VOLKSWAGEN 1600: o CARRO da VW para o mercado dos MÉDIOS! O conhecido ZÉ DO CAIXÃO!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 2 авг 2024
  • Olá Corceleiras e Corceleiros!
    Aqui vai um material especial sobre o Volkswagen 1600, o carro médio derivado do Tipo 3 alemão que a VW lançou no Salão do Automóvel de 1968. Na corrida dos carros médios a Volks disputava com a Ford e a GM. A produção de pouco mais de dois anos foi interrompida por uma tragédia em dezembro de 1970!
    Um FORD abraço!
    0:00 Intro
    2:16 Apresentação do VW 1600
    5:33 Pré-projetos
    9:22 Protótipo flagrado na fábrica da Volks
    10:26 Protótipo flagrado nas ruas
    11:44 Etapas do projeto
    19:02 Apresentação no Salão do Automóvel em 1968
    21:35 Primeiro teste da Quatro Rodas
    23:26 Ronco do motor 1600
    24:00 Primeiro teste da Quatro Rodas
    27:07 Phil Hill testa o Zé
    28:36 Compradores opinam
    31:42 Volks lança a Variant e o TL
    33:55 Tragédia na fábrica da VW!
    36:11 Final
    #volkswagen #anos60 #carrosnacionais
  • Авто/МотоАвто/Мото

Комментарии • 23

  • @fabiomaia7472
    @fabiomaia7472 Год назад +5

    BOA NOITE GABRIEL, TRABALHO DE PESQUISA ESPETACULAR, MAIS CRITICO SIM, AS MONTADORAS DA ÉPOCA, MUITO ATRASADAS EM COMPARAÇÃO AS MONTADORAS ESTONIDENSES E EUROPEIAS, FATO. UMA COISA SIMPLES E BARATA, QUE NOS ANOS 60 E 70 JÁ EXISTIA LÁ FORA, LAVADOR DE PARABRISA ELÉTRICO, SENDO QUE AQUI NO BRASIL, ATÉ EM MEADOS DOS ANOS 80, O LAVADOR ERA AQUELA BOMBINHA DE PÉ SEM VERGONHA, PODE?? CARA, EU CHEGUEI À VER E À ANDAR EM ZÉ DO CAIXÃO TÁXI AINDA NA DÉCADA DE 70, QUANDO EU ERA BEM PEQUENO, E ME LEMBRO COMO SE FOSSE ONTEM, NITIDAMENTE . ALIÁS, O MEU FINADO PAI TEVE DOIS TÁXI CORCEL DE QUATRO PORTAS: UM VERMELHO 1974 E UM BEGE 1969, E ME LEMBRO PERFEITAMENTE DOS DOIS. O MEU TIO PATERNO TEVE DOIS CORCEL 1 COUPÉ AZUL ESCURO, ,UM 1976 E UM 1974, UM CORCEL 2 L 1978 BRANCO E UMA BELINA 2 STD 1979 VERMELHA, QUE EU TAMBÉM VI E ANDEI. ESSE ZÉ DO CAIXÃO VERMELHO CEREJA AÍ DO VÍDEO É LINDÍSSIMO, BELÍSSIMO, ALÉM DE CLÁSSICO E RARO. SÓ TEM UMA COISA DELE QUE NÃO É ORIGINAL, O ESCAPAMENTO LATERAL DO LADO DIREITO. O ZÉ DO CAIXÃO TEM O ESCAPAMENTO COM DUAS SAÍDAS, AS POPULARES FLAUTAS, IGUAIS AS DO FUSCA E KARMANN GHIA. O ESCAPAMENTO LATERAL DO LADO DIREITO SÓ VIRIA NA VARIANT, TL E KARMANN GHIA TC, NO CASO DA BRASÍLIA E SP2, A SAÍDA DO ESCAPAMENTO É NO LADO ESQUERDO; NO CASO DA VARIANT 2, SÃO DUAS SAÍDAS DE ESCAPE LATERAIS, TANTO NA ESQUERDA, TANTO NA DIREITA. ADOREI, AMEI ESSE EXCELENTE E MARAVILHOSO VÍDEO!!

    • @ocorceleiro
      @ocorceleiro  Год назад

      Muito obrigado pelo cometário Fábio! Um carro cada vez mais raro de se ver mesmo! Um clássico de nossa industria. É sempre um prazer registrar imagens de carros assim. Um grande abraço.

  • @guidoatiliodeolveira9125
    @guidoatiliodeolveira9125 5 месяцев назад

    A foto de capa è espetacular. Tem que imaginar que não tinha computador pessoal para fazer esse tipo de efeito!

  • @marciojosemazzonicidade1227
    @marciojosemazzonicidade1227 4 месяца назад

    Atrás do banco traseiro ficava o tanque de combustível amigo! Por isso o porta malas dianteiro do VW 1600 era maior do que o dos outros VW a ar!!!

  • @franciscoflavio1462
    @franciscoflavio1462 Год назад

    Meu primo teve um Volks 1.600 em 2002 e depois pegou um Chevette, o que agradou ele foi o motor a ar fácil de arrumar e o conforto das 4 portas. Parabéns pelo vídeo 👏

    • @ocorceleiro
      @ocorceleiro  Год назад +1

      Maravilha Francisco! Um abraço.

