Tenho TDAH e, sinceramente, nem o Hiperfoco é uma vantagem pra mim. Antes eu associava que era uma vantagem por conta que eu evolui relativamente rápido na área, já que eu conseguia passar horas ininterruptas consumindo conteúdo e praticando. Mas as ressalvas que eu tenho são: 1) O hiperfoco não é algo que eu ligo/desligo. Não dá pra controlar. Tem vezes que eu quero muito estudar, mas eu simplesmente não consigo. E outras eu consigo. Vai entender. 2) Eu sendo uma pessoa apaixonada pela área, mesmo sem o hiperfoco, eu iria evoluir da mesma forma. A diferença é que a evolução seria muito mais saúdavel, por conta que invés deu utilizar o "boost" do hiperpoco, eu seria uma pessoa muito mais disciplina e métodica, onde uma rotina bem definida me permitiria evoluir da mesma forma. Então até o hiperfoco já não serve pra muita coisa, só pra burnout e deixar frustrado. Não entendo quem romantiza isso. Quem é TDAH precisa matar um leão por dia para performar minimamente. Não é uma condição que eu desejo pra ngm.
fui diagnosticado, e posso afirmar com muita tranquilidade que é um peso na minha vida ,quem fica fazendo romantização ou age como se fosse algo besta na internet está fazendo ser banalizado e criando estigmas em quem realmente tem problema com essa neurodivergÊncia. oque mais me irrita é o povo que fica dizendo ter sem nunca ter ido em psicologo,psiquiatra e afins,so vê algo no tiktok e se diz ter isso,e esquecem que por conta do conteudo rapido e entre muitos outros motivos,muitas pessoas normais começam a ter sintomas de tdah,mas não tendo de fato isso. só fui ter celular com 21 anos e sempre tive problema em varios aspectos,tentando agora resolver algo que tive a vida toda,espero que quem tenha isso também possa dar um jeito e tomar as rédeas da vida e seguir em frente.
O pessoal precisa parar de romantizar o TDAH!!! Tenho TDAH e sou médico, faço tararia, tomo medicação e estudo essa DOENÇA a um bom tempo, descobri que tinha TDAH cerca de dois anos após ter me formado em medicina. Só Deus e eu sabemos o que passei em minha vida por não saber que tinha TDAH, até hoje ainda enfrento desafios diários que para as outras pessoas são tarefas simples! Esse lance de achar que algo como TDAH pode ser ou se tornar um super poder é péssimo, as pessoas estão ficando loucas..! Ficam confabulando em seu íntimo tentando encontrar o segredo do sucesso, achando que um belo dia irá virar a chave e será ultra produtivo, ou irá ficar ultra rico ou ultra alguma coisa! A mesma coisa está ocorrendo com as doenças, acham que pessoas que tem TDAH, altismo e coisas do tipo tem algum tipo de super poder, quando na verdade nossas vidas são ainda mais complicadas e muito provavelmente o nosso maior super poder seja a perseverança!!! O que a TDAH me trouxe??? Depressão, ansiedade, obesidade, hipertensão, dor crônica nas costas… Mas me trouxe a resiliência, a perseverança e o desejo imenso de seguir adiante e de melhorar, por mim mesmo e pelas pessoas que amo! Me trouxe a terapia e junto o autoconhecimento, esse por sua vez trouxe a possibilidade de entender mais as outras pessoas, assim consigo ajudar mais pessoas no meu trabalho como médico na UTI, sendo alguém mais humano. Mas ainda assim o TDAH é apenas uma doença e nada além disso! O que eu fiz disso é que muda tudo! Acredito que esse seja o sentimento de todas as pessoas que lutam e vencem diariamente sua doença, seja física ou mental.
Ahah. Talvez seja coisa do tdah.... n é q n saiba... se ler vai ver. Trabalho escrevendo, muito, mas escrevo tudo errado.... quando leio identifico, tenho que corrigir muito, só o corretor do word n consegue... @@luizmoura7302Por conta disso, por ser muito detalhista e corrigir muito, dizem q escrevo muito bem, quando na formalidade.... na net n.
@@luizmoura7302 mostra seu baixo nível.... descartar uma opinião tão valiosa por um simples erro de portugues que não muda em NADA o sentido da frase. Pessoas fracas são assim...param de ler na primeira virgula que não o agradam... vira desculpa para desistirem ou descartarem.
Que bom que Akita está ficando conhecido, já acompanho o canal dele a anos, sempre achei ele um cara fenomenal e me deu muitos conselhos para a vida de programador....hehe
@@leandronunes635 Essa afirmação não é pior do que as de quem vem aqui se auto diagnosticando com TDAH. Tão real quanto a doença é a tendência do ser humano de exteriorizar a culpa dos próprios fracassos e do vício da "geração internet" nos estímulos mais banais e primitivos possíveis. Mas é muito mais fácil dizer que nossos problemas vêm de algo fora do nosso controle e se ofender quando alguém diz que esse pode não ser o caso.
@@Daniel_Rodrigues_89amigo, é simples assim. Todo mundo que tem um diagnóstico desde criança e fica vendo essa recém romantização do TDAH e milhões de pessoas se autodiagnosticando TDAH se irrita profundamente, pq por algum motivo as pessoas acham que TDAH é alguma coisa boa, ou simplesmente usam como desculpa para mascarar seus péssimos hábitos e permissividades.
@@wellbenicio não precisa ter o diagnóstico desde de criança, precisa ter os sintomas desses criança. Eu fui diagnosticada com quase 30 anos por um psiquiatra, mas só depois dessa popularização do Tdah que eu me dei conta que eu poderia ter isso. Então, eu considero bom que tenha virado um assunto popular, caso contrário eu não teria contato com o problema, nunca teria procurado um médico. Sempre achei que para ter tdha tinha q ser uma pessoa agitada, eu não sou agitada fisicamente só mentalmente. Saber que mesmo assim eu poderia ter esse diagnóstico me surpreendeu bastante! A informação liberta!
Akita é um cara incrível, já não basta ser um verdadeiro gênio na programação/computação, mas consegue conversar de maneira aprofundada em outras coisas que não tem relação nenhuma com tecnologia
É um tópico muito importante! Também tinha essa diferença e sentimento de não ser igual as pessoas, não socializava e a terapia foi onde acabei descobrindo que sou TEA nível 2 e TDAH. Hoje em dia eu me esforço e "sei" o que fazer e tentar correr atrás de um dia produtivo... é desafiador, tem momentos que é quase impossível equilibrar a produtividade com a autoestima, infelizmente é comum pessoas com transtornos se sentir que não consegue aprender ou acompanhar uma rotina. O mercado de trabalho ainda não é 100% preparado para atender ou receber pessoas com transtornos.
legal que você procurou um profissional e chegou no diagnóstico de autismo, também sou de TI e a pouco cheguei nesse diagnóstivo, foi libertador, tem me ajudado a entender muita coisa
No momento, pessoas com TDAH só entram no mercado quando escondem sua condição emulando pessoas neurotípicas e sofrem muito pra se encaixar em papéis e modos de trabalho nos quais elas não se dão tão bem. O dia que o mercado souber aproveitar o potencial de pessoas com TDAH, teremos muito mais produtividade e inovação.
@@user-pc2wu8hj7h o hiperfoco é bom mas é ruim, depois que eu saio desse estado estou acabado, gera muito estresse para o meu corpo, ficar horas focado, sem fome, sem vontade de ir ao banheiro, sem vontade de levantar ou mudar de posição, é complicado.
@@diegobonilha Sua interpretação, tanto do que eu disse quanto da realidade, me parece um tanto distorcida. A população à que me refiro não vai deixar de precisar de uma oportunidade no mercado de trabalho porque você pensa assim. Salvo as ilustres exceções, ela costuma não se encontrar em posições melhores mesmo quando governos inteiros, por décadas, pensam assim. É um fato concreto e presente que pessoas precisam trabalhar e é outro fato que algumas das características mais comuns do TDAH estão entre os principais fatores de desemprego. Estas pessoas possuem ideias, sonhos e grandes potenciais para realizá-los, mas precisam de contextos minimamente favoráveis para a realização destes potenciais. Penso que é melhor haver maneiras de inclusão destas pessoas em ambientes corporativos e criativos que favoreça o crescimento de ambas as partes, empregados e empregadores, do que as práticas de seleção e organização ainda predominantes, que limitam a produtividade das empresas em outros aspectos e manteem portadores de transtornos diversos em subempregos ou dependentes de esmolas para o resto da vida. Agora, se quiser usar sua imaginação para extrapolar conclusões a partir do que eu disse, fique à vontade, mas não as atribua a mim.
