Impressionante como vc conseguiu contextualizar em tão poucas palavras pra quem não viveu aquilo. É isso aí... o monopólio da informação (todo mundo vendo e repercutindo uma mesma coisa ao mesmo tempo) + fase ruim do nosso país + família reunida + sensação de que o Brasil tinha um heroi que nos fazia ainda sentir orgulho.
Chorei vendo teu vídeo. Meu pai, falecido a 4 anos pelo câncer, era mais um dos milhoes de "fãs número 1" do Senna. Que saudade daqueles domingos de manhã. E lembro como se fosse agora meu pai chorando em choque com a morte do Senna. Obrigado, Senna. Obrigado, Rica!
Eu tenho 43 anos. Em com 5 anos ganhei meu sonhado Autorama e eu sempre queria correr com o carro preto da lótus. Meus pais flexibilizavam dormir cedo quando tinha corrida dele no Japão. Hoje em dia tudo eh tão fácil…. Eu esperava 2 semanas pra ver o Senna correr. Esperava uma semana pra ver cavaleiros do zodíaco… Nossa vida era esperar pra ver algo que nos fizesse feliz. Essa geração atual, não espera nada né. Tá tudo na mão. Mas eles nunca viverão o que nós vivemos.
Cara vc narrou a vida de 80% das crianças na época, que hoje beiram nossas idades, eu estou com 41 anos, só não tive o autorama por conta das condições financeiras, que não época não era fácil.
Tenho 64 anos e posso afirmar: Meus domingos depois que Senna morreu, nunca mais foram os mesmos e acho que bem lá no fundo do meu coração, por mais feliz que eu esteja em qualquer momento da vida, Senna sempre fará falta!
@@Antonio-hr2nu comentário imbecil o seu. Parabéns Mario, por expressar em palavras o que o Senna significa pra voce e a falta que ele faz. Muitas e muitas pessoas sentem a mesma coisa. Mas sempre tem um cretino que se acha engraçado menosprezando o sentimento dos outros e so comentam coisas dispensáveis. Pessoas que semeiam a maldade.
Tenho 41 anos. Meu cachorro morreu naquela madrugada de sábado (30/4) para domingo (1/5). Como uma criança de 10 anos que adorava F1 e tinha o Senna como grande ídolo, fui assistir a corrida para ver ele ganhar e amenizar a tristeza. Que final de semana trágico que jamais sairá da memória!
Mano que horror !!!! Pior que teve a morte do Kurt Cobain um mês antes , aquele meio de 94 foi tenso .
14 дней назад+108
Cara, eu tenho 30 anos , me chamou Hugo Senna porque meu pai e minha mãe NAO ABRIRAM MAO de ter o Nome Senna . Senna morreu em 1° de maio de 94 , e eu nasci dia 18/07 ..herdei esse amor por Ayrton Senna , Assisti tudo que foi possível, Aprendi tudo que foi possível, e embora eu não tenha visto , eu entendo ! Porque eu tenho esse exato mesmo sentimento! É o maior ídolo dos meus pais e o meu também
Tenho 45 anos, Rica seu depoimento nesse vídeo foi sensacional, realmente você tem razão a morte do Senna foi como se morresse um parente nosso, ele estava sempre presente em nossas vidas, Senna foi nosso Herói, minha família reunia na casa dos meus pais ( até meus irmãos casados) para assistir a corrida. Ver corrida aos domingos era um tradição. Bons tempos viu. Meus parabéns pelo seu vídeo Rica. VIVA AYTON SENNA DO BRASIL.
Tenho 53 e vi a carreira toda do Senna tinha um poster dele na minha porta a morte dele foi muito chocante só consegui chorar a morte dele no ano 2000 quando o Rubinho venceu a corrida na Alemanha e ouvi de novo o tema da vitória, chorei copiosamente lembrando do nosso herói, quem viveu aquela época jamais esquecerá do Senna.
Exatamente isso aí, brother! Tenho 39 anos e me lembro do meu avô me acordando todos os domingos que haviam corridas para assistirmos juntos. Era quase que uma seita assistir o Senna. Só quem viveu, entende. PS: Poha, 45 anos? Me passa o conservante aí, chefe!!!
Tenho 38 anos, o tema da minha festa de 6 anos não foi de super-herói da Marvel, o tema foi de Ayrton Senna! Não foram poucas vezes que meu pai me acordava cedo no domingo para assistir a corrida com ele e depois íamos para a casa dos meus avós almoçar. Eu era criança e apesar da draga que o país vivia, eu só tenho boas recordações dessa época.
Tenho 38 anos também e, caramba, me vi nas suas palavras. Meu pai me acordava falando “filho, acorda. Vamos ver o Senna”. E isso fortaleceu muito meu vínculo com o meu pai, tanto que me lembro como se fosse hoje, só momentos felizes quase que na totalidade, exceto pelo fim, trágico e inesperado. Senna pra sempre 🇧🇷
Te ouvindo e lembrando do meu pai, já falecido, puto se eu fizesse barulho na sala na hora da corrida. E esse mesmo pai, me gritando pra ir ver a última volta com ele, pq ia ter música 🤣🤣🤣🤣❣️ Valeu Senna
3😊😊³😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😢😊😊³😊😊😊😊😢😊😊😊😢😊😢😊😢😢😊😢🎉😊😢😊😊😊😢🎉😊🎉😊😢😢😢😊😢😢😊😢³😢😢😢😢😊😢😊😢😊😢😢😢😊😢😊😢😢😊😊😢😢😊😢😊😢😊😊😢😊😊😢😢😊😢😢😊😢😊😢😢😊😢😮😢😊😢³😢😊³😢😢😢😊😢😢😊😢😊😢😊😮😮😢😊😮😢3😢😢😢😢😢😊😢😢😊😢😢😢😢😢😢😊😢😊😢😢😢😊😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😊😢😢😢😢😢😢😢😢😢😊😢😢😊😢😢😢😢😢😢😢😊😊😮😢😊😢😊😢😢😢😢😢😊😢😊😊😢😢😊😢😊😢😊😢😢😢😢😢😢😢😊😢😢😢😊😢😢😊😢😊😊😅😢😢😮😢😢😮😢😢😢😢😢😢😢😢😮😢😢😢😢😢😮😢😮😮😢😢😢😢😮😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😊😢😢😢é 😮😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😊😢😢😊😢😢😢😢😊😢😢😢😢😢😢😮😢😢😊😢😊é 😊😊e Marçal prefeito de s e Marçal 88888😢😢cara 😊😢um 😢😢😢😢😢😊😊😊😢😢😢😊😢😢😊😢😊😢😢😮😊😢😊7😢😢😊😢😢😊😢😢😊😢😊8😊😢😢😢😊😢😢😊😢😊😊😢😢😊😢😊😢😢um 😊😢😢😢😢😢😊😢😢😊😢😢😊😢😮😢😢😢😊😢😢um 😢😢😮😢😢😮😢😢😮😢😊😊88😊😢😊😢😢😢😊😢😊😢😊88😢😊😢😊😊😢😢😢😢😢😮😊😊😊😢😢😊😢😊😢😢😢😢😢😊😢😊88😊😢😢😊😢😊😊😊😢😊88😢😊😊😢😢😊😊😢😊😢😊😢😢😊😊78😢😊😢😢😢😊😢😢😢😢😢😢😢😊😢😢😊😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😊😢😢😢😢😢😢😢😢😢😊😊😊😊😢😊😊😊😊😊😢😊😢😊😊😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😊😊😢😊😢
Você explicou o inexplicável com requintes de "crueldade". Só não precisava me fazer chorar pelo Senna, de novo. Obrigado, Rica! Esse aí é exatamente o Airton Senna do Brasil!
Cacete Rica ! Cheguei me arrepiar !! Com suas falas ... Era exatamente assim, tenho 41 e vivi isso tudo que falou ... Que massa ter essas lembranças novamente...
"Faça tudo com muito amor, e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira, você chega lá". Um pensamento tão simples e genuíno, uma mensagem tão bela e sincera que só poderia ser dita por um gênio, por alguém que não conseguimos descrever. Ademais, parabéns Rica!
Tenho 44 anos. No dia que ele se foi, eu estava no Morumbi, naquele São Paulo 2 X 3 Palmeiras. Saí de casa cedo, recebi a notícia antes de entrar no estádio, assim como os milhares que estavam lá. Um dos dias mais tristes da minha vida, e inesquecível tbm. Estava com 14 anos, aquela semana foi brutal. Só fui pra escola na 4a feira... Surreal. Quem não viveu ou não trouxe consciência dessa época, jamais vai entender quem foi Ayrton Senna.
Eu tenho 28 anos, ontem perguntei pra algumas pessoas q amam o Senna pq ele era tão especial. Não acompanhei e não entendia. Na minha cabeça parecia só um piloto brasileiro de sucesso, etc. Os olhos de todos brilhavam pra tentar explicar mas ninguém conseguiu traduzir em palavras. Acho q vc conseguiu, Rica. Agora eu entendi!
Quem viu, viu, parceiro. Um tio meu tinha moto e a gente saía pedindo emprestado capacete dos vizinhos que tinham moto e as tampas das panelas eram o volante. A pista era a volta no quarteirão. O pau comia pra ver quem era o Senna. Na mesma corrida acabava que todo mundo era Senna 😂😂😂😂😂😂. Eu tinha 6 anos quando Senna se foi e eu assistia todas as corridas com o Capacete do meu tio na cabeça. Tu consegue imaginar a memória afetiva que tudo isso traz?
@@ThiagoVieiraMtbeu tinha 16 anos, tinha um diário e colava e escrevia tudo do Senna...Recortei o jornal sobre sua morte e fiz uma homenagem no meu diário...Ladrões entraram na nossa casa na semana seguinte, levaram meu diário...dias depois minha mãe achou dentro de um envelope amarelo lacrado, jogado no quintal..lá estava meu diário..Eles devolveram. Até hoje me pergunto porquê. 💔
@@brauliocoutinho8593 EXagerado, o Senna mais perdia que ganhava. Entao a maioria dos domingos deles era um m...? O que ele nao precebeu ue o barato era estar em família e nao a corrida.
Tenho 62 anos, tinha 32 anos quando Senna morreu. Naquela época, não se tinha tanta curiosidade da vida privada dos esportistas, salvo no futebol. Ayrton Senna, sempre passou uma seriedade, humildade, e consciência do papel histórico nacional que representava. E, mesmo sabendo tudo e descobrindo cada vez mais, dos carros, das corridas e da habilidade pessoal que tinha, não se vangloriava disso, ao contrário, alertava sempre dos perigos e das melhorias, que deveriam ser feitas para melhorar o automobilismo. Após 30 anos de sua morte, ninguém conseguiu mostrar algum "esqueleto num armário", ou seja, ele também era empresário e trouxe para o Brasil, a Audi. Isto parece atestar a lisura das suas intenções e ações. A série está muito bem produzida! As lacunas da vida pessoal, se deve a intervenção da família, e devemos respeitar. Tem outro filme, Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão 2010 ( também está na Netflix) é um documentário, que mostra mais outros lados da vida do Senna, como seu apego religioso e a intervenção da ação divina (Deus), que ele reputava ao final de cada corrida. Vejam os dois, o filme complementa a série e, nenhum outro ator, que não fosse o Gabriel Leone, teria este desempenho. Impressionante como o ator conseguiu incorporar , até mesmo o andar, modo de vestir...enfim, estou super satisfeita, e acho que o Senna também aprovaria! A única pergunta que fica: Será que teremos ainda, outro herói que consiga unir o Brasil, e receber admiração mundial? Só Deus sabe! O que eu espero, é que as novas gerações, saibam extrair motivação que esta série e o filme documentário de 2010, souberam passar., um pouco, do muito que Senna conseguiu agir no coletivo do Brasil, dos anos 80,90, e unir o povo brasileiro.
