Foi maravilhosa essa entrevista Aderbal. Você mais uma vez arrasando e contribuindo para a história do Brasil. Professor Porfirio, é maravilhoso, detalhista. Poucos são assim. Foi uma das melhores entrevistas.
As vezes eu m perco na fala dele, mas eu amo o jeito dele falar, demora a prosa, vai e volta 50 vezes, uma coisa q ele podia falar em 3m leva 60m, mas particularmente se é um assunto q eu gosto, eu vou amar ouvir gente assim,
Um evento desse que você falou é o sonho de qualquer aficionado pela história do cangaço. Poder reunir os "PAPAS" da historiografia do cangaço não é pra qualquer um. Sou professor de ciências humanas e graças a todos esse históriados é que aprendi um pouco mais sobre o cangaço, coisa que a história oficial não conta. Só falam de Lampião e Maria Bonita, Corisco e Dada e que foram bandoleiros da caatinga do sertão. Mas esquecem de mencionar as causas que levaram a formação desse banditismo, o contexto sócio econômico e cultural da época. E se não fosse vocês pesquisadores a história já estava no esquecimento. História essa que faz parte do nosso povo, do nosso Nordeste, do nosso Brasil. Obrigado Aderbal por nos brindar com mais uma aula de humanas.
Os fatos sociais do surgimento do cangaço é bastante debatido nos encontros, seminários e congressos realizados em varias partes do Brasil. O contexto social é muito importante, mas o cangaço Lampionico é um caso a parte.
@@CangacoAderbalNogueira Mesmo o cangaço lampiônico tem um contexto social. Lampião e seu reinado não surgiram do nada. Nem estava apartados do mundo, amigo.
Você falou tudo ; a minha geração anos 60 para trás ainda ouvia os causos contados pelos pais e avós, mas a geração de lá.pra cá será um povo sem história. Meu pai era baiano de Jequié, ouvia muitas histórias, mas não conhecia as histórias de lampião, porque estudamos quase nada na escola. Hoje com a internet aprendi muito sobre o cangaço, mas é uma pena que não tenho meu pai para acrescentar o que ele ouviu de meu avô.
Nossa, como a história do cangaço é complexa e cheia de contradições.Muitos discordam de certos depoimentos daqueles que vivenciaram a perniciosa vida do cangaço nos deixando confuso. São fatos polêmicos que perdurarão para sempre . Gostaria de parabenizar o amigo Aderbal por mais essa preciosa aula do cangaço. Agradecer o ilustre Porfiro por esclarecer fatos que ainda eram obscuros dessa fascinante história
É eu acho ridículo esse senhor querer dementir o depoimento da Sila. Ele mesmo diz que não está interessado nos fatos. A causa ele não sabe também pous ele nāo estava lá. A Sila estava e eu acredito no depoimento dela, não dessas pessoas que não tem nada a ver com o cangaço e se mete a historiador. Não interessa saber o pq eles estavam lá, o que interessa é que a Neném foi morta na frente da Sila e o corpo dela foi violado! Esse senhor que não se interessa pelos fatos não tem nenhuma não tem nenhuma autoridade pra falar de nada. Ele nāo pertencia ao grupo, ele não acompanhava o grupo para saber da dinâmica ou das razões pelas quais eles faziam o que faziam. Aff.
Cara, parabens pelos videos, sao de grande valor para o Brasil. Informacoes de pesquisadores que chegam para quem nao esta na academia, nao pode ir a congressos e debates especializados. Uma enorme divulgacao para turismo no Nordeste. Fantastico e belo trabalho!
Direto do Rs gaúcha mas fascinada pelas histórias do nordeste. Parabéns pela entrevista. Canal maravilhoso. As histórias do cangaço andam longe. Um marco na história brasileira com certeza.
