⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: ➽ eletr.co/comentario?DngTx9V9Jw
Ótimo video, só uma correção a Norma NBR5419 mudou para versão 5419/2015 a norma diz que a medição correta para o aterramento é o menor possível, não mais obrigatoriamente deverá estar entre 0 e 10 Ohms, pois existem terrenos que nunca alcançaríamos esse valor , nem com tratamento de solo, por esse motivo houve essa alteração , a nova norma passou de 42 páginas para mais de 309 páginas , é bem extensa vejam as principais mudanças : Principais mudanças entre a antiga norma NBR-5419 / 2005 e a atual NBR-5419 / 2015 1. A primeira grande diferença entre as duas normas está na quantidade de páginas. A norma anterior possuía 42 páginas, e a norma atual possui aproximadamente 380 páginas. 2. A Análise de Necessidade de Proteção (antigo anexo B da norma de 2005), agora corresponde a PARTE 2 e passou a se chamar ANÁLISE DE RISCO. Além dos fatores de ponderação existentes anteriormente, novos fatores de risco para a edificação que até então não eram analisados passaram a ser observados. É nesta parte da norma que agora são definidos o Nível de Proteção e quais Medidas Complementares deverão ser tomadas para garantir uma proteção eficiente para a edificação, pessoas e instalações. 3. Com relação aos métodos de proteção, não houve grandes alterações, e continuam a valer o Método dos Ângulos (Franklin), o Modelo Eletrogeométrico e Método das Malhas. As maiores mudanças ocorreram no Método dos Ângulos com o aumento significativo do alcance de pequenos captores, particularmente até 2 metros. O Método das Malhas teve seus meshs (reticulados) reduzidos da seguinte forma : Classe 1 = 5 x 5 m ; Classe 2 = 10×10 m ; Classe 3 = 15×15 m e Classe 4 = 20×20 m. Também o espaçamento das descidas e dos anéis horizontais foram alterados e agora são : Classe 1 = 10m ; Classe 2 = 10m ; Classe 3 = 15m e Classe 4 = 20m. O Método Eletrogeométrico permaneceu inalterado. 4. O gráfico de Comprimento mínimo de eletrodo enterrado versus Resistividade do solo, agora foi estendido também para nível 2 de proteção, já que antes só havia relação direta entre ambos no nível 1. 5. A tabela de condutores de captação, descidas e aterramento foi aprimorada com novos materiais (aço cobreado, alumínio cobreado), e algumas dimensões mínimas e tolerâncias foram estabelecidas. 6. Os Testes de Continuidade das estruturas de concreto armado foram normalizados em duas etapas com melhor detalhamento dos seus procedimentos. 7. A medição da resistência ôhmica do aterramento do SPDA, bem como o anterior valor sugerido de 10 ohms foram retirados da norma. 8. O arranjo A (aterramento pontual) foi retirado da norma, permanecendo apenas o arranjo B (em anel) circundando a edificação e interligando todas as descidas. Este anel deve estar, no mínimo, 80% em contato com o solo.
Muito bom e interessante a formular um tutorial de um vídeo qual a causa de funcionalidade de cada tipo de ligação de sistema de aterramento independente do valor húmico de resistência do sistema de aterramento em triângulo tipo delta, estrela tipo (y), linha reta e em zigizage e em x, quando e retangular.
Parabéns pelo canal André Muitas informações valiosas e com propriedade técnica Aos curiosos e entusiastas por conhecimento, o canal é uma fonte valiosa de informações
Bom dia Professor!!! Poderia fazer um vídeo sobre se há diferença de aterramento para eletricidade e eletrônica? Caixa de drivers de painel CNC, se a margem de segurança e escoamento protege bem os delicados componentes dos drivers. As ferramentas que nos apresenta são incríveis, cada qual em seu tempo, vamos comprando. Seu canal é ótimo cara!!! Muito obrigado por tudo!!!
Parabéns pelo vídeo! Muito boa a explicação mas gostaria de pedir se possível uma explicação mais detalhada a respeito do ponto de ligação do PE e do PEN, se é no aterramento do relógio padrão da concessionária ou no quadro de distribuição. Obrigado!! Luciano.
