Uma pequena contribuição: Ambos Reforço positivo e Reforço negativo incentivam o comportamento. A diferença é que o positivo vem por acréscimo de algo, e o negativo aumenta o comportamento por retirada de algo Exemplo de R+ Comida, dinheiro, carinho, elogios Exemplo de R- Fuga bem sucedida de dois cara numa moto
Conteúdo legal, mas existem alguns equívocos. Reforçamento negativo não reduz comportamento, mas sim aumenta a probabilidade de comportamento acontecer através da remoção de um estímulo aversivo. Exemplo, você entra no seu carro e dar a partida sem colocar o cinto de segurança. Imediatamente, o carro dispara um alarme (estímulo aversivo) e você realiza o comportamento de colocar o cinto de segurança para o alarme parar de tocar. Neste caso, os termos “positivo” e “negativo” têm sentido matemático de adição ou subtração de um estímulo, respectivamente. Comumente as pessoas confundem o sentido desses termos como um sinônimo de bom/ruim ou aumento/diminuição.
Um excelente livro que aborda o tema de forma rápida, direta e objetiva. "Hábitos Atômicos", do autor James Clear, para aqueles que sofrem com falta de foco e propósito na vida, esta obra é uma excepcional ferramenta. Boa leitura.
4:24 "o reforço pode ser negativo, que reduz o comportamento" Bruno, nesse caso, sob a ótica behaviorista o conceito (reforço negativo) não seria o de subtrair um elemento do ambiente para aumento da probabilidade de um comportamento?
Oi bruno, estou estudando psicologia. 2o periodo. Varias coisas que estou estudando tem sido faladas no canal. Essa aula de hj sem duvidas ajudara nas provas futuras Abraco e obrigado
Que conteúdo maravilhoso! Não consigo entender como esse tipo de vídeo, passando esse conhecimento, com tanta competência, possa ter poucas visualizações e likes. Enquanto isso ,outros conteúdos, de outros canais ,vêem com uma pauta alienada e pior com muitos seguidores. Vai entender esse comportamento....Parabéns Bruno!👏
Comportamentos aprendidos fazem parte de dois dos quatro pilares da educação: aprender + colocar em prática. Todas as profissões possuem métodos a serem aprendidos e colocados em prática. Eu escolhi a minha profissão porque ela me instiga, ela me provoca, ela me desafia a dominá-la e a seguir em frente aprendendo mais. Agora, os defeitos... hahaha... estes vou mapeando, analisando e decidindo agir diferente... é uma busca de autoconhecimento sempre.. ;-)
Uma errata: Reforço Negativo não tem a ver com diminuição ou redução do comportamento. Nesse caso, a Punição (negativa ou positiva) que causará a extinção do comportamento. Reforço, como o nome já diz, reforça o comportamento, enquanto a punição, inibe. Positivo e Negativo apenas se referem a adição ou subtração de um estímulo.
Uma errata à sua errada: punição não extingue um comportamento, mas sim a realização da ação sem o efeito reforçador. De um lado, na punição o comportamento é suprimido imediatamente (apesar de não diminuir sua força) e comportamentos de fuga e evitação são reforçados; do outro, na extinção o comportamento continua a acontecer por um tempo (inclusive, a sua frequência aumenta antes de se extinguir), mas os efeitos comportamentais (seja a punição ou o reforçamento) não seguem à ação. De qualquer forma, sua colocação sobre reforço negativo não diminuir a frequência do comportamento está certo. O vídeo está cheio desse tipo de erro...
Estou conhecendo gradativamente a psicologia. Que conteúdo interessante! Me fez refletir sobre várias questões.Muito obrigada mesmo por disponibilizar o conteúdo.