Que satisfatório eu ver alguém que passa a mesma coisa que eu já passei e passo, vou aproveitar para informar que sempre tentei tratar esses problemas que ele relatou referente "leve" autismo, apenas recentemente os psicólogos e psiquiatras tem um norte sobre o assunto mas não tem solução você aprende a conviver com o que você tem de forma menos dolorosa
Conheci o Akita num evento de TI em 2010 no RJ. Ele parecia muito reservado e tímido assim como eu. Ficou um tempo sentado esperando até as pessoas falarem com ele. Ele falando de como ele é no dia-adia me fez logo lembrar daquele evento.
Na escola eu ia muito mal, na faculdade eu comecei a ir melhor, talvez porque eu entendi Que se eu me dedicasse em algumas coisas eu iria bem no final. No trabalho sempre foi uma luta e eu sempre trabalhei mais para poder entregar as coisas… Muito devida procrastina enrola relação e dificuldade em escolher ou definir as prioridades. O Que me ajudou muito foi um trabalho com uma psicologa que durante pelo menos 1 ano e meio de Terapia me ajudou a identificar alguns pontos do quais pesam para o TDAH tanto nunca tomei remédio e nem Deixei de fazer minhas coisas por isso… Acho que tem uma sacada Interessante para quem tem e quer acabar com TDH que é criar mecanismos Para Não esquecer as coisas, ou se dedicar mais no trabalho! É uma luta constante, não desista caramba
Tudo o que o Fábio falou sobre o TDH é verdade, passo por isto todos os dias. Sofri e sofro muito com o fato de está com as pessoas. É um problema no meu casamento.
Nunca fui diagnosticado por um médico, mas acredito ter TDAH. Sou muito feliz pela minha criatividade e a forma como consigo enxergar as coisas e o mundo, isso me coloca muito a frente da maioria das pessoas, mas tenho uma dificuldade gigantesca pra realizar as atividades diárias, principalmente se manter nas atividades por muito tempo. É triste pq todo mundo vê como preguiça e isso torna tudo mais doloroso
@@sulivanb3000 e o que isso tem a ver? Ciência tem método científico que valida o que ela é e o que não é. Por isso muita coisa que Freud falou, por exemplo, caiu por terra: Porque o experimento foi feito inicialmente sem método e quando repetido com método, os resultados verificados foram diferentes. Mas se tu achas que ciência são apenas física e matemática, eu só posso lamentar que tu não saibas o que é ciência.
@@BrunoCodeman Irmão o conceito primário da psicologia é o efeito placebo...Isso é o que pode ser dito por um profissional! Ele jamais poderá dizer que você apenas se alimentar bem e fazer exercícios já melhora bastante nos sintomas da depressão pq é ir contra o próprio sistema de trabalho.
Anos atrás, creio que em 2012 eu fui atrás do Fabio Akita creio que no começo da Codeminer para trabalhar como Jr com Ruby/Rails. Fique poucas semanas lá e voltei para a minha área de dados. Porém muita coisa que aprendi sobre programação vou ouvindo esse cara explicar já naquela epoca. Um abraço irmão
Concordo e discordo. Sem ajuda profissional e assistencial com carreira e pessoal traz muitas desvantagens. Com melhor consciência da sociedade pra facilitar tratamentos e assistência psicossocial a longo prazo, remédio pelo sus, escolas com acompanhamento particular pode ser contornado e achar um modo operante próximo de uma pessoa normal. Inviavel para um cidadão comum. Depende do governo nos amparar e ver que realmente é uma luta de vida nossa e não só uma desculpa.
Pow é bem isso, na segunda feira preciso entregar um projeto na disciplina de Web, terça eu tenho prova na disciplina de Interação Humano Máquina e nesse exato momento to assistindo esse video, mas eu sei que vou entregar o projeto e também vou tirar uma nota satisfatória. Que loucura kkk
Me identifiquei na parte da bateria social. Porém, em apenas alguns dias. Tem dias que poderia passar o dia todo acompanhado fazendo qualquer coisa dinâmica (jogos, esportes, etc)
Pra quem achou interessante o assunto sobre a "primeira revolução agrícola" que gerou mudanças estrondosas na humanidade e a evolução humana em si, recomendo a leitura de Sapiens - Uma Breve História da Humanida, do Harari, tem em audiobook gratuito pra facilitar
Eu fiz engenharia civil e não consegui fazer estágio em lugar algum. Não por não tentar até sem receber dinheiro. Me formei, queria fazer mestrado em saneamento e iria ficar desempregada do mesmo jeito. Não queria fazer projetos, queria trabalhar pra uma empresa. Mas, procurando emprego, eu percebi e sentia, que não sabia nada.
Nao se cobre tanto! Talvez você não tenha o conhecimento necessário para passar em entrevistas e isso não tem nada a ver com saber ou não engenharia! Procure conteúdo sobre como se preparar para entrevistas, como responder as perguntas idiotas do RH. Te garanto que a maioria das pessoas que passam nos melhores empregos por aí, se preparam muito pra isso! Quanto a saber, como engenheiro te digo, todo mundo sai sem saber nada! O que vai realmente te preparar para a profissão é o tempo e as experiências vividas pós faculdade! Não se cobre por isso! Segue estudando que uma hora as coisas entram no trilho! Ter um mestrado vai te ajudar a se colocar no mercado, se puder fazer, faça!
@@BearerOfTheCurse666 Ué, mas oq a ver? ele tem q ter tirado a informação de algum local né? Nenhum gênio cria 100% de tudo, qualquer pessoa precisa estudar.
Na verdade no canal dele já havia citado onde ele buscou toda essa informações sobre o assunto e deixou links dos canais pra quem quiser se aprofundar melhor e entender
Que vantagem véi ? tenho TDAH e isso só fudeu minha vida, procrastinação extrema, tem dias que tenho até preguiça de falar, ansiedade, não consigo lembrar onde deixei a chave, esqueço das coisas com frequência, antisocial, não consigo ler mais que 3 linhas de um livro, enfim … isso é uma desgraça.
Eu não faço ideia se tenho algum tipo de condição neurológica desta natureza, mas eu só consegui me socializar quando tbm criei uma persona para interagir. Tbm tenho que observar o ambiente e a forma como as pessoas se comportam. Quando chego em casa é sempre está crise de identidade.
Psicopatia, Narcisismo, Borderline, Esquizotípica e Autismo: todos podem envolver a criação de personagens ou comportamentos adaptativos para se encaixar socialmente e evitar parecerem diferentes ou estranhos.
Na infância O TDAH foi Horrível porém hoje com muito estudo consigo controlar bem já evitando coisas que podem piorar e preciso de muito esforço para terminar as coisas fui terminar o ensino médio com 26 anos
Eu tenho TDAH e posso afirma que é horrível. Especialmente a procrastinação recorrente. Muitas das vezes coisa totalmente aleatorias me atraem fazendo com que eu pare o que deveria fazer e me ligue naquilo lá. Dai passa dias para que eu sinta vontade de voltar a fazer o que deveria ter feito. Isso vai gerando aquele acumulo de projetos que você começa e não acaba. Posso citar tambem a mudanca de gostos e objetivos constante em menos de seis meses ja troquei de varias areas profissionais e não me estabeleci em nenhuma. Nao existe algo bom em ser TDAH hoje tenho procurado atendimento quando consigo, leio muito sobre assunto parei de beber entre outras coisas. Porque teve um epoca da minha vida que eu me viciei e so vivia "ligadão". E eu nao conseguia me controlar. Muita gente fala que é legal, hiperfoco é isso é aquilo. Mas não sabe que qualquer coisa pode desperta seu foco. E muitas das vezes nao sao nada de bom.
2 месяца назад
Diria mais. Para a maior parte da população brasileria a era dos caçadores e coletores terminou recentemente. Cerca de 50 ou 100 anos. Sou caboclo e meus avós viviam no nordeste. A vida moderna de baia e cabresto de 8 às 18h é algo que meu corpo não aguenta.