É feito um esforço muito grande para denegrir na história a participação honrosa, corajosa, da volante, dos soldados que lutaram contra o cangaço. Isso em parte se deve também para alimentar a mitologia do Cangaço e dessa forma alimentar a indústria que hoje vive dessas reminiscências. No cinema o "macaco" é sempre covarde, fraco, indeciso. Os fatos mostram uma outra realidade. Estive em Piranhas, Entremontes e Angicos, e você sente o Cangaço respirar . Obrigado Srs. foi uma excelente aula
1936 foi uma ano marcante na historia do Cangaço, teve a Morte de Nenem, zé Baiano, Virginio, Gato, Mariano, Rosinha, etc. E teve a entrada da Sila, as filmagens de Benjamin Abrahao entre outras coisas
Acho que o grande erro de Lampião foi se deixar filma,isso atiçou a irá do governo Federal que queria dar uma limpa na imagem do Sertão Nordestino, e cominou com a união de forças de vários chefes de policia de macacos e volantes,lampião foi traído confiou de mais em coitero e acasa caiu.
O debate é sempre muito salutar ,o Professor falou muito bem , esclareceu grande parte, passo a passo , Mas me reservo ao direito de no ponto do velipendio do corpo , não concordar, ainda mas porque nesse ponto foi baseado Simplesmente pela fala de um volante que jamais iria dizer se foi vilipendiado ou não , o corpo de nenem do ouro , já Sila em nenhum depoimento fala desse fato , ela fala que mataram , do tiroteio , da correria , de Luiz Pedro querer voltar, Agora do velipendio, só quem afirma pela fala do professor é o tal Ze pequeno , Volante , e pelo que eu saiba nem cangaceiro e nem volante remanescente falava o que cometiam sobre abusos dos volantes e nem dos crimes dos cangaceiros , então isso ficará como desconhecido , já que alguém disse ao pesquisador mas antigo sobre como foi vilipendio contado , Outra coisa, pode não ter havido sexo com um cadáver em estado deplorável como descreve Aderbal , mas outros abusos no corpo de toda natureza , não tenho dúvidas , e se baseio no histórico dos volantes que pra mim é mas deplorável do que um corpo em putrefação , agora esse professor está mudando essa parte , E dizer que deluz também não estava é outra coisa que não acredito , enfim professor Aderbal só discorde nesse ponto , acredito puder discordar democraticamente !
Amigo Zé Pequeno não disse que ouve violação do cadáver. Outros abusos aconteceram e muito durante o tempo do cangaço, isso é fato. Quanto a Deluz que foi um bárbaro, nesse ao que tudo indica ele não participou, ate porque não ouve esse "estupro" O debate é sempre engrandecedor para todos, obrigado em participar e esse ocorrido vai ser debatido em seminários futuros. Obs; Sila não tinha como saber se ouve ou não violação, eles fugiram e não souberam mais de nada.
A minha vó Nair Lima estava de resguardo em nossa senhora das dores em 1929 da primeira filha ,minha tia paterna, nessa época os cangaceiros entraram em dores e passaram pela propriedade do meu bisavô .depois de muitos anos minha vó veio morar em Aracaju e logo numa rua chamada de doutor Carlos Menezes. A minha vó já faleceu mas minha tia até hoje mora lá na rua Carlos Menezes, como vamos esquecer história do Cangaço desse jeito.
Depois de uma matança os envolvidos fugiram para o nordeste Ainda tem muitos Ferreira en Boa Vereda , são muitos temidos . cidade mais perto para referência e Pouso Alegre sul de Minas Gerais .
Acompanhei outros relatos desse cidadão e cheguei a conclusão de que muitas das "prospecções" que ele faz, como ele mesmo diz, estão mais para factoides do que realidade, ele "arrodeia" muito para tentar chamar a atenção dos internautas, mas não consegue, é uma missão muita cansativa, ouvi-lo e mais ainda, acreditar no que ele diz!
E um ótimo depoimento do fato na morte de Neném eu só não entendi q ele falou q no tiroteio eles não sabiam se tinham acertado e em quem tinha acertado e depois fala qual o soldado q acertou Neném.
Muito bom, mestre Aderbal... Uma entrevista que entra para a história do cangaço, cheia de detalhes. Mais um registro de suma importância q vc, mais uma vez, nos dá de presente!!! Abração!!! ♪♪
Aderbal meu amigo vc ja fez algum tipo de filme já sobre lampião com essa riqueza de detalhes, digo um longa metragem , retratando todo o cangaço e lampião ?
