O Dunker está ficando cada vez mais engraçadinho e atrevido. Hahahaha. E cada vez melhor. Muito bem respondida a questão. Parabéns pela didática e pelo humor. Importante.
Professor, poderia fazer um Desejo em cena falando sobre Dark, do netflix? A série parece ter uma pegada psicanalítica, repetição, sofrimento, retorno ao trauma etc, enfim, obrigado pelos sempre excelentes vídeos!!
Siiim, principalmente pelo fato da série ter grande base no pensamento alemão, da lógica circular. Seria muito interessante uma leitura sob a ótica da psicanálise
Essa pergunta ficaria linda com um diálogo com o Daniel Furlan e seu alterego futebolístico craque Daniel, no livro "Você não merece ser feliz, mas como ser assim mesmo."
Professor, o senhor poderia falar sobre o final da análise lacaniana? O que seria para o senhor, a queda dos ideais, o atravessamento da fantasia? Ainda nessas questões, como o senhor lida com as divergências teóricas entre as mil escolas lacanianas de psicanálise? Um abraço!
Não conseguimos sobreviver se não formos um pouco loucos. Não existe aquilo que alguns chamam de ser humano normal. A regra é a insanidade, em maior ou menor grau, em todos nós. Os psicólogos e psiquiatras, junto com as leis e a moral, existem para que não nos matemos mutuamente. ... A minha maluquice anda controlada graças ao professor Christian. Muito obrigado!
Caro professor Dunker, não sei se já produziu algo relacionado ao tema, mas poderia tratar da questão do abandono paterno e seus reflexos na vida adulta? Adoro seu canal. Um abraço!
olá, meu nome é otávio martigli, sou escritor, adoro o seu canal, faço psicanálise, acompanho o seu canal já desde o começo, conheço um pouco de teoria de psicanálise, até bastante para um amador, mas ainda muito amador, com certeza, considero um dia me tornar psicanalista, mas não é certeza ainda, de qualquer forma adoro o universo intelectual da psicanálise, e também o que o meu tratamento tem feito por mim ultimamente, enfim, estou escrevendo para te contar sobre uma ideia que tive, deixando claro que eu jamais a aplicaria sem antes submetê-la a especialistas experientes assim como o senhor, e depois de muitos debates, mas enfim, a ideia é a seguinte, psicanálise coletiva via whatsapp, uma modalidade nova de psicanálise, adaptada a esses novos tempos, com diferenças em relação à tradicional, porém não sei que vantagens ou desvantagens poderiam advir disso, enfim, a ideia é a seguinte, um grupo de psicanalistas criaria um grupo de whatsapp contendo vários psicanalistas e mais um paciente, desse modo, não haveriam consultas, o paciente falaria em um arquivo de áudio, ou escreveria, no seu grupo, no momento em que lhe fosse mais propício emocionalmente, e então todos os psicanalistas ouviriam a sua mensagem, e a responderiam, também no tempo que melhor lhes aprouvesse, porém sem muita demora, claro, assim, cada psicanalista desse grupo teria em seu celular vários grupos, cada um contento um paciente e todos os outros psicanalistas colegas seus, assim, um grupo de psicanalistas atenderiam um grupo de pessoas, sem horário de consulta, e todos atenderiam todos, imagino que desse modo a ideia, ou o efeito, da individualidade, seria diminuída, e a ideia, ou efeito, da coletividade, ficaria fortalecida, talvez isso fosse bom para fortalecer o inconsciente, mas não sei o quanto seria prejudicial perder o contato imediato de um conversa de ser humano para ser humano, mesmo que por telefone como têm sido as minhas consultas, ou que efeito isso teria, ou não, sobre a transferência, porém de certa forma acredito no poder dessa coletividade superando as individualidades, os psicanalistas, por suas vezes, poderiam ver, e/ou ler, as mensagens dos outros psicanalistas, mediante as queixas dos pacientes, e usar isso, e poderiam, também, conversar entre si em um grupo específico, composto apenas pelos psicanalistas, para isso, falar sobre os pacientes, o que já funcionaria, de certa forma, como um tipo supervisão superentrecruzada, e supercoletiva, talvez fosse necessário restringir o número de pessoas de um lado e de outro, talvez não, não sei, foi uma ideia que tive, sei que o senhor é muito ocupado, e entendo se não responder nada, só achei que valia a pena tentar compartilhar a ideia, parabéns por tudo que tem feito, até!,
Olá Professor Dunker, vc poderia dissertar sobre a positividade tóxica ? Tenho percebido que as pessoas estão saturadas com tudo que está ocorrendo no campo político e querem "fugir" pra filmes leves, para conversas leves, para a filosofia "do belo" e por aí vai. Esse conceito se aplica ? Agradeço.
