Sim é verdade, foi através de Jessé no ambiente lavajatista contaminado pelo Brasil na época muito mais ainda que o bolsonarismo posterior, quem abriu os olhos para nós de como foi a construção do golpe sócio econômico e mental imposto pela elite tanto nacional como estrangeira para legitimação de todo esse discurso de ódio disseminado pela mídia e pela sociedade nos dias de hj 2023, Parabéns mesmo prof° Jessé de Souza 💛💛💛💛💛
sempre me deparo FASCINADO , com as palavras do JESSE de SOUZA . esse brasileiro Valiosíssimo a nós, pobres desse PAIS . seria muito bom que o povo pobrese descobrissem , nas palavras desse MESTRE .
" A dificuldade em ascender à verdade, em se conseguir a verdade, não é uma dificuldade cognitiva, porque as pessoas são inteligentes. É uma dificuldade emocional. As pessoas tem um compromisso afetivo com as verdades nas quais elas acreditam". Só essa frase já valeu o vídeo.
Sobre a principal necessidade humana em jusificar sua própria existência...então a "classe media" pôde vir as ruas dizer que "odeia pobre"...resumidamente pra justificar seus próprios privilégios...Eles tem um compromisso com essa auto satisfação do "ego" digamos assim né...esse cara o Jessé é um gênio!!! Esse cara ta trazendo pro Brasil...uma verdade desconfortável...de uma maneira que nunca vi igual!!!! Um gênio!
nenhum país se faz sem a troca do poder,por classe social mais iluminada e afinada com seus unteresses.Assim foi na prussia que desempenhou grande papel na grandeza alemã.tb.no japão,quando os latifundiários foram alijados por uma burguesia proJAPÃO.Nossa elite despreza o próprio povo.É alienada.
Os Marketeers de Trump e Bolsonaro perceberam isso da emoção. Eliminaram os mediadores (media) e usaram as redes sociais, para disparos em massa com fake news directamente aos eleitores.
@@osmarfinucci747 a nossa elite, nem do Brasil é, muitas vezes a nossa elite vem de outros países como alguns imigrantes, e é privilegiada pelo governo assim nasceu a classe média e parte da elite. a outra parte tem origem colonial (os colonos mais ricos e aristocratas) que tem herança escravocrata. ou seja esse papinho de meritocracia é furado e a elite nem nacional é portanto eles cospem no pobre e metem bala nas favelas.
Conheci uma professora que tinha um doutourado ainda muito jovem e em suas aulas ela se gabava muito disso. Ela trabalhou muito pouco porque os pais deram todas as condições a ela para estudar e chegar onde chegou, porém, ela não percebia o privilégio que teve perante uma grande maioria de alunos que necessitavam trabalhar para pagar a faculdade e ficar ouvindo a histórinha dela. Eu mesma gostaria de ter tido mais aula.
Assistindo a esse vídeo, novamente, tanto tempo depois da entrevista, a gente percebe claramente a EXTREMA IMPORTÂNCIA dos pensadores, pesquisadores, produtores de conhecimento, porque vemos hoje milhões de pessoas reverberando esses conhecimentos, essas ideias, antes muito mais invisibilizadas, encobertas.
Excelente palestra de um magnânimo professor. Ele explica com maestria a alma brasileira, sua formação, seus mitos fundadores e como tudo isto é usado para que o poder financeiro possa cada vez mais acumular riquezas que seriam de todos se este poder pagasse impostos.
Grande homem, um intelectual que luta pelo Brasil através de seus preciosos livros que esclarece a quem ler para entender a tragédia do Brasil até hoje. Estou.lendo a Elite do Atraso.Gratidão.
Professor Jessé Souza, escreve muito bem! Uma grande escritor da Sociologia. Incansável. Trabalha fora do academicismo e fala para todos. Obrigado amigo. Vc faz o trabalho para além do intelectual acadêmico. Abraços!
Trabalho perto de pessoas da elite, e realmente elas odeiam pobre. Fico indignado, isso é muito desumano, que nojeira. Jessé Souza, parabéns, você é um grande homem. Que Deus lhe proteja sempre 🙏🙏🙏
A ciência social e humana brasileira vai ter um antes e depois de Jessé Souza. É preciso desconstruir para melhor entender e encontrar explicações sobre o Brasil, e ele faz brilhantemente.
Jessé Souza é uma quebra de paradigma. Um avanço sem precedentes na sociologia brasileira. Vai demorar um tempo até ser adequadamente reconhecido, porque o trabalho da maioria dos acadêmicos brasileiros é uma variação do tipo "samba de uma nota só" sobre o tema do patrimonialismo de Buarque de Holanda. E o patrimonialismo é ótimo para manter a dominação, tanto do ponto de vista da burguesia internacional quanto nacional. Basta começar a verificar quantos editoriais e artigos de jornalões, discursos de ministros do STF, de procuradores gerais, de medalhões da política, à esquerda e à direita, usam essa fantasia do patrimonialismo para justificar nossas mazelas e a manutenção de um terço da nossa população no que o Jessé chama provocativamente de "ralé".
