felizmente a minha protagonista se encaixa mais ou menos no adolescente rebelde no primeiro livro kkkk minha história tem um cunho de fantasia cristã, então ela ia começar como uma garota ateia, que aos poucos percebe que Deus existe. Além da imaturidade dela sobre trabalho em equipe, socialização entre outras coisas, pq a ideia é dar indícios que ela tenha autismo. Mas vamos lá né, tenho muito pra nadar pra terminar essa história, nem terminei de planejar ainda kkk mas muito obrigado Canudo, gosto muito de seus vídeos, e o seu canal chegou até por causa do vídeo sobre a Galadriel! Continua, seus vídeos são maravilhosos
Queria dizer que com esse canal eu consegui finalmente sair se uma planilha do excel para um roteiro já quase um storyboard. Material muito eficiente, vou recomendar a todos os escritores
Comecei a escrever histórias a um tempo, sem muito profissionalismo é mais como um hobby, o seu canal me deu uma luz sobre como prosseguir pra algo mais elaborado e gostei bastante do seu vídeo de vilões.
Vídeo de altíssima qualidade!! Percebi que faltava alguma coisa no protagonista da minha história, e quando fui ver todos esses elementos que compõem um arco eu definitivamente tive certeza kkkkkk O arco dele ficou mais ou menos assim: 1. Trauma: Perda dos pais, mortos por uma criatura, deixando-o com uma ferida profunda. 2. Mentira: Acredita que a vingança é a única maneira de encontrar paz. 3. Sintoma: Obsessão e isolamento; ele evita criar laços e se coloca em risco pela vingança. 4. Desejo: Matar a criatura e vingar os pais, buscando preencher o vazio emocional. 5. Incidente: Uma experiência intensa o faz questionar se a vingança realmente trará paz. 6. Verdade: Percebe que aceitar seu trauma, e não a vingança, é o caminho para a paz.
Estou criando uma trilogia de livros que se passa no mesmo universo em países fictícios em épocas diferentes. O primeiro começa com uma guerreira esquizofrênica que vai até a casa do Deus da morte para trazer a alma de seu pai de volta. Enquanto o segundo é um albino que foi adotado e que descobre através de uma mulher feiticeira sobre o seu passado e que ele tem que libertar o seu povo. Já o último um rei com um passado sombrio volta para casa após uma guerra ele encontra sua família morta, principalmente sua filha na qual ele amava mais do que tudo, e ele vai para o reino das trevas trazer a jovem de volta. Vai ter crossovers e outras histórias que se passam no mesmo lugar só que em regiões diferentes. Eu me baseei em algumas obras conhecidas, Hellblade, Os 10 Mandamentos e Dante's Inferno
Mais um vídeo de ótima qualidade, demonstrando como poderia ser feito seu protagonista, embora para as pessoas que vem podem não acha muito wow, e bem legal ver os elementos e as Descrições dando assim um norte para a escrita do personagem. Em resumo O VIDEO TA BOM D+ SE E LOUCO CONTINUA MAN!
Eu acompanho um mangá chamado kagurabachi e o protagonista dessa história teve o seu pai assassinado na sua frente e ainda teve As Sete Espadas que o seu pai forjou para acabar com a guerra foram roubadas por um grupo misterioso ele tem um Forte Desejo de Vingança por eles e também tem um forte desejo em recuperar as obras-primas do seu pai mas mas ele sabe que não pode ser um herói já que ele mesmo se vê como um monstro mesmo que as pessoas que ele mate sejam pessoas ruins então ele quer evitar o máximo de dano possível aos civis mesmo que eles enxerguei como um monstro que tipo de protagonista é esse?
Depende muito do final da história. Se ele tiver algum tipo de redenção no final, é um arco positivo de vingança. Mas se ele sucumbir ao desejo vingativo, é um arco de vingança trágica.
Eu sem perceber acabei fazendo esse arco do desenvolvimento em um personagem que criei anos atrás. Fiquei um pouco surpreso quando tudo se encaixou exatamente nele na mesma ordem q tá aí kkkk.
Eu tenho 3 histórias em mente que eu estou começando a fazer de pouco a pouco e pensei nos protagonistas da forma mais distinto do outro. Um deles é alguém que não necessariamente passou por traumas pessoais ou teve uma infância terrível, mas sim cresceu em um mundo onde jamais aceitou do jeito que estava . Incluiu principalmente os grandes líderes das nações e com o passar do tempo, ele passou por muitos, muitos mal bocados em prol de mudar essa realidade e no fim precisou se adaptar aquela realidade pra conseguir sobreviver ( mudou de ideais , objetivos ,mentalidade e nome ) agr decidiu ser " O pior monstro que já existiu e não vai poupar ninguém" Detalhe que ele pertence a uma raça de Dragões ,na qual 1 deles governa uma parte da terra ( não é uma história fantasia medieval mas tem esses elementos)
Conheci o canal por causa de um react , fui dar uma olhada por curiosidade e realmente gostei bastante. Acho que veio em ÓTIMO momento na minha vida, estou escrevendo meu primeiro conto que vai ser publicado em um livro junto de outros contos de autores iniciantes, e seus vídeos me deram uma inspiração pra continuar. E também aliviaram um pouco o pensamento bem presente de que "tudo vai dar errado". Obrigado acho. Espero que faça sucesso!
