Akita.
Tive várias reflexões sobre meu antigo trabalho que era no modelo híbrido. Eu tinha ótimas relações com os colegas de escritório, os quais eu via toda semana, mas com o líder do projeto que eu trabalhava eu fiquei 2 anos sem conhecer pessoalmente...
Às vezes tomar um café com a pessoa e conversar sobre a vida pode resolver problemas de confiança completamente evitáveis.
Cara, como esse vídeo se encaixou na minha situação atual.. eu tô num emprego que sonhei com ele um tempo e tô absurdamente inseguro, a ponto de pedir pra sair por causa desse medo de não conseguir entregar o necessário (mesmo que pareça que todos está satisfeitos). Muito obrigado pela mensagem! Seus vídeos sempre agregam muito !
Muito legal ver seu lado "vulnerável" :)
De vez em quando venho ver esse vídeo pra tentar aprender e ser melhor quanto às minhas inseguranças, tanto como dev quanto na minha vida pessoal.
hoje, fui demitido em uma empresa que gostava do serviço prestado, embora assistisse um vídeo ou outro deste canal encontrei este vídeo por acaso. É um verdadeiro alivio ver que outro ser humano passou pela exata mesma dificuldade que eu e desabafou de uma forma humilde e sincera
Obrigado pelo vídeo, foi inspirador parabéns Akita !
Passei por essa situação a uma semana,recebi uma nova oportunidade de evolução,no momento que iniciei, travei e depois acabei saindo fora,quando cheguei em casa veio arrependimento.Como você comentou,acabei bloqueando uma nova oportunidade e evolução na profissão e aquele segundo que sabemos me tirou esse foco(e nesse local tinham pessoas que iriam me ajudar, não havia o porque ter inseguranças).Bola para frente!!!
Karaio Japasan , psicologia de alto nível , vou ter pôr no pedestal... Só um adendo, o que se coloca sobre os pedestais são coisas especiais, e você é digno de estar em um pedestal .
Mesmo que estivesse na escola pitagórica , em meio a tantos especiais, paradoxalmente o que o torna especial é justamente além de todo o conhecimento e modos, sua humildade. Parabéns japasan
Fábio...que vídeo fantástico. Um tijolinho a menos nos fardos que carrego.
Eu sou introvertido e muito inseguro e o pior é que nem sei dizer quando isso começou a crescer dessa forma. Quando eu era criança era bem espontâneo e conforme o tempo foi passando eu fui mudando sem perceber. Ainda hoje, seis anos após a minha formatura, as vezes ainda fico discutindo com um maldito professor da graduação. A nossa mente é fantástica, mas também pode ser bem traiçoeira.
Gostei muito do vídeo, da pra refletir em vários aspectos do que estou passando no momento. Obrigado Akita
Oi esse vídeo já tem um tempo que foi feito, mas, legal tá valendo. Existe um especialista em comportamento humano que sempre bateu na tecla que você deve perdoar 77 x 7. Esse especialista já está morto mais ou menos 2000 anos, mas, o seu vídeo descreve com perfeição essa máxima. Erramos e também erram com a gente. É preciso perdoar, entender o que houve, não repetir esse erro e seguir em frente. Um belo dia todos estaremos em churrasco rindo de todas essas histórias. Um abraço!
Sou insegura, introvertida e ainda por cima pessimista, não dá pra contar quantas vezes me auto sabotei, já no meu primeiro emprego com 17 anos cometi um erro muito grande. Eu tinha contrato pra 2 anos e pedi demissão com 1 ano e 3 meses, se eu tivesse ficado os 2 anos tinha chance de efetivação, e com menos de um ano comecei a ensinar os outros menores aprendizes, inclusive mudaram um pouco meu horário pra que eu estivesse um pouco no horário da manhã e um pouco no horário da tarde, pra ajudar os outros e exatamente no dia que eu fiz 1 ano de casa, a outra menor aprendiz que eu estava ensinando foi efetivada com 3 meses de casa, e eu fiquei mto triste, pq eu sempre dei o meu máximo, inclusive até comecei a tomar remédios pra ficar mais tempo acordada, pq eu fazia faculdade a noite e estava tirando a carteira depois do serviço de menor aprendiz, eu me senti mal por ver alguém que entrou sem saber de nada e menor de idade foi efetivada e eu que tinha completado 18 anos já estava a mais tempo, já tinha ficado em outras áreas tbm e mesmo assim não me escolheram, senti que estava me esforçando em vão, ai como ela foi efetivada tiveram que contratar outra menor aprendiz e eu tbm ensinei e um dia minha colega me contou que na verdade ela não entrou como menor aprendiz, que estava como auxiliar administrativo, e eu pensei mas como eu como menor aprendiz estou ensinando os outros e os outros estão ganhando muito mais e sendo reconhecidos e eu não. Eu continuei até dar 1 ano e 3 meses e fui conversar com a minha chefe sobre como estava o meu desempenho, e ela disse que eu estava