Boaa Bruno!! Vídeo muito explicativo, vcs sempre arrasam. Só uma errata, do que você falou em vídeo: o reforço negativo aumenta a frequência de resposta também, a diferença é que ao invés dela adicionar um elemento ao ambiente, ele retira. O que diminui a frequência de comportamento é punição ou extinção. Abraços!! Continuem com a playlist que está mto boa ♥️♥️
@@vanessalee1545 seria punição positiva. O estímulo seria o comportamento da criança. A gente não diz que estimulos são positivos ou negativos, pois essas denominações cabem somente na consequencia do comportamento. Estimulos são somente agradaveis ou desagradaveis. No caso desse exemplo, tendo como referencial o comportamento da mãe: estimulo - atitude desagradável da criança resposta da mãe - dar uma chinelada consequencia - a criança parar com o comportamento É punição porque a resposta tenta diminuir a frequência do comportamento, e positiva porque adiciona um elemento no ambiente (chinelada)
O exemplo da campainha realmente me fez pensar, é muito interessante pensar que algo externo (som da campainha) pode estimular a associação de algo específico (comida)
Uma coisinha... reforço é sim todo estímulo apresentado após uma resposta que aumenta a probabilidade dessa resposta voltar a acontecer e sua frequência, agora, reforço positivo aumenta essa probabilidade pela adição (por isso positivo) de um estímulo ao ambiente; já o reforço negativo aumenta a probabilidade da resposta pois a resposta emitida retira ou faz com que o sujeito não entre em contato com um estimulo aversivo, por exemplo uma pessoa que tem medo de cachorro e não passa na rua que ela sabe q tem um cachorro (oq a gente chama de esquiva), ou uma pessoa que não gosta de sangue e sai da sala quando alguém se corta (oq a gente chama de fuga); ambas as espostas estão sendo reforçadas negativamente, ou seja, a probabilidade delas ocorrerem novamente aumenta. Agora, o que diminui a frequência/probabilidade da resposta é a punição, que também pode ser positiva (adição de um estímulo aversivo, como um choque) ou negativa (retirada de um estímulo reforçador, por exemplo retirada da "liberdade" quando se vai preso). De resto, ótimo vídeo, tava ansioso para assistir você falando de Análise do Comportamento Behaviorismo Radical kkkkk Abraços o/
Belo vídeo. Belo conteúdo. Me formei em psico e escolhi a abordagem behaviorista. E você fala de um jeito meritoso sobre essa abordagem que é muito bacana e mau interpretada. Só um detalhe, aquele exemplo que você explanou sobre a barata e a criança, assim como o cão de Pavlov, com muito bom êxito, é o "Emparelhamento"; estímulo neutro somado a outro estímulo emparelhador.
@Gabriel Spagnol , o marido da minha prima é Spagnolo , parece muita bobagem , mas podem ser parentes , veio da Itália .Ah!Seus comentários são ótimos e dentre todas as abordagens , prefiro o behaviorismo .Grata!Muita paz!
Oi Georgete, Obrigado pelo prestígio. Ah... Sim, realmente meus parentes vieram da Itália por parte de pai. Meu tataravô nasceu lá. Ha variações mesmo do sobre nome aqui no Brasil. Tem também Spagnoli. Gostaria de conhecê-lo com a sua prima. Minhas irmãs fizeram a cidadania.
Lembro que uma vez eu tava brincando com sapo, minha mãe gritou e disse que ele ia pular na minha cara e era venenoso e ia morrer, fiquei com medo e hoje uns 11 anos depois eu meio toda vez que vejo um sapo eu morro de medo, e pra ver como é irracional tinha vezes que eu tava em publico e eu perdia o medo por conta de haver mais pessoas ali, mas quando eu tava sozinho e via eu tinha medo
A previsibilidade, segundo Burrhus é: (Assinale a afirmativa correta). * A)Todas as alternativas estão corretas. B)Duas (2) das alternativas estão corretas. C)O resultado do comportamento através da experiência. D)Não existe afirmação correta. E)O resultado obtido através da manipulação. F)A ação como resposta à uma punição. Qual seria a correta? Poderia me ajudar?
não sei se vocês já estudaram o teatro, o metodo de Stanislavski evolui para esse ponto dos condicionantes, antes era de um resgate emocional para trazer com uma experiência passada a emoção através da busca no pensamento, depois ele percebe que se o ator passar a ter consciência corpórea o ator vai notar que a memoria cravada em seus músculos e sistema nervoso podem trazer a tona a emoção desejada. O espaço, as condições de mim e também do outro, tais elementos que trabalham esse vida que gira como uma roda e não pera, seja numa falha num insucesso ou numa conquista num sucesso, o tempo sempre há de continuar, e os condicionantes podem ser marcos, momentos, precipitações e etc... Mas olha, quais serão os melhores condicionantes que precisam ser cravados para que todos possam ver nesse corredor histórico que passa em nossos pensamentos?
