O maior problema no Brasil é a ignorância da população. Querem um país melhor mas não querem estudar, não querem conhecer os candidatos (sua propostas e principalmente sua vida na política) , sempre acham que vão dar um jeitinho. Falta mais participação da população, mas como dizem "futebol, religião e política não se discute" enquanto esse for o pensamento nada vai mudar.
O pior de tudo é a falta de consciência de classe, que é consequência dessa falta de estudo que você mencionou. É inacreditável a quantidade de pobre defendendo o interesse dos ricos, acreditando que serão ricos um dia, além da classe média que acredita que está distante da pobreza e próxima da riqueza, não enxergando o abismo que separa a classe média dos ricos, e basta perder o emprego ou uma despesa grande inesperada que nunca mais consegue quitar as dívidas e perde tudo o que conquistou.
@@anonymoususer855 o problema do pobre não é o rico, é a sua própria incapacidade de aprender e produzir algo de valor para ele mesmo e para a sociedade.
Concordo. mais de 90% da população do país não possui base nenhuma para sustentar qualquer tipo de argumento em uma discussão ou ao menos senso crítico.
@@adeiltongf1510 O problema do pobre é por que existe toda uma sociedade baseada privilégio para pessoas com dinheiro (que a maioria das vezes é herdado de explorações passadas), e assim o papel dele no mundo e continuar o funcionamento dele como é, uma vida boa pra poucos e a procura de um sonho impossível para 99% da população
@@flaviomasaki3909 a maior parte das pessoas que são ricas hoje vieram das camadas mais populares da sociedade, dar muito dinheiro a uma pessoa pobre não a torna rica, pessoas que ganharam milhões da mega sena voltam a serem pobres depois de um tempo porque simplesmente só tinham dinheiro e não sabiam fazer nada na vida, gastaram todo o dinheiro e voltaram a ser pobres de novo, se tomar o dinheiro dos ricos e dar para os pobres todos ficaram pobres, se os pobres estudarem e trabalharem igual as pessoas que ficaram ricos, pode ser que não fiquem ricos mas com certeza deixarão de ser pobres. Quando famílias ricas passam heranças milionárias para filhos vagabundos, eles gastam tudo e ficam pobres também ou morrem de overdose cedo, se uma pessoa não produz nada com certeza ela vai ser pobre ou virar bandido independente da origem social.
Os dois são muito inteligentes slk. Não sei como conseguem lembrar de tudo que estuda. Eu estudo uma coisa por vários dias, meses e aí 3 dias depois de estudar eu já esqueci tudo.
Isso tinha que ser colocado nas aulas das escolas, primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio. Essa conversa foi muito melhor do que 80% das aulas que eu tive até hoje!
Uma coisa que me veio a cabeça quando eles falaram da diferença entre diálogo e retórica, é como nas escolas sempre que temos um debate (como no novo ensino médio agora, ou nas escolas americanas com os clubes de debates), esse debate é competitivo, então acho que crescemos um pouco com uma noção distorcida de que um diálogo é igual a um debate, e logo deve ser vencido
É uma conversa extremamente necessária, os ultimos anos de certa forma nos empurraram pra fora de uma análise sincera e nos colocaram simplesmente como quem lacra mais, quem briga mais, quem grita mais, e assim nao chegamos a nada. Talvez pensar que não existe verdade absoluta em nenhum dos dois lados predominantes (left-right haha) mas tentar realmente entender o que pode ser aproveitado de cada lado, desde que ambos estejam dispostos a esta conversa.
Se quiserem façam mais vídeos sobre política. Vocês são tão inteligentes e inspiradores. É fácil de entender, é gostoso de aprender quando vocês falam.
"Vencer no grito" não é só no Brasil, e faz parte da própria lógica democrática. As pessoas se tornam histéricas para parecerem ter uma opinião majoritária.
Só vence no grito quem compete com pessoas sem cérebro e sem opinião própria.. Tipow eles falo eu sou preguiçoso eu incapaz o bastante pra não estudar e forma uma opinião própria.... Afinal quem se rende a grito são pais de crianças mimadas!
Eu percebo que essa radicalização cresceu junto com a expansão dos conteúdos na internet. Hj em dia a maioria esmagadora das pessoas buscam conteúdos que confirmam a forma como a pessoa pensa. E quanto mais a pessoa se isola nisso, passa a encarar que o que diverge é errado e não deveria existir.
Isso é falso, os conteúdos da internet democratizaram o conteúdo que antes só tinha um lado falando. Essa bolha nasce da falta de capacidade de se questionar o meio onde se vive, isso foi intencional, criando alunos que não questionam de fato, só repetem jargões prontos.
Talvez a Web pode ter potencializado esse fenômeno, mas não penso que deva ser encarado com a causa. A causa, provavelmente, reside muito mais na educação pífia que a população vem recebendo há décadas do que na Web.
Depende, eu só fui entender mais sobre política por causa da internet, isso não me tornou um radical e sim alguém que tem uma ideologia bem definida, mas sempre está disposto a discutir, até porque foi com base nisso que eu escolhi meu viés.
Não citei que os conteúdos da internet foram a causa, mas sim que houve um crescimento da polarização juntamente com o crescimento da facilidade de acesso à informação. Se pensarmos que o acesso à informação faria com que as pessoas acabariam se tornando mais abertas ao debate, vemos que, na maioria das vezes, a pessoa busca apenas a informação que embasa o argumento dela e aquilo que ela acredita. E quanto mais a pessoa se aprofunda nisso, a polarização ganha força e o debate se torna algo tóxico, pois a pessoa não aprende a respeitar que há visões e opiniões divergentes do que ela acredita. Todas as pessoas são assim? Com certeza não. A internet propiciou e muito que as pessoas busquem, de forma independente, a informação que desejam consumir. É uma ferramenta extremamente valiosa, mas a internet é isso, uma ferramenta, porém que precisa ser utilizada com sabedoria.
Isso não vai mudar tão cedo. No Brasil está enraizado o que eu chamo de política BBB. No Brasil, uma eleição é uma votação pro BBB são completamente equivalentes no sentido de que não existe uma análise e escolha do que a pessoa acha melhor e sim de que ela "não quer perder a eleição". Quem é de interior sabe como isso é muito verdade. A grande maioria escolhe um candidato e aí seguem defendendo ele não importando absolutamente nada do que ele ou outros falem. E pessoas que se mostram aversas a essa cultura normalmente são rechaçadas pois se a pessoa não é a favor do candidato dela então está contra ela. Eu realmente acho bem improvável que a curto prazo ( algo entre 5 a 10 anos) essa cultura mude. Mas como foi dito do vídeo, eu realmente espero que eu esteja completamente errado nisso.
@@Vector_Fodon-Vessi Cara.. Não sei como a monarquia seria mais decentralizado.. Papo 10 mesmo... Mas é impossível qualquer ação de longo prazo no Brasil justamente porque é essa briga a cada 4 anos.
