Responsabilidade dos Avós na Pensão Alimentícia. Prof. Daniel Alt da Silva
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Entrevista com o Professor Daniel Alt da Silva (IBDFam) acerca da responsabilidade dos avós nas pensões alimentícias ("Alimentos avoengos").
Através de perguntas e respostas, o Professor explica as exigências, as condições e as possibilidades de netos postularem na Justiça o pagamento de pensão por parte de seus avós.
Ao longo da explanação, são apresentados exemplos concretos para facilitar a compreensão.
O Prof. Daniel Alt é Advogado e Associado ao Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM)
#direitocivil #familia #paisefilhos #pensaoalimenticia #danielustarroz #direito #advocacia #advogado #advogada #casamento #neto
@AvosdaRazao @livrariadoadvogadoeditora8568 @direitoemtela @direitodefamilianapratica
perfeito
Obrigado pela participação no canal Gabriel ! Espero que os vídeos sejam úteis ! Abraço !
👏👏👏👏👏
Valeu Simone ! Espero seguir produzindo os vídeos para mantermos o diálogo !
Muito legal. O outro faz o filho e quem paga são os parentes. Quem fez é que se vire.
Olá, Fabio ! É que o Direito em primeiro lugar vai analisar o ângulo do bebê. Se for o pai que com ele convive e dele cuida, provavelmente serão acionados os avós maternos (caso a mãe e o pai não tenham condições). Abraço
Esse principio da solidariedade é ridiculo. Um homem e uma mulher adultos, responsáveis por seus atos, capacidade física e mental ok que decidem praticar conjunção carnal e outros atos libidinosos e acabam tendo um bebê. Dai o pai irresponsável não paga pensão, as vezes a mãe não trabalha e nem quer trabalhar e então a avó tem que pagar pelos dois adultos cabeça de vento. A lei deveria ser rigorosa e implacável com os marginais deste país e não é. Devolvam o país para o indios.
O pai e mãe que trabalhem e sustentem seus filhos e não os avós. Lei que favorece a irresponsabilidade paterna e materna. Cada um deveria ser responsável pelos seus atos bons ou ruins. Lei que favorece a irresponsabilidade, canalhice, falta de caráter e falta de vergonha na cara, tirando é claro a hipótese dos dois pais morrerem. Não é porque é lei, que se torna algo ético e aceitável. É um tremendo de retrocesso que tira a responsabilidade dos pais e coloca esta nos avós. Lamentável.
Olá, Amigo ! Obrigado pela participação no canal. Sobre o tema da pensão alimentícia dos avós, tem o seguinte vídeo no canal:
ruclips.net/video/Btuo49Ap9Xg/видео.html
Abraço !
O JUIZ DEU CAUSA GANHA DE PENSAO AVOENGA QQUANTO TEMPO DEMORA PRA CHEGAR A INTIMAÇÃO PROS AVOS COMECAREM A PAGAR?
Olá, Amiga ! Isso vai depender da facilidade do Juiz/Judiciário/Oficial de Justiça/Correio encontrar o réu. Em algumas Cidades é mais rápido. N´outras demora um pouco. Abraço !
Olá boa tarde e quando a criança não está mais morando com a mãe
Oi Ângela !
A ideia é que a pensão alimentícia sirva para custear as despesas com a criança. Normalmente, quem vive com a criança é que custeia alimentação, moradia, energia elétrica, etc.
Seria fundamental verificar quem está efetivamente cuidando da criança. Esse parente que tende a ter a guarda do menor.
abraço
@@danielustarroz obrigada pela sua orientação
Um absurdo,não sou avô mas acho que essa lei estar totalmente errada.
Se os pais fizeram filhos,quem tem que sustentar é os pais,a irresponsabilidade foram dos pais,os avós não tem nada a ver com a irresponsabilidade dos pais que não usaram camisinha,os avós deveriam ajudar se quiser mas não deveriam ser obrigados.
Oi Alan !
Muitas vezes, temos essa percepção de injustiça que tu tens.
Mas a realidade nos mostra um bebê que precisa de cuidados.
Se o pai é omisso, falecido, inválido para o trabalho, doente, enfim se ele não paga (e se ele na cadeia muito menos consegue trabalhar) alguma saída para o bebê deve existir.
Em outros países, tem a opção de "bolsa família" ou alguma ajuda estatal, para proteger o bebê sem prejudicar os avós.
É uma ideia.
Abraço
Daniel
Boa tarde doutor gostaria de saber o pai do meu filho e morto , e eu gostaria de pedir a pensão avoengos teria possibilidade dele querer a guarda de meu filho com raiva ??
Olá, Amiga !
No Direito, a pensão alimentícia é paga de regra pelos pais. Se um pai é falecido (por exemplo), sim, ela pode ser postulada aos avós (se eles tiverem condições de contribuir, pelo mínimo que seja), afinal a criança precisa sobreviver.
Na teoria, o fato da mãe (representando a criança) pedir pensão aos avós NÃO interfere na questão da guarda. A guarda só deve ser alterada quando se demonstra, no processo , que o pai ou a mãe não está cuidando bem do filho.
Espero ter ajudado. Fico feliz que gostaste do vídeo. Tem outro mais específico da pensão dos avós no canal. Recomendo seja visto.
Aconselho a senhora a conversar com um advogado de sua confiança, para compreensão do caso concreto.