@@matheussampaio7483 toda a obra dele, são 3 livros, mas é material para atores e atrizes... afim de trabalhar as praticas da personagem na peça com devidas praticas e a história envolvente pra que o representante possa encarnar essa vida. Saiba o sacrifício dessa leitura. tem a criação de um papel; a preparação do ator; a construção da personagem, esses são os livros do suicídio kkkkkk
Bruno Pedroso Te perguntei pq outro dia tava refletindo sobre uma coisa chamada conciência facial e corpórea pq percebi q perdi um pouco disso de um tempo pra cá fazendo com q eu perdesse um pouco do vínculo q tinha com as pessoas. Então lembrei do Teatro e quando vi teu comentário fiquei curioso em saber sobre as obras desse autor. Já baixei o livro e pelo q vi é algo bem didático tanto pra quem já começou quanto pros curiosos q nem eu no momento. Obrigado pela atenção! :)
ola, tem aparecido no meu feed seguidamente outra terapia. A CURA DA CRIANÇA INTERIOR FERIDA como forma de cura para melhorar relacionamentos, parece algo da psicanalise... mas tambem me remete a pseudagem do "eu tenho a sua cura", "perdoe pai e mae que eles não tem culpa".... acho que essa coisa "da cura da criança ferida" vai de encontro a mesma ideologia da "constelação familiar" e outras terapias de emoçoes quanticas. (gilberto)
Desculpe, mas acho que faltou uma abordagem um pouco mais ampla do ser humano, observações são verídicas, mas num ser complexo isso pode mudar bastante. Tbm entendo que vc buscou expor uma teoria antes em construção. Talvez o problema aconteceu no questionamento final.
Quase o contrário. Aaron Beck, principal nome da tcc era um psicanalista que tentou aproximar a psicanálise do método científico e passou a estudar a comportamental.
Parei o vídeo em "comportamento é observável".... Sugiro consultar um analista do comportamento com domínio teórico antes de gravar vídeos como este, que podem ser vistos por muitas pessoas e que podem ser o primeiro contato de alguém com a abordagem. Acho que é preciso ter cuidado antes de tentar propagar informações.
Cara, mas o termo observável ele está se referindo a dados, fatos, evidências. Não está se referindo ao termo observável do ponto de vista subjetivo. Creio, que você interpretou de outra forma. Pois, da margem para dualismo a interpretação.
Uma pequena contribuição:
Ambos Reforço positivo e Reforço negativo incentivam o comportamento.
A diferença é que o positivo vem por acréscimo de algo, e o negativo aumenta o comportamento por retirada de algo
Exemplo de R+
Comida, dinheiro, carinho, elogios
Exemplo de R-
Fuga bem sucedida de dois cara numa moto
Muito interessante!!! Me lembrou bastante ''o poder do hábito", acredito que o livro seja voltado a teoria do Skinner.
Conteúdo legal, mas existem alguns equívocos. Reforçamento negativo não reduz comportamento, mas sim aumenta a probabilidade de comportamento acontecer através da remoção de um estímulo aversivo. Exemplo, você entra no seu carro e dar a partida sem colocar o cinto de segurança. Imediatamente, o carro dispara um alarme (estímulo aversivo) e você realiza o comportamento de colocar o cinto de segurança para o alarme parar de tocar.
Neste caso, os termos “positivo” e “negativo” têm sentido matemático de adição ou subtração de um estímulo, respectivamente. Comumente as pessoas confundem o sentido desses termos como um sinônimo de bom/ruim ou aumento/diminuição.
Um excelente livro que aborda o tema de forma rápida, direta e objetiva. "Hábitos Atômicos", do autor James Clear, para aqueles que sofrem com falta de foco e propósito na vida, esta obra é uma excepcional ferramenta. Boa leitura.
4:24 "o reforço pode ser negativo, que reduz o comportamento"
Bruno, nesse caso, sob a ótica behaviorista o conceito (reforço negativo) não seria o de subtrair um elemento do ambiente para aumento da probabilidade de um comportamento?
Sim, seria.