O Brasil perde para esse escritor que um homem sério que vá em minas gerais descobrir a verdade nesse escritor o povo brasileiro pode confiar porque um homem sério que ele vá em minas gerais desvendaram grande mistério de angico e lá está a verdadeira história de lampião todo mundo sabe que aquele que foi morto em angico não era lampião o próprio Santo Depois virou caminhoneiro e confessou que nunca tirou na cabeça de lampião que ele e o panda é mentira amando de João Bezerra
Aderbal, pelo que entendi, o corpo de Neném foi protegido e resguardado por ordem do Prefeito do lugar e também do Governador, pois eram coiteiros de Lampião e não iam deixar o corpo da mulher do "braço direito" de Lampião ser molestado, pois isso seria sim um problemão para ambos e poderia estremecer a boa relação que havia entre eles! É isso Aderbal?? Entendi direito??
A entrevista toda se baseia no relato de uma testemunha… que supostamente seria no mínimo cúmplice da conduta. Então não é um bom relato. Exige maior apuração para refutar.
Muito bom Aderbal, episódio revelador. Gosto do Porfírio, tem conhecimento de causa, é articulado, sabe se expressar. Além disso é uma figuraça.Ele sabe tudo sobre a história de Zé Baiano. Dia desses vou sair aqui do sudeste e vou lá visitar ele, e o museu que ele criou. O homem que desenterrou Zé Baiano. Em relação a violação do cadáver de Neném do ouro, ao que me consta , quem estava de frente na operação era o perverso e corrupto sargento de Luz, que fez churrasco de Juriti mesmo após as entregas, e dele estar anistiado, esse fato entre outros, depoēm contra o caráter dele. Não vamos esquecer que Maria bonita foi degolada ainda viva. Infelizmente ainda hoje e naquele tempo, no Brasil, no sertão o tratamento a mulher brasileira ainda é desrespeitoso e abominavél. Não estou afirmando com essa declaração que o fato ocorreu, más não descarto a possibilidade de ter ocorrido. Existe uma foto de época dos soldados em volta do cadáver. Parabéns pelo programa, de extrema relevância, gostei dos temas escolhidos, assuntos obscuros, que estão sendo clareados. Abraço. Ass: Morpheus cangaceiro do conhecimento.
Deluz não estava na ocasião, isso já foi provado. O caso de Juriti foi uma coisa pessoal e de ganancia, ele estava anistiado pelo estado, mas como impedir o crime arquitetado? Quando a Neném, pensemos: todos sabem que algumas volantes cometeram verdadeiros absurdos e ninguém esconde isso. Mas dai a violarem um cadáver, ensanguentado, todo sujo de areia e líquidos escorrendo pelo corpo é coisa bem diferente. Se um policial doente mental fizesse isso as escondidas, seria um caso, mas vários policiais violando um corpo nessas condições um após o outro e com testemunhas assistindo a tudo..... Isso realmente é obra de folhetins e imaginação fértil. Policiais covardes e assassinos existiram sim, mas nesse caso eu não acredito que isso tenha acontecido. Obrigado em participar do debate com responsabilidade e respeitando as opiniões, assim se faz historia.
@@CangacoAderbalNogueiraBoa explicação Professor Aderbal, n sou mt inteligente e aprendo mt com os comentários. Quê dizer então q a missão de Luiz Pedro e Zé Sereno era da cabo da vida de Antônio de Chiquinha? Rir aqui quando o senhor falou: policial doente mental kkkkkk. Professor trabalho em um hospital, há mt tempo a trás, logo quando comecei a trabalhar(ano de 1988) ouvi comentários sobre um funcionário, responsável pelo necrotério, quê o mesmo tinha relações sexuais com os cadáveres( caso nunca foi comprovado) não havia celular na época. Mas com certeza quem práticar um absurdo desses. SÓ SENDO UM DOENTE MENTAL
@@eugeniavirginia259 Psicopatas são capazes de tudo. A missão era apanhar dinheiro e armas, possivelmente. E também tentar descobrir algo sobre Zé Baiano .