Belas e sábias palavras, professor. Um dos melhores vídeos que já vi nesse canal... só aumentou meu amor pelo estudo do sujeito e pela clínica psicanalítica.... mto obrigado.
Além da capacidade intelectual admirável e da aadmirável capacidade didática de expor as respostas às questões propostas, o que admiro, também, na tua figura é o quantum de descolado que te apresentas, a cada vídeo que vejo... eheheheh...abração.
Dunker, minha medicação foi reajustada porque eu estava tendo alucinações auditiva e visual e tinha voltado uma sintomas de crise de ansiedade. O Haldol foi de 5 para 7 mg e se eu impregnar é para tomar mais um Biperideno. O psiquiatra fez mais: perguntou da alimentação, dos exercícios físicos, falou para sair um pouco de casa, falou das atividades, da pandemia, do sono, relações familiares, falou sobre o que eu fazia antes da pandemia. Pois é não foi apenas ajuste da medicação. Parece que as alucinações não tem a ver com o uso da internet. Estou observando meu uso da Internet.
Obrigado novamente, Dunker! Como a gente perde tempo de e na vida com medo de errar e sofrer! A vida não é só felicidade. E uma análise nos capacita para "lidar com o pior da melhor maneira"!
Dunker, agradeço pela sua generosidade em compartilhar seu pensamento neste canal. Tenho uma questão, a qual tem me feito pensar, e sobre a qual gostaria de saber suas ideias. Como podemos pensar a função da tecnologia nos atendimentos mediados por esta, como atualmente as chamadas de video, ou antes o telefone? Quando não funciona, a tecnologia irrompe como um intermediário, um terceiro, que no consultório, talvez não aconteça, por mais que tenhamos contingências como um som alto de fora que atrapalha a sessão. Porém no atendimento mediado por tecnologias da comunicação haveria uma questão diferente com este terceiro que se evidencia, e que no consultório estaria misturado na transferência, talvez como a própria linguagem enquanto intermediadora "tecnológica"?
Christian, gostaria de sugerir um vídeo sobre a atual oferta de cursos EAD a preços irrisórios para "formação de psicanalistas". Há pouco vi um por 12 x R$ 99, c/18 meses de duração, "100% on line", e outro pela bagatela de apenas R$ 399 pelo mesmo período, tb 100% on line.
Sugiro um desejo em cena sobre a série Dark, há muitos conteúdos ricos para serem analisados inconsciente, repetição, tempo.... enfim ficarei no aguardo.
Professor. Vídeo maravilhoso. Essas informações eu já sabia, mas, ainda sim, gosto de vê-las na sua interpretação. Professor, nessa quarentena, revisitei um seriado dos fins dos anos noventa chamado Dowsons Creek. Na época, eu odiava a série, mas, agora, mais amadurecido, após, algumas leituras, eu tenho outra opinião sobre a série. Se você viu ou lembra, você pode comentar o seriado? É um seriado de seis temporadas e mostra, sobretudo, os conflitos do amadurecimento. Mas isso diante de mudanças que estavam ocorrendo nos fins dos anos noventa.
Olá professor Dunker ! Obrigado pela discussão. Você já fez um vídeo muito interessante sobre Heidegger a Psicanalise, mas gostaria de perguntar um pouco sobre essa corrente curiosa que se construiu no diálogo entre o pensamento dele e da psicanálise,a daseinsanálise. Como você vê os diálogos entre a psicanálise e a daseinsanálise/análise existencial (Binswanger, Boss, Holzhey-kunz) ? E a longa relação de correspondência entre Bisnwanger e Freud ? Nessa linha como você lê as considerações de Alphonse De Waelhens sobre a psicose a luz da dupla Heidegger/Lacan ? Como você vê esse campo de discussões ?