@@carloscanudoObrigado! O react eu que vi é de um canal chamado Cortes Da End. O canal do RUclips por enquanto só posta cortes da Twitch, que é onde eles realmente são ativos. É focado em animes e mangas, o dono (Igoy) é realmente bem entendido do assunto. Ele reagiu ao seu vídeo dos tipos de vilões, gostou bastante. Recomendo muito. Ele e alguns outros amigos streamers/RUclipsrs formam uma espécie de subcomunidade que é bem divertida.
Obrigado pelo conteúdo! Quando estou escrevendo meus livros sempre penso em filmes e séries que representam o que quero representar na minha história, nada se cria tudo se recria ❤❤❤
Não sou muito de comentar em vídeos, mas de verdade, OBRIGADO! Tenho vontade de escrever desde sempre e seus vídeos tem me dado um norte na escrita, me ajudando com as histórias que que antes pareciam sem rumo e perdidas. É como se estivesse tendo as aulas que sempre quis. 💖💖
Faz um vídeo sobre como escrever contos. Eu queria começar a escrever, além dos exercícios, mas como você já disse em um dos vídeos não dá pra começar por um romance de 600 páginas. Só que qualquer ideia que tenho é pra um livro, não consigo ter ideias tão simples ou desenvolver de forma curta essas ideias.
Vídeo excelente eu também ia sugerir um vídeo falando sobre os tipos de heróis e o resultado final desse vídeo era exatamente o que eu pensei que iria ouvir.
Mais um ótimo vídeo, e eu adorei esse vídeo também, e mais uma vez me ajudou a desenvolver mais meus personagens em minha "história particular", uma pergunta que não tenho certeza se saberá responder, mais o que acha sobre o protagonista Rick Grimes da série TWD ? Em que categoria de protagonista ele se enquadra ?
O meu protagonista num se prende muito a tipos. Por que no inicio. Ele é só mais um... Dai ele se depara com o mal (geral), e a realidade, de que as pessoas pouco se importam umas com as outras. Dai ele passa a pensar mais em sua propria verdade e a ascensão (financeira e social), "sou eu o que importa". Mas, ainda mantendo um ideal de justiça e igualdade. Idealizado de forma distorcida, mas inclibado ao pragmatico (mais real e obvio). Que a força é o que mantem as coisas certas em seus lugares e fins justificão os meios. Trabalhando para alguem, para derrubar forças maiores em quem não confia desde o primeiro ato. E por fim, vira um revoltado procurando vingança, uma vez que, pela chance dele (assim como ajudou antes) derrubar a nova força e ordem, ser traido e descartado. A partir desse evento, ele muda ABSURDAMENTE. Mas, não por que aprendeu ou decidiu, e nem por nada assim. Mas por estar projetando o ideal que sempre teve. E o motivo disso é uma loucura a parte, mas tem haver com a ideia de "cara, eu sou o escolhido", que um qualquer tem, uma vez que conquista algo. Também tem haver com... Os recursos ("poder") dentro da obra se baseado nisso. Então se ele tem um "poder", ele tem que se adequar a ele. Como um ator assumindo o papel que recebeu. E tudo a partir dai é ele perceber isso e tentar por-se no papel, mas apagar-se no processo. O ideal (a figura de eu idealizado) vs o que sou agora. A vingança termina se concretizando, não tem perdão ou tentativa de redenção, mas é... Peculiar, que perto de ter a vingança, o protagonista literalmente (e metaforicante também, nos dois sentidos), ao dar uma chance ao maior inimigo de tentar a sorte em mata-lo, faz o traidor engolir o orgulho. Essa parte é uma das melhores, pela ação, descrever o que ocorre internamente, no literal... Engolir o orgulho. Enfim... Algo que o vilão queria, era mata-lo, mas foi mudando o motivo. Assim como o protagonista também. E tudo termina com uma justiça poetica de certa forma. O caminho escolhido por ter desejado de evitar algo, é justamente o mesmo que o causará. Aquele papo de profecia autocumprida. Mas é nos dois sentidos de novo. Eu gosto... Muito de quando ação e a consequencia se conversam assim. Enfim2. Eu acho... Que ele (protagonista), passa por uns tres ou dois desses esteriotipos. E tem muito mais também... Então concordo que num é facil enquadrar protagonistas, eu mesmo num consigo com os meus. Hora um anti, um tragico e por fim, lááá no final, um heroi. Com mutiplas faces. O que é justamente a ideia dele (protagonista), a dualidade. O que é ser a luz e a escuridão, e por que um é bom ou ruim.