Admirável sua palavras eu fico me perguntando como algo tão visível se torna invisível aos nossos olhos não dá pra acreditar q eles articulam tudo tão bem lamentável e triste obrigado por essa luz Jessé que vc trouxe a todos
Jessé Sousa é um dos mais destacados pensadores brasileiros porque ele é capaz de explicar a luta de classes do ponto de vista da realidade do nosso país, não da maneira abstrata como muitos marxistas veem o assunto. (obviamente pros capitalistas a luta de classes nem existe porque eles não aceitam a existência de outras classes que não eles mesmos).
Desculpe a interferência, mas se existe uma coisa que os marxistas sabem interpretar de forma materialista é a divisão social do trabalho, a partir do sistema de produção capitalista. Afinal, todo o estudo marxista foi em função dessa temática.
Mas o que o companheiro colocou, talvez equivocadamente, como materialidade, talvez seja a agência dos indivíduos para além da mecanicidade marxista. É em verdade a mesma crítica que Bourdieu faz ao marxismo.
Concordo com você. E a luta de classe marxista é importante, mas o Brasil é particular tanto na direita como na esquerda. Veja a elite europeia e sua extrema direita, eles defendem o país deles, embora crucificando os negros, o mais pobre etc...e aqui no Brasil, a nossa elite financia os políticos de direita, para manter a escravidão, mas não tem o nacionalismo da direita europeia e dos Estados Unidos, mas sim uma elite entreguista. Seguindo os moldes da elite do Brasil colônia, prontos a entregar as nossas riquezas para o exterior .
Não creio que a visão marxista de classes seja errada ou mais abstrata. Não é isto que o Jessé fala (penso eu). Ele indica que a visão marxista e mesmo a capitalista não são as mais corretas uma vez que não são as que realmente nos separam em classes, do ponto de vista mais empírico possível e do ponto de vista que nos proporcione, de fato, alguma substância para ser trabalhada em termos de alteração desta vil realidade. O que Jessé defende é que as reais classes que nos separam e nos impedem de ver caminhos, são construídas pelo que realmente somos e "somos" o que temos de estímulos e condições reais em nossa formação. Mais, que esta noção de classe nos inflige uma permanência forçada nesta situação uma vez que sequer sabemos que sentimos e vivemos isto, pois nossa visão de classe é baseada no quanto dinheiro temos.
O Banco Central é a boca de fumo dos bancos: dívida pública que nunca foi auditada, taxas de juros exorbitantes e as tarifas bancárias que juntas retiram do povo mais do que o orçamento da saúde e educação juntos. Produto de uma sociedade perversa e escravocrata, como sempre , o Brasil nunca se resolveu e acertou as contas com o seu passado institucional. Impressionante. Professor Jessé Souza esclarecedor e brilhante em suas análises e estudos sociológicos.
Suas palavras me tranquilizam para entender o motivo do ódio que muitos ricos tem com pobres. Ao ponto de incriminar, tentar prejudicar a todo custos e humilhar.
Eu fiz um projeto com a professora Márcia D'Alessia sobre identidade Nacional analisando a campanha do petróleo é nosso e o segundo governo Vargas. O jogo de interesses e os discursos no interior do clube Militar.
Professor uma aula excelente de sociologia dita de uma forma que quase todo mundo pode entender Parabéns Jessé você é uma luz nesse Brasil de hoje Maria Antônia Andrada Serpa
Como ele mesmo já disse, Moro, Deltan e Lava Jato são produtos da classe média branca preconceituosa, descendente dos imigrantes europeus que não aceitam serem equiparados à população descendente da população que foi escravizada, e o ódio aos representantes e defensores de políticas sociais se revela por meio das picaretagens e vícios aplicados nos processos e atos flagrantemente ilegais enxertados na Lava Jato, do contrário, Moro e seu capacho do MP JAMAIS precisariam usar de atos promíscuos para condenar Lula, que seria eleito com toda certeza presidente.
O que presenciamos no pais nao e posicionamento politico e sim interesses entre castas que compoem a nossa sociedade,ha uma grande hipocrisia entre a burguesia que tenta a todo custo se manter no topo da piramide,adoro as palestras do professor Jesse ele tem conhecimento profundo da formacao da sociedade brasileira e universal,um homem notavel.
Uma aula honesta demais. Devem faltar interlocutores do mesmo nível.Mas o Brasil sofre pela falta de organizadores dos trabalhadores como classe. Alguém escreveu que classe só o é se organizada em sua ação e objetivos de defender-se.Sem isso, não é classe e sim massa de manobra e sob opressão;
O senhor me orgulha. Esse tema recebe minha atenção há anos ou a vida toda fruto de uma criação religiosa católica e acredito que desde muito novo a percepção da pobreza me motivava.