Bom dia Dunker ! Você poderia falar sobre como a psicanálise vê a tentativa da criação de uma linguagem com pronomes neutros, inexistente na lingua portuguêsa. O que muda no inconsciente com a crianção artificial desses significantes na língua?
Olá, professor, uma pergunta mais acadêmica. Com tantos anos de experiência, quais seus métodos para produzir tanto? Poderia compartilhar seus métodos de leitura e escritura para conseguir manter-se ativo e produtivo? Parabéns pelo lindo trabalho
Este vídeo ficou maravilhoso. Muito bem feito, bem explicado e bem humorado. Tocou em assuntos a respeito do caminho da análise sobre o qual eu me perguntava.
Eu não assisti ainda. Mas, sei que quando assistir, ainda perguntarei: Será? Será? Mas tentarei mesmo com a dúvida. Esse termo "Neurose Obssessiva" está me perseguindo...
Christian, amo seu canal. Você mostra a psicanálise de forma apaixonante. Desejante. Rs. Gostaria que você falasse se uma pessoa precisa estar muito bem resolvida em suas neuroses para conseguir ser um bom analista?
Christian, sou urbanista e acompanho seu trabalho há algum tempo. É possível pensar relações entre o espaço urbano e a psicanálise? Penso em algumas entradas, como a situação do espaço urbano atual como criador e intensificador de medos e fobias (principalmente agora em que soma-se aos medos urbanos, o medo da covid); e também a ideia do espaço da cidade enquanto materialização tectônica dos desejos humanos, mas não somente tectônica uma vez que nesses espaços estão embutidas vivências e forças políticas. Parabéns e obrigado pelo seus vídeos! Um abraço.
Professor, não encontrei nenhum vídeo seu sobre TDAH. Fala-se muito pouco desse transtorno em adultos e englobando os subtipos como mais ou menos desatento ou hiperativo. Poderia abordar esta condição? Parece-me que, em crianças a condição chama mais atenção - especialmente no tipo mais hiperativo, e o mais desatento deixa-se passar - pela falta de paciência dos pais. Quando em adultos, a condição é normalmente vista como preguiça, burrice, QI baixo, falta de capacidade ou mesmo bipolaridade que seria outra síndrome. Obrigado, e parabéns pelo trabalho tão inclusivo e esclarecedor!
Professor, sei que já fez um vídeo sobre sintoma, porém gostaria de entender melhor a aproximação que Lacan faz entre 'sinthome' e São Tomás de Aquino. É possível associar o sintoma contemporâneo da insatisfação crônica e da sensação de incompletude com o ideal de perfeição de São Tomás de Aquino? O que Lacan enxergou realmente nessa aproximação? Agradeço muito e parabéns pelo fantástico canal!
Professor, com o crescimento de psicoterapias como a TCC será que a psicanálise terá futuro? Porque vejo que ela é fácil, simples e rápida. Além, de não exigir um grande esforço intelectual para aplicar e entender suas técnicas e se encaixar muito bem como ferramenta de venda, por ser mais objetiva, ter prazos e uma aplicação prática. Obs: estou vendo muitos profissionais dezendo que a TCC é superior a qualquer outra forma de tratamento psicológico. O que o senhor acha disso?
Muito bacana essa reflexão sobre a humildade da existência que você levantou. Tirando essas elaborações que fantasiamos sobre quão geniais e acima da média deveríamos ser, o que sobra? Provocação preciosa.
Professor, fiquei curiosa, talvez com dúvidas sobre o que você quis dizer quando se refere à que nem tudo é estrutural no tratamento, na produção dos sintomas, na maneira com que a gente lida com as nossas fantasias, com o nosso gozo e os nossos parceiros.
Professor, primeiramente obrigado pelo canal! Seria possível esclarecer para nós quais são os tempos do complexo de Édipo? Como seria esse tal de Édipo invertido que Lacan menciona no Seminário 6?
Dunker, tenho algumas dúvidas sobre a relação entre psicanálise e farmacoterapia e, se possível, gostaria que o senhor abordasse esse assunto. Como se usar da psicanálise ao mesmo tempo em que é feita e prescrita a farmacoterapia? É possível unir as duas em uma mesma consulta, por um mesmo profissional? Como uma interfere na outra? Qual é a posição da psicanálise sobre os psicotrópicos? Um abraço!