indo muito bem e eu perguntei sobre as chances de efetivação e ela disse que as vagas estavam congeladas que não iriam contratar mais ninguém e eu me senti mto mal pq achei que estava sendo feita de idiota, eu perguntei pq escolheram alguém que tinha acabado de entrar pra vaga e eu com um ano não tive essa possiblidade, ela me disse que foi por causa da minha faculdade, sendo que eu fazia faculdade a noite, tinha o dia todo livre a carteira só faltava fazer o exame do detran e pronto, ai ela disse que eu estava estressada e fazendo muitas coisas ao mesmo tempo e que iria me dar férias. Aquele ânimo pra trabalhar tinha ido embora pq não importa se eu me esforço, se fico a mais, se faço treinamentos, se ajudo em outras áreas, se ajudo outras pessoas, eu não quis mais dar o meu melhor pq não iria ser recompensado e fiquei com isso na cabeça, até que eu pedi demissão, na hora eu não pensei na minha faculdade, pq ia todo o meu salário de menor aprendiz pra pagar a faculdade e meus pais me ajudavam com a passagem extra, tive que trancar a faculdade e não consegui estágio pq ainda era muito cedo. Conclusão, era um bom lugar, tinha excelentes benefícios, e eram ainda melhores se eu tivesse sido efetivada, e eu saí antes dos 2 anos fui orgulhosa e me ferrei muito por isso, enquanto isso o pessoal que eu ensinei já pediram demissão tbm que eu fiquei sabendo, o erro foi meu, mas também deles, valorizaram as pessoas que os deixaram na mão no primeiro momento, e eu que queria crescer na empresa... enfim orgulho é uma desgraça e eu não fui otimista, achei que seria perda de tempo ficar os 2 anos e não ser efetivada, mas quem sabe teria sido diferente, nunca vou saber.
no seu caso fez bem em sair era só questão te tempo até isso acontecer no seu novo cargo, empresa q tem essa postura pode faze com qlq um não há justiça, sinta-se feliz por ter saído, existem outras empresas, muitas outras, parabéns pela coragem de ter saído a tempo antes de ter sido explorada ainda mais
Algumas coisas que dá pra extrair disso:
1 - Não se compare com os outros.
Pode ser injusto alguém menos performático e mais novo que você na empresa ganhar melhor?
Pode.
E porque isso acontece?
- Esta pessoa pode ter alguma hard skill ou soft skill diferencial ao seu, agregando mais valor a empresa;
- Esta pessoa pode ter indicações de alguém que trabalha na mesma empresa e tem credo o bastante para sua indicação ser válida (varia desde um colega já trabalhou com a mesma e gostou de trabalhar em conjunto até o ilustre "sobrinho do gerente" KKKK);
- Esta pessoa pode ter sorte da vaga desalocada ser do time ou próximo do time que esta trabalhava, e a mesma tinha capacidade (mesmo não sendo a melhor naquele caso) para executar as atividades necessárias.
Os fatores são inúmeros, pois são muitos vetores para analisar, mas tem vezes que nem a própria pessoa que foi promovida sabe o porque isso aconteceu KKKKK.
Mas em uma empresa boa, a chance vem pra todos que se destacam. Basta seguir cada um nos seus corre e fazer o certo pelo certo.
2 - Se for pra sair de uma empresa, no mínimo que seja com uma vaga engatilhada.
Primeiro porque é uma redundância, um plano B caso tudo dê errado na empresa atual, segundo por questão de jogo de cintura, terceiro pra não ficar estagnado no mercado.
Em um cenário feliz (no caso, quando a empresa vê que você tem um valor considerável a aquele negócio, e que sua atuação vai fazer falta),
diversos empregadodores só cobrem o valor, te põe mais responsa e te deixa no mesmo esquema de sempre.
Mas quando, além disso, o seu contexto de trabalho também não for bom, a empresa vai passar a ouvir suas insatisfações e fazer o possível para melhorar o contexto durante sua atuação na empresa.
3 - Pode parecer que nada desse esforço valeu a pena, mas na verdade vale.
A curto prazo no início, pode ter sido uma perda de tempo, mas em algum ponto do futuro alguém vai te reconhecer e vai lhe agradecer pelo que fez.
É o que tô passando agora inclusive: 8 meses atrás eu tava no estágio ensinando uma rapa de gente sobre conceitos de desenvolvimento, pois ninguém tinha aprendido direito na faculdade, nem nos cursos dado pela própria empresa.
Por mais esforço empregado e destaque adquirido durante o trajeto, diversas pessoas muito menos capacitadas que eu foram promovidas para desenvolvedor antes.
Apesar disso, fui tocando meu pião e logo depois tinha sido promovido. Infelizmente ainda não sou desenvolvedor, mas é melhor do que ficar no estágio KK.
A questão é que agora tem um parsa meu do estágio que foi pra uma empresa muito maior, já virou dev pleno e agora tá indicando pra entrar lá também. Fiz a entrevista, e espero que dê certo pra mim.