Fala meus queridos, rsrsrsrsrs Parabéns pelo vídeo. show de bola. Fala pra gente aí sobre para-raios. Como proceder com a instalação do aterramento nas cargas, e o aterramento do para-raios. É tudo junto, tudo separado??? Como que é????
Só uma dúvida, em caso de uma casa que não sei se tem aterramento, mas, que eu necessite descarregar [a carga eletrostática do meu corpo por trabalhar com manutenção de computadores] o que seria mais viável? Esses vídeos tem me ajudado bastante entender melhor do assunto.
O neutro da rede ligado a uma superfície metálica, para poder descarregar as mãos nela, a carcaça de uma fonte ATX que não tenha tinta (galvanizada) por exemplo. Mas claro, o neutro em toda a instalação precisa estar em bom estado e sem mau contato, se a instalação estiver cheia de gambiarra e emendas mau feitas, pode acontecer do neutro dar pequenos choques quando tiver carga pesada nele, já vi neutro dar choque em uma tomada, a solução foi refazer as emendas e estanhar (em emenda a norma não recomenda mas não proíbe, se souber soldar dá certo), nunca mais deu choque no neutro. Tem que ter certeza que não vai responder romper o cabo neutro entre o último aterramento funcional e o seu quadro também, se não tiver aterramento no padrão (pode acontecer de não existir esse aterramento em ligação antiga que a concessionária arrancou os cabos e recolocou após o pagamento), nesse caso o último aterramento funcional é o do poste aterrado mais próximo, ou a haste mais próxima na vizinhança, ou seja, o seu ramal não pode desconectar o neutro, mas se não tem como saber o estado da instalação, testa com as costas da mão direita e tira o pé esquerdo do chão (desviar a corrente do coração em caso de choque), se estiver tudo ok, passe a suas mãos na carcaça ligada ao neutro e vai descarregar a estática. O ideal e dentro das normas, caso sua instalação principal tenha o cabo de ao menos 10mm², então puxe um neutro extra para sua tomada com a mesma bitola dos cabos de fase e neutro, esse será o terra TN-C-S, aí vai poder trabalhar tranquilo com os PCs, para trazer segurança mesmo em caso de perda de neutro, então precisa transformar esse TN-C-S em TN-S fazendo um aterramento estrutural e ligando ele ao neutro criando dois barramentos, o de neutro e o de terra, no caso ligar esse aterramento no barramento de terra, o barramento de neutro ao barramento de terra através de um jumper de mesma bitola do cabo principal, aí mesmo que perca o neutro no ramal da rua, nunca em hipótese alguma vai dar choque.
Boa noite, parabéns pelo canal André, tenho uma dúvida e não encontrei nenhum vídeo no RUclips. Para cerca elétrica residencial posso ligar direto no terra da casa (do quadro ou de alguma derivação) existe algum risco de retorno para os equipamentos?
Bom dia ! O aterramento sem o dps ,passando somente no barramento de terra no qdc e saindo para os circuitos tem alguma eficácia? Ótimo vídeo! Obrigado
Bom dia!!! André Seria correto? - O dps ligado ao condutor neutro, cabo 16 mm (tnc), antes do barramento do neutro. - 1 cabo 10 mm vindo do padrão para o barramento de aterramento das massas, (tns), mais uma haste próxima ao qdc. Desde já agradeço.
Parabéns pelo seu trabalho são muito bem explicado só me tira uma dúvida nesse esquema tns pode levar o aterramento do padrão porque em alguns vídeos falam que não pode usar o aterramento funcional do padrão em outro caso falam que pode gostaria se pudesse postar um vídeo na prática eu agradeço vou me escrever
eu não sou eletricista, agora eu pergunto se o aterramento é a diferença de potencial entre a fase e o neutro, dependendo do aterramento eu posso receber um tenção de até 13000volts eu recebi uma descarga quando fui prender um cabo de circuito de telefonia em uma chácara poque a escada atolou no barro, quando peguei no cabo parecia que uma mão de ferro me segurou, a corrente até roncava passando de uma mão para a outra ,minha sorte eu estava de bota e consegui pular da escada ( existindo um aterramento ligando ao neutro do circuito da rede o choque seria de no máximo de 110volt)( terra do transformador ao solo da escada ) e não isolado , um chuveiro bem aterrado e isolado é uma escada no barro
Ola, boa tarde meu nome é Cleison, canal de vcs e ótimo muito bem explicado, por acaso vcs tem algum vídeo de padrão de entrada passo a passo, e se eu posso colocar numa parede ou só um técnico responsável, obrigado um forte abraço a todos
Uma dúvida na hora de fixar a haste no solo, pode ou não pode usar a marreta com uma pedaço de madeira em cima da haste ou se deve apenas molhar o solo e ir empurrando a haste, pode se usar uma martelete na função de martelo para fixar a haste ???