Ja acompanho seu canal há um tempo, e procurei por vídeos sobre o psicólogo/psicanalista e como este lida com seus próprios problemas, suas próprias neurores, perversões, psicoses, seus desejos, fantasias, enfim, mas não achei algo que tocasse nesse assunto... isso também me faz perguntar a mim mesmo a respeito de como é a relação entre o psicólogo ou psicanalista enquanto paciente de um outro psicólogo ou psicanálista. Abraço, professor :)
Numa conversa informal com um colega de trabalho, foi dito que os psicanalistas só atendem na presença do paciente, não sendo sendo aceitável a forma virtual de atendimento? Isso é verdade? Se sim, como estão fazendo pra atender os pacientes nessa época de pandemia? Agradeço desde já e parabéns pelo canal! Gosto muito de assistir seus conteúdos.
Olá, Professor! Obrigada por seus vídeos. Gostaria de lhe pedir que falasse a respeito de bipolaridade e psicanálise e o que vem a ser a forclusao do nome do pai. Um abraço.
Professor, partindo da sua resposta exposta neste vídeo, podemos concluir que a sociedade moderna, do ponto de vista sociólogico no que diz respeito ao paradigma de convivência que estabelecemos dia dia, e que por consequência definimos como o correto ou o são, é fundamentada de forma elementar sobre as limitações e potencialidades dos neuróticos ( e suas subdivisões ) ? Resumindo, nossa civilização e regras sociais, so são como são, porque somos em maioria neuróticos ?
Professor, você poderia fazer um vídeo sobre psicanálise e psicoeducação? É possível que o psicanalista, em alguns momentos da terapia, se coloque na posição de ensinar, esclarecer, debater algum assunto com o analisando?
O Dunker está ficando cada vez mais engraçadinho e atrevido. Hahahaha. E cada vez melhor. Muito bem respondida a questão. Parabéns pela didática e pelo humor. Importante.
hahahahahaha é verdade e eu adorei isso hahahahahaha
Professor, poderia fazer um Desejo em cena falando sobre Dark, do netflix? A série parece ter uma pegada psicanalítica, repetição, sofrimento, retorno ao trauma etc, enfim, obrigado pelos sempre excelentes vídeos!!
Siiim, principalmente pelo fato da série ter grande base no pensamento alemão, da lógica circular. Seria muito interessante uma leitura sob a ótica da psicanálise
concordo!!!
apoio!!!
Gostaria que você falasse sobre a estrutura perversa. Quando surge essa estrutura na teoria psicanalitica e quais seus desenvolvimentos?
Algo estrutural que ao mesmo tempo pode paralisar, também pode ser caminho para uma interessante construção. Excelente vídeo!!! 👏👏👏
Essa pergunta ficaria linda com um diálogo com o Daniel Furlan e seu alterego futebolístico craque Daniel, no livro "Você não merece ser feliz, mas como ser assim mesmo."
kkkk fiz a mesma relação com o livro quando o dunker fala que não significa que a pessoa vai ser super feliz, bem sucedida etc etc
Ótima pergunta de Bruno Alves PINTO.
EXECELENTE EXPLICAÇÃO/análise do professor Dunker.
Obrigada aos dois.
Professor, o senhor poderia falar sobre o final da análise lacaniana? O que seria para o senhor, a queda dos ideais, o atravessamento da fantasia? Ainda nessas questões, como o senhor lida com as divergências teóricas entre as mil escolas lacanianas de psicanálise? Um abraço!
Up
Ótima pergunta
Não conseguimos sobreviver se não formos um pouco loucos. Não existe aquilo que alguns chamam de ser humano normal. A regra é a insanidade, em maior ou menor grau, em todos nós. Os psicólogos e psiquiatras, junto com as leis e a moral, existem para que não nos matemos mutuamente. ... A minha maluquice anda controlada graças ao professor Christian. Muito obrigado!
Christian você poderia fazer um vídeo falando sobre o conceito de seio bom?
Caro professor Dunker, não sei se já produziu algo relacionado ao tema, mas poderia tratar da questão do abandono paterno e seus reflexos na vida adulta? Adoro seu canal. Um abraço!
Up
Isso é muito relativo. Uma pessoa pode lidar de diferentes formas. A psicanálise não vai dizer nada sobre isso não...
@@andersonlima1535 claro que tem, há a figura paterna
@@andersonlima1535, que diabo de conclusão é essa? De onde você tirou isso?!