Entendo que essa realidade não é muito aplicável a vagas sem especialização e com oferta/demanda equilibrado ou pendendo mais a ofertas (como o caso do menor aprendiz) pelo seguintes fatores:
- Alta rotatividade;
- Profissionais inexperientes;
- Contrata só pra cumprir uma exigência legislativa extraordinária;
- Baixa retenção de talentos;
- Entre outros fatores...
Espero ter ajudado.
@@ianrossi esse foi o meu primeiro emprego com 17, hoje estou com 23 anos, acabei de passar da experiência e nesse novo emprego vejo que é a mesma coisa, a única diferença é que eu não ligo mais, se estão me usando, faço o mesmo e estarei nisso enquanto for benéfico para mim, não vou esperar ser reconhecida pois, isso não ocorre de forma justa, logo, o esforço vai para o nada, se eu tivesse pensado assim na época, teria dado os parabéns pras duas que eu ensinei, focado na minha faculdade e se me efetivassem, ótimo, se não, adeus e vou pra outro emprego, não adianta ficar pensando que as coisas ocorrem da forma correta e justa, pois quase nunca isso acontece eu apenas foco no que eu quero e vou me adaptando as merdas que acontecem no caminho, mas pedir demissão não deveria ter sido a minha escolha pois me ferrei, sou obrigada a ser resiliente para conquistar o que eu quero, se vou subir ou não, é consequência, agora os outros, que se lasquem, subam o quanto quiserem, o meu salário estando em mãos foda-se como é a empresa, qualquer coisa pulo fora, nos tratam como substituíveis pois para mim as empresas são também, cada um com sua vida e pronto, jamais deveria ter me importado com a opinião dos outros, são só comedores de arroz e feijão assim como eu kkkk
A frase "Especialista em lidar com fracasso" é o que vai mudar a minha vida, com certeza, obrigado por tudo Fábio Akita!
Tive um caso semelhante, mas com um relacionamento amoroso. A minha insegurança e/ou falta de autoconfiança fez com que eu criasse neuroses e paranóias em volta do relacionamento, achando que não existia amor de verdade ou que estava só sendo enganado na relação. Me sabotei e minei o lance que tive com a pessoa, cegado pelo cíume eu falei coisas horríveis pra pessoa que gostava, mesmo sabendo que não existia motivos concretos, a parte de achar "justificativas" triviais para as neuroses como você disse aconteceram quase o tempo todo durante o curso da relação. Apesar do termino e da dor posterior, foi muito importante pra mim perceber que eu precisava trabalhar na minha autoestima e insegurança, que na verdade antes de poder confiar no outro precisamos confiar primeiro em nós mesmos, pode soar uma frase clichê, mas é algo que realmente faz sentido pra mim hoje. Seu vídeo foi muito legal e me fez esclarecer melhor as coisas sobre esses problemas internos, até mesmo no meu estágio da faculdade eu tinha essa insegurça e autosabotagem, medo de ser demetido por achar que não era bom o suficiente. Muito obrigado por compartilhar suas experiências tanto profissionais quanto pessoais, deve ajudar muita gente assim como eu a ser alguém melhor. Parabéns Fábio, sucesso sempre.
Trabalhei uma vez em um lugar, que todos falavam que a chefe era chata e exigente não sei o que, quando entrei tive esse pensamento tambem por todos falarem isso, e ela era realmente exigente, meia dura, com o tempo conversando com ela e entendendo ela, vi que ela queria ensinar da melhor forma, era o jeito dela, nao obtive problemas igual os outros eu aprendi ainda mais com ela.
Sofro com problemas de falta de confiança, aliada a baixa autoestima e autossabotagem, onde estou fazendo um bom serviço, mas na minha cabeça não sou bom suficiente em nada, me tira muitas oportunidades, esse video com certeza vai me ajudar aparti de hoje, Obrigado Akita por nos passar conhecimento.
No início do canal, achei que seria bem técnico, mas como você já tinha dito logo no começo, muita gente já fala disso. O legal mesmo, é a expansão da mente, em casos que estavam no subconsciente e que você trás a tona, tocando na ferida e da alternativas para uma reflexão. Parabéns e obrigado. Conteúdo ímpar. Por mais conteúdos assim 👏👏👏
Um vídeo de 4 anos atrás, tão atual me assemelha em todos os aspectos.
Um exemplo disso sou eu, sou insegura e tenho a impressão que meu chefe não vai com a minha cara, me atura porque é "obrigado", além que sou tímida, e me atrapalho sempre, tenho receio de perguntar as coisas e acabo me fechando quando devia se soltar mais, por isso acho que ele não me da mais chance e que os outros funcionários não gostam de mim, qualquer comentário fica revirando na minha cabeça. Torço para o projeto acabar e eu sair disso, ao mesmo tempo que queria ser escalada para um novo serviço pois é boa oportunidade.