@@Vector_Fodon-Vessi Tipo, eu não tenho argumentos que dizem o porque não seria descentralizado porque eu literalmente não sei como isso funcionaria. A minha visão é mais que um sistema totalitário, consegue ser muito mais efetivo em ações a longo prazo como a gente vê na china. O político precisa agradar a massa e pra isso soluções de curto prazo que muitas vezes mascaram o problema são muito mais eficazes que uma solução que a população só vai sentir a mudança na próxima ou até mesmo mais gerações posteriores. PS: Não to dizendo que devemos viver numa ditadura(Porque tem N outros problemas junto) e sim colocando o que cada sistema é e sistemas baseados em possibilidade de mudança drástica de governo é inviável aplicar soluções de longo prazo. Quando a pessoa não precisa agradar pra se manter no poder, essas soluções podem se tornar viáveis.
Porque estão falando de um país no qual nasceram, e que eles tem conhecimento o bastante pra falar, não é porque estão em outro país que deixaram de ser brasileiros.
@@CesarRavenclaw ser formado em uma área não faz dessa pessoa autoridade. Mesmo que fossem... Um argumento de autoridade (argumentum ab auctoritate), também chamado de apelo à autoridade, ou argumentum ad verecundiam, é uma forma de argumento em que a opinião de uma autoridade sobre um tópico é usada como evidência para apoiar um argumento. As opiniões deles têm viés político, o que faz deles hipócritas.
Como professor me sinto cada vez mais desanimado com a situação do país. Pais despreparados e ignorantes (No sentindo de tamparem os ouvidos para as necessidades das crianças), um sistema que beneficia quem finge que trabalha, mas não o faz... Hoje em dia as pessoas não sabem respeitar a posição de relevância hierarquica no que tange ao conhecimento. Por mais que muitas pessoas humildes consigam adquirir cultura sem necessariamente frequentar universidades, isso não inviabiliza o valor do conheciment acadêmico. Parecerá muito egocêntrico o que direi, mas é preciso que seja dito: Quem entende de educação é professor/pedagogo. Quem entende de saúde são profissionais da área da saúde. Quem entende de saúde mental são profissionais da saúde mental. Eu lamento demais ver as pessoas DESCONFIANDO da ciência pq não entendem (ou não é explicado) o que é o adequado. Talvez eu tenha me expressado mal, no entanto, está sendo muito desgostoso trabalhar com educação nesse país.
Eu estava conversando com meu noivo sobre isso um dia desses. Tem pessoas que são tão boas a vida toda e no primeiro vacilo que comete parece que a ela vira a pior pessoa do mundo. É bizarro, a galera hoje em dia só avalia o micro e esquece o macro
todos os brasileiros tinham que ver esse video, vcs sao uma inspiração enorme, eu ainda tenho esperança de um pais melhor e é nesse ponto que devemos tocar ! parabens!
eu tenho 12 anos e entendi bem qual é o problema do diálogo em relação ao governo, pois o diálogo como vocês disseram "quem perde, sai aprendendo por que vc perdeu" (pelo que eu entendi) nós estamos perdendo o diálogo e aprofundando em retórica e usam termos q não tem haver q estamos passando e ameaçando coisas incoerentes não só o governo e sim todo o brasil. Vocês são muito legais pois além de entretenimento vós falam coisas importantes para sociedade. Adoro vocês 😘
"Toda a gente que eu conheço e que fala comigo Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes na vida Quem me dera ouvir de alguém a voz humana Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia Que contasse, não uma violência, mas uma covardia Não, são todos o ideal, se os ouço e me falam Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil Ó príncipes, meus irmãos" (Fernando Pessoa)
Sair da polarização é essescial para pacificar o Brasil. Escutem um pouco do Ciro Gomes, o único que tá falando dos problemas e das soluções. Ajudou o Itamar no plano Real e combateu a inflação.
O melhor exemplo disso é o debate que tivemos recentemente entre o Bolsonaro e o Lula, foi totalmente sem pé e cabeça, não tinha uma estrutura... Foi verdadeiramente vergonhoso.
Que aula! Admiro muito a inteligência de vocês e o jeito que expressam de forma simples e clara, tornando esse assunto tão delicado tão entendível. Obrigada!
Fico muito contente em ver pessoas tão influentes falando de um tema muito importante porém negligenciado no Brasil, até mesmo no meio acadêmico, tendo minha experiência como estudante vejo uma certa dificuldade em propor projetos extensionistas voltados a esse assunto que na minha opinião é de suma importância para o avanço do país, amo vocês ❤❤
"A política é necessária. Melhora a nossa vida" Brasil colônia: Protestos por 20% de imposto. Brasil atual: 13 tipos de impostos correspondentes a no mínimo 40% de imposto, sem mencionar as demais taxas e a inflação. América latina: Afundando na inflação... (no minimo) Mundo: Afundando na inflação... (sem mencionar as guerras)
Outro erro é correlacionar o progresso tecnológico e social com a política... Muitos dos mecanismos que permitem esse desenvolvimento são na verdade marginais a própria estrutura política, de tal forma que as pessoas simplesmente descumprem leis e regulamentos péssimos, para conseguirem fazer o que deveria ser considerado como normal. E tanto isso é fato, que muitos dos trabalhos que hoje existem, são feito de forma informal!
Concordo com a Nilce e com o Leon. É nossa a responsabilidade de escolher os melhores candidatos. Porém, infelizmente, esbarramos na escolha prévia que nos é apresentada pelos partidos e as premissas adotadas para tal. Enquanto os partidos mantiverem a prática de nos oferecer candidatos que sabidamente não serão eleitos, ou serão eleitos por popularidade ou presença midiática com o simples objetivo de captar votos para a legenda, estaremos numa aposta viciada. Complementando, são mantidos os carreiristas já conhecidos por suas questionáveis ações e decisões, mas que são ofertados como alternativa aos extremamente inviáveis listados em seu menu. Assim, podemos considerar que se apresentam em cada período uma quantidade tão pequena de candidatos qualificados, que se torna praticamente impossível preencher uma bancada com os tais.
O ponto é que o diálogo de hoje em em dia deixou de ser algo com a finalidade de aprender, para ser algo pra você provar o seu ponto e fazer as pessoas acreditarem noque você está dizendo (vejo isso constantemente no meu trabalho)
“Não se sangra em tanque de tubarão”Um tempo desses eu ouvi essa frase, e lembrei que ja tinha ouvido várias outras vezes na construção de valor de uma pessoa, frase essa repetida pelos gigantes donos de empresa que palestram, e repetidas pelos couchs. É esse tipo de pensamento que vai destruir o dialogo e essência da evolução humana que é o reconhecimento do erro pra evoluir.
Isso de "Não é a opinião de qualquer um que é válida" é uma ferramenta que é usada diversas vezes para dar carteirada e invalidar a opinião do outro. Sei que não é o caso de vocês, mas já cansei de ver as pessoas fazendo isso umas com as outras bem como já tentaram comigo.
Ele vê alguma cor aí que a gente não tem como saber, mas o que acontece é que essa cor que ele vê é a mesma pro azul e pro roxo, então quando ele olha pro céu pode muito bem ser roxo ou azul, já que ele n sabe a diferença.
Gente é óbvio que ele sabe a diferença, se ele vê roxo por exemplo e todo mundo fala que realmente é roxo então ele sabe como o roxo se parece, e se ele olha pro céu e vê a mesma cor então ele fala que é roxo...