Nossa;como a história do cangaço é complexa e cheia de contradições, onde muitos contestam até comentários daqueles que vivenciaram a perniciosa vida do cangaceirísmo.É uma polêmica que perdurará para sempre. Parabéns para você Aderbal, e o ilústre Antônio Porfitio,por esclarecer fatos que ainda eram obscuros. Muito obrigado por mais essa preciosa aula da história do cangaço.
Kéu de Bom Jesus da Lapa Ba, fascinante tudo sobre o cangaço. Meu sonho é de participar de um dia da rota do cangaço com vcs .
Bom dia a todos os esclarecimentos de Porfírio sobre a morte de neném do ouro foi de uma importância muito grande para a história do cangaço
Aula de bom senso, aula de história, aula de respeito a história, de sabedoria... Minutos valiosos
Obrigada Aderbal e obrigada Antônio Porfírio 👏👏👏
Não me canso de ouvir esses histórias, me faz imaginar tudo isso. Parabéns. Kéu de Bom Jesus da Lapa Ba projeto Formoso A setor 8.
MUITO BOM AS ENTREVISTAS COM pesquisador Antônio Porfírio..... ABRAÇO DE FLORIPA ADERBAL
Foi maravilhosa essa entrevista Aderbal. Você mais uma vez arrasando e contribuindo para a história do Brasil.
Professor Porfirio, é maravilhoso, detalhista. Poucos são assim.
Foi uma das melhores entrevistas.
obrigado camarada
Grande Aderbal , dia após dia sempre enriquecendo a história sobre o Cangaço ,
Trabalho perfeito 👏👏👏👏
As vezes eu m perco na fala dele, mas eu amo o jeito dele falar, demora a prosa, vai e volta 50 vezes, uma coisa q ele podia falar em 3m leva 60m, mas particularmente se é um assunto q eu gosto, eu vou amar ouvir gente assim,
Verdadeira aula de história viva.....
Um evento desse que você falou é o sonho de qualquer aficionado pela história do cangaço.
Poder reunir os "PAPAS" da historiografia do cangaço não é pra qualquer um.
Sou professor de ciências humanas e graças a todos esse históriados é que aprendi um pouco mais sobre o cangaço, coisa que a história oficial não conta.
Só falam de Lampião e Maria Bonita, Corisco e Dada e que foram bandoleiros da caatinga do sertão.
Mas esquecem de mencionar as causas que levaram a formação desse banditismo, o contexto sócio econômico e cultural da época.
E se não fosse vocês pesquisadores a história já estava no esquecimento. História essa que faz parte do nosso povo, do nosso Nordeste, do nosso Brasil.
Obrigado Aderbal por nos brindar com mais uma aula de humanas.
Os fatos sociais do surgimento do cangaço é bastante debatido nos encontros, seminários e congressos realizados em varias partes do Brasil. O contexto social é muito importante, mas o cangaço Lampionico é um caso a parte.
@@CangacoAderbalNogueira Mesmo o cangaço lampiônico tem um contexto social. Lampião e seu reinado não surgiram do nada. Nem estava apartados do mundo, amigo.
@@ismailulianov1321 Claro que não. Ele entrou para o Cangaço por uma injustiça, mas o depois ....
.
Entrevista muito boa ! Semelhante a entrevista concedida pelo Dr. Lamartine. Aos que não entenderam, devem ter caído de paraquedas no vídeo.
Ótima palestra. Muito bom ouvir o pesquisador professor antonio porfirio!
Boa noite.. muito bom,vcs,e excelente qualidade,de vcs..sou fe recife..siu de vcs,e de Robério..
Muito bom essas histórias
Muito bom ouvir Porfirio relata o tema Cangaço nos mínimos detalhes e bem explicados!
Você falou tudo ; a minha geração anos 60 para trás ainda ouvia os causos contados pelos pais e avós, mas a geração de lá.pra cá será um povo sem história.
Meu pai era baiano de Jequié, ouvia muitas histórias, mas não conhecia as histórias de lampião, porque estudamos quase nada na escola.
Hoje com a internet aprendi muito sobre o cangaço, mas é uma pena que não tenho meu pai para acrescentar o que ele ouviu de meu avô.
Gratidão a todos os dois.