Acabei de descobrir qual o tipo do protagonista que criei. Acabou sendo o forasteiro, começa com uma aventura e termina em guerra, isso não muda nada na estória, mas é legal saber kkkk.
Meu protagonista é age como o "heterop inseguro" na cidade dele, é o adolescente rebelde com a mãe e depois de fugir de casa tem uma história como o protagonista forasteiro... E a história é de ficção científica com distopia, mas o cenário na maior parte da história é a natureza 😂 É muita loucura, mas o negócio tá ficando bom
Ainda dá para citar um outro tipo de protagonista que eu já vi em histórias, o penitente. Ele é alguém que cometeu um crime ou se dissociou com a sociedade em que vivia e se vê obrigado a realizar tarefas e obedecer ordens para voltar a sua antiga vida. Dois exemplos famosos para esse protagonista são em Chainsaw e Jujutsu Kaisen. Em que ambas obras, apos um garoto se fundir a uma entidade demoniaca e virar um hibrido, é recrutado para lutar ao lado de uma organização que caça esses monstros, do contrário, vai ser morto se não for um aliado. O penitente é alguém que precisa se redimir de um crime que fez (como em esquadrão suicida), pagar uma dívida do passado (como em John Wick 2) e ser aceito de volta a sua antiga, ou quem sabe, ter uma vida melhor depois de sua jornada como em round 6.
Minha história possui 2 protagonistas até o seu desfecho, o primeiro protagonista é um cara ruim, mas não mal, até o fim da sua jornada ele tenta se redimir por conta de todas as coisas que ele fez no passado, a morte prematura desse prota, é um gatilho para o próximo, que começa sua jornada ainda criança, esse já é totalmente o contrário do primeiro, é bondoso e gentil, porém o mundo tenta a todo momento fazer ele se tornar alguém ruim, apesar disso, ambos buscam o mesmo ideal e o primeiro protagonista, que era uma pessoa ruim, se tornou um símbolo de liberdade para todo um povo, inclusive para o segundo protagonista. É isso basicamente, sem entrar em detalhes, claro.
A minha história tem um amontoado de protagonistas divididos em 2 grupos. O primeiro tem os tipos: herói clássico e nobre(Goku), o antiherói revolto e furioso(tipo guts) e o protagonista vilão que é um malandro por natureza(Joseph joestar). O segundo grupo tem o herói corrompido que vira vilão (megatron), depois vem o protagonista arrogante que resolve tudo sozinho (Venom) e por fim o herói trágico que se torna mais semelhante ao vilão, abandonando sua personalidade boba e engraçada em prol de uma ira sem fim (Gon). Vale lembra que o segundo grupo não são os vilões, e sim antiherois
Mas não gostou do nome ou da explicação? Se for do nome, pode chamar de Bully Bonitão ou qualquer outra coisa. Se for da explicação, me ilumine com seu conhecimento, por favor. Gosto de aproveitar toda oportunidade de aprendizado!
Cara o meu protagonista ele busca a pais mas de formas drásticas e ele acaba se tornando o vilão e se volta contra seus antigos amigos, No final da minha istoria eu estou pensando em matar o protagonista.
Eu escrevendo uma história onde literalmente eu sou o protagonista em uma outra realidade onde os anjos e demônios se manifestam fisicamente no nosso mundo e tentam mudar o curso da história devido o "sumiço" de Deus
Personagens de mangás como Naruto não se encaixam nesses tipos de protagonista. Eles tem um arco estático, então apesar de evoluírem em questão de força, as crenças se mantém as mesmas durante toda a obra.
Tô criando a história de uma personagem mas peguei tao pesado na timidez que virou uma garota acediada pelos seguidores do padre com ansiedade social no meio da idade média, agora como empurro essa pedra? Qual incidente uso para manipular a trama? (Ela não é a única protagonista tem um demônio atrás dela que é o outro)
Acho que é importante primeiro saber onde você quer chegar. Pra onde ela vai, o que ela quer fazer. A situação pode ser tão tensa que ela se vê obrigada a fazer alguma coisa e só ela pode fazer isso (um exemplo é A Mulher na Janela, que ela tem fobia de sair de casa e mesmo sofrendo ela se força a sair).