Pode ser que quem crava o martelo pra dizer que nunca foi tão ruim esteja só passando muito tempo no Twitter. Não sei se nunca foi tão ruim, até porque eu nunca estive nas reuniões dos deputados que acontecem fora da câmara. Nem atualmente, nem antigamente. O que se vê na TV câmara e na TV senado é showzinho pra ganhar eleitor, o debate real acontece por trás das câmeras. O que eu sei é que existem alguns deputados hoje que estão dispostos a estudar sobre o tema que está votando e formar sua opinião e existem aqueles que seguem seu partido cegamente, e acho que isso é o maior problema...
02:20 Eu entendo o que vocês falaram, o problema (PARA MIM) é desenvolver e controlar essa animosidade . Meu medo realmente é o pôr em prática dos meus pensamentos e ideologias e ser "devorado na internet". O que parece é que existe uma pressão invisível onde você não pode falar nada além do que "já vem sendo discutindo"... Falo tanto de maneira pessoal, quanto de como a internet vai receber e interpretar o que se tem a falar.
Sim, você será devorado por uma manada raivosa. Tente postar nesse vídeo algo contrário aos diversos pontos apresentados pelos autores como verdades inegociáveis, como por exemplo: renda Básica, Twitter, Paulo Freire, achar que os políticos dos anos 90 eram melhores dos que o de hoje. Eu sou velho, esses caras que estão no poder hoje são os mesmos dos anos 90. Esse políticos estão falando besteira há 3 décadas, mas para Leo esse é um problema das últimas duas legislações, sério mesmo! Esse vídeo é um ótimo exemplo de retórica e não de diálogo.
Video muito bom, como é bom conversar, discutir ideias, mudar percepções, adquirir outras novas...mas infelizmente a sociedade caminha para um lado cada vez mais obscuro da total "certeza de algo". O ego cada dia mais é inflado, e a necessidade de ser aceito e visto como referência a terceiros torna tudo pior, queremos ser o protagonista das nossas vidas e da vida dos outros também. As pessoas não estão mais se dando a possibilidade da dúvida e estar em dúvida é algo quase que ofensivo atualmente, com isso, muitos se veem na obrigação de "aderir" a alguma perspectiva absoluta, um lado imutavel, uma opinião chumbada, colada e pregada! Eu simplesmente não sou mais capaz de discutir sobre politica, assistir vocês dois falando sobre... ja é algo prazeroso pra mim.
Obrigado pela iniciativa. Nossa democracia que ainda está em construção depende de pessoas mais bem informadas e isso é um processo que não tem fim. Democracia se constrói de forma ininterrupta e depende da lucidez e capacidade de todos os cidadãos. Beijos proceis tudo.
Infelizmente existem MUITAS pessoas hoje que só acreditam em notícias, fatos, informações e estudos que corroboram com o que elas gostam. Se a realidade não for o que ela gosta, ela vai procurar fontes que corroboram com ela, ainda que não tenha credibilidade alguma.
Conceitos muito bem colocados, uma massa de ensino sobre perspectivas diferentes com muita clareza. Só tive acesso a esse tipo de conteúdo a partir da faculdade, meu coração aquece quando pessoas influentes trabalham assuntos atuais saudavelmente. Parabéns pelo trabalho, vocês são maravilhosos! 😃
Só de pensar em dizer isso, que política se faz com diálogo e argumentos, que surgem de dentro do chão um exército de terroristas da política dizendo: -"Quem vive em cima do muro e não escolhe um lado, não deveria discutir política "!
Você não pode discordar da opinião do mundo, mas o mundo pode discordar, te acusar, e criar até um nome pra te machucar. A real é que as pessoas preferem fingir que estão certas. Elas só FINGEM que estão certas pra não ter que admitir a si mesmas que, mesmo sabendo, estão erradas ao fazer certas COISAS. Edit: Se alguém se sentir preso em sua mente querendo alguém pra desabafar e, por um momento, escapar deste mundo opressor e ignorante, eu estou aqui. Só comentem aqui algo que querem falar mas têm medo que o mundo te julgue e acuse por somente ter uma opinião diferente da deles.
Ciro Gomes é, de longe, a melhor opção. Não precisa gostar dele para perceber que o cara é inteligentíssimo e MUITO experiente, além de ter cumprido com êxito os cargos executivos que ocupou: como Ministro da Fazenda de Itamar Franco, entregou a menor inflação até hoje e ajudou a criar o Real (pesquise nas fontes oficiais), como Ministro da Integração de Lula, tirou o dificílimo projeto de transposição do rio SF do papel, como Governador do Ceará, ajudou a formular a política que hoje coloca o CE em PRIMEIRO LUGAR na educação pública básica do Brasil (pesquise as fontes oficiais), como Prefeito de Fortaleza, ganhou prêmio internacional por reduzir mortalidade infantil e criou o Canal do Trabalhador em tempo recorde (pesquise).
Sugiro que vc leia sobre as coisas que ele fala. Anote os dados citados por ele e leia sobre o assunto. Vc vai se surpreender. Ele não é o que parece. Infelizmente. Sobre a educação...meu Deus! Leia...procure na internet.
Mencionei onde buscar e já fiz essa busca. Assino embaixo tanto na questão da educação no Ceará quanto no recorde de menor inflação, pois verifiquei os dados oficiais em ambos os casos. Se você se refere a uma matéria sensacionalista feita por um "jornalista" (que na verdade é um opositor político) sobre supostas fraudes na educação do Ceará, isso já foi desmentido há muito tempo.
De forma bem simplista, Paulo Freyre diz que a educação é libertadora. Pois somente ela, a educação, pode libertar o indivíduo das amarras da própria ignorância, ignorância está à qual todo ser humano nasce atrelado. E por educação Paulo Freyre não se refere somente ao que é ensinado nas escolas, mas também no convívio social de troca de experiências.
Verdade, N é acaso que temos as piores notas nos testes internacionais de conhecimento: é de fato libertadora a sensação de liberdade que a escravidão traz, afinal n temos para onde correr.
Meu caro@@sanninkiko, parece que você não entendeu bulhufas do que falei. A escravidão foi um problema passado com consequências que reverberam até hoje em nassa sociedade. Quanto a resultados em testes, eles são reflexos das politicas educacionais aplicadas no sistema escolar por "orientação" - para não dizer exigência - do governo federal, políticas estas que seguem muito mais um modelo fordista, que prepara o indivíduo para o mercado de trabalho com o minimo de conhecimento o possível para servir de mão de obra. Contrário a este modelo fordista, o metodo de educação de Freyre prega uma educação que prepara e estimula o pensamento crítico, no qual, o indivíduo possa ter conhecimento suficiente para perceber e julgar tudo que ocorre ao seu redor, e assim, ser capaz de se auto conhecer e buscar o melhor para si e para todos.
@@PegadaNerdde fato, é uma linha de produção. Mas isso n tira o mérito do conhecimento necessário para entrar no mercado de trabalho, até pq produzimos valor para nossa sociedade com o próprio trabalho. E é muita presunção achar q o mundo inteiro está erra, a Ocde inteira está errada e o Brasil, serie C do mundo, é o que propõe de fato o ensino "crítico", como se os outros não o fossem. É disso mesmo que estou falando: nossa educação freyriana é tão patética q sequer vc conseguiu entender o quão preocupante eu vejo a situação. Não interessa o malabarismo semântico, o fato é que esses testes indicam nossa defasagem. Infelizmente...