Boa noite Professor André; sou inscrito no seu canal e agradeço a Deus pelos seus videos que muito tem nos ensinados. Tenho uma grande duvida sobre aterramento que é a seguinte. Quando eu tenho um bom sistema de aterramento individual chegando no meu Quadro de distribuição numa alimentação trifásica, e o neutro é interrompido o que acontece? E quando este mesmo problema acontece numa situação em que não tenho aterramento no meu quadro de distribuição,?
Pela amor de Deus, até depósitos grandes usando da mesma sacanagem, fio de 1mm com capa de 1,5mm, 2,5 com capa de 4mm, e o preço já sabe qual é!!!!!! Precisamos de vídeos urgente sobre isto
Escoar a água de dreno de ar condicionado dentro da caixa de inspeção de aterramento, tendo em vista não molhar calçadas e manter a umidade junto a haste de aterramento poder ser feito ou pode causar algum problema?
Olá este vídeo é muito bom, mas gostaria que a Engehall me apresente qual a vantagem do aterramento funcional (que não é de proteção, então pra que serve? devo então fazer o aterramento TT (proteção), no caso de uma residência é o mais indicado? gostaria de ver um vídeo sobre o uso do terrômetro. Quanto a resistência de aterramento a norma NBR não diz qual o valor, então qual parâmetro que devo usar?
André boa noite, hoje fui trocar uma resistencia que queimou e me deparei com o terra emendado no NEUTRO, mas aqui em casa o IDR é ligado em todos os circuitos, tem algum problema de levar um choque? PS.: A instalação eletrica ja tem 3 anos e nunca teve problema de choque eletrico.
boa tarde! ótimo vidéo . trabalho apenas com haste de 2,40m por 5/8 de alta camada: estou com um problema. pois comprei as mesma e só desce no maximo .60 centimetro, pois de na pedra. o que fazer nessa situação? e tambem uso cabo NÚ de 25mm do qual faço uma vala de .60 centimetro. isso está correto? ou preciso aprofudar mais esse cabo? aguardo resposta. DEUS te ABENÇOE...
+Joao Bastista Fereira Em nosso site você poderá encontrar mais conteúdos sobre aterramento Basta acessar o link abaixo : www.cursonr10.com/?s=aterramento Bons estudos !
boa tarde Andre! é possível você fazer um outro vídeo sobre aterramento estrutural nas edificações em alvenaria conforme item 6.4.1.1.10 da NBR 5410, . desde já agradeço !
Boa tarde. Duas dúvidas: Depois desse esquema eu preciso interligar o meu neutro com o meu terra? E,se é pra eu trazer um cabo do meu aterramento funcional pra dentro do meu QDC pra interligar a ele?
Em uma residência com instalação antiga em que o neutro que sai do medidor está aterrado e não existe aterramento na instalaçao das cargas dessa residência, ocasionandofuga de corrente no chuveiro, podemos fazer um aterramento individual para este chuveiro?
Eu tenho uma dúvida sobre o aterramento funcional e o aterramento do QDC. A concessionária pede cobre nú de 10 ou 16mm² para o aterarmento do padrão e a 5410 pede 50mm² para o aterramento da edificação (residência comum). Se eu fizer o aterramento do padrão com cabo de 50mm² e levar o cabo terra (PE) do padrão para o QDC (esquema TN-S), posso considerar o aterramento da proteção sendo o aterramento da minha edificação também? Ou obrigatoriamente eu tenho que fazer um aterramento para o padrão e um para a residência separadamente? Grande abraço!
⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: ➽ eletr.co/comentario?DngTx9V9Jw
a explicação está boa, porém faltou abordar em que casos usamos cada tipo de aterramento
Ótimo video, só uma correção a Norma NBR5419 mudou para versão 5419/2015 a norma diz que a medição correta para o aterramento é o menor possível, não mais obrigatoriamente deverá estar entre 0 e 10 Ohms, pois existem terrenos que nunca alcançaríamos esse valor , nem com tratamento de solo, por esse motivo houve essa alteração , a nova norma passou de 42 páginas para mais de 309 páginas , é bem extensa vejam as principais mudanças :
Principais mudanças entre a antiga norma NBR-5419 / 2005 e a atual NBR-5419 / 2015
1. A primeira grande diferença entre as duas normas está na quantidade de páginas. A norma anterior possuía 42 páginas, e a norma atual possui aproximadamente 380 páginas.
2. A Análise de Necessidade de Proteção (antigo anexo B da norma de 2005), agora corresponde a PARTE 2 e passou a se chamar ANÁLISE DE RISCO. Além dos fatores de ponderação existentes anteriormente, novos fatores de risco para a edificação que até então não eram analisados passaram a ser observados. É nesta parte da norma que agora são definidos o Nível de Proteção e quais Medidas Complementares deverão ser tomadas para garantir uma proteção eficiente para a edificação, pessoas e instalações.
3. Com relação aos métodos de proteção, não houve grandes alterações, e continuam a valer o Método dos Ângulos (Franklin), o Modelo Eletrogeométrico e Método das Malhas. As maiores mudanças ocorreram no Método dos Ângulos com o aumento significativo do alcance de pequenos captores, particularmente até 2 metros. O Método das Malhas teve seus meshs (reticulados) reduzidos da seguinte forma : Classe 1 = 5 x 5 m ; Classe 2 = 10×10 m ; Classe 3 = 15×15 m e Classe 4 = 20×20 m. Também o espaçamento das descidas e dos anéis horizontais foram alterados e agora são : Classe 1 = 10m ; Classe 2 = 10m ; Classe 3 = 15m e Classe 4 = 20m. O Método Eletrogeométrico permaneceu inalterado.
4. O gráfico de Comprimento mínimo de eletrodo enterrado versus Resistividade do solo, agora foi estendido também para nível 2 de proteção, já que antes só havia relação direta entre ambos no nível 1.
5. A tabela de condutores de captação, descidas e aterramento foi aprimorada com novos materiais (aço cobreado, alumínio cobreado), e algumas dimensões mínimas e tolerâncias foram estabelecidas.
6. Os Testes de Continuidade das estruturas de concreto armado foram normalizados em duas etapas com melhor detalhamento dos seus procedimentos.
7. A medição da resistência ôhmica do aterramento do SPDA, bem como o anterior valor sugerido de 10 ohms foram retirados da norma.
8. O arranjo A (aterramento pontual) foi retirado da norma, permanecendo apenas o arranjo B (em anel) circundando a edificação e interligando todas as descidas. Este anel deve estar, no mínimo, 80% em contato com o solo.
A melhor explicação que já vi sobre esquemas de aterramento!
o melhor vide.em 5 minutos tirou todas as duvidas
Muito bom e interessante a formular um tutorial de um vídeo qual a causa de funcionalidade de cada tipo de ligação de sistema de aterramento independente do valor húmico de resistência do sistema de aterramento em triângulo tipo delta, estrela tipo (y), linha reta e em zigizage e em x, quando e retangular.
Desde já eu agradeço a atenção
Esses vídeos fazem sucesso nas salas de aulas até hoje!
Parabéns pelo canal André
Muitas informações valiosas e com propriedade técnica
Aos curiosos e entusiastas por conhecimento, o canal é uma fonte valiosa de informações
Mt bom. Q seja oq Deus quiser.
Boa explicação, resumida e bem objetiva.
Parabéns pela ótima explicação já ganhou mais um amigo aqui sininho ativado eu trabalho com eletrônica residencial e melhor explicação foi a sua 👏👏👏
Esse vídeo ficou show de bola. Parabéns
Com certeza o melhor vídeo sobre o assunto do RUclips! Parabéns!
Parabéns, EngeHall. Não a videos que exclaresão da melhor forma possível.
OBRIGADO
Bom dia Professor!!!
Poderia fazer um vídeo sobre se há diferença de aterramento para eletricidade e eletrônica? Caixa de drivers de painel CNC, se a margem de segurança e escoamento protege bem os delicados componentes dos drivers. As ferramentas que nos apresenta são incríveis, cada qual em seu tempo, vamos comprando.