Estou vivendo um começo de relacionamento com uma pessoa incrível e essas neuras das quais você falou no vídeo realmente estavam me consumindo. Eu estive procurando motivos para justificar e já estava pensando em terminar antes de começar, esse vídeo caiu aqui para mim como um aviso e na hora certa. Mesmo sabendo que vc pode nem ler esse comentário eu te agradeço. Obrigado pelas palavras, era realmente oq eu estava precisando escutar hoje.
Eu sou como você (inseguro e introvertido), e basicamente me inspiro em você.
Já passei por isso no trabalho, tinha acabado de entrar na empresa e existia um senior puxando meu tapete com cobranças que seriam impossíveis de serem cumpridas, em consequência eu piorei demais as coisas me auto-sabotando com o medo de perder o emprego, tentei pular fora do projeto e ser realocado, mas não tinha as fontes necessárias pra isso, era junior e ninguem ligava muito na época, o resumo é que o kara puxou meu tapete.
Triste é que era um lugar que eu queria continuar trabalhando, foi minha primeira oportunidade na programação, era uma empresa grande, tenho certeza que iria me acrescentar muito, depois tive outras experiencias, mas até hoje fico pensando no que poderia ter feito diferente para ter dado certo.
Cara que triste....tenho medo disso tbm...
Passei por isso mês passado.
Mas tenho que ter ciência também que acontece as puxadas ser tapete. Só não me perdoei ainda. A pessoa estava me sabotando. Pedi conselhos e as pessoas diziam que era aquilo mesmo.
Aqule tipo de vídeo em que aprendemos que somos todos iguais, com potencial guardado no fundo da alma, aguardando para ser explorado. Mas também com todo tipo de sentimentos de insegurança que podem surgir dependendo da pressão externa que às vezes naquele momento não estamos ainda preparados para aguentar.
Fábio saiba que você é inspiração para muitos, e inclusive gostamos muito de você como ser humano falho que também é. Nunca se martirize, mas evolua sempre. ❤
Tenho assistido a muitos dos seus vídeos, e em todos fico impressionado com a clareza com a qual você constrói seu raciocínio.
Bom, a partir deles eu tenho escrito alguns textos para que eu sempre me lembre de tudo isso, é muita coisa para organizar na mente.
Obrigado mais uma vez por vídeos como este.
Parabéns pelo vídeo Akita, excelente como sempre!
Tema super relevante para a nossa área onde a grande maioria dos problemas não são causados por limitações físicos, mas sim por limitações mentais (problemas psicológicos) e/ou por falta de comunicação.
(Eu vivo repetindo para os Devs que trabalham no meu time: Over-communication raramente vai ser um problema. Em 15 anos trabalhando com desenvolvimento de software, ainda não ví nenhum projeto falhar porque o time de desenvolvimento estava over-communicating...)
Deixando de lado os problemas de comunicação e voltando ao assunto principal do vídeo, não sou nem de longe um especialista no assunto, mas psicologia foi uma área que sempre me fascinou.
Em 2018, finalmente dediquei um bom tempo para me aprofundar no assunto. Uma, senão a maior das lições que aprendi, foi a ideia das duas mentes. A mente pensante vs. A mente observadora.
A mente pensante (ou EU pensante) é o seu piloto automático - todos os “pensamentos ou crenças" que você cria sem ter fatos concretos para comprovar. A analogia que eu gosto de fazer seria com um game onde você está jogando em primeira pessoa e a sua visão é altamente limitada (como a de um cavalo com antolhos) pela visão daquele personagem. A sua mente preenche a falta de dados concretos com hipóteses - assumptions - muitas vezes baseadas em experiências passadas que vão sendo reforçadas ou aniquiladas por mais que as mesmas sejam completamente falsau. E é exatamente isso que fazemos no dia a dia, principalmente quando não nos comunicamos. Deixamos essas crenças - assumptions - guiar as nossas decisões.
A mente observadora, por outro lado, é como se fosse quando você consegue distanciar do seu piloto automático e ver você de fora, como se fosse operando em um game em terceira pessoa onde você tem a visão do mapa, dos números e de tudo que está acontecendo ao seu redor. Nessa visão de mundo você consegue validar muitas das assumptions (ou eliminá-las completamente) tendo dados concretos do que está realmente acontecendo.
A lição nisso tudo é a seguinte pergunta:
-- Como eu posso ativar minha mente observadora em situações de insegurança e guiar minhas decisões com dados concretos (o que realmente aconteceu ou, o que realmente está acontecendo) ao invés de guiar minhas decisões com *assumptions*?
(Muitas sessões de terapia vão fazer exatamente isso com você. Buscar ativar o seu EU observador e te fazer reviver situações de conflito/stress analisando o seu comportamento ou o comportamento dos outros em sua volta do ponto de vista de "dados concretas" - o que foi dito, o que realmente aconteceu vs. O filme que foi criado na sua cabeça...)