@@sanninkiko então, nossa educação não é, como você disse, Freyriana. Ela tende mais para o mecanicismo do modelo fordista, pois a educação brasileira prioriza tornar os indivíduos pessoas que sabem o minimo necessário para trabalhar e não indivíduos críticos que possam identificar, categorizar e julgar a sociedade na qual está inserido. Você, como está plenamente inserido no modo fordista de ver o mundo, não consegue ver que as politicas educacionais brasileiras não seguem o metodo de Paulo Freyre.
Acho que existe tanta discordância, porque nem tudo que é dito como fato, realmente é fato. Vou dar um bom exemplo, se você pegar a ficha técnica de qualquer carro, lá tem quantos cavalos e quanto de torque tem o carro, isso é um fato? depende, porque tem muita gente que compra carro 0, poe no dinamometro e dá diferença de valores ao emitido pela concessionária. Já tiveram várias pesquisas de cientistas que cairam por terra depois de um tempo.
Amo ver vcs debatendo política pq vcs conseguem falar dos assunto da forma mais neutra possível sem tender para a esquerda ou a direita e se baseando em varios pensadores e filósofos
"Estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo? Então sou só eu que é vil e erróneo nesta terra? Poderão as mulheres não os terem amado, Podem ter sido traídos - mas ridículos nunca! E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído, Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear? Eu, que tenho sido vil, literalmente vil, Vil no sentido mesquinho e infame da vileza." (Fernando Pessoa)
Apesar que eu seja bastante a parte de política, de uma coisa é fato, a forma que é feita politica hoje ta errado pros dois lados, e os representantes tão parecendo crianças brigando pelo ultimo pedaço de bolo. E é fato também precisamos de uma reforma politica urgente, e colocar o país nos trilhos novente.
Pra mim é assim, apartir do momento que um político começa a misturar religião com seja lá qual for o assunto, ele já não deve mais ser ouvido. Todo mundo sabe que ele só faz isso pq sabe que ninguém aqui no Brasil, vai questionar algo religioso, por mais absurdo, extremo e exagerado que a coisa seja
Apartir do momento que um político propõem a limitação da liberdade de expressão ou de liberdades individuais também não deveria ser ouvido, mas a questão é quem fala não o que se fala.
@@erikperhs_ tô falando da monarquia quando era um império quando ERA UM IMPÉRIO. Eu moro em uma monarquia e posso dizer que para mim parece melhor que a república mas eu queria ouvir isso dos profissionais
Se fôssemos totalmente honestos, não buscaríamos em cada debate senão trazer a verdade à luz, totalmente despreocupados se ela está em conformidade com nossa opinião previamente apresentada ou com a do "adversário".
Vendo esse vídeo depois do debate "Criação x Evolução" do Inteligência ltda. e essa questão da retórica e do diálogose encaixa muito bem lá. Os cientistas querendo dialogar, mostrar o que há de errado e ensinar os criacionistas, que por sua vez só queriam invalidar, debochar e ignorar os argumentos para invalidar a ciência como um todo e "derrotar" os cientistas.
A diferença entre Teoria e Prática. Na fala tudo isso dai é perfeito, pecam e poucas coisas ! Na realidade? O ser humano é individualista, egoista, autoritário... Aceitem, a LIBERDADE é o caminho, diminuir o poder do ESTADO e consequentemente seu tamanho. A solução não está em governantes e engravatados, está na liberdade, um bem que supera a própria vida ! Experimente viver sem liberdade e vai perceber.
Tenho explicar esses conceitos de fato vs. opinião para os meus alunos do ensino médio na escola pública quase todos os dias. E eles, muitas vezes, me olham como se eu fosse de Marte!
O maior problema no Brasil é a ignorância da população. Querem um país melhor mas não querem estudar, não querem conhecer os candidatos (sua propostas e principalmente sua vida na política) , sempre acham que vão dar um jeitinho. Falta mais participação da população, mas como dizem "futebol, religião e política não se discute" enquanto esse for o pensamento nada vai mudar.
O pior de tudo é a falta de consciência de classe, que é consequência dessa falta de estudo que você mencionou. É inacreditável a quantidade de pobre defendendo o interesse dos ricos, acreditando que serão ricos um dia, além da classe média que acredita que está distante da pobreza e próxima da riqueza, não enxergando o abismo que separa a classe média dos ricos, e basta perder o emprego ou uma despesa grande inesperada que nunca mais consegue quitar as dívidas e perde tudo o que conquistou.
@@anonymoususer855 o problema do pobre não é o rico, é a sua própria incapacidade de aprender e produzir algo de valor para ele mesmo e para a sociedade.
Concordo. mais de 90% da população do país não possui base nenhuma para sustentar qualquer tipo de argumento em uma discussão ou ao menos senso crítico.
@@adeiltongf1510 O problema do pobre é por que existe toda uma sociedade baseada privilégio para pessoas com dinheiro (que a maioria das vezes é herdado de explorações passadas), e assim o papel dele no mundo e continuar o funcionamento dele como é, uma vida boa pra poucos e a procura de um sonho impossível para 99% da população
@@flaviomasaki3909 a maior parte das pessoas que são ricas hoje vieram das camadas mais populares da sociedade, dar muito dinheiro a uma pessoa pobre não a torna rica, pessoas que ganharam milhões da mega sena voltam a serem pobres depois de um tempo porque simplesmente só tinham dinheiro e não sabiam fazer nada na vida, gastaram todo o dinheiro e voltaram a ser pobres de novo, se tomar o dinheiro dos ricos e dar para os pobres todos ficaram pobres, se os pobres estudarem e trabalharem igual as pessoas que ficaram ricos, pode ser que não fiquem ricos mas com certeza deixarão de ser pobres. Quando famílias ricas passam heranças milionárias para filhos vagabundos, eles gastam tudo e ficam pobres também ou morrem de overdose cedo, se uma pessoa não produz nada com certeza ela vai ser pobre ou virar bandido independente da origem social.
Os dois são muito inteligentes slk. Não sei como conseguem lembrar de tudo que estuda.
Eu estudo uma coisa por vários dias, meses e aí 3 dias depois de estudar eu já esqueci tudo.
Estude pelo conhecimento, não por nota ou qualquer outro motivo arbitrário. Isso ajuda bastante a absorver e aprender de fato.
Isso tinha que ser colocado nas aulas das escolas, primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio.
Essa conversa foi muito melhor do que 80% das aulas que eu tive até hoje!
Na minha época exestia uma matéria chamada educação moral e civica
@@mauramonteiro9116 Da Ditadura.!
Uma coisa que me veio a cabeça quando eles falaram da diferença entre diálogo e retórica, é como nas escolas sempre que temos um debate (como no novo ensino médio agora, ou nas escolas americanas com os clubes de debates), esse debate é competitivo, então acho que crescemos um pouco com uma noção distorcida de que um diálogo é igual a um debate, e logo deve ser vencido
É uma conversa extremamente necessária, os ultimos anos de certa forma nos empurraram pra fora de uma análise sincera e nos colocaram simplesmente como quem lacra mais, quem briga mais, quem grita mais, e assim nao chegamos a nada. Talvez pensar que não existe verdade absoluta em nenhum dos dois lados predominantes (left-right haha) mas tentar realmente entender o que pode ser aproveitado de cada lado, desde que ambos estejam dispostos a esta conversa.
Obrigado. Seus melhores vídeos, são como este, em que vocês se dispõe a falar sobre politica. Torcendo por mais destes.