Seu canal é ótimo cara!!!
Muito obrigado por tudo!!!
Top top adorei André vlw mano alô pra BA estamos com vc
muito bom... mas vendo a pratica parece mais fácil o entendimento ..
Bom dia,
Ok, obrigado!
Abraço
Excelente explicação, me ajudou muito nos meus conhecimentos e ampliou bastante.
Parabéns Engehall, trabalho no setor elétrico a 21 anos e o material de vocês é excelente!!!
Olá, eu sou o Helberth só que de Faro, Portugal, não de Lisboa. Abraço colega!
Muito bom o tema professor!!!!
Espero mais vídeos com suas explicações
muito bom! me ajudou bastante com meu trabalho escolar.
Chow de bola Guerrero ☇
excelente aula
valeu bruno suas explicações são boas e inteligente continue sempre postando vídeo muito bons
O vídeo é maravilhoso! Mas explicações são muito rápidas!
Parabéns pelo vídeo! Muito boa a explicação mas gostaria de pedir se possível uma explicação mais detalhada a respeito do ponto de ligação do PE e do PEN, se é no aterramento do relógio padrão da concessionária ou no quadro de distribuição. Obrigado!! Luciano.
boa...
muito util a video aula, gostei.
Excelente vídeo.
boa explicaçao
Fala meus queridos, rsrsrsrsrs
Parabéns pelo vídeo.
show de bola.
Fala pra gente aí sobre para-raios. Como proceder com a instalação do aterramento nas cargas, e o aterramento do para-raios. É tudo junto, tudo separado??? Como que é????
muito bom minha mulher usa[ marca passo] e o chuveiro precisa de aterramento recomendaçaõ medica ok. e isso ai .
Parabéns gostei muito explicativo
muito bom o canal!ótimos videos bem explicados e não massantes!
Ótima explicação. Parabéns...
muito bem explicado.
Excelente Canal, parabéns
muito bom este vídeo parabéns
Excelente !
Excelente vídeo!
Excelente
obrigado pela video aula,foi de muito aproveito,e a predizádo,valeu e parabéns .esprero que continue nos ajúdano
Top demais!
O melhor mesmo!!!
Quem gosta de programação de CLP, recomendo o canal treinar serviço. Obrigado.
Excelente vídeo
Só uma dúvida, em caso de uma casa que não sei se tem aterramento, mas, que eu necessite descarregar [a carga eletrostática do meu corpo por trabalhar com manutenção de computadores] o que seria mais viável? Esses vídeos tem me ajudado bastante entender melhor do assunto.
O neutro da rede ligado a uma superfície metálica, para poder descarregar as mãos nela, a carcaça de uma fonte ATX que não tenha tinta (galvanizada) por exemplo.
Mas claro, o neutro em toda a instalação precisa estar em bom estado e sem mau contato, se a instalação estiver cheia de gambiarra e emendas mau feitas, pode acontecer do neutro dar pequenos choques quando tiver carga pesada nele, já vi neutro dar choque em uma tomada, a solução foi refazer as emendas e estanhar (em emenda a norma não recomenda mas não proíbe, se souber soldar dá certo), nunca mais deu choque no neutro.
Tem que ter certeza que não vai responder romper o cabo neutro entre o último aterramento funcional e o seu quadro também, se não tiver aterramento no padrão (pode acontecer de não existir esse aterramento em ligação antiga que a concessionária arrancou os cabos e recolocou após o pagamento), nesse caso o último aterramento funcional é o do poste aterrado mais próximo, ou a haste mais próxima na vizinhança, ou seja, o seu ramal não pode desconectar o neutro, mas se não tem como saber o estado da instalação, testa com as costas da mão direita e tira o pé esquerdo do chão (desviar a corrente do coração em caso de choque), se estiver tudo ok, passe a suas mãos na carcaça ligada ao neutro e vai descarregar a estática.
O ideal e dentro das normas, caso sua instalação principal tenha o cabo de ao menos 10mm², então puxe um neutro extra para sua tomada com a mesma bitola dos cabos de fase e neutro, esse será o terra TN-C-S, aí vai poder trabalhar tranquilo com os PCs, para trazer segurança mesmo em caso de perda de neutro, então precisa transformar esse TN-C-S em TN-S fazendo um aterramento estrutural e ligando ele ao neutro criando dois barramentos, o de neutro e o de terra, no caso ligar esse aterramento no barramento de terra, o barramento de neutro ao barramento de terra através de um jumper de mesma bitola do cabo principal, aí mesmo que perca o neutro no ramal da rua, nunca em hipótese alguma vai dar choque.