Eu sou brasileira e a muuuitos anos percebo, apesar da minha resistência, "eles" e "elas", dadas caracteristas piraretagem-soberba de (omissao, oportunismo, incompetencia e falta de compromisso) da chamada (direita, centro e esquerda) brasileira. Que em termos de responsabilidade-compromisso-competência-coragem, não tem nada a haver com a direita, esquerda e centro do resto do mundo, que admiramos e que estao fazendo seus deveres de casa e passando a cada ano, se comparando consigo e melhorando seus resultados reais a cada ano. Os problemas aqui, crescem como espirais (pequenos e vao crescendo, se alimentado e de outros problemas já existentes). Os picaretas-soberbos(as) não fazem nada, esperam o problema crescer, utilizam o problema para suas vantagenscomo; se vendem para o "mercado" nacional e internacional e o povo brasileiro todo desde de quem compra agua ate' quem compra apartamento e casa são os que pagam por isso (miserável a classe media e profissional liberal). E o pior e' ver a soberba-picareta classe media e profisional liberal, que se omitem das responsabilidade de pressionar por solucoes enquanto os problemas sao pequenos; porque a classe media e profissional liberal; acha que pode fazer "conchavos" para não ser afetados pelos problemas e quando os problemas estoram na cara de todos, como (violencia, previdencia, educacao, epidemias, saneamento básico, falta e plano de nacao etc...) entao a classe media e profissional liberal começa a gritar e esperniar e agir de forma irracional e alguns politicos e politicas oportunistas, dentro do sistema, apresentam propostas "estapafurdias" e superficiais, evidentemente devido a (omissao, oportunismo, incompetencia e falta de compromisso), porque se venderam para o mercado internacional e nacional; e propõe as soluções mais oportunistas para o mercado. Eles sabem que daqui a 10 anos depois do mercado nacional e internacional receber o pagamento das dividas os juros que o governo brasileira deve as talvez pressionem para retornar o sistema atual.E o mercado nacional e internacion vai receber os pagamentos nas costas da populacao (empregados e aposentados) e as empresas devedoras vao ser perdoadas e as empresas atuais terao pelo menos 10 anos para nao recolher nada e guardar seu dinheiro no bancos nacionais e investir no exterior. E a mesma classe media e profissional liberal (omissa e conchavista) vai pagar o preco. Como paga ate' hoje pagando servicos e produtos caros e impostos altissimos como; internet por exemplo e outros e recebendo servico e produto de pessima qualidade como o resto dos brasileiros que eles pensam que sao superiores assim como a maioria dos politicos. So que não são permanecem sendo da periférica dos paises pobres e agem de acordo. Portanto se retro -alimenta o processo. Vergonhosamente essa classe media e profissional e' eugenica e esta imbecilizada; haja visto a atual realidade falida brasileira com todos as representacoes de direita, esquerda e centro escravagista e colonialista eugenica brasileira tiveram suas atuacoes nos 3 poderes brasileiros for 500 anos.
É para pensar! ,Mas o que ele diz tem logica! Talvez os pensadores do passado estavam enganados ou faltava esta clareza, ou mesmo foram instrumentos usados para usar estas narrativas consideradas pelo professor Jessé. A questão é que não devemos desconsiderar o que ele diz. Acho particularmente que ele está no caminho certo.
As Classes Sociais é o melhor mecanismo de luta agregada a uma ansiedade e vontade de garantia de direito e através cada um cada uma se defende, penso que é de suma importante nós estarmos identificado a qual pertencemos, que só assim teremos mudanças seja ela qual for.
No dia 15 de novembro de 2020 uma reportagem do fantástico falou sobre 3 casos de humilhação a trabalhadoras doméstica, um dos casos o patrão falou exatamente as palavras que falou professor falou em sua aula : "Você é um lixo, não é digna de limpar a minha sujeira. Fique aí fazendo mocotó essa comida de pobre!"
Concordo com análise de Jessé de Souza. A classe média quer distância do pobre. Pois, em outros países europeus a classe média se uniu ao pobre e reduziu as desigualdades entre ambas. Tenho um parente que na época de Lula ele disse que recebi 6 salários mínimos a mais que o vizinho dele e agora com o Lula ele passou a receber apenas 2 salários mínimos a mais que seu mesmo vizinho. Eu expliquei pra ele que isso era distribuição de renda. E falei que ele não perdeu nada. O que aconteceu foi que o vizinho dele apenas conseguiu reduzir a distância salarial entre eles dois. Ou seja o vizinho que era um miserável passou a ter o minímo necessário para viver. E disse ao meu parente que ele devia estar feliz que seu vizinho pode agora usufruir de uma boa qualidade de vida que ele sempre e continua vivendo.