O protagonista da historia que eu estou criando seria do tipo que suprime os sentimento e se ve apenas como uma ferramenta, como exemplo o protagonista do katana zero, o zabuza, o exterminador do futuro e o thorfinn. Esse tipo de protagonista é válido? Ou é um tipo de personagem raso? Ele passaria por mudancas no decorrer da história.
Dá pra fazer, mas não é tão simples. O protagonista precisa se conectar com o leitor de alguma forma. Então mesmo que ele reprima os sentimentos, você vai precisar mostrar que ele tem sentimentos. Teria que ser narração em primeira pessoa ou terceira pessoa próxima. Focar no que ele tá sentindo em contraste com as coisas que ele tem que fazer e como isso o afeta. Confesso que não é simples, mas possível.
@@cayolopez5161 você citou o Zabuza. Ele é um bom exemplo. Imagine a história sendo contada do ponto de vista dele. Seria interessante. Ele ainda teve a redenção dele no final.
Meu protagonista da minha animação original n tem memória nem sentimentos e ao longo da serie nos descobrimos com ele suas memórias,o mundo e seus sentimentos... Já o do meu Mangá é um nerd esportista(sim é isso q vc leu kkk)colegial
Sim. Não é comum, mas é possível em alguns gêneros. De cabeça agora, me vem "Encontro com Rama" do Arthur C. Clarke, que alterna os pontos de vista entre vários personagens, mas nenhum deles é de fato o protagonista.
felizmente
a minha protagonista se encaixa mais ou menos no adolescente rebelde no primeiro livro kkkk
minha história tem um cunho de fantasia cristã, então ela ia começar como uma garota ateia, que aos poucos percebe que Deus existe. Além da imaturidade dela sobre trabalho em equipe, socialização entre outras coisas, pq a ideia é dar indícios que ela tenha autismo. Mas vamos lá né, tenho muito pra nadar pra terminar essa história, nem terminei de planejar ainda kkk
mas muito obrigado Canudo, gosto muito de seus vídeos, e o seu canal chegou até por causa do vídeo sobre a Galadriel! Continua, seus vídeos são maravilhosos
Obrigado e boa sorte com a história!
Quero ler quando estiver pronto 😊
Uai, minha protagonista basicamente pode se encaixar em todos esses cinco tipos muito bem, mas o vídeo me ajudou, obrigado
Queria dizer que com esse canal eu consegui finalmente sair se uma planilha do excel para um roteiro já quase um storyboard. Material muito eficiente, vou recomendar a todos os escritores
Comecei a escrever histórias a um tempo, sem muito profissionalismo é mais como um hobby, o seu canal me deu uma luz sobre como prosseguir pra algo mais elaborado e gostei bastante do seu vídeo de vilões.
Que bom que gostou!
Muito bom! Aguardo um sobr antagonistas para escrever bons anti-herois...
Vídeo de altíssima qualidade!! Percebi que faltava alguma coisa no protagonista da minha história, e quando fui ver todos esses elementos que compõem um arco eu definitivamente tive certeza kkkkkk
O arco dele ficou mais ou menos assim:
1. Trauma: Perda dos pais, mortos por uma criatura, deixando-o com uma ferida profunda.
2. Mentira: Acredita que a vingança é a única maneira de encontrar paz.
3. Sintoma: Obsessão e isolamento; ele evita criar laços e se coloca em risco pela vingança.
4. Desejo: Matar a criatura e vingar os pais, buscando preencher o vazio emocional.
5. Incidente: Uma experiência intensa o faz questionar se a vingança realmente trará paz.
6. Verdade: Percebe que aceitar seu trauma, e não a vingança, é o caminho para a paz.
Muito bom!
Estou criando uma trilogia de livros que se passa no mesmo universo em países fictícios em épocas diferentes. O primeiro começa com uma guerreira esquizofrênica que vai até a casa do Deus da morte para trazer a alma de seu pai de volta. Enquanto o segundo é um albino que foi adotado e que descobre através de uma mulher feiticeira sobre o seu passado e que ele tem que libertar o seu povo. Já o último um rei com um passado sombrio volta para casa após uma guerra ele encontra sua família morta, principalmente sua filha na qual ele amava mais do que tudo, e ele vai para o reino das trevas trazer a jovem de volta.
Vai ter crossovers e outras histórias que se passam no mesmo lugar só que em regiões diferentes. Eu me baseei em algumas obras conhecidas, Hellblade, Os 10 Mandamentos e Dante's Inferno
5:25 Edward Kenway
Carlos, você poderia fazer um vídeo, ensinando como criar arcos de narrativa?
Mais um vídeo de ótima qualidade, demonstrando como poderia ser feito seu protagonista, embora para as pessoas que vem podem não acha muito wow, e bem legal ver os elementos e as Descrições dando assim um norte para a escrita do personagem. Em resumo O VIDEO TA BOM D+ SE E LOUCO CONTINUA MAN!