Valeu!
Top gostei do vídeo
vou ter q assistir mais umas 4 vezes
parabéns, legal bem explicativo
Posso usar o fio terra direito da haste até o final da residência e sim usar o fio terra para os equipamentos
otima explicação
Parabéns pelo vídeo aula
Sou rádio amador tenho rádio antigo a válvula É gostaria de saber qual o aterramento mais indicado .
Obrigado
Muito bom!
Parabéns!
parabens pela excelente aula!!!
Olá Professor show de bola, a minha pergunta é a seguinte: existe distância mínima entre os aterramentos funcionais e de proteção?
Top... Parabéns...👍
Boa noite, parabéns pelo canal André, tenho uma dúvida e não encontrei nenhum vídeo no RUclips. Para cerca elétrica residencial posso ligar direto no terra da casa (do quadro ou de alguma derivação) existe algum risco de retorno para os equipamentos?
Bom dia !
O aterramento sem o dps ,passando somente no barramento de terra no qdc e saindo para os circuitos tem alguma eficácia? Ótimo vídeo!
Obrigado
Bom dia!!! André
Seria correto?
- O dps ligado ao condutor neutro, cabo 16 mm (tnc), antes do barramento do neutro.
- 1 cabo 10 mm vindo do padrão para o barramento de aterramento das massas, (tns), mais uma haste próxima ao qdc. Desde já agradeço.
Parabéns pelo seu trabalho são muito bem explicado só me tira uma dúvida nesse esquema tns pode levar o aterramento do padrão porque em alguns vídeos falam que não pode usar o aterramento funcional do padrão em outro caso falam que pode gostaria se pudesse postar um vídeo na prática eu agradeço vou me escrever
Show de bola abraçoabraço
estou gostado
já dou like antes
Ótimo video...
eu não sou eletricista, agora eu pergunto se o aterramento é a diferença de potencial entre a fase e o neutro, dependendo do aterramento eu posso receber um tenção de até 13000volts eu recebi uma descarga quando fui prender um cabo de circuito de telefonia em uma chácara poque a escada atolou no barro, quando peguei no cabo parecia que uma mão de ferro me segurou, a corrente até roncava passando de uma mão para a outra ,minha sorte eu estava de bota e consegui pular da escada ( existindo um aterramento ligando ao neutro do circuito da rede o choque seria de no máximo de 110volt)( terra do transformador ao solo da escada ) e não isolado , um chuveiro
bem aterrado e isolado é uma escada no barro
Ola, boa tarde meu nome é Cleison, canal de vcs e ótimo muito bem explicado, por acaso vcs tem algum vídeo de padrão de entrada passo a passo, e se eu posso colocar numa parede ou só um técnico responsável, obrigado um forte abraço a todos
Olá, ainda não temos pois cada concessionária tem seu tipo de padrão.
Uma dúvida na hora de fixar a haste no solo, pode ou não pode usar a marreta com uma pedaço de madeira em cima da haste ou se deve apenas molhar o solo e ir empurrando a haste, pode se usar uma martelete na função de martelo para fixar a haste ???
muito bom!
Boa noite Professor André; sou inscrito no seu canal e agradeço a Deus pelos seus videos que muito tem nos ensinados. Tenho uma grande duvida sobre aterramento que é a seguinte. Quando eu tenho um bom sistema de aterramento individual chegando no meu Quadro de distribuição numa alimentação trifásica, e o neutro é interrompido o que acontece? E quando este mesmo problema acontece numa situação em que não tenho aterramento no meu quadro de distribuição,?
Por qual motivo em Augus caso aterram a estrela de motor elétrico.
Pela amor de Deus, até depósitos grandes usando da mesma sacanagem, fio de 1mm com capa de 1,5mm, 2,5 com capa de 4mm, e o preço já sabe qual é!!!!!!