Perfeita colocação. Na torcida por mais vídeos como esse.
Também acho viu, por mais vídeos assim 👏
Se quiserem façam mais vídeos sobre política. Vocês são tão inteligentes e inspiradores. É fácil de entender, é gostoso de aprender quando vocês falam.
A Nilce resumiu perfeitamente o momento político do Brasil em "vencer no grito"
Quem perde a briga pq o outro gritou é um fraco...
"Vencer no grito" não é só no Brasil, e faz parte da própria lógica democrática. As pessoas se tornam histéricas para parecerem ter uma opinião majoritária.
@@DanielSouza.. fato
Só vence no grito quem compete com pessoas sem cérebro e sem opinião própria..
Tipow eles falo eu sou preguiçoso eu incapaz o bastante pra não estudar e forma uma opinião própria....
Afinal quem se rende a grito são pais de crianças mimadas!
Tava com uma saudade indescritível desses papos sobre política. Bem que podiam voltar (e com frequência!) pro CAC né?
up
up
Extremamente importante vocês trazerem esse tipo de assunto (política e filosofia) para a molecada, com uma linguagem simples e sensibilizadora! ♥️
Falando em elevar o nível, obrigado por trazerem essa perspectiva tão necessária e cheia de reflexões. Foi uma agradabilíssima surpresa.
Herói mesmo é o Leon, que atrás da aurora boreal com a Nilce mesmo que não conseguisse ver cor nenhuma direito
Eu percebo que essa radicalização cresceu junto com a expansão dos conteúdos na internet. Hj em dia a maioria esmagadora das pessoas buscam conteúdos que confirmam a forma como a pessoa pensa. E quanto mais a pessoa se isola nisso, passa a encarar que o que diverge é errado e não deveria existir.
A famosa bolha né... Na verdade isso sempre existiu, mas com as grandes tecnologias, as bolhas estão cada vez mais fortalecidas.
Isso é falso, os conteúdos da internet democratizaram o conteúdo que antes só tinha um lado falando. Essa bolha nasce da falta de capacidade de se questionar o meio onde se vive, isso foi intencional, criando alunos que não questionam de fato, só repetem jargões prontos.
Talvez a Web pode ter potencializado esse fenômeno, mas não penso que deva ser encarado com a causa. A causa, provavelmente, reside muito mais na educação pífia que a população vem recebendo há décadas do que na Web.
Depende, eu só fui entender mais sobre política por causa da internet, isso não me tornou um radical e sim alguém que tem uma ideologia bem definida, mas sempre está disposto a discutir, até porque foi com base nisso que eu escolhi meu viés.
Não citei que os conteúdos da internet foram a causa, mas sim que houve um crescimento da polarização juntamente com o crescimento da facilidade de acesso à informação. Se pensarmos que o acesso à informação faria com que as pessoas acabariam se tornando mais abertas ao debate, vemos que, na maioria das vezes, a pessoa busca apenas a informação que embasa o argumento dela e aquilo que ela acredita. E quanto mais a pessoa se aprofunda nisso, a polarização ganha força e o debate se torna algo tóxico, pois a pessoa não aprende a respeitar que há visões e opiniões divergentes do que ela acredita. Todas as pessoas são assim? Com certeza não. A internet propiciou e muito que as pessoas busquem, de forma independente, a informação que desejam consumir. É uma ferramenta extremamente valiosa, mas a internet é isso, uma ferramenta, porém que precisa ser utilizada com sabedoria.
Isso não vai mudar tão cedo. No Brasil está enraizado o que eu chamo de política BBB. No Brasil, uma eleição é uma votação pro BBB são completamente equivalentes no sentido de que não existe uma análise e escolha do que a pessoa acha melhor e sim de que ela "não quer perder a eleição". Quem é de interior sabe como isso é muito verdade. A grande maioria escolhe um candidato e aí seguem defendendo ele não importando absolutamente nada do que ele ou outros falem. E pessoas que se mostram aversas a essa cultura normalmente são rechaçadas pois se a pessoa não é a favor do candidato dela então está contra ela. Eu realmente acho bem improvável que a curto prazo ( algo entre 5 a 10 anos) essa cultura mude. Mas como foi dito do vídeo, eu realmente espero que eu esteja completamente errado nisso.
@@Vector_Fodon-Vessi Cara.. Não sei como a monarquia seria mais decentralizado.. Papo 10 mesmo... Mas é impossível qualquer ação de longo prazo no Brasil justamente porque é essa briga a cada 4 anos.
@@Vector_Fodon-Vessi Tipo, eu não tenho argumentos que dizem o porque não seria descentralizado porque eu literalmente não sei como isso funcionaria. A minha visão é mais que um sistema totalitário, consegue ser muito mais efetivo em ações a longo prazo como a gente vê na china. O político precisa agradar a massa e pra isso soluções de curto prazo que muitas vezes mascaram o problema são muito mais eficazes que uma solução que a população só vai sentir a mudança na próxima ou até mesmo mais gerações posteriores.
PS: Não to dizendo que devemos viver numa ditadura(Porque tem N outros problemas junto) e sim colocando o que cada sistema é e sistemas baseados em possibilidade de mudança drástica de governo é inviável aplicar soluções de longo prazo. Quando a pessoa não precisa agradar pra se manter no poder, essas soluções podem se tornar viáveis.
Apenas a true, a cultura do Brasil favorece em muito a situação atual do país.
A muito tempo espero alguém falar nesse assunto de maneira a todos entenderem. Parabéns!!!
Eu poderia assistir Leon e Nilce 24h por dia que jamais cansaria kkkkk
Pq eles tão falando de um país que eles nem moram??
Porque estão falando de um país no qual nasceram, e que eles tem conhecimento o bastante pra falar, não é porque estão em outro país que deixaram de ser brasileiros.
@@vanessamonteiro8680 Conhecem nada. Querem se fazer de inteligentes, mas são desinformados e tendenciosos.
@@azvdoxyz Ela é formada em Jornalismo e ele em Relações Internacionais, você deve ser formada em Ciências Politicas pra estar criticando né?
@@CesarRavenclaw ser formado em uma área não faz dessa pessoa autoridade. Mesmo que fossem... Um argumento de autoridade (argumentum ab auctoritate), também chamado de apelo à autoridade, ou argumentum ad verecundiam, é uma forma de argumento em que a opinião de uma autoridade sobre um tópico é usada como evidência para apoiar um argumento. As opiniões deles têm viés político, o que faz deles hipócritas.
O povo brasileiro idolatra muito os políticos, acham que as críticas são ruins, por isso esse país nunca vai mudar
Como professor me sinto cada vez mais desanimado com a situação do país.
Pais despreparados e ignorantes (No sentindo de tamparem os ouvidos para as necessidades das crianças), um sistema que beneficia quem finge que trabalha, mas não o faz...
Hoje em dia as pessoas não sabem respeitar a posição de relevância hierarquica no que tange ao conhecimento. Por mais que muitas pessoas humildes consigam adquirir cultura sem necessariamente frequentar universidades, isso não inviabiliza o valor do conheciment acadêmico. Parecerá muito egocêntrico o que direi, mas é preciso que seja dito: Quem entende de educação é professor/pedagogo. Quem entende de saúde são profissionais da área da saúde. Quem entende de saúde mental são profissionais da saúde mental.