Valeeeeu!! Realmente acho que as pessoas vão gostar muito mais do vídeo dos vilões, mas seria complexo fazer um daqueles para protagonistas.
Sou novo no canal e tenho gostado bastante do conteúdo. Para o próximo vídeo, pode fazer algo sobre o protagonista vilão?
Fala sobre os personagens com características de vilão, gostei muito da ideia desse vídeo
Vou anotar para um futuro vídeo.
05:09 protagonista do 6x1
Este vídeo foi extremamente esclarecedor.
Que bom que ajudou!
Eu to escrevendo minha história desde 2018 e nn terminei, talvez eu seja complexo demais e nn sei mas ta sendo ótimo ver seus videos obrigado!!!
Eu acompanho um mangá chamado kagurabachi e o protagonista dessa história teve o seu pai assassinado na sua frente e ainda teve As Sete Espadas que o seu pai forjou para acabar com a guerra foram roubadas por um grupo misterioso ele tem um Forte Desejo de Vingança por eles e também tem um forte desejo em recuperar as obras-primas do seu pai mas mas ele sabe que não pode ser um herói já que ele mesmo se vê como um monstro mesmo que as pessoas que ele mate sejam pessoas ruins então ele quer evitar o máximo de dano possível aos civis mesmo que eles enxerguei como um monstro que tipo de protagonista é esse?
Depende muito do final da história. Se ele tiver algum tipo de redenção no final, é um arco positivo de vingança. Mas se ele sucumbir ao desejo vingativo, é um arco de vingança trágica.
Você e eu somos amigos agora, falou de kagurabachi é pq é sabido, me passe seu Discord/número, endereço, Pix e cópia da sua chave de casa
@@vdevergil6540 kkkkkk
me inscrevi ontem e n para de assistir seus videos
1:19 datena ? Digo, cadeirada?? 😂😂
👀
Bom demais, faz mais vídeos falando dos outros tipos de heróis
Muito obrigado pelo conteúdo, estava precisando disso para ver melhor essa questão do protagonista.
Muito bom ❤
Eu sem perceber acabei fazendo esse arco do desenvolvimento em um personagem que criei anos atrás. Fiquei um pouco surpreso quando tudo se encaixou exatamente nele na mesma ordem q tá aí kkkk.
Obrigado por impactar nas nossas vidas de maneira tão positiva
Seus vídeos são excelentes
Muito obrigado!
Eu amo a forma como os seus vídeos são divertidos, cheios de conteúdo e super didáticos. ❤❤❤
Obrigado!
Adoro os seus vídeos, sendo um escritor iniciante e qualquer da internet adoro seus vídeos por serem bons pra ajudar a criar minha obra atual.
Obrigado!
Eu tenho 3 histórias em mente que eu estou começando a fazer de pouco a pouco e pensei nos protagonistas da forma mais distinto do outro.
Um deles é alguém que não necessariamente passou por traumas pessoais ou teve uma infância terrível, mas sim cresceu em um mundo onde jamais aceitou do jeito que estava . Incluiu principalmente os grandes líderes das nações e com o passar do tempo, ele passou por muitos, muitos mal bocados em prol de mudar essa realidade e no fim precisou se adaptar aquela realidade pra conseguir sobreviver ( mudou de ideais , objetivos ,mentalidade e nome ) agr decidiu ser " O pior monstro que já existiu e não vai poupar ninguém"
Detalhe que ele pertence a uma raça de Dragões ,na qual 1 deles governa uma parte da terra ( não é uma história fantasia medieval mas tem esses elementos)
Obrigado cara, tava tentando fazer uma história mas não tava até seu vídeo cara valeu
Que bom que ajudei
Conheci o canal por causa de um react , fui dar uma olhada por curiosidade e realmente gostei bastante.
Acho que veio em ÓTIMO momento na minha vida, estou escrevendo meu primeiro conto que vai ser publicado em um livro junto de outros contos de autores iniciantes, e seus vídeos me deram uma inspiração pra continuar. E também aliviaram um pouco o pensamento bem presente de que "tudo vai dar errado". Obrigado acho. Espero que faça sucesso!
Que bom que consegui ajudar! Espero que continue escrevendo e boa sorte com a coletânea de contos.
Por curiosidade, tem react do meu canal?
@@carloscanudoObrigado!
O react eu que vi é de um canal chamado Cortes Da End. O canal do RUclips por enquanto só posta cortes da Twitch, que é onde eles realmente são ativos. É focado em animes e mangas, o dono (Igoy) é realmente bem entendido do assunto.