Abraço
O pai não podendo pagar pode agir contra os avós maternos?
Oi César !
O pai que não pode pagar (na minha opinião) não pode agir contra avós, Quem deveria agir (juridicamente) é o bebê (juridicamente representado por sua mãe).
Abraço
A vó paga a pensão para a neta, vem desconta em folha. Se a vó morrer a criança continua receber?
Olá !
Em tese, a pensão alimentícia é "pessoal", isto é, com a morte do "devedor" ela se extingue.
Contudo, existem pensões por morte no "direito administrativo" (via do INSS, etc.)
Abraço
Daniel
Boa tarde Doutor! Sou viúva e tenho 63 anos. Minha Brenda e uma pensão por morte de 2 salários mínimos. Sou obrigada a pagar pensão alimentícia a netos? O pai e usuário de drogas. A mãe já formou outra família com boas condições financeiras. Meu direito de idoso não me ixenta dessa responsabilidade?
Oi Janice ! Justo hoje publiquei um vídeo aqui no canal sobre os alimentos e os avós . Não é razoável que o avô prejudique a sua qualidade de vida , quando os pais possuem alguma condição . Da uma olhada no vídeo , recomendo . Grande abraço
A vontade de agir é da mãe, ela tem que agir contra os avós ou é automático? Se ela não agir contra os avós ela pode requerer sobre o ex marido a fim de prendê-lo?
Oi César !
Ninguém é obrigado a agir contra avós.
O credor (e seu representante legal) direcionam a ação em face do pai/mãe e podem - se quiser - também dirigir frente aos avós, demonstrando que no caso o pai/mãe não tem condições (exemplos: está morto, desempregado, inválido para o trabalho, etc.).
Por isso, a jurisprudência usa a expressão: "responsabilidade subsidiária" dos avós. Em primeiro lugar, o dever é dos pais.
Boa pergunta!
Abraço
Olá meu esposo morreu e tenho um filho de 9 anos gostaria de saber se os avos paternos tem direito a pagar pensão?
Oi Cleiciane !
O ideal seria a senhora consultar um advogado ou defensor público para analisar a sua realidade.
Em tese, os Tribunais dizem que se os pais não tem condições de arcar com a pensão, os avós (se tiverem condições) podem ser condenador a ajudar na pensão.
Os parentes podem buscar pensão entre si, inclusive irmãos podem postular uns dos outros
abraço
@@danielustarroz ok muito obg
Acho injusto de sobrar pro avós só paterno e porke materno não por responsabilidade do casal muito errado
Olá ! Agradeço o comentário. A ideia é que ambos pais contribuam, na medida de suas possibilidades. Quando, por exemplo, apenas um tem condições, então surge a possibilidade de buscar complementação dos avós do outro lado, se eles tiverem condições. Como muitas vezes apenas a mãe contribui, então os avós paternos podem ser chamados. Se fosse o contrário, também seria possível. Abraço !
@@danielustarroz mas como 90 % ou mais das guardas ficam com a mãe, menos de 10% acontecerá com você.
O senhor não acha isso um constrangimento não?
A pessoa faz o filho, não tem condições de pagar é quem pagar são os parentes. Não isso errado não? Que os responsáveis vão presos. O governo que Bote para trabalhar nem que seja como trabalho comunitário e repasse esse dinheiro para a mãe ou o responsável da guarda.
Sem palavras....
Sempre que vejo esse tipo de argumentação tenho vontade de vomitar
Olá, Amigo ! Agradeço a participação no canal. Sobre o tema da pensão alimentícia dos avós, existe esse vídeo:
ruclips.net/video/Btuo49Ap9Xg/видео.html
Abraço !
No caso do pai desempregado e o avô ganhado 2 salário como faço pra entra na justiça???
Olá Amigo ! Você deverá procurar a Defensoria Pública ou um Advogado. Analisando a vida do filho , pai e avô será possível concluir se (no caso) existe ou não a possibilidade do avô contribuir com a formação-vida do neto.
Se foi você e o pai que fez filho,foram irresponsável e não usaram camisinha,tome vergonha na cara de vocês, vocês que tem que correr atrás pra sustentar a criança e o pai mesmo desempregado tem que pagar pensão,ele tem que se virar, os avós não tem nada a ver com a irresponsabilidade de vocês,acho essa lei antiética,o correto seria você pedi ajuda,explica o que estar acontecendo pra eles,se eles quiserem te ajudar eles podem,se eles não quiserem eles não deveriam ser obrigados a pagar pensão por culpa da irresponsabilidade de vocês.
estou desempregado morando com minha mãe, caso ela coloque minha mãe na justiça quanto seria a pensão, vendo que minha mãe recebe 11 salários mínimos?
Caro Alex: nesse caso, seria importante você consultar um advogado, pois o Código Civil afirma: a pensão é fixada considerando a necessidade de quem pede e a possibilidade de quem paga. Logo, para se saber quanto será a pensão, é necessário analisar a realidade do caso. Abraço Daniel
Não passa de 2 mil. colocaria uns 1500, 1300 no máximo. Aqui na minha familia tem um caso e são 2 adolescentes e o valor é mil e pouco .
Essa lei é uma peste
Olá, Amigo ! Agradeço a participação no canal. Sobre o tema específico da pensão alimentícia dos avós, tem outro vídeo:
ruclips.net/video/Btuo49Ap9Xg/видео.html
Abraço !