Tem gente que só fuma após tomar um cafezinho, é interessante um comportamento que depende de outro
adorei a explicação simples e fácil compreensão
Oi bruno, estou estudando psicologia. 2o periodo. Varias coisas que estou estudando tem sido faladas no canal. Essa aula de hj sem duvidas ajudara nas provas futuras
Abraco e obrigado
Que conteúdo maravilhoso! Não consigo entender como esse tipo de vídeo, passando esse conhecimento, com tanta competência, possa ter poucas visualizações e likes. Enquanto isso ,outros conteúdos, de outros canais ,vêem com uma pauta alienada e pior com muitos seguidores. Vai entender esse comportamento....Parabéns Bruno!👏
Comportamento condicionado de massa
Psicologia científica, aí sim!
Assim como toda psicologia
@@legumepetterson4324 Nem todas.
@@anaribeiro1555 mas não é como se behaviorismo fosse o único
@@legumepetterson4324 Como ciência natural é sim.
Comportamentos aprendidos fazem parte de dois dos quatro pilares da educação: aprender + colocar em prática.
Todas as profissões possuem métodos a serem aprendidos e colocados em prática.
Eu escolhi a minha profissão porque ela me instiga, ela me provoca, ela me desafia a dominá-la e a seguir em frente aprendendo mais.
Agora, os defeitos... hahaha... estes vou mapeando, analisando e decidindo agir diferente... é uma busca de autoconhecimento sempre.. ;-)
Juro que esse vídeo pra mim neste canal me foi uma boa surpresa
Uma errata: Reforço Negativo não tem a ver com diminuição ou redução do comportamento. Nesse caso, a Punição (negativa ou positiva) que causará a extinção do comportamento. Reforço, como o nome já diz, reforça o comportamento, enquanto a punição, inibe. Positivo e Negativo apenas se referem a adição ou subtração de um estímulo.
Uma errata à sua errada: punição não extingue um comportamento, mas sim a realização da ação sem o efeito reforçador. De um lado, na punição o comportamento é suprimido imediatamente (apesar de não diminuir sua força) e comportamentos de fuga e evitação são reforçados; do outro, na extinção o comportamento continua a acontecer por um tempo (inclusive, a sua frequência aumenta antes de se extinguir), mas os efeitos comportamentais (seja a punição ou o reforçamento) não seguem à ação.
De qualquer forma, sua colocação sobre reforço negativo não diminuir a frequência do comportamento está certo. O vídeo está cheio desse tipo de erro...
Muito Bom Bruno.
Que meu elogio seja um reforço positivo para que voce continue fazendo otimos videos.
Vídeo incrível, amei! Parabéns!! Pra gente que estuda psicologia é um verdadeiro deleite.
Estou conhecendo gradativamente a psicologia. Que conteúdo interessante! Me fez refletir sobre várias questões.Muito obrigada mesmo por disponibilizar o conteúdo.
Boaa Bruno!!
Vídeo muito explicativo, vcs sempre arrasam.
Só uma errata, do que você falou em vídeo: o reforço negativo aumenta a frequência de resposta também, a diferença é que ao invés dela adicionar um elemento ao ambiente, ele retira. O que diminui a frequência de comportamento é punição ou extinção.
Abraços!! Continuem com a playlist que está mto boa ♥️♥️
a chinelada da mãe eh estímulo negativo ou positivo?
@@vanessalee1545 seria punição positiva. O estímulo seria o comportamento da criança. A gente não diz que estimulos são positivos ou negativos, pois essas denominações cabem somente na consequencia do comportamento. Estimulos são somente agradaveis ou desagradaveis. No caso desse exemplo, tendo como referencial o comportamento da mãe:
estimulo - atitude desagradável da criança
resposta da mãe - dar uma chinelada
consequencia - a criança parar com o comportamento
É punição porque a resposta tenta diminuir a frequência do comportamento, e positiva porque adiciona um elemento no ambiente (chinelada)
@@lopelari_ Nossa, muito obrigada!! Pq como to estudando isso pra faculdade, fiquei confusa e vc me ajudou com o entendimento. Obrigada!
Qq
Q
As melhores playlist do RUclips! Muito obrigada pelo vídeo, ótimo trabalho. Abraço para vcs!
O exemplo da campainha realmente me fez pensar, é muito interessante pensar que algo externo (som da campainha) pode estimular a associação de algo específico (comida)
Esta vendo este comentário? Vc foi notificada. Olhe o simbolo da plataforma que te notificou. Vc recebeu a sua recompensa de liberação de dopamina.
Estou aqui assistindo esse vídeo maravilhoso, pra reforçar o que que estou aprendendo na Pós. Gratidão pelo vídeo, ótima explicação.