Ele reagiu ao seu vídeo dos tipos de vilões, gostou bastante.
Recomendo muito. Ele e alguns outros amigos streamers/RUclipsrs formam uma espécie de subcomunidade que é bem divertida.
@@Mitoseb Obrigado =)
Up pra ajudar
Valeu!
Muito bom gostei
Obrigado pelo conteúdo! Quando estou escrevendo meus livros sempre penso em filmes e séries que representam o que quero representar na minha história, nada se cria tudo se recria ❤❤❤
Não sou muito de comentar em vídeos, mas de verdade, OBRIGADO!
Tenho vontade de escrever desde sempre e seus vídeos tem me dado um norte na escrita, me ajudando com as histórias que que antes pareciam sem rumo e perdidas. É como se estivesse tendo as aulas que sempre quis.
💖💖
Que honra!
Cara, esse canal é incrivel!
Muito obrigado 😁
O exemplo q ele deu do João aconteceu comigo ñ tive q cuidar de um mas quando era mais novo sempre ficava longe de cachorros
A arte imita a vida... Quem sabe um dia você não tenha que cuidar de um dog
Eu estava precisando muito dessas dicas
Muito obrigado
sua edição é espetacular
Valeu!
Faz um vídeo sobre como escrever contos. Eu queria começar a escrever, além dos exercícios, mas como você já disse em um dos vídeos não dá pra começar por um romance de 600 páginas. Só que qualquer ideia que tenho é pra um livro, não consigo ter ideias tão simples ou desenvolver de forma curta essas ideias.
Portando cedo ein.
Ia sair ontem à noite, mas a Internet aqui em casa não está ajudando.
Vídeo excelente eu também ia sugerir um vídeo falando sobre os tipos de heróis e o resultado final desse vídeo era exatamente o que eu pensei que iria ouvir.
2:25 agora quero saber mais sobre eles 😮
E la vamos nos em mais um vídeo excepcional desse canal maravilhoso
Muito obrigado!!
Que conteúdo bom! Estou estudando escrita criativa e fazendo meu primeiro livro. E sinceramente seu canal tem me ajudado demais!
Sucesso!
@@carloscanudo obrigado ☺️
Carlos carnudo é o verdadeiro inimigo do clickbait, esse cara é foda
Caralho maluco tu é muito bom
1:19 eu não sabia que o Datena e o Marçal eram doutores em literatura
👀
Tá ansioso pra esse video
Por isso eu digo e repito: *melhor canal sobre escrita*
Mais um ótimo vídeo, e eu adorei esse vídeo também, e mais uma vez me ajudou a desenvolver mais meus personagens em minha "história particular", uma pergunta que não tenho certeza se saberá responder, mais o que acha sobre o protagonista Rick Grimes da série TWD ? Em que categoria de protagonista ele se enquadra ?
Meu protagonista é Roel Ascard.
Como exemplo de protagonista esportisva, está o cadú marverique de ta dando onda
onde vc arruma essas imagens? tem uma pegada de aquarela com pintura a óleo
Faço no Midjourney
@@carloscanudo ficaram muito fodas cara
Como criar suspense na história?
1984 , por exemplo, passa em cada página uma sensação de "é agora que dá ruim"
Como isso é feito?
Anotado.
@carloscanudo Obrigado por responder! Seu conteúdo é ótimo
O meu protagonista num se prende muito a tipos. Por que no inicio. Ele é só mais um... Dai ele se depara com o mal (geral), e a realidade, de que as pessoas pouco se importam umas com as outras. Dai ele passa a pensar mais em sua propria verdade e a ascensão (financeira e social), "sou eu o que importa". Mas, ainda mantendo um ideal de justiça e igualdade. Idealizado de forma distorcida, mas inclibado ao pragmatico (mais real e obvio). Que a força é o que mantem as coisas certas em seus lugares e fins justificão os meios. Trabalhando para alguem, para derrubar forças maiores em quem não confia desde o primeiro ato. E por fim, vira um revoltado procurando vingança, uma vez que, pela chance dele (assim como ajudou antes) derrubar a nova força e ordem, ser traido e descartado.
A partir desse evento, ele muda ABSURDAMENTE. Mas, não por que aprendeu ou decidiu, e nem por nada assim. Mas por estar projetando o ideal que sempre teve. E o motivo disso é uma loucura a parte, mas tem haver com a ideia de "cara, eu sou o escolhido", que um qualquer tem, uma vez que conquista algo. Também tem haver com... Os recursos ("poder") dentro da obra se baseado nisso. Então se ele tem um "poder", ele tem que se adequar a ele. Como um ator assumindo o papel que recebeu. E tudo a partir dai é ele perceber isso e tentar por-se no papel, mas apagar-se no processo. O ideal (a figura de eu idealizado) vs o que sou agora.