Tenho 42 anos e oq eu vi no dia que o Senna nos deixou foi algo que com certeza nunca mais vou ver na vida. Pessoas chorando copiosamente em todos os lugares da cidade. Todas as emissoras de TV mostrando o velório dele. Realmente ele foi um ídolo que ninguém vai superar
Tenho 46 anos e era bom demais. A família parava para ver o Senna pilotar. Quando a seleção foi campeã em 94, todos os parentes começaram a chorar e gritar o de Senna. Teve aquela homenagem dos jogadores. Emoção pura!
Rica, você resumiu muito bem. Senna foi alguém que conseguiu fazer com que o povo brasileiro sentisse orgulho de ser brasileiro. 🇧🇷 Vivemos muitos períodos de tristeza, ditadura militar, plano Collor, inflação, censura, governos incompetentes. Estávamos muito sofridos e sem esperança. Ayrton Senna e Princesa Diana eram nossos super heróis. Nossa esperança. E esses super heróis nos faziam acreditar num mundo melhor, nos faziam acreditar que éramos capazes de superar tudo. E o meu sentimento quando eles partiram foi: Como assim eles morreram? Super heróis não morrem .. 😢... Foi um choque de realidade e uma tristeza profunda. O país ficou de luto, literalmente. Gratidão, Senna por ter ajudado a tornar nossa vida um pouco melhor. Gratidão por toda alegria que trouxe para nós. Senna foi um herói humano, um herói de verdade. Simples, humilde, querido. Mostrando que qualquer um de nós pode ser o herói da própria vida. ❤️
Tenho 43 anos e concordo 100% não tiro e nem coloco uma vírgula. Sou apaixonado pelo Senna e não perdia uma corrida era eu e meu falecido pai...bons tempos
Depoimento incrível. Você conseguiu resumir algo sob um ponto de vista que nunca tinha pensado antes. Por 16 minutos me senti novamente naquela época, com as mesmas sensações e emoções. Com 48 anos nas costas, um sentimento que já não lembrava mais (…e, provavelmente, já estaria perdido no tempo), foi realmente muito bom ter revivido. Valeu, Rica!
Rica. Eu sou de 88. As primeiras lembranças que tenho na vida são eu acordando domingo de manhã meio pra nao acordar meus pais, pra ver o Senna (de 92 a 94), não puder ver um título dele, apenas o título do Mansell em 92. O resto vi no RUclips kkk. Na época, eu não tinha noção nenhuma do que era realidade/fantasia, então eu REALMENTE acreditava que o Senna era um herói (e talvez esse foi meu primeiro grande trauma da vida, ver o meu herói batendo no muro ao vivo). Resultado, passei meses chorando. Também chorei muito com a homenagem da seleção de 94 ao Senna ao ganhar o Tetra. Só depois de mais velho fui entender aquela pequena parte que vivi sozinho, dos 4 aos 6 anos em que acordava cedo, ficava em frente a TV da sala de casa com o volume bem baixinho pra nao acordar meu pai que trabalhava a noite, achando que meu herói competia e ganhava por mim, quando pegava a bandeira do Brasil depois da vitória.
Eu sou 2 anos mais velho que vc. Moleque vendo o Senna, primeiro esporte que assisita, e o único naquela época. Só fui começar a acompanhar futebol na copa do mundo de 94. Tenho uma memória muito boa, eu lembro daquele domingo, lembro o q eu estava fazendo, e lembro que primeiro não achei que ele pudesse morrer. Depois, foi tudo meio estranho, a gente não está acostumado com conceito de morte.
@diskzero grande parte dos Brasileiros que estavam vivos naquele dia se lembram exatamente de como foi aquele dia. Ainda sinto tristeza até hoje pela perda do Senna.
@ sim, sim. Mas eu tenho memória de antes e depois. Não só do dia. E meu ponto é justamente esse. O quão bizarro foi. Eu “lembro” da copa de 90. Na verdade eu lembro das bandeirinhas penduradas, pq não vi jogo nenhum, não sabia do que se tratava aquilo. Mas quando o Brasil perdeu, teve um luto, mas foi coisa rápida. Quando o Senna morreu, a parada foi totalmente diferente. O país ficou de luto, e hoje da pra ter noção o quão diferente foi aquela situação. Naquela idade mesmo uma situação extraordinária, vc não assimila, pq de certa forma tudo é novidade e portanto “normal”.
Tenho a mesma idade que você e seu relato é exatamente o que se passava comigo. Eu era tão fanático que mesmo aos 6 anos sabia o nome de todos os pilotos do grid. Minha mãe falava que eu fiquei meio perturbado com a morte dele pq tudo o que eu falava era sobre o Senna, todos os desenhos da escola sobre ele. Foi muito triste…
Eu não vi o Senna, nasci em 96, mas, de alguma forma, assistindo a série, sentir uma sensação de querer ser melhor, em tudo que eu me propuser a fazer e acho que é sobre isso. Essa energia boa de querer ser melhor, querer vencer.
OI Rica, eu cheguei a conhecer o Ayrton de perto, inclusive varias vezes fui na casa da familia dele no Tremembé... e uma vez cheguei a ir pra praia (não me lembro qual) junto com ele e a familia dele... , apesar de ter poucas lembranças pois eu era muito criança... meu Falecido pai Anisio foi segurança dele, da familia e do Carlinhos, que era tipo um assistente dele...durante uns 10 anos.... após o falecimento do Senna meu pai se tornou segurança do Clodovil... meu pai faleceu em 2015.
Tu resumiu de forma tão clara e rápida um sentimento que é impossível resumir.🥹💚💛 Tua explicação foi perfeita e o sentimento era todo este mesmo. O Herói que até então todas as gerações que existiram até ali, nunca tiveram na ficção pq éramos esquecidos pelo mundo. Mas talvez fomos o único povo que teve um herói real que nos deu emoções, sentimentos e momentos que são grandes demais para serem absorvidos em apenas 6 episódios de uma série (que foi maravilhosa)! Privilégio nosso ter vivido aqueles domingos na presença do maior ídolo do Brasil. Pra sempre Senna 💛💚
Era mágico as manhãs de domingo com ele pilotando e aparecendo na televisão em uma época de mídia e entretenimento centralizado. E, era mais, muito mais do que um brasileiro compatriota com a nossa torcida; pense n'um homem extremamente competente no que fazia! Ele era gênio, ele era o Sena e essa palavra expressa realmente o que ele era, Gênio! *A parte da família, que o rica fala também, é tudo verdade.
Tenho 59 anos. Concordo com vc, Rica. Ayrton Senna foi o super herói de carne e osso que tivemos no Brasil. Ele nos brindou com um sentimento de orgulho, de alegria e de realização numa época em que não tínhamos mais nada com que nos alegrar. Eu não acho justo comparar Senna a qualquer outro, simplesmente pq ele foi muito mais do que um extraordinário piloto!
Estou gostando muito da serie e o Rica descreveu certinho oq passavamos aquela epoca , tenho 51 anos e Senna e o Maior idolo da esmagadora maioria DOS meus amigos , viva Ayrton Senna eterno !!!
Gostei bastante da série, assisti com a minha filha de 12 anos e fui tentando passar as minhas emoções da época, ela adorou a série e acredito que ela viu que ele não era apenas o melhor piloto, ele é muita mais que isso.
Pelo menos uma vez por ano eu revejo aquela primeira volta mágica em Donnington Park e o clip Simply the Best com a Tina falando com Ayrton no palco e depois as imagens do Ayrton correndo. Não posso nem falar dele que meus olhos já enchem d'água.
Coisa de gênio, fora de série! Vi um comentário no canal oficial da F1 que dizia: ver Senna pilotando em Mônaco e como ver Da Vinci pintar a Monalisa. Adaptando... ver Senna pilotando na chuva é como ver Da Vinci pintar a monalisa. Um dos maiores brasileiros de todos os tempos!
Que contextualização perfeita! Chorei como criança no dia em que o Senna morreu, e ainda hoje me emociono vendo os vídeos dele! Ele conseguia resgatar o Brasil, fazia o povo ter orgulho de ser brasileiro e fazia questão de demonstrar o seu amor pelo Brasil, o tempo todo, pra todo mundo ver! O cara tinha um magnetismo e um carisma tão grandes que é impossível explicar pra quem não viu e viveu nessa época... Até hoje não surgiu um esportista no Brasil capaz de preencher o vazio deixado pelo Senna. Depois da morte dele eu nunca mais consegui assistir corrida de F1 na minha vida! 😢
A vida amorosa do Senna fica em segundo plano comparado ao seu desempenho nas pistas e seus feitos notáveis. A reconstrução dos carros do Senna, dos seus adversarios, a otima atuação do Gabriel Leone são os pontos altos pra mim. Essa série não e feita pra agradar haters nem jovens dinâmicos, que dentro da sua estupidez e arrogância se acham no direito de criticar a tudo e a todos como se tivessem a capacidade de fazer algo relevante na vida. E uma série pra vencedores e quem se inspira nessa figura impar na historia do nosso país. Viva Senna! Eterno!
Rica, vc foi a voz de uma enormidade de pessoas que amam o Senna. O legado de entrega a um propósito dele na vida é algo vários sentiram e carregam em si. Não à toa, mesmo 3 décadas depois o homi segue tão vivo em tantos corações. Senna para sempre!
Deu uma nostalgia danada você falando de acordar no domingo para ver o Senna e almoçar em família. Geralmente estávamos eu e meu irmão porque nós amávamos o Senna e a fórmula 1 por causa do Senna. Mas no dia que ele morreu eu estava na sala sozinha assistindo a corrida. Aquelas imagens me fez faltar o ar. Eu só falava, “o Senna não pode morrer, não é possível que isso vai acontecer, tomara que o que eu estou pressentindo seja errado”. Mas não foi. E na segundas-feira todo mundo em luto e depois o cortejo no carro de bombeiro passando em frente da empresa, todos emocionados, chorando em silêncio. E era todo mundo chorando mesmo, do porteiro ao presidente da Brastemp. E o mais incrível é que todas essas memórias estão muito claras na minha mente.
Fala Rica! Tenho 48 anos e assino embaixo tudo que vc falou. Por uma obra do destino, eu morava em Montreal entre 88 e 90. Eu, meu pai e meu irmão fomos a corrida e vimos ele perder nas últimas voltas em 89, depois de abrir mais de 1 minuto pro Boutsen debaixo de uma tempestade. Carro quebrou no finalzinho. Em 90 veio a redenção, ele venceu e ainda fez a dobradinha com o Piquet. Eu, meu pai e meu irmão nos abraçamos loucamente na arquibancada, êxtase completa por viver aquela emoção ao vivo. Que saudades!! Graças a Deus vivi o Ayrton Senna. Era demais
Cara, tô emocionado. Tenho 45 anos. Flamengo e lógico Zico. Mas vi muito pouco o Zico no Flamengo. Mas, Senna fazia tudo isso na minha vida que vc relatou... Era foda de mais domingo de manhã. 1 de maio de 94 foi o segundo pior dia da minha vida!