O interessante do akita é que ele demonstra muito conhecimento sobre conteúdos técnicos e parece ser muito inteligente e as pessoas ficam com essa impressão, só que passou a falar algo que não seja git, linux, ruby, kernel ele começa a falar muuuuuita bobagem mas as pessoas ainda estão com a impressão que ele é super inteligente e tem super conhecimento no assunto também, quando na realidade não tem. O negócio piora quando ele começa a citar autores de livros e teoria de não sei o que e tralalá... abraço
Jean,vc acha importante o uso dos psicoestimulantes,no caso de muita distração?
3 месяца назад
Primeira vez que vejo um corte em que o Vilela não dá um pio. O convidado é tão profundo na análise sobre psicologia que até o psicólogo se perdeu nas próprias palavras 😂😂😂
Alguns só repetem o que foi passado, não compreendem por si mesmo. Observa-se o fenomeno, não se sabe a causa, conceitua alguma coisa, cria uma técnica para resolver o problema. Vira mercado e aí de quem questione.
Akita sendo Akita, Genial ! Que sacada ! Derrubou os psicologos e psiquiatras de plantão ! Gostei, vou assistir novamente em slow 1x pq em 2x perdemos ou não fixamos os detalhes !
Meu TDAH me afeta muito, é uma faca de 2 gumes, eu sou mais rápido, aprendo mais rápido, crio mais rapido, entrego mais rápido, porém eu queimo mais rápido também e não consigo finalizar os detalhes irrelevantes do projeto, mas pra mim que sou designer acaba transpondo minha personalidade profissional, eu sou o caos, e isso me torna um bom designer
Por isso é importante acompanhamento e ajuda. Para aprendemos ferramentas e gatilho para podermos nos adaptar e canalizar a energia de forma equilibrada e evitando gatilhos
cara eu tbm pego as coisas um pouco mais rapido, mas os detalhes igual vc comentou é que ferra EU fui diagnosticado como tdah leve mas eu tenho Falta de foco Falta de planejamento Desorganização Escrita: Como as palavras e pessoas não entendem as vezes o que escrevo. Oratória: Se eu nao pensar bem eu as vezes não introduzo bem e acabo so falando o final e a noção é que penso que as pessoas ja sabem a situação, seja um problema. Apesar de eu ter conhecimento na minha área, no âmbito profissional eu estou com problemas no momento. Claro que nos pontos citados ali nem sempre acontece pq eu tento me policiar, mas se o dia for bem corrido, me atrapalha total. Bom estou a uma semana a ritalina 10mg LA. Mas vi que nao resolveu ou nao senti nenhum efeito. Hj eu acabei tomando 2 comprimido e acabei sentindo algo de reação no corpo.
Infelizmente o foco tem sido falar de TDAH mas muita gente tem o transtorno bipolar e esse entusiasmo e vontade de trabalhar que ele aponta é característico da fase de mania no transtorno bipolar inclusive falar sem parar como ele fez é um dos sintomas de ambos os transtornos, mas nem todos terão um diagnóstico correto e irão tomar medicações que inclusive seja pior para o TB achando que é TDAH.
E quem disse que tdah é falta de atenção? Mas sim, atenção naquilo que interessa para a pessoa. Tdah pode ter característica de pensamentos em várias coisas, o que "pode" favorecer a criatividade.
@@Resende47 calma calabreso, o cérebro dedica pentes de memória ram com certo limite pra cada assunto, quando ultrapassa o limite ele já muda pra outro pente de memória ou clock que é responsável por outro assunto.. o a verdade só quis dizer que é ruim você ter pequenos limites em pentes de memória que você deveria ou queria ter mais..
Me formei em engenharia de software ano passado, toda sala de engenharia de software tinha alguém com os sintomas q ele disse. E o mais louco é que esses caras sempre tinham excelência em provas e exercícios
Existem pessoas com o traço de personalidade (Conscienciosidade) baixo que é uma coisa herdada e não há o que se fazer com isso e não necessariamente possui TDAH, obviamente pessoas assim terão problemas com rotinas rígidas, instituições academicas, etc.
"Dia desses", após anos e anos de terapia e tratamento psiquiátrico, descobri que "sou" (sim, sou! pq isso estruturou minha personalidade e caráter) Borderline. Os níveis de superação a que me submeti em tempos sem gourmetização do CID fizeram de mim uma pessoa quase invencível. Só as questões muito características do Borderline é que me dão muito trabalho, mas não atrapalham minha vida. A vida era muito mais fácil de viver e nós nos tornamos pessoas incrivelmente FORTES antes dessa avalanche de diagnósticos e gourmetização das doenças mentais. O médico que fechou o diagnóstico faltou me abraçar, enquanto eu gargalhei e falei "ah, que delícia, agora TUDO faz sentido"!!!
esse vídeo me faz pensar que todo fábio akita tem em si um fábio makita e ao contrário também é verdade. e só não me lembro se ouvi o mano deyvin ou algum outro cara da bolha tech dizendo isso. heheee mas a minha pergunta é: o quanto cada um desses tem de cada em outros 'tantos' mais próximos por aí, de ambos os perfis e isso pq na vida ninguém é totalmente pleno em algo?? #essa #é #a #questão
Akita é o melhor "influenciador" do meio e suas aulas são mares de verdades, mas acho que se ele soubesse antes sobre o que ele falou aqui, o tom dele sobre alguns assuntos relacionados ao comportamento esperado dos estudantes e profissionais no mercado de TI teria sido bem diferente.
Pelo menos comigo, o transtorno de déficit de atenção foi ficando mais "gerenciável" com a idade. Hoje eu controlo melhor a procrastinação e consigo fazer tarefas "chatas e repetitivas" que antes eram uma verdadeira tortura.
eu também.. mas só consegui gerenciar isso melhor, depois que descobri que tenho TDAH. Sabendo dos meus limites aí sim consegui melhorar. Antes disso, achava que todo mundo era igual e que eu era preguiçoso ;
sou super dotado e não fico chorando a todo canto q nem uns e outros. Todos os humanos tem alguma condição q o torna único, especial, mas nem por isso, excepcional. TDAH é só mais uma delas...
Já fui fumante e tenho TDAH. Hoje reconheço que a disciplina comportamental exigida para lidar com as características e manifestações do transtorno são bem mais díficeis de manejar que a abstinência do cigarro. É como se você fosse viciado em pensar. Fora a constante dificuldade de lidar com a impulsivididade, muito ligada também a sua saúde financeira e seus relacionamentos. Não reconheço vantagem, ao menos na minha experiência. A vantagem é pura e simplesmente estar ciente do diagnóstico seguido de um tratamento para que você consiga mitigar os efeitos do transtorno. O Hiperfoco não é direcionável, é basicamente um sistema de seleção do cérebro o qual você "inconscientemente" segue. Inclusive, na grande maioria das vezes, nem sequer percebemos. TDAH é sério e pode comprometer muitas áreas da sua vida. A boa notícia é que é tratável.
Sendo vantagem ou não, meu TDAH me traz algumas dificuldades que me aborrecem muito. Enquanto digito esse comentário, estou puto pois desci de um ônibus de viagem e esqueci minha mala, o que vai implicar em custos financeiros para recuperar ela. Antes que venham falar "é normal, todo mundo esquece", eu tenho diagnóstico, além de que esse tipo de coisa acontece comigo com muito mais frequência do que uma pessoa "normal".
1.Dificuldade de olhar nos olhos. 2.Ressaca social. 3.Quando gosto de um assunto q só eu gosto, fico falando desenfreadamente. Isso não é assim pra todo mundo?? Putz, fudeu 🙃
Digo tendo o problema: TDAH, não tenha redes sociais. Simplesmente não tenha. Atenha-se ao RUclips com buscas (fuja do shorts). Minha vida melhorou da água pro vinho só com isso.
@@guiga1 porque ali podem estar gatilhos para a frustrações em diversos campos: profissional, emocional, afetivo. Redes sociais tendem a passar somente o lado bom da vida, das conquistas das pessoas, e isso dá uma falsa sensação de frustração por não estar acompanhando as pessoas que muitas vezes são da mesma idade ou até mais novas.
