João do Rio (2/2) - De Lá Pra Cá - 13/02/2011

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • Neste De lá Pra Cá, os cento e trinta anos de nascimento de João do Rio, o cronista da cidade.
    João Paulo Emílio Cristovão dos Santos Coelho Barreto, ou simplesmente Paulo Barreto foi um escritor talentoso e também o primeiro jornalista profissional do Brasil. Ao longo de sua carreira, usou mais de dez pseudônimos para assinar os artigos, reportagens, críticas, contos, romances peças de teatro e as crônicas que escreveu.
    Mas foi como João do Rio que se tornou famoso e assinou o melhor de sua obra. Foi como João do Rio que descreveu a alma carioca através das ruas da cidade, explicando as transformações pelas quais ela passava no começo do século XX. Soube como ninguém esmiuçar o cotidiano, falar de sua gente, descrever os salões elegantes e a vida dos miseráveis. Como nenhum outro, expôs as entranhas da cidade - sempre com um olhar crítico, que muitas vezes chegava ao sarcasmo. As inúmeras crônicas que publicou são um verdadeiro aprendizado de jornalismo, literatura e porque não, de história.
    Participam deste programa a historiadora, antropóloga e autora de "Olho na Rua: A cidade de João do Rio", Júlia O'Donnell, biógrafo, autor de "João do Rio -- Vida Paixão e Obra", João Carlos Rodrigues, professor de literatura, organizadores de "As melhores crônicas de João do Rio", Fred Góes e historiador PU e UERJ, autor de "João do Rio -- A cidade e o poeta", Antonio Edmilson Martins.
    De Lá Pra Cá: todo domingo às 18h, reapresentações às sextas-feiras, às 20h30, na TV Brasil. Apresentação de Ancelmo Gois e Vera Barroso.
    Para mais edições, acesse: tvbrasil.org.br...

Комментарии • 3

  • @andressabufulin496
    @andressabufulin496 Год назад

    🌻 muito obrigada pelo vídeo. Realmente, muito atual.

  • @marcomarinelli3492
    @marcomarinelli3492 Год назад

    Muito interessante por o intelectual brasileiro tão intrigante...🎉

  • @joealves6033
    @joealves6033 Месяц назад

    Tarlatana é o tecido da roupa do bebê. É o mesmo dos forros de vestidos. Os mesmos das roupas da bailarina.