01 de maio de 1994. Meu pai assistia a corrida comigo. Senna bate, e ele levanta do sofá muito nervoso, e fala: " Para que ele correu(devido ao Ratzemberguer), só falta ele morrer também", logo após foi dormir. Eu continuei na frente da televisão, vi toda corrida, a espera de uma notícia, e ela veio.... Por volta das 14:30, meu pai acordou e perguntou pelo Senna. Falei que ele tinha morrido. Ele ficou estático, e depois de alguns segundos, voltou a andar... Meu pai desencanou em 2008, mas a história vendo seu vídeo me fez lembrar tudo em cada momento.
PRESENTE Rica tenho 59 anos Sena não era só meu ídolo era mais Muito mais meu herói O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS SOFRO E CHORO ATÉ HOJE QUE FALTA ELE FAZ. AIRTON SENA DO BRASIL O NOSSO SENA
Senna é o maior atleta da história do Brasil! Não é o melhor atleta, não é o melhor piloto da história da F1 (minha opinião), porém é o maior atleta brasileiro da história - o mais emblemático- e além disso, mudou uma geração…. Poucas pessoas nascidas entre 70/80 não tem esse cara como maior ídolo esportivo e só de escutar o Tema da Vitória já dá vontade de chorar!!!
Sou estrangeiro morando há 7 anos, e Gosto do Senna desde criança, mas agora morando aqui, entendo ainda mais o tamanho, e porque o povo brasileiro nao esquece, não tem comparação, Senna era diferente, uma inspiração.
Eu me recordo na primeira série chegando na porta da escola na segunda, e foi suspenso as aulas devido o falecimento do Senna, me recordo voltando a pé, chorando triste no caminho até em casa, eu não tinha televisão em casa assistia o Semana na casa dos vizinhos, e nesse domingo eu não tinha assistido. Para mim foi um baque ao saber desse terrível perda.
Quem viveu essa época do Senna competindo, sabe o que significa esperança. Era isso que eu sentia. Quando ele ganhava, era algo maravilhoso e deixava nosso domingo melhor. Senna sempre foi uma inspiração. 🎉😊
Eu tenho 38 anos, mesmo muito novo acompanhei muito a F1 com o Senna, principalmente de 90 a 94. Assistia praticamente todas as corridas junto com meu PAI. Chorava sempre que o SENNA perdia uma corrida. Quando ele morreu eu estava assistindo a corrida na casa da minha tia, e lembro dessa tia ficar em cima de mim perguntando se eu estava bem (pois como disse sempre me emocionei com o Senna), e confesso que bloquei totalmente os meus sentimentos, porque sabia que nunca mais veria o Senna correr, não chorei na morte como chorava nas derrotas dele, assim como desde então não chorei pela morte de mais ninguém na minha vida.
Impressionante como vc foi iluminado ao falar do Senna! Ele foi exatamente isso aí. Ele representou o Brasil que deu certo. Que saudades. Não consigo assistir sem me emocionar. Feliz demais por ter vivido e presenciado esse momento. Tão bom ter sido da geração do Senna. No dicionário deveria estar escrito na palavra ídolo o nome SENNA. Ele sim é um verdadeiro ÍDOLO. Parabéns Perrone!
Rica você foi perfeito, sou técnico em manutenção automotiva, tenho 53 anos e uma oficina que era de meu pai, assistíamos as corridas é era justamente assim, nossos almoços com a família, até mesmos para que todos nós pudéssemos nos ver e conversar. Agora me lembrei de uma frase que um popular escreveu em um papel ou papelão. " Nem nós sabíamos que te amávamos tanto" isso ficou marcado em mim. Gosto de te acompanhar sempre que tenho um tempo.
Senna era um sentimento, uma emoção. Realmente não dá pra descrever. Acho que essa sua ponte de almoço em família domingo, com a corrida, situação econômica, com o que isso representa de memórias afetivas criadas...acho que isso é o mais próximo mesmo que se dá pra chegar. São memórias MUITO especiais que tenho em mim também. E tenho esse mesmo sentimento com o Ronaldo fenômeno, me deu alegrias como se fosse um irmão mais velho. Meu carinho por ele é como se ele fosse meu parente próximo, nem conheço o cara kkk Mas se encontrar na rua me desabo de chorar
Obrigado Rica! Estou assistindo a série e meus filhos sabem que o papai tem um herói que se chamava Ayrton, mas eu NÃO estou pondo a série para eles verem porque eu não sei como explicar-lhes a importância que esse cara teve. Eu não sei explicar, sendo um pai presente que está sempre perto deles, como o Senna juntava uma família e assim como você, os meus 50 maiores abraços com meu falecido pai envolveram o Vasco da Gama e o Ayrton Senna. O seu vídeo vai pôr na minha boca as palavras que eu não tive para até hoje, explicar pra eles como esse cara mudou nossas vidas. Um abraço rica, você e foda, tudo de bom ❤
Boa tarde, Rica. Verdade. Ninguém expressou de forma tão contundente como você o que Senna representou prá nós naqueles dias espetaculares e emocionantes. Só quem viveu aquilo tudo. Não dá prá dimensionar nos dias de hoje. Senna parecia fazer parte de cada uma das famílias brasileiras. Essa sensação de pertencimento que acredito ser exatamente àquilo que você se refere somente aqueles que vivenciaram a época é que poderão sentir e levar prá sempre nas suas memória e nos seus corações. E como sou um privilegiado por isso. Valeu, Rica, e meus respeitos pelo seu trabalho.
Puxa cara. Que comentário foda! Poucas pessoas conseguem expressar momentos como aqueles. Por alguns minutos pude voltar à infância e vivenciar momentos incríveis com minha família e principalmente com meu pai. Parabéns Rica!
Tenho 51. Já vi toda a série. Me emocionei em várias passagens de corridas, pois lembrei onde estava e o que estava fazendo. Parabéns pela escolha dos atores, atrizes...muito fiel! Agora, spoieler....se vc já tinha alguma consciência em 1994......prepare-se para se emocionar....e fica a pergunta....se ele não tivesse corrido!? É isso......
Tenho 49 anos sou da mesma geração Rica Perrone ,e eu entendo e compactuo com todo o discurso dele. Só quem viveu aquela época entende a real importância do Ayrton Senna,na vida dos brasileiros daquela época. Eu não vi o Pelé jogar,mas eu vi o Ayrton Senna pilotar. Que bom,a minha vida valeu a pena❤❤❤❤❤
Acho que já comentei em algum vídeo anterior seu sobre o Senna. Tinha 4 anos quando o Senna morreu, mas lembro claramente o dia que ele morreu. Provavelmente é minha memória mais antiga. Infelizmente não tive mais oportunidades de ver ele correr, mas sempre fui apaixonado pela memória que ele deixou.
Como vi um comediante falando, era uma época que todo mundo vivia em mindfullness o tempo todo. Porquê era aquilo o que se tinha pra fazer. Não tinha nada nos roubando a atenção para milhões de coisas. Cada entretenimento virava a tábua de salvação do tédio que ilhava a gente por todos os lados, e tudo o que acontecia era compartilhado por todo mundo. Todos estavam sintonizados mais ou menos nas mesmas coisas. Tudo que acontecia virava uma experiência de uma geração inteira. Muito diferente da fragmentação de hoje que cada um tem referências que só servem para ele e seu grupo seleto. A gente precisava ir pra rua para a vida acontecer. Cada época tem seus prós e contras. Nessa época, especificamente, Ayrton Senna se torna o símbolo de um país inteiro. Mesmo quem não acompanhava Fórmula 1 sabia o que estava acontecendo e ficava feliz pelas vitórias dele. O silêncio do mundo era quebrado pelos gritos de "AYRTON SENNA DO BRASIL!!", de Galvão Bueno (Galvão, inclusive, que é um grande responsável por tornar toda a história de Senna ainda mais épica) e o tema da vitória. Não tinha como não sentir um put@ orgulho por ser brasileiro depois disso tudo e ainda ouvir o hino nacional tocando porquê o cara mais fod@ do mundo naquele esporte era brasileiro como nós e estava no alto do pódio. O mundo parava pra reverenciar o Brasil. É difícil não pensar naquela época com um certo romantismo, apesar de todas as dificuldades próprias do período. As dificuldades acabavam tornando os momentos de alegria muito mais prazerosos e marcantes ( o torcedor do Botafogo hoje sabe bem o que é isso). O entretenimento era tão escasso que não havia outra alternativa que não fosse a de estar completamente imerso em seja lá o que fosse que estivesse acontecendo. Era aquilo ou o vazio do nada. Foi uma tempestade perfeita para que Senna se tornasse a lenda que virou. Hoje em dia, no meio de tanto ruído, talvez ele fosse só mais um ídolo do esporte sem tanta influência fora do meio da Fórmula 1. Ayrton Senna é um marco na história do Brasil. Não só do esporte. O país inteiro acelerava junto com ele e parou quando ele parou. Não dá pra retratar a década de 90 sem ele. No dia que ele se foi, o Brasil perdeu parte importante de seu orgulho e autoestima. A Seleção resgatou um pouco disso, mas as manhãs de domingo nunca mais foram as mesmas. O Brasil não era mais o centro das atenções a cada final de semana. Acho que ali perdemos bastante da nossa visibilidade para o mundo e para nós mesmos. Ayrton Senna nos inspirava a querer mais. Era uma influência imensa para as mentes da população brasileira. Com sorte, talvez fossemos um povo mais consciente, aguerrido e de autoestima mais elevada, nem que fosse um pouco, caso a vida de Senna tivesse sido mais longa. Talvez tivéssemos "acordado" mais cedo, se é que acordamos. Em resumo: Ayrton Senna foi/é gigantesco para o Brasil.
Eu tinha 37 anos quando ele morreu, sei que os domingos eram diferentes e emocionantes, ele nos trouxe alegria, era essa sua missão, nos ensinar a lutar pelos sonhos, era um ser especial! Chorei muito quando ele se foi e vendo a série, vivi tudo outra vez. E minha admiração maior por ele era ver o orgulho que ele tinha de ser Brasileiro, de usar as cores do Brasil e carregar nossa bandeira, era um patriota, direito que hoje querem nos tirar❤🇧🇷
Nasci em 93, Ayrton se foi um ano depois. Mesmo assim passei a minha infância inteira pedindo minha mãe produtos Senninha, eu aprendi a amar esse cara através da minha família que sempre fala com muito carinho dele. Quando vejo a última corrida dele me emociono demais, mas tenho a certeza que não chega a 10% de quem viu e viveu Ayrton Senna do Brasil.
Rica, muito obrigado pelo seu relato! Você fez uma análise precisa do que era a nossa vida (de brasileiro) naquele contexto de anos 80/90. Embora aquelas manhãs de domingo tenham nos proporcionado alegrias indescritíveis, jamais, eu desejaria, a qualquer geração futura, a sensação do vazio; daquele silêncio perturbador e; do choro incontrolável quando foi anunciada a morte do Ayrton. Era difícil de acreditar. Parecia que alguém havia se enganado e dado a informação errada. A ficha não parecia cair. Eu tinha 14 anos, levei muito tempo para voltar assistir uma corrida de F1 na TV. A série foi bastante feliz em retratar o quanto ele representava esse papel do herói brasileiro. Como fã incondicional gostaria de ter visto muitas outras batalhas na pista ali retratadas mas, convenhamos, a série teria que ser perpetuada por muitos outros capítulos e temporadas. Forte abraço e, novamente, obrigado por reavivar a memória daquela época!