Tenho amigos com TDAH que têm hiperfoco no trabalho e nos estudos. O meu hiperfoco é em coisas que não agregam nada na minha vida. Então sim, o TDAH só me prejudica 😢
Sou Fonoaudiólogo e o TDAH é para quase todos uma desvantagem, para aqueles adultos mais conscientes e com a facilidade de se autoregular, pode ter vantagens dentro do ambiente profissional, mas o social é bem mais complicado!
O TDAH só Fu…… minha vida, melhorei muuuito com o tratamento, mas é uma luta diária ser assim, já fiz algumas terapias pontuais, foi ótimo mas é muito caro , medicação e terapia pra sempre , caso contrário, só ladeira abaixo.
As redes sociais e videos curtos ajudam isso deixando a mente cansada e cheia dai quando o cara vai produzir algo não sai como esperado ou pouco aproveitado, dai no outro dia o ciclo se repete e o cérebro se acostuma nesse ritmo de fácil acesso com qualidade medíocre.
Tenho TDAH, não há vantagem alguma nisso. É um sofrimento eterno. Não vejo a hora de partir pois é uma vida muito cansativa.Fora as comorbidades que ela traz.
Tenho TDAH e a única coisa que me atrapalha é a explosão. O resto tudo consigo usar ao meu favor. E não eh modinha. Fui diagnosticado a mais de 10 anos.
A pior parte do transtorno pra mim é a desregulação emocional, ter que lidar com ansiedade, rejeição social e excesso de sensibilidade a sons, quando somos criticados. Pq nós que somos TDHAs somos muito animados e pessoas brincalhonas e por vezes nos veem como infantis, mas somos otimistas até demais, somos ótimos conselheiros, mas péssimos ouvintes pq somos impulsivos e socialmente precisamos ter paciência oq é muito difícil, não desejo a ninguém. A medicação ajuda a nos controlar ou piorar os sintomas, menos criar um super cérebro infelizmente. Não vejo vantagem, parece que vivo numa vida de desorganização e preguiça, mas é pq a motivação é baixa o tempo todo. Minto somos muito criativos, mas péssimos pra executar os projetos que criamos.
O cara vinha tao bem. Falando sobre como os sistemas educacionais funcionam, levantando questoes como metodologia empirica e observacao cientifica. E entao para embasar suas conclusoes, trouxe argumentos esotericos como de areas de psicologia. Estudo esse banhado de empirismo e observacao "cientifica".
Isso que eu chamo evolução. Mente aberta, analítica, que não se deixar levar por argumentos que ele não pode comprovar, crencas. Muitos falam em nome dela e não compreende por sí um fenômeno. fé cega ? Meu time ? Pq não abraçar todas as formas de conhecimento ? Pq gente e coisa errada tem em todo lugar.
Eu sou desenvolvedor, com TDAH. E o principal problema do hiperfoco é que ele só liga quando quer kkkk As vezes eu performo mal uns dias, e me esforço bastante pra performar 4x mais quando o hiperfoco bater. é complicado
Pra matemática só basta uma contra prova pra não ser regra, então nem tudo que deu certo pra muita pessoas é regra, do mesmo modo que coisas que deram errado pra muitos também não são.
, eu faço um livro, uma peça teatral e uma música, mas rascunho, é imaginação que não acaba , mas nunca passo a limpo, tipo eu crio muitas coisas ao mesmo tempo, mas perco o interesse de digitar e publicar 😂😂😂,
Eu nem vou no psicologo ou psiquiatra procurar um diagnostico, tenho traços de tantas coisas e sinceramente hoje com 42 no auge da minha carreira um diagnostico de autismo/TDAH não vai mudar absolutamente nada. Também sou de TI. Toc e ressaca social é o minimo aqui
Continue assistindo a este episódio clicando aqui: ruclips.net/user/live0kGHXDjnWW8?si=2Nbn5rBN2cMlJfGO&t=1630
Tenho TDAH e, sinceramente, nem o Hiperfoco é uma vantagem pra mim. Antes eu associava que era uma vantagem por conta que eu evolui relativamente rápido na área, já que eu conseguia passar horas ininterruptas consumindo conteúdo e praticando. Mas as ressalvas que eu tenho são:
1) O hiperfoco não é algo que eu ligo/desligo. Não dá pra controlar. Tem vezes que eu quero muito estudar, mas eu simplesmente não consigo. E outras eu consigo. Vai entender.
2) Eu sendo uma pessoa apaixonada pela área, mesmo sem o hiperfoco, eu iria evoluir da mesma forma. A diferença é que a evolução seria muito mais saúdavel, por conta que invés deu utilizar o "boost" do hiperpoco, eu seria uma pessoa muito mais disciplina e métodica, onde uma rotina bem definida me permitiria evoluir da mesma forma. Então até o hiperfoco já não serve pra muita coisa, só pra burnout e deixar frustrado.
Não entendo quem romantiza isso. Quem é TDAH precisa matar um leão por dia para performar minimamente. Não é uma condição que eu desejo pra ngm.
@Técnico-d2s mds kkkkk
@Técnico-d2s, 🙄🙄🙄
Mesma coisa aqui,tem dia que tudo sai minimamente bem mas outros parece que estou movendo um pedregulho pra realizar uma ação "banal".
Exatamente cara😔
@Técnico-d2scorrigir um texto e distorcer a mensagem, é falta de educação, ou loucura sua?
fui diagnosticado, e posso afirmar com muita tranquilidade que é um peso na minha vida ,quem fica fazendo romantização ou age como se fosse algo besta na internet está fazendo ser banalizado e criando estigmas em quem realmente tem problema com essa neurodivergÊncia.
oque mais me irrita é o povo que fica dizendo ter sem nunca ter ido em psicologo,psiquiatra e afins,so vê algo no tiktok e se diz ter isso,e esquecem que por conta do conteudo rapido e entre muitos outros motivos,muitas pessoas normais começam a ter sintomas de tdah,mas não tendo de fato isso.
só fui ter celular com 21 anos e sempre tive problema em varios aspectos,tentando agora resolver algo que tive a vida toda,espero que quem tenha isso também possa dar um jeito e tomar as rédeas da vida e seguir em frente.
O pessoal precisa parar de romantizar o TDAH!!!
Tenho TDAH e sou médico, faço tararia, tomo medicação e estudo essa DOENÇA a um bom tempo, descobri que tinha TDAH cerca de dois anos após ter me formado em medicina. Só Deus e eu sabemos o que passei em minha vida por não saber que tinha TDAH, até hoje ainda enfrento desafios diários que para as outras pessoas são tarefas simples!
Esse lance de achar que algo como TDAH pode ser ou se tornar um super poder é péssimo, as pessoas estão ficando loucas..! Ficam confabulando em seu íntimo tentando encontrar o segredo do sucesso, achando que um belo dia irá virar a chave e será ultra produtivo, ou irá ficar ultra rico ou ultra alguma coisa!
A mesma coisa está ocorrendo com as doenças, acham que pessoas que tem TDAH, altismo e coisas do tipo tem algum tipo de super poder, quando na verdade nossas vidas são ainda mais complicadas e muito provavelmente o nosso maior super poder seja a perseverança!!!
O que a TDAH me trouxe??? Depressão, ansiedade, obesidade, hipertensão, dor crônica nas costas…
Mas me trouxe a resiliência, a perseverança e o desejo imenso de seguir adiante e de melhorar, por mim mesmo e pelas pessoas que amo! Me trouxe a terapia e junto o autoconhecimento, esse por sua vez trouxe a possibilidade de entender mais as outras pessoas, assim consigo ajudar mais pessoas no meu trabalho como médico na UTI, sendo alguém mais humano.
Mas ainda assim o TDAH é apenas uma doença e nada além disso! O que eu fiz disso é que muda tudo!
Acredito que esse seja o sentimento de todas as pessoas que lutam e vencem diariamente sua doença, seja física ou mental.
Parei de ler quando o Doutor escreveu "Altismo"
Ahah. Talvez seja coisa do tdah.... n é q n saiba... se ler vai ver. Trabalho escrevendo, muito, mas escrevo tudo errado.... quando leio identifico, tenho que corrigir muito, só o corretor do word n consegue... @@luizmoura7302Por conta disso, por ser muito detalhista e corrigir muito, dizem q escrevo muito bem, quando na formalidade.... na net n.