Gente é função paterna, mulher ou homem pode exercer essa função.
olá, meu nome é otávio martigli, sou escritor, adoro o seu canal, faço psicanálise, acompanho o seu canal já desde o começo, conheço um pouco de teoria de psicanálise, até bastante para um amador, mas ainda muito amador, com certeza, considero um dia me tornar psicanalista, mas não é certeza ainda, de qualquer forma adoro o universo intelectual da psicanálise, e também o que o meu tratamento tem feito por mim ultimamente, enfim, estou escrevendo para te contar sobre uma ideia que tive, deixando claro que eu jamais a aplicaria sem antes submetê-la a especialistas experientes assim como o senhor, e depois de muitos debates, mas enfim, a ideia é a seguinte, psicanálise coletiva via whatsapp, uma modalidade nova de psicanálise, adaptada a esses novos tempos, com diferenças em relação à tradicional, porém não sei que vantagens ou desvantagens poderiam advir disso, enfim, a ideia é a seguinte, um grupo de psicanalistas criaria um grupo de whatsapp contendo vários psicanalistas e mais um paciente, desse modo, não haveriam consultas, o paciente falaria em um arquivo de áudio, ou escreveria, no seu grupo, no momento em que lhe fosse mais propício emocionalmente, e então todos os psicanalistas ouviriam a sua mensagem, e a responderiam, também no tempo que melhor lhes aprouvesse, porém sem muita demora, claro, assim, cada psicanalista desse grupo teria em seu celular vários grupos, cada um contento um paciente e todos os outros psicanalistas colegas seus, assim, um grupo de psicanalistas atenderiam um grupo de pessoas, sem horário de consulta, e todos atenderiam todos, imagino que desse modo a ideia, ou o efeito, da individualidade, seria diminuída, e a ideia, ou efeito, da coletividade, ficaria fortalecida, talvez isso fosse bom para fortalecer o inconsciente, mas não sei o quanto seria prejudicial perder o contato imediato de um conversa de ser humano para ser humano, mesmo que por telefone como têm sido as minhas consultas, ou que efeito isso teria, ou não, sobre a transferência, porém de certa forma acredito no poder dessa coletividade superando as individualidades, os psicanalistas, por suas vezes, poderiam ver, e/ou ler, as mensagens dos outros psicanalistas, mediante as queixas dos pacientes, e usar isso, e poderiam, também, conversar entre si em um grupo específico, composto apenas pelos psicanalistas, para isso, falar sobre os pacientes, o que já funcionaria, de certa forma, como um tipo supervisão superentrecruzada, e supercoletiva, talvez fosse necessário restringir o número de pessoas de um lado e de outro, talvez não, não sei, foi uma ideia que tive, sei que o senhor é muito ocupado, e entendo se não responder nada, só achei que valia a pena tentar compartilhar a ideia, parabéns por tudo que tem feito, até!,
Olá Professor Dunker, vc poderia dissertar sobre a positividade tóxica ? Tenho percebido que as pessoas estão saturadas com tudo que está ocorrendo no campo político e querem "fugir" pra filmes leves, para conversas leves, para a filosofia "do belo" e por aí vai. Esse conceito se aplica ? Agradeço.
@dezessete Obrigada ! Foi bom ler seu comentário.
Professor, gostaria que o senhor comentasse possíveis conversas entre a psicanálise e o psicodrama de Moreno
Que Maravilhosoo!!Menos enganada pela minha fantasia .Mas sigamos...Grata!!!🙏🌺
Belas e sábias palavras, professor. Um dos melhores vídeos que já vi nesse canal... só aumentou meu amor pelo estudo do sujeito e pela clínica psicanalítica.... mto obrigado.
Amo te , Christian Dunker
Christian, faça um vídeo analisando o filme Taxi Driver! O tema da solidão é de extrema importância para a psicanálise
Professor, fale sobre Psicanálise e Adorno. Obrigado por todo seu trabalho maravilhoso que transforma vidas
Professor vc é um iluminado
"aí é um produto de nossos complexos infantis que fazem a gente imaginar que a gente tem que ser alguém super-mega-hiper-dunker"
kkkkkkkk
Acho que ele disse "super-mega-hiper-duper".