  • @lauronolasco
    @lauronolasco Год назад +1

    Valeu!

  • @mauriciofortunato6523
    @mauriciofortunato6523 Год назад +1

    Perdia em tudo para o corcel , desenho, espaço interno conforto ,dirigibilidade, economia , motor barulhento , porta malas inexistente como todo vw a ar, apesar de ser maior que dos outros vw ,por usar o tanque na traseira .além de as portas abrirem pela torção da carroceria . Mas o corcel tinha o preconceito do brazuca com relação a tração dianteira. Quanto ao TL ,o vidro traseiro prejudicava para acessar o motor , e para colocar qualquer coisa no dito porta malas

    • @ocorceleiro
      @ocorceleiro  Год назад

      Se o Zé fosse mais barato talvez fosse uma boa opção mesmo. Mas entre ele e um Corcel fica complicado mesmo.

  • @josefranciscojr.853
    @josefranciscojr.853 Год назад

    Olá, Gabriel
    Foi realmente uma primeira tentativa da VWB em ingressar num segmento nascente naquela época: o dos veículos de três volumes e com opção de quatro portas. Assim como já existia nos Type 3 europeus, a montadora de SBC foi se inspirar no modelo Notchback para desenvolver aquele que seria o 1600. Como também vimos, esse três volumes foi muito vitimado por economias de montagem diversas para que seu custo final fosse competitivo aos arquiconcorrentes. O motor "Capela alta", que você exemplificou era dependente de fato de menos maquinário que o motor "plano". Entretanto, Gabriel, o Type 3 Notchback também era (e sempre foi) equipado com o "capela alta". Por isso que ainda creio em certa "fidelidade da VWB ao modelo ascendente, além de uma constatação que nada relativo à bagagem pudesse caber no terceiro volume (com exceção do tanque de combustível atrás do motor, detalhe que a Kombi já tinha).
    Já algumas novidades mecânicas da marca, creio que chegaram 1° no 1600, como: as rodas de quatro furos, a suspensão dianteira com pivôs e a bitola do eixo traseira mais larga.
    E, sobre a Variant, tenho a dúvida se o nome oficial dela é "VW 1600 Variant", para significar "a perua do 1600", e não "a perua do Sedan (ou Fusca)", entende?
    Por fim, você notou que o TL foi lançado em 1970 apenas como duas portas? Pensando nisso, me questiono se a intenção da VWB "pré-incêndio" ainda era manter o 1600 por mais um tempo, sem haver necessidade de desenvolverem eles mesmos o TL 4 portas, dado que na Europa ele não existia.
    E é isso. História que, embora com final triste, conta todos os esforços da Volks para ir de encontro ao Ford Corcel (principalmente) com os recursos e "know-how" que ela tinha à disposição naquele agitado fim dos anos 1960.
    😉

    • @ocorceleiro
      @ocorceleiro  Год назад +1

      Olá José! Acredito que a Volks iria manter mais um pouco o VW 1600 mesmo. Mas o incêndio apenas acelerou o processo já que o TL tinha mais aceitação comercial, ai meu ver. Mas acho que a Volks demorou demais pra lançar o VW 1600, ele estreou muito atrasado em comparação ao Corcel. Seria um sucesso talvez se fosse lançado em 65 ou 66. Quem sabe né?

  • @LuizCarlos-if6sd
    @LuizCarlos-if6sd Год назад

    O carro era muito valente, resistia ao serviço de táxi e manutenção barata montado em uma plataforma aprovada do fusca, suspensão super resistente de barras de torção.

    • @ocorceleiro
      @ocorceleiro  Год назад

      Exato Luiz. O que matava era o valor alto dele. Mas era um valente.

  • @GARAGEMDOSOARES
    @GARAGEMDOSOARES Год назад +2

    Este carro esta mais pra sedan pequeno os carros de hoje ficará muito maiores 😅.

    • @ocorceleiro
      @ocorceleiro  Год назад

      Eram outros tempos mesmo. Um abraço.

  • @paulo3564
    @paulo3564 Год назад

    Como era difícil manter a regulagem do carburador.
    Mesmo na época era cara e ruim, muito inferior aos Opalas.

    • @ocorceleiro
      @ocorceleiro  Год назад

      Imagino. O de carburação dupla deve ser mais complicado ainda. Um abraço.

  • @romildoferreira4705
    @romildoferreira4705 4 месяца назад

    O "corceleiro" falando de VW. Kkk

    • @ocorceleiro
      @ocorceleiro  3 месяца назад

      É um canal sobre carros antigos. Tem pesquisa aí. Não me interesso só em Corcel não.

  • @brunoeiler8192
    @brunoeiler8192 Год назад +2

    o seu video é longo demais ....procure ser mais objetivo nas informações ou ate separar o video em segmentos e separar em mais videos ...parte1-2-3

    • @ocorceleiro
      @ocorceleiro  Год назад +2

      Agradeço o comentário mas não dá pra agradar todo mundo. Quando eu posto vídeo curto tem gente que reclama também. Um abraço.