Muito bom clareou a história da morte de neném, foram cumprir uma missão e neném morreu.
Bom esse esclarecimento sobre essa polêmica do que fizeram com nenê depois depois de morta,concordo com Aderbal é o Porfirio.
Nossa, como a história do cangaço é complexa e cheia de contradições.Muitos discordam de certos depoimentos daqueles que vivenciaram a perniciosa vida do cangaço nos deixando confuso. São fatos polêmicos que perdurarão para sempre . Gostaria de parabenizar o amigo Aderbal por mais essa preciosa aula do cangaço. Agradecer o ilustre Porfiro por esclarecer fatos que ainda eram obscuros dessa fascinante história
É eu acho ridículo esse senhor querer dementir o depoimento da Sila. Ele mesmo diz que não está interessado nos fatos. A causa ele não sabe também pous ele nāo estava lá. A Sila estava e eu acredito no depoimento dela, não dessas pessoas que não tem nada a ver com o cangaço e se mete a historiador. Não interessa saber o pq eles estavam lá, o que interessa é que a Neném foi morta na frente da Sila e o corpo dela foi violado! Esse senhor que não se interessa pelos fatos não tem nenhuma não tem nenhuma autoridade pra falar de nada. Ele nāo pertencia ao grupo, ele não acompanhava o grupo para saber da dinâmica ou das razões pelas quais eles faziam o que faziam. Aff.
Mestre Aderbal, com essas aulas que você nos proporciona, ainda me torno professor.
Estou gostando de aprender sobre o Cangaço.
Parabéns Aderbal vc rebenta nas estória do cangaço muito bom 👋👋👋
Cara, parabens pelos videos, sao de grande valor para o Brasil. Informacoes de pesquisadores que chegam para quem nao esta na academia, nao pode ir a congressos e debates especializados. Uma enorme divulgacao para turismo no Nordeste. Fantastico e belo trabalho!
Agradeço a confiança
Parabens Aderbal. Como vc mesmo disse: uma conversa excelente!!
ESSE E O MELHOR CANAL Q FALA SOBRE A REALIDADE E OS FATOS CONCRETOS DO CANGAÇO!
Direto do Rs gaúcha mas fascinada pelas histórias do nordeste. Parabéns pela entrevista. Canal maravilhoso. As histórias do cangaço andam longe.
Um marco na história brasileira com certeza.
Parabéns Aderbal como sempre vc vai buscar entrevistar quem está por dentro de muitos conhecimentos do cangaço
Parabéns Aderbal ! Muito bom esse bate bola entre vc e Antônio Pofirio , muito bom saber a história como ela aconteceu.
Maravilha de entrevista muito bem detalhada isso é um bom documentário parabéns
Uma aula de conhecimento histórico, intelectual e equilíbrio dos fatos. Parabéns pelo excelente vídeo esclarecedor. 👏👏👏👏
entrevista como muita riqueza de detalhes doutores parabéns
Ótimo vídeo são detalhes que pra gente que ja estuda a história encaixa os fatos com precisão parabéns Aderbal gosto muito de ouvir o Porfirio
So os mestres.. cangaço..🙏👍👍👍
Um dos trabalhos mais importante que vc fez amigo Aderbal
Amigo Aderbal seus vídeos são de extrema importância para história do Nordeste. Para ajudar só posso divulgar e compartilhar.
Agradeço suas palavras e juntos vamos mantendo a historia viva.
É feito um esforço muito grande para denegrir na história a participação honrosa, corajosa, da volante, dos soldados que lutaram contra o cangaço. Isso em parte se deve também para alimentar a mitologia do Cangaço e dessa forma alimentar a indústria que hoje vive dessas reminiscências. No cinema o "macaco" é sempre covarde, fraco, indeciso. Os fatos mostram uma outra realidade. Estive em Piranhas, Entremontes e Angicos, e você sente o Cangaço respirar . Obrigado Srs. foi uma excelente aula
Muito bom esse esclarecimento sobre essa história.