Pensei bo mesmo! 💞
Além da capacidade intelectual admirável e da aadmirável capacidade didática de expor as respostas às questões propostas, o que admiro, também, na tua figura é o quantum de descolado que te apresentas, a cada vídeo que vejo... eheheheh...abração.
Dunker, minha medicação foi reajustada porque eu estava tendo alucinações auditiva e visual e tinha voltado uma sintomas de crise de ansiedade. O Haldol foi de 5 para 7 mg e se eu impregnar é para tomar mais um Biperideno. O psiquiatra fez mais: perguntou da alimentação, dos exercícios físicos, falou para sair um pouco de casa, falou das atividades, da pandemia, do sono, relações familiares, falou sobre o que eu fazia antes da pandemia. Pois é não foi apenas ajuste da medicação. Parece que as alucinações não tem a ver com o uso da internet. Estou observando meu uso da Internet.
Obrigado novamente, Dunker!
Como a gente perde tempo de e na vida com medo de errar e sofrer!
A vida não é só felicidade. E uma análise nos capacita para "lidar com o pior da melhor maneira"!
Christian e sua eloquente sagacidade...foi ótimo
É maravilhoso ter tanto conhecimento e ser uma pessoa tão simples no modo de se colocar.Meus Parabéns.
Dunker, agradeço pela sua generosidade em compartilhar seu pensamento neste canal. Tenho uma questão, a qual tem me feito pensar, e sobre a qual gostaria de saber suas ideias. Como podemos pensar a função da tecnologia nos atendimentos mediados por esta, como atualmente as chamadas de video, ou antes o telefone? Quando não funciona, a tecnologia irrompe como um intermediário, um terceiro, que no consultório, talvez não aconteça, por mais que tenhamos contingências como um som alto de fora que atrapalha a sessão. Porém no atendimento mediado por tecnologias da comunicação haveria uma questão diferente com este terceiro que se evidencia, e que no consultório estaria misturado na transferência, talvez como a própria linguagem enquanto intermediadora "tecnológica"?
Seus videos ficam cada vez melhores! Quando humor! Obrigada Dunker pela transmissão do conhecimento psicanalítico de uma forma gostosa e acessível!
Christian, gostaria de sugerir um vídeo sobre a atual oferta de cursos EAD a preços irrisórios para "formação de psicanalistas". Há pouco vi um por 12 x R$ 99, c/18 meses de duração, "100% on line", e outro pela bagatela de apenas R$ 399 pelo mesmo período, tb 100% on line.
escutar esse sábio é tomar um banho de lucidez.
Sugiro um desejo em cena sobre a série Dark, há muitos conteúdos ricos para serem analisados inconsciente, repetição, tempo.... enfim ficarei no aguardo.
O melhor vídeo para entender para que serve a psicanálise e como ela "cura".
Simplesmente maravilhoso...
Professor. Vídeo maravilhoso. Essas informações eu já sabia, mas, ainda sim, gosto de vê-las na sua interpretação. Professor, nessa quarentena, revisitei um seriado dos fins dos anos noventa chamado Dowsons Creek. Na época, eu odiava a série, mas, agora, mais amadurecido, após, algumas leituras, eu tenho outra opinião sobre a série. Se você viu ou lembra, você pode comentar o seriado? É um seriado de seis temporadas e mostra, sobretudo, os conflitos do amadurecimento. Mas isso diante de mudanças que estavam ocorrendo nos fins dos anos noventa.
Olá professor Dunker !
Obrigado pela discussão.
Você já fez um vídeo muito interessante sobre Heidegger a Psicanalise, mas gostaria de perguntar um pouco sobre essa corrente curiosa que se construiu no diálogo entre o pensamento dele e da psicanálise,a daseinsanálise. Como você vê os diálogos entre a psicanálise e a daseinsanálise/análise existencial (Binswanger, Boss, Holzhey-kunz) ? E a longa relação de correspondência entre Bisnwanger e Freud
? Nessa linha como você lê as considerações de Alphonse De Waelhens sobre a psicose a luz da dupla Heidegger/Lacan ?
Como você vê esse campo de discussões ?
Bom dia Dunker ! Você poderia falar sobre como a psicanálise vê a tentativa da criação de uma linguagem com pronomes neutros, inexistente na lingua portuguêsa. O que muda no inconsciente com a crianção artificial desses significantes na língua?
