Lima Barreto (1/2) - De Lá Pra Cá - 03/04/2011
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Neste de Lá Pra Cá, a vida e a obra de Afonso Henriques de Lima Barreto, o escritor que inventou o romance social brasileiro.
Junto com Machado de Assis e João do Rio, Lima Barreto formou a trinca dos melhores cronistas sociais do Rio, então capital da República. Como os outros dois, ele também era mestiço e sofreu discriminações. Mas ao contrário dos demais, nunca foi aceito no ambiente intelectual de uma sociedade que ainda guardava os traços de uma escravidão recém abolida. Além de denunciar a hipocrisia e os preconceitos do tempo em que viveu, Lima Barreto criou um estilo novo de escrever, marcado por um texto simples, de linguagem direta e coloquial, que influenciou os modernistas que mudaram as artes e a literatura brasileira a partir de 1922.
Pobre, alcoólatra e depressivo, esteve internado três vezes no hospício nacional. Morreu jovem, doente e abandonado, aos 41 anos, consumido pela tristeza e pelo anonimato. Deixou uma obra vasta: dezessete volumes divididos em contos, romances, crônicas, sátira política, crítica literária e memórias. Seu trabalho é estudado no Brasil e no exterior; ganhou traduções em mais de dez idiomas.
Participam deste programa o professor e acadêmico Domício Proença Filho, a biógrafa Luciana Hidalgo e a antropóloga Lilia Moritz Schwarcz.
O programa, apresentado por Ancelmo Gois e Vera Barroso, vai ao ar, pela TV Brasil, todo domingo às 18h. Reprises nas sextas-feiras, às 20h30.
Para mais edições, acesse: tvbrasil.org.br...
Tinha feição de gênio..
Lima Barreto, um excelente escritor. Top!
Show! Obrigada
Quanto mais triste, mais bonito fica, a melancolia dá um tom único. Aprender um pouco sobre a vida do autor ajuda a sentir mais suas respectivas obras. Obrigado pelo conteúdo, que por sinal também é incrível!
A vida maltrata o conceito de "bom", pobre Policarpo.
Este programa deveria continuar..volta Anselmo..salve-nos da ignorância..
Eu gostei muito do livro de Lima Barreto.👏👏
Lima Barreto além de um dos autores brasileitos mais brilhantes foi um grande crítico da sociedade hipócrita e injusta do Brasil de sua época. Infelizmente ao lê-lo hoje em dia podemos constatar que muito pouco mudou.
Excelente 👏👏
Amei a reportagem sobre Lima Barreto fala de coisas muito importantes ,que muita das vezes nem percebemos!
Parabéns pelo programa. Lima Barreto é um gigante da literatura brasileira. Um crítico feroz da sociedade brasileira da época. Estou com um livro dele aqui Os bruzundangas. Muito dificil achar. Consegui na estante virtual.
Adorei que ele era contra os edifício
Muito bom!
Era negro e pobre como se isso fosse um defeito em nós seres humanos,fomos feito por amor e é isso que devemos buscar o amor a felicidade a bondade a liberdade,mas infelizmente o homem brasileiro não entende essas coisas.
Meu querido no Brasil de passado escravista isso é motivo mais do que suficiente para dominar, hierarquizar, subjugar e discriminar...
Kkkkk queria ver você negão naquela época
Não usar o termo "mulato" devido a origem da palavra.
Lima Barreto foi um escritor de transição: fiel ao modelo do romance realista e naturalista do final do século XIX, é o expoente máximo ao tratar das eternas mazelas da Terra brasilis. A atual novela "Lado a Lado" tem "bebido" nesta fonte de uma forma bastante surpreendente e prazerosa.
O filme do Policarpo Quaresma foi horrível! Detruíram a história!
Excelente!