@@luizmoura7302 mostra seu baixo nível.... descartar uma opinião tão valiosa por um simples erro de portugues que não muda em NADA o sentido da frase. Pessoas fracas são assim...param de ler na primeira virgula que não o agradam... vira desculpa para desistirem ou descartarem.
Como diz a Psiquiatra Dr.Ana não é uma doença para que se trate com remédios e sim com atividades, rotina e terapia !
Lucas, você como médico teria talvez uma melhor informação que eu. Eu tomo Ritalina, mas ouço falar muito do Atentah . Você ja tomou ?
Que bom que Akita está ficando conhecido, já acompanho o canal dele a anos, sempre achei ele um cara fenomenal e me deu muitos conselhos para a vida de programador....hehe
Manda o link do canal dele aí, por favor. Estou me iniciando na área.
@@tiagomoraes7890 Fabio Akita
@@tiagomoraes7890youtube.com/@akitando
@@tiagomoraes7890 youtube.com/@akitando?si=LiRKBHDvlo0TjU03
@@tiagomoraes7890Só pesquisar Akita que aparece. Akita on Rails ou Fabio Akita
A maioria das pessoas aqui não tem TDAH. Procurem um psiquiatra/psicologo para diagnóstico adequado.
e vc é um psiquiatra/psicologo pra fazer uma afirmaçao assim?
@@leandronunes635não, mas ele sabe o que deve ser ter essa doença, e sabe que tem pessoas que emulam essa condição.
@@leandronunes635 Essa afirmação não é pior do que as de quem vem aqui se auto diagnosticando com TDAH. Tão real quanto a doença é a tendência do ser humano de exteriorizar a culpa dos próprios fracassos e do vício da "geração internet" nos estímulos mais banais e primitivos possíveis.
Mas é muito mais fácil dizer que nossos problemas vêm de algo fora do nosso controle e se ofender quando alguém diz que esse pode não ser o caso.
@@Daniel_Rodrigues_89amigo, é simples assim. Todo mundo que tem um diagnóstico desde criança e fica vendo essa recém romantização do TDAH e milhões de pessoas se autodiagnosticando TDAH se irrita profundamente, pq por algum motivo as pessoas acham que TDAH é alguma coisa boa, ou simplesmente usam como desculpa para mascarar seus péssimos hábitos e permissividades.
@@wellbenicio não precisa ter o diagnóstico desde de criança, precisa ter os sintomas desses criança. Eu fui diagnosticada com quase 30 anos por um psiquiatra, mas só depois dessa popularização do Tdah que eu me dei conta que eu poderia ter isso. Então, eu considero bom que tenha virado um assunto popular, caso contrário eu não teria contato com o problema, nunca teria procurado um médico. Sempre achei que para ter tdha tinha q ser uma pessoa agitada, eu não sou agitada fisicamente só mentalmente. Saber que mesmo assim eu poderia ter esse diagnóstico me surpreendeu bastante! A informação liberta!
Akita é um cara incrível, já não basta ser um verdadeiro gênio na programação/computação, mas consegue conversar de maneira aprofundada em outras coisas que não tem relação nenhuma com tecnologia
É um tópico muito importante!
Também tinha essa diferença e sentimento de não ser igual as pessoas, não socializava e a terapia foi onde acabei descobrindo que sou TEA nível 2 e TDAH.
Hoje em dia eu me esforço e "sei" o que fazer e tentar correr atrás de um dia produtivo... é desafiador, tem momentos que é quase impossível equilibrar a produtividade com a autoestima, infelizmente é comum pessoas com transtornos se sentir que não consegue aprender ou acompanhar uma rotina.
O mercado de trabalho ainda não é 100% preparado para atender ou receber pessoas com transtornos.
Foi libertador receber o laudo pq sei onde posso me esforçar e entender onde tem uma limitação.
legal que você procurou um profissional e chegou no diagnóstico de autismo, também sou de TI e a pouco cheguei nesse diagnóstivo, foi libertador, tem me ajudado a entender muita coisa
Como o papo flui mais inteligente sem o vilela
Hoje sabendo que eu tenho tdah tudo na minha vida fez sentido.
Queria ter tido o diagnóstico antes.
No momento, pessoas com TDAH só entram no mercado quando escondem sua condição emulando pessoas neurotípicas e sofrem muito pra se encaixar em papéis e modos de trabalho nos quais elas não se dão tão bem. O dia que o mercado souber aproveitar o potencial de pessoas com TDAH, teremos muito mais produtividade e inovação.
deixa eles descobrirem o hiperfoco kkkkkk
Fora que o mercado ignora totalmente nossa condição, só quem tem entende sabe oque um TDAH passa.
@@user-pc2wu8hj7h o hiperfoco é bom mas é ruim, depois que eu saio desse estado estou acabado, gera muito estresse para o meu corpo, ficar horas focado, sem fome, sem vontade de ir ao banheiro, sem vontade de levantar ou mudar de posição, é complicado.
que papo esquisito. quer saber como vamos explorar os transtornos alheio em nome do capital
@@diegobonilha Sua interpretação, tanto do que eu disse quanto da realidade, me parece um tanto distorcida.
A população à que me refiro não vai deixar de precisar de uma oportunidade no mercado de trabalho porque você pensa assim. Salvo as ilustres exceções, ela costuma não se encontrar em posições melhores mesmo quando governos inteiros, por décadas, pensam assim.
É um fato concreto e presente que pessoas precisam trabalhar e é outro fato que algumas das características mais comuns do TDAH estão entre os principais fatores de desemprego. Estas pessoas possuem ideias, sonhos e grandes potenciais para realizá-los, mas precisam de contextos minimamente favoráveis para a realização destes potenciais.
Penso que é melhor haver maneiras de inclusão destas pessoas em ambientes corporativos e criativos que favoreça o crescimento de ambas as partes, empregados e empregadores, do que as práticas de seleção e organização ainda predominantes, que limitam a produtividade das empresas em outros aspectos e manteem portadores de transtornos diversos em subempregos ou dependentes de esmolas para o resto da vida.
Agora, se quiser usar sua imaginação para extrapolar conclusões a partir do que eu disse, fique à vontade, mas não as atribua a mim.
Que satisfatório eu ver alguém que passa a mesma coisa que eu já passei e passo, vou aproveitar para informar que sempre tentei tratar esses problemas que ele relatou referente "leve" autismo, apenas recentemente os psicólogos e psiquiatras tem um norte sobre o assunto mas não tem solução você aprende a conviver com o que você tem de forma menos dolorosa
Akita como sempre dando aula, muito bom
escuto esse cara falar e nao fico cansado de ouvir
Conheci o Akita num evento de TI em 2010 no RJ. Ele parecia muito reservado e tímido assim como eu. Ficou um tempo sentado esperando até as pessoas falarem com ele. Ele falando de como ele é no dia-adia me fez logo lembrar daquele evento.
Me identifiquei muito com essa parte social, mas não tenho dificuldade nenhuma em "ler nas entrelinhas ". Me socializar causa sofrimento...
Na escola eu ia muito mal, na faculdade eu comecei a ir melhor, talvez porque eu entendi Que se eu me dedicasse em algumas coisas eu iria bem no final. No trabalho sempre foi uma luta e eu sempre trabalhei mais para poder entregar as coisas… Muito devida procrastina enrola relação e dificuldade em escolher ou definir as prioridades. O Que me ajudou muito foi um trabalho com uma psicologa que durante pelo menos 1 ano e meio de Terapia me ajudou a identificar alguns pontos do quais pesam para o TDAH tanto nunca tomei remédio e nem Deixei de fazer minhas coisas por isso… Acho que tem uma sacada Interessante para quem tem e quer acabar com TDH que é criar mecanismos Para Não esquecer as coisas, ou se dedicar mais no trabalho! É uma luta constante, não desista caramba
19 minutos de corte e nem vi o tempo passar, que papo interessante cara
Tudo o que o Fábio falou sobre o TDH é verdade, passo por isto todos os dias. Sofri e sofro muito com o fato de está com as pessoas. É um problema no meu casamento.
Nunca fui diagnosticado por um médico, mas acredito ter TDAH. Sou muito feliz pela minha criatividade e a forma como consigo enxergar as coisas e o mundo, isso me coloca muito a frente da maioria das pessoas, mas tenho uma dificuldade gigantesca pra realizar as atividades diárias, principalmente se manter nas atividades por muito tempo. É triste pq todo mundo vê como preguiça e isso torna tudo mais doloroso
Vilela quiétim... vale ouro eim, esse conteúdo.