1936 foi uma ano marcante na historia do Cangaço, teve a Morte de Nenem, zé Baiano, Virginio, Gato, Mariano, Rosinha, etc. E teve a entrada da Sila, as filmagens de Benjamin Abrahao entre outras coisas
Acho que o grande erro de Lampião foi se deixar filma,isso atiçou a irá do governo Federal que queria dar uma limpa na imagem do Sertão Nordestino, e cominou com a união de forças de vários chefes de policia de macacos e volantes,lampião foi traído confiou de mais em coitero e acasa caiu.
Parabéns pelo video 🎥 bem detalhada essa parte da história do cangaço , citado por Profirio
Excelente!
Que memória fabulosa 👏👏👏👏
Cada dia uma aula parabéns Aderbal
O debate é sempre muito salutar ,o Professor falou muito bem , esclareceu grande parte, passo a passo , Mas me reservo ao direito de no ponto do velipendio do corpo , não concordar, ainda mas porque nesse ponto foi baseado Simplesmente pela fala de um volante que jamais iria dizer se foi vilipendiado ou não , o corpo de nenem do ouro , já Sila em nenhum depoimento fala desse fato , ela fala que mataram , do tiroteio , da correria , de Luiz Pedro querer voltar, Agora do velipendio, só quem afirma pela fala do professor é o tal Ze pequeno , Volante , e pelo que eu saiba nem cangaceiro e nem volante remanescente falava o que cometiam sobre abusos dos volantes e nem dos crimes dos cangaceiros , então isso ficará como desconhecido , já que alguém disse ao pesquisador mas antigo sobre como foi vilipendio contado , Outra coisa, pode não ter havido sexo com um cadáver em estado deplorável como descreve Aderbal , mas outros abusos no corpo de toda natureza , não tenho dúvidas , e se baseio no histórico dos volantes que pra mim é mas deplorável do que um corpo em putrefação , agora esse professor está mudando essa parte , E dizer que deluz também não estava é outra coisa que não acredito , enfim professor Aderbal só discorde nesse ponto , acredito puder discordar democraticamente !
Amigo Zé Pequeno não disse que ouve violação do cadáver. Outros abusos aconteceram e muito durante o tempo do cangaço, isso é fato. Quanto a Deluz que foi um bárbaro, nesse ao que tudo indica ele não participou, ate porque não ouve esse "estupro" O debate é sempre engrandecedor para todos, obrigado em participar e esse ocorrido vai ser debatido em seminários futuros. Obs; Sila não tinha como saber se ouve ou não violação, eles fugiram e não souberam mais de nada.
Oi Boa noite pra todos ademero esou teu fã Damião é Sandra alves de cajazeiras Paraíba valeu anmego fica com Deus
Excelente
Obrigado Por este conteúdo ADERBAL
Gente, tô viciada no cangaço....
Esse Sr. António Porfírio é simplesmente uma enciclopédia , parabéns Mestre Aderbal. Documentário fantástico
Mais uma grande aula. Parabéns meu amigo Aderbal
Esclarecedor, excelente trabalho. Parabéns.
Showwww de entrevista ❤️
Os ancestrais de Lampião era de um povoado Boa Vereda , município de Bom Repouso Sul de Minas Gerais .
Obrigado professor
Ótima entrevista parabéns ao canal
Meu avô já falecido contava muito sobre o pai de Lampião , o pai do meu avô veio corrido de Boa Vereda se chamava José Antônio Ferreira.
Eu assisti Silas falando que o primeiro dia dela no cangasso foi a morte de Neném aí Luiz Pedro saiu matando a quem ele via
muito bom o vídeo ...por filho sabe muito sobre gangaço
Essa toca da onça é um lugar super difícil de chegar e imagina naqueles tempos
Parabéns pelo vídeo esclarecimento nota 10
Muito bom, excelente vídeo Aderbal, parabéns
A minha vó Nair Lima estava de resguardo em nossa senhora das dores em 1929 da primeira filha ,minha tia paterna, nessa época os cangaceiros entraram em dores e passaram pela propriedade do meu bisavô .depois de muitos anos minha vó veio morar em Aracaju e logo numa rua chamada de doutor Carlos Menezes. A minha vó já faleceu mas minha tia até hoje mora lá na rua Carlos Menezes, como vamos esquecer história do Cangaço desse jeito.
Excelente vídeo!