Porisso que eu digo a 4o onda de trabalho e relacoes sociais vai exigir de todas materias tempo para ajudar as criancas a problematizarem, investigarem,refletirem e solucionarem os problemas do seu dia-a-dia na sua vida, comunidade. Esse exercio vai acontecer com sucesso nas escolas integrais tempo integral, ate' mesmo para que nossos desacreditados jovens, exercitem essa metodologia (problematizar, investigar, refletir e produzir solucoes) vai ser necessario a escola intefirir nesse momento para que as futuras geracoes tenham isso em casa quando as geracoes atuais exercitam na escola. A escola atual tem o importante papel de iniciar um ciclo que numca existiu no Brasil. Quando as escolas publicas forem tao boas que criancas de varias classes e grupos passem a conviver junto e as familias promoverem essa inter-relacao, dentro de espaco digno e com promocao de respeito, vai ser muito bom para mudar a tensao existente hoje. Lembrem-se nem todo mundo vai para as ciencias tecnologicas, outros vao para ciencias medicas, quimicas fisicas, biologicas, sociais, educacionais e servicos sociais. E so' o centro socio-medico-educacional integral tempo integral vai dar a capacidade de criar essa nova cultura de dedicar tempo para estudar e se preparar para ir para vida adulta, como empregado especializado (verde moderno ou tradicional), profissionais liberais, empresarios (grande, medio e pequeno), agricultor (pequeno, medio e grande), cooperativista, cientistas militares (alto, medio e baixo escalao) de qualidade etc!
Jesse de Souza com todo seu tempo como pesquisador e uma grande escola de sociologia feita na Alemanha o fez ser um dos maiores pensadores desse país . Nos mostrando com clareza a realidade das diferenças de classe e a grande exploração q a classe média tem para com os frágeis e os vulneráveis q pertence a ralé. É um grande homem. Devia ser convidado a ter um cargo importante num governo sério.
esse video como o professor explica as alma brasileira o mito que e um foco de todo isto explica a verdade cognitiva da realidade em que se vivia naquele tempo que era ainda um tempo mitico em que pouco o homem percebia da realidade em que se viviam ou seja nao topavam o mundo mitico com esse mundo real racional segundo relata o professor
Muito boa narrativa. Estamos inseridos em um sistema político, pensado e construido em cima de uma plataforma Metafísica Utópica, que vende uma ilusão de conceito absolutamente inexistente (provavelmente no universo), chamada: " Igualdade Democrática". Às muletas que nos condicionamos a usar sacramentalmente, para tornar às nossas vidas mais suportáveis, nos remetem (com bilhete só de ida) à Caverna Platônica e aos grilhões que sempre nos aprisionaram. Parabéns ao mestre Jessé.
O maior Professor do País! Salve, Jessé, pela sua contribuição gigantesca para a mudança do Brasil!
Sim é verdade, foi através de Jessé no ambiente lavajatista contaminado pelo Brasil na época muito mais ainda que o bolsonarismo posterior, quem abriu os olhos para nós de como foi a construção do golpe sócio econômico e mental imposto pela elite tanto nacional como estrangeira para legitimação de todo esse discurso de ódio disseminado pela mídia e pela sociedade nos dias de hj 2023, Parabéns mesmo prof° Jessé de Souza 💛💛💛💛💛
sempre me deparo FASCINADO , com as palavras do JESSE de SOUZA .
esse brasileiro Valiosíssimo a nós,
pobres desse PAIS .
seria muito bom que o povo pobrese descobrissem , nas palavras desse MESTRE .
" A dificuldade em ascender à verdade, em se conseguir a verdade, não é uma dificuldade cognitiva, porque as pessoas são inteligentes. É uma dificuldade emocional. As pessoas tem um compromisso afetivo com as verdades nas quais elas acreditam". Só essa frase já valeu o vídeo.
Sobre a principal necessidade humana em jusificar sua própria existência...então a "classe media" pôde vir as ruas dizer que "odeia pobre"...resumidamente pra justificar seus próprios privilégios...Eles tem um compromisso com essa auto satisfação do "ego" digamos assim né...esse cara o Jessé é um gênio!!! Esse cara ta trazendo pro Brasil...uma verdade desconfortável...de uma maneira que nunca vi igual!!!! Um gênio!
nenhum país se faz sem a troca do poder,por classe social mais iluminada e afinada com seus unteresses.Assim foi na prussia que desempenhou grande papel na grandeza alemã.tb.no japão,quando os latifundiários foram alijados
por uma burguesia proJAPÃO.Nossa elite despreza o próprio povo.É alienada.
Os Marketeers de Trump e Bolsonaro perceberam isso da emoção. Eliminaram os mediadores (media) e usaram as redes sociais, para disparos em massa com fake news directamente aos eleitores.
@@osmarfinucci747 a nossa elite, nem do Brasil é, muitas vezes a nossa elite vem de outros países como alguns imigrantes, e é privilegiada pelo governo assim nasceu a classe média e parte da elite. a outra parte tem origem colonial (os colonos mais ricos e aristocratas) que tem herança escravocrata. ou seja esse papinho de meritocracia é furado e a elite nem nacional é portanto eles cospem no pobre e metem bala nas favelas.
Por mais pesquisadores e professores universitários inteligentes e preocupados com a alma do país
Conheci uma professora que tinha um doutourado ainda muito jovem e em suas aulas ela se gabava muito disso. Ela trabalhou muito pouco porque os pais deram todas as condições a ela para estudar e chegar onde chegou, porém, ela não percebia o privilégio que teve perante uma grande maioria de alunos que necessitavam trabalhar para pagar a faculdade e ficar ouvindo a histórinha dela. Eu mesma gostaria de ter tido mais aula.