Deixo a seguinte pergunta pra você Akita: O que você pode fazer para consertar esse relacionamento que você acabou de forma precoce que você mencionou no vídeo? O que uma pessoa que você considera realmente sábia faria no seu lugar agora?
Obrigado Akita, as vezes vc pode não acreditar mas é uma das únicas vozes no deserto! Demais!
Impressionante como dá pra ver você além do seu determinismo, e ação.
Gosto demais do seu canal.
Mesmo entendendo que é algo auto explicativo.
Mas com a genialidade de quem tem um poder de criatividade incrível.
E uma força de trabalho muito particular.
Não concordando com alguns pontos, afinal somos diferentes e são as diferenças que enriquece e nos fazem continuar nesse jogo excitante da vida.
Akita não perca mais possibilidades no seu desabafo e segundo caso.
Tudo precisa de equilíbrio.
E eu tenciono que você já está bem perto disso.
Gratidão 🙏🏽
Muito obrigado por esse vídeo, passei por uma situação parecida e me auto sabotei, fico muito feliz por ter a capacidade de saber desse meu problema. Tomei a decisão errada e perdi a oportunidade, mas bola pra frente que o mundo é grande!
Pois é! Já pensei muito sobre isso e percebi que a diferença de uma pessoa se tornar socialista ou se tornar um liberal ou libertário, está na forma que a pessoa se sente em relação as coisas da vida. A forma como ela interpreta os fatos. Há uma interpretação que segue a lógica. Mas ambas de qualquer maneira dependem de suas próprias visões de mundo e interpretação das coisas para valorizar algo ou não, e a partir disso, de certas valorizações morais, seguir com um estilo de vida que compactue com essa visão de mundo e como a mesma se sente em relação a ela. Percebi que a auto-confiança, ou melhor, essa coisa de se considerar inferior a outra parte, e pior ainda, de culpar o outro e não assumir a culpa para si mesmo, também passa por uma valorização pessoal. Pois uma pessoa pode até ter baixa auto-confiança. Mas se ela se recusa a culpar os outros, pois tem isso como um valor próprio, pode ser que ela não tenda para defender regimes políticos que tem essa tendência a atrair pessoas que se sentem inferiores a outro grupo que consideram "elitistas" e de certa forma que os próprios parecem acreditar que são "superiores" a eles e que na cabeça dos mesmos os inferioriza e os humilha. Mas só é humilhado quem não é humilde. Só se deixa ser ferido se meu arcabouço de ideias e concepções do mundo, interpreta as coisas do exterior dessa maneira. Por isso a expressão é "SE ofender" com algo. Pois dependendo desse arcabouço de ideias e pontos de vista internos, a interpretação de um ato ou fala podem ser totalmente diferentes um para outro em uma situação semelhante. Vejo que essa mesma lógica se aplica a visão de mundo dos indivíduos humanos para seguir e defender certos ideiais também...
Estava vendo o vídeo, mas sempre fazendo um paralelo à relações pessoais, pois hoje passo por algo parecido em um relacionamento que acabou. Relações profissionais são muito parecidas com as pessoais, afinal são humanos interagindo com humanos e você descreveu perfeitamente quanto a como as relações profissionais em teoria devem ser mais fáceis, já que o objetivo e expectativas são, na maioria das vezes, mais claros. Eis que no fim o plot twist se revela e é justamente algo semelhante ao que passei. Você descreveu muito bem a sensação: que podia ter tido mais comunicação mas a insegurança barrou; o potencial que foi desperdiçado; a sensação de estar de mãos atadas quando a pessoa só vem se comunicar quando já está sufocada, dizendo todas as justificativas que voce citou e vai embora... Difícil assimilar, juntar os cacos e recomeçar. Obrigado por compartilhar
Akita você é muito verdadeiro no que diz; Deus te abençoe; você deve por palavras de exemplos bíblicos em seus vídeos também; eu sou uma pessoa que te entende muito bem, mais não tão bem melhor como Deus te entende; acrescente palavras bíblicas e suas palavras seram para sempre. É nóis. ✌️
Obrigado, fabio! Descobri seu canal aleatoriamente num comentario muito avulso em um video no youtube. Desde então tenho aprendido muito com você.
Esse é um dos vídeos que eu preciso ver pelo menos umas 42 vezes (a mais) do que o "Entendendo Conceitos Básicos de CRIPTOGRAFIA | parte 2/2"
Akita, a tua versão pessoal do diário de Henry Jones lembrou-me bastante do diário pessoal do imperador Marco Aurélio. Ele escrevia para si sobre lições morais, planos, reflexões, etc (uma forma de relembrar suas convicções quando precisasse). É uma leitura muitíssimo interessante, pois o mesmo não escreveu pensando em mostrar para alguém, mas isso não o impediu de publicarem o escrito após a sua morte.