Eu lamento demais ver as pessoas DESCONFIANDO da ciência pq não entendem (ou não é explicado) o que é o adequado.
Talvez eu tenha me expressado mal, no entanto, está sendo muito desgostoso trabalhar com educação nesse país.
é tão bom ter uma opinião formada e ver duas pessoas tão inteligentes que dizem ´´ vc está no caminho certo``
Eu estava conversando com meu noivo sobre isso um dia desses. Tem pessoas que são tão boas a vida toda e no primeiro vacilo que comete parece que a ela vira a pior pessoa do mundo. É bizarro, a galera hoje em dia só avalia o micro e esquece o macro
todos os brasileiros tinham que ver esse video, vcs sao uma inspiração enorme, eu ainda tenho esperança de um pais melhor e é nesse ponto que devemos tocar ! parabens!
"Parece que tem uma pontuação..." reflexão trazida na série The Good Place. Muito válida a fala para a realidade atual
Ótima série gente, recomendo!!!
"só não erra quem nada faz" que frase ein melhorou até a minha ansiedade hahahaha
eu tenho 12 anos e entendi bem qual é o problema do diálogo em relação ao governo, pois o diálogo como vocês disseram "quem perde, sai aprendendo por que vc perdeu" (pelo que eu entendi) nós estamos perdendo o diálogo e aprofundando em retórica e usam termos q não tem haver q estamos passando e ameaçando coisas incoerentes não só o governo e sim todo o brasil. Vocês são muito legais pois além de entretenimento vós falam coisas importantes para sociedade. Adoro vocês 😘
Aí não me canso nunca de assistir, sempre me ensinando de tudo um pouco agradeço muito pelos vídeos sempre servindo excelência.
Vocês são muito necessários, pena que n tem 7bi de views, mas a quantia que tem já ajuda muita gente.
Quero agora na minha mesa um clube de leitura do Leon e da Nilce! Imagina só todo mês uma discussão desse nível! Sonhoooo! 🤩
Chama quando conseguir 😅
não consigo explicar como é satisfatório ver vocês falando sobre política e assuntos ligados à isso.
"Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho
Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes na vida
Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia
Que contasse, não uma violência, mas uma covardia
Não, são todos o ideal, se os ouço e me falam
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil
Ó príncipes, meus irmãos" (Fernando Pessoa)
Sair da polarização é essescial para pacificar o Brasil. Escutem um pouco do Ciro Gomes, o único que tá falando dos problemas e das soluções. Ajudou o Itamar no plano Real e combateu a inflação.
O melhor exemplo disso é o debate que tivemos recentemente entre o Bolsonaro e o Lula, foi totalmente sem pé e cabeça, não tinha uma estrutura... Foi verdadeiramente vergonhoso.
Já dizia Agostinho: "No essencial, unidade; no não essencial, diversidade; em tudo, caridade."
O Carrara falou isso?
@@marcelosateles1021 Santo Agostinho kk
Nada é tão perigoso quanto a certeza de ter razão.
Que aula! Admiro muito a inteligência de vocês e o jeito que expressam de forma simples e clara, tornando esse assunto tão delicado tão entendível. Obrigada!
Impressionante como eles são educados. Eu n concordo com Paulo freire, mas que legal ver outro ponto, de modo educado... Falta mto isso no dia a dia
Oii, tudo bem? Qual a sua posição em relação a ele, poderia falar?
Fico muito contente em ver pessoas tão influentes falando de um tema muito importante porém negligenciado no Brasil, até mesmo no meio acadêmico, tendo minha experiência como estudante vejo uma certa dificuldade em propor projetos extensionistas voltados a esse assunto que na minha opinião é de suma importância para o avanço do país, amo vocês ❤❤
TOTAL NILCE!!! Esses políticos hj em dia estão falando, aparecendo querendo lacração. Ao invés de CONVERSAREM para um país melhor!
"A política é necessária. Melhora a nossa vida"
Brasil colônia: Protestos por 20% de imposto.
Brasil atual: 13 tipos de impostos correspondentes a no mínimo 40% de imposto, sem mencionar as demais taxas e a inflação.
América latina: Afundando na inflação... (no minimo)
Mundo: Afundando na inflação... (sem mencionar as guerras)
Outro erro é correlacionar o progresso tecnológico e social com a política...
Muitos dos mecanismos que permitem esse desenvolvimento são na verdade marginais a própria estrutura política, de tal forma que as pessoas simplesmente descumprem leis e regulamentos péssimos, para conseguirem fazer o que deveria ser considerado como normal.
E tanto isso é fato, que muitos dos trabalhos que hoje existem, são feito de forma informal!
@@DanielSouza.. Na Monarquia o progresso tecnologico e educacional do Brasil seria infinitamente superior a República!
@@Davi-zt5no viagem ein
Concordo com a Nilce e com o Leon. É nossa a responsabilidade de escolher os melhores candidatos.
Porém, infelizmente, esbarramos na escolha prévia que nos é apresentada pelos partidos e as premissas adotadas para tal. Enquanto os partidos mantiverem a prática de nos oferecer candidatos que sabidamente não serão eleitos, ou serão eleitos por popularidade ou presença midiática com o simples objetivo de captar votos para a legenda, estaremos numa aposta viciada. Complementando, são mantidos os carreiristas já conhecidos por suas questionáveis ações e decisões, mas que são ofertados como alternativa aos extremamente inviáveis listados em seu menu.
Assim, podemos considerar que se apresentam em cada período uma quantidade tão pequena de candidatos qualificados, que se torna praticamente impossível preencher uma bancada com os tais.
~é meio triste saber que 486 deputados se elegeram usando votos de seu partido ou coligação. Apenas 27 se elegeram diretamente.
O ponto é que o diálogo de hoje em em dia deixou de ser algo com a finalidade de aprender, para ser algo pra você provar o seu ponto e fazer as pessoas acreditarem noque você está dizendo (vejo isso constantemente no meu trabalho)
“Não se sangra em tanque de tubarão”Um tempo desses eu ouvi essa frase, e lembrei que ja tinha ouvido várias outras vezes na construção de valor de uma pessoa, frase essa repetida pelos gigantes donos de empresa que palestram, e repetidas pelos couchs. É esse tipo de pensamento que vai destruir o dialogo e essência da evolução humana que é o reconhecimento do erro pra evoluir.
Isso de "Não é a opinião de qualquer um que é válida" é uma ferramenta que é usada diversas vezes para dar carteirada e invalidar a opinião do outro. Sei que não é o caso de vocês, mas já cansei de ver as pessoas fazendo isso umas com as outras bem como já tentaram comigo.
É um pensamento que pode trazer mal se levado ao pé da letra
Leon vê o céu roxo? :0
Acho que não
Sla tenho um amigo daltônico ele diz que e azul escuro
Ele vê alguma cor aí que a gente não tem como saber, mas o que acontece é que essa cor que ele vê é a mesma pro azul e pro roxo, então quando ele olha pro céu pode muito bem ser roxo ou azul, já que ele n sabe a diferença.
Acho que ele vê azul mesmo, mas imagina que loucura, o céu roxo kkkkkkkkkkkkk
Gente é óbvio que ele sabe a diferença, se ele vê roxo por exemplo e todo mundo fala que realmente é roxo então ele sabe como o roxo se parece, e se ele olha pro céu e vê a mesma cor então ele fala que é roxo...