Assistindo a esse vídeo, novamente, tanto tempo depois da entrevista, a gente percebe claramente a EXTREMA IMPORTÂNCIA dos pensadores, pesquisadores, produtores de conhecimento, porque vemos hoje milhões de pessoas reverberando esses conhecimentos, essas ideias, antes muito mais invisibilizadas, encobertas.
Excelente palestra de um magnânimo professor. Ele explica com maestria a alma brasileira, sua formação, seus mitos fundadores e como tudo isto é usado para que o poder financeiro possa cada vez mais acumular riquezas que seriam de todos se este poder pagasse impostos.
JESSÉ. SOUZA. SIMPLESMENTE. FABULOSO.
Fiquei do começo ao fim, durante uma hora e quarenta minutos, e saí querendo mais. Excelente apresentação!
Grande homem, um intelectual que luta pelo Brasil através de seus preciosos livros que esclarece a quem ler para entender a tragédia do Brasil até hoje. Estou.lendo a Elite do Atraso.Gratidão.
Professor Jessé Souza, escreve muito bem! Uma grande escritor da Sociologia. Incansável. Trabalha fora do academicismo e fala para todos. Obrigado amigo. Vc faz o trabalho para além do intelectual acadêmico. Abraços!
Parabéns Mestre, que muitos e muitas possam ouvir suas aulas ricas em formação, reflexão e diálogo
@@Pitimitzi invejoso
Esse sujeito prega o ódio entre classes. Dividir para conquistar.
Trabalho perto de pessoas da elite, e realmente elas odeiam pobre. Fico indignado, isso é muito desumano, que nojeira. Jessé Souza, parabéns, você é um grande homem. Que Deus lhe proteja sempre 🙏🙏🙏
Magnífica a radiografia da nossa sociedade, pelo grande sociólogo Jessé Souza.
O JESSÉ É O CARA, FANTÁSTICO, DESCREVEU EM PALAVRAS TUDO O QUE EU VÍ ATÉ AGORA NA MINHA VIDA!!!!!
A ciência social e humana brasileira vai ter um antes e depois de Jessé Souza. É preciso desconstruir para melhor entender e encontrar explicações sobre o Brasil, e ele faz brilhantemente.
o conhecimento desse cara e assustador .. só não e mais assustador eh a realidade do nosso país ..
Verdade
Fantasticamente esclarecedor!! Que lucidez!! Precisamos divulgar ao máximo esse conteúdo!!
Parabéns pelo exemplo de cidadania.
Jessé Souza é uma quebra de paradigma. Um avanço sem precedentes na sociologia brasileira. Vai demorar um tempo até ser adequadamente reconhecido, porque o trabalho da maioria dos acadêmicos brasileiros é uma variação do tipo "samba de uma nota só" sobre o tema do patrimonialismo de Buarque de Holanda. E o patrimonialismo é ótimo para manter a dominação, tanto do ponto de vista da burguesia internacional quanto nacional. Basta começar a verificar quantos editoriais e artigos de jornalões, discursos de ministros do STF, de procuradores gerais, de medalhões da política, à esquerda e à direita, usam essa fantasia do patrimonialismo para justificar nossas mazelas e a manutenção de um terço da nossa população no que o Jessé chama provocativamente de "ralé".
Admirável sua palavras eu fico me perguntando como algo tão visível se torna invisível aos nossos olhos não dá pra acreditar q eles articulam tudo tão bem lamentável e triste obrigado por essa luz Jessé que vc trouxe a todos
Jessé Sousa é um dos mais destacados pensadores brasileiros porque ele é capaz de explicar a luta de classes do ponto de vista da realidade do nosso país, não da maneira abstrata como muitos marxistas veem o assunto. (obviamente pros capitalistas a luta de classes nem existe porque eles não aceitam a existência de outras classes que não eles mesmos).
Desculpe a interferência, mas se existe uma coisa que os marxistas sabem interpretar de forma materialista é a divisão social do trabalho, a partir do sistema de produção capitalista. Afinal, todo o estudo marxista foi em função dessa temática.
Mas o que o companheiro colocou, talvez equivocadamente, como materialidade, talvez seja a agência dos indivíduos para além da mecanicidade marxista. É em verdade a mesma crítica que Bourdieu faz ao marxismo.
Concordo com você. E a luta de classe marxista é importante, mas o Brasil é particular tanto na direita como na esquerda. Veja a elite europeia e sua extrema direita, eles defendem o país deles, embora crucificando os negros, o mais pobre etc...e aqui no Brasil, a nossa elite financia os políticos de direita, para manter a escravidão, mas não tem o nacionalismo da direita europeia e dos Estados Unidos, mas sim uma elite entreguista. Seguindo os moldes da elite do Brasil colônia, prontos a entregar as nossas riquezas para o exterior
.