Show de bola ☺️
Depois de uma matança os envolvidos fugiram para o nordeste Ainda tem muitos Ferreira en Boa Vereda , são muitos temidos . cidade mais perto para referência e Pouso Alegre sul de Minas Gerais .
Eita que sotaque bonito desse moço
Moço?
Ei, Aderbal. Sempre tive muita curiosidade de saber como era a forma dos bandos de cangaceiros se alimentares e suas logísticas.
Acompanhei outros relatos desse cidadão e cheguei a conclusão de que muitas das "prospecções" que ele faz, como ele mesmo diz, estão mais para factoides do que realidade, ele "arrodeia" muito para tentar chamar a atenção dos internautas, mas não consegue, é uma missão muita cansativa, ouvi-lo e mais ainda, acreditar no que ele diz!
caro cruz, pelo seu comentário você não conhece o professor porfírio, acho que você estar no canal errado, inveja é um dos maiores pecados.
Ja assisti essa aula umas 4 vezes.
E um ótimo depoimento do fato na morte de Neném eu só não entendi q ele falou q no tiroteio eles não sabiam se tinham acertado e em quem tinha acertado e depois fala qual o soldado q acertou Neném.
Muito bom
Nunca acreditei nessa história
Fico pensando uma questão a respeito das armas dos cangaçeiros: lampião nunca conseguiu uma metralhadora da época ? Tenho está duvida
boa entrevista ele tá por dentro dos fatos faltou falar mais da cena do embate.
Mto bom
Aderbal, só me tira uma dúvida, que horas mais ou menos se deu o tiroteio?
Muito bom, mestre Aderbal... Uma entrevista que entra para a história do cangaço, cheia de detalhes. Mais um registro de suma importância q vc, mais uma vez, nos dá de presente!!! Abração!!! ♪♪
👏👏👏
Aderbal meu amigo vc ja fez algum tipo de filme já sobre lampião com essa riqueza de detalhes,
digo um longa metragem , retratando todo o cangaço e lampião ?
Grande Porfirio
O Brasil perde para esse escritor que um homem sério que vá em minas gerais descobrir a verdade nesse escritor o povo brasileiro pode confiar porque um homem sério que ele vá em minas gerais desvendaram grande mistério de angico e lá está a verdadeira história de lampião todo mundo sabe que aquele que foi morto em angico não era lampião o próprio Santo Depois virou caminhoneiro e confessou que nunca tirou na cabeça de lampião que ele e o panda é mentira amando de João Bezerra
A seriedade do amigo Aderbal deve ter lhe arranjado muitos desafetos. Hehehe
Eu so queria saber da historia de nene e o moco ta prologando,tem que contar e pronto nao precisa se explicar tanto isso ou aquilo
Entrevista muito boa!!!!!
👏👏
Aderbal, pelo que entendi, o corpo de Neném foi protegido e resguardado por ordem do Prefeito do lugar e também do Governador, pois eram coiteiros de Lampião e não iam deixar o corpo da mulher do "braço direito" de Lampião ser molestado, pois isso seria sim um problemão para ambos e poderia estremecer a boa relação que havia entre eles!
É isso Aderbal?? Entendi direito??
Possivelmente.
@@CangacoAderbalNogueira Obrigada Aderbal, pois essa foi a melhor explicação que ouvi a esse respeito!
Vou no museu aqui em Maceió vou ver o apito de lampião
A entrevista toda se baseia no relato de uma testemunha… que supostamente seria no mínimo cúmplice da conduta. Então não é um bom relato. Exige maior apuração para refutar.
A história de Lampião era pra ser esquecida.
É verdade que Neném, depois de morta, ainda foi violentada pelos volantes e até pelos cães? Vi isso em um vídeo.