Akita falando de psicologia é tão certeiro e válido quanto um mecânico de aviões falando sobre agrofloresta.
Sim claro, como psicologia fosse uma ciência exata.....
@@sulivanb3000 e o que isso tem a ver? Ciência tem método científico que valida o que ela é e o que não é. Por isso muita coisa que Freud falou, por exemplo, caiu por terra: Porque o experimento foi feito inicialmente sem método e quando repetido com método, os resultados verificados foram diferentes. Mas se tu achas que ciência são apenas física e matemática, eu só posso lamentar que tu não saibas o que é ciência.
O que ele disse que não é válido e certeiro?
@@BrunoCodeman Irmão o conceito primário da psicologia é o efeito placebo...Isso é o que pode ser dito por um profissional! Ele jamais poderá dizer que você apenas se alimentar bem e fazer exercícios já melhora bastante nos sintomas da depressão pq é ir contra o próprio sistema de trabalho.
@@edvandro722 falou pouco mas falou bastante besteira, parabéns.
Anos atrás, creio que em 2012 eu fui atrás do Fabio Akita creio que no começo da Codeminer para trabalhar como Jr com Ruby/Rails. Fique poucas semanas lá e voltei para a minha área de dados. Porém muita coisa que aprendi sobre programação vou ouvindo esse cara explicar já naquela epoca. Um abraço irmão
Sou tdah mas não deu certo com t.i. só fracasso, a princípio um crescimento muito bom nos trabalhos, mas depois sempre queda e buraco.
Tenho esse sentimento as vezes, no começo uma boa evolução, mas com o tempo parece que ficamos estagnados
Influenciador digital e político virou autoridade até em área médica. A sociedade anda bem ruim das ideias.
ele nao é apenas um influenciador digital, e tbm nao virou autoridade na area medica.
@@leandronunes635 a galera é muito burra atualmente né? impressionante
O cara só fez um relato da vida pessoal dele. Relaxa.
Tenho TDAH, e digo que só me trouxe desvantagens.
o mesmo aqui, e com essa banalização que as pessoas fazem sobre o assunto, só piora.
Idem!
Concordo e discordo. Sem ajuda profissional e assistencial com carreira e pessoal traz muitas desvantagens. Com melhor consciência da sociedade pra facilitar tratamentos e assistência psicossocial a longo prazo, remédio pelo sus, escolas com acompanhamento particular pode ser contornado e achar um modo operante próximo de uma pessoa normal. Inviavel para um cidadão comum. Depende do governo nos amparar e ver que realmente é uma luta de vida nossa e não só uma desculpa.
@@leonardocampos5524 e se os seus pais forem ignorantes, a coisa se torna ainda pior.
É nadar com uma âncora atada aos pés.
Pow é bem isso, na segunda feira preciso entregar um projeto na disciplina de Web, terça eu tenho prova na disciplina de Interação Humano Máquina e nesse exato momento to assistindo esse video, mas eu sei que vou entregar o projeto e também vou tirar uma nota satisfatória. Que loucura kkk
Me identifiquei na parte da bateria social. Porém, em apenas alguns dias. Tem dias que poderia passar o dia todo acompanhado fazendo qualquer coisa dinâmica (jogos, esportes, etc)
Akita é um cérebro mesmo, difícil encontrar pessoas como ele
Tem um livro sobre isso, "ADHD - A hunter in a Farmer's World", de Thom Hartmann, excelente.
Esse Japa é Bravo, manja muito.
Pra quem achou interessante o assunto sobre a "primeira revolução agrícola" que gerou mudanças estrondosas na humanidade e a evolução humana em si, recomendo a leitura de Sapiens - Uma Breve História da Humanida, do Harari, tem em audiobook gratuito pra facilitar
Esse livro é muito bom
Esse livro é horrível. O autor é um cara bem mal visto na academia.
@@BrunoCodeman Pq o livro é horrivel?
@@MuriWolfpq não agrada a opinião política dele.
@@S00lercomo posso escutar livro aí
Akita é brabo demais
Queria que ele compartilhasse o fornecedor pra eu ficar assim tb ahaha
Meu passa tempo favorito: comprar curso de influencer e pedir a devolução do valor.
kkkkkkkkkkkkkkkk Boa! Vou tentar também.
Eu não entendi, você pode explicar? Qual a vantagem pra você e desvantagem para o influencer?
Nenhuma para ambos.
hahaha
Obrigado, eu me sinto tão visto nesse comentário KKKKKKK
Gostei muito sobre o assunto do cérebro dos patos, que foi comentado no vídeo.
Eu fiz engenharia civil e não consegui fazer estágio em lugar algum. Não por não tentar até sem receber dinheiro. Me formei, queria fazer mestrado em saneamento e iria ficar desempregada do mesmo jeito. Não queria fazer projetos, queria trabalhar pra uma empresa. Mas, procurando emprego, eu percebi e sentia, que não sabia nada.
Calma Ceci, isto é apenas o Zeitgeist, vai mudar. Assim como já mudou muito para mim. Permaneça sensível ao que está ocorrendo....
Nao se cobre tanto! Talvez você não tenha o conhecimento necessário para passar em entrevistas e isso não tem nada a ver com saber ou não engenharia! Procure conteúdo sobre como se preparar para entrevistas, como responder as perguntas idiotas do RH. Te garanto que a maioria das pessoas que passam nos melhores empregos por aí, se preparam muito pra isso! Quanto a saber, como engenheiro te digo, todo mundo sai sem saber nada! O que vai realmente te preparar para a profissão é o tempo e as experiências vividas pós faculdade! Não se cobre por isso! Segue estudando que uma hora as coisas entram no trilho!
Ter um mestrado vai te ajudar a se colocar no mercado, se puder fazer, faça!
@TheImagem7 Pode elaborar mais sobre o que você disse?
Este Akita é gênio mesmo. Além de tecnologia, dá um banho em psicologia.
Nao mano. Ele leu Sapiens do Yuval Harari. Os primeiros 5 capítulos é oq ele disse. N to tirando o mérito dele.
Ele estudou psicologismos na Unicu, é mestre
@@BearerOfTheCurse666 Ué, mas oq a ver? ele tem q ter tirado a informação de algum local né? Nenhum gênio cria 100% de tudo, qualquer pessoa precisa estudar.
Na verdade no canal dele já havia citado onde ele buscou toda essa informações sobre o assunto e deixou links dos canais pra quem quiser se aprofundar melhor e entender
Que vantagem véi ? tenho TDAH e isso só fudeu minha vida, procrastinação extrema, tem dias que tenho até preguiça de falar, ansiedade, não consigo lembrar onde deixei a chave, esqueço das coisas com frequência, antisocial, não consigo ler mais que 3 linhas de um livro, enfim … isso é uma desgraça.
Das coisas que você citou, a única que consigo fazer é ler livros, mas de resto, tenho as mesmas dificuldades que você.
Mais pura verdade.
Hiperfoco nas áreas que você gosta, capacidade de concentração nelas, capacidade de evolução e progressão.
@@caiocordeiroadv como se hiperfoco fosse um super poder, um botão que vc liga e desliga e escolhe onde vai ser kkkk
@@pedrooliveira7755 né, quero progredir nessa área, deixa eu "ligar meu hiperfoco" aqui rsrs
Eu não faço ideia se tenho algum tipo de condição neurológica desta natureza, mas eu só consegui me socializar quando tbm criei uma persona para interagir. Tbm tenho que observar o ambiente e a forma como as pessoas se comportam. Quando chego em casa é sempre está crise de identidade.
Psicopatia, Narcisismo, Borderline, Esquizotípica e Autismo: todos podem envolver a criação de personagens ou comportamentos adaptativos para se encaixar socialmente e evitar parecerem diferentes ou estranhos.
Eu fico espantado com o conhecimento que esse cara tem G_G
sim. so n esqueca que ele e humano e oq ele diz e a interpretacao dele. tenha a sua.
@@gabrielandreu2537 true
Fabio Akita é mt bom namoral
Na infância O TDAH foi Horrível porém hoje com muito estudo consigo controlar bem já evitando coisas que podem piorar e preciso de muito esforço para terminar as coisas fui terminar o ensino médio com 26 anos
O cara deu uma aula kkkkk muito bom!