Não creio que a visão marxista de classes seja errada ou mais abstrata. Não é isto que o Jessé fala (penso eu). Ele indica que a visão marxista e mesmo a capitalista não são as mais corretas uma vez que não são as que realmente nos separam em classes, do ponto de vista mais empírico possível e do ponto de vista que nos proporcione, de fato, alguma substância para ser trabalhada em termos de alteração desta vil realidade. O que Jessé defende é que as reais classes que nos separam e nos impedem de ver caminhos, são construídas pelo que realmente somos e "somos" o que temos de estímulos e condições reais em nossa formação. Mais, que esta noção de classe nos inflige uma permanência forçada nesta situação uma vez que sequer sabemos que sentimos e vivemos isto, pois nossa visão de classe é baseada no quanto dinheiro temos.
descreve bem a nossa sociedade brasileira onde se vê bem visível.
Jessé é um ponto fora da curva no pensamento social brasileiro, uma luz em meio a universo sombrio de delírios que se tornou o debate público no país.
Nossa! Um soco no estômago!
Que aula maravilhosa!
O mundo ainda tem jeito.
Esse escritor dá um soco no estômago. Soco necessário. Obrigada, Jessé. Além de tudo é um homem bonito e másculo
"A gente se torna humano, imitando quem a gente ama". Gostei dessa frase.
E eu gostei de você !
@@rodolfolopes5360 🤗
O Banco Central é a boca de fumo dos bancos: dívida pública que nunca foi auditada, taxas de juros exorbitantes e as tarifas bancárias que juntas retiram do povo mais do que o orçamento da saúde e educação juntos. Produto de uma sociedade perversa e escravocrata, como sempre , o Brasil nunca se resolveu e acertou as contas com o seu passado institucional. Impressionante. Professor Jessé Souza esclarecedor e brilhante em suas análises e estudos sociológicos.
Jessé é mais que brilhante 💎
Quanta lucidez!! belissima aula!!!
Suas palavras me tranquilizam para entender o motivo do ódio que muitos ricos tem com pobres. Ao ponto de incriminar, tentar prejudicar a todo custos e humilhar.
Eu fiz um projeto com a professora Márcia D'Alessia sobre identidade Nacional analisando a campanha do petróleo é nosso e o segundo governo Vargas. O jogo de interesses e os discursos no interior do clube Militar.
Ops Márcia D' Allesio... os interesses do capital Nacional...
Eselente pensador , esse ser iluminado esclarece bm a real realidade do mundo e do país
falo
Professor uma aula excelente de sociologia dita de uma forma que quase todo mundo pode entender Parabéns Jessé você é uma luz nesse Brasil de hoje Maria Antônia Andrada Serpa
Sensacional. Muito obrigado.
Classes Sociais = Mecanismos de reprodução de privilégios....! PARABÉNS PROF. JESSÉ... DEFINIÇÃO PERFEITA.
Jessé falando do Moro nas entrelinhas em 2017 e já entendendo toda a jogada. Brilhante
Como ele mesmo já disse, Moro, Deltan e Lava Jato são produtos da classe média branca preconceituosa, descendente dos imigrantes europeus que não aceitam serem equiparados à população descendente da população que foi escravizada, e o ódio aos representantes e defensores de políticas sociais se revela por meio das picaretagens e vícios aplicados nos processos e atos flagrantemente ilegais enxertados na Lava Jato, do contrário, Moro e seu capacho do MP JAMAIS precisariam usar de atos promíscuos para condenar Lula, que seria eleito com toda certeza presidente.
mas jesse defende Dilma, como alguem pode defender uma pessoa como a Dilma? A Dilma cavou seu propio impeachment de tao incompetente, minha opiniao.
o homem sabe muito. vale assitir. muito obrigado, prof. Jessé Souza.
O que presenciamos no pais nao e posicionamento politico e sim interesses entre castas que compoem a nossa sociedade,ha uma grande hipocrisia entre a burguesia que tenta a todo custo se manter no topo da piramide,adoro as palestras do professor Jesse ele tem conhecimento profundo da formacao da sociedade brasileira e universal,um homem notavel.
Essa verdade dói muito.
Perfeito! Chega a emocionar de fato e a maioria negros que são esses subservientes
Ótimo vídeo
EXCELENTE!
O grande gênio mestre da Sociologia no Brasil. É muito prazeroso assisti-lo.
Uma aula honesta demais. Devem faltar interlocutores do mesmo nível.Mas o Brasil sofre pela falta de organizadores dos trabalhadores como classe. Alguém escreveu que classe só o é se organizada em sua ação e objetivos de defender-se.Sem isso, não é classe e sim massa de manobra e sob opressão;
Perfeito!!
O senhor me orgulha. Esse tema recebe minha atenção há anos ou a vida toda fruto de uma criação religiosa católica e acredito que desde muito novo a percepção da pobreza me motivava.