A vingança termina se concretizando, não tem perdão ou tentativa de redenção, mas é... Peculiar, que perto de ter a vingança, o protagonista literalmente (e metaforicante também, nos dois sentidos), ao dar uma chance ao maior inimigo de tentar a sorte em mata-lo, faz o traidor engolir o orgulho. Essa parte é uma das melhores, pela ação, descrever o que ocorre internamente, no literal... Engolir o orgulho. Enfim... Algo que o vilão queria, era mata-lo, mas foi mudando o motivo. Assim como o protagonista também. E tudo termina com uma justiça poetica de certa forma. O caminho escolhido por ter desejado de evitar algo, é justamente o mesmo que o causará. Aquele papo de profecia autocumprida. Mas é nos dois sentidos de novo. Eu gosto... Muito de quando ação e a consequencia se conversam assim.
Enfim2. Eu acho... Que ele (protagonista), passa por uns tres ou dois desses esteriotipos. E tem muito mais também... Então concordo que num é facil enquadrar protagonistas, eu mesmo num consigo com os meus. Hora um anti, um tragico e por fim, lááá no final, um heroi. Com mutiplas faces. O que é justamente a ideia dele (protagonista), a dualidade. O que é ser a luz e a escuridão, e por que um é bom ou ruim.
Aaaeee, tava esperando por esse video
Video muito bom, me ajudou muito!
Acabei de descobrir qual o tipo do protagonista que criei. Acabou sendo o forasteiro, começa com uma aventura e termina em guerra, isso não muda nada na estória, mas é legal saber kkkk.
Otimo vídeo!!!🖐️
Obrigado 👍
Meu protagonista é age como o "heterop inseguro" na cidade dele, é o adolescente rebelde com a mãe e depois de fugir de casa tem uma história como o protagonista forasteiro... E a história é de ficção científica com distopia, mas o cenário na maior parte da história é a natureza 😂
É muita loucura, mas o negócio tá ficando bom
Faz de antagonista
Já existe, da uma olhada que ce acha
Muito bom, mas eu tenho uma dúvida, como lidar com múltiplos protagonistas, como uma equipe?
Faz um vídeo sobre o protagonista vilão.
Vídeo muito bommm
Mui interessante
O meu é um herói que se transforma em vilão e depois anti herói.
Porfavorrrr faz um vídeo sobre como implementar falhas e qualidades nos personagens (estou enloquendo)
Não enlouqueça!! Vou adicionar esse tema na lista =)
Ainda dá para citar um outro tipo de protagonista que eu já vi em histórias, o penitente.
Ele é alguém que cometeu um crime ou se dissociou com a sociedade em que vivia e se vê obrigado a realizar tarefas e obedecer ordens para voltar a sua antiga vida.
Dois exemplos famosos para esse protagonista são em Chainsaw e Jujutsu Kaisen. Em que ambas obras, apos um garoto se fundir a uma entidade demoniaca e virar um hibrido, é recrutado para lutar ao lado de uma organização que caça esses monstros, do contrário, vai ser morto se não for um aliado.
O penitente é alguém que precisa se redimir de um crime que fez (como em esquadrão suicida), pagar uma dívida do passado (como em John Wick 2) e ser aceito de volta a sua antiga, ou quem sabe, ter uma vida melhor depois de sua jornada como em round 6.
Minha história possui 2 protagonistas até o seu desfecho, o primeiro protagonista é um cara ruim, mas não mal, até o fim da sua jornada ele tenta se redimir por conta de todas as coisas que ele fez no passado, a morte prematura desse prota, é um gatilho para o próximo, que começa sua jornada ainda criança, esse já é totalmente o contrário do primeiro, é bondoso e gentil, porém o mundo tenta a todo momento fazer ele se tornar alguém ruim, apesar disso, ambos buscam o mesmo ideal e o primeiro protagonista, que era uma pessoa ruim, se tornou um símbolo de liberdade para todo um povo, inclusive para o segundo protagonista.
É isso basicamente, sem entrar em detalhes, claro.
O protagonista da minha história é tão básico q os figurantes tem histórias melhores q ele ;---;
A minha história tem um amontoado de protagonistas divididos em 2 grupos. O primeiro tem os tipos: herói clássico e nobre(Goku), o antiherói revolto e furioso(tipo guts) e o protagonista vilão que é um malandro por natureza(Joseph joestar).
O segundo grupo tem o herói corrompido que vira vilão (megatron), depois vem o protagonista arrogante que resolve tudo sozinho (Venom) e por fim o herói trágico que se torna mais semelhante ao vilão, abandonando sua personalidade boba e engraçada em prol de uma ira sem fim (Gon). Vale lembra que o segundo grupo não são os vilões, e sim antiherois
Tipos de personagens secundários
Anotado.