1. Acabei de assitir a série toda agora. Vi numa porrada só. 2. Tenho 53 anos e, pela primeira vez, me senti dentro de uma série. Eu vivi cada momento esportivo destacado na série e me lembro muito bem. 3. Precisamos reconhecer que desta vez a Netflix não lacrou, como fez no filme de Pele. Ufa! 4. Para tentar entender o Senna, basta pensar numa pessoa que nos fazia ter orgulho de ser brasileiro, de verdade. Ele motivava, dava esperança, falava em comprometimento, trabalho, dedicação. Pense num super herói mundial, carregando a bandeira do Brasil, toda semana. Era um orgulho indescritível. 5. Acho que essa época foi uma das últimas que o brasileiro sentiu identidade nacional, como país, como nação mesmo. Nem as Copas depois nos davam esse sentimento profundo. 6. Engraçado que Piquet tbm é um tricampeão, fez muita dobradinha com o Senna, noa enchia de orgulho tbm, mas não transcendia o esporte para outro patamar, tal como o Senna fazia todo domingo, ainda em vida. Depois da sua morte é que mudou pro último patamar de super heroi mesmo. 7. Para tentar explicar um pouquinho, traçando um paralelo com os dias de hoje, pense na lacuna da nossa seleção de futebol atual não ganhando nada, e ao mesmo tempo, imagine um grande esportista (Rebeca, Fadinha Medina etc) ganhando todo domingo, sendo o único melhor do mundo no que faz. O orgulho todo ia somente pra ele. Era ele a válvula de escape. É mais ou menos isso.
Cara você foi um dos poucos que conseguiu retratar a sensação de quem foi o Senna pra gente.... foi o momento, foram as atitudes, os acasos, tudo de uma vez mistura e culminou na criação dos que pra mim e pra muitos....o maior ídolo/herói da nossa geração! Eu era muito novo e não lembro de quase nada da minha infância, mas as corridas do Senna e o dia fatídico da morte....foram coisa que eu me lembro em detalhes..... saudades do cara que uniu o brasileiro!
Sou de 83. Tinha 11 qdo ele se foi e esse dia foi um dos mais tristes que já vivi. Como Senna, ninguém jamais será. O melhor piloto. A F1 nunca mais foi a mesma sem ele. O brilho se foi junto com nosso Senna.
Estou com 57 anos e você Rica sintetizou muito bem quem foi Airton Senna para nós brasileiros e afirmo que também para os japoneses, sim, os japoneses idolatravam o nosso herói ... Sempre fui fã de fórmula 1 ... E quando surgiu aquele rapazinho na "carroça" chamada Toleman foi "paixão" a primeira vista, e a história depois deste início sofrível nessa equipe todo mundo já conhece...
Concordo com tudo o que vc falou, e entendi pq pra mim o Romário está tão no meu coração, pois em 94 depois de perder o meu pai e o Senna, fiquei feliz com o título do Brasil e claro com o Romário que levou a seleção nas costas. Eu tinha 10 anos em 94 e jamais vou esquecer desse ano, para o bem e para o mal
O Romário foi o símbolo daquela seleção. Mas todos aqueles caras merecem serem lembrados. Dunga que foi um exemplo de liderança e perseverança, honrando características muito presentes na personalidade do próprio Senna.
Eu tenho 45 anos e me sinto um privilegiado de ter vivido aquela época tão difícil, principalmente por ter visto o nosso herói em quase todas as suas vitórias, as nossas vitórias aos domingos foram inesquecíveis! 😢
Eu morava em Portugal naquele dia que foi um dos mais tristes que eu vivi pra ver, Portugal inteiro chorando e sem acreditar no que tinha acontecido, ele fez o mundo chorar! Quanto ao sentimento do Brasil vc resumiu muito bem o sentimento, até pq teve o Piquet, o Fitipaldi que foram grandes campeões mas num tiveram o carisma e todo o resto que o Senna tem até hoje... O Senna eh Imortal, continua muito vivo e presente em nossas vidas!
Eu tenho 36 anos. E comecei a ser apaixonado por F1 pós morte do Senna, não lembro dele. Mas cresci acompanha toda a história do Senna e foi como se tivesse vivido a época dele. Tenho a sorte de ainda ter pegado a geração que não tinha Internet e tal. E hoje quando se fala em Senna ou vejo qualquer coisa relacionada os olhos se enche de lágrimas. Estou no 4⁰ episódio e é uma sensação de prazer e tristeza ao mesmo tempo. ❤
Tenho 50 anos. Não vi Emerson Fittipaldi correr, mas aprendi a amar o automobilismo com Nelson Piquet. O Senna, de fato, sentava na mesa com a gente no almoço de domingo. Excelente análise.
Esse foi o melhor vídeo que vi em 2024. Tenho 30 anos, nasci 3 meses após a morte de Senna e ainda vivi um pedaço de uma era antes desse mundo virtual. Um mundo muito mais humano, sem dúvidas. Mas eu pensava que entendia o que era Ayrton Senna pro brasileiro, além de ser piloto, até ver esse vídeo! Me emocionei demais! Valeu, Rica!,
Assim, realmente o Senna foi fantástico no que fazia, mas chorar após 30 anos, por alguém que nunca conheceu pessoalmente e nem teve uma intimidade verdadeira, passa o limite da empatia, e começa a se apresentar como um transtorno psicológico não tratado. Acho que deveria ir olhar isso aí.
Tenho 63 anos vivi tudo isso concordo com essa visão, quando tudo aconteceu coloquei em minha janela a Bandeira do Brasil com uma faixa preta deixei por muito tempo e hoje não consigo ver o documentário choro o tempo todo o Senna era meu irmão não tem jeito um ser muito especial que em tempos tão difíceis deu alegria para o povo de um país tão triste 😢
Tenho 45 anos e a morte do Senna foi como se fosse alguém da família. Dá uma certa "revolta" com essa geração que não viveu aquela época e fica fazendo vários juízos equivocados.
A série é maravilhosa. Os atores principais são excelentes. A produção é incontestável. Só quem viveu essa época pode comentar. Bons tempos que nossos heróis eram de verdade.
A série é tão boa, que achei que poderia ter sido mais longa. Mostrando os embates com o Nigel Mansell, corridas memoráveis como a de Donnington Park, a preparação física e sacrifício de um atleta, a amizade com o Galvão deveria ter sido mais explorada, enfim.
Tenho 45 anos , e uma análise perfeita nem tanto sobre a figura do Senna e sim sobre toda uma época .. que nostalgia , chorei na parte do domingo ..primeira vez que vi meu pai chorar foi quando o Senna ganhou a primeira vez no Brasil ....parabéns !!
Tinha uma Lotus 99T de brinquedo onde eu ficava na frente da TV imitando o Senna. Impossível ter alguém que chegue perto do Senna, Pelé e Zico. O Brasil acabou e nem ídolos temos mais.
O ritual lá em casa aos domingos de corrida era puxar uma extensão enorme pra levar a tv pro terraço do prédio, chamar os vizinhos e fazer churrasco o dia todo. Mesmo o Senna não vencendo, nesses dias não havia problemas. Meu pai me acordava de madrugada para ver as corridas, eu tinha 10 anos quando ele morreu. Estava vendo a corrida com meu pai no terraço, passei o dia diante da tv e a noite quando meus pais me colocaram na cama começou a tocar na tv o tema da vitória e eu virei pro lado e chorei em silêncio, meus pais perceberam mas me deixaram chorando quieto porque eles também estavam chorando. O cara uniu o país na alegria e na dor, foi algo muito surreal. Eu achei a série bem produzida, mas curta demais para se trabalhar melhor várias coisas...e longe de passar o real significado do Senna para os brasileiros.
Você resumiu bem Rica! Era obrigação da família se reunir domingo. E quando tinha corrida de Fórmula 1 a reunião começava mais cedo. O país era até pior do que é hoje, mas a gente tinha essa alegria de ver as vitórias do Senna!
Eu sou de 1991 e cresci ouvindo histórias do Senna. Lembro até hoje que meu pai tinha uma fita VHS com o enterro do Ayrton. E eu amo consumir os conteúdos dele, conhecer um pouco do que vocês viveram naquela época e até a capa do meu celular é do famoso capacete verde e amarelo. Assistindo seu vídeo deu pra ter uma noção melhor do que ele representava
Impressionante como vc conseguiu contextualizar em tão poucas palavras pra quem não viveu aquilo. É isso aí... o monopólio da informação (todo mundo vendo e repercutindo uma mesma coisa ao mesmo tempo) + fase ruim do nosso país + família reunida + sensação de que o Brasil tinha um heroi que nos fazia ainda sentir orgulho.
e se ele parasse de ganhar corrida por 3 anos, seria ridicularizado no brasil , esse é o povo brasileirilo
Chorei vendo teu vídeo. Meu pai, falecido a 4 anos pelo câncer, era mais um dos milhoes de "fãs número 1" do Senna. Que saudade daqueles domingos de manhã. E lembro como se fosse agora meu pai chorando em choque com a morte do Senna. Obrigado, Senna. Obrigado, Rica!
Eu tenho 43 anos.
Em com 5 anos ganhei meu sonhado Autorama e eu sempre queria correr com o carro preto da lótus.
Meus pais flexibilizavam dormir cedo quando tinha corrida dele no Japão.
Hoje em dia tudo eh tão fácil….
Eu esperava 2 semanas pra ver o Senna correr. Esperava uma semana pra ver cavaleiros do zodíaco…
Nossa vida era esperar pra ver algo que nos fizesse feliz. Essa geração atual, não espera nada né. Tá tudo na mão. Mas eles nunca viverão o que nós vivemos.
Fato!
Cara vc narrou a vida de 80% das crianças na época, que hoje beiram nossas idades, eu estou com 41 anos, só não tive o autorama por conta das condições financeiras, que não época não era fácil.
Cada geração tem suas delícias e também, seus próprios problemas.
Era o autorama... a miniatura do carro da McLaren, ou da Lotus... e por aí vai.
Idem
Tenho 64 anos e posso afirmar:
Meus domingos depois que Senna morreu, nunca mais foram os mesmos e acho que bem lá no fundo do meu coração, por mais feliz que eu esteja em qualquer momento da vida, Senna sempre fará falta!
Vc deve ter sido amigo intimo dele kkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@Antonio-hr2nu comentário imbecil o seu. Parabéns Mario, por expressar em palavras o que o Senna significa pra voce e a falta que ele faz. Muitas e muitas pessoas sentem a mesma coisa. Mas sempre tem um cretino que se acha engraçado menosprezando o sentimento dos outros e so comentam coisas dispensáveis. Pessoas que semeiam a maldade.
@@Antonio-hr2nu Assista o vídeo e talvez vc entenda o que ele disse.
Tenho 41 anos. Meu cachorro morreu naquela madrugada de sábado (30/4) para domingo (1/5). Como uma criança de 10 anos que adorava F1 e tinha o Senna como grande ídolo, fui assistir a corrida para ver ele ganhar e amenizar a tristeza.
Que final de semana trágico que jamais sairá da memória!
Mano que horror !!!! Pior que teve a morte do Kurt Cobain um mês antes , aquele meio de 94 foi tenso .
Cara, eu tenho 30 anos , me chamou Hugo Senna porque meu pai e minha mãe NAO ABRIRAM MAO de ter o Nome Senna .