Eu sou brasileira e a muuuitos anos percebo, apesar da minha resistência, "eles" e "elas", dadas caracteristas piraretagem-soberba de (omissao, oportunismo, incompetencia e falta de compromisso) da chamada (direita, centro e esquerda) brasileira. Que em termos de responsabilidade-compromisso-competência-coragem, não tem nada a haver com a direita, esquerda e centro do resto do mundo, que admiramos e que estao fazendo seus deveres de casa e passando a cada ano, se comparando consigo e melhorando seus resultados reais a cada ano. Os problemas aqui, crescem como espirais (pequenos e vao crescendo, se alimentado e de outros problemas já existentes). Os picaretas-soberbos(as) não fazem nada, esperam o problema crescer, utilizam o problema para suas vantagenscomo; se vendem para o "mercado" nacional e internacional e o povo brasileiro todo desde de quem compra agua ate' quem compra apartamento e casa são os que pagam por isso (miserável a classe media e profissional liberal). E o pior e' ver a soberba-picareta classe media e profisional liberal, que se omitem das responsabilidade de pressionar por solucoes enquanto os problemas sao pequenos; porque a classe media e profissional liberal; acha que pode fazer "conchavos" para não ser afetados pelos problemas e quando os problemas estoram na cara de todos, como (violencia, previdencia, educacao, epidemias, saneamento básico, falta e plano de nacao etc...) entao a classe media e profissional liberal começa a gritar e esperniar e agir de forma irracional e alguns politicos e politicas oportunistas, dentro do sistema, apresentam propostas "estapafurdias" e superficiais, evidentemente devido a (omissao, oportunismo, incompetencia e falta de compromisso), porque se venderam para o mercado internacional e nacional; e propõe as soluções mais oportunistas para o mercado. Eles sabem que daqui a 10 anos depois do mercado nacional e internacional receber o pagamento das dividas os juros que o governo brasileira deve as talvez pressionem para retornar o sistema atual.E o mercado nacional e internacion vai receber os pagamentos nas costas da populacao (empregados e aposentados) e as empresas devedoras vao ser perdoadas e as empresas atuais terao pelo menos 10 anos para nao recolher nada e guardar seu dinheiro no bancos nacionais e investir no exterior. E a mesma classe media e profissional liberal (omissa e conchavista) vai pagar o preco. Como paga ate' hoje pagando servicos e produtos caros e impostos altissimos como; internet por exemplo e outros e recebendo servico e produto de pessima qualidade como o resto dos brasileiros que eles pensam que sao superiores assim como a maioria dos politicos. So que não são permanecem sendo da periférica dos paises pobres e agem de acordo. Portanto se retro -alimenta o processo. Vergonhosamente essa classe media e profissional e' eugenica e esta imbecilizada; haja visto a atual realidade falida brasileira com todos as representacoes de direita, esquerda e centro escravagista e colonialista eugenica brasileira tiveram suas atuacoes nos 3 poderes brasileiros for 500 anos.
Vc Jessé é o nosso orgulho! vou ler todos os seus livros que deus te ilumine. e lhe de daude e proteção
Que palestra maravilhosa, parabéns, professor, vou assistir mais uma vez.
Esse cara é foda demais... explica muito bem!
Vc também 😘😘😘😘
Jessé, que presente termos entre nós um pensador como você. Muito obrigado. De coração.
Excelente palestra e discussão posterior com os estudantes
Show de bola um aprendizado incrível professor Jessé.
É para pensar! ,Mas o que ele diz tem logica! Talvez os pensadores do passado estavam enganados ou faltava esta clareza, ou mesmo foram instrumentos usados para usar estas narrativas consideradas pelo professor Jessé.
A questão é que não devemos desconsiderar o que ele diz. Acho particularmente que ele está no caminho certo.
Muito bom!!!!!!! Que fala maravilhosa, esclarecedora que rompe os tabus de uma sociedade com falsa moral👏🏾👏🏾👏🏾❤️
plmdd criem um podcast p postar essas palestras 😭 RUclips não deixa sair do aplicativo e continuar ouvindo.
Olá, só pra constar, o RUclips pago deixa... cerca de 20 reais por mês.
Tô assistindo pela terceira vez
Ótimo esse moço
As Classes Sociais é o melhor mecanismo de luta agregada a uma ansiedade e vontade de garantia de direito e através cada um cada uma se defende, penso que é de suma importante nós estarmos identificado a qual pertencemos, que só assim teremos mudanças seja ela qual for.
Grande palestrante...
No dia 15 de novembro de 2020 uma reportagem do fantástico falou sobre 3 casos de humilhação a trabalhadoras doméstica, um dos casos o patrão falou exatamente as palavras que falou professor falou em sua aula : "Você é um lixo, não é digna de limpar a minha sujeira. Fique aí fazendo mocotó essa comida de pobre!"
Entrevista apaixonante
GRATIDÃO JESSÉ POR PARTILHAR SEUS RICOS CONHECIMENTOS........
Pobre....
ESSA palestra é sinônimo de VERDADE
Muito bom ouvir o professor Jessé. Suas colocações são extremamente esclarecedoras.
MUITO presente... tenho a impressão que ainda será presente à muitos anos.
Conheci o professor através do canal leitura obrigahistoria e já estou gostando.
Excelente palestra!
Análise extraordinária dos abandonados das classes. Parabéns mestre!
Jessé, como poderíamos modificar esta necessidade -humana- de que pra sentir-se bem, as pessoas precisam ser melhor do que o outro?
