Olá, Bruno! Agradecemos o elogio ! Se não for pedir demais… Ajuda o nosso canal, compartilhando o conteúdo e divulgando a nossa missão de descomplicar o Direito! hehe Até o próximo vídeo!
Olá, Tatiana! Que bom que gostou do nosso conteúdo! Sabia que temos conteúdos exclusivos em diversas plataformas? Instagram: instagram.com/chcadvocacia/ Podcast: open.spotify.com/show/1HaW40Nle4UkqP03THpcbD?si=EcCQquBRRx6zTEXnDmmUXQ&nd=1 Telegram: t.me/chcadvocacia RUclips: ruclips.net/user/CHCAdvocacia TikTok: www.tiktok.com/@chcdescomplica?lang=pt-BR Estamos descomplicando em todas elas. Se gostar, compartilhe com mais pessoas. Obrigado!
Olá, tudo bem? Sim, a periculosidade entra no cálculo de todas as verbas rescisórias. Caso a empresa não esteja incluindo o adicional de periculosidade no cálculo da rescisão, você tem o direito de buscar a regularização dessa situação.
Quando o salário base for menor que o salário mínimo, e o emprego público recebe adcional de periculosidade. Esse valor do adcional de periculosidade pode computar como complemento do salário mínimo? Ou o correto seria primeiro complementar o valor salário mínimo para calcular o adcional de periculosidade?
Olá, Terezinha! Tudo bem? Se o salário base for menor que o salário mínimo, é necessário que o empregador faça um ajuste para atender ao valor mínimo legal. O adicional de periculosidade não pode ser utilizado como substituto para o pagamento do salário mínimo.
Muito obrigada doutor. O senhor poderia me mandar a fundamentação,? A lei, ou artigo..... Pois, minha filha está nesta situação. O empregador alem de pagar somente 10% de periculosidade, sendo que periculosidade deveria ser 30%. Ainda computa o valor para complemento do salário mínimo.
Olá, tudo bem? Obrigado por comentar! O adicional de periculosidade é um benefício pago aos trabalhadores que estão expostos a atividades perigosas que podem oferecer risco à sua integridade física. Este adicional deve ser pago mensalmente, juntamente com o salário do trabalhador, de acordo com a legislação trabalhista brasileira.
o adicional de periculosidade, pode ser pago proporcional ?! exemplo trabalhei 23 e não 30 dias no meu primeiro mês de trabalho, o adicional deve ser pago integralmente ou proporcional ? pois no meu caso foi pago proporcional ! e pelo que vi no art 193 clt, deveria ser pago 30% do salário base ou seja independente dos dias trabalhados, deveria ser o valor fixo de 30 % sobre o salario base correto ?!
Olá, Caique! Tudo bem? O adicional de periculosidade deve ser pago de forma integral, sem considerar a proporcionalidade dos dias trabalhados no mês. O artigo 193 da CLT estabelece que o adicional de periculosidade corresponde a 30% do salário base do trabalhador.
@@CHCAdvocacia então,me foi pago apenas pelo dias trabalhados no mês que fui contratado, e no mês seguinte me informaram que seria pago os 30 dias normal
Olá, tudo bem? As verbas rescisórias (como saldo de salário, aviso prévio, 13º salário proporcional, férias proporcionais, entre outros) serão calculadas com base no salário-base acrescido do adicional de periculosidade, e não sobre o valor total da rescisão.
Doutor! Sou limpador de vidros e limpo os vidros do meu serviço pelo lado de fora estando eu por lado de dentro, porém em uma altura de mais de 2 metros, sem cinto de segurança, pq eles alegam que o próprio vidro serve como parapeito, sendo que ele é abaixo da minha cintura! Quero saber se nesse caso eu tenho direito ao adicional periculosidade, e se posso pedir alguém do sindeac para verificar meu ambiente de trabalho para uma avaliação
Olá! Tudo bem? Sobre as dúvidas, quando se trata de algo muito específico, não costumamos responder por aqui, pois seria necessário entender todo o contexto para ser dado um posicionamento jurídico certeiro.
Dr, trabalho no SAMU e atendemos surtos frequentes com a PM, expostos a agressões e riscos por trabalhar na rua. Alguma possibilidade de periculosidade?
Me responde por favor eu trabalhei em um açougue de ajudante de Alimentação em uma padaria em açougue na parte dos frios tbm salsicha coisas de porco muela figado etc eu entrava muito em câmeras fria todos entram e eu não recebi vi na minha folga adicional de insalubridade e tava valor 00
Parabéns pelo vídeo, que aliás o YT me recomendou na hora certa, pois estou com um problema em relação a cancelamento do curso, faço faculdade e quero cancelar (vou mudar para outra instituição) mas fui informado que o prazo de cancelamento terminou e que só abre de 02 a 06 de Janeiro, ou seja, eu vou continuar sendo cobrado mensalmente sendo que eu nem fiz a minha matrícula nesse semestre, sendo que nem frequentei, estou preso sem poder sair, isso pode Dr.? Obrigado.