Senna morreu em 1° de maio de 94 , e eu nasci dia 18/07 ..herdei esse amor por Ayrton Senna , Assisti tudo que foi possível, Aprendi tudo que foi possível, e embora eu não tenha visto , eu entendo ! Porque eu tenho esse exato mesmo sentimento! É o maior ídolo dos meus pais e o meu também
Caralho mano 😢😢😢😢
Tenho 2 amigos de infância porém alguns anos mais jovens, uma se chama Ayrton Senna e ou Alain Prost
Boooooa ! Acabei de comentar algo parecido !!!
Nasceu um dia depois do tetra haha. Que loucura
Tenho 45 anos, Rica seu depoimento nesse vídeo foi sensacional, realmente você tem razão a morte do Senna foi como se morresse um parente nosso, ele estava sempre presente em nossas vidas, Senna foi nosso Herói, minha família reunia na casa dos meus pais ( até meus irmãos casados) para assistir a corrida. Ver corrida aos domingos era um tradição. Bons tempos viu. Meus parabéns pelo seu vídeo Rica. VIVA AYTON SENNA DO BRASIL.
Tenho 53 e vi a carreira toda do Senna tinha um poster dele na minha porta a morte dele foi muito chocante só consegui chorar a morte dele no ano 2000 quando o Rubinho venceu a corrida na Alemanha e ouvi de novo o tema da vitória, chorei copiosamente lembrando do nosso herói, quem viveu aquela época jamais esquecerá do Senna.
Exatamente isso aí, brother! Tenho 39 anos e me lembro do meu avô me acordando todos os domingos que haviam corridas para assistirmos juntos. Era quase que uma seita assistir o Senna. Só quem viveu, entende.
PS: Poha, 45 anos? Me passa o conservante aí, chefe!!!
@@johnnycohn Rapaz, graças ao bom Deus a genetica da familia é boa, minha avó faleceu com 101 anos e minha mãe ja ta com 88 anos.
👏🏻👏🏻👏🏻
Tenho 38 anos, o tema da minha festa de 6 anos não foi de super-herói da Marvel, o tema foi de Ayrton Senna!
Não foram poucas vezes que meu pai me acordava cedo no domingo para assistir a corrida com ele e depois íamos para a casa dos meus avós almoçar. Eu era criança e apesar da draga que o país vivia, eu só tenho boas recordações dessa época.
Tenho 38 anos também e, caramba, me vi nas suas palavras. Meu pai me acordava falando “filho, acorda. Vamos ver o Senna”. E isso fortaleceu muito meu vínculo com o meu pai, tanto que me lembro como se fosse hoje, só momentos felizes quase que na totalidade, exceto pelo fim, trágico e inesperado. Senna pra sempre 🇧🇷
@@nicknightingale1776eu também!
minha festa de 5 anos tb foi do Senna :)
Te ouvindo e lembrando do meu pai, já falecido, puto se eu fizesse barulho na sala na hora da corrida. E esse mesmo pai, me gritando pra ir ver a última volta com ele, pq ia ter música 🤣🤣🤣🤣❣️
Valeu Senna
3😊😊³😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😢😊😊³😊😊😊😊😢😊😊😊😢😊😢😊😢😢😊😢🎉😊😢😊😊😊😢🎉😊🎉😊😢😢😢😊😢😢😊😢³😢😢😢😢😊😢😊😢😊😢😢😢😊😢😊😢😢😊😊😢😢😊😢😊😢😊😊😢😊😊😢😢😊😢😢😊😢😊😢😢😊😢😮😢😊😢³😢😊³😢😢😢😊😢😢😊😢😊😢😊😮😮😢😊😮😢3😢😢😢😢😢😊😢😢😊😢😢😢😢😢😢😊😢😊😢😢😢😊😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😊😢😢😢😢😢😢😢😢😢😊😢😢😊😢😢😢😢😢😢😢😊😊😮😢😊😢😊😢😢😢😢😢😊😢😊😊😢😢😊😢😊😢😊😢😢😢😢😢😢😢😊😢😢😢😊😢😢😊😢😊😊😅😢😢😮😢😢😮😢😢😢😢😢😢😢😢😮😢😢😢😢😢😮😢😮😮😢😢😢😢😮😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😊😢😢😢é 😮😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😊😢😢😊😢😢😢😢😊😢😢😢😢😢😢😮😢😢😊😢😊é 😊😊e Marçal prefeito de s e Marçal 88888😢😢cara 😊😢um 😢😢😢😢😢😊😊😊😢😢😢😊😢😢😊😢😊😢😢😮😊😢😊7😢😢😊😢😢😊😢😢😊😢😊8😊😢😢😢😊😢😢😊😢😊😊😢😢😊😢😊😢😢um 😊😢😢😢😢😢😊😢😢😊😢😢😊😢😮😢😢😢😊😢😢um 😢😢😮😢😢😮😢😢😮😢😊😊88😊😢😊😢😢😢😊😢😊😢😊88😢😊😢😊😊😢😢😢😢😢😮😊😊😊😢😢😊😢😊😢😢😢😢😢😊😢😊88😊😢😢😊😢😊😊😊😢😊88😢😊😊😢😢😊😊😢😊😢😊😢😢😊😊78😢😊😢😢😢😊😢😢😢😢😢😢😢😊😢😢😊😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😊😢😢😢😢😢😢😢😢😢😊😊😊😊😢😊😊😊😊😊😢😊😢😊😊😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😊😊😢😊😢
Senna mostrou que querer é poder. Ele quis, foi a luta e conseguiu. E principalmente tinha orgulho do país.
Você explicou o inexplicável com requintes de "crueldade".
Só não precisava me fazer chorar pelo Senna, de novo.
Obrigado, Rica!
Esse aí é exatamente o Airton Senna do Brasil!
Cacete Rica ! Cheguei me arrepiar !! Com suas falas ...
Era exatamente assim, tenho 41 e vivi isso tudo que falou ... Que massa ter essas lembranças novamente...
Eu me emocionei pq eu lembrei dos momentos em família aos domingos
"Faça tudo com muito amor, e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira, você chega lá". Um pensamento tão simples e genuíno, uma mensagem tão bela e sincera que só poderia ser dita por um gênio, por alguém que não conseguimos descrever. Ademais, parabéns Rica!
Tenho 44 anos. No dia que ele se foi, eu estava no Morumbi, naquele São Paulo 2 X 3 Palmeiras. Saí de casa cedo, recebi a notícia antes de entrar no estádio, assim como os milhares que estavam lá. Um dos dias mais tristes da minha vida, e inesquecível tbm. Estava com 14 anos, aquela semana foi brutal. Só fui pra escola na 4a feira... Surreal.
Quem não viveu ou não trouxe consciência dessa época, jamais vai entender quem foi Ayrton Senna.
Tenho 43, meu irmão mais velho estava nesse jogo Tb!
As duas torcidas cantando o nome do Senna, sem rivalidades, unidos, como o Brasil já não é mais 😢
Eu também estava lá. E pior, ,sou São Paulino .
Rica ja contou q tb estava nesse jogo e nao acreditou
OLÊ, OLÊ OLÊ OLÁ,
SENNA, SENNA!
OLÊ, OLÊ OLÊ OLÁ,
SENNA, SENNA!
OLÊ, OLÊ OLÊ OLÁ,
SENNA, SENNA!
OLÊ, OLÊ OLÊ OLÁ,
SENNA, SENNA!
OLÊ, OLÊ OLÊ OLÁ,
SENNA, SENNA!
OLÊ, OLÊ OLÊ OLÁ,
SENNA, SENNA!
OLÊ, OLÊ OLÊ OLÁ,
SENNA, SENNA!
Eu tenho 28 anos, ontem perguntei pra algumas pessoas q amam o Senna pq ele era tão especial. Não acompanhei e não entendia. Na minha cabeça parecia só um piloto brasileiro de sucesso, etc. Os olhos de todos brilhavam pra tentar explicar mas ninguém conseguiu traduzir em palavras. Acho q vc conseguiu, Rica. Agora eu entendi!
Quem viu, viu, parceiro. Um tio meu tinha moto e a gente saía pedindo emprestado capacete dos vizinhos que tinham moto e as tampas das panelas eram o volante. A pista era a volta no quarteirão. O pau comia pra ver quem era o Senna. Na mesma corrida acabava que todo mundo era Senna 😂😂😂😂😂😂. Eu tinha 6 anos quando Senna se foi e eu assistia todas as corridas com o Capacete do meu tio na cabeça. Tu consegue imaginar a memória afetiva que tudo isso traz?
@@ThiagoVieiraMtbeu tinha 16 anos, tinha um diário e colava e escrevia tudo do Senna...Recortei o jornal sobre sua morte e fiz uma homenagem no meu diário...Ladrões entraram na nossa casa na semana seguinte, levaram meu diário...dias depois minha mãe achou dentro de um envelope amarelo lacrado, jogado no quintal..lá estava meu diário..Eles devolveram. Até hoje me pergunto porquê. 💔
@@rosangelaramosmendes4280Na nossa época até os ladrões eram melhores 😂
Foi o melhor comentário que já vi sobre nosso herói!
Herói do que?
@@leonardocorrea4951 se você ver o vídeo do Rica ele explica EXATAMENTE o porque Senna foi herói.
@@brauliocoutinho8593 herói de PORRA nenhuma
@@brauliocoutinho8593 EXagerado, o Senna mais perdia que ganhava. Entao a maioria dos domingos deles era um m...? O que ele nao precebeu ue o barato era estar em família e nao a corrida.
@@brauliocoutinho8593 Baita bobagem. Mas fā é meio idiota.
Tenho 62 anos, tinha 32 anos quando Senna morreu.
Naquela época, não se tinha tanta curiosidade da vida privada dos esportistas, salvo no futebol.
Ayrton Senna, sempre passou uma seriedade, humildade, e consciência do papel histórico nacional que representava. E, mesmo sabendo tudo e descobrindo cada vez mais, dos carros, das corridas e da habilidade pessoal que tinha, não se vangloriava disso, ao contrário, alertava sempre dos perigos e das melhorias, que deveriam ser feitas para melhorar o automobilismo.
Após 30 anos de sua morte, ninguém conseguiu mostrar algum "esqueleto num armário", ou seja, ele também era empresário e trouxe para o Brasil, a Audi. Isto parece atestar a lisura das suas intenções e ações.
A série está muito bem produzida! As lacunas da vida pessoal, se deve a intervenção da família, e devemos respeitar.
Tem outro filme, Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão 2010 ( também está na Netflix) é um documentário, que mostra mais outros lados da vida do Senna, como seu apego religioso e a intervenção da ação divina (Deus), que ele reputava ao final de cada corrida.
Vejam os dois, o filme complementa a série e, nenhum outro ator, que não fosse o Gabriel Leone, teria este desempenho. Impressionante como o ator conseguiu incorporar , até mesmo o andar, modo de vestir...enfim, estou super satisfeita, e acho que o Senna também aprovaria!
A única pergunta que fica: Será que teremos ainda, outro herói que consiga unir o Brasil, e receber admiração mundial? Só Deus sabe!
O que eu espero, é que as novas gerações, saibam extrair motivação que esta série e o filme documentário de 2010, souberam passar., um pouco, do muito que Senna conseguiu agir no coletivo do Brasil, dos anos 80,90, e unir o povo brasileiro.
Tenho 42 anos e oq eu vi no dia que o Senna nos deixou foi algo que com certeza nunca mais vou ver na vida. Pessoas chorando copiosamente em todos os lugares da cidade. Todas as emissoras de TV mostrando o velório dele. Realmente ele foi um ídolo que ninguém vai superar
Verdade!