Senso de humor me deu alegria hoje. Muito divertido.
Adorei, e o final foi sensacional hahahaha.
Primeiro vídeo, já te amo!
Estupendo! muito obrigada professor Dunker.
Esse seu vídeo é muito esclarecedor.
Olá, professor, uma pergunta mais acadêmica. Com tantos anos de experiência, quais seus métodos para produzir tanto? Poderia compartilhar seus métodos de leitura e escritura para conseguir manter-se ativo e produtivo? Parabéns pelo lindo trabalho
Dunker, você poderia fazer um programa sobre a metáfora e a metonímia, na neurose (histeria, obssessivo) e na psicose?
Esse vídeo vale por uma análise? Caraca, q encontro teórico e analítico 👏♥️
Adoro o sarcasmo do Tio Cris no fim dos vídeos hahaha
Será? Bora conferir !
cada vídeo que me inspira cada dia mais a estudar mais sobre
Este vídeo ficou maravilhoso. Muito bem feito, bem explicado e bem humorado. Tocou em assuntos a respeito do caminho da análise sobre o qual eu me perguntava.
“Bom, aí você está advertido disso” 👏🏽 Gostei muito professor!
Parabéns Chris pela didática. 🧞♂️
Eu não assisti ainda. Mas, sei que quando assistir, ainda perguntarei: Será?
Será? Mas tentarei mesmo com a dúvida.
Esse termo "Neurose Obssessiva" está me perseguindo...
Christian, amo seu canal. Você mostra a psicanálise de forma apaixonante. Desejante. Rs. Gostaria que você falasse se uma pessoa precisa estar muito bem resolvida em suas neuroses para conseguir ser um bom analista?
Christian, sou urbanista e acompanho seu trabalho há algum tempo. É possível pensar relações entre o espaço urbano e a psicanálise? Penso em algumas entradas, como a situação do espaço urbano atual como criador e intensificador de medos e fobias (principalmente agora em que soma-se aos medos urbanos, o medo da covid); e também a ideia do espaço da cidade enquanto materialização tectônica dos desejos humanos, mas não somente tectônica uma vez que nesses espaços estão embutidas vivências e forças políticas. Parabéns e obrigado pelo seus vídeos! Um abraço.
Excelente como sempre esse Dunker
Obrigada.
Professor, não encontrei nenhum vídeo seu sobre TDAH. Fala-se muito pouco desse transtorno em adultos e englobando os subtipos como mais ou menos desatento ou hiperativo. Poderia abordar esta condição?
Parece-me que, em crianças a condição chama mais atenção - especialmente no tipo mais hiperativo, e o mais desatento deixa-se passar - pela falta de paciência dos pais. Quando em adultos, a condição é normalmente vista como preguiça, burrice, QI baixo, falta de capacidade ou mesmo bipolaridade que seria outra síndrome. Obrigado, e parabéns pelo trabalho tão inclusivo e esclarecedor!
Professor, sei que já fez um vídeo sobre sintoma, porém gostaria de entender melhor a aproximação que Lacan faz entre 'sinthome' e São Tomás de Aquino. É possível associar o sintoma contemporâneo da insatisfação crônica e da sensação de incompletude com o ideal de perfeição de São Tomás de Aquino? O que Lacan enxergou realmente nessa aproximação? Agradeço muito e parabéns pelo fantástico canal!
Professor, com o crescimento de psicoterapias como a TCC será que a psicanálise terá futuro? Porque vejo que ela é fácil, simples e rápida. Além, de não exigir um grande esforço intelectual para aplicar e entender suas técnicas e se encaixar muito bem como ferramenta de venda, por ser mais objetiva, ter prazos e uma aplicação prática.
Obs: estou vendo muitos profissionais dezendo que a TCC é superior a qualquer outra forma de tratamento psicológico. O que o senhor acha disso?
Amei!!! Aprendo muiiitoo professor Dunker!!😍😍😍👏👏👏❤❤❤
Muito bacana essa reflexão sobre a humildade da existência que você levantou. Tirando essas elaborações que fantasiamos sobre quão geniais e acima da média deveríamos ser, o que sobra? Provocação preciosa.
Dunker, tú é um fofo! ♥
Professor, fiquei curiosa, talvez com dúvidas sobre o que você quis dizer quando se refere à que nem tudo é estrutural no tratamento, na produção dos sintomas, na maneira com que a gente lida com as nossas fantasias, com o nosso gozo e os nossos parceiros.