Outra já
Muito bom Aderbal, episódio revelador. Gosto do Porfírio, tem conhecimento de causa, é articulado, sabe se expressar. Além disso é uma figuraça.Ele sabe tudo sobre a história de Zé Baiano. Dia desses vou sair aqui do sudeste e vou lá visitar ele, e o museu que ele criou. O homem que desenterrou Zé Baiano. Em relação a violação do cadáver de Neném do ouro, ao que me consta , quem estava de frente na operação era o perverso e corrupto sargento de Luz, que fez churrasco de Juriti mesmo após as entregas, e dele estar anistiado, esse fato entre outros, depoēm contra o caráter dele. Não vamos esquecer que Maria bonita foi degolada ainda viva. Infelizmente ainda hoje e naquele tempo, no Brasil, no sertão o tratamento a mulher brasileira ainda é desrespeitoso e abominavél. Não estou afirmando com essa declaração que o fato ocorreu, más não descarto a possibilidade de ter ocorrido. Existe uma foto de época dos soldados em volta do cadáver. Parabéns pelo programa, de extrema relevância, gostei dos temas escolhidos, assuntos obscuros, que estão sendo clareados. Abraço.
Ass: Morpheus cangaceiro do conhecimento.
Deluz não estava na ocasião, isso já foi provado. O caso de Juriti foi uma coisa pessoal e de ganancia, ele estava anistiado pelo estado, mas como impedir o crime arquitetado? Quando a Neném, pensemos: todos sabem que algumas volantes cometeram verdadeiros absurdos e ninguém esconde isso. Mas dai a violarem um cadáver, ensanguentado, todo sujo de areia e líquidos escorrendo pelo corpo é coisa bem diferente. Se um policial doente mental fizesse isso as escondidas, seria um caso, mas vários policiais violando um corpo nessas condições um após o outro e com testemunhas assistindo a tudo..... Isso realmente é obra de folhetins e imaginação fértil. Policiais covardes e assassinos existiram sim, mas nesse caso eu não acredito que isso tenha acontecido. Obrigado em participar do debate com responsabilidade e respeitando as opiniões, assim se faz historia.
@@CangacoAderbalNogueiraBoa explicação Professor Aderbal, n sou mt inteligente e aprendo mt com os comentários.
Quê dizer então q a missão de Luiz Pedro e Zé Sereno era da cabo da vida de Antônio de Chiquinha?
Rir aqui quando o senhor falou: policial doente mental kkkkkk.
Professor trabalho em um hospital, há mt tempo a trás, logo quando comecei a trabalhar(ano de 1988) ouvi comentários sobre um funcionário, responsável pelo necrotério, quê o mesmo tinha relações sexuais com os cadáveres( caso nunca foi comprovado) não havia celular na época. Mas com certeza quem práticar um absurdo desses. SÓ SENDO UM DOENTE MENTAL
Não havia celular na época pra gravar.
@@eugeniavirginia259 Psicopatas são capazes de tudo. A missão era apanhar dinheiro e armas, possivelmente. E também tentar descobrir algo sobre Zé Baiano
.
O Zé pequeno era volante, é lógico que ele vai falar a favor da volante
Dez
Alagadiço foi um evento ímpar. Tive o previlégio de esta lá.
Foi um dia bom
Esse cara tá mais perdido que cego em tiroteio
Desculpa, não consegui me conectar. Até agora a confusão se instalou. Até breve.
ESSES SIM SÃO SUPRASSUMOS SOBRE A HISTÓRIA DO CANGAÇO E NÃO PAVINATTO
Misterios que voou longe quem vai quem fica quem vai quem foi ( zé ramalho ).
Porfirio, pq nós estamos aqui? Pq existe Internet? Pq nós existirmos? Pq existe livros? Pq pq pq pq! Ainda dentro baitinga.
Nossa;como a história do cangaço é complexa e cheia de contradições, onde muitos contestam até comentários daqueles que vivenciaram a perniciosa vida do cangaceirísmo.É uma polêmica que perdurará para sempre. Parabéns para você Aderbal, e o ilústre Antônio Porfitio,por esclarecer fatos que ainda eram obscuros. Muito obrigado por mais essa preciosa aula da história do cangaço.
@@joaosouto6455 porquê? Porquê?
O amigo informa bem, mas às vezes se perde um pouco e divaga sobre o tema, tirando o espectador do foco da narrativa.
O bom contador de história é puro talento! Nem todo professor ou intelectual tem esse dom.
Esse homem fala demais e não termina nunca quando vai chegando no fim ele volta para o começo kkk