Precisamos de vídeos urgente sobre isto
Show
Escoar a água de dreno de ar condicionado dentro da caixa de inspeção de aterramento, tendo em vista não molhar calçadas e manter a umidade junto a haste de aterramento poder ser feito ou pode causar algum problema?
Qual é o melhor modelo e marca de terromentro? Qual você usa?
muito bom
Muito bom. Porém a minha dúvida é? Quando surgiu a necessidade do aterramento? Quem descobriu essa necessidade?
muito lega D+
Olá este vídeo é muito bom, mas gostaria que a Engehall me apresente qual a vantagem do aterramento funcional (que não é de proteção, então pra que serve? devo então fazer o aterramento TT (proteção), no caso de uma residência é o mais indicado? gostaria de ver um vídeo sobre o uso do terrômetro. Quanto a resistência de aterramento a norma NBR não diz qual o valor, então qual parâmetro que devo usar?
Boa noite
As astes do aterramento pode ser usada para spda
André boa noite, hoje fui trocar uma resistencia que queimou e me deparei com o terra emendado no NEUTRO, mas aqui em casa o IDR é ligado em todos os circuitos, tem algum problema de levar um choque?
PS.: A instalação eletrica ja tem 3 anos e nunca teve problema de choque eletrico.
Muito bom!!mas Se puder explique mas sobre aterrameto IT??
Anotada sugestão, VALEU
👏👏👏👏👏👏show
gostei
Favor, a bitola do cabo ligado as haste, deve seguir a mesma regra dos cabos no circuito, como vc mostrou no vídeo?
Top
boa tarde! ótimo vidéo . trabalho apenas com haste de 2,40m por 5/8 de alta camada: estou com um problema. pois comprei as mesma e só desce no maximo .60 centimetro, pois de na pedra. o que fazer nessa situação? e tambem uso cabo NÚ de 25mm do qual faço uma vala de .60 centimetro. isso está correto? ou preciso aprofudar mais esse cabo? aguardo resposta. DEUS te ABENÇOE...
tenho que estudar mais sobre aterramento
+Joao Bastista Fereira Em nosso site você poderá encontrar mais conteúdos sobre aterramento
Basta acessar o link abaixo :
www.cursonr10.com/?s=aterramento
Bons estudos !
quero aprender como fazer um aterramento de um contador residencial
Qual é a diferença de usar haste de alumínio ou de cobre?
muitos naõ liga para o a terramento mas deveria ok.
André,
Parabéns pelo ótimo conteúdo e qualidade dos vídeos.👌🏾👌🏾👍👍.
Vcs não todos os vídeos disponível em dvd ou em um único link?
Obrigado e abraço
Você pode acessar todos os vídeos diretamente no canal >> ruclips.net/user/cursodenr10videos
Abraços e obrigado pelo apoio!
boa tarde Andre! é possível você fazer um outro vídeo sobre aterramento estrutural nas edificações em alvenaria conforme item 6.4.1.1.10 da NBR 5410, . desde já agradeço !
Na verdade já sou escrito
Boa tarde. Duas dúvidas: Depois desse esquema eu preciso interligar o meu neutro com o meu terra? E,se é pra eu trazer um cabo do meu aterramento funcional pra dentro do meu QDC pra interligar a ele?
André boa tarde, numa caixa de expensao posso colocar duas aste de aterramento, para realizar um esquema TT. Aguardo uma resposta abraço Valter Mello.
Em uma residência com instalação antiga em que o neutro que sai do medidor está aterrado e não existe aterramento na instalaçao das cargas dessa residência, ocasionandofuga de corrente no chuveiro, podemos fazer um aterramento individual para este chuveiro?
Eu tenho uma dúvida sobre o aterramento funcional e o aterramento do QDC. A concessionária pede cobre nú de 10 ou 16mm² para o aterarmento do padrão e a 5410 pede 50mm² para o aterramento da edificação (residência comum). Se eu fizer o aterramento do padrão com cabo de 50mm² e levar o cabo terra (PE) do padrão para o QDC (esquema TN-S), posso considerar o aterramento da proteção sendo o aterramento da minha edificação também? Ou obrigatoriamente eu tenho que fazer um aterramento para o padrão e um para a residência separadamente? Grande abraço!
Boa noite André! Gostaria de saber se o terrometro da marca Allnec modelo TPA2000 de fabricação nacional realmente funciona. Desde já agradeço.