Eu tenho TDAH e posso afirma que é horrível. Especialmente a procrastinação recorrente. Muitas das vezes coisa totalmente aleatorias me atraem fazendo com que eu pare o que deveria fazer e me ligue naquilo lá. Dai passa dias para que eu sinta vontade de voltar a fazer o que deveria ter feito. Isso vai gerando aquele acumulo de projetos que você começa e não acaba. Posso citar tambem a mudanca de gostos e objetivos constante em menos de seis meses ja troquei de varias areas profissionais e não me estabeleci em nenhuma. Nao existe algo bom em ser TDAH hoje tenho procurado atendimento quando consigo, leio muito sobre assunto parei de beber entre outras coisas. Porque teve um epoca da minha vida que eu me viciei e so vivia "ligadão". E eu nao conseguia me controlar. Muita gente fala que é legal, hiperfoco é isso é aquilo. Mas não sabe que qualquer coisa pode desperta seu foco. E muitas das vezes nao sao nada de bom.
Diria mais. Para a maior parte da população brasileria a era dos caçadores e coletores terminou recentemente. Cerca de 50 ou 100 anos. Sou caboclo e meus avós viviam no nordeste. A vida moderna de baia e cabresto de 8 às 18h é algo que meu corpo não aguenta.
O interessante do akita é que ele demonstra muito conhecimento sobre conteúdos técnicos e parece ser muito inteligente e as pessoas ficam com essa impressão, só que passou a falar algo que não seja git, linux, ruby, kernel ele começa a falar muuuuuita bobagem mas as pessoas ainda estão com a impressão que ele é super inteligente e tem super conhecimento no assunto também, quando na realidade não tem.
O negócio piora quando ele começa a citar autores de livros e teoria de não sei o que e tralalá...
abraço
Resumiu tudo, bem isso mesmo!
Sim! O corte inteiro foi um festival de asneiras.
Fábio Akita é muito foda...
Jean,vc acha importante o uso dos psicoestimulantes,no caso de muita distração?
Primeira vez que vejo um corte em que o Vilela não dá um pio. O convidado é tão profundo na análise sobre psicologia que até o psicólogo se perdeu nas próprias palavras 😂😂😂
Profundo pra quem não entende o básico do que ele tá falando, na realidade ele foi muito prolixo.
Alguns só repetem o que foi passado, não compreendem por si mesmo.
Observa-se o fenomeno, não se sabe a causa, conceitua alguma coisa, cria uma técnica para resolver o problema. Vira mercado e aí de quem questione.
Akita sendo Akita, Genial ! Que sacada ! Derrubou os psicologos e psiquiatras de plantão ! Gostei, vou assistir novamente em slow 1x pq em 2x perdemos ou não fixamos os detalhes !
O problema é tentar enquadrar, normalizar pra caber num sistema.
Meu TDAH me afeta muito, é uma faca de 2 gumes, eu sou mais rápido, aprendo mais rápido, crio mais rapido, entrego mais rápido, porém eu queimo mais rápido também e não consigo finalizar os detalhes irrelevantes do projeto, mas pra mim que sou designer acaba transpondo minha personalidade profissional, eu sou o caos, e isso me torna um bom designer
Por isso é importante acompanhamento e ajuda. Para aprendemos ferramentas e gatilho para podermos nos adaptar e canalizar a energia de forma equilibrada e evitando gatilhos
cara eu tbm pego as coisas um pouco mais rapido, mas os detalhes igual vc comentou é que ferra
EU fui diagnosticado como tdah leve
mas eu tenho
Falta de foco
Falta de planejamento
Desorganização
Escrita: Como as palavras e pessoas não entendem as vezes o que escrevo.
Oratória: Se eu nao pensar bem eu as vezes não introduzo bem e acabo so falando o final e a noção é que penso que as pessoas ja sabem a situação, seja um problema.
Apesar de eu ter conhecimento na minha área, no âmbito profissional eu estou com problemas no momento.
Claro que nos pontos citados ali nem sempre acontece pq eu tento me policiar, mas se o dia for bem corrido, me atrapalha total.
Bom estou a uma semana a ritalina 10mg LA. Mas vi que nao resolveu ou nao senti nenhum efeito. Hj eu acabei tomando 2 comprimido e acabei sentindo algo de reação no corpo.
Mais rapido porra nenhuma, tu é um desfocado, pare de mentir pra si mesmo e admita sua dificuldade em ser lento.
Gente, ele não para!
Infelizmente o foco tem sido falar de TDAH mas muita gente tem o transtorno bipolar e esse entusiasmo e vontade de trabalhar que ele aponta é característico da fase de mania no transtorno bipolar inclusive falar sem parar como ele fez é um dos sintomas de ambos os transtornos, mas nem todos terão um diagnóstico correto e irão tomar medicações que inclusive seja pior para o TB achando que é TDAH.
Ser desconcentrado é péssimo em qualquer circunstância
E quem disse que tdah é falta de atenção? Mas sim, atenção naquilo que interessa para a pessoa. Tdah pode ter característica de pensamentos em várias coisas, o que "pode" favorecer a criatividade.
@@Resende47 "Não consegue né Moiseis?"
@@Resende47 calma calabreso, o cérebro dedica pentes de memória ram com certo limite pra cada assunto, quando ultrapassa o limite ele já muda pra outro pente de memória ou clock que é responsável por outro assunto.. o a verdade só quis dizer que é ruim você ter pequenos limites em pentes de memória que você deveria ou queria ter mais..
Tenho desvio de atenção e TOC kkk Sou de TI
Me formei em engenharia de software ano passado, toda sala de engenharia de software tinha alguém com os sintomas q ele disse.
E o mais louco é que esses caras sempre tinham excelência em provas e exercícios
Existem pessoas com o traço de personalidade (Conscienciosidade) baixo que é uma coisa herdada e não há o que se fazer com isso e não necessariamente possui TDAH, obviamente pessoas assim terão problemas com rotinas rígidas, instituições academicas, etc.
Akita é muito foda.
"Dia desses", após anos e anos de terapia e tratamento psiquiátrico, descobri que "sou" (sim, sou! pq isso estruturou minha personalidade e caráter) Borderline.
Os níveis de superação a que me submeti em tempos sem gourmetização do CID fizeram de mim uma pessoa quase invencível. Só as questões muito características do Borderline é que me dão muito trabalho, mas não atrapalham minha vida.
A vida era muito mais fácil de viver e nós nos tornamos pessoas incrivelmente FORTES antes dessa avalanche de diagnósticos e gourmetização das doenças mentais.
O médico que fechou o diagnóstico faltou me abraçar, enquanto eu gargalhei e falei "ah, que delícia, agora TUDO faz sentido"!!!
esse vídeo me faz pensar que todo fábio akita tem em si um fábio makita e ao contrário também é verdade. e só não me lembro se ouvi o mano deyvin ou algum outro cara da bolha tech dizendo isso. heheee
mas a minha pergunta é: o quanto cada um desses tem de cada em outros 'tantos' mais próximos por aí, de ambos os perfis e isso pq na vida ninguém é totalmente pleno em algo?? #essa #é #a #questão
TDAH só me trouxe problemas , ninguém entende...
Comigo falam que é frescura.
eu te entendo mas concordo 100% com tua frase kkk
@@marley_srpois é só quem vive com isso pra entender ,como uma pessoa de intelecto inferior iria entender ?
Akita é o melhor "influenciador" do meio e suas aulas são mares de verdades, mas acho que se ele soubesse antes sobre o que ele falou aqui, o tom dele sobre alguns assuntos relacionados ao comportamento esperado dos estudantes e profissionais no mercado de TI teria sido bem diferente.
O Akita é brabo.
Pelo menos comigo, o transtorno de déficit de atenção foi ficando mais "gerenciável" com a idade. Hoje eu controlo melhor a procrastinação e consigo fazer tarefas "chatas e repetitivas" que antes eram uma verdadeira tortura.
eu também.. mas só consegui gerenciar isso melhor, depois que descobri que tenho TDAH. Sabendo dos meus limites aí sim consegui melhorar. Antes disso, achava que todo mundo era igual e que eu era preguiçoso ;
sou super dotado e não fico chorando a todo canto q nem uns e outros. Todos os humanos tem alguma condição q o torna único, especial, mas nem por isso, excepcional. TDAH é só mais uma delas...