Eu Tb sou de 82.... é isso mesmo que vc falou😢
Tenho 46 anos e era bom demais. A família parava para ver o Senna pilotar. Quando a seleção foi campeã em 94, todos os parentes começaram a chorar e gritar o de Senna. Teve aquela homenagem dos jogadores. Emoção pura!
O Senma até hoje nos emociona, vendo seu vídeo não tem como não voltar 30 anos no tempo e lembrar como era aquela época .
Rica, você resumiu muito bem. Senna foi alguém que conseguiu fazer com que o povo brasileiro sentisse orgulho de ser brasileiro. 🇧🇷 Vivemos muitos períodos de tristeza, ditadura militar, plano Collor, inflação, censura, governos incompetentes. Estávamos muito sofridos e sem esperança. Ayrton Senna e Princesa Diana eram nossos super heróis. Nossa esperança. E esses super heróis nos faziam acreditar num mundo melhor, nos faziam acreditar que éramos capazes de superar tudo. E o meu sentimento quando eles partiram foi: Como assim eles morreram? Super heróis não morrem .. 😢... Foi um choque de realidade e uma tristeza profunda. O país ficou de luto, literalmente. Gratidão, Senna por ter ajudado a tornar nossa vida um pouco melhor. Gratidão por toda alegria que trouxe para nós. Senna foi um herói humano, um herói de verdade. Simples, humilde, querido. Mostrando que qualquer um de nós pode ser o herói da própria vida. ❤️
Tenho 43 anos e concordo 100% não tiro e nem coloco uma vírgula.
Sou apaixonado pelo Senna e não perdia uma corrida era eu e meu falecido pai...bons tempos
Tennho 56 anos.Quem viu o Senna naquela época em ação,foi sensacional. ÚNICO.Não dá para explicar,foi sensacional. 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🙏🙏🙏🙏🙏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🙏🙏🙏🙏❤️
Senna foi muito foda 🫶🏻🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Tam Tam Tam ...Tam Tam Tam ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Depoimento incrível. Você conseguiu resumir algo sob um ponto de vista que nunca tinha pensado antes. Por 16 minutos me senti novamente naquela época, com as mesmas sensações e emoções. Com 48 anos nas costas, um sentimento que já não lembrava mais (…e, provavelmente, já estaria perdido no tempo), foi realmente muito bom ter revivido. Valeu, Rica!
VIVA AYRTON SENNA DO BRASIL!
Que saudade da expectativa que era acordar domingo!
Caraca Rica ! Acabei a série agora ( Domingo de manhã) ! Chorei na série inteira e chorei no seu video!
AYRTON SENNA DO BRASIL!!!!!!😢
Tenho 40 anos e chorei com esse vídeo! Parabéns Rica!
Tenho 45 anos Rica, e endosso tudo o que vc falou. Senna é único e imbatível.
Rica. Eu sou de 88.
As primeiras lembranças que tenho na vida são eu acordando domingo de manhã meio pra nao acordar meus pais, pra ver o Senna (de 92 a 94), não puder ver um título dele, apenas o título do Mansell em 92. O resto vi no RUclips kkk.
Na época, eu não tinha noção nenhuma do que era realidade/fantasia, então eu REALMENTE acreditava que o Senna era um herói (e talvez esse foi meu primeiro grande trauma da vida, ver o meu herói batendo no muro ao vivo). Resultado, passei meses chorando.
Também chorei muito com a homenagem da seleção de 94 ao Senna ao ganhar o Tetra.
Só depois de mais velho fui entender aquela pequena parte que vivi sozinho, dos 4 aos 6 anos em que acordava cedo, ficava em frente a TV da sala de casa com o volume bem baixinho pra nao acordar meu pai que trabalhava a noite, achando que meu herói competia e ganhava por mim, quando pegava a bandeira do Brasil depois da vitória.
Eu sou 2 anos mais velho que vc. Moleque vendo o Senna, primeiro esporte que assisita, e o único naquela época. Só fui começar a acompanhar futebol na copa do mundo de 94.
Tenho uma memória muito boa, eu lembro daquele domingo, lembro o q eu estava fazendo, e lembro que primeiro não achei que ele pudesse morrer. Depois, foi tudo meio estranho, a gente não está acostumado com conceito de morte.
@diskzero grande parte dos Brasileiros que estavam vivos naquele dia se lembram exatamente de como foi aquele dia.
Ainda sinto tristeza até hoje pela perda do Senna.
@ sim, sim. Mas eu tenho memória de antes e depois. Não só do dia. E meu ponto é justamente esse. O quão bizarro foi. Eu “lembro” da copa de 90. Na verdade eu lembro das bandeirinhas penduradas, pq não vi jogo nenhum, não sabia do que se tratava aquilo. Mas quando o Brasil perdeu, teve um luto, mas foi coisa rápida. Quando o Senna morreu, a parada foi totalmente diferente. O país ficou de luto, e hoje da pra ter noção o quão diferente foi aquela situação. Naquela idade mesmo uma situação extraordinária, vc não assimila, pq de certa forma tudo é novidade e portanto “normal”.
Tenho a mesma idade que você e seu relato é exatamente o que se passava comigo. Eu era tão fanático que mesmo aos 6 anos sabia o nome de todos os pilotos do grid. Minha mãe falava que eu fiquei meio perturbado com a morte dele pq tudo o que eu falava era sobre o Senna, todos os desenhos da escola sobre ele. Foi muito triste…
Eu não vi o Senna, nasci em 96, mas, de alguma forma, assistindo a série, sentir uma sensação de querer ser melhor, em tudo que eu me propuser a fazer e acho que é sobre isso. Essa energia boa de querer ser melhor, querer vencer.
OI Rica, eu cheguei a conhecer o Ayrton de perto, inclusive varias vezes fui na casa da familia dele no Tremembé... e uma vez cheguei a ir pra praia (não me lembro qual) junto com ele e a familia dele... , apesar de ter poucas lembranças pois eu era muito criança... meu Falecido pai Anisio foi segurança dele, da familia e do Carlinhos, que era tipo um assistente dele...durante uns 10 anos.... após o falecimento do Senna meu pai se tornou segurança do Clodovil... meu pai faleceu em 2015.
Aí sabe mentir em bixim
@@JulioCesar-nm1sr😅
Q isso cara?😅😅😅😅
@@JulioCesar-nm1sr vc é doente? ou tem 12 anos de idade?
Do Neida😂😂😂
Tu resumiu de forma tão clara e rápida um sentimento que é impossível resumir.🥹💚💛
Tua explicação foi perfeita e o sentimento era todo este mesmo. O Herói que até então todas as gerações que existiram até ali, nunca tiveram na ficção pq éramos esquecidos pelo mundo. Mas talvez fomos o único povo que teve um herói real que nos deu emoções, sentimentos e momentos que são grandes demais para serem absorvidos em apenas 6 episódios de uma série (que foi maravilhosa)! Privilégio nosso ter vivido aqueles domingos na presença do maior ídolo do Brasil. Pra sempre Senna 💛💚
Era mágico as manhãs de domingo com ele pilotando e aparecendo na televisão em uma época de mídia e entretenimento centralizado. E, era mais, muito mais do que um brasileiro compatriota com a nossa torcida; pense n'um homem extremamente competente no que fazia! Ele era gênio, ele era o Sena e essa palavra expressa realmente o que ele era, Gênio!
*A parte da família, que o rica fala também, é tudo verdade.
Tenho 59 anos. Concordo com vc, Rica. Ayrton Senna foi o super herói de carne e osso que tivemos no Brasil. Ele nos brindou com um sentimento de orgulho, de alegria e de realização numa época em que não tínhamos mais nada com que nos alegrar. Eu não acho justo comparar Senna a qualquer outro, simplesmente pq ele foi muito mais do que um extraordinário piloto!
Estou gostando muito da serie e o Rica descreveu certinho oq passavamos aquela epoca , tenho 51 anos e Senna e o Maior idolo da esmagadora maioria DOS meus amigos , viva Ayrton Senna eterno !!!
Gostei bastante da série, assisti com a minha filha de 12 anos e fui tentando passar as minhas emoções da época, ela adorou a série e acredito que ela viu que ele não era apenas o melhor piloto, ele é muita mais que isso.
Pelo menos uma vez por ano eu revejo aquela primeira volta mágica em Donnington Park e o clip Simply the Best com a Tina falando com Ayrton no palco e depois as imagens do Ayrton correndo. Não posso nem falar dele que meus olhos já enchem d'água.
Coisa de gênio, fora de série!
Vi um comentário no canal oficial da F1 que dizia: ver Senna pilotando em Mônaco e como ver Da Vinci pintar a Monalisa.
Adaptando... ver Senna pilotando na chuva é como ver Da Vinci pintar a monalisa.
Um dos maiores brasileiros de todos os tempos!
Que contextualização perfeita! Chorei como criança no dia em que o Senna morreu, e ainda hoje me emociono vendo os vídeos dele! Ele conseguia resgatar o Brasil, fazia o povo ter orgulho de ser brasileiro e fazia questão de demonstrar o seu amor pelo Brasil, o tempo todo, pra todo mundo ver! O cara tinha um magnetismo e um carisma tão grandes que é impossível explicar pra quem não viu e viveu nessa época... Até hoje não surgiu um esportista no Brasil capaz de preencher o vazio deixado pelo Senna. Depois da morte dele eu nunca mais consegui assistir corrida de F1 na minha vida! 😢
A vida amorosa do Senna fica em segundo plano comparado ao seu desempenho nas pistas e seus feitos notáveis.
A reconstrução dos carros do Senna, dos seus adversarios, a otima atuação do Gabriel Leone são os pontos altos pra mim.
Essa série não e feita pra agradar haters nem jovens dinâmicos, que dentro da sua estupidez e arrogância se acham no direito de criticar a tudo e a todos como se tivessem a capacidade de fazer algo relevante na vida.
E uma série pra vencedores e quem se inspira nessa figura impar na historia do nosso país. Viva Senna! Eterno!
Perfecto.
Rica, vc foi a voz de uma enormidade de pessoas que amam o Senna. O legado de entrega a um propósito dele na vida é algo vários sentiram e carregam em si. Não à toa, mesmo 3 décadas depois o homi segue tão vivo em tantos corações. Senna para sempre!
Deu uma nostalgia danada você falando de acordar no domingo para ver o Senna e almoçar em família. Geralmente estávamos eu e meu irmão porque nós amávamos o Senna e a fórmula 1 por causa do Senna. Mas no dia que ele morreu eu estava na sala sozinha assistindo a corrida. Aquelas imagens me fez faltar o ar. Eu só falava, “o Senna não pode morrer, não é possível que isso vai acontecer, tomara que o que eu estou pressentindo seja errado”. Mas não foi.
E na segundas-feira todo mundo em luto e depois o cortejo no carro de bombeiro passando em frente da empresa, todos emocionados, chorando em silêncio. E era todo mundo chorando mesmo, do porteiro ao presidente da Brastemp. E o mais incrível é que todas essas memórias estão muito claras na minha mente.
Fala Rica! Tenho 48 anos e assino embaixo tudo que vc falou. Por uma obra do destino, eu morava em Montreal entre 88 e 90. Eu, meu pai e meu irmão fomos a corrida e vimos ele perder nas últimas voltas em 89, depois de abrir mais de 1 minuto pro Boutsen debaixo de uma tempestade. Carro quebrou no finalzinho. Em 90 veio a redenção, ele venceu e ainda fez a dobradinha com o Piquet. Eu, meu pai e meu irmão nos abraçamos loucamente na arquibancada, êxtase completa por viver aquela emoção ao vivo. Que saudades!! Graças a Deus vivi o Ayrton Senna. Era demais
Cara, tô emocionado.