interessante, não sabia disso
Como assim esse vídeo é de 3 anos atrás e eu só vi hoje? Cara, sensacional o tema e é exatamente desse jeito, pelo menos era comigo, essa maneira de pensar foi o que me veio "de fábrica" e o caminho pra ir modificando isso não é fácil e mesmo sabendo como tudo funciona, de todo mecanismo de auto sabotagem, não é fácil não cair nisso, vc tem que tipo superar todas as sinapses que aconteceram no seu cérebro do pensamento errado com o certo, superar uma vida toda de um vício psíquico, mas tudo tem jeito, curti essa tua interpretação comercial que deu uma visão de um ângulo menos emocional e mais fácil de compreender de forma racional, baita vídeo foda, muito sensacional mesmo, muito obrigado por esse diamante
Esse video só pode ser compreendido após muita reflexão no assunto. Eu passei por isso quando mais jovem. É um efeito dominó que começa no pensamento e vai para o mundo físico de forma espontânea. Projetamos em nossa mente, agora mesmo, nosso comportamento no futuro em relação as pessoas e nós mesmos. Valeu pela indicação do Sapiens! Ótimo livro.
Cara você é muito inteligente , não por que diz sobre assuntos difíceis de compreender ou sobre coisas complicadas más sim por que você passa isso de uma forma simples , e essa camisa maneira do Rick and Morty aí ?
Putz, me identifiquei... sobre a questão da insegurança e autossabotagem. Relacionamentos interpessoais em empresas podem mesmo ser complicados. E confiar nas pessoas erradas dentro do ambiente de trabalho, pode mesmo desencadear situações de desgaste perante o superior direto, responsável por delegar tarefas. Cansei de errar nesse mesmo ponto, mas acho que hoje, após anos, finalmente aprendi a lidar com este tipo de situação. Uma vez mais, parabenizo o canal pelo conteúdo compartilhado, e abordagem do tema 👏🏼👏🏼
Já fiz muita burrada por isso. É bem desgastante pois entramos num loop onde a única saída é tomar uma atitude que geralmente é fugir. Dormir sobre o problema ajuda muito e reconhecer quando estamos nessa situação é essencial.
Parabens, admito que realmente tenho serias dificuldades em relações interpessoais, me acusam de ser extremamente frio e sem coração! Mas não é bem assim, eu vim de uma familia de manipuladores, aprendi a usar "atenção seletiva" como estrategia para esconder as emoções e assim me defender... O estoicismo é pura consequencia, eu cheguei a conclusão que relacões interpessoais necessitam de um conteudo equalizador, ou seja "Valores em comum", se as diferenças superam 20%, a relação não sera saudavel, sejam quais forem as diferenças, religiao, futebol, dinheiro, etica, cultura, vivencia....
Você acabou descrevendo um grande relacionamento que perdi por insegurança. Só percebemos as merdas que fizemos e o que perdemos, quando o tempo passa e olhamos para trás. Obrigado por provocar essa reflexão, Fábio. Você é um grande ser humano.
também sou insegura e introvertida e o que você diz sobre o assunto me descreve. Mas como tenho tomado cada vez mais consciência de mim e me assumido, já é possível barrar muito da auto sabotagem.
Akita, eu gostaria de parabenizá-lo pelo vídeo. Abordar situações e experiências como essas pessoais, até por conta de seu jeito introvertido de ser, são bem difíceis e incômodas, mas vc soube "passar a mensagem" de maneira bem objetiva e, melhor, passou uma mensagem a todos nós que, de uma forma ou de outra, somos inseguros em alguns campos da vida, seja pessoal, profissional, acadêmico,.
Eu mesmo, por conta da insegurança, perdi várias oportunidade em minha vida, mas como vc bem diz: "Tudo é aprendizado", desde que vc perceba que vale a pena aprender com os erros.
Valeu cara!!!!
Sr Fábio, vc não tem noção do quanto seus vídeos são fundamentais. Obrigado pela sinceridade.
Esse video é sobre relações humanas, que também serve pro ambiente de trabalho. As vezes sabotamos relacionamentos de todos os tipos por julgamentos errados.
Sempre que estou mal com esse problema, vejo esse vídeo pra tentar pensar de forma racional ao invés de ficar com achismos e coisas inventadas por nós mesmos, muito obrigado pelo vídeo!
Que ironia o RUclips ter recomendado esse vídeo para mim sincronicidade existe , ontem foi um dia que realmente duvidei de mim na área da programação, me considero ainda um iniciante, fazendo exercícios de algoritmo errando e acertando e sempre tentando entender por mim mesmo os conceitos,para ser realmente um programador decente , ao travar em alguns por conta da mente acelerada e muita auto cobrança, depois de ter tentado e tentado passar por um problema , vim assistir alguns vídeos do Akita, tomei alguns tapas, mas como não estava num dia bom mentalmente, me veio milhares de pensamentos dizendo
" se você não consegue resolver nem alguns problemas de algoritmos, como será um programador decente? "
" Um cara como o Akita iria te considerar um lixo para a profissão "
" O Akita que realmente é um programador foda sabe de quase tudo na programação, sabe quando você será tão bom quanto ele? Pois é.... nunca "
E entrei em uma mental shit storm,e percebi que estava focando muito fora, quando a chave de tudo era focar em mim na minha jornada, pegar o melhor que o Akita passa e seguir em frente, e o que eu ainda não entender ou não considerar válido, deixar numa caixa de ferramentas chamada um dia posso usar isso, uma das coisas que mais vejo para quem é inseguro e também introspectivo ou se cobra demais, é ter uma mente muito acelerada, o que me ajudou e ajuda demais é focar no presente, o passado já passou, o futuro uma mera projeção...