Tava indo bem até a parte do "hetero top".
Mas não gostou do nome ou da explicação? Se for do nome, pode chamar de Bully Bonitão ou qualquer outra coisa. Se for da explicação, me ilumine com seu conhecimento, por favor. Gosto de aproveitar toda oportunidade de aprendizado!
Tá para fazer uma história com esses 4 tipos de protagonistas? 🤔
Difícil, mas dá pra tentar.
@carloscanudo
Eu vou tentar.
Tenho mais costume de escrever novel tipo shounem
Faz como escrever comédia nao sou muito bom nessa area e queria divesse mais humor na minha obra
Anotado.
Cara o meu protagonista ele busca a pais mas de formas drásticas e ele acaba se tornando o vilão e se volta contra seus antigos amigos,
No final da minha istoria eu estou pensando em matar o protagonista.
Super válido. Neste caso é um arco negativo. Seria um herói trágico ou vilão.
Ensina a fazer dialogos pfv
Já tem vídeo dele sobre esse tema
Eu escrevendo uma história onde literalmente eu sou o protagonista em uma outra realidade onde os anjos e demônios se manifestam fisicamente no nosso mundo e tentam mudar o curso da história devido o "sumiço" de Deus
n vou escrever porra nenhuma mas achei o video mt legal kk
Naruto, por exemplo, se encaixaria como o esportista?
Personagens de mangás como Naruto não se encaixam nesses tipos de protagonista. Eles tem um arco estático, então apesar de evoluírem em questão de força, as crenças se mantém as mesmas durante toda a obra.
Tô criando a história de uma personagem mas peguei tao pesado na timidez que virou uma garota acediada pelos seguidores do padre com ansiedade social no meio da idade média, agora como empurro essa pedra? Qual incidente uso para manipular a trama? (Ela não é a única protagonista tem um demônio atrás dela que é o outro)
Acho que é importante primeiro saber onde você quer chegar. Pra onde ela vai, o que ela quer fazer. A situação pode ser tão tensa que ela se vê obrigada a fazer alguma coisa e só ela pode fazer isso (um exemplo é A Mulher na Janela, que ela tem fobia de sair de casa e mesmo sofrendo ela se força a sair).
❣
O meu protagonista não se encaixa em nenhum desses tipos, acho que ele tá mais para um vilão
O protagonista da historia que eu estou criando seria do tipo que suprime os sentimento e se ve apenas como uma ferramenta, como exemplo o protagonista do katana zero, o zabuza, o exterminador do futuro e o thorfinn. Esse tipo de protagonista é válido? Ou é um tipo de personagem raso? Ele passaria por mudancas no decorrer da história.
Dá pra fazer, mas não é tão simples. O protagonista precisa se conectar com o leitor de alguma forma. Então mesmo que ele reprima os sentimentos, você vai precisar mostrar que ele tem sentimentos. Teria que ser narração em primeira pessoa ou terceira pessoa próxima. Focar no que ele tá sentindo em contraste com as coisas que ele tem que fazer e como isso o afeta. Confesso que não é simples, mas possível.
@@carloscanudo você conhece alguns outros personagens assim para eu poder me inspirar?
@@cayolopez5161 você citou o Zabuza. Ele é um bom exemplo. Imagine a história sendo contada do ponto de vista dele. Seria interessante. Ele ainda teve a redenção dele no final.
@@carloscanudo Obrigado 👍
No meu não tá nesse vídeo
Eu escrevo obras naturalistas, então a onde se encaixa meus protagonistas? Eles são naturais e humanos.. não acho que são heróis
Obras naturalistas costumam ser a exceção que eu cito no vídeo. É aquele 1 de 10 que não tem a trama levada pelo protagonista.
Meu protagonista da minha animação original n tem memória nem sentimentos e ao longo da serie nos descobrimos com ele suas memórias,o mundo e seus sentimentos...
Já o do meu Mangá é um nerd esportista(sim é isso q vc leu kkk)colegial
Tá tudo no meu canal
tem como criar uma boa estoria sem um protagonista?
Sim. Não é comum, mas é possível em alguns gêneros. De cabeça agora, me vem "Encontro com Rama" do Arthur C. Clarke, que alterna os pontos de vista entre vários personagens, mas nenhum deles é de fato o protagonista.
Eu gosto do protagonista covarde.
Cara que ouve com a tua voz, parece de IA
A voz é minha mesma =)
Mas passa por um software para tirar os ruídos e ecos da gravação.
ok, agora faz um vídeo sem usar Inteligência artificial nas imagens
Pô, o cara é de um canal pequeno, releva aí. O trabalho dele é bom demais.