Tenho 45 anos.
Flamengo e lógico Zico. Mas vi muito pouco o Zico no Flamengo.
Mas, Senna fazia tudo isso na minha vida que vc relatou...
Era foda de mais domingo de manhã.
1 de maio de 94 foi o segundo pior dia da minha vida!
E ainda perdemos os Mamonas!
01 de maio de 1994.
Meu pai assistia a corrida comigo. Senna bate, e ele levanta do sofá muito nervoso, e fala: " Para que ele correu(devido ao Ratzemberguer), só falta ele morrer também", logo após foi dormir.
Eu continuei na frente da televisão, vi toda corrida, a espera de uma notícia, e ela veio....
Por volta das 14:30, meu pai acordou e perguntou pelo Senna. Falei que ele tinha morrido. Ele ficou estático, e depois de alguns segundos, voltou a andar...
Meu pai desencanou em 2008, mas a história vendo seu vídeo me fez lembrar tudo em cada momento.
Rica tenho 46 anos e vc resumiu muito bem! A sociedade brasileira era isso mesmo!🎉🎉🎉🎉❤
PRESENTE
Rica tenho 59 anos Sena não era só meu ídolo era mais Muito mais meu herói O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS SOFRO E CHORO ATÉ HOJE QUE FALTA ELE FAZ.
AIRTON SENA DO BRASIL
O NOSSO SENA
Vivi esse tempo e você descreveu muito bem como era aquele tempo com Ayrton Senna, o sentimento da gente. Ele é inesquecível!
Senna é o maior atleta da história do Brasil! Não é o melhor atleta, não é o melhor piloto da história da F1 (minha opinião), porém é o maior atleta brasileiro da história - o mais emblemático- e além disso, mudou uma geração…. Poucas pessoas nascidas entre 70/80 não tem esse cara como maior ídolo esportivo e só de escutar o Tema da Vitória já dá vontade de chorar!!!
Pelé e Guga foram muito maiores
Sou estrangeiro morando há 7 anos, e Gosto do Senna desde criança, mas agora morando aqui, entendo ainda mais o tamanho, e porque o povo brasileiro nao esquece, não tem comparação, Senna era diferente, uma inspiração.
Eu me recordo na primeira série chegando na porta da escola na segunda, e foi suspenso as aulas devido o falecimento do Senna, me recordo voltando a pé, chorando triste no caminho até em casa, eu não tinha televisão em casa assistia o Semana na casa dos vizinhos, e nesse domingo eu não tinha assistido. Para mim foi um baque ao saber desse terrível perda.
Quem viveu essa época do Senna competindo, sabe o que significa esperança. Era isso que eu sentia. Quando ele ganhava, era algo maravilhoso e deixava nosso domingo melhor. Senna sempre foi uma inspiração. 🎉😊
Cara, você captou a essência da coisa.
Senna não era apenas um ídolo, mas uma luz que acendia quase todos os finais de semana.
Rica segurou o choro, beem compreensível
Eu tenho 38 anos, mesmo muito novo acompanhei muito a F1 com o Senna, principalmente de 90 a 94. Assistia praticamente todas as corridas junto com meu PAI. Chorava sempre que o SENNA perdia uma corrida. Quando ele morreu eu estava assistindo a corrida na casa da minha tia, e lembro dessa tia ficar em cima de mim perguntando se eu estava bem (pois como disse sempre me emocionei com o Senna), e confesso que bloquei totalmente os meus sentimentos, porque sabia que nunca mais veria o Senna correr, não chorei na morte como chorava nas derrotas dele, assim como desde então não chorei pela morte de mais ninguém na minha vida.
Chorei novamente, como o Senna fez e faz muita falta! 🇧🇷
Concordo plenamente!
Senna tinha um carisma absurdo, um cara que além de excelência naquilo que fazia, passava emoção como ninguém, tinha uma postura de ídolo,
Impressionante como vc foi iluminado ao falar do Senna! Ele foi exatamente isso aí. Ele representou o Brasil que deu certo. Que saudades. Não consigo assistir sem me emocionar. Feliz demais por ter vivido e presenciado esse momento. Tão bom ter sido da geração do Senna. No dicionário deveria estar escrito na palavra ídolo o nome SENNA. Ele sim é um verdadeiro ÍDOLO. Parabéns Perrone!
Rica você foi perfeito, sou técnico em manutenção automotiva, tenho 53 anos e uma oficina que era de meu pai, assistíamos as corridas é era justamente assim, nossos almoços com a família, até mesmos para que todos nós pudéssemos nos ver e conversar.
Agora me lembrei de uma frase que um popular escreveu em um papel ou papelão. " Nem nós sabíamos que te amávamos tanto" isso ficou marcado em mim.
Gosto de te acompanhar sempre que tenho um tempo.
Senna era um sentimento, uma emoção. Realmente não dá pra descrever.
Acho que essa sua ponte de almoço em família domingo, com a corrida, situação econômica, com o que isso representa de memórias afetivas criadas...acho que isso é o mais próximo mesmo que se dá pra chegar.
São memórias MUITO especiais que tenho em mim também.
E tenho esse mesmo sentimento com o Ronaldo fenômeno, me deu alegrias como se fosse um irmão mais velho.
Meu carinho por ele é como se ele fosse meu parente próximo, nem conheço o cara kkk
Mas se encontrar na rua me desabo de chorar
Obrigado Rica! Estou assistindo a série e meus filhos sabem que o papai tem um herói que se chamava Ayrton, mas eu NÃO estou pondo a série para eles verem porque eu não sei como explicar-lhes a importância que esse cara teve. Eu não sei explicar, sendo um pai presente que está sempre perto deles, como o Senna juntava uma família e assim como você, os meus 50 maiores abraços com meu falecido pai envolveram o Vasco da Gama e o Ayrton Senna. O seu vídeo vai pôr na minha boca as palavras que eu não tive para até hoje, explicar pra eles como esse cara mudou nossas vidas. Um abraço rica, você e foda, tudo de bom ❤
Boa tarde, Rica. Verdade. Ninguém expressou de forma tão contundente como você o que Senna representou prá nós naqueles dias espetaculares e emocionantes. Só quem viveu aquilo tudo. Não dá prá dimensionar nos dias de hoje. Senna parecia fazer parte de cada uma das famílias brasileiras. Essa sensação de pertencimento que acredito ser exatamente àquilo que você se refere somente aqueles que vivenciaram a época é que poderão sentir e levar prá sempre nas suas memória e nos seus corações. E como sou um privilegiado por isso. Valeu, Rica, e meus respeitos pelo seu trabalho.
Você tem toda razão Ricca,o Senna não se explica,só quem viu,viveu e sentiu ,sabe❤❤❤
Puxa cara. Que comentário foda! Poucas pessoas conseguem expressar momentos como aqueles. Por alguns minutos pude voltar à infância e vivenciar momentos incríveis com minha família e principalmente com meu pai. Parabéns Rica!
O dia que Senna morreu foi a primeira e uma das únicas vezes em que vi o meu pai chorar.
No dia que ele morreu eu chorei igual parente próximo .......era a nossa única alegria naquela época
Tenho 51. Já vi toda a série. Me emocionei em várias passagens de corridas, pois lembrei onde estava e o que estava fazendo. Parabéns pela escolha dos atores, atrizes...muito fiel! Agora, spoieler....se vc já tinha alguma consciência em 1994......prepare-se para se emocionar....e fica a pergunta....se ele não tivesse corrido!? É isso......
Tenho 49 anos sou da mesma geração Rica Perrone ,e eu entendo e compactuo com todo o discurso dele. Só quem viveu aquela época entende a real importância do Ayrton Senna,na vida dos brasileiros daquela época.
Eu não vi o Pelé jogar,mas eu vi o Ayrton Senna pilotar. Que bom,a minha vida valeu a pena❤❤❤❤❤
Acho que já comentei em algum vídeo anterior seu sobre o Senna. Tinha 4 anos quando o Senna morreu, mas lembro claramente o dia que ele morreu. Provavelmente é minha memória mais antiga. Infelizmente não tive mais oportunidades de ver ele correr, mas sempre fui apaixonado pela memória que ele deixou.
Como vi um comediante falando, era uma época que todo mundo vivia em mindfullness o tempo todo. Porquê era aquilo o que se tinha pra fazer. Não tinha nada nos roubando a atenção para milhões de coisas. Cada entretenimento virava a tábua de salvação do tédio que ilhava a gente por todos os lados, e tudo o que acontecia era compartilhado por todo mundo. Todos estavam sintonizados mais ou menos nas mesmas coisas. Tudo que acontecia virava uma experiência de uma geração inteira. Muito diferente da fragmentação de hoje que cada um tem referências que só servem para ele e seu grupo seleto. A gente precisava ir pra rua para a vida acontecer. Cada época tem seus prós e contras. Nessa época, especificamente, Ayrton Senna se torna o símbolo de um país inteiro. Mesmo quem não acompanhava Fórmula 1 sabia o que estava acontecendo e ficava feliz pelas vitórias dele. O silêncio do mundo era quebrado pelos gritos de "AYRTON SENNA DO BRASIL!!", de Galvão Bueno (Galvão, inclusive, que é um grande responsável por tornar toda a história de Senna ainda mais épica) e o tema da vitória. Não tinha como não sentir um put@ orgulho por ser brasileiro depois disso tudo e ainda ouvir o hino nacional tocando porquê o cara mais fod@ do mundo naquele esporte era brasileiro como nós e estava no alto do pódio. O mundo parava pra reverenciar o Brasil.
É difícil não pensar naquela época com um certo romantismo, apesar de todas as dificuldades próprias do período. As dificuldades acabavam tornando os momentos de alegria muito mais prazerosos e marcantes ( o torcedor do Botafogo hoje sabe bem o que é isso). O entretenimento era tão escasso que não havia outra alternativa que não fosse a de estar completamente imerso em seja lá o que fosse que estivesse acontecendo. Era aquilo ou o vazio do nada. Foi uma tempestade perfeita para que Senna se tornasse a lenda que virou. Hoje em dia, no meio de tanto ruído, talvez ele fosse só mais um ídolo do esporte sem tanta influência fora do meio da Fórmula 1.
Ayrton Senna é um marco na história do Brasil. Não só do esporte. O país inteiro acelerava junto com ele e parou quando ele parou. Não dá pra retratar a década de 90 sem ele. No dia que ele se foi, o Brasil perdeu parte importante de seu orgulho e autoestima. A Seleção resgatou um pouco disso, mas as manhãs de domingo nunca mais foram as mesmas. O Brasil não era mais o centro das atenções a cada final de semana. Acho que ali perdemos bastante da nossa visibilidade para o mundo e para nós mesmos. Ayrton Senna nos inspirava a querer mais. Era uma influência imensa para as mentes da população brasileira. Com sorte, talvez fossemos um povo mais consciente, aguerrido e de autoestima mais elevada, nem que fosse um pouco, caso a vida de Senna tivesse sido mais longa. Talvez tivéssemos "acordado" mais cedo, se é que acordamos.
Em resumo: Ayrton Senna foi/é gigantesco para o Brasil.