O presente é um presente por ser o momento onde tudo pode acontecer, estar focado nele e somente nele te fará uma pessoa melhor, mais consciente e sábia
Gratidão Akita por esse vídeo me ajudou bastante, no final das contas o tempo passa para todos, levando impérios,reis e rainhas, celebridades mas por trás de tudo isso o que sempre ficará é o valor de estar bem consigo mesmo, estar consciente de quem é, sem se ver acima e nem abaixo de ninguém
Carpe diem
@Fábio Akita , fui verificar a data deste vídeo, porque é um assunto muito atual. Foi um bom tema para eu pensar. Obrigado 🙏
Video genial, auto sabotagem profissional ou em relacionamento é algo que todo mundo já deve ter feito, depois de feito não tem volta, mas vejo de forma positiva. Depois que você percebe você se corrige e tende a não fazer de novo
Essa perspectiva se encaixa em todos os sentidos da vida, muito bom o video. Neurose é uma autosabotagem que o cara nem percebe, é complexo.
Saudações Akita, já assisti mais de uma dezena dos seus vídeos, e acho que esse foi um dos melhores que pude ver, muito obrigado, grande abraço.
Sempre que vejo seus vídeos eu fico pensando, "Oque eu poderia fazer pra ser amigo do akita?", Ai tu vem é diz essa, A confia já lhe foi dada, Só cabe a você construir em cima ou gasta-lá, Porra Akita, Tu não é meu pai, Mais teus ensinamentos valem por 10 dos mesmos!❤
Cara que vídeo heim, passei por essa situação e me identifiquei muito, só não imaginei que vc tivesse esse tipo de fraqueza, comecei a assistir seus vídeos ontem e como vc mesmo disse sua fala assertiva e o seu curriculo nos fazem te colocar realmente em um pedestal, mas hj te coloco como uma referencia de ser humano que quero me tornar. Parabéns pelo canal!
Esse vídeo é impressionante, colocou palavras em um sentimento que muitos de nós temos.
Muitas vezes me pego com raiva e frustração por não conseguir fazer alguma tarefa no tempo que eu imaginei e demoro para parar e refletir que isso é perfeitamente natural quando você está lidando com um projeto que ainda não tem facilidade. Nestes casos, como você mesmo disse, o correto é fazer no tempo que for necessário, aprendendo com as tentativas. Lembrando sempre de manter a comunicação com as pessoas envolvidas.
No lado da execução, nos sabotamos em não pedir ajuda com medo de decepcionar ou de parecer incapaz, mas estando no lado da cobrança, o que mais se espera é pedido de ajuda, pois assim temos mais segurança que as coisas estão indo na direção correta.
Video simples e direto, mas com uma profundidade ímpar, e mostrar nosso lado humano só potencializa o aprendizado!!! Ganhou meu respeito por esse vídeo!!!
É impressionante, assistindo você eu nunca falaria que você é inseguro.
Foi muito bom ouvir seu relato, obrigada por dividir essa experiência!
Primeiro vídeo que vejo o Akita triste (13:36 daqui para frente, vi sinais de tristeza e medo). Além disso, quero deixar o nome de um livro que fala muito bem sobre como nossas emoções mudam completamente a forma como enxergamos as coisas: Inteligência Emocional, Daniel Goleman (no livro ele também afirma que homem é o sexo frágil. pois sempre se fecha quando não gosta de algo e a mulher fica brava porque sempre pergunta, mas o cara nunca fala e fica com cara de "cu").
É desse tipo de conteúdo que o youtube precisa. Independente do assunto, conteúdo de qualidade. Por isso que gosto do vídeos do Akita, são sempre relevantes independente do tempo. Eu também já me autossabotei, não uma, mas várias vezes. E realmente é difícil. Só depois que erramos é que usamos o cérebro e pensamos que poderia ser diferente. Mas ele disse, é seguir em frente e tentar não cometer o mesmo erro. Saber perdoar a nós mesmos também é importante, afinal, todos somos humanos.
Sempre vi esse canal como algo para dar uma cordada na vida e me focar mais nos estudos/trabalho. Esse vídeo me ajudou bastante de forma não técnica.
Caraca, vou ter que salvar o vídeo e rever durante alguns dias.
Falou do meu último trabalho formal.
Inseguro e introspectivo? Você tá falando de mim?
Eu sempre fui assim, mas algumas situações me ajudaram a me expressar melhor.