Salvando minha provinha de amanhã. Obrigada pelo conteúdo excelente!
Uma coisinha... reforço é sim todo estímulo apresentado após uma resposta que aumenta a probabilidade dessa resposta voltar a acontecer e sua frequência, agora, reforço positivo aumenta essa probabilidade pela adição (por isso positivo) de um estímulo ao ambiente; já o reforço negativo aumenta a probabilidade da resposta pois a resposta emitida retira ou faz com que o sujeito não entre em contato com um estimulo aversivo, por exemplo uma pessoa que tem medo de cachorro e não passa na rua que ela sabe q tem um cachorro (oq a gente chama de esquiva), ou uma pessoa que não gosta de sangue e sai da sala quando alguém se corta (oq a gente chama de fuga); ambas as espostas estão sendo reforçadas negativamente, ou seja, a probabilidade delas ocorrerem novamente aumenta. Agora, o que diminui a frequência/probabilidade da resposta é a punição, que também pode ser positiva (adição de um estímulo aversivo, como um choque) ou negativa (retirada de um estímulo reforçador, por exemplo retirada da "liberdade" quando se vai preso). De resto, ótimo vídeo, tava ansioso para assistir você falando de Análise do Comportamento Behaviorismo Radical kkkkk Abraços o/
Seu conceito de R- ficou confuso
Perfeito!
Isso aí, estava em busca desse comentário hahaha.
Perfeito 👏👏👏👏
Brabo
Bruno eu realmente gosto muito dos seus vídeos.
Excelente explicação
Aula excelente
O grande mistério oculto como alguém pode dar deslike em um vídeo do CdH como?
Belo vídeo. Belo conteúdo. Me formei em psico e escolhi a abordagem behaviorista. E você fala de um jeito meritoso sobre essa abordagem que é muito bacana e mau interpretada. Só um detalhe, aquele exemplo que você explanou sobre a barata e a criança, assim como o cão de Pavlov, com muito bom êxito, é o "Emparelhamento"; estímulo neutro somado a outro estímulo emparelhador.
Melhor abordagem ❤
@Gabriel Spagnol , o marido da minha prima é Spagnolo , parece muita bobagem , mas podem ser parentes , veio da Itália .Ah!Seus comentários são ótimos e dentre todas as abordagens , prefiro o behaviorismo .Grata!Muita paz!
Oi Georgete, Obrigado pelo prestígio. Ah... Sim, realmente meus parentes vieram da Itália por parte de pai. Meu tataravô nasceu lá. Ha variações mesmo do sobre nome aqui no Brasil. Tem também Spagnoli. Gostaria de conhecê-lo com a sua prima. Minhas irmãs fizeram a cidadania.
Valeu pelo vídeo! Me ajudou mt. 🙏
Lembro que uma vez eu tava brincando com sapo, minha mãe gritou e disse que ele ia pular na minha cara e era venenoso e ia morrer, fiquei com medo e hoje uns 11 anos depois eu meio toda vez que vejo um sapo eu morro de medo, e pra ver como é irracional tinha vezes que eu tava em publico e eu perdia o medo por conta de haver mais pessoas ali, mas quando eu tava sozinho e via eu tinha medo
Gostei muito da sua explanação. 😍
Ótimo e interessante conteúdo.
Parabéns pelo trabalho.
Vídeo incrível. Parabéns pelo conteúdo
Ótima explicação. Fiz um trabalho sobre tais estudos.
Adorei a aula
Olá! Muito obrigada pelo vídeo. Poderia me da um exemplo de estímulo neutro, por favor?
Q vídeo maraaaa! Tá salvando meus dias
cara vc é muito bom parabéns nasceu para ensi ar
Ótima explicação 👏👏
Sempre incrível esse canal
A camiseta tolkien
Dando Aql força boa
maravilhoso
A previsibilidade, segundo Burrhus é: (Assinale a afirmativa correta). *
A)Todas as alternativas estão corretas.
B)Duas (2) das alternativas estão corretas.
C)O resultado do comportamento através da experiência.
D)Não existe afirmação correta.
E)O resultado obtido através da manipulação.
F)A ação como resposta à uma punição.
Qual seria a correta? Poderia me ajudar?
A resposta E) me parece a correta.
Será?