Eu tinha 37 anos quando ele morreu, sei que os domingos eram diferentes e emocionantes, ele nos trouxe alegria, era essa sua missão, nos ensinar a lutar pelos sonhos, era um ser especial! Chorei muito quando ele se foi e vendo a série, vivi tudo outra vez. E minha admiração maior por ele era ver o orgulho que ele tinha de ser Brasileiro, de usar as cores do Brasil e carregar nossa bandeira, era um patriota, direito que hoje querem nos tirar❤🇧🇷
Tenho 41 anos! Só quem viveu o Senna aos domingos pela manhã que entende. Choro até hoje quando lembro dele. Meu grande ídolo!, sem dúvida!
Nasci em 93, Ayrton se foi um ano depois. Mesmo assim passei a minha infância inteira pedindo minha mãe produtos Senninha, eu aprendi a amar esse cara através da minha família que sempre fala com muito carinho dele. Quando vejo a última corrida dele me emociono demais, mas tenho a certeza que não chega a 10% de quem viu e viveu Ayrton Senna do Brasil.
É o mesmo caso meu!!! Também sou de 1993, e concordo com cada palavra que disse! Até parece que fui eu que escrevi! Parabéns!
@joaoorenato93 🙂👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Rica, muito obrigado pelo seu relato! Você fez uma análise precisa do que era a nossa vida (de brasileiro) naquele contexto de anos 80/90. Embora aquelas manhãs de domingo tenham nos proporcionado alegrias indescritíveis, jamais, eu desejaria, a qualquer geração futura, a sensação do vazio; daquele silêncio perturbador e; do choro incontrolável quando foi anunciada a morte do Ayrton. Era difícil de acreditar. Parecia que alguém havia se enganado e dado a informação errada. A ficha não parecia cair. Eu tinha 14 anos, levei muito tempo para voltar assistir uma corrida de F1 na TV. A série foi bastante feliz em retratar o quanto ele representava esse papel do herói brasileiro. Como fã incondicional gostaria de ter visto muitas outras batalhas na pista ali retratadas mas, convenhamos, a série teria que ser perpetuada por muitos outros capítulos e temporadas. Forte abraço e, novamente, obrigado por reavivar a memória daquela época!
1. Acabei de assitir a série toda agora. Vi numa porrada só.
2. Tenho 53 anos e, pela primeira vez, me senti dentro de uma série. Eu vivi cada momento esportivo destacado na série e me lembro muito bem.
3. Precisamos reconhecer que desta vez a Netflix não lacrou, como fez no filme de Pele. Ufa!
4. Para tentar entender o Senna, basta pensar numa pessoa que nos fazia ter orgulho de ser brasileiro, de verdade. Ele motivava, dava esperança, falava em comprometimento, trabalho, dedicação. Pense num super herói mundial, carregando a bandeira do Brasil, toda semana. Era um orgulho indescritível.
5. Acho que essa época foi uma das últimas que o brasileiro sentiu identidade nacional, como país, como nação mesmo. Nem as Copas depois nos davam esse sentimento profundo.
6. Engraçado que Piquet tbm é um tricampeão, fez muita dobradinha com o Senna, noa enchia de orgulho tbm, mas não transcendia o esporte para outro patamar, tal como o Senna fazia todo domingo, ainda em vida. Depois da sua morte é que mudou pro último patamar de super heroi mesmo.
7. Para tentar explicar um pouquinho, traçando um paralelo com os dias de hoje, pense na lacuna da nossa seleção de futebol atual não ganhando nada, e ao mesmo tempo, imagine um grande esportista (Rebeca, Fadinha Medina etc) ganhando todo domingo, sendo o único melhor do mundo no que faz. O orgulho todo ia somente pra ele. Era ele a válvula de escape. É mais ou menos isso.
Senna vai ser sempre meu irmao mais velho . Simples e puramente assim.
Cara você foi um dos poucos que conseguiu retratar a sensação de quem foi o Senna pra gente.... foi o momento, foram as atitudes, os acasos, tudo de uma vez mistura e culminou na criação dos que pra mim e pra muitos....o maior ídolo/herói da nossa geração!
Eu era muito novo e não lembro de quase nada da minha infância, mas as corridas do Senna e o dia fatídico da morte....foram coisa que eu me lembro em detalhes..... saudades do cara que uniu o brasileiro!
Sou de 83. Tinha 11 qdo ele se foi e esse dia foi um dos mais tristes que já vivi. Como Senna, ninguém jamais será. O melhor piloto. A F1 nunca mais foi a mesma sem ele. O brilho se foi junto com nosso Senna.
Estou com 57 anos e você Rica sintetizou muito bem quem foi Airton Senna para nós brasileiros e afirmo que também para os japoneses, sim, os japoneses idolatravam o nosso herói ... Sempre fui fã de fórmula 1 ... E quando surgiu aquele rapazinho na "carroça" chamada Toleman foi "paixão" a primeira vista, e a história depois deste início sofrível nessa equipe todo mundo já conhece...
Concordo com tudo o que vc falou, e entendi pq pra mim o Romário está tão no meu coração, pois em 94 depois de perder o meu pai e o Senna, fiquei feliz com o título do Brasil e claro com o Romário que levou a seleção nas costas. Eu tinha 10 anos em 94 e jamais vou esquecer desse ano, para o bem e para o mal
O Romário foi o símbolo daquela seleção. Mas todos aqueles caras merecem serem lembrados. Dunga que foi um exemplo de liderança e perseverança, honrando características muito presentes na personalidade do próprio Senna.
Eu tenho 45 anos e me sinto um privilegiado de ter vivido aquela época tão difícil, principalmente por ter visto o nosso herói em quase todas as suas vitórias, as nossas vitórias aos domingos foram inesquecíveis! 😢
Pra quem viveu a época, é impossível assistir algum documentário do Senna hoje e não chorar
Tenho 47 anos.
E aquela vitória de Interlagos foi algo surreal!
Que não há palavras que consigam explicar!
VIVA AYRTON SENNA DO BRASIL!🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Senna deu ao brasileiro: alegria, orgulho e esperança.
Eu morava em Portugal naquele dia que foi um dos mais tristes que eu vivi pra ver, Portugal inteiro chorando e sem acreditar no que tinha acontecido, ele fez o mundo chorar!
Quanto ao sentimento do Brasil vc resumiu muito bem o sentimento, até pq teve o Piquet, o Fitipaldi que foram grandes campeões mas num tiveram o carisma e todo o resto que o Senna tem até hoje... O Senna eh Imortal, continua muito vivo e presente em nossas vidas!
Senna para mim era um estado de espírito, impossível explicar, você só sente uma admiração profunda !!
Eu tenho 36 anos. E comecei a ser apaixonado por F1 pós morte do Senna, não lembro dele. Mas cresci acompanha toda a história do Senna e foi como se tivesse vivido a época dele. Tenho a sorte de ainda ter pegado a geração que não tinha Internet e tal. E hoje quando se fala em Senna ou vejo qualquer coisa relacionada os olhos se enche de lágrimas. Estou no 4⁰ episódio e é uma sensação de prazer e tristeza ao mesmo tempo. ❤
Tenho 50 anos. Não vi Emerson Fittipaldi correr, mas aprendi a amar o automobilismo com Nelson Piquet.
O Senna, de fato, sentava na mesa com a gente no almoço de domingo.
Excelente análise.
Esse foi o melhor vídeo que vi em 2024. Tenho 30 anos, nasci 3 meses após a morte de Senna e ainda vivi um pedaço de uma era antes desse mundo virtual. Um mundo muito mais humano, sem dúvidas. Mas eu pensava que entendia o que era Ayrton Senna pro brasileiro, além de ser piloto, até ver esse vídeo! Me emocionei demais! Valeu, Rica!,
Faz 30 anos que ele morreu e eu choro até hoje. Não posso ver nada que choro. Chorei com esse vídeo/relato…
Tenho 44 anos.
Assim, realmente o Senna foi fantástico no que fazia, mas chorar após 30 anos, por alguém que nunca conheceu pessoalmente e nem teve uma intimidade verdadeira, passa o limite da empatia, e começa a se apresentar como um transtorno psicológico não tratado. Acho que deveria ir olhar isso aí.
Tenho 63 anos vivi tudo isso concordo com essa visão, quando tudo aconteceu coloquei em minha janela a Bandeira do Brasil com uma faixa preta deixei por muito tempo e hoje não consigo ver o documentário choro o tempo todo o Senna era meu irmão não tem jeito um ser muito especial que em tempos tão difíceis deu alegria para o povo de um país tão triste 😢
Meu… ninguém conseguiu explicar tão bem quanto tu, Rica.
O Senna era um herói!
Cara… é essa definição pra quem viveu mesmo.
Tenho 45 anos e a morte do Senna foi como se fosse alguém da família. Dá uma certa "revolta" com essa geração que não viveu aquela época e fica fazendo vários juízos equivocados.
A série é maravilhosa. Os atores principais são excelentes. A produção é incontestável. Só quem viveu essa época pode comentar. Bons tempos que nossos heróis eram de verdade.
A série é tão boa, que achei que poderia ter sido mais longa. Mostrando os embates com o Nigel Mansell, corridas memoráveis como a de Donnington Park, a preparação física e sacrifício de um atleta, a amizade com o Galvão deveria ter sido mais explorada, enfim.
Tenho 45 anos , e uma análise perfeita nem tanto sobre a figura do Senna e sim sobre toda uma época .. que nostalgia , chorei na parte do domingo ..primeira vez que vi meu pai chorar foi quando o Senna ganhou a primeira vez no Brasil ....parabéns !!
Tinha uma Lotus 99T de brinquedo onde eu ficava na frente da TV imitando o Senna. Impossível ter alguém que chegue perto do Senna, Pelé e Zico. O Brasil acabou e nem ídolos temos mais.
O ritual lá em casa aos domingos de corrida era puxar uma extensão enorme pra levar a tv pro terraço do prédio, chamar os vizinhos e fazer churrasco o dia todo. Mesmo o Senna não vencendo, nesses dias não havia problemas. Meu pai me acordava de madrugada para ver as corridas, eu tinha 10 anos quando ele morreu. Estava vendo a corrida com meu pai no terraço, passei o dia diante da tv e a noite quando meus pais me colocaram na cama começou a tocar na tv o tema da vitória e eu virei pro lado e chorei em silêncio, meus pais perceberam mas me deixaram chorando quieto porque eles também estavam chorando. O cara uniu o país na alegria e na dor, foi algo muito surreal. Eu achei a série bem produzida, mas curta demais para se trabalhar melhor várias coisas...e longe de passar o real significado do Senna para os brasileiros.
Sem saudosismo Rica , era muito mais bacana na nossa época ! O Ayrton me proporcionou grandes domingos .
Você resumiu bem Rica! Era obrigação da família se reunir domingo. E quando tinha corrida de Fórmula 1 a reunião começava mais cedo. O país era até pior do que é hoje, mas a gente tinha essa alegria de ver as vitórias do Senna!
Quando a seleção ganhou a copa de 94, enquanto o Galvão gritava "é tetra!", a globo tocou o tema da vitória do Senna.
Eu sou de 1991 e cresci ouvindo histórias do Senna. Lembro até hoje que meu pai tinha uma fita VHS com o enterro do Ayrton. E eu amo consumir os conteúdos dele, conhecer um pouco do que vocês viveram naquela época e até a capa do meu celular é do famoso capacete verde e amarelo. Assistindo seu vídeo deu pra ter uma noção melhor do que ele representava