Brilhante Jessé! Enfim...isto explica muita coisa aqui na terrinha!
excelente reflexão e necessária, recomendo
Concordo com análise de Jessé de Souza. A classe média quer distância do pobre. Pois, em outros países europeus a classe média se uniu ao pobre e reduziu as desigualdades entre ambas. Tenho um parente que na época de Lula ele disse que recebi 6 salários mínimos a mais que o vizinho dele e agora com o Lula ele passou a receber apenas 2 salários mínimos a mais que seu mesmo vizinho. Eu expliquei pra ele que isso era distribuição de renda. E falei que ele não perdeu nada. O que aconteceu foi que o vizinho dele apenas conseguiu reduzir a distância salarial entre eles dois. Ou seja o vizinho que era um miserável passou a ter o minímo necessário para viver. E disse ao meu parente que ele devia estar feliz que seu vizinho pode agora usufruir de uma boa qualidade de vida que ele sempre e continua vivendo.
Porisso que eu digo a 4o onda de trabalho e relacoes sociais vai exigir de todas materias tempo para ajudar as criancas a problematizarem, investigarem,refletirem e solucionarem os problemas do seu dia-a-dia na sua vida, comunidade. Esse exercio vai acontecer com sucesso nas escolas integrais tempo integral, ate' mesmo para que nossos desacreditados jovens, exercitem essa metodologia (problematizar, investigar, refletir e produzir solucoes) vai ser necessario a escola intefirir nesse momento para que as futuras geracoes tenham isso em casa quando as geracoes atuais exercitam na escola. A escola atual tem o importante papel de iniciar um ciclo que numca existiu no Brasil. Quando as escolas publicas forem tao boas que criancas de varias classes e grupos passem a conviver junto e as familias promoverem essa inter-relacao, dentro de espaco digno e com promocao de respeito, vai ser muito bom para mudar a tensao existente hoje. Lembrem-se nem todo mundo vai para as ciencias tecnologicas, outros vao para ciencias medicas, quimicas fisicas, biologicas, sociais, educacionais e servicos sociais. E so' o centro socio-medico-educacional integral tempo integral vai dar a capacidade de criar essa nova cultura de dedicar tempo para estudar e se preparar para ir para vida adulta, como empregado especializado (verde moderno ou tradicional), profissionais liberais, empresarios (grande, medio e pequeno), agricultor (pequeno, medio e grande), cooperativista, cientistas militares (alto, medio e baixo escalao) de qualidade etc!
Prá vc entender um país e as pessoas. Mas tem que assistir tudo.
Jesse de Souza com todo seu tempo como pesquisador e uma grande escola de sociologia feita na Alemanha o fez ser um dos maiores pensadores desse país .
Nos mostrando com clareza a realidade das diferenças de classe e a grande exploração q a classe média tem para com os frágeis e os vulneráveis q pertence a ralé.
É um grande homem.
Devia ser convidado a ter um cargo importante num governo sério.
Ele foi presidente do IPEA no governo do PT.
E essa da Alemanha foi muito vira-lata !
Ótima análise.
Sensacional como sempre !!!...
Eu me pergunto porque ele não vem a Brasília para um palestra.
Luiz Oliveira a turma pode querer matar o Jessé
Excelente professor 👏👏👏
Excelente!
O melhor pensador brasileiro fácil.
esse video como o professor explica as alma brasileira o mito que e um foco de todo isto explica a verdade cognitiva da realidade em que se vivia naquele tempo que era ainda um tempo mitico em que pouco o homem percebia da realidade em que se viviam ou seja nao topavam o mundo mitico com esse mundo real racional segundo relata o professor
Friedrich Hölderlin: Nascimento: 20 de março de 1770, Lauffen, Alemanha - Falecimento: 7 de junho de 1843, Tubinga, Alemanha
Utilidade pública para a galerinha do “mérito”
esse cara é dos bons.
Professor sesse, mente brilhante, 👏👏👏👏
Verdadeiro intelectual brasileiro!
Maravilhoso. Obrigada por compartir. Bom dia
Muito boa narrativa. Estamos inseridos em um sistema político, pensado e construido em cima de uma plataforma Metafísica Utópica, que vende uma ilusão de conceito absolutamente inexistente (provavelmente no universo),
chamada: " Igualdade Democrática".
Às muletas que nos condicionamos a usar sacramentalmente, para tornar às nossas vidas mais suportáveis, nos remetem (com bilhete só de ida) à Caverna Platônica e aos grilhões que sempre nos aprisionaram.
Parabéns ao mestre Jessé.
Jessé Souza Maravilhoso!
grande sociólogo
Que aula!
Muito bom professor.
Maravilhoso!!!
Edificante... 🇧🇷👏🇧🇷👏🇧🇷👏
Muito bom mesmo
Jessé, eu adorei o que o senhor disse . " sair na avenida Paulista cheia de orgulho com a camisa Verde e amarela " nossa
A visão desse autor é definitiva, avassaladora.
Não é à toa que esse grande mestre não tem espaço na grande mídia, afinal, ele expõe a podridão dos endinheirados que mandam no país.
Expõe mesmo
Parabéns!!!!!!!!!!
Bom dia 🌞
Prezado Amigos por favor quantos livros tem escrito, o Profº. Gesse escreveu? sou grato.