Tudo é um padrão.
Muito bom❤
Excelente vídeo!!!
Reforço negativo não diminui o comportamento
não sei se vocês já estudaram o teatro, o metodo de Stanislavski evolui para esse ponto dos condicionantes, antes era de um resgate emocional para trazer com uma experiência passada a emoção através da busca no pensamento, depois ele percebe que se o ator passar a ter consciência corpórea o ator vai notar que a memoria cravada em seus músculos e sistema nervoso podem trazer a tona a emoção desejada. O espaço, as condições de mim e também do outro, tais elementos que trabalham esse vida que gira como uma roda e não pera, seja numa falha num insucesso ou numa conquista num sucesso, o tempo sempre há de continuar, e os condicionantes podem ser marcos, momentos, precipitações e etc... Mas olha, quais serão os melhores condicionantes que precisam ser cravados para que todos possam ver nesse corredor histórico que passa em nossos pensamentos?
Bruno Pedroso Pode indicar alguma obra desse Autor ?
@@matheussampaio7483 toda a obra dele, são 3 livros, mas é material para atores e atrizes... afim de trabalhar as praticas da personagem na peça com devidas praticas e a história envolvente pra que o representante possa encarnar essa vida. Saiba o sacrifício dessa leitura. tem a criação de um papel; a preparação do ator; a construção da personagem, esses são os livros do suicídio kkkkkk
Bruno Pedroso Te perguntei pq outro dia tava refletindo sobre uma coisa chamada conciência facial e corpórea pq percebi q perdi um pouco disso de um tempo pra cá fazendo com q eu perdesse um pouco do vínculo q tinha com as pessoas. Então lembrei do Teatro e quando vi teu comentário fiquei curioso em saber sobre as obras desse autor. Já baixei o livro e pelo q vi é algo bem didático tanto pra quem já começou quanto pros curiosos q nem eu no momento. Obrigado pela atenção! :)
AMEI
Onde encontro os outros vídeos que foi comentado sobre as abordagens da psicologia?
Alguém sabe me dizer até que ponto a genética influencia no comportamento humano?
Ótimo video ❤❤
A extinção que diminui.
Bruno, essa abordagem tem algo em comum com a neurolinguística?
ola,
tem aparecido no meu feed seguidamente outra terapia.
A CURA DA CRIANÇA INTERIOR FERIDA
como forma de cura para melhorar relacionamentos,
parece algo da psicanalise...
mas tambem me remete a pseudagem do "eu tenho a sua cura", "perdoe pai e mae que eles não tem culpa"....
acho que essa coisa "da cura da criança ferida" vai de encontro a mesma ideologia da "constelação familiar" e outras terapias de emoçoes quanticas.
(gilberto)
Ok.
E essa blusa tem pra vender onde?
Desculpe, mas acho que faltou uma abordagem um pouco mais ampla do ser humano, observações são verídicas, mas num ser complexo isso pode mudar bastante.
Tbm entendo que vc buscou expor uma teoria antes em construção.
Talvez o problema aconteceu no questionamento final.
Sou adepto do reforçamento com bala de gelatina.
Seymour!!!! Sim, mãe!
A campainha é estímulo neutro?
No exemplo do cachorro, era sim
Conceito de reforcamento positivo e negativo está errado.
Um 😘
🧠✍️💡
Isso faz parte da TCC?
Quase o contrário.
Aaron Beck, principal nome da tcc era um psicanalista que tentou aproximar a psicanálise do método científico e passou a estudar a comportamental.
O Freud criticou o behavionismo ?
Amei!
Não são reforçadores primários e secundários mas sim reforçadores naturais e arbitrários.
Italo: Os dois termos podem ser utilizados.
Skinner é muito fhoda
Parei o vídeo em "comportamento é observável".... Sugiro consultar um analista do comportamento com domínio teórico antes de gravar vídeos como este, que podem ser vistos por muitas pessoas e que podem ser o primeiro contato de alguém com a abordagem. Acho que é preciso ter cuidado antes de tentar propagar informações.
Cara, mas o termo observável ele está se referindo a dados, fatos, evidências. Não está se referindo ao termo observável do ponto de vista subjetivo.
Creio, que você interpretou de outra forma. Pois, da margem para dualismo a interpretação.
👍🏽243
Nao gosto dessa abordagem da psicologia..
pura magia negra...