Hora boa pra ver um vídeozinho, fiz até um café-com-leite.
Café com leite.
Faça uma república com ele
Melhor definição da política brasileira, minuto 12:30
Vídeo EXTREMAMENTE importante. 👏👏👏👏👏👏🇧🇷❤
Obrigado pelo almoço reflexivo :)
"Só não erra quem nada faz" vou tatuar essa frase, namoral
Pode ser que quem crava o martelo pra dizer que nunca foi tão ruim esteja só passando muito tempo no Twitter.
Não sei se nunca foi tão ruim, até porque eu nunca estive nas reuniões dos deputados que acontecem fora da câmara. Nem atualmente, nem antigamente.
O que se vê na TV câmara e na TV senado é showzinho pra ganhar eleitor, o debate real acontece por trás das câmeras.
O que eu sei é que existem alguns deputados hoje que estão dispostos a estudar sobre o tema que está votando e formar sua opinião e existem aqueles que seguem seu partido cegamente, e acho que isso é o maior problema...
02:20 Eu entendo o que vocês falaram, o problema (PARA MIM) é desenvolver e controlar essa animosidade . Meu medo realmente é o pôr em prática dos meus pensamentos e ideologias e ser "devorado na internet". O que parece é que existe uma pressão invisível onde você não pode falar nada além do que "já vem sendo discutindo"... Falo tanto de maneira pessoal, quanto de como a internet vai receber e interpretar o que se tem a falar.
@@bredarri Não, não vale. Ele só usaria da posição para beneficiar a empresa dele.
Sim, você será devorado por uma manada raivosa. Tente postar nesse vídeo algo contrário aos diversos pontos apresentados pelos autores como verdades inegociáveis, como por exemplo: renda Básica, Twitter, Paulo Freire, achar que os políticos dos anos 90 eram melhores dos que o de hoje. Eu sou velho, esses caras que estão no poder hoje são os mesmos dos anos 90. Esse políticos estão falando besteira há 3 décadas, mas para Leo esse é um problema das últimas duas legislações, sério mesmo! Esse vídeo é um ótimo exemplo de retórica e não de diálogo.
Foi o que percebi. Kk
Aprendi muito com vocês hoje.
E pensar que todo esse assunto começou porque o Leon tava falando do desfoque da câmera kk eu amo eles
Muito bom ouvir vcs! devia falar mais sobre politica! clarear a mente do povo fanatico brasileiro
"Eu quero um Brasil melhor desde que ele se torne melhor do meu jeito e que as pessoas que discordem de mim sejam exterminadas"
Todo mundo pensa assim
Video muito bom, como é bom conversar, discutir ideias, mudar percepções, adquirir outras novas...mas infelizmente a sociedade caminha para um lado cada vez mais obscuro da total "certeza de algo". O ego cada dia mais é inflado, e a necessidade de ser aceito e visto como referência a terceiros torna tudo pior, queremos ser o protagonista das nossas vidas e da vida dos outros também. As pessoas não estão mais se dando a possibilidade da dúvida e estar em dúvida é algo quase que ofensivo atualmente, com isso, muitos se veem na obrigação de "aderir" a alguma perspectiva absoluta, um lado imutavel, uma opinião chumbada, colada e pregada! Eu simplesmente não sou mais capaz de discutir sobre politica, assistir vocês dois falando sobre... ja é algo prazeroso pra mim.
Obrigado pela iniciativa. Nossa democracia que ainda está em construção depende de pessoas mais bem informadas e isso é um processo que não tem fim. Democracia se constrói de forma ininterrupta e depende da lucidez e capacidade de todos os cidadãos. Beijos proceis tudo.
Todo político tinha que estudar a fundo os temas igual Leon está fazendo... Seria um Brasil tão melhor... Ohh sonho
Sensacional, deram voz a muitos pensamentos meus dos quais não sabia transformar em palavras!
Obrigado.
Infelizmente existem MUITAS pessoas hoje que só acreditam em notícias, fatos, informações e estudos que corroboram com o que elas gostam. Se a realidade não for o que ela gosta, ela vai procurar fontes que corroboram com ela, ainda que não tenha credibilidade alguma.
Amo os cortes e acompanho todos os domingos que tem lives ☺️❤️
Ou você morre como herói, ou vive o bastante para se tornar o vilão - Duas caras (acho que era essa citação que o Leon tentou fazer
Leon e NIlce falam de forma muito didática
Concordo com oq vcs disseram no começo do vídeo, um politico brilhante como o Arthur não pode acabar por causa de um áudio merda no grupo de amigos.
Obrigado!
Conceitos muito bem colocados, uma massa de ensino sobre perspectivas diferentes com muita clareza. Só tive acesso a esse tipo de conteúdo a partir da faculdade, meu coração aquece quando pessoas influentes trabalham assuntos atuais saudavelmente. Parabéns pelo trabalho, vocês são maravilhosos! 😃
Excelente! É isso aí...
O Brasil nunca vai mudar. Melhor ir para o Canadá.
@nerd sigma tá bom KKKK ploblema é seu se o Brasil virar Venezuela da vida
@nerd sigma anauê irmão
Nunca foi tão ruim?! Na época do plano collor, minha família, e muitos outros brasileiros perderam TUDO!!!!
Esse só leu a thumb, nem pra ver o vídeo kkkkk
Só de pensar em dizer isso, que política se faz com diálogo e argumentos, que surgem de dentro do chão um exército de terroristas da política dizendo:
-"Quem vive em cima do muro e não escolhe um lado, não deveria discutir política "!
Explique isso de opiniões para o pessoal da grande imprensa e do twiter
Você não pode discordar da opinião do mundo, mas o mundo pode discordar, te acusar, e criar até um nome pra te machucar.
A real é que as pessoas preferem fingir que estão certas. Elas só FINGEM que estão certas pra não ter que admitir a si mesmas que, mesmo sabendo, estão erradas ao fazer certas COISAS.
Edit: Se alguém se sentir preso em sua mente querendo alguém pra desabafar e, por um momento, escapar deste mundo opressor e ignorante, eu estou aqui. Só comentem aqui algo que querem falar mas têm medo que o mundo te julgue e acuse por somente ter uma opinião diferente da deles.
"No essencial, unidade; no não essencial, diversidade; em tudo, caridade"
Ciro Gomes é, de longe, a melhor opção. Não precisa gostar dele para perceber que o cara é inteligentíssimo e MUITO experiente, além de ter cumprido com êxito os cargos executivos que ocupou: como Ministro da Fazenda de Itamar Franco, entregou a menor inflação até hoje e ajudou a criar o Real (pesquise nas fontes oficiais), como Ministro da Integração de Lula, tirou o dificílimo projeto de transposição do rio SF do papel, como Governador do Ceará, ajudou a formular a política que hoje coloca o CE em PRIMEIRO LUGAR na educação pública básica do Brasil (pesquise as fontes oficiais), como Prefeito de Fortaleza, ganhou prêmio internacional por reduzir mortalidade infantil e criou o Canal do Trabalhador em tempo recorde (pesquise).
Sugiro que vc leia sobre as coisas que ele fala. Anote os dados citados por ele e leia sobre o assunto. Vc vai se surpreender. Ele não é o que parece. Infelizmente. Sobre a educação...meu Deus! Leia...procure na internet.