Não é quem tem TDAH que tá chorando e sim quem não tem que enche o saco de quem tem TDAH e cobra que ele seja como ele.
Já fui fumante e tenho TDAH. Hoje reconheço que a disciplina comportamental exigida para lidar com as características e manifestações do transtorno são bem mais díficeis de manejar que a abstinência do cigarro. É como se você fosse viciado em pensar. Fora a constante dificuldade de lidar com a impulsivididade, muito ligada também a sua saúde financeira e seus relacionamentos. Não reconheço vantagem, ao menos na minha experiência. A vantagem é pura e simplesmente estar ciente do diagnóstico seguido de um tratamento para que você consiga mitigar os efeitos do transtorno. O Hiperfoco não é direcionável, é basicamente um sistema de seleção do cérebro o qual você "inconscientemente" segue. Inclusive, na grande maioria das vezes, nem sequer percebemos. TDAH é sério e pode comprometer muitas áreas da sua vida. A boa notícia é que é tratável.
Boas observações 👏
Leiam Russel Barkley
Como alguem com tdh vai assistir esse video meu Deus, coisa mais enrolada
é só pra ter vídeo de 1 minuto? o Akita tem vídeos muito longos
isso nao tem nada haver com seu tdah , voce que gosta de recompensa instantanea mesmo
@@Thesktre9 Obrigado médico
Coloca em 1.5x ou 2x. Eu assisti com 1.5x e foi tranquilo. E tbm tem a parada de ser um corte do podcast e n um vídeo montado.
Kkkkkkkk o japonês aí, o Akita, tem autismo leve...
Eu sempre preciso de alguém para organizar minhas idéias 😢
Gente o Vilela foi no banheiro nesse corte? Kkkkkkkkk primeira vez que não escuto a voz dele .
Sendo vantagem ou não, meu TDAH me traz algumas dificuldades que me aborrecem muito. Enquanto digito esse comentário, estou puto pois desci de um ônibus de viagem e esqueci minha mala, o que vai implicar em custos financeiros para recuperar ela. Antes que venham falar "é normal, todo mundo esquece", eu tenho diagnóstico, além de que esse tipo de coisa acontece comigo com muito mais frequência do que uma pessoa "normal".
1.Dificuldade de olhar nos olhos. 2.Ressaca social. 3.Quando gosto de um assunto q só eu gosto, fico falando desenfreadamente. Isso não é assim pra todo mundo?? Putz, fudeu 🙃
Dica de olhar nos olhos pra mim foi de olhar pro nariz da pessoa.
Disfunção executiva me ferrou
Digo tendo o problema: TDAH, não tenha redes sociais. Simplesmente não tenha. Atenha-se ao RUclips com buscas (fuja do shorts).
Minha vida melhorou da água pro vinho só com isso.
interessante 🤔
Porque?
@@guiga1 porque ali podem estar gatilhos para a frustrações em diversos campos: profissional, emocional, afetivo. Redes sociais tendem a passar somente o lado bom da vida, das conquistas das pessoas, e isso dá uma falsa sensação de frustração por não estar acompanhando as pessoas que muitas vezes são da mesma idade ou até mais novas.
É verdade viu. E para quem sofre de TOC, pesquisar sintomas de doença no Google não se deve fazer jamais (experiência própria).
E como você trabalha sem fazer marketing nas redes sociais? Seu trabalho é excessão. A grande maioria depende disso.
Não sabia que essas características podem indicar tdah. Eu posso ter isso. Onde buscar tratamento?
A internet é um balcão de vendas.
Concordo muito que todas neuro divergências aparentam ter uma função genética de sobrevivência
Tenho amigos com TDAH que têm hiperfoco no trabalho e nos estudos. O meu hiperfoco é em coisas que não agregam nada na minha vida. Então sim, o TDAH só me prejudica 😢
Trabalho com tecnologia, engenharia de software... tdah me lascou a vida inteira, so melhorou tratando com farmaco.
Quem ja ta cançado dessas thumbnails que diz: A verdade é que... , faça imediatamente isso.... curte
Objetivo do cara que fez o corte é ganhar 🤑, ele lá quer saber quem ta cansado ? 😄
Identifico me " total"...
Sou Fonoaudiólogo e o TDAH é para quase todos uma desvantagem, para aqueles adultos mais conscientes e com a facilidade de se autoregular, pode ter vantagens dentro do ambiente profissional, mas o social é bem mais complicado!
O TDAH só Fu…… minha vida, melhorei muuuito com o tratamento, mas é uma luta diária ser assim, já fiz algumas terapias pontuais, foi ótimo mas é muito caro , medicação e terapia pra sempre , caso contrário, só ladeira abaixo.
As redes sociais e videos curtos ajudam isso deixando a mente cansada e cheia dai quando o cara vai produzir algo não sai como esperado ou pouco aproveitado, dai no outro dia o ciclo se repete e o cérebro se acostuma nesse ritmo de fácil acesso com qualidade medíocre.
Tenho TDAH, não há vantagem alguma nisso. É um sofrimento eterno. Não vejo a hora de partir pois é uma vida muito cansativa.Fora as comorbidades que ela traz.
Tenho TDAH e a única coisa que me atrapalha é a explosão. O resto tudo consigo usar ao meu favor. E não eh modinha. Fui diagnosticado a mais de 10 anos.
MDS essa parada e muito real , Eu nao onsigo cmessar a codar antes de personalizar tudo , parece frescura , mas me da muita agonna mds
2
A pior parte do transtorno pra mim é a desregulação emocional, ter que lidar com ansiedade, rejeição social e excesso de sensibilidade a sons, quando somos criticados. Pq nós que somos TDHAs somos muito animados e pessoas brincalhonas e por vezes nos veem como infantis, mas somos otimistas até demais, somos ótimos conselheiros, mas péssimos ouvintes pq somos impulsivos e socialmente precisamos ter paciência oq é muito difícil, não desejo a ninguém. A medicação ajuda a nos controlar ou piorar os sintomas, menos criar um super cérebro infelizmente. Não vejo vantagem, parece que vivo numa vida de desorganização e preguiça, mas é pq a motivação é baixa o tempo todo. Minto somos muito criativos, mas péssimos pra executar os projetos que criamos.
O cara vinha tao bem. Falando sobre como os sistemas educacionais funcionam, levantando questoes como metodologia empirica e observacao cientifica. E entao para embasar suas conclusoes, trouxe argumentos esotericos como de areas de psicologia. Estudo esse banhado de empirismo e observacao "cientifica".
Psicologia não é esotérico
Isso que eu chamo evolução. Mente aberta, analítica, que não se deixar levar por argumentos que ele não pode comprovar, crencas.
Muitos falam em nome dela e não compreende por sí um fenômeno. fé cega ? Meu time ? Pq não abraçar todas as formas de conhecimento ?
Pq gente e coisa errada tem em todo lugar.
Eu sou desenvolvedor, com TDAH. E o principal problema do hiperfoco é que ele só liga quando quer kkkk As vezes eu performo mal uns dias, e me esforço bastante pra performar 4x mais quando o hiperfoco bater. é complicado
Pra matemática só basta uma contra prova pra não ser regra, então nem tudo que deu certo pra muita pessoas é regra, do mesmo modo que coisas que deram errado pra muitos também não são.
Tdah só me ferrou. Vida pessoal, vida profissional, tudo.
, eu faço um livro, uma peça teatral e uma música, mas rascunho, é imaginação que não acaba , mas nunca passo a limpo, tipo eu crio muitas coisas ao mesmo tempo, mas perco o interesse de digitar e publicar 😂😂😂,
como saber se é tdah ou procrastinação/preguiça/crenças limitantes/sei la o que?
cara, é bem complicado.. uma linha bem tênua... tem que fzer exames e sessões pra diagnosticar.
Vixi Maria! O cara é inteligente hein? Pero, o cara dispara que nem uma metralhadora. Ufa!
Voadora no LIKEEE 📌
Eu nem vou no psicologo ou psiquiatra procurar um diagnostico, tenho traços de tantas coisas e sinceramente hoje com 42 no auge da minha carreira um diagnostico de autismo/TDAH não vai mudar absolutamente nada. Também sou de TI.
Toc e ressaca social é o minimo aqui
Todo mundo tá com isso agora