Professor, primeiramente obrigado pelo canal!
Seria possível esclarecer para nós quais são os tempos do complexo de Édipo?
Como seria esse tal de Édipo invertido que Lacan menciona no Seminário 6?
Professor, e se você falasse sobre gênero do ponto de vista do Paul Preciado? Abraço!
Professor, o senhor poderia falar um pouco sobre André Green e a psicanálise dos casos-limites.
O final foi o melhor! SQN
O conteúdo todo foi excelente!
Dunker, tenho algumas dúvidas sobre a relação entre psicanálise e farmacoterapia e, se possível, gostaria que o senhor abordasse esse assunto. Como se usar da psicanálise ao mesmo tempo em que é feita e prescrita a farmacoterapia? É possível unir as duas em uma mesma consulta, por um mesmo profissional? Como uma interfere na outra? Qual é a posição da psicanálise sobre os psicotrópicos?
Um abraço!
Christian, poderia trazer conteúdos sobre a neurose de caráter e indicar livros. Obrigada.
Cristian, parabéns por compartilhar seus conhecimentos 💜 gratidão 🙏
➡️ Poderia falar sobre complexo Electra.
Que aula. Obrigado.
Excelente!
Ótimo vídeo professor!
PERFEITO!! 👏❤️
Ja acompanho seu canal há um tempo, e procurei por vídeos sobre o psicólogo/psicanalista e como este lida com seus próprios problemas, suas próprias neurores, perversões, psicoses, seus desejos, fantasias, enfim, mas não achei algo que tocasse nesse assunto... isso também me faz perguntar a mim mesmo a respeito de como é a relação entre o psicólogo ou psicanalista enquanto paciente de um outro psicólogo ou psicanálista. Abraço, professor :)
Maravilhoso como sempre.
Que explicação maravilhosa!!!!!! Lindo te ouvir Christian! Como sempre, mas especialmente nesse vídeo
Um dos melhores vídeos ..
Arrasou professor!! 🙌🏽💜
Numa conversa informal com um colega de trabalho, foi dito que os psicanalistas só atendem na presença do paciente, não sendo sendo aceitável a forma virtual de atendimento? Isso é verdade? Se sim, como estão fazendo pra atender os pacientes nessa época de pandemia? Agradeço desde já e parabéns pelo canal! Gosto muito de assistir seus conteúdos.
Muito simpático, Sr. Dunker haha
Esse vídeo é sensacional!! ❤️
A propósito, Prof. Dunker você poderia fazer um vídeo sobre a série PSI? qual a sua avaliação sobre ela?
Vídeo incrível!!!!!
Sensacional!!!!! Obrigado!! Esse conteúdo ajuda demais!!!
Excelente!!!!
Sua fala foi transcrita em liberdade, Cris. Obrigado.
Conteúdo sensacional , obrigado Mestre!
Olá, Professor! Obrigada por seus vídeos. Gostaria de lhe pedir que falasse a respeito de bipolaridade e psicanálise e o que vem a ser a forclusao do nome do pai. Um abraço.
obrigada por este vídeo
Excelente explicação!!
❤️🙏🏻 Bommmm demais!
Obrigada 😊 Foi libertador
Excelente! Muito obrigada!
Vídeo MARAVILHOSO!
Que vídeo tão perfeito! Do começo ao fim ❣
Muito bommm
Professor, partindo da sua resposta exposta neste vídeo, podemos concluir que a sociedade moderna, do ponto de vista sociólogico no que diz respeito ao paradigma de convivência que estabelecemos dia dia, e que por consequência definimos como o correto ou o são, é fundamentada de forma elementar sobre as limitações e potencialidades dos neuróticos ( e suas subdivisões ) ? Resumindo, nossa civilização e regras sociais, so são como são, porque somos em maioria neuróticos ?
Muito bom!!
Professor, você poderia fazer um vídeo sobre psicanálise e psicoeducação? É possível que o psicanalista, em alguns momentos da terapia, se coloque na posição de ensinar, esclarecer, debater algum assunto com o analisando?
Parabéns pelo Canal! Acompanho sempre! Poderia fazer um vídeo sobre o bullying para a psicanalise?
Muito bom.Grata