Infecções de repetição e imunodeficiência primária

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 сен 2024
  • Para fazer perguntas aos profissionais, utilize o campo “comentários”, abaixo do vídeo. Os debatedores responderão os questionamentos até o dia 6 de outubro. Após esta data, o campo ficará fechado para novas perguntas.
    “Infecções de repetição e imunodeficiência primária” é o tema do Grand Round desta semana, tradicional evento científico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
    Na infância, as infecções de repetição são relativamente comuns. No entanto, acontecem situações em que, mesmo com o uso de antibióticos, essas infecções voltam a aparecer. Isso pode estar associado à deficiência imunológica. Para debater o assunto, foram convidados o professor Luiz Fernando Job Jobim, chefe do Serviço de Imunologia do HCPA, e a médica do Serviço de Imunologia do HCPA, Mariana de Sampaio Leite Jobim Wilson.
    A imunodeficiência primária significa que algum mecanismo de defesa do corpo está defeituoso. Há alguns anos, existiam poucas doenças relacionadas a defeitos na imunidade, mas hoje são centenas delas. Como é o cuidado desses pacientes? Como é feito o diagnóstico? Que percentual dessas imunodeficiências primárias requerem transplantes? Essas e outras perguntas são respondidas no vídeo. Confira!

Комментарии •