Mencionei onde buscar e já fiz essa busca. Assino embaixo tanto na questão da educação no Ceará quanto no recorde de menor inflação, pois verifiquei os dados oficiais em ambos os casos. Se você se refere a uma matéria sensacionalista feita por um "jornalista" (que na verdade é um opositor político) sobre supostas fraudes na educação do Ceará, isso já foi desmentido há muito tempo.
Tentativa de idolatrar um novo herói, ele é mais do mesmo.
De forma bem simplista, Paulo Freyre diz que a educação é libertadora. Pois somente ela, a educação, pode libertar o indivíduo das amarras da própria ignorância, ignorância está à qual todo ser humano nasce atrelado. E por educação Paulo Freyre não se refere somente ao que é ensinado nas escolas, mas também no convívio social de troca de experiências.
Verdade, N é acaso que temos as piores notas nos testes internacionais de conhecimento: é de fato libertadora a sensação de liberdade que a escravidão traz, afinal n temos para onde correr.
Meu caro@@sanninkiko, parece que você não entendeu bulhufas do que falei. A escravidão foi um problema passado com consequências que reverberam até hoje em nassa sociedade. Quanto a resultados em testes, eles são reflexos das politicas educacionais aplicadas no sistema escolar por "orientação" - para não dizer exigência - do governo federal, políticas estas que seguem muito mais um modelo fordista, que prepara o indivíduo para o mercado de trabalho com o minimo de conhecimento o possível para servir de mão de obra. Contrário a este modelo fordista, o metodo de educação de Freyre prega uma educação que prepara e estimula o pensamento crítico, no qual, o indivíduo possa ter conhecimento suficiente para perceber e julgar tudo que ocorre ao seu redor, e assim, ser capaz de se auto conhecer e buscar o melhor para si e para todos.
@@PegadaNerdde fato, é uma linha de produção. Mas isso n tira o mérito do conhecimento necessário para entrar no mercado de trabalho, até pq produzimos valor para nossa sociedade com o próprio trabalho. E é muita presunção achar q o mundo inteiro está erra, a Ocde inteira está errada e o Brasil, serie C do mundo, é o que propõe de fato o ensino "crítico", como se os outros não o fossem. É disso mesmo que estou falando: nossa educação freyriana é tão patética q sequer vc conseguiu entender o quão preocupante eu vejo a situação. Não interessa o malabarismo semântico, o fato é que esses testes indicam nossa defasagem. Infelizmente...
@@sanninkiko então, nossa educação não é, como você disse, Freyriana. Ela tende mais para o mecanicismo do modelo fordista, pois a educação brasileira prioriza tornar os indivíduos pessoas que sabem o minimo necessário para trabalhar e não indivíduos críticos que possam identificar, categorizar e julgar a sociedade na qual está inserido. Você, como está plenamente inserido no modo fordista de ver o mundo, não consegue ver que as politicas educacionais brasileiras não seguem o metodo de Paulo Freyre.
"Estou farto de semideuses!
Onde é que há gente no mundo?
Então sou só eu que é vil e erróneo nesta terra?" (Fernando Pessoa)
Acho que existe tanta discordância, porque nem tudo que é dito como fato, realmente é fato.
Vou dar um bom exemplo, se você pegar a ficha técnica de qualquer carro, lá tem quantos cavalos e quanto de torque tem o carro, isso é um fato? depende, porque tem muita gente que compra carro 0, poe no dinamometro e dá diferença de valores ao emitido pela concessionária.
Já tiveram várias pesquisas de cientistas que cairam por terra depois de um tempo.
Ponham esse vídeo no cadê a chave gente...
Amo ver vcs debatendo política pq vcs conseguem falar dos assunto da forma mais neutra possível sem tender para a esquerda ou a direita e se baseando em varios pensadores e filósofos
eles são claramente esquerda.
Por isso que gosto de vocês!
"Estou farto de semideuses!
Onde é que há gente no mundo?
Então sou só eu que é vil e erróneo nesta terra?
Poderão as mulheres não os terem amado,
Podem ter sido traídos - mas ridículos nunca!
E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído,
Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear?
Eu, que tenho sido vil, literalmente vil,
Vil no sentido mesquinho e infame da vileza." (Fernando Pessoa)
Apesar que eu seja bastante a parte de política, de uma coisa é fato, a forma que é feita politica hoje ta errado pros dois lados, e os representantes tão parecendo crianças brigando pelo ultimo pedaço de bolo. E é fato também precisamos de uma reforma politica urgente, e colocar o país nos trilhos novente.
Faz tanto tempo que não venho aqui, que sdds
Dos melhores vídeos. Salvou o dia. Obrigado.
Seria ótimo se as livesc completas ficassem salvas🥹
Pra mim é assim, apartir do momento que um político começa a misturar religião com seja lá qual for o assunto, ele já não deve mais ser ouvido. Todo mundo sabe que ele só faz isso pq sabe que ninguém aqui no Brasil, vai questionar algo religioso, por mais absurdo, extremo e exagerado que a coisa seja
Apartir do momento que um político propõem a limitação da liberdade de expressão ou de liberdades individuais também não deveria ser ouvido, mas a questão é quem fala não o que se fala.
Sensatos como sempre 👏👏👏
Esse vídeo é muito necessário
Muito boa a sua fala final, Nilce.
duvido vcs falarem sobre a monarquia vs república no Brasil
Não existe monarquia no Brasil kkkk
@@erikperhs_ tô falando da monarquia quando era um império quando ERA UM IMPÉRIO. Eu moro em uma monarquia e posso dizer que para mim parece melhor que a república mas eu queria ouvir isso dos profissionais
@@estevaodelunardo2265 Ah seria melhor mesmo, mas é bobeira debater isso agora
Dizem que quando ele (Itamar) ia sair, fez uma reunião com os presidenciáveis para eles manterem o plano por 10 anos.
Se fôssemos totalmente honestos, não buscaríamos em cada debate senão trazer a verdade à luz, totalmente despreocupados se ela está em conformidade com nossa opinião previamente apresentada ou com a do "adversário".
Vendo esse vídeo depois do debate "Criação x Evolução" do Inteligência ltda. e essa questão da retórica e do diálogose encaixa muito bem lá. Os cientistas querendo dialogar, mostrar o que há de errado e ensinar os criacionistas, que por sua vez só queriam invalidar, debochar e ignorar os argumentos para invalidar a ciência como um todo e "derrotar" os cientistas.
Perfeito!
A diferença entre Teoria e Prática. Na fala tudo isso dai é perfeito, pecam e poucas coisas ! Na realidade? O ser humano é individualista, egoista, autoritário... Aceitem, a LIBERDADE é o caminho, diminuir o poder do ESTADO e consequentemente seu tamanho. A solução não está em governantes e engravatados, está na liberdade, um bem que supera a própria vida ! Experimente viver sem liberdade e vai perceber.
Façam mais isso, obrigado. ❤
Tenho explicar esses conceitos de fato vs. opinião para os meus alunos do ensino médio na escola pública quase todos os dias. E eles, muitas vezes, me olham como se eu fosse de Marte!
Qual canal pra assistir ao vivo?
Façam mais vídeos falando sobre esses assuntos sérios e complexos. São os melhores
Alguém mais viu o Alfredo no sofá atrás? 😂😂😂
Aprendi muito.