Olá, Leandro! Que bom que gostou do nosso conteúdo! Acreditamos que você possa consultar algum órgão de proteção ao consumidor mais próximo para um melhor entendimento do caso.
Olá, Marina! Tudo bem? Os descontos do INSS integrarão o valor do salário para identificar a alíquota incidente, já que ela é progressiva. Assim, quanto maior o valor recebido, mais alto pode ser o desconto a título de contribuição previdenciária, que vai de 7,5% até 22%. O mesmo ocorre com o imposto de renda, que será retido na fonte em valor proporcional aos seus ganhos. O que deve ter ocorrido é apenas uma discriminação específica no adicional de insalubridade de algo que já ocorria todos os meses sobre o seu salário total. Na dúvida, procure um advogado especialista em Direito do Trabalho para analisar o seu termo de rescisão do contrato de trabalho.
Olá, Fernando! Tudo bem? A proporcionalidade no adicional de periculosidade pode ser aplicada em casos em que o trabalhador é exposto a condições perigosas apenas em parte da jornada, desde que isso seja devidamente registrado e acordado. No entanto, a prática mais comum e defendida pelos tribunais é o pagamento integral do adicional, independentemente de a exposição ser contínua ou intermitente, para garantir a segurança e os direitos do trabalhador.
Trabalho embarcado e tenho direito a esse adicional, voltei de férias e foram computados 10 dias no contracheque, o meu adicional de Periculosidade foi calculado com base nesses 10 dias e não propriamente no salário base. Isso é correto já que a NR 16 e a CLT diz que o adicional de Periculosidade corresponde a 30% do salário base do trabalhador?
Muito bom mesmo.
Olá, Cristiane! Tudo bem?
Obrigado pelo feedback!
Não deixe de se inscrever em nosso canal e prepare-se para novidades!
Melhor conteúdo jurídico do RUclips. Parabéns!
Olá, Bruno! Agradecemos o elogio ! Se não for pedir demais… Ajuda o nosso canal, compartilhando o conteúdo e divulgando a nossa missão de descomplicar o Direito! hehe
Até o próximo vídeo!
Amo vídeos virei fã
Olá, Tatiana!
Que bom que gostou do nosso conteúdo! Sabia que temos conteúdos exclusivos em diversas plataformas?
Instagram: instagram.com/chcadvocacia/
Podcast: open.spotify.com/show/1HaW40Nle4UkqP03THpcbD?si=EcCQquBRRx6zTEXnDmmUXQ&nd=1
Telegram: t.me/chcadvocacia
RUclips: ruclips.net/user/CHCAdvocacia
TikTok: www.tiktok.com/@chcdescomplica?lang=pt-BR
Estamos descomplicando em todas elas. Se gostar, compartilhe com mais pessoas. Obrigado!
Periculosidade é somado no cálculo de rescisão?
Olá, tudo bem? Sim, a periculosidade entra no cálculo de todas as verbas rescisórias. Caso a empresa não esteja incluindo o adicional de periculosidade no cálculo da rescisão, você tem o direito de buscar a regularização dessa situação.
Como calcular insalubridade de horista?
Olá, Fulvio! Obrigado por comentar! Já conferiu nosso vídeo sobre o tema? ruclips.net/video/46FT51k-FUQ/видео.html
Doutor, quanto aos reflexos sobre a insalubridade quais são? Obrigado!
Olá!
O adicional, como verba salarial, repercute nas outras verbas, tais como: férias, gratificação natalina, aviso prévio indenizado e horas extras.
Quando o salário base for menor que o salário mínimo, e o emprego público recebe adcional de periculosidade. Esse valor do adcional de periculosidade pode computar como complemento do salário mínimo?
Ou o correto seria primeiro complementar o valor salário mínimo para calcular o adcional de periculosidade?
Olá, Terezinha! Tudo bem?
Se o salário base for menor que o salário mínimo, é necessário que o empregador faça um ajuste para atender ao valor mínimo legal. O adicional de periculosidade não pode ser utilizado como substituto para o pagamento do salário mínimo.
Muito obrigada doutor.
O senhor poderia me mandar a fundamentação,?
A lei, ou artigo.....
Pois, minha filha está nesta situação.
O empregador alem de pagar somente 10% de periculosidade, sendo que periculosidade deveria ser 30%. Ainda computa o valor para complemento do salário mínimo.
O adicional de periculosidade e pago por mês ? Ou por ano ?
Olá, tudo bem? Obrigado por comentar!
O adicional de periculosidade é um benefício pago aos trabalhadores que estão expostos a atividades perigosas que podem oferecer risco à sua integridade física. Este adicional deve ser pago mensalmente, juntamente com o salário do trabalhador, de acordo com a legislação trabalhista brasileira.
@@CHCAdvocacia a sim muito obrigado parabéns pelo seu trabalho
o adicional de periculosidade, pode ser pago proporcional ?! exemplo trabalhei 23 e não 30 dias no meu primeiro mês de trabalho, o adicional deve ser pago integralmente ou proporcional ? pois no meu caso foi pago proporcional ! e pelo que vi no art 193 clt, deveria ser pago 30% do salário base ou seja independente dos dias trabalhados, deveria ser o valor fixo de 30 % sobre o salario base correto ?!