Vou resumir: como faço parte da área de música em uma igreja, isso me "forçou" a ter confiança que estou tocando meu instrumento de forma correta e buscar melhorar.
Em 2005 fiz um curso técnico onde era necessário apresentar trabalhos para a classe. Trabalhei em uma loja de assistência técnica de computadores onde eu recepcionava os clientes que chegavam com seus equipamentos. Isso me ajudou a me posicionar diante das pessoas com mais confiança para me expressar melhor. Isso me ajudou.
Ou seja, por mais que eu ainda seja um pouco introspectivo, já não tenho a "vergonha" de me expressar publicamente quando necessário, mesmo que a insegurança ainda me cerque.
5:29 tipo quando tu manda uma mensagem no insta do Akita, ai ele responde, minha reação foi tipo *mano, olha os deuses*. Eu tinha quase certeza que ele não iria responder.
No fundo todo mundo sabe que somos iguais (em essência, espírito, ou seja lá o que for), mas é realmente difícil reconhecer isso no dia a dia.
Cara, muito foda. Senti uma sinceridade tremenda nas tuas palavras, parabéns .
Cara, muito obrigado pelo vídeo, vc me salvou e garanto que está salvando muita gente, seus sentimentos intensos transmitiram a mensagem da melhor forma possível, sucesso!
Cara, lhe conheci recentemente, e não tenho isso de ídolos ou coisa do tipo, mais suas palavras estão servindo para enxergar o que via e eu mesmo bloqueva! Valeu Cara!!!
Vídeo excelente. Tenho 24 anos e já tomei algumas decisões erradas por ser inseguro. Sua análise e os comentários provam que é algo que acontece com muitas pessoas. Valeu pela primazia do conteúdo, abraço.
O conhecimento são micro-fragmentos, partículas de saber que conquistamos ou jogamos fora dia-a-dia. Sigamos com índole boa, e façamos o que for construtivo. Logo, quem está no nível 0 pode chegar ao dez. Ótimo pensamento Akita.
Pesado! Obrigado pelas palavras. Já passei por esses episódios algumas vezes até eu começar a me entender com essa clareza. E sim.. é uma bosta essa insegurança "interna". Vai virando uma bola de neve e quando a gente vê... já era. É melhor prevenir do que remediar. Ficar atento aos sintomas/sinais pra ir trabalhando eles. E SIM é possível contorná-los!!! Notícia boa né.
Conhecimento d+ em apenas pouco mais de 17 minutos. Com certeza um dos melhores canais com os melhores conteúdos. Parabéns Akita.
Me identifico em alguns pontos, da mesma forma que tenho algumas coisas opostas. Estou longe de ser introvertido, mas tenho as vezes neuras, não de que tem algo errado ou que existe uma conspiração, mas do que eu preciso fazer para "ganhar mais moedas". Sou uma pessoa que cobro de mim mesno demasiado as vezes. O que já me levou a perder moedas, não por que eu achava que tinha algo ruim, mas sim pq eu achava que tinha algo sempre a melhorar. Excelente tema e abordagem.
Akita, com essa mensagem só aumentou meu respeito e admiração por vc. obrigado!
BOM DIA... ainda bem que você pensa assim e que usa sua rede social para falar do que importa!
Eu estou em processo de me perdoar, estou ainda muito machucada tanto no profissional qto no pessoal. 😐
Só tenho a agradecer a você mestre Akira!
Comecei a acompanhar seus vídeos recentemente e tive a coragem de dar o primeiro passo na transição da minha carreira para a área de programação, de quebra estou matriculado na facul de matemática, valeu grande mestre!
Akita você é um cara muito legal, obrigado pelos seus vídeos me ajudam muito, por favor nunca deixe de publica-los
As vezes eu penso, se outra pessoa consegue, eu também consigo. Talvez como meu trabalho anterior era de baixo nível intelectual, meu exemplo não valha muito, mas esse mindset já me ajudou bastante.
VC tem uma coisa que se chama generosidade.
Processo de difícil controle (a autossabotagem) mesmo aos sabotadores de livre consciência... A amígdala cerebral é a culpada de tudo. Akita, você verá que mesmo sabendo como funciona o 'código do bagulho' numa situação similar, tendemos a agir similarmente. Claro que contigo (nem comigo) não foi a primeira e nem será a última.; apenas aprendemos por tentativa e erro a minimizar os efeitos da tragédia. Nosso cérebro é tão foda e tão vulnerável simultaneamente que somos facilmente iludidos por jogadas baratas de marketing. Até o vermelho do extrato de tomate nos estimula à fome. Pessoas mais inteligentes, sensíveis e perfeccionistas é que sofrem mais com estas brechas no escudo de defesa. Obrigado por mais uma aula - e pela confiança. Uma delícia te ouvir sobre qualquer assunto
Muito obrigado. Esse vídeo veio em boa hora. Aliás, praticamente todos seus vídeos estão me ajudando clarificar meus pensamentos. Deus abençoe grandemente sua vida, Fabio.