Olá, Caique! Tudo bem?
O adicional de periculosidade deve ser pago de forma integral, sem considerar a proporcionalidade dos dias trabalhados no mês. O artigo 193 da CLT estabelece que o adicional de periculosidade corresponde a 30% do salário base do trabalhador.
@@CHCAdvocacia então,me foi pago apenas pelo dias trabalhados no mês que fui contratado, e no mês seguinte me informaram que seria pago os 30 dias normal
@@CHCAdvocacia pode me passar seu contato ?!
A taxa de periculosidade na rescisão do trabalho é calculado encima do total? Tipo por exemplo o acerto deu 4000 aí soma os 4000 mais 30%?
Olá, tudo bem?
As verbas rescisórias (como saldo de salário, aviso prévio, 13º salário proporcional, férias proporcionais, entre outros) serão calculadas com base no salário-base acrescido do adicional de periculosidade, e não sobre o valor total da rescisão.
Doutor! Sou limpador de vidros e limpo os vidros do meu serviço pelo lado de fora estando eu por lado de dentro, porém em uma altura de mais de 2 metros, sem cinto de segurança, pq eles alegam que o próprio vidro serve como parapeito, sendo que ele é abaixo da minha cintura! Quero saber se nesse caso eu tenho direito ao adicional periculosidade, e se posso pedir alguém do sindeac para verificar meu ambiente de trabalho para uma avaliação
Olá! Tudo bem? Sobre as dúvidas, quando se trata de algo muito específico, não costumamos responder por aqui, pois seria necessário entender todo o contexto para ser dado um posicionamento jurídico certeiro.
Dr, trabalho no SAMU e atendemos surtos frequentes com a PM, expostos a agressões e riscos por trabalhar na rua. Alguma possibilidade de periculosidade?
Obrigado pelo seu comentário! Você exerce uma atividade de risco, mas não está entre as enquadradas na legislação para receber o adicional.
Me responde por favor eu trabalhei em um açougue de ajudante de Alimentação em uma padaria em açougue na parte dos frios tbm salsicha coisas de porco muela figado etc eu entrava muito em câmeras fria todos entram e eu não recebi vi na minha folga adicional de insalubridade e tava valor 00
Olá, Raiany! Tudo bem? Obrigado por comentar!
Recomendamos que busque diretamente uma assessoria jurídica para um parecer jurídico certeiro.
Parabéns pelo vídeo, que aliás o YT me recomendou na hora certa, pois estou com um problema em relação a cancelamento do curso, faço faculdade e quero cancelar (vou mudar para outra instituição) mas fui informado que o prazo de cancelamento terminou e que só abre de 02 a 06 de Janeiro, ou seja, eu vou continuar sendo cobrado mensalmente sendo que eu nem fiz a minha matrícula nesse semestre, sendo que nem frequentei, estou preso sem poder sair, isso pode Dr.? Obrigado.
Olá, Leandro! Que bom que gostou do nosso conteúdo! Acreditamos que você possa consultar algum órgão de proteção ao consumidor mais próximo para um melhor entendimento do caso.
Estou calculando a recisão e percebi que existe uma dedução de IR e INSS sobre a insalubridade qual seria o valor dessa porcentagem?
Olá, Marina! Tudo bem? Os descontos do INSS integrarão o valor do salário para identificar a alíquota incidente, já que ela é progressiva. Assim, quanto maior o valor recebido, mais alto pode ser o desconto a título de contribuição previdenciária, que vai de 7,5% até 22%. O mesmo ocorre com o imposto de renda, que será retido na fonte em valor proporcional aos seus ganhos. O que deve ter ocorrido é apenas uma discriminação específica no adicional de insalubridade de algo que já ocorria todos os meses sobre o seu salário total. Na dúvida, procure um advogado especialista em Direito do Trabalho para analisar o seu termo de rescisão do contrato de trabalho.
Esses valores de periculosidade tem que ser recebido mensalmente? Junto do pagamento?
Exatamente, é um adicional pago todo mês.
Quando é possível praticar PROPORCIONALIDADE no adicional de Periculosidade?
Olá, Fernando! Tudo bem?
A proporcionalidade no adicional de periculosidade pode ser aplicada em casos em que o trabalhador é exposto a condições perigosas apenas em parte da jornada, desde que isso seja devidamente registrado e acordado. No entanto, a prática mais comum e defendida pelos tribunais é o pagamento integral do adicional, independentemente de a exposição ser contínua ou intermitente, para garantir a segurança e os direitos do trabalhador.
Trabalho embarcado e tenho direito a esse adicional, voltei de férias e foram computados 10 dias no contracheque, o meu adicional de Periculosidade foi calculado com base nesses 10 dias e não propriamente no salário base. Isso é correto já que a NR 16 e a CLT diz que o adicional de Periculosidade corresponde